Estabeleça um desafio positivo e otimista na sua vida
Psicologia Positiva 22/09/2016

Estabeleça um desafio positivo e otimista na sua vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Neste artigo, tenho dois principais objetivos que se explicam de duas formas. A primeira, é através de uma breve explicação da dificuldade de implementar o pensamento positivo na nossa forma de raciocinar. A segunda, é através da proposta aos leitores de estabelecerem um desafio positivo e otimista nas suas vidas. Proponho que durante sete dias embarquem na experiência de utilizar as estratégias que suportam o pensamento positivo usando formas práticas e eficazes de encarar as mais diferentes situações do seu dia-a-dia. Embarque connosco nesta forma tremendamente eficaz e capacitadora de encarar as dificuldades e desafios na vida. Estabeleça um desafio positivo e otimista na sua vida.

CLARIFICANDO AS BARREIRAS AO PENSAMENTO POSITIVO

De acordo com a abordagem que suporta tudo o que é escrito aqui na Escola Psicologia, e levando em consideração as mais recentes tendências na área da psicologia, nomeadamente na psicologia positiva, reforço a ideia que uma das formas mais eficazes para melhorar a sua vida é, simplesmente pensar de uma forma mais positiva. Este é um assunto, obviamente, que não é novo e certamente não tão simples como aparenta. Se assim fosse, então pelo menos a maioria de nós já conseguiria fazer isso. Então, porque razão não somos mais positivos? Porque não usamos mais vezes o pensamento positivo?  Apresento em seguida alguns motivos:

Citação: “Nós não vemos as coisas como elas são, vêmo-las como nós somos.” – Anais Nin

Pensamos que as coisas são permanentes e imutáveis. É fácil confundir o que lhe aconteceu, a história da sua vida, com o presente e uma perspectiva de futuro. O passado não é necessariamente igual ao futuro. Se você acredita que isso é mesmo assim, então será. Mas se você não acredita que isso acontece dessa forma, então isso não acontecerá. Se você mudar a sua maneira de pensar, poderá mudar o seu comportamento, os seus hábitos e a forma como encara a sua vida (passado, presente e futuro).

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo:Viva no presente. Não se paralise pelo passado

Programação e condicionamento Social. Um grande motivo para que muitos de nós pensemos que as coisas são como são e sempre serão dessa forma, é porque  nunca percebemos que havia uma alternativa. A escola, jornais e outras forças influentes podem-nos transmitir a ideia que somos seres imutáveis, que temos um determinado tipo de personalidade e que seremos assim para o resto da nossa vida. Nós ouvimos isso todos os dias quando somos jovens, sendo altamente influenciável na nossa forma de pensar. Total engano, felizmente aquilo que suporta tudo o que nós somos e que faz de nós seres inteligentes e racionais: o nosso cérebro, é uma estrutura plástica, moldável e programável. É passível de existir reestruturamento das redes neuronais, que nos permitem mudar ideias, conceitos e aprender coisas novas.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: A consciencialização é o primeiro passo para a mudança

Falta de energia. O esforço que muitos de nós fazemos no nosso dia-a-dia para ultrapassar as adversidades, pensamentos negativos, humor diminuído, frustrações, sentimentos de culpa, entre outros, e alterar tudo isso para pensamentos positivos e atitudes positivas, drena grande parte da nossa energia. Se você está stressado com o trabalho e com a sua vida pessoal, se você não se alimenta convenientemente, não tiver um sono restaurador e não fizer exercício físico, não conseguirá repor os níveis de energia necessários para lidar com as situações de vida. Quando a fadiga se instala, é extremamente difícil mudar os pensamentos, fica-se vulnerável à desistência e com grande dificuldade de reverter pensamentos e atitudes. Ficamos mais susceptíveis de poder vir a sofrer de alguns transtornos psicológicos como, depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobia social, entre outros.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: 11 formas de promover a sua saúde e capacidade física

Somos reativos e conscientes do que os outros possam pensar. Você pode pensar que: Se eu mudar e me tornar mais positivo, o que as outras pessoas irão dizer? Que eu estou meio estranho, hiper-motivado, ou por outro lado, tentado esconder a minha infelicidade? Será que eles vão rir, zombar de mim e perguntar porque fiz esta mudança de perspectiva sobre a vida? Ou talvez, eles possam realmente gostar desta minha nova atitude positiva  e me incentivem a procurar e olhar para novas oportunidades? Estes pensamentos podem ser muito paralisantes e assustadores, e por isso não trazem nem contribuem para o seu esclarecimento.

Para refletir: As questões podem ser muitas, tal como as possíveis respostas. No entanto, se levar em consideração que você não consegue saber de forma antecipada o resultado da sua mudança, acrescentado ainda o facto de cada pessoa poder ter opiniões diferentes acerca da sua mudança, as questões levantadas anteriormente perdem o sentido e a utilidade.

Dica: Aquilo que importa mais e é realmente diferenciador, é aquilo que você quer e pretende que aconteça. É a sua decisão que conta e não as reacções dos outros à sua decisão.

Falta de motivação. Não saber exatamente o que é bom para nós, nos beneficia e faz levantar da cama é um grande handicap ao pensamento positivo e otimismo. A falta de motivação pode ser ainda mais agravada pela noção que construímos de termos razão ou legitimidade para nos sentirmos dessa forma incapacitante. A maioria de nós têm um profundo senso de que o que acreditamos está certo. Mesmo que seja uma crença inútil, desajustada ou prejudicial. O que nos coloca numa situação de vitimização e miséria emocional. Pode ser difícil mudar e/ou desistir daquilo em que acreditávamos (crença) ou nos fomos convencendo, porque temos que admitir que estávamos errados.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Seja o seu maior fã

Medo do fracasso. Inevitavelmente todos nós durante o percurso da nossa vida, falhamos ou fracassamos algumas vezes. Mas, igualmente ao longo da nossa vida, na escola, na sociedade, com amigos e familiares podemos aprender que não devemos falhar, que isso não é bom.  Isto pode fazer-nos muito relutantes em assumir riscos e sermos persistentes mesmo perante a falha ou a derrota. As falhas e os fracassos fazem parte da vida, leve isto em consideração e não se deixe paralizar pelo medo do fracasso. Experimente, teste, reteste, melhore, arrisque,  aprenda com o erro e caminhe em direção às coisas que quer alcançar.

Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos:

A falta de conhecimento / informação incapacitante em excesso. Você provavelmente irá falhar várias vezes no inicio. Você vai cometer alguns erros. Você pode irá enfrentar a insatisfação, frustração e negatividade ou desinteresse. O sucesso desejado pode levar mais tempo do que o previsto, mas isso é normal, faz parte do processo inerente às coisas da vida. Não saber como o mundo ou algumas coisas (na maioria das vezes) funcionam, pode desanimá-lo. E as informações que você recebe dos mídia, das outras pessoa e da sociedade, podem nem sempre ser precisas e eficazes. Em vez disso, você deve buscar informações relevantes para si mesmo, ajustando as suas expectativas para um nível razoável. Obter informações de uma variedade de fontes diferentes é uma atitude sensata e positiva. Procure a informação que necessita junto de pessoas que tenham experiência e conhecimento sobre aquilo que você está interessado e deseja alcançar.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Torne-se num aprendiz eficaz e não pare de aprender

10 RAZÕES PARA VOCÊ SE TORNAR MAIS POSITIVO

  • Você vai criar um mundo melhor ao seu redor, dado que aquilo que faz, será afetado e sofrerá alterações benéficas devido aos seus pensamentos e ações positivas.
  • As suas primeiras impressões acerca das coisas ou das pessoas irão ser melhores. A primeira impressão positiva pode significar muito em várias situações e surte num efeito duradouro no relacionamento com essa pessoa ou na percepção da situação.
  • Você irá concentrar-se nas coisas boas das pessoas e não apenas nos seus defeitos. Isso irá tornar as coisas muito mais fáceis e acessíveis e, igualmente melhorar todos os tipos de relações.
  • É mais fácil tornar-se mais produtivo quando você deixa de colocar obstáculos (na forma de pensamentos negativos) aos seus objetivos e/ou tarefas a realizar.
  • O trabalho torna-se mais divertido, satisfatório e significativo.
  • Você torna-se mais bem-disposto. As pessoas gostam de pessoas positivas. As pessoas positivas fazem as outras pessoas sentirem-se bem consigo mesmas, promovendo o bom humor. Além disso, uma atitude positiva é um indicador e fonte  promotora de auto-confiança, uma qualidade pela qual todo nós nos sentimos atraídos.
  • Ser-se uma pessoa negativa tem muito poucas vantagens concretas, e é uma forma pouco poderosa de olhar a vida.
  • Uma atitude positiva abre a sua mente para se concentrar noutras maneiras de olhar as coisas. Às vezes, novas formas maravilhosas que você não poderia jamais ter pensado ou experimentado antes.
  • O ótimo funcionamento humano. Num estado de elevada crença positiva você torna-se mais eficaz, porque todo o organismo se torna mais eficaz, funcionado a seu favor. Aumenta desta forma a probabilidade de ser bem sucedido nas coisas que faz.
  • Você vai perder menos tempo. A negatividade pode ser como um espiral descendente auto-sabotadora. Primeiro, você começa com um pensamento negativo, depois outros irão surgir até que começará a examinar a sua vida mais detalhadamente através de uma lente deprimente. Quando você entra num ciclo vicioso como este, pode gastar horas, semanas e anos da sua vida. A negatividade pode drenar uma grande quantidade de energia, e capturá-lo na paralisia da análise excessiva. E você provavelmente não se tornará mais sábio por isso.

COMO IMPLEMENTAR UM DESAFIO POSITIVO E OTIMISTA?

Citação: “Entre o estímulo e a resposta está a liberdade de escolha.” – Viktor Fran

O Desafio Positivo e Otimista é o seguinte: Durante sete dias você vai tentar usar o máximo possível de pensamentos positivos. Aconteça o que acontecer com você, tente adotar uma perspectiva positiva de forma a poder aprender e tirar partido disso. Até ao final da semana mantenha-se fiel a esta nova atitude. O que se espera desta experiência é que consiga descobrir o real benefício do pensamento positivo. Certamente irão surgir-lhe alguns pensamentos negativos, não fique alarmado, use isso como um alerta de que é necessário reverter esse pensamento e construir outros mais adequados. Ter um pensamento negativo não implica que tenha necessariamente agir de acordo com ele. Pode sempre optar por criar outro pensamento, mas capaz, mais assertivo e positivo.

O que estou a sugerir não é um tipo irracional de pensamento positivo, onde você finge que tudo está bem, mesmo com a sua casa a arder. Pelo contrário, aquilo que proponho é que tenha um pensamento realista (aceitar as circunstâncias) e otimista (atitude construtiva). Que olhe para as várias possibilidades e perceba que existe sempre uma forma adaptativa de encarar a vida. Tente perceber uma situação ou estímulo e, em seguida, escolher uma resposta positiva e útil, em vez de reagir de uma forma instintiva.

Tente analisar o que poderia ser uma situação ganhar/ganhar, se a situação envolver outras pessoas. Uma solução ganhar/ganhar é na grande maioria das vezes uma solução ainda mais satisfatória e benéfica do que aquela em que você é o único a ganhar.

Então mas como é que você pode fazer tudo isto? Apresento três dicas para a primeira semana:

Faça um corte com as ligações/gatilhos negativos rapidamente. Por exemplo, numa discussão permita-se ter pensamentos negativos apenas por um período de tempo definido, talvez 30 segundos ou um minuto. Para que isso aconteça, basta interromper esse pensamento através de uma voz silenciosa de comando (dizendo para sim, pára, basta) isto permite cortar ou abandonar o pensamento negativo e começar a pensar sobre as coisas positivas que o possam ajudar a sair dessa situação. Não alimente os pensamentos negativos com mais energia movida pela raiva, zanga ou frustração. Se não abandonar essa forma depreciativa de raciocínio, você pode empurrar a sua mente para uma espiral descendente  de pensamentos movidos por um pensamento deturpado. Se você começar a desencadear uma espiral de pensamentos negativos é importante interromper isso muito rapidamente.

Perceba que é possível escolher o que você pensa e como reage. Você não tem que viver a sua vida de uma forma reativa. Ser reativo para tudo não é nada capacitador, pelo contrário é desencorajador e destrutivo. Você tem uma escolha. Quase tudo na vida depende das nossas escolhas, sejam elas mais ou menos conscientes. Fazer escolhas (pensamentos, atitudes, formas de agir e comportar-se) num estado de pleno raciocínio e em consciência pode levar algum, pode levar algum tempo para reestruturar a sua mente. Mas estou convicto que o esforço será compensado pelos resultados. Mantenha-se fiel a esse desafio, insista e persista na implementação de um pensamento positivo e otimista. Certamente, mesmo que você rapidamente entenda isso intelectualmente, pode levar  mais tempo para compreender e aceitá-lo emocionalmente e num nível mais profundo.

Concentre-se no hiato entre o estímulo e a reação. Quanto mais você pensar sobre isso (fazer escolhas de forma consciente, e não apenas por reação) e tentar conscientemente perceber e agir de acordo com isso, ao longo do tempo, a diferença vai fazer-se sentir cada vez mais vezes, tornando o processo mais fácil. Aceite os seus sentimentos, não os negue, não os rejeite. Mas pondere sempre sobre aquilo que está a sentir, e se agir de acordo com isso será ou não adequado. Quantas vezes, já se arrependeu de comportamentos intempestivos? Quantas vezes já se arrependeu de coisas que disse por estar de cabeça quente? A mim já me aconteceu muitas vezes.

Embora seja frequentemente possível cortar e interromper rapidamente  os pensamentos negativos, por vezes, pode não ser suficiente. As emoções negativas podem acumular-se dentro de você ao longo do tempo, ou você pode sentir-se dominado/oprimido por uma determinada situação. Então, você pode tentar o modo contra-intuitivo (não comum), ou seja não deve combater esses sentimentos, não os deve evitar. Em vez disso, deve aceitar esses sentimentos.

Observe a sensação (desses sentimentos) na sua mente e corpo, sem julgá-los. Se você os sentir e observar, durante um ou dois minutos, provavelmente  algo de maravilhoso acontecerá. O sentimento apenas desaparece. Parece estranho, mas experimente. Aceite os sentimentos tal qual os sente, tal como sente a sua dor física. Os sentimentos são uma importante fonte de informação, que nos transmitem de forma muito subtil e por vezes tosca, que algo na nossa vida está mal (sentimentos negativos), ou pelo contrário que está bem (sentimentos positivos). Ambos são importantes, ambos nos pertencem. No entanto, é necessário que passem pelo filtro da nossa consciência, é importante que dê algum tempo a si mesmo para os poder analisar melhor e verificar se deve ou não agir de acordo com eles.

Apresento ainda mais algumas sugestões, algumas delas talvez não seja capaz de utilizar plenamente dentro de uma semana, mas sim ao longo do tempo, para que este desafio seja mais fácil e melhore a sua vida:

Perceba se está ou não a trabalhar na sua frescura física. Se você não tem tempo para dormir uma boa quantidade de horas, comer corretamente e fazer exercício físico, então você precisa priorizar. Se você não fizer isso será mais difícil pensar positivo e permanecer com uma atitude positiva e otimista perante a vida. Se você priorizar, o seu senso geral de bem-estar vai aumentar, você vai sentir-se mais forte e ter mais energia. Em que é que você está utilizando o seu tempo útil? Priorize  a utilização do seu tempo para fazer melhor uso dele. Trabalhe na diminuição do seu stress. Tente perceber e entender as suas necessidades. Lembre-se que cuidar de si é igual a cuidar do seu corpo e consequentemente da sua mente. Passe algum tempo consigo, dedique-se a si e às suas necessidades mais básicas: Alimentação, descanso e atividade física. Cuide da sua saúde física e mental.

Apresento dois artigos que podem ajudar a diminuir o seu stress e aumentar a produtividade:

Aja como se fosse. Sorria para se sentir mais feliz. Movimente-se mais lentamente para relaxar. Use uma linguagem positiva e construtiva. Aja como se você fosse já uma pessoa positiva e começará a sentir-se e a tornar-se mais positivo. Você pode sentir-se esquisito no começo, mas realmente funciona. Oriente-se por aquilo que pretende vir a alcançar. Os atletas fazem exatamente isso mesmo, treinam as suas habilidades e condição física com o objetivo de verem os seus resultados melhorados. Faça isso. Tente representar o papel de alguém positivo, represente até que lhe saia de forma natural. Siga o seu próprio caminho por vontade própria.

Comece o seu dia mais preparado e animado. Antes de se deitar, diga para si mesmo que deseja acordar bem disposto. Escolha acordar bem disposto, nós temos a capacidade e possibilidade de mudarmos muitas coisas. As nossas atitude, humores, e forma de estar e ver a vida não são fixas. Devido à plasticidade cerebral que possuímos enquanto seres humanos, podemos sempre por força do nosso querer, reprogramar os comportamentos e atitudes que sabemos serem mais valiosos e mais adequados para a nossa vida. Acordar mal humorado não é certamente algo muito bom. Você será capaz de ir implementando isso pouco a pouco. Lembre-se que tem a possibilidade de escolher os seus pensamentos. Quer tenha mais ou menos consciência, é você que decide se quer acordar bem disposto ou mal-humorado: O que é que irá fazer durante esta semana?

Modele as pessoas positivas. Procure por pessoas positivas à sua volta ou em qualquer lugar no tempo e no espaço (através de documentários, biografias, etc) e aprenda com elas. Tente perceber como é que essas pessoas lidam ou lidavam com a vida quotidiana, problemas, contratempos e compare com os seus próprios pensamentos e como você lidaria com situações semelhantes. Siga os bons exemplos, o sucesso deixa rasto, deixa pistas, essas pistas podem orientá-lo e guiá-lo para facilitar a construção do seu caminho, ajudando-o transformar-se numa pessoa positiva e bem sucedida.

Evite pensamentos depreciativos. Em casa ou nos momentos de pausa e reflexão (quando está a falar para si mesmo ou a pensar nas questões da sua vida), tente tomar consciência se está a ler o “Livro das Lamentações” ou o “Catálogo das Frustrações”. As suas experiências passadas são exatamente isso: passado.  São os seus sentimentos a informar-lhe que algo de desagradável está a acontecer ou aconteceu na sua vida. Nesta situação não deverá pensar que é a pior pessoa do mundo:

  • Que não tem valor nenhum como pessoa
  • Que as outras pessoas são melhores e têm uma vida melhor
  • Que as coisas nunca irão melhorar
  • Ter pena de si
  • Pensar nos seus insucessos e achar que é um fracassado
  • Todos estes tipos de pensamentos são “proibidos”

Concentre-se no presente e no futuro, não no passado. Muitas pessoas gastam muito tempo pensando sobre os erros que cometeram no passado. A melhor maneira é pensar sobre o erro que você fez e o que você pode aprender com ele. Então pare de desperdiçar o seu tempo e mude o seu foco para o presente e projete-se no futuro, onde você pode realmente fazer uma mudança.

Redefine a sua noção de “fracasso” e “experiência “. Você não tem de saber muito sobre pessoas bem sucedidas para perceber que um dos seus principais pontos fortes, é que a sua forma de olhar para o fracasso é muito diferente de uma qualquer pessoa comum.  Como Michael Jordan disse: “Eu perdi mais de 9.000 lances na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes, eu acreditei que conseguiria ganhar o jogo e perdi. Eu falhei uma e outra vez na minha vida. E é por isso que eu consegui. “

SER POSITIVO E OTIMISTA

Eu não acredito que existe uma só verdade, ou uma só forma de olhar a vida, mas sim que o mundo muda devido às crenças que temos sobre o assunto e as ações que tomamos com base nessas mesmas crenças. Eu acredito que este é um modelo útil, funcional e enriquecedor de olharmos e interagirmos com o mundo. É uma forma muito mais agradável e adequada de pensar, comparativamente com a pessimista.  É uma maneira de pensar que permite trabalharmos na nossa felicidade e aumentar a alegria na vida. É algo que eu acho, que quase todas as pessoas no mundo querem.

Bom desafio positivo.

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Leandro Alexandre

Prezado Miguel esse artigo é de uma completude incrível, detalha de forma excepcional passo-a-passo como mudar nossa concepção para o pensamento positivo. Parabéns pela escrita.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leandro Alexandre, obrigado pelo comentário.

Tentamos sempre que possível explicar os métodos e acima de tudo descreve-los de forma que o leitor consiga de forma simples e prática aplicar na sua vida e no seu dia a dia.

Bom desafio.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
César Cristiano Pereira Júnior

Simplesmente incrível a maneira como é fácil e ilimitada o “viver da vida”, a partir do pensamento positivo.
Obrigado pela sabedoria positiva Dr. Miguel…
Abração!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá César, obrigado pelo seu comentário

Fico muito contente por ter percebido o quando nós podemos influenciar a nossa vida através da aplicação do pensamento positivo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
EMERSON BREGANTIN

MIGUEL, BOM DIA. NAO SOU DA AREA DE PSICOLOGIA, POREM COMO ESTOU EM BUSCA E NECESSITO MUDAR MINHAS ATITUDES E MINHA VIDA EM SI ACABEI LOCALIZANDO E LENDO ALGUNS DE SEUS ARTIGOS. ACHEI SIMPLESMENTE FANTASTICO E VOU PROCURAR COLOCAR EM PRATICA. POREM GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODE ME AJUDAR ME INFORMANDO LIVROS OU ALGUM OUTRO MEIO PARA QUE EU POSSA ME APROFUNDAR MAIS E SE DEUS QUISER TER MAIS SUCESSO NESSA MINHA TENTATIVA DE MUDANÇA ?? SE PUDER FICAREI MUITO GRATO. E DESDE JA AGRADEÇO.
EMERSON BREGANTIN

Avatar for Miguel Lucas
M.V

– O artigo realmente é impressionante e abrange todo universo psicológico mental do ser humano, entretanto, a grande dificuldade é enfrentar tudo forçando essa mudança radical, e maior ploblema é que quando você determina essa mudança tudo piora mais ainda, fazendo-o regreedi novamente ao local de lamaçal… Eu to nessa "guerra santa" interminavel e confesso que vontade de sumuir não falta nenhum pouco, o desespero é mortal, e é tudo bem dificil mais como o artigo diz: "…é possivel…" Eu confesso que muita das vezes eu acho que é impossível, mais se for realmente impossível eu mudar e atingir minhas metas, que se dane-se eu to de saco cheio dessa merda toda. Parabéns pelo artigo admim.

Respeitosamente, M.V.

Avatar for Miguel Lucas
Karol

OI GENTE VCS SABEM QUE O DESAFIO POSITIVO ELE É MUITO LEGAL BJOS DA SUA MELHOR AMIGA kAROL.

Avatar for Miguel Lucas
Sandra Maria Mota lima

Miguel, bom dia, sou sua fã, leio todos os seus artigos e divulgo, encaminho para muitas pessoas no meu pais Brasil. Moro em Fortaleza, nordeste do Brasil.
Estou passando por um desafio muito grande na minha vida, problema de saude, cancer no pâncreas, estou em tratamento, e todos dias leios artigos, Livros que me ajudem a ser mais positiva……sempre fui positiva, mas num momento desse nos enfraquecemos…sei que é natural acontecer isso.
Tenho muita Fe em Deus, sou muito católica e quero e vou ficar boa…
Obrigada pelos seus artigos,
Um abraço,
Sandra

Avatar for Miguel Lucas
Lais

Miguel, muito bom esse artigo, assim como todos os outros. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilha-lo. Muita luz e sucesso para você!

Como ultrapassar os problemas pessoais – Instituto do bem

[…] perante a dificuldade extrema, estabeleça um desafio positivo e otimista na sua vida. Apesar de existirem milhares de livros, revistas e guias de auto-ajuda, os quais têm o valor que […]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *