10 exercícios para melhorar a sua força de vontade e auto-disciplina
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

10 exercícios para melhorar a sua força de vontade e auto-disciplina

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Ter força de vontade significa sermos capazes de fazer o que devemos de forma intencional, vencendo as dificuldades e/ou os estados de ânimo. A força de vontade estabelece uma relação muito forte com a motivação. Motivação, é ter um motivo para a ação, esta ação terá tanto mais ímpeto quanto mais disciplina você tiver. Juntando os conceitos: a força de vontade utiliza a motivação que temos para a ação, a ação é tanto mais orientada quanto mais disciplina for colocada na persecução do objetivo a alcançar.

Não é preciso grande força de vontade para fazer coisas prazerosas como divertir-se ou ficar deitado sem fazer nada. Pois à nascença todo o ser humano traz já no seu repertório uma tendência natural para a adaptação hedónica (adaptação natural a acontecimentos considerados positivos e prazerosos). Por isso a força de vontade pode ser considerada uma virtude preponderante na nossa vida, esta virtude destaca-se porque permite-nos realizar aquilo que naturalmente não é fácil, mas que necessita de grande esforço, dedicação e trabalho da nossa parte. De uma forma geral, quem na sua vida tem um elevado grau de força de vontade, destaca-se dos outros, é apreciado e admirado pela capacidade de orientar e governar a sua vida.

REFORÇAR A FORÇA DE VONTADE

No reforço e prática da força de vontade valem todos os pequenos esforços: Por exemplo quando se trata de terminar a obrigação apesar do cansaço, de estudar a matéria que nos custa, recolher o que está fora do lugar, vestir-se apropriadamente, levantar da cama apesar da falta de vontade, tudo isto pode ser um excelente exercício de força de vontade na vida quotidiana. Encaminhamo-nos passo a passo a grandes conquistas pessoais, pela força do hábito de nos forçar-mos a criar rotinas que dependem da nossa disciplina mental (controlo do que queremos pela acção da vontade própria). Aos poucos vamos forjando pela força de vontade um carácter que actua de forma coerente com aquilo com o qual nos propomos.

NÃO PARE NO FRACASSO

Quando fracassamos não devemos parar no fracasso. Podemos ter fracassado porque não nos empenhamos bastante, ou porque criamos uma expectativa irreal sobre um determinado curso de ação, lugar, coisa ou pessoa. E quando essas pessoas ou circunstâncias nos desapontam pensamos que fracassamos de alguma maneira. Mas os fracassos ou desencantos devem ser vistos como uma ótima oportunidade para aprendermos sem nunca nos determos neles mais que o necessário para perspectivarmos novas formas de obter o que desejamos.

O fracasso que na grande maioria das vezes tememos enfrentar e aceitar, é o que nos impede de nos realizarmos como pessoa, de realizar o nosso projeto de vida. Persistir, recomeçar ou empenhar-nos mais da próxima vez, essa deve ser sempre a nossa lição nos pequenos fracassos, porque nunca deixamos de olhar o objetivo maior, por ficarmos com o olhar preso no obstáculo que caiu mais atrás, nunca deixamos de nos focar intencionalmente na reta da meta.

Adotando uma perspectiva otimista, não interessa as vezes que caímos, mas sim aquelas que estamos dispostos a levantarmo-nos. Às vezes os fracassos despertam novas potencialidades, possibilidades e oportunidades, e até por vezes algumas das nossas forças escondidas.

Com relativa facilidade, podemos deixar-nos levar pelo estado de ânimo do momento, deixando de fazer as coisas que deveríamos (aquelas que achamos ser boas para nós e desejamos alcançar), porque é grande o impulso para nos dedicarmos às coisas das quais obtemos prazer de forma fácil, rápida e sem necessidade de termos qualquer habilidades ou competência.

MUNDO DE POSSIBILIDADES

Vivemos numa época em que a competitividade se tornou feroz, em que a mudança é certa, somos forçados diariamente a constantes adaptações. Por tudo isto reconheço que querer concretizar determinados objetivos, pode tornar-se num calvário repleto de obstáculos, dificuldades e desilusões. Em contrapartida, nunca vivemos numa época em que existisse tantas possibilidades. O mundo está repleto de possibilidades para todos, a informação e a educação está cada vez mais acessível no mundo global.

Talvez escolher entre tantas oportunidades e possibilidades se torne só por si uma tarefa de Hércules. É aqui que a força de vontade e disciplina mental se tornam fundamentais. Desenvolver e trabalhar estas áreas é um caminho para nos munirmos de “armas” para combater as dificuldades que inevitavelmente se nos deparam na vida.

SABER AQUILO QUE GOSTAMOS E QUEREMOS

É preciso estarmos atentos ao que nos rodeia, e tentar perceber onde é que as nossas paixões se podem encaixar, onde é que as nossas melhores habilidades e competências podem surtir melhores resultados. Aliado a tudo isto, e mais importante que qualquer coisa, é necessário conhecer e reconhecer aquilo que gostamos, e que queremos estabelecer como objetivo. Aquilo que nos faz sentir bem, no qual nos possamos sentir como peixe na água. Este caminho de descoberta, pode ser o nosso maior aliado tornando-se num facilitador de vida. Saber o que gostamos, conhecer as nossas forças e virtudes, as nossas capacidades e como as colocar em ação, é meio caminho para sermos bem-sucedidos nos objetivos que traçamos.

TRAVAR OS IMPULSOS

Para melhorarmos a nossa força de vontade, devemos munirmo-nos da sua melhor aliada a autodisciplina. A autodisciplina é o companheiro da força de vontade, dotando-a com a resistência para persistir em qualquer coisa que você faça. Ela confere a capacidade de suportar privações e dificuldades, seja física, emocional ou mental. Ela concede a possibilidade de rejeitar a satisfação imediata, a fim de obter algo melhor, mas que exige esforço e tempo. Esta capacidade está descrita no mundo da psicologia como uma componente primordial na inteligência emocional, que é a capacidade para adiar a recompensa.

Todos nós temos no nosso mundo interior, impulsos inconscientes, ou parcialmente conscientes, que pontualmente nos levam a dizer ou fazer coisas que lamentamos mais tarde. Em muitas ocasiões, nós seres humanos não pensamos devidamente antes de falar ou agir. Ao desenvolver estes dois poderes, a força de vontade e autodisciplina tornamo-nos conscientes da nossa vida interior, dos nossos impulsos subconscientes, ganhando assim a capacidade de os rejeitar quando não são bons para nós ou para os objetivos que queremos alcançar.

Às vezes, você deseja ir dar um passeio, sabendo o quanto é bom para a sua saúde e como se sentirá muito bem com isso, no entanto, por vezes sente preguiça, e prefere ver TV. Você pode estar ciente do facto de que precisa mudar os hábitos alimentares ou parar de fumar, no entanto, não tem a força interior e persistência para mudar esses hábitos. Será que isto lhe é familiar?


Quantas vezes você já disse: “Eu gostaria de ter força de vontade e autodisciplina”? Quantas vezes você iniciou alguma coisa, para depois passado pouco tempo desistir? Certamente todos nós já tivemos experiências como estas.

Todos nós possuímos alguns vícios ou hábitos que desejaríamos superar, como o tabagismo, ingestão excessiva de comida e álcool, a preguiça, a procrastinação ou falta de assertividade. Para superar esses seus hábitos ou vícios, é preciso ter força de vontade e autodisciplina. Estas virtudes fazem uma grande diferença na vida de todos, promovendo a força interior, auto-domínio e determinação.

Estes dois poderes ou virtudes, como quiser considerar, ajudam-nos a escolher o nosso comportamento e reacções, em vez de sermos governados por elas. A implementação deles no nosso carácter não irá permitir que a vida se torne monótona ou aborrecida. Pelo contrário, você vai sentir-se mais poderoso, responsável por si mesmo, feliz e satisfeito.

Quantas vezes você se sentiu muito fraco, preguiçoso ou com vergonha de fazer algo que você queria fazer? Você pode ganhar força interior, promover a iniciativa e a capacidade de tomar decisões e segui-las. Acredite em mim, não é difícil desenvolver estas duas potências. Se você for sincero consigo mesmo e estiver disposto a tornar-se mais forte, certamente vai ter sucesso.

DESENVOLVER FORÇA DE VONTADE E AUTODISCIPLINA

Um método eficaz para o desenvolvimento e melhoraria destas forças é executar determinadas ações ou atividades. Lembre-se que reforçando uma destas capacidades, automaticamente fortalece a outra.

Apresento alguns exercícios:

  • 1 – Se você estiver em algum local que esteja sentado, no autocarro, no metro, no comboio ou sala de espera, se algum idoso ou grávida não tiver onde se sentar, levante-se e ofereça-lhe o seu lugar, mesmo que preferisse ficar sentado para sua conveniência. Não só porque é um ato educado, mas porque você está fazendo algo com dificuldade e incómodo. Desta forma, treinará a capacidade de superar a resistência do seu corpo, da mente e dos seus sentimentos.
  • 2 – Existem pratos no lava loiça por lavar, e você decide adiar e lava-los mais tarde. Levante-se e lave-os na hora. Não deixe que a sua preguiça o vença. Quando você sabe que deste modo está a desenvolver a sua força de vontade, e tem consciência da importância da força de vontade na sua vida, será mais fácil para você fazer o que tem de ser feito.
  • 3 – Você chega a casa cansado do trabalho e senta-se na frente da TV porque está cansado e com preguiça de ir tomar banho. Não deve obedecer à vontade de se sentar, e ir logo tomar um bom banho relaxante.
  • 4 – Você pode reconhecer que o seu corpo necessita de algum exercício físico, mas vai continuar sentado sem fazer nada ou a ver um filme. Levante-se e vá caminhar, correr ou fazer algum outro exercício físico.
  • 5 – Você gosta do seu café com açúcar? Então, durante uma semana inteira decida beber reduzindo o açúcar para metade. Você gosta de beber três cafés ou mais por dia? Durante 2 semanas reduza para metade.
  • 6 – Às vezes, quando você tem impulso para dizer algo que não é importante ou que vai magoar alguém. decidia não dizê-lo.
  • 7 – Todos temos tendência para ler notícias sensacionalistas e revistas cor de rosa. Não leia algumas dessas coisas sem importância durante uma ou duas semanas, mesmo que você queira.
  • 8 – Você tem um desejo de comer algo não muito saudável. Recuse-se e decida não ceder ao desejo.
  • 9 – Se você se encontra a pensar coisas sem importância, desnecessárias, negativas, tente não lhes dar atenção, pensando sobre a sua inutilidade.
  • 10 – Superar a sua preguiça. Convencer-se da importância do que está a ser feito. Convencer a sua mente que você ganha força interior quando você decide fazer as coisas, apesar da preguiça, da relutância ou da resistência interna sem sentido.

Nunca se convença a si mesmo que não pode realizar os exercícios acima descritos, porque lhe parecem demasiado banais ou simples. Certamente pode conseguir realizá-los. Seja persistente, motive-se pensando sobre a importância da realização dos exercícios, e o poder e força interior que você vai ganhar.

A proposta destes exercícios tem fundamento.Você deverá começar com algo simples, que sejam relativamente fáceis de executar para evitar a desilusão. Depois gradualmente poderá aumentar o numero e a dificuldade dos exercícios. Com a prática você irá melhorar, aumentando a sua capacidade de autodisciplina e decisão, transformando-se numa enorme satisfação.

Se você praticar musculação, correr ou fizer ginástica aeróbica, irá fortalecer os músculos, de modo que quando precisar mover ou transportar algo pesado, terá força para o fazer. Ao estudar todos os dias um pouco de francês, você será capaz de falar francês quando viajar para a França. Acontece o mesmo com a força de vontade e autodisciplina, por fortalecê-las, elas tornam-se disponíveis para o seu uso sempre que precisar.

Bom fortalecimento!

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Central de Informações

Olá,

Sou assíduo leitor da Escola Dinheiro a anos, desde praticamente que começou o fique rico e é a primeira vez que venho a Escola Psicologia.

Parabéns, excelente blog, tão rico e completo em conteúdo quanto a Escola Dinheiro, serei leitor deste Blog!

Um Grande Abraço e muito sucesso!
Lauro Daniel

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lauro Daniel, bem-vindo à Escola Psicologia.
Obrigado pelo comentário. Espero corresponder às expectativas, apresentando conteúdos enriquecedores.
Muito agradecido pelo incentivo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
André Girão

Olá Miguel! Queria-te felicitar por este blog, que só nos vai enriquecer como pessoa. Ajuda-nos a procurar certas respostas e a combater a epidemia que cada vez mais está presente na nossa sociedade: o Sedentarismo. Como Licenciado em ciências do Desporto e ter a especialidade de treino de alto rendimento de atletismo (FCDEF-UPORTO), acho exemplar este tipo de estratégias. Devo-te dizer que quando era juvenil (atletismo) cheguei a ter estágios contigo e com o professor Zotko, no que se refere ao Saltos. Quero felicitar-te também do excelente trabalho que fizeste com um dos melhores, se não o melhor, saltador português de toda a nossa história (Carlos Calado). Neste momento como Personal Trainer presenciamos muitos dos problemas que aqui são descritos, no que se refere à motivação e auto-estima. Um abraço para ti e felicidades!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André, obrigado pelo comentário.

Obrigado pelo teu incentivo, reforço e reconhecimento, quer na psicologia quer no desporto.
Lembro-me do teu nome, mas não consigo associar à tua imagem. Fico contente que tenhas seguido a via desportiva, é sempre importante as pessoas do desporto estarem ligadas ao desporto.
Sem dúvida que alguns dos assuntos que aqui apresento são importantes para todos aqueles que na sua profissão lidam com pessoas e as ajudam de alguma forma a perseguir e a alcançar os objetivos pretendidos. Quer no mundo desportivo quer na área mais clínica, a mudança de hábitos e melhoria de qualquer condição passa pelo treino programado e continuo. O treino desportivo tem muitas semelhanças ao “treino” psicológico.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Oi
Foi a primeira vez que vi este blog e gostei bastante do conteúdo que li, não pertenço a nenhuma das escolas referidas, estudo cinema, mas interesso-me por psicologia.
Como sugestão acho que seria positivo colocar por exemplo a abordagem de outros assuntos como: 10 exercícios para combater a insegurança e a ansiedade, auto-estima e a organização.

Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário.

Fico contente por ter gostado dos conteúdos da Escola Psicologia.

Aqui no blog se usar a pesquisa pode encontrar alguns artigos sobre os temas que propos. Já escrevi alguns artigos:

http://www.escolapsicologia.com/como-melhorar-a-auto-estima/
http://www.escolapsicologia.com/3-passos-e-10-formas-para-construir-a-sua-auto-confianca/

Boas leituras 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Joseph

Estamos ai… fortalecendo toda vez que venho aqui.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Joseph, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psiclogia.

O objectivo é esse mesmo fortalecer as pessoas que necessitam, e claro que lêem o blog 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Karenina

olá miguel

adorei este post, pois estou com todos estes problemas, tem sido muito dificil superar, mas é necessário mesmo ter disciplina pra fazer o básico necessário pra dar seguimento a vida, consciência acho que todo mundo tem, mas este post acabou me dando uma luz sobre como começar a mudar esta história.

Resumindo o que foi dito no artigo: precisamos é forçar a mente e o corpo pra combater a tendência comodista de ficar parado ou inerte ao que nos acontece.

Vamos pra luta então!rs

Um Abraço 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Karenina, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia.

Sim a disciplina é fundamental para a execução de qualquer objectivo. Vencer a inércia é difícil, mas é como empurrar algo muito pesado, como por exemplo um carro, até que se inicie o movimento é extremamente díficil de empurra, mas depois vai-se tornando cada vez mais fácil.

Certamente facilitará, para lhe dar mais um pouco de energia e motivação, pensar na emoção e nos sentimentos que sentirá, depois de ter conseguido alcançar o resultado. O que dirá a si própria? qual o orgulho que sintirá? O que representa para si ter sido bem sucedida? A sensação de dizer a si própria: fui capaz!

Faça pouco a pouco, mas faça, sinta emoção ao fazer, diga palavras de incentivo a si própria, recompense-se materialmente e cognitivamente: Ofereça a si própria uma ida à massagem; diga para si mesmo, como é bom terminar algo. É claro que isto são exemplos, ajustará a si o que achar mais conveniente:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Reis

Obrigada pelos conselhos Miguel. O tema é muito interessante e pertinente nos dias de hoje. Vivemos com tantos confortos que por vezes se torna difícil abdicar deles, mesmo que seja para sairmos em luta dos nossos sonhos.
Crescemos a pensar que não somos capazes de lidar com o fracasso. Mas o fracasso acontece muitas vezes apenas na nossa cabeça. Por vezes queremos mudar a nossa vida de um dia para o outro e só nos preocupamos com os resultados que podemos medir.
Por isso colocamos o patamar muito alto, enquanto devíamos estar concentrados em construir as bases. Conquistar as nossas metas é uma jornada, uma maratona, não podemos gastar todas as nossas forças no início e, sem dúvida devemos estar preparados para os kilómetros que se avizinham. Por isso é que é necessário praticar.

Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Reis, obrigado pelo comentário. Não podia estar mais de acordo com as suas palavras. Boas dicas que também acabou por dar 🙂
Sim o conforto ao qual todos temos acesso, aliado a uma desenfreada solicitação por parte do mercado agressivo que temos, leva-nos, mesmo sem querermos a cair nas malhas do prazer e satisfação fáceis. Sem que para isso, seja sequer preciso desenvolver qualquer competência ou habilidade. Não quer dizer que isto só por si seja prejudicial, não o é certamente, mas o seu excesso sim.

Devemos todos, trabalhar para desenvolver mais a nossa autonomia e vontade de decisão, e para isto é necessário grande empenho e desempenho da nossa parte.

Abraço, e até breve.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Araujo

Ótimo texto Miguel.
Certamente estava precisando ler algo assim… estive com todos os sintomas descritos acima, e percebo como é ruim pensar que não é capaz de realizar algo e deixar-se levar por pensamentos negativos. Parabéns e sucesso ao blog.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carlos Araújo, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.

Fico contente pela utilidade que o post teve para si. Fico igualmente muito agradecido pelo incentivo.

Abraço, e até breve.

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme Meirelles

Olá, estava a procura de dicas para fortalecer minha força de vontade e disciplina. Muitas das dicas eu já, intuitivamente, conhecia. Ouvir de um profissional reforçou minha crença nas dicas apresentadas.

Muito obrigado pelo artigo.

Um Abraço,
Guilherme

Avatar for Miguel Lucas
Gu17h3rm3

show!!!adorei!!!muito bons seus artigos.
abraço 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Gu17h3m3, obrigado pelo comentário.

Obrigado pela força, volte sempre. Os leitores são a força do Blog:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
JC

Parabéns, belo/excelênte blog e trabalho! Como diria Alnold Schwarzenegger fazendo referencia ao futuro: “Eu volterei!”

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá JC, obrigado pelo comentário.

Volte sempre! Espero continuar a corresponder às espetativas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Evie

Olá, Miguel.

Sou uma estudante de Psicologia, na FPIEUL e estava a pesquisar algumas influências da Psicologia Positiva. Imediatamente o motor de busca deu-me a indicação deste blog.

É mesmo uma inspiração. Ainda estou no princípio e é claro que ainda não me consigo exprimir em relação a muitos assuntos. O que importa, pelo menos para mim, é que as ideis estão cá. E não fogem muito à dita “regra”. Ao menos isso. Muitas vezes, no principio de qualquer curso, somos assaltados por dúvidas como “Será que estou no curso certo?”, “Será que é esta a minha vocação?” e só temos vontade de desistir. A mim, já me aconteceu. Mas consegui ultrapassar esse medo. E ultrapassá-lo-ei quantas vezes forem necessárias. São medos que acabam por ser o nosso pior inimigo e… partem de nós.

Estes textos… estes pensamentos que o Miguel partilha com todos nós, dão realmente muita inspiração. Às vezes não basta ler e não é só por ler que chegamos onde queremos. Mas o ler ajuda bastante e é um excelente ponto de partida. É uma altura em que permanecemos em reflexão com o livro, connosco próprios e com o mundo.

Este blog, um dia, certamente, deixará de ser mais um entre muitos e passará a chegar a mais pessoas, a tocar nos pontos fortes e menos fortes e a ponteciá-los da melhor maneira. Aliás este último ponto, já está alcançado. Ou melhor dizendo, vai sendo alcançado, pois é um processo contínuo que nunca deve acabar!

Muito obrigada, Miguel, pela inspiração. Com certeza, passarei por cá mais vezes! Sou só mais uma. Mas um a um… Lá vai crescendo e crescendo e crescendo…

Um abraço!
Evie

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Evie, obrigado pelo comentário.
Fico contente por nos ter encontrado no Google 🙂
Espero que se consiga encontrar na psicologia e se efetive como boa praticante. Um dia seremos colegas de profissão. Força nos estudos e boa sorte!

Agradeço também o incentivo e o reconhecimento do valor dos artigos. Escrevo sempre com a intenção de chegar ao leitor, às suas dúvidas, problemas, angustias, mas também a quem quer potenciar-se, crescer, desenvolver-se. Acredito que todos temos em nós enorme potencial, se tivermos consciência disso, com motivação, perseverança e positivismo certamente ficaremos mais capazes para alcançar os nossos sonhos.

Fico lisonjeado por acreditar na força das palavras da Escola Psicologia, Obrigado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Felipe Rodrigues (FelipeGGM)

Do caralho esse post. Vou gravar e sempre le-lo. Exercícios práticos e simples. Sou militar e sei como a força de vontade ultrapassa a fome, o cansaço, a sede, a vontade de desistir. Por isso acho que pelo menos todo homem deveria servir alguma vez na vida…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Felipe, obrigado pelo comentário.
Sim, sem dúvida que a força de vontade faz “milagres” na nossa vida, sobretudo que canalizarmos a vontade para coisas saudáveis e necessárias como o exercício físico.

Boa aplicação na sua vida militar!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Darwin

Gostei do artigo, bem estenço mas com um bom conteúdo! O fato deu está comentando aqui é um dos exercicíos =D

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Darwin, obrigado pelo comentário e acima de tudo por se ter proposto a comentar.

Sem dúvida que o fato de ter comentado, só por si depreende iniciativa e força de vontade face a algo. Fico contente com esse fato.

Muita força de vontade para você, siga persistente face ao seu objetivo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Douglas de Souza Fernandes

Obrigado, Miguel. Senti como se o seu artigo tivesse sido escrito exclusivamente para mim. Sou jornalista em Curitiba, capital do Paraná, Brasil. Após 27 anos como empregado em jornais, fiquei há um ano desempregado e resolvi criar meu próprio jornal, o Doquintal, que abrange a região onde moro. Mas sempre fui indisciplinado e extremamente hedonista. Comecei com grande motivação, publiquei os primeiros exemplares muito bem recebidos pela crítica. Mas, depois de passar o ímpeto inicial, estou prostrado no desânimo, na falta de iniciativa. Tenho muitas coisas para fazer e não sei o que fazer primeiro. Não consigo ordenar minhas prioridades e acabo buscando fugas na bebida e em passatempos fúteis. E quanto mais tempo passa, mais me angustio por estar perdendo tempo, mas não sei como retomar a motivação e a força de vontade. Seu artigo vai me ajudar nisso.
Obrigado,
Douglas de Souza Fernandes

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Douglas, obrigado pelo comentário.
Todos nós na nossa vida por vezes somos apanhados nas malhas do desânimo, em termos funcionais isto é prejudicial, no entanto esse estado de abatimento, quer dizer algo. Quer dizer que provavelmente a sua vida sofreu mudanças drásticas, que perdeu alguma coisa ou que a vida não corre como desejado, e isto não tem de ser necessariamente um problema. Transforma-se num problema quando se fica prostrado, tal como disse que estava. esta prostração por de vir da emergência de ter que resolver as coisas muito rapidamente (e é aqui que começa o problema). As coisas levam tempo a restabelecer-se, é necessario ser persistente e continuar a tentar mesmo perante algumas derrotas e/ou recuos.
Para se organizar, veja o que é mesmo necessário ser feito, não pense nas grande coisas, mas sim nas pequenas coisas aquelas que com alguma facilidade conseguirá fazer. Proponha-se a fazer, faça independentemente dos resultado. Arranje uma visão daquilo que pretende, e oriente-se por isso, pelo caminho algumas coisas correm mal, nessa situação visualize o seu objetivo e persista.

Não queira de um dia para o outro, ter e sentir logo força de vontade. Numa primeira fase isso não é o mais importante. O que importa no inicio é fazer coisas, pequenas coisas e depois pouco a pouco o hábito vai-se enraizando, e a vontade vai surgindo de uma forma gradual. Oriente-se nesta fase por aquilo que quer e não por aquilo que sente, pois sente-se angustiado e isso é incapacitante o que o leva a fazer coisas incompativeis como os seus objetivos.

Força.
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Filipe, obrigado pelo comentário.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
luis abreu

olá Miguel agradeço-lhe pelo conteúdo do blog que muito me pode ajudar desde que ponha em prática as suas dicas

um abraço
luis abreu

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luís Abreu, obrigado pelo comentário.

Fico contente por valorizar as dicas do artigo. Sim, tem de colocar as dicas em ação para poder melhorar 🙂

Força e dedicação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
John

Simplesmente excelente! eu já ia procrastinar uma tarefa mas agora vou termina-la! obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá John, obrigado pelo comentário.

Fico contente com o facto do artigo lhe ter sido útil 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Allysonn Araúo

Assim como foi dito em um comentário anterior, sentir que essas palavras foram feitas para mim. Estou desmotivado a prestar vestibular pela segunda vez na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após ler esse artigo me sinto mais disposto em continuar a estudar, em seguir em frente.

obrigado. Irei continuar lendo os outros artigos…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Allysonn Araúo, obrigado pelo comentário.

Esse é mesmo o objetiv da Escola Psicologia, ir ao encontro da necessidade dos leitores e tanto quanto possível ajudar em pequenas coisas que possam fazer a diferença.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Augusto Medeiros

Olá, Miguel,

parabéns pelo artigo. Você simplificou o que muita gente acha super complicado.

Eu acho que esse caminho dos exercícios podem, sim, dar resultado.

Quero emagrecer e vou aplicar as suas dicas.

Hoje completo 35 anos e desejo encarar esse objetivo com mais maturidade.

Depois te conto o resultado.

abraços e obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Augusto, obrigado pelo comentário

Espero que a aplicação dos exercícios possa facilitar a obtenção dos resultados desejados.

Fico entusiasticamente à espera de saber notícias suas.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

E aí miguel tudo bem ! sou Rafael gonçalves tenho 21 anos,parei de estudar no primeiro ano do 2 grau.. acredito que seja por tudo o que foi debatido entre o vc e nos leitores,apesar de ter uma vontade imensa de estudar,de fazer minhas escolhas próprias.por exemplo teatro ,pinturas , exposiçoes ,o mundo da arte em geral..eu trabalho com musica, sou cantor sertanejo … mas o sertanejo nao consigo achar uma aquela sensaçao boa que poucas vezes bate no meu coraçao..faço pq me mantem e tbem foi uma opçao, que atraves de meu pai que me ajudou mto qndo estava perdido nas drogas, nao sabia pra qual caminho correr,, mas consegui saír,e foi quando comecei a frequentar igrejas,casas de Doutrinas científicas,espiritismo,,foi mto díficil, minha cabeça nao parava de entrar pensamentos.qndo frequentava uma casa de doutrina ciétifica , eu sentia uma força que nao consigo explicar,mas que fazia efeito,uma força enorme pra estudar ,, um desempenho fora do comum,, mas mudava mto minha personalidade ,, eu me sentia mto certinho ,, tanto quanto a igreja eveangelica,, nao me sentia EU ,, o lugar que me senti mais equlibrado foi na igreja católica que fui andando bem mais aí caí no desgosto e comecei a perder as enegias ,,agora minha mente me manda seguir a igreja católica.parece que é Deus falando comigo. e outra parte me manda seguir a igreja evangélica que sem dúvidas me dá mta enegia , como tais levantar cedo ,,realizar meus objetivos até o fim mas mexe com minha personalidade … ta mto esquisito minha vida1! tá uma loucura !! vc poderia me esclarecer algo? desculpa por colocar quase minha vida toda,, mas é pq eu muito precisando de um recomeço,de uma ideia,minha vida está sem sentido meu relacionamento está acabando aos poucos,, estou sentindo isso,nao sinto gosto em realizar nada,nao consigo levantar de mannha,valeu !!

Avatar for Miguel Lucas
Andrew Alves Da Mata

Cara, simplesmente um site fantástico !

Eu que terminei o ensino médio ano passado, e esse ano estou tentando vestibular e não consigo emplacar em um ritmo de estudos diários.

Para mim é tudo diferente esse ano, tudo em minha vida mudou. Desde a vida amorosa até a vida profissional(estudos). Já se passaram 7 meses e eu não estava conseguindo manter um ritmo agora, se DEUS quiser, e com a ajuda deste site, eu irei conseguir !!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Andrew, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente e lisonjeado por ver valor na Escola Psicologia, mas acima de tudo que tenha conseguido perceber como se ajudar e como implementar algumas das sugestões dos artigos.

Desejo-lhe tudo de bom e força de vontade nisso!
Não se esqueça que a força de vontade depende da nossa vontade 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Silmara Epifania

Excelente texto, muito tranqüilo de ler.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Silmara, obrigado pelo comentário.

Volte sempre,

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sarah Ribeiro

Comecei a ler os artigos deste site ontem, e não consigo parar de ler, parece que foram escritos pra mim.
Também terminei o ensino medio ano passado , e agora preciso estudar para prestar o vestibular no final do ano. Acontece que até agora não consegui estudar pra valer, mesmo fazendo cursinho preparatório, me falta disciplina, organização e força de vontade pra estudar, mas seguindo as dicas deste texto tenho certeza de que vou melhorar,e obter o sucesso que eu tanto quero nos estudos,mas que não tenho conseguido.

Abraço,

Sarah Ribeiro, Minas Gerais-Brasil.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sara Ribeiro, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo.

Fico muito contente que o artigo vá ao encontro das suas necessidades. Agora já tem ao seu dispor algumas ferramentas para colocar em prática em com motivação alcançar aquilo que tanto deseja. Agora que sabe que é possível melhorar só depende de si. Mão à obra.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

Cara estou sem palavras, gostei demais do seu artigo, dificilmente escrevo algo ou comento, mas me sinto na euforia e obrigacao de escrever algo, e pela empolgacao escreveria 10 vezes o que vc escreveu so de elogios.

Mas deixando de lado a bajulacao, vou imprimir e colar do lado da porta do quarto, pois la e o unico lugar que eu tenho que olhar todos os dias e suas dicas serao, a gasolina da minha motivacao, as fundacoes da minha evolucao.

Ps.: Tem mais ideias como essa ?

Tudo de bom ! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá fabio, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo.

Fico muito contente com o seu feedback e acima de tudo que tenha visto no artigo como de grande utilidade para o seu dia ai dia. Agora é só colocar-se a caminho dos seus objetivos, insista e persista.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruno César Bulnes

Ótimo artigo. Depois que eu terminei de lê-lo senti mais força de vontade e, também, a certeza que eu tenho a capacidade de fazer absolutamente tudo o que eu venho adiando (procrastinação). Muito obrigado por essa injeção de ânimo.

Abraços e sucesso.

Bruno César Bulnes.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que com uma boa estratégia em mente, certamente é capaz de fazer as coisas que tanto deseja e tem adiado. É uma questão de vontade, e não se esqueça que a vontade de fazer as coisas depende da sua vontade. Por isso mesmo é um decisão nossa, está ao nosso alcance. Força nessa vontade e caminhe na direção daquilo que pretende alcançar.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
ANDRE LUIZ

valeu miguel show de bola fantastico a maneira como vc aborda os assuntos
valew

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André, obrigado pelo comentário

Fico contente com o fato de reconhecer a forma útil de passarmos as mensagens contidas nos artigos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Carlos André

Parabéns pelo artigo Miguel!

Ele mencionou pontos interessantes que esqueço no dia-a-dia e outras que não sabia, tenho cedido bastante do meu tempo aos impulsos (prazeres) que trazem resultados passageiros. infelizmente, preciso de pressão para cumprir as tarefas,(pouca disciplina) quando não tenho eu produzo menos.

Abraços

Carlos

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Eu preciso muito ter força de vontade, domínio dos desejos momentâneos, mas não consigo. Sempre que começo algo não termino.Sou estudante de direito, as vezes já tive vontade de desitir. São tantos problemas. Meu pai morreu e isto abalou muito a minha vida. Agradeço a este texto maravilhoso, vou seguir os passos e tentar ser uma pessoa melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Junior

Parabéns por essa matéria. Pessoalmente suas palavras foram de grande ajuda. Em alguma momentos me deparei em situações que exigiram de mim disciplina e motivação e nessas situações eu não entendia porque que não tive forças para fazer o que devia fazer. Hoje eu entendi, e vou aplicar o que vc escreveu.
Abralos

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Lins***

***Olá. Bom dia!
Acabo de descobrir este blog. Sou tão preguiçoso que dei apenas uma olhada superficial no início do texto.
Mas foi o suficiente para notar que o autor parecia estar se referindo á mim, qdo explicou como devemos proceder para desenvolver a força de vontade.
***Bom… coloquei este blog no meu Favoritos e vou tentar aplicar as técnicas ensinadas aquí.
*** Para começar vou tentar ler atentamente o que o autor está tentando me passar (ensinar) – depois eu conto o resultado.
Obrigado – sou de Lins, SP – Brasil

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carlos, obrigado pelo comentário.

Ainda bem que viu valor nos nossos artigos, espero que possam ser úteis na sua caminhada de vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Tais

Oi tudo bem?! Eu sofro muito por que não consigo ter vontade de estudar e de correr atrás dos meus sonhos, quando penso em estudar e vencer na vida logo vem a minha cabeça que tem muitas pessoas a minha frente e que não conseguiria nunca competir com elas… Eu gostaria de saber por que não consigo parar de pensar assim e o que devo fazer para mudar isso. Desde já agradeço a atenção

Avatar for Miguel Lucas
celia/Ba-Brasil

Olá Miguel,

Estou maravilhada com o que acabei de ler.Há muito tempo estou insatisfeita com minha vida, com meu corpo, frustrada com tudo,porque sei o que fazer , mas não consigo fazer nada.Mas agora encontrei o que precisava.Parece que foi escrito para mim.É incrivel o que voce escreveu, já li sobre o assunto antes, mas nunca como agora.Foi a injeção que eu precisava.Voce é um grande mestre.Muito obrigado.

Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Celia, obrigado pelo comentário.

Faço votos para que o conteúdo do artigo a possa guiar na construção da sua força de vontade e autodisciplina.
Agradeço as suas palavras, e desejo-lhe força e convicção para vencer os obstáculos que possam interpor-se no seu caminho.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
gabi

MUITO BOM GOSTEI MUITO, AGORA MESMO ESTOU INDO LAVAR LOUÇA! =D

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Gabi, obrigado pelo comentário.

Vejo que o artigo surtiu efeito imediato 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Daniel Barreto

Eu gostaria de deixar registrado aqui, que este blog, esta sua atitude de fazer este blog mudou a minha vida, sou um ser humano melhor por causa dos artigos colocados aqui, muito obrigado pela ajuda, você não faz ideia de como ajudou uma pessoa que você nem mesmo conhece.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniel, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente com o seu feedback. Conseguir levar informação até ao leitor, e que esta surta um efeito positivo nas suas vidas é o nosso objetivo principal. Tomar conhecimento direto através de você, do benefício do nosso trabalho é algo extraordinário. Fico cada vez mais motivado a continuar.

Tudo de bom para você.

Abraçi

Avatar for Miguel Lucas
Anne Tarantino

Muito bom artigo umas das melhores sobre motivação e auto-disciplina que li, estava procurando algo do tipo, vou utilizar o exercício daqui pra frente, agradeço as dicas.

Avatar for Miguel Lucas
Francy Alves

Belas e inteligentes palavras, com certeza não só me ajudou como ajudará muitas pessoas, continue nos incentivando.

Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
livia

nao consigo segui nemhuma dieta que comeco exercicio ate faço mais auto controle na comida e o mais dificil

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Estou a procurar seguir os seus conselhos uma vez que uma parte de mim acredita mas existe uma parte substancial que não consegue ver mais além e dar o primeiro passo. Veremos quem ganha…

Avatar for Miguel Lucas
Sol

Parabéns! gostei do artigo. Dicas simples e funcionais, procurarei segui-las. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sol, obrigado pelo comentário.

Passar á ação e meio caminho andado para chegarmos a algumas das soluções dos nossos problemas. Força e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
José Nascimento Júnior

Olá Miguel Lucas, eu simplesmente adorei esse artigo. Parece que ele foi escrito especialmente para mim. Foi justamente quando eu resolvi mudar de vida, que eu encontrei a Escola Psicologia. Parece que estou no caminho certo. Sou um total procrastinador e estou procurando mudar isso. Muito obrigado por manter esse site! Vc ganhou mais um leitor. Fique com Deus!

Avatar for Miguel Lucas
cheri

ola miguel……. obrigado pela disponibilizacao destas imformacoes que lidas e postas em pratica mudam o sentido e a direcao duma vida inteira…..que deus continue te dando esse entendimento.e muita pazzz…..forcaaaaaaaa.

Avatar for Miguel Lucas
cheri

……. obrigado pela disponibilizacao destas imformacoes que lidas e postas em pratica mudam o sentido e a direcao duma vida inteira…..que deus continue te dando esse entendimento.e muita pazzz…..

Avatar for Miguel Lucas
Thayana

Olá Miguel!

Adorei o conteúdo de seu post, fiquei muito feliz por ter encontrado esse artigo pois é o conhecimento que preciso nesse momento da minha vida. Pode ter certeza que vou colocar em prática tudo o que li aqui. Agradeço por compartilhar um pouco dos seus conhecimentos.
Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Walisson

Nossa muito bom ,estão me ajudando muito seus posts ,quero estudar por conta própria mais não consigo por causa da procrastinação tem alguma dica pra vencer isto ?

saudações do Brasil

Avatar for Miguel Lucas
Giovani Amaral

I ae amigo preciso ouvir um conselho seu sobre vicios, ajuda ae…

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Muito bom esse blog, me ajudo muito eu tenho 15 anos e jogo bola(treino) e a pouco tempo descobri que tenho anemia eu fiquei muito fraco e sem força de vontade para treinar é ir para escola mas depois que eu li esse blog me ajudo muito… Muito Obrigado ! abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Lara

Tenho 14 anos e esse artigo realmente me motivou bastante. Colocarei em prática os exercícios a cima, que além de nos ajudar interiormente, dá um alívio enorme saber que a preguiça não pôde nos vencer.

Avatar for Miguel Lucas
Gleydson

Miguel.

Estou passando por uma faze de muitas responsabilidades e incertezas do futuro, consequentemente, estou sofrendo um desgaste mental muito intenso, perdi a força de vontade.

Vou colocar em prática seu conselhos, estou muito mais motivado agora.

Avatar for Miguel Lucas
janaina

Olá, Miguel. Estou passando por intensas mudanças na minha vida que acabaram tirando meu foco dos objetivos que eu tinha. Parece que desacostumei em focar esse objetivos e não consigo voltar àquele estado mental que eu tinha antes e que me motivava a seguir. Hoje me vejo como uma pessoa pessimista e sem a produtividade que eu tinha e que tanto me ajudaram a crescer. Lendo seu artigo percebi que a mudança não depende dos fatores externos, mas de mim mesma e que o controle da mente é o mais importante e não somente ds situações que temos que enfrentar. O pessimismo nos deixa inertes, tristes, estressados, solitários e o tempo passa né!!!!!Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Ótimo artigo, tenho 21 anos e mta dificuldade de arrumar um emprego por falta de força de vontade … achei mto motiavador e instrutivo =D

Avatar for Miguel Lucas
Robson

Cara muito obrigado se tivesse como lhe retribuir me ajudou bastante
Tenho certeza que minha vida vai mudar gracas a sua dedicaçao em fazer este post Muito obrigado mesmo de coracao por ter estudado 8 anos e estar aqi sem custo nenhum servindo a tds Valllew mesmo
Apartir de agora serei uma pessoa rnovada

Avatar for Miguel Lucas
Erika Graf

Hola Miguel! Me encantó el artículo. Muy bien explicado, claro y alentador, como siempre! Abrazo y beso enorme!!
Adoro leerte.
Cariños. =)

Avatar for Miguel Lucas
Irani

Olá Miguel… mais um post interessante. Eu sofro por não ter auto- disciplina, ainda mais agora que estou me preparando para vestibulares, inclusive minha falta de disciplina foi um dos motivos de eu ainda não ter ingressado em uma Universidade, além disso tenho algumas manias que me incomodam bastante e não consigo largá-las. Mas vou seguir suas orientações e trabalhar(sem desanimar!)para melhorar a mim mesma. Um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
gislãine lino

gostei muito desse site gostaria de fazer uma pergunta simples minha mãe manda eu estudar fica dizendo vai estudar vai estudar vai estudar isso enche o saco e perco mais a vontade de estudar me ajuda ae miguel so tenho 13 anos e quero ser a melhor estudosa da classe.

Avatar for Miguel Lucas
gislãine lino

gostei muito desse site gostaria de fazer uma pergunta simples minha mãe manda eu estudar fica dizendo vai estudar vai estudar vai estudar isso enche o saco e perco mais a vontade de estudar me ajuda ae miguel so tenho 13 anos e quero ser a melhor estudosa da classe. ajuddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Avatar for Miguel Lucas
Wellington S Santos

Estive há 40 anos Não receptível a estas valiosas informações, que agora, com uma linguagem clara e incondicional me esclarecem a enorme dificuldade que tive em lidar com minhas atitudes muitas vezes desaconselháveis, que desencadearam consequências autodestrutivas e destruindo minhas conquistas. Gostaria muito de intensificar minha saúde mental com mais esclarecimentos sobre o assunto . Se possível, gostaria de mais informações de como obte-las atravéz deste meio, e se for o caso, ir buscá-las. Agradeço a atenção.
OBRIGADO MESMO.

Avatar for Miguel Lucas
Sheezara Teles

Obrigada! Estou passando por momentos de desânimo, de desmotivação. Esse blog me ajudou a focar mais no meu objetivo. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Chaer

Falar é fácil, fazer é o mais difícil. Acho a vida muito curta para se utilizar esse método de parar de fazer as coisas q gosta para trabalhar força de vontade, não tem nada a ver, isso só vai levar a frustração e a falta de bem-estar causando automaticamente uma falta de motivação pior do q a sentida antes. Detestei esse artigo e não me ajudou em nada.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Defaveri

aproveitei e encaminhei seus comentarios sobre a força de vontade para todos meus amigos e pedi para se cadastrarem em seu site.

é bom contar com ideias de melhorarmos.

abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Claudemir Carvalho

Miguel Lucas, conheci recente o site de vocês, pude ler alguns artigos e em especial sobre o tema de Ansiedade, disciplina e força de vontade, embora já tenha lido vários outros aquele que mais causou uma boa impressão, que mais me deu empogação de fazer algo para transformar e tudo isso de forma clara e objetiva, colocando-nos como responsáveis para chegar ao obejtivo, confesso foi o de seu! Por isso, nesse início de ano, já iniciei o processo de mudança após essa leitura e aproveito para agradecer a sua contribuição com esse site e desejar-lhe um feliz 2013, com muita saúde, paz, e muitas realizações em todos os sentidos e que se estenda também a sua família. Muito Obrigado mesmo! Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Maria

Muito útil, gostei.

Avatar for Miguel Lucas
yolanda Solla valentim Massimbe

Ola Miguel,sou moçambicana,acabo de descobrir este site,gostaria de poder, finalmente LEVANTAR ando perdida,cheia de problemas,mas agora quero dar a volta por cima,espero conseguir.conto com a vossa ajuda. um abraço. Yollanda

Avatar for Miguel Lucas
Rafael Cunha

Parabéns!! Belo artigo! Estou precisando de força de vontade nos estudos, vou colocar em prática os exercícios certamente e tenho certeza que vão me ajudar! Agradeço pela ajuda, mai uma vez, meus parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
marcone gomes

muito legal o blog, EQUIPE , meu problema é que sonho bastante nos meus objetivo, já conquistei alguns deles e busco pelos os outros , mas quando se trata de estudar me da uma preguiça,terminei agora um curso de radiologia mas vou ter que paga a matéria de fisíca por acausa da minha desplicência, e fico sem o que fazer, aqui em pernambuco ta para abrir concuso da PM e CIVIL vou me escrever mas uma vez, e fico pensando séra que vou conseguir me agarrar com os livro ??????
espero que me der um bom conselho. obrigado.sucesso para vcs do blog.

Avatar for Miguel Lucas
leila

NOSSA, EU ACHEI UM LIXO, TIVE QUE PARAR NO MEIO DE DESCONTENTO.. ODEIO GENERALIZAÇÃO.. CUIDADO AO USAR "TODOS FAZEM tal coisa"

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Silva

Adorei o artigo, excelente trabalho. Nunca vi um artigo sobre este tema tão bem explícito e motivante. Um abraço e bom trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
pedro

SAIBA QUE VOCÊ ME DESPERTOU DO MEU INCONSCIENTE.MUITO OBRIGADO POR AJUDAR A DESPERTAR MENTES.OBG,VALEU…

Avatar for Miguel Lucas
Elsa Gouveia

Olá boa noite Miguel, gostei muito do seu blog.
Não consigo meter em prática nada mesmo que faça todo o sentido, tou cansada demais;não teho vontade nenhuma de viver…

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Santos

Bom dia!

Muito bom, gostei.

Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Tonaminha

Olá!
Parabéns pelo blog! ótimo, muito boa as dicas, mas eu acho que mais um pouco de informações sobre isto!
Obrigada! Leitora oficial desse blog!
Felicidades 🙂

Avatar for Miguel Lucas
José Augusto

Olá, Gostei muito dessas palavras tenho a certeza que iram me ajudar muito mesmo, entrei na faculdade a três meses e não consigo criar uma rotina de estudos, estudar e etc.. Tenho preguiça para tudo, meus objetivos se acabam antes de começar.

Obrigado fico grato de ter encontrado esse blog!.

Fica com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Wellington

Muito bom, parabéns autor, certamente são bons exercícios quando aplicados.
abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Magalhães

Bom dia Dr.Miguel, quero parabenizá-lo pelo seus artigos, bem como a forma simples, que você transmite seus conhecimentos, acompanho os seus artigos, bem como sou assinante do EBOOK-COMO TER UMA VIDA MELHOR, cada tópico é uma lição que vale a pena Ler, e colocar em prática, obtém-se bons resultados mediante a pratica constante.

Avatar for Miguel Lucas
Madalena

Boa noite Miguel… nossa vc é um anjo q caiu do céu heheh
Tava aqui zanzando pela net a procura de algo que me motivasse a estudar e te achei.
Vou prestar um concurso esta semana e tava com uma preguiça enorme de estudar, mas agora que li este artigo fiquei mais empolgada e confiante para pegar firme nesta reta final e atingir meu objetivo.
Obrigada, foi mto bom mesmo!!!
Ps. vou parar de zanzar pela nete e estudar de verdade.. kkkk
Gde abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Cleide Mattos

olá Miguel, adorei este blog, pois dos vários defeitos que tenho, o maior deles acho que é a indisciplina, que tem atrapalhado e muito a minha vida profissional. Então me identifiquei com várias armadilhas citadas nos exercícios indicados por você e que nos atrapalham me busca da aquisição da qualidade de ter auto-disciplina. Vou praticá-los, e ver se consigo vencê-los e conseguir ser mais disciplinada. Outro defeito que tenho, é a franqueza. Defeito, se praticado com excesso, como tudo na vida, até a tão sonhada disciplina, que se for exercida com excesso, do meu ponto de vida, torna a vida muito chata. Não quero adquirir-la a ponto de me tornar uma militar. Deixar a louça para lavar para mais tarde, de lado de vez em quando para curtir um bom filme em boa companhia no sofá, não faz mal a ninguém!!.
Como eu disse, sou franca e serei desta vez. Li todo o seu artigo e inclusive estava lendo todos os comentários até me deparar com o do Rafael ( publicado em set/2011) e constatar que você não o respondeu, pulou e partiu para os demais. Achei indelicado da sua parte. O problema do Rafael, pode ser o mesmo que o meu ou de outro leitor. Se ele desabafou com você, foi porque encontrou no seus artigos, algumas das respostas que procurava, porém, esperava mais de você, um conselho, palavra amiga. Eu, após ler o comentário dele, percorri com os olhos as demais respostas suas , ansiosas para ver o que você tinha a dizê-lo. Fiquei desapontada, com sua ignorância ( no sentido de inércia quanto à resposta). Espero que entenda este meu comentário, como um feedback.
No mais, o blog é ótimo. Vou tentar praticar os exercícios. Volto para informar os resultados.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Patric

Cara, lí o que estava precisando. Habituei por costume fazer tudo quando eu queria. Não coloquei rotina na minha vida. Para nada. Hoje, em pleno meio do ano me ví perdido. Foi uma dessas crises de cada dia e ainda bem que encontrei o blog. Vou me esforçar para seguir cada coisa. Lutar pelos meus ideias e não me deixar abater pelo cansaço de não fazer nada. Chega, preciso me organizar. MUITO OBRIGADO.

Avatar for Miguel Lucas
Edilene

Parabéns, pela competência com a qual aborda oos os assuntos ,mas principalmente pela clareza e facilidade de leitura e interpretação dos mesmos .Comecei co o assunto culpa , e fui lendo vários outros tópicos de interesses,quando me dei conta já estava a hrs , devido ao enorme interesse despertado.
Obrigada por compartilhar todo esse conhecimento.

Avatar for Miguel Lucas
Jonathan Ramis

Olá Miguel,

Adorei a matéria, fez muito sentido pra mim, pois sinceramente estou passando por um momento muito conturbado na minha vida, que espelha diretamente estas situações que tu sitastes no tema abordado!
Meu próximo passo será tentar aplicar as tuas dicas no meu dia-a-dia, pra ver se mudo de vida!!!

Muito obrigado por compartilhar a matéria e pela injeção de ânimo, e parabéns pelo talento!

Que Deus te abençoe!

Abraço!

Att,
Jonathan Ramis

Avatar for Miguel Lucas
Isabely

Obrigada Miguel!
A minha preguiça, o deixar para fazer depois, tem me deixado muito triste e as pessoas ao meu redor. Quero mudar!
1, 2, 3 Começando a por em prática os exercícios.

Um grande beijo

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre Henrique Sena Cardoso

As informações foram muito importante para o meu crescimento pessoal. Vou por em prática e com certeza melhorará meu desempenho, na vida profissional e nos estudos e com isso conquistar meus objetivos. No mais fico por aqui. desejando muita paz e saúde pra todos.

Meus sinceros agradecimentos!

Ass: Alexandre

Avatar for Miguel Lucas
Milton Kennedy

Excelentes dicas Miguel. Parabéns pelo trabalho.
Cordial abraço.

Avatar for Miguel Lucas
IVA

Estou precisando muito fortalecer em mim a a forca de vontade, ando meio desanimada e sem motivação para fazer coisas novas, gostei do site. Pretendo buscar realizar estes exercícios.

Avatar for Miguel Lucas
Fabio Virtuoso

Ótimo post.Já não sei em quantas agendas já anotei meus projetos
Que foram ate iniciados e nunca concluídos .Foram estes projetos com os mais variados tópicos:projeto Pro dia nascer feliz ( para começar estudar),projeto leitura separada (para dividir minhas leituras por assunto e importância)projeto 80 kilos (para chegar no meu peto ideal ), aí vai….projeto para fazer exercício corretamente……e aí vai….hj desiste pois fracasso em todos….já li alto ajuda….já fiz de tudo que vc pensar …..e sempre desisto….O seu post me animou a tentar um pouco mais…..obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Pablo Miguel

Muito bom, gostei e com certeza colocarei em prática, inclusive percebi porque algumas coisas na minha vida não estavam indo pra frente. Valeu mesmo.

Abraço e sucesso para vocês.

Avatar for Miguel Lucas
Raquel Bernarecki

Olá Miguel,

Gostaria muito de te agradecer pelas postagens em meu facebook, tenho lido todos os seus artigos que me têm sido de grande utilidade.

Avatar for Miguel Lucas
JUNIOR freitas

obrigado agora vou começar a estudar muitoooo mais felicidades amigos *-*

Avatar for Miguel Lucas
wilton

otimo adorei facilitou muito para mim

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Bom dia, estava a fazer uma pesquisa para reforçar a minha força de vontade, que devido a alguns fracassos meus a perdi. Fez me bem ler este post, pois inconsciente sei que tenho de contrariar a minha preguiça, a minha falta de confiança e organizar a minha cabeça. Estou a passar o período mais difícil da minha vida em todos os contextos. Quero ultrapassar as dificuldades mas estou com muita falta de vontade e isto revolta-me. Fiz copia deste post para me ajudar a ter mais força. Muito Obrigada e vou continuar a seguir.
Cumprimentos,
Maria

Avatar for Miguel Lucas
Filipa Caetano Joao

tenho me sentido de muitas vezes com preguiça de fazer as coisas essenciais para cuidar da minha família melhor da minha casa e ainda da minha formação profissional vou levar a peito estas dicas e copiar para ler ate me encaixar. não imaginava encontrar aqui um especialista muito obrigada pela paciência, de dar-nos aqui uma consulta

parabéns Miguel lucas

Avatar for Miguel Lucas
Thaise Martins

Nossa, sempre leio artigos relacionados a esse assunto procurando algo que me ajudasse. Fico muito agradecida a quem escreveu esse, pois realmente causou algum efeito em mim. Muito obrigada mesmo, gostei de mais dos conselhos.

Avatar for Miguel Lucas
Valter Moreira

olá Miguel! Parabéns por este artigo! Muito enriquecedor e prático, vou adotar esses exercícios para voltar a ser produtivo.Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Higor

valeu cara, adorei as dicas e gostei bastante do blog, mas gostaria de esclarecer uma duvida, forçarmo-nos a estudar, mesmo quando não queremos, pode ser uma forma de fortalecer a força de vontade?

Avatar for Miguel Lucas
silene

Nossa amei esses conselhos estou precisando muito melhorar meu auto controle principalmente a questão da preguiça e falta de animo…

obrigada vou colocar em pratica

Avatar for Miguel Lucas
andrey

oiiih!! Miguel, muito obrigado por esse artigo conserteza me ajudou bastante enos deicha nun otimo estado mental depois que conserguimos ter mais força de vontade e auto disciplina.. um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Tereza de Araújo Lima

Parabéns excelente matéria, me interesso por tudo que diz respeito a esse assunto.
Ler me faz muito bem.
Um grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
conteúdo excelente

olá! muito bom seu trabalho,que continue entivando com essas i´deias tão valorosas .
que deus abençoe seu trabalho que prolongue-o por muitos anos.
absorvendo pra mim o anunciado foi de bom proveito e satisfatório.

Avatar for Miguel Lucas
Aparecida Marques Prestes

Gosto muito e sempre me interesso em ler seus artigos… me ajuda muito a refletir sobre minhas necessidades, minhas questões diárias, etc… Deus o ilumine cada vez mais, pra continuar este estudo tão lindo, os quais ajudam muito as pessoas… Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Vinicius

Aproveite a motivação e volte aos estudos da língua portuguesa! Pois a grande falta de vírgulas e a substituição pela palavra ”trás” (enquanto a correta seria ”traz"), fizeram com que o seu texto perdesse toda a credibilidade.
Boa tarde.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vinicius, obrigado pelo comentário.

Felizmente este blog não precisa do seu preciosismo para ter credibilidade, pois os milhares comentários falam por si mesmo. Ao ajudar milhares de pessoas nas suas vidas, a colocação errada de uma palavra num artigo e a suposta falta de vírgulas, são uma gota no oceano comparado com o objetivo principal deste projeto. Talvez só mesmo você não tenha reparado.

Criticar o trabalho dos outros é fácil, fazer melhor isso sim é trabalhoso e de valor.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Tati

Belíssima resposta…está me ajudando muito seus artigos, muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
Davi Ferreira

miguel gostei muito dos exercícios e foi muito proveitoso pra mim ler esse texto . parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Martinho londaca Chiesso

Tudo bem Miguel…! O adorei adica e acredito que vai ajudar a muitos que quiserem mudar a sua pustura a quanto ser humano

Avatar for Miguel Lucas
Catiane

O conteúdo dessa página é tão enriquecedor e tem uma dimensão tão grande, por vezes sinto preguiça quando chego, não consigo começar faculdade acreditando que o curso que sempre quis e as pessoas falam tão mal, e quero muito aprender inglês.

Avatar for Miguel Lucas
Cristine

Sabe Miguel, estou muito desanimada com tudo. Ao ler o artigo, pude perceber que podemos resolver pequenas coisas da nossa vida começando aos pouco, dando cada passo de uma vez. O que acontece comigo é muita ansiedade, me atropelando e não permitindo que eu organize a minha vida passo a passo. Vou a partir de hoje seguir as suas dicas para deixar a falta de ânimo de lado. Adorei seu blog.
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
maria do socorro

Olá Miguel, trabalhei como corretora de imovei a algum tempo , agora surgiu uma proposta de trabalho
só que estou me sentindo insegura por vários motivos , tenho medo de enfrentar as novidades atuai ais, estou ultimamente só cuidando dos afazeres domésticos e estou me sentindo presa , insegura incapaz, sei que preciso vencer esse que pra mim é um monstro esse sentimento que me paralisa.
O seu artigo me ajudou bastante.
um grande abraço
paz e luz

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

Olá Miguel! 1° Estou muito agradecido pelas suas dicas, gostei muito do Blog.
2° Este Vinicius já provou pra todos os outros leitores ser um grande perdedor de MERDA, pois o q são algumas regras gramaticais de ensino Médio diante de um tão importante conteúdo como este, q ira fazer a diferença na vida de muitas pessoas "como eu" para se tornarem vencedoras!
Sou estudante de Engenharia Mecânica, e GAMES estavam me atrapalhando muito nos estudos. Mas à alguns segundos antes de eu escrever esse comentário, DELETEI do meu PC UM jogo q eu gostava muito e jogava à anos, Já comecei ganhando 50 gigas do meu HD ^^.
OBRIGADO!

Avatar for Miguel Lucas
Laisa

Muito bom, gostei das dicas, kkkk, faço tudo isso, e penso tudo isso. Agora é só mudar.

Beijos

Avatar for Miguel Lucas
pedro

Parabéns pelo artigo,foi de grande valia para mim.muito obg!

Avatar for Miguel Lucas
RafaCloud

Tirando os erros de português foi uma ótima matéria.

Avatar for Miguel Lucas
Consolador Sol

Obrigad0 meu Caro amigo!
eu vou por em prática esses métodos! (^_-)

Avatar for Miguel Lucas
SHEILA

Adorei as dicas! Estou determinada a mudar alguns atos de indisciplina que atrasam muito meus objetivos de vida. Então, hora de mudar ,estabelecer e concluir as metas!!!

Avatar for Miguel Lucas
Irala

Já superei tantas coisas em minha vida bem mais difíceis que tudo isto, ultimamente tenho usado desculpas para não exercitar a disciplina. Procrastinação é um pecado que me persegue. Ando bastante desanimada para tudo, não sei por onde começar, e nem sei se quero começar. Tem horas que penso que as tantas superações ao invés de me fazerem superar as sequelas de algumas insatisfações pessoais e profissionais me cansaram e me vejo sem vontade. Por isto cheguei até o seu site, buscando algo para superar a falta de vontade, desânimo, e os 30k que me atormentam. Vou tentar praticar pequenas ações.

Avatar for Miguel Lucas
Arnaldo Gomes

Excelente , parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
sfidencio

muito bom! agora é praticar esses ensinamentos!

Att

Avatar for Miguel Lucas
Sheila

Gostei muito dos conselhos, pois preciso muito de ajuda. Vou tentar coloca-los em pratica. Grata!!!

Avatar for Miguel Lucas
Higina Darc da Silva

Miguel adorei conhecer seu blog,Essas dicas era tudo que eu estava precisando para me motivar. Cara pessoas como vc fazem toda diferença na vida das pessoas. te admiro por dar dicas tão valiosas e gratuitas.

Avatar for Miguel Lucas
Simone

Adorei seu blog .. Obrigada ! Parece que vc escreveu para mim .. Vou começar a seguir hoje !!
Não ligue para as criticas..

Abs

Avatar for Miguel Lucas
Heloísa

Boa tarde,
Estou imprecionada com o que acabei de ler, nunca pensei em encontrar um artigo que dissesse exatamente aquilo que sinto quanto a minha falta de motivação e disciplina para superar uma derrota.
Gostaria de receber artigos motivacionais.

Avatar for Miguel Lucas
ROSANGELA ZAPAROLI DE MELO

Obrigada, vou lutar contra o desânimo e acreditar que sou capaz sozinha, sem te que esperar alguém que me pegue no colo ou resolva minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Valéria

Olhe só, já se passaram 4 anos dese post, e parece que foi escrito hoje de manhã. Que bom para mim.! que bom para todos que vão aprender a ter disciplina. Obrigada, tudo de bom pra vc, autor!

Avatar for Miguel Lucas
Sonia Moreira

Gostei muito de suas dicas Miguel, são fatos estou passando por um momento semelhante a este. Nao tenho diposicao pra nada.

Avatar for Miguel Lucas
Jonas de Faria

Olá

Lindo Blog , Gostei muito das Palavras , Mais que Importantes para o nosso Desenvolvimento , Parábens e Sucesso , Deus Abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Andiara

Adorei o blog, estou lendo todos os artigos, são muito edificantes!!! Parabéns!!!

Avatar for Miguel Lucas
anão de jardim

ótimo texto rico de sabias palavras estava quase morrendo de tedio lendo isso me multivo a pegar um travesseiro abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ema

A quantidade de pessoas que leu este artigo faz-me respirar de alívio, não estou sozinha no mundo dos indisciplinados. Já luto à tanto tempo com a minha falta de força de vontade para cumprir com aquilo com que me comprometo, se evoluí alguma coisa foi muito pouco, mas acredito que um dia vou chegar lá. O sucesso me espera! Força para todos!

Avatar for Miguel Lucas
gabriela

Eu sempre tive vontade de caminhar correr e praticar exercicios… fiquei um 8 meses na academia e caminhando. agora estou sem vontade perdi toda a minha disposição… quando vou praticar zumba depois de 3 4 musicas me sinto muito fraca e nao consigo mais finalizar a dança com exito. sera normal?

Avatar for Miguel Lucas
kleber lages

parabéns pelo artigo, é muito útil e com uma linguagem simples, possibilitando que todos o compreenda

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Oi Miguel, estava pelo Google da vida procurando uma ajuda, para que eu tivesse força de vontade para tomar algumas atitudes na minha vida e achei essas dicas interessantes e palavras fortalecedoras escrita por você. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
vilani sanches

Ola Miguel,
Estou vivendo um momento difiicil perdi minha sogra a quase um mês…. depois tenho coisas com prazo a nivel profissional par aentregar e estou sem animo e desmotivada.
Seu artigo me ajudou a refletir…. mas queria mas dicas
obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Miguel, adorei o seu texto. Vi que o problema da falta de disciplina não é uma doença psíquica. Estava sofrendo muito por se assim. Vou seguir os passos para me livrar do peso de não concluir as coisas por indisciplina. Obrigada, Adrian

Avatar for Miguel Lucas
BETANIA QUEIROZ

Achei execelente o artigo e os exercícios,é o que estou precisando neste momento. Realmente é da simplicidade que chegamos a executar o que vier de complexo de nossa vida!!!

Avatar for Miguel Lucas
Luci

Bom dia Miguel, neste final de semana estava procurando matérias sobre atitudes, achei seus artigos,
li muita coisa e você fala sobre pontos fundamentais em uma linguagem simples.
Vou continuar a ler seus artigos, até mencionei de você para uma pessoa muito especial para mim, minha filha Leticia.
Que continue ajudando muitas pessoas.

Abraço, que sejamos felizes.

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Giuseppe

O Conteúdo é muito bom mas mesmo assim não consigo pensar em trabalhar em acordar ou seja busco ficar parado tenho 53 anos sou vendedor e não venho desempenhando meu trabalho hoje por exemplo fiquei prostrado
Quero que o dia termine logo para dormir mas fico preocupado o que vou fazer no outro dia.
Faço terapia por um tratamento com psicólogo e mesmo com ele não venho conseguindo me motivar. até o próprio psicólogo falou que seu quero ficar assim iria parar as terapias por querer ficar neste estado.
As contas estão chegando e não tenho dado mínima pelas consequências
Faço tratamento de transtorno bipolar com acompanhamento psiquiátrico. Meus medicamentos estâo todos certos. POSSO FAZER AS COISAS MAS NÃO faço.

O que você acha disso.

Avatar for Miguel Lucas
Vinícius

Excelente texto. Parabéns ao site. Sempre é bom partilharmos as coisas boas. A lei da semeadura é clara e concisa: Colhemos o que plantamos.

Avatar for Miguel Lucas
Vinícius

Amei o texto Miguel Lucas !

Avatar for Miguel Lucas
Kadir

Ola miguel aqui é o kadir assuante de moçambique. So passei pa te dizer que as suas dicas são boas mesmo muito obrigado por me ajudar a ultrapassar esse problema que é a preguisa! Nota 10

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio Giraldi

Gostei muito, Sr. Miguel Lucas!!! Esse tipo de informação, deveria ser disseminado por todo tipo de mídia, em todo tempo, para as pessoas se conscientizarem de que sempre há possibilidade de se fazer algo por si mesmo!!! Vou aplicar esta técnica sim e divulgar o seu blog!!! Grato!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ema

Ola
Um procrastinador é uma pessoa que não tem força de vontade? Ou seja, se um procrastinador treinar força de vontade, deixa de o ser, ou não basta isso? Existe algo que nos impede de ter forçade vontade, como uma fobia, bloqueio, ou vício de procrastinar, ou não agimos porque não treinamos a ação disciplinada, ou é a mesma coisa? Ou melhor, a falta de força de vontade, motivação, acção e disciplina, resolve-se com treino dessas aptidões, ou curando aquilo que nos leva a procrastinar?
obrigada, sei que é confuso, mas eu própria estou confusa, hehe.
Adoro os seu blog, venho sempre parar a ele.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Helena

Ola Miguel gostei muito do seu espirito de ajudar ao proximo, foi por acaso descobri a escola de Tv na semana passada e foi orgulho para mim porque normalmente as coisas que eu procuro raramente vem de Potugal apesar de gostar de Brazil e de Espanha sempre fiquei triste por nao encontrar muitas coisas de Portugal. Sempre gostei de pesquisar sobre varios temas sendo Sagitariana sinto-me feliz ao ter cultura geral mas o que eu gosto mesmo e ter a sabedoria ,pensamento positivo, o equilibrio emocinal e ajudar os outros a fazer o mesmo.
Em relacao ao tema. Estou num momento monotono mas ja sei o que e . E de ter conseguido quase todos os objegtivos que eu planejei alguns anos a tras. Agora estou a fazer planos para dar um salto gigantesco.
Que Deus lhe abencoe e todos aqueles que se preocupam com o bem estar dos outros.

Avatar for Miguel Lucas
Eunice

Oi Miguel Lucas amei as tuas dicas sobre força de vontade e disciplina amanhã de manhã vou começar a por tudo em prática, abraços

Avatar for Miguel Lucas
andrea souza

Ola gostei muito de ter lido seu artigo suas dicas sofro de depressao a 6 anos tomo muitos remedios tento me levantar quando estou melhor sempre tem algo pra me derrubar estou numa fase que nao consigo nem ir ate a padaria nao consigo tomar nem banho todo dia eu falo para mim mesma amanha eu tomo mas nao consigo quero ficar boa quero ter força mas nao sei oque acontece peço muita força para Deus pois estou muito cansada mas hoje por acaso vendo a sua materia estou me sentindo confiante que vou conseguir sair dessa muito obrigada dr Miguel

Avatar for Miguel Lucas
rodrigo lazaro

exatamente o que acontece comigo…vou tentar ter na realidade as atitudes cotidianas…preciso de auto-disciplina e forca de vontade

obrigado

Avatar for Miguel Lucas
elton

muito bom esse blog, achei fantástico as dicas.
me ajudou muito

Avatar for Miguel Lucas
givonete

Muito Bom! Amei!
Era o que eu estava precisando para apresentar a alguns pais que estão com problemas com filhos indisciplinados.
givonete

Avatar for Miguel Lucas
Mila

Excelente esta materia, nunca tinha pensado dessa forma. A partir de agora vou praticar esses exercícios.

Avatar for Miguel Lucas
Rosy

Otimas dicas!!! Amei… Estava procurando por alguma coisa do tipo. Vou por em pratica agora mesmo depois te conto 😉 o/

Avatar for Miguel Lucas
Vania Tomaz

Muito bom mesmo!!

Avatar for Miguel Lucas
Eziléia juliani

Estou ha vários dias tentando me levantar,fazer alguma coisa,mas não consigo até que resolvi procurar algo sobre disciplina,sua matéria é perfeita digo que caiu do céu ,já to acreditando que vai me ajudar muito vou colocas em prática depois te conto, Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
DOUGLAS

ESTOU A MUITOS DIAS DESMOTIVADO, EM UMA SEPARAÇÃO MORANDO COM A MESMA PESSOA E DORMINDO EM CAMA SEPARADA PARA COMPLICAR O FILHO MAL FALA COM MIGO ISSO DEPOIS DE 20 ANOS DE CONVIVIO.
COMO SE MOTIVAR?

Avatar for Miguel Lucas
Fernando Káxam

Douglas,
Espero que estejas melhor.
Vi este teu post , me sensibilizei e se puder te auxiliar, diria para procurar um terapeuta familliar para você e se possível para todos vocês.

Avatar for Miguel Lucas
Lita

Boa tarde Miguel, gostei do artigo publicado estava a procura temas que abordassem a motivação no trabalho.
Gostaria que abordasse mais temas como:a interligação entre a motivação e stresse no trabalho e motivação em tempo de crise.
Parabéns excelente trabalho.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Thales

muito bom, sabe muito do ser humano, sabe oq se sente, vou estudar psicologia tambem

Avatar for Miguel Lucas
Thaís

Existem pratos no lava Loiça?

Avatar for Miguel Lucas
Milttyte Vasconcelos

Básico e consistente, define com linguagem simples,os passos necessários para atingir o objetivo.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel Collaço

Olá, eu sou novo neste site e nem sei se vou ficar muito tempo aqui mas, farei o meu melhor. O post aí acima é bem legal e instrutivo, tenho certeza de que me ajudará bastante mas, será bem difícil me adaptar a fazer estas coisas mas é assim a vida como já esta escrito não é ;D Mt obg pelo post aew !

Avatar for Miguel Lucas
Cleiton Gaudêncio

Miguel Lucas, após ler esse post fiquei maravilhado com a abordagem profissional que você fez acerca da força de vontade e da auto-disciplina. Eu estou em busca de conhecer-me mais, assim que pesquisei os temas acima, fui presenteado com sua postagem. Muitíssimo obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Fernanda

Estou entusiasmada com a possibilidade de exercitar minha disciplina. Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Fernando Káxam

Miguel, belíssimo artigo.

Peço autorização para usar, quando necessário,em minhas sessões de coachig de carreira, claro citando a fonte.

Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Jorge Nuno Falcão

Minha auto-disciplina estou acrescentando com os estudos da mente antigamente ou ainda pessoas falam que devemos pensar fora da caixa creio que neste momento teremos que inverter pensar dentro da caixa tirar as crenças negativa e ir desbloqueando com as positivas ?

Avatar for Miguel Lucas
Denis

Hoje em pleno 2016, passado da meia noite, dia 19/09… me deparo com esse texto, rico de informações, que acaba de me dar um novo animo para a vida, ando tao vazio, tao desanimado, e tão descontente comigo mesmo, que por muitas vezes, ao ter aquele surto de força de vontade, sou vencido pela tristeza, preguiça e desânimo, embora eu tenha tantas oportunidades de conseguir chegar onde quero, a falta de vontade, e o medo de ir tão longe e nao chegar a lugar algum, me fazem desistir no meio do caminho,aos 28 anos de idade, sem grandes feitos ao longo dos anos, uma evolução pequena a cada ano, e sem nenhum amigo,e quando digo sem amigos estou sendo simplesmente sincero, muitas coisas me deixando pra baixo, sempre querendo mudar, mas se força pra conseguir, e agradeço fortemente por esse texto, favoritei para que toda vez que eu fraquejar, eu posso retornar aqui e ler novamente, para quem sabe assim ter forças de seguir em frente, obrigado por essa força Deus abençoe

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Muito bom esse texto. Parabéns!!!

Avatar for Miguel Lucas
Angélica

Relevantíssimo e agregador muito me ajudou a esclarecer certos questionamentos.

Grata,

Angélica

Avatar for Miguel Lucas
nadja rocha

Muito obrigada, foi ótimo e útil para mim, pois disciplina sempre tirei notas baixas

Avatar for Miguel Lucas
Francisco

Bom dia, Venho percebendo baixa força de vontade de fazer q quaquer coisa na vida e me tornando uma pessoa negativa coisa que nunca fui. Tudo que penso não vejo nada. Por isso procurei ler esse
artigo. Vou tentar fazer esses exercicios.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson Bruno

Ola
Estou com um enorme problema que se eu não conseguir resolver estarei estragando um bom futuro, eu toda vida fui facil de aprender as coisas na escola… Mas do ensino médio pra ca peguei um tremendo defeito de deixar as coisas pra depois e estou perdendo o foco total nos estudos, hoje estou fazendo fraculdade de Engenharia Eletrônica á distancia, mas não sei se terei força para continuar, poís sempre quando pego pra estudar paro no meio do estudo pq me da sono, fome ou lembro que esqueci de fazer algo e vou fazer etc… POr esse motivo estou me prejudicando muito de 9 materias só fui bem em duas…
Eu vejo que esse disturbio todo é algo do meu psicologico que esta me matando…
farei esses exercicios pra ver se me ajuda…
Se a consulta on line com vc Miguel Lucas fosse mais barata optaria por ela…

Avatar for Miguel Lucas
Anderson Bruno

Faculdade **

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Olá . Moro no Brasil e daqui acompanho seus artigos . Seu site sem dúvidas é MELHOR do mundo !!

Avatar for Miguel Lucas
Rogério

Olá Miguel, muitíssimo obrigado pelas sugestões de exercícios. Já começo a sentir a diferença na força-de-vontade em apenas um único dia.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *