5 Dicas para Superar as Adversidades da Vida!
Psicologia Comportamental 22/09/2016

5 Dicas para Superar as Adversidades da Vida!

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Quer queiramos ou não, a adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, sejam grandes ou pequenos apresentam-se a nós durante toda a nossa existência. Independentemente de quão animado, inteligente, ou contente estejamos no momento, independentemente de a vida nos correr às mil maravilhas, inesperadamente todos nós algumas vezes somos confrontados com problemas, lutas, desafios, dificuldades. É como se fossemos postos à prova, para vermos de que fibra somos feitos, como é que conseguimos enfrentar algumas situações catastróficas e angustiantes. Não pretendo passar a mensagem que quanto mais adversidade melhor, nem sou apologista de que o sofrimento é algo de bom. Não, o sofrimento incapacitante não é benéfico. Ainda assim, não invalida que pensamos nele como uma realidade que acontece na vida de cada um de nós, certamente em número e intensidade diferentes de pessoa para pessoa. Quando acontece, aceitá-lo é uma parte da estratégia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente.

Conforme Havelock Ellis escreveu: “A dor e a morte são parte da vida. Rejeitá-las é rejeitar a própria vida.”

Na verdade, graças a Deus pela adversidade! Aprender a lidar e superar as adversidades, é o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, a cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros.

Heródoto, filósofo grego, disse: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.”

Quando você responder de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios, as qualidades as forças e virtudes como, coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança emergem lá de dentro. É claro que, dado que somos humanos, é muito fácil cairmos na auto-piedade, na injustiça da vida, ou na armadilha do “porquê eu?”. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. No entanto, assim que conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, que somos capazes de deixar a vitimização auto-destrutiva e pensamentos improdutivos, também ficamos mais capacitados  para lidar com o que está diante de nós.

DICAS PARA SUPERAR A ADVERSIDADE

1. Esteja atento, e aceite que a adversidade é inevitável na vida. Como já foi referido, a adversidade faz parte da vida. Uma vez que nos aconteça algum infortúnio, não o aceitar ou resistir-lhe só vai fazer com que persista. Não quero dizer com isto, que sejamos passivos ou complacentes com a adversidade e que ao aceitá-la nada façamos para minimizar ou recuperar dela. Não é nada disso, o que quero dizer é que aceitar é um caminho para se desprender e reestruturar-se. É uma forma viável de procurar caminhos alternativos e seguir em frente.  Onde quer que possamos ir existe certamente alguma forma de adversidade, mesmo que não seja a nossa. Há inundações, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu próprio círculo de familiares e amigos há perda, morte e tragédia. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento exacerbado é opcional. Tal, como por contraste a felicidade é possível mas é opcional.  Então o que podemos fazer?

2. Construa os seus recursos internos. Antes que a  adversidade o atinja, deve propor-se a trabalhar no seu equilíbrio emocional, deve fortalecer a sua musculatura emocional, coragem e disciplina. Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Não será muito diferente do sentimento de um soldado que vai para a guerra. Ele (ou ela) prepara-se física e mentalmente para qualquer possibilidade. O militar sabe que pode ser desastroso, assustador, e esgotante, mas ele sente-se preparado e equipado com um conjunto de estratégias que lhe permitem enfrentar a situação com coragem. Na maioria das vezes, quando você está preparado para o pior, o pior nunca acontece, ou é muito menos grave do que o previsto.

Atenção, não estou dizendo que nos devemos movimentar na vida sempre em alerta, a ver onde está o perigo ou com o sentimento de que estamos na eminência de nos acontecer algo de ruim. Não, isso não é benéfico, pelo contrário, pode ser contraproducente. Mas tal como um médico, enfermeiro, bombeiro, ou paramédico, ou você mesmo se prepara com um curso de primeiros socorros para agir em consonância quando for necessário salvar um vida em aflição eminente, assim deveremos fazer nós. A preparação para reagir, para agir e saber como atuar em situações difíceis, é como um Kit de Primeiros Socorros  para quando o “azar” nos bater à porta. Se tivermos e soubermos usar, certamente evitaremos danos maiores.

Outro recurso valioso é a auto-confiança. A Confiança  que tudo vai dar certo, a esperança que sempre há uma luz no fim do túnel, e esperança que “este infortúnio também passará.” Tudo na vida tem o seu lugar e propósito, cabe-nos a nós fazer essa gestão.

3. Construa os seus recursos externos. Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Quando as coisas ficam difíceis, todos nós precisamos de encorajamento e apoio. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. Você ficaria surpreso ao descobrir quantas vezes um amigo teve uma experiência semelhante e pode ajudar a guiá-lo no momento difícil. O facto de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condição perante a adversidade não for ultrapassada e gerar problemas psicológicos como a depressão ou ansiedade, não hesite em procurar ajuda profissional, seja através de uma consulta de psicologia ou de um grupo de suporte específico, como por exemplo determinados grupos de ajuda.

4. Aquilo que não mata nem sempre faz você mais forte. Desculpe Nietzsche, mas não posso concordar integralmente na  afirmação, “o que não nos mata torna-nos mais fortes“, ela não é completamente realista. Por exemplo, se você não tiver construído e desenvolvido determinados tipo de resistência ou experiência suficientes para lidar com a dificuldade, a adversidade pode esmagá-lo. Por outro lado, se você tem resistência suficiente, se desenvolveu e trabalhou determinadas forças, então na verdade isso vai fazer você ficar mais forte. Como assim, você pergunta? A Resiliência como qualquer músculo no nosso corpo é construída gradualmente e exponencialmente com a exposição repetida aos obstáculos e às forças externas. Não necessariamente,  se você não tem prática no enfrentamento dos obstáculos (como quando você escolhe evitá-los), se você decidir ainda assim propor-se ao desafio de tentar, a coisa certamente correrá mal, um evento traumático pode derrubá-lo. Como tudo na vida, a preparação é amiga da eficácia e do sucesso. Sem preparação o fracasso é uma possibilidade muito forte.

Para sublinhar este ponto, as pesquisas de desenvolvimento tem mostrado que crianças traumatizadas são mais, e não menos, prováveis de virem a sofrer novamente de algum tipo de trauma ou consequência negativa. Da mesma forma, aqueles que crescem em bairros difíceis têm uma propensão para o desequilíbrio emocional,  tornam mais susceptíveis perante a adversidade, não se tornam mais resilientes, e são mais propensos a debater-se na vida.


5. Inspire-se e aprenda com os outros que têm que lidar com o sucesso e com a adversidade. Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez de se renderem a elas. Para aprofundar este tema, leia: Porque razão desistimos dos nossos objetivos.

Não quero com isto dizer que ao ver, ler ou assistir aos feitos dos outros os seus problemas ficam resolvidos, ou que isso diminuirá a dor ou o sentimento que tem. Provavelmente não, e essa não é a minha intenção. No entanto, ao tomar consciência das estratégias e formas que essas pessoas accionaram e/ou utilizaram para fazer face aos seus problemas ou para ir ao encontro dos seus sonhos e objetivos, pode promover e estimular em si uma mudança de perspetiva face à sua situação. Este mudança de perspetiva pode ser promotora para descobrir novos caminhos para a resolução da situação difícil em que se encontra.

VÍDEOS INSPIRADORES E MOTIVACIONAIS:

Vídeo motivacional para vencer o medo e mostrar determinação:

Vídeo motivacional – O sucesso depende de mim

Mensagem nº1 – Ayrton Senna:

Alguns exemplos de pessoas que ultrapassaram adversidades na sua vida:

Helen Keller: Perdeu a visão e a audição devido a uma febre misteriosa quando tinha apenas 18 meses de idade. Ela superou a surdez e a cegueira, tornou-se numa mulher forte e com formação e promoveu os direitos das mulheres.

Winston Churchill: Superou um problema de gaguez e fraco desempenho na escola, para se tornar primeiro-ministro do Reino Unido e um dos mais influentes líderes políticos do século XX. Ele também era conhecido pelos seus discursos poderosos e empolgantes.

Wilma Rudolph: Nasceu prematuramente, foi a vigésima de vinte e dois filhos. Ela superou uma pneumonia dupla, escarlatina e poliomielite para se tornar vencedora de três medalhas de ouro em pista nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960.

Lance Armstrong: Superou o cancro nos testículos que se espalhou para o cérebro e pulmões (foi-lhe dito que ele tinha uma chance de apenas 40% de sobrevivência) para voltar e ganhar o Tour de France mais sete vezes!

J.K. Rowling: Nasceu numa família pobre, saiu de um péssimo casamento com um bebê e a viver da ajuda do governo, escreveu o seu primeiro livro de Harry Potter e foi rejeitado pela maioria dos editores até Bloomsbury Publishing acreditar no seu valor. Preciso dizer mais?

A determinação, superação e persistência permitiu que todas estas grandes pessoas ultrapassassem as suas adversidades e fossem bem sucedidos. Se eles conseguiram fazer isso, certamente o resto de nós pode invocar a força e a coragem para pelo menos tentar superar as nossas adversidades! Se depois seremos bem sucedidos ou não? Bem essa é uma pergunta que nem eu nem você, neste momento consegue responder.

PONTOS A RETER:

  • Os tempos difíceis que acontecem na nossa vida, podem ajudar-nos a compreender e a apreciar os momentos em que as coisas nos correm bem.
  • Olhe para as oportunidades de aprendizagem que todas as situações adversas contêm.
  • Decida se você vai permitir que a sua experiência o deite a baixo. Dependendo da forma como você interpreta a situação, acha que a poderia olhar de uma outra forma, de preferência mais capacitadora.
  • Esteja preparado para aceitar o pior, quando ele ocorrer. Quando se prepara mentalmente para o pior, isso raramente acontece, e se isso acontecer, parece menos catastrófico, porque você está melhor equipado para lidar com isso.
  • Cultive a coragem, auto-confiança e superação. Quanto mais dessas qualidades você conseguir reunir, menor será o impacto da adversidade.
  • Lembre-se que a adversidade faz parte da vida. Aceitar as adversidades, ajuda a superá-las.

Superar as adversidades é um dos nossos principais desafios na vida. Quando resolvemos enfrentar e superar, tornamo-nos especialistas em lidar com ela e, consequentemente, promovemos o triunfo sobre as nossas lutas do dia-a-dia.

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
reward

bdghh
muito legal este texto nos ensina sobre a vida

Avatar for Miguel Lucas
Eunice

Obrigada Sr. Miguel Lucas! estes textos são melhores presentes que a gente pode receber na vida! Cada dia estou apreendendo mais e melhor, cada vez que leio os seus textos.
Estou lendo o seu livro: “Seja o vencedor” tb é incrivel, ainda não terminei a minha leitura mas posso dizer que amo as sua dicas.
E estou amando poder ajudar as outras pessoas que percebo que têm problemas de equilibrio emocional, recomendando que consultem o seu site e que façam a leitura dos seus textos.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eunice, obrigado pelo comentário

Fico agradecido pelas suas palavras e também contente pelo fato dos artigos estarem a ajudá-lo e aos seus amigos. Fico esperançado que os artigos postados possam ser uma mais valia para o seu desenvolvimento pessoal.

Tudo de bom.
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Cleuza Rossi

Surpreendida com o texto… adorei o video… precisava mesmo ter uma aula de superação hoje!!! Busquei a palavra adversidade e encontrei esse material simples e objetivo… Estou aprendendo a aprender com a comunicação… Agradeço a sua boa vontade . bj no coração…

Avatar for Miguel Lucas
marlene bispo da silva

Este artigo era exatamente o que eu precisava no momento ,otimo me fez muito bem.

Avatar for Miguel Lucas
Merciana. Alfiado

Dr. Miguel Lucas,

Amei as suas dicas, ajudaram a levantar a minha moral auto estima porque estava muito mal pelas tapas da vida em todos os ambintos.

Valeu mesmo. Muito Obrogada do fundo do coracao que Deus continue a lhe dar tanta sabedoria e espirito de querer ajudar os outros.

Merciana

Avatar for Miguel Lucas
neuzadeoliveira guerra

estou passando por uma separação ainda ta doendo muito preciso urgente de ajuda vc pode me ajudar? abraços neuza

Avatar for Miguel Lucas
cleuberth

Nunca é fácil. Mais superavil…

Avatar for Miguel Lucas
jessica joaquim

amei as tuas dicas miguel lucas, ajudaram-me muito porque xtou a passar dificuldades na minha vida e como nao tenho equilibrio emocional tudo era muito complicado,mas depois d compreender as tuas dicas me sinto renovada e com muita coragem de incarar os meus problemas e d xtar preparada para eles

Avatar for Miguel Lucas
Breno

Obrigado, isto me ajudou a enxergar com mais evidencia.

Avatar for Miguel Lucas
André

Gostei muito desse texto, pois a pouco dias sofri um acidente, resultou na perda de uma parte do dedo indicador da mão direita, trabalho com informática uso muito minhas mão, mas já encontrei varias pessoas ao meu redor com o mesmo problema e que vivem normalmente, esse texto esta ajudando a me encara os problemas de frente.

Avatar for Miguel Lucas
dona MANUELA

SOU EXTREMAMENTE NERVOSA,MINHA VIDA NAO TEM SIDO FACIL MEU RELACIONAMENTO DE SETE ANOS ELE ME ABANDONOU FIQUEI SEM CHAO E PIOR MINHA CABEÇA NAO ME AJUDA APANHO DEPRESÃO JA NAO TENHO ALEGRIA DE VIVER O QUE ME MANTEM E MEU FILHO QUE E A PESSOA QUE MAIS AMA E ME AJUDA SOU MUITO NEGATIVA JA ANDEI EM PSICOLOGO MAS AINDA FICO PIOR .ME AJUDE POR FAVOR TOMO PAROXITINA E DIAZEPAN A 4 ANOS

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Miguel Nalato

Amei a higiene de sabedoria que submete-se neste inteligente texto…
Muito obrigado!
Ajudou-me muito.

Avatar for Miguel Lucas
laiana rubia dos santos

fui abandonada depois de 10 anos de casamento,estou fracassada tomando remedios a quase um ano ele se foi e mora com uma pessoa mais nova tenho duas criancas meu filho de 2 anos pede muito pelo pai ja tentei suicidio,nao consigo trabalho minha mae faleceu e eu nao tenho familia aqui em sao paulo meu ex marido q ainda por enquanto manten a casa ele me humilha me despresa eu nao teho animo p viver me ajude

Avatar for Miguel Lucas
Washington

Ei, você já está bem?
A barra que você está enfrentando é bem pesada, mas, pense o seguinte: se você desistir, seu ex terá vencido. Vai ficar com tudo que é seu e, ainda, terá levado sua vida. Vire a mesa. Busque força em seus próprios filhos, vença um dia por vez, e mostre que você pode dar a volta por cima. Como fazer tudo isso? Você não vai acreditar, mas a resposta é muito simples: você precisa DECIDIR fazer de verdade. Bjs e sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
tatá

Deus ouve a oração do aflito…ore a deus, não precisa ter alguma religião, veja o conselho d apostolo Paulo: Não estejais anciosos por coisa alguma mas entudo por oração e suplica e junto com agradecimentos fazei connhecer vossas petições a Deus ai experimentareis a paz que exede a todo o pensamento.
Ore de forma espontanea, em pensamento, com suas próprias palavras porem sempre de maneira respeitosa pois estará se dirigindo ao criador e ter fé que ele te ouve..
Agradeça pelo seu filho, pela ajuda de seu ex marido, pela sua visão, audição,e vá encontrando tudo que possa agradecer, depois começa a fazer seus pedidos: pedindo para amenizar suas aflições, para aparecer emprego enfim tudo que voce precisa e por fim agradeça rapidamente e diga tudo isto peço e agradeço em nome de Cristo.
Faça isso varias vezes por dia, principalmente quando se sentir aflita e deprimida sempre acreditando no mencionado que Deus escuta e atende o aflito. Alguns já sentem alivio no primeiro dia, outros podem levar uma semana, mas sempre há melhora e aos pouco recuperam a alegria de viver. Faça isto por favor…se tiver duviadas poste comentarios, não tenha vergonha de pedir ajuda. Que deus te abençõe.

Avatar for Miguel Lucas
leticia lonny

Aqui encontrei as palavras q estava precisando ouvir..mas q ninguem nunca me falou..to em um momento em que todos so me julgam onde so a minha fe eh qe ainda me mantem de pe..com essas palavras q encontrei aqui me tornei mais forte.obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Conca

Existe uma saída mesmo que pareça impossível. Jesus pode nos ajudar, Ele disse " vinde a mim todos vós que estão cansados, oprimidos e sobrecarregado que eu vos aliviarei". Foi pra isso que Ele veio… Desfazer as obras do mal!

Avatar for Miguel Lucas
Rafaela Chagas

Rafaela Chagas

Avatar for Miguel Lucas
Rafaela Chagas

Obrigada pelo seu documentário, foi de fundamental importância para o meu crescimento pessoal.

Avatar for Miguel Lucas
Pauio Roberto Girardi

palavra de grande sabedoria, foi excelente para acrescentar a minha sabedoria, que Deus te abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Helena

Estou passando por um momento muito difícil, rejeitada por minha filha, ela tem 20 anos, envia mensagem em redes sociais, ironicas para mim atingir. sinceramente, não tenho mais forças, ela não fala comigo, tem ódio de mim e isso me dói muito. Família pra ela são as amizades…. Isso tudo começou porque ela se envolveu com homem casado e eu não apoio de jeito nenhum.. esse cara e algumas amigas dela estão colocando ela contra mim…. o que está me machucando mais, foi o fato da esposa dele viajar para casa da família e ela simplesmente desligou celular, não me deu noticias e eu fiquei louca, desesperada a procura de minha filha, passei mal fui parar no hospital com a pressão 18/12, e depois vem a tona que minha filha foi para a casa do amante, dormir na cama da esposa dele…. isso eu não aceito Senhor. Esse cara não presta, nem ele quanto minha filha, falta de caráter dos dois… Por favor me ajudem eu não sei o que faço. Uma mãe desesperada.. desculpa estou precisando de palavras de conforto…

Avatar for Miguel Lucas
Silvia

Helena, saiba q tdas as coisas cooperam para o bem daqueles q amam a Deus, entregue sua filha nas mão de Deus, entregue a vida desse homem tbm, para q ele se volte para Deus e consiga enxergar aquilo q Deus tem para a vida dele.
Saiba q Deus está contemplando suas lágrimas e tdo novo se fará em sua vida, pq Deus é quem luta por vc, Ele é seu ajudador….
Deus te abençoe gdemente

Avatar for Miguel Lucas
joana

Ola Miguel Lucas!

Como lhe disse no meu e-mail, acho as suas mensagens, seus textos muito interessantes! E incrivel como uma boa leitura ja nos faz nos sentirmos melhor, quando estamos diantes de problemas e dificuldades! E muito bom saber, que nesses momentos podemos ter acesso a essas leituras. E claro, que depois so cabe a nos mesmos praticarmos as dicas oferecidas nessas mensagens, para nao ficarmos so na teoria, nao e mesmo? E isso, eu mesma preciso aprender a fazer de forma assidua e disciplinada.

Muito obrigada por essas imagens maravilhosas!

Avatar for Miguel Lucas
almir goulart

muito bom muito me ajudou este artigo que DEUs possa lhe abençoar a cada dia , obrigado .

Avatar for Miguel Lucas
regiane

estou em um problema muito grave o que fazer tou perdida vou acabar estragando minha vida

Avatar for Miguel Lucas
Tatá

Querida, gostaria de ajuda-la, pois passei por uma tsunami por 03 anos e agora estou me recuperando e aprendi muito com ela, Poderia me dizer o que se passa contigo? Assim sabendo o que que se passa poderei encoraja-la. Pois a vezes a pessoa que não está vivendo a situação pode enxergar a saida que não conseguimos ver por causa da névoa da emoção, e só de dividir com outra pessoa já começa o alívio…..

Avatar for Miguel Lucas
Marina medeiros

Gostei muito desse texto,tenho sérios problemas,não consigo acreditar em mim mesma,sempre começo algo mas não consigo terminar,quero estudar,mas logo penso que não vou dar conta,estou tentando minha habilitação mas e só chegar o pessoal da banca,que começo a tremer,são muitas adversidades.Ouvi muito quando criança" quem nasceu centavo não vira tostão" não
o sei o que fazer.Acho lindo pessoas como você que se preocupa com os outros.Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
wanderson

muito construtivo!

Avatar for Miguel Lucas
ercilio antonio julio

para o meu lado fpi muito bom, porque no monento que tava a ler eu ganhava mas forcas

Avatar for Miguel Lucas
Josileide

Há quase dois anos consegui me recuperar de uma separação cujo o casamento durou apenas 2 anos, fiquei com uma herança linda, chamada Sara.
E no decorrer dos anos, conheçi outro homem, ele estava passando por diversas dificuldades na vida então eu resolvi ajuda-lo, foi ai que resolvemos namorar, com 6 meses de relacionamento eu tive uma gravidez indesejada.
Hoje com 7 meses de gravidez, descobri ontem que ele nunca deixou a ex mulher e ele mesmo olhando nos meus olhos disse que nunca a esqueçeu e simplesmente me deu as costas e me abandou com a minha segunda filha.
Não sei o que fazer, não sei o que pensar…
Um sentimento de desprezo, solidão é tão grande, mas tão grande que não cabe mais dentro de mim!
Eu estava aqui sentado no computador, sem conseguir dormir a noite toda, estou desde ontem sem comer nada. Eu tento pensar nas minhas filhas ai me sinto mais forte, mas não por mim e sim por elas.
E ai, tentando trabalhar sem êxito, fui pesquisar na internet algo pra eu ler que me fizesse ententer, (POR QUE EU?) e acabei encontrando esse texto maravilhoso, você está certo, eu só preciso aceitar pra superar e seguir em frente de cabeça erguida. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Ajudante

Lembre-se que não importa quem seja, aqui no Brasil tem leis, e algumas delas funcionam muito bem, você e sua filha tem direito. Procure um advogado e receba seus direitos.

Avatar for Miguel Lucas
Denise Pereira

Adorei o texto.
Me deu uma outra visão da vida.
E com certeza, vou conseguir superar essa dificuldade pela qual estou passando.
Parabèns!!!! Como mencionei, o texto é òtimo.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Carolina

Há meses frequento este seu consultório virtual. E vc tem tornado mais leve mts das minhas aflições.entendi q n tem pq esperar pelo q n vem, aceitar as adversidades e q com elas depois de uma tempestade a gnt pode ver a luz do sol florescer mts coisas. Pq mta coisa depende de nós mesmos. E q só vou chegar no final da caminhada se continuar mudando meus passos.
Obrigada por td, Dr. Principalmente por td seu conhecimento ser dividido aqui tão generosamente! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Kátia Izu

Gente estou em uma fase péssima, dava aulas e em 2013 em março, perdi minha voz quase totalmente por desencadear uma maldita doença que chama distonia laríngea que as cordas vocais sofrem espasmos involuntários e fica impossível a voz fez 2 anos que estou assim, e se não bastasse isso essa doença da voz esta trazendo como consequencia taquicardias devido aos espasmos irradiarem para o coração, dormindo, aos mínimos esforços, depois que acabo de comer, essas taquicardias começaram 10 meses e ainda uns enjoos que tenho desde criança que até hoje permanecem comigo, continuo investigando o que possa ser isso, é mole tudo isso? tirando forças nem sei da onde, tenho apenas 31 anos e com um monte de problemas, cistos nos ovários tbb de 8 cm cada ovário… só rezando, essa nossa vida é complicada gente, ter fé e força… é duro gente, bjus boa sorte e que Deus ilumine a gente.

Avatar for Miguel Lucas
Thi

Kátia.. Não sei se você conhece mas existe um UNICO Deus, capaz de curar, libertar, salvar FAZER O IMPOSSÍVEL. E não digo isso em vão, eu digo de um DEUS VIVO que se você crer ele limpa e faz milagres na sua vida. Eu trabalho junto com a minha tia, que é cristã.. e te falo com muita alegria como ja presenciei Deus na vida dela. Ela teve trombose no pulmão.. DEUS CUROU, depois ela teve um derrame e por 2 dias ficou sem se mexer, sem falar e sem enxergar.. DEUS CUROU, depois teve um cisto (maior que o ovário), deveria operar com urgencia.. quando foi operar, o cisto sumiu… DEUS CUROU. É desse Deus que eu quero te falar. Busca, clama, ora, chora aos pés do Senhor… E Ele vai mudar sua vida. Um beijo!!

Avatar for Miguel Lucas
Renata

Adorei as mensagens me fez ver o mundo de outra forma.
Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Judi

No meu caso, as adversidades estão só aumentando e demorando muito pra passar. Há 3 anos tive diagnóstico de esclerose múltipla, doença incurável e progressiva que matou meus sonhos profissionais, dentre outros, quando eu estava no auge, com 30 anos.
Tudo bem, passamos por um período de luto e nos adaptamos à nova realidade depois de um tempo, mas há dois anos descobri que estava com câncer de mama. Após um ano de quimioterapia e cirurgias (tentando ver o copo meio cheio) achei que havia vencido o câncer. Engano ingênuo. Outro câncer levou meu pai pra provar que é mais fortedo que eu. Me causou a maior dor já sentida e ficou pra sempre na minha vida. Ele está presente em cada vez que sinto saudades de meu pai e eu às sinto muito! Como dói!
Agora acha que acabou? Não… As coisas menores, mas não de menor importância, ainda persistem em errar. Meu marido está doente, a esclerose piora dia após dia, estou numa crise financeira, a ex-mulher do meu marido é daquelas ex-mulheres encosto, caí de moto e quebrei uma vértebra da coluna (sem sequelas), e por aí vai…
Tento não desanimar, mas já está meio ridículo eu continuar sorrindo com a vida há anos me dando rasteira. Agora lhe pergunto: como me preparar para o pior se nunca imaginei que o pior podia ser tão grande?
Sorte que nunca imaginei que o pior fosse assim, porque não teria coragem de passar por ele se ele não me pegasse no susto.
Fico é tentando imaginar o tamanho da tal bonança que virá depois de terminar estas tempestades, isso se não der uma enchente na minha vida com tantas chuvas e eu acabar me afogando…
Mesmo com tantas desgraças a vida deve ser boa porque não quero perdê-la, apesar de tudo.

Avatar for Miguel Lucas
valter francisco

Sr. lucas está de parabéns são poucas as pessoas que se preucupam com problemas alheios hoje em dia. pelos facto de escrever estes textos encorajadores que são acessados por pessoas de varias idades, varios extratos sociais em diferentes partes do mundo.
sei que tal como todos nós também tem seus problemas mas ainda assim preucupa-se em levar sua ajuda as pessoas,

achei muito interessante as dicas que deu nos 4 pontos, principalmente o ponto 3 (construa os seus recursos externos), há momentos na vida em que partilhar nossos problemas com um amigo ou alguem de confiança faz toda diferença. digo isto por experiencia própria nos ultimos anos tenho tido muitos problemas sérios de súde e as vezes não é facil gerir algumas vezes acabava descontando nas pessoa proximas de mim o que não é correto.
conversar com meu amigo sobre meus problemas tem sido de grande ajuda se isolar com nossos problemas não é a solução.

algo que acho certo e sempre que tenho opurtunidade faço é procurar ajudar as outras pessoas , é reconfortante saber que apesar dos problemas que a vida nos proporciona ainda consiguimos fazer alguma coisa pelos outros.

obrigado pela atenção e que jeová esteje conosco.

Att.

que jeová

Avatar for Miguel Lucas
Abida

Olá sr. Miguel Lucas, já deve imaginar se cheguei até aqui é porque estou a passar por uma adversidade na minha vida…….Sou mãe solteira, vivia sozinha na casa alugada e por razões de força maior tive que ir viver com a mãe irmã (por parte de mãe) numa das casas da minha mãe é na cidade onde eu trabalho e estudo! Só que o que acontece é que a minha irmã, grita arranja confusão com as empregadas que arranjo para a casa, ela não quer pagar empregada e quando eu arranjo ela faz de tudo para mandar embora…….Grita para minha filha, chama ela de diabo e muitas outras coisas. A minha maior dor é o sofrimento da minha filha, ela vai ficar traumatizada. Nessa situação como devo reagir? Estou a precisar de um conselho

Avatar for Miguel Lucas
Rute

Olá.estou a passar por uma fase extranha. Desde criança assisti desde sempre e até a morte do meu pai(que nunca foi alcoolico nem nada do genero)cenas de violencia contra a minha mae e contra mim e meu irmão. Depois namorei com um rapaz de 21 anos e eu com 15 com aprovação de meus pais mas eu nem tinha noção que esse individuo não era normal por ter 21 e namorar c uma miuda que tinha acabado de fazer 15 . Acabei por não sair com amigas, não saber o que era sair a noite… enfim durou 5anos. aconteceu uma tragedia e ele foi o primeiro a fugir. Aos 19 com a mudança de casa minha mae disse me que chegar as 20h do trabalho irritava o meu pai e que tinha vergonha que os vizinhos ouvissem os nomes que ele me chamava e então eu tinha de sair de casa porque ja era maior de idade. ok e eu sai primeiro para um quarto depois para um apartamento. não encontrava trabalhos estaveis foi muito dificil conheci um rapaz ao fim de tres meses casamos ao fim de uma ano tive uma filha mas divorciamo-nos porque alem de fazer muitas dividas e de não gostar de trabalhar batia-me. ok fiquei com minha filha passsamos fome, fiquei sem luz agua gas… andava super mal vestida , toda a gente se afastou ainda criticavam… mas tudo bem dei a volta por cima e conheci outro rapaz namoramos aceitou bem minha filha , juntamo-nos engravidei tivemos dois filhos. vivemos 14 anos juntos . Não podia ter um trabalho bom apesar da minha escolariedade porque ele não podia abdicar da carreira dele e de trabalhar no estrangeiro para ajudar a criar os filhos, então eu fui mãe e pai quando não tinha ninguém que tomasse conta deles levava-os comigo para o trabalho e então mandavam me embora. até que consegui um trabalho estavel, mas o pai deles ia lá , mostrava má cara, um dia um colega apresentou me sua noiva, ele fez uma espera ao rapaz, porque achava que o rapaz tinha de falar com ele primeiro… quando precisava de comprar roupa dizia que não ia tirar aos filhos para me dar. se eu comprasse com o meu ordenado ele reduzia o dinheiro que dava em casa dizendo que se eu tinha para comprar roupa ou qualquer coisa para mim então ele não ia andar a dar do dinheiro dele para a casa. tinha de poupar para ele. as vezes agarrava-me pelos cabelos e punha-me em frente ao espelho: olha para ti seu monte de merda, não vales nada etc etc. tentou matar-me 3x com almofada meu pai apontava a espingarda! tantas situações que nem consigo escrever. então um dia mudei psicologicamente, não sei como mas fiquei farta , não queria mais aquilo para mim , estava dependente economicamente , aterrorizada infeliz, não percebia a razão do meu padrão de vida desde que me lembro de mim. começei a pesquisar na net e descobri que eu era uma vitima de violência! Na ultima vez que ele me bateu precisei de ir ao hospital… mas não denunciei calei-me , ele tinha meus documentos meu cartão multibanco . ok tudo bem terminou ali acabou porra ! então apercebi-me que ele achava-se com razão, que meus vizinhos passaram a olhar de uma forma diferente par mim tipo; a tipa que grita a pedir ajuda e não deixa ninguem dormir enfim uma vergonha… ok tudo bem pensem o que quiserem. actualmente estou a procura de trabalho , já apareceram alguns mas a questão é sempre a mesma, os miudos?! tenho de ter um horario diurno e não nocturno, já surgiu para o estrangeiro mas e os miudos?! enfim… Quero caminhar e estou sempre a tropeçar, é preciso dinheiro para procurar emprego, e isso descontrola as contas. o ultimo trabalho que apareceu era a 50km de casa o passe de comboio eram 71 e qualquer coisa mas como não tinha nem cinco euros tive de recusar! Meus filhos são crianças espetaculares e isso faz-me feliz|! É tudo tão dificil neste momento, pelo menos o pai deles cumpre com a pensão de alimentos mas diz que não pode tar com eles porque tem a vida dele , o trabalho… então nunca está com eles de longe a longe vem busca-los para dar uma voltinha rápida e tra-los logo par casa! Aprendi que as más pessoas são as mais bem sucedidas, nada lhes falta,,nada lhes fica mal… Não sei como vai ser daqui para a frente mas não vou continuar nem voltar a ser uma vitima, nem saco de pancada para ninguém, e em relação a minha auto- estima com o tempo vou recuperar porque eu já sei que não sou um monte de merda, eu sou um ser humano e não sou mais do que ninguém mas também ninguém é mais do que eu. quanto a minha revolta e o tempo que ficou para trás não sei bem como resolver isso .. mas hei de descobrir um jeito Neste momento o que tenho Reparado em mim e que me tem assustado e para o que peço um conselho são os medos que surgiram, por exemplo estou em casa e ouço alguem a falar com outra pessoa e uma delas utiliza um tom mais autoritário e elevado eu fico com medo, vou na rua olham pra mim eu fico com medo tipo porquê que mais que uma pessoa está a olhar para mim será que sou assim tão horrivel , a roupa ta suja será que me conhecem de algum lado, sinto medo. estou a sentir muito medo ao ponto de as mãos as vezes tremerem, como se estivesse em ameaça constante… eu não percebo porque eu já não vivo em violência eu e os meus filhos vivemos com muita paz, e até alegria. Parece que estou a viver numa casa encantada a sério , não há discussões , agressões , não há o vazio sei que é extranho porque quero trabalhar e isso deixa me ansiosa,mas a paz dentro de casa é tanta eu nunca tive isto de chegar a casa e conversar normalmente , rir sem ser chamada de tolinha, comer sem nervos, ir para a cama tranquila porque nada de mal vai acontecer, ver uma serie sem mudarem o canal(o meu pai apagava a tv ninguém podia ver)l, atender um telefonema sem medo , poder estar, neste momento é isso que acontesse eu posso estar! Porquê que agora estou com tanto medo quando devia de estar mais corajosa?

Avatar for Miguel Lucas
celia

o duro é quando os problemas e adversidades te atingem na infância e te acompanha pela vida toda, mesmo você já estar passando da juventude e entrando na vida adulta, eles estão lá a cada dia te mostrando que você nuca vai poder deixá-lo para trás.

Avatar for Miguel Lucas
Victor

Oi. Gostei como se posiciona para focar os problemas e propor as estratégias da solução. Põem eu tenho um problema. Descobri depois de tantos anos que a minha esposa tari desenfreadamente. Ela ficou fria e o seu dia a dia vive a outra relação. Esta rodeada de amigas que afundam-na cada vez mais. Apesar de temos falado, e ela ter criticado minadas actitudes que ela não gosta e eu tentar melhorar, as coisas continuam péssimas. Amo-muito e tem-no certeza que já a perdi. O que faço para te-la novamente?

Avatar for Miguel Lucas
Caio Gabriel

Gostei muito mesmo !!! Muito obrigado a vc que mesmo sem ter me visto alguma vez, me ajudou muito psicologicamente, te agradeço muito, abração.

Avatar for Miguel Lucas
eu

Oração para teu amor te procurar hoje!
(ARC) neste momento onde quer que vc esteja. Neste exato instante você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim. Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar/escrever. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. Se você não me ligar/escrever agora, vai me ligar/escrever mais tarde. Ou amanhã… ou depois. Mas neste instante você tem a certeza de que vai me ligar/escrever. Você compreenderá que está apaixonado por mim e não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Rafael para que iluminem o seu coração e desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de perto de você todo mal espírito, toda má influência. Que Gabriel anuncie a você o meu nome, que sopre em seus ouvidos a palavra amor e faça lembrar de mim, que me anuncie ao seu anjo da guarda. Que Rafael use o bálsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja! Com todo meu amor!
Quando esta mensagem for publicada, você terá um desejo irresistível de me ligar/escrever e terá um desejo irresistível de me ver. E vai vir, ceda a ele que estou esperando por você. Vem pra mim, só pra mim meu amor! E me telefone agora mesmo. Amém!
Acho que tudo que é feito com fé dá certo.
Deus está no meio de nós e faz maravilhas!

Avatar for Miguel Lucas
Paulino Mário

Gostei muito do texto, apartir de agora vou enfrentar as adiversidades da vida de outra forma.. abração.

Avatar for Miguel Lucas
Eliane Branco

Ótimo artigo!!!
Traz informações enriquecedoras, edificantes.
Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Neide

Gostei muito do texto é confortante e encorajador!

Avatar for Miguel Lucas
Willian De Souza Nascimento

Tenho essa dificuldade desde de criança pois hoje com 22 anos ainda não consegui terminar meus estudos pretendo ser investigador e vencer essa dificuldade não consigo escrever pelo teclado do celular só falando através do viva voz posso não consigo memorizar as coisas está trabalhando cada vez mais a minha vida e meu futuro já não sei mais o que fazer tudo está cada vez mais difícil para mim principalmente Você estuda sou eu moro em Manaus

Avatar for Miguel Lucas
Daniel Oliveira

Nossa esse foi um dos melhores artigos que eu já li sobre as adversidades, realmente tentar esconder as adversidades de nossas vidas é tentar deixar de viver.

Avatar for Miguel Lucas
Thiago

bom dia,

Excelente artigo, realmente uma boa forma de nos mostrar como lidar com qualquer situação, por mais difícil que seja, na vida cada um possui a sua e o grau de intensidade depende muito de nossas mentes, no meu caso sempre fui muito forte para viver a vida, optei por caminhos difíceis, hoje em dia não tenho o sucesso que alvejei, tive uma relação por longos anos e ao término fui enfraquecendo mais e mais, desde então criei demônios dentro da minha cabeça que me cercam quase que diariamente, me encontro perdido, como um ratinho correndo na rodinha e com isso tudo não consigo seguir em frente, convivo com uma ansiedade muito grande durante as horas do meu dia e provavelmente cheguei a depressão.

Aviso aos que lerem este artigo que se concentrem nestas palavras, gostei muito e tentarei segui-las a risca pois exceto a perdas ( infelizmente fazem parte do ciclo da vida), na maioria das vezes nos mesmos agravamos nossa situação como é o meu caso !

Avatar for Miguel Lucas
maria seluta rodrigues dos santos

ola, estou passando por um momento de tristeza que nao consigo entender o que esta acontecendo comigo,tive uma infacia muito sofrida na roça,casei aos 15 anos de idade sofri muito sendo espancada ,e naquela epoca era tudo muito dificio nao hvia leis as quais tem hj,entao separei com seis meses de casada.entao fui pra cidade grande e com o passar do tempo conheci uma pessoa que entrou em meu coraçao e começamos nos envolver, desse relacionamento emgravidei e logo que decubri a gravides ele mudou totalmente comigo foi entao que descobri que ele era casado, tive uma filha que tive que enfrentar tudo sozinha criei minha filha com muita dificuldade mas se tornou uma grande mulher hj casada e mae de tres filhos lindos que eu o amo muito, quando minha filha tinha 14 anos casei com uma pessoa na igreja na qual eu frequentava parecia dar tudo certo, mas infelizmente fui traida tratada com varios tipos de humilhaçoes durante 15 anos ate que decidi separar,sou uma pessoa desorientada na vida naosei o que quero nao tenho vontade de trabalhar ,se conheço alguem interssante direpente nao quero mais nem ver a pessoa preciso de ajuda envolvir com um rapaz de outro estado e começamos a namorar faz 6 meses e nao o quero mais e nao sei como fazer tenho medo da solidao quero sentir perdoada mas me culpo o tempo inteiro prico de um conselho.

Avatar for Miguel Lucas
Amarildo Cruz

Parabéns Miguel,

Texto reconfortante, objetivo e atinge o âmago.

Avatar for Miguel Lucas
Antonio José

Olá! Bom dia!
Estou vivendo ultimamente algumas adversidades profissionais, hoje acordei ansioso e preocupado com os problemas que estou enfrentando! Como moro só é não tenho com quem compartilhar meus problema, conforme você diz no texto, resolver desabafar aqui. Talvez procurando uma forma de relaxar as minhas tensões emocionais. Sinto que isso me serve como alento, mas sei também que não resolve os problemas. Como deverei agir para superar essas adversidades que tanto me aflige?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *