Quando ser perfeccionista se torna um problema
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Quando ser perfeccionista se torna um problema

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Todos nós gostamos de fazer algumas coisas na perfeição, assim como valorizamos os outros pelo que eles fazem muito bem. No entanto fazer tudo bem o tempo todo e em qualquer área da nossa vida é uma tarefa impossível, ultrapassa a capacidade humana de resposta a todas as situações que necessitam da nossa atenção. Existem muitas pessoas que se orientam pela premissa do perfeccionismo, até aqui tudo bem. Mas quando estas pessoas são motivadas a ser perfeccionistas praticamente em tudo o que fazem, e lhes associam pensamentos de negatividade depreciação e desvalorização pessoal, quando acham que não executaram alguma coisa pelos padrões da exigência da perfeição, desenvolvem um problema sério na sua vida.

Esta situação na grande maioria das vezes pode tornar-se patológica ao ponto da pessoa deixar de fazer muitas das coisas que fazia e lhe davam prazer. A pessoa vê-se afectada também nas relações sociais, dado que não se quer expor ao que julga ser ridículo. O perfeccionista apresenta uma formação rígida do pensamento que o impede de adaptar-se a diferentes situações. O perfeccionismo consiste na perseguição patológica de padrões elevados inatingíveis, e pode aparecer associado a ansiedade, depressão e perturbações alimentares. É o sentimento de que: ” Se eu cometer um erro, será catastrófico “.

Apresento em seguida algumas formas baseadas na terapia cognitivo-comportamental para tentar minimizar este tipo de pensamento disfuncional:

A grande maioria das pessoas compreende que os seus pensamentos e emoções influenciam os seus comportamentos.

Pensamentos/sentimentos > comportamentos

Por exemplo, a Maria acredita: “Eu tenho de ser perfeita para as pessoas gostarem de mim e aceitarem-me” (pensamentos), sente: ansiedade, vergonha, e a partir daqui esforça-se sempre para fazer tudo na perfeição (comportamento).
A Maria tem uma grande probabilidade de desenvolver um problema de perfeccionismo

O PORQUÊ:

  • Ela sente-se muito ansiosa sempre que não consegue cumprir com os seus padrões de exigência
  • Quando as coisas correm mal na sua vida ela pensa que os problemas ocorreram porque ela não foi perfeita o suficiente.
  • Ela trabalha compulsivamente nas mais pequenas coisas para as fazer de forma perfeita, perdendo a oportunidade de fazer as coisas realmente importantes e que lhe poderiam dar prazer.

Uma forma de desafiar este tipo de pensamentos disfuncionais é fazer um exercício de registo escrito, para através de um processo de raciocínio lógico avaliar a validade dos seus pensamentos:

  • Qual é a evidência do pensamento: “Os outros só me aceitam ou gostam de mim se eu for perfeita” Isto será verdade?
  • Qual a evidência que me diz que o pensamento não é completamente verdadeiro?
  • Qual será um pensamento mais equilibrado que melhor reflecte a realidade?

Esta é uma técnica efectiva para mudar os pensamentos e comportamentos disfuncionais. E porquê:


  • Já ouviu alguém dizer-lhe que só o aceitaria se fizesse tudo na perfeição? Bem , vou partir do principio que até possa ter ouvido, talvez dos seus pais, mas certamente não de todas as pessoas com que se relaciona.
  • Existe então evidência que o pensamento é apenas verdadeiro na sua mente, e não da totalidade das pessoas
  • Um pensamento mais equilibrado poderia ser: “Eu nem sempre necessito de fazer tudo na perfeição, nem tudo na vida tem o mesmo grau de importância.”

Geralmente (não apenas para os perfeccionistas), a maneira mais efectiva de mudarmos os pensamentos e emoções é mudar primeiro os comportamentos. Dado que:

Pensamentos/sentimentos > Comportamentos

Também quando se comporta de maneira diferente, isto leva a que pense e sinta de maneira diferente.

Comportamentos > pensamentos e emoções

Exemplo: uma das estratégias que muitos de nós psicólogos recomendamos para combater o perfeccionismo é propor à pessoa que experimente não fazer as coisas de forma perfeita, e assim poder testar as consequências.

  • Errar em algumas tarefas de propósito.
  • Contar a um amigo sobre um engano, falha ou erro que tenha cometido e observar a resposta. O engano revelado fez com que a pessoa pensasse mal acerca de si, ou o menosprezasse?

O OBJETIVO A OBSERVAR:

  • Se nada de catastrófico acontece.
  • Como é que você se sente acerca de si mesmo quando é imperfeito de propósito.

OS SENTIMENTOS:

  • Você sentiu um maior senso de estar em controlo e autonomia sobre o seu destino?
  • Você sentiu menos vergonha e ansiedade depois da experiência (mesmo que no inicio a sua ansiedade tenha aumentado)?
  • Você afastou mais a ideia que tinha de não ser bom o suficiente?

VERIFIQUE SE…

A sua percepção da importância/desejabilidade de ser perfeito mudou? Você talvez tenha chegado à conclusão que ser perfeito é menos importante que previamente pensou? Você talvez tenha aprendido que os seus pensamentos possuem alguma coisa de verdade, mas que não são totalmente verdadeiros? Talvez tenha aprendido que perante determinadas circunstancias revelar a sua imperfeição e vulnerabilidade permite que as outras pessoas gostem mais de si do que o contrario?

Existem evidências em muitos estudos e investigações que mudar os comportamentos é na grande maioria da vezes a melhor forma para mudar os nossos pensamentos e sentimentos (ou seja, é a forma mais efectiva para se sentir melhor e ter uma auto-estima mais elevada)
Uma parte muito significativa no meu trabalho em consulta é ajudar as pessoas a perceberem quais são os seus pensamentos disfuncionais, isto é: que tipo de pensamentos é a causa dos seus problemas emocionais e comportamentais. Trabalho em conjunto com a pessoa para descobrir a melhor maneira de resolver o problema. Em conjunto decidimos que estratégias de tratamento são mais adequadas para ajudar a resolver o problema e o que é que a pessoa conseguirá concretizar.

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Carlos

acho que sofro disso, pois, as vezes, minto que cometi algum engano ou dei alguma mancada no serviço só para parecer comum, chegando ao ponto de fazer questionamentos cuja resposta já sei, só para me ambientar

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carlos, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.
O facto de ganhar consciência sobre o problema, é sinal que deu o primeiro passo no caminho da resolução.

Espero que o artigo o possa ajudar!
Qualquer dúvida estou sempre disponível.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
El

Creio que não se trata de mentir ou fingir ter cometido um erro, mas sim cometê-lo de propósito, desde que não seja grave, apenas para ver que uma repreensão do chefe ou dos colegas não é o fim do mundo.
Também não é bom falar semi necessidade e chamar demais a atenção para si. A eficiência do seu trabalho será verificada com o tempo, na sua discrição no processo e no sucesso dos resultados.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriana, obrigado pelo comentário

Volte sempre:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marco Pires

Olá Miguel,

Gostaria imenso de obter mais informação sobre esse assunto, pois penso que sofro precisamente do que expos inicialmente. Será bernout????? Também não sei…
Obrigado pela possível ajuda que me possa dar.

Avatar for Miguel Lucas
Kleia

Certa vez, uma pessoa que eu amo demais da conta me magoou profundamente ao dizer assim:
” Filha, você é muito perfeccionista! Você exige demais das pessoas, por isso vc está sozinha até hoje!”
Eu sou muito criativa pra realizar algumas atividades e amo os detalhes…Sou intensa em tudo o que é da minha responsabilidade. Gostaria de saber se tem alguma relação uma coisa com a outra.
Perfeccionismo x Estado civil

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kleia, obrigado pelo comentário.

Ser perfeccionista em si pode não ser um problema, só pode passar a ser se aquilo que faz, interfere ou prejudica a relação com o seu parceiro.
Se sim, então tem que procurar encontrar um equilíbrio entre a sua exigência e o seu relacionamento.

Relações existem sempre, dependendo da interferência que uma coisa pode ter na outra, mas será sempre uma situação individual.

Sorte,

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
walter

Complicado. È o meu maior defeito tbém. Faça testes de comportamneto e avalie os resultados. Faça como os psicólogos.Eles analisam através de testes comportamnetais e irá observar diversas características particulares. Procure relaxar mais e ioga.Vc já encontrou o problema e é muito difícil detectar por causa do auto engano. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
van

Eu acho que tenho um grande problema relacionado a isso,tudo o que esta melimetricamente fora do lugar ou mal feito me deixa muito incomodado e tbm tem o fato de eu querer sempre fazer td para que saia perfeito e nao fico satisfeito até que digam que esta perfeito e até que eu ache que esta perfeito,mais tbm isso me propos algumas coisas boas por eu ser perfeccionista fez com que surgissem grandes oportunidades na minha vida que poucos teem,eu nao tenho um problema com isso mais so me sinto incomodado as vzs e acho que esse “incomodo” nao esta se dando bem com o meu “perfeccionismo” hehe.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Van, obrigado pelo comentário

O perfeccionismo por si só não tem de ser necessariamente um problema. Fico contente pelo facto do seu perfeccionismo não o afetar. Mas se afeta os outros, pondere pensar as razões. Na vida, ou outros também são importantes, e acima de tudo é importante levar os outros em consideração.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Jéssica

Oi,no momento estou me sentindo muito triste…
comecei a fazer autoescola, estou evoluindo bem desde que comecei as aulas, mas hoje errei uma coisa que muitas vezes ja fiz corretamente… Me senti muito frustrada e com raiva de mim mesma!!! Sou muito perfeccionista,nao gosto de demostrar um erro aos outros… Como posso deixar de me cobrar tanto?

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Me sinto triste. Sou exigente comigo mesma.Em meutrabalho tento fazer tudo direitinho, caprichando sempre e tenho necessidade de ser elogiada para que eu tenha certeza de que está bom.Tenho dificuldade em conquistar relações de amizades mais estreitas e as vezes, acho que a maioria das pessoas possuem defeitos com os quais não poderia conviver.Mesmo as pessoas virtuosas, as quais eu admiro e desejo criar laços estreitos de amizade, tenho medo de que decepcionem com seu comportamento ou me critiquem. Eu recebo com humildade as criticas mas odeio quando isso acontece.No trabalho quando sou chamada atenção me sinto um “zero à esquerda” e por isso procuro fazer DE TUDO pra que isso nunca aconteça, procurando ser muito boa no que eu faço_ e, por isso, sou.Escrevo tudo isso com lágrima nos olhos. Queria me sentir diferente, relaxada, menos ansiosa, sem dores nas costas ou enxaqueca.Queria ter amigos.Queria que as pessoas gostassem de mim, me considerasse, assim como as considero.Eu fui muito massacrada na escola em minha infância e adolescência por causa da minha aparência e situação econômica.Era muito quieta e tinha medo de me aproximar das pessoas,por medo de regeição. Atualmente me sinto uma vencedora. Afinal, eu tenho consciência do meu problema e procuro pensar que tudo isso apenas é algo que eu sinto: não corrspondee à realidade.Já melhorei bastante, e quero um dia conseguir vencer o perfeccionismo e a ansiedade.Miguel, suas palavras serão de grande valia para mim. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Ola!!
Sei que seu Post é antigo, mas me identifiquei. Entendo sua dor!
Me sinto como vc e gostaria de saber se conseguiu melhorar e o que fez para isso.

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

2017 já. Post antigo. Traduziu minha vida em palavras.
As pessoas de modo geral têm o hábito de dizer que se assumir perfeccionista é charmoso e até estratégico dizer naquela entrevista de emprego que seu defeito é ser perfeccionista. Mal elas sabem como isso dói e ferra com a nossa vida. Perfeccionismo eu te odeio.

Avatar for Miguel Lucas
vera

é mesmo verdade, eu sou perfeccionista e até já deixei de fazer algumas ou muitas tarefas por causa do meu perfeccionismo pq vêm sempre as dúvidas à minha mente e como não gosto de errar e quero que fique perfeito evito fazer, antes não era assim só comecei a ser assim a partir dos vinte e tal anos e sem dúvida que tanto perfeccionismo faz mal à minha vida pois eu me cobro muito, antes fazia tudo rápido e já está e agora é devagar bem devagar e ainda com dúvidas na mente e antes de começar a fazer alguma coisa vem a ansiedade antecipatória, é um grande sofrimento mas quem não sofre disso não entende e ainda nos criticam como se já não sofrêssemos o suficiente

Avatar for Miguel Lucas
Eterna Aprendiz

MUITO INTERESANTE. O EXEMPLO NOS AJUDA MUITO A ENTENDER MELHOR! PARABÉNS

Avatar for Miguel Lucas
Danito

Agradeco pelo artigo eu tenho tido este problema faz tempo, mas so agora e que sinto, pelo facto de estar a afctar negativamente no meu trabalho, Preciso aranjar uma solucao urgente para me ultrapassar disso, prque to muinto embaixo.

OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
ulysses lorenzetti

THE ESSENCE OF GOD
The "ESSENCE OF GOD" is composed of "FISICOU SPACE UNIVERSE" occupied by an "INTELLIGENCE" the highest degree of perfection, to give origin in time and space of all forms of "ENERGYES", jogging, from the atom, with its structures infinitesimal dimensions, until all the heavenly bodies that make up the cosmos in perfect harmony and balance in their movements, and the purity of their feelings of "LOVE" consisting of "piety", "JUSTICE" and "LOVE "gives us the existence of life
A ESSENCIA DE DEUS
A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço, todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo, e em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “MISERICORDIA”, nos dá, a existência da vida

Avatar for Miguel Lucas
Sabrina Oliveira

Oi, eu sou muito perfeccionista. Na escola eu nao admito eu não ter tirada total, eu fico nervosa ás vezes até rasgo a prova. Além disso, as pessoas da minha sala acham que eu não sei perder, mas nao é isso. Já tive pensamento suicidas pois tenho muito medo de nao ser aceita se eu nao tirar sempre 10. Queria ser mais feliz, sou muito ansiosa . Será que eu nao sei perder, ou eu sou perfeccionista?? Me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
marlene

Olá, eu sou uma pessoa mto insegura , deixo de fzer muitas coisas no meu dia a dia por medo de errar como por exemplo: nao sei estacionar o carro porque tenho medo de errar e os outros rirem de mim…o q devo fazer pra sair dessa situaçao? muito obrigado, abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo Gomes

Maravilhoso! Sem dúvida com essas dicas serei um nova pessoa, sempre quis ser perfeccionista em tudo que faço, mais agora sim não sou perfeito e é por isso que muitas vezes me sinto mal. Agora em diante tenho que lembrar-me que: sou um ser humano, e nem eu nem ninguém é perfeito.

Avatar for Miguel Lucas
Hércules Santos Ferreira

Olá Miguel! Tenho certeza que preciso muito de ajuda, mas, a pouco descobrir que estou com esse problema.

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

Nossa, me vi nesses depoimentos! É uma verdade, também sofro muito quando cometo um erro, chego a ficar de cama amuada, pois eu me sinto "o verme, do cocô, do cavalo, do bandido", isso para demostrar o quanto me sinto mal com essa situação. O meu marido, tadinho, é que sofre, quando começo a cobrar que ele ponha tudo que tirou, no devido lugar, ou quando eu passo o dia limpando o apartamento e deixo de fazer programas que iriam me dar prazer. Enfim, hoje em dia estou tentando me cobrar menos com a limpeza, mas em contrapartida, ainda sofro muito quando erro, quando piso na bola, ou de alguma forma sou julgada por minhas atitudes erradas. Mas agora eu tô percebendo que isso é até uma maneira de aprender a lhe dar com o perfeccionismo. obrigada

Avatar for Miguel Lucas
João

Nos últimos meses ando frustrado, com níveis de ansiedade muito altos e de timidez. Até agora não tinha percebido o meu problema,mas na verdade é que estou tentando ser perfeito para que supostamente as pessoas gostarem de mim,mas na verdade é que ao fazer isto engano-me a mim próprio e aos outros, e o meu circulo de amizades é mais pequeno do que há uns tempos atrás quando era EU próprio, com virtudes e imperfeições como todos os seres humanos. Obrigado por me ter dado a resposta ao meu problema, a psicologia é de facto uma ciência vital.

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana

Parabéns pelo seu blog, é simplesmente fantástico!!!!

Avatar for Miguel Lucas
maria aparecida severino da sila

gostei demais

Avatar for Miguel Lucas
maria aparecida severino da sila

Fiquei aos prantos ao ler esse texto eu sou asssim e já tive varias crises uma vez emagreci demais, outra vez não gostei de mim mesmo parece que nunca faço nada certo acho que esta ficando pior eu queria ajuda porque eu só não consigo eu estou muito infeliz não me lembro da ultima vez que não fiquei tão ligada.

Avatar for Miguel Lucas
LOURENÇO PANZO

este contideo mim chamou atençao porq eu pensava q ser perfeccionista é uma maneira de não poder errar em qualquer assunto

Avatar for Miguel Lucas
Gisele

Muito esclarecedora a matéria. Tudo relativo ao meu trabalho tem que ser perfeito, e quando algo por menor que seja não sai da forma que espero, me sinto derrotada, frustrada, inútil, incapaz de realizar tal tarefa. Sou advogada, e chego sempre sempre 2 horas antes das audiências, quando falta 15 minutos para a realização das audiências, minhas mãos tremem, transpiro muito nas mãos, fico angustiada, nervosa e com medo de que alguma coisa de errado possa ocorrer. Nunca deixo meus clientes perceber isso, essa situação me faz muito mal e procuro colocar meus processos no rito ordinário que raramente tem audiência. Estou sempre ligando para meus clientes a fim de deixa-los a par do que está acontecendo. Sofro muito, meses e meses e só relaxo quando sai a sentença e fico muito tensa quando tenho que preparar os recursos… Só Jesus.

Avatar for Miguel Lucas
Claudio

A causa da maioria dos problemas emocionais estão ligados a REJEIÇÃO, inclusive o perfeccionismo.

Causas da REJEIÇÃO

– gravidez indesejada;
– aborto desejado e tentado;
– uma criança nascida com sexo "errado" (isto é, pais que desejavam menino, mas tiveram uma menina, ou vice-versa);
– uma criança nascida com deficiência, incluindo dificuldades de aprendizagem – problemas físicos, etc;
– comparações com outro irmão;
– adoção;
– abandono;
– a morte de um ou ambos os pais;
– abuso – físico, verbal, sexual, emocional – e privação de amor;
– pais com problemas mentais (a criança pode se sentir abandonada);
– ser vítima das circunstâncias, incluindo enfermidades crônicas seguindo o nascimento, o que requer hospitalização prolongada;
– rejeição de colegas;
– conflitos dentro do lar;
– rejeição no casamento, infidelidade ou divórcio.

Consequências da REJEIÇÃO

– rebelião;
– ira;
– amargura;
– culpa;
– inferioridade;
– auto-imagem pobre;
– escapismo, incluindo "sonhar acordado", vício em drogas, álcool, televisão e trabalho excessivo;
– crítica;
– pobreza;
– medo de todos os tipos;
– desesperança;
– pessoa defensiva;
– dureza;
– desconfiança;
– desrespeito;
– competição;
– ciúmes;
– perfeccionismo.

Fonte: A Raiz da Rejeição. MEYER, Joyce.

Avatar for Miguel Lucas
fabio

ótima colocação;

Avatar for Miguel Lucas
azulado

sou perfeccionista gosto de ser assim . com um padrao de exigencia alto evoluo a cada novo dia. fico sozinho praticamente o tempo tdo COM MEUS ESTUDOS LUCUBRANDO O IMO A CERNE O AMAGO DO MEU SER. como dizia os mestres zem solidao eh maestria da personalidade. problema eh que fico-me cada vez mais distante das relacoes sociais que forma este zoologico humano chamado brazil. como dizia schopEnhauer solidao eh o destino dos homens de genio. a cada dia as pessoas cultuam mais o materialismo e a cultura vulgar pobre e podre das massas. chafurdando-se no mesmo lodacal fetido onde tdos sao manuseados. escravos de seus salarios. o que eu posso fazer. se gosto do belo e do elevado do espiritual eh natural q eu nao tenha afinidade pelo ridicuo. nao tenho outra saida se nao auto-isolar-me. eu nao passo nem paassarei os restos dos meus dias lutando por ideais completamente babacas. a unica forma que vejo para curar essa necessidade de relacoao social eh atraves do servico voluntario humanitario resumindo caridade. nao sou melhor do q ninguem. MAS DEDINITIVAMENTE NAO SOU ALIENADO IMBECILIZADO DISSIMULADO OPORTUNISTA PRAGMATICO E INSENSIVEL COMO MEUS SEMELHANTES. saber e sentir demais tem esse problema a DESILUSAO POR TUDO como diz o proprio mestre JESUS A VERDADE VOS LIBERTARA mas primeiro ela vai te deixar muito PUTO isso se vc eh dos humanos que possuem empatia. sensibilidade compaixao esse tipo de coisas que as pessoas supostamente deveriam possuir

Avatar for Miguel Lucas
Chris Mingorance

Obrigada por esta porta de informações aberta, estou gostando bastante do que tenho lido aqui..Tem sido bastante esclarecedor. Já passei pela pior fase de depressão hoje estou bem, mais madura e parece que minha mente esta aberta, tenho consciência de que preciso mudar meus pensamentos, meus comportamentos e atitudes em relação a mim mesma, vivi verdadeiros infernos mentais, acredito que a depressão que me acometeu foi não a genética e sim a outra. Acredito que aprendi a ver o mundo de uma maneira muito ruim, devido a tudo que passei em minha primeira infância: foram palavras, olhares, que me fizeram acreditar que eu era mal, que o mundo era ruim, e cresci assim pois o meio social em que vivi me influenciou totalmente e só hoje começo a enxergar a vida de outra maneira mas foram longos anos de tormento e decidi que quero mudar!

Avatar for Miguel Lucas
Beth

Olá Miguel, estou achando muito útil todos os artigos. Tenho lido conforme tenho oportunidade e me identifico na maioria.
Tenho uma tendência forte ao perfeccionismo, quero sempre fazer tudo perfeito e me frustro muito porque não consigo atingir minhas expectativas. Na maioria das vezes, tudo que faço não saí a contento, ou seja, sempre deixa a desejar dentro dos padrões que inconscientemente estabeleci ou comparado a outras pessoas, no caso de alguma tarefa ou mesmo trabalho manual.
Eu sempre desejei ser a melhor no que faço, fui uma aluna muito aplicada e geralmente recompensada pelo meu comportamento e desempenho , mas quando comecei a não atingir mais esse nível , passei a me sentir mal , pois ser "perfeito" também gera recompensas e atenção …

Avatar for Miguel Lucas
sonia

Olá Miguel,
Tenho recorrido aos seus artigos sempre que sinto necessidade de me autoanalisar mediante um fato específico da minha vida. Hoje mais uma vez, estou sofrendo de insônia, por não estar correspondendo às minhas expectativas num Mestrado. Mais uma vez, seu artigo foi extremamente esclarecedor, e me fez ponderar sobre esta necessidade que possuo de estar sempre sendo perfeita. Muito bom. Até acredito que vou conseguir dormir. Seu trabalho é excelente através destes artigos. Queria que você soubesse que faz diferença. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
marcelo pintor

a pessoas que se sente dona da vida dos outros quer ser tao correta que atrapalha o seu propio ralacionamento,querendo ser perfeita para com os outros e esquecendo do parceiro que e diferente das pessoas que ele conhece, ela nao sabe dividir os problemas em relaçao com a vida a dois nao posso ser perfeito ,porqu os dedos das maos sao diferentes, e nossas digitais de 70.000,000 de seres humanos sao todas diferentes……………………………………………………………….

Avatar for Miguel Lucas
bruna

Blog excelente, tem me ajudado muito…muito mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Acredito que cheguei em um nivel muito alto de perfeccionismo, a ponto de me prejudicar.
Cobro demais de mim mesma, tenho pavor de errar e ser criticada. Quero acertar sempre e nao necessito que me critiquem, pois eu mesma critico cada erro e imperfeiçao minha, eu mesma me puno pelos meus erros.
Até para aceitar um novo emprego fico ansiosa e com insonia, preocupada se vou ser bem aceita e se vou exercer bem a funçao.

Avatar for Miguel Lucas
Isabela Rodrigues dos Santos

Poxa, adorei o texto. Super me identifiquei. Sou extremamente perfeccionista e isto tem me prejudicado muito. Não quero mais ser assim. Tenho deixado de ter momentos de prazer e tenho vivido na tensão, n limite, no desgaste, nas cobranças e na insatisfação continua comigo mesma. Deus me livre!!! Cansaço mental, com tanta energia gasta emocionalmente. É complicado! Tenho feito terapia e busco trabalhar isso. Vou buscar fazer as sugestões do autor.

Avatar for Miguel Lucas
Ashley

Não consigo fazer nada por medo de errar e não ser boa o suficiente.Eu fujo de trabalhos pois exijo tanto de mim mesma que não suporto o fato de saber que não sou perfeita e que existem pessoas mais competentes para o trabalho.
Evito ter amigos e relacionamentos pois acredito que,por não ser perfeita,ninguém vai me querer.
Eu quero fazer tantas coisas mas não me permito errar.Não permito que os outros vejam que não sou perfeita e que cometo erros.Não quero que saibam que tenho sentimentos.Tenho medo de tudo.Eu realmente exijo muito de mim e de todos,e isso está me matando.

Já sofri de anorexia,depressão,auto mutilação.Já tentei suicidio e cada dia fico mais fraca e infeliz.Porque eu exijo tanto de mim mesma?Porque sinto a necessidade de ser melhor em tudo?Se tem alguém melhor que eu,eu fico muito triste e me sinto muito mal por não ser como aquela pessoa.Eu quero fazer tantas coisas,tenho tantos sonhos mas tenho tanto medo de errar que estou presa.Não mereço nada.Eu fujo de tudo e todos.Nao me permito ter nada.

Acho que a depressão voltou.

Avatar for Miguel Lucas
Falwks

MUITO INTERESSANTE

Avatar for Miguel Lucas
Mattheus M

Muito bom , Me ajudou muito .. eu sofro disso mais tó aprendendo a controlar meus pensamentos . e esse blog me ajudou mto , Brigado 🙂

Avatar for Miguel Lucas
walter

Boa Tarde. Os comentários são mais interessantes e, claro, o assunto é uma alavanca para essa avalanche de questionamentos e interações;que enriquecem o "debate". Muito bom. Esclaredores.

Avatar for Miguel Lucas
MarlonRsilva.`.

Adorei o assunto é venho sofrendo a anos desse mau, me cobro demais em todu a ponto de desmontar um carro para colocar no seu alinhamento, agora me recordo que antes não era assim veio as responsabilidades filhos empresa casa tudo ai fiquei louco tento administrar mais já perdi.
com medo de erra por saber que a fila de cobrança e longa me vigio o tempo todo resumindo sofro muito grato pelo espaço até mais ……….
leio e estudo muito.
até esse ponto fraco….MAIS VIVA A VIDA…………….pois não vou nascer de novo…….

Avatar for Miguel Lucas
luiz carlos correia

boa tarde, gostei muito da materia é o que sinto ja ha muito tempo, sou artista plastico e eu procuro ser o mais perfeccionista possivel, porque se eu fizer diferente as pessoas não vão gostar, me sinto muito presso e constantemente eu me pergunto será que vão gostar? ai eu fico procurando erros para consertar, mas eu gostaria de me modernizar de fazer coisas mais abstrata mas fico muito preso na perfeição. Por outro lado acho que estou velho pra mudar, não saio de casa por medo de criticas e com isso estou totalmente sozinho sofro muito mas muito, e não tenho esperança nenhuma de ter alguem ou fazer algo pra mudar ja tentei tudo, hoje fiquei até muito feliz porque achei este site e vi que existe tratamento para este caso, muito obrigado por nos ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
JOSE ROBERTO PRADO

SOU UMA PESSOA MUITO PERFEIQUISIONISTA JA PERDI PROMOÇOES POR CAUSA DISTO E GORA ESTA SENDO PIOR ESTA ME ATRAPALHANDO MEU RELACIONAMENTO ANDO MUITO SERIO EMBURRADO E COM ISSO ME ATRAPALHO COM AS MULHERES

Avatar for Miguel Lucas
Miguel

Olá,

Concordo e confirmo com o que refere.
Toda a minha vida tentei ser perfeccionista até que tive um esgotamento aos 20 anos.

Este foi derivado a um evento a nível nacional que estava a organizar e quando as coisas não aconteciam conforme tinha planeado, eu stressava e entrava em depressão.
Acabei a faculdade como o melhor do deu ano e a melhor nota de sempre de uma tese, na minha faculdade.
Actualmente no mercado de trabalho (não estive mais que 3 dias sem emprego após o curso)
ao mínimo erro desmotivo e penso em fugir, desaparecer e até suicidar, vejam só.
Quero ultrapassar isto…não sei como.
Tenho feito passeios e jantares e outras coisas com a minha namorada que me deixam contentes, mas quando regressa a semana de trabalho e acontece algo errado a minha cabeça explode.

Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
fernanda

Oi, meu nome é Fernanda, tenho 27 anos, Sou muito perfeccionista e isso tem me atrapalhado muito, eu tenho ficado muito cansada por empenhar demais em fazer as coisas todas perfeitas, me preocupo com coisas muito pequenas, e nao exijo a perfeição das pessoas o problema é comigo, exijo demais de mim, me cobro muito e isso tá matando, eu não queria ser assim! isso me entristece. obrigada um abraço

Avatar for Miguel Lucas
deisiane

eu sofro com um problema mutio sério, sou muito perfescionista ou já se tornou uma loucura mesmo por favor me ajude!! principalmente em arrumaçao de guarda roupa passo muito tempo dobrando roupas fica tão perfeito que eu naum sei nem como falar só que demoro 4 dias pra ficar nessa perfeição durmo toda noite 1 da mnhã ate acabar de arrumar e no outro dia quando vou olhar acho que naum tá bom e tiro tudo de novo pra arrumar..eu tô ficando loucaa.

Avatar for Miguel Lucas
Vânia

Boa noite, hoje fui a uma consulta e disseram me que sofria disto. Tive curiosidade e vim ver, e é exatamente tudo o que sinto, para alem demais já cheguei a perguntar a pessoas que são mais proximas de mim se gostavam de mim, apenas por ser boa aluna e se eu deixasse de o ser, se deixavam de gostar de mim. Acho que é uma coisa horrível, pois em situações de testar os meus conhecimentos, em virtude de querer ser "perfeita" chego quase a desmaiar.

Avatar for Miguel Lucas
Elenice

Olá, percebi diante deste texto que sofro profundamente com esse problema, na verdade eu não consigo expressar minhas fraquezas e luto para que tudo seja perfeito na minha vidas. Mas quando me deparo com uma dificuldade eu prefiro fugir para não me constringir novamente. o que devo fazer para sair deste estado? pois toda minha vida procurei sempre acertar. sera que isso pode levar a uma séria depressão?

Avatar for Miguel Lucas
MarAlex

Bom dia, eu sou perfeccionista, inclusive já fui tratada como tal, em dois locais de trabalho que, para os patrões, é muito bom. Não tenho tendência em ser a melhor porque a minha perfeição abrange-se pela organização – o que não é visto como problema no seio familiar e/ou de amigos.
O MEU problema é a minha filha de 5 anos!
Inconscientemente transmiti-lhe este ‘gosto’ por ter tudo direitinho, limpinho, organizado… e que, sem me aperceber, evoluiu de forma diferente da que estava a espera.
Após conversa com a educadora da pré-escola, fiquei a saber que a minha filha rejeita o erro, choraminga dizendo que ‘não sabe nada’, e apenas se tinha enganado numa situação.
Após ler o vosso texto relembrei que ela também, mas nem sempre (e ainda bem), rejeita não conseguir o que os amigos conseguem (sendo que o mais novo é 2 anos mais velho que ela, ou seja tem 7 anos).
Com devo tentar conseguir ajudá-la a ultrapassar isto?!?
Ainda ontem, ao deixar cair comida na roupa (em que por norma a chamava a atenção) fiz de conta que não vi, mas como ela sabe que é errado disse ‘Mãe, sujei o pijama com o bróculo…mas foi só um bocadinho’ então, engoli a minha vontade de a limpar e realçar a sujidade, e disse ‘deixa lá filha, a máquina lava’ – de imediato obtive um sorriso dela.
Optei por desculpá-la em situações de imperfeição – que pelo que vocês escrevem é uma maneira de contornar/ultrapassar – mas tenho receio que ela entre em conflito e fique sem saber o que é certo ou errado, em vez de imperfeito.
Como devo conseguir melhores resultados?
Muito Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Jmatos

Olá ,não sei se isso se encaixa no problema pefeccionismo mas ,sofro muito com a autocobrança ,sou estudante e estou tentando passar no vestibular para medicina e é o que eu quero mas sempre quando eu não consigo fazer algo cujo antes tenha feito bem ,passo a me cobrar demais ,acabo me estressando a um ponto de me dar dor de cabeça e dores musculares,um exemplo é quando eu não consigo fazer uma redação excelente e sinto que se não conseguir vou ser uma pessoa péssima e não vou me encaixar em várias rodas de amigos ,me sentindo a pessoa mais inferior do mundo :/ Então preciso de uma resposta !
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
OZANA

Ola!Quero sempre ajudar as pessoas e na maioria das vezes as pessoas aproveitam da minha boa intenção. Isso me tem feito sofrer muito pois acabo sendo manipulada pelas pessoas maldosas pois me comovo c qualquer situação q alguém esteja passando.Não sei dizer não,como devo trabalhar esse sentimento? Vivo me cobrando em ser um ser humano perfeito.Aguardo uma resposta.Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Acho que sou perfeccionista. Fico sempre pensando nos erros que cometi (geralmente bobos, como "pq falei isso ou errei a pronúncia daquela palavra?)Só penso nos meus defeitos, posso ter feito várias coisas boas, mas vou lembrar da ruim, e diversas vezes. E isso afeta muito minha interação social, acabo não conversando com as pessoas etc. Complicado!!

Avatar for Miguel Lucas
Isabela

Sofro também disso porque reparo nos pequenos detalhes pra desfazer -lo e levar a perfeição! Quando os dos outros são melhores que o meu fico frustada, quando fasso algo e não tá dando certo começo a chorar !

Avatar for Miguel Lucas
Joelma dos santos silva

Infelismente sou assim sofro muito com issso

Avatar for Miguel Lucas
hiago

prefiro morrer do que deixar meu toc ou minha mania de perfeccionismo

Avatar for Miguel Lucas
Andresa

Então, estou passando por uma barra ! Pois meu marido ele é muito perfeccionista , e pelo fato dele ser assim isso esta constantemente virando discurção , e cada dia mais me sinto muito triste , pois eu gosto dele e não gostaria de tomar descisão precipitadas ! Gostaria da ajuda de vocês !!!
Obrigada ….

Avatar for Miguel Lucas
Sandro

Meus negócios demoraram 1 ano pra sair do papel pelo fato de eu querer fazer perfeito demais

Avatar for Miguel Lucas
Tonni DC

Caro Miguel!

Agradeco pelo artigo, somente que…

Somente que pedia que nos enviasse, segundo menciona aqui que:
"Existem evidências em muitos estudos e investigações que mudar os comportamentos é na grande maioria da vezes a melhor forma para mudar os nossos pensamentos e…"

Agradecia que nos citasse a fonte desses Estudos, digo a referencia que e’ para a gente poder obter conclusoes e quem sabe continuar o debate, se e’ que interessa….

Ao que saiba, isso depende do contexto, neste caso Terapias em Psicologia Comportamental podem sugerir isso mas, se voce for a aprender a Meditacao Dinamica e Silenciosa, a coisa muda completamente meu amigo… Ali voce altera seus Pensamentos para poder transformar o seu Comportamento, entenda isso, pois estou a fazer enquadramento da situacao segundo a metodo/ tecnica aplicado (a).

Fique bem!

Abraco

Avatar for Miguel Lucas
aerdna

eu n consigo ver nada fora do lugar em casa isso me irita como fasso para mudar isso

Avatar for Miguel Lucas
Alisson Ramos Borges

Não gosto de ser inconveniente, atrapalhar os outros deixar coisas pelo caminho, deixar serviço por fazer, não assumo erros com facilidade e odeio ser cobrado por isso, também não suporto pessoas inconvenientes e bagunceiras pois percebo que principalmente no local de trabalho isso acaba por me afetar também. Sou graduando de Psicologia e sinto que melhorei e muito meu jeito de ser após o início do curso espero que até o fim me eu renasça como uma nova pessoa.

Avatar for Miguel Lucas
Faruk

opah!! Eu sofro muito com isso…Eu não sei comu mudar…

Comecei a notar desde os 8 anos, muito triste.

Estou a morrer

Avatar for Miguel Lucas
Cintia Amaral

Achei um excelente post,
Eu resolvi procurar respostas,para o que venho passando,
Sempre fui perfeccionista,mas sempre achei q era normal
Mas no momento sinto que está passando já do limite,
Sou designer de sobrancelhas,prezo sempre por um trabalho perfeito, sei que nada é perfeito,
Mas se eu olhar e não enchergar a perfeição eu me sinto mal parece ser uma dor interna uma dor mental ,mesmo as pessoas elogiando meu trabalho,e isso sempre foi algo que me fez muito feliz.
Então eu li o artigo, vi o exercício proposto,mas é algo que eu não conseguiria fazer,eu sinto no momento como se estivesse negando para eu mesma que isso é um problema,e n me sinto disposta para fazer uma tarefa errada e comentar para ver a resposta de terceiros.

Avatar for Miguel Lucas
Karina

Olá boa tarde

Preciso de ajuda, pois começo a me questionar sobre esse tema.
Por exemplo eu sou perfeccionista no trabalho em casa e com as coisas mais precisamente com limpeza e acabo me tornando escrava de tudo isso, para mim se senti bem eu tenho que limpar, porém acabo me excluindo de muitas coisas não tenho paciência com crianças e as pessoas q convivem comigo já não acha normal, meu marido mesmo me chama de louca, como se não bastasse eu ser assim, e por ouvir isso agredido ele verbalmente por não ser como eu, é momentâneo da uns cinco minuto e eu explodo, tem dias de deixar de fazer mais depois volta todo o nervosismo, não sei porque sou assim sei q ta errado mas não consigo alcançar mudança e isso acaba com minha vida! Quero tudo pronto e arrumado, já ele acha que não tem hora é tudo na hora dele meu deus acho q já virou loucura
Não saio de casa se tiver algo para fazer e afeta até minha alimentação pelo nervoso de sentir q o outro é errado e não eu q preciso de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Alessandro Araújo Costa

Eu sinceramente, sofro muito com isso, umas vez fui olhar a estante de minha sala, e sempre que eu arrumava eu sempre achava um defeito, um lado ficava mais torto que o outro! E isso vorou um caos na minha vida! Eu tirava diversas vezes e colocava novamente, e sempre no final não ficava satsfeito, ficava sempre teorizando como encaixar sertinho, isso se torna um sacrifícil muito forte!

Avatar for Miguel Lucas
rose

fui diagnosticada com de pressão pos parto ..sera que o perfeccionismo pode ser um sintoma da depressão? ja que sou evangelica e sinto culpa em rudo que falo u

Avatar for Miguel Lucas
Naty

Eu sou a Naty, tenho 24 anos.

Eu me sinto muito frustrada quando erro no meu trabalho.Eu sempre tento fazer tudo certo, mas sempre , sempre esqueço de alguma coisa. E olha que tento o máximo fazer direito. Acontece que quando voce é subordinado , você ouve o que não gostaria. Muitas vezes de forma injusta! que magoa! Mas eu ja sofrir mais com isso. Hoje eu não to nem aí mais, se eu errei , dar-se um jeito de consertar no mínimo vou tomar uma bronca ficar chateada de forma intensa, mas não demonstro isso na face. Ja tive transtorno de ansiedade por conta de um ultimo trabalho. Me curei! e hoje so acho que nao estou mais ligando com coisas futeis, levo meu trabalho a serio e faço de tudo pra fazer certo. Se errei, tento consertar, se ficarem muito frustrados com meu erro.. me mande embora então. Faço o que posso!

Avatar for Miguel Lucas
Ferzy

Olá, gostaria de saber se é possível isso… Já há muito tempo que noto que sou perfeccionista demais até para falar, isto é, fico o tempo todo buscando a forma mais correta, mais clara, mais direta, de falar uma coisa simples. Isso tem m atrapalhado muito pq na maioria das vezes, esse momento de escolha d palavras, acaba inclusive me fazendo perder o foco, a noção do que eu realmente queria dizer. Preciso sempre explanar sobre algima coisa no trabalho… Enfim, a questão é: "existe cura para isso, ou um método que amenize esses efeitos, pois não aguento mais. Desde já grata.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *