10 formas simples para tornar-se numa pessoa auto confiante
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

10 formas simples para tornar-se numa pessoa autoconfiante

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A autoconfiança é um construto importante na formação da nossa identidade. A confiança pode ser considerada uma competência extremamente importante na vida de cada um de nós. Sem um sentimento de auto confiança em si ou sem ter confiança nas suas habilidades e capacidades, certamente sente-se incapaz de realizar aquilo que deseja. Num estado de dúvida e incerteza nas suas capacidades a vida torna-se mais difícil, os comportamentos e atitudes são inevitavelmente afetados negativamente. Emergem dúvidas, os receios e medos passam a comandar a vida, e os pensamentos negativos passam a ser uma constante. A estrutura mental vai enraizando uma forma negativa de processar a informação, os estímulos, situações e desafios na vida são visto à luz do pessimismo.

Mas, nem sempre, nem nunca. Ainda que cada um de nós tenha um determinado nível de autoconfiança (uns mais, outros menos), ninguém por certo está sempre confiante em todas as situações, em qualquer momento e em tudo na vida. O oposto é igualmente verdadeiro, ninguém tem a sua autoconfiança sempre diminuída, em todas as situações, em qualquer momento e em tudo na vida.

Uma forma saudável e funcional de olhar a nossa autoconfiança, é percebê-la em termos de grau. Sempre que perceba que está a retrair-se ou a evitar algo por julgar que não está suficientemente confiante em si para lidar ou enfrentar a situação, questione-se em termos de grau, usando uma escala entre (0-10).

Por exemplo: “De 0 a 10, quanto me sinto confiante para o exame de matemática?”

Ao olhar para a sua autoconfiança em termos de grau, você permite distanciar-se de si mesmo, promove a descentralização do problema como se ele existisse fora si, ou fosse algo que pode ser trabalhado e consequentemente melhorado. Tal como no exemplo anterior, caso o seu grau de confiança fosse de “5”, poderia estudar mais e pedir explicações da matéria que ainda tivesse dificuldade, tentando elevar o seu grau de confiança para “8”.

Mas, o problema da autoconfiança diminuída complica-se, quando mesmo estudando tudo ao pormenor a pessoa continua sem confiança em si mesmo para no dia do exame conseguir expressar o que sabe. Isto quer dizer, que a auto confiança estabelece relação com as crenças que a pessoa tem em si, com a autoestima, timidez, ou com alguns medos que possam existir, como por exemplo o medo de falar em público, fobia social, ansiedade generalizada. Todas estes construtos ou traços individuais influenciam e são influenciados, podendo contribuir para os seus problemas pessoais.

Para tornar-se numa pessoa auto confiante, é importante levar todos os aspetos anteriores em consideração. No entanto, o que mais importa é perceber que todos podem ser melhorados, trabalhando diariamente em algumas estratégias que permitem ir percebendo que é capaz de realizar aquilo que deseja para si.

auto confiança

Apresento em seguida 10 formas simples para melhorar a sua autoconfiança:

1. MELHORAR A SUA CONDIÇÃO FÍSICA

O corpo é o nosso templo, é onde tudo acontece e tudo se passa. Nós vivemos no nosso corpo e com o nosso corpo. As imensas funções e funcionalidades que tem, damos praticamente por garantido. Está sempre a trabalhar em prol da nossa sobrevivência 24/24 horas. E, nos momentos em que falha, é nele que mais pensamos e mais apelamos para que volte a funcionar devidamente para que possamos levar a vida para a frente, sentido-nos bem. Mas, o que é que na grande maioria das vezes fazemos?

Muitas vezes esquecemos que temos um corpo que necessita de ser cuidado conscientemente por nós! E você, tem cuidado do seu corpo? O mesmo será perguntar, se tem cuidado de si e da sua saúde?

Citação: Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico! Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz. – Sócrates

Este é um imperativo, por uma razão simples, se você não estiver em forma, você não está saudável. Se você não está saudável, você não pode aproveitar a vida tanto quanto uma pessoa saudável consegue. Se você não pode desfrutar da sua vida ao máximo, provavelmente a sua autoconfiança pode ser afetada. Não pretendo com este tipo de discurso passar a mensagem de que quem tem algumas condicionantes físicas não possa ser auto confiante. O que digo, é que todos nós, e até mesmo os que infelizmente possuem algumas limitações físicas, em determinado grau beneficiamos todos de algum tipo de exercício físico.

Se você está procurando um impulsionador da confiança permanente, pode por exemplo livrar-se do excesso de gordura alojado na sua barriga e obter uma barriga mais lisa. Se você já tem uma barriga lisa, exercite-a e coloque-lhe algum músculo.  Se você sobe um lance de escadas e fica extremamente ofegante, caminha à volta do seu bairro. Se por acaso já é adepto das academias, ótimo, continue a fazê-lo.

Se ainda não olhou seriamente para os benefícios do exercício físico para a sua saúde, sabe agora que é um fator que deve levar em consideração. Comece o quanto antes a mexer-se, pela sua saúde e veja a sua confiança a melhorar também.

Para aprofundar este assunto, leia:

2. EXPANDIR A SUA ZONA DE CONFORTO

A autoconfiança pode beneficiar da experiência. Claro que também pode ser afetada por experiências negativas de vida, inibindo-nos os movimentos e as tomadas de iniciativa. Mesmo perante acontecimentos negativos de vida, ficar paralisado e optarmos pelo evitamento, só piora a situação em que nos encontramos. Se tem noção que a sua baixa auto confiança afeta-o no seu dia a dia, pondere expandir a sua zona de conforto. Faça um contrato com o seu passado, deixando-o onde ele pertence: no Passado.

Depois disso, decida-se a avançar, decida-se a expandir a sua zona de conforto. proponha-se a experimentar coisas novas, coisas que lhe parecem ser difíceis de executar, e experimente fazer. Por cada uma que verificar que consegue ser bem-sucedido a confiança em si mesmo agradece.

Citação: Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos, é porque não ousamos que elas são difíceis. – Lucius Annaeus Seneca.

A autoconfiança piora com o isolamento, com o evitamento das situações temidas e difíceis de realizar. A pessoa vai restringindo a sua vida, ao ponto de correr o risco de entrar numa espiral negativa, afetando até algumas das coisas que anteriormente se sentia confortável a fazer. Certamente, se você estiver evitando as situações que fazem você sentir-se desconfortável, nunca irá tornar-se confiante.

Se melhorar a autoconfiança é difícil para você, provavelmente é porque passou a evitar qualquer situação que poderia ajudá-lo a tornar-se mais confiante. Enfrente os seus medos e torne isso num hábito diário.  Cada vez que você evita uma situação em que se sente inseguro, está basicamente dizendo: “Eu não quero ser confiante, prefiro ser tímido.”A escolha é sua!

Para aprofundar o assunto, leia:

3. ACALMAR-SE

Com a consciência da nossa baixa autoconfiança, inevitavelmente o nosso corpo reage a esse estado, sentindo ansiedade. Num estado ansioso, os cenários antecipatórios emergem na mente, normalmente são cenários negativos e até catastróficos. A excitação, tensão e ansiedade vai aumentando, podendo atingir níveis que toldam a clareza de pensamento. Numa situação do dia a dia, quando sentimos o corpo num estado de alerta elevado, emergem ainda mais as sensações de incapacidade de lidar com a situação temida. A mente começa a tecer pensamentos a 100 à hora, e o corpo segue esse impulso. Fica-se mais agitado, desesperado e a capacidade de tomar decisões diminui. Perante tal estado incapacitante, o que fazer?

A resposta é: acalmar-se.

Você vive a sua vida numa corrida constante? Se assim for, você está sempre correndo para algum lugar, você aumenta a probabilidade de ficar nervoso e stressado. Num estado de tensão, o sentimento de confiança é afetado, diminuindo.

Provérbio: Tensão é quem você pensa que deveria ser. O relaxamento é quem você é. – provérbio Chinês

Aprenda a relaxar. Gaste pelo menos 30 minutos por dia para relaxar. Quer se trate de ouvir música, ler livros, andar, correr, técnicas de relaxamento, meditar, levantamento de pesos ou divertir-se com os seus amigos, faça algo que o possa relaxar. O stress excessivo diminui a sua autoconfiança.

Para aprofundar o assunto, leia:

confiança

4. INTERAGIR COM OS OUTROS

Uma das consequências da baixa autoconfiança, como já vimos anteriormente é o evitamento das situações, tarefas ou coisas temidas. Esta forma de encarar o seu problema de autoconfiança diminuída pode conduzi-lo a um outro problema de cariz social. Você pode começar a evitar interagir com os outros. Provavelmente devido à sua timidez, ao seu receio de não saber o que dizer ou como comportar-se. Isso vai minando a sua motivação para encontros sociais e eventualmente para possíveis relacionamentos.

O que deve evitar mesmo é tornar-se anti-social. Não estou a querer dizer que você se torna anti-social numa perspectiva hostil, mas sim porque evita a vergonha, o constrangimento e a crítica. Esforce-se por não alienar-se do mundo. As redes socais que proliferam na Internet por vezes podem contribuir para a desconexão com os outros. Gaste menos tempo no facebook, menos tempo a ver televisão ou a navegar na internet, e aposte mais no mundo físico.

Não pretendo menosprezar a utilidade da Internet como ótima ferramenta que é. Mas se você está a sofrer com a sua baixa autoconfiança, este não é o momento apropriado para investir horas desmedidas atrás de um écran.

Ao invés de meter conversa com alguém no Facebook, obtenha o número do celular dessa pessoa, convide-o a sair e faça algo de divertido juntos. Seja criativo e faça coisas divertidas no mundo real. Torne a sua vida mais interessante e assim aumenta as possibilidades de trabalhar eficazmente na sua auto confiança.


5. DEIXE DE COMPORTAR-SE COMO VÍTIMA

Quer seja culpabilizando-se ou culpando os outros pela sua falta de confiança, você está a desempenhar um papel de vítima. Por vezes culpabilizamo-nos para evitar que os outros o façam por nós. Esta é uma atitude negativa face ao problema que o afeta. Se pretende tornar-se numa pessoa mais confiante, assuma de uma vez por todas a dificuldade que tem. Importa para isso perceber as competências que precisa trabalhar no sentido de munir-se de estratégias que possam ajudá-lo a enfrentar as situações temidas.

A baixa autoconfiança reveste-se de alguns medos disfarçados, apoiados por uma ausência de aprendizagens de vários níveis.

Repare que referi ausência de aprendizagens. E como já verificámos, você pode aprender a ser mais confiante. Mas para aprender a ser confiante, tem de dar um passo importante que é abandonar a mentalidade de vítima.

Para aprofundar o assunto, leia: Abandone a mentalidade de vítima

6. SER POSITIVO

As pessoas que vivem uma vida mais feliz geralmente são mais auto confiantes. Além disso, elas tendem a ter  uma vida social bastante ativa. Quem não quer estar em torno de uma pessoa positiva?

Para você ser mais positivo na sua vida, importa estar motivado para caminhar nesse sentido. Deve começar por monitorizar que tipo de discurso tem consigo mesmo. Depois melhore o seu diálogo interno, diga coisas construtivas, orientadas para a solução e para os resultados que pretende alcançar. Deixe de dizer desculpe, eu não sei, eu não consigo. Deve otimizar o seu diálogo interno e acabar de uma vez por todas com o seu diálogo autocrítico mordaz.

Pouco a pouco vá substituindo alguns dos seus pensamentos negativos por pensamentos positivos. Trabalhando na positividade na sua vida e, com uma atitude positiva em mente, irá com toda a certeza passar a ser uma pessoa mais confiante.

Para aprofundar este assunto, leia:

7. APRENDA PELA OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO

Em psicologia a aprendizagem por observação tem o nome de aprendizagem vicariante. Este tipo de aprendizagem está baseado na observação de um modelo escolhido. Por outras palavras, ao observar alguém que você saiba que tem uma elevada autoconfiança, é possível aprender os mesmos padrões de comportamento e tentar reproduzi-los na sua vida. Claro, que com as devidas adaptações e adequações aos seus próprios objetivos.

Aprender pela observação e depois imitar as atitudes, comportamentos, gestos, tom de voz ou formas de vestir do modelo são uma forma rápida e eficaz de aprender aquilo que tanto deseja melhorar. Para facilitar este processo, faça uma lista de cinco pessoas que conhece e tem possibilidade de observar. Em seguida comece a reparar em algumas particularidades, como por exemplo, as palavras que utiliza, o seu ânimo, a forma de caminhar e dirigir-se ás pessoas, como é o seu olhar, o tom de voz, que roupas veste, que assuntos aborda e com que convicção fala acerca deles.

A aprendizagem por observação evita muitos inconvenientes, chatices, dissabores e tem ainda a vantagem de poder escolher o modelo que mais admira, facilitando a implementação das atitudes e comportamentos que admira.

Pode ainda aprender as atitudes e formas de pensamentos das pessoas confiantes, lendo biografias ou assistindo a filmes que abordem a temática.

yes we can

8. SEJA DECIDIDO, NÃO HESITE

As pessoas confiantes, são igualmente decididas. Toda vez que você hesita, você passa a imagem de alguém inseguro e tímido. Mesmo não estando totalmente seguro se vai ser bem-sucedido ou não, quando se decidir a fazer algo, faça com toda a sua motivação e ímpeto. Coloque energia, e encare o desafio, tarefa ou situação com uma atitude positiva. Quanto mais você hesitar, mais inseguro você ficará (ou seja, você provavelmente não irá colocar-se num estado favorável). Agir de imediato aumenta a chance de ser bem sucedido.

Citação: Faça com que a  sua mente aja decididamente e assuma as consequências. Nada de bom é feito neste mundo pela hesitação. – Thomas Huxley

Pedir-lhe para agir decididamente quando se tem uma baixa autoconfiança, parece paradoxal e impossível. Sim, até pode parecer, mas é isso mesmo, uma percepção limitante das suas capacidades que provavelmente não corresponde  à realidade. Se conseguir colocar-se num estado calmo, com uma atitude positiva, reforçando essa atitude com um discurso assertivo e munido com as estratégias que aprendeu por observação, certamente pode perceber que consegue ser mais decidido.

Quando se sentir mais capacitado para enfrentar alguma das situações que o impedem de fazer aquilo que tanto deseja, não hesite, avance com tudo. Experimente o que aprendeu, testando isso na prática. Pode até acontecer não ter o resultado desejado. Volte a tentar, pratique uma e outra vez até conseguir aplicar eficazmente as estratégias aprendidas.

Para aprofundar este assunto, leia: 15 Razões para ser positivo em situações difíceis

9. ESTABELEÇA E PLANIFIQUE DESAFIOS

A vida pode comprovar-se muito aborrecida se seguir a mesma rotina todos os dias. Se durante dez anos fizermos sempre o mesmo tipo de coisas, vivemos apenas um ano de experiências. Se você tem pouca autoconfiança e nunca fez nada para melhorar isso, não admira que assim continue.  Propor-se a novos desafios, que lhe transmitam um senso de realização, faça algo que depois possa sentir orgulho de si mesmo. Certamente irá melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

Tornar sua vida mais interessante, definindo desafios para si mesmo é algo muito impulsionador para a melhoria do seu problema. Cada desafio vai fazer de você uma pessoa mais confiante (quanto mais coisas você realizar, mais bem sucedido e confiante se sentirá).

Citação: Não há nada como um desafio para fazer expressar o melhor do Homem. – Sean Connery

Apresento algumas ideias simples para os desafios:

  • Tornar-se fluente num novo idioma em 6 meses (sim, é possível)
  • Viajar para um lugar remoto ou passar algum tempo numa zona mais isolada (lembre-se de se preparar!)
  • Estabelecer metas de exercício físico (aumentar os quilos levantados, percorrer uma maior distância a caminhar ou a correr)

Para aprofundar o assunto, leia: Estabeleça um desafio positivo e otimista na sua vida

10. NÃO DESISTA

Usualmente as pessoas confiantes, não desistem. Quer dizer, pelos menos não têm a possibilidade da desistência na sua mente. Como você pode ser uma pessoa confiante, se você é um desistente nato? Não se iluda, dificuldades em realizar aquilo que se pretende, todas as pessoas enfrentam. O que difere é a atitude que cada pessoa adota perante a dificuldade ou retrocesso.

Citação: A nossa maior glória não consiste em nunca falhar, mas em levantar-se a cada vez que falhamos. – Ralph Waldo Emerson

Você pode fazer quase qualquer coisa se conseguir manter-se no caminho do objetivo o tempo suficiente. Se você quer tornar-se confiante, prometa a si mesmo que você não irá desistir até atingir o seu objetivo. Desenvolva uma mentalidade “não desistir facilmente”. Persistir perante a dificuldade é uma característica extremamente importante de todas pessoas auto-confiantes. Assuma a responsabilidade da sua vida nas suas mãos e evite ao máximo, abrir mão de algo que é importante para você!

Para dizer a verdade, provavelmente mesmo a pessoa mais confiante, às vezes ainda se sente insegura em algumas situações. Mas, a pessoa confiante acredita desenvolver a sua confiança naquilo que lhe gera desconforto e incómodo. Ela coloca-se à prova, prepara-se para o desafio, mune-se das “armas” necessárias e vai à luta. E isso é o que conta.

Comece com um único passo e concentre-se todos os dias em ser mais confiante do que era ontem. Roma e Pavia, não se construíram num dia.

Palestra em Vídeo

Se gostou deste artigo, mas pretende obter informação que o possa guiar num processo passo a passo para construir uma autoconfiança inabalável, estou certo que irá ficar maravilhado com a minha Palestra em Vídeo: Como Melhorar a Autoestima e Autoconfiança. Para ficar a saber mais =>> Clique Aqui

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Mylla

Muito bom, esse artigo veio a calhar na hora certa, pois eu sou uma pessoa muito tímida, que tem medo de arriscar-se…
Mas agora estou me sentido mais motivada a ser uma pessoa mais auto-confiante, porque sei que isso irá facilitar minha vida ^^

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mylla, obrigado pelo comentário

Fico muito contente com o fato do artigo poder contribuir para a sua melhoria. É isso mesmo, com motivação, persistência e boa informação certamente conseguirá ser bem sucedida no seu objetivo

Tudo de bom para você,

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nelson Diogo

bom dia escrevo para lhe dizer que leio os seus artigos com bastante qualidade. sou um grande fã.
estes artigos dão me motivação inspiração, força de vontade.
Quando me sinto mal venho aqui leio um artigo e a minha confiança aumenta. isto ajuda me bastante.
você é muito bom
parabéns

escreva mais que serei sempre seu leitor
abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Nelson, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente com o fato dos artigos da escola estarem a contribuir para a sua melhoria de vida. E fico lisonjeado de considerar-se nosso fã 🙂

Fique por perto, volte sempre.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
maria jandia de lima

olá,

Só me deparei com esse site há poucos dias, já li vários artigos e assisti a um dos vídeos – é de exelente qualidade…Sou grata pelas informações, e conhecimento que farão com certeza uma grande diferença em minha vida….
obrigada
jandira

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria, obrigado pelo comentário

Fico contente que os artigos e vídeos possam ajudar. Agradeço as suas palavras.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
David

Gostei 😉 NUNCA DESISTIR !

Avatar for Miguel Lucas
Fábio Alves (Salvador-BA)

Miguel, gostaria de te agradecer por um dos melhores artigos que já li na minha vida.

Parece até que ele foi feito para mim. Cheguei a me emocionar, recitando em voz alta cada um dos trechos dessa aula de como se amar mais e se sentir capaz de realizar seus sonhos.

Muito obrigado mesmo! Com certeza, continuarei acompanhando o seu site.

Um abraço!!!

Avatar for Miguel Lucas
jonathan Souza cruz

Boa tarde.
queria sua ajuda sou uma pessoa muito desmotivada, e penço que a vida não tem centido e para varear tenho pençamentos ruins que acabam com o meu dia a dia. porfavor me ajuda.
Acho que vou ser um merda para a vida toda.

Avatar for Miguel Lucas
Giovanna

Gostei, quase tudo que está na lista eu sou ou faço o contrário, mas ta na hora de mudar, né…

Avatar for Miguel Lucas
RFM

Boa Noite,
Sou uma pessoa com uma auto confiança muito baixa, associada a esta uma auto estima e uma ansiedade fora do normal. Acrece ainda que para tudo o que seja fora da minha zona de desconforto fico em estado de pãnico. Queria mudar mas não consigo até porque estamos a falar de + de 30 anos neste astral.
Gostaria de mudar mas também queria controlar a minha falta d epaciência.
Na sua optica qual será o melhor metodo para inverter estas caracteriscas

Rui
Ao ler as presnet

Avatar for Miguel Lucas
RFM

Boa Noite,
Sou uma pessoa com uma auto confiança muito baixa, associada a esta uma auto estima e uma ansiedade fora do normal. Acrece ainda que para tudo o que seja fora da minha zona de desconforto fico em estado de pãnico. Queria mudar mas não consigo até porque estamos a falar de + de 30 anos neste astral além de que passado algum tempo e face à ausência de resultados desiste.
Gostaria de mudar mas para tal tenho que inverter a minha falta de paciência e nervosismo.
Assim e na sua opinião qual será o melhor metodo para desenvolver estas caracteriscas até porque sinto que afectam bastante a minha vida pessoal e profissional

Rui

Avatar for Miguel Lucas
sisi

as vezes é bom que algo nos encoraja, nos guie, nos anime, e é isto que voce nos passa.
sabe voce parece com um amigo que tive na infancia. ficamos sem se ver por sete anos, eu já até estava esquecendo que ele existia, ele mora em outra cidade. um dia eu o vi e parecia que nem o conhecia, era uma pessoa desconhecida. como pode ele era meu amigo e agora depois de se afastar nao era mais nada. nada é como antes as vezes parece que ele nao existe mais.

Avatar for Miguel Lucas
sisi

as vezes e sinto presa no mundo e as vezes parece que sou apenas uma criança. falta confiança, falta paz. me magoo facil. sinto como se pertencesse a outro lugar. nao gosto de pessoas que falam sobre a vida dos outros e no interior e frequente, como assisti TV. as vezes tenho vontade de viver outra vida ser outra pessoa. na verdade queria sonhar um sonho maravilhoso e viver nesta dimensao e depois acordar. as vezes acho que o amor é tao coplicado, tao confuso, e que foi feito para uma minoria. eu acho as vezes que queria que a vida fosse um conto de fadas. e que sempre tivesse um final feliz. sabe eu adoro escrever, so desta forma que eu realmente viajo para outra dimensao. quando escrevo a turbulencia do mundo la fora nao existe, posso viver e sentir tudo que escrevo, tudo que invento, minha imaginaçao ganha asas e começa a voar. so escrevendo que me sinto segura, protegida. seráque isso é falta de confiança, talvez queira fugir de algo?

Avatar for Miguel Lucas
George

Boa noite Sisi, gosto muito de ver os comentários das pessoas após uma grande matéria como essa e um tema tão interessante como este, e o seu comentário me chamou muito a atenção. Me identifiquei bastante principalmente quando disse "as vezes tenho vontade de viver outra vida ser outra pessoa". E eu acho que imaginar nossa vida de outra maneira completamente diferente é sim uma maneira de "fugir" da realidade em que vivemos. Abs

Avatar for Miguel Lucas
Davi

Sisi Também sou como você. E uso os livros para falar e expressar o que sinto. Te peço como escritor que me adicione no seu facebook o meu é
davilimadasilva@hotmail.com

e-mail:
davilima1@yahoo.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Leo

Muita qualidade em tudo que foi publicado, com artigos para cada situaçao gostei muito parabens!!
Eu ja fui uma pessoa mais autoconfiante mais uma experiencia negativa me fez regredir nesse aspecto. Vou tomar esses conselhos como um manual.

Avatar for Miguel Lucas
cibele

vou me tornar mais AUTOCONFIANTE

Avatar for Miguel Lucas
camila rosario

gostei muito desse artigo,é interessante e fala sobre formas simples e eficazes de se aumentar a auto-confiança,parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Elias Tinoco

Excelente artigo, gostei demais! Eu sou um pouco inseguro, ansioso, e sedentário, tenho a barriga muito acima do que é permitido e me sinto cansado. Vcs me ajudaram demais. Obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
Ze Vitor

Muito bom! Neste momento ando numa fase mais insegura pois comecei a minha vida de trabalhador e fez-me bem ler isto 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Joao Paulo

Olá meu Amigo , estou precisando demais de uma ajuda profissional , pois sou uma pessoa que quase não sai de dentro de casa, sou inseguro e sem confiança tanto para fazer as coisas simples, como também para arrumar emprego, por conta disso estou solteiro a mais de 04 anos, estou no mesmo emprego a 05 anos, pois criei em minha mente que um pensamento não consigo chegar em um lugar melhor na minha vida profissional. sou uma pessoa muito deprimida, quase não tenho vida social, só vivo dentro de casa, as vezes tenho alguns momentos de confiança e estudo para consurso e outras coisas, mas fico demais em cima de uma cama , pensando as coisas da vida e as vezes choro , choro até antes de dormir, no banho, as vezes no trabalho no banheiro para ninguem me ver chorando, recentemente tive uma desilusão amorosa que me afetou demais, me deixou sem animo para nada… por favor me ajude , peciso de sua ajuda… não sei mais o que fazer da minha vida…

Avatar for Miguel Lucas
SReis

No geral, me considero uma pessoa segura, mais quando entro no campo do amor, quando passo a estar amando ou completamente apaixonada por alguem, além de insegura, me sinto muito ansiosa, mesmo fazendo minha parte com louvor no ralacionamento…Um sms que demora para ser respondido, uma ligação que não chega já começo a pensar mil coisas…eu quero muito mudar isso…Você poderia me dar umas dicas com foco no meu caso?
Muito obrigada 🙂

Parabéns pelo seu blog

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Muito interessante, parabéns! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
André

Gostei muito do artigo. Sou músico e antes das apresentações fico muito ansioso e com medo que algo possa dar errado, devida baixa auto-estima. Mas acredito que o motivo que gera a ansiedade pode ser uma arma para reabilitar a auto-confiança,e assim, me tornar uma pessoa mais otimista!!Parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Muito bom esse artigo, preciso me sentir mais auto confiante em diversas situações fico insegura,
tímida e isso me prejudica muito. tenho muitos desafios a enfrentar futuramente e preciso adquirir auto confiança para atingir meus objetivos, um deles eu já comecei que é afastar de pessoas negativas.

Avatar for Miguel Lucas
sabrina eliziario

quero ser mais confiante adorei ler esse artigo e eu vou vencer isso eu sei.obrigada tava precisando disso mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
mary

adorei tudo sou do tipo muito ansiosa e isso só me prejudica e tenho sofrido um pouco com essa ansiedade ,você me ajudou bastante com suas dicas bjos

Avatar for Miguel Lucas
Bárbara

Esse artigo é maravilhoso, sou uma pessoa pouco confiante. mas agora sinto mais vontade de transformar isso e ganhar em qualidade de vida.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana Dantas

Gostaria de agradecer pela postagem desse texto. Eu sou uma pessoa muito insegura, com baixa auto-estima, desisto fácil das coisas. Enfim muitos dos problemas queforam dito no texto eu vivo. Mas coloquei um objetivo farei de tudo pra me tornar mais confiante, e o texto com todas as orientações me mostrou um caminho de como fazer. Mais uma vez obrigada por disponibilizar essas informações que ajudam as pessoas as melhorarem sua qualidade de vida.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Eu li essa artigo, e mesmo assim eu não consigo ser auto confiante, porque, não é pensar que: Vou ser confiante agora! – Isso não significa que realmente o vou ser! Na verdade isso não resulta comigo. Já me auto-mutilei e penso em matar-me!

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Moschetta Cavalcanti

Olá, sou o Rodrigo e gostaria de compartilhar o quanto esses textos estão sendo construtivos na minha vida. Antes eu tinha muita falta de confiança e vergonha… Possuía um rubor facial que incomodava muito. Até cheguei a pensar em fazer uma cirurgia. Hoje tenho 21 anos e consigo sentir uma extrema mudança acontecendo, graças as atitudes que apliquei com base nesses textos. Simplesmente aceitei o rubor facial como uma característica minha, assumindo isso e tudo está bem melhor e eu nao fico mais vermelho de vergonha. Estou trocando meus pensamentos negativos por positivos, arriscando coisas mesmo sem me sentir confiante, criando metas para me desenvolver, e principalmente sendo o que sou… Quero agradecer muito por postar esses textos… estão mudando a minha vida! – São Paulo – SP – Brasil

Avatar for Miguel Lucas
Evanielly

Foco, Força e Fé.

Avatar for Miguel Lucas
erick victor de oliveira

Gostei muito do que li, sei que sou uma pessoa tímida e evito fala em publico, mais com o que acabei de ler acho que vou ser bem melhor que ontem começando de jar! E não olhar o que pode acontece de ruim e sim de bom!

Avatar for Miguel Lucas
a

estava lendo em outros sites, e em uns dos comentarios, tinha uma indicacao sobre esse artigo. E a partir de ja, eu decidir me livrar desse auto-estima baixo. Tenho certeza q vai dar certo. E eu promento comentar denovo, mas dizendo q eu conseguir, q deu certo, e nao vai demorar muito tempo. E tambem vou indicar esse site pois se alguem nao tivesse me indicado, eu nao ia nem tentar mudar. Vc escreve muito bem!

Avatar for Miguel Lucas
a

estava lendo em outros sites, e em uns dos comentarios, tinha uma indicacao sobre esse artigo. E a partir de ja, eu decidir me livrar desse auto-estima baixo. Tenho certeza q vai dar certo. E eu promento comentar denovo, mas dizendo q eu conseguir, q deu certo, e nao vai demorar muito tempo. E tambem vou indicar esse site pois se alguem nao tivesse me indicado, eu nao ia nem tentar mudar.

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Me ajudou muito. Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
mary

Há anos me vejo sempre abaixo de muita gente,sei que tenho baixo estima por mim mesma,tenho uma vida cheia mas com com tudo ainda me reduzo muitas vezes,agora por exemplo vasculho a net pra encontrar sites como este de auto ajuda,amo ler e anotar as mensagens boas que podem muito me ajudar,e esse site é muito bom,obrigada fiquemos todos nós com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Victor Silva

Olá!
Moro em Goiânia, Brasil, e estou procurando meu primeiro emprego. O problema é que sempre fui timido, já fiz tratamento com psicólogo, e graças a Deus melhorei e muito. Mas mesmo assim uma b baixa auto-confiança tomou controle de mim, e com isso, as vezes atrapalha novamente com a timidez, por exemplo, um simples comentário como este era/é motivo para tremer.
Bom, desde já, parabéns pelo post, me ajudou e muito, estou bem mais motivado….
Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Thiago Maykell

Otimo parabens !!!!

Avatar for Miguel Lucas
michele silva santos

gostei muito

Avatar for Miguel Lucas
litiele

GOSTEI MUITO DESSE ARTIGO ANTES EU NAO ERA UMA PESSOA CONFIANTE DEPOIS DESSE ARTIGO MUDOU MINHA VIDA TOTALMENTE OBRIGADA…..

Avatar for Miguel Lucas
Mária Ferreira

Eu adoro sempre os seus artigos, Professor!…..Bem haja!

Avatar for Miguel Lucas
Tarcísio Afonso

Olá Miguel.

Muito bom esse artigo, ultimamente vivo numa busca constante de motivação e de auto – confiança, apesar de ser jovem (20 anos), já necessito muito desse fator na minha vida para desenvolver melhor minhas atividades, e para que o meu dia a dia seja mais completo, continuarei lendo seus artigos e desejo sucesso, tenho certeza de que é um ótimo profissional.

Avatar for Miguel Lucas
celia

muito bom me sinto assim e achava que nao podia mudar isso vou seguir as dicas e sei que vai melhorar

Avatar for Miguel Lucas
Cristiano

Muito bom!!! Me motivou muito! a partir de hoje vou tomar um novo rumo… na minha vida!

Avatar for Miguel Lucas
Dora Nunes

parabéns por abordar um assunto tão bom e necessário, pelos comentarios se percebe quantas pessoas estão precisando de ajuda psicológica neste país e as vezes não tem acesso a um tratamento e você com toda boa vontade, faz este tratamento através de suas mensagens positivas e de mitivação, acredito que elas tem ajudado muitas pessoas a serem um ser humano melhor, mais auto confiante e mais feliz me incluo neste processo tambem. obrigada amigo. que Deus lhe abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Moisés

Muito bom !!!
Eu postar este comentário já é uma superação,me sinto bem mais confiante diante das dicas do artigo.
Parabéns!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Erika Graf

Hola Miguel! Como siempre, paso por aquí a leer tus artículos y debo agradecerte cuánto nos enseñas. Gracias por tu generosidad al compartir tu espíritu positivo con nosotros, tus lectores, y gracias por motivarnos día a dia a mirar la vida desde un ángulo más luminoso. Un cariño grande! Saudades!

Avatar for Miguel Lucas
Eliza

Bom, eu pesquisei "como ser confiante" no google e assim consegui chegar a este artigo. Eu tenho passado por algumas situações que tiraram a minha auto-confiança. Por alguns problemas que enfrentei acabei entrando no mundo das drogas e consequentemente perdi toda a confiança que tinha na minha própria pessoa, e o pior, quando veio a tona acabei perdendo tbm a confiança dos meus parentes e da pessoa que mais admiro que é a minha mãe. Agora quando ninguém confia em mim, nem eu mesma, nem meus amigos, eu acabei engordando, não me arrumei mais, não quis mais falar com ninguém… Prometi que nunca mais iria voltar para as drogas… de fato não voltei, mas com todos a me apontarem o dedo, até mesmo os vizinhos, eu não consigo mais me ver como uma pessoa digna de viver, ou voltar a ser como era antes… ngm entende porque eu fui parar num nível tão baixo… falam de mim como se eu tivesse nascido para dar errado… e os 18 anos que eu vivi e fiz coisas boas não contam? só contam os meses que eu me deparei num estado entorpecido ??? bom.. como pode ver, eu tenho um grande desafio pela frente, sei que devo me reerguer e mostrar a todos que eu posso ser mais do que uma drogada… mas as vezes a falta de amizade, de confiança e tudo que ouço de ruim a cerca de mim me levam a baixo e eu fico muito triste e acabo perdendo o meu foco. As suas palavras realmente me ajudaram hoje e eu quero muito conseguir seguir estes concelhos ! espero poder voltar aqui e contar como tudo isso me ajudou.

Avatar for Miguel Lucas
Sheila

Gostei muito, mais muito mesmo da matéria! Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Val

Olá, cuido de minha mãe que é idosa, doente e tem uma depressão excessiva. Ela conseguiu minar minhas forças, meu otimismo e minha vontade de viver. Até parece que não tenho vida própria, não consigo mais ter relacionamentos amorosos, porq me tornei uma pessoa extremamente carente,e, não gosto disso. Mas lendo esse artigo, vi que posso mudar muita coisa e voltar a ser a pessoa alegre, positiva e auto confiante que sempre fui. Esse artigo me abriu os olhos e a mente. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
celma

amei! Sou um a pessoa muito ansiosa e não sabia como relaxar em momentos de pânico, este artigo me deu uma visão diferente principalmente as citações.

Avatar for Miguel Lucas
Marina

Gostei bastante, estou em uma fase de baixa auto estima… Mas vou conseguir sair dessa fase… N vou desistir

Avatar for Miguel Lucas
julio Pedro de Assis go

Maravilha as tuas dicas para nos fortalecer dos dilemas da vida e vencer…sou apaixonado pela psicologia .

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Muito OBRIGADA! me ajudou muuuuitissimo!!!

Avatar for Miguel Lucas
izabel

ola gostei muito do seu artigo, na verdade me vi nele, parece que foi escrito pra mim .
me vi em todas as situações descritas ,bom tomei como um alerta pra mim mesma vou tentar melhorar, sinto que a minha insegurança me afeta em tudo o que eu faço, nunca sei o que devo fazer;Obrigada elas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
Eunice Nhanga

Muito bom artigo…..
Super criativo, motivador e muito profissional..
Desejo o melhor a voce Lucas

Avatar for Miguel Lucas
Kerliane M

É interessante a forma como é exposto o tema, não está jogado, e salientar como funciona na mente do ser humano num ângulo profissional, o deixou com uma qualidade muito boa, ótimo trabalho 😉

Avatar for Miguel Lucas
Ana caroline

Bem, gostei muito dessa postagem, pois no momento me sinto uma incapaz, somente com vontade de chorar e nada mais. Sou nova ainda, tenho 17 anos e nada na minha vida da certo, tipo na matéria que eu mais me destacava, perdi media na primeira avaliação .. Nada da certo sou uma pessoa anti-social, insegura e depressiva !! Mas enfim, isso tão pouco importa ..kk Gostei bastante dessas dicas e vou tentar executa-las sem garantia de exito !! Parabéns Miguel pelo seu trabalho, muito bem desenvolvido !

Avatar for Miguel Lucas
ROSEMERE SANTOS

ESTAVA EU HOJE PESQUISANDO NA INTERNET COMO ME TORNAR UMA PESSOA AUTO CONFIANTE, ENCONTREI ESSE ARTIGO, ME AJUDOU BASTANTE VOU COLOCAR EM PRATICA SEUS CONSELHOS, SEI QUE TENHO MUITO MEDOS, FRUSTRAÇÕES, MAS ESTOU DECIDIDA QUE TENHO QUE MUDAR, ME TORNAR UM SER HUMANO MELHOR, UMA PROFISSIONAL MELHOR, POIS ESTOU ME COBRANDO CONSTANTEMENTE ISSO, SOU TÍMIDA, AS PESSOAS ME VEEM COMO ANTIPÁTICA, ISSO ME FRUSTRA, TENHO MUITO COMPLEXO DE INFERIORIDADE, FISICAMENTE ME ACHAM BONITA E ELEGANTE, MAIS DEVE SER POR CAUSA DE MINHA TIMIDEZ, NÃO CONSIGO ME ACEITAR E GOSTAR DE MEU JEITO, POR ME PREJUDICAR NA COMUNICAÇÃO QUE É FUNDAMENTAL, PARA O NOSSO SUCESSO EM TODAS AS ÁREAS.

Avatar for Miguel Lucas
Claudiana

Nossa esta matéria , sua vai me ajudar e muito, estou meio pra baixo e agora quero dar a vouta por cima e me sentir bem com migo mesmo.Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Roberto

Muito bom este texto, pois realmente ajuda a quem está com a auto estima baixa, se seguirmos a esses conselhos, com certeza iremos melhorar muito.

Avatar for Miguel Lucas
natalia

Parabens pelas dicas,vc não nem imagina o quanto irá m ajudar, aplicarei todo positivismo em minha vida para seguir em frente e realizar os meus sonhos…

Avatar for Miguel Lucas
Luciele santos

Muito bom esse artigo era o que eu precisava ,sou muito tímida e tenho medo de enfrentar meus objetivos medo de não alcança-los ….Me fez ver e acreditar que eu posso conseguir me deu auto -estima acreditando mais em min . Vou por em pratica tudo que li mesmo que não consiga mas nunca desistir sempre tentar , tentar até que consiga mesmo que o caminho seja difícil .

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Ola Dr. amei sua materia sobre auto estima e vi que vc é especialista na area esportiva> Pois tenho um filho esportista que sempre foi muito bem em suas participaçoes e sempre com muito destaque entre os outros da equipe, porem venho percebendo que ele já não tem desempenhado como anteriormente a sua agilidade e por esse motivo tem perdido posiçoes. Bom ja conversamos bastante com ele pra tentar entender o motivo da falta de motivação . Nossa rotina de vida não mudou em nada , por isso não estamos entendo e gostaria de um parecer seu. por favor gostaria muito de umas dicas de como ajuda-lo ele tem 9 anos

Avatar for Miguel Lucas
Josimar

Simplesmente amei seu artigo, e foi de encontro a tudo que eu precisava ler e compreender a respeito de auto-confiança.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Beatriz

Olá, tudo bom ?
Eu vim ler esse post pois estou passando por uma situação um pouco difícil pra mim. O meu pai sempre foi mto rígido comigo e com meus irmãos, nunca foi de conversar sobre namorar e tals, mas, eu já tenho 19 anos e conheci um garoto por internet, tomei todas as providências para saber se ele realmente é o que é, converso com ele por skype, vejo no skype a mãe dele, o pai, a irmã e já vi até a avó, e também conversamos há mais de um ano por internet e ele sempre me manda presentes, ele tem até um canal no YouTube. Ele é um amor de pessoa e tudo mais. Acontece que ele quer vir me conhecer pessoalmente e eu também quero conhecê-lo, porém tenho muito medo de contar pro meu pai, pois meu pai ficou meio chateado até quando meu irmão HOMEM de 23 anos de idade começou a namorar, ele é meio corujão e tals. Aí eu já comecei a falar desse menino com ele uma vez, mas, fiquei tão ansiosa que acabei chorando e não consegui falar nda e ele falou que a escolha era minha, mas, que a gente procura é solução e não problema. Então, eu não falei nada com ele mais nunca, mudei de assunto e até fiz ele achar que nada mais estava acontecendo. Agora preciso de coragem e autoconfiança pra mostrar a ele que o que eu quero está decidido e que eu fiz minha escolha já, mas, estou com mto mto medoooo :S quando chego perto dele não sai um "A". Me ajude por favor, ficarei mto grata com algumas dicas de um psicólogo. Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Hellen Alves

Instagram>>> nellehsevla se seguir sigo d volta

Avatar for Miguel Lucas
john

só assim vejo o quanto eu estou na Mr… n lembro como fiquei aos poucos nessa situação, mais e nela que hoje estou, tudo que foi dito reflete profundamente em mim, não tenho mais amigos, meu trabalho esta uma bosta porq só reclamo e n faço nasa de melhor, na minha casa não falo direito com mus pais, meu relcionamento indo por agua a baixo e eu sem forças de nda. vivo de trabalho, faculdade e namoro. não lembro qual foi a utima vez que rir te felicidade. não to aqui querendo ser VITIMA

Avatar for Miguel Lucas
Mayara Silva

Artigo maravilhoso. Ajudou bastante! Muito obrigada, Miguel Lucas!

Avatar for Miguel Lucas
paty

Amei me ajudou bastante

Avatar for Miguel Lucas
mari

adorei esta materia! estava precisando ler estas palavras! sou muito insegura em todas as areas de minha vida! mas vou tentando melhorar! bjos

Avatar for Miguel Lucas
André

Esse artigo será muito útil para mim. Após ter passado por uma grande decepção minha auto-estima e confiança despencaram. Buscarei ser uma pessoa muito mais confiante e não desistirei em ser firme e decidido em minhas atitudes.

Avatar for Miguel Lucas
Alex Costa

Boa noite , esse é o primeiro artigo que leio , me motivou bastante. Esse artigo apareceu na hora certa na minha vida , agradeco e dou os parebens a escola por capacitar pessoas que possam nos trazer uma nova forma de ver a vida e de lhe dar com ela . Pretendo continuar lendo os artigos porque acredito que vão me ajudar bastante , e assim iniciar um novo objetivo na vida , me tornar uma pessoa melhor a cada dia . Abraços . Até a próxima .

Avatar for Miguel Lucas
Fran

Texto com bastante conteúdo e bem dinâmico. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Deivid

Ola, gostei muito do seu artigo, este me proporcionou um conhecimento que eu ainda não tinha sobre a autoconfiança e a importancia da aprendizagem sobre nossos problemas e difilcudafes.
Eu fasso terapia a um ano uma vez por semana, tenho dificuldade com relacinamentos interpessoal. Mas como você sabe não é o psicologo que dis ao pacinte o que fazer, e sim o paciente e que precisa se por em movimento a seu prol. Eu estava adiando a procurar sobre esse assunto.
O otimo que encontei este texto, que é bem completo sobre o assunto e é de facil conpreenção, além de ser uma fonte confiavel que é muito importante.
Parabéns por ter esse site, o brigado pelo artigo acessível a todos gratuito.
Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Olá. boa tarde Miguel, talvez tenha sido a primeira vez que li um artigo tão interessante sobre a auto-confiança. Muito bom. Desdramatizando a situação, mas ao mesmo tempo reconhecendo-a e enfrentando- a, consegue de forma muito clara e com propostas muito objectivas transmitir a confiança necessária para se reverter o problema. Parabéns pelo texto.

Cristina Lourenço

Avatar for Miguel Lucas
Flaviel

gostei do site, me ajuda muito.

Avatar for Miguel Lucas
Sara Araujo de Souza

Achei muito legal seu post … beijos

Avatar for Miguel Lucas
Paulo silva

ola boa noite ,eu gostei muito de tudo isso , tudo que esta escrito esta relacionado comigo, sem tira e sem por .gostei muito vou ser mais confiante em mim .

Avatar for Miguel Lucas
Nalisson

Excelente, muito construtivo e ajuda bastante parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
luciano

ruim demais, ñ adiantou em nada

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

Ótimo artigo! Muito bem escrito!

Avatar for Miguel Lucas
Vitor Quintela

Olá,

Realmente gostei muito deste artigo, me fez refletir sobre várias atitudes em minha vida, muito obrigado por escrever artigo interessantes e motivadores, fiquei bem melhor depois de lê-lo.

Atte,

Avatar for Miguel Lucas
Nathan King

De todas, a 1° é a que eu me identifico! Vou fazer de tudo para melhorar meu condicionamento fisico

Avatar for Miguel Lucas
pedro

muito bom este artigo !!!! esta de parabens.

Avatar for Miguel Lucas
Sandro silent

Muito INTERESSANTE.. Diariamente trabalho com pessoas com excesso de peso e infelizmente são as que em todo o caso sofrem com este problema de " falta de auto estima"
Agradeço pela sua matéria e principalmente que que disse a respeito do nosso corpo e as suas funções e benefícios quando aliado a exercício..
Aproveito para dizer que ajudo pessoas no CONTROLO DE PESO e Exercício.
Se conhecerem alguem que como meus clientes, sofrem de sobrepeso e que precisa melhorar o Auto-estima podem passar meu e-mail.
igsandro212@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
elenilsa

esse artigo e maravilhoso ler ele foi como encontra uma luz no fim do turnio uma fonte com um banquete no deserto hoje eu posso dizer que sai vale da caverna e do deserto bem alimentado e com fossa e vontade de viver e lutar obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Mariane

Otimo texto !! Com certeza vai me ajudar muito a ser uma pessoa melhor e mais confiante,eu nunca fui de falar muito,nem de tentar coisas novas,porque tinha medo e dizia que era apenas preguiça ,mas com esse artigo percebi não vale a pena não fazer as coisas que eu gostaria de fazer por receio. Mas agora quero me empenhar pra conseguir faze-las,MUITO OBRIGADA !!!!

Avatar for Miguel Lucas
Nadia

Amei o artigo!

Apresentou dicas simples, mas que colocadas em prática diariamente farão diferença.

Gratidão pelo compartilhamento do seu conhecimento.

Avatar for Miguel Lucas
neyde de lima

Gostei muito do que li. O difícil é seguir tudo isso. E estou precisando muito. Alguém tem alguma dica?

Avatar for Miguel Lucas
Léo Gigli Cursino

Nossa, muito obrigado mesmo, salvou meu casamento !!!

Avatar for Miguel Lucas
Elisa

Gostei muito do que li.Ando com minha autoestima um pouco baixa.Quero dirigir e não dirijo mesmo sabendo que sei o que fazer . Alimento errado . não tenho amigos o qual possa dizer , conversar etc. Obrigada pelos conselhos. por enquanto.

Avatar for Miguel Lucas
Maria.

Eu gostei muito do que eu li, parabéns!!! sem dúvida algum isso me ajudou a abrir os olhos para que eu possa conseguir chegar nos meus objetivos, e eu acredito que irá ou tenha ajudado outras pessoas com esse artigo. As palavras foram bem colocadas, as mensagens ficaram claras e objetivas.

Avatar for Miguel Lucas
amanda maria

preciso ser mais ativa, tenho tantos planos e idéias mas não executo nada do que penso, quando não é por preguiça é pelo que os outros vão pensar ou por medo do fracasso (coisa reincidente na minha vida), preciso mudar!!!

Avatar for Miguel Lucas
Jean

Meu nome é Jean
Eu tbm sofria com baixa autoestima e depois de pesquisar em vários lugares eu achei um treinamento que me ajudou bastante.
Pra quem quiser dar uma olhada aqui tem o link

https://go.hotmart.com/U5636187B

Avatar for Miguel Lucas
juju

muito bom adorei essas dicas vão me ajudar bastante

Avatar for Miguel Lucas
raimundo

parabéns o mundo precisa de pessoas como você
estou alegre por esse artigo,

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *