Como implementar o pensamento positivo na sua vida?
Psicologia Positiva 22/09/2016

Como implementar o pensamento positivo na sua vida?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


O termo “pensamento positivo” tem vindo a vulgarizar-se, talvez até ao ponto de ser banalizado e consequentemente desvalorizado, e sem o proveito que potencialmente tem quando aplicado corretamente à vida de cada um de nós. Aponto para o fato de muitos livros, revistas, blogs  e especialistas  nas mais várias áreas sugerirem o “pensamento positivo” como uma solução para muitos dos problemas, como a baixa auto estima, baixa auto confiança, alcançar o sucesso ou resolver um problema psicológico, sem nunca explorarem o que a abordagem realmente significa.

Não pretendo passar a ideia de que o pensamento positivo não deve ser mencionado, ou que não é útil para a melhoria de muitas dificuldades e incapacidades. Pelo contrário. A mensagem que quero transmitir e vincar, é que para melhorar uma determinada condição que nos incapacita, ou que nos impede de alcançarmos o que desejamos ou precisamos, não se resume a pensar que queremos melhorar algo, que se é capaz, ou dizer que tudo irá dar certo ou correr bem. Isso não passa de um desejo que se verbaliza, não que isto seja negativo. Negativo não é, mas pode ser vazio de eficácia. Muito mais será necessário fazer para dizermos que pensar positivo é promotor de soluções que nos servem.

pensamento positivo

O PENSAMENTO POSITIVO ESTÁ PARA ALÉM DE APENAS PENSAR POSITIVO

O Pensamento positivo envolve muito mais do que decidir mudar a sua forma de pensar, implementando simplesmente formas de pensar positivamente, alegres ou com boa disposição. Obviamente, alterar a maneira de você pensar acerca de si mesmo e do mundo ao seu redor é uma tarefa exigente. Antes de podermos propor-nos a pensar de forma positiva,  existe um fator que tem de ser dado como garantido, que é  assumir e levar em consideração que a forma como pensamos acerca de nós mesmos e do mundo altera drasticamente as nossas vidas e a maneira como olhamos o mundo.

Tanto a nossa felicidade como o nosso sucesso, dependem da nossa capacidade de pensar positivamente e criar situações positivas. No entanto, a caminhada para uma atitude positiva e pensamento positivo pode ser um caminho que necessita muito do seu querer, motivação, esforço consciente e implementação de estratégias que suportem a sua decisão. A conquista do nosso bem estar por vezes passa por conseguirmos elevar-nos, distanciar-nos e estruturarmos uma solução mesmo perante a adversidade, dificuldades, dor emocional, ou retrocessos na vida.

A reter: O pensamento positivo, pode estar presente mesmo numa situação de fracasso ou recaída.  Por exemplo: Animando-se, energizando-se, resistindo, aguentando a barra, e perspetivando uma solução mesmo na presença da desvantagem ou dureza da situação que se enfrenta.

Da perspetiva da psicologia positiva, o pensamento positivo, está suportado por muito mais fatores do que apenas pensar positivo através de umas quantas afirmações positivas ou de capacidade. Sem dúvida, que na base e orientação da construção de uma estrutura mental positiva, está um diálogo interno construtivo virado  para aquilo que pretendemos que aconteça. Mas,  provavelmente a estratégia que mais importa implementar e solidificar, é a estruturação de uma sequência de ações que apoiadas por um raciocínio lógico e flexível,  irão expressar as forças, valores, objetivos e crenças adaptativas da pessoa ou grupo de pessoas. As pessoas que conseguem pensar de forma otimista,  construtiva, animada, e positiva, escolhem fazer um uso diferente do seu foco atencional. Aquilo em que cada um de nós se foca, influencia em larga escala a estruturação do pensamento e consequente utilização dos recursos mentais disponíveis, não para fugir à realidade, mas para criá-la.

Apresento três passos  para promover a capacidade de pensar positivamente e criar uma forma mais adaptativa, funcional e otimista de olhar o mundo:

SEJA CONSCIENTE, FOQUE-SE NO SEU DIÁLOGO INTERNO

A autoconsciência é um passo essencial em qualquer forma de auto aperfeiçoamento. Para que você fique ciente do impacto que o seu diálogo interno tem na sua vida, é primordial que desenvolva a consciência de si mesmo e das coisas ao seu redor, para que possa compreendê-las e, em seguida, aprender a mudar e a melhorar de acordo com aquilo que pretende. Tal como já referi, para que possa aprender a alterar a sua maneira de pensar, em primeiro lugar tem que estar ciente de como você pensa. Aproveite o tempo para monitorizar atenciosamente os seus pensamentos e sentimentos. Ganhe consciência do seu diálogo interno ao longo do dia. Preste atenção às crenças negativas que você acciona, tente ouvir os pensamentos negativos, preste atenção às ações negativas (e reações), e foque a sua atenção nos sentimentos negativos que surgem e que o fazem sentir-se mal. Para uma mudança efetiva, para ir implementando uma estrutura mental positiva, é importante treinar-se em estar consciente do seu diálogo interno, dos pensamentos e imagens que cria para si e que consequentemente influenciam os cursos de ação que escolhe.

Se vê utilidade na reestruturação do seu pensamento para um forma mais capaz, eficaz, adequada e útil, deve propor-se a observar-se a si mesmo, e se possível a registar algumas formas de raciocínio que sabe que lhe atrapalham a vida e a obtenção dos seus objetivos. Comece por enfraquecer os seus diálogos derrotistas e depreciativos acerca de si mesmo, das suas realizações e do mundo em geral.  Em seguida substitua o seu diálogo crítico, por palavras de incentivo que lhe transmitam energia e possam fazer desenvolver a sua força de vontade. Pode lembrar-se a si mesmo do quão importante é para si ou para a sua família a obtenção de determinado objetivo, o quão contente e realizado se irá sentir. Crie um alfabeto motivacional ou slogan motivacional para si mesmo e orientado para a ação. Este alfabeto ou slogan motivacional comporta em si algumas palavras ou frases que o incentivam e relembram da importância de fazer algumas coisas e consequentemente da obtenção do seu objetivo.

Apresento-lhe três artigos que podem orientá-lo na eliminação do seu diálogo interno depreciativo, e na otimização do mesmo, assim como na criação de afirmações de capacidade:

ASSUMA A RESPONSABILIDADE, TUDO DEPENDE DE SI

Uma das formas mais comuns de pensamento negativo envolve a colocação da culpa noutras coisas ou até em si mesmo. Claro, todos nós fazemos isso em determinadas alturas. É fácil ter o impulso para apontarmos o dedo, para nos dissociarmos da responsabilidade de alguns dos nossos atos, atitudes ou situações. Ou até mesmo virarmo-nos para nós mesmos e vitimizar-nos. Este é um caminho fácil e um hábito difícil de quebrar. Ao colocar a culpa noutra pessoa, por algo que é ruim ou que não correu bem, você direciona a atenção para fora de si mesmo. Por outro lado, ao vitmizar-se, você assume a culpa associada a um conjunto de incapacidades, das quais julga não poder fazer nada. Nesse exato momento, num ou noutro caso, inibe o primeiro passo acima descrito, que é ficar consciente do seu pensamento, diálogo interno e consequentes atitudes que toma. Quando tentamos proteger o nosso ego, num impulso enraizado de procurar justificações fora de nós para acontecimentos não desejados, podemos estar a perder a oportunidade de modificar o pensamento que nos coloca exatamente no epicentro do problema. Problema que eventualmente está a ser criado, ou prejudicado pela forma de raciocinarmos.

A reter: Culpando os outros, ou vitimizando-se, você deixa de focar-se no que é importante para colocar-se no seu melhor estado de recursos e conseguir vislumbrar uma solução que dependa de si mesmo.

Se o seu problema está a ser prejudicado pela sua forma negativa de raciocinar, talvez não seja assim tão catastrófico. Se olharmos positivamente para essa forma negativa de pensar, automaticamente nasce a possibilidade de mudar para um pensamento positivo.

A reter: O ato de detetar um pensamento negativo, ou os estímulos que accionam a estrutura mental especializada na negatividade, permite gerar a oportunidade de parar esse tipo de pensamento destrutivo e substituí-lo por uma forma mais capaz de raciocinar – o pensamento positivo.

Este processo é enriquecedor, dado que você assume a responsabilidade sobre o impacto que os seus próprios pensamentos estão a ter nos resultado obtidos. É ainda capacitador, visto que lhe permite ganhar consciência e ao mesmo tempo controlo sobre os seus pensamentos, e mudá-los de forma estruturada e orientada para a obtenção do objetivo a alcançar.


Ao tornar-se mais auto consciente, você abre-se à possibilidade de aprender a assumir a responsabilidade pelos seus sentimentos, ações e pensamentos. Ao assumir a responsabilidade pelas suas ações, pensamentos e emoções, você passa a conseguir controlar e mudar algo que deseje.

Ao mudar a crença e passar a acreditar que é importante responsabilizar-se por aquilo que depende de si mesmo, capacita-se, dá um passo em frente para ultrapassar os obstáculos ao desenvolvimento pessoal, e escolhe o terreno fértil  para o crescimento de uma estrutura mental positiva, que certamente dará frutos bastante bons e apetecíveis.

Ao admitir os seus erros de raciocínio, pensamentos negativos e assumir a responsabilidade para si mesmo, você coloca-se numa posição vantajosa para alterar a forma como pensa e age.

Apresento-lhe dois artigos que abordam a importância de abandonar a culpabilização dos outros e do aumento da consciencialização de si próprio:

mulher positiva

FAÇA UM COMPROMISSO: ADOTE UMA ATITUDE POSITIVA

Cada uma destas etapas para a melhoria do auto aperfeiçoamento são tão importantes como a próxima. Sem autoconsciência e aceitação, reduz-se drasticamente a esperança de mudança. O passo final na obtenção de uma visão positiva e diálogo interno positivo é comprometer-se com a mudança de atitude. Você deve comprometer-se totalmente com o desenvolvimento de uma estrutura mental positiva. Sem um compromisso total, muito pouco progresso pode ser feito. Isto, naturalmente, irá inevitavelmente levar algum tempo e dedicação. Mas tempo e dedicação não são sinónimo de impossibilidade.

Se você comporta uma história de pensamentos negativos e sentimento de culpa, pode ser muito difícil mudar os seus caminhos, pode ser trabalhoso mudar a sua história. A grande maioria dos seus pensamentos podem ter-se tornado numa resposta natural às suas reações ao meio ambiente. Por esta razão, é essencial que você se comprometa completamente com a criação e implementação de um diálogo interno mais positivo. Para que este processo possa ser facilitado e aumente a probabilidade de ser bem sucedido, leve em consideração a possibilidade de ter que mudar algumas das suas crenças que possam estar a impedir a mudança de atitude. Depois estabeleça metas para implementar as novas crenças, novas perspectivas sobre as coisas, e novas formas de realizar as coisas.

Ao adotar uma atitude positiva na vida, dá uma indicação direta ao seu cérebro para accionar a criatividade na procura de soluções que o satisfaçam. Para além desta forma assertiva de dar indicações funcionais a si mesmo, promove ainda a libertação de químicos no seu corpo que fazem sentir-se mais enérgico. Esta energia emerge da esperança transmitida a si mesmo, emerge da crença que tem em conseguir minimizar os problemas e/ou resolvê-los. No fundo, todo o seu organismo é colocado num estado de recurso ótimo, funcionando em pleno para a obtenção do objetivo indicado, orientado, apoiado e promovido por si mesmo.

A reter: Ao pensar positivamente, promove o bom humor, o otimismo, melhora a sua força de vontade e aumenta a motivação na sua vida.

Apresento-lhe três artigos que explicam a forma de encarar a vida com uma atitude positiva e como estabelecer objetivos que promovam o otimismo e a esperança na vida:

CONCLUINDO

Como podemos constatar, o pensamento positivo estabelece relações fortes com o desenvolvimento de competências, como o controle do diálogo interno, identificação de gatilhos negativos, saber lidar com os sentimentos e pensamentos negativos, consciencialização de si mesmo e da influência que tem na nossa vida a forma de estruturar os pensamentos. No fundo, o nosso pensamento influencia e é influenciado pela estrutura mental enraizada. Se esta estiver construída com caminhos que facilitam olhar o mundo de forma positiva e construtiva, tudo se torna mais fácil. Ao invés, se tivermos enraizado uma estrutura mental negativista, as coisas tornam-se mais difíceis, afetando o nosso bem estar e felicidade.

Importa realçar, que devido à plasticidade cerebral, é sempre possível implementar um forma de pensar mais positiva, tal como tenho vindo a explicar. Assim sendo, implementar o pensamento positivo depende unicamente de si, e da sua força de vontade para aprender alguns dos passos que referi neste artigo. Se você quiser, certamente é capaz. E é capaz, porque tem à sua disposição o conhecimento e respetivas estratégias e técnicas que lhe permitem aos poucos ir direcionando o seu pensamento para raciocínios mais adequados, assertivos e positivos.

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Abraço,

Miguel Lucas

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Comentários
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Tiago

O senhor só pode ser um santo disfarçado de mero mortal, só pode!

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Miguel Lucas

Olá Tiago, obrigado pelo comentário.

As suas palavras são forte, fico contente com o elogio. É sempre reconfortante receber reconhecimento do nosso trabalho, motiva-nos a continuar e a fazer cada vez melhor.

Abraço

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Gideon Marinho

Prezado amigo,
Primeiramente parabenizo-te pelo excelente blog. Confesso que este é um dos raros que dou a minha atenção.

Acontece algo muito extranho comigo. Diariamente, quando acordo pela manhã, sou abordado por diversos pensamentos negativos sobre conflitos de pessoas comigo. Isto me faz travar um diálogo audível (falando sozinho) sobre o problema. NEstes diálogos eu sou convincente contra o meu adversário o que me satisfaz, de certa forma. No entanto, isto me incomoda, pois eu não gostaria de ser abordado por estes pensamentos conflituosos. Como sou observador, percebi que eles sempre veem pela manhã, quando acordo.. Atualmente criei uma técnica para combatê-los que é gritar a palavrar “conflito!, conflito!” isto parece que me alerta sobre o problema e consigo, algumas vezes, pensar em outras coisas fugindo do diálogo audível “falando sozinho”. A outra técnica é cantar uma música que gosto muito.. enfim.. vou me virando, mas o que eu gostaria mesmo seria não ser atacado por estes pensamentos. (Tenho 49 anos, sou homem e moro no Rio de Janeiro). Abraço

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Miguel Lucas

Olá Gideon obrigado pelo comentário.

Fico contente por gostar da Escola Psicologia e ler assiduamente os nossos artigos.

Relativamente ao seu problema de pensamentos intrusivos pela manhã. Apesar de conseguir diminuir a sua presença com algumas estratégias que desenvolveu por si mesmo. Julgo que uma estratégia que pode surtir mais eficácia, é não combater esses pensamentos, essa combatividade vai reforçando a necessidade de lhes fazer frente.

Na próxima vez que esses pensamentos entrarem na sua mente vindos do nada, não se esforce para que ele terminem, deixe que lhe passem na sua cabeça, como se fossem automóveis a passar à porta de sua casa. Não lhes dê atenção. E ao mesmo tempo, pense nas próximas tarefas que tem de realizar (tomar o pequeno almoço, arrumar as coisas para sair de casa, o melhor percurso a tomar para o trabalho etc).

Mesmo com o incómodo de ter esses pensamentos a interferirem com os outros não se alarme. Desde que saiba que apenas passa a ações aqueles que quer ou que cria por si mesmo. os outros é como se fossem cenas de um filme, que sabe que não é real, e que em pouco tempo irá terminar.

Boa sorte.

Abraço

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Gideon

Muito obrigado amigo pelos conselhos. Vou tentar segui-los. Continue divulgando estes artigos pois nos é muito útil.
FOrte abraço.

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felipe guilherme da silva

Olá miguel estava lendo sua biografia fique encantado parabéns pela força e perseverança admiro muito seu site, seu miguel gostaria que você desse um conselho para mim, tipo esses tempos atrás entrou um pensamento negativo em mim, e esse pensamento está me correndo me desanimei de um monte de coisa, estava até mais otimista, mas depois que veio esse pensamento acabou comigo, esse pensamento é louco, tipo uma frase fica soando no meu cérebro que desaprendi a ler, nunca vi isso, não sei se é que estou estudando muito, mas quando entrou esse pensamento miguel desanimei, continuo estudando, mas não com aquele entusiasmo de sempre, o que faço miguel

abraço miguel

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Miguel Lucas

Olá Felipe, obrigado pelo comentário.

A motivação é algo que depende de nós, dos nossos interesses, da nossa auto disciplina, do nosso querer. Os pensamentos por vezes, chegam-nos à mente sem o nosso controle, isso por vezes não conseguimos evitar. No entanto aquilo que é possível ser feito é não seguir esses pensamentos, faça aquilo que tem em mente, por exemplo estudar e foque-se naquilo que quer que aconteça, por exemplo reter a informação. Não se questione, não dê ouvido a esse pensamento negativo. O poder que esses pensamentos negativos têm, é aquele poder que lhes der.

Foque-se nos seus objetivos e perceba o que necessita fazer para os alcançar.

Abraço

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felipe guilherme da silva

Muito Obrigado pela Resposta Miguel, Parabéns Pelo Site

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Maria Lenita de Rosso

Miguel Lucas
Seu artigo sobre pensamentos positivos e negativos é maravilhoso!
Também gostei das palavras de incentivo e conselhos que você está dando às pessoas! Estou saindo de um problema de depressão em que os pensamentos negativos eram constantes. Aprendi a evitá-los ou desprezá-los de uma forma muito parecida com a que você está expondo. Isto serviu para reforçar minhas atitudes frente a este problema! Se tiver algum comentario a fazer, agradeço!
Que Deus o abençoe!
Lenita de Curitiba.

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Luiz Nogueira

Miguel,a mais ou menos 5 meses venho sido vítima de pensamentos perturbadores,quando converso com alguém às vezes eu me desprendo da atenção a conversa e fica um pensamento negativo assim, será que esta pessoa está aí mesmn conversando comigo ? Outro pensamento negativo que eu tenho de vez em quando é mania de doença,por exemplo .eu não tenho relação com alguém já a dez anos,mesmo assim eu já fiz o teste de hiv 3 vezes e sempre dá negativo (é lógico),mas um pensamento negativo fica me perturbando na possibilidade do teste estar errado,eu sei que isso é loucura mas mesmo assim eu fico com esses pensamentos me perturbando já a 5 meses .Como faço para me livrar deles?

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José Lucimar Alves

parabéns artigo muito adorei tão fácil de ser entendido, rico em sabedoria enfim
admiro muito vc mais uma vez Parabéns .
Abraços .

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sonia

Gosto muito dos seus textos apesar de acha-los muito complexos não muito facilitados pra os leigos vê se entendi> pensamento positivo é você enxergar suas dificuldades e nao fazer delas obstáculos , para seguir adiante < quando vem estes pensamentos ser capaz de perguntar e identifica-los ..tipo em que situação sinto assim enfraquecido ou não conseguindo enxergar uma boa saida pra tal dificuldade.> Sempre que vou dormir sinto amedrontada pensamentos negativos que me faz perder o sono, e acordo tensa ….> lendo vejo que atitude a tomar seria …ta dificil para todo mundo nao é só para vc o que vc pode fazer para melhorar esta situação a quem vc pode pedir ajuda , que atitude vc pode tomar para resolver ou ao menos amenizar esta situação, o pesamento positivo seria neste caso acreditar que independente de quem vc é ou pelo que ja passou sempre tem uma chance de virar a mesa, e dar a volta por cima . Seria isto?

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José

Complementando: Nós somos hoje o que pensamos ontem e seremos amanhã o que pensamos hoje. O pensamento plasma nossas vida.

Sds,

José

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edite oliveira castro

miguel,parabems pela suas palavra de encentivo, sou muito negativa e depreciva gostaria de pensar mais positivo.Por favor me ajuda.

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maroba

Acredito que não obterei resposta, mas ficaria muito grata mesmo com comentários ou recomendações, pois venho lendo os artigos deste site com atenção, parece bom mesmo comprar o livro. Mas algo me travou logo no início do texto, o que faz parar todo o processo descrito. Na frase "Pode lembrar-se a si mesmo do quão importante é para si ou para a sua família a obtenção de determinado objetivo, o quão contente e realizado se irá sentir" penso qu não vou sentir nenhum tipo de contente ou realizado ao completar algo, lembro de situações recentes ou antigas e simplesmente não sinto isso, o que me desmotiva demais. Ao completar algo sinto muito mais alívio de não precisar lidar mais com a tarefa. O que não dura muito até surgir outro problema/tarefa.
Ao ler textos aqui entendi que pode-se dar voz ou não a pensamentos que surgem e que não dar encadeamento a certos pensamentos evita tomar atitudes negativas e tem funcionado aos poucos. Pretendo aos poucos enfrentar crenças, mudar imagens de mim e do mundo mas parece um looongo caminho ainda e talvez não se complete, mas que pode trazer uma situação confortável e melhor comparada a atual e isso seria muito bom. Mas não vejo como resolver este "não-sentimento" de realização, parece um grande entrave, especialmente se não tenho algo desejado definido.

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maroba

Relendo este texto pela 3a vez (até entender!) penso que talvez não ver realização e ficar contente tem a ver com a própria visão de mundo negativista. É como um círculo, algo que se inicia e o resultado vai alimentar outro início, se for positivo ou negativo vai depender da pessoa. Não digo impossível, mas dífícil que exige "tempo e dedicação" e quem sabe só conseguiria abrandar, pois ainda me é difícil enxergar um mundo sem qualquer negativismo, é surreal, acho qaté necessário para ser oposto ao positivo.

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Teixeira

Ótimo Blog, a linguagem que vc utiliza está me ajudando a chegar no meu proposito, FÉ!

Continue postando seus excelentes artigos, tenho certeza que muitas pessoas estão sendo beneficiadas com material de qualidade, estou sempre a dar uma olhada aqui.

Um ótimo dia e mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!!

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Rogério Cabaço

Olá Miguel, tenho-te muita estima sendo um admirador das tuas capacidades, eu próprio me considero uma pessoa muito forte, sendo bombeiro profissional queria aqui deixar um breve comentário.
Não consigo ver mais os noticiários sem ficar negativo em relação ao meu próprio futuro, evito ao
máximo ver noticiários principalmente durante a época dos incêndios florestais, não consigo perceber como não têm os bombeiros profissionais um papel mais preponderante neste sector, porque não são mobilizados? será que só importa proteger a cidade? rói-me a consciência ficar no quartel durante esta época. às vezes é muito difícil pensar positivo quando penso que sou bombeiro profissional, ainda por cima com cortes salariais, ou seja, para pensar positivo tenho que me abstrair dos bombeiros,
Bem haja companheiro

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Alda

Seu artigo tem linguagem de fácil entendimento tem objetividade, e está me ajudando muito, o Sr. deve continuar a passar seu conhecimento, pois a humanidade está perdida dentro de si e muitas
vezes culpando aos outros ou situações, enquanto que quando procuramos a solução dentro de nos mesmos e pessoas e ações mais acertadas resolveremos melhor os problemas e seremos mais felizes. Mais uma vez continue a escrever o Sr. está sendo muito útil, muito obrigada.

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Patrícia

Mais um excelente artigo. Parabéns. Um dos melhores blogs que conheço.

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Cristina Santos

Oi Mestre Miguel Lucas, quanta sábedoria hein? sou uma leitora assidua do teu blog e já aprendi muito, tenho tido uma evolução grande em meus pensamentos e ideias depois que começei a ler teus escritos! obrigada, continue compartilhando conosco os teus conhecimentos e dons! Deus te abençoe sempre! um abraço.

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Marcia

Bons textos.Esclarecedores , úteis e muito informativos. Eu encontrei muitos conteúdos que me ajudarão a melhorar a minha auto-estima e outras cositas mas… O caminho é longo mas com perseverança a gente encontra as soluções ou mesmo ameniza os problemas….
Obrigada por contribuir com meu crescimento pessoal…
Um abraço

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Lissane

muito obrigado pelas licoes de motivacao que aqui temos
a minha vida vai se restabelecer em poucos dias.

estou a passar por uma situacao terrivel com a minha mente

acho lendo esses artigos tudo pode mudar e ate vir a ajudar outros.

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Sara

Boa noite,
Sou uma rapariga jovem, que tem tudo o que necessita para qualquer jovem ser feliz. Contudo tal não acontece. Sinto-me constantemente em baixo e só estou bem sozinha ou em situações de distração. Quando olha para o meu passado, há alguns anos que sinto uma grande nuvem de insatisfação, como se nunca estivesse realmente bem,como se vivesse sempre com medo ou à espera de algo melhor. Uma espera constante. Eu era uma criança super feliz mas depois tive um fase em que o ranstorno obsesivo-compulsivo se apoderou completamente de mim e o pouco que ja tinha construido em termos emocionais durante a adolescencia (15/16 anos) desabou por completo. Até que houve um momento em que percebi o que estava a contecer comigo e simplesmente aos poucos com muito esforço parei..mas desde aí que sinto essa insatisfação.
Não sei se é normal, se tenho algum problema ou o que fazer..
Atualmente tenho 19 anos, e nao consigo aproveitar a vida untiversitaria, nem tornar-me a mulher que ja devia ter construído, tenho um grande problema em encarar a realidade

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