O que é a Depressão: Sintomas, Causas e Tratamento
Terapias Psicológicas 22/09/2016

O que é a Depressão: Sintomas, Causas e Tratamento

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Sentir-se abatido de tempos em tempos é algo normal que faz parte da vida. Mas quando o vazio e o desespero tomam conta do seu dia-a-dia, tornando-se permanente, afetando-lhe a motivação e o sentido da vida, pode ser depressão. Mais do que apenas o humor diminuído, os pontos baixos da depressão podem afetar-lhe a sua funcionalidade e deixar de ter prazer na vida, como anteriormente tinha. Deixa de interessar-se pelos amigos, família, lazer, hoobies, trabalho, saúde, você sente-se esgotado o tempo todo, e só aguentar o passar do dia pode ser avassalador.

Quando você está deprimido, as coisas podem parecer-lhe inúteis, sem sentido, mas com ajuda e apoio você pode ficar melhor e pouco a pouco sair dessa tormenta. Mas primeiro é importante que você perceba algumas coisa acerca da depressão.

Aprender sobre a depressão, e como lidar com a depressão, incluindo a identificação dos seus sinais, sintomas, causas e tratamento é o primeiro passo para superar o problema.

Para cadastrar-se no meu Programa inovador para superar a depressão => CLIQUE AQUI

A questão da depressão é uma área complexa, mas é uma área que tem vindo a crescer no esclarecimento do seu tratamento. Quase todos os dias novas informações são transmitidas, ajudando na orientação do nosso conhecimento e o que fazer.

Independentemente das várias formas de intervenção e das diferentes respostas ao tratamento por parte das pessoas que sofrem com o problema da depressão, ainda assim a grande maioria pode e consegue aprender como reduzir de forma significativa os seus níveis de depressão ou até mesmo um alívio total da angústia provocada por este terrível problema.

As pessoas que podem obter grande alívio da depressão inclui todas aquelas que pensam que nunca irão conseguir ultrapassar os seus problemas pessoais e que consequentemente a sua depressão irá durar para sempre.

depressão

O QUE É A DEPRESSÃO?

Todos nós sentimos e passamos por altos e baixos no nosso humor. A tristeza é uma reação normal às situações de vida, tais como lutas, zangas, perdas, derrotas e decepções. Muitas pessoas usam a palavra “depressão” para explicar estes tipos de sentimentos, mas a depressão é muito mais do que tristeza.

Algumas pessoas descrevem a depressão como “viver num buraco negro” ou ter um sentimento de desgraça constante. No entanto, algumas pessoas deprimidas não se sentem tristes por tudo, em vez disso, sentem-se sem significado na vida, como se a vida fosse vazia e apática.

Seja qual for o sintoma, a depressão é diferente da tristeza normal ou da simples desmotivação, na medida em que anula o seu dia-a-dia, interferindo com a sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se. Os sentimentos de desamparo, desesperança, inutilidade são intensos e implacáveis, com pouco ou nenhuma alívio.

EM QUE É QUE A DEPRESSÃO DIFERE DA TRISTEZA OCASIONAL?

Enquanto todos nós, ocasionalmente, podemos ficar tristes ou “em baixo”, normalmente estes sentimentos tendem a passar muito rapidamente. Por outro lado, alguém com depressão tem experiências de extrema tristeza ou desespero, que dura pelo menos duas ou mais semanas. Os indivíduos deprimidos tendem a sentir-se impotentes e sem esperança culpando-se por terem esses sentimentos. O sentimento de culpa é muito vincado.

A depressão interfere com as atividades da vida diária, tais como trabalhar ou concentrar-se em tarefas, ou mesmo comer e dormir. Outros possíveis sintomas da depressão incluem dores crónicas, dores de cabeça ou dores de estômago. Algumas pessoas podem sentir-se irritadas ou agitadas por longos períodos.

As pessoas que estão deprimidas podem sentir-se oprimidas e exaustas deixando completamente de participar em certas actividades quotidianas. Elas podem deixar de interessar-se por assuntos relacionados com a família e amigos. Deixam de importar-se com as suas vidas. Perdem o sentido de futuro, deixam de ter prazer nas coisas que anteriormente lhe eram significativas.

A pessoa deixa de acreditar que consegue dar a volta à situação e por consequência deixa de fazer planos para o futuro. Algumas pessoas deprimidas podem chegar a ter pensamentos de morte ou suicídio como já referi anteriormente. Esta parece-lhes ser uma solução para os seus problemas, mas na verdade não passa de um erro de raciocínio. Um conjunto de caminhos deturpados pela condição em que a pessoa se encontra.

VOCÊ ESTARÁ A SOFRER DE DEPRESSÃO?

Se você se identifica com vários dos seguintes sinais e sintomas, não sentido nenhuma diminuição de dia para dia, você pode estar a sofrer de depressão clínica:

  • Você não consegue dormir ou dorme em excesso.
  • Você tem dificuldades de concentração, ou sente que algumas das tarefas que fazia facilmente são agora um tormento.
  • Você sente-se desesperançado e desamparado.
  • Você não consegue controlar os seus pensamentos negativos por mais que se esforce.
  • Você perdeu o apetite ou não consegue parar de comer.
  • Você está muito mais irritadiço e com humor diminuído do que é habitual.
  • Você tem pensamentos de que não vale a pena viver (se for o caso procure ajuda imediata).

SINAIS E SINTOMAS DA DEPRESSÃO

A depressão varia de pessoa para pessoa, mas há alguns sinais e sintomas que são comuns. É importante lembrar que esses sintomas podem ser parte de algumas dificuldades normais da vida. Mas quanto mais sintomas você tem, mais fortes eles ficam, mais tempo eles duram, o mais provável é que você esteja a sofrer com incapacidades ligadas à depressão. Quando estes sintomas são esmagadores e incapacitantes, é quando é hora de procurar ajuda.

Sinais e sintomas comuns da depressão:

  • Sentimentos de desamparo e desesperança. Um panorama desolador, pensa que nunca mais nada irá ficar melhor e que independentemente dos seus esforços, não há nada que você possa fazer para melhorar sua situação.
  • Perda de interesse nas atividades diárias. Falta de interesse nos passatempos anteriores, lazer, atividades sociais, ou sexo. Você perdeu a sua capacidade de sentir alegria e prazer na vida.
  • Alterações no apetite ou no peso. Significativa perda de peso ou ganho de peso com uma alteração em mais de 5% do peso corporal num mês.
  • Alterações do sono. Ou insónia, especialmente acordar nas primeiras horas da manhã, ou dormir demais (também conhecido como hipersonia).
  • Irritabilidade ou inquietação. Sente-se agitado, e inquieto. O seu nível de tolerância à frustração é baixo, tudo e todos lhe provoca nervos.
  • Perda de energia. Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado e até mesmo pequenas tarefas são difíceis de realizar ou a demorar mais tempo para serem concluídas.
  • Auto-aversão. Fortes sentimentos de inutilidade ou culpa. Você critica-se duramente a si mesmo por falhas percebidas e erros.
  • Problemas de concentração. Dificuldade para se concentrar, tomar decisões, ou lembrar as coisas.
  • Dores inexplicáveis. Um aumento do número de queixas físicas, como dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares e dor de estômago.

DEPRESSÃO E SUICÍDIO

A depressão apresenta-se como um elevado factor de risco para o suicídio. O desespero e a desesperança que se manifesta junto com a depressão pode levar a pensamentos  sobre o suicídio, a pessoa sente que colocar término à vida é  a única maneira de escapar à dor.

Pensamentos de morte ou suicídio são um sintoma grave de depressão, por isso qualquer conversa ou comportamento que dê indícios dessa possibilidade deverá ser levado a sério. Normalmente não é apenas um sinal de alerta que a pessoa está a transmitir: é um grito de socorro.

Os sinais de alerta para o suicídio incluem:

  • Falar em morrer ou prejudicar-se a si mesmo
  • Expressar sentimentos fortes de desespero ou de se sentir encurralado
  • Uma preocupação incomum com a morte ou em morrer
  • Comportar-se de forma imprudente, como se tivesse um desejo de morte (por exemplo, excesso de velocidade , passar no sinal vermelho)
  • Querer telefonar ou visitar algumas pessoas para dizer adeus
  • Verbalizar frases como “As pessoas ficariam melhor sem mim”ou “qualquer dia acabo com isto tudo.”
  • Mudança repentinas mudando de um comportamento extremamente deprimido para agir de forma calma e alegre

Atenção: Se você acha que um amigo ou algum membro da sua família está pensando em suicídio, manifeste a sua preocupação e procure ajuda profissional imediatamente. Falar abertamente sobre pensamentos suicidas e sentimentos podem salvar uma vida.

Muito importante: Se você está a sentir pensamentos suicidas, pode muito provavelmente ser um sintoma da depressão. Quando você está se sentindo extremamente deprimido ou suicida, os problemas parecem ser esmagadores e permanentes. Mas com o tempo, você pode conseguir sentir-se melhor, especialmente se você procurar ajuda. Se estiver a ter pensamentos sobre a morte, pondere.

Certamente existem muitas pessoas que querem apoiá-lo durante este momento difícil, por isso, não hesite e peça ajuda! Ou em último caso telefone para a linha de emergência do seu país: 112 (Portugal), 192 (Brasil).

deprimida

AS VÁRIAS FORMAS DE DEPRESSÃO

Existem muitas razões para a depressão, existindo igualmente várias formas e expressões da depressão. Para algumas pessoas a depressão é algo comum na sua família, tendo uma tendência para se sentirem infelizes. Outras ficam deprimidos porque sentem-se mal com eles próprios, têm um pensamento tremendamente pessimista, sente-se corroídos pela preocupação e problemas, ou ficam estressados pela discrepância entre as suas expectativas e a realidade da sua vida.

A depressão pode manifestar-se depois de um acontecimento traumático ou após uma situação de elevado stress, ou na perda de alguém ou alguma coisa significativa. Os tentáculos da depressão podem ser óbvios, quando a pessoa diz para ela própria que a sua vida só pode piorar.

No entanto, algumas pessoas afetadas pela depressão projetam um senso de cordialidade e bem-estar aparente para  disfarçar a sua dor. Disfarçar a depressão pode ser compreensivo. Torna-se funcional quando serve o propósito de manter uma relação positiva, quer com a vida quer com as pessoas. Mas, é inadequado quando a pessoa pretende evitar resolver o seu problema.

A depressão raramente pode reduzir-se a uma simples questão ou situação, apontando apenas para uma causa. Se for o seu caso, se isto lhe for transmitido por alguém, esteja alerta, pode estar a ser conduzido de forma irresponsável e inapropriada, o que lhe poderá vir a causar ainda mais problemas no futuro. Pondere uma segunda opinião.

Quando se liga a um autoconceito pobre e a uma tendência para catastrofizar  sobre o desapontamento, injustiça, perda, a depressão pode ser recorrente. Talvez pense que quando está deprimido, o tipo de depressão que sente é imaterial. Em parte, isto está correto. Todas as formas de depressão envolvem uma profunda tristeza ou humor diminuído e uma elevada probabilidade de ter pensamentos distorcidos, depressivos e depreciativos.

Dica: Sabendo o tipo de depressão que você tem, pode ajudar a compreender melhor os seus sintomas e procurar o tratamento mais eficaz.

Apresento em seguida cinco tipos comuns de depressão:

Depressão Maior (Depressão Unipolar)

A depressão maior é caracterizada pela incapacidade de aproveitar os prazeres da vida e experiência. Os sintomas são constantes, variando de moderada a grave. Sem tratamento adequado, a depressão maior geralmente dura cerca de seis meses.

Algumas pessoas experimentam apenas um episódio depressivo único durante toda a sua vida, mas geralmente, a depressão maior é um transtorno recorrente. No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar o seu humor e reduzir o risco de recorrência. Não sofra desnecessariamente, procure ajuda.

A depressão maior pode seguir-se a uma perda normal, uma perda catastrófica de algo extremamente importante (a casa de habitação) ou qualquer condição que seja percebida como traumática. Pode emergir de um padrão de ansiedade generalizada ou auto-verbalizações negativas.

Depressão Atípica

Depressão atípica é um subtipo comum de depressão maior. Ele apresenta um padrão de sintomas específicos, incluindo um elevador humor temporário em resposta a acontecimentos positivos. Você pode sentir-se temporariamente melhor depois de receber uma boa notícia, ou quando saí para uma festa com os amigos. No entanto, este impulso de humor é passageiro.

Outros sintomas da depressão atípica incluem ganho de peso, aumento do apetite, sono excessivo, sensação de peso nos braços e pernas, e sensibilidade à rejeição. Tal como outras formas de depressão, você pode obter alívio e tratamento através de Terapia Cognitivo-comportamental

Depressão Distímica (Depressão leve recorrente)

A distimia é um tipo de depressão crónica leve. São mais os dias em que se sente moderadamente deprimido, que os que não se sente, embora você possa ter breves períodos de humor normal. Os sintomas da distimia não são tão fortes como os sintomas de depressão maior, mas duram muito tempo (pelo menos dois ou mais anos). Estes sintomas crónicos tornam a vida muito difícil de viver viver.

Algumas pessoas também têm episódios depressivos maior conjuntamente com a distimia, uma condição conhecida como “depressão dupla”. Se você sofre de distimia, você pode sentir que quase sempre se sentiu deprimido. Ou você pode pensar que o seu humor diminuído faz parte de você (é do jeito que você é).A  distimia pode ser tratada com êxito, mesmo que os sintomas tenham sido ignorados ou tenha estado sem tratamento durante anos.

Transtorno afectivo sazonal

Quando o inverno se faz sentir com os seus dias frios, sombrios, curtos, enfadonhos, nublados, por vezes o humor é afetado. Algumas pessoas ficam deprimidas no outono ou inverno, principalmente pela limitação de sol. Este tipo de depressão é chamada de transtorno afetivo sazonal.

Transtorno afetivo sazonal é mais comum em climas do norte e em pessoas mais jovens. Tal como outros tipos de depressão, este também é tratável. A terapia através da luz, um tratamento que envolve a exposição à luz artificial intensa, muitas vezes ajuda a aliviar os sintomas.

Depressão Bipolar: Quando a depressão é apenas um dos lados da moeda

Depressão bipolar, também conhecida como psicose maníaco-depressiva, é caracterizada por alterações de humor cíclico. Os episódios de depressão alternam-se com episódios maníacos, podendo incluir comportamentos impulsivos, hiperatividade, fala rápida, e pouco ou nenhum sono.

Normalmente, a mudança de um modo extremo para o outro é gradual, com cada episódio maníaco ou depressivo tendo a duração de pelo menos várias semanas. Quando deprimido, uma pessoa com transtorno bipolar apresenta os sintomas usuais de depressão maior. No entanto, os tratamentos para a depressão bipolar são muito diferentes dos outros tipos de depressão.

Depressão, Algumas causas e fatores de risco

Algumas doenças têm uma causa médica específica, tornando o tratamento mais simples. Se você tem diabetes, toma insulina. Se você tiver apendicite, você faz uma cirurgia. Mas a depressão é mais complexa. A depressão não é o resultado de um desequilíbrio químico no cérebro, e o seu tratamento não pode ser reduzido apenas à medicação. Como expliquei no artigo: Será a depressão uma doença? talvez não…saiba porquê.

Eu defendo que a depressão é causada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Por outras palavras, as escolhas que você faz relativamente ao seu estilo de vida, relacionamentos e habilidades de lidar com as situações de vida, são muito significativos para o surgimento da depressão, mais do que o fator genético. No entanto, alguns fatores de risco podem torná-lo mais vulnerável à depressão.

CAUSAS E FATORES DE RISCO PARA A DEPRESSÃO

  • Solidão
  • Falta de apoio social
  • Recentes experiências de vida estressantes
  • História familiar de depressão
  • Problemas de relacionamento ou conjugal
  • Tensão financeira
  • Trauma ou abuso de infância
  • Uso de álcool ou drogas
  • Situação de desemprego ou o subemprego
  • Problemas de saúde ou de dor crónica

Saber a causa (contexto) da sua depressão pode ajudar a determinar o tratamento

Compreender a causa subjacente à depressão pode ajudá-lo a superar o problema. Qualquer um pode experimentar algum tipo de depressão, por algum motivo. É uma condição e situação que afeta pessoas de todos os tipos, de todas as raças, sexos e situação socioeconómica.

A depressão é uma condição extremamente pessoal que é causada por uma variedade de razões. Você pode estar em risco de depressão porque existe um histórico familiar da desordem. Você pode sentir-se deprimido por causa de certos medicamentos, tais como relaxantes musculares prescritos. Pode sentir-se deprimido por causa de uma determinada situação. A morte de um amigo ou membro da família, dificuldades financeiras, a perda de emprego ou indefinição profissional, são todas explicações legítimas para a depressão.

Para algumas pessoas, os sintomas da depressão podem desaparecer sem tratamento.  Por exemplo, Se você vive sozinho ou se mudou de localidade à pouco tempo e tem sentimentos de solidão e tristeza, encontrar novos amigos no trabalho ou através de um passatempo, provavelmente irá promover o seu estado de humor, mais do que uma terapia.

Mas para a maioria das pessoas, usualmente alguma forma de tratamento acaba por ser necessário. Pessoas que não consultam um profissional de saúde correm o risco de se sentirem pior desnecessariamente.

FORMAS DE RECUPERAR DA DEPRESSÃO

Os sintomas e as causas da depressão são diferentes de pessoa para pessoa, assim também são várias as formas, caminhos e ajudas para a melhoria da depressão . O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, e não há necessariamente um tratamento adequado em todos os casos. Se você reconhecer os sinais de depressão em si mesmo ou num ente querido, levará algum tempo para explorar as muitas opções de tratamento.

Na maioria dos casos, a melhor abordagem envolve uma combinação de suporte social, mudanças de estilo de vida, desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais complementado com ajuda profissional. Na actualidade a Terapia Cognitivo-comportamental conjuntamente com a Terapia da Aceitação e Compromisso, são duas abordagens que aplicadas em conjunto surtem em resultados muito satisfatórios. Agregando as duas, podemos apelidar de Terapia Cognitivo-comportamental Baseada na Mindfulness e Aceitação. Esta é a Terapia que eu pratico e aconselho.

ajuda

PROCURE AJUDA E APOIO

Se julga que a possibilidade de conseguir vir a resolver este problema tão incapacitante como a depressão lhe parece praticamente impossível, não desespere. Sentir-se  impotente e sem esperança são sintomas da depressão, não é a realidade da sua situação. Esse tipo de pensamento é o seu problema (distorções do seu pensamento) a manifestar-se. Isso não significa que você é fraco ou que você não pode mudar! A chave para a recuperação da depressão é começar por procurar ajuda.

Ter um forte sistema de apoio no local irá acelerar a sua recuperação. O isolamento aumenta a manifestação da depressão, funciona como um combustível, por isso procure o contacto com as outras pessoas, não as evite, mesmo quando você se sente como se estivesse sozinho no mundo. Deixe a sua família e amigos saber que você está passando por um momento difícil da sua vida, eles podem funcionar como a sua primeira linha de apoio.

FAÇA MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Mudanças de estilo de vida saudável nem sempre são fáceis de fazer, mas eles podem ter um grande impacto sobre a depressão. Algumas mudanças que podem ser muito eficazes incluem:

OS ANTIDEPRESSIVOS SERÃO O TRATAMENTO MAIS EFICAZ?

A medicação pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão em algumas pessoas, mas eles não são uma cura em si mesmo. Alerto para o facto dos medicamentos apresentarem desvantagens específicas, nomeadamente nos efeitos secundários. Aprender os fatos sobre os antidepressivos e pesando os benefícios e os riscos pode ajudar você a tomar uma decisão consciente e individual sobre se a medicação é o mais certo para você.

O tratamento mais eficaz para a depressão na grande maioria das vezes inclui alguma forma de terapia psicológica. A Terapia psicológica (como aquela que eu pratico: Terapia Cognitivo-comportamental Baseada na Mindfulness e Aceitação) oferece ferramentas para tratar a depressão através de uma variedade de abordagens e aprendizagens. Além disso, o que você aprende na terapia fornece-lhe habilidades e conhecimento para prevenir a recaída da depressão.

Ensinam-se técnicas práticas sobre como reformular o pensamento negativo e empregar habilidades comportamentais no combate à depressão. A terapia também pode ajudá-lo a trabalhar na raiz da sua depressão, ajudando-o a compreender porque é que sente de uma certa maneira, o que são os seus gatilhos para a depressão, e o que você pode fazer para permanecer com o seu humor mais estável e emocionalmente mais equilibrado.

A melhoria é possível e está ao seu alcance

Se tem vindo a sofrer com a depressão e apesar das tentativas de superação e de todos os esforços que tem vindo a realizar para melhorar, não tem conseguido resultados positivos, pondere adquirir o meu livro: Diga Não à Depressão – Programa Inovador para Superar a Depressão. Se gostou do artigo e lhe foi útil, estou certo que irá conseguir aplicar na sua vida o conhecimento que apresento no meu livro e com isso voltar a sentir-se bem.

O livro inclui um Programa Inovador para Superar a Depressão no qual apresento um conjunto de conceitos e abordagens que permitirão restituir-lhe o prazer da vida e a capacidade de perspectivar novos sonhos e objetivos. Você irá conseguir ultrapassar as suas fraquezas internas e enfrentar as situações problemáticas com coragem e ímpeto.

Clique na imagem em baixo e fique a conhecer o livro que irá ajudá-lo a recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida:

depressão

Dica: Leve sempre em consideração que a depressão tem mais a ver com a forma como se relaciona com a vida,  consigo mesmo e com os outros, do que provavelmente com outras “coisas”.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Diego

Momento elogio.
Parabéns pelo seu trabalho e postagens no site!
Parece ser um excelente profissional, continue assim.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Diego, obrigado pelo comentário.
Agradeço muito o seu elogio.

Espero corresponder às expetativas de quem lê os artigos e que possam ser uma mais-valia para as vidas de quem necessita.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
allison

obg miguel lucas vc me ajudou bastante por que eu falei que a menina tava com depreção e a professora mandou e fazer um trabalho sobre isso

Avatar for Miguel Lucas
maria natalia

minha mae tabem teve depresao hoje coitada dela

Avatar for Miguel Lucas
lua

´psicologos mim lembram q eu tenho q pagar para mim ouvirem.. :'( 🙁 Por isso é bem melhor antecipar alguma coisa.. facil todos falar.. quando n sofrem.. facil falar quando sua alma não está com um buraco preto.. bem fundo.. facil falar quando vc é capaz, vc é forte e tds n decepcionam com vc, é facil.. pra mim n.. isso nunca vai passar

Avatar for Miguel Lucas
CIDINHA

concordo com vc LUA, facil falar…quero ver estar dentro desse lamasal de pensamentos ruim e se achar o ultimo ser da face da terra a ser visto por alguem.

Avatar for Miguel Lucas
Rosângela

Escreva aqui o seu comentário
Olá Miguel, parabéns pela sua preocupação no assunto, digo, pois, foi de muita importância ler seu trabalho, me deu várias dicas para o meu TCC, também me importo muito com a qualidade de vida e saúde mental das pessoas. Acredito que vc deva ser um excelente profissional, admiro sua pesquisa, mais uma vez, PARABÉNS, e deixa eu aproveitar estas dicas quentes para eu me aprofundar no meu trabalho, valeu, grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
alexandre

gostei muito do que se fala sobre depressão fiquei sabendo coisas que eu não sabia!

Avatar for Miguel Lucas
JOÃO VICTTOR

Miguel, boa noite.
minha namorada está sob forte stress no trabalho e em sua vida familiar. São problemas em cima de problemas e ela é uma pessoa extremamente responsável.
numa noite ela simplesmente começou a chorar e dizer que ouvia uma voz dizendo que ela não prestava e que deveria fazer mau a si mesma e a sua sobrinha de cinco anos. Num outro episódia dois dias depois ela disse que sabia que seria machucada, sem acontecer nada, e começou a chorar com gritos assustadores dizendo que o lugar dela era o chão onde ela se deitou.
Na família dela há um caso de esquizofrenia porém não sei se é o caso ou simplesmente se trata de uma depressão.
Não vou sair de seu lado mais também não sei o que fazer para ajuda-la

Avatar for Miguel Lucas
marcia

eu ja passei pela depressao maior, e digo qu qualquer sentimento que sentir, deve ser procurdo ajuda profissional.
quem passa por depressao sabe que é preciso algum motivo muito forte que a faca sair dela..
eu tive um motivo relacionado a amor…
mais é importante a ajuda profissional e apoio da familia
muito bom seu trabalho, me ajudou a identificar pelo oque passei, e pelo o que talvez algum conhecido venha passar!
parabens

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcia, obrigado pelo comentário.
Sim, sem dúvida que quandos se sofre de um problema tão incapacitante como a Depressão, se for prolongado no tempo, a ajuda de um profissional é necessária e recomendada.
Agradeço as suas palavras de reconhecimento da qualidade do artigo. É sempre motivador receber o apreço dos nossos leitores 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Olá Miguel Lucas, bom dia!
Acredito que saiba que realiza “um bem” com a postagem de seus artigos, porém, gostaria que soubesse o “quanto grande é esse bem”, e como é imensa a gratidão que, particularmente, tenho com seu comprometimento profissional.
Deus te ilumine muito e que seus passos sejam sempre abençoados.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriana, obrigado pelo comentário.

Sim, a intenção é sempre chegar a quem mais necessita, de ajuda e esclarecimento para assim poder tomar decisões mais viáveis e de acordo com as necessidades específicas da pessoa.

Fico muito agradecido pelas suas palavras de apreço e motivação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Deise

Bastante esclarecedor! A depressão às vezes é difícil de ser detectada, e também de ser aceita (pelo próprio deprimido). Tenho depressão por me sentir desamparada, após o divórcio. Usei fluoxetina por quase 2 anos, mas não senti diferença no dia a dia. Disfarço com minha família, e acho que ninguém sabe que me sinto tão mal! A ajuda deve vir de fora (terapeuta ou psicólogo), para eu conseguir superar minha impotência. Não quero passar mais 10 anos em lento suicídio! (Não tenho ideias suicidas, mas acho que o jeito que levo a vida pode me matar, e não faço nada!) Obrigada por este espaço para desabafar.

Avatar for Miguel Lucas
creusa

TO PRECISANDO DE AJUDA ….
ola essa matéria é bem legal eu tenho uma filha de 16 anos que esta com depressão ela ja tentou suicídio , mas eu não sei como ajudá la a sair dessa, pois meu marido não acredita que isso seja uma doença , diz que tudo isso é besteira sera que vc poderia mandar essa matéria pra ele quem sabe uma pessoa mandando a matéria pra ele ler essa possa saber mais como ajudar a filha dele eu estou preocupada COM ELA tenho medo no que ela pode fazer ela perdeu totalmente o gosto da vida fica só trancado no quarto e meu marido não aceita isso e faz das nossas vidas um inferno Email dele é maurojacon@hotmail.com (mauro roberto) é o nome dele. obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Ana Maria

Creusa, passei por esse mesmo problema. Minha filha ficava trancada no quarto. Procurei um psicologa e hoje ela esta bem. O motivo de sem-pre ficar trancada e evitar problemas com o pai. trouxe ela mais junto de
mim e hoje superamos.

Avatar for Miguel Lucas
Antonio Vieira (Caixa de Dicas)

Muito legal esta matéria sobre a depressão. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também este novo agregador: http://www.caixadedicas.com

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links e aumente exponencialmente as visitas de seu site.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá António, obrigado pelo comentário

Fico contente com o seu apreço sobre os nossos artigos.

Relativamente à sua solicitação, atempadamente responderei

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Mario

Este artigo sobre a depressão tal como outros que tenho tido o prazer e proveito de ler constituem uma boa ajuda e fonte de conhecimento e esclarecimento valiosos que muito agradeço.
Um Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mário, obrigado pelo comentário.

Fico muito agradado pelo apreço dos artigos e sobretudo por lhe poderem ser úteis. Sempre que existe feedback dos nossos leitores dá-nos motivação par continuar a produzir artigos para o bem de todos nós. Espero continuar a corresponder às expectativas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
nedifi

Ola

Adorei o vosso site, ajuda-me imenso a superar esta mailtida “doença” na qual me vi envolvida sem preceber o que me aconteceu.Esta doença tem que deixar de ser tabú para o restante mundo, que nos veêm como loucos, ou alguem que nao tem mais nada para fazer. Pois acreditem cair neste inferno é o pior que ha, mas a imcompreensão ainda é pior e nao ajuda nada.

O maior apoio para quem esta como eu a passar por uma situção tao dificil e imcompreendida como esta.

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Nedifi, obrigado pelo comentário.

Sim, sem dúvida que a incompreensão e os equívocos que giram em torno da depressão, prejudica em muito quem sofre com ela. Por este motivo, é necessário muito esclarecimento e suporte por parte de quem sabe (profissional) e manter-se fiel ao tratamento.

Espero que os artigos o possam ajudar e consiga perceber a melhor forma de se ajudar e consequentemente melhorar.

Estou disponível para qualquer questão que pretenda esclarecer.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
moça do Recife

estou com depressão…

OLA!SOU UMA MOÇA DE (26ANOS) DO RECIFE…
BOM SABER.AS PISTAS DE UM “SUICIDA”…NÃO VOU DAR BANDEIRA ALGUMA.SEREI DESCRERA…MINHA VIDA NÃO FAZ SENTIDO. SOU UM PESO NA VIDA,DE TODOS… DESISTO! DE TUDO…NÃO IREI FAZER FALTA ALGUMA…ESCREVI UMA CARTA DE DESPEDIDA…ESTOU DANDO UM TEMPO…PARA MIM AUSENTAR ETERNAMENTE…
ASS:MOÇA DO RECIFE.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Moça do Recife, obrigado pelo comentário.

Pelo que descreve, assumo que deve ter toda a legitimidade para querer desistir. Desistir também pode ser considerado uma decisão. No entanto não posso deixar de lhe transmitir a seguinte informação: O suicídio é uma solução permanente para um problema temporário.

Por tudo o que escrevo na Escola Psicologia, inevitavelmente acredito ser possível encontrarmos um caminho e um rumo mais esperançador perante problemas que nos parecem destruidores e nos retiram o significado “temporário” da vida. A recuperação é possível. Não é fácil, pode não ser de um momento para o outro, mas é possível.

Forte Abraço

Avatar for Miguel Lucas
raynara

OLA EU MISINTO MUITO SO EU NAO SEI OQUE ESTÁ ACONTESENDO COMIGO QUERO MORRE QUERO SUMIR PORFAVOR MIM AJUDE EU TENHO TRES FILHOS NAO QUERO MAXU CALOS SABE EU CHORO MUITO QUERO SAIR CORRENDO ATE FICAR LONGE DETODOS QUE MIM AMA MIAJUDE PORFAVOR

Avatar for Miguel Lucas
CLAUDIA

Olá moça do Recife te dou esse testemunho.Tive síndrome do pânico, pesadelos, não conseguia dormir, nem me alimentar, cheguei a pesar 42 Kilos meu normal agora é 50Kilos, Conheci o programa do Padre Marcelo Rossi ouvi que ele falava com as pessoas e um dia escutando o programa senti vontade de desligar o rádio dizendo que o padre Marcelo nunca iria falar comigo, desliguei o rádio, mas me perguntei a mim mesma como ele iria falar se eu desligasse o rádio, então liguei e ele na mesma hora me disse: Obrigado Senhor por esta mulher de fé que ligou o rádio agora, me falou tudo que estava passando e que Jesus me amava, isso foi só o início, depois nas orações o próprio Jesus veio e me abraçou ELE É O AMOR EM PESSOA, O MELHOR AMIGO, AQUELE QUE DEU A VIDA PARA NOS SALVAR, LEMBRE-SE QUE QUANDO ELE RESSUSCITOU CONSERVOU AS SUAS CHAGAS PARA QUE NÃO ESQUECERMOS DO SACRIFÍCIO DE AMOR, OUÇA O MOMENTO DE FÉ COM PADRE MARCELO NA RADIO GLOBO E VOCÊ TERÁ UMA NOVA VIDA!

Avatar for Miguel Lucas
francisco rocha

Ao seu redor deve haver alguém que a ama, procure-a urgente!

Avatar for Miguel Lucas
moça do RECIFE

boa noite!querido Miguel…
eu não desejo o meu mau a ninguém…
quero que,todos vivam por mim… sou apenas uma inútil e fraca para viver..enfim.. obg pelas palavras…
bjs

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá moça do recife, obrigado pelo comentário.

Entendo e percebo os seus sentimentos. A Escola Psicologia acredita que as pessoas em si não fracas ou fortes, inúteis ou capazes, mas que por vezes se confronta com situações e pensamentos que as conduzem a um cenário de negatividade. Acreditamos ainda que é possível, reverter esse quadro incapacitante e perspectivar novas formas de olhar velhos problemas.

Estarei sempre disponível para trocar informação.

A Escola psicologia também é o seu espaço, sinta-se livre para usá-lo.

Conte com o nosso apoio e carinho.

Forte abraço

Avatar for Miguel Lucas
zula

li o seu artigo e me enquadro nesse quadro de depresao atípica,perdi meu marido a cinco meses nos davmos bem a quatorze anos ele fez quatro safenas e uma mamaria e no dia onze de maio ele faleceu e eu entrei em depresao estou em tratamento com farmacos e profissional,mas meus sentimentos estao mudando com relacoa ao medico isso é normal atenciosamente

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Zula, obrigado pelo comentário.

Sem qualquer dúvida que tem razões suficientes para estar a passar por um dos momentos mais difíceis da sua vida. Dado que está a fazer tratamento, o melhor será segui-lo até ao fim e perceber se está a sentir-se melhor. Não percebi bem a pergunta que me fez em relação ao seu médico???

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
julio

Acho que sofro de depressão desde que nasci, sofri bullying na escola a minha vida toda, por causa de um choque que levei quando era criança, fiquei sem a falange de um dedo da mão direita, deve ter sido essas humilhações que sofri que me tornei essa pessoa insegura que me tornei, com medo de tudo e de todos. Já passei por cirurgia de reconstrução, mas não teve sucesso, sei que é um motivo medíocre pra entrar num quadro de depressão, existindo pessoas com deficiências que nem se comparam a minha, pergunto pq isso tinha que acontecer cmg!

Avatar for Miguel Lucas
Bruna Caroline

aii calmaa que eu vou pegar o Xarope kkkk

Avatar for Miguel Lucas
Milena Silva

pq vc falou qui vai pegar o xarope isso ñ eh bricandeira ñ tenho depressão e sem qui ñ é facil

Avatar for Miguel Lucas
Evelyn

Parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor. Tenho uma pessoa proxima a mim que esta passando por vários problemas a ainda não havia prestado atenção e ligado os sintomas à doença. Conversando com esta pessoa, descobrimos que talvez este seja o problema e graças a este artigo agora estamos pensando em buscar ajuda. Agradeço pelos esclarecimentos.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Evelin, Obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo tenha permitido algum entendimento sobre a depressão e sobretudo ter ajudado a enquadrar a situação que a pessoa amiga possa estar a enfrentar. Sem dúvida que a procura de ajuda profissional é a decisão mais sensata a tomar.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

pelo visto eu estou a caminho, ou já estou com Depressão. Eu sempre fui meia desanimada mesmo, mas depois que meu namorado me largou, eu fiquei muito triste, mesmo assim agente saia de vez em quando . Aí ele começou a namorar eu piorei ficava chorando direto sem comer, me sentindo um lixo, ouvindo músicas triste, "fora que eu não saio de casa pra nada dez disso. Isso foi em 2010 2011 e continuo até hj. =/ não consigo agir. oque me resta é a vontade de morrer infelizmente. Muitos pensa que eu to de palhaçada" Mais juro que eu não queria me sentir assim. Passa ano, entra ano chorando do que já passou. :'(

Avatar for Miguel Lucas
gabriel carlos

tenho 15 anos e acho que tenho depressãõ por que nãõ paro de pensar em tristesa o dia inteiro eu tou com medo de ser depressãõ o meu problema foi um problema no colegio que fico me culpando ate hoje nãõ tenho praser em viver

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Garbriel, obrigado pelo comentário.

Se tem percepção que algo de errado está a acontecer consigo ou que sente falta de vontade na sua vida, tente procurar ajuda de um profissional. Antes de poder avançar para uma possível melhoria do seu problema é necessário existir um diagnóstico. Fale com o seus pais e falem acerca dessa possibilidade.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
José

Nossa eu tenho problemas com pensamentos negativos,concentração,coisas antes prazerosas não me dão mais ânimo,sinto uma desmotivação enorme perante a vida,não tenho vontade de trabalhar,nem de estudar nem de nada.Nunca dou continuidade a nada.Larguei relacionamentos,sempre fui manipulado neles.
Devo procurar um especialista para saber se é depressão?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá José, obrigado pelo comentário.

Pode procurar um profissional, no sentido de tentar melhorar os aspetos que lhe dificultam a vida e lhe retiram o prazer. Se é ou não depressão, bem isso não será o prioritário. O que é prioritário é sempre o que fazer para melhorar e ir ao encontro daquilo que pretende e se isso é possível do ponto de vista funcional

Sorte e esclarecimento.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ernani Costa

Eu gostaria de ver a psicologia, os profissionais que atendem nos consultórios aplicando esse atendimento nas multidões como nas igrejas por exemplo, ensinando as pessoas como se portar na sociedade,no seu conhecimento perante seus problemas, como raciocinar e agir acertadamente evitando assim, conflitos.
já fiz terapia durante cinco anos consecutivo e não obtive resultada nenhum, pois a doença já havia desenvolvido assustadoramente, eu gostaria de ver os profissionais da área fazendo um trabalho preventivo e não depois que a comida já caiu na terra é que vamos tentar recupera-la, eu gostaria de ver psicólogos nos campos de trabalhos ajudando os trabalhadores
a revindicar salários na hora certa, se comportando corretamente no trabalho,não trabalhando números de horas alem do que o seu física aguenta e um monte de coisas que causam depressão que poderia ser evitado pela psicologia que se eu for relatar por aqui
eu levaria o dia todo escrevendo essa mensagem.
Fica aqui o meu agradecimento pela oportunidade.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ernani, obrigado pelo comentário

As suas dicas e/ou indignações fazem todo o sentido. O seu comentário é deveras muito interessante, pois aborda um questão que há muito tempo faz parte das minhas preocupações e ideais. Acredito verdadeiramente que a psicologia tem de sair para a rua, tem de ser aplicada onde mais é precisa, onde as pessoas trabalham e se relacionam, fomentando uma melhor saúde mental, desempenho, bem estar e facilidade de relacionamentos.

Por esses motivo a Escola Psicologia, dentro das nossas possibilidades postamos artigos esclarecedores nas mais várias áreas com o objetivo de disponibilizar conhecimento que possa ajudar, promover e potenciar aquilo quer as pessoas mais possam precisar ou querer.

Mas como sabe, a disponibilização em massa, passa quase sempre pela vontade politica. Claro que em pequenos nichos e a titulo particular algumas pessoa e empresas já utilizam a psicologia para alavancar os seus objetivos.

Agradeço muito a sua intervenção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
rulia

acho que estou com depressao sinto vontade de chorar o tempo todo vontade de brigar de xingar de acabar com minha vida so tristeza nao tenho vontade de me arrumar de sair me sinto dentro de um buraco escuro se no amanha eu nao existir mais fica aqui a minha mensagem eu fui e nao voltarei jamais….

Avatar for Miguel Lucas
Kalina Fernandes

o site é otimo mas pena q eu acho q para mim não tem mas geito
toda vez q tô melhor aconteci algo e começa tudo de novo !

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kalina, obrigado pelo comentário

Certamente tem motivos mais que suficientes para pensa dessa forma. No entanto, por esse pensamento é consequência do estado em que se encontra. A recuperação da depressão é possível. O que por vezes acontece é que a pessoa tem mais problemas associados e liga tudo à depressão, é importante compartimentar os assuntos.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Vander

Ola , li sua materia e vi que voce e bom profissional , nao sei se tenho ou estou com depressao , sou um homem de 48 anos solteiro , tive um mal relacionamento quando morava na europa , de la pra ca percebi que cai de produçao no que diz respeito a sexo , hoje ja estou meio sem vontade de relacionar com alguma mulher , nao tenho mais a libido que tinha antes, que apenas com o cheiro de uma mulher eu ficava exitado , hoje ja nao sou mais assim , tive alguns problemas de impotencia , ja nao tenho a mesma confiança que tive a tempos quando ia ficar com uma mulher , hoje tenho vontade mas tenho insegurança, nao bebo , nao fumo tenho um bom fisico , maas sei la me sinto desmotivado e cansado para quase tudo ,moro sozinho e nao gosto muito de me relacionar , nao confio em ninguem as vezes sinto um imenso vazio dentro de mim , e uma angustia muito grande ,perdi o entusiasmo de divertir , sera que estou com depressao e nao estou sabendo , me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vander, obrigado pelo comentário.

Se está ou não com depressão, eu não lhe posso confirmar um diagnóstico através de uma breve discrição. No entanto, quando estamos abatidos, ressentidos com a vida, nos isolamos, a ansiedade aumenta e consequentemente todos esses estados depreciativos e angustiantes têm repercussões no nosso organismo.

É importante procurar ajuda profissional para perceber melhor o que pode fazer ou que problemas possa estar a sofrer. Por vezes são vários problemas ou que pode dificultar um possível diagnóstico.

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Heloisa

Olá..
Meu nome é Heloisa … sou muito nova e to entrando em depressão … tenho apenas um amigo ao meu lado .. e nao tenho coragem de falar com minha mae nem com minha familia … ja tentei mtas vezes me matar .. mais acabava nao dando certo .,.. preciso de ajuda mais nao consigo procurar ninguem que possa me ajudar … to muito nervosa… ja ta acontecendo tudo isso a 2 semanas … Bjoo

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Heloisa, obrigado pelo comentário.

Procurar o apoio da família é sempre preponderante para resolver o seu problema. Precisa de suporte e ninguém melhor que a família para pedir opinião.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Geraldo

Olá tenho um irmão que esta com uma depreção muito forte, ele tem uma vida que para muitos era pra ser uma maravilha mas, acha que ninguem gosta dele, que a familia deixa ele de lado tudo coisas que não condiz com a verdade, não comsegue se relacionar nem com o filho de 8 anos, briga com todo mundo depois se enfia dentro de casa não quer mais trabalhar bebe muito e só fala em tirar a propria vida. que devemos fazer para ajudar nosso irmão?

Avatar for Miguel Lucas
Gilmar

Me sinto melhor com essas maneiras de se lidar com meus problemas , pq estou passando por depressão

Avatar for Miguel Lucas
Gislaine

eu preciso de ajuda , mais acho que a minha mãe nao acreditaria em mim.. eu não sei o que faço ..

Avatar for Miguel Lucas
maikelly

ola, eu sou maikelly e te digo que a melhor solução é jesus por que só ele sabe nos entende e nos da força leia a biblia e encontrara a saida que vc esta presisando em salmos 27:1ao3 e medite cada dia da sua vida..

Avatar for Miguel Lucas
elizandra ferraz

há 5 meses atras tive pela primeira vez uma crise de desespero falta de ar em sequencia vinham os choros,não tinha mas vontade de comer falar e chegava a pensar q nunca mais iria voltar ao normal.foi qdo então procurei ajuda médica,assim me diagnosticando a médica q eu teria uma espécie de síndrome do pânico.faço tratamento c medicação mas as vezes as crises voltam e geralmente duram 3 a 4 quatro dias,logo depois passam mas tomo remédios diariamente sem falha.gostaria de saber sua opinião se vc concorda em meu diagnóstico e quais as formas de melhora.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Elizandra, obrigado pelo comentário

Não posso responder de forma concreta à sua pergunta, os elementos disponíveis não permitem.

Existem alternativas eficazes à medicação. Mas dado que está a fazer tratamento com medicação deve segui-la. Se não ficar satisfeita deverá trocar opinião com o seu médico.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
cristina

olá, gostei do seu trabalho, muito bem feito!
è dificil vc assumir que tem problemas, no entanto sabemos que temos defeitos…não sei o que sinto, ás vezes tenho vontade de sair correndo na chuva gritando feliz, outras, penso em tantas coisas que me apavoram que dá vontade de sumir…não de me matar…mas sumir…ir pra um lugar distante. tenho 23 anos trabalhei 2 anos como professora sou formada em pedagogia mas tenho panico;vergonha de confessar a todos que quero ser dona de ksa, não trabalhar p fora, me sinto pressionada e por isso me sinto muito mal, pq sinto culpa por ficar olhando os passos dos outros e eu estar parada e medo de dar o primeiro passo!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Cristina, obrigado pelo comentário

Vive em conflito consigo mesma, certamente nãos será benéfico. Tente dentro do possível pensar numa estratégia que possa permitir alcançar o que deseja. Opiniões contrárias à sua decisão existirão, mas quem sabe da sua vida é você mesmo. Desde que fique bem com a sua decisão e ela seja ecológica (benéfica para si e não prejudique de forma drástica ninguém) não tem motivos para ficar com vergonha.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
marcieli

Olá boa noite!Se bem o que está falando, pois passei por uma depressão, é realmente algo inexplicável,uma transformação na sua vida, no seu dia a dia, sem vontade de nada eu simplesmente dormia e comia demasiadamente… Porém hoje sou muito feliz, saudável, próspera,sabe porque?? Eu sou filha de Deus!!! Faço a meditação Shinsokan todos os dias (2x), é algo esplendoroso. E hoje recebendo diariamente seus artigos, com certeza também serve de combustível para o corpo e para a alma. Muito obrigada, por compartilhar conosco e esta ajudando pessoas com certos problemas emocionais e psicológicos, nessa nossa sociedade estressante. Mais uma vez MUITO OBRIGADA!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcieli, obrigado pelo comentário

Fico contente por ter superado o seu problema

Agradeço as suas palavras e fico esperançado que os artigos possam contribuir para o seu desenvolvimento e esclarecimento.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Déborah

Alguem pode m ajudar, to com depressao, nada mais tem sentido, motivo pra viver, quero ajuda, vejo q estou chegando ao fim, m ajudem por favor

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Déborah, obrigado pelo comentário.

Como podemos ajudá-la?

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Antonio de Fortaleza

Meu problema é muito sério .Há seis anos eu era uma pessoa muito alegre , passeava , bebia com os amigos ,não estava nem aí prá vida , era uma pessoa bastante feliz .Aí tive um problema de saúde(cardiológico)e parei espontaneamente a bebida ,as brincadeiras (pressão alta)e minha vida mudou o rumo totalmente , foi como se o mundo desabasse em cima de mim.Hoje já faz seis anos que venho passando por isso , fiquei distante dos amigos , não faço nada o que fazia antes .Há um ano atrás está acontecendo algo comigo ,quando fico em casa , sinto tristeza ,irritação , mau humor ,impaciencia ,vivo discutindo com familiares , resumindo minha vida está sem sentido .Não penso nunca mais em levar a vida que levava antes , beber jamais ,isso não tenho há mínima vontade,nem pensar.Quando saio de casa , as coisas já são diferentes , acaba a tristeza , me sinto totalmente diferente ,acho que tenho é que me mudar prá outro lugar.Tomei medicamento para depressão durante tres anos e estou lutando com todas as forças para não tomar mais. Pergunto :Que tipo de depressão é esta, preciso de tratamento novamente , ajude-me .Abraços !!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá António, obrigado pelo comentário

Não posso afirmar que esteja com depressão. Mas, perante uma mudança radical de condição de vida, e tal como descreveu, a sua vida mudou e com isso passou a ter sentimentos negativos e estados de humor depreciativos.

Isolar-se não é benéfico. Tente aceitar a condição que tem, mas ainda assim tente perceber o que ainda consegue fazer, o que gosta e o que é possível gerar-lhe prazer. Depois deve perceber que é possível por si mesmo influenciar os seus estados de humor, simplesmente tentado sentir-se bem e fazer coisas para sentir-se bem e não ficar à espera que o bom sentimento chegue até si, como algo mágico.

Força

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
EU SEI QUE ESTOU COM DEPRESSÃO

OI EU TENHO 21 ANOS. EU PRECISO URGENTE DE AJUDA.EU DESCOBRI QUE A PESSOA QUE VIVI DURANTE 8 ANOS TRAI ENTE COMO SE FOSSE ATOR ME TRAI NAO SO COM AMUPESSOA MAS COM VARIAS. NA VERDADE EU SEMPRE DESCONFIEI MAS NUNCA TIVE A CERTEZA DESTAS TRAIÇOES NUNCA QUIZ COLOCAR UM BASTA POIS PENSO Q EU NUNCA IREI SER FELIZ E NUNCA CONSEIUGREI CONKEISTAR MEUS OBJETIVOS SE EU NAO TIVER COM ELE.ONTEM TIVEMOS UMA DISUCRSÃO EU DISSE TUDO QUE ESTAVA SAGNEGADO FIKEI CT MOANTA RAIVA Q COMEÇEI LOGO EM ME MATAR RF ANENTE DELE SO PRA VER SE ELE IRIA SENTIR MINHA FALTA OU RREPENDER MAARGAMENTE POR TER FEITO ISSO COMIGO ACONTECEU MUITAS COISAS.ELE É POLICIAL E TEM UMA ARMA DENTRO DE CASA PEGUEI NELA ESCONDIDO SAM SEI LA COLOKEI DE VOLTA COMPREI XUBINHO,PEESNI EM ME JOGAR NA FRENTE DE UM ONIBUS,OU ATE MESMO CORTA MEU PUSSO,TENHO ATE MARCAS DE FACA NELES SO Q EU PENSSO MUITO NA MINHA MAE E SOIRFMENTO Q VOU CAUSAR A ELA.JA ESCREVI UMA CARTA ME DESPEDINDO E FALANDO O MOTIVO DA MINHA DECISÃO.POR FAVOR ESSES PENSAMENTOS SÃO CONSTANTES ONTEM ELE ME XAMOU DE LOUCA E DISSE Q EU PRECISAVA PROUCURAR UM MEDICO LOGO DEPOIS FIKEI EMPLORANDO PRA ELE ME PERDUAR SE NAÕ QUANDO ELE XEGA-SE EM CASA ME ENCOTRARIA MORTA.EU PRECISO Q ALGEM ME ACONSELHE ME AJUDE SE NÃO EU NUM VOU MAI PENSAR DIREITO E VOU ME MATAR. OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vanessa, obrigado pelo seu comentário.

Certamente é aconselhável procurar ajuda profissional. No entanto, o objetivo principal no inicio da resolução do seu problema, não é tanto se tem ou não tem depressão, mas sim perceber o que quer para si, quais os seus objetivos e o que pretende fazer para os alcançar. Os pensamentos negativos que lhe passam na cabeça, são reações momentâneas aos acontecimentos angustiantes. Oriente-se por aquilo que quer (quando está tranquila e positiva), sempre que tiver outros pensamentos, não é a Vanessa a falar ou a manifestar-se, mas sim a sua “raiva”, tristeza, desesperança, desilusão, e muitas outras coisas.

Volto a aconselhar, procure ajuda.

Coragem e força

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
raquel

ola queria saber oque acontece na mente na hora que estamos com depreção?

Avatar for Miguel Lucas
rulia

OLA RAQUEL ACONTECE QUE A PESSOA NAO TEM VONTADE DE SE ARRUMAR,DE SAIR DE CONVERSAR,UMA GRANDE TRISTEZA INVADE NOSSO PEITO NOS DEIXANDO PRA BAIXO COM A AUTO ESTIMA LA EM BAIXO O CHORO E UMA DELAS POR TANTO SE VOCE SE SENTE ASSIM PROCURE AJUDA DE UM PROFISSIONAL E PESSOAS QUE LEVANTEM SUA AUTO ESTIMA E O MAIS IMPORTANTE AGARRE NAS MAOS DE DEUS QUE VOCE SERA UMA VENCEDORA E SE PRECISAR DE UMA AMIGA ESTOU AQUI O MEU ENDEREÇO DE EMAIL E ESSE ruliagraciana99@yahooo.com.br SAIBA QUE A NOSSA ESPERANCA E JESUS CRISTO ,POR ISSO SENDO EU UMA MULHER DE DEUS EU ESTENDO MINHA MAO PRA VOCE JA TIVE DEPRESSAO E SEI O QUE VOCE ESTA PASSANDO MAS GRACAS A DEUS EU VENCI UM FORTE ABRAÇO PRA VOCE E FIQUE COM DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Raquel, obrigado pelo comentário.

A resposta à sua pergunta encontra-se no artigo

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
G Menezes

Quanot mais leio mais me vem a certeza de que to com depresão…e to super assustado com o tempo que se leva para curar isso…e até mesmo a possibilidade de ser cronica.

Tenho 39 anos e perdir a namorada de 2 anos…aliado ao insucesso de vida que me encontro…solidao e tristeza…E eu era um cara super alegre e contagiante…Hoje não vejo a hora de sair do trabalho do qual to na corda bamba ir para a miseria de quarto que moro e fico esperando o milagre dela mudar de ideia…e me ligar. Dai a noite vem com muitas lagrimas e o pouco que durmo preciso acordar rapidamente pois so me vem ela no sonhos. Um dor sem fim que nao passa…alivia mas em seguida doi pior. Queria ter a coragem para partir pq o sofrimento eh maior do que minha existencia…

Vou tentar procurar um medico…mas a sensancao de que partir seria mas acertada nao passa na minha cabeca, coracao e alma.

E saber q mesmo se tratando o tempo é tudo isso… Espero ter forças para suportar todo esse tempo e continuar querendo viver…Nesse momento queria ter um botão de DESLIGAR sem dor…durmir com um bom sono e não acordar nunca mais. Q tenham misericordia de mim. Um homen sem fé e esperança é um Homem sem vida…hum Homem morto.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Menezes, obrigado pelo comentário.

QUando estamos com o humor diminuído, é natura que tenha falta de vontade e desmotivação na sua vida, mas isso é uma consequência dos erros de pensamento que está fazendo. Tente não orientar-se nesta fase pelos seus sentimentos de incapacidade, mas sim por aquilo que gostaria de vir a sentir daqui a um ou dois meses. Acredite que fazendo coisas para recuperar é possível vir a sentir-se melhor.

No entanto, pondere procurar ajuda profissional.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Eu tenho a síndrome do pânico, e por causa dela, cai em depressão, eu e meus pensamentos negativos, pensamentos horrendos, eu penso que posso ser um louco e a qualquer hora fazer algo contra alguém, mais eu não quero fazer isso, só quero viver em paz, parece que eu não tenho mais jeito algum, não tenho como fazer terapia pois, não tem nenhum centro por aqui, tou tomando anti depressivos, procuro jogar futebol, relaxar, ir à piscina, mais ainda sim, às vezes penso que seria melhor morrer, minha mente não tem o controle que tinha, penso besteira a cada minuto que passa, e meu pai já sofreu disso e ele briga comigo a todo momento, por besteiras simples, queria saber o que posso fazer, eu sou muito novo 16 anos, mais já penso na morte, eu peço ajuda, eu quero voltar ao normal.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucas, obrigado pelo comentário.

Apesar de não ter como procurar ajuda profissional, a melhoria é possível. Com trabalho, dedicação e algum conhecimento você pode conseguir melhorar e levar a sua vida para a frente.

Leia: http://www.escolapsicologia.com/kit-de-emergencia-ataques-de-panico/

http://www.escolapsicologia.com/como-mudar-pensamentos-negativos-para-pensamentos-positivos/

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
day

oi boa tarde! tenho depressão e é muito dificil procurar ajuda,ninguem acredita,quanto mais fala a familia tapa os ouvidos finchi que não esta acontecendo nada.tento criar uma capa de perfeita, pra poder diser que estou bem.mais na hora de deitar e que os pensamentos e sonhos tudo aconteci e paresem ser tão reais.esse atormento ja vai faser 2 anos.finjimentos de viver bem.sempre procurando o que faser pra não dar espaço pra os pensamentos.obrigada pela atenção.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Day, obrigado pelo comentário.

A condição da depressão, pode ser bastante incapacitante quando não é tratada devidamente. Relativamente à sua família, percebo a sua angústia, no entanto é importante que perceba que deve procurar ajuda, junto de amigos de outros familiares ou de um profissional.

Aqui no blog existem muitos artigos sobre a depressão. Na de pesquisa do google que se encontra na lateral direita em cima, se pesquisar pelo palavra depressão irão aparecer todos os artigos escritos sobre o assunto. Espero que possa ficar mais esclarecida.

Coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lucas Goulart

Olá,

Parabéns pelo artigo. É muito importante essa conscientização sobre a depressão, pois muitas pessoas necessitam disso.
Só uma correção: o número de emergência do brasil é 190 (polícia) e 192 (assistência médica). 911 é dos EUA.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucas, obrigado pelo comentário.

Agradeço a sua retificação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Ola! obrigado pelo artigo.
em 1990 eu me mudei para noruega
Os primeiros anos era um paraiso aqui.
fiquei 8 anos sem volta ao brasil…
soh fazia trabalhar, beber e sair com mulheres 🙁
tinha dias que eu chorava qnd nao conseguia alguma.
me meti em varias dividas e nao queria pagar.
eu fugia e trocava endereco o tempo todo pra nao pagar , tinha terror quando o telefone tocava.
ateh para os estados unidos eu fui trabalhar pra nao pagar.
Em 2007 eu tive que volta e aluguei um apartamento em uma cidade no sul da Noruega.. comecaram a chegar as contas
acho q no total de 300mil reais
Eu ja tinha problemas de depressao e piorei mt depois disso.
me sinto menos que qq pessoa. me fechei em casa 5 anos quase
em novembro de 2011 eu paguei a ultima parcela.
pensei entao que tudo iria volta ao normal, mais nao foi assim.
vivo toda hora triste, me irrito no trabalho. estou mais de uma semana sem trabalhar, nao quero nem atender o telefone… eu acho que preciso de ajuda… pensei que ia conseguir sozinho, infelizmente nao ta dando pra continuar assim… eu gostaria de alguma ajuda sua , existi algo que eu possa tomar , ajuda profissional talvez.. eu nao tenho mais contato com ninguem aqui na Noruega, nego as vezes ateh falar o idioma daqui, nao confio nas pessoas.vivo completamente isolado, sem amigos e familia.
nao sei oque fazer.
obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Anderson, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que o mais adequado seria procurar ajuda profissional. De qualquer forma ter alguma informação do porque de se sentir desmotivado poderia ajudá-lo a lidar melhor com o seu estado.

Leia:
http://www.escolapsicologia.com/como-lidar-com-a-depressao/

http://www.escolapsicologia.com/depressao-sera-um-erro-de-raciocinio/

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Julieta Guambe

Gostaria que me ajudaseem em me aconselhar como lidar com uma pessoa que sofre de depressao. digo isto porque minha filha esta passando dessa situacao e tenho estado junto dela conversando e tentando levantar o austral dela mais muitas das vezes nao tenho sido bem sucedida. Acho que preciso duma direccao para slavar a minha filha, pois esta sempre para baixo desde que saiu do hospital onde havia sida internada dado a ter apresentado duma forma subida, um quadro psiquiatrico, primeiro episodio, estando ate entao se medicando tendo muito sono. Ela pouco se interssa em estar bonita como dantes nem o banho tem sido um grande esforco, sair paa passear pior apenas depois motivacao. ela esta muito diferente pois era uma moca muito activa e agil, com vontade de subir na vida, abatalhadaora e boa aconselhadora.
Peco dicas de como fazer com que ela se reanime.
Outra coisa nao consegue enchergar direito esta tendo dificuldades visao. estou a pedir ajuda por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Julieta, obrigado pelo comentário.

Existem algumas dicas para lidar com pessoas com depressão, mas aqui nos comentários era extensivo demais. Em breve irei escrever um artigo com essa matéria.

De qualquer forma era aconselhável que a sua filha fosse acompanhada por um profissional.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
rosalia rocha

Olá mae senti vontade de te responder pois estou na mesma situaçao com meu filho de 22 anos .Antes eu achava que era so timides mas com o tempo descobri que ele tem depressao fobia social e sofro junto com ele animo ele falando de jesus que pode cura lo mas quem ta doente fica sem fé sem motivaçao nós que temos que buscarmos força e motivaçao . levei ele no medico e ta tomando ante depressivo pra isso eu e ele juntos tivemos que quebrar o preconceito com psiquiatra e anti depressivo isso é só o começo oraçao e medico depois vou olhar psicologo terapia amigos internet como fiz hoje , pessoas com os mesmos problemas com vc e sua filha . que Deus nos socorra num problema tao triste como esse o que aprender passarei pra vc conto com ajuda de Deus
da ciencia e de pessoas que tb passa esse problema boa sorte pra vc e pra sua filha abraços rosalia

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Se nao poder me responder nada sobre oque eu escrevi.
por favor exclua .
Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Anderson, obrigado pelo comentário

Atempadamente irei responder. Somos um blog comunitário que transmite informação e dentro do que nos é possível vamos respondendo aos leitores sem compromisso. Acredito que o seu discurso de “ameaça” muito provavelmente deve-se ao seu estado (nós entendemos isso). A humildade é um valor importante na vida de todos nós…

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eu amei seu trabalho;;;;e qro da uma sugestao de q quando alguem estiver deprimido,procure ajuda,mas apegue-se em Deus.pois é Ele q cura o nosso interior;faça a sua parte,e Ele fara a dEle,quem precisa de ajuda procure!

Seu trabalho é otimo.Eu tenho depressao e to correndo atraz de ajuda…tenho 16 anos…mas eu me apego mais em Deus pois Ele tem poder pra curar a nossa alma…a gente deve fazer a nossa parte e Ele fara a dEle.Por isso vou procurar ajuda,pra Ele fazer o resto.

Avatar for Miguel Lucas
Michele cristine

Seu trabalho é otimo.Eu tenho depressao e to correndo atraz de ajuda…tenho 16 anos…mas eu me apego mais em Deus pois Ele tem poder pra curar a nossa alma…a gente deve fazer a nossa parte e Ele fara a dEle.Por isso vou procurar ajuda,pra Ele fazer o resto.

Avatar for Miguel Lucas
Tamara

Olá adorei o seu artigo..tenho 23 anos e dois anos sofro de depressão profunda .. no começo passou muitas coisas na minha cabeça ,coisas ruins..nao tinha mais vida!!mais a 1 ano e meio faço tratamento,
mais acho q estou melhorando com os medicamentos q tomo e com o tratamento q faço nao foi facil no começo ..hoje em dia eu trabalho normal..saio pra festas com meus amigos ,faço aula de dança e graças a Deus nao tenho mais tempo de pensar em coisas ruins..sei q do jeito q estou vou melhorar ainda mais..se Deus quizer..Obrigado por nos ajudar com a sua materia..abraços

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

ameaça? Aonde , quando?
Eu apenas pedi para deleta oque eu escrevi.
Nao acho legal se expor sem ser necessário.
e sua resposta nao ajudou em nada.
devo mentir entao e dizer que sou um coitado, assim vou parecer mais humilde nao eh?
Obrigado pelo seu tempo

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Mari-Chan

Esse artigo me ajudou e muito!eu estava sofrendo de depressão e ao menos sabia que estava assim,me identifiquei cm mta coisa D; mas foi uma surpresa msm /:

Avatar for Miguel Lucas
patricia daldegan

Ola miguel lucas,gostei muito da sua matéria explica muito bem a depressão,Eu estou passando por este problema dentro da minha casa meu esposo esta passando por isso ele pensa em se matar porque ele acha que faz todos sofrerem inclusive a mim.ele ficou pior depois que um amigo morreu isso já tem 5 meses.ate dizer que não me ama mais ele já disse que não me vê mais como esposa isso machuca muito o coração de uma mulher,mas eu o trato com todo amor do mundo.mas o pior de tudo isso ele não quer ir a um profissional porque ele acha que não ira resolver seu problema.como é difícil passar por isso só Deus e quem passa sabe.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Patricia, obrigado pelo comentário

Acredito que a sua situação é desesperante. Tente pouco a pouco fazê-lo perceber que o que ele sente pode ser melhorado com ajuda. Que hoje em dia a taxa de sucesso de superação da depressão é elevada.

Coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
edna

hje tenho 39 anos e aos 17 anos me casei,foi ai que começou o inferno..no dia que me casei comecei a ter crises de panico foram anos sem tratamento ,eu marido que hje é ex marido sempre dizia que era frescura ou falta d vontade da minha parte…fui trabalhar no japao mesmo assim ,fiquei nove anos la posso afirmalos que foram os piores anos da minha vida ,sem apoio tendo que suportar calada axando que era uma fraqueza minha…decidi vir para o brasil e a 2 anos faço tratamento ,mas sempre paro o tratamento por causa dos efeitos colaterais do remedio …sinto que estou perdendo as forças nao tenho mais vontade para nada!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Edna, obrigado pelo comentário.

Os sintomas relacionados com a depressão podem na verdade ser muito incapacitante e destruidores. A pessoa quando não entende o que se passa com ela ou fica com vergonha, julgando-se diferente e mais fraca que os outros pode na verdade passar por muitos problemas ao longo da vida. Se toma medicação para a depressão e os efeitos secundários a prejudicam, pondere fazer tratamento psicológico com abordagem cognitivo comportamental. Na atualidade a terapia psicológica tem elevadas taxas de eficácia. Aqui mesmo no blog pode ter acesso a esse tipo de terapia através das consultas online: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
manuel

óla miguel, desde já os meus parabens pelo trabalho desenvolvido por si.

tenho um assunto que gostava e lhe colocar que é o seguinte, tenho uma amiga na casa dos quarenta anos que à coisa de seis meses para cá, começou a ter dor de costas, dor de cabeça e dores no estomago. ja fez exames ao estomago e deu tudo negativo, fez um tac e tb deu tudo negativo. nem os medicos conseguem encontrar nada mt menos ela. apos uma pesquisa minha na internet dei com o seu blog e li um pouco sobre o seu estudo. acha possivel esses sintomas que a minha amiga tem pode ser depressão? o que aconselha ela fazer?. agradecia um comentario e uma ajuda da sua parte. Obrigado e bem-haja

Avatar for Miguel Lucas
Daniel Felipe Lima da Silva

Ola sou daniel , eu so fico chorando toda hora, tenho 13 anos me sinto sozinho tenho saudades e vontade da minha vó queria mora com ela so que tbm amo minha mãe mais ela gosta de um trasti , que so maltrata ela . –TENHO SAUDADES DE TODA MINHA FAMILIA de ficar junto o tempo Todo com TODO MUNDO adora e sinto falta disso .

Avatar for Miguel Lucas
Luciano (Brasil)

Ola, Miguel, parabéns pelos artigos, pois sempre que me sinto mal é a eles que recorro. Gostaria de lhe perguntar se é possível eu parar de tomar remédios e me sentir curado um dia. Tenho 60 anos e há 20 anos tomo anti-depressivo e remédio para ansiedade. Nunca me senti curado e os pensamentos negativos, de morte e desesperança estão sempre me atormentando. O que você sugere que eu faça? Não aguento mais, preciso de uma luz. Se for o caso, quero fazer terapia com você.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana Oliveira

Hola,Miguel, Me chamou atenção o carinho que você dedica a cada pessoa. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
David

Bom, Eu Sou Apenas Uma Criança,E Quero Saber Oq Faço Quando Tenho Muitos Problemas Na Escola… E Sou Muito Isolado Só Fico Em Casa Sozinho Por Que Minha Mãe Trabalha E Meu Pai e Minha Mãe São Separados, E Não Sou Feliz, Sempre Quis Ter Uma Pessoa Ao Meu Lado Para Me Tirar Dessa Tristeza Eterna… Mas Parece Que Não Consigo, E A Escola Ajuuda Mais Ainda A Tristeza Aumentar, Gostaria Muito De Ser Uma Criança Feliz E Alegre Igual As Outras Mas… Acho Que Não Consigo’

Avatar for Miguel Lucas
karen

eu estou estremamente deprimida,estou me sentindo mal,por fatores de expectativas que não foram atingidas,e por me sentir estranha,quero mudar e não consigo e queria sber onde é sua clínica para sber como sair desta imensa escuridão,magoa,e tristeza.
Um grande abraço e conto com seu apoio

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Olá Miguel,adorei seu artigo.encontrei-o procurando sinais e sintomas de depressão,pois agora,depois de ler seu artigo,tenho ceteza que meu marido esta com depressão.Eu tenho depressão e me trato á 3 anos com psiquiatra e psicologa.estou bem com a ajuda de remedios depressivos.Preciso fazer com que meu marido entenda que ele esta com depressão e peça ajuda.vou pedir para ele ler este artigo e tenho certeza que ele vai entender.Abraços e parabéns pelo artigo.

Avatar for Miguel Lucas
SILVANA A DE FRANÇA GOMES

Escreva aqui o seu comentárioESTOU COM UMA DEPRESSAO MUITO PROFUNDA A 7 MESES EU CAIO MUITO MACHUQUEI MUITO MEU ROSTO E TENHO DESMAIOS MAGRECI MUITO E A DEPRESSAO ATACOU MUITO MINHAS PERNAS A QUAL EU TENHO PARALISIA TENHO MUITASCRISES TOMOMUITOS REMEDIOS PARA DEPRESSAO ESTOU DESESPERADA POIS TENTEI ATE SUICIDIO MAS DEUS NAO DEIXOU ME AJUDEM POR FAVOR EU SO TENHO TRISTESA E PENSAMENTOS RUINS SO DEUS EM MINHA VIDA ME AJUDEM POR FAVOR

Avatar for Miguel Lucas
Marciana Castro

Eu estou passando por um momento muito dificil ,choro muito ,fico triste ,penso em suicidio.
Estou a ponto de me matar entro em desespero ,nao suporto mais ,me tranco em casa , nao estou indo trabalhar sinto que nao vou aguentar :(.
ja procurei ajuda , estou indo ao psicologa e psiquiatra,me passaram remedios ke me fazm dormir e mau consigo andar ,esta correto o tratamento?
vivo sozinha , minha familia me colocou pra fora de casa (motivo)eu estava com meu um paquera namorando em casa ,isso foi o bastante pra me expulsarem ,isso faz 4 anos ,eu estou doente a um ano e meio. to muito mau 🙁 preciso de ajudar .
obg ela atençao . Marciana Castro

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marciano, obrigado pelo comentário.

Se você já está sendo acompanhado, reveja o processo de tratamento com os profissionais em questão.

O tratamento é possível, desde que você cumpra com as indicações que são fornecidas por quem percebe do assunto. Eventualmente se o tratamento que está fazendo não surte efeito, procure outra opinião, junto de outro profissional.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
"Sofia"

Primeiramente parabéns, gostei muito do artigo. Bom, eu sempre fui uma menina triste desde criança, sempre me achei feia, baixinha e sem graça… Nunca tive amigos e sempre fui estranha…hoje eu tenho 22 anos. Sou casada, e penso em morte todos os dias ha anos…só não me matei pq tenho medo de não conseguir e viver doente…eu sou um fracasso. Ja perdi vários empregos por causa desse meu jeito e to quase perdendo mais um… Todos os dias é uma luta pra eu acordar e não consigo ser uma boa dona de casa…sou uma inutil, tenho certeza que se eu morrer ninguém sentirá minha falta…há um lado meu que quer desistir de tudo a todo momento, que quer morrer, que se odeia profundamente, que chora sem parar, que tem vergonha de si própria e acha que não tem sentido continuar existindo….mas existe um outro lado meu, bem lá no fundo, que grita por socorro… Primeiramente parabéns, gostei muito do artigo. Bom, eu sempre fui uma menina triste desde criança, sempre me achei feia, baixinha e sem graça… Nunca tive amigos e sempre fui estranha…hoje eu tenho 22 anos. Sou casada, e penso em morte todos os dias ha anos…só não me matei pq tenho medo de não conseguir e viver doente…eu sou um fracasso. Ja perdi vários empregos por causa desse meu jeito e to quase perdendo mais um… Todos os dias é uma luta pra eu acordar e não consigo ser uma boa dona de casa…sou uma inutil, tenho certeza que se eu morrer ninguém sentirá minha falta…há um lado meu que quer desistir de tudo a todo momento, que quer morrer, que se odeia profundamente, que chora sem parar, que tem vergonha de si própria e acha que não tem sentido continuar existindo….mas existe um outro lado meu, bem lá no fundo, que grita por socorro…

Avatar for Miguel Lucas
Lucas P.

Resumo:
Em Primeiro lugar, devo parabenizar pelo excelente artigo sobre depressão. Muito esclarecedor e com certeza deve ajudar a muita gente . Me ajudo ainda mais novamente buscar um jeito para melhorar minha depressão.
Gostaria de escrever muita coisa aqui , detalhar muito mais,( escrevi ate mesmo um texto enorme antes de digitar aqui ) assim que mais me agradaria ,contando meu caso , é que eu quero poder ajudar outras pessoas , assim como eu , podem estar passando por caso semelhantes ou ainda estão descobrindo -se e assim , não cometer mesmo erros .
Mas resumirei :
Minha vida , no começo não foi fácil . Vivo com muito problemas de saúde desse nascença e que claro afeta totalmente e esta relacionado com minha depressão. Apesar que tive uma infância maravilhosa , sempre fui muito solitário . As pessoas parecem não gostar do meu jeito de ser , tem vergonha ou dó e pena . Nunca tive um grupo de amigos realmente . Ja tive muito amigos , conheci muitas pessoas . Logo que me conhecem , parece que como se eu fosse algo ruim , se afastam aos poucos , não ligam e simplesmente não conversa comigo , não se interessam por mim . Ja tentei de tudo , sei que tenho um temperamento dificil por causa de minha dificuldades e minha limitações .
Ja passei por psicologo duas vezes na minha vida . Tenho muita dificuldade de me relacionar com as pessoas .
Quando me tratava , fiz terapia cognitiva . Recebi alta e ainda conseguia lidar muito bem com meu problema. Mas recentemente aconteceu uma coisa me incomodo muito e que tudo voltou novamente , alias na verdade , eu tentava sempre melhorar e controlar para não entrar mais em depressão e desespero, mas sempre tive consciência que tudo ainda continuava e que minha vida não tinha andado nada.
Não tenho amigos , grupos de pessoas , muito menos uma namorada . Namorei uma garota uns 4 ou 5 anos atras , por um ano e tinha sido meu primeiro relacionamento e inclusive beijo .Hoje tenho 26 anos . Porem graças a Deus , conheci uma AMIGA , na facu , hoje se tornando a pessoa mais especial da minha vida , minha unica amiga. Não é somente o fato de gostar dela , mas muito mais que apenas isso . dou minha vida por ela …se não fosse por ela , acho que hoje não teria aguentado tanto tempo.
Bem , foi o seguinte …um dia caminhando com ela como sempre fazemos , foi durante a semana e era niver dela no final de semana daquela semana que era feriado prolongado. ( foi nesse ultimo feriado ) . Conversa vai e vem , e acabou tocando no assunto que ela iria ir para chacará com amigos dela e de alguma forma acabei perguntando , se ela havia vergonha de me apresentar , me chamar . Ela tinha mencionado meu jeito de ser , foi dae que perguntei sobre a vergonha. ( bem , não a culpo , para entender , ela é japonesa e sei que ha muita coisas da cultura deles e tal , serem mais reservado e ” relacionarem colonias ” ) Mas um outro amigo meu ,ja foi chamado pra ir . Ate mesmo os pais dela ja havia perguntado se eu ja havia ido. Ela disse que era pelo meu jeito e que não iria me sentir bem lá com os amigos delas . disse que me conhecendo ( oq é verdade , ela me conhece muito bem , ate mesmo as vezes parece mais que eu rss ) . Ela foi sincera , eu sei disso , pois é uma amiga mesmo. Passei a minha vida inteira pessoas falando mal de mim seja por tras ou ate mesmo na minha frente. Apenas uma vez , ela me chamou para ir junto a uma micareta com uma amiga . Para mim foi legal e tudo mais ..mas me disse que amiga depois q fui embora , deixou eu . Ela disse pra minha amiga que não curtiu eu. ( não entro em detalhes e tb nao perguntei ).
A sinceridade foi boa , doi muito na gente . mas estava mais triste não pelo fato dela nao me chamar , mas por duas coisas: Ela disse varias vezes que nao podia fazer nada mais alem disso por mim ( tanto questao namorar /ficar , ela sabe q eu gosto dela como também relaçao amizade) ela me chama muito para sair , conversamos direto , mas eu gostaria / sempre achei que um amigo sempre pudesse ajudar de alguma forma , mais que ela pudesse me ajudar a me soltar mais ( nunca fui a barsinho , balada , festa com ela e nem tao pouco vou frequetemente ) e a outra que acho mais triste ainda é : ela parece mesmo me conhecendo bem , ter vergonha/dó ou pena ( no caso do ultimos , ela diz examente o contrario que ela nao quer ficar com dó ou pena) de mim , assim como todos devem pensar sobre mim e se afastam.
No fim de semana , fiquei pessímo , mas depois voltei aos poucos e foi ate melhor mesmo de ela nao ter me chamado , apesar de querer me divertir , passar algo diferente . Como la é muito pessual ” colonia ” , realmente acho que não ia ser bom me chamar , mas fiquei a pensar que mesmo assim , nunca conheci nenhum amigo dela ( alias conheci 2 , em uma ocasiões , mas nada de pegar amizade.
A pergunta é : O que devo fazer ?? Quero mudar meu jeito de ser , e não quero ser apenas um , e sim um amigo mesmo ! Quero não querer ela ter vegonha de mim , que possa de alguma maneira me apresentar a amigos e amigas e isso sem que afete nossa amizade , pois quero que continue assim , apenas quero poder melhorar mais .

por favor , responda no meu email também e ate mesmo me indique lugar para ir . Ah obs : eu adoro psicologia , portanto qualquer um seja bem vindo de querer falar comigo , discutir assuntos diverso. 😀

Avatar for Miguel Lucas
Lucas P.

Ah , eu sofro de Depressão Maior, de um quadro moderado, mas boa possibilidade de ser tornar grave ou ainda pior . Se olhar todo meu caso realmente , se torna ao mesmo tempo perigoso como também logico os fatos e eu sendo muito consciente de tudo , facilitou muito tratamento. Fora que tenho Transtono Bipolar e tive disperssão de paralisia cerebral na nascença. Ja houve epoca que cheguei ponto de querer suicidio ou indice de nao querer que a vida vale a pena mais.

Mas sou uma pessoa normal , nao sou considerado deficiente e também sei me controlar , nunca precisei tomar remedios para depressão. Tudo gira pelo simples fato X :

QUERO ENCONTRAR AMIGOS!NÃO QUERO VIVER SOZINHO! NÃO QUERO SOLIDÃO!
QUERO MUDAR MEU JEITO DE SER!QUERO PODE AJUDAR AS PESSOAS! QUERO PODER ACREDITAR NELAS ( SOU MUITO HONESTO , SINCERO E INGENUO , ACHO QUE SOU O CARA MAIS INGENUO QUE TEM PRA FALAR VERDADE ! )

SE ESTOU AQUI E ASSIM , É TUDO POR QUE ACREDITO MUITO EM DEUS E SEMPRE TIVE FÉ E SEMPRE QUE POSSO NÃO NEGO ESSA FÉ !

grande abraço e parabens pelo seu trabalho . estou fazendo um site de assuntos variado , inclusive sobre psicologia , universo e vida !

no que puder me ajudar , serei grato !

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Temos o mesmo nome e a mesma inicial do segundo nome. Se quiser um amigo, adicione o MSN: johannlufter@yahoo.com.br

Te ajudando, talvez eu me ajude…

Avatar for Miguel Lucas
Ronaldo José Rocha

Escreva aqui o seu comentário
Muito bom o artigo
Já a muitos anos que sofro com a depressão ela se tornou presente em minha vida
E pior ainda sozinho
Des de muito tempo tenho criado personagens para lidar com as pessoas parecer que estou bem mas esta dor no meu peito só vem aumentando mais e mais
Muitas das vezes no serviço mesmo me escondo no banheiro e choro como criança, bem baixinho para ningem escutar. Depois simplesmente visto meu personagem e continuo
Mas de uns tempos pra ca mem meu personagem ajuda mais perdi o intersse em literalmente tudo, muitas veses durante o dia nem vejo o tempo passar isso já esta me trazendo problemas, em casa gosto de ficar no silencio e no escuro e este maudito desejo de morte, me deito e tento dormir, mas não consigo, em um sentimento muito ruim, e eu peço a Deus para morrer, o dia todo so penso em morrer.
Agora mesmo estou no trabalho mas não consigo me concentrar, nem sei o que fazer estou desesperado. Hoje em um dos meus momentos de raiva peguei algumas coisas e sai de casa, isso mesmo abandonei minha família e sinceramente neste momento quero morrer
Estou escrevendo porque não sei o que fazer.
Pensei em comprar algum medicamento na farmácia
Mas não sei qual
Tento me concentrar para conversar com as pessoas pois trabalho atendendo servidores e to vendo a hora que vou esplodir
Escrevo ate para desabafar um pouco

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa

O que fazer quando sente todos os sintomas juntos. O que me deixa pior é que estou comendo demais e não consigo parar, estou desanimada comigo mesma e não tenho quem me apoie, me sinto sozinha, sem vontade de nada ,desanimada, desiludida e não tenho vontade de procurar ajuda, pois não quero ver ninguém.

Avatar for Miguel Lucas
bruna flor

eu me sinto esgotada te tudo sem paciência sinto muito sono como muito brigo com meu marido o tempo todo sem motivo nenhum me sinto sozinha carente choro o tempo todo sinto dores na coluna na barriga toda sem animo para nada da vida….
essa coisas todas pode ser começo de uma deprenssão ou que poder ser?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruna, obrigado pelo comentário

Esses são alguns dos sintomas de quando estamos deprimidos, mas pode não ser depressão

Para um diagnóstico de depressão, é necessário ser efetuado por um profissional.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lucas P.

eu nao entendo pq ninguem ainda respondeu meu comentario 🙁

tudo bem neh …fazer oque !

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucas, obrigado pelo comentário.

Nem sempre consigo responder a todos os comentários na brevidade desejada.

Aguarde, assim que possível darei a devida atenção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Flávia Spicciati

Miguel Lucas,

Boa tarde. Você tem algum estudo sobre a depressão relacionada com o exercício físico? Sou estudante de educação física e estou lendo sobre isso. Gostei muito do blog, parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Sra.Go

Bom dia.Parabéns pelo artigo! Mto esclarecedor! Gostaria de fazer uma pergunta, não sei se aqui é o espaço…mas enfim…bem, meu filho de 21 anos faz tempo que começa as coisas, cursos, estudos, trabalho e nao termina.Ficou um ano com agente na fazenda, trabalhando, acordava cedo, quase não vinha para a cidade, até que quis sair, veio para a cidade próxima, alugamos uma casa, e fizemos de tudo para que pudesse retomar o estudo e trabalhar…enfim, ele so quer festa…sexo…esta namorando uma mulher de 26 anos que tem um bebe,mas não trabalha.Não sei o que fazer. Isto é depressão ou preguiça mesmo? Obrigada e desculpe se aqui não era o espaço para a pergunta em questão!
Super abraço,
tenha um ótimo dia!

Avatar for Miguel Lucas
M.

Olá, tenho 19 anos, passei no vestibular para o curso que queria e também fui aprovada num concurso público. Somente coisas boas né!? Só que, sinto medo, angústia, uma sensação de incapacidade que me impedem de seguir em frente, lutar pelos meus objetivos. Tenho vergonha de que as pessoas me desprezem por isso, pensem que é porque eu quero, então, me isolo e tenho pensamentos muito ruins, muito ruins mesmo… Por favor, ajude-me!! Tenho medo de acabar fazendo uma besteira sem conserto. Aguardo ansiosamente por uma resposta. Desde já, agradeço!!

Avatar for Miguel Lucas
Kris

Gostei muito do artigo!
Estou lendo todos os artigos complementares com calma, era bem o que eu precisava!
Eu acho que tenho a Depressão Distímica… sempre pensei que isso fazia parte da minha personalidade pois minha mãe também tem essas fases depressivas que parecerem ser o nosso estado de espírito “normal”. Mas isso tem piorado cada vez mais.
Como não tenho muita coragem de assumir pro resto do mundo, vou tentar sair desa sozinha mesmo… quer dizer, com a sua ajuda!
Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kris, obrigado pelo comentário.

É possível melhorar por si mesma. No entanto ser perceber que continua sem verificar melhorias, pondere procurar ajuda profissional. Fico esperançado que os artigos possam ajudar.

ABraço

Avatar for Miguel Lucas
Maira Lopes Pereira

Olá gostei do seu artigo, posso dizer que estou sofrendo de depressão não me vi em nenhuma, pois achava que estava bem, e agora tenho sentido um incômodo muito grande no estômago, não estou conseguindo me alimentar direito, estou magra e sinto várias dores pelo meu corpo, sei que são ataques indiretos da depressão mas, por me sentir assim já estou muito triste e desanimada, não sabia que isso podia chegar a esse nível, preciso de ajuda mas, não vejo ajuda de ninguém, todos são muito ocupados e eu tenho muito medo de sair só, me sinto totalmente desamparada, o que vc me diz?

Avatar for Miguel Lucas
May

Olá, achei o conteúdo bastante esclarecedor.

Conheço uma pessoa que sofreu abuso quando era criança. Não teve pai presente, a mãe também nunca cuidou dessa pessoa, sempre bateu muito e até hoje não demonstra nem um pingo de afeto pelo filho. Ele perdeu a avó que era a única pessoa que ele diz sentir afeto de verdade, segundo ele a avó era a única pessoa que se importou com ele. Ele também gostou muito de uma menina que o “abandonou” ele diz que perdeu duas pessoas muito importantes na vida dele, a avó e a menina de quem ele gostava. Ele já se cortou várias vezes, mas hoje não faz mais isso. Ele não tem apoio familiar e em casa a mãe só sabe implicar e não dá carinho. Com isso ele passou a usar maconha pra aliviar o estresse e agora quer parar de usar a droga, quer construir uma família, quer estudar e recuperar o tempo que perdeu, mas ultimamente tem andado desmotivado, dorme a maior parte do tempo e afirma estar sempre cansado. Gostaria muito de ajudá-lo, mas não sei como devo fazer. Ele não quer procurar ajuda, diz que é capaz de sair dessa sozinho. Há dias em que está ótimo e há dias em que está péssimo. Queria poder fazer alguma coisa. Desde já agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Olá entrei em vários sites para consultar sobre o assunto depressão, mas somente neste encontrei respostas completas que desejava, minha mãe tentou o suicídio ingerindo remédios, realizamos a internação dela a poucos dias, mas ela não quer ficar no local do tratamento e recusa-se a realizar as atividades previstas pela instituição, tenho ciência de que fiz a coisa certa em realizar a internação dela mas me sinto muito mal, e o pior é que já tenho histórico familiar de depressão, tenho 22 anos acho que destes uns 10 anos tenho pensamentos negativos que tento domar, já me auto mutilei, pensei em suicídio, faz 3 anos que não me machuco mais quando estou triste,foram poucas vezes que fiz isto, mas estas foram necessárias para perceber que a algo de errado, desde a internação de minha mãe sinto uma tristeza constante, hoje por culpa minha,briguei com meu marido e sai correndo pela calçada, quando resolvi atravessar a rua havia carros passado e eu pensei por uma fração de segundos em me jogar na frente, mas pensei, parei vi o que ia perder em minha vida, meu marido que amo muito, minha mãe, tudo,ME AJUDE A ENTENDER PORQUE MINHA MÃE NÃO FEZ ISTO,PORQUE ELA NÃO PAROU E PENSOU,POIS VEJO QUE ELA ESTÁ DESISTINDO DA VIDA!

Avatar for Miguel Lucas
Luis

Gostei muito deste texto, muito bem elaborado e explicativo. Parabéns pelo ótimo trabalho, admiro essa area por tratar de algo tão complexo que é o ser humano. Até mais.

Avatar for Miguel Lucas
adriana

poxa!!tava precisand d um esclarecimento como esse, me ajudou muito nessas horas parece q todo mundo some as pessoas q pareciam ta perto sao as primeira a nos abandonar sei la e tao esquisito!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
hugo marcelo simas dos santos

ADOREI O SEU TEXTO TO PASANDO POR UM POBLEMA MUITO SERIO A MINHA ESPOSA TA COM DEPRESAO TENHO SERTESA QUI VOMOS VENSER , VC ESTA NOIS AJUDANDO MUITO , OBRIGADO POR TUDO INTELIGENTE TEXTO,,,,,, MUITO OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Karol Tavares

cara eu nao sei explicar oq anda acontecendo cmg sei de uma coisa eu to muito apaixonada nem sei se a paixão é a palavra certa mais eu nao sei com esquecer esse garoto parace que ele jogou até um feitiço pra mim e eu e ele ja ficamos um tempo junto e tals mais nao deu certo ele mentia pra mim e eu sabia das mentiras dele mais nao queria aceitar que ele estava mentindo pra mim msm e vc pensa que nao tentei esquecer ele tentei sim e ainda continuo tentando mas nao consigo nao sei mas oq fazer da minha vida por mais dele ser galinha,mentiroso mais ele gostava de mim e acho que ainda gosta mais ele nao consegue largar a vida que tem mulheres,festas .. e muitas outras coisas
ele poderia ser oq for mais só ele sabe me fazer feliz só ele sabe quando estou rindo sincera quando as vezes eu começo a rir do nada ou por apenas por educação so ele sabe oq eu passei e oq eu passo até hoje a unica coisa que eu quero pra ele é que ele seja muito feliz desejo tudo de bom pra ele mais eu também tenho direito de ser feliz nao tenho raiva dele e nada contra só quero ser feliz e esquecer ele será que é possível ou é pedir demais?

Avatar for Miguel Lucas
giovana

Escreva aqui o seu comentário
por favor ajude-me!o namorado de minha filha esta internado com depressao mas a cada dia que se passa ele parece estar mais deprimido,as vezes os seus familiares vao visitá-lo ele esta bem ,no outro dia ele já nao quer falar com ninguem ,dorme mal a noite tem problemas de alteraçao arterial,chora,quero tentar ajudá-lo mas tenho medo de interferir,as vezes da impressao que ele vai fazer uma loucura,certo dia ele nao aceitou falar com ninguem da familia mas falou comigo pelo telefone,é tudo muito esquisito,a mae dele disee que uma noite ele teve que ser amarrado na cama. meu Deus isso é normal,será que existe cura,quero tentar ajudá-lo ate mesmo porque estou com medo de minha filha estar ficando deprimida também por sofrer por causa do namorado,nos ajuda o que devemos fazer sera que o tratamento esta sendo feito correto!!!!

Avatar for Miguel Lucas
DEBORA

ME IDENTIFIQUEI COM INUMEROS SINTOMAS…
MAS O PIOR E QUE MEIDENTIFICO COM A ENCENAÇÃO PUBLICA…
AQUELA QUE A GENTE FINGE PROS OUTROS QUE EST BEM, MAS NO FUNDO SÓ DEUS SABE O QUE TEM PRECISADO FAZER EM NOSSAS VIDAS PRA NOS MANTER VIVOS!!!
A ANOS ME SINTO ASSIM… PASSANDO POR VARIOS TI?OS DE DEPRESSÃO COMO SE FOSSEM ESTÁGIOS E NÃO DIFERENTES TIPOS.
FIZ 3ANOS DE TRATAMENTO PISCICOLÓGICO MAS CHEGOU UM PONTO QUE EU NÃO TINHA NEM MAIS VONTADE DE PARTICIPAR E AI ABANDONEI! MEU MAIOR ERRO!
E NESSE PERIODO PUDE IDENTIFICAR ALGUNS PONTOS DESENCADEANTES E O PRIMEIRO QUE EU CONSIGO ME LEMBRAR FOI AOS 5ANOS MAIS OU MENOS, QUANDO NUMA BRIGA DOS MEUS PAIS QUE NESSA ÉPOCA JA ESTAVAM SEPARADOS, MEU PAI ESPANCOU MINHA MÃE NA MINHA FRENTE E ELA FICOU TODA ROXA!!!
MAS JA PASSEI POR VARIOS MOMENTOS… A ENTRADA DA MINHA MADRASTA NA MINHA VIDA, EU SER OBRIGADA PELA MINHA MÃE A IR MORAR COM MEU PAI, A ENTRADA DO MEU ANTIGO PADRASTO NA MINHA VIDA, A TENTATIVA DE EXTUPRO POR PARTE DO MEU PAI POR DIVERSAS VEZES, E APARTIR DAI MEU COMPORTAMENTO PASSOU A SER REVOLTADO MAS EU NAO DIZIA A NINGUEM O PORQ E ELES TAMBEM NÃO PROCURAVAM SABER! EU TINHA CRISES DE CHORO COMPULSIVAS QUE ERAM TIDAS PELA MINHA MÃE COMO FRESCURAS PORQ SO EU SABIA!!! QUANDO FINALMENTE EU TIVE CORAGEM DE CONTAR, SOMENTE OSMEUS IRMÃO ACREDITARAM EM MIM!
MEU CASAMENTO E MUITO CONTURBADO! REPLETO DE AGREÇÕES FISICAS E VERBAIS…

A UM BOM TEMPO E A MUITO TEMPO, EU ESTAVA BIPOLAR. MAS A POUCO TEMPO DESCOBRI QUE MEU MARIDO TEM UMA AMANTE E ULTIMAMENTE TENHO ME SENTIDO NA DEPRESSAO MAIOR…
NÃO SEI SE E MESMO MAS FOI A QUE MAIS ME IDENTIFIQUEI NESSE MOMENTO…
A ANOS VENHO NEGLIGENCIANDO ESSA DOENÇA SEM SABER AO CERTO ONDE VOU PARAR, MAS NÃO CONSIGO NEM MESMO CORRER ATRAS DE UMA CURA PRA MIM…
EU TENTO MAS, TD VEZ QUE APARECE ALGUM IMPEDIMENTO ME SINTO INCAPAZ DE ATRAVESSAR E É UM SENTIMENTO MAIS FORTE QUE A RAZÃO!
EU NÃO CONSIGO CONTROLAR

Avatar for Miguel Lucas
Ivone Alencar Barbosa

Nossa Debora, se ti conforta é assi que eu me sinto e olha que já sou velha, me conforto tbm em saber que não sou só eu que me sinto assim, sei o quanto vc está sofrendo e quanto cansaço nós sentimos por não ver um fim nesse tormento

Avatar for Miguel Lucas
Ivone Alencar Barbosa

Achei esse artigo porque coloquei na busca uma frase, fico tanto tempo só que quando tenho alguém com quem conversar não sei o que falar! eu tenho depressão e parei de tomar o pondera a uns três meses, acbou e só vende com a receita médica, meu médico disse que não posso ficar sem tomar, mas eu estou tão cansada de viver dessa maneira, eu não tenho com quem dividir essa dor e me sinto uma inutil, tenho momentos de euforia que passam logo ou muitos momentos de irritação, tenho muitos pensamentos suicidas mas tenho medo da morte porque estudo o espitismo e sei que não seria a solução, já tentei o suicidio a muitos anos atrás e fiquei em coma por cinco dias e com seguelas durante um ano, Meu unico companheiro tem sido o computador mas ultimamente não tenho tido paciencia nem para ficar jogando uns joguinhos bobos que antes eu gostava tanto, só tenho pensamentos tristes me acho um lixo, inútil e excluida, Meu marido tem trabalhado muito e quando chega em casa a noite só quer saber de dormir, parece que não se importa comigo, mal conversamos sobre as coisas da cas, as dividas, me sinto muito sózinha, meus filhos já são adultos e cada um se importa com a sua própria vida então não falo como me sinto para eles, eles não me entendem e dois moram em outro estado e a única que mora aqui na mesma cidade que eu, se eu falar que estou assim ela vai me criticar, minha netinha tem cinco e eu ficava contando os dias da semana para que chegasse logo a sexta-feira para eu ir busca-la para passar o final de semana comigo, mas até ela me abandonou, hoje falei com ela e ela me disse que não queria vir para a minha casa, eu me sinto rejeitada, não tenho valor para ninguem e sou uma covarde por não por um fim nessa carga que me transformei! me perdoe o desabafo, sei que de nada vai adiantar porque essa minha dor só eu sei o quanto doe e me envergonho de sentir isso porque sei quantas pessoas sofrem com um cancer, com uma doença terminal, com a fome e eu sofrendo tanto sem ter motivos palpavéis para tanto!

Avatar for Miguel Lucas
ELEM LEMES

Parabens! adoro as materias de vcs,ja me ajudou muito,faço terapia sou depressiva conciente e tenho Transtorno Paranóide…,obrigada´pela ajudas
um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Elem, obrigado pelo comentário.

Fico lisonjeado pelo reconhecimento do nosso trabalho, e acima de tudo que possa ser-lhe útil. Desejo-lhe uma ótima recuperação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

estou neste momento a passar por depressão e não sei como lidar com ela, magoou muitas das vezes as pessoas estão a minha volta a tentar me ajudar por andar em baixo e não saber como lidar com isto.
tenho tentado tudo, é a segunda vez que passo por uma depressão já tive internada mas foi mais fácil lidar com ela, agora vejo me num abismo sem saber como fazer. já procurei ajuda profissional mas sinceramente não me tem feito nada de mais do que ficar deprimida sempre.

alguém me ajuda a lidar com ela?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Anonimo, obrigado pelo comentário

Se já procurou ajuda profissional e não deu resultado, não desista. Tente outra opção, outra linha ou abordagem de tratamento. Aqui na Escola Psicologia recomendamos a terapia cognitivo-comportamental.

Recomendo que leia: http://www.escolapsicologia.com/como-lidar-com-a-depressao/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Boa Tarde!!!!!!!!!!
meu nome é Kelly tenho 23 anos, e eu vivo com uma pessoa ah 7 anos,nós nos separamos e agora ele esta depressivo, e ele diz q não quer largar de mim, estamos esperando nossa casa sair e por estarmos assim ele fica mais ruim, o que eu faço pra ajudar ele com isso????

Avatar for Miguel Lucas
Maria Tb

Boa noite!
Entrei neste sait agora , a procura de saber o que me acontece ,passei por uma cirurgia na perna com isto estou parada a mais de uma mes,sempre andei muito,nunca gostei de carro,acho que esta paradeza me provocou uma tristeza enorme ,tomei uma “birra” do meu medico,tadinho,como se ele tivesse culpa por tentar me fazer ficar sem dores,enfim,entrei e gostei de tudo que li,voces estao de parabens!Tirei algumas conclusoes e primeiro vou pedir desculpas para medico e conversar sobre esta insonia e choradeira.
parabens!Que Deus continue abençoando voces,para que possam ajudar cada dia mais pessoas.
abraços maria

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Miguel, passei minha vida em depressão (altos e baixos), não sabia o que era o que eu sentia e me calava sofrendo sozinha, há um ano descobri que sempre fui: medrosa, submissa, muito boa, ai as pessoas me usavam me enganavam e quando descobria ficava péssima e em depressão. Na última que fizeram comigo foi o máximo então fui á um psiquiatra, estava desesperada eu já não dormia e só chorava. Graças a ele estou tomando um antidepressivo Cymbalta que está mudando minha vida e um outro remédio rivoltril para poder dormir. Voltei ao meu trabalho e me sinto feliz parece que a vida voltou a ter significado e isso já fazem 12 meses.
Tenho em minha família uma tia, por ter tido depressão pós-parto e um marido que bebia demasiadamente e não mais se curou tinha que se internar regularmente e também parentes de outras gerações suicidas.
Agora não deixo ninguém mais me magoar, respeito e quero ser respeitada. Criei uma courauça, antes eu deixava as pessoas me machucar por receio de ficar sozinha.
Não tenham vergonha de ir ao psiquiatra, foi a salvação de minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

eu vejo que muitas mulheres sentem atração por mim, mas não consigo iniciar uma relação e fico triste com isso, é sempre assim e isso me deixa depressivo

Avatar for Miguel Lucas
vanusa

Adorei o artigo!
Estou também com depressão ,tenho lido vários artigos e tem mim ajudado muito.Minha auto estima está melhor depois que comecei a fazer a terapia.
Parabéns pelo seu trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vanusa, obrigado pelo comentário

Fico contente por gostar dos conteúdos dos artigos e principalmente com o fato de estarem a ajudá-la.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
José Alex

Olá, doutor. Parabéns pelo artigo, Poucos são os profissionais que trabalham para o bem comum.
Gostaria de tecer algumas ponderações acerca da depressão e suicídio:
Em abril desse ano o psicólogo do fórum de Suzano diagnosticou em mim a patologia borderline, otivado principalmente pelo meu discurso suicida.
Acontece que tudo partiu de uma falácia da minha ex-companheira no curso de um processo de modificação de regime de visitas, onde ela discorreu que tenho comportamento suicida.
O psicólogo acreditou na fala dela mesmo, eu dizendo que nunca ocorrera tal sentimento em mim. Também fez juízo de valor ao desacreditar naquilo que falei, dizendo que era ‘QUESTIONÁVEL”.
Diante de toda a pressão exercida por este psicologo, busquei tratamento com uma psicóloga e informei-a acerca do suicídio motivado pelo psicologo do fórum de suzano. Combinei com o psicólogo a data do suicidio, porém deu errado: a quantidade de Ratol que tomei não foi suficiente. Agora já comprei chumbinho, pois acredito ser mais eficaz. Aguardo a consulta com a psiquiatra para saber se tenho borderline ou se é apenas um diagnóstico irresponsável do psicólogo.
Apesar desse comportamento ser, no aspecto formal, um suicídio, na essência é um assassinato.
Hoje estou deprimido por ter que morrer (fiz uma promessa ao psicólogo). Não é a depressão que me conduz à morte, mas a morte que me conduz à depressão.
É certo que relatório de psicólogo pode ser amplamente contestado, ainda mais se revestido de juízo de valor e alto grau de intuição. Mas não é a questão, pois não coloquei advogado no caso deixando a justiça agir livremente.
Certa ocasião li no vidro traseiro de uma veículo um adesivo que dizia mais ou menos: “sem advogado não se faz justiça”. Na outra extremidade do vidro um outro adesivo que dizia mais ou menos:”Justiça só de Deus”.
Abraços
José Alex

Avatar for Miguel Lucas
MARISA

DOUTOR NECESSITO DE AJUDA,NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO
COMIGO EU SINTO CHORO MUITA,VONTADE DE CHORAR.
ME AJUDE PORQUE É QUE ESTOU ASSIM? O QUE TENHO QUE FAZER?

Avatar for Miguel Lucas
Kezia

Gostei pra cara… desse conteudo ai. foi só ctrl+c e ctrl+v to na escola aqui sem fazer nada escutando musica(Racionais mc’s)
Flw ae mlkada vamo só copia pq aprender ta fo..;

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kezia, obrigado pelo comentário.

Ainda que o artigo possa tê-lo ajudado em algum trabalho, relembro-o que se a sua atitude é de facilitismo, provavelmente em alguma altura da sua vida, isso vai ser um obstáculo. Não há duas vidas iguais, se ficar copiando a dos outros, será que vai ser sua?

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sónia

Tudo começa pela timidez derivado da infancia…a vergonha de falar, o pouco avontade a interagir com os outros, a dificuldade de expressão, o ser introvertida. Isto levou a uma concha de ansiedade generalizada que por si só me gerou o medo as situações sociais do qual me começou a causar problemas de bloqueio mental. Começam a ocorrer os fracassos na minha vida: desilusões amorosas, erros, desturbios emocionais, o nao saber como lidar com as situações sociais, a perda de capacidades, a baixa auto-confiança…isto por si só desencadeou a falta de amor proprio que me faz perder força interior, esperança, fé e o gosto pela vida. Parece k para mim tudo deixa de fazer sentido, tudo é triste. Há dias que me sinto deprimida e só me apetece enfiar-me na toca e não ver ninguém. Isto aturmenta-me é contrangedor. Por momentos só consigo confiar em Deus para nao ir mais ao fundo porque ja nem em mim própria consigo confiar. Vou perdendo cada vez mais o sentido, a força e a vontade de viver. Devo-me encontrar no inicio de uma depressão.

Eu precisava de uma orientação para não me deixar levar mais ao fundo e entrar num estado criticode depressão.

Agradecia a sua atenção! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Parabéns pelo site! muito bom!
Tenho sofrido muito…
O que mais me prejudica é a falta de CONCENTRAÇÃO e MEMÓRIA. Tenho muitos pensamentos negativos, minha vida está sem sentido nenhum.
Para vocês terem idéia eu não consigo me concentrar em ler um livro, eu leio algumas frase e meu pensamento já muda sem que eu queira, é horrível, está me prejudicando na faculdade. Eu não consegui ler este artigo inteiro. Li apenas o começo, depois li mais um pouco… e depois mais um pouco.

Li na internet que queda de cabelo pode também ser sinal de depressão. É verdade isto? porque meu cabelo está caindo bastante.

Eu devo procurar um psicólogo?

Obrigado e parabéns mais uma vez.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário

Sem dúvida que os problemas da nossa vida e o stress consequente têm um enorme impacto na nossa saúde física e psicológica. Seria benéfico procurar um psicólogo que pudesse ajudá-lo a fazer um enquadramento dos seus sintomas e o que fazer para melhorar.

Informo-o que aqui mesmo na Escola Psicologia temos o serviço de Consultas de Psicologia Online, em: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
TONI

Olá Doutor, realmente é muito esclarecedora essa matéria sobre DEPRESSÃO, que na verdade é uma “degradação da personalidade” de uma pessoa, algo que feriu “gravemente” o “eu” da pessoa. Estou passando por isso , busco recursos e não desisto, pois sei que a vida é maravilhosa e vale a pena viver.Sei que sairei dessa com muito mais força pra enfrentar as adversidades da vida. Um abraço!!

Avatar for Miguel Lucas
ROSIANE SCHNEIDER

OLÁ ESTOU ME TRATANDO COM MEDICAMENTOS TOLREST 50 MG E RIVOTRIL 0,5 MG.JÁ FAZEM 5 MESES E NÃO ESTOU BEM…TENHO UMA COISA ESTRANHA NA CABEÇA NÃO SEI EXPLICAR O QUE É,SINTO UM FAZIO NA CABEÇO NÃO ENXERGO DIREITO UM PESO NA MENTE MUITO ESTRANHO.ISSO PODE SER DEPRESSÃO NÉ?MAS JÁ ERA PRA EU TAR ME SENTINDO MELHOR POIS TOMO MEDICAMENTO JÁ HÁ 5 MESES.EU LI QUE ESSE MEDICAMENTO TOLREST É UM DOS MELHORES ALGUEM SABE?O QUE SERA QUE POSSO TOMAR…ALGUAM PODE ME AJUDAR??

ATT ROSIANE

Avatar for Miguel Lucas
Fabiana Ap. Matos Cerqueira

Estou enfrentando ha alguns meses um estado profundo de depressão do meu marido e não sei como ajudá-lo, por isso busquei ajuda na internet e este artigo me ajudou bastante. Porém, necessito de mais embasamento para ajudá-lo. Já tentei de tudo, fui compreensiva e amorosa, fui ríspida e dura, fiquei calada e deixei a situação de lado, mas nada funciona. Estou desesperada, pois eu o amo demais e não aguento mais vê-lo sofrer assim, meu casamento está acabando e ele não procura ajuda e nem reconhece o quanto está doente. Por favor, me ajude a saber lidar com essa situação já que ele não aceita nenhum tipo de tratamento. Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Nome

o que eu foço da minha vida meu pai e minha mãe se separaram me sinto só sem amigo o mundo me esqueceu as pessoas me homilia tento gostar de algum garoto mais nem um me que eu acho que isto é depresao gemte me ajuda por favor choro sem parar as lagrimas desem todo hora meu DEUS me ajude EU PRECISO DE AJUDA URGENTE MENTE

Avatar for Miguel Lucas
Leuza rodrigues

Escreva aqui o seu comentário
estou muito triste,sinto minhas pernas e braços cansados não tenho vontade de curtir a vida .preciso de ajuda o que eu devo fazer?por favor mim ajuda preciso viver com alegria coisas que eu fazia antes hoje não faço mas tomo um medicamento de nome IMIPRAMINA 25ml mesmo assim não é legal,

Avatar for Miguel Lucas
Gisele

Olá, não sei se o que sinto é um inicio de depressão, me sinto triste diariamente e sempre tento disfarçar que estou bem para amigos e parentes, sintos dores de cabeça constantes e também dores nos ombros e pescoço, na verdade sinto vontade de ficar sempre sozinha e longe de todos, sair de casa as vezes é um tormento, quase não como e também não durmo direito, e ainda não procurei um médico porque tenho medo do que ele possa me dizer e também de tomar medicamentos, por favor, o que devo fazer?
Não sou feliz.

Avatar for Miguel Lucas
nayara

Escreva aqui o seu comentário

Avatar for Miguel Lucas
gleicilane viana da silva

pelos os sintomas que eu vi eu to com depressao isso nao emuito bom mais eu vou procurar ajuda abrigado pelos esclarecimento

Avatar for Miguel Lucas
wilian

Parabéns pelo artigo. Gostei muito e tenho certeza que irá me ajudar. Estou lutando contra a depressão e fiz uso de remédio durante muitos, muitos anos. Agora está faz um ano que parei com os remédios e tenho certeza que daqui para frente ficarei melhor ainda.

Avatar for Miguel Lucas
Lana

pelo que li acima vejo que estou com a doença…
sinto-me pra baixo toda hora, meus pais parecem que me negam…
a minha mãe agora deu pra me inguinorar………
SOCORRO, ME AJUDA NAO AGUENTO MAIS…
sinto a todo momento vontade de morrer. nao sinto vontade de viver…
SOCORRO…

Avatar for Miguel Lucas
mary

estou precisando de ajuda, pois estou com uma depresão profunda , devido tre sido abandonada pelo meu marido , depois de 11 anos de convivencia ele me deixou sem aomenos meda uma explicação não tenho mais vontade de viver, a vida pra mim perdeu o sentido , não durmo direito , me alimento não cosigo dormi bem não tenho vontade de sair , em fim misinto no fundo do poço, peço ajuda……

Avatar for Miguel Lucas
pamella

oii é normal uma garota de 15 anos ter alguns desses sintomas?

Avatar for Miguel Lucas
wANESSA

ESTOU COM TODOS ESTES SINTOMAS, AS VESES TENHO VONTADE MORRER
ESTOU COM TANTOS PROBLEMAS, QUE ESTÃO ME DEIXANDO MUITO DEPRESSIVA, E EU SO TENHO 22 ANOS. NÃO TENHO VONTADE DE SAIR, NÃO TENHO VONTADE NEM DE BRINCAR MAIS COM MEU FILHO. PIOR QUE QUEM SOFRE MAIS COM ISSO E MEU FILHINHO DE 02 ANINHOS, QUE NÃO SABE DE NADA. A UNICA VONTADE QUE TENHO E DE TRABALHAR ENFIAR A CARA NO TRABALHO. MAIS EU VOU ENTRAR DE FERIAS NÃO PORQUE EU QUERO,MAS PORQUE FUI OBRIGADA JA TINHA 03 FERIAS VENCIDAS.

Avatar for Miguel Lucas
thamy

Olá!
eu gostei muito disso porque eu pude entender o que esta acontecendo comigo, eu estou passando por tudo isso e nao tenho coragem de pedir ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
andreia

eu li e gostei muito pois eu estou a passar por uma depresao dei conta quando comecei a fazer mal a mim mesma as minhas amigas ja me tinham dito para ir ao medico mas eu ateimava em dizer que estava tudo bem mas agora nao digo isso sei que nao estou bem esta e muito mal eu cheguei ao ponto de me curtar a mim mesma hoje vou ao medico e nem quero imaginar o que ele vai dizer quando vir os meus braços todos cortados so espero que quem ler e veja que esta com algum sintoma nao se deixe enganar dizendo que esta tudo bem que procurem ajuda de imediato que nao tenham medo de dizer eu preciso de ajuda nao deixem se levar ao ponto que eu deixei

Avatar for Miguel Lucas
adrianaaguiar

oi dr miguel faz 6 anos que me trato de depressão gostaria de saber por que as pessoas tem recaida ou seja, está otima em um determinado momento da vida começã a sentir se deprimido. tomo remedios e ja diminui ja parei o fluoxetina por anos,e hoje voltei a tomar por orientação de um profissional. eu quero e me livrar dos remedios e não voltar entendeu? me oriente por favor.tenho uma vida normal trabalho como professora tenho uma familia maravilhosa uma filha marido .mas não consigo sair de casa sozinha quando estou em crises só quero chorar e ficar deitada.aguardo sua resposta.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana Aguiar

oi dr miguel faz 6 anos que me trato de depressão gostaria de saber por que as pessoas tem recaida ou seja, está otima em um determinado momento da vida começã a sentir se deprimido. tomo remedios e ja diminui ja parei o fluoxetina por anos,e hoje voltei a tomar por orientação de um profissional. eu quero e me livrar dos remedios e não voltar entendeu? me oriente por favor.tenho uma vida normal trabalho como professora tenho uma familia maravilhosa uma filha marido .mas não consigo sair de casa sozinha quando estou em crises só quero chorar e ficar deitada.aguardo sua resposta.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriana, obrigado pelo comentário

Fica difícil poder ajudá-la num comentário. O que necessita saber é que a depressão e seus sintomas podem ser superados através de terapia psicológica. De qualquer forma posso dizer-lhe que ter medo de sair de casa, tem mais a ver com a ansiedade, e neste caso fobia social do que propriamente com a depressão. Para ser depressão tem de ter um diagnóstico concreto e fundamentado de um profissional. A Depressão por vezes não existe isolada.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Boa noite,dr.Miguel

Resolvi procurar informações sobre depressão,e me encaixo em quase todos os sintomas,
estou lendo aos prantos,tenho muito medo,pois tenho uma familia linda,filhos lindos e perfeitos,
hj,estava bem na parte da manha,e logo depois do almoço mudou tudo,não tenho vontade de nada,todo dia só levanto por causa dos meus filhos,levanto da cama e fico senrada no sofá sem animo para nada e o pior de tudo e que ninguém me entende,acham que eu estou irritada e nervosa à toa,não sei o que fazer,queria pedir ajuda para o meu marido,mas não consigo

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Eu de novo…
Já tomei sulpan há um tempo atras por causa da enxaqueca e há aguns meses atrás meu gineco me
receitou Bup (cloridrato de bupopropiona),começei toar e parei,achei que aumentou munha dor de cabeça,ele receitou bup,porque falei pra ele que estava muito desanimada,até para ficar com meu marido,não tenho mais vontade de fazer amor,e só tenho 37 anos

Avatar for Miguel Lucas
andreia

Ola fz 4 meses q passei p um problema d familia e isso mi afeto mt dsd entao mi snto mt mal trist, sem concentracao, tnho medo d sair d casa e d mi comunicar cm outras pssoas, nao tnho mais amigos so converso cm mh mae. Eu vivo isolada no meu mundo vivo lutando cm mues sentiments mais eles sao mais fortes q eu. Preciso d ajudar. KERO SABR SI ISTO Q TA ACONTECNDO É REALMENTPRESSAO? P favr mi rsponda, OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Lima

Sou Bruno Lima, tenho 20 anos e nos últimos meses eu vivo triste e desmotivado, sou muito tímido, amigos não possuo, apenas colegas que nunca vejo, desses colegas eu tenho vontade de conversar com eles mas parece que não adianta, pois sempre acho que atrapalho eles e que nunca querem falar cmg; pela timidez minha rotina na escola nunca muda, sempre fico no canto da sala, as pessoas me olham de jeito esquisito como seu eu fosse uma pessoa amarga e q não quisesse falar com ngm, mas sinceeramente eu quero.
Vivo sozinho, praticamente sempre , seja em casa apenas com minha mãe e avó, que inclusive as amo demais , mas sempre fico no meu quarto..sempre entristecido, uma tristeza q é frequente e nunca saio para lazer. Agora nas férias sei que isso vai piorar pois não terei mais o horário comprometido com os estudos, mesmo que eu saia, sempre saio sozinho, não tenho com quem sair, não tenho quem convidar, mesmo que convide alguém não irão aceitar por minha causa, pela minha companhia, por mais que eu goste das pessoas, isso ngm liga, minha presença é indesejável,
sou diferente dos jovens em geral que namoram, saem no fim de semana, possuem companhias, não gosto de seguir tendencias sociais, mas as vezes eu paro para pensar e fico ruim por causa disso, das cobranças e deboches..
o que parece é que niguém gosta de mim ou se importa cmg, mesmo que isso pareça imaturo ou infantil, no mínimo que fosse uma pessoa, mas parece que nada que tenho de sentimento valha alguma coisa.
Com relação aos relacionamentos eu tinha esse desejo de encontrar uma menina que me amasse e eu a amasse tbm, mas para mim isso não tem jeito, sou feio, magrelo e inferior aos caras por aí, não vou a lugar algum, sou meio romantico e me importo muito com as pessoas, mas não espero nada em troca, apenas a felicidade dos que convivem ao meu redor mesmo que estes nem queiram olhar para minha cara. fico chorando nos cantos da casa, lembro da menina que conheci na internet e que tive um namoro virtual e viajei só para conhecê-la , foi o dia mais feliz da minha vida, depois acabamos terminando; foi a únca menina q gostou de mim, não sei como. a menina que mais amava já namora há meses e está feliz, estou feliz por ela. enfim, desculpem o longo texto, apenas gostaria de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Que Sentimento! Coisas que voçê jamais acha que pode acontecer com voçê! como Nós ser Humano é falho, a capacidade e a intelectualidade de hoje em dia passa longe de nossas mentes, pessoas acham que a felicidade está atrás de dinheiro e fama, mas não percebe que um simples gesto e sentimentos que nós consideramos meio ‘ besta ‘ pode mudar nossa vida em um dia, um simples beijo inesperado, um te amo ao longo do dia, um chamado de amor da pessoa amada, tudo isso pode mudar seu dia. A depressão é um simples fato de sentimentos que afetam sua vida, a esperança depositada em pessoas, cargos ou vida social entre amigos, tudo pode afetar , em que essa doença, possa te fazer mal!
Procuro nessa noite, soluções simples e obvias para curar essa Doença, que entre tanto, pode ser reversivel, a tristeza e dor que eu sinto hoje, possa ser de um fato qualquer, que poderia ser evitado, um fato simples, um olhar simples, uma simples palavra…o Remorço e dor que o afeta é dolorida, não sei como colocar essa dor para fora, uma dor que está me deixando louco, pensanva que era muito feliz, por ter uma filha e uma esposa a minha ‘ FIM DE ADOLESCENCIA ‘ , que apesar, sou muito feliz e grato a Deus por tudo isso, mais acho que está faltando algo em minha vida..Descobrir que ficar se remoendo na madrugada, não vai ficar adiantando muita coisa!
Levantei uma noite dessa, e resolvi chorar um pouco, li um artigo na internet, que o choro pode limpar sua alma e lhe trazer felicidade a 78% dos casos, e, pessoas que se senti inuteis e frágeis, aderem a esse tratamento natural, sem querer ficar tomando remedios ou medicamentos que não te levam a nada.
Encontrei nessa mesma noite a Grande história da depressão, e ali, começei ler, mais não me conti, precisava ser forte, Alias, sempre fui forte, mais hoje, não posso dizer o mesmo. Mais não posso levar a vida assim! Tenho responsabilidades pedentes, não posso fraquejar deste jeito, um tropeço besta na minha vida, e por ali, vi que existe somente um Remedio que te possa te fazer feliz e revigorado, um remedio que sempre vai te fazer feliz, e esse remedio Chama-se Deus! Conte Com ele, Busque a Ele, pode ter certeza que Ele vai tá sempre ali pra te ajudar!
Sempre, na minha vida toda, quis fazer a vida de todos que estão ao meu lado um conto de fadas, na medida do possivel, mesmo sem querer e vendo que aquilo não era a solução, eu darei forças, eu odeio destruir sonhos, acho que um bom companherismo e força, qualquer pessoa pode fazer o que quiser! Na minha infância por exemplo; via muitas coisas errada, acho que desde menino, procurei saber o certo, para não fazer igual o que meus pais faziam. Vou sempre fazer o que tem que fazer, independente o que outras pessoas acham o que estão certa ou errada! Vou tentar ser muito mais forte, mesmo sem ninguem me ajudar, não quero dá trabalho a ninguem! vou querer sempre ajudar e apoiar, comprar ideias de pessoas que se acham insignificantes, colocar essa pessoa pra cima, em auto-astral. Nunca destruir sonhos ou barreiras que pessoas acham que vai dar certo.Pelo ao contrario, Vai dar certo! tem que dar, imagina quantas pessoas pensam, fritam suas ideias, passam noite em claras, brigam com familiares para um dia vir, alguem e destruir, frustar sua ideia, o que aquela pessoa passou por aquilo, quantos dias, mês, anos demorou para que ele sentisse coragem para oferecer uma pessoa destruir tudo em um minuto?
Por Tanto, metas e pensamentos positivos para alguem que esteje pensando em fazer! Faça, não desista de seus sonhos, independente de qualquer coisa, lute, agarre suas oportunidades, cresça, mostre o que voçê é realmente, não desista por favor, acho que meu mal, realmente isso, lutei, pensei e estou querendo desistir, NUNCA, JAMAIS, tenho que ser forte, tem que fazer acontecer!

Att.
Henrique da Silva Mata

Avatar for Miguel Lucas
leticia

Bom dia, eu sei como é essa doença… porque acho que estou passando por ela faz uns 4 anos.
acho que apareceu depois de uma desilusão amorosa na adolescencia, depois disso não sinto nenhum prazer na vida… realmente, não sinto nada apenas tento fingir e passar pra todos que estou bem.
Já frequentei psicóloga na epoca e ela ja tinha constatado o começo da minha depressão (creio eu que hoje está cada dia pior), mas na epoca minha mãe achou que ja estava bom e que eu deveria parar de ir na psicóloga.. então parei e nunca mais fui.

Minha vida tem sido frustrante e desesperadora, não consigo manter concentração e esqueço fácil das coisas… pode me falar uma coisa agora e daqui a pouco me perguntar que eu já esqueci qual foi a pergunta. Vivo cansada, não tenho nem vontade de trabalhar… sinto raiva e rancor de todos ao meu redor, me irrito com facilidadade e me afastei da minha familia.

Não sei o que fazer, muitas vezes já pensei em morte… já falei de suicídio com minha familia e namorado, mas eles acham que é só mimadisse minha.. ninguém leva a sério o que eu sinto, sinceramente eu nem to mais me importando.

O pior de tudo que sinto fome constantemente, eu pesava 54 e hoje estou quase aos 70 quilos.. me sinto feia e gorda, não sinto vontade de me arrumar e muito menos deixar meu cabelo bonito..

Por causa da tintura vermelha, ele vem caindo drasticamente… já dá pra reparar como ele tá fino e a falha, isso só ta me deixando pior ainda… eu não sei o que fazer, eu não consigo procurar ajuda por achar que ja não tenho mais solução.

eu namoro a quase dois anos, mas sempre me pergunto porque ele gosta de mim? nunca acreditei que alguém poderia me amar e ate hoje tento colocar isso na minha cabeça;

Avatar for Miguel Lucas
leticia

detalhe: quando eu não sofria nada disso, me sentia muito feliz e tinha uma vida maravilhosa..
gostava de sempre andar arrumada, sempre estava me cuidando… comia pouco e tudo mais.

Eu perdi o gosto pela vida, amigos eu nem tenho e sinceramente não faço mais questão de te-los..
eu não entendo, qualquer coisa que falam… mesmo que seja para meu bem, eu choro me sinto ofendida e logo fico ignorante com a pessoa que falou algo para o meu bem ou então eu a ignoro.

É difícil… eu amava conversar com minha irmã mais velha, mas pelas minhas atitudes grosseiras com ela as vezes, a gente não se fala mais com tanta frequencia.

Me sinto um lixo, to farta de ser um fardo para as pessoas ao meu redor… cansei de fazer meus pais infelizes, não terminei meu ensino médio… o que me deixa mais infeliz ainda, não consigo me realizar em nada que eu desejo, eu ja espero a pior nota possivel no enem.. afinal, não sou la grande coisas …

eu nem sei qual curso eu quero fazer na faculdade, apesar de ja ter escolhido serviço social… mas pelo meu desespero eu não sei se vou ser de grande ajuda para pessoas que tem mais problemas do que eu.

Avatar for Miguel Lucas
Ursula

Boa Tarde Miguel! Eu sofro de Depressão Maior e Síndrome do Pânico a 8 meses, meu marido sofreu de Depressão Bipolar a 1 ano atrás e fiquei ao lado dele o tempo todo…então quando senti um desconforto e tive uma crise de Pânico dentro do Ônibus percebi rapidamente que era piscose, e já marquei uma consulta com Psiquiatra. é importante que as pessoas analisam e procurem ajuda, pois sofrer de transtornos sem tratamentos são insuportáveis e sufocantes…meu humor sempre é de tristeza, e tomo as medicações corretamente, porém se não tivesse um acompanhamento Médico, talvez o risco de suicídio seria muito maior, mesmo com as medicações a ideia de suicídio já apareceu duas vezes em minha mente, a ponto de pegar a faca e ficar olhando para ela desejando a morte desesperadamente! Então concordo em que as pessoas precisam buscar ajuda logo no inicio da doença. Obrigado pela matéria interessantíssima, gostei muito e meu ajudou muito a perceber e entender os meus sintomas.

Avatar for Miguel Lucas
vctr

EU TENHO APENAS 16 ANOS DE IDADE MAS ESTOU EXTREMAMENTE PREOCUPADO COM ISSO POR QUE EU ACHAVA QUE ERA NORMAL DA IDADE MAS JA TENHO TODOS OS SINTOMAS LISTADOS ACIMA HA MAIS DE DOIS ANOS SINCERAMENTE, SE TORNOU ALGO NORMAL NA MINHA VIDA, MAS COMO EU TORNEI ISSO NORMAL MINHA FAMILIA ( MINHA MAE E IRMAS POR QUE COMO VOCE CITOU ACIMA EU TROQUEI DE CASA MEUS PAIS SE SEPARARAM) NAO PERCEBEU MUDANÇA NENHUMA EM MIM , MAS EU SABIA QUE ERA ALGO ERRADO ATE ME ASSUSTEI AGORA PERCEBENDO TANTOS SINTOMAS ACHEI Q ESTAVA FICANDO LOUCO (SINCERAMENTE) MAS NAO SEI O QUE FAZER PORQUE MINHA MAE SABE QUE EU COSTUMO FAZER PIADA DE TUDO AI SE EU FALAR DE ALGO SERIO ASSIM É PROVAVEL QUE EU NAO TENHA O DEVIDO APOIO (NAO QUE MINHA FAMILIA SEJA RUIM MAS NAO PERCEBERAM NADA DE ERRADO) SE VOCE PUDESSE ME DAR UMA AJUDINHA (MEMSO QUE MINIMA) EU AGRADECERIA

Avatar for Miguel Lucas
Anônima

Olá
Lendo seu artigo me identifiquei com muitas coisas, até mesmo a vontade de deixar de viver, não penso em suicídio e nem consigo me imaginar fazendo isso, mas muitas vezes não gostaria mais de viver, isso me preocupa muito, pois tenho um filho de 2 anos para criar…não aguento mais isso.
Acho que tudo começou desde 2009 quendo perdi meu emprego, estava super empolgada pq houve uma mudança de empresa prometendo mundos e fundos para essa nova etapa, passei por 2 meses de testes difíceis, mas me empenhei muito, realmente estava muito esperançosa. Assim que passaram os 2 meses levei um golpe, pois eles de uma forma indireta me forçaram a sair. Aquela frustração que eu senti terminou até na justiça, mas esse sentimento de vingança não melhorou.
De 2009 para 2010 foi um ano bem complicado, chorava muito, tinha muita raiva, brigava muito com o namorado, mas sem me abrir com ninguém, sofria tudo sozinha. Não procurei outro trabalho e até desisti de trabalhar naquela área que eu estava. Em junho de 2010 descobri que estava grávida, fiquei preocupada no começo, mas conforme passou os meses fui me sentindo bem melhor, eu realmente estava gostando daquela nova fase de minha vida e curti muito minha gestação. Passei por uma gravidez super saudável, estava ativa, feliz, até me sentindo mais bonita. Acredito que tudo voltou a tona no nascimento do meu bb, tive complicações no parto e ele ficou internado por 13 dias, foi um inferno e sofri demais, ir embora e deixá-lo lá no hospital era uma tortura, também tive difículdades de amamentá-lo, mas depois de muita persistência conseguimos ir pra casa. Não achei fácil ser mãe, me sentia muito mal com sentimentos egoístas que passavam pela minha cabeça, pois vc abre mão de muitas coisas. Fui seguindo em frente com apoio do meu marido e família, mas, mesmo assim, muitas vezes me sentia e ainda sinto que sou uma péssima mãe…eu me cobro demais, não relaxo nunca.
Nos dias de hj me sinto muito irritada, sem paciência pra nada, nem com o marido e filho, certas ocasiões eu desabo e choro demais, tenho muitas vezes vontade de desaparecer. Estou passando por problemas no meu casamento, muitas vezes fico confusa se ainda amo meu marido ou é a depressão que me faz ter esse desinteresse por ele, por outras pessoas e coisas de que eu gostava. Me acho feia, desinteressante, chata, me sinto desanimada, não consigo sequer descrever um elogio a meu respeito.
Não sei se vou obter alguma resposta, mas já me sinto bem melhor em escrever essas palavras aqui pq as pessoas ao meu redor não fazem a mínima idéia do que sinto.
Obrigada de qualquer forma

Avatar for Miguel Lucas
derneval

ola miguel queria ajuda depois de passa mal com um susto de presao todos os dia tenho so pensamentos ruim to mim sentido fora de mim msm ñ to conseguindo trabalha certo acho q to fazendo tdo errado mim da um surto de medo de conta pra alguem de q vou fica louco ou q vou vou fazer alguma coisa mal quando fico pensando mim da uma fraquesa um peso nas costa nos braço quando to com alguem fico otimo mas quando fico sozinho concetrado nos pensamento ruim tdo muda em mim de uma hora pra outra fico muito estranho estou passando por um momento muito difil so tem um mes q tou assim quero acaba com isso logo !!! a dois anos atras ja passei por isso mas mim curei rapido o q faço agora mim de uma opiniao por favor obr !!!

Avatar for Miguel Lucas
R.A.S

Parabéns pelo site,é muito importante material como esse na internet.
Seu grande diferencial,é na abordagem do assunto,ao mesmo tempo que vc esclarece,vc estimula a pessoa que se ver na situação a procurar ajuda.
Ha algum tempo pessoas próximas de mim,me indicarão um tratamento com psicólogos,mas sempre fiquei mt aflita,por medo ou até msm muitas ignorância da minha parte de achar que estou ficando louca,e depois de ler esses artigos me sente mais encorajada para pedir ajuda profissional,muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Cicero Ribeiro Costa

ola meu amigo vc me ajudou muito me esclareceu meuitas coisa q tinha duvidas ,é q xiste coisa q pensamos não ser importante mas naverde faz toda a diferença

obrigadão um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Monique

QUERO MORRER, NÃO AGUENTO MAIS.

Avatar for Miguel Lucas
Neusa

Me sinto como uma árvore seca morrendo sem cair. Viver se tornou um fardo, cada respiração é uma agulha entrando no meu peito.

Socorro!

Avatar for Miguel Lucas
andrea araujo

Oi. eu. me. sinto muito so eu. mao gusto de sao de casa. Alguem. pode me ayudar.obligado

Avatar for Miguel Lucas
Washington Filgueira

Sua matéria ajudou muito, bom trabalho.
Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
jaynne santos da silva.

tava com inicio de deprecao vc mim ajudol muito…..
so tenho 16 anos mais ja sofria muito tinha muita tristeza constante e nao sabia oq e
e inicio de deprecao;;;;;;;;;;;;

Avatar for Miguel Lucas
neide

adorei. achei o maximo. estou precisando de alguem pra conversar.

Avatar for Miguel Lucas
Alexandra

Poxa essa reportagem esta perfeita.
Era tudo que eu estava procurando, me enquadrei em muitas coisas.
Uma amiga (medica) q trabalha comigo me falou pra tomar cuidado q poderia esta entrando em um quadro de depressao. Nao acreditei, mas depois de ver essa materia so senti uma coisa….
Vontade de chorar.
Acho melhor conversar com ela novamente.
Muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
rita-duarte2010@live.com

ola, me chamo Rita e estou passando por um momento mto dificil de tristeza profunda, confusao na mente
ja fazem uns seis meses,perdi totalmente a alegria de viver quero mto morrer mto mesmo ja pensei varias vezes em me matar minha familia esta sofrendo porq sou mto intolerantes com todos eles
e eles nao merecem mas o problema sou eu e nao eles acho q minha vida nao tem mais jeito mas quero tentar pelo ultima vez alguma ajuda,tento desfarçao o maximo q posso para as pessoas nao perceberem pois sou mto alegre em publico,mas quando chego em casa ja quero me isolar e chorar ai minha cabeça fica mto pertubada meus filhos sofrem com isso porq querem um pouco de atençao q eu nao consido da por conta da tristeza e irritabilidade,sexo entao é uma tortura pra mim,comparada antes q ostava de fazer todos os dias se fosse possivel…meus filhos sao adolescentes eu tenho 30 anos e gostaria de mudar por eles e por mim tbm me ajudem por favor porq estou preste a cometer uma besteira de verdade

Avatar for Miguel Lucas
gustavo

sinto todos os sintomam tipo tristeza absurdas e constantes , nao tenho vontade de sair se saio tenho vontade de ir para casa ,me sinto culpado por todos os meus problemas sinto como se o mundo pudesse acabar que pra mim ia ser a unica saida, nao durmo direito nem com remedio,sinto como se tivesse como se nao respirase isso pode ser depressao

Avatar for Miguel Lucas
Anselmo Moraes

Otimo e esclarecedor conteudo sobre esta doença que silenciosamente nos toma como refem, parabens pelo o artigo, sou depressivo, procuro não tomar quimica, me ocupo com hobbies, desafios etc. parabens!!!

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Olá ;
A aproximadamente 5 anos , tive uma crise de depressão associada a
síndrome do pânico que culminou em internação de 15 dias,onde comecei
tratamento com 3 tipos de medicamentos , os quais fui deixando de fazer uso
gradualmente. Recentemente , tive uma recaída e voltei aos medicamentos
novamente e me sinto bem . Porém , não gosto de toma-los , mas são
necessários porque o grau da depressão e bem elevado , tendo pensamentos
de que sou inútil e dispensável , Detalhe : Tenho histórico familiar .
Para finalizar , quero salientar seu trabalho ,pois foi esclarecedor para me
auxiliar no tratamento do meu caso;

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
dora martins

estou me tratando de depressão, e lendo seu atigo vi que ainda tenho um longo caminho a percorrer , e quero que saiba que me ajudou a tomar uma grande decisão nao quero morrer, quero viver emquanto Deus quiser, por isso obrigado por voce existir,

Avatar for Miguel Lucas
sandra

PERFEITO ESTE ARTIGO. ESCLARECEU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO. PARABÉNS !!

Avatar for Miguel Lucas
ana

Oi Miguel obrigada por escrever o que sinto não sabia que estava com este tipo de problema pensei que a era só tristeza é bom saber que não estou só e que há pessoas que entendem e pode nos ajudar, é difícil chegar e contar pra sua família o que está acontecendo pois vão me chamar de besta ou coisa e tal e pensar que é brincadeira mas na verdade sinto uma tristeza que só se cura com muito amor e carinho por isso sei que Deus me ajudará e ajudará a todos que estão sofrendo.

Avatar for Miguel Lucas
Vânia

Ao ler seu artigo, identifiquei-me com a maioria dos sintomas causados pela depressão;
Estou passando por um período em minha vida do qual não estou sabendo mais como atravesá-lo.
Sinto-me incapaz e s vazes até inutil em resolver situações das quais as resolvia com excelência, estou sem trabalhar há três meses por causa de problemas de saúde e tenho que ficar de repouso não podendo exercer minhas atividades diárias como dona de casa, mãe, esposa…
Já não consigo dormir normalmente acordo várias vezes à noite, por um período comia exageradamente, agora não sinto fome, sinto vontade de chorar frequentemente, ocilações constantes no humor, procuro ficar isolada para que não me vejam desta maneira, depois quando consigo me alcamar um pouco volto a sair do quarto e tento mostrar para meus familiares e amigos que está tudo bem. Quando minha filha sai de casa para a escola e curso fico muito nervosa com medo excessivo do que aconteça algo, o mesmo acontece com meus esposo e irmão peço frequentemente que me ligam e digam que estão bem as vezes quando não consigo saber de notícias fico muito nervosa até falar com eles. Sei que tem algo erado comigo pois eu não era assim, me sentia muito triste mais não com tanta frequencia. Preciso de ajuda mas nãqo tenho coragem de pedir, por isso estou escrevendo para que possa me dá uma luz . Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
elaine m con

adorei,me ajudou muito tenho depressao ha uns 12 anos,hora vem hora vai… tenho tempos de alegria,tempos em que quero viver ou morrer…tenho uma luta diaria contra essa praga na vida das pessoas.obrigada me ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
charles costa

estou sentindo todos os sintomas mencionados nesse artigo, e agora?

Avatar for Miguel Lucas
Alisson

Eu quero saber se isso que eu sinto é algum tipo de depressão os sintomas sao: muita dor de cabeça, dores nas costas,desanimo para trabalho e estudos,so consigo pensar em uma pessoa,tenho vontade de corta meu pulços, vivo muito triste,as vezes fico alegre mais isso é questao de minutos!!!!! Mim ajudem preciso muito saber se isso e algum tipo de depressao

Avatar for Miguel Lucas
alessandro almeida

Boa noite eu sou casado a13 anos e ate hoje nao tenho certesa se sou feliz tudo que eu falo ta errado pensso em desistir de tudo todo e abandonar esta vida nao conssigo mas me desempenhar em meu trabanho o que faser

Avatar for Miguel Lucas
Wilson David

Por favor Dr. meu cunhado separou da esposa ficou depressivo estava sendo tratado por profissional de uma hora pra outra ele parou de andar de movimentar os braços e esta perdendo a fala.
É um caso estremo depressivo?

Avatar for Miguel Lucas
Josiane

*Tenho alguns dos sintomas como:
Aumento de peso
sono excesivo
sono durante o dia
perda de cabelo
unhas fracas (quebradiças)
suor execiso
iritabilidade
tristeza sem motivo(choro)
dor no corpo
fraqueza
dor de cabeça
histórico na familia de depressão
perda de vontade sexual
Oq o Sº acha de vo procurar um médico ou pode ser uma tristeza passageira

Avatar for Miguel Lucas
adri

”o meu caso,é ando triste,so brigo com meu marido minha filha,nada esta bom,no serviço estou brigando com meu chefe,noa aguento mais essa vida…ando me arrstando pelos cantos,ja me desabafei com meu marido,ja confesei para ele q tentei me matar,mas nao sei o q fazer…os pensamentos em minha cabeça sao ruins… so choro por nada,penso q minha vida nao tem sentido…quero morrer para nao dar problemas pra mais nimguem…sinceramente eu mesmo acho q preciso de ajuda…

Avatar for Miguel Lucas
Procure a Jesus Cristo !

Procure ele , PROCUREM A ELE, CONTEM A ELE , QND ORANDO PENSE NELE, CONTE A ELE, CONTE TD ?

Avatar for Miguel Lucas
Bianca

Oi, eu sou a Bianca, tenho 19 anos. Sempre fui uma menina muito alegre, otimista e nada me abalava. Hoje em dia tenho dificuldade para sair de casa, tenho insonia e as vezes também durmo demais, como demais, tenho me estressado com tudo e todos sem motivo algum, tenho dificuldade para ir a faculdade. Estou com pânico de lugares fechados e lotados. Tive um trauma que não ocorria há muito tempo, passei mau em uma viagem e hoje em dia não consigo sair de casa com medo de passar mau novamente. Sou tímida e sempre que frequento qualquer tipo de lugar sofro meio que um pânico social, meu coração acelera, minha respiração fica ofegante e meus braços e pernas ficam moles, então começo a tremer e suar frio. Parentes e amigos dizem que é besteira, que eu tenho que me distrair e pensar em coisas positivas. Como disse, sempre fui uma pessoa muito otimista e hoje, por causa da minha situação financeira e social não estou bem. Acordo e vou dormir todos os dias triste. Esse é um problema que me afeta há muito tempo. Sempre achei que fosse uma menina preguiçosa, dorminhoca e comilona, mas hoje em dia isto está fora do normal. Não tenho condições de procurar um psicólogo por causa da minha situação financeira. Fui ao posto médico pensando que poderia estar com algo mais grave, mas foi receitado apenas tratamento com omeopatia para ansiedade e mesmo assim não está resolvendo. Alguém já sofreu ou está com um problema parecido? Muito obrigada pela matéria, me ajudou a perceber que eu preciso de ajuda mais que nunca e urgente! Depressão e ansiedade nao é brincadeira.

Avatar for Miguel Lucas
Dayane

Parei no ‘tenho 19 anos smp fui uma MENINA"
19 ANOS NAUM É UMA MENINA ‘-‘
CREIO KE A CAUSA DE SUA DEPRESSÃO É PQ VC CRESCEU NO TAMANHO NAUS AXA QUE CONTINUA SENDO UMA MENINA =)

Avatar for Miguel Lucas
maikelly

olha eu te digo que eu começei a sente quais a mesma coisa mas te digo jesus é as solução para este problema ta fica tranquila jesus esta contigo pasei tanbem pelo piscicologo mas pra te falar a verdade so jesus mesmo ta fica ccom deus..

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela Vieira Rezende

Gostei muito das informações que foram abordadas nesse artigo. Me ajudaram a desvendar a doença que meu marido tem. Todas as informaçoes se relacionavam com o que ele está sentindo. Agora vamos procurar um médico para tratar. Gostei, também, devido ao fato de que me formei em Enfermagem, então tudo que está relacionado com a área da saúde me interessa.
Obrigada!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Já estive em depressão !

Tenho 16 anos Tentei suicídio, me considerava uma viva morta. Pois não estava vivendo. Sentia-me triste e vazia! Tinha raiva ate de Deus ( por ele não permitir nem minha morte!
Odiava qnd minha mãe que é evangélica ia me falar de Deus pra mim DEUS não podia me ajudar em NADA!
Foi qnd resolver ir à igreja por ir. E lá abrir meu coração a Deus! Em oração.
Bom não sei explicar oq eu sentir mais sentir ele ali cmg me sentir completa aquele vazio dentro de mim jah não existia mais.
OQ TENHO A DIZER É QUE NÃO A PSICÓLOGO MELHOR QUE ELE ? JESUS .
RECOMENDO: vc que esta na depressão 1= ir a igreja 2= abrir seu Coração pra ele (Deus)e espere e veja o resultado 😉

Avatar for Miguel Lucas
ELAINE GOMES SILVEIRA

Oi,

Boa noite,

acho que o que sinto é depressão, tenho volta de de ficar longe das pessoas, me sinto apatica em relação a emoçoes, parece até que não tenho sentimento, me sinto seca sem nenhum sentimento , estou tendo problemas de relacionamento no meu trabalho,acho que as pessoas são falsas ao extremo comigo e acabo me fechando e me isolando parecendo um ser do outro mundo, a sensação é horrível, minha vaidade acabou, a vida pra mim não tem mais sentido ainda trabalho e luto porque tenho 02 filhos que precisam de mim, o pai não ajuda em nada e qdo coloco na justiça ainda me ameaça, devido a tantas decepções fiquei assim sabe choro por qualquer ou sem nehum motivo tudo pra mim se agiganta sabe e tenho pensamentos ruim e pessimistas todos os dias a muitos anos fiz teraoia por algum tempo e melorei mas parei, nunca quiz tomar rmedio pois não quero fiar dependente de remedio, pois tenho casos na minha familia que não se resolveram com remedio só piorou mas, não aguento mais viver assim parece que todo mundo é feliz menos eu, me sinto diferente das pessoas , minha auto estima é 0tenho dificuldade extrema em confiar nas pessoas e nao tenho amigos . preciso de ajuda urgente. parece que vou explodir estou vndo minha vida passar e estou me arrastando na angustia de todos os dias.
me culpo por tudo que acontece , me substimo é um inferno.

As vezes nem sei mas quem sou vivo numa profunda tristreza que ás vezes acho que nunca vai ter fim só qdo morrer.

Me culpo por me sentir assim pois as vezes acabo descontando nos meus filhos que não tem culpa de nada .

Me desculpe pelo desabafo hj estou péssima.

Avatar for Miguel Lucas
Fabiano

Pox, nao tenho certeza, mais perdi vvontade de sair, de estudar, trabalhar, me olho no espelho toda hora, nao me acho bem nas roupas q visto, vou p igreja , me sinto feio desageitado, choro as vezes, insonia, comportamentos stranhos como, insistençia numa coisa, pensamentos antigos volta e me sinto culpado , me ajude pfvr :/

Avatar for Miguel Lucas
lara

ola o meu nome e lara tenho 11 anos e tudo começou assim…
tem um menino na minha sala que ele vive mi atormentando mi colocando apilidos, manda amiguinhos dele mi dar soco e tudo mais ….

quando ele começa a mi atormentar eu começo a mi tremer e nao consigo mais fazer as tarefas e quando eu ja estou muito abatida eu tenho crizes de choros o meu corpo todo começa a tremer eu tenho muito medo de estar com depressao e tambem tem muitas coisas que acontece na minha casa tambem eu mi sinto so mi sinto despresada e outras coisas..
porfavor mi dar uma soluçao…..

Avatar for Miguel Lucas
Rose

Procure a Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie. Deve ter uma Associação Local – AL perto de tua casa. Vais ver como é bom. Acabam-se os problemas.

Avatar for Miguel Lucas
JAYNE

BOA NOITE AMEI ENTRAR NESSE SITE E PROCURAR SABER MAIS SOBRE A DEPRESSAO,ISSO E UM ACOISA MUITO RUIM EM MINHA VIDA QUE A CADA DIA QUE SE PASSA E UMA LUTA CONSTANTE CONTRA ELA…PRECISO DE AJUDA MAIS EM PRIMEIRO LUGAR CREIO QUE DEUS E O 1 CAMINHO QUE DEVO RECORRER PARA O MEU TRATAMENTO,MAIS TBM ESTOU CIENTE QUE AJUDA PSICOLOGICA E PSIQUIATRA TAMBEM E BOM…ENFIM GOSTEI DE SABER MAIS…OBRIGADA…

Avatar for Miguel Lucas
Andréia

Parabéns pelo belo trabalho de ajudar e esclarecer as dúvidas das pessoas. Que Deus o abençoe sempre e o conserve assim. Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Lisa

lendo seu artigo pude perceber que eu e minha família estamos passando por um caso de depressão com meu irmão de 37 anos. Por favor precisamos de ajuda. Ele tem ido á um psiquiatra, mas como ele mora distante de nós, não estamos podendo acompanhá-lo. Preciso de orientações para saber lidar com ele, como agir com uma pessoa com depressão? Sempre converso com ele por telefone, e tenho pedido que ele consiga uma licença em seu trabalho para poder ficar mais perto de nós. O que devemos fazer?

Avatar for Miguel Lucas
GLORIA

Lara, li seu desabafo, e o que te aconselho é que vc não ligue pelos apelidos que os colegas de escolas colocam em vc. Procure ignorar todos, porque é o melhor remédios. Desse jeito eles deixarão de te aborrecer. Dentro de casa, com sua família, realmente é dificil, mas saiba superar, seje forte, deposite todos os seus problemas a DEUS.
Um abraço.
GLORIA

Avatar for Miguel Lucas
flor do campo

Maldita depressão!!! Não consigo viver sem os remédios, Rsrsrsrrsrs!!!!

Avatar for Miguel Lucas
MJSSAMBÊ

`W
è ELA, não tenho mais dúvidas. Mas ainda assim vou desacata´la, vou viajar sozinha outra vez. vou pra cancun. vamos eu e ela. vença a mais forte. mas que não é facil , não é fácil não. mas eu desacato.

Avatar for Miguel Lucas
jeferson

oi tudo bem moro em almirante tamandaré parana meu nome é jeferson tenho19 anos tenho sensasoes suicidas séra que tenho depresão eu penso que minha vida não presta não vale nada ja até liguei pravarios parentes meus pra dizer adeus me ajude tenho medo de sair pra fora to num estado muito ruimmm só saio pra ir trabalhar fico trancado o dia inteiro em casa no sabado e domingo
me ajuda mais eu tenho medo de contar pros meu pais olha vou deixar meu telefone se vc quiser me ligar 41 97279790 muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
jaqueline

bom e td muito bonito mais não e tão facil como parece ,pa quem ta de fora e mole fala agoa quem ta passando pelo poblema e ainda por cima não tem uma vida muito boa finançeia faz o que fica indo e sonhando

Avatar for Miguel Lucas
flor do campo

Olá, Jeferson!

A vida tem altos e baixos, né? Tem vezes que a gente se senti perdida… cheia de dívidas… sem rumo. Olha o posto de saúde do seu bairro ou município. Penso que lá vc pode encontrar ajuda. Vai lá!!!

Abraços e força sempre!!!

Avatar for Miguel Lucas
flor do campo

P.s: Eu quis dizer "Cheia de dúvidas*" Hehehehe

Avatar for Miguel Lucas
MOliveira

Sinto que acabei de tomar um grande choque. Vim chorando a cada palavra que lia e diante te tal situação me sinto obrigada a comentar, vou resumi para poupá-lo. A minha vinda até aqui não foi em vão, me corto e choro diariamente, estava pesquisando sobre suicídio e tinha acabado de constar que cianureto era a melhor saída, até que a curiosidade me fez querer ler sobre depressão. Sua descrição me fez ficar desesperada, enlouquecida e me fez chorar muito. Com certeza me encaixo na maioria dessas características, me restou o medo. Decidi, por fim, que quero ajuda. Porém me sinto envergonhada só em pensar sobre tratar desse assunto com amigos ou familiares. Espero a encontrar um profissional, pois não tenho a menor ideia de como fazê-lo.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana silva

hoje descubri que estou num determinada depressão penso a todo momento e prefiro morrewr porque ja não tem mais saida tudo da errado ninguém me entendi aliais todos me irritam eu não quero mais sofrer queria alcançar alguma coisa na vida tento desde de 17 anos hoje tenho 29 anos tenho duas filhas marido numa casa de recuperaçao moro com minha mãe nem casa tenho tudo que faço da errado chega não suporto mais tenho ganhado mais de 20 kilos

Avatar for Miguel Lucas
tamiris

Tenho todos os sitomas, estou passando pro uma crise, acabei meu casamento pro minha propria vontade e vende minha da minha casa na loucura, agora me acho cupada de perde minha casa, meu marido não acho bom pois me livrei da quele maluco. Passo o dia sem animo,sinto uma dor nas costa e na cabeça, vontade de nunca mais sair do quarto, as vezes quero ate morrer. Me ajudem.

Avatar for Miguel Lucas
irmã

Oi Tamires tudo bem?

Como aconselha o profissional você deve procurar ajuda profissional, mas como não sou profissional o que tenho a te dizer é que infelizmente a vida de todos os seres humanos é cheia de dificuldades, dúvidase incertezas, mas nesses momentos a única coisa que podemos fazer é conversar abertamente com o nosso pai celestial contando todas as nossas dúvidas e dificuldades (mesmo que ele já saiba), eu te prometo que assim que você se colocar diante dele com a humildade de um ser humano que erra e tem duvidas ele te dará o conforto necessário para esse "momento" de tormenta.

E quero que se comunique comigo para conversarmos. Pode contar com a minha amizade sempre que precisar.

Sua amiga!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Eu realmente não sei o que estou sentido, é um vazio e uma dor imensa… Evidenciei na postagens muitos dos sintomas que tenho, me afastei das pessoas, sinto-me culpada e sozinha no mundo, não tenho esperança alguma de que as coisas possam melhorar; já pensei em suicídio, mas não tenho coragem de faze-lo. O meu humor/bem estar não depende da minha pessoa, ela esta relacionada a outra. Eu posso ficar muito feliz num momento, de repente vejo/leio algo e acabou, sinto-me fraca e perdida. Sem rumo, não vejo sequer um sentido na minha vida… por anos pensei em minha familia, no que eles pensariam e sentiriam se eu me fosse : Não posso estragar o futuro da minha irmã. Contudo, estou despedaçada e desestruturada por dentro, não tenho com quem compartilhar nada do que sinto, não posso conversar com amigos, porque cada um tem seu problema, não posso conversar com a familia, porque eles não entenderiam, na vdd acho que nem um profissional entenderia, talvez ele considere isso uma bobagem " infantil"… Eu não consigo me imaginar daqui um ano, não faço planos, não crio expectativas, é como se eu soubesse que tudo sempre dará errado e que em algum momento eu colocarei um basta nisso tudo. Choro de desespero durante a noite… tds as noites.
Eu fiz da vida de uma pessoa o motivo pelo qual eu devo viver, como assim: Não estamos juntos, porém do momento em que acordo até a hora de dormir só penso em uma pessoa, em como seria a minha vida do lado dela. Isso atrapalha meus estudos, atrapalha meu relacionamento familias, atrapalha o relacionamento comigo mesma, porque não entendo nada e estou sempre me criticando e atrapalha principalmente o relacionamento com outras pessoas, seja em forma de amizade ou sei lá…. Não é obsessão porque não sinto que tenho um poder sobre a pessoa. pelo contrário, me sinto deprimida qdo não nos falamos…. Assim como um sms pode fazer com q eu tenha um dia perfeito, outro sms pode destruir td e fazer com q eu tenha vontade de sumir.
Não pratico esportes, não me arrumo, não trabalho…. eu não sinto vontade de fazer nada, vou para faculdade porque tenho de ir, caso contrario não sairia da cama…. sinto fome em excesso.

desculpe-me por desabafar assim, acabei exagerando…. mas precisava dizer.
Parabéns pelo trabalho, muito esclarecedor.

Avatar for Miguel Lucas
irmã

Amanda, eu não sou profissional da psicologia mas me sensibilizei com os seus sentimentos e gostaria de te dizer que pode considerar emmim uma irmã e amiga para desabafar. Gostaria de te dizer em primeiro luga que o suicidio e uma possibilidade que não existe para a resolução de qualquer problema e também quero te deixar o meu e-mail para conversarmos mais detalhadamente sobre o assunto.
irmaamiga@hotmail.com
Então vou te deixar algumas frases de um grande homem para que você pense e se inspire:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

"Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito."

Aguardo o seu contato!

Grande abraço!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Eu já lhe mandei um e-mail. Obrigada por tudo.

Avatar for Miguel Lucas
Mozambique

Caros leitores!
Depois de ler este artigo tao esclarecedor, percebi que o que estou sentindo eh mesmo serio.
Tudo comeca em 2007 na altura era muito PLAYER, trai minha namorada envolvendo-me com uma muida que acabou engravidando e teve uma menina. Depois de varias descussoes com minha namorada ela me perdou e continuamos namorando ate hoje e 2010 oficializamos a relacao, mas a minha vida desde entao virou um INFERNO, perdi autoridade e ela passou a tomar conta da relacao. Impos-me varias condicoes dentre as quais renunciar da paternidade social da crinca e por causa de sentimento de culpa e aceitei as condicoes. O tempo foi passando e vivia constantes atitudes de falta de respeito e sempre ameacando em terminar a relacao e aumentando as exigencias, Carro, Casa, etc, isso foi me tornando emocionalmente dependente, fragil e fracassado. Hoje me trai com homem com quem tem planos de casamento, estao apenas aguardando pelo momento certo. Sinto me no fundo do poco a miha familia esta se afastando de mim por eu recusar a visitas da menina bastarda . Perdi amigos, a minha produtividade no servico baixou, sinto-me o Homem mais infeliz e fracassaado do Mundo. Ultimamente tenho pensamentos de homicidio/suicidio. Depois de ler este artigo fiquei bastante preocupado com minha saude. Por favor ajudem

Avatar for Miguel Lucas
Tacila

eu tenho 15 anos e tenho suspeitas que sofro dedepressao

Avatar for Miguel Lucas
gervacia da gloria

oi, isto e serio mesmo, eu ja tou a 9 anos que ando deprimida, isso me faz mal socorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooobj.

Avatar for Miguel Lucas
Robson

excelente trabalho, aprendi muito.

Avatar for Miguel Lucas
Natália Oliveira

Estou com os sintomas e marquei a consulta. Já estou há 4 meses assim, sinto uma solidão imensa, um vazio q parece não poder ser preenchido. Choro muito e escondida pq meus pais não gostam de me ver chorando. Minha mãe e meu pai acham q depressão não existe e q fico assim pq quero, mas juro q tento melhorar, me distrair, mas não consigo. Tento estudar pro vestibular, mas não consigo me concentrar de jeito nenhum e quando leio logo esqueço o q acabei de ler. Já tentei suicídio, mas acho q foi Deus q botou minha prima no caminho e ela me achou, desde então nunca mais tentei, sei que não é a solução. Só queria mesmo que essa dor passasse e eu pudesse esquecer tudo o que me fez mal. O site é muito bom, vou mostrá-lo aos meus pais, talvez eles me compreendam.

Avatar for Miguel Lucas
Sabrina

Estou passando por esta situação, e me fez entender um pouco o que está acontecendo… obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Maria aparecida

Miguel, adorei seu artigo. Sofro de depressão profunda. Com tendências suicidas. Não tenho coragem de realizá-lo, mas sempre me coloco em condições de risco. Faço tratamento há 2 anos. Qual o tempo para melhoras? Quanto tempo pode durar este estado? grata

Avatar for Miguel Lucas
rodrigo

estou muito depresivo nos ultimos tempos tenho tido varias perca minha fabrica meus carros meus amigos e por ultimo minha mulher nao tenho mais forcas para lutar estou sofrendo muito nao tenho sono nao sinto fome nem consigo tirar da mente meus pensamentos negativos preciso muito de ajuda me sinto solitario

Avatar for Miguel Lucas
simone leite bressan

Olá!Estou escrevendo,porque temnho um filho que achoeu que esteja passando uma um dessas depressão,pois ele não dorme a noite e quando dorme turante o dia não quer levantar mais.quando trabalha dura pouco tempo,fala muito em morte.Muito teimoso,Não reage a nada na vida,tudo o que faz tem que ser aos empurrão.Eu crio ele des dos 4 meses de idade,mas aos 10 anos ele perdeu a mãe biologica.Penso que errei em dar tudo a ele e sempre fazer tudo para que ele fosse feliz,mas não obtive exito.Gostaria que vc me dissese que tipo de depressão ele tem e o que fazer mais por ele.Des de ja obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Hellena

Ola, tenho 18 anos e desde muito cedo, tive problemas familiares relacionados ao meu pai, pois quando a minha mãe estava grávida de tres meses ele a abandonou pra fugir com a amente, e depois só foi me registra perante uma medida judicial quando eu tinha 3 anos, só o vi umas 4 vezes durante esses 18 anos, sofri bulling quando criança pois sempre fui tímida e não me arrumava muito. Começei a namorar um rapaz que só me fez sofrer, me fez sentir a mulher mais feia e menosprezada do mundo. As vezes eu penso que tudo está bem mais logo começa uma grande vontade de chorar, não sinto vontade de sair, já cheguei a ficar 2 semanas dentro de casa sem colocar os pés na calçada, e do nada quando eu penso que algo vai mudar pra melhor, volta tudo na minha memória, e quando eu estou perto de alguém fingo estar bem, normal. No meu pensamento eu sempre coloco que é melhor eu continuar assim, pq se eu me curar e sofrer outra decepção eu não gostaria de passar por isso dinovo, as vezes eu penso que a solidão é minha melhor amiga, pq o slencio me escuta chorando e não me critica, mais vendo esse blog resolvi procurar ajuda médica. Pois sei que oque eu tenho é depressão. Desde já agradeço pelas palavras que aqui nesse site vi escrita! um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Kauan Valério Doerle Mendes

Minha tia foi para uma viagem de negócios minha vo e hoje e meu 1 dia acho que estou com depressão

Avatar for Miguel Lucas
Ana Margaret Matias

Muito bom o seu artigo e bastante esclarecedor…parabéns pelo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
anabela coelho

ola miguel não sei por onde começar so sei que a minha vida ta um caos eu sei que preciso de ajuda mas não consigo a minha historia e longa ja andei no hospital no psiquiatra mas acho que não da certo a cabeça doi mto o sono não vem esta casa ja não me diz nada so tenho vontade de chorar mas não consigo porque ?não sei o que fazer so queria desaparecer me ajuda diga qualquer coisa o que fazer meu deus não sei .obrigada

Avatar for Miguel Lucas
LILIAN

Olá,meu nome é Lilian,gostaria de lhe pedir um conselho;como devo me comportar com a minha mãe.Ela fez uma cirurgia dia 26 de fevereiro e atualmente ela anda muito triste,deprimida,desanimada com tudo,ela esta dormindo na minha casa há 3 meses por causa do problema de saude,mas ja esta operada e esta bem(da cirurgia)acho que ela esta sentindo que esta incomodando.
mas hoje ela veio me falar que esta com depressao,nao dei razão a ela eu disse que depressao é a gente que inventa na cabeça daí ela vem mesmo.nao sei se estou certa,por isso pesso ajuda;como devo lhe dar com isso?

Avatar for Miguel Lucas
Tacila De Melo

eu comparei os sintomas com que eu ando presenciando ultimamente, e tudo bate, eu descobri atrves desse site que eu tenho depressao
ja tentei suicidio varias vezes, e eu só tenho 15 anos
eu fumo e bebo, tento me acabar cada dia mais

Avatar for Miguel Lucas
kenia de jesus a oliveira

olá gostaria que me ajudassem por favor……pois eu venho tendo problemas no meu casamento há uns meses,e muitos ,venho sofrendo de solião,desprezo meu marido não se importa mais comigo e como se não bastasse isso ele trouxe o pai dele p/ morar em minha casa e os problemas só aumentaram… agora eu ando tão abatida que estou emagrecendo cada dia mais, não consigo comer não tenho vontade de fazer nada…estou escrevendo estas poucas linhas em prantos toda hora eu choro e ainda to sentindo muita fraqueza no corpo e muitas dores será que é sintomas de depressão? me ajudem…meu e-mail e face é keninhaalves2011@hotmail.com quem quiser falar comigo ,por favor preciso de ajuda urgente!

Avatar for Miguel Lucas
Denise Abreu

Resolvi vir a internet pra ver se achava uma solução pra a maneira como eu me sinto atualmente. Achei essa página muito interessante, e de 100% das coisas que estão escritas , 98 % se encaixa comigo. Eu me encontro em uma situação desesperadora, porque me sinto mal em tudo , sou completante pessimista, os lugares que eu vou parece que ninguém quer se aproximar de mim, e isso me dói tanto, porque até um tempo atrás eu era rodeada de amigos e agora não encontro nenhum. É muitodificil pra mim, porque me sinto praticamente sozinha, nao consigo conversar com ninguém, já tentei falar com minha mãe , mas ela pensa que é "frescura" de jovem. Sei lá , mas se ela chama frescura dejovem, tentar se matar por orvedose mais de uma vez , eu nao sei ,sinceramente o que é depressão. Me sinto apagada do mundo, neutra. Entre minhas "colegas" de curso, todos são muito ligados a elas mas a mim parece que as pessoas se desviam de falar . E eu me sinto mal. Muito mal mesmo. Acho que minha companhia nao é agradavel. As vezes preciso desabafar, contar tudo que esta se passando na minha vida, mas nao tem ninguém, nao confio mais em minguem. o que eu possuia muito medo, hoje se tornou realidade. Eu morria de medo de ficar na solidaão, e é o que esta acontecendo. Me sinto mal, muito mal . Não tenho vontade de sair, nem de me arrumar, nem de escutar as músicas que eu gosto, passo a madrugada acordada me culpando dos meus erros e das minhas derrotas. PArece que estou pra explodir . Gostaria que me ajudasse , a superar o que eu tou passando, ja que minha mae nao se importa, e nao tenho ninguem a quem conversar.

Avatar for Miguel Lucas
weslley

Muito bom esse estudo.. sabe minha namorada esta com varios desses cintomas .. e oq mais me chamou atenção foi a questão de mudança de vida.. eu lembro qui tava quase entrando em depreção mas não sabia dai teve um diA qui eu pencei vou deixar di ser rokeiro na hora me veio um alivio como se aquilo tudo divesse passado… mudança de estilo de vida!!!! sabe estou querendo ajudar minha namorada DEUS me ajude a ajuda-la amo muito ela e não quero perde-la para essa doença orrivel ate mais.

Avatar for Miguel Lucas
CLECIA

OLA! GOSTARIA DE SABER SE O Q SINTO E COMERÇO DE DEPRESAO EU SIMTO MUITA TRISTESA POR MAS Q EU TENTE EU COBRO DO MEU MARIDO PRA SAIR ME DIVERTIR EU NAO TENHO ALEGRIA.EU COBRO DELE ATENÇAO
MAS EU SEI Q NAO E ELE O POBLEMA .NAO TENHO SONO SO COMSIGO DORMIR QUANDO O SOL ESTA APARECENDO E OUTRAS COISAS MAS EU NAO COMSIGO ACREDITAR Q ESTOU COM DEPRESAO.POR FAVOR ME AJUDA ME RESPONDEMDO SE ESSES SIMTOMAS E DE DEPRESSAO

Avatar for Miguel Lucas
VANIA

olá, passei por um procedimento cirurgico e no pos operatorio tive hemorragia e tive que voltar para o centro cirurgico,tive anemia e trastono de ansiedade.depois disto fiquei com medo de morrer e medo do suicidio como se ele fosse algo ou alquem que viese me fazer mal. isso é depressao ? a qual profissional devo procurar para pedir ajuda ?

Avatar for Miguel Lucas
Maria Aparecida Batista Zaniboni

Gostaria de fazer uma consulta particular, minha vida tem passado muito triste, se escrever um livro sobre ela, acredito que muita gente terá interesse em ler, não só isso, servirá de exemplo para muitos.

Avatar for Miguel Lucas
Leonita

Olá Miguel acho que achei o que estava procurando aqui, ainda não li tudo porque estou meio sem paciência mas eu vou ler sim, não sabia dos tipos e me identifiquei com alguns sintomas, vou ler mais e procurar ajuda, não estou achando graça em nada, nem com meu filho de 4 anos tenho mais paciência, vou trabalhar sem vontade e não consigo render quase nada, saio com a sensação de o que foi que eu fiz hj? Isso é horrível, fiquei viúva a 2 anos e meio, tenho 42 anos e não estou sentindo a menor vontade de retomar minha vida social, tenho que sair dessa, vou ler tudo e procurar ajuda , sou de Fortaleza, se puder me ajudar a encontrar ajuda por aqui, te agradeço. Deus te abençoe na sua profissão e que vc possa sempre nos ajudar. brç.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Oi Sou medicada como Bipolar eu tomo 1 ml de cronazepan, 250 ml de ácido valpórico e 1 ml de Respidon aos finais de semana eu tenho vontade de beber bebida alcolica sera que posso toma uma 2 latinhas isso interfere no tratamento? obg

Avatar for Miguel Lucas
rute maria batista

ola miguel,pesquisando sobre depressão ,encontrei seu artigo e achei interessante ,pois o meu esposo estar em um quadro que não sei identificar ,ele a muito tempo atrás teve um relacionamento com uma mulher casada ,e acabou-se ,porem ele deveis em quando fica falando ,que o marido da tal esta o perseguindo e que ele esta ouvindo que o tal esta tramando contra ele ,e na verdade isto não e verdade .e coisa da cabeça dele ,gostaria que você mim ajuda-se a entender este problema .
agradeço desde já.

Avatar for Miguel Lucas
valdeque baetoline

ola miguel eu li o assunto e achei que esto com alguns sintoma sinto dor de cabeça na costa tenho e insonia muita dor no estomago sinto tristeza e muto desanimo sera que esto com depressão? me ajuda já
pro curei medico reumatismo mas não valeu nada brigado

19/04/2013

Avatar for Miguel Lucas
Rita Couto

Olá! Me sinto assim…Nem sei o que fazer! Nõao tenho ãnimo pra procurar tratamento. Tenho vergonha de me sentir assim.

Avatar for Miguel Lucas
Wanderson Leal

tbm me sinto assim, e tbm tenho vergonha, amigo de verdade pra me ajudar nesse sentido nao tenho, os que tenho sao como colegas, e eu tbm nao gosto de incomodar ninguem com meu problema… espero que vc encontre alguem pra te ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Rita Couto

Entre em contato Wanderson Leal. Gostaria de relatar o que sinto e o que já providenciei a resppeito. : somenterita2006@hotmail.com.

Avatar for Miguel Lucas
Flor do campo

Pessoas queridas do Brasil varonil!!!!

Estou compartilhando aui neste blog a indicação de leitura bastante informativa, e com certeza vai ajudar a entender a depressão, e que ao meu ver poderá ajudá-los:)))
Trata-se de pequeno grande livro que aborda o tema da depressão, apresentando uma visão realista, mas animadora de como é viver com um companheiro baixo astral que não larga do seu pé.

Apresento uma citação do livro:

… "Quando penso no meu passado, vejo que o cão negro entrava e saía da minha vida desde os meus vinte e poucos anos. Sempre que ele aparecia, eu me sentia vazio e a vida parecia ficar mais lenta.
Ele fazia com que eu me sentisse e parecesse mais velho do que era.
Até mesmo as atividade que costumavam me dar prazer perdiam a graça de repente.
Ele acabava com minha memória e minha capacidade de concentração.
Para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar com o cão negro, eu precisava de uma força sobre-humana"….

Este é o livro: Eu tinha um cão negro seu nome era depressão" de Matthew Johnstone, da Editora Sextante

RECOMENDO , ESTE LIVRO É MARAVILHOSO

Avatar for Miguel Lucas
Wanderson Leal

Olá MIGUEL LUCAS, Parabéns pelo seu trabalho, creio que ajudou muitas pessoas assim como eu.
Eu estava na net, quando tive a idéia de procurar sobre meus sentimentos, como eu me sentia e tudo que vc escreveu se encaixa perfeitamente comigo, eu nao queria ter a certeza de que era depressao, tenho medo dessa palavra, ja pensei em fazer coisas sem noçao, cara, tenho só 18 anos, já vivi muita coisa pra pouco tempo, hj sofro muito por causa dissoe vou procurar ajuda, só nao sei quando e nem onde, nao gosto de incomodar ninguem

Avatar for Miguel Lucas
Adriana Chagas

Não sei pra que deixa comentario se vcs não respondem o que perguntamos eu perguntei ai e não tive resposta ok

Avatar for Miguel Lucas
Uelinaira Nunes

Gostei bastante, tem foco e é objetivo! Além de trazer uma fácil compreensão, me ajudou muito em meu trabalho! Parabéns! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Josi

Não sei se você atende ainda, gostaria de saber em que estado e demais informações, por favor!!

Avatar for Miguel Lucas
Daianna Santos

Obrigada Miguel, por nos ajudar a entender um pouco mais sobre a depressão. Tenho depressão a quase 1 ano e estou em tratamento. Por um bom tempo me senti melhor e meu Neorologista resolveu me dar alta das sessões de terapia, porém sinto que estou tendo uma recaída pois aquela sensação de "tristeza profunda" e "desânimo constante" tem estado presente na minha vida com frequencia, mais já marquei, e estou voltando para terapia!

Avatar for Miguel Lucas
FABIOLA

GOSTEI DO QUE VOCÊ ESCLARECEU VAI ME AJUDAR BASTANTE A SABER LIDAR COM A DEPRESSÃO.

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

gostei muito do que esclareceu.
eu estou realmente me sentindo muito pra baixo e um pouco sem animos os problemas com meus pais eles nunca entendem meu jeito de ser não me compreende e me julgam ser uma coisa que eu não sou então muitas vezes esses problemas o jeito que eles me tratam me faz perder a vontade de viver eu começo a perceber que sou apenas um peso nas costas dos meus pais que eu sou um tipo de cruz que eles tem que carregar eu não queria que fosse assim queria que eles me tratassem normal e não ficarem me julgando mais hoje principalmente eu pedir pra que Deus me levasse daki que eu sumice so pra poder ficar em paz eu sei que fugir dos problemas não é correto mais do jeito que as coisas estão eu prefiro sumir. tenho certeza que eles iriam tirar esse peso que eles carregam e iam poder viver a vida deles eu os não entendo porque eu nascir pra atrapalhar eles ops acabei desabafando demais so que se eu ficar com isso guardado em mim eu vou explodir e obribada miguel amei o seu site beijos

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Eu estou querendo morrer mesmo, sei que tenho capacidade p/ superar tudo isso, + não acho forças, não quero ver e nem falar com ninguem, sou uma ótima profissional, sou administradora de empresas, abandonei emprego, recebo propostas e não vou entre outras coisas!

Avatar for Miguel Lucas
felipe

Olá boa noite.Me sinto desanimado,sem vontade pra nada,choro as vezes e me sinto muito sozinho…

Avatar for Miguel Lucas
Sheila Cristina

Boa tarde!

Gostaria de saber se a depressão pode causar desinteresse na família em especial na esposa. Vontade de não ir pra casa. A pessoa trás problemas do passado mal resolvidos e fazem dele o motivo de uma separação. Isso é possível? Dentre esses sintomas, ele perdeu o sono, tem dores nas costas, já fez exames mas o ortopedista diz que não há nada. Tem vontade de sumir. Não tem vontade de ter relação sexual e não sente prazer quando a esposa o toca. tem dias que acorda melhor, quando consegue dormir, outros parece que o mundo desabou.
Gostaria da resposta e saber se um neurologista é uma solução. Já foi duas vezes ao psicólogo, mas o mesmo disse que não é depressão. de acordo, é claro com o que el relatou, o que eu não dizer o que. De repente ocultou alguns sintomas. Já falo muito em morrer. disse ser essa uma solução que acabaria com o problema dele e da esposa.
Grata,
Aguardo resposta.

Avatar for Miguel Lucas
tatiane ferreira

tenho 32 anos ,casada mae de um filho de 9 anos e gemeos de 2 ,ha 4 meses meu 2 enteados moram comigo um de 17 e um de 16, me casamento ja nao era 100% por motivos de tanta correria com ao gemeos com muitos medicos por uma desconfiança de sindrome ,ultimamente venho engordando muito 15 kilos a mais do meu peso normal ,fico irritada tenho prisao de ventre ,vontade de chorar nao tomava café agora nao consigo ficar sem nem ke seja 2x por dia ,sou agittada ligada no 220 wts..rsrsr e isso vem me deixando mal nos dias de chuva como fala no sintomas me sinto assim pra baixo ,triste com vontade de chorar de sumir de partir de ouvir musicas ke me lembram o passado sofro de doer o coraçao . na parte de intimidade com meu marido nem procuro mais ele me cobra mais minha mente nao pede …qd vou dormir ja nao aguento mais …por favor me ajude o ke posso fazer ….e casa de procurar um especialista …

Avatar for Miguel Lucas
edmilson fagundes cesarino

boa noite, gostei muito da matéria que nos esclarece e nos ajuda a identificar os sintomas da depressão, estou com um caso em família que já esta preocupante, tenho um sobrinho de 15 anos, que se enquadra em todos os aspectos descritos acima, confesso que estou muito preocupado pois o mesmo já emagreceu mais de 15 kg, e só quer saber de dormir, não se alimentado e fugindo do convivio social, por favor preciso de ajuda qual especialista a proucurar: psicólogo! psiquiatra! estou intercedendo pela família pois os mesmo se encontram sem internet, desde já agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Janaína goulart

Possuo grande parte dos sintomas que vc exemplificou. Mas as pessoas sempre dão opiniões sobre o que eu devo fazer para me sentir melhor e eu me sinto extremamente culpada por não conseguir. Tenho vergonha de procurar um especialista penso que ele me dirá a mesma coisa. Passo dias em casa sem ter vontade de ir trabalhar, quando volto sei que as pessoas falam de mim, me sinto culpada. não consigo amar os meus alunos, não dou atenção para os meus filhos e o meu casamento esta arruinado, sei que ele mente pra mim. Engordei 60 kg, minha pele esta horrível, meu cabelo esta caindo, me sinto com 80 anos, é como se a minha vida tivesse acabado e agora eu preciso viver só para os meus filhos.

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa M. R. R.

Ola´, passei por um momento muito difícil em Janeiro desse ano e estou me sentindo sem forças para lutar, estou muito desanimada com tudo, tenho insônia, as vezes durmo demais, se não tiver comida pronta, prefiro tomar café do que ir para a cozinha fazer algo para comer, não tenho vontade de sair de casa, de ver as pessoas, antes eu me cuidava mais, agora tanto faz se estou bonita ou não, estou muito desanimada com tudo, até mesmo para cuidar de mim de procurar um especialista, não quero ter que falar sobre o que passei com ninguém, não sei o que fazer. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
natalia

Me corto quero morrer :/

Avatar for Miguel Lucas
Edimilson

Acho que tenho depressão, pois me enquadro na maioria dos sintomas aqui descritos, como tristeza, falta de energia e disposição para exercer aquelas atividades que antes obtinha prazer, falta de concentração, e graças a Deus não penso em suicídio…

Avatar for Miguel Lucas
Drica Furtado

Gostei muito e não deixarei de acessar. Passo por um momento assim, em minha vida! Estou em busca de ajuda, pedindo realmente SOCORRO. Parabéns, Miguel Lucas!

Avatar for Miguel Lucas
Gracielli

Muito bom o seu texto….estar de parabéns…Pois estou passando por um momento muito dificil em minha vida em relação ao meu namoro….Pois noto pelas atitudes do meu namorado que ele estar com depressão…Ultimamente ele anda muito agressivo,estressado,inquieto e na maioria das vezes preocupado demais…É como se ele estivesse perdendo a alegria de ver…Eu não aguento mais vê-lo tão infeliz em tudo que ele vai fazer…Começou a trabalhar recentemente.,mas parece que já teve problemas em seu emprego e tb percebo que ele não esqueceu o problema pessoal que aconteceu no passado dele,em relação a ex mulher dele que o traiu…Será que por ele ter passado por isso no passado,deve achar que eu irei fazer o mesmo com ele e por isso vive nessa insegurança toda?Por favor me ajude,não é apenas preocupação de namorada,mais como de amiga tb….Ficarei muito agradecida com sua resposta…Se for o caso me mande um email me explicando mais sobre depressão e seus sintomas,Pois quero muito ajuda-lo tb,ele ta precisando muito de uma ajuda não só pessoal como profissional tb…abração e que Deus ti abençõe…mais uma vez ti parabenizo por esse site!

Avatar for Miguel Lucas
Roberta

Ola.. tenho 19 anos e há 5 anos eu estou com depressão.. Já tentei me matar várias vezes e parece que nada mais tem sentido.. eu comecei minha faculdade com 17 anos e isso sempre foi meu sonho, só que parece um pesadelo cada dia ir para a aula e ouvir as pessoas me criticarem por estar sempre de mau humor. Eu já tentei várias vezes disfarçar, mas está tão difícil, meu namorado disse que eu não tenho problema nenhum que eu só reclamo da vida, mas eu só reclamo por esse sentimento de frustração, já tentei trabalhar várias vezes e dia após dia é um tormento estar com mais pessoas. Minhas notas eram excelentes e meu rendimento baixou muito.. eu não consigo ver qualidades em mim, e minha família e todos até desistiram, dizem que sou preguiçosa e qualquer crítica que recebo parece que o mundo desaba.. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
marcia

Tudo que eu queria era morrer logo,isso pode ser depressão

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

De uns meses pra cá eu me sinto muito solitário, fico muito sozinho em casa e tbm com a perda de um ente querido fiquei deprimido, sinto as vezes mt vontade de chorar e minha vida está mto triste, vou procurar uma ajuda pq penso em suicidio e isso nao é bom, gostei do post espero que me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Alê

Olá, leio esse artigo na esperança de encontrar uma maneira de me sentir um pouco melhor, pois não tenho com quem contar quando o assunto é depressão, pra minha família se to numa pior é pela falta do que fazer, preguiça….qualquer coisa!! com meu marido não é diferente, fica difícil buscar ajuda no meio de tantas pessoas contra, na verdade nunca ninguém se importou no que me ocorre, venho tentando sempre acreditar q as coisas podem melhorar, mas está cada dia mais difícil, porque na verdade a única concluão que chego é que as coisas e as pessoas não melhoram com o tempo, apenas pioram… Isso é na verdade mais uma espécie de desabafo…

Avatar for Miguel Lucas
Drica Kiarelli

Olá, Miguel Lucas… Eu já tinha postado elogios aos seus artigos (como Adriana) e na época me senti bem melhor. Então estava mexendo no celular, inquieta, quando toquei no link, sem querer e a página abriu. Porém hoje (em desabafo), me reconheço em alguns comentários acima, e ratifico que é difícil se convencer que tem-se essa doença. Até eu mesma, tem hora que duvido. Agora mesmo, sozinha em casa (noite, e sempre piora esse horário), já chorei, me sentindo desmerecida de ser feliz, até já aborreci um amigo com minha tristeza – eu disse que ele não queria saber de mim -, também já dei o fora em um paquera (por sms), dizendo que ele vá ser feliz e não perder tempo comigo, etc. São posturas assim, uma vontade de sumir, ter amnésia temporária, de desaparecer… Estava tomando cloridrato de sertralina, mas vivo parando. Ainda não consultei psicólogo. Não durmo direito, tem noites seguidas que amanheço acordada. Dói meu peito que dificulta respirar. Sou nostálgica (poeta) há anos, mas dessa forma tão forte sinto após meu casamento começar a ruir (faz +- 9 meses, que estou separada), desempregada formalmente, voltei a morar de aluguel, enfim. Já pensei cometer suicídio, só me faltou a coragem suficiente. Às vezes penso que nunca vou me livrar disso.

Avatar for Miguel Lucas
Larissa

Faz alguns anos que tenho depressão e as vezes penso em desistir de tudo mas sou tão covarde que não consigo… Tenho 16 anos e sou tão nova pra ter depressão, esse sentimento de fraqueza passa nos finais de semana raros que saio pra encontrar um garoto ou pra dormir na casa da única amiga que tenho, desde pequena tudo dá errado eu morava com a minha mãe e eu cresci vendo a depressão e bipolaridade dela, pra completar aos meus 11 anos morei com um psicopata namorado da minha irmã ele tentava se matar mas era outro covarde… Vi ele ser preso por bater na minha irmã, a pessoa que eu mais amo, vi ela ter depressão durante a gravidez, mudei de estado deixei todos os meus 14 anos pra viver uma vida nova em são paulo, minha mãe não consegue se relacionar com as pessoas e vejo que não consigo mais também, passei um ano e meio em são paulo e quando consigo me apegar vou embora novamente… Hoje moro em curitiba e não sinto vontade de sair de casa tudo é tão ruim sou tão fracassada que nem passar de ano no colégio eu consigo mais, tudo o que queria era acabar com meu sofrimento… mas ele é passageiro uma hora eu estou completamente bem e outra a ponto de cometer suicídio

Avatar for Miguel Lucas
Nerina rosa de Olivira

Durante toda minha vida ,tive uma saúde de frágil e com isso desencadeou uma depressão. Já tive alguns momentos alegres, mas foram poucos. Atualmente não tenho vontade de nada e as vezes penso que morrer seria o melhor. Preciso trabalhar para me manter, mas não estou encontrando forças.Quero desistir de tudo. Não aguento mais!!!

Avatar for Miguel Lucas
paulo

NERINA

A PAZ DE JESUS ESTEJA E PERMANEÇA JUNTO DE VOCE,JAMAIS DESISTA DA VIDA POIS ELA É O BEM MAIS PRECIOSO QUE DEUS LHE DEU !!! REAJA DIANTE DAS ADVERCIDADES DA VIDA ,BUSQUE AJUDA MÉDICA ,PSQUICA E ESPIRITUAL ,DENTRO DE VOCE EXISTE TODA A FORÇA NESCESSARIA PARA QUE VOCE VENÇA TODOS OS ‘ FANTASMAS ‘ QUE ATORMENTAM A SUA VIDA ,EU TENHO 41 ANOS ,MINHA MAE FOI PARA JUNTO DE DEUS A DEZ ANOS ATRAS ,UM ANO APOS O FALECIMENTO DELA ME CASEI E FAZEM 9 MESES QUE ME DIVORCIEI,NO INICIO DO MES DE JANEIRO DESTE ANO FUI ACOMETIDO POR UMA DEPRESSAO AGUDA MUITO PROFUNDA ,MORO EM UMA CASA RELATIVAMENTE GRANDE E ELA SE TORNOU IMENSA POIS MORO SOZINHO E NAO TENHO IRMAOS ,PAI ,MAE ,FILHOS ,A DEPRESSAO QUE TIVE FOI MUITO FORTE E PROFUNDA ,SÓ QUE LOGO NO INICIO BUSQUEI AJUDA MÉDICA ,PSCOLOGICA E ESPIRITUAL(IGREJA) E GRAÇAS AOS PROFISSIONAIS QUE CUIDARAO DE MIM ,MAS PRICIPALMENTE A DEUS JÁ NAO TENHO MAIS NADA E SIGO MINHA VIDA FIRME E FORTE,REPITO A VOCE JAMAIS DESISTA DA VIDA,EU TE AFIRMO VALE APENA VIVER ,CONFIE EM VOCE ,NO SEU PODER DE REAÇAO ,CONFIE SUAS NESCESSIDADES EM PROFISSIONAIS SERIOS PARA QUE VOCE SAIA DESTE QUADRO DEPRESSAO MAS ACIMA DE TUDO CONFIE EM DEUS !!!! DEUS TE ABENÇOE
PS:CASO QUEIRA PODE ENTRAR EM CONTATO.

ATT.PAULO ROBERTO

Avatar for Miguel Lucas
Paola

Oi miguel.
Antes de eu me casar eu era uma mulher feliz , não tinha tristeza, hoje sou triste, nao tenho prazer na vida, tenho marido 8 anos mais novo que eu.um homem que toda mulher quria ter, carinhoso,gentil, nunca teve tristeza com ele,sempre sorrindo, nao me deixa faltar nada para min. acho que se eu pedisse o ceu para ele ele me trazia. Eu nao sei se sou depressiva ou se sou pravalesida tenho um ciume doentil sou bruta com ele. ele nao me da motivo nenhum meu ciume doentil ele nao pode nem olha para os lado que eu me atento, nao deixo ele assisti tv, nao deixo ele sai para lugar augun sem eu, deixemos de sair nossa vida e so em casa. eu nao sei o que e se e amor ou odio. tenho muito medo de morrer, tenho medo de enfrentar a vida,fico pensando todo dia no futuro quando eu ficar velha, penso que ele vai me deixar. nao sei mais o que e sorri
tento muda mas nao consigo tennho tudo para ser feliz mas não consigo vivo sempre de mal humor.Sera que eu estou depressiva?

Avatar for Miguel Lucas
Lais

Bom dia!
tenho passado por varios sintomas desse mas naum consigo ver que tenho essa depre i nem pedir ajuda guardo cmg uma tristeza que nem sei de onde vem mi sinto feia como i vomito choro por tudo naum tenho animo para sair naum tenho prazeres na vida.Que atitude devo tomar?

Avatar for Miguel Lucas
Ladilane leticia

Olá miguel boa noite, estive lendo seu artigo para poder ajudar meu marido, ele esta tendo sintomas de depressão maior, qual seria o melhor profissional que eu posso procurar para ajuda-lo pois ele tem histórico familiar particularmente a mãe dele teve depressão, me ajude não consigo ver meu marido desse jeito. Muito obrigado pela sua atenção se possível mande sua resposta pelo meu e mail- nossavozinformatica@gmail.com. Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Delia silva

Olá boa tarde .

Estou com um problema que nem sei bem o que possa ser ,ja fui as urgencias varis vezes com uma pressão na garganta uma falta de ar nas urgencias fiz umas analises fiz raio x e nad acusa ate atorrino ja fui deu me uns depressivos e uns para o estomago que da pelo nome de esomeprazonal porque poderia ser qualquer coisa relacionada com o estomago . Mas nao acho que resultasse muito estou um pouco melhor mas sempre com aquela senssação de aperto na garganta ,será depressão ? por favor diga me alguma coisa .. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
beatriz

Eu sinto-me muito sozinha e já pensei em me matar e fugir muitas vezes, sera que sofro de depressão?

Avatar for Miguel Lucas
Viviane

Perdi meu primo há qse 15 dias. Eramos muito chegados, e está insuportável para mim viver agora. Fazem 4 dias que não vou ao trabalho, só levanto da cama porque preciso fazer comida para minha companheira e cuidar dos gatos. Hoje fui trabalhar e dei meia volta após sentar na praça perto de casa e começar a chorar. Minha companheira não suporta mais minha companhia, meu emprego está em risco, não sinto vntade nem de comer. Sou magra normalmente, mas nestes 15 dias cheguei aos 47kg num piscar de olhos. Não tenho como procurar ajuda em psicologos, o SUS aqui em Osasco é muito fraco. Moro de aluguel e mesmo com dnheiro na conta, não sinto necessidade de manter as contas em dia. Vinha me recuperando de uma depressão, estava indo bem, quando isso aconteceu, Ela diz que nw adianta falar, q eu nw ouço.
Preciso de ajuda. Nem que seja um amigo.

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Olá, gostei muito de tudo o que li. Estou me sentindo muito mal, por isso procurei sobre o assunto. Me sinto depressiva, mas infelizmente não tenho com quem conversar, pois com todos que falo acham que é frescura, ja não aguento mais essa vida, tenho certeza que se não estiver mais aqui todos ficaram melhor, pois acho que o problema sou eu.

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

Fernanda!

caso queira conversar estou disposto ´, tive depressão este ano ,depressão aguda profunda ,mas graças ao tratamento medico,psquico e espiritual já estou curado,graças a DEUS , se quiser posso conversar com vc , meu emai pcabralrcc@globomail.com.

att.paulo roberto

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Olá, me chamo leonardo, tenho 17 anos, sou do maranhao, mas especifacamente de araioses, gostei muito da materia, me ajudou muito, faz algum tempo mas ou menos 1 mes! Que estou com depressão, não sei o que aconteceu comigo, minha situacao ficava cada dia mais grave, de uns dias para cá melhorei um pouco, pensava muita besteira, tipo até me matar! Nao aguentava mas a situação, meus amigos me deram foça, mas quase nao adiatava, estou um pouco melhor, nao tenho vontade de sair, chora a todo momento, nao tenho fome, mas aos poucos estou melhorando! Quando lie o blog achei muito legal, me ajudou um pouco!.

Avatar for Miguel Lucas
quimarais

ola quero acradecer por esta paginar e muito boa ee ajudou mto

Avatar for Miguel Lucas
thaynara

ola meu nome e thaynara e me endentifico com muitas dos sintomas mais tipo falei com meus pais e eles fala q isso e bobagem e quero melhorar pq me sinto sempre deprimida e n tenho uma boa auto estima ,e nem confiança em nd e em nigueim.

Avatar for Miguel Lucas
júnior

Por estar passando por momentos muito ruins, eu procurei sobre o assunto pra saber se me encaixava, mas já era o que eu esperava, pois muitos dos sintomas descritos sobre a depressão estão acontecendo comigo, vários sintomas, tantos que até me identifiquei ao ler.
O que eu não sei, é por que isso acontece, por que estou passando por isso? Até posso arriscar e apontar algum motivo, mas não tenho certeza, se eu soubesse, acho que seria mais fácil sair dessa situação. De qualquer forma achei muito interessante esse blog.
No meu caso, não adianta falar com alguém, pois o que eu estou sentindo é profundo e ninguém poderia entender.
Até porque não acredito que falando com psicólogos resolva, se fosse assim os psicólogos seriam pessoas felizes sempre e seriam capazes de resolver os seus próprios problemas. Espero descobrir e resolver o meu problema.

Avatar for Miguel Lucas
Ellen

OLÁ!! TENHO 13 ANOS E TENHO TIDO VARIOS SINTOMAS DE DEPRESSAO,
MINHA VIDA E AGITADA DESDE PEQUENA, MEU PAI E MINHA MAE TRABALHAM O DIA TODO
E ACABAM Ñ FALANDO MUITO COMIGO E ME SINTO DISTANTE DELES…
QUANDO EU ERA PEQUENA TUDO ERA MAIS FACIL E AGORA TUDO Ë COMPLICADO
MINHA CABEÇA TA UMA BAGUNÇA….
AS VESES PENÇO QUE SERIA MELHOR NÃO VIVER MAIS.
QUERIA PODER CONVERSAR COM MEUS PAIS MAS ELES NUNCA IRÃO ME COMPREENDER..
O QUE EU FAÇO??

Avatar for Miguel Lucas
MARIA ALVINA ALVES

PARABENS! SOU COMUNICADORA EM UM RADIO. INFORMO PARA MAIS DE HUM MILHÃO DE OUVINTES. ESSE MATERIAL É DEMAIS IMPORTANTE. GOSTARIA DE PODER CONTAR COM OUTROS ARTIGOS INFORMATIVOS NO SENTIDO DE AJUDAR NOSSO PÚBLICO OUVINTE, NA POSSIBILIDADE, FINEZA INFORMAR-ME. GRATA!

Avatar for Miguel Lucas
Eliel

Ola!Desculpe-me sei que este espaço é para comentários ,mas gostaria de deixar o relato de situações que estou passando,e se puder me ajude. Estou quase enlouquecendo, minha mente ñ descansa nem por um minuto,estou a vários dias tentando ir até a empresa de onde fui demitido a duas semanas atrás para finalizar o processo rescisório e ñ consigo,pego o ônibus vou até uma parte do trajeto e acabo voltando para casa,na hora me da uma agonia,um desespero minha cabeça parece q vai explodir, sinto dores pelo corpo todo,minhas mãos e pernas do joelho para baixo ficam congeladas,tenho vontade de começar andar e nunca mais parar.

Avatar for Miguel Lucas
silva

Cara eu ainda trabalho mas comigo ta assim a coisa tambem entro p trabalhar fico aguniado vontade de vomitar formigamento nas maos etc… As vezes me da vontade de mandar tudo p pqp mas acabo agindo com a razão pois preciso trabalhar. Pode ser que no seu caso vc guarde ma recordações de la algo que tenha acontecido com vc la que acabou marcando e seu corpo esta reagindo de alguma forma. Tente superar isso pede p alguem ir com vc uma pessoa que te agrade acho que pode ajudar. Quado eu tive a tal sindrome do panico o medico me tacou remedio eu ficava mole mole ou seja ficava pior dq eu tava. Então resolvi parar de imaginar que iria morrer etc e acabei vivendo no limite da vida, tudo que eu tinha vontade eu fazia mas claro uma coisa normal nada q prejudique alguem e fiquei anos bem. Mas esse mes que entrou virou tudo na minha cabeça e to desesperado ate por achar que esse negocio voltou

Avatar for Miguel Lucas
silva

Eu não sei oq ta acontecendo comigo ultimamente to chorando a toa, to meio q angustiado, amava andar de moto não vejo mais graça não ligo mais para os problemas, não vejo um futuro em nada, terminei meu namoro e não senti nada, amava video game não ligo mais, no meu trabalho to com vontade de abandonar tudo e sumir, meus amigos não tenho mais contato com ninguem, só fico brigando com minha mae e depois acabo ficando pior, fico imaginando um monte de besteiras sem cabimento. Eu não era assim amava uma praia hoje chego do trabalho e fico trancado em casa, quando acordo vou p academia mas chego la meu treino não rende me olho e falo q besteira oq to fazedo aqui. Acho que a unica coisa q aindaa não tenho e vontade de me matar pq de resto to com tudo e mais um pouco não desejo isso pro meu pior inimigo juro por deus. P ver são 4 da manha e eu aqui sem sono, sem fome, sem sentimento algum maior vazio

Avatar for Miguel Lucas
marcia

Não sei mais me sinto triste,achei que tinha um amor,alguém em especial que me de um colo quando preciso,carinho.
Deus sabe como doí meu coração amo,,,,e ele me trata de forma fria que chego a pensar que não gosta de mim, sofro calada sem falar mais pra ninguém,porem vj que cada dia que passa estou secando, não tenho fome e fico triste…. so pedindo a Deus forças para tira ele do meu coração.
não sei mais me sinto muito fraca,,,

Avatar for Miguel Lucas
jullia

Oi, de uns dias pra cá, tenho me sentido deprimida, com pensamentos do tipo " quero me acidentar".Já pensei onde faria cortes em mim mesma.Tenho muita dor de cabeça.Choro muito, e estou muuuito triste.Quando quero falar, tenho sentido vontade de chorar.Pensamentos negativos vem a minha cabeça toda hora, e não quero falar isso pra minha mãe com medo de não acreditar.Posso estar entrando em depressão? Me ajudee

Avatar for Miguel Lucas
Celina

Amigo, hoje é um dia "daqueles" preseguido de meses… já passei por isso antes, mas dessa vez confesso que estou cansada e sem vontade de racionalizar… e verbalizar…, mas o que li por aqui me foi bastante elucidador, a pesar da publicação ser antiga o assunto é atemporal, obrigado…sou do Rio de Janeiro, subúrbio.

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela

Olá Dr. Miguel.
Meus parabéns pela matéria, você me fez ver a depressão. Tenho 16 anos, e me encaixo perfeitamente na Depressão Atípica e na questão suicida. Essa semana mesmo eu quase me matei. Vou começar o tratamento, mas tenho medo de não conseguir. Se puder me dar algum conselho agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
andreia

eu ainda nao m sinto curada dessa depressao mais hoj eu to melhor do k eu tava,quando começava o dia eu keria k logo a noit xegasse p eu toma o pondera k me dava muito sono pois para mim eu dormindo nao sentia a agitaçao do dia ansiedae nervoso enfim.mais eu ped juda da minha familia passei a frequenta a igreja comecei um novo relacionamento e ta m ajudando nao tomei mais o pondera,mais d vez enquando k m daumas crise parece k eu sinto k a morte k m leva mais eu eu falo p mim mesmo eu sou fort eu nao tenho nada pois meu pensamento era so negativismio ate em morrer eu pensava pa mim era a solucao mais eu to saindo aos poucos graças a deus

Avatar for Miguel Lucas
WAGNER ARANTES LIMA

Sou voluntário em um grupo de dependentes químicos, na cidade de Uberlândia MG, peço permissão para divulgar parte deste material em nosso jornal. Aguardo retorno com urgência.
Grato, VAGUINHO.

Avatar for Miguel Lucas
larissa

ola meu nome é larissa tenho doze anos tenho depresão ja chequi a ponto de pegar a faca e pensar em me matar , meus pais sao separados sou uma menina que pede muita atenção

Avatar for Miguel Lucas
mislene teresinha da silva

BOA TARDE TENHO 25 ANOS ESTOU COM DEPRESSAO PENSO EM SUICIDAR A TODO MOMENTO QUALQUER COISA ME INRRITA,CHORO ATOA TRABALHO,MAIS TENHO DIA QUE NAO TENHO VONTADE DE VOLTAR PRA CASA A VERDADE E NAO QUERO MAIS VIVER ESTOU NEM AI PRA VIDA,NEM PRA MINHA FAMILIA E MUITO MENOS PRA AMIGOS SE ESTOU SOZINHA ESTAR TUDO BOM MAIS SE CHEGA ALGUEM,JA FICO NERVOSA EU LI AS COISAS QUE VC FALOU DE DEPRESSAO E TODAS EU ACHEI COM O QUE ESTOU SENTIDO EU ERA MUITO FELIZ ADORAVA PASSAR O FINAL DE SEMANA COM MEUS AMIGOS,AGORA ATE DESLIGO O CELULAR PRA ELES E NEM NIGUEM ME ACHAR.MUITO OBRIGADO VOU PROCURAR UM MEDICO

Avatar for Miguel Lucas
maria de lourdes

parabéns pelo seu texto foi bastante importante ler as informações que você passa pra os leitores muito bom prova que é bom profissional.

Avatar for Miguel Lucas
raylton

Boa noite. Sofro dessa maldita depressão desde que comecei a frequentar a escola, onde sempre fui alvo de bullying, por ter trejeitos de gay e o que mais me doía era que eu não era gay. Era sempre excluído das brincadeiras e isso me acompanhou até a fase final da adolescência. tinha outro fatos que não era nada positivo que era a timidez. Comecei a mudar quando tinha ataques neurológicos e me mutilava contando meus braços, numa atitude que fazia com que eu perdesse a timidez, pois com isso eu fazia questão de me expor e mostra pras pessoas que se eu fazia aquilo comigo, imagine o que não faria com os outros. Enfim , ficou sequelas que me impedem de ser feliz, pois embora eu seja hoje casado tenho enormes dificuldades de me relacionar com as pessoas, não confio em ninguém e o preceito que tenho da vida é que não existe amos e sim muita traição , onde as pessoas usam as outras pra fazerem de trampolim. Essa situação toda desencadeou um comportamento suicida , que me faz adorar pessoas que cometem atos extremos , como massacres e atentados terroristas.

Avatar for Miguel Lucas
maira

bom dia,bom estou sem ânimo, sem vontade d ver pessoas e principalmente não me da vontade de me arrumar, vejo minhas coisas e nada gosto,tenho um monte de roupas e olho e nada gosto, não consigo me concentrar em nada. moro em outro estado com um namorado, me da vontade muito d ir embora para minha cidade que tbm tem vários problemas com uma uma familiar dependente, mais quando vou arrumar minha mala,não consigo,tudo parece dificil me da um aperto enorme no coração,ja li bastante sobre a depressão ,sei q estou com ínico,nunca consigo terminar algo que começo, quero saber se é melhor estar com a família para me ajudar? sei q parece tudo muito confuso,o pior de tudo q vejo como tudo é lindo e que posso fazer oque quiser mais não tenho forças,fico mais triste q vejo q tenho tudo p dar certo,pessoas com tantas doenças piores e eu sem conseguir agir.estou sufocada, por favor me mande um e-mail.

Avatar for Miguel Lucas
Andrea Souza Carneiro

Acho que eu me encaixo com a Depressão Atípica, sei que não estou bem e o que ainda me faz levantar da cama e ir trabalhar é meu filho Gustavo, que tem apenas 5 aninhos e precisa de mim aqui junto com ele.
Socorro!!!
Preciso de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
barbara

olá tenho 16 anos e sempre tenho Recaídas e crises de depressão! sempre que estou em crise minha mãe procura ajudar de profissionais eu melhoro mas sempre volta, tenho vontade de me matar mas não tenho coragem .. sempre fui uma menina cheia de sonhos de bem com a vida mas a 2 anos a atrais eu mudei! tudo isso por que eu acho que estou doente a minha garganta tem uma glândula já fui ao medico e eles dizem que e normal. meu cabelo cai todo mundo diz que é da minha cabeça mas eu não acredito penso que estou com uma doença grave, por isso fiquei com depressão e também já tem casos na família a minha mãe já teve depressão! preciso de ajuda eu não sei mas o que fazer, estou perdendo a minha vida socorro eu estou desesperada eu tenho medo muito medo cada dia que se passa aumentar mas o meu medo, não aguento mas chorar preciso de ajudar!

Avatar for Miguel Lucas
Débora

Ola, eu namoro mais me sinto muito infeliz no meu relacionamento. eu nao tenho vontade de nada, so fico triste pelos cantos, nao tenho mais vontade de sair pra lugar nenhum., fico com medo, fico pensando em coisas estranhas, as vezes penso que é melhor eu moorrer… Isso pode ser depressão ??

Avatar for Miguel Lucas
silas gomes de aguiar

Gostei muito das explicações sobre depressão. Em 1977 procurei ajuda num hospital psiquiátrico de Maringá/Pr, no qual fiquei internado por um período de 30 dias.Eu ficava triste ao por do sol, e não tinha apetite para me alimentar. O coração disparava e, muitas das vezes, e ao dormir, tinha uma sensação de que a cama estava levitando. Erra horrível conviver com tudo aquilo. Hoje, graças a Deus, estou bem.

Avatar for Miguel Lucas
Brenda Fernandes

Olá meu nome é Brenda, tenho 15 anos, e eu me sinto muito triste ultimamente, por ser gordinha ( peso cerca de 75kg) eu não quero mais sair na rua, nem com meu amigos, nem com minha família, quero ficar em casa, eu me acho muito feia, e me acho uma inútil, eu passei por uma cirurgia, e isso me afeta muito. Eu me sinto muito mal, e toda vez eu pensando que minha vida não tem sentido, e que eu não deveria ficar viva, pois meus pais se preocupam muito comigo, em minha educação, em minha saúde, mais eu não quero isso, eu quero ficar sozinha por longos períodos de tempo, quero pensar, porém quando eu "penso" só penso em coisas negativas, eu quero morrer, num quero mais causar nenhuma preocupação. Outra coisa também, é que eu estou sempre rodeada de pessoas bonitas e alegres, só que eu não consigo ser "alegre" sem se esforçar, eu tenho amigos, e muitas pessoas gostam de min, mais o que adianta gostarem de min se nem eu mesma gosto de mim, eu não quero me sentir assim, eu tenho vergonha de falar com as pessoas sobre esse assunto, mais eu quero ajuda. Por favor!

Avatar for Miguel Lucas
Morena Clara

Olá Miguel
Primeiramente quero elogiar te pelo assunto de suma importância para a sociedade…

Tenho um amigo que está com alguns desses sintomas, estou muito preocupada com ele, ele tem falado muito em morrer… Ele passou por uns problemas familiares e depois disso não é mais o mesmo… Tem chorado constantemente, sofre com a insônia, falta de apetite, está sempre apreensivo… Preciso de uma orientação para saber como proceder nestes casos.. Qual profissional de saúde devo recorrer primeiramente…

Parabéns mais uma vez pela belíssima explicação.

Att;
Morena

Avatar for Miguel Lucas
Morena Clara

Olá Miguel
Primeiramente quero elogiar te pelo assunto de suma importância para a sociedade…

Tenho um amigo que está com alguns desses sintomas, estou muito preocupada com ele, ele tem falado muito em morrer… Ele passou por uns problemas familiares e depois disso não é mais o mesmo… Tem chorado constantemente, sofre com a insônia, falta de apetite, está sempre apreensivo… Preciso de uma orientação para saber como proceder nestes casos.. Qual profissional de saúde devo recorrer primeiramente…

Parabéns mais uma vez pela belíssima explicação.

Att;
Morena

Avatar for Miguel Lucas
Claudete Menezes

Muito bom o seu trabalho. Também sou psicóloga e achei este artigo muito didático.
Parabéns!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
junior

nao to vendo saida…

Avatar for Miguel Lucas
maikelly

jesus é a saida…………………………

Avatar for Miguel Lucas
ana beatriz sousa dos santos

ola meu nome e ana beatris tenho14 anos e sou obesa (peso 70klos) e me acho feia por causa de da minha ordise eu sou muito estresada nervosa eu tou em tratamento dis de pikenas vou ate no pisikiatra eu tinha dificuldade na escola e eu fikava com muita vergonha e eu vivia no meio de meninas mais bonitas q eu ate hoje eu tomo remedio ate hoje e iso eu nao consigo aseita direito eu sou muito diferentes da meninas da minha idade tem mlk" q mi zua por causa de eu ser assim eu nao acho solucao ate hoje pro me poblema eu sou bipolar e eu nao aguento mais eu nao, paro de comer um minuto e nao tenho vontade de sai de casa com meus amigas mais eu so fla muito pouco com minhas amigas na eskolas sou chata inguenorando meu sono ser modeço mais eu sei q nunca vou ser porq eu gorda eu quero para de toma remedio e ter uma vida normal como todas as meninas da minha idade tem bom vou ficando por aki gostei muito boa noite bjs

Avatar for Miguel Lucas
celino

Tenho uma namorada que se chama Mirian. começamos um relacionamento a 3 meses por correspondência, aproximadamente. Li sobre a matéria sobre depressão e verifiquei que ela se encaixa perfeitamente com as características que foram expostas sobre Depressão. Gostaria muito poder ajudá-la, mas não sei como fazê-lo. Eu sabia muito pouco sobre o problema, mas vejo que foram muito bem elucidados. Peço ajuda de como posso fazer para contribuir para a recuperação da saúde dela. Me dê umas dicas doutor!

Agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Eutíquio Neto

Acabei de ser diagnosticado com depressão distímica e ao ler esse artigo me deparo com todos os sintomas dito pelo médico, agradeço em nome de várias pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ter ido a um profissional, já comecei o tratamento.

Avatar for Miguel Lucas
Monica

Muito bom esse artigo. Parabéns pelo o excelente trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Erik

Olá, Miguel!
Já pensou na possibilidade de Schopenhauer estar certo?De que somos escravos da Vontade?Esta Vontade que é cega, insaciável, sádica, avassaladora, que faz com que nos comportemos de forma irracional.Vontade que nos empurra pra vida, que nos manipula como meros títeres, sem nenhum objetivo.Segundo ele, vivemos da seguinte maneira: temos uma necessidade, uma vontade, um desejo, que, enquanto não é satisfeito, gera sofrimento e angústia.Necessidade satisfeita, segue-se um gozo passageiro que logo cede lugar ao tédio e ao vazio.Depois o ciclo vicioso recomeça até o fim de nossas vidas.Aí te pergunto? Isso é Vida? Deus – se é que Ele existe – nos colocou aqui para viver uma existência miserável como essa?Sempre transitando entre Necessidade – Sofrimento – Tédio?

Avatar for Miguel Lucas
Anonimo

sofro com o mesmo mal de todos vocês, fiz um email para quem quiser conversar e trocar experiências.. depressão.esperanca@hotmail.com
Acredito que conversar possa nos mostrar que não estamos sozinhos em nossa dor, pessoas do mundo todo sofrem caladas, fingem um sorriso que não sentem com medo do que possam pensar delas, assim como eu.
Estou a disposição para conversar. Abraço

Avatar for Miguel Lucas
nadilene

pensamento forte a toda hora em suicídio

Avatar for Miguel Lucas
Anonima

Nadilene há esperança para você querida… converse comigo… depressão.esperanca@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Adrielly

Ola Miguel,
Estava cm duvidas se eu stava cm depressao e resolvi pesquisar entao li tudo o q vc diz sobre a
mesma e vi q presciso Urgente de ajuda ……….
HELP HELP

Avatar for Miguel Lucas
agostinho

me sinto a pior pessoa da terra. daria tudo que tenho pra sentir alegria novamente.

Avatar for Miguel Lucas
raimundo

olá, me chamo Raimundo nesse últimos três meses estou sentindo a necessidade maior de ficar só ,me isolar de tudo,estou em separação, to vivendo so, to com dificuldade de dormir,perdi 5kg, estou tentando me relacionar com outra pessoa mais so me sinto bem perto, longe não quero ela,meu humor so vive oscilando, perdi o prazer pelos meus afazeres oque gostava de fazer não faco mais

Avatar for Miguel Lucas
marcelo

Amigo…. estou passando pelo mesmo que vc… só que tenho uns agravantes.
Mas mesmo assim tenha força e fé… vc não esta sozinho … deus esta contigo. Força amigo.. muita força!!!!!! eu estou me recuperando… aos poucos… vc tb vai sair dessa. De tempo ao tempo e fique firme.

Avatar for Miguel Lucas
Cellyinha

Obrigada,essa matéria me ajudou muito,estou me recuperando ja da depressão,MUITO OBRIGADA MESMO

Avatar for Miguel Lucas
Pamella

Obrigado pela ajuda,você me fez descobrir que tenho depressão,e que a todo instante necessito de morrer,infelizmente para mim a melhor escolha ainda é morrer e o pior e que eu sei a consequência disso,e eu quero isso,pq eu sei que posso buscar ajuda e me curar,mais como não quero sentir isso por mais nenhum dia,morrer para mim seria com certeza melhor ainda mais deixando uma carta indicando aos meus pais tudo oq passei com eles,e que eles são sim os culpados por não me permitirem a vida que eu tanto quis !

Se tiver algo a mais em que possa conversar comigo eu agradeço se entrar em contato cmg pelo MSN
pamynha109@hotmail.com
Estarei aguardando uma resposta !

Avatar for Miguel Lucas
elaine

Eu me sinto triste o tempo todo nao tenho vontade de viver ,me sinto inultil . sinto uma angustia tenho uma grande vontade de sumir e choro por qualquer coisa.

Avatar for Miguel Lucas
VITOR EMANUEL

Ñ MULHER EU JURO Q VC VAI CONSEGUIR SIMMM VC SEMPRE CONSEGUE:)

Avatar for Miguel Lucas
marcelo

tudo passa…. forçaaaaaaa… deus e fé….

Avatar for Miguel Lucas
telma

gostei muito deste artigo,foi muito esclarecedor para mim, porque às vezes me sinto triste e não vejo sentido na vida, não anseio nada, nem me interesso por coisa alguma apesar de ter uma rotina bem saudável e praticar atividades físicas.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Me adicionem no face para trocarmos experiências https://www.facebook.com/ana.esperanca.568

Avatar for Miguel Lucas
Rute

Lí todo seu comentário sôbre depressão, estou com problemas na minha família de depressão e vou procurar ajudar a pessoa da maneira que o doutor nos orientou. Muito obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Parabéns pelo texto,

Estou sentindo que estou no começo da depressão e lendo este texto me encorajou para pedir ajuda …

Obrigado mais uma vez!

Avatar for Miguel Lucas
milka

ola bom dia estou sofrendo com problemas emocionais.me aprisionei a uma pessoa, um amor que me faz mal que me faz chorar,que me deixa sem apetite e essa pessoa parece que tem o prazer de me deixar assim ele faz eu me humilhar para ele.Estou quase a loucura sem saber o que fazer.eu fico mal, tremendo começo a ter febre.não sei mais que faço.Estou precisando de Ajuda Urgente.

Avatar for Miguel Lucas
cristiana cunha

Ola , eu sou a cris . Eu passassei por muito na escola sofri de bulling psicologico e fiquei triste e penso semore em coisas mas , pergunto me o pk de eu tar aqui , faço perguntas a mim mesma onde nao consigo encontrar resposta, eu tenho crises de choro sepre que alguem descute comigo ou algo do genero ja me mandar ir ao ginasio para arranjar umndesporto para aprender a defender me. Com tudo queria saber se e depressao o que sinto.
Muito obrigada ate aproxims . Por fabor ajude me

Avatar for Miguel Lucas
sabrina

ola,sou casada e tenho um filho de 2 anos depois que ele nasceu minha vida mudou completamente porque eu vivo pra ele ,tudo eu faco dar banho,comida,colocar pra doormir,brincar etc essas coisas mais tbm cuido da casa todos os dias,meu marido tem uma oficina e sai cedo pra trabalhar e so volta a noite as vezes vou de manha pra la ajudar ele ,de uns tempos pra ca nao to conseguindo fazer as coisas da casa direito quando comeco a limpar ja me canso no comeco e nao consigo fazer mais nada ando sem disposicao pra tudo ,ando muito cansada quando vou dormir acordo toda hora nao consigo dormir direito agora to me sentindo mto sozinha por mais que meu marido fale que me ama eu me sinto triste e sozinha as vezes comeco a chorar sozinha e ja pensei ate em me matar nao aguento mais isso sera que isso e depressao nao sei o que fazer…

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Olá, recentemente me mudei de cidade e de trabalho. Sou divorciado e não tenho uma boa relação com meus filhos nem com minha ex, embora estejam longe. Hj vivo sozinho e ando tendo falta de sono e apetite. Penso as vezes em abandonar tudo por conta deste sentimento ruim que vem só aumentando. Tento desviar a atenção aos problemas, emocionais e profissionais… as vezes consigo as vezes não.
Estou fumando muito e tb bebendo não diariamente mas com mais frequência que antes. Teriam alguma resposta para me ajudar?
Grato

Avatar for Miguel Lucas
patricia firmino

ola pessoal estou aqui para dizer que gostei muito da materia acima e dizer tbm que passo td o meu dia triste sem amigo sem ninguem na vida choro muito quero dormi o dia td faz cinco anos que tomo anti depressivo e nao revolve ja arrumei emprego mais nao consigo trabalha mais que um mes ou dois neste ultimos dias penso muito mesmo em dar um fim na minha vida nao aguento mais ver meus filhos e meu marido chora por mim meu marido e novo se eu morrer logo ele arruma outra esposa e vai ser feliz assim nao precisa de ficar me consolando saindo do servico pra vim acudir toda minha tristeza meus filhos nao pode crescer me vendo chorar sempre brigo muito com eles e as vzs sei que nao sao culpados agora deixo eles irem a onde querem assim nao vem eu chora e nem briga com eles e tbm posso fica sozinha durmo a vontade choro a vontade e quando eu quizer posso morre sem ver ninguem chora acho que seria melhor se eu entrace na frete de um caminhao assim morreria sem ir pra um hospital onde teria chance de sobreviver as uns cinco km de casa tem uma linha de trem posso fica la tbm assim era mais senteza que td daria certo.na proxima chance de fica sozinha eu vou nao quero mais sofre chega td mundo e feliz eu nao bjs

Avatar for Miguel Lucas
lucimara tobias

preciso de ajuda de um especialista antes q seja tarde demais tenho depressão e acho q deve ser suicida pois so penso e desejo morrer se tiver um especialista q possa me ajudar eu agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda Gonçalves de Vasconcelos

Eu estava lendo e percebi que estou com esses mesmo sintomas. Por ex: Dores de cabeça frequente,preguiça, não tenho mais vontade de malhar, choro muito e ando muito estressada e pensando coisas ruim. Por favor mim ajude….(ESTOU PENSANDO EM IR NO PSICOLOGO.)

Avatar for Miguel Lucas
lisa

acho k estou depremida, vivo na china e ja faz 3 quase 4 anos que nao voltei pro meu pais e isso parece estar me afetando muito, antes n tinha notado, mas agora passo maior parte do dia em casa, nao vou as aulas, so vou ao trabalho pq assinei contrato e tenho k pagar a renda. praticamente nao tenho amigos, meu cachorro me faz sentir bastante melhor e sempr k penso em fazer algo de mal, ele parece estar sempre aii pra me fazer ver k ele precisa de mim. nao posso ir ao psicologo pk eles nao falam portugues. eu nao consigo, juro k tento fazer amigos, mas as pessoas parecem n gostar de mim. por favor oque k eu faco.

Avatar for Miguel Lucas
Julia

bom, agora sei que com os sintomas que estou sentindo, posso o considerar grave, já pensei em me matar, por uma pessoa que está disposta a fazer de tudo pra acabar com minha vida, quer acabar com minha família, minhas amizades e meu namoro, ou seja quer tirar de mim as coisas q mais amo nessa vida, por um simples orgulho, não sei mais oq faço, recebo ameaças dele direto, ele é um maníaco, desde a 1ª ameaça, eu ñ durmo mais direito… preciso muito me livrar disso… e acabar cmg ele já está conseguindo =/

Avatar for Miguel Lucas
gislene

olá !!me chama Gislene estou achando que estou com depressão passei muitas coisa difícil na miha gravides chorava muito não sai de casa, com medo de falasse de mim e também a namorada do pai da minha filha me ligava falando mal de mim, tudo isto não suportavam só chorava muito. Agora minha filha nasceu eu brigo muito com ela tenho hora que me dar um vontade de fugir sinto muitas dor de cabeça me disipero não sei mais o que fazer estou precisando muito de ajuda!!!

Avatar for Miguel Lucas
maikelly

ola, a solução está em jesus acredite só ele tem as saídas para fechar os laços da morte..

Avatar for Miguel Lucas
pedro alves

a depressão massacra nossos sentimentos, nova vida. encaro ela agora pela segunda vez. a primeira foi a 15 anos atras. ninguém parece compreender o que sentimos, só sabem nos cobrar, cobrar e cobrar. dá vontade de sumir de tudo, do trabalho, da família e do casamento. todos dizem que não deve me sentir assim, bla, bla bla, bla bla blá. mas só quem está deprimido sabe como é doloroso e vergonhoso viver com isso. não tenho forças mais para fazer nada e parece que isso é inaceitável para uma sociedade de altas exigências funcionais, o tempo todo. não temos mais o direito de parar.

Avatar for Miguel Lucas
ana

Eu me encaixo em todos os sintomas descritos acima , mas sou uma adolescente , não sei como contar a minha familia ou pedir ajuda , afinal eles não percebem , nunca percebem nada em mim .. Enfim , tem como me ajudar ?

Avatar for Miguel Lucas
luciana s v

Boa noite, o texto é de grande importância para muitas pessoas, com toda certeza contribuiu muito. Sou enfermeira, atualmente ando bastante estressada com o trabalho, são muitos problemas e a equipe acabou se tornando bastante dependente da coordenação. Enfim, há alguns meses estive separa do esposo e depois que voltamos, tivemos várias situações conflituosas e depois disso, tive alguns sentimentos que não tinha sentido com tanta intensidade. Senti vontade de morrer, cheguei a escrever uma carta e planejar como seria, porém, ao lembrar de minha mãe e meu pai, fiquei imaginando o quanto sofreriam com minha morte e perdi a coragem. Mas há alguns dias, percebi que estou me afastando da minha família, respondo mal minha mãe, meu pai, meu esposo, não tenho vontade de sair, não gosto de receber visitas, tudo em meus pais está me incomodando, fico triste por isso, depois que os trato com indiferença, sinto um grande arrependimento. Sinto que preciso de ajuda, não estou feliz, agora estou comendo melhor mas em dois meses perdi cinco quilos. Estou me recuperando, nunca fui de muitos amigos e nunca fui de sair muito, mas estou isolada, chorando frequentemente, sem vontade de fazer planos.

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Poxa obrigada. Seu trabalho é excelente e este me ajudou a saber o tipo de depressão que tenho. (Sempre suspeitei que eu tinha alguma coisa errada), li e não entendi muito bem pois tenho um pouco de tudo por exemplo, a da Depressão e suicídio, TRANSTORNO AFECTIVO SAZONAL, DEPRESSÃO DISTÍMICA, e em todas elas me identifiquei principalmente na vontade de tirar minha própria vida. Tenho apenas 12 anos e minha mãe é Tecnica de enfermagem, peço pra ela me levar a um psicologo pois eu tenho um pai que já tentou me matar passando uma faca no pescoço, já tentou matar minha mãe e minha vó, e também de outras formas, então minha mãe se separou e minha vó morreu por causa de cancêr, Minha mãe comprou uma casa, e como ela trabalha de noite eu fico sozinha em casa, me culpo por ter nascido todos os dias por tantas coisa que aconteceram na minha vida e eu ainda só tenho 12. E para mim o assunto mais delicado é sobre meu pai, lembro de tudo o que já passei nas mãos dele e mesmo assim não consigo me controlar e acabo falando o que não devo, sem contar que de umas semanas pra cá começei a brigar com minha mãe pois ela me obriga a fazer o que não quero como por exemplo, ir na igreja Me sinto sozinha, deprimida, não tenho apoio da minha mãe no que preciso( como tornar meus sonhos realidade), já tentei fugir de casa, já tentei cortar meu pulso. Queria ajuda estava aponto de surtar….
Mais uma vez obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Flávia

Olá, tenho uma amiga que passou por um período depressivo mt forte, hj ela leva uma vida normal, mas sempre tem momentos em que fica deprimida, logo depois passa. Quero mt ajudar, mas não sei a que profissional devo recorrer, psicólogo ou psiquiátra. Ela já foi acompanhada por psicólogo por um tempo e ficou bem, mas como não se curou totalmente, acho que deve continuar a tratar, mas não sei a quem de fato buscar. Pode me indicar a especialidade mais adequada?

Avatar for Miguel Lucas
paulla magalhaes

queria que alguém pudesse ver que não estou bem mais ninguém quer saber dane se eu não sirvo pra nada mesmo quero mesmo e desaparecer para todo mundo ficar livre de mim

Avatar for Miguel Lucas
Soraya

Queria respostas para esse aperto no peito que venho sentindo e achei esse blog, muitas vezes penso que se morresse tudo ficaria em paz, não tenho vontade de viver, de lutar, estou cansada de tudo e de todos. Alguns acham que é frescura, outros que é espiritual e eu de saco cheio disso tudo. Queria dormir e acordar num outro plano. Sei lá…

Avatar for Miguel Lucas
Julia

Olá, minha amiga tem alguns sintomas
Ela já tentou suicídio, se sente sozinha mesmo tendo amigos, fala sobre ser inútil, que ela nunca vai ser uma pessoa boa o suficiente na vida, fica no seu quarto por muito tempo, a maioria das vezes ela chora. Certa vez estavamos em um ensaio ela sumiu, eu fui procurar ela e estava sozinha chorando
Outra vez ela elastava sozinha na sua casa e sem ter motivo algum foi até a cozinha, pegou uma faca e se cortou.
Ela precisa de ajuda, eu sei mas não sei como a ajudar ela tem só 12 anos (tenho 15), e ela se recusa a falar com a com a mãe para ir a um psicólogo. O que eu faço?

Avatar for Miguel Lucas
sandra

OLA GOSTARIA QUE ME AJUDASSE,ESTOU NUM BURACO MUITO PROFUNDO E ESCURO ,ESTOU COM FIBRIOMIALGIA POS TRAUMA E TRANSTORNO ANCIEDADE GENERELIZADA,,TENHO VONTADE DE MORRER,NÃO CONSIGO ME ENVOLVER NA SOCIEDADE NÃO TENHO AMIGOS SO TENHO VONTADE DE FICAR NA MINHA CAMA QUIETINHA ,ESTOU EM UM TRATAMENTO ,TRABALHO EM DOIS EMPREGOS SOU TEC DE ENFERMAGEN ,TRABALHO A NOITE E DURANTE O DIA ,MAS A MEDICA SO ME AFASTOU DO NOTURNO ESTOU TENDO MUITA DIFICULDADE NO TRABALHO DO DIA NÃO CONSIGO ME CONSENTRAR SINTO UM VAZIO NA MINHA CABEÇA ,NÃO TENHO IDEIA FIXA DO QUE QUERO REALMENTE ESTA MUITO COMPLICADO SINTO PERDIDA COMO SE TIVESSE EM UM TIROTEIO ME AJUDA POR FAVOR O QUE DEVO FAZER OBRIGADO ……………………

Avatar for Miguel Lucas
Jefferson

Olá muito bom seu artigo acho que estou com os sintomas e vou procurar ajuda, mas desde já agradeço ajudou a esclarecer e muito o que é depressão.

Parabéns Show Muito Sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Marcia

Olá Miguel,eu sinto pelos vários sintomas que estou num grau elevado de depressão e já admiti isso pra minha família,pedindo ajuda só que eles dizem procura um médico,ou vai na igreja pois tenho irmãs evangélicas,só o que eles não entendem que eu preciso de alguém comigo e que sozinha eu não conseguirei e acho que pensam que eu estou me fazendo de coitada,porque dizem que sou nervosinha essas coisas,mas eu sinto que não é isso. Um dos motivos eu procurei hoje aqui,tirar dúvidas e adorei tudo que li e me foi útil obrigada,me ajudou e muito.

Avatar for Miguel Lucas
ana

Penso estar sofrendo de depressão não consigo mais viver.Tenho uma doença que não me deixa viver 7 anos e de um tempo pra cá não tenho mais vontade de viver.

Avatar for Miguel Lucas
Stephane Lorrana

Estou em depressão! Sinto-me inútil nessa vida. E essa situação se agravou há 8 meses quando terminei meu namoro, sei que a culpa não é dele, porém são diversas situações me que fazem identificar como foi citado em seu texto.
Preciso de ajudar, mas não posso falar com meus pais, ando desesperada, nervosa, violenta,não durmo, rendimento no meu estágio caiu, era adpta á esportes, amava meu curso de jornalismo, mas com passar do tempo, perdi gosto por tudo. Tenho vontade de ficar somente em casa, sozinha e trancada no meu quarto. Não consigo me relacionar com ninguém, não como direito, emagreci muito, mas muito mesmo. Choro sem motivos, não sei o que fazer , estou desesperada por isso está estragando minha vida. Me ajuda, por favor!

Avatar for Miguel Lucas
Lucivane Silva

Bom dia,gostei de seu trabalho está me ajudando numa pesquisa que estou orientando no clube de ciências onde sou professora,tenho um projeto que aborda a A contribuição da música no tratamento de pessoas depressivas no Caps na cidade de Santarém.

Avatar for Miguel Lucas
maria aparecida santos da silva

ola gostei muinto do seu trabalho min ajudou muinto sofro de depressao acho que e bipolar pelo o que eu lir parabens min ajude por avor ja tentei suicidio 2 vezes espero suas respostas obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Rafa

Muito bom o artigo Dr. Miguel, parabéns!
A impressão que tenho como depressivo é que algo não funciona bem fisiológica e quimicamente em meu cérebro. Eis o motivo de achar que depressão é doença, apesar da minha opinião ser a de um leigo, pois nunca me aprofundei cientificamente a respeito do assunto, meu campo de estudos é outro.
Desde que me entendo por gente sofro de distimia, sempre fui um moleque diferente, não conseguia achar graça nas coisas, sentia um cansaço absurdo e vez ou outra, surgia um sentimento de uma tristeza profunda, que do nada, simplesmente aparecia.
No final da adolescência, começo da vida adulta, esses eventos de tristeza profunda, entremeados na distimia, passaram a ser mais duradouros. Não duravam mais um ou dois dias, duravam no mínimo uma semana e vinham acompanhados de uma angústia imensa, parecendo que existia algo dentro do corpo que estava prestes a explodir, uma sensação de "ressaca" muito forte, ânsias de vômito, confusão mental, a sensação de estar enlouquecendo, a sensação de ser um lixo, o estupor, ideação suicida e por aí vai….
De lá pra cá, hoje estou com 34 anos de idade, perdi muitas coisas valiosas, uma delas foi a mulher com quem fui casado e toda minha carreira profissional afundou em função das crises.
Procurei ajuda espiritual por alguns anos, mas não surtiu qualquer efeito benéfico.
O que efetivamente me ajudou foi a terapia cognitiva-comportamental e a interação medicamentosa acompanhada por um psiquiatra.
Por estar enfrentando problemas financeiros, tive de abandonar o tratamento. Voltei pra casa dos meus pais e isso realmente está sendo bem difícil. Neste momento mesmo, estou saindo de uma crise terrível que durou duas semanas.

Avatar for Miguel Lucas
Edilaine Damasceno

Olá, preciso saber se estou com depressão, faz algumas semanas que tudo me faz chorar, tudo relacionado com sentimento, nada me faz feliz, nada me agrada, nada me faz sentir importante para algo ou alguém. Comecei a trabalhar há 1 semana, depois de 2 anos só em casa cuidado do meu filho e da casa e marido. Preciso de ajuda, isso está me afetado muito, as vezes quero sumir r ficar só. Não me sinto amada por ninguém, as vezes acho qy nem

Avatar for Miguel Lucas
Marzoé de Castro Martins

Olha no momento eu sinto que estou passando por esse problema mas tenho medo de pedir ajuda por favor me diga o que fazer!!!!! Tenho 14 anos e acho que o problema foi causado pela perda de amigos, pelo preconceito de colegas por eu ser mais gordinha, e isso me levou a achar sofrer por depressão sera?

Avatar for Miguel Lucas
Lucia

Fui vitima de Assédio Moral, mandam-me cumprir tarefas nas quais colocava minha vida em risco, foi assim,até eu ficar muito mal de saúde e depois me demitiram mesmo sendo efetiva no cargo. Procurei a justiça e até hoje nada, passei muitas humilhações de todo jeito, cortaram meu pagamento e muito mais…
Mas passa o tempo que passar espero que exista justiça,pois nada trará minha paz e saúde,mas farei algo que o mundo não esquecerá, principalmente as pessoas que me mataram . Dizem que o tempo cura tudo, mas pra mim é o contrario.

Avatar for Miguel Lucas
Douglas

Olá, Tenho 25 anosacho que estou com depressão bipolar, eu tenho um relacionamento na qual eu não consigo ficar sem estar perto dela, eu faço de tudo pela pessoa amada, o problema é que eu quero que ela me retribua tudo, e na maioria das vezes ela não esta nem ai, quando isso acontece, um desinteresse dela eu fico agressivo sendo que eu nunca fui assim, quando ela me diz algo que eu não aceito chega a me machucar, porque eu faço de tudo pra não machucar ela. Isso esta afetando meu serviço, porque quando conversamos ela sempre me magoa, so que eu gosto muito dela e to planejando tanto coisa do lado dela que se eu chego a pensar em separação eu a.cho que não faz mais sentido a vida> tem alguns casos que eu mesmo me machuco so pela raiva, bato as coisas, preciso de um conselho! Obrigado!!!

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline Alves

Oi Dr. Boa noite!
Acho que estou num caso avançado de depressão…ha sete meses perdi meu emprego, estou cheia de dividas, nesse mesmo tempo minha irmã virou as costas pra mim, tem ódio de mim, uma pessoa q conversava todos os dias. Estou cada dia mais sozinha, me afestei dos amigos, familiares…esta cada dia mais insuportavel viver, se deixar durmo o dia todo…….é um tormento acordar. Tenho pensamento suicida, só não fiz nada ainda por não ter certeza de q vou mesmo conseguir dar um fim em tudo. Eu não consigo ver solução p meu problema….Me ajuda

Avatar for Miguel Lucas
vitor

acho q um ente querido meu esta com depressao gostei desse artigo vai ser de grande ajuda

Avatar for Miguel Lucas
SIMONI

PARABÉNS PELO BOM TEXTO, ESTOU COM UM CASO E DEPRESÃO NA FAMÍLIA QUE INSISTE EM NÃO RECEBER AJUDA DEVIDA , PASSAREI SUA BREVE EXPLICAÇÃO PARA A MESMA E QUEM SABE SE PERCEBA NESTE CONTEXTO,
OBRIGADA !!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
roberto junquer

Li todo o exposto e me senti bem mais informado, a ponto de decidir propor ao meu médico algumas mudancas no tratamento. Eu era usuário de alcool, estou em abstinencia a 8 meses e desde que iniciei o tratamento no CAPS(belem -PA), nao sinto vontade de beber, porém quase todos os sintomas declinados no artigo me acometem. Agrdeço pelo trabalho , graças a ele vou procurar resolver os problemas de forma maism abrangente. OBRIGADO e FELIZ 2014.

Avatar for Miguel Lucas
Ivan

Me sinto numa solidão profunda, nem sei o que faço

Avatar for Miguel Lucas
Joao Vitor Ramos

Ola miguel os pensamentos de nao ficar bom ou ficar com depressão de novo é comum ??

Avatar for Miguel Lucas
pedro

kkkk até pareceu que tava falando de mim

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Parabens! Muito boa a sua materia, muita coisa q voce colocou aqui parece que é pra mim…
vou procurar ajuda….definitivamente estou com depressao…
Só estou vivo pelos meus dois filhos…

Avatar for Miguel Lucas
Carla Martins

não sei estou cm depressão… mas sinto sono absurdo, fraqueza as vezes ate acho que estou é com anemia… não tenho força para fazer muita coisa… vou empurrando com a barriga. Também tenho um zumbido nos ouvidos… e agora estou com um tremor involuntário no olho. Eu estou muito irritada e acho que as pessoas não vão entender…a cho que tenho preguiça de sair dessa situação… eu penso em melhorar mas não consigo. Acho que me falta foça de vontade ou de querer sei lá…. O que eu faço? será que se eu for no médico podem pensar que é frescura minha?

Avatar for Miguel Lucas
Elisabete

Olá, resolvi pesquisar sobre a depressão, e me identifiquei com quase todos os sintomas, por enquanto não estou perdendo peso nem ganhando, mais o resto sinto tudo principalmente o medo de tudo e vontade de morrer e ao mesmo tempo medo de morrer, minha cabeça fica tonta o tempo todo tenho dificuldades de lembrar as coisas, e o desanimo é constante sinto dores nas costas no estomago e dores de cabeça, muitas vezes meu coração acelera e meus nervos tremem, não posso saber de notícias boas ou ruins que fico mal, me ajude não sinto esperanças em nada na minha vida, mim sinto num buraco negro, me ajude por favor.

Avatar for Miguel Lucas
MYRTES

Obrigada me ajudo muito estou com com uma forte depre 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Roberta

Boa tarde adorei a matéria mas preciso de um auxilio, conheci um rapaz e começamos a ficar, ficamos por uns 4 meses e de repente do nada ele se isolou de mim. Fiquei muito preocupada pois estávamos muito bem. Ele já havia me comentado que as vezes tinha depressão mas não imaginei que fosse assim do nada. Nas últimas vezes que nos encontramos ele estava muito nervoso devido as brigas constantes que tinha com a mãe do filho dele. Ela ficava chantageando ele e ele acabava se estressando demais. Ele sumiu eu fui ate a casa dele pois fiquei com medo de acontecer algo pior ele olhou para mim e disse quero ficar sozinho sem ninguém eu falei com a mãe dele ela disse ele só sai para trabalhar chega e se tranca no quarto. Ele estava tão bem as vezes me pergunto o que eu fiz mais ate a mãe dele disse que ele está doente. O que devo fazer me afastar totalmente ou insistir em ajudar ele. Fiquei sabendo que nós 2 últimos relacionamentos que ele teve sofreu muito então tem trauma ou talvez medo de se apegar a alguém. Ele já estava sozinho há 2 anos e agora continua sozinho, se ligo para ele, ele não atende se atende a voz treme como se ficasse nervoso em falar comigo. Me ajudem por favor o que devo fazer gosto dele sei que é uma pessoa maravilhosa mas não quero prejudicar e sim ajuda-lo se ele tivesse arrumado outra pessoa de boa ficaria na minha mas sei que não o que faço.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Alice

OI gostei muito parabéns esclareci minhas dúvidas pq eu achava q naum tinha nada e q tudo eu tava sentindo era normal ,mas agora me dei conta q estou com depressão ,vou procurar ajuda imediatamente obrigada

Avatar for Miguel Lucas
dete

Com a leitura tive maiscerteza de ser depressao.

Tenho uma filha que faz terapia desde os 7 anos de idade. Parou por 5 anos entre 15 a 20 anos. Sempre se isola e temos um relacionamento dificil. A atual psicologa disse que ela tem uma grande tristeza. e grande ansiedade mental com baixa autoestima. Minha familia tem problemas de depressao e bipolaridade. Eu ja tive sindrome do panico. Meu pai se suicidou. Tenho irmaos e sobrinhos com depressao e bipolaridade. .
Mesmo com todos esses dados nao me encaminharam a psiquiatra. Eu tenho muita intuicao de que minha filha tem mesmo depressao pq engordou mais de 29 kilos em 11 meses, nao tem amigos, dorme muito tarde por insonia, acorda cansada e irirritada, tem baixa produtividade na faculdade e vive
irritada. Nao usa drogas. Vc poderia me indicar um bom psiquiatra no RJ… o que vc acha de eletroterapia.. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
maria aparecida

Não sei porque colocam esta opção de comentários posto que há mais de um ano fiz uma pergunta e não respondem!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria,

A opção de comentários, é isso mesmo, para a pessoa comentar, para interagir, colocar a opinião, poder interagir com outros leitores, e eventualmente com o autor. Não confunda comentários, com um serviço. Na Escola Psicologia recebemos centenas de comentários mensalmente, pelo que se torna humanamente impossível responder a todos. Tentamos ajudar o máximo possível através dos artigos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
maria aparecida

acredito piamente que os que comenta (e o fazem como pergunta) é pedir um auxílio! Pois veja, o auxílio que pedi em março do ano passado não foi respondido, entretanto, esta crítica o foi de pronto!
Mas grata.

Avatar for Miguel Lucas
Milena

Olá tenho 15 anos, eai pessoal oque adianta hein são 1:57 dia 28 estou esperando para me internar em um hospital porque não agora ? eu queria ter forças para me internar em baixo da terra

Avatar for Miguel Lucas
Lucinei

Bom dia li seu artigo achei bem bacana … Minha filha esta com depressão tem somete 15 anos esta bem elevado o caso dela … Preciso de ajuda não sei como agir como fazer pra ajudar … Levei ela em um psiquiatra esta semana e ja esta medicada … Se puder me aconselhar agradeço de coração. Luh

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

bom dr eu to passando por mais uma vez uma situação de desempregode problemas na vidaconjugal e pormaisque eu tente me esforce ospensamentos negativos me dominam lendo seu blog da a entender que estou com uma séria depressão já cai no mundo do álcool e das drogas e isso ta me levando mais Pri buraco na minha situação o tempo é meu inimigo o barulho do relógio martela na minha cabeça vi lendo seu blog que preciso de ajuda mais sou um cara sem grana oque devo fazer me ajuda por favor eu too sozinho as pessoas não me entendem e eu escondo isso delas.

Avatar for Miguel Lucas
Mineira

Parabens pelo site, muito interessante, e justamente lendo esse site me descobri com uma depressão que, sempre soube que existia, mas nunca "assumi’ esse problema…não me sinto feliz no meu casamento, nas minhas finanças…Não sei como agir…Não sei como me reerguer…Tenho muita vontade de "dar a volta por cima", mas não tenho forças pra isso….

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Ferreira Diniz Neto

Queria que ne ajudasse , eu moro hj na capital do Piauí , e minha mae mora em tuntum no Maranhão eu siu muito apegado a ela, vim embora esse ano e tou com muitas saudades , tenho medo de ficar depressivo … queria saber o que vc acha

Avatar for Miguel Lucas
Danielly

Olá Miguel, em primeiro lugar parabéns pelo artigo, ele é de muita ajuda para várias pessoas que sofrem dessa doença, assim como eu. Depois de uma tentativa de suicídio minha mãe finalmente me levou à uma psicóloga para ver o que estava acontecendo comigo. Lá ela me explicou que eu estava com depressão. Como ela me disse isso de cara, logo na primeira vez que eu tinha ido lá, eu custei acreditar nela, mesmo ela sendo especialista. Mas agora vendo todos esses sintomas, percebi que muitos deles (muito mesmo), se enquadram com a dor e o desespero que eu estou vivendo atualmente. Fui à psicóloga só uma vez depois da tentativa de suicídio, porque ela teve que viajar e volta só no próximo mês. Choro todos os dias sem ter com quem conversar, minha família acha que eu não tenho depressão (mesmo depois da psicóloga ter contato para eles) e não tenho amigos. Por conta da depressão, não consigo mais estudar e nem me concentrar, por isso vou ter que abrir mão do meu sonho por um tempo e vou trancar meu curso de Engenharia, pois não tenho a mínima vontade de ir à faculdade e muito menos ver ninguém de la. Estou escrevendo porque não tenho mais ninguém para falar disso e tenho muito medo de passar anos da minha vida sem conseguir fazer nada. Eu quero continuar estudando, eu quero parar de chorar todos os dias, eu quero voltar a ter amigos, mas sozinha eu não consigo. Caso você responda meu comentário, eu gostaria que isso fosse feito no meu email, se você não se importar é claro. De verdade, muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Uma garota qualquer

Gostaria muito de saber a opinião de alguém. Meu problema para muitos pode parecer uma besteira, mais só quem vive é quem sabe. Minha mãe decidiu me mudar de escola no meu último ano (3º ano) e na minha antiga escola eu conheci duas garotas que hoje são minhas melhores amigas e elas foram as únicas que tiveram a aprovação da minha mãe pelo fato de nunca fazerem nada que pudesse me prejudicar, pelo contrário, me fizeram fazer coisas que eu nunca imagine que faria, coisas boas. Minha mãe disse para eu não me preocupar por que sempre manteríamos contato, mas todos sabem que não é a mesma coisa e esse não é o único motivo de eu estar chateada, aliás eu ja tinha feito planos para o meu último ano escolar, que agora foi por água abaixo. Daí eu comecei a me sentir tão mau, que decidi fazer uma pesquisa, e acabei encontrando esse site que me esclareceu tudo e quando eu vi os sintomas da depressão eu me desesperei porque tenho sentido quase todos, e acho que estou com depressão atípica. Mais o problema maior é que minha mãe é psicóloga, mais ela sempre acha que os motivos da minha tristeza são todos besteira, então ela não entenderia se eu fosse conversar com ela. Eu confio muito nas pessoas para muitas coisas, mas nunca confio em ninguém para contar os meus verdadeiros sentimentos, por que eu tenho medo e é algo que eu não consigo explicar, e por não falar com ninguém acabo ficando cheia e as vezes a tristeza é tanta que acaba se tornando algo físico, já fui varias vezes na emergência passando mal ou com pressão alta e uma vez o próprio médico disse que eu precisava conversar com alguém de vez em quando por que isso era tudo psicológico. Tenho 16 anos e estou com medo e não sei mais o que fazer, preciso de ajuda, rápido, antes que faça alguma besteira. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
lely

meu deus td que eu li é o q estou passando….. td mesmo primeira vez q entro num site sobre depressão me apavorei e pior de td q me enquadro em td e ja tentei me matar…. ta tão dificil que viver parece não ter mais sentido, minha vida parece que acabou só choro e não consigo mais ser feliz como era antes…. não sei mais o q fazer a unica coisa q gostaria era voltar a ser feliz como antigamente só isso…..

Avatar for Miguel Lucas
ETZA

Miguel, parabéns, obrigada pelo artigo oferecido.
Minha mãe sofre de depressão, mas se recusa ir ao médico. O que posso fazer? ela tem 80 anos.
Me trata muito mau, sou a única filha que a acolheu, pois, minha irmã e meu irmão dizem que não tem condições de cuidar dela. Eu não me oponho em cuidar dela, afinal, ela é minha mãe, mas não está sendo fácil, ela não gosta de nada da vida, se recusa estar com pessoas tanto filhos ou parentes.
Percebo que ela trata melhor uma pessoa desconhecida como por exemplo a diarista, a caixa do banco do que a própria família. O que devo fazer?
Um abraço.

Etza.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Oi tenho 45 anos , sou depressiva faz tempo , tomo medicamentos desde 2004 , tenho insonia , muito complexo de inferioridade , muita oscilaçãode humor , sentimentos que se morrer seria melhor, sempre preciso da aprovação das pessoas para me sentir melhor , sempre consegui , trabalhar normal . trabalho a 28 anos no mesmo serviço , sou gerente de vendas , mais do ano passado para ca , nao me sentia bem , e agora fiz varios exames e estou com prob na tireoide , gordura no figado , falta de vitamina D, e nao consigo mais trabalhar estou tomando varios medicamentos , tratamneto com psicologos , eu nao consigo mais me ver no meu trabalho , nao consigo nem me comunicar com as pessoas , estou muitoesquecida e agressiva , fico na cama o dia todo . vou passar pela pericia inss , na segunda . o que vc pode me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
eliane

minha amiga entrou em depressao e começou a sentir os sintoma de suiçidio….ela so fika falando que tem medo de morrer e so fika pensando na morte……..elas começou primeiro com uns poblemas n respiraçao e depois entrou em depressao profunda…….

Avatar for Miguel Lucas
Kyzze

Bom dia. Tenho me sentido muito pra baixo, sem ânimo para nada, sem vontade de fazer coisas de rotina. Sinto muita dor na cabeça, nas costas também e uma lentidão e um sono gigantesco. Este site me ajudou bastante a descobrir o que eu possivelmente tenho e já marquei médico para estar me consultando.

Avatar for Miguel Lucas
miriam

Por vezes, sem razão aparente fico muito em baixo, sinto-me profundamente exausta, doente e sem vontade de sair de casa.
Oque posso fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Cleisi

Ola, sempre me senti diferente das outras pessoas, sempre que saio ou até mesmo ir em uma loja comprar alguma coisa não gosto de ir sozinha, sempre tem q ter alguém comigo, não sei se é síndrome de medo ou algo parecido, mas evito o máximo sair sozinha. e a quase dois anos pra cá venho notando que eu mudei muito, não tenho vontade de sair, nem pra ir na casa de uma amiga, pois quase não tenho amigas, as que eu tinha casaram, foram embora, e acabei sozinha. vou para meu trabalho e lá tento ser normal, converso, dou risada, mas quando vou pra minha casa, não quero mais nada alem de ficar sozinha, tenho um filho de 10 anos, e sou muito apegada a minha família, não sou casada, mas sempre estou com meus pais e meu irmão, são tudo pra mim…. Não sei oque fazer, pois li seus post e me identifiquei com quase todos, eu imaginava que estava com depressão,mas tentava não demonstrar pra ninguém, e acho que eles acreditam que sou feliz do jeito que sou, mas me sinto muito sozinha….. Tenho medo disso, que eu não possa voltar a ser como eu era antes…..

Avatar for Miguel Lucas
Rui Pereira

Muito interessante.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Ola gostaria de esclarecer uma duvida : Alguma pesquisa aponta que o maior indice de pessoas com depressão são mulheres ? se tem algo falando sobre isso não vi … estamos mais propicias ?

Avatar for Miguel Lucas
jose luiz soares de oliveira

ola me chamo jose luiz estou lutando cam uma depressao e ansiedade ha 10 anos tenho tantos pensamentos negativos penso na morte mais du que tudo ja fiz toudos tipos ensames e nao deram e nao deram nada se uma pessoa falar que esta com dor no figado comingo pareçe que o meu tanbem esta inchamdo vou no medico ele pede o ensame e nao da nada os antidepessivo pareçe que da efeito desejave perqumto sera melhor eu fazer meditaçao obrigado me respamde por favor

Avatar for Miguel Lucas
mauricio

olá , minha vida sempre foi ruim eu quase ñ tive infancia nem adolecencia só sofrimento , desprezo brigas, perdas e principalmente falta de uma companheira (amor) tudo q eu faço ou desejo dar errado ,eu ñ tenho sorte em nada estou com 31 anos e sempre foi assim minha vida só anda para traz ,por esses motivos eu estou em depressão , peço um conselho do q eu devo fazer para mudar isso , ñ aguento mais essa vida de solidão e perdas

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Olá… Lendo essas informações percebi que a forma de nos colocarmos diante da vida é que precisa ser revista ,pois com isso podemos ter um olhar diferente. Sofri um trauma há alguns anos que, desencadeou uma desmotivação ,levando-me a fazer uso de medicamentos antidepressivos associado a psicoterapia . Percebo que houve pouca melhora e também não sei quanto tempo pode durar,mas tenho diariamente um pensamento comigo que é : Mexa-se, se não você vai ficar triste e é o que tenho feito nos dois últimos anos de minha vida. Obrigado por disponibilizar todo esse conteúdo para compartilharmos. Um lindo dia!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
ruth malta

oi,
me chamo ruth tenho 44 anos e tomo ante depressivos, tento ver algo de bom no dia e nada tudo é só um vazio tenho desgosto dos meus filhos muito mesmos.o pior é que estou nesse tratamento a 3 anos e não vejo melhoras só me acho UMA COVARDE POR NÃO TER CORAGEM DE ENFIAR UMA FACA EM MIM MESMA. preciso trabalhar mais até passo nas entrevista só que aquento a pressão até 3 meses e até menos. o vazio é muito grande , pago aluguel e tenho que tá sempre tentando arrumar emprego e só queria fica n minha cama quietinha! não gosto dever meus filhos não gosto do dia apelo para chegar a noite e me entupir de remédio para dormir, sinto que não tenho mais condições de luta no mercado de trabalho sempre me sinto inferir.
queria mesmo era fica com plantas e bichos , sabe já pensei em pegar um ônibus e ir para uma cidade interior onde eu não aconhesce ninguém lá rasgaria meu documentos e morreria por lá mesmo. tenho um filho que mora comigo de 15 anos é um inferno! ele me culpa da situação financeira em que me encontro sem emprego sem as vezes até o básico,mais não me sinto capaz a cada dia me sinto cansada quero me ver livre desse menino que me inferniza a vida por porcaria de dinheiro . Por favor me ajudem TEM QUE TER UMA FORMA DE MORRE SEM DOR RAPIDO.
Desculpe o desabafo,

Avatar for Miguel Lucas
MARCELO

BOM DIA , NÃO SEI SÉ UM DESABAFO OU UMA PERGUNTA A CERCA DE MAIS OU MENOS 1 ANO PERDI MINHA ESPOSA , COM A QUAL CONVIVI DURANTE 20ANOS , MEU MUNDO DESABOU , NUNCA MAIS FUI O MESMO , SEJA NO TRABALHO OU EM CASA , VIVO SÓ POIS NÃO TIVEMOS FILHOS , SOU FÚNC. PÚBLICO , E O PRAZER QUE EU TINHA EM TRABALHAR FOI POR AGÚA ABAIXO , PARECE QUE NADA MAIS FAZ SENTIDO . ME ISOLEI DE TODOS ATÉ DA FAMÍLIA , ESTOU TENTANDO TER UM NOVO RELACIONAMENTO ,MÁS É DIFÍCIL EMBORA A OUTRA PARTE SEJA UMA PESSOA MARAVILHOSA QUANDO ESTOU SÓ DÓI MUITO POIS AINDA MORO NA MESMA CASA , JÁ NÃO ME ALIMENTO DIREITO NEM DURMO , FICO IRRITADO A TOA , ESQUEÇO MUITO , DEIXO DE FAZER O QUE ANTES ME DAVA PRAZER , FICO PENSANDO SE NÃO ESTOU ESTRAGANDO A VIDA DESSA OUTRA PESSOA , POIS A TRISTEZA ÁS VEZES É BEM CLARA DENTRO DO MEU CORAÇÃO , ERA UMA PESSOA QUE BUSCAVA MUITO A DEUS CONGREGAVA ,MÁS SINTO FALTA DA MINHA METADE OS PENSAMENTOS RUINS TENTAM APARECER , MÁS DEUS ME DA FORÇAS E ME MANTÉM DE PÉ , A LUTA É INGLÓRIA SEI QUE PRECISO DE AJUDA , MINHA VIDA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA MÁS TENHO QUE ENCARAR A REALIDADE , NÃO QUERO PASSAR OS MEUS DIAS CHORANDO OU VENDO OS ERROS COMETIDOS POIS SEI QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO , HOJE PENSO EM NÃO COMETER OS ERROS DO PASSADO O QUAL DEDIQUEI MUITO TEMPO NA RUA TRABALHANDO OU NÃO E NÃO DEI A DEVIDA ATENÇÃO A MINHA ESPOSA PROCUREI ME INFORMAR UM POUCO SOBRE OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO , NÃO QUERO FICAR DEPENDENTE DEREMÉDIOS , SEI QUE PRECIOS RETOMAR MINHA VIDA O QUE PASSOU NUNCA MAIS VOLTARÁ , ALGUMAS COISAS BATEM COM A MINHA NOIVA REALIDADE , E SÓ DE RECONHECER ISSO ACHO QUE JÁ É UM BOM CAMINHO , NÃO SOU DE BEBER OU FUMAR NÃO TENHO VICÍOS E NÃO QUERO CAIR NA FARRA MESMO MORANDO SOZINHO POIS AINDA SOU TEMENTE A DEUS E SEI QUE MUITAS PESSOAS AI FORA TEM PROBLEMAS IGUAI OU MAIS FORTES E QUE NÃO POSSO ME ENTREGAR POIS SEM LUTAS NÃO HÁ VITÓRIAS E A BIBLIA SAGRADA NOS ENSINA QUE O CHORO PODE DURAR A NOITE INTEIRA , MÁS A LE GRIA VEM AO AMANHECER , OBRIGADO PELO ESPAÇO CEDIDO NÃO SEI QUANDO ALGUÉM IRÁ, LER OU RESPONDER.

Avatar for Miguel Lucas
jacqueline

ola,meu nome é jacqueline tenho 29 anos,tenho passado por algumas situações em minha vida sou casada a 8 anos de de um tempo pra ca tenho me sentido triste amargurada,sem vontade sorri,so tenho vontade sumir,morrer,ñ me sinto amada pelas pessoas,ñ tenho amigos,meu mundo gira em volta do meu mariido,quando ele sai fico paranóica começo chora imaginanndo que ele prefere os aamigos que a mim,e com isso vem as brigas e concequentememte uma vontade de morrer,ñ sei mas como lidar com isso,choro muito,me acho feia,horrivel,estou desesperada e ñ sei mas o que fazer ja tentei uma consulta com piscólogos mas pelo sus ñ consegui e ñ tenho como pagar uma consulta ja que me encontro desempregada o que devo fazer,meu marido diz que estou louca,as vezes temo está ficando louca,!o que acha estou ficando louca,ou estou sfrendo uma depeção?tenho medo de perde meu marido por causa dessa doença

Avatar for Miguel Lucas
JESSICA

OI ,TENHO 22 ANOS ,SAIR DA CASA DA MINHA MÃE COM 19 ANOS QNDO FIZ 20 ANOS FUI EMBORA DO ESTADO Q MORAVA MA VIM MORA AQUI NO MATO GROSSO A TRABALHO CONHECIR UMA PESSOA AQUI E ME CASEI ERA TUDO TAO NORMAL MAIS DE UM MES PRA CA VENHO SOFRENDO COM TRISTEA PROFUNDA,EU N SENTIA MAS VONTADE DE SAIR DE KSA PRA LUGAR NENHUM ,PASSAVA A NOITE TODA ACORDADA ENGORDEI UM POUCO. IR PRO TRABALHO ERA IMPOSSIVEL PQ N DURMIA E ME SENTIA ENCAPAZ.SAIR DO SERVIÇO.. MAS SO Q N MUDOU NADA ATE PIOROU !! DAI PASSOU UNS DIAS MELHOREI. SO Q AGORA VOLTOU DE NOVO ESSA COISA ; ME SINO MUITO TRISTE,TO COM MUITA INSONIA ,N TO TRABALHANDO SO TO ESTUDANDO MAIS N CONSIGO ME CONCENTRA NAS COISA.EU ME IRRITO POR TUDO AS VEZES ATE A VOZ DO MEU MARIDO ME IRRITA .EU BRIGO EU CHORO ;;ME DA VONTADE QUEBRA TUDO !! MEU MARIDO É MUITO PACIENE!! MAS TEM HORAS Q ATE A PACIENCIA DLE ME IRRITA! EU SINTO UM ODIO !! MUITA DOR DE CABEÇA; VOLTEI A GANHAR PESO !! EU N SEI O Q FAZER !!

Avatar for Miguel Lucas
carlos almeida de oliveira

Boa noite Miguel ,como esse esclarecimento sobre depressão´me ajudou a refletir melhor e cheguei a conclusão que sofro de depressão desde minha infancia,tenho 40 anos sou casado tenho 4 filhos e minha vida toda tem sido torturado por esses sintomas angustiantes,eu lhe pesso ajuda para sair desse tormento,já pensei em tirar a minha própia vida mais sei que esse não será o caminho para solução dos meus ploblemas. desde já muito obrigado e se poder me responda .

Avatar for Miguel Lucas
Pablo

Meu pai teve depressão e cometeu suicídio, quando estranhamos o comportamento foi tarde demais… algo sobre o que a família deve fazer para conviver com o fato? Hoje faz um mês que ocorreu. Teu artigo nos ajudou durante a doença, mas não pudemos evitar o pior… Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
ERIVANIA

a pior coisa é quando voce nao tem o apoio da familia,eu por um exemplo sou uma pessoa depressiva,ja pensei varias vezes em suicidio e horrivel voce olha para um lado para o outro lado e ninguem te ajuda quando eu penso em suicidio vou para perto dos filhos para nao pensar mais a unica pessoa que eu peço ajuda nao me entende pelo contrario me deixa mais ainda para baixo nao gosto de comentar nada a ninguem porque tem muitas pessoas que acham isso uma frescura que eu to com manha,eu nao consigo ir mais para o colegio quase nao me alimento quero dormir o dia inteiro nao tenho paciencia com quase nada e quero sempre ficar sozinha chorando e um sentimento horrivel eu nao deseja isso a ninguem, mais tem hora que tao forte descontrolador umas sensaçao que eu achei que nunca mais iria sentir mais ts dificil tem hora que e insustentavel nada tem sentido para vida.

Avatar for Miguel Lucas
girleide

olá gostei muito da sua matéria obrigada pelos esclarecimentos , meu namorado tem depressão e eu quero ajudá-lo mas não sei o que fazer pois ele não quer ajuda médica. por favor me ajude. um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nikki

Olá, eu sofro de depressão e sou suicida, eu não sinto vontade de fazer nada, tenho 16 anos e tudo o que sinto sinto a mais de 2 anos, me culpo sempre, meu pai diz que é frescura, minha mãe se preocupa, parei de estudar durante 2 anos por isso, e porque sofria bullying, voltei esse ano, a coordenação da escola sabe do meu problema, algumas pessoas, fico quieta demais nas aulas, vontade de chorar, me isolo no intervalo, fico de blusa e capus, durmo demais, perco peso demais, ultimamente ando tendo medo excessivo das coisas, medo de sair, tentei suicidio duas vezes, e agora to pior pq meu pai vai deixar nossa familia, deixar minha mae cmg e meu irmao, porque ele nao gosta da gente e disse isso, to mal, as pessoas me incentivam, algumas, mas nao quero, porque fazem iso pq veem que to mal, nem conhecia elas, sei la, dizem que isso passa, mas nunca passa, me automutilo, as pessoas descobriram, parei de ir ao psicologo… sei la desanimei, as vezes quero sumir, ou ficar sozinha… preciso voltar a terapia… mas minha mae nao vai atras… e nao acredito como ela age normal, mal fica em casa cmg…

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

Oii …acho q tenho depressão , ainda sou adolescente e tenho todos esses sintomas , comecei a ter isso a pouco tempo , pois me sinto inútil ,minha mãe só me humilha pois não tenho vontade de sair mais , vivo chorando e vivo dormindo pra acabar com a tristeza mais a única hora que me alegra é quando estou com meus amigos … Eles me ajudam e minha mãe não era assim,ela começou a ser assim quando a filha da minha irmã nasceu e eu comecei a crescer … não me dou bem com minha mãe e já pensei em me cortar .. pensei o que aconteceria se eu fosse morrer e acho que ninguém ia ligar …

Avatar for Miguel Lucas
rose cherobin

Eu tenho certeza que estou com depressão sinto vontade de morrer e de sumir me ajude por favor,fico chorando o dia todo sinto dores em todo o corpo e fico muito irritada.

Avatar for Miguel Lucas
Isabela cristinne

Eu estou,no caso da depreção maior,preciso muito de ajuda,eu tento aliviar as minhas dores,parece que me cortar e me bater me aliviam,isso já faz mais de 1 mês,choro muito,não quero ver ninguém,me irrito fácil,eu só quero ficar sozinha,dormir,e as vezes da vontade de me matar,choro o dia todo,preciso muito de ajuda,já tentei me matar várias vezes,…socorro eu sinto muitas dores,tenho muitos pensamentos suicidas,e acho que ninguém se importaria comigo se eu morresse,me ajuda :/

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANA

NAO SEI Q GRAU É O MEU MAS PRECISO DE AJUDA ,FUI TRAIDA E SOFRO COM PENSAMENTOS Q PARECE Q MINHA CABEÇA PENSA SEM EU QUERER ,CHORO DESESPERADAMENTE ,NAO DURMO E QUANDO DURMO TENHO PESADELOS ,QUERO MORRER DIRETO,E AGORA NAO SEI PRQ TENHO GOSTADO DE VIDEOS DE TRAGEDIAS COM CARROS,MORTES HORRIVEIS ,NAO SEI EXPLICAR ,EU CANTAVA E AGORA NAO TENHO VONTADE DE CANTAR MAIS,ME AJUDE,PARECE Q TODO MUNDO Q ME OLHA ME ACHA UMA OTARIA,JA ESCREVI VARIAS CARTAS DE DESPEDIDA PRA MINHA FAMILIA CASO EU MORRA DERREPENTE

Avatar for Miguel Lucas
Sílvia

TUDO COMEÇOU GUANDO MEU FILHO DE 16 ANOS FALECEU NA MINHA FRENTE ,ELE ERA AUTISTA ERA MINHA VIDA ,TEVE MORTE SÚBITA FIQUEI EM ESTADO DE CHOQUE DURANTE 12 DIAS SEM COMER ,NÃO QUERO ACREDITAR QUE ELE SE FOI AS VEZES PARA EU CONSEGUIR DORMIR IMAGINO QUE ELE ESTÁ EM SEU QUANTO DORMINDO TBM, E QUE PELA MANHÃ VOU ABRAÇA LO .. POIS PENSO NELE 24 HRS, NA HORA DE DORMIR É PIOR POIS LEMBRO EXATAMENTE DE TUDO, COMO SE EU ESTIVESSE VIVENDO AQUELE DIA , O ROSTO DELE NO CAIXÃO…………JÁ SE PASSARAM 2 ANOS E 8 MESES . NÃO TENHO VONTADE DE NADA , MINHA FAMÍLIA NO INICIO DEU APOIO MAS AGORA ME SINTO SÓ, GUANDO TENTO FALAR O QUE SINTO DESVIAM O ASSUNTO , ENTÃO ME FECHEI . AS VEZES PASSO NOITES SEM DORMIR, GUANDO VEJO O DIA JÁ ESTÁ AMANHECENDO .. NÃO CONSIGO CONVERSAR COM MEU MARIDO, TENHO PENSAMENTOS RUINS , LUTO O TEMPO TODO COM ESSES PENSAMENTOS…PEÇO DESCULPAS PELO DESABAFO SEI QUE AQUI POSSO FALAR, POIS NÃO CONFIO MAS NAS PESSOAS PELO FATO DE EU QUERER FALAR DO MEU FILHO E MUDAREM DE ASSUNTO ISSO ME MACHUCA MUITO, ELE EXISTIU E VAI CONTINUAR AQUI NO MEU CORAÇÃO ETERNAMENTE ……JÁ PENSEI EM TIRAR A MINHA VIDA PRA ENCONTRAR MEU FILHO…MAS SE EU FIZER ISSO VOU PARA O INFERNO, SEI QUE DEUS NÃO QUER ISSO, DEUS QUER ME SALVAR, AI VOU PODER VER MEU FILHO NO CÉU, SEI QUE ELE ESTÁ LÁ ME ESPERANDO …

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Mt bom o artigo. Meu namorado ta com depressão e eu ñ sabia oqe fazer ,agr sei mais sobre o assunto e vou conseguir ajudar ele . Me ajudou bastante. Obrigada !

Avatar for Miguel Lucas
janaina hariel rodrigues

Descobri que estou em quadro crítico de depressão,(quando se tem todos os sintomas) ,não sei aonde procurar ajuda pois mudei de cidade recentemente meu marido acha q sou louca ,já não tenho apoio dele e pra piorar a situação estamos quase se separando,,, mas OBRIGADO mesmo assim foi bom entrar no seu site e ver que tenho a possibilidade de cura que seu sucesso venha conforme sua generosidade obrigado…

Avatar for Miguel Lucas
ellen azevedo

Tenho todos os sintomas da depressão mais grave.
Preciso muito de ajuda
Por favor

Avatar for Miguel Lucas
Adelson Lima

Caro amigo Miguel muito obrigado pela dica, li todos os sintomas e causa da depressão muito legal voce vai ajudar muita gente PARABÉNS

Avatar for Miguel Lucas
afonsovania50@hotmail.com

MEU MARIDO FALECEU ERA O VERDADEIRO MARIDO PERFEITO, EU NÃO PARO DE CHORAR EU NÃO SEI EU PERGUNTO PORQUE , JÁ TINHA PERDIDO MEU PAI, MINHA SOBRINHA FOI PARA OUTRO ESTADO, MEUS FILHOS FORAM TRABALHAR EM OUTROS ESTADOS , SINDROME DO NINHO VAZIO, A CASA FICOU VAZIA EU TRABALHO , QUANDO ESTOU DE FOLGA É NA CAMA CHORANDO NÃO AGUENTO MAIS, ME AJUDE POR FAVOR, TOMO RIVOTRIL!!!

Avatar for Miguel Lucas
Lanna

Ore, peça a Deus que lhe ajude, que restabeleça seu emocional, refrigere sua mente, e lhe transforme, se assim for do querer d’Ele ,leia o Livro dos Livros (A Bíblia) , tenha pensamentos positivos.. E também procure um profissional , um psicólogo, pra que possa conversar com o mesmo para que lhe ajude.

Abraço, espero que fique bem! =]

Avatar for Miguel Lucas
Cleuza Vieira

Olá, Miguel, gostei muito do seu artigo. Sou psicóloga e também penso como você acerca do surgimento da depressão. Por estar desempregada no momento, não será possível adquirir o seu livro mas, tenho certeza de que é uma excelente leitura. PARABÉNS!!

Avatar for Miguel Lucas
tays

ola,gostaria mito de ajudar minha irmã,acho que ela estar sofrendo de depressão,mas é muito complicado,como ajudar alguém que não quer aceita ajuda,tento conversa,mas de nada adianta,queria muito poder ajudar,a mostra a ela que ela precisa de ajudar,e que ela tem o apoio da família,queria muito conversa com ela sem discutimos,pois toda vez que falo com ela,saímos mais estressadas,queria que ela me escutasse e se abrisse comigo,nunca conseguir ter muita intimidade com ela,mas queria que ela me escutasse ou que pelo menos me falasse o que estar acontecendo,é difícil alguém admitir que estar doente/????…..por favor me ajude…não sei mais o que fazer….

Avatar for Miguel Lucas
karina

ola,tenho 16 anos e acho que estou com depressao,eu choro todos os dias,tenhos pensamentos suicidas,me sinto muito sozinha nao consigo fazer mais nada do que gostava de fazer,minhas notas na escola nunca foram tao baixas,ir a escola se tornou um verdadeiro inferno pra mim,me sinto culpada,nao consigo mais ver um futuro…quero mudar isso quero voltar a me sentir bem,mas tenho medo de procurar ajuda,nao sei o que fazer… nao sei se preciso de ajuda profissional…nao sei o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Karina

Olá Karina,

Acho que você precisa de ajuda sim tem de vencer essa barreira, para saber se você tem depressão tem que ser um médico orientando vc. Já tentou conversar seriamente com seus pais sobre isso? Tente falar com eles não tenha vergonha pode ter certeza eles te amam mais que qualquer coisa nesse mundo. Se ainda não der certo te dou outras sugestões como vc ja tem mais idade vc pode também conversar com sua professora da escola e pedir a ela uma ajuda se for dificil para vc falar com seus pais. Uma outra sugestão minha é vc procurar um religioso ai vai depender da sua religião ele vai poder te ajudar tbm. E outra opção importantíssima e vc ir ao médico. Procure um posto de saúde perto da sua casa, va lá e se informe em como é marcar uma consulta nos postos de saúde costumam ter psiquiatras e psicólogos e se não tiver a partir de um clínico geral eles te encaminham. Não desiste não vc é nova tem um caminho sempre para buscar, muitos comentários de pessoas aqui nesse blog buscaram ajudas e estão vencendo. Que Deus te abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
amanda

oi..meu nome é amanda tenho 12 anos e…agora mesmo estava estudando para uma prova que vai ter amanha…e do nada n consegui me concentrar e começei a ficar magoada…estou quase chorando agora…e o pior e que todo dia isso acontece n so quando estou estudando mais a qualquer momento….e n consigo conversar sobre isto com meus pais pois tenho vergonha…uma vez eu tentei so que eu levei na brincadeira ai minha mae nem se importou…

Avatar for Miguel Lucas
Mara

Olá Amanda,

Você deve superar essa barreira que tem de conversar com sua mãe, sei que você é nova, mas tenha coragem. Diga a ela assim mamãe preciso ter uma conversa muito séria com a senhora e preciso da sua ajuda. Se achar dificuldades eu tenho outras duas sugestões converse com a sua professora da escola se abra com ela marque um horário com ela e diga o que esta sentindo tenho certeza que ela vai chamar sua mãe para uma conversa. Se ainda assim vc ficar com vergornha chame uma amiguinha sua de confiança para ir com você. Tenha coragem filha de expor seus sentimentos não se envergonhe deles não. Que Deus abençoe você

Avatar for Miguel Lucas
simone

mim chamo simone, hj sou separada ha mas de 6anos, moro com meus filhos, tive uma grande decepção com meu ex marido , e com isso eu começei a beber ,sair,sem ter vontade de cuidar do lar e nem de nada ..o tempo passou mim redemir ,conheçi pessoas q passaram em minha vida,..mas numca tive a chançe de ser feliz novamenti..hj mim vejo uma mulher de 36anos dentro de casa sem vontades de sair ,de viver a vida , as vezes até vou ,saiu ,brinco com amigos ..mas nada é como era antes,..depois desa face..vem a tortura de eu n querer ver ngm, qro distançia da familia ,amigos, namoro ..mim sinto um vazio dentro de mim ..sem vontades de nada,as vezes olho pro mundo em volta e vejo um mundo vazio sem alegria num coraçao,como se eu tivesse vegetando nesa situaçao toda.,e tem noites q durmo bem ,outras durmo mau com falta de ar,anciosa com algo q coloca em menti .enfim hj eu vivo por meus filhos pk se n fossem eles queria mas ta nesse mundo mas n ‘.’

Avatar for Miguel Lucas
simone

oie mim chamo simone , est aqui novamenti ..sempre que mim choco com algo q mim maguou mto, eu chorro bastante..as vezes chorro do nada.tipo em ver algum filme de alguma cena q mexe com meu lado emocional,namoro um rapaz mas novo ele coitado aguenta minhas crises quase todos os dias, e eu do nada termino com ele e n qro nem ver ele,xingo ele, tento falar que ele é um rapaz incompentente ,pq qro que ele va estudar e numca desistir do futuro dele..sempre brigo com ele ,mando mensagens terminando com ele falando coisas que o magoan ,e msm eu faço isso com ele ,eu gosto dele assim msm ,mas eu n qro ele mas por um longoo periodo,..ai depois que a crise pasa eu vou ate ele e peço desculpas por tudo q falei pra ele ‘.’

Avatar for Miguel Lucas
Camila oliveira

oi. preciso de ajuda como posso agir ou fazer com uma pessoa que tem depressao que fala o tempo tdo em se mata e chora bastante???

Avatar for Miguel Lucas
teresa

estou desesperada já não sei que fazer,´só apetece morrer.

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

Preciso de ajuda o meu irmão tem16 anos e só fala em qerer morrer não ouve ninguém é expulso da escola não tem interesse nenhum sente sse mal tem ataques de fúria e isolamento diz qe ninguém gosta dele. Por favor ajudem me:( o qe devo fazer a qem devo recorrer. Não tenho possoblidades financeiras pra o por numa clínica

Avatar for Miguel Lucas
MARIA

SEU MIGUEL TOMO DEPRESSIVO A 10 ANOS , DE 1 ANO PARA CA, NÃO CONSIGO TER VONTADE PARA O SEXO, MINHA MEDICA DIZ SER DOS DEPRESSIVOS, MAIS DIZ NÃO PODER PARAR.
PODE ME AJUDAR, ESTOU NULA PARA ISSO, SINTO ME EM PAZ, NUNCA TIVE TENDENCIA PARA ME MATAR, TENHO É MEDO DE MORRER E PERDER OS QUE AMO.
COMPRIMENTO S
AGUARDO

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Meu namorado tem depressão e diz q nunca vai se curar disso é muito triste e me afeta mais sou mais forte e o-ajudo por que o amo muito

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

OLÁ!!!!!!

TENHO 33 ANOS DE IDADE,ME CASEI MUITO JOVEM,NÃO CURTI NADA DA VIDA,TIVE DOIS FILHOS COM ELE,A MUITO TEMPO QUE RECLAMO DA MINHA ROTINA DE CSAMENTO,ME SINTO PRESA,E AGORA POR FIM,SEMPRE TRABALHEI E ESTUDEI,MEU FOCO SEMPRE FOI PASSAR EM UM CONCURSO,MAS POR FIM ATÉ AGORA NADA,SEMPRE FUI UMA PESSOA ALEGRE MAS ULTIMAMENTE MINHA VIDA TEM SIDO UM INFERNO,FICO ME CULPADO POR TER ME CASADO TÃO JOVEM E NÃO TER APROVEITADO MINHA VIDA,DESDE ENTÃO PEDI A SEPARAÇÃO,ELE FICOU SURPRESO,POIS NÃO ESPERAVA QUE UM DIA EU IRIA TOMAR ESSA INICIATIVA,MAS EU ESTOU MUITO TRISTE,INDECISA SE REALMENTE É A DECISÃO CERTA,AGORA ESTOU EU AQUI DESANIMADA,SEM ALEGRIA NENHUMA PARA VIVER,PERDI A NOÇÃO DE TUDO,ESTOU ME SENTIDO COMO SE ESTIVESSE EM UM BURACO,PENSO NO LADO FINANCEIRO TB,ELE VIVENDO COMIGO JÁ NÃO É TÃO BOM PRA DAR A S COISAS IMAGINE SEPARADO,TUDO ISSO TEM ME PERTURBADO MUITO,FICO VOLTANDO AO PASSADO SEMPRE E SEMPRE ME CULPANDO,ISSO É TRISTE DEMAIS!!!!!POIS SABEMOS QUE O QUE PASSOU PASSOU.JÁ PENSEI EM FICAR SÓ EM CASA E DESISTIR DE TUDO,FICAR NO MEU CANTINHO QUIETINHA,MAS QUANDO PENSO QUE TENHO DOIS FILHOS QUE DEPENDEM DE MIM,DESISTO DE PENSAR NISSO!!!!!!ESTOU MUITO ANGUSTIADA,JÁ FUI EM DOIS PSICOLOGOS,JÁ FUI NA IGREJA,MAS SINTO QUE MELHOREI POUCA COISA.
NÃO SEI MAS O QUE FAZER,QUERIA MINHA ALEGRIA DE VOLTA!!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
DIONE LOPES

TEM QUE " CUSPIFORA " ESSA PARANÓIA
Medo de dizer ‘não’ pode levar à depressão
COMPULSÃO POR AGRADAR OS OUTROS FAZ COM QUE NEGAR ALGUM PEDIDO SE TORNE IMPOSSÍVEL ACESSE ESTE LINK E SAIBA MAIS http://cuspifora.blogspot.com.br/2014/10/tem-que-cuspifora-essa-paranoia.html

Avatar for Miguel Lucas
Barbara Stoiber

Adorei ler sobre esse assunto, pois estou passando por poblemes serios com meu filho,de 23 anos sofre de depressao.me ajudou a tomar decisoes diferentes obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
glauciene amorim

Gostei das informações escritas, gostaria de saber se uma pessoa que sempre foi dificil de se dar com as outras, egoista, nunca foi conhecedora ou detectadas com depressão , e agora fica dizendo informando por seu parecer proprio que estar com depressão, sem mesmo ser diagnosticada com depressão, isso pode? pelo maor de DEUS, acho que nos dias de hoje todo mundo tem uma desculpa para as ações errada de sua vido , jogando a culpa na depressão.Por favor me esclareça,

Avatar for Miguel Lucas
Helena Vitória

Achei muito inteligente esse texto. Pesquisei sobre isso por conta de um trabalho escolar, mas achei muito interessante, e quis me aprofundar mais no assunto ! Me ajudou muito 🙂 .. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Vitório

Bom ,gostei e aprovo com alegria um site assim,as pessoas precisam de ajuda,querem saber os porque do que estão passando sem entender o motivo de seu sofrimento,desse vazio que não preenche e causa sofrimento,a curiosidade em saber a causa de tudo e aqui rapidamente nota-se o desabafo na angústia por um pedido de socorro
É bom desabafar,procurar ajuda e por em prática os conselhos aqui expressados no site ,desespero e tristeza alguma é pra comparar o valor da vida de cada um que sofre desse tormento.
Valorizar a vida e lutar por ela pode parecer impossível como eu pensava,mas o sabor de ter saído vencedor me fez superar esses macabros sentimentos e tristeza extrema que me assolavam.
Me enquadrei em quase todos os tipos de depressão mencionadas aqui,me entristeço em saber quantas pessoas estão sofrendo,pois sei que é difícil.
Tomei remédios somente três dias e os aboli.Usei a fé,a força em vencer o impossível .
Escrevo essas palavras porque experimentei de quase tudo isso que vi neste site-DEPRESSÃO,OPRESSÃO,TENTAÇÃO ,DESEJO DE SUICÍDIO,- no espaço de Outubro de 2006 à dezembro de 2008,muita lágrima ,desespero,mas hoje sou feliz com minha esposa e minhas duas filhas,aprendi muito com essa experiência e o segredo é lutar se puder com a ajuda de Deus também e não desistir da vida!
Espero que esse relato em poucas palavras possa também animar alguém a continuar lutando.

Avatar for Miguel Lucas
laiane

nao sei se o uqe tenho é depressão, pois eu gosto da minha familia, apenas deles , e dos animais , desde a infancia sempre adorei animais, mas por outro lado , nao tenho mais auto estima e nem vontade de fazer as coisas. depois que engravidei fiquei pior, pois eu me alegrava quando eu bebia e agora nao posso beber direito. e quando olho pro futuro e vejo que vou ter um filho, me da vontade de desistir de tudo e me matar, porque eu acho que nao vou ser feliz , sendo dona de casa e com filho e tal, nao gosto dessa vida, mas acharia ruim abandonar meus pais e meus animais caso eu me suicidasse

Avatar for Miguel Lucas
Roberto Hudson

Video que fala sobre a depressão e como deve ser encarada a doença.

https://www.youtube.com/watch?v=ORr_iqio4pw

Avatar for Miguel Lucas
karly

Minha mãe nunca vai acreditar tenho que finjir ser normal ela acha que eu sou feliz mais não sou o que eu faco

Avatar for Miguel Lucas
Camila Santos

Miguel, eu acho que tenho depressão,porque todos os dias penso em morte e pensamentos negativos, estou toda hora cansada e tenho um desanimo para fazer tudo, não paro de pensar em comida. Eu acho que se eu tiver depressão, foi por o motivo de eu achar que a minha família ama mais a minha irmã do que de mim e também eu a invejo um pouco. Para todos ela é perfeita e eu sou ninguém!

Por favor, Miguel, me ajude.

Obrigada, Camila.

Avatar for Miguel Lucas
valter

oi amigo ,esto aqui pra diser faço tratamento no caps a anos por tentativa de suicideo enforcamento chequei a me enforcar por 40 minutus e nao sei como nao morri entrei em como 21 dia tentei me enche de ante deprecivo nao adianto tentei me jogar na frente de uma carreta mas a policia me tiro de la sabe kk engraçado as veses tem gente assim como eu q nem pra morrer presta sabe amigo esto aqui escrevendo tudo isso chorando e muito muita saudade muitra tristesa muita dor ,coisas q na minha vida mais nao sei como lidar com isso mesmo com anti depresivos tenho recaidas e a vontade de dar um fim em tudo e maior q tudo acho q qualquer hora eu consigo e ficarei em paz pois este mundo e podre sao poucas pessoas q sao humanos tem sua escessao assim como vcs q estao a nos ajudar to cançado de tanto tomar remedios sao anos nessa vida e nao saro melhoro e pioro nao aquento mais amigo essa vida

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Marcelo!

Me sinto distantes das pessoas, sabe, sinto como se elas falassem o meu nome com tom de desprezo sabe? como se eu fosse desagradável para todas as pessoas..? Me sinto incomodado de falar com as pessoas. Muitas das vezes, comunicações simples se tornam difíceis para mim.. Me sinto triste, minhas irmãs me ignoram, minha mãe sempre esta contra mim .. Minha namorada me trata com diferença … Mas ninguém nunca chegou em mim e disse isso, eu percebo … Me sinto sozinho, como se não fosse desse mundo, se não pertencesse a essa época .. Sabe faço as coisas com medo de me criticarem … mas sempre da errado, ja pensei em desistir da vida .. mas na hora não tive coragem .. não aguento mais isso, esta me sufocando …

Pode me ajudar..? Não tenho ninguém a recorrer mais..

Avatar for Miguel Lucas
Marcorelia de Paula Barreto Santos -IE-ENP-T2

Oi eu estou passando por depressão Unipolar está`sendo muito difícil para mim, gostaria de saber se tem alguma clínica especializada nesse problema, se estiver gostaria muito de participar se estiver deixe o telefone ou endereço que eu possa me atualizar desde já agradeço

Avatar for Miguel Lucas
ELISANGELA DOS SANTOS MORAES

Ola bom dia !
eu mim sinto muito teste não tenho ventada de fazer nada, e como sim a vida não tivesse sentido
mim sinto muito infeliz ,tenho um marido maravilhoso mais isso não e tudo falta muita coisa e eu não sei dizer Me sinto distantes das pessoas, sabe, sinto como se elas falassem o meu nome com tom de desprezo sabe? como se eu fosse desagradável para.

Avatar for Miguel Lucas
adriano

ola meu nome e Adriano eu penso se matar acabar com minha vida não gosto de viver porque eu nasci cheio defeito no rosto tenho a cabeça massada orelha de abano rosto afundado não tenho animo de fazer nada dar vontade de chorar tempo todo eu tenho vergonha do pavo não saio pra canto nenhum faz 10 anos prezo dentro de casa povo me rejeitar se afastar de mim como eu fosse um bicho cada dia eu penso lhe suicídio não vejo vontade está vivendo minha vida não prestar nunca namorei na vida tenho 22 anos sou virgem não tenho vergonha de nada estou penas contando meu meus problemas se alguém pode me ajudar eu fico grato meu sonho e fazer plastica no rosto meu problema não curar com remédios eu desistir de estudar parei na quarta serie não tive força de continuar minha vida me sinto como eu não existisse me sinto um vazio dento deu como fosse uma ferida no peito sinto triste tempo todo chorro tempo todo me responde amigo

Avatar for Miguel Lucas
Yasmin

Olá não sei nada sobre psicologia e intervenções do psicólogo em relação à depressão. Gostaria de saber como posso ajudar a pessoa que têm depressão sem ser um psicólogo especializado. Digo isto porque conheci uma amiga que sofre de tristeza profunda e não têm ânimo para quase nada. Sou professora e me especializei em arteterapia, descobri que minha amiga gosta de poesia e brincamos algumas vezes de fazer poesia juntas com o intuito de fazê-la expressar o que sente de uma forma lúdica. Bem, estou a procura na internet para entender melhor o que é depressão e aqui encontrei muitas coisas interessantes, mas queria saber mesmo quais técnicas o psicólogo usa para fazer a terapia no paciente de depressão ou tenho que fazer um curso de psicologia?
Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Olá … Bom , eu li tudo , achei muito interessante . Na verdade estou buscando ajuda , pois percebo que meus sintomas são iguais e com certeza tenho uma depressão clínica . Não aguento ficar sem comer , meu humor sempre foi muito alegre e agora diminuiu , sinto as dores musculares sem explicação , pra mim nada na vida faz mais sentido e eu não consigo fazer mais nada . Sei que devo procurar ajuda más fico com medo de preocupar meus pais . O Que devo fazer ?

Avatar for Miguel Lucas
Tainá Santos

Parabéns, Miguel por tudo que aqui foi passado, desde já admiro o seu trabalho, precisamos de mais pessoas assim.
Li todo o que aqui foi dito e, inclusive os comentários com respostas suas. È difícil acreditar que sofremos de depressão, mas tem momentos que isso é tudo que vem na nossa mente. Eu tenho apenas 16 anos, e por alguns fatos que vem acontecendo comigo já me vejo nesse estado, me identifico com alguns sintomas e eles quase sempre são frequentes, sinto que preciso de mais alegria na vida, preciso de FELICIDADE, precisamos em geral. A gente vive do HEDONISMO na qual acreditamos estar feliz e na verdade não é assim. Eu quase que não conto para ninguém quando estou triste, se falar é para uma pessoa si quer, e poucas bem poucas pessoas percebem a minha tristeza, pois sou ou (era) acostumada a estar SEMPRE com um sorriso no rosto, assim, tento levar a vida, mas acabo percebendo que é mais difícil do que pensava. Porque não é fácil você fingir estar feliz o dia todo, e à noite se despedaçar, cair em lágrimas, que é o meu caso. Me vejo já em um certo desespero, sei que preciso de ajuda e de vontade para ir em busca deles. Meu humor muda constantemente com muita facilidade, já não sei mais o que fazer, como fazer. Na mesma hora que estou tratando alguém bem, minutos depois já não estou mais, estou em uma festa super feliz, quando chego em casa é só choro. Já estou no meu limite, eu admito!

Se puder me responder com algo, será de grande valor!

Avatar for Miguel Lucas
Jana

Sei bem como é!
não e fácil estampar um sorriso no rosto o dia todo,a noite só me sinto um pouco aliviada quando choro ate dormir.

Avatar for Miguel Lucas
Elen

Boa noite!
A algum tempo venho sentindo muita tristeza, mas hoje está muito acentuada. Não me sinto deste mundo, acho que não faço parte dele e peço a Deus para me tirar logo dele, não como suicida e sim espero por uma doença que me livre deste mundo. Nada tem graça, vejo as cores, mas é como se elas não existissem, não tem mais encanto para mim. Moro de frente para o mar e todos os dias eu olho para ele e sinto uma tristeza ainda maior e sinto vontade de chorar, não estou feliz comigo e com o mundo. Isso é depressão?

Avatar for Miguel Lucas
Jana

Miguel sera que tenho depressão?
me identifiquei com vários sintomas,sono excessivo, desesperança,, desamparo,solidão, choro com frequência e isso esta me atrapalhando no trabalho, me desconcentro e começo a chorar, sem falar no desanimo,e na sensação de q td da errado.
não tenho um bom relacionamento com minha família , principalmente com quem diz ser minha mãe.
Com tudo isso custo a aceitar q tenho depressão, e que preciso da ajuda de um profissional.as vezes penso q td isso não passa de um bobagem!

Avatar for Miguel Lucas
neusa

oi miguel,
veja bem, tenho um filho de 13 anos ele esta em tratamento psiquiatrico tomando medicamento para depressao.mas eu fico procurando uma cura para ele, pois ele não esta frenquentando escola (7a.serie).se recusa a frequentar fala que nao precisa de ir a escola.so gosta de videos e jogos na internet. qdo nao joga fica inquieto ate agressivo,comecou este quadro de nao querer frequentar escola em meados de set/out-2013 qdo tomou bomba por frequencia.em abril 2014 comecou tomar antidepressivo voltou as aulas mas quase nao tinha interesse.2015.parou novamente de frequentar as aulas.me de uma orientação.por favor. obrigada.mae desesperada.

Avatar for Miguel Lucas
Renata Oliveira

Ola , esse artigo me ajudou muito pk agr eu estou passando por uma faze em minha vida ,eu so tenho 13 anos e ja estou passando por esse perido ruim espero que passe! mt fe em deus e vou procurar ajuda medica e vou seguir em frente e gostei mt do artigo me ajudou compreender oqe e depressa obrigada e parabens por seu trabalho ! .

Avatar for Miguel Lucas
Ana maria

Olá boa tarde a minha filha tem dores fortes no estomago foram feitos vários exames e não acusou nada você acha que e depreçao já nao sei o que fazer , au ler este artigo percebi que talvez seja esse o problema dela ..

Avatar for Miguel Lucas
Gustavo

O que aconteceu: primeiramente sou de menor, tenho 14 anos. Então na escola eu a um tempo atrás gostava de uma menina, mas eu parei de gostar e ela arrumou um namorado. No kiwi certo dia ela recebeu uma MSG em anônimo, mas estáva escrito ass: Fiat (meu apelido), então o namorado dessa menina, veio tirar satisfação comigo e na hora me senti humilhado no meio de toda aquela gente e eu sendo acusado de uma coisa que n fiz. Fiquei me sentindo muito humilhado e triste e como tenho um canal no YouTube fiz um vídeo pra desabafar, no vídeo n mencionado o nome dela e nem do namorado ( falei nome de ninguém, absolutamente ninguem, a única coisa que apareceu no vídeo foi uma foto dele que apareceu bem pequenininha na resposta que queria mostrar aos inscritos, HJ a mãe dessa menina me ligou falando que ia me processar por causa do vídeo, eu estudei e vi que posso alegar que na hora da postagem do vídeo que foi depois do acontecimento eu não estava em perfeitas condições mentais e psicológicas devido ao acontecido (tive uma leve recaída). E tbm queria saber se poderia processar ela pelos danos que sofri na escola, por ter ficado visto de mal forma pelos meus amigos e colegas

Agradeço pela ajuda, Por favor responda o mais rápido possível é urgente

Avatar for Miguel Lucas
mat Santos

Oi Miguel, tenho depressão, estou tratando com psiquiatra e psicologa, mas, na verdade não encontro retorno, continuo com pensamentos suicidas, e tento de todas as formas afasta-los e pensar em Deus, nos meus filhos, (em como eles se sentiriam com isto) São filhos maravilhosos, e ninguém tem culpa do que estou passando… Talvez algum resquício genético, (minha mãe tentou suicídio 3 vezes). Tenho uma irmã que é bipolar, e sempre acredito que este maldito gene da depressão me afetou, contaminou e nunca mais conseguirei me livrar. Sinto-me culpada por ver que todos percebem, alguns dizem: deixa isso de lado, vamos sair, passear, ir ao cinema… Imagina, eu não saio de casa, só para ir a médicos, de resto fico deitada, olhando as horas passarem, com um sentimento de inutilidade, com vontade incrível de morrer, e peço a Deus para que isto aconteça sem que eu mesma o faça. Se vou a um supermercado, sinto tonturas, sudorese, mau estar e assim me sinto em todos lugares. Sou o que pode se chamar de improdutivo, apática, insignificante, um ser que só incomoda as pessoas a minha volta. Que futuro me aguarda? E principalmente, que futuro tortuoso estou preconcebendo a todos? Estou tendo ajuda, mas parece que nada funciona, tomo medicamentos, vou ao médico regularmente, a psicologa semanalmente e me parece que tudo é perda de tempo.
Desculpa o desabafo, mas me encontrei em vários trechos do seu texto.
Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rosa

Olá, você me ajudou muito. Muito obrigada. Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
amanda

com isso percebi que estou realmente na depressao, mas um motivo para me auto multilar

Avatar for Miguel Lucas
Sulamita

Oi Amanda, gostaria que assistisse esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ftVocuFhD5g

Sobre o que você está passando.

Avatar for Miguel Lucas
Manoel

gostei de ler o seu artigo está muito util. Nos ajude com alguma coisa, sobre como a familia do depressivo deve se comporatar diante dele. Muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Juliane Mayara

Ola Miguel
Gostei muito do assunto pois estou passando por situações muito difícil e acredito que estou na depressão pois só quero fica sozinha chorando pensei em tira minha vida e da minha vida filha posso dizer que posso contar com minha familia que eles não me ajudo e sim me colocam muito pra baixo
Gostaria da sua ajuda
Abraço e muito sucesso

Avatar for Miguel Lucas
maria auxiliadora sousa

muito obrigado mim agudou muito tenho depressão sofro de dores crônicas pensei varias maneira de mim mata obrigado por este apoio

Avatar for Miguel Lucas
Alisandra

Adorei o artigo, pois me esclareceu muito sobre a depressao uma vez que tenho um familiar que sofre desta doença. Gostaria de saber como eu o posso ajudar no dia-a-dia para que as coisas fiquem mais suaves para esta pessoa.

Avatar for Miguel Lucas
Cesar Fernando Rodrigues da Cruz

Boa Noite,olha a um ano eu sofro de depressão e Síndrome do Panico, no começo foi muito dificl, pois já ate pensei até em tirar a própria vida, mas preciso confessar que Vc tem me ajudado muito com essas materias, hj estou sabendo me dar com a Depressão, já ate sei (sinto) quando ela vai atacar, Obrigado mesmo de coração,que Deus continue te Abençoando muito para que vc possa continuar de alguma forma ajudando as pessoas…..!!!! Meus Parabéns pelo Profissionalismo….!!!

Avatar for Miguel Lucas
Roberta

Oe, eu queria ajuda de vocês….eu acho q estou com depressão ,só q não tenho de comentar esse assunto com a minha pois só tenho 13 anos e nem com os meus amigos tenho coragem de falar sobre isso (se é que tenho) mais enfimeu quero saber oque vcs acham que eu devi fazer,já estou preocupada porq janfiz 3 testes on line e todos deram"depressa severa" então queria saber oque eu devi fazer

Avatar for Miguel Lucas
Glaucy

olá
parabéns pelo excelente trabalho está mto bem explicado e claro
tbm fiz testes e deu depressão severa
porém, apesar de ñ ter falado com ninguém sobre isso procuro me interar e pessoalmente me livrar de minhas ansiedades e dores q incluse são mtos..tipo ….traumas de infância, abandono, desamor,perda, acedio, trabalho excessivo, vícios, perda denovo, pessoas obcecadas por mim, perseguição. ……paresse q qnto mais me intero sobre o assunto descubro q sempre fui alvo de problemas q gerarão consequências graves em mim ….reflexo do q me tornei. …e sei q desviei meu carácter….mas pretendo me sentir eu mesma e sinto q já estou me encontrando
E digo com toda a certeza q artigos como esse são de estrema ajuda e caminho pra um fim favorável ou um primeiro passo para cura desse mau q atinge praticamente 90% da população
E acrescentando "Jesus " tbm tem me dado sabedoria pra lidar com td isso
E à vc moço Miguel desejo q continue com esse trabalho maravilhoso q com excelência tratou sobre esse assunto "depressão"

Avatar for Miguel Lucas
Isabella Freitas

Parabéns pelo ótimo conteúdo! Me ajudou bastante a entender e a explicar para outras pessoas 🙂

Avatar for Miguel Lucas
marcio siqueira

Amigo vc embora levante o questionamento sobre o que é a depressão vc objetivamente não a responde

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Gostei muito desse artigo, pq de uns dia pra ca ando csem sono e cordo de manha j durmu denovo.
Me ajudou tira muito minhas duvida.

Att: rafael

Muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
FábioBrasilOurique

Olá, fiz um vídeo ontem de como sair da depressão. Espere que possa ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=kmPJ0-IdYJk

Força ai

Avatar for Miguel Lucas
Monique

Boa noite tenho sentido muitos sintomas como estes. Ano passado comecei com esses mesmos sibtomas no início do ano. Fui diagnósticada com a síndrome do intestino irritável. Passei por um trauma granre na vida sentimental. E atualmente sinto tristeza, desânimo, culpa, me sinto um lixo sem valor, vontade de me enclausurar e não conversar com as pessoas.Desenvolvi uns tocs que não tinha como nao conseguir sentar onde outros sentaram. Não consigo comer em restaurantes onde tem comida colada no chão. Nao consigo subir num ônibus e por a mão naqueles lugares para segurar onde pessoas pegaram, sentar nas cadeiras. Beber em copos de vidro de restaurantes. Ja cheguei a ficar em pé mais de 2 horas num consultório pra nao sentar nas cadeiras. Sinto nessas situações falta de ar aperto no peito tremor nervosismo entre outros. Me ajude oq posso ter?

Avatar for Miguel Lucas
leandro cardoso da silva

preciso de ajudar sua pra comtratola a minha cituação é gravuiissima

Avatar for Miguel Lucas
Valdemir

Uma pessoa com depressão pode ,trabalhar?

Avatar for Miguel Lucas
helena

Gostei muito ,mas muitas vezes á pessoas que simplesmente desistem,deixaram de lutar pois chegaram á conclusão que muitas vezes não vale a pena viver e fazem tudo para arruinarem a sua vida,O que fazer perante estas situações.Eu sou uma delas

Avatar for Miguel Lucas
Daise Amarante

Olá! Tenho 18 anos e sofro de depressão desde os 8 anos. Não faz muito tempo que descobri isso. Sofria sem saber do que se tratava.
Estou cursando Artes Visuais na Belas Artes de São Paulo e pretendo me aprofundar em Neurociência, para unir as duas áreas e futuramente ajudar pessoas com transtornos mentais.
Resolvi fazer uma pesquisa aprofundada sobre depressão e este site me foi muito útil. Parabéns pelo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
luciano

boa tarde.
aguem conhece um bom livro que fale de desopressa na mulher e como ajuda-las?

morgan_2016@my.com
adorei o site.

Avatar for Miguel Lucas
Regis

Aqui mesmo no site tem o DVD á Venda ,com todas as informacoes necessarias para ajudar

Avatar for Miguel Lucas
Eli

Miguel,

É realmente preocupante esta doença que está aumentando gradativamente em nossa população brasileira. Alguns tópicos que você abordou, me encaixo, porém, acredito que não sofro de depressão e apenas de um estado de estresse relacionado à minha vida, como chefe de família dentro desta crise a qual nos encontramos atualmente. Nunca, apesar das dificuldades que me ocorrem desde quando me conheço por gente, senti vontade ou ímpetos ao suicídio, sim, minha auto estima por vezes está em baixa, creio ser devido ao fator financeiro também.
Parabéns pelo seu artigo, foi importante e muito informativo.
Sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriele Barbosa da Silva

Para quem busca um tratamento natural e efetivo contra a depressão:
https://naturalizesecomfrancisco.blogspot.com.br/2016/10/tratamento-natural-depressao.html

Avatar for Miguel Lucas
francisca marcia gama

meu filho te 14 anos e a mais oumenos uns 6 anos atras,,,,percebi sua mudança dentro de casa com o pai e com os irmaos dele,,,,,ele sente todos os sintomas de uma depressão,,,,,senti muitas dores,tipo no estomago,na cabeça nas costa ,,,,na barriga e a mudança de humor dele é frequenti,,,,qual ajuda eu posso ta buscando pra ta ajudando meu filho…..qualquer profissional da saude pode tar avaliando ele.

Avatar for Miguel Lucas
francisca

tem esse assunto em algum artigo particular???pq prcuro em artigos sobre as intervencoes e taratamento e nao acho para um trabalho achei legal essa postagem parabens.

Avatar for Miguel Lucas
maria nartins

boa noite
meu pai consome alcool e por vezes drogas
quando o consome sua atitude e ameacadora
parte tudo bate na minha mae ameaca com facas ameaca se de se matar ( enforcar) tem cordas penduradas e nao sei mais oque fazer
acha que me podera ajudar.?

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Para ter certeza se eu estou depressiva devo ir a um psiquiatra ou psicólogo primeiro?

Avatar for Miguel Lucas
ELLIS REGINA

Pessoal, a depressão não se cura sozinha. É preciso sim ir a um psicólogo que vai avaliar e se for o caso, encaminhar para um psiquiatra ou neuro. Não ignorem o que sentem. Não deixem para depois. Cuidem-se bem!!
Muito bom esse site e está ajudando muita gente.
Parabéns!!

Avatar for Miguel Lucas
Elson

Sim Gostei, Me Ajudou Muito, Ob
gd.

Avatar for Miguel Lucas
sandra costa

estou com filho em depressão,ele tem 22 anos e fica o tempo todo trancado no quarto.agora faz 2 dias que não sai nem para se alimentar,o que posso fazer?forçar a porta e entrar? me ajudem…..

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda Alves Pereira

Eu acho que estou com depressão, mais não quero incomodar ninguem, vou deixar ela entrar dentro de mim, porque esse mundo nao existe mais .

Avatar for Miguel Lucas
andre

Psicanálise moderna, método simplificado.
Direto ao ponto e sem enrolação.
Elimine a Depressão, Fobia e Estresse
Conheça nosso método OnLine via Whatsapp ou Skype.
Faça uma sessão grátis! Chame Whatsapp (19) 99295-7077.

Avatar for Miguel Lucas
Kelwia

Olá, algumas partes que li acima me indentifcou, fui abusada quando era criança ,depois disso havia muitas discussões entre meus pais que sempre me envoviam cheguei a ouvir dá minha em umas brigas q eles pegaram ela disse "que eu erue qua a culpada pelas desavenças entre eles" quando a ouviri dizer isso fiquei muito triste, além do mais minhas irmãs me odeiam, chegou um tempo em que quase tirei minha vida, hj eu passo a parte do meu tempo dormindo sem ânimo pra nada , sem vontade de sair de casa nada me anima me sinto culpada pelas coisas de ruim q aparecem em casa, maus tenho amigos meu único amigo em casa é meu irmão mas novo , sinto vontade de chorar toda hora , tem noite que não consigo dormir perco pesso. Minha vida é assim deitada sem interesse na vida..

Avatar for Miguel Lucas
Daurineide

Obrigada Miguel Lucas! Parabéns pelo seu trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Regina

tenho depressão suicida a cada dia que passa acordo pior os pensamentos negativos virarm coisas comuns a vontade de me matar vem a cada estante eu estou tentando seguir a diante mais sabe quando vc ta na vida vagando por dentro vc tem um vazio vc não ve as coisas boas ja não é mais alegre eu nem sei o que faço aqui

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *