Pense positivo - insista no pensamento positivo
Psicologia Positiva 22/09/2016

Pense positivo – insista no pensamento positivo

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A motivação vem do pensamento. Cada acção que temos é precedida por um pensamento que inspira essa acção. Mas, quando deixamos de pensar (devidamente), perdemos a motivação para agir. Eventualmente caímos no pessimismo e miserabilismo, e isto leva-nos a pensar ainda menos. E assim sucessivamente. Uma espiral descendente de negatividade e passividade, alimenta-se dela mesma como uma sanguessuga. Grande parte de nós passamos o nosso tempo de vigília em automático, como se estivéssemos a sonhar,  onde esse sonho se desenrola sem a nossa consciência debitar o quer que seja. Fazemos mais um dia as mesmas coisas da mesma forma, com o mesmo ritmo, criticamos os outros e a nós mesmos com as mesmas frases, como se tivéssemos decorado o guião de um peça de teatro e a fossemos recitando, dia após dia.

O REVERSO DA MEDALHA DOS NOSSOS HÁBITOS INSTITUÍDOS

Grande parte das nossas rotinas sedimentaram-se na nossa vida por nos serem úteis, por nos servirem e nos facilitarem a quantidade de coisas que fazemos. Sentimo-nos confortáveis a fazer aquilo que sempre fizemos, aquilo que nos é fácil, que fazemos sem ter que prestar atenção. Podemos chamar a este processo, os nossos hábitos instituídos. Até aqui, tudo muito bem! Mas, se alguns desses hábitos passaram a não ser adequados, prejudicam-nos, incapacitam-nos ou impedem de sentirmo-nos bem, de sermos apreciados pelos outros, de sermos aceites em sociedade, ou nos impedem de atingir os nossos sonhos e objetivos? Se nos toldaram a criatividade, a perspicácia, a vontade de aprender, de olhar a vida por outras perspetivas e alternativas?

Os nossos hábitos instituídos podem passar a ser a nossa maior dor de cabeça. Habituámo-nos a eles por um processo de repetição até chegarmos ao ponto de julgarmos que nós somos mesmo assim, que isso faz parte da nossa personalidade. Mas, nada poderia estar mais errado. Só julga ser assim porque fechou a janela das possibilidades, das alternativas, da consciência, de pensar acerca das coisas, das suas coisas, daquilo que  quer e que não quer. Se continuarmos a percorrer os trilhos da vida num estado “adormecido”, muito provavelmente iremos atingir um ponto de cristalização do nosso pensamento, perdemos a flexibilidade de pensamento e criamos uma inclinação mental desadequada.

Vejamos o seguinte exemplo: Digamos que uma pessoa com uma inclinação mental para o pessimismo levantou-se num sábado de manhã e colocou na sua ideia que tinha de arrumar e limpar a garagem. Dirige-se à garagem, abre a porta e fica chocado por ver a quantidade de lixo e desarrumação. “Esquece isso” Diz o pessimista no maior dos lamentos. “Ninguém conseguiria limpar esta garagem num só dia!” Perante esta situação e num estado mental de incapacidade, fecha a porta da garagem e volta para outra divisão da casa para fazer outra coisa qualquer.

Os pessimistas têm um pensamento de “tudo ou nada”. Têm um pensamento catastrófico e absolutista. Ou fazem as coisas de forma perfeita ou não fazem. Vejamos como é que o otimista enfrentaria o mesmo problema. Vamos assumir que até dizia a mesma coisa: “Esquece isso”. Ninguém conseguiria limpar esta garagem num só dia!” No entanto, uma grande diferença entre o pessimista e otimista saltaria à vista. Ao invés de voltar para casa, o otimista continuaria a pensar. “Pronto, não consigo limpar toda a garagem, mas ainda assim, o que é que eu posso fazer?” Ele pensa durante um pouco, e tem a ideia de dividir a garagem em 4 secções e limpar apenas uma nesse dia. “De certeza que consigo limpar uma secção, e se limpar uma parte por semana, certamente até ao final do mês consigo limpar toda a garagem”. Ao fim de um mês os cenários serão diferentes: O pessimista terá a garagem numa desgraça e o otimista uma garagem limpa.

O SABOTADOR INTERNO

O pessimista tem uma inclinação mental para pensar de forma desanimada ou que não consegue fazer nada, que as coisas não valem a pena, desiste de pensar positivo muito rapidamente. Na grande maioria da vezes o pessimista é um desistente crónico, foca-se nos piores cenários e não acredita que as coisas possam dar certo. A estes aspetos negativos do programa mental do pessimista podemos chamar de sabotador interno. É um sistema auto-perpetuador de conexões entre as células cerebrais, uma presença neurológica que parece ser tão intrínseca a nós, que normalmente não temos consciência da sua influência. O sabotador interno é uma consequência da forma como você pensa acerca das coisas. Pode ser muito difícil  desaprender aquilo que aprendeu e julga ser parte de você, mas é possível.

Sabemos que um músculo se desenvolve através do esforço repetido. Se você deixar de o usar, se parar de o exercitar, as conexões entre as células musculares irão enfraquecer. Assim, acontecerá com os vários aspectos da sua inclinação mental, do seu sabotador interno. Assim que você o identificar, e inibir essas ideias e comportamentos, as conexões entre as células cerebrais irão diminuir, perdendo a sua força, enfraquecendo a sua inclinação mental pessimista. Para aprofundar mais um pouco este tópico, pondere ler o nosso artigo: Os 10 sabotadores do seu sucesso.

ESPECIALIZAÇÃO NEURONAL

O nosso cérebro especializa-se através de um processo de repetição de comportamentos, através do reforço de grupos de redes neuronais. Na infância à medida que vamos enfrentando os desafios e dificuldades da vida, vamos colocando em acção algumas formas de lidar com as situações. Algumas destas estratégias funcionam e são retidas. O sabotador interno nasceu.

Por exemplo, se uma criança é criticada pelos seus pais, a estratégia de lidar com a situação pode ser agir “erradamente” dado que esta é a única forma da situação lhe fazer sentido. Ela irá desenvolver comportamentos “errados” para dar razão aos seus pais. Uma criança que é ignorada pode achar que só terá atenção quando está doente, assim, a doença, queixas somáticas ou pequenos acidentes tornar-se-ão num mecanismo de enfrentamento inconsciente. A criança “aprendeu” a ser um falhado, aceitar a crítica e a ter relacionamentos sem apoio. Estas estratégias, até podem ter funcionado na infância para diminuir a fúria da mãe, mas certamente serão disfuncionais na adultez. A dura realidade, é que estas estratégias tornaram-se a sua “especialização” desenvolvida para lidar com um conjunto particular de circunstâncias.

Se registássemos uma possível lista dos comportamentos auto-sabotadores desenvolvidos através dos mecanismos de lidar com as situações, ficaria algo do género:


  • “Eu assumo que vou falhar, por isso não tento.”
  • “Eu comporto-me como se nada de bom me aconteça.”
  • “Eu dificilmente confiarei em alguém.”
  • “Eu critico os outros e acho que os outros me criticam.”
  • “Eu acho difícil fazer amigos.”
  • “Eu rejeito as pessoas que são boas para mim ou que me tentam ajudar.”
  • “Eu evito confrontar-me com situações  em que as pessoas me possam julgar.”

Este é apenas um exemplo como o nosso sabotador interno se desenvolve. Estas especializações infelizmente não se ficam apenas pela infância, podem sedimentar-se em qualquer altura da nossa vida. Tal como esta criança, também nós nascemos com a capacidade para aprender um conjunto quase ilimitado de respostas comportamentais. Importa referir, que a especialização neuronal formada pelas nossas reacções a situações sobre as quais não temos controlo, limita-nos severamente as nossas opções.

UM TESTEMUNHO DO VALOR DO PENSAMENTO POSITIVO

Para testemunhar uma das mais profundas ilustrações da efetividade prática do otimismo na história da América, você tem de relembra-se do filme, Apollo 13, ou então visioná-lo. Para além do trabalho de trazerem os astronautas do outro lado da lua ter sido assustador e esmagador, o desafio foi realizado em pequenas tarefas de cada vez. As pessoas que estavam no controlo da missão em Houston e que salvaram os astronautas, conseguiram esse feito extraordinário porque mesmo perante a “impossibilidade” dos problemas tecnológicos, eles continuaram a pensar positivo. Eles nunca desistiram. Procuraram por soluções parciais, e declaram que iriam agarrar-se a essas soluções parciais e trazer os seus homens em segurança para casa.

Dica: Sempre que você se sinta pessimista ou oprimido, relembre-se para continuar a pensar positivo. Continue a pensar, continue a pensar positivo.

De acordo com a abordagem da psicologia positiva, pensar positivo não se resume de forma alguma apenas a afirmações positivas ou de capacidade. Estas podem formar a base da intenção daquilo que se quer e pretende que aconteça. Mas,  provavelmente a estratégia que mais conta, é a estruturação de um encadeamento de acções que suportadas pelas afirmações irão expressar as forças, valores, objetivos e crenças adaptativas da pessoa ou grupo de pessoas. As pessoas que pensam de forma otimista, capacitadora e positiva, escolhem fazer um uso diferente da imaginação humana. A imaginação que cada um de nós possui deveria ser usada, não para fugir à realidade, mas para a criar.

Não hesite em pensar, não hesite em pensar positivo. Não se deixe levar pelos caminhos vincados (inadequados) da sua mente. Desperte, acorde, fuja à rotina da sua inclinação mental para a desistência. Resista à sua paragem de pensamento para a solução, insista na busca de possibilidades e caminhos alternativos, persista na reestruturação do seu pensamento positivo.

Você quer implementar o pensamento positivo na sua vida?

Clique na imagem em baixo e adquira o meu curso – Positividade e Sucesso para a Vida:

positividade

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ivo Macedo

Miguel, isso é muito importante,
Pensar positivo literalmente envolve tudo em nossa vida não é mesmo?
Se dar melhor com a namorada, cumprir deveres com a família, ter sucesso no trabalho, e coisas relacionadas.

Uma outra coisa que eu gostaria de saber por você.
Pensar positivo pode ser comparado a ter fé?
[[Lembrando que me refiro à fé de acreditar nas coisas de forma a serem reais antes mesmo de acontecerem]]

Gostaria muito de ler um artigo sobre fé, do ponto de vista psicológico. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ivo, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida, pensar positivo é uma ferramenta extraordinária ao nosso serviço. Tem a ver com a atitude de encontrar um conjunto de percursos de acção que possam cumprir os nossos objetivos. Poder-se-á dizer que o pensamento positivo é uma expressão da nossa inteligência.

Sim pensar positivo, pode ser comparado à fé (sendo que fé tem a ver com confiança, com crença, acreditar em algo). Quando se acredita, accionamos todos os recursos disponíveis, aumentando assim a probabilidade de sermos bem sucedidos.

Movimentamo-nos na vida graças à capacidade de imaginar (de cognitizar o mundo exterior dentro de nós) transformamos a matéria em imaginação. Foi a capacidade de antecipar resultados que fez com que fossemos a espécie mais inteligente na terra. A fé anda de mãos dadas com a imaginação, a imaginação de que no fim as coisas irão dar certo.

Fica prometido um artigo sobre este tema!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Faustino

Olá Miguel, parabéns pelo artigo! Quando li o título “insista no pensamento positivo” lembrei-me de uma das práticas que sem querer instituí na minha vida. Houve tempos, no passado, em que me sentia bastante stressado e ansioso, principalmente quando os recursos financeiros eram escassos ou os problemas surgiam. Desde que comecei a ver a vida com positivismo, todos os dias, essas sensações mudaram drasticamente, e a minha vida também. Consegui começar a atingir mais rapidamente os meus objetivos, a minha vida melhorou substancialmente e hoje em dia não consigo viver sem positivismo 🙂

Foi interessante descobrir que algumas das coisas fiz no passado, há alguns anos, estão hoje expressas na íntegra no teu artigo. Quem me dera poder ter lido um artigo destes naquela altura. Teria dado uma ajuda incrível! Parabéns amigo!

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Amigo Paulo, obrigado pelo comentário.

Quem te conhece como eu, sabe que tu praticas a positividade no teu dia-a-dia. Bem Paulo, na verdade pensar positivo é algo com que todos nascemos, desde muito pequenos que temos o impulso para obtermos aquilo que queremos, temos um impulso para a acção. Na grande maioria das vezes aprendemos a não ser positivos e a não usar a extraordinária ferramenta, que é o nosso pensamento. Quando deixamos de pensar, cristalizamos o pensamento e a probabilidade de ele se tornar desadequado é muito grande.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Teresa Silvestre

Artigo muito bom, parabéns!

Nunca tinha pensado que a atitude de “tudo ou nada” é característica de um pessimista. Mas realmente faz sentido. O perfeccionismo excessivo leva a que se queira tudo feito de forma perfeita e se as coisas não correm como deviam logo surge o desânimo e há grande tendência para desistir. Eu sou muito assim e nunca tinha associado isso a pessimismo e que pode ser ultrapassado pelo pensamento positivo. É realmente difícil mudar um mindset programado desde a infância mas, como diz, o cérebro é criado por hábitos e se substituírem os maus hábitos por bons hábitos é possível ser mais positivo.

Continuação de bom trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Teresa, obrigado pelo comentário.
Fico contente que possa te percebido que algumas das suas formas de raciocinar (que possam ser desadequadas) podem ser mudadas e alterada de maneira a que se tornem numa vantagem e não num obstáculo para a vida.

Devido à plasticidade cerebral, existe em nós a possibilidade de implementarmos novas forma de pensar e agir. Claro que este processo requer esforço e dedicação, e igualmente repetição dos nossos padrões de estruturação do pensamento.

Força.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Reis

Miguel, obrigada por este artigo. Fez-me pensar imenso na minha própria vida.

Eu sempre fui uma pessoa bastante pessimista, fatalista até. E por muito tempo recusei-me a mudar. Era a única forma de viver que eu conhecia. Além disso, achava que os optimistas eram apenas uns patetas felizes sem uma consciência real da sua vida.

Não recordo o que me fez mudar de opinião. Suponho que tenha sido uma sucessão de acontecimentos na minha vida. Mas a verdade é que vi o pior de mim. E depois de o ter visto decidi que era altura de mudar.

Ao início foi ridiculamente lento. Mas nessa jornada percebi que ser optimista é aprender a dar passos de bebé em vez de dar grandes saltos em direcção aos nossos sonhos. Aos poucos fui treinando a minha mente para aceitar a responsabilidade sobre a minha felicidade e sobre a minha própria vida.

Não é algo instantâneo e por vezes é um caminho solitário enquanto nos afastamos das pessoas que são prejudiciais para nós. Mas o que se ganha em troca desse esforço não tem preço. Penso que a grande maioria dos pessimistas terá crescido num ambiente de constante repressão. É como a história do elefante que cresce amarrado a uma estaca. Enquanto é pequeno não tem forças para se libertar, mas quando cresce e tem forças para partir a estaca nunca o chega a tentar. Porque se resignou…

E muitas vezes o pessimismo resume-se a isso: não conhecemos outra forma de viver a vida e, por isso, acabamos por nos resignar. Mas se, aos poucos, formos desafiando essa forma de pensar estaremos a apostar e a investir em nós, e o pessimismo acabará por se diluir. Só é preciso tempo.

Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário.

A que relataste é enriquecedor, a experiência pela qual passaste é testemunho que é possível reverter uma determinada (desadequada) forma de pensar.

Sim, ser otimista é muito mais que dizer – “eu consigo, vai correr bem”. Pensar de forma otimista tem muito de biológico, que se coloca no campo da possibilidade que sem vira para a solução, ativa a parte direita do cérebro, virada para a criatividade e imaginação, virada para a projecção de ideias, para a não crítica. Desta forma, com o funcionamento do nosso corpo no registo “correto” conseguimos aumentar a produção de cursos de acção que vão ao encontro daquilo a que nos propomos ou queremos atingir.

Volte sempre:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Enderson

Belo artigo. Muito importante para a reflexão do dia a dia. Já me aconteceu em vários momento está entre um ação positiva e negativa, onde as vezes prevaleceu a negatividade e com isso a culpa de que poderia ter feito algo. Outras, a positividade prevaleceu e com ela toda a sensação de ter feito a coisa certa.

Então, acredito que nós devemos sempre nos empurrar para sermos positivos, pois muitas vezes é um questão de prática.

Grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Enderson, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que a prática é a base de qualquer mudança e implementação que queremos fazer.

Por vezes todos nós deambulamos pelos dois pólos (positivo e negativo) no entanto é importante conscientemente termos a noção de qual é que queremos seguir e com qual é que nos identificamos mais. O positivo é sempre mais adaptativo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Alessander Raker

Sempre busquei o positivismo, mas nao tinha parado para pensar neste aspecto do “tudo ou nada”. Nossa sociedade nos impoe o perfeccionismo mas nós devemos buscar o melhor mas não sermos perfeccionistas. Este artigo foi muito bem escrito me fazendo refletir profundamente no poder do otimismo. Obrigado pelo artigo miguel

parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alessander, obrigado pelo comentário.
Fico contente com o fato do artigo o ter alertado para um conjunto de comportamentos que algumas vezes temos, mas que nos prejudicam. Os “devia”, “tenho de…” são afirmações absolutistas que nos colocam numa situação de desvantagem perante a vida ou as coisa que temos de realizar. Nós não temos obrigatoriamente de fazer o quer que seja, a não ser que queiramos, e isso deve ser significativo e ecológico para nós e se possível para os outros. Se tivéssemos de fazer sempre tudo perfeito, nunca se teria feito nada na humanidade. A perfeição é uma avaliação subjetiva, depende do ponto de vista.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
André from Rio

Parabéns pelo seu belo texto e obrigado por ter me dado
motivação,logo num momento da minha vida cheio de tensões.

Ratifico:obrigado,do fundo do meu coração.
Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André, obrigado pelo comentário.

Fico contente por ter conseguido inspirar-se no artigo para lhe alavancar a sua motivação. Espero que consiga instituir o hábito de pensar em soluções e seguir em frente, tentando, tentando até que consiga!

Fico lisonjeado por reconhecer qualidade e funcionalidade nos artigos.

Boa sorte e volte sempre.

Abraço

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Júnior

Amo ler sobre o poder do pensamento, sempre busco muito sobre este assunto, fiz questão de imprimir teu texto pra lê-lo detalhadamente, acredito 100% no poder do pensamento positivo, as vezes so acho difícil manter a sintonia, sei que existem até alguns exercicios mentais, uma vez li 6 livros só sobre isso, seria interessante falar sobre isso.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carlos Júnior, Obrigado pelo comentário

Agradeço a sugestão e certamente irei falar sobre exercícios que todos nós podemos realizar com a intenção de sedimentar o poder do nosso pensamento.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Leonarddo

eu tenho todos os “sabotadores”
adorei essa materia e vou mudar
eu sei que posso
agradeço pela esplicação, e por mudar meu modo de pensar.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leonardo, obrigado pelo comentário

Fico contente por ficar motivado para mudar, e sobretudo porque acredita que é capaz de o fazer. Que a força esteja consigo!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Renato, obrigado pelo comentário.

Volte sempre:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lucas Affonso

Grande post cara, realmente o que importa é nosso pensamento positivo para continuar seguindo em frente, sem ele ficamos parados enquanto a vida passa…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucas, obrigado pelo comentário

Sem dúvida que não nos devemos poupar a esforços para pensar positivo e caminhar no sentido daquilo que pretendemos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Boa noite,

De à um tempo para cá tenho lido sobre alguns temas na escolapsicologia e tenho gostado o que leio.
Nunca tinha associado o “tudo ou nada” ao pessimismo e lêr este artigo fez-me pensar na minha vida e nos projectos “não acabados” ou não iniciados que tenho tido ao longo da minha vida. Interessante também foi compreender que os “não acabados” deveram-se ao facto de eu querer fazer “tudo” bem e rápido, e quando não consigo desanimo e desisto.

Quanto aos hábitos “desajustados” também tenho alguns. Outro artigo que li falava num provérbio que dizia “Com conversa não se coze o arroz” que também se adequa bem neste contexto. Passar a vida a dizer que “tenho que fazer”, “vou fazer”, só serve para perder tempo e nunca se chega a fazer nada.

Já li alguns livros de desenvolvimento pessoal e sempre tive algumas dificuldades em pôr em prática o que lá vinha relatado pois falava que pensar positivo era ter uma série de rituais que mais pareciam “lenga-lengas” diárias aborrecidas e chatas. Ao ler este texto fiquei a perceber que se pode pensar positivo sem passar o dia a verbalizar o positivismo.

Parabéns pela forma clara de expôr os assuntos e pela qualidade dos artigos. Demonstram que de facto para além do conhecimento tem a experiência, pois só com ela se consegue produzir conteúdos técnicos de forma a que um “leigo” os entenda perfeitamente.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcos, obrigado pelo comentário.
Fico contente com o facto do artigo ter sido útil e esclarecedor e principalmente que o tenha feito pensar na forma como pode melhorar algumas das suas questões pendentes.
Sem dúvida, se queremos atingir alguns dos nossos sonhos tem de ser através da acção, temos de agir, de fazer coisas, de testar hipóteses e ver se somos bem sucedidos, se não formos na próxima vez tentamos de outra forma até que se consiga.

Fico também bastante agradado por ter percebido que a psicologia positiva e o pensamento positivo é muito mais do que apenas dizer umas quantas afirmações que ficam bem serem ditas.

Agradeço as suas palavras de apreço, dão-nos sempre motivação e convicção para continuar a escrever e a esclarecer os leitores.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Helison Santos

Bom dia!
Gostaria de parabenizalos pelo otimos trabalho nos sites escola!
Tambem gostaria de fazer um pedido!
Se poderia publicar algumas materias dos sites em meu blog!
Devidamente com criditos e assinaturas.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Helison, obrigado pelo comentário

Sou a favor da livre divulgação de conteúdos e informação, desde que se identifique o autor do artigo e o Blog onde foi originalmente publicado (com o respectivo Link). Ainda assim, julgo ser mais adequado, deixar apenas uma parte do artigo, para que os leitores possam ler o conteúdo completo no Blog do autor.

Sim, pode publicar de acordo com o que descrevi. Fico lisonjeado com essa intenção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
J. Guimarães

Olá Miguel

Costumo pensar negativo quando alguma atividade dá errado.

Aí, a impressão que tenho é que tudo dará errado. E a tendência a se desanimar aparece.

Todavia, mais tarde, tão logo surge um resultado surpreendente, há retorno imediato do pensamento positivo e criação de estratégias para conseguir êxitos.

É normal esse tipo de comportamento?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá J. Guimarães, obrigado pelo comentário.

Sim e não. Sim é normal por vezes ficarmos abatidos e com alguns pensamentos negativos quando algumas coisas correm mal. Não é normal é ficar sempre abatido ou pensar sempre negativo perante o Fracasso/falha/derrota.

Também é normal perante o desanimo, voltarmos a pensar positivo. Aliás esse é o retorno positivo de por vezes ficarmos desanimados e pensarmos de forma negativa (introspeção) que na grande maioria das vezes, sendo um estado passageiro, permite-nos reestruturar o pensamento de forma mais positiva e construtiva, promovendo a resolução dos problemas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Guerreiro

Olá Miguel,

Gostei de ler os seus artigos, são verdadeiramente enriquecedores e dão-me força para sair da estagnação em que me sinto.
Sinto-me sem capacidade de sair da tristeza e falta de ânimo em que me encontro devido a um acontecimento familiar um pouco trágico. Isto passou-se durante 7 meses da minha vida teve um termino em outubro do ano passado, pensei que após isso conseguia voltar a sentir o ânimo que tive antes.
Sem saber como poderia sair deste estado decidi procurar na net por artigos sobre motivação e encontrei a sua página que tem muitos artigos que estou certa que me irão ajudar.
Muitas das afirmações que faz tem sentido para mim e eu sei que são verdade, acho que estavam enterradas em mim.
Obrigado por partilhar.
Cumprimentos,
Ana Guerreiro

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Guerreiro, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente por encontrar valor nos artigos e perceber que aplicando algumas das ideias é possível melhorar o seu estado de tristeza e desanimo.

É importante perceber que por vezes passamos por momentos difíceis na nossa vida, no entanto é possível ajudarmo-nos a nós mesmo no sentido de fazermos algumas coisas que possam melhorar o nosso bem-estar e consequentemente ficarmos mais capazes para enfrentar os problemas e os sentimentos negativos.

Sorte e coragem.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Cmila

Olá Miguel,
Parabéns pelo artigo!
A única coisa que não entendo é como mudar. Sou a pessoa mais pessimista que conheço (apesar de todos me acharem sempre alto astral) conviver comigo é um inferno interior. Estou sofrendo demais e não consigo desde pequena mudar esses pensamentos pessimistas. Inclusive meu marido diz que nao sabe como eu consigo viver assim.
Nunca encontrei uma carreira, apesar de ter trabalhado em várias coisas (boas) e nunca consigo achar que nada esteja bom, meu copo é sempre meio vazio, desde pequena.
Gosto de viver, mas nunca tive paz interior.
Por favor, por onde começo? Se puder, também me indique livros. (Apesar de eu achar tudo meio obvio e nao mudar meus pensamentos)
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Athanazzio

Vocês são especiais,pois são poucos nos dias de hoje que se preocupam e orientar,pessoas com problemas psicosomáticos,e principalmente aqueles que já perderam o NORTE,e tem dificuldades para se encontrar e voltar a viver…Que Deus abençoe a Vcs…nuncam desistem de serem bons e ajudar o próximo.
Um abraço daquele, que faz uso de seus artigos e reconhece muito o quanto eles,são utéis.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Paulo, obrigado pelo comentário.

As sua palavras são bastante amáveis, mas fazem muito sentido, dado que expressam os motivos que nos movem a escrever e a elaborar conteúdos a pensar numa forma de podermos minimizar o sofrimento de algumas pessoas e igualmente contribuir para o seu desenvolvimento pessoal.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Athanazzio

Digo:São poucos que se preocupam em orientar.

Avatar for Miguel Lucas
Shirley Cantinho Viva Melhor

Muitos parabéns Miguel Lucas pelo excelente blog. Sou apaixonada por psicologia e leio muito, pesquiso muito…mas sinceramente mesmo após tantos anos de leitura surpreendi-me imenso com os seus artigos. Muito sucesso!

Avatar for Miguel Lucas
marco

ola miguel,gostei muito do artigo,e acho que não só é nescessário como fundamental sempre ser e pensar positivo,agora lhe faço uma obsevação pessoal no que estou vivendo,tive um relacionamento de 5 anos e alguns meses que no qual tenho uma filha de 4 anos e alguns meses,e a menos de um ano sobre crises reslvemos nos casar ja que moravmos juntos a mais de 4 anos,com aproximadamente um ano e meio vinhamos vivendo em crises que minha esposa começou a plantar dentro de nossa casa,tais como não saber ao certo o que ela queria de sua vida querendo se separar,mas com muitas dificuldades consegui retomar a situação mas nada a fazia melhorar as suas atitudes,então estava eu vivendo em prol de uma situação que não dependia só de min,foi até que então a 20 dias atrás ela decidiu sair de casa e eu não tive como impedi-la,e tentei varias vezes reatar o meu casamento,e ela esta com aquela descisão formada na cabeça que acabou e pronto e cada vez que a procuro ela fica pior,dentro desse tema pensamento positivo,como manter o pensamento positivo que o meu interior pede a restauração do meu casamento só que na pratica parece ser um caminho sem volta ja que isso não depende só de min,observação ela abandonou casa carro e conforto dentro das minhas possibilidaes para voltar para a mãe com muito menos que eu a ofercia,e deixo claro também que nunca lhe agridi verbalmente e muito meos fisicamente só lutei para a salvação do que me propus diante da minha fé em Deus que é até que a morte os separem,como manter o meu pesamento positivo? abração te aguardo respostas. mafpandrade

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marco, obrigado pelo comentário.

As pessoas são livres de tomarem as opções que julgam serem melhores para elas. E a decisão da sua esposa é contrária à sua, isso é uma realidade.

O Marco, foi fazendo aquilo que achava poder fazer para tentar recuperar a relação e aí manteve uma atitude positiva. Relativamente á sua situação atual, pode continuar, caso assim o entenda a tentar adotar uma estratégia de recuperar o seu relacionamento. No entanto, se verificar que é inútil, é importante perceber o que quer fazer a partir desse momento. A atitude positiva, pode estar sempre presente, mesmo nas dificuldades e perdas. Claro que não pode confundir isso, com o seu sentimento, que deve ser na atualidade de tristeza. Manter-se positivo é diferente de acreditar que a sua relação pode ser recuperada. Se já não for possível, deve manter a atitude de aceitar e perspetivar um outro futuro para si, e seguir em frente. Não estou a dizer que deve fazer isto, apenas lhe transmito informação das possibilidades.

Boa decisão e boa sorte

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
camila

eu mim separei a 6 anos mas não consigo, gostar mas de ninguém, o que eu fasso pra esquecer esse amor que mim pertuba bastante na minha vida, eu queria mudar minha vida. mim oriente por favor que eu não aguento mais viver dessa maneira………..

Avatar for Miguel Lucas
valeria

ola!!!
amei!!!
só quero te mandar um abração.
quero que sinta em seu coração uma grande abraço de agradecimento por essas palavras maravilhosas.
que o Senhor te proteja e conceda muita alegria,muita saude e que você possa continuar levando palavras tão doces como essas que podem transformar a vida de muita gente para melhor.
querido amigo te desejo tudo de bom.
muitas flores,muitos corações,muito doce,muitos afetos,muitos sorrisos!!!!!
obrigada mesmo!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Camila

No meio de tantos artigos e textos que nao nos acrescentam nada, eis que acho tudo o que procurava. Deus lhe abencoe ricamente! Porque nao faz workshops e palestras… Esta onde…no Brasil ou em Portugal<.. abraços Camila. NA verdade, tenho uma duvida…sera que quando queremos nos separar…mesmo sabendo que aquela pessoa sera o melhor marido, pai e companheiro que teremos para o resto da vida…o sentimento pode ser reversivel… ou sera um sabotador…eu nao sei, estou perdida. grata,

Avatar for Miguel Lucas
rose

Engraçado, mesmo querendo q todos pensem positivo, em vez de escrever no texto na parte positiva… PENSE POSITIVO SEMPRE, SE DEIXE LEVAR POR CAMINHOS ADEQUADOS, SEMPRE TEM UM NÃÃÃÃO.. SOMOS NEGATIVOS MESMO HEIN. Seres humanos, mas o que vale é a intenção.

Não hesite em pensar, não hesite em pensar positivo. Não se deixe levar pelos caminhos vincados (inadequados) da sua mente. Desperte, acorde, fuja à rotina da sua inclinação mental para a desistência. Resista à sua paragem de pensamento para a solução, insista na busca de possibilidades e caminhos alternativos, persista na reestruturação do seu pensamento positivo.

Avatar for Miguel Lucas
roberto batista

ola miguel tudo bem sou do brasil seus artigos são excelentes vou apricalos em mim mesmo sofro de fobia social ou timedez e seus artigos sâo maravilhosos deus te abençoe

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Gostei do artigo, mas realmente percebo que na minha vida não acontece isso… fico pensando se o pensamento positivo não age nunca e aí se somente uma vez eu penso negativo, tudo piora. Será que essa é a lei?? Pensar positvo não me rendeu nada na vida, penso, medito, insisto, luto, mas de repente dá tudo errado sempre, Não consigo construir nada, não tenho nada, não resolvo nada… vivo tentando. Será que eu sou a pior pessoa do mundo?

Avatar for Miguel Lucas
Nathalia

Me sinto exatamente igual a vc…

Avatar for Miguel Lucas
Simone Áurea

Este artigo foi ímpar neste dia pra mim, trouxe-me esclarecimentos do que em miúdos representa o comportamento que tenho dia a dia, e nunca, jamais, em momento algum, o relacionei a pessimismo. Eu não tenho hoje uma história de superação como a de muitos leitores deste artigo que participei, na verdade, estou inteiramente incluída neste contexto do pensamento negativo, do "nada nunca vai dar certo pra mim". Tenho enfrentado problemas sérios de ralcionamento com pessoas, me isolo e entendo que é o melhor, me considero pior em tudo que faço (mãe, mulher, esposa, profissional, filha, irmã, nora, amiga…) e no momento a coisa caminha desse jeito, me conformo com isso e permaneço na inércia, sofro, tenho momentos elevados de tristeza, tenho uma elevadíssima baixa auto-estima e nada parece ter solução pra mim, me conduzo ao buraco sem fundo e escuro em queda livre. Sei que pensar assim em nada me ajuda, afinal, em anos pensando assim, tudo teria que estar muito bem e muito pelo contrário, está piorando um pouquinho mais a cada dia. Tento ser grata a Deus pelas coisas que tenho, por quem tenho e pelo que sou, mas como logo entro em choque dou início a um processo de murmuração quase que com a mesma rapidez de uma metralhadora. E isso me faz mal, mei deixa mal. Analisando o depoimento de uma das pessoas que leu seu artigo, me lembrei de uma época em que num dado momento passei por uma situação familiar tão desoladora, tendo que ter forças em mim e para passar à minha família e ao mesmo tempo fé que aquilo iria passar e que a lição seria aprendida e que tudo que estávamos passando de muito ruim, iria se transformar em algo muito bom depois, e mesmo sem ver isso acreditei! E foi o que de fato houve. Hoje queria ser aquela Simone, olhar pras circuntâncias e poder acreditar q vai passar e q td poderá ficar melhor e q se não melhorar, vai ensinar, mas não consigo, perdi a fé completamente e olha que sou cristã!, o fato de não conseguir fazer as coisas com perfeição ainda me leva mais pro fundo ainda, pq só sei me qualificar de uma forma, "nada", "zero a esquerda", "não sabe fazer nada direito", e críticas daqui, de lá, acolá… , não sabe, não faz, não consegue, não…não…não (de mim para mim e dos outros para mim) …enfim…. Assim que estou e sou.

Epero que através deste artigo e deste depoimentos, poder renovar em mim um laço forte com Deus e reescrever minha vida de forma a não acreditar em contos de fadas, mas acreditar que eu não preciso me desqualificar tanto e sim acreditar mais em meu potencial e que posso enfrentar os obstáculos de cabeça erguida sem medo de críticas ou repressões e que eu simplesmente mude meu modo de pensar e agir, pq se eu continuar assim, posso acabar de uma maneira que sinceramente não desejo (pq até minha vida já pensei em tirar achando que é o melhor remédio pra tudo e todos).

Avatar for Miguel Lucas
junior coelho

boa noite, pelo fato de estar escrevendo nesse momento, já foi respostar desse artigo, já me ajudou muito, estou investigando por conta própria sobre depressão DEUS E ME PRIMEIRO REMEDEIO E DEPOIS OS PROFISSIONAIS QUE AINDA BEM QUE ESTAO AQUI PARA NOS AJUDAR VALEU, MESMO

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Miguel me ajude pfv.Eu conheci uma menina online e me apaixonei e agora ela me ignora ja deu vontade de me matar sonho com ela perdi a fome não durmo direito quando n to perto dos meus amigos so penso nela dia após dia. Um dia acordei a noite e vi ela na sala ora que eu fui abrasa ela sumil era coisa da minha cabeça.Ae eu chorei novamente pfv me ajude so vc pode.

Avatar for Miguel Lucas
ROBERTO FARIAS

Careo Miguel

Estou no Brasil e leio, sistematicamente os teus textos. Todos de excelente qualidade e de grandes ensinamentos para todos nós. Parabéns!
Pensar positivo é muito importante para nossas vidas!

Avatar for Miguel Lucas
jeferson jesus dos santos

primeira mente agradeço muito pelo Excelente post queria muito que pessoas que sofram de pensamentos negativos como eu desse uma olhada com clareza isso muda muito pra quem vive se criticando se queixando da vida… isso é muito bom mesmo ta de parabéns sem palavras esse post me ajudo muito melhorou tudo tudo mesmo me sinto bem e sempre vou me sentir bem

Avatar for Miguel Lucas
rosiane

boa tarde.quero saber quando nós passamos as coisas triste na vida e queremos esquece.dessas coisas.o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Andre Rodrigues

Muito Bom..’ desde de criança sempre fui muito motivado mais no decorrer da vida na minha adolescencia houve um desequilibrio na minha personalidade acabei que ficando desmotivado ..sofri com isso um longo periodo e me perguntava oque tinha acontecido comigo achei ate que tinha haver com minha religiao colocava a culpa nela ..mais fiz uma viagem conheci varias pessoas ..entao observei seus comportamentos pesquisei muito mesmo ate encontrar este artigo adorei ..me ajudou tbem muito no meu trabalha antes eu era uma pessoa desanimada tudu era a mesma coisa os mesmos sentimentos o desanimo achava qe os outros eram otarios e nao tinham uma vida significativa isso me prejudicou muito ate na vida do sexo oposto era muito negativo na hora de chegar em uma garota elas me rejeitavam agora sou confiante me dou muito bem no trabalho descobri coisas que eu mesmo nao sabia que eu era. as pessoas querem estar perto de mim..e ha uma grande paz interior dentro de de mim ..muito bom muito bom mesmo e quero ajudar meus amigos a se libertarem disso otimo exelente estao de parabens continuem assim abraço..’

Avatar for Miguel Lucas
Denis Morais

Olá Miguel.

Estou escrevendo para parabenizá-lo mais uma vez por seus artigos e dizer que sou um assíduo leitor deles. Aprendi muito com eles, aprendi que posso melhorar ( e melhorei muito) e crescer dependendo da minha forma de ver o mundo. Tenho aprendido a gerenciar melhor minhas emoções, a enfrentar melhor com situações negativas, ou seja, suas orientações tem tido muita valia pra mim. Cada vez mais sinto que estou mais seguro da minha própria capacidade. Muito obrigado, Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
Wanessa

Estes artigos tem me ajudado muito. Pois estou passando por um momento difícil em minha vida e ao invés de desistir de lutar decidi ler artigos que me encorajasse mais a continuar insistindo naquilo que antes parecia impossível pois pensava negativo hoje vejo que essa será apenas uma fase ruim que irá me ajudar a crescer com pessoa a aprender com cada tropeço….

Avatar for Miguel Lucas
Ana Claudia

Oi Miguel!
Gostei muito da sua matéria, e preciso muito aprender a exercitar o pensamento positivo! Você tem outras matéiras sobre o assunto? Gostaria de ler!
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
sandra ventura

Olá comecei a entender todo o processo da mente ao fim de 10 anos de varias leituras, tomei agora consciencia de quea maioria dos meus pensamentos sao passimistas e nao de deixam avançar. Nesta caminhada rumo à consciencia acontece me dar 2 passos para frente 1 e até 2 para tras.é normal?

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Leio tudo, mas, tudo o que MIGUEL LUCAS escreve e sou uma pessoa (modestia parte) inteligente,todos ao meu redor me elogiam,mas tem algo em mim desde pequena que muitas pessoas falam e me sinto humilhada, fico completamente deslocada,sem rumo enfim,isto me tirou DIPLOMAS,e talvez uma vida bem melhor da que tenho hoje.Hoje não sou mais criança,sei que será dificil,pois é algo que humilha e rebaixa qualquer pessoa,desmotiva.Tenho em mim tantas coisas que gostaria de fazer e ser mas sei que,a qualquer hora alguem vai falar e me desmotivar.Talvez estas pessoas mesmo não pensam que estão matando uma pessoa por dentro.Por isso pesso a vc/ MIGUEL,amigo de todas as horas me ajude,como me portar qdo alguem diz algo assim…..

Avatar for Miguel Lucas
Nilza

Sou muito ansiosa e me da tremores.

Avatar for Miguel Lucas
Nilza

Respirar fundo não funciona comigo

Avatar for Miguel Lucas
Mega

This "free sharing" of inmifratoon seems too good to be true. Like communism.

Avatar for Miguel Lucas
suzana rodrigues

nossa sem comentários muito bom

Avatar for Miguel Lucas
João Luiz Machado

De grande utilidade para mim. Comecei a colocá-lo em prática tão logo terminei de ler. Muito Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
José Caetano

Como não pensar positivo ao ler esse grande pensador, que é o Miguel Lucas?

Avatar for Miguel Lucas
juraci

Ola Miguel , hoje conversando com uma amiga e expondo a situação ,ela me disse uma frase
pense diferente .
agora lendo seu artigo , fez com que que eu seja mais otimista , e pense positivo.
com certeza srá diferente . vamos a luta .
obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo B Santos

eu me izolo em casa acho que todos ficao m e olhando com raiva de mim tenho muita vergonha nao saio de casa nem fico conversando com amigos etc.
pode me orientar oque devo fazer??

Avatar for Miguel Lucas
lourdes berthelot masner sekino

Realmente pensar positivo , ser pesimista tira nossa energia e nos leva ao desanimo.Exercitar a mente a encontrar caminhos que nos levem ao sucesso , valorizar-se e nunca desistir e fe em deus.Parabens me motivou a pensar positivo e que nada nem ninguem atrapalhe meu caminho .

Avatar for Miguel Lucas
Giliane

Boa tarde Miguel
Seu artigo caiu do céu. Estou numa fase de labirintite, procurando a cura.
Vou praticar o pensamento positivo para me ajudar.
Obrigada
Deus te Abençoe

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Ferreira

Miguel boa noite!

Gostaria de fazer um relato e ajudar outras pessoas.

Há algum tempo atrás fiz uma cirurgia de LCA, depois de certo tempo consegui me recuperar. Passei a enxergar a vida de uma outra maneira, criei o hábito de pensar positivo e treinar. Durante alguns meses vivi uma grande fase, tudo que colocava as mãos virava ouro "O FAMOSO TOQUE DE MIDAS", e mesmo perante as dificuldades ainda sim conseguia superar. De repente abandonei os treinos e o hábito de pensar positivo. Comecei a frequentar uma universidade, trabalhar como louco, e viver com uma pessoa neutra, como consequência comecei a ser bombardeado por inúmeras situações desagradáveis. Portanto meus amigos, pensem bem, pois lembre-se. Pensamentos se transformam em ações. E ações conduzem a resultados. Que tipo de resultado você quer ter? Que tipo de vida você quer levar? Eu escolho ser feliz e abundantemente saudável.

A todos que lerem até o final quero propor um desafio.

FICAR 7 DIAS SEM RECLAMAR DE NADA.

Boa sorte a todos e sucesso!

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Quero saber, irmão! Pensar positivo me faz ser uma pessoa melhor? Falar melhor ? Se expressar melhor ? Quero saber, entender também. Em que aspecto à positividade é boa para se mesmo ?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *