8 dicas para superar o medo do fracasso
Psicologia Comportamental 22/09/2016

8 dicas para superar o medo do fracasso

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Superar o medo do fracasso é crucial para se obter sucesso. Não me refiro ao sucesso financeiro, a ser um campeão, ou o líder de vendas, mas sim a conseguir realizar, obter ou alcançar aquilo que pretende dentro dos limites da possibilidade e desejo. Para muitos homens e mulheres muito bem sucedidos e que têm realizado grandes coisas na vida, a falha/erro é percebido apenas como um degrau para alcançar o êxito. Homens como Henry Ford, Winston Churchill e Thomas Edison perceberam que não tentar é o fracasso “verdadeiro” e que não fazer nada, gera nada, não permite a possibilidade de conseguir vir a ser bem sucedido.

PORQUE ALGUMAS PESSOAS TÊM MEDO DO FRACASSO?

Porque provavelmente desconhecem o que realmente é preciso para terem sucesso. Uma razão, é que muitos de nós estamos tão focados no sucesso e na sua obtenção, que nos esquecemos do que é realmente necessário para alcançá-lo. Raramente pensamos sobre as falhas como sendo uma parte da vida e como muitas histórias de sucesso surgiram a partir de falhas ou erros. Ninguém fala quantas vezes Abraham Lincoln falhou nas eleições à presidência, antes de se  ter tornando presidente dos Estados Unidos da América, ou como Bill Gates deixou Harvard antes de se tornar uma celebridade no mundo da informática. Nestes tempos de fácil acesso aos meios de comunicação social e notícias instantâneas, muitas vezes vemos o lado glamoroso do sucesso ao invés dos obstáculos e trabalho árduo que é preciso para chegar lá.

Julgo que a facilidade de contacto que todos temos com o sucesso, a forma como o vemos no nosso dia-a-dia, pode conduzir-nos a uma falsa facilidade na sua obtenção. Pode condicionar-nos a querermos muito obtê-lo, mas sem termos a noção que o sucesso é muito mais um caminho que apenas um resultado.

Alguns gatilhos para o medo do fracasso:

Ter expetativas irrealistas. Muitas vezes esperamos ter sucesso logo na nossa primeira tentativa e, se não o obtivermos, pensamos que fracassámos. Quão realista isto é? Só porque não conseguimos passar num teste, ser preterido para uma promoção, ou não conseguir um “sim”, ao pedir o número de telefone a uma linda garota/rapaz,  não quererá certamente dizer que é um falhado ou que não irá conseguir? Não mesmo! Mas o medo da rejeição ou da falha percebida, faz com que muitas pessoas não tentem mais nenhuma vez.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: O fracasso é uma opção, mas o medo não!

O mesmo se aplica no esporte competitivo. Os atletas devem aprender a aceitar a perda, antes de descobrirem o que é necessário fazerem para vencer. Em qualquer esporte, se os atletas estiverem à espera de ganhar desde o início ou com pouco treino e dedicação, será certamente, totalmente irrealista. Na vida como no esporte a melhoria e o desenvolvimento faz-se avançando e recuando, sendo que a persistência direcciona-nos o ímpeto e o desejo de sucesso.

A reter: O fracasso é parte do processo de aprender a vencer.

De acordo com Malcolm Gladwell e a sua conhecida “regra das 10.000 horas“, na qual ele afirma que a chave para o sucesso em qualquer campo, é principalmente uma questão de praticar uma tarefa específica num total de cerca de 10.000 horas. Escusado será dizer que 10.000 horas de prática de qualquer coisa que possamos fazer, muito provavelmente incluirá muitas ocorrências de falhas e erros, alguma frustração e ficar aquém nalguns resultados.

Perfeccionismo. Alguns de nós temos medo do fracasso, pois acreditamos que devemos ser perfeitos. Se fizermos uma tentativa para realizar algo que queremos, e depois falharmos, podemos ter a sensação de que corremos o risco de parecermos tolos e, portanto, sentirmo-nos de alguma forma como um derrotado e incapaz.

Para um perfeccionista, tudo deve ser feito a um nível elevado, sem margem para erros. Eles acreditam que se não podem fazer algo com perfeição ou na perfeição, preferem não fazê-lo. Infelizmente, esse tipo de pensamento priva a pessoa perfeccionista da aprendizagem real e dos benefícios e valor da experiência adquirida.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Quando ser perfeccionista se torna um problema

Baixa auto-estima. Ter uma baixa auto-estima é um problema comum, que está associado ao medo de fracassar ou falhar. A realidade é que cada um de nós é único, especial, talentoso, e como tal capaz de construir e/ou desenvolver a sua própria noção de sucesso. No entanto, alguns de nós perante a dificuldade, incerteza e experiências falhadas colocamos todas estas coisas em questão, ficamos afetados pelos resultados negativos e entramos num período de alguma instabilidade emocional. Passamos a ter uma tendência para nos focarmos naquilo que percepcionamos como ameaça, erros, falhas e fraquezas.

Uma baixa auto-estima pode levar-nos a aceitar maus tratos dos outros, infligir danos a nós mesmos, usar drogas ou álcool, ser mais ansioso ou deprimido, ou tomar decisões prejudiciais. Podemos sentir que nem sequer sabemos quem somos ou para onde é que nossa vida está a caminhar. Quando melhoramos a auto-estima, muitas novas oportunidades se abrem para nós: podemos decidir tentar algo novo e excitante, podemos sentir-nos mais confiantes, encontrar novas soluções, ou procurar melhores condições para trabalhar noutros problemas (se tivermos algum). Uma melhor auto-estima é a chave para uma vida mais satisfatória.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Como melhorar a auto-estima

Baixa auto-confiança. A auto-confiança é extremamente importante em quase todos os aspectos das nossas vidas, sendo igualmente um factor importante na contribuição para virmos a ser bem sucedidos. Ao invés, a falta de auto-confiança pode ser um círculo vicioso: as pessoas que têm uma auto-confiança diminuída, podem ter dificuldades para atingirem o sucesso desejado. A boa notícia é que você pode fazer algumas coisas para construir a sua auto-confiança que consequentemente irá contribuir também para a construção do seu sucesso.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: 3 passos e 10 formas para construir a sua auto-confiança


Ansiedade. Para muitos de nós, o medo é uma emoção incapacitante, tolda-nos o raciocínio e faz-nos afastar de algumas coisas importantes na nossa vida. De repente, sentimos que o nosso ritmo cardíaco acelera e a nossa respiração tornar-se mais rápida. Sentimos sensações desconfortáveis ??percorrendo o nosso corpo e fazendo com que aquilo que tememos seja ainda mais medonho. Ficamos tão consumidos pelas manifestações físicas da nossa ansiedade ou ataque de pânico que não temos por vezes tempo para analisar de forma positiva e construtiva as situações que consideramos ameaçadoras, ou as coisas que receamos ou julgamos não ser capazes de realizar.

Porque nos sentimos dessa forma, porque é que a ansiedade se vira contra nós, porque é que ficamos tão preocupados? E mais importante, serão os nossos medos baseados nas probabilidades ou em possibilidades remotas de poderem vir a acontecer? Provavelmente, na grande maioria das vezes os nossos medos são infundados, irracionais e baseados em factos construídos por nós mesmos, o que consequentemente faz com que façamos uma auto-sabotagem ao possível sucesso que poderíamos vir a atingir.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: A influência da ansiedade no seu sucesso

COMO SUPERAR O MEDO DO FRACASSO

Superar o medo do fracasso é algo capacitador, é algo que lhe promove a capacidade de construir caminhos para alcançar o sucesso que deseja na sua vida.

Apresento algumas dicas sobre como ultrapassar o medo do fracasso e focar-se no processo para alcançar sucesso:

Compreender e saber que às vezes você falhará. Perceba que você é humano e os seres humanos cometem erros e falhas. Antes de qualquer um de nós ter aprendido a andar, nós gatinhamos, e já depois de termos aprendido a andar, certamente muitas terão sido as vezes que caímos. Levantamo-nos, caímos, levantamo-nos novamente e continuamos o processo até que possamos caminhar habilmente.

Não personalize sempre o fracasso. Provavelmente algumas das vezes que fracassar poderão ter a ver consigo mesmo, com algumas características suas. Ainda assim, pode sempre mudar e adequar-se melhor às circunstâncias, evitando a auto-crítica destrutiva. Veja o fracasso como um trampolim. Tenha a certeza de aprender com ele e, em seguida, aplicar o que aprendeu para situações futuras. Recuse-se a considerá-lo uma falha de caráter ou fraqueza. Fazer isso só irá impedi-lo de alcançar o sucesso futuro. Assuma sim a responsabilidade de perceber que tem alguma coisa que pode fazer, que pode colocar em ação para se melhorar e consequentemente promover a obtenção daquilo que deseja.

Ninguém consegue ser bem sucedido o tempo todo, às vezes, nem mesmo a maioria do tempo. No beisebol, os melhores jogadores falham 70% das vezes. Em média Babe Ruth um dos melhores jogadores de todos os tempos, a sua melhor pontuação de batidas era de 0,342, o que significa que falhava 66% das vezes.  Wayne Gretzky jogador de hóquei, dizia: “Você perde 100% dos tiros que você não tenta.” Assim é na vida. Você não vai falhar em nada se não fizer nenhuma tentativa. Se você não tentar, também não vai ter sucesso!

Lembre-se que o “fracasso” produziu inúmeros sucessos. Leve em consideração as pessoas na história que falharam antes de serem bem sucedidas. O professor de Albert Einstein disse-lhe para abandonar a escola  “Einstein, você nunca vai ser nada”. O professor de música de Ludwig Von Beethoven, disse-lhe “É impossível você vir a ser compositor”. As duas primeiras empresas automobilísticas de Henry Ford não tiveram sucesso.

Aprecie os benefícios do fracasso. Toda a vida é uma experiência. Quanto mais experiências você tiver, melhor (desde que saudáveis e necessárias). Por outras palavras, as suas chances de conseguir as coisas certas (ser bem sucedido) na primeira tentativa são quase nulas. Quanto mais você tenta, ou experimenta, melhor e mais preparado estará para chegar onde pretende.

Acredite em si mesmo. Ao invés de desistir quando as coisas não dão certo, aceite isso como uma oportunidade para construir a perseverança e determinação. Acredite que você tem o que necessita para trabalhar e enfrentar os obstáculos nos momentos difíceis. Lembre-se como muitos fracassos se tornaram em sucessos, porque essas pessoas não desistiram. Não desista dos seus objetivos se a razão for ter medo de fracassar. Persista, insista, tente e experimente até se aproximar daquilo que quer.

Tenha uma atitude positiva sobre o fracasso. Quando eu tinha uns 14 anos, comecei a olhar para o fracasso por  uma perspectiva positiva. Eu comecei a reconhecer o fracasso exatamente como ele é: uma parte inevitável da vida de todos  nós,  nada mais, nada menos. Comecei a praticar atletismo ao 10 anos, quase como todos os miúdos naquela altura, comecei por fazer provas de corta-mato e estrada. Como não tinha um talento nato para a corrida, saboreei quase sempre a derrota e o fracasso. Muitas foram as vezes que perdi. No entanto, algo dentro de mim fez com que eu percebesse que não havia maneira de contornar isso, então eu comecei a mudar minha atitude face ao fracasso em geral. Eu percebi que, apesar de eu experimentar cada fracasso como um evento doloroso, cada um deles ajudou-me a longo prazo a tornar-me na pessoa que sou hoje. Eu persisti, treinando cada vez mais, fui experimentando outras disciplinas dentro do atletismo e consegui ganhar muitas competições de salto em altura, a minha disciplina de eleição. As minhas falhas não só me ajudaram a melhorar a mim mesmo e evitar erros semelhantes no futuro, mas também abriu-me muitas outras oportunidades e chances, eu só tinha de detectar e identificá-las.

Dê um passo de cada vez. Quando estamos realmente enfrentando grandes desafios ou adversidades na vida, temos tendência para ficar sobrecarregados, com stress e ansiedade, simplesmente por olhar para a extensão daquilo que está diante de nós. A resposta mais provável para esta situação desconhecida é o medo, que finalmente pode paralisar-nos e  impedir-nos de  nos aproximarmos do desafio ou do resultado pretendido. O mais razoável a fazer nestas situações é abordar o desafio um passo de cada vez, mesmo  que você possa sentir algum medo ou dúvida no inicio. Fazer isso irá ajudá-lo a habituar-se com a nova situação e reduzir os seus medos acerca da possibilidade de poder vir a falhar, especialmente quando  você sente a primeira experiência de realização.

Os benefícios de superar o fracasso:

  • Você constrói uma valiosa experiência e conhecimento.
  • Você construir a força de caráter e de foco.
  • Você encontra mais maneiras de ser criativo e limar as suas habilidades para resolver problemas.
  • Dá-lhe uma oportunidade de redefinir os seus objetivos ou alternativas sobre um novo caminho, caso seja necessário.
  • Você cria flexibilidade de pensamento e mente aberta.
  • Você aumenta a auto-confiança e auto-estima

Citação: “O fracasso é a base do sucesso, e os meios pelos quais é alcançado.” – Lao Tzu

O medo é como um veneno tóxico, parece que você não pode livrar-se dele, por qualquer meio impedindo-o de viver a vida que você sempre quis viver. Algumas pessoas “paralizam-se” com medo delas próprias ficando continuamente preocupadas com os eventos que poderão ocorrer no futuro. De um modo geral eu diria que todas as preocupações  com o sucesso, têm uma coisa em comum: o medo do fracasso.

Opinião: Eu tenho sempre em mente que não há razão para ter medo do fracasso, se não quiser fazer a pergunta: “O que teria acontecido, se eu tivesse tentado?”

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Victor Andrade

Parabéns por este artigo.
Voce disse uma dura e forte realidade, porque não tentar? e se fracasso, porque não levantar-se e fazer melhor? analisar e canalizar a falhar para ser melhor!
Cada vez mais gosto dos seus artigos.
continuações!

Victor Andrade

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Victor, obrigado pelo comentário.

É isso mesmo Victor, vejo que implementou bem o conceito de que não interessa as vezes que caímos, mas sim aquelas que estamos dispostos a levantarmo-nos.

Força e motivação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Carmem

Olá Miguel, parabéns pelo artigo!!
Para mim, é muito valioso, pois, recebi uma proposta de melhorar meu trabalho e…estou morrendo de medo.
Já me perguntei: medo de quê?? Mas, acredito que seja o de não corresponder às expectativas das pessoas que me cercam e acreditam em mim.
Tenho alguns dias para decidir,lerei seu artigo muitas vezes…
Atenciosamente,
Carmem

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carmen, obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo possa ajudar neste momento da sua vida. Não hesite em tentar. Só não falha quem nada faz e a que nada se propõe.

Sorte e dedicação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Borges Borges

Vivemos em tempos de supervalorização do sucesso. De certa forma, isso tem levado a uma falsa percepção de que o sucesso é algo fácil, fazendo com que a visão fique cega em relação aos erros e fracasso.

É uma falsa sensação de que os bem-sucedidos conquistaram a glória logo que se propuseram. Mas isso é ficção. E quem quer vencer, conquistar o sucesso, precisa realmente se conscientizar disso.

Persistência é qualidade de vencedores.

Bruno Borges Borges
brunoborgesborges.blogspot.com

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno Borges, obrigado pelo comentário.

Estou totalmente de acordo consigo. Obrigado pela mais-valia das suas palavras. Sem dúvida que a noção de sucesso está distorcida pela sociedade e muitos são os equívocos e promovem o reverso da medalha: O medo de fracassar!

Parabéns pelo seu Blog 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
luan

muito bom esse artigo foi tudo que quiz para mudar a minha maneira de pensar sobre tudo na minha vida.

parabéns ao site.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luan, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente pelo artigo ter ajudado.
Boas mudanças e sucessos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
André Vinhas

Excelente artigo Miguel,parabéns!

Abraço,
André Vinhas

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André, obrigado pelo comentário.

Fico agradecido pelas suas palavras e boa sorte para o seu Blog.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
junior ranzatto

Parabéns pelo blog e iniciativa…Gostei mto..e mto obrigado!!!
Sucesso e bençãos em sua vida!!Abç!!

Avatar for Miguel Lucas
Suelen

Olá Miguel ótimo artigo!!! Nossa como eu estava precisando ler isso, foi muito valioso pra mim ter encontrado o seu artigo. Porque meu medo era exatamente esse e eu ficava tentando entender o porque disso. Meu medo de fracassar, de não corresponder as expectativas que foram depositadas em mim. Era tudo que eu precisava ler.

Parabéns pelo artigo e obrigada 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Ana Rita Vieira

Olá
Gostaria de dizer que os seus artigos têm-me ajudado tanto tanto que até é dificil descrever.
Às vezes parece que me está a descrever…impressionante!
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Zelia Esteves

Nossa! Seus artigos são super valiosos.Sou muito ansiosa, mas busco superar este ponto que muitas vezez me tira o sono. obrigada Miguel, por me ajudar com suas palavras tão verdadeiras.
Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
MICHEL - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP

BOA NOITE…
MIGUEL EU ESTAVA PRESCISANDO OUVIR ESTAS PALAVRAS , POIS A POUCO PASSEI POR ALGUNS PROBLEMAS E ME DEIXOU MUITO ASSUSTADO , COM MEDO DE RECOMEÇAR , MAS AOS POUCOS ESTOU PROCURANDO LEVANTAR A CABEÇA E TIRAR O MEDO QUE ESTA DENTRO DE MIM , TENHO CERTEZA QUE COM ESTAS SUAS PALAVRAS , ME SINTO MAIS FORTE QUE NUNCA PARA DAR A VOLTA POR CIMA POIS TENHO MUITA FÉ EM DEUS E SEI QUE O QUE EU PASSEI VAI ME SERVIR DE TRAMPOLIM PARA O SUCESSO , POIS SEI QUE AINDA VOU CHEGAR LA POR QUE VOU CONTINUAR COM A LUTA DA VIDA NÃO VOU DESISTIR POR QUE SÓ OS FRACOS DESISTE E EU NÃO SOU FRACO SOU FORTE E PERSISTENTE . OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
MICHEL - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP

BOA NOITE…
MIGUEL EU ESTAVA PRESCISANDO OUVIR ESTAS PALAVRAS , POIS A POUCO PASSEI POR ALGUNS PROBLEMAS E ME DEIXOU MUITO ASSUSTADO , COM MEDO DE RECOMEÇAR , MAS AOS POUCOS ESTOU PROCURANDO LEVANTAR A CABEÇA E TIRAR O MEDO QUE ESTA DENTRO DE MIM , TENHO CERTEZA QUE COM ESTAS SUAS PALAVRAS , ME SINTO MAIS FORTE QUE NUNCA PARA DAR A VOLTA POR CIMA POIS TENHO MUITA FÉ EM DEUS E SEI QUE O QUE EU PASSEI VAI ME SERVIR DE TRAMPOLIM PARA O SUCESSO , POIS SEI QUE AINDA VOU CHEGAR LA POR QUE VOU CONTINUAR COM A LUTA DA VIDA NÃO VOU DESISTIR POR QUE DESISTIR É A SAIDA DOS FRACOS E INSISTIR É O DESAFIO DOS FORTES POIS NÃO VOU DESISTIR NUNCA OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
marcio

adorei seu comentario, vou tentar mudar

Avatar for Miguel Lucas
manuela da costa

obrigada pela ajuda…. me valeu muito e espero cnseguir ultrapassar este obstaculo….

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Manuela, obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo possa ter contribuído para o seu esclarecimento e acima de tudo que tenha ajudado na resolução de algum problema incomodativo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Uau! Suas palavras foram mágicas. Vocês escreve muito bem.
Lendo isso pude compreender várias coisas e me livrar um pouco do tão temido “medo do fracasso”.

Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Jonis

Realmente espetacular o artigo, me fez muito bem ler.
Tenho percebido que mudar nossos hábitos e nossa maneira de pensar com relação ao medo é como recarregar uma bateria. No começo ficamos extremamente motivados e logo depois desanimamos novamente, ou seja a bateria descarrega rapidamente. Diante disso percebo que temos que “carregar a bateria” quantas vezes forem necessárias até que consigamos substituir o hábito de pansar negativo para o hábito de pensar positivo.
Eu tenho este problema muito presente em minha vida, percebo que tenho melhorado bastante. Você acha que somente lendo e refletindo sobre o assunto eu conseguirei resolver o problema ou seria mais indicado procurar uma ajuda externa também?
Grande Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
ana

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FSB de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Renato Ramos

Parabens pelo site ! Gostei muito do que li, vou comprar o livro, sou profissional liberal, tenho uma pequena empresa, e muitas vezes me cobro demasiadamente acertar, noto que errarmos, cairmos, faz com que criemos resiliência diante das dificuldades. Gostei muito e vou sempre visitar este site. Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Alberto Kalupeteca

Ola Miguel, foi um excelente artigo. Vai melhorar o medo de muita gente.
Eu sou de Angola e sou professor Psicólogo clinico e Professor universitário na cadeira de Psicopatologia geral. Vai ajudar muito aos meus estudantes e gostaria que me enviasses muitos artigos ou livros em pdf.
Parabéns
Subscrevo-me. Alberto

Avatar for Miguel Lucas
Vitório

Cara, vou tentar resumir ao máximo… Eu faço parte de uma banda e temos músicas próprias… Já faz um tempo que estamos batalhando, mas ainda estamos no começo. A banda está em nova formação e agora temos tudo para conseguir realizar nosso objetivo… Seremos filmados para divulgarmos nosso material, gravaremos novas músicas e estamos correndo atrás de shows…

Eu separadamente tive alguns disabores na infância que me levaram a ser uma pessoa insegura e atualmente não tenho uma vida fácil, não estou trabalhando em carteira assinada há bastante tempo e cuido de meu pai que é aposentado e não goza de saúde perfeita. Não tenho boas qualificações profissionais, mas isso é apenas parte de um cenário para ilustrar minha ansiedade e por fim todo medo que eu sinto de fracassar. A minha banda existe independente de minha situação em particular e ainda não me sinto ameaçado por meus companheiros, mas na verdade eu tenho percebido que eu sou a minha maior ameaça e luto para mudar isto. Tenho medo de errar, tenho medo de me expor em público, de ser filmado e não sei quanto tempo coseguirei esconder isso das pessoas que me conhecem de fora da minha familia. As vezes me divirto, me controlo, mas quero me livrar disso! Só meu cachorro me faz rir plenamente quando estou apavorado e deprimido. Me sinto como se estivesse sem vida e as vezes desmotivado. Sinto falta de um amor e parece que não tenho identidade. Sem contar que meu corpo cobra a conta disso com psoríase, torcicolo, gastrite , insônia, oneomania … Percebo tudo isso quando estou triste e a alegria e a tristeza são intensas a ferro e fogo.

Eu encontrei neste artigo muita coisa que irá me ajudar e gostei do conteúdo. Estou na luta por essa minha superação.

Avatar for Miguel Lucas
Rayanna

Olá, ótimo artigo, tenho grande problemas de insegurança, falta de confiança e perfeccionismo, mas não consigo levar o tratamento psicológico adiante, talvez pelo fator ansiedade que me pede resultados rápidos. Enfim, ler tópicos assim me tranquilizam um pouco e não pude deixar de notar que você sabe como atrair leitores, seu blog é muito organizado! Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
MARCIO VALLINI

Oi Miguel seu artigo foi enriquecedor para minha vida, pois passo muitas das vezes por essa dificuldade em aceitar o fracasso e muitas das vezes deixo de tomar certas atitudes por medo do que poderá vir a acontecer principalmente quando á outra ou outras pessoas envolvidas, no entanto tenho um pouco de dificuldades em relacionamentos tanto com amigos quanto com mulheres, muitas das vezes me fecho por temer a rejeição.

Avatar for Miguel Lucas
Weslley Andrade

Adorei esse texto, elas nos faz perceber o quanto o fracasso é importante para as nossas vidas, e ao término dessa leitura, certamente, mudamos o nosso conceito sobre: Tentar e errar .

Avatar for Miguel Lucas
jose

eu tenho medo fico no serviço 2 dias
que nao vou fazer isso que nao da tempo
vai da errado … etc
e peço pra sair logo
hoje com 34 anos nao tenho nada e nao sou ninguem
vou morar na rua
CERTEZA
desde 21 anos trabalhei so 3 anos
os outros que eu consegui pedia pra sair logo
o dificil é achar lugar na rua pra morar com tanta gente nesse brasil

Avatar for Miguel Lucas
Adelson Ferrer

Caros amigos!
Sou uma pessoa inteligente. Mas na hora de executar uma tarefa, acabo sendo vencido pelo medo de errar ou não sair do jeito que alguém ordenou, começa o meu desespero querendo fazer igual, e procurando onde está o defeito que alguém vai apontar. Neste momento eu travo e acredito que não vou conseguir, fico adiando que depois eu faço, para e ganhando tempo. Preciso de ajuda…

Avatar for Miguel Lucas
André

"É melhor FAZER COM ALGUNS ERROS a se prender no perfeccionismo e NÃO PRODUZIR NADA".
Já fui muito preso ao perfeccionismo, cheguei até a me fazer acreditar que era uma qualidade, acreditando que os outros era preguiçosos demais para tal…
Também sou inteligente, não me acho um gênio, mas sempre tirei as melhores notas. Isto, somando com o meu perfeccionismo, me fez crer que o sucesso viria fácil. Ledo engano, terminei o curso técnico a quase um ano e até hoje não consegui entrar na área… Meu primos terminaram o técnicos junto comigo, estão na faculdade e já estão trabalhando. Isto me caiu como uma bomba e criei um grande medo de fracassar e uma enorme vontade de desistir dos meus planos. Era incabível para eu, que sempre fui bem nos estudos, aceitar um cargo no mesmo nível que meus colegas de colegial (e que ainda passavam arrastados). Depois deste texto mudei complemente minha visão e vi que, muitas vezes, o sucesso não vem na primeira tentativa. É preciso humildade, autoconfiança e muita perseverança.
Abraço e boa sorte.

Avatar for Miguel Lucas
Gislaine Cruz

Dr. Miguel

Adorei seus artigos, vão ser de grande importância na minha vida pq a dois anos venho sofrendo c/ o sentimento de fracasso e perfecssionismo sei, q apartir de agora tudo vai mudar e vou me superar não importa se eu vir errar, pelo menos vou tentar!!!! Vou continuar a ler sempre seus artigos Deus te abençoe !!!!!!!

Grande Bjo

Avatar for Miguel Lucas
junior Faria

Deus te abençoe , muito obrigado pelo ajuda e esclarecimento.

Avatar for Miguel Lucas
Felipe Ernane

Sensacional seu artigo. Apesar de ser novo, 17 anos, nesses ultimos dias consegui encontrar em mim uma determinação que achei que não tinha. Meu sonho que pretendo transformar em objetivo e ser jogador de futebol. A tres anos vivo nesse mundo do esporte onde tudo é muito difícil e ver um amigo meu fracassando em uma tentativa de entrar para um clube me deixou muito pra baixo porque considero ele um atleta mais completo que eu sendo que eu. E por nunca ter tentado ainda meu medo de não conseguir e de um dia saber que não poderia dar o retorno que quero a meus próximos aumentou ainda mais. Mas depois de ler seu artigo percebi que o maior fracasso é não tentar. Realizei a idéia de que sem o fracasso não há sucesso e que com eles nos aprendemos mais sobre nos mesmos e o que precisamos melhorar. Agora eu sei que temos que ser realistas mas também temos que ser otimistas em nós mesmos e não garantir que conseguiremos, mas garantir que vamos dar o nosso máximo para chegar la. Queria agradecer pois me ajudou demais. Imagino que para você deve ser muito gratificante quando alguém como eu consegui melhorar a si próprio e ver as coisas do modo positivo. Parabéns e muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Klebson Webster

Miguel,

O que posso lhe dizer é que, não tenho palavras pra descrever o quanto esse seu Texto foi um OURO pra minha vida (falando só do momento que li), e sei que será para o resto dela inteiramente.
Sério, eu quase me emocionei aqui.
Só Deus e eu sei, o quanto COLOCO EM MIM MESMO empecilhos, medos, falta de confiança em mim e em minha capacidade (pra mim sempre os outros podem ser melhores que eu). A questão, e que às vezes é duro admitir isso. Mas é o que estou fazendo agora, e sem o mínimo receio. Pelo contrário, com uma sensação de LIBERDADE e interesse em fazê-lo!
É amigo, como falei acima, nem lhe agradecer eu sei como. Porque era tudo, o que minha mãe sempre me disse, e eu não fui bom e Inteligente o suficiente pra ACATAR dentro da minha casa o que me era e ainda é orientado nesse ponto de Acreditar em Mim e Confiar que TUDO VAI DAR CERTO E TERMINAR COM FELICIDADE. Precisou alguém que eu nunca vi na vida (mas espero um dia poder conhecer pessoalmente) falar através de um texto o que eu precisei ler e ter pra mim em 31 anos de vida, e por enquanto, nada conquistado, POR ENQUANTO.
Amigo, que DEUS O ABENÇOE, O GUIE E O GUARDE SEMPRE! NAS MÃOS DELE!

Tá na hora de eu ir em Busca do MEU SUCESSO!!!

Obrigado Miguel, obrigado, obrigado………..e OBRIGADO! Abraços… :’D

Avatar for Miguel Lucas
Elza

Muito bom este artigo, me ajudou a entender um momento da minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
joão Ramon

Por incrível que pareça, as coisas começam a sair do seus devidos lugares e pelo motivo de ter algo de errado em nossa vida. Fico me perguntando porque será que as vezes dar aquela imensa vontade de largar tudo de mão de uma vez só? porque as coisas sempre dar errado em nossas vidas? porque eu tenho medo?parabéns por este incrível texto apesar de ter um energia muito forte.

Avatar for Miguel Lucas
Adriano

Eu me ví neste artigo. Descobri que não quero mais ser um covarde. Esta é minha meta para 2015. Vou tentar com todas as minhas forças ser um vencedor, sem medo de fracassar.

Avatar for Miguel Lucas
paulo gava

Estou hoje literalmente passando por esta fase, tive uma notícia que serei promovido, mas estava com medo, de não dar conta, mas lendo este seu artigo ME ENCORAJEI.
Vou abraças esta oportunidade.
Pois sou capaz.
obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Thiago

Muito Bom esse artigo, me ajudou muito a compreender e entender que o fracasso é um fato na nossa vida que precisa ser aproveitado para se transformar em experiência de vida.
Muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

OBRIGADA PELO TEXTO! AGRADEÇO, POIS ME AJUDOU A PERCEBER E TENTAR ENTENDER O MEU MEDO. IREI ENFRENTAR UMA NOVA TAREFA NO TRABALHO E ESTOU APAVORADA! MAS LENDO O TEXTO, VOU TENTAR E TENTAR ATÉ APRENDER. PELO MENOS EU TENTEI! QUE DEUS ME AJUDE! SOMOS HUMANOS E ERRAR FAZ PARTE.

Avatar for Miguel Lucas
muito obrigado.

acho este um grande link , meu Deus espero que deus te abençoe a continuas a escrever link tão bons quanto este , muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Bom dia Miguel.

Pra começar gostaria de agradecer e parabeniza-lo pelo excelente, esclarecedor e motivador texto.
Sou piloto de avião agrícola e trabalho com pulverização aérea de lavouras. Porém ultimamente tem acontecido algo comigo que não sei explicar ao certo.O fato é que estou sentindo medo de entrar no avião para voar. Vou fazer minha primeira safra como piloto agrícola mas estou com muito medo. Sinto minhas pernas tremerem e me dá calafrios e o coração dispara, as vezes acho que vou infartar de tão nervoso e tenso que fico. Já cheguei a inventar histórias só pra não ir voar. Porém, meu patrão já percebeu e me questionou a respeito e fiquei com medo de perder meu emprego que tanto lutei pra conseguir, mas ja pensei ate em desistir em virtude desse medo de entrar no aviao. Pior ainda é quando tenho que voar quando tem vento, daí eu fico ainda mais nervoso e tenso. Vejo meu companheiros aqui na empresa entrarem no avião pra voar com a maior tranquilidade e me pergunto o porque de tanto medo e ansiedade. Não estou conseguindo resolver esse problema sozinho. Já li muitas publicações na internet mas infelizmente o medo está tomando conta do meu dia a dia e sinto que está piorando. Não consigo entender o que esta acontecendo comigo e porque sinto tanto medo se eu tenho treinamento para voar. O pior é que a safra está pra começar e não tenho mais tempo pra procurar um psicólogo.

O que você poderia fazer pra me ajudar? Por favor me ajude ou me indique algo ou um caminho para que eu possa conseguir controlar esse medo e me desenvolver profissionalmente.

Desde já agradeço à atenção. Aguardo ansioso o seu retorno.
Grande abraço e parabéns pelos links.

Avatar for Miguel Lucas
ALINE PARENTE

AMEI O ARTIGO, ESTOU PASSANDO POR VARIAS MUDANÇAS….PARABÉNS!!!!

Avatar for Miguel Lucas
fabio pinto

Desde ja os meus parabens por toda a sabedoria Miguel Lucas obrigado… a todos recomendaria este filme "whiplash"

Os melhores cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Helcler Lasser

Meus amigos, muito obrigado por este artigo, me sinto muito melhor!
EU NUNCA VOU DESISTIR DE VENCER!

Avatar for Miguel Lucas
DENILSON RUFINO

Esse artigo acabe de me impedir de desistir de mim mesmo!
Carrego comigo um grande fantasma de ter fracassado tantas vezes no passado!
Não tem sido fácil, estou com depressso e temo por fracassar mais uma vez!
Vou seguir seus conselhos nesse artigo, é que Deus me ajude a não desistir, mesmo se eu fracassar novamente!

Avatar for Miguel Lucas
Lauren

Já perdi 5competições seguidas e realmente o medo e o nervosismo atrapalham tudo que já treinei, mas tô tentando tanto é as vezes da um grande desânimo sou atletas Remo skiff, realmente ajudou muito, mas n sei mas oq faço para ganhar, amo essa esporte e vou treinar forte e me dedicar ao máximo espero ganhar da próxima obg -;

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *