6 estratégias para combater o stress
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

6 estratégias para combater o stress

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Neste artigo falo de 6 estratégias que explicam como reduzir, prevenir e lidar com o stress. Em determinadas alturas da nossa vida todos nós já sentimos que não há nada que possamos fazer para diminuir o nível de stress. As contas não vão parar de vir, nunca haverá mais horas no dia para todas as exigências, as responsabilidades da carreira profissional ou da família serão sempre mais exigentes, por tudo isto as razões são mais que muitas para nos vermos “presos” nas malhas do stress.

A boa notícia é que todos nós temos muito mais recursos ao nosso dispor do que provavelmente imaginamos. Na verdade, a simples consciencialização de que temos controlo (q.b.) na nossa vida é o alicerce da gestão de stress.

O ponto fucral da gestão de stress anda em torno do controlo: controlo dos pensamentos, das emoções, da agenda, do seu ambiente, e da forma como você lida com os problemas. O objectivo final é uma vida equilibrada, com tempo para o trabalho, relacionamentos, relaxamento e diversão, acrescentando uma boa dose de capacidade de resistência e persistência para lidar com as situações de pressão na vida e assim conduzir os desafios a bom porto.

O que é o stress?

O stress pode ser considerado como qualquer mudança à qual você tem de se adaptar. De uma maneira muito geral, a resposta de stress é uma reação imediata e intensa, que implica a mobilização geral dos recursos do organismo, e produz-se frente a situações que supõem importantes exigências para o indivíduo, seja por implicar uma perda (por exemplo, a morte de um ente querido ou uma ruptura sentimental), ou então por tratar-se de uma ameaça (seja por ameaça directa à sua vida, ou por ameaça de um cliente cancelar o pedido de compra ou pelo patrão ameaçar de despedimento), ou ainda por um desafio (como a possibilidade de ganhar uma competição desportiva).

Esta reação geral inclui respostas fisiológicas (o coração acelera, aprecem suores frios, os músculos ficam tensos…), respostas cognitivas (aumento da atenção a estímulos presentes na situação, maior rapidez de pensamento…) e respostas motoras (basicamente, fugir do perigo ou lutar contra ele), todas estas respostas devem servir para facilitar um melhor processamento da situação a estímulos presentes para uma resposta mais efectiva.

A resposta de stress em si não é nociva. Pelo contrário trata-se de uma reação adaptativa que permitiu a nossa sobrevivência ao longo dos tempos. É muito útil e vital para dar respostas a situações de ameaça. No entanto quando esta reação aparece de forma muito frequente, intensa ou duradoura, pode produzir um desgaste nos recursos, que conduz ao aparecimento de problemas diversos (por exemplo, diminuição de rendimento, mal-estar físico e emocional, predisposição acentuada para doenças…), que se denominam de maneira genérica de patologias associadas ao stress.

Estas patologias surgem em várias circunstâncias, em concreto quando:

  • a) A pessoa expõe-se a um grande número de situações ameaçantes ou a situações anormalmente intensas e duradouras. Por serem situações que implicam novidade, incerteza, ambiguidade…dependem das condições de vida da pessoa, mas também da sua própria incapacidade para resolver a situação, o que contribui para que uma determinada situação se mantenha e prolongue no tempo.
  • b) A pessoa “rumina” ou faz interpretações erróneas acerca das situações que enfrenta, de modo que:
    • Identifica como ameaçantes situações que não são
    • Identifica um grau de ameaça despropositado da situação
    • Tarda em identificar uma situação como stressante
    • Considera que não possui estratégias para fazer frente às situações
  • c) A pessoa activa-se fisiologicamente,o que se torna inútil na grande maioria dos casos, dado que na sociedade moderna grande parte das situações requer uma resposta pouco intensa (por exemplo pisar o travão, utilizar o teclado de um computador). Isto supõe que grande parte dos recursos mobilizados não se utilizam, pelo que acresce ao desgaste produzido pela mobilização, o perigo de que estes produtos não utilizados se acumulem em determinadas zonas do organismo podendo deteriorar a sua actuação.
  • d) A pessoa emite respostas inadequadas perante a situação:
    • Porque a pessoa não dispõe de um reportório de estratégias para fazer frente à situação
    • Porque apesar de dispor das estratégias não as coloca em marcha no momento adequado, pois não reconhece os indícios ambientais que indicam quando deverá colocá-las em ação.
    • Porque essas estratégias são inibidas por respostas emocionais
    • Porque existem obstáculos à emissão dos comportamentos adequados

O que é um fator stressante?

É um acontecimento, uma situação, uma pessoa ou objecto percebido como elemento stressante que induz à reação de stress. Os factores stressantes podem variar amplamente quanto à natureza, abrangendo desde componentes psicossociais e comportamentais, como frustração, ansiedade e sobrecarga, até componentes de origem bioecológica e física, incluindo o ruído, a poluição, temperatura e nutrição. A imaginação e a antecipação também podem agir como factores stressantes e desencadear reações de stress.

Identifique as fontes de stress na sua vida

A gestão do stress começa com a identificação das fontes de stress na sua vida. Isto não é tão fácil como parece. As verdadeiras fontes de stress nem sempre são óbvias, e é muito fácil ignorar os seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos indutoras de stress. Por exemplo, você pode ter consciência de que está sempre preocupado com os prazos no seu trabalho, mas talvez seja o seu adiamento, em vez das exigências do próprio trabalho que lhe geram stress.

Para identificar as verdadeiras fontes de stress , deverá fazer o exercício de olhar de perto os seus hábitos, atitudes e desculpas:

  • Você explica os sintomas de stress como temporário, “ eu apenas tenho um monte de coisas para fazer agora”, mesmo que não se consiga lembrar da última vez que fez uma pausa?
  • Você identifica os sintomas de stress como parte integrante do seu trabalho e da sua vida, “as coisas são sempre muito difíceis por aqui”, ou como fazendo parte da sua personalidade, “eu sou muito nervoso”.
  • Você culpa os outros ou os eventos externos como responsáveis pelo seu stress, ou vê-o como normal e corriqueiro?

Dica: Até que você aceite a responsabilidade do papel que tem na criação e manutenção do seu nível de stress, este irá manter-se fora do seu controlo.

Registe o seu nível de stress

Um diário de registo pode ajudá-lo a identificar os stressores da sua vida assim como a forma como lida com eles. Cada vez que se sentir stressado, registe isso no seu diário. Os registos permitir-lhe-ão identificar os padrões e acontecimentos comuns que o colocam na sua zona de stress incapacitante.

Registe:

  • O que causa o seu stress (arrisque um palpite se não tiver total certeza)
  • Como é que se sente, fisicamente e emocionalmente
  • Como é que age em resposta ao seu stress incapacitante
  • O que é que faz para para se sentir melhor

Verifique como é que actualmente lida com o stress

Pense nas formas que utiliza para gerir e lidar com o stress na sua vida. O diário de registo do stress pode ajudá-lo a identificá-las. As estratégias de lidar com o stress que utiliza são saudáveis ou prejudiciais, adequadas ou sabotadoras? Infelizmente, muitas pessoas lidam com o stress das suas vidas de uma forma que complica ainda mais o problema.

Formas prejudicais de lidar com o stress

Estas estratégias podem reduzir temporariamente o stress, mas causam mais danos do que benefícios a longo prazo:

  • Fumar
  • Beber álcool em excesso
  • Comer em excesso ou comer muito pouco
  • Permanecer muitas horas em frente à televisão ou computador
  • Afastar-de dos amigos, família e actividades de lazer
  • Dormir em excesso
  • Usar medicação ou drogas para relaxar
  • Procrastinação (adiar constantemente as tarefas que necessita realizar)
  • Evitar a qualquer custo enfrentar os problemas
  • Direcionar o seu stress para os outros (explosões de raiva, violência física, critica exacerbada)

Formas mais saudáveis de gerir o stress

Se os seus métodos de lidar com o stress não estão contribuindo para melhorar a sua saúde física e emocional, é hora de encontrar formas mais saudáveis. Há muitas maneiras saudáveis de gerir, prevenir e lidar com o stress, mas todas elas requerem mudança. Você pode mudar a situação ou mudar a sua reação. Ao decidir qual a opção a escolher, é útil pensar nos 4 aspectos seguintes: evitar, alterar, adaptar e aceitar. Dado que cada um de nós tem uma resposta única para o stress, não existe apenas um método que sirva a todos ou para qualquer situação, por isso você deverá experimentar diferentes técnicas e estratégias para perceber a que melhor se ajusta a si. Foque-se naquilo que o faz sentir calmo e em controle.

As 4 formas de lidar com situações stressantes

Mude a situação:

  • Evite o stressor
  • Altere o stressor

Mude a sua reação:

  • Adapte-se ao stressor
  • Aceite o stressor

Estratégia de gestão do stress nº1: Evitar o stress desnecessário

Nem todo o stress pode e deve ser evitado, e não é saudável evitar uma situação que precisa de ser resolvida ou enfrentada. Você pode ficar surpreendido com a quantidade de stressores que pode eliminar da sua vida.

  • Aprenda a dizer “não” – Conheça os seus limites e tente cumpri-los. Seja na sua vida pessoal ou profissional, recuse-se a aceitar responsabilidades adicionais antes de se comprometer com elas. Aceitar mais responsabilidades do que você consegue ou está preparado é uma receita infalível para o stress.
  • Evite pessoas que lhe provoquem stress incapacitante – se alguém consistentemente lhe trás stress para a sua vida e você não consegue evitar que isso aconteça, limite o tempo que passa com essa pessoa. Se isto não for possível, tente perceber se existem alternativas que o capacitem na determinação de uma solução intermédia.
  • Tente ganhar controlo sobre o seu ambiente – Se as noticias dos jornais e TV o fazem ansioso, desligue a TV ou feche o jornal. O tráfico deixa-o tenso, tente ir por um caminho com menos tráfego. Se ir às compras sozinho o stressa, arranje companhia. Tente sempre que possível descortinar uma alternativa que esteja sobre o seu controlo, que possa decidir por si e executar na hora.
  • Evite tópicos “quentes” – se fica facilmente chateado com assuntos religiosos ou políticos, ou outro qualquer assunto que funcione como um gatilho para lhe disparar a resposta de stress, evite, risque esses assuntos da sua lista de prioridades. Aborde essas questões só em situações extremamente necessárias e preparado para tal. Se você repetidamente argumenta sobre os assuntos “incómodos” com as mesmas pessoas, pare de o fazer ou arranje uma boa desculpa e evite entrar na discussão.
  • Organize por prioridades a sua lista de coisas a fazer – analise o seu calendário, responsabilidades, e tarefas diárias. Se tem muitas coisas para realizar, distinga entre os “deveria” e os “tenho”. Tente perceber aquilo que realmente importa fazer e não aquilo que acha que deveria fazer. Tente hierarquizar em termos funcionais as sua prioridades. Por exemplo, pergunte-se: “de 0 a 10 qual o grau de importância que esta tarefa tem?”, “de 0 a 10 qual destas tarefas tem de estar pronta hoje?”. Coloque as tarefas que não são efectivamente necessárias no fim da sua lista ou elimine-as mesmo.

Estratégia de gestão do stress nº2: Alterar a situação

Se você não pode evitar uma situação stressante, tente alterá-la. Descobrir o que você pode fazer para mudar as coisas de modo a que o problema não se apresente no futuro. Muitas vezes, isso implica mudar a maneira de comunicar e agir na sua vida diária.

  • Expresse os seus sentimentos em vez de estrangulá-los. Se algo ou alguém está incomodando, comunique as suas preocupações de uma forma aberta e respeitosa. Se você não der atenção à voz dos seus sentimentos, o ressentimento irá crescer e a situação provavelmente permanecerá na mesma.
  • Esteja disposto a estabelecer um compromisso. Quando você pedir a alguém para mudar o seu comportamento, esteja disposto a fazer o mesmo. Se ambos estão dispostos a mudar, pelo menos um pouco, você terá uma boa hipótese de encontrar um meio termo mais adequado.
  • Seja mais assertivo. Não tome uma posição secundária na sua própria vida. Lide com os problemas de frente, fazendo o seu melhor para antecipar e prevenir. Por exemplo, se você tem um exame para estudar e o seu companheiro de quarto acaba de chegar e apetece-lhe falar consigo, diga-lhe que só dispõe de 5 minutos para falar.
  • Tenha uma melhor gestão do seu tempo. A má gestão do tempo pode causar um enorme stress. Quando você está atrasado e com muitas coisas para fazer, é difícil estar calmo e focado. Mas se você se organizar antecipadamente e se certificar que não vai ficar sobrecarregado com trabalho face ao tempo disponível, ficará numa situação de controlo e evitará assim a acumulação de stress e percepção de ausência de controlo sobre as tarefas a realizar.

Estratégia de gestão do stress nº3: Adaptação ao stressor

Se você não conseguir alterar o stressor, mude-se a si próprio. Você pode adaptar-se a situações de stress e recuperar a sua percepção de controlo, alterando as suas expectativas e atitude.

  • Reenquadre o problema. Tente ver as situações stressantes de uma perspectiva mais positiva. Ao invés de se irritar porque ficou preso num engarrafamento, olhe para isso como uma oportunidade para parar e reagrupar os seus pensamentos, ouvir a sua estação de rádio favorita, ou desfrutar de algum tempo sozinho.
  • Faça zoom no problema. Tome a perspectiva da situação stressante. Pergunte a si mesmo o quão importante será a longo prazo. Será que isso importa daqui a um mês? Um ano? É, realmente importante? Vale a pena toda a fúria e perda de controlo?, vale a pena ficar chateado? Ganha algo de positivo com essa reação? Se a resposta for não, concentre o seu tempo e energia noutra coisa, situação ou lugar.
  • Ajuste os seus padrões. O perfeccionismo é uma grande fonte de stress evitável. Pare de se preparar para o fracasso, exigindo a perfeição. Estabeleça padrões razoáveis para si e para os outros e aprenda a ter boas “notas” ou “mérito” com “muito bom”.
  • Foque-se no positivo, construtivo e capacitador. Quando sente que está prestes a ser afectado por uma reação ao stress lesivo, pare um momento para reflectir sobre todas as coisas que você aprecia na sua vida, incluindo as suas próprias qualidades positivas e presentes. Esta estratégia simples pode ajudar você a manter as coisas em perspectiva. Olhe para o stress de uma forma eficaz e capaz. Apesar de poder estar a experienciar algo stressante, deverá relembra-se que tem em si a capacidade para lidar com situações difíceis e incómodas.

Ajuste a sua atitude

Como você acha que pode ter um efeito profundo no seu estado emocional e bem-estar físico? Cada vez que um pensamento incapacitante e desesperançado se abate sobre si mesmo, o seu corpo reage como se estivesse no meio de uma situação de tensão máxima. Se você se conseguir colocar num estado de capacidade e se relembrar que tem em si recursos para lidar com o problema, aumentará a probabilidade e possibilidade de ser bem sucedido, o inverso também é verdadeiro. Elimine palavras como “sempre”, “nunca”, “deverá”, e “deve”. Estas são marcas de indicadores de pensamentos derrotistas.

Estratégia de gestão de stress nº4: Aceite as coisas que não pode mudar

Algumas fontes de stress são inevitáveis. Você não pode impedir ou alterar stressores como a morte de um ente querido, uma doença séria ou uma recessão nacional. Nesses casos, a melhor maneira de lidar com o stress é aceitar as coisas como elas são. A aceitação pode ser difícil, mas a longo prazo, é mais fácil do que protestando contra uma situação que você não pode mudar.

  • Não tente controlar o incontrolável. Muitas coisas na vida estão para além do nosso controlo, particularmente o comportamento de outras pessoas. Ao invés de ficar completamente stressado por causa delas, foque-se nas coisas que você pode controlar, tal como a maneira que você escolhe para reagir a problemas, as ações que pretender ter face à situação, a ajuda que precisa procurar, o apoio que necessita pedir, entre outras coisas.
  • Siga em frente. Como diz o ditado, “o que não nos mata torna-nos mais fortes.” Quando enfrentamos grandes desafios, devemos tentar olhá-los como oportunidades de crescimento pessoal. Se as suas próprias escolhas foram desadequadas e contribuíram para o problema, deverá tentar reflectir sobre elas e aprender com os seus erros. Erros são apenas isso mesmo – erros (algo que experimentámos e não funcionou), deveremos por isso tentar algo novo ou diferente, e assim continuarmos no caminho da resolução ou solução do problema.
  • Partilhe os seus sentimentos. Fale com um amigo de confiança ou faça uma consulta com um terapeuta. Expressar o que você está passando pode ser muito catártico, mesmo que não exista nada que você possa fazer para alterar a situação stressante ou incapacitante.
  • Aprenda a perdoar. Aceite o facto de que vivemos num mundo com coisas boas e outras más, e que as pessoas cometem erros. Deixe de lado a raiva e ressentimentos. Livre-se da energia negativa para perdoar e seguir em frente. Uma vida de remorso é viver para sempre atormentado e provavelmente a atormentar. É privar-se dos momentos bons que existem e que estão aí para serem vividos. O remorso é como uma nuvem negra, que nos impossibilita de ver o sol.

Estratégia de gestão de stress nº5: Arranje tempo para a diversão e relaxamento

Além de construir e assumir uma atitude positiva na sua vida, você pode reduzir o stress na sua vida, revitalizando-se. Se você disponibilizar regularmente algum do seu tempo para a diversão e relaxamento, você está a permite-se construir uma barreira à grande maioria dos stressores, assim como desenvolverá uma muito melhor “forma” para os enfrentar e debelar.

Formas saudáveis de se relaxar e revitalizar:

  • Caminhar
  • Passar algum tempo em actividades na natureza
  • Actividades com amigos e familiares
  • Libertar alguma da tensão com exercício físico
  • Registar o seu nível de stress
  • Tomar um bom e relaxante banho
  • Saborear uma boa chávena de café ou chá
  • Jardinagem
  • Massagens
  • Ouvir música
  • Ver uma comédia

Não se deixe apanhar no lufa-lufa da vida e esquecer-se de cuidar das suas próprias necessidades. Nutrir-se é uma necessidade, não um luxo.

  • Prepare tempo para o relaxamento. Incluir descanso e relaxamento na sua programação diária. Não permita que outras obrigações o impeçam de fazer esta excelente actividade. Esta é a altura de fazer uma ruptura com todas as responsabilidades e recarregar as baterias.
  • Conectar-se com os outros. Gastar tempo com pessoas de quem gosta. Um forte sistema de apoio será um óptimo inibidor dos efeitos negativos do stress.
  • Faça algo que você aprecie todos os dias. Faça actividades de lazer que lhe trazem alegria, procure aquilo que as crianças tanto fazem bem, perca temporariamente a noção do tempo e envolva-se em algo onde se esquece de si mesmo. Todos nós já experimentámos esta excelente sensação. O autor, Mihaly Csikszentmihalyi no seu livro: Flow, descreve este estado de comprometimento com o prazer em actividades do dia-a-dia. Aprecie o estado de fluxo da sua vida.
  • Mantenha o seu senso de humor. Isto inclui a capacidade de rir de si mesmo. O acto de rir ajuda o seu corpo a combater o stress de várias formas. A libertação de endorfinas na corrente sanguínea é um excelente inibidor dos sintomas lesivos do stress.

Aprenda e treine a resposta de relaxamento

Você pode controlar os seus níveis de stress com técnicas de relaxamento que evocam a resposta do organismo para o relaxamento, um estado de sossego que é o oposto à resposta de stress . A Prática regular destas técnicas irá promover o seu bem-estar físico e emocional.

Estratégia de gestão do stress nº6: Adote um estilo de vida saudável

Você pode aumentar a sua resistência ao stress através do reforço da sua saúde física.

  • Exercite-se regularmente. A actividade física desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do stress. Arranje tempo para pelo menos 30 minutos de exercício, três vezes por semana. Nada supera o exercício aeróbio para liberar o stress e reprimir a tensão.
  • Coma uma dieta saudável. Corpos bem nutridos estão melhor preparados para lidar com o stress, torne-se consciente do que come.
  • Reduza a cafeína e o açúcar. Os níveis temporariamente “altos” que a cafeína e açúcar oferecem, na grande maioria das vezes terminam com efeito contrario, que é a queda na energia e no humor. Ao reduzir a quantidade de café, refrigerantes, chocolate, salgados e açúcar na sua dieta, você vai sentir-se mais relaxado, promovendo igualmente um bom sono.
  • Evite bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. A auto-medicação com álcool ou drogas podem proporcionar uma saída fácil para o stress, mas o alívio é apenas temporário. Não deve evitar ou mascarar o problema em questão; lidar com os problemas de frente e com uma mente clara é a melhor estratégia a implementar.
  • Durma o suficiente. O sono adequado alimenta o nosso corpo e mente. A fadiga contribui para aumentar os níveis de stress, pois diminui a capacidade de concentração e pensamento claro, levando a pensamentos irracionais e prejudicais ao equilíbrio da vida de cada um de nós.

Gostaria de acrescentar uma última observação: Cada pessoa tem um nível ideal de stress, o qual lhe proporciona total satisfação. Abaixo desse nível surge a desmotivação, o aborrecimento e a incapacidade, e acima dele aparece a tensão desagradável e incapacitante. Esforce-se para perceber e trabalhar para o seu nível funcional, adequado e adaptativo de stress.

ALGUMAS DESTAS ESTRATÉGIAS FAZEM SENTIDO PARA VOCÊ?

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ana Neves

Olá Miguel,

Parabéns pelo excelente artigo. De facto, o stress pode tomar conta da vida, ser totalmente incapacitante. É importante termos ao dispor algumas estratégias para o combater, embora tenham que ser exercitadas para se tornarem eficientes.

Obrigada por todas estas sugestões!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia 🙂

O feedback dos leitores é muito importante.
Força e boa prática.

Fica atenta em breve voltarei a este assunto

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Laérth Santos

Ultimamente quando tendo a sentir um pouco de Stress minha cabeça chega até a doer, custou para eu me tocar que era pela longa quantidade de tempo que ficava em frente ao computador, daí uma matéria na televisão e tentei fazer deu até certo.

Agora fico de olho no relogio do meu computador, e sempre que estou a completar 1 Hora de tempo em frente a ele, eu dou uma saída rápida do quarto, ando em torno da casa toda passando pelos jardins bebendo um pouco de água fresca.

Ao final da caminha de 5 minutos sento por mais 2 minutos no sofá, e fico começando a memorizar e mi organizar novamente onde havia parado o serviço daí volto a meus afazeres.

Não sei se funciona com outras pessoas, mais comigo sintome como se tive-se dado uma reiniciada rápida no meu PC “cabeça!”. e volto quase novinho para minhas tarefas…

Abraço, gosto muito de seu conteúdo até a próxima!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Laérth, fico contente que tenha conseguido ultrapassar alguns problemas originados pelo stress.
As estratégias que apresentou, parecem-me excelentes, é de continuar, principalmente se se sente bem com a sua prática.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Luciano Larrossa

Miguel,

Excelente artigo. Muitas pessoas pensam que estar em stress é sinónimo de trabalhar muito e de esforço. Para mim o stress resume-se numa palavra: desorganização.

É claro que existem situações das quais não temos controle. Contudo isso são situações raras. A maioria das situações podem ser planeadas e organizadas, sendo praticadas depois com mais calma.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Laérth Santos

Luciano, concordo plenamente com você e com Miguel na questão da desorganização. Manter sim o controle sobre os riscos do stress é sem dúvida um bom remédio para saúde.

De raiva, confusão, desorganização e outras coisas chatas assim, eu passo é longe, nem de pequenas discursões em casa eu quase me meto!

E tenho melhorado também muito meu humor, pois antes quando era mais novo eu parecia um velho extressado e rabujento cheio de não me toque, hoje após dicas e exercícios de motivacões própias estou um pouco mais velho com personalidade de gente cheia de idéias e motivação~!

Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciano, obrigado pelo comentário.

Sim concordo, a desorganização é um promotor do stress e anda de mão dada com a ineficácia na vida.
Todos nós temos uma melhor performance quando nos sentimos preparados para as coisas. A desorganização é a antítese disso mesmo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rute Vaz

Boa tarde

O artigo está óptimo…

Parabéns!

Estava mesmo a precisar de alguém assim para fazer uma palestra sobre o tema no CNO de Sesimbra, onde sou formadora.

Não temos verbas, mas temos público e muito gosto em recebê-lo.

Os melhores cumprimentos

Rute Vaz

PS: Contacte-me, para combinarmos…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rute, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia.

Pode contar comigo, atempadamente combinaremos a melhor forma para a palestra.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
ademar

Parabens, otimo artigo e dicas surpreendentes,vão me ajudar muito no meu dia dia, Deus te sbençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ademar, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que as dicas possam ter ajudado. Agradeço imenso as suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
gustavo mares vieira

olha eu tenho 13 anos e des de que me conheço eu me estresso facilmente e muito nervozismo para mim aguemtar eu ja murei muitas coisas para mim livrar dele ja usei umas das suas dicas e e isso eu gostei das suas dicas não li tudo pq eu ia ficar com muito estress

foi mal meu portugues e orivel mais foi oq eu tia pra falar vlw !! ^^

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Gustavo, obrigado pelo seu comentário.

Você está a entrar na adolescência é natural sentir stress, principalmente devido às grandes mudanças impostas pelo seu desenvolvimento corporal e intelectual. Aconselhe-se com os seus pais, familiares ou irmãos mais velhos, certamente eles têm mais experiência e podem ajudá-lo.

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Gelson

Olá Miguel boa noite, gostei muito do seu artigo sobre o stress,com esses artigo vc vem ajudando muitas pessoas e eu sou uma delas estou passando por um momento de muito estress, e não venho me sentindo muito bem……

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Gelson, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente que o artigo possa ter ajudado. Força, a melhoria é possível

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Socorro

Amei a materia,stress apronta cada uma,sou de uma familia ansiosas,ja viu ograu do sress,faço até tratamento,abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Sheila

Adorei esta matéria e vou tentar colocar em pratica. Foi de grande ajuda pois estou no Japão e nao sei falar japonês, tenho 3 filhas (5, 2 e 1 ano) imagina, nao e? Ainda por cima mora junto 2 amigos do meu marido e, tenho que fazer tudo. Nao sobra tempo para mim. Imagina o grau do meu estresse. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sheila, obrigado pelo comentário.

É uma enorme satisfação saber que o artigo pode levar até si algum alivio para a sua vida. Boa prática.

Boa sorte aí no Japão!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sheila

Escreva aqui o seu comentário

Avatar for Miguel Lucas
MARLENE OLIVEIRA

OBRIGADA DR. LUCAS POR ESTE ARTIGO TÃO INTERESSANTE. TROUXE-ME UM NOVO ÁNIMO PARA REGRESSAR AO TRABALHO DEPOIS DAS FÉRIAS. PROMETO LEVAR À PRÁTICA AS DICAS + ADEQUADAS. DEUS O PROTEJA E NÃO DESISTA, NÓS PRECISAMOS DE SÍ.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marlene, obrigado pelo comentário.

Fico sempre muito satisfeito por saber que os artigos permitem contribuir para a melhoria de vida dos leitores. Fico contente por si.
Agradeço a sua força. E sim continuarei a escrever conteúdos sempre com a intenção de transmitir informação que possa ser útil aos leitores.

Boa prática

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Renato Cobayashi

Olá Dr.

Tive uma reação alérgica a um medicamento, quase tive uma parada respiratória, fiquei muito assustado com o ocorrido, os médicos constataram através de um elétro que não tenho nada no coração, ouviram o pulmão e também nada, ou seja nem medicamento deram. Isso foi a 5 dias atrás, quando tomei a última vez o medicamento. Mas de lá pra cá, sinto uma angústia, um sentimento de aperto no peito que chega a me faltar o ar, esse sentimento vai e volta. Um dos médicos que me atendeu disse que com o susto eu estava em choque com stresse emocional.
Será que realmente pode ser isso?

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
kellen

Estou passando por uma fase difícil!Tenho sentido muitas dores de cabeça,insônia,zumbido,mau humor e choro com facilidade.Fui ao médico e constatou que eu estou com stress…Fico com pensamentos negativos,são tantos sintomas que parece que é uma doença gravíssima, sem cura!Mas lendo algumas coisas aqui fiquei animada em saber que o stress pode ser combatido unicamente por mim!Preciso repensar algumas coisas e me organizar!Também tomei a decisão de fazer exercícios, quem sabe assim eu volto a dormir!Creio que o meu stress foi provocado pela insônia, causada pela ansiedade!!Sou muito ansiosa!Obrigada pelas dicas!!

Avatar for Miguel Lucas
Euclidio Mendes

miguel quando comecei a ler o seu artigo estava com dores de cabeca , mas percebi no decorer da leitura que a dor desapareceu.
Tenho fe que o a seu artigo vai me ajudar a me livrar do estress.

Avatar for Miguel Lucas
Guz

Muito bom, vc poderia fazer um formato para colocar em pratica como se fosse uma aula, com espacos para serem preenchidos pelo paciente.Pois enquanto lia fui fazendo anotacoes e confesso que antes estava no pico da ansiedade e agora estou bem calmo. Parabens pelo trabalho, muito bom, se quiser dar uma olhada no que eu quis dizer anteriormente leia o livro: Vc pode curar sua vida….é bem desta forma que te falei….Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Renato

Parabéns a vc, Miguel Lucas. Tenha em mente que tuas explanações sobre estes temas estão ajudando e fortalecendo a vida de muitas pessoas em crise.
Muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
stevie

Muito obrigado pelas dicas vc e muito inteligente.

Avatar for Miguel Lucas
lidia

Muito bom mesmo gostei …seriam bom tb ir á umas reuniões para q possamos dividir e somarmos …sei q não iria suprir nossas nessecidades mas compartilhar é muito bom !!

Avatar for Miguel Lucas
gilberto vieira

gostei muito do seu artigo, queria saber da sua opinião profissional eu sou hipertenso e trabalho a noite a mais de dois anos e meio e troco a noite pelo dia só q com este periodo fui adquirindo estresse, so agoroa apareceram os sintomas do estresse: queimação intestinal, dor no peito simulando uma taquicardia, espasmos musculares e tensão muscular. Queria saber qual é o melhor metodo para mim aliviar as tensões muscular q estão acabando comigo o desconforto intestinal passou agora ficaram as tensões. Por favor me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Iracema António

Adorei ter lido estes artigos e passarei a fazer o que li, porque realmente é muito dificil viver com estress. precisava de alguem que me pudesse dar estás dicas. parabems.

Avatar for Miguel Lucas
madalena

Gostei muito dos artigos aqui postados, pois nos ajudará no nosso dia a dia, viver com stresse ninguem merece, tive um grande aprendizado e sei que me ajudará bastante. Parabens!

Avatar for Miguel Lucas
pedro almeida

Parabéns pelo artigo.
Eu já fui a vários otorrinos e ultimo disse que tenho ansiedade mas eu penso que não ..
Sinto o meu ar pelo nariz a sair mal mas se colocar os dedos a frente do nariz sinto o ar , agora só penso e ontem senti tonturas boca seca e tensão arterial alta.
Quando vou cortar o cabeço sinto mal lá parece que vou abafar ..será ansiedade?

Avatar for Miguel Lucas
emanoel carvalho brito

olá. cheguei a um ponto de minha vida que não consigo parar de me preocupar. nada dá certo pra mim e depois de tanta derrota não tenho forças pra continuar lutando. só faço lamentar e odeio isso. mas não consigo me livrar. a tristeza se tornou a minha forma de vida. já pensei várias vezes em me suicidar mas não tenho coragem pra isso.. é um inferno. eu reconheço que a minha situação é fruto das minhas escolhas. eu sou o único culpado por não ter vencido na vida mas mesmo assim eu vivo culpando minha família. o mundo a vida.. to sem saber como agir..

Avatar for Miguel Lucas
JUAREZ NORONHA PEDRO

Bom dia. Não sei se o meu depoimento pode ajudar-lhe, mas penso que o que é bom deve ser compartilhado. Eu era exatamente como vc. Nada dava certo em minha vida. Houve uma época em que eu resolvi escrever um livro e disse pra mim mesmo, que o titulo deste livro seria "MEMÓRIAS DE UM SEMI-MENDIGO " Era exatamente como eu me sentia. Trabalhava muito, ganhava muitoi pouco e sofria todo o tipo de humilhação. Então comecei a registrar tudo o que de ruim que acontecia em minha vida em pedaços de papel. Seria os tópicos que eu usaria para desenvolver depois e escrever o meu livro. Confesso que consegui juntar uma boa quantoidades de retalhos de papel com as mais deversas situações de derrota sofridas neste espaço de tempo. UM DIA, TOMEI UMA ATITUDE. JOGUEI TODO AQUELE "LIXO" NO LIXO E DECIDI QUE SE REALMENTE ESCREVESSE UM LIVRO, O TÍTULO DO LIVRO SERIA : " HISTÓRIAS DE UM VENCEDOR ". MAS EU SABIA QUE TERIA QUE FAZER TUDO DIFERENTE DALI PRA FRENTE, SE REALMENTE EU QUEZESSE SER UMA PESSOA DIFERENTE, UMA PESSOA VITORIOSA.LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE: EU ERA UM CORTADOR DE PEDRAS E TRABALHAVA NO MEIO DO MATO, SEM NENHUMA PERSPECTIVA DE VIDA. UM DIA DISSE PROS MEUS COMPANHEIROS: VOU SAIR DESTA VIDA, VOU VOLTAR A ESTUDAR VOU MUDAR O RUMO DA MINHA HISTÓRIA…TODOS RIRAM ME DESANIMANDO,MAS EU DISSE COM CONVICÇÃO. VOCÊS VERÃO SE EU VOU OU NÃO MUDAR A MINHA HISTÓRIA. NAQUELE DIA EM QUE EU PARAEI DE LASTIMAR-SE PELAS MINHA TANTAS DERROTAS SOFRIDAS E REALMENTE FUI EM BUSCA DA VITÓRIA AS COISAS COMEÇARAM A MODIFICAR-SE. NADA FOI FÁCIL. EU TINHA APENAS A 5ª SÉRIE POIS TINHA ABANDONADO A ESCOLA POR SIMPLES NEGLIGÊNCIA. PASSSEI A TRABALHAR EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMO SERVENTE DE PEDREIRO, DEPOIS DO EXPEDIENTE TOMABA BANHO NO PRÓPRIO SERVIÇO E IA PRA ESCOLA. TINHA DIA EM QUE EU QUASE DORM IA EM CIMA DA CARTEIRA POR TANTO CANÇASSO. MAS NÃO DESISTI .ANOS SE PASSARAM. ME FORMEI A PROFESSOR, FIZ UM CONCURSO PÚBLICO " O MELHOR DE MINHA CIDADE HOJE", PASSEI E COMECEI A LECIONAR. TEMPOS DEPOIS, FUI DIRETOR ADJUNTO EM MINHA UNIDADE ESCOLAR, HOJE SOU O DIRETOR GERAL. TENHO EM M INHA EQUIPE; PEDAGOGPS PSICOPEDAGOGOS,BAIXARÉIS EM HISTÓRIA, DIREITO,ENFIM UMA GAMA DE PESSOAS COM AUTOCONHECIMENTO SOB A MINHA TUTELA. FIZ POR ENQUANTO, O TERCEIRO PERÍODO NA FACULDADE DE DIREITO E TENHO MUITA COISA A REALIZAR AINDA. NÃO SEI O QUE É FICAR SEM DINHEIRO POIS ,O MEU SALÁRIO DESTE CONCURSO É BOM E MINHA GRATIFICAÇÃO TAMBÉM. MAS TUDO FOI COM MUITA LUTA, DECISÃO E PREINCIPALMENTE COM A AJUDA DE DEUS,PORUQE ELE AJUDOU-ME A ABRIR MEUS CAMINHOS. NESTE FINAL DE ANO, NMÃO SEREI MAIS O DIRETOR DE MINHA UNIDADE PIOS TENHO COISAS PARTICULARES A FAZER, MAS A MINHA GRATIFICAÇÃO EU NUCA MAIS PERDEREI POIS PÉLA LEI ELA JÁ FOI INCORPORADA AO MEU SALÁRIO. SOU UMA PESSOA EXTRAMAMENTE FELIZ POIS SEI QUE AO TOMAR DECISÕES CORRETAS, PUDE CONSERTAR TUDO AQUILO QUE EU FIZ DE RUIM A MIM MESMO. MAS NADA TERIA ACONTECIDO SE DEUS NÃO ESTIVESSE COMIGO DANDO-ME FORÇAS E ABRINDO PORTAS PRA MIM. TENHO PROBLEMAS COMO TODO MUNDO MAS SEI QUE SOU EU Q

Avatar for Miguel Lucas
JUAREZ NORONHA PEDRO

QUE TENHO QUE ARREGAÇAS AS MANGAS E FAZER TUDO O QUE FOR NECESSÁRIO PARA REVERTER TUDO O QUE FIZ DE MAL PRA MINHA VIDA. HOJE, CONSIDERO-ME UM VENCEDOR E TEN HO CERTEZA DE QUE SE VC ESTIVER DISPOSTO A PAGAR O PREÇO E PRINCIPALMENTE COLOCANDO DEUS EM PRIMEIRO LUGAR EM SUA VIDA JAMAIS VC TERÁ VONTADE DE SUICIDAR-SE. DEUS É O DONO DA VIDA…SÓ ELE PODE DÁ-LA OU TIRÁ-LA.
OLHE PRA VC MESMO E DIGA A PARTIR DE HOJE, EU MUDO A MINHA VIDA. PEÇA A DEUS ORIENTAÇÕES NO QUE VC DEVE FAZER. É DESTA FORMA NÃO TEM COMO VC SER DERROTADO. EU CREIO NA SUA VITÓRIA SENÃO NÃO ESTARIA DISPONDO DO MEU PRECIOSO TEMPO PARA DAR-LHE ESTE DEPOIMENTO. VÁ EM FRENTE, LUTE, CONFIE EM DEUS E TUDO DARÁ CERTO.

Avatar for Miguel Lucas
vinicius

COMO ELIMINAR O Estresse EA Ansiedade??

O Melhor Método de Todos, Garantia de hum
PRODUTO Que Realmente funciona.Ter UMA
Vida Livre de estresse e Ansiedade ficou Fácil
E SÓ VOCE QUERER!

Acessem JÁ E TIRE SUAS Dúvidas: http://hotmart.net.br/show.html?a=c686227c

Avatar for Miguel Lucas
LINDOMAR

O seu artigo sobre o stress foi excelente, com dicas infalíveis para diminuir o nível de stress maléfico
vou seguir suas dicas. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Li a matéria e gostei das dicas, vou tentar seguir. meu grande problema é q durmo muito pouco, apenas 4h por dia e isso é um dos fatores que anda me prejudicando, pois tenho uma rotina bem pesada entre faculdade e trabalho e isto esta me deixando louca rsrs…bom vou seguir as dicas..obrigada!!!

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Prezado Miguel,
Quem passa por este tipo de problema luta a cada segundo "contra" si mesmo. Obrigada pelas dicas e te parabenizo pela forma clara de se comunicar.

saudações.

Avatar for Miguel Lucas
Valfredo Lopes

Obrigado, pelo artigo ajuda bastante naas minhas palestras para Gesrotores escolares.

Avatar for Miguel Lucas
carolaine

OLA DR.MIGUEL LUCAS,TUDO BEM?
SUAS DICAS ME AJUDARAM MUITO,HOJE ESTOU MUITO MELHOR GRAÇAS A VOCE.SUAS DICAS SAO OTIMAS,ATE MINHAS AMIGAS FALARAM QUE ANDO MENOS ESTRESSADA E ANTES ELAS NÃO ME AGUENTAVAM.VOCE ME AJUDOU MUITO,EU NAO TENHO PALAVRAS…MUITO OBRIGADA POR TUDO DOUTOR!!!

Avatar for Miguel Lucas
Karen Proença

Caro Miguel, sei que já recebeu inúmeros elogios sobre este artigo, mas fiz questão de elogiar. Coisas "simples" que fazem uma absoluta diferença no nosso dia-a-dia. Achei muito bom. Imprimi seu artigo para me auxiliar na confecção de uma palestra sobre stress ocupacional que irei ministrar no meu trabalho (sou médica do trabalho e psiquiatra) e acabei repensando vários comportamentos pessoais meus. Ainda bem que temos pessoas como você para nos ajudar e aumentar nossa qualidade de vida. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Deise H. O.Lucino

Dr. Miguel Lucas, atualmente não sei nem definir qual o meu estagio emocional,faço acompanhamento psicológico a quase quatro anos,e ainda tenho altos e baixos durante minha vida.
Li o seu artigo e não sei onde me encaixo neste planeta.Tenho 47 anos e trabalho na Area Social,até ajudo outras pessoas mas não consigo me ajudar. A minha vida toda foi ajudar pessoas e não consigo me ajudar.As vezes o que é problema dos outros é mais fácil.Já desisti de tentar me ajudar,ou será que não quero ? Não sei se o meu tratamento com psicologo e psiquiatra Vai ainda dar resultado. Dê por favor sua opinião. Atenciosamente Deise. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo toledo de Carvalho

Dr.. meu cabelo já caiu em alguns pontos…será que é por causa do estresse? depois ele acaba nascendo de novo, demora até cair de novo mas esta é a terceira vez obgdo!

Avatar for Miguel Lucas
LUCI CORDEIRO NENEVE

ADOREI SEU TRABALHO MERECEDOR DE ATENÇÃO NAS DIVERSAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO. VOU INDICAR SEUS LIVROS COM CERTEZA, POIS PARA MINHA FAMÍLIA SERÁ MUITO ÚTIL SEUS CONSELHOS,E ESCLARECIMENTOS . OBRIGADA E PARABÉNS

.

Avatar for Miguel Lucas
Alessandra

Estou passando por problemas emocionais e esta matéria sobre a depressão me ajudou a esclarecer muitas dúvidas aos meus sintomas ,parabéns e sucesso !!

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Eduardo Lima

Olá caro amigo.

Tenho 17 anos e trabalho, estudo e me sustento e sustento ao meu marido que não trabalha e nem faz nada da vida, dá pra imaginar qual seria o meu nível de stress né?
Li a sua matéria aqui e gostei muito, apartir de hohe aerei outra pessoa uma pessoa mais calma, mais saudável e evoluída de esperito. Gostei muito sa sua matéria e vou segui-lo, sucesso e fé, Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Noeli aurélio paulino de Oliveira

Amei os esclarecimentos aqui contidos. sou educadora e a missão tem sido árdua. vivi mts traumas típicos da vida urbana, outros com filhos , enfermidades, família etc. Confesso que estou no nível máximo de stress. Mts solicitações, mal tenho tempo para mim. Absorvo com tamanha facilidade os problemas alheios e já sinto dores por td o corpo, minha coluna sofre, tensão muscular, suores nas mãos… As vzs só tenho vontade de dormi, minha imunidade está baixa, sinusite crônica… Sinto-me frustrada pq quero voltar a fazer dança e não consigo. Depois de ler essa esclarecedora reportagem pretendo rever meus hábito, inclusive o de aprender a dizer não.
Agradeço pela colaboração!
Noeli

Avatar for Miguel Lucas
mahely souza dias

muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
juliana

amei muito bom esse artigo

Avatar for Miguel Lucas
Consolação

Olá Miguel, excelente artigo vou colocar em praticas suas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
LARISSA RAIANE

Achei muito importante, e interessante, peguei alguns topicos para meu trabalho da faculdade e gostaria de pedir autorização para pegar algumas fotos também!

Avatar for Miguel Lucas
elaine

Olá Miguel , seus artigos são excelente s parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Giuliana

Oi, Miguel!
Eu tenho 16 anos e estou passando por um momento difícil na minha família que é a separação dos meus pais. Já faz quase um ano que eles estão separados e a situação está tão ruim quanto eles estavam juntos, só que agora com um foco diferente. Eu achava que estava conseguindo lidar com tudo isso e que estava bem até começar a passar mal do nada, como ficar tonta e fraca. A primeira vez que aconteceu foi no ônibus e fiquei muito assustada achando que ia desmaiar, tive que sair e ligar para a minha mãe vir me buscar. A segunda vez foi mais inesperada ainda, pois tinha acabado de levantar da cama (estava de férias, por isso acordei lá pelo meio dia) e fui tomar banho. Durante o banho comecei a ficar fraca e sentir tonturas novamente, só que mais fortes e uma seguida da outra, não tinha forças para nada. Nunca cheguei a desmaiar, mas depois disso minha mãe me levou ao médico que disse que estava tudo absolutamente normal. Começou a falar que podia ser emocional e estresse (já que má alimentação não pode ser, pois me alimento bem).
Acontece que agora estou mais assustada ainda porque tenho dezesseis anos e já tenho ataques de estresse assim. Sempre soube que meu lado emocional é extremamente instável, pois choro por tudo (até uma vez em programa de culinária). Isso e mais ou fato de ser uma pessoa negativa. Fico pensando como isso me afetará no futuro, tanto profissionalmente como na minha vida pessoal e meus relacionamentos.
Vou tentar mudar tudo isso agora enquanto não tenho muitas responsabilidades, porque sei que depois será mais difícil com trabalho, família e tudo o mais. Estou tentando manter minha mente afastada fo que não é problema meu, como as brigas dos meus pais e vou usar as suas dicas, pretendo por ora começar a me exercitar mais, até fazer ioga para ver se acalmo os nervos e aprendo a ter equilíbrio. Vou começar a trabalhar a positividade e o diálogo interno também também.
Adorei esse site, parece que é exatamente o que estava precisando.
Obrigada por compartilhar esse seu conhecimento com a gente e nos ajudar!
Tenho certeza que tem muita gente nesse tipo de situação e que não sabe o que fazer, você faz um trabalho maravilhoso!
Um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa de ÁVila

Olá Giuliana tudo bem?

Imagino o quanto deve ser difícil lidar com esta situação, a separação dos seus pais. O importante é vc tentar realizar um diálogo franco com eles, de forma que vc também fale de seus sentimentos diante dessa situação. Vc também pode procurar um profissional de Psicologia o que te ajudaria a se fortalecer diante destas dificuldades. Se a situação for bem elaborada agora, com certeza vc terá muito sucesso no enfrentamento de outras futuras dificuldades.

Grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Thalita Ramires

– Ola , gostaria de agradecer , pelo fato de alguma forma ou de todas as formas desse artigo ter me ajudado agora no decorrer da minha vida , tenho 18 anos e meu nivel de extresse começou a evoluir com 9 anos de idade , pelo fato do genio da minha mae ser forte demais , herdei isso dela e piorou bem mais que o dela ate , entao ate um ‘tempo queriam me internar em uma clinica de reabilitaçao pra ver se eu mudava meu temperamento , mas depois caiu no esquecimento , mas emfim , ainda nao me vi livre disso ainda , por isso agora com minha força de vontade quero ter minha paz e voltar a ser feliz porque querendo ou nao o extresse tira isso das pessoas , muito abrigado mesmo , tenho muito tempo pela frente pra acabar com isso e viver melhor comigo mesma .

Avatar for Miguel Lucas
eugénia

Excelente! Muito organizado, simples e muito, muito útil também para os professores! Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Fredina

So de ler isso me estressou.

Avatar for Miguel Lucas
Catia Cristina

Obrigada por tudo,era tudo que precisava ler,já me sinto melhor,qdo sabemos identificar o que estamos sentindo e entender.Saber que não estamos só e que tem muita gente passando pelos mesmos estresses.Gostaria de poder tirar mais dúvidas.Bjs

Avatar for Miguel Lucas
raimunda dos anjos

Gostei muito do assunto. Todos os temas sao importantissimos para o aprendizado da vida. Muito bons e capazes de modificar a vida de qualquer pessoa que esteja interessado em melhorar o seu dia a dia. Otimo.

Avatar for Miguel Lucas
Ewerton

sinceramente eu estava a ponto de explodir com tanto estresse mas quando eu pude ver esse artigo o meumodo de pensar mudou completamente .. 🙂

Avatar for Miguel Lucas
São

Fantástico artigo! Quando iniciei a sua leitura estava completamente inundada de suor e à medida que ia lendo fui acalmando e sinto-me muito mais tranquila. Tantas coisas que nós sabemos, mas é necessário efetivamente parar, tomar consciência de tudo o que é dito neste artigo e a paz virá. Obrigada Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
Helio neto

Onde encontro materiais gratuito sobre estresse no trabalho?

Avatar for Miguel Lucas
dani

Ola gostaria q me ajudasse.vivo muito estressada. Isso esta sendo um problemao pra mim. Brigo muito cm meu marido.acabamos em separacao. So em a pessoa alterar a voz, ou eu me sentir ofendida ja explodo. As vezes nem é a intensao da pessoa me ofender mas acabo levando isso ao contrario. Ñ sei mais oq fazer.. pode me ajudar? Ficarei agradecida! Beijos

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa de Ávila Pereira

Parabéns pelo artigo. Tem uma linguagem clara, trazendo alternativas eficientes para o manejo do estresse. Muito bom.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro dos Santos

Miguel, sofro muito com ansiedade e nervosismo, essas explosões de raiva estão se tornando mais frequentes, choro também está começando a ser mais comum, e entre outros, como querer ficar sozinho, perda de apetite, perda de vontade de fazer as coisas, desânimo, etc. Como posso aliviar isso tudo?

Avatar for Miguel Lucas
DEIVERSON

APRECIEI MUITO SEUS CONSELHOS E DICAS SUPER IMPORTANTES. AGORA É SÓ PRATICAR!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Lorena

Estou passando por um momento muito estressante, pois estou com um transtorno de ansiedade generalizado e suas publicações tem sido ótimas para mim. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Eneas Arruda

Parabéns pelo texto, e pelo carinho com quem está precisando de ajuda. Deus te abençoe e te prospere.

Avatar for Miguel Lucas
Albert

Meu stress causa muita tonteira, alguem saba como evitar isto?

Avatar for Miguel Lucas
Jacqueline

Mude a situação:

Evite o stressor
Altere o stressor
Mude a sua reacção:

Adapte-se ao stressor
Aceite o stressor

kkkkkkkkkkkkkkkkk tive que rir, vou fazer o que largar o emprego? matar meu chefe? aceitar cliente querendo job as 18h da tarde?

Avatar for Miguel Lucas
Joyce

olá meu nome é Joyce, tenho 18 anos e facilmente me estresso e me exausto.. As vezes são coisas tao fúteis que chego a me envergonhar.. qualquer coisa q as pessoas falar eu já me estresso principalmente com meu namorado as vezes ele fala e eu me exausto logo’ como se fosse o fim do mundo.. tento ser mais calma mais é só fase logo passa e volto a me estressar.. sendo q também sou muito sensível e me Machuco facil .. Tipo eu me estresso e choro não consigo entender!!

Avatar for Miguel Lucas
Ingred

Oi Miguel.. Quero lhe dar os parabéns pelo maravilhoso artigo que você fez.
Tenho certeza que o mesmo ajudou varias pessoas,procurei por textos,métodos para resolver meu problema de stress mas nunca achava o certo ate que achei seu artigo e concerteza vai
mudar minha vida pra melhor.
Obrigada por disponibilizar seu tempo para ajudar seus semelhantes.
Bjos

Avatar for Miguel Lucas
Tania Mara Costa Leite

Parabéns Miguel,
Seu artigo é muito pertinente, atual e, seguindo com atitude suas 6 dicas, qualquer pessoa pode mudar completamente o rumo da própria vida!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Cezar

boas dicas, para quem é muito estressado.

Avatar for Miguel Lucas
taynara soares

estou preocupada, tenho 14 anos e me estresso muito, mais muito fácil mesmo, há algum problema comigo? sinto que a culpada disso é a minha depressão, ou estou enganada? agradeceria se me respondesse e seu post me ajudou bastante, obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
ELIANE CRISTINA DA CRUZ

O QUE MAIS ME ESTRESSA SÃO AS BRIGAS DE MEU MARIDO COM MEU FILHO MAIS VELHO…APESAR DE TER PERDIDO A MINHA IRMÃ. RECENTEMENTE…SERÁ QUE NAÃO TEM ALGUM CHA PARA RELAXAR…

Avatar for Miguel Lucas
Angela Fonseca

gostei imenso deste artigo e vou colocar em prática porque era disso mesmo que eu estava a precisar.obrigado pela força que esta dando para aqueles que precisam…

Avatar for Miguel Lucas
Joelma Santos

Olá, está me ajudando muito em meu tcc…
obrigada e parabéns pelo artigo!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Joelma

Qual é o ano de publicação deste artigo? obg.

Avatar for Miguel Lucas
jamil

oi galera tudo bom ?

Avatar for Miguel Lucas
zandira Brito

adorei o artigo

Avatar for Miguel Lucas
Uly

Bom dia.
Gostei muito do artigo, muito bem elaborado e ajudou muito na montagem do meu projeto TCC pois estou na reta final da minha pós graduação em Psicologia do Trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Evelyn Togni

Boa tarde! Sou enfermeira psiquiátrica e gerencio um Ambulatório de Saúde Mental na cidade de Marília/SP, realizo trabalho de grupos (aprendizado no modelo de metodologia ativa), trabalho com diversos tipos de pacientes e familiares, atualmente com cuidadores familiares de idosos demenciados. Tem sido um trabalho MEGA gratificante e este é um dos temas mais levantados nos grupos, entendo que isso talvez seja pela especificidade da área. Gostei da matéria pelo simples fato do texto ser menos científico e mais empírico, o que torna o aprendizado mais significativo e prático. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos P. Braz

Estava enumerando , por ordem de importância, as supostas causas do meu stress no meu trabalho , no lar, no relacionamento com superiores e amigos do trabalho, com amigos em geral e, principalmente, com as pessoas da minha família. Terminada esta relação (que fiz anotando em um arquivo no word) aí dei uma parada e vim fazer essa pesquisa. Li todo o texto de Estratégias e espero seguí-las. Acho que é bem por aí que poderei vencer meu estress.
Parabéns e obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
edson

Como seria bom se o ser humano conseguisse por em pratica o que Deus diz em sua palavra que – HA TEMPO PARA TUDO NESSA VIDA – Mais o ser humano é um ser insaciavel, pensa que consegue tudo no tempo dele e estrapola o tempo até chegar a esse nivel. Cada ação tem uma reação. As vezes passamos por tantas lutas tempos atraz e só depois vemos que a luz esta se apagando ai vem o resultando de tudo o que praticamos anciosamente. Entrar é facil, mais sair dessa é bravo. É um bombardeio na mente, credo, pensamos que não vamos sair dessa. Pensamos em fugir de tudo, pois tudo se torna, hehehe muito dificil. O artigo realmente é bom, mais temos que aplicar constantemente em nossa vida. Basta a cada dia o seu mal, para que tanta ansiedade, tanta briga, tanto desamor, queremos que as coisas sejam resolvidas no nosso tempo e bem rapido. Como disse o artigo é muito bom, temos que acreditar, confiar que DEUS vai mais uma vez nos ajudar a sair dessa situação. MUDANÇA DE VIDA – MUDAR O JEITO DE VIVER.

Avatar for Miguel Lucas
maria do carmo

Olá Miguel! que excelente colaboração que vc vem oferecendo …. Muita coisa coincidiu com o que mais necessito . Só tenho que lhe agradecer e observar bem as orientações que oferece para conseguir de forma mais rapida e saudavel, contornar ou sair deste terrivel stress emocional, pois infelizmente ainda somatizo o q. fica no inconsciente durante o sono. E`´ terrivel, mas com ajuda de Deus e da psicologia, sairei desta; Obrigada 13-8-2015

Avatar for Miguel Lucas
João

Eu vi a sua página e gostei bastante. Eu sou uma pessoa ansiosa e penso demasiado no meu futuro escolar e como eu cortei laços com uma das minhas melhores amigas eu sinto que existo por existir. A minha vida se tornou algo sem graça, sem sal, sem valor. Gostaria de receber mais conselhos para combater meu perfecionismo e o meu medo de falhar na escola. Sou uma pessoa ambiciosa demais e digo que gosto de atrair a atenção de toda a gente com os meus resultados. Sinto que preciso de ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANA RAINERTE SERAFIN

ARTIGO MARAVILHOSO, OTIMO TRABALHO.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Trabalho muito bom.

Avatar for Miguel Lucas
Rullyann

Boa Noite

Olá Miguel…
Primeiramente, queria Parabenizar pela sua matéria, gostei muito, li e reli a sua matéria, e resolvi enviar esta mensagem, pois não consegui se identificar, de onde vem, ou como ou porque surge o stress em minha vida.
Antes de mais nada vou te contar algo que você pode até não acreditar mas é verdade….
Tenho dezoito anos e há nove anos atrás peguei a doença da Meningite com Herpes no Cérebro, e com essa doença fiquei sem andar, sem falar, sem conhecer ninguém nem meu pai, nem minha mãe, fiquei dois meses em coma, tendo crises convulsivas e convulções todos os dias.
Além disso, há cinco anos atrás fiz uma cirurgia no meu cérebro, e passei a ter só a metade do cérebro, hoje já estou melhor sei andar, sei falar e conheço a todos(as).
E a doutora que eu faço consulta disse que para eu sarar dessa doença, e parar de ter crises convulsivas e convulções que tenho até hoje, tenho que controlar o meu stress. Mas eu sempre me pergunto de onde vem esse stress?
*Eu acho que foi no começo da doença, pois na escola onde eu estudava, alunos(as) começaram a se retirar só por minha causa.
*Como nos dias de hoje eu não tenho nenhum(a) amigo(a), ninguém para conversar, nem pessoalmente nem mesmo pelo celular.
Então eu te pergunto agora Miguel quem é o causador desse meu stress? E o que eu devo ou preciso fazer para curar esse meu stress??

OBRIGADO DEIS DE JÁ..
FICAREI GRATO PELA RESPOSTA !!!

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Eu sempre fui estressado isso me prejudica cada vez mais, sou pavio curto, fico nervoso facilmente e todas as vezes que isso acontece eu acabo tendo uma atitude insensata.Por idiotice minha eu perdi o que tinha de mais precioso por conta de um mal entendido eu fui ignorante e estúpido com as pessoas que eu mais gostava me deixei levar

Avatar for Miguel Lucas
Pablo Miguel

Muito bom o texto, me ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
Elvis

Parabéns por compartilhar seu conhecimento. É um artigo que não caducará, dado a pressão que vivemos na sociedade.

Avatar for Miguel Lucas
Luiz paulo

Costumo dizer que não tenho, porque não nasci com ela. Entretanto, convivo há 2 anos com a PSORÍASE dermatite. Esse magnífico canal, colocou-me diante de diversas versões equivalentes aos picos de stress os quais me enquadro e serviu como um dicionário recheado de informações o caminho para pelo menos reduzir o índice dos problemas existente. Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Luiz paulo

Costumo dizer que não tenho, porque não nasci com ela. Entretanto, convivo há 2 anos com a PSORÍASE dermatite. Esse magnífico canal, colocou-me diante de diversas versões equivalentes aos picos de stress os quais me enquadro e serviu como um dicionário recheado de informações importantes visando permitir a redução do índice quanto aos problemas existentes. Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de extrema importância e utilidade pública.

Avatar for Miguel Lucas
raiane

ótimo esse artigo ,estou passando por uma fase de stress e foi de grande ajuda este artigo ,percebi que em muitos casos a vitima nem percebe a gravidade do stress que esta passando ,deveria ser mais divulgado as formas de prevenir o stress. atenciosamente RAIANE

Avatar for Miguel Lucas
Maisa

Olá me chamo Maisa tenho 38 anos,estou pedindo socorrooooo,estou igual uma bomba tic tac,o meu nível deestrees e tão elevado, que sinto uma faltava ar que parece que vou morre,sou super iper impaciente,tenho um filho de três anos,super peralta perco a paciência com ele toda hora,e confesso não consigo me organiza,depois que li as as dicas ate me acalmei mais,me ajudem!!!!!,não consigo acorda cedo,o estresse e tanto que quando deito,pare que eu peso 100 kl,e peso57.as vzs eu começo me organiza,quando olho esta tudo revirado de novo,e a desorganização e geral,me ajudem obrigado!!como faço p participa das palestra,mas estou num momento sem dindin,quando passa a fúria de estress eu falo p mim mesma,de novo,não me controlei,fica calma Maisa,e muito rápido o estress de manha meu filhota acorda chorando,p mama,todo dia,ai pronto,já começa logo cedo,eu não consigo,eu vejo que acordei tarde ai pronto,já começo,fica ansiosa falta de ar nervosa.Estou me sentido bem mais calma depois que li alguns comentário,estou não estou me sentindo mais sozinha nessa luta,primeiramente Deus.Antes de entra na internet procurando sobre meu problema ,eu fui orar,poisvestava com fortes crise de falravde ar e sei que e por causa do estress,conversei com Deus p me dar uma direção,uma saída,e aqui já achei a resposta,muito obrigado meu Deus meu Senhor,muito obrigado Miguel,por esse cantinho tão iluminado,que Deus o abençoe vc,para que através desse cantinho muitas vidas seja livre e liberta desse mau,inclusive a minha.09-02-16 Obrigado!!!

Avatar for Miguel Lucas
Camila (reduziroestresse)

Adorei as dicas do post! Parabéns pelo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Noronha

Boa tarde amigo, obrigado pelas sugestões.

No meu caso, o meu problema é com pessoas, e tem uma pessoa que penso 24H por dia, e isso acaba me deixando chateado, pra baixo, e acabo me expondo a quase tudo no que diz naquele tópico seu "FORMAS PREJUDICAIS DE LIDAR COM O STRESS" , vou citar alguns abaixo:

-Fumar(maconha)
-Permanecer muitas horas em frente à televisão ou computador
-Afastar-de dos amigos, família e actividades de lazer
-Usar medicação ou drogas para relaxar
-Procrastinação (adiar constantemente as tarefas que necessita realizar)

Poi é, eu ate tento algumas distrações, as vezes da certo, mas depois volta tudo de novo.

Como posso perder esse peso da minha mente?
Eu deveria desabafar com a mesma e expressar tudo e dizer o que está acontecendo? Sei lá, em algum local agradável. Você acha que desta forma de desabafo deixaria minha mente mais leve? Seria uma boa conversa para a pessoa oposta?

Eu também gosto de seu outro tópico:ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO STRESS Nº4: ACEITE AS COISAS QUE NÃO PODE MUDAR.

Queria uma ajuda sua, por favor, se eu fizer isso, vai tirar o peso da minha mente? Pode levar muito tempo?

Obrigado por tudo e pela ajuda.
Abraços, Pedro.

Avatar for Miguel Lucas
leandro cardoso da silva

eu preciso melhora o meu humor tenho um gravepolbema de3 stresse

Avatar for Miguel Lucas
Juliana Pessoa

Olá,
Meu maior estresse é meu marido, ele é muito estressado e o estresse dele me contagia, eu falo com ele com carinho e atenção, super sorridente e ele reage com cara feia ou fica quieto e não responde, eu tento deixar passar mas depois de um tempo não me aguento, tenho que falar as verdades ou fico até doente de cama se eu não desabafo tudo brigando, chingando ou gritando, a dica é se afastar de quem nos estressa mas eu não posso me afastas dele, eu o amo mesmo ele sendo insuportável, queria aprender a suportar mais, preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Diully Meira Santos

Olha, li toda essa pagina e estou em um momento muito difícil agora, mas só de ler todas essas dicas já me sinto muito bem, me acalmei pois estava em prantos de choro e agora me sinto leve obrigado, você que se dispõe a ajudar as pessoas que se encontra muito abalada que precisa de ajuda e que muitas vezes não tem quem conversar mas acha um site desse para ler e aliviar a alma.

Avatar for Miguel Lucas
Vânia

Boa tarde,
Estou com queda de cabelo e acabei de ir ao dermatologista. A causa desta queda é devido altos níveis de stress, ansiedade. Sempre fui uma pessoa muito nervosa e deixo acumular imensos problemas mas depois de ler este artigo fiquei com as noções de como resolver a minha ansiedade e stress. Obrigada pelas dicas

Avatar for Miguel Lucas
Linária

Sou um tipo de pessoa extremamente fina e frágil, e por esse motivo me estresso de mais com meu irmão, pois so mora nós dois.
As ações que ele acaba fazendo me irrita, me tira do sério e entro em desespero, começo a chorar, a sentir falta de meus pais de mina familia, que estão longe.
Muitas das vezes fico ate sem comer.
Outra problema, é que eu me preocupo muito fácil com as coisas, e isso acaba me estressando, pois sou estudante de vestibular, e se não conseguir fechar meu cronograma no tempo estimado, fico preocupada e acabo me estressando.
O que eu poderia fazer pra amenizar esse estresse?

Avatar for Miguel Lucas
Jackson Santos

Ótimo o artigo, dá para se enxergar em difersas situações e os métodos de desenvolver estratégias para vencer o stress são muito práticos e inteligentes.
Colocarei em prática.

Grato!

Avatar for Miguel Lucas
Willian

Muito obrigado! Vou seguir essas dicas. Parabéns pelo seu trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Túlio Cardoso

Boa Noite
Sou acadêmico de Direito sou condenado pelo stress sou muito ansioso, nervoso, tenso, egoísta, teimoso e orgulhoso. Sou estressado com tudo o que faço ou deixo de fazer é isto vem me prejudicando cada dia mais. Procuro soluções para minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
WILL

Excelente texto.. Vasto conteúdo.. o escritor ou a equipe está de parabéns.

Um abraço.. do Brasil

Avatar for Miguel Lucas
Rozzy

O meu problema é que o capeta da minha sogra mora comigo e ela sempre me prejudica no meu relacionamento e sempre me coloca os problemas dela nas minhas costa e eu tenho que aguentar isso todos os dias, meu marido e eu temos um filho e eu sempre digo vamos morar nos três juntos e ele sempre diz não pois a mae dele é deficiente e eu não estou nem ai pra ela só por que ela naontem um pe? Para ela é jovem tem 40 anos ele deveria crescer e isso me estressa tanto que estou a ponto de ficar num estado depressivo avansado já querendo me matar e não sei mais o que fazer desesperada, me ajude alguém, não quero fazer besteira, tenho um filho de um ano pra ver crescer! Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Mariane Elias

Parabéns pelo o trabalho.

Excelente.

Avatar for Miguel Lucas
Karol Moura

Olá, eu sou estudante de Segurança do Trabalho e estava pesquisando sobre o assunto "stress" para a realização de um Dialogo Diário de Segurança (DDS), até que achei seu material e achei de extrema qualidade.Desde já agradeço pelos textos que enriqueceram meu material e fizeram eu me autoavaliar no que se trata de stress, me identifiquei e compreendi o material completamente, acredito que aconteceu o mesmo com outras pessoas. Parabéns, ótimo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Luciano

Realmente gostei das dicas, eu só um dos jovens qui quase me esqueci que existe se divertir, levo a vida muito a sério. Mais com essas dicas vou tentar me divertir.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Cirilo

Excelente artigo! Grato pela partilha de tanta informação útil.

Eduardo Cirilo
http://www.viveremaltaperformance.pt

Avatar for Miguel Lucas
Ribeiro

Excelente artigo! Completo e didático!

Avatar for Miguel Lucas
Caroline Peluso

Cara, que artigo maravilhoso. Você abriu meus olhos, até hoje achava que estava deprimida e não consegui encontrar soluções adequadas, percebi que na verdade o que eu tinha era stress e agora tenho um caminho melhor para seguir e me sentir melhor. Excelente trabalho, parabéns! E Obrigada!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *