Como lidar com pensamentos e sentimentos negativos
Psicologia Positiva 22/09/2016

Como lidar com pensamentos e sentimentos negativos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Todos nós, pontualmente temos pensamentos e sentimentos negativos, certamente uns mais que outros, portanto, é importante aprender a lidar com pensamentos e sentimentos que nos perturbam. A chave para que esses pensamentos e sentimentos negativos não nos incapacitem, não nos esmaguem ou não condicionem os nossos estados de humor, é a capacidade que cada um de nós tem para gerenciá-los corretamente.

A forma como pensamos acerca de nós mesmos, das outras pessoas, e dos acontecimentos pode ter um impacto importante sobre o nosso humor. Por exemplo, digamos que você normalmente tem o pensamento: “Eu estou sempre deprimido.” Sempre que esse pensamento aparece na sua cabeça, você provavelmente começará a sentir-se triste e em baixo. O inverso também é verdadeiro. Se você estiver sentindo-se ansioso e com medo, ficará mais propenso a ter pensamentos que são consistentes com esse estado de humor.

O problema não está nos próprios pensamentos ou sentimentos negativos que invadem a nossa mente. Os pensamentos e sentimentos por vezes podem parecer ter vida própria, mas é pura ilusão. Os nossos pensamentos e sentimentos não têm vida própria, eles vivem em nós, manifestam-se em nós, sem que necessariamente tenhamos que seguir ou agir de acordo com eles. Quantas vezes você não seguiu o que estava a pensar ou a sentir? Provavelmente muitas. Então o que é que o fez reorientar os seus pensamentos e sentimentos? Arrisco a dizer que foi você, foi aquele que tem consciência dos seus próprios pensamentos e sentimentos e que pode ou não segui-los.

Dica: Muito provavelmente reorientou os seus pensamentos com base nos seus valores, nos seus objetivos, desejos e vontades.

Sugestão: Oriente-se por aquilo que é, por aquilo que quer vir a ser, sentir, pensar e agir. Oriente-se conscientemente pelos seus valores e não necessariamente pelo que sente ou pensa. Os pensamentos são palavras na sua cabeça, os sentimentos são sensações físicas no seu corpo, se não lhe servirem não os siga.

Então, quer dizer que nós temos a capacidade de não agirmos de acordo com alguns pensamentos e sentimentos nossos? Completamente! Provavelmente todos nós fazemos isso mais vezes do que temos consciência. No entanto, no que diz respeito aos pensamentos e sentimentos negativos, confundimo-nos com eles, ou seja dá-se um fenómeno de “fusão” entre os nossos pensamentos e sentimentos e a nossa identidade, personalizamos o que pensamos e sentimos colando-nos à nossa experiência interna.

A partir daqui, ilusoriamente julgamos ser o que pensamos e sentimos. Pior, julgamos não ser capazes de gerar outros pensamentos e sentimentos mais positivos, construtivos e capacitadores. Perante este cenário, ficamos à mercê de distorções do pensamento, dando origem a comportamentos não desejados podendo contribuir para o desenvolvimento de alguns problemas psicológicos e consequentemente problemas pessoais, constatando-se como um obstáculo ao desenvolvimento pessoal.

Estratégias para lidar com pensamentos e sentimentos negativos

Perante a intrusão inesperada e angustiante de alguns pensamentos e sentimentos negativos e perturbadores, pode ser muito útil pensarmos em nós mesmos como um motorista de um autocarro (ónibus). Como se dirigíssemos o ónibus da nossa vida.  Nos bancos estão sentados vários tipos de passageiros, os quais não controlamos. Os passageiros são os nossos pensamentos e sentimentos.

Às vezes eles podem ser um incómodo. Às vezes eles gritam coisas como “Você é um motorista inútil”, ou “Você está indo na direção errada”, ou “Há muito barulho aqui à volta. Você deve parar e vir lidar com isto”, ou toda uma série de outros pensamentos ou sentimentos potencialmente perturbadores ou  distrações da mente. Há pelo menos meia dúzia de lições úteis que podem ser retiradas a partir desta metáfora do motorista do ónibus.

A importância dos valores: É extremamente importante para a nossa saúde e bem-estar que consigamos focarmo-nos na condução do ónibus da nossa vida na direção certa. O “caminho certo” é determinado pelos nossos valores, por aquilo que realmente importa para nós. Os nossos valores são a bússola de orientação que precisamos para guiar-nos. Os valores são coisas como “Eu quero viver com coragem e bondade”, ou “eu quero cuidar da minha saúde”, ou “eu quero priorizar aqueles que amo”, ou “eu quero desenvolver os meus interesses e talentos, tanto quanto eu conseguir “. Siga aquilo que quer, mesmo que por vezes esteja a pensar e a sentir de forma oposta. Oriente-se pela sua consciência. Sempre que os seus pensamentos e sentimentos não estejam em concordância, analise-os, avalie-os à luz dos seus valores.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Que tipo de pessoa você quer ser?

Distinguir os valores dos objetivos: Geralmente é útil distinguir-se os valores dos objetivos. Os valores podem considerar-se como a bússola que usamos para guiar-nos durante toda a vida. Nós normalmente não damos prioridade aqueles que amamos por um tempo limitado, ou cuidamos da nossa saúde por um tempo limitado. Os nossos valores normalmente mantêm-se constantes no tempo, ainda que possam mudar, mudam em espaços de tempo mais alargados. Os nossos objetivos não são tão intemporais pela sua própria natureza. Os objetivos são pontos ou marcos na nossa vida que dão significado aos nossos valores. Os nossos objetivos são as realizações e feitos que reforçam a grandeza dos nossos valores.

Então, nós podemos querer organizar uma festa de aniversário surpresa para o nosso parceiro ou treinar para correr uma maratona porque são uma expressão dos nossos valores. Assim que consigamos alcançar esses objetivos, vamos querer estabelecer outros novos. É como dirigir orientado por uma bússola (valores) e que de alguma forma à nossa frente vamos tentando alcançar um marco (objetivo), talvez uma árvore ou um morro orienta-nos o caminho por um tempo. Os valores são o caminho que percorremos, a direção que tomamos na vida. Os objetivos são pontos de verificação da viagem, são as realizações que efetuamos.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Como conseguir atingir objetivos na sua vida


Os valores não são sobre o futuro, são sobre o presente, hoje: Esta forma de distinguir os valores dos objetivos de verificação, leva a outra realização. Vivemos ou não vivemos os nossos valores, agora, hoje. Os valores (ao contrário dos objetivos) não são um destino em que estamos viajando na sua direção. Os valores são a forma como nós estamos viajando, a maneira como fazemos o nosso caminho. Se os meus valores fundamentais são viver com determinação e coragem, ou com amor e bondade, esse é o sentido, do jeito que eu quero viajar. É como dizer “eu decidi viajar para o noroeste. Esta é a bússola que vou seguir.” Eu posso começar a seguir a orientação dos meus valores agora. Se eu estou dirigindo bem para noroeste agora, então eu estou fazendo isso. Não é algo que eu tenho que esperar ou trabalhar. É agora.

Auto-definição pelos valores e não por objetivo/realizações: Afortunadamente há uma boa evidência de que uma vida rica, significativa e valorativa promove a resiliência em muitas situações diferentes. Tal como expliquei no artigo: O lado oculto da felicidade.

Mindfulness (Atenção Plena) e lidar com os”passageiros” desordeiros. Como comentei no início, estamos dirigindo o ónibus da nossa vida. Temos vários tipos de passageiros, muitas vezes incontroláveis. Os passageiros são os nossos pensamentos e sentimentos. Às vezes eles podem ser um incómodo. Muitas vezes a nossa melhor estratégia é simplesmente continuar a conduzir na direção dos nossos valores e objetivos. Alguns dos passageiros que todos nós temos, por vezes nas nossas mentes, são ansiedade, medo, depressão, raiva e preocupação.

A Mindfulness aborda esses conteúdos mentais como a passagem do fluxo, o ruído do tráfego, ou como folhas flutuantes que ficam para trás à medida que vamos avançando na viagem. A nossa tarefa é escutar o ruído da mente, deixar fluir.

Portanto, a nossa tarefa é perceber que o ruído mental (pensamentos e sentimentos negativos) são uma parte normal da condição humana. Esses pensamentos e sentimentos são os passageiros desordeiros, pejorativos e com diferentes percepções do caminho a tomar. Mesmo com esse barulho atrás de nós, devemos guiar-nos pelo nosso roteiro, pelo percursos que conscientemente traçámos para nós.  Devemos focar a nossa atenção plena no que importa, ou seja, nos nossos valores e nas tarefas que nos propusemos.

Às vezes é útil ouvir um “passageiro do ónibus”: Embora a melhor estratégia geralmente seja simplesmente ignorar as mensagens dos passageiros e continuar  fazendo “conscientemente” a condução do autocarro em direcção aos nossos valores, às vezes pode ser útil ouvir e responder à mensagem de um “passageiro”.

Exemplo 1: quando o “passageiro” (o pensamento ou sentimento) repetidamente, grita na parte de trás do ónibus pode ser devido a um trauma que tenhamos vivido. Nesta situação, é bom manter a condução do autocarro em direcção aos nossos valores, mas quando temos tempo, muitas vezes vale a pena parar para “processar emocionalmente” as memórias incómodas e as imagens e sentimentos inadequadamente associadas.

Exemplo 2: quando o pensamento ou sentimento está levantando uma questão que necessita de ser resolvida. Normalmente os sentimentos negativos alertam-nos para algo que pode estar mal na nossa vida, que necessita da nossa atenção. Se for o caso pode ser importante levar esse sentimento em consideração e esquematizar uma estratégia para melhorar o nosso estado ou situação. Mas se esse sentimento, origina um conjunto de pensamentos de incapacidade ou depreciativos acerca de si mesmo, então, deve ser colocado em causa.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Aprenda a gerir as sua emoções e a ter controlo na sua vida

Metáfora como um lembrete

Muitas vezes pode ser útil, como um lembrete, pensar na metáfora do motorista do ónibus quando estamos a tentar seguir em frente com a atividade frenética da vida de cada dia, e deparamo-nos com o incómodo de sentimentos e pensamentos muito difíceis. Se pensarmos nos nossos pensamentos e sentimentos como objetos, conseguimos perceber melhor a forma como estruturamos os nossos pensamentos. Tentar perceber que não necessita ficar alarmado, angustiado e incapacitado só porque alguns pensamentos negativos lhe passam na mente.

Você é uma identidade separada dos seus pensamentos e sentimentos e como tal, eles podem e devem passar pelo filtro da sua consciência. Não importa aquilo que pensa, o que importa é a forma como lida com esses pensamentos, a importância, o peso e a orientação que lhes dá. Isso sim, é importante para lidar de forma adequada com os seus pensamentos e sentimentos mais incapacitantes.

Você não é os seus sentimentos, nem o seus pensamentos, tal como não é aquilo que ouve, que vê, que sente, que come. Você é aquele que experiencia tudo aquilo que o seu corpo está preparado para experienciar. Você é aquele que usa as suas experiências internas como informação, mas essa informação deve ser filtrada pela sua consciência, pelos seus valores, objetivos e propósitos de vida. E, se os “passageiros” incómodos da sua mente o perturbarem, foque-se nos seus valores, foque-se na sua rota e nos marcos que quer atingir para levar uma vida significativa.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Douglas

Gostei muito do ortigo…
uma grande passo para é um exelente aprendizado,valeu foi de grande ajuda !

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Douglas, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que os nossos ensinamentos possam contribuir para a construção de um padrão de pensamentos positivos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela Ana Oliveira

Tenha todos os dias tirado algumas horas para estudar,este estudo tem me transformado,minha vida tava um caus até eu começar a estudar com vc,esta sendo uma transformação interna maravilhosa e todos aqui em casa estão percebendo e estão muito feliz.Estou muito feliz com o que estou aprendendo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Elisangela, obrigado pelo comentário

O seu testemunho alegra-me imenso. O que relata é um orgulho enorme para a Escola Psicologia, pois saber que você está percebendo o valor dos conteúdos e que isso é notado pelos outros e que contribui para a sua felicidade faz todo o nosso esforço ser recompensado.

Boa continuação, sorte e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
marluci

Pelas leituras que faço frequentemente,como essa,entendo que talvez nao seja so depressao o que eu tenho comigo,mas se nao for assim,o que e´isso entao ,agora por exemplo pq estou assim tao triste,tao so,me sentindo tao rejeitada,nao consigo ficar numa boa qdo sinto uma rejeiçao vinda da onde for,fico como estou agora pessima. Ainda nao fui ao psicologo,ja estou ha dias me prometendo de marcar pra ir,mas nunca deixo de pagar algo pra pagar a consulta,e´como se eu nao valesse tanto a pena,pq sei que vale a pena,conversar com pessoas que perguntam examente o que preciso responder,enfim,tenho a obrigaçao a mim de me permitir uma ida ao medico.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marluci, obrigado pelo comentário

Explicou algumas das razões pelas quais não procura ajuda ou não se ajuda a si mesmo. Com isto em mente, tem a sua tarefa facilitada, basta em consciência tomar a decisão de fazer algo e isso só depende da sua vontade. É uma decisão sua e apenas sua, o que quer dizer que está ao seu alcance poder melhorar.

Avance, decida-se e melhore. Você merece fazer isso a si mesmo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
marcos

é a Shakira na foto??

Mais uma vez um ótimo post. Estava meio ansioso com uns problemas, em saber qual caminho seguir, pois me levo muito pelas emoções e imediatismos. Acho que se centrar realmente nos meus valores, percebendo que minhas condutas estão nesse sentido. Isto irá me ajudar.

obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcos, obrigado pelo comentário.

Sim é a Shakira 🙂

É isso mesmo, os nossos valores orientam-nos em momentos de dúvida e confusão. Nem sempre devemos ou podemos seguir o que pensamos ou sentimos, mas em consciência é importante percebermos o que no orienta na vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruno S

Obrigado. Eu precisava escutar esse tipo de coisa. Nem que fosse escutar de dentro de mim aquilo que leio num computador. Pelo menos o meu diálogo interno está funcionando.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno S

Eu só queria tirar da minha cabeça a ideia de que um dia minha vida vai acabar. Eu só queria aceitar isso com mais facilidade. É insuportável imaginar que a vida passa tão rápido ao ponto de não conseguir aprender tudo que tem para se aprender nessa vida. Passa tão rápido, que o incomodo me desanima na construção de vários conhecimentos. É como se fosse se questionar porque me esforçar tanto para aprender algo se já já vou morrer. Tenho 25 anos e nunca tive uma namorada. Tenho medo dos meus pais pensarem que sou viado. Eu não sou gay. Mas tenho dificuldades com as garotas. Fico muito nervoso e acabo estragando tudo. E 25 anos de solidão não é p/ qualquer um. Não tive coragem de me destruir. Consegui segurar muito a minha onda p/ chegar aonde estou. Tive que manter religiosamente um pensamento construtivo p/ não chegar ao ponto de me destruir. E estou conseguindo. Agora o problema é ouro. Está acumulando D+. Não sei se ainda consigo sustentar esse pensamento construtivo por muito mais tempos. Isso me traz alguns pensamentos negativos. Olha, eu estudo, trabalho com o que eu gosto, já estou planejando minha Pós-graduação em SP, mas é muito difícil passar por essa vida sem descobrir o que é o amor de uma mulher por mim. Digo amor mesmo, e não romance de verão ou garota de final de semana. A pior coisa dessa vida é passar por essa existência sem sentir o que é ser amado por uma mulher inteligente. As vezes penso que nasci p/ provar que é possível viver sozinho até o último dia. Só não quero concretizar essa missão. Não quero ter minha passagem aqui tão solitário.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário

A sua questão é existencial, e pretende-se com o que todos nós seres humanos acabamos por pensar. Todos nos preocupamos com o futuro e ainda bem que assim é. No entanto quando o nosso foco passa a ser grande maioria do tempo as questões futuras, isso retira-nos vontade e motivação para fazermos aquilo que tem de ser feito no presente. Bruno se tem mantido pensamentos construtivos e positivos isso é uma ótima habilidade que de manter. Todos passamos por provações e dificuldades na vida, mas nasda é permanente tudo muda, e que quer conquistar algumas coisas na sua vida, tem de fazer por isso, tem de arranjar formas e estratégias no sentido de agir até que aquilo que pretenda aconteça.
Somos nós que construímos o nosso futuro, através dos nossos pensamentos e consequentes ações. O fracasso e a falha também são inerentes à vida, no entanto o que mais importa é a forma como lidamos com isso e a capacidade de mantermos o nosso foco naquilo que acreditamos ser importante para nós.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
DEDÊ ROCHA

Eu tenho uma vida muito parecida com a tua . Tenho 27 anos e também nunca namorei . Tive 5 namoros virtuais ( q para mim ñ conta pois nunca vi nenhuma delas pessoalmente ) . A única meninna q namorei mesmo foi quando eu tinha 9 anos [ ou seja eu era uma criança e isto para mim ñ conta . Mensagens no celular eu recebia de mulheres só de minha mãe e uma prima minha .Este ano q uma viuva mãe de 3 filhos q mandava msg , eu adorava ela , só ñ gostava para namorar , e memso assim uma amiga dela falou para mim q ela namorava com o filho dela a 2 meses , fiquei arrasado . Quando ela deixou d eme mandar msg era como 1 vazio , tinha acostumado a toda noite receber msg dela .
Em uma dessas amizades virtuais fiz amizade com uma menina de outro estado e foi a única até hoje q me telefonava .
além de problemas com timidez , depressão , e ñ saber lidar com as mulheres colocaram onde estou .
PIor é minha familia achando q sou gay , e uns chegam a falar q nunca vou casar , eles ñ me entendem .
O pior é q tanto mulheres , até homens falam q sou bonito , só q quando é para agir costumo me sabotar .
Desde final de outrubo , começo de dezembro do ano passado entrei em sites e blogs especializados sobre mulheres , paquera , etc, . Isto me ajudou muito fez eu enxergar como elas pensam , mudar minhas formas de pensar negativas , e eu estou curado da depressão .
Outro dia quando eu estava indo trabalhar vi uma menina de 14 anos q namora com 1 rapaz q tem + de 18 [ sei pq ele tem moto ] . Ela é filha de uma amiga de minha mãe . Ela abraçou ele e encostou a cabeça no pescoço dele , é uma coisa tão simples , só q fez eu perceber q nunca fiz isto , nunca uma mulher ficou daquela forma comigo .
As minhas transas , ficadas foram na adolescência , até uns 16 anos . Depois de lá para cá as mulheres q transei foram só garotas de programa . Desde os meus 16 anos q ñ beijo uma mulher , ñ falo isto para ninguém q isto é motivo de vergonha e humilhação para mim .
Assim como vc estou a procura de encontrar uma mulher q me ame de verdade , e de minha primeira namorada .
Este ano eu tentando + , chegando + nas mulheres , teve pelo – umas 4 q eu poderia já estar namorando . Mais eu vou continuar na luta cara e digo pra tu fazer o mesmo . Não se entregue comece agora mesmo a mudar sua vida , se ñ daqui a pouco vc ( assim como eu se ñ AGIR ) estará , com 30 , 40 , 50 anos e solteiro .

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Pazos

Também estou na mesma situação, eu e muitos homens no mundo. A namorada que tive na infância não lembro (quase não lembro – não lembro de minhas emoções) então não conta. Só conseguir ter relações sexuais só na fase adulta com garota de programa. Nunca transei com uma garota de verdade. E acho que transar não é tudo, companheirismo e amor é bom. Mas tem horas que dá uma carência, que o jeito é procurar uma garota de programa. Tive meu primeiro beijo no final de 2014, mas não gostava tanto assim da garota que me beijou (cansei dela). Ficava grudando no meu pé. Ligava muito, pedia toda semana pra eu ir na casa dela e ela não era tão bonita. A garota que me amou e eu a amava, não consigo mas ter contato. Estou tentando conquistar corações de uma garota da faculdade (a que se interessar mais fácil por mim), não costuma ser fácil. Minha grande paixão da vida é ouvir música [música em inglês – mas não gosto tanto de rock, prefiro música eletrônica]. Gasto tanto dinheiro comprando CDs. É uma coisa que gosto. Às vezes o pensamento negativo me atrapalha a apreciar a música, mas eu aprecio assim mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Paula

Bruno, boa tarde!
Seu comentário eh antigo… Espero q vc nao tenha se destruído e q esteja feliz consigo mesmo e ao lado d alguém especial. Qdo eu li o q escreveu, chorei; não por dó ou pena, mas por compaixao pq me identifiquei.
Por muito tempo, pensei q jamais seria amada ou q amaria alguém d verdade. Eu sou uma pessoa bem difícil p se conviver. Tenho dificuldades p me relacionar c minha família, meus poucos amigos etc. Td isso acaba interferindo na minha vida pessoal e profissional. Hj, encontrei " a pessoa", porém sinto medo d perdê-la pq existem coisas mal resolvidas em mim. Imaginei q eu seria completamente feliz assim q eu encontrasse o amor da minha vida, mas eu preciso achar um sentido p minha vida, estando sozinha ou acompanhada p q eu possa compartilhar bons e agradáveis momentos.
Q vc se encontre e seja feliz( consigo mesmo e com alguém)!

Avatar for Miguel Lucas
Rogério

Paula
Espero de coração que você se encontre, elimine os fantasmas que te afligem e siga a sua vida em harmonia. Também sou uma pessoa solitária pelos mesmos problemas que você elencou e passo pelas mesmas dificuldades, mas tenho fé que uma mulher legal vai aparecer em minha vida.
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Dorgival Menezes

Eu encontrei seu site no busca do google e achei super interessante e de extrema importancia não só pra mim, como para todos que buscam ajuda, conhecimento, pesquisa e tal… apesar de ser brasileiro, achei que seu conteúdo tem uma linguagem bem universal. Parabéns amigo e muito obrigado pelo seu empenho em nos ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dorgival, obrigado pelo comentário

É sempre reconfortante quando vamos ao encontro das necessidades dos leitores. Isso é motivante.

Agradeço as suas palavras e tudo de bom para você

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
marcia

Boa noite..eu tenho 43 anos sou casada..mas meu casamento nao anda bem a 5 anos..vivo situacoes com mto estresse brigas.a pessoa que vive comigo eh egoista e so pensa nela…ou seja uma pessoa dificil de se conviver…vivo dentro de casa..desenvolvi mania de doenca e agora por ultimo venho desenvolvendo pensamentos obssessivos da possibilida de me matar ou me jogar pela janela..eu tenho medo de ficar maluca de verdade…eh como se fosse uma crise…chego a sentir um friompor dentro um desespero em achar que to ficando doida de verdade..ao ponto de ne cbegar perto de uma janela..ou atravessar uma rua..o quero ir a psiquiatrasporque sei que els so te en hem de remedio e se hoce nao eh maluca acaba ate ficando….me ajude como me livrar desses pensamentos obssessibos e essa mania de achar que estou doente.

Avatar for Miguel Lucas
Cris

estou desesperada, estou exatamente assim tb Márcia, ja não sei mais o que fazer. Só sei que preciso melhorar rápido.

Avatar for Miguel Lucas
Natali

Estive procurando alguns artigos que falassem de pensamentos negativos e achei o seu muito interessante e muitas coisas que eu li tem a ver com o que eu estou passando, com certeza esse artigo me serviu e servirá como base para que eu possa excluir certos pensamentos que tem me incomodado e que parecem me perseguir o tempo todo. Vou seguir as suas dicas e focar nos meus objetivos ao invés de dar importância aos pensamentos que só me fazem sentir mal.

Obrigada e Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Natali, obrigado pelo comentário

Fico agradado que o artigo lhe possa ser útil e acima de tudo que esteja disposta a seguir as dicas no sentido de superar alguns dos problemas de pensamento que identificou em si.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
karine

adorei o post, mas sinto que não é bem o que sinto. sinto que eu não sou tão importante pra ninguem nem pra mim, as vezes me sinto tão feliz , mas essa felicidade dura alguns intantes e as vezes me sinto tão triste, que parece que dura a eternidade, isso muda várias vezes por dia, sinto que algo de ruim vai acontecer com a minha mãe, mesmo ela não tendo problema algum, não sei se é porque eu só tenho ela na vida, e fico com esse medo, não me sinto bem em me ver arrumada e minha mãe não, ou me arrumar e minha esta com uma dor de cabeça por exemplo,ou dormi um pouco por exaustão sabendo que minha mãe esta trabalhando… sinto que o mundo vai acabar fecho os olhos e vejo tyudo de autodestruindo, as vezes sinto medo de sair na rua, as vezes acho que todos estão olhando pra mim, é um sentimento horrivel, eu não sei mesmo o que fazer e como mudar isso,ja tentei muitas coisas… peço sua resposta por favor

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá karine, obrigado pelo comentário.

A grande maioria daquilo que relatou encaixa-se no que eu chamo de erros de raciocínio. Distorções do pensamento fundamentadas nos seus receios e nas suas emoções temporárias. Perceba aquilo que quer ser, que quer fazer e como quer pensar. cada vez que perceber que não está como deseja, não se funda nem confunda com esses estados, você não é isso. Perceba que pode fazer coisas para voltar a sentir o que quer.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
maria aparecida de sousa araujo

Fico grata pelo o que já lhe, está mim ajudando sinto algumas diferença embora muito lenda no meus pensamentos,mas estou seguindo as orientações que acho importante. Obrigada pela atenção, fico feliz
por encontra pessoas interessadas em ajuda como vocês. Muito obrigado

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Túlio

tenho tido muitos pensamentos negativos ,medo constante principalmente a noite quando vou dormir .
Oque fazer nesses mmentos quesão constante ?

Avatar for Miguel Lucas
wilber

procure um pisquiatra urgente!

Avatar for Miguel Lucas
Andressa

Nossa Adorei de coração cada palavra que li. Estou passando por um turbilhão de pensamentos negativos, medos e inceguranças que parecem ter tomado conta da minha rotina, minha vida meu desenvolvimento como ser humano. Parece as vezes uma "mancha que não sai." Eu procurei ajuda psicologica e diariamente converso com minha familia e meu namorado sobre essas coisas ruins e eles tentam de todas as formas me reerguer. Por mais dificil que seja as vezes eu tento, consigo mais as vezes tenho minhas recaidas.Pra ter noção eu estava com medo até mesmo de comer e vir a morrer por substancias alimenticias cheguei a perder 6 kilos, não conseguia durmir, ficar sozinha em lugar publico,enfim estou tentando me alto ajudar. e este artigo foi de muita valia. Obrigada por existir e por ajudar-nos com cada palavra dessa.

Avatar for Miguel Lucas
FÁBIO GONÇALVES

Olá,
Miguel
achei muito interessante a questão da metáfora, para os pensamentos negativos, pois volta e meia tenho muitos e aplicarei a sua sugestão, para bani-las do meus pensamentos!

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

ola Miguel gostei muito deste artigo. Parabéns pela iniciativa!

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Obrigada pela matéria!
Fez uma grande diferença em minha vida, comecei a aplicar e imediatamente retomei o controle da minha vida. Uso os exemplos que você sugeriu. Foi fantástico! Conseguir separar o que sou do que sinto e penso era o COMO que antes eu não conseguia, pois tinha uma imagem distorcida de mim mesma. Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
coelle

Olha ,estou passando por um período muito difícil,pois tenho um cara que vivo uma historia ,não posso dizer que e namorado pois sei que ele não me considera,então não posso considerar o mesmo,mais ele me faz me sentir tão mau,a ponto de nao ter alegria para nada,ele me faz sentir feia ,ele acha que devo ir atrás sempre se eu quiser ele,se não ele tbm nao vai atrás ,ai fico pertubada sabe?? Por que não quero perde-lo e sei que ele gosta de mim,pois ele não consegue ficar muito tempo longe de me ficar logo aperriado,mais o problema e que ele não tem atitudes e que não me valoriza e além de tudo ele faz de tudo para me pertubar, ai fico o dia todo pensando nele ,quando vou dormir passos horas pensando se ele ta dormindo ou se ele vai sair ou se ele vai encontrar outra e vai me esquecer,ai passo o dia olhando o face dele,quando ele curti uma foto de uma mulher meu coração começa bater forte sabe,fico nervosa, ai acabo não falando nada do falo quando brigamos ai ele diz que eu não tenho para que ta se metendo na vida dele,ai começo a brigar feio com ele a ponto de agredilo,e nunca fui agressiva mais ele faz por onde eu ficar ,foda isso ,e agora estamos sem se falar a 3 dias e ele disse que não vinha atrás de me não ,ai vejo que ele nao liga para o que eu sentindo sabe,ele quer e que eu sofra mesmo…e eu não quero mais isso ,to vivendo vida de cão,e ele ta simplesmente curtindo com os amigos e dando mole para as outras, ai meu Deus como ta difícil viu, o que faço gente??

Avatar for Miguel Lucas
Sofia

Coelle,

Acho que ele só faz mal à sua vida. Esqueça-o. Encontre outra pessoa que se interesse realmente por vocÊ e que te trate bem. Uma pessoa que lhe dê alegria e lhe faça feliz, coisa que este cara não faz.
Excelente post, ajudou-me a compreender melhor os meus pensamentos e sentimentos negativos, duas coisas que eu tenho dificuldade a lidar. Li com muita atenção.

Avatar for Miguel Lucas
luana de sousa santos

Muito obrigando
Acho que apartir de hoje vou começar a rever os meus valores……………………..tchauuuuuuuuuuu para todos e uma boa tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
livia silvia da costa

oi gente nossa estou muito mal
nao estou conseguindo dormi direito meu corpo esta dominado por pensamentos ruins tenho
muito medo disso medo de fazer mal as pessoas que eu amo e que convive comigo se alguem senti assim mim ajude por favor nao aguento maissssssssss esses pensamentos

Avatar for Miguel Lucas
Lidia

Eu também tenho pensamentos negativos o dia todo! As vezes fico na grande maioria angustiada porque tento não pensar,mas se olho pra algum objeto ou coisa começo imaginar usando um dos tais fazendo mal ,mesmo sem eu querer..Pior é que eu não quero nem pensar nisso,e acabo ficando pertubada! Faço tratamento psicológico e neurológico,tomo antidepressivo pois tem 11 meses que tive depressão pós parto. Será que isso um dia acaba?

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

pensamentos negativos são estranhos, no começo vc os acha até engraçados, depois eles perdem a graça mas vc os considera normais, e então quando vc insiste em ficar com eles por muito tempo e não tenta se livrar deles, eles te escravizam

Avatar for Miguel Lucas
rafael

Gostei do q li,me ajudou muito, ando viajando muito nos meus pensamentos achando q estava sentindo alguma coisa e na hora de dormir parecia q nao era eu,sempre com pensamentos ruins q estava sentindo algo estava sempre com medo!!!isso e normal tenho 23anos??

Avatar for Miguel Lucas
Nascimento

Estou lendo os artigos e estou considerando-os bastante importantes, até porque estou passando por uma fase extremamente difícil em minha vida, onde meu marido me traiu com uma prostituta e se apaixonou por ela. Me disse palavras horrorosas que não vale nem a pena repetí-las. Decidi continuar casada, talvez por falta de opção, talvez por comodismo, talvez por ainda gostar dele, talvez por acreditar que tudo isso pode passar e ser até melhor do que nunca foi. Bem, o que sei é que a partir do momento que decidi não vigia-lo mais e viver minha vida ele passou a ter interesse em mim, vai entender…
Depois de me dizer todas as palavras negativas possíveis e impossíveis de se imaginar, a sensação que tenho é que está dando certo. Então, só me resta esperar e ver como será no futuro que daqui a pouco já será presente e mais um pouquinho, passado.

Avatar for Miguel Lucas
wilber

to sofrendo com maus pensamentos preciso de ajuda obrigado!!!

Avatar for Miguel Lucas
Wan

Estou ao volante de um ônibus vazio e sem destino, esperando ou o combustível acabar ou o fim da estrada no penhasco.

Avatar for Miguel Lucas
mariana

esse me orientou muito espero que ao me agora eu possa voltar a viver a minha vida normalmente
pois tenho pensamentos que estao me atormentando nao consigo mais fazer nada direito quero a minha vida de volta !
Hoje vou tentar focar em outras coisas pra se o fim do dia vai ser normal pois ultimamente e tenho tido a conciencia muito pesada chorei demais já conversei com minha e ela me falou o mesmo tente desfocar deste pensamento estou tendo eu sei que vou conseguir nao vou perder o otimismo !!!

Avatar for Miguel Lucas
Gênio Bloqueado Traumatizado

Não sei exatamente o que tenho, que tipo de distúrbio psíquico possuo. Geralmente aparecem pensamentos negativos, que acabam confundindo a minha consciência, fazendo eu interpretar erroneamente os fatos. Isso acaba me tornando uma pessoa meio negativa, diminuindo muito a minha autoestima. Às vezes fico sem vontade de iniciar uma nova atividade ou, terminar algo que já foi iniciado, diminuindo bastante o rítimo de trabalho. Na minha adolescênvia sofri bullying escolar (12 anos), depressão profunda (13 anos), depressão crônica profunda (15 anos). Infelizmente, desde criança, não tenho acesso às minhas lembranças visuais. Tenho apenas pequenos flashes indefinidos, com silhuetas sem nitidez. Não consigo descrever a fisionomia de pessoas ou objetos. Aos 9 anos de idade, bati a minha nuca no chão e desmaiei, num acidente de bicicleta. Em compensação, hoje tenho memórias para dados, fatos históricos e conhecimentos gerais privilegiados (136 de Q.I.). Será que existe tratamento para isso tudo?

Avatar for Miguel Lucas
Gênio Bloqueado Traumatizado

Confesso que até hoje, nunca procurei ajuda médica psiquiátrica, para tentar descobrir o que tenho. Hoje sou casado e levo uma vida quase normal (se não fosse esse meu lado negativo), sou um autodidata com muito talento e criatividade, na área de tecnologia de informação.

Avatar for Miguel Lucas
Gênio Bloqueado Traumatizado

Confesso que gostei muito de ler esses artigos. Parabéns Miguel Lucas!

Avatar for Miguel Lucas
sandra

oi miguel obrigada pela comparação dos passageiros do onibus ser nossos maiores incomodos,pois o mais importante realmente é como vamos conduzir o nosso proprio onibus , filtrando atraves da consciência, os nossos proprios valores adorei!!!

Avatar for Miguel Lucas
vera galvao

Sou muito apegada ao meu filho ele tem 11 anos,nao deixo ele fazer nada sozinho,ir no mercadinho perto da casa voltar sozinho da escola,,nao tiro ele da cabeça,,parece que vao roubar estuprar,,,assustar.
E mais forte que eu,,,se ele vai no amiguinho do lado vou la 10 vezes ver o que ele ta fazendo.Se preciso sair por alguns minutos deixo ele fechado na casa,ele e filho unico, e nunca aconteceu nada nem um trauma nem com ele nem comigo,preciso de ajuda,obrigada se vc responder,.
att vera galvao

Avatar for Miguel Lucas
Anna

Ooi, meu nome ee ana, nn sei mais o que fazer! Tudo que faço ee um peso enorme na consciencia e me da arrependimento, nn posso derrubar uma colher no chao que ja fico com peso na consciencia! Por que?

Avatar for Miguel Lucas
Mario

Esses treinos sao uma tudo uma beleza na teoria, como diz o ditado:
“FALAR E FACIL, FAZER E QUE E DIFICIL!“

Avatar for Miguel Lucas
luiz eduardo

que eu nao fique com a cabeça pertubada.que eu nao fique com mente pertubado.

Avatar for Miguel Lucas
jessica

então tenho uma duvida porque as vezes falamos algo nomes etc…durante o dia e quando dormimos falamos durante o solo sente que outras pessoas ouçam eu falar
?????

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Gostei muito,tudo me ajudou a pensar de forma diferente. Que bom,agradeço a Deus, e ao site.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Deny

Infelizmente estou parante uma situaçao tao desesperante. A pessoa que me diz amar, quer ficar comigo e ser eu a mae dos filhos dele, ele nao consegue deixar sua Ex por consciençia que lhe pesa muito mesmo. ja tivemos os 3 uma conversa onde ele disse k nao tinha mais sentimentos por ela e k ker ficar cmg…. mas ela lhe faz muita chantagem emocional e ele esta quase a voltar para tras pk nao aguenta com a consciençia dele que lhe pesa…….

O que faço?????? 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Robson

Gostei dessa explicação…
Espero que eu daqui para frente consiga levar essa lição junto comigo!

Espero me livrar desses pensamentos e sentimentos negativo!

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Laelton Miranda

Muito bom esse artigo! espero que daqui pra frente eu possa focar na direção da minha vida e dos meu valoes Sem deixa que os passageiros do meu onibus venham me encomoda! ou tirar minha atenção pro que realmene intereça! na minha jornada.

Avatar for Miguel Lucas
eliane

Bom dia
Gostaria de saber se um relacionamento que não está indo nada bem, pode levar uma pessoa a ter pensamentos negativos, medos de andar com as próprias pernas, medo de gostar de pessoas do mesmo sexo, medo de gostar de se relacionar novamente com outra pessoa, não ter vontade de ver os amigos como de costume antes, não ter ânimo para fazer novas amizades ou ligar para aquele velho amigo e bater um papo legal, não ter vontade de se arrumar se vestir melhor, olhar para as outras pessoas como se fossem estranhas? Eu vivo num grande dilema em minha vida, estou me relacionando com uma pessoa difícil de lidar, e essa pessoa me tomou a alegria, o entusiasmo que tinha, os amigos, a coragem de lutar por uma vida melhor, me despertou medos que nunca tinha sentido, medo de virar lésbica de ser quem realmente não sou, medo de me matar, através desses medos sinto sensações estranhas quando me deparo com uma situação que é ligada ao medo, tenho sentimentos estranhos, um exemplo é se tenho medo de virar uma lésbica e estou em algum lugar se alguma mulher já olha pra mim automaticamente chega uma mensagem de que ela possa estar afim de mim ou virse versa, más logo tomo a consciência de que são apenas pensamentos e que se eu não quero aquilo somente não sigo e pronto, más depois vem o questionamento de minha mente para comigo, será que você realmente não quer ser isso? e são cada pergunta mais dificil que a outra, tenho medo de sofrer por tudo isso más não perco as esperanças que posso voltar a ser uma pessoa normal ao longo do tempo, isso começou a dois meses e depois que me estressei muito com meu relacionamento, ele me julga muito por tudo que faço, se olho pra direita ele quer saber quem eu to olhando e logo ele ja fala, você deve ta achando algo importante ai pra ta olhando ne, e ja começa a mexer com meu psicologico onde eu começo a ter ansiedade… com sintomas de tremores, medos, coração não fica tranquilo… Engraçado que quando tenho bastante carinho da pessoa, quando a tal pessoa se preocupa comigo eu me sinto bem, as vezes até esqueço do que estava pensando… mas volta tudo em seguida assim que o carinho passa e eu caio na real de que ele não é uma pessoa que me trata bem e sim que me maltrata.. perco a vontade de estar com ele, mas nao consigo sair do relacionamento… sou agredida fisicamente e psicologicamente mas nao enxergo isso. estou ate fazendo terapia pra ver como vai ser… espero que me dê alguma ideia pra minha melhora… Adoro vim aqui, pois encontro a paz.. bj bj

Avatar for Miguel Lucas
le

amei o artigo e estou também passando por este problema… só tenho pensamentos com coisas ruins, com morte de algum familiar e com tudo dando errado. acho que é porque realmente tudo está dando errado. fiz alguns testes de depressão e todos dão a pontuação máxima. acho que nem Freud conseguiria explicar. meu psicológico e emocional esta completamente abalado. sei lá… acho melhor deixar pra lá, quem liga???

Avatar for Miguel Lucas
djou

Muito bom, os artigos são excelentes e este site se tornou meu favorito. Espero que continue a postar informações tão importante como esta, para que possamos aprender a conduzir nossas vidas atraves de seus conhecimentos! valeu abracos DR.

Avatar for Miguel Lucas
julio

Sofri um tralma na infancia que acarretou uma depressao na adolecencia, consegui superar a depressao mas a pouco tempo minha mente se inundou de pensamentos ruins faco de tudo para me libertar deles mas nao consigo e uma sensacao terrivel o q fazer?

Avatar for Miguel Lucas
carla

oi galera a minha cabeça ta um bolo de pensamento não durmo bem tenho sono não sei o que eu to passando sabe eu sou uma moça tímida so no colégio sera que eu to loca

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Carla,

Aconselho a procurar um psicologo para avaliar o seu caso. Só um especialista pode lhe dar a melhor orientação.

Fique com Deus

Avatar for Miguel Lucas
Cleia

Gostei do artigo, e estou na mesma situação que a Carla, muitos pensamentos se repetem na minha cabeça, chego a ouvir vários nomes inclusive cada um se repete na minha cabeça, e cada vez que se repete eu fico angustiada.

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda Colini

Obrigada, por ajudar a todos nós, excelente trabalho! Parabéns!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Diego Ramon

Muito obrigado, levarei comigo esse exemplo do ônibus para sempre! Realmente consegui controlar meus sentimentos! Parabéns pelo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Caroline Duarte

Amei este artigo, muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
Marise

Gostei muito do que li. Faco tratamento da Síndrome do Pânico, Depressão e Ansiedade desde 1987. Tomo medicamentos até hoje. São muitos anos. Vários pensamentos ruins me atormentam. E isso atrapalha a minha vida em várias coisas. Tenho um marido bom, um casal de filhos maravilhosos, casa, comida e saúde. Mas a minha cabeça não permite que eu viva isso. Pois não consigo sentir alegria, só tenho sentimentos de tristeza, escuridão e muitas outras coisas por causa dos maus pensamentos. Minha cabeça é uma fossa (desculpe o termo usado). As vezes me sinto cansada de tanto lutar comigo mesma. Me trato com uma Psiquiatra a quase 20 anos. Já fiz várias Terapias e nada. Os pensamentos continuam. Não sei mais o que fazer. A única coisa que tenho certeza é que quero me livrar disso para sempre. Melhorei um pouco quando trabalhei fora. Mas agora não trabalho mais. Tenho 58 anos. Já tentei muito arrumar algo para trabalhar, mas não consigo talvez pela minha idade. Sinto vontade de fazer algo. Mas não tenho disposição. É como uma preguiça muito grande. Agradeço por ter paciência de ler meu desabafo. Muito obrigado. Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Dwayne

Muito bom o artigo. Olha, desde sempre fui muito safado, e sempre beijava geral na adolescencia. Quando fui pra cama pela primeira vez, foi com minha primeira namorada, foi tudo ok. Namorei 1 ano e meio com ela. Larguei dela, fiquei 2 anos sem sexo! hahahaha.. e Quando surgiu uma oportunidade com uma menina muito linda, mas que eu nao conhecia, nao havia beijado, nem consegui ter ereção. Fiquei frustrado pra caramba. Depois, sempre com alguma mais ‘experiente’, ou diferente, que eu não conheça bem, nunca dá certo. Parece que é recorrente dos fracassos passados. Detalhe, namorei 5 anos e estou solteiro há 1 ano… Eventualmente transava com a minha ex, e era tudo normal, impressionante! E tive relações fracassadas com pessoas interessantes e muito lindas, por sinal. Na hora eu fico tenso, bem preocupado. Gostaria de saber se tem alguma técnica para combater essa ansiedade na hora do sexo.

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Sofro com a mesma coisa. Tenho namorada e sempre fico ansioso antes de fazer sexo com ela e não consigo. Gostaria de saber como vencer a ansiedade nessas horas. Seu comentário é de 2014, gostaria de saber se você conseguiu mudar isso. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Dwayne

Inclusive, amanhã, 31/01, vou sair com uma garota linda demais, corpo perfeito, safadinha, e tá cheia de tesão. Eu confesso que estou morrendo de medo de fracassar, e até tenho ciencia que esse pensamento pode contribuir para o fracasso. Como me livrar disso? Socorro..!!! kkkkkk (engraçado, mas é verdade) ;/

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Martins

Estava me questionando justamente sobre isso: como controlar esses pensamentos negativos. Subi no quarto, com um nó no peito, e encontrei seu site. Muito bom, era o que eu precisava mesmo! Há 8 meses faço terapia e muuuita coisa está mudando: projeto de vida pessoal, mudança de profissão, reencontro comigo mesmo… Mesmo assim ainda há sentimentos pesados, negativos que vem a tona devido todo o passado. Tb tenho um personal que me ajuda, visto que curto muito atividade física. Miguel Lucas, vc atende particular? Se sim, onde fica? Como estou em férias, eu teria facilidade em me locomover a qualquer horário. Sou do interior de SP, mas se for na Capital SP fica rápido também. Poderia, por gentileza, entrar em contato comigo através do email ? Obrigado pelas dicas do site.

Avatar for Miguel Lucas
João Victor

Eu estava procurando uma resposta aos meus sentimentos e pensamentos negativos, daí encontrei o que precisava.
Muito obrigado a vocês que fazem um trabalho tão admirável.
Grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
César Roberto

Muito obrigado pelo post me fez entender melhor muitas coisas
tenho andado com pensamentos que vão contra minha conduta e está afetando meus sentimentos
chego a entrar em duvida sobre oque faria ou não
as vezes não consigo lidar com isso

Avatar for Miguel Lucas
marina resende

ola tenho sofrido com a sindrome do panico sensaçoes ruins dentro de mim nem eu mesma sei o que é as veses nao consigo me controlar uma coisa aqui dentro que parece que eu vou morrer á qaulquer hora cada hora sinto uma sençaõ ruim dentro de mim fico com paranóia colocando a maõ no coraçaõ toda hora para ver si está batendo as veses do nada minha respiração fica mais lenta e parece que eu estou forçando para respirar as veses sinto umas dorzinhas umas pontadas parece que é no coração mas não é é por de tras nas costa umas dores assim perto da testa nem sempre vem é de vez enquando e nao sei como lidar com isso antes eu não tinha nada disso derrepente apareceu em tudo de uma vez tenho pensamentos constantes que vou morrer não aguento mais viver assim o que eu faço me ajude por favor tenho 31 anos sou mãe de 2 filhos uma tem 7 e outro tem 1 e 9meses o que aconteceu comigo

Avatar for Miguel Lucas
Maria Teixeira

Olá gostei muito do seu artigo, mas precisava muito da sua ajuda.
O meu marido desde de Outubro de 2013 que não anda bem.
Sempre tivemos um casamento esplêndido durante estes 13 anos. Um dia sem nada prever começou a ter um discurso estranho. Perante tanta insistência da minha parte ele acaba por dizer que quando me deu um beijo sentiu que alguma coisa mudou e não sabe o quê, o que ele acha é que deve ser uma coisa má para o ter perturbado tanto. Então a partir daí ou seja desde de Outubro de 2013 anda constantemente a pensar no que realmente mudou e se me ama ou não da mesma forma, se o que sente por mim que ele não sabe o que é se dá ou não para continuarmos casados. Não consegue saber nem decidir nada. Tudo o que lhe pergunto em relação ao assunto ele diz que não sabe o que fazer, nem o que decidir. Já fui a um psiquiatra com ele mas ele acha que é um problema emocional e que não está doente, então recusou tomar a medicação que lhe foi receitada. Posteriormente começou a frequentar consultas de psicologia desde Dezembro de 2013, onde a psicóloga o aconselhou a tomar medicação para além da terapia que lhe tem vindo a fazer. A verdade é que ele continua cada vez pior e eu não sei o que lhe fazer. Por vezes chora compulsivamente, por vezes diz que acha que não se identifica com nada e que não sabe o que anda neste mundo a fazer. Em certas alturas diz que só queria ter a vida que tinha de volta e me pedir desculpa e perdão por todo o sofrimento que me tem causado e para continuarmos com a nossa vida, mas que não o faz porque tem medo que no dia seguinte regressem as dúvidas todas em relação ao que sente por mim. Já não sei mais o que fazer para o ajudar começo a ficar sem forças. Por favor ajude-me.

Avatar for Miguel Lucas
ariane glerian

olá, me chamo Ariane e tive ou tenho depressão a algum tempo no momento não estou tomando medicamento pois já fiz uso durante muito tempo . Sempre fui muito negativa e depressiva , mas o que eu percebi e está realmente acabando comigo eu tenho um filho de 5 anos e tudo que acontece no mundo como assalto assassinato estupro fico achando que vai acontecer comigo e com meu filho… eu tenho um amor doentio pelo meu filho sei que ele mudou minha vida foi a melhor coisa que já realizei. As vezes acho que tenho esses pensamentos porque em minha vida sempre foi difícil eu adquirir coisas boas..e agora que tenho sinto medo de perder ou de acontecer algo em nossas vidas.
Gostaria de um comentário sobre o assunto desde já agradeço

Avatar for Miguel Lucas
Eliza

Oi, eu passei o final da semana sofrendo muito com pensamentos involuntários muito ruins, e a luta foi grande pois como se trata de pensamentos abomináveis, eu clamava a Deus e dizia ¨NÃO! era o tempo todo, o dia inteiro e comecei até a dizer em voz alta. Isso já havia acontecido a uns seis anos atrás e durante muitos meses e na época uma amiga me disse para eu dizer não sempre que pensasse os abominantes, chegou um tempo que eu estava falando "não sozinha pelas ruas e acordava falando auto "não com medo de serem meus os pensamentos terríveis, e ontem me aflingiu muito ter começado de novo, foi terrível, parece mesmo que sou eu, chega dar tanta aflição que dói o peito, ai vem o medo de morrer com estes pensamento e não ir com Deus! foi quando pensei em pesquisar na internet se isto acontece com outras pessoas e se tem tratamento. Amei ter encontrado seu blog me ajudou muito já me sinto melhor vou fazer a do ônibus e marcar um psiquiatra obrigada mesmo! não me sinto mais do inferno!

Avatar for Miguel Lucas
Adilio Costa

Parabéns Miguel, excelente artigo, muito obrigado por seus conselhos e palavras, com certeza me ajudou bastante e sem dúvida vai ajudar muitas pessoas também, é um conformo pra mim, vou passar a gerenciar melhor meus pensamentos a partir de agora, pois os pensamentos negativos estavam me deixando completamente deprimido, mas como você mesmo falou, cabe a nós verificarmos se tal pensamento nos vai ajudar ou nos colocar pra baixo, vai depender da forma que aceitamos ele na nossa vida, mais uma vez muito obrigado pelo post, com certeza me ajudou e ajudará muitas pessoas, por isso estarei indicando tanto este artigo com o site a outras pessoas,obrigado e grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Andrea Gilardoni

Tenho lido os artigos e gostado deles, morro de medo dos pensamentos negativos, principalmente quando as pessoas dizem que eles atraem ….. coisas ruins, aí pronto acaba comigo. Adorei saber que não somos nossos pensamentos, a tal da física quântica quase acabou comigo, sempre fui positiva, mas casos de doenças em conhecidos tem me deixado em alerta. Preocupação e ansiedade diante disso.
Obrigada!!!! Andreia

Avatar for Miguel Lucas
Francisca

Ola, tenho 18 anos,namoro à cerca de um ano e meio e amo muito meu namorado, nunca amei ninguém assim e sei que é com ele que quero passar o resto da minha vida mas ultimamente tenho tido pensamentos em que ele morre, tenho tido pensamentos dele num caixão e tenho muito medo que ele morra e não consigo deixar de pensar nisso. Fico muito angustiada e ansiosa por causa destes pensamentos. Os meus pensamentos parecem reais e eu tenho muito medo que se tornem realidade. Como deixo de pensar isso?? Me ajude!!!
Obrigada, Francisca

Avatar for Miguel Lucas
Iandra Nunes

Olá!

Drº adorei sua matéria, simplesmente genial…. Me ajudou bastante.

Estou vivendo isso agora. Tive uma crise depressiva muito forte em junho de 2013 e estou me tratando com psiquiatra e psicóloga. Graças a Deus melhorei bastante e levo uma vida "quase" normal.. Porém os pensamentos negativos insistem em me perturbar… Fico só pensando isso vai ser pra sempre??

Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana Alves

Oi,

Bom pra começar gostaria que vcs me ajudassem me pois tenho tido ultimamente sensações de doenças que tenho medo de ter.
Minha mãe faleceu a 2 anos e agora tenho sentido medo de morrer medo de sofrer como ela sofreu (AVC e ATAQUE CARDIACO) fico com tonturas dor de cabeça mas sempre lembrando das queixas dela e sentindo dai me da medo de sofrer do mesmo jeito .
Me falaram pra procurar um medico para terapias e tratamentos… Por favor me fala algo para me acalmar pois uma dor já penso q é sintoma de alguma doença já penso q vou morrer tenho 2 filhos tenho 22 anos sou nova e não posso viver assim !!

Desde já agradeço!!

Avatar for Miguel Lucas
Lidiane Sena

Olá Miguel! O seu texto me ajudou muito! Me fez entender que quanto mais damos importância aos pensamentos negativos, seja qual for, mas eles nos consomem nos fazendo sofrer e a se CULPAR.
Parando para pensar é uma grande tolice!!! Como você mencionou, temos valores e consciência.

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

Ultimamente me pego tendo pensamentos negativos. Isso acaba me incomodando demais. Seu texto ajuda e muito para que eu consiga entender melhor esses pensamentos ou até mesmo evita los. Parabéns! Abs

Avatar for Miguel Lucas
Carolina

Muito bacana esse texto! pois eu sempre ficava confusa em relação aos pensamentos e sentimentos, e acabava rotulando-me a tudo aquilo que me vinha a cabeça, sensações ruins, como se eu realmente fosse alguém ruim, por ter pensamentos negativos.
Percebi que realmente não adianta achar que um dia daremos um fim aos pensamentos negativos, e sim aprender a lidar com eles. Os valores que a gente tem ajudam muito a direcionar o nosso caminho consciente, o problema é quando esquecemos dos nosso valores e deixamos o estado de angustia e tristeza dominar nossa vida.
Parabéns !! Gostei muito de ler e aprender com esse texto.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
paulo

Preciso de uma ajuda dessa. Esse texto tem tudo haver comigo. Nao consigo alcancar meus objetivos porque antes ja me sinto derrotando.

Avatar for Miguel Lucas
Gilmar

Eu pensso tudo negativo eu queria aprender a lidar com isso, me ajudem tenho depressão, é da seguinte maneira:

1º Sempre que estou bem logo pensso que vou passar mal, tipo eu estou aqui de boa ai vem na minha cabeça um nervoso e ai eu me impressiono com isso e começo a sentir ançia de vomito, por que o meu medo é de vomitar por que toda vez que eu vomito eu não conssigo comer ai me vem na cabeça que eu vou emagreçer demais ficar sem saúde e não ser mas um jovem feliz , mas gostei desse texto me de uma resposta pra isso pfv .

Avatar for Miguel Lucas
solange

Bom dia, estou há uma semana lutando com a minha filha, ela absorveu um pensamento de que ela pode ser lésbica, mas sei e ela também sabe que não é. Ela tem 21 anos e é virgem, mas sempre teve e tem medo de tudo, então ela foi a uma ginecologista da família e a mesma falou muitas coisas sobre doenças venereas etc e desse dia pra cá, ela na hora que o namorado começou a acaria-lá, ela disse que vieram pensamentos de doenças que ele poderia passar para ela e causou a falta de interesse por ele e na mesma semana ela também começou a tomar anticoncepcional e veio a falta de libido e acordava com angustia, lemos a bula e tinha todas essas reações, mas o que ta martelando e deixando ela triste é esse pensamento negativo que não sai da cabeça dela. O que faço?

Avatar for Miguel Lucas
rodrigo

Olha boa noite tem uma solução jesus …esse Tira todos os pensamentos ruins…..

Avatar for Miguel Lucas
vitor

tenho vergonha de falar certas coisas para quaisquer que seja. vou tentar ser o mais breve possível. eu, literalmente, perdi quase tudo. desde "amigos", karatê, faculdade; além de me distanciar dos meus familiares. tenho depressão, ansiedade aguda e fobia social desde criança e com o tempo só fez piorar.. acho que isso foi um dos motivos que me fez desistir de boa parte da vida. desânimo total da vida.
eu procurava algo na internet do tipo:" pensamentos que leva uma pessoa a fazer mal a um próximo; violentar, estuprar, matar, e se matar […] do nada esses pensamentos vem, e me vejo fazendo isso e aquilo. olho pra uma criança e me fazendo atrocidades. eu nunca fiz mal a ninguém em toda a minha vida. … eu não sei o que fazer

Avatar for Miguel Lucas
jessica Diniz

Gostei muito, preciso ler mais precisando de ajuda por que última mente eu ando inprecionada com ascoisad q vem acontecendo, preciso aprender a ter uma memoria ruim.

Avatar for Miguel Lucas
José Alfredo da Silva

OLA AMIGÃO! ANTES EU SEGUIA MINHA VIDA AO 18 ANOS BEM NATURALMENTE E CHEIO DE ENERGIA, MAS HOJE NÃO CONSIGO ISSO COM TANTA FACILIDADE, TENTO SER COM ANTES E NÃO CONSIGO ÊXITO ATUALMENTE, MIM TORNANDO INFELIZ , RIU EM ALGUNS MOMENTOS ATÉ BASTANTE, MAS NÃO COMO ANTES! ISSO PODE SER A IDADE 43 ANOS OU SÃO TRAUMAS QUE ADQUIRIMOS NO DECORRER DA VIDA?

Avatar for Miguel Lucas
davi domingos

ola,tenho a 4 dias um pensamento de uma pessoa que lembra uma irmandade a qual fazia parte e sai dela a umas duas semanas,de um hora para outra fico lembrando desssa pessoa direto e nao estou conseguindo de lembrar dela vou tentar voltar para essa irmandade para ver se tiro esse aspecto negativo dela.
o que mais devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
leticia

Por favor me ajudem, vou começar a fazer terapia sexta feira mais necessito que me respondam isso. Bom, estou com uma depressão brava, parei o remedio e depois de dois meses a depressao voltou, porem antes estava controlada agora não mais. Nesses meses eu conheci meu namorado, ai quando a depressao voltou eu voltei a tomar remedio, que o psiquiatra prescreveu, comecei a achar que não o amo mais, e minha depressão gira em torno dele, de não amar mais ele e etc. Eu gostaria de saber se isso é normal, ou se eu entrei em depressão realmente por não ama-lo mais.

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

Eu tenho toc, nao aguento mais os pensamentos obssesvos, as sensações ruins, pensando que vou me parecer com pessoas que nao gosto, e essas sensaçoes ficam sem sair
vou tentar seguir oque esta escrito, vou ignorar as sensaçoes e pensamentos, e seguir atravez da minha consciência….Isso foi de grande ajuda!!!!
Obg!!

Avatar for Miguel Lucas
Victor

Eu acabei de ler o artigo, tenho sofrido muito com pensamentos ruins e isso também está aos poucos acabando com minha vida amorosa, eu nunca tinha pensado em nada parecido, e estou realmente decidido a segui-lo, mas agradeço por colocar uma ajuda a quem procura, espero que tudo dê certo! Mesmo assim, muito belo post!

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Matheus Baptista

Obrigado, eu ja estava ficando louco, pensando em morte. Deus que me perdoe afinal ele sabe que não é isso que eu realmente quero.
agradecido.

Avatar for Miguel Lucas
vanessa barros

Olá, Miguel
Posso dizer que me acalmo quando o estou lendo, não vou dizer que me ajudou porque tenho tantos pensamentos negativos que acho que ainda não consigo assimilar muito bem as coisas que você escreve. Tento me imaginar como o motorista daquele ônibus mas ainda assim não consigo… Tenho tanto medo de pensar em coisas negativas em específica que acabo pensando e acabo me desesperando e tendo recaídas dias após dias, parece um inferno parece que nunca vai acabar. Mas gostei muito do que li. Espero que você continue ajudando as pessoas mesmo que de longe. Que a paz esteja sempre com você.

Avatar for Miguel Lucas
yara

Gostei mt pois sofro mt com meus pensamentos.e esses dias tenho até ficado sem dormir porque coloco mts coisas na cabeça mais tá me ajudando mt esse estudo

Avatar for Miguel Lucas
karynne

Gostei agora é só eu tirar da minha mente obrigada adoorei.dia

Avatar for Miguel Lucas
larissa

Bom dia!
Gostei bastante do artigo, estou sofrendo desses maus pensamentos já á algum tempo, nossa tudo que acontece a minha volta fico pensando que vai acontecer algo de ruim comigo, se meu irmão faz carinho, se alguém me elogia, sene minha falta tudo e motivo para eu ter esse tipo de pensamento não estou tendo coragem de sair mais para lugar nenhum praticamente, sinto calafrio, falta de ar e nao consigo dormir são constantes esses pensamentos !

Avatar for Miguel Lucas
Anna Julia

Obg, Gostei muito do texto, me ajudou a reorganizar e ter mais calma com os meus pensamentos.

Avatar for Miguel Lucas
Paula

Boa tarde, Dr. Miguel!
Q maravilha este blog! Mto obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
António Gonçalves

Li bastante neste blog conselhos interessantíssimos, quiçá de forma desinteressada (não mercantilista). Bem haja, parabéns e muito obrigada. Li também, talvez 50% dos comentários pela sua eloquência. Eu, particularmente, não fujo à regra; tenho os meus fantasmas, mas estou decidido que aos poucos os mesmos vão finar um a um. E esta energia que emanam muito me vai ajudar. Cumprimentos A. G.

Avatar for Miguel Lucas
CIntia Gonzaga Tasca

DEUS ARRUMA UM BOM EMPREGO PARA MIM

Avatar for Miguel Lucas
poliana

Oiee pessoas lindasa,afim de teclar me mandem mensagens,meu email e Polianacrysttins@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
edilson

Eu só queria saber.pq eu fico pensando coisas ruins, fico imaginando coisas e me sinto culpado por isso, quero saber o que devo fazer pra eles sumirem de vez da minha mente!

Avatar for Miguel Lucas
Andrea

Texto muito bom! Finalmente consegui entender que não sou meus pensamentos e sentimentos, e sim a "motorista" do onibus! Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Alan Lima

Mais um texto muito claro e objetivo, além de extremamente explicativo, nesse cenário de "quem manda em quem".
Tenho "devorado" seus textos ultimamente Miguel e todos, sem exceção, me tem sido de grande valia!
Parabéns pelo ótimo trabalho!!

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

Me ajudou bastante, tem momentos que sou dominado por uma nuvem de pensamentos negativo, todos infundados, mas jogo a bola pra frente e continuo.

Avatar for Miguel Lucas
marcelo

eu só queria tirar da minha um pensamento que me atormenta nas horas que estou calmo

Avatar for Miguel Lucas
MARRY MRRY

Boa noite Miguel Lucas, Eu já tive depressão e foi a pior coisa que passei na minha vida. lendo seus ensinamentos, percebo que tudo de ruim dos passageiros do onibus eu senti. Realmente a melhor saida é priocurar um especialista no caso de problemas que estamos passando para acançarmos os nosso objetivos . Hoje dou muito graças a Deus ter me curado, mesmo queem muitos momentos me sinto só , chega a solidão mas como voce ensina tem que procurar mudar o pensamento negativo e guianos pelos positivos é isso que nos guia para os melhores momentos da nossa vida. hoje me sinto mais feliz mesmo depois de esperar 15 pedindo para o meu ex voltar pra casa , tentei , me humilhei, rastejei e não onsegui, portanto estou sempre procurando dirigir o meu onibus em uma estrada melhor.Agora queria chamar à atenção dos garotos : Bruno S e do Dedé Rochaque: nãoé por eles dois não terem conseguido ter um amor verdadeiro que eles fiquem tão tristes e que seus familiares não teem nenhum motivo de pensarem que voces são Gays. Olha eu crio um neto desde os 5 meses de nascido , hoje ele tem 16 anos é um homem lindo e não tem namorada ainda nem por isso ele sai com ninguem pra eu pensar ele ser gay , muito pelo contrário é um cara muito macho pra valer , é o meu porto seguro pois é meu maior amigo e depois que meus filhos se casaram todos foi ele quem ficou de companhia e o amor muito , ele é um presente de Deus pra mim . Voces dois pelo amor de Deus pela idade que voces teem não há nenhum motivo pra ficarem com essa solidão , posi teem um caminho muito longo pra guiarem seus onibus como fala nosso professor Miguel Lucas e procurem guiar sem cometer nenhuma infração posi pela idade que voces teem vão ter ainda tantas namoradas que vai sobrar e voces escolherem quel gostarem mais. pra finalizar, eu sou uma mulher de 67 anos mas gosto de sair de casa , dançar e me divertir é isso que voces devem fazzerem tyambem. se desejarem uma amiga pra conversar somente amiga podem me adicionar no skype que é: marry.brito1 que podemos conversar assuntos ecxclusivamente dos ensinamentos do professor.Aqui deixo meus agradecimentos , e aproveitando quero parabenizar Miguel Lucas pela sua grande sabedoria e nos proporcionar algo que com certeza irá nos ajudar imensamente continuarmos vivensddo mais felizes . meu abçº. Marry marry, Natal – RN – Brasil

Avatar for Miguel Lucas
MARRY MRRY

Boa noite Miguel Lucas, Eu já tive depressão e foi a pior coisa que passei na minha vida. lendo seus ensinamentos, percebo que tudo de ruim dos passageiros do onibus eu senti. Realmente a melhor saida é priocurar um especialista no caso de problemas que estamos passando para acançarmos os nosso objetivos . Hoje dou muito graças a Deus ter me curado, mesmo queem muitos momentos me sinto só , chega a solidão mas como voce ensina tem que procurar mudar o pensamento negativo e guianos pelos positivos é isso que nos guia para os melhores momentos da nossa vida. hoje me sinto mais feliz mesmo depois de esperar 15 pedindo para o meu ex voltar pra casa , tentei , me humilhei, rastejei e não onsegui, portanto estou sempre procurando dirigir o meu onibus em uma estrada melhor.Agora queria chamar à atenção dos garotos : Bruno S e do Dedé Rochaque: nãoé por eles dois não terem conseguido ter um amor verdadeiro que eles fiquem tão tristes e que seus familiares não teem nenhum motivo de pensarem que voces são Gays. Olha eu crio um neto desde os 5 meses de nascido , hoje ele tem 16 anos é um homem lindo e não tem namorada ainda nem por isso ele sai com ninguem pra eu pensar ele ser gay , muito pelo contrário é um cara muito macho pra valer , é o meu porto seguro pois é meu maior amigo e depois que meus filhos se casaram todos foi ele quem ficou de companhia e o amor muito , ele é um presente de Deus pra mim . Voces dois pelo amor de Deus pela idade que voces teem não há nenhum motivo pra ficarem com essa solidão , posi teem um caminho muito longo pra guiarem seus onibus como fala nosso professor Miguel Lucas e procurem guiar sem cometer nenhuma infração posi pela idade que voces teem vão ter ainda tantas namoradas que vai sobrar e voces escolherem quel gostarem mais. pra finalizar, eu sou uma mulher de 67 anos mas gosto de sair de casa , dançar e me divertir é isso que voces devem fazzerem tyambem. se desejarem uma amiga pra conversar somente amiga podem me adicionar no skype que é: marry.brito1 que podemos conversar assuntos ecxclusivamente dos ensinamentos do professor.Aqui deixo meus agradecimentos , e aproveitando quero parabenizar Miguel Lucas pela sua grande sabedoria e nos proporcionar algo que com certeza irá nos ajudar imensamente continuarmos vivensddo mais felizes . meu abçº. Marry marry, Natal – RN – Brasil

Avatar for Miguel Lucas
Regiane

Miguel, muito obrigada pelo texto. Tenho tido pensamento perturbadores a mais ou menos um anos e meio e focar nos meus valores buscando sempre a (igreja pois sou católica) tenho tido um ótimo retorno, o que me perturba mais é o medo, tenho medo de fazer coisas erradas, como por ex: tenho medo de dormir e acordar e ter machucado alguém. Ja teve noites que passei quase a noite toda sem dormir por esse medo de dormir e perder o controle. Essa leitura que fiz foi de grande valia. Aprender lidar com esses pensamento será cada vez mais muito valiosos.

Avatar for Miguel Lucas
Denis

Eu também estou vivento esta turbulência… Medo constante… Pensamentos ruins… (Medo de machucar os outros) Mas Deus é maior e isto vai se resolver!!!

Avatar for Miguel Lucas
Milson

Olá, tenho pensamentos ruins na cabeça há semanas e não consigo esquecer. Já fiz várias pesquisas e os resultados me levaram a acreditar que tenho TOC – Trastorno Obsessivo Compulsivo. Em alguns momentos de minha vida fiquei obrigado a executar alguns rituais para me livrar da culpa de ver algum parente morto, porém essa já é causa superada. Não dei muito valor para esses pensamentos e acabei por me livrar deles. A grande questão agora e outro pensamento que sonda minha cabeça e tira meu sono. Em plena adolescência, pensei uma grande besteira que iria fazer sexo com todo mundo, por descuido acabei por incluir "Deus" no meio dessa besteira e de imediato me arrependi. Procurei logo pensar em outra coisa e acabei esquecendo. O tempo passou e recentemente lembrei desse pensamento e nunca mais tive descaço. Sei que Deus perdoa todos os nossos pecados, que não tempos culpa por pensar alguma coisa ruim, pois não conseguimos controlar nossos pensamentos, são involuntários. Porém, apesar de todas essas explicação, não consigo esquecer esse fato. Gostaria de uma conselho a esse respeito.

Desde já agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Sílvia

Antes de mais queria felicitá-lo pelos excelentes e úteis artigos!
Gostaria que me ajudasse por favor numa questão.. Tenho um pensamento invasivo, nada desejado já me acompanha há 3 meses

Avatar for Miguel Lucas
LUCIA

Miguel, meu problema é traição. Já fui traída pelo meu marido com 10 anos de casada. Agora com 27 anos de casada. Começou um caso pelas redes sociais com uma garota nova. Só que foi ela que o insinuou . Ele tá muito arrependido , mas fica na minha cabeça essa menina e eu o pertubo sempre. Ele está desesperado com meu temperamento e passa muitas coisas negativas. Nós nos amamos, mas a traição me machucou muito. Ele tb tá precisando de ajuda, pois tá perdendo tudo na vida dele. Emprego, saúde etc. Sei que está deprimido.Gostei da sua mensagem :Os nossos pensamentos e sentimentos não têm vida própria, eles vivem em nós, manifestam-se em nós, sem que necessariamente tenhamos que seguir ou agir de acordo com eles. Valeu! Mt obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
LUCE

Muito bom, artigo muito interessante, nos faz raciocinar de uma maneira logica, equilibrada e mais simples diante dos sentimentos e pensamentos, e a historia do ônibus perfeito. Eu estou em duvida da faculdade que escolhi fazer. por causa dos "pensamentos negativos" eu gosto da área em que escolhi, mais os pensamentos negativos as vezes incomodam mesmo antes de eu ter iniciado o curso, com " será que é isso mesmo que quero, talvez o curso e a profissão que escolhi é mais difícil do que possa imaginar, será que vou dar conta, será que vai ser tempo perdido ou irei desistir no meio do caminho?…" em fim, mais este artigo me ajudou bastante. GOSTARIA DE PODER VER UM DIA UM ARTIGO QUE FALE SOBRE O QUE SENTIMOS, QUANDO ESTAMOS ESCOLHENDO UMA PROFISSÃO PARA SE ESPECIALIZAR, E COMO LIDAR COM OS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS NESSE PERÍODO, OBRIGADA. E meus parabéns pelo site nota 1000 continue assim!!!

Avatar for Miguel Lucas
Suelen Amoedo Mouzinho

Ola…Boa tarde Miguel,
Gostei muito do seu artigo, vou ler mais cuidadosamente para colocar em pratica muitas de suas sugestões.
Pois há dois anos desenvolvi uma sensação de flutuação que é constante, só passa quando estou dormindo. Me deixa extremamente ansiosa, com medo de fazer as coisas que tenho que fazer, como trabalhar, estudar, cuidar de meu filho de 2 anos, passear…enfim…
Atualmente estou fazendo tratamento para sindrome do panico, pois estava tendo crises constantes de muito medo, sensação de morte e enlouquecimento.
Tambem to fazendo acompanhamento psicologico. Mais pra mim tem sido muito dificil conviver com essa sensação terrivel de estar de porre constantemente.

Obrigada por seu artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Danielemonteiro

Amei, só de ler, fiquei mais feliz

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Excepcional! Gratidão!!

Avatar for Miguel Lucas
Vitor

Eu estou com um pensamento horrível me perseguindo na cabeça, é um pensamento sobre um amigo meu que gosto muito… Esse pensamento diz "fulando deve morrer", mas eu amo tanto meu amigo, isso tá quase me enlouquecendo, eu não sei o que fazer… Estou muito triste!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Regina

Muito obrigada por me orientar com esse artigo. Realmente poderá me ajudar, vou ler novamente, e reler com certeza.
Mito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Danyelle

Boa Noite, gostei muito do artigo que li. Mais gostaria de tirar uma dúvida. Sou uma pessoas que convive com pensamentoS negativos a muito tempo. Só que agora sinto que não preciso mais deles. Tenho foco, uma carreira e estudo cuido de filho. Só que não consigo me livrar desses pensamentos. Sou basicamente assim, levo tudo para o pessoal. Se saio com alguém e ele demora para me ligar já penso logo: será que fiz algo de errado. Se fui muito atirada, penso logo e ele vai achar que sou piranha, e se não sou atirada penso o contrário. Quer dizer tenho sempre que pensar no lado ruim. Se fizermos amor e ele demorar a ligar já acho que fiz algo errado. Já começo a chorar, a me sentir péssima. É isso atrapalha toda a minha vida. Não consigo pensar em mais nada até a pessoa me ligar e ver que está tudo bem. Com amigas e a mesma coisa. Estou passando por isso agora é esta sendo mais difícil que dá outras vezes. Tenho a consciência que não devo ser assim. Mais não consigo me livrar desses pensamentos e me martirizo mais ainda por não entender porque me sinto assim. Sofro mais ainda. Gostaria de pedir sua opinião. Se você acha que tenho que procurar um psicólogo? Não aguente mais me sentir assim está me afetando muito. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Flavia Speltz

Boa noite!
Cheguei nessa página através de uma busca no Google sobre pensamentos negativos. Adorei o post e fiquei muito surpresa com a quantidade e epessoas que passam pela mesma situação que eu.
Desde que perdi meu pai (há qse 3 anos) tenho algumas vezes crises de pânico e os pensamentos negativos me assombram durante todo o dia.
Não posso ouvir nada de fatalidade que acho que vai acontecer comigo, quando ouço algo começo sentir as dores e acho que vou ter a mesma doença. Não posso sentir dor na unha que entro em pânico. Fico desesperada. Isso me atormenta durante todos os dias. Comecei a fazer o tratamento com psiquiatra mas descobri que estava grávida e "me dei alta" dos medicamentos. E ainda para minha tristeza perdi meu bebe de 18 semanas (era meu 3º menino). Tenho 31 anos. A psicóloga que vou aqui na cidade que estou morando, vejo que não está me ajudando muito. O que devo fazer? Preciso matar esse fantasma que me perturba. Me ajude!

Avatar for Miguel Lucas
bruno

Tou confuso , ou seja quer dizer que os nossos pensamentos e sentimentos , não são verdadeiros é tudo da nossa cabeça então se gostarmos de alguém , só gostamos porque pensamos que gostamos?

Avatar for Miguel Lucas
Franciele

Olá, estou passando por uma fase louca da minha vida, tenho tido cismas com uma doença "câncer" nos seios porém já fui em médicos e não tenho nada, só que depois da ida ao médico volto a cismas com outra área do seio mais as cismas sempre são nos seios! Tenho muito medo isso me deixa pra baixo fico sem conseguir me concentrar nas coisas, o pior é que fico colocando as mãos fazendo o toque a cada minuto estou com os braços e peito doloridos! Não consigo controlar esse medo já tentei de várias formas, eu sei que não tenho nada mais quando lembro que senti um nervinho ali o medo e alguma coisa diz "e se for alguma coisa, vou morrer vou ficar sem cabelo" Preciso de aajuda"…

Avatar for Miguel Lucas
talia

eu penso so no charle e pasei mal esse dia

Avatar for Miguel Lucas
julia

eu tenho o mesmo medo do que a talia charle fa que meche com espiritoa na escola so fala sobre isso certo como que eu faço pra isso sumir da minha cabeça isso fala no facebook i no o tro tipo de rede socias

Avatar for Miguel Lucas
talia

sim e verdade eu conheço ela me ajude porfavor

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel Niederauer Doebber

Obrigado por compartilhar isso com todos. Estava precisando ler alguma coisa parecida, joguei no google e felizmente seu post foi um dos primeiros que apareceu. Apenas de lê-lo já me acalmou e ajudou bastante. Mais uma vez, agradecido.

Avatar for Miguel Lucas
Yasmin Alencar

Muito bom o texto, mas e quando esses pensamentos ruins querem destruir os objetivos e sonhos?
Eu sou uma pessoa incrivelmente propensa à paranoias e isso já me deixou diversas vezes à beira da depressão… Agora, estou numa paranoia de: Será se devo continuar lutando por meus sonhos e objetivos? Isso tá acabando comigo, pensamentos negativos de que eu não tenho objetivo algum, uns pensamentos de que na verdade eu vivo enganando a mim mesma sobre tudo. Eu sei que não é nada disso, mas são pensamentos tão perturbadores que não estou sendo capaz de enfrentá-los. Não quero desistir dos meus objetivos, mas essas angustias estão quase que me obrigando a isso e se eu desistir, tenho certeza de que posso entrar numa depressão e pode evoluir a um suicídio. O que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
joaquim

leia a Biblia,e penssa em Deus,e vai resolver;;

Avatar for Miguel Lucas
Yasmin Alencar

Sou ateia.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Me ajuda!
Sábado eu e meu namorado estávamos em frente a um orelhão e tinha um papel escrito: fulana e amigas.. Rua tal, tal, tal. Ele falou: "nossa, lá na rua do trabalho, e eu nunca vi esse lugar. Preciso saber onde é.. kkk" Ele me abraçou e disse que era brincadeira. Eu me segurei para não chorar, e ele tentou me abraçar mas fiquei com nojo e me afastei.. Ai ele pediu desculpas.. Ontem conversamos e quase terminamos. Ele falou que já chegou a ir, e quase rolou algo, mas não rolou. Estou sentindo "nojo" dele, mas eu o amo. Ele já percebeu que me afastei dele, quase todo instante ele diz que me ama e eu não retribuo. O que faço para esquecer isso?

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Lima

Miguel, excelente artigo.

Vai de encontro o meu momento atual, justamente porque estou vivenciando uma superação de problemas causados pelos meus próprios pensamentos. Nosso cérebro é uma máquina incrível, que pode tanto nos ajudar ou como nos destruir.

Tornei seu fã.

Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Julie

Olá Miguel, Você expressou em palavras muitos dos meus sentimentos , gostaria de saber em qual clínica você atende , e a cidade , beijos !

Avatar for Miguel Lucas
diogo

Cancei de lutar não aguento mais tentar lutar contra a depressão e esses pensamentos negativos vou me matar agora mesmo

Avatar for Miguel Lucas
Victor Paulo

Nossa, estou passando por uma temporada em que não consigo me concentrar em nada, to com déficit de atenção, isso devido a meus pensamentos, eu tenho certeza que não tenho problema nenhum, são alguns passageiros que estão conseguindo me tirar de foco, parabéns pela página, foi a primeira vez que pesquisei sobre o assunto na internet e já encontrei tamanha maravilha, obrigado mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
Suellen

Gostei muito da artigo,
Tenho este problema, de ta ouvindo só os pensamentos pessimista, pensamentos ruins por não achar nada, nadinha que sou boa… por sempre ta esquecendo a palavra certa pra fala tal coisa, tipo gaguejo… sl
sou muito tímida, (detesto ser assim)
Enfim… to tentando mudar.

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz

Então tipo, ontem eu tive um sonho ruim acordei assustada pensando que tava acontecendo mesmo, não sabia como agir, então perdi o sono e tal. Tô pensando em procurar um psicólogo pq isso não é a primeira vez que acontece, e assim sou mt novinha para ficar sentindo essas coisas. Será que devo procurar psicologo??

Avatar for Miguel Lucas
leida

desde q meu zumbido na cabeca comecou em janeiro ‘eu nunca mais fui a mesma’,depressao,perturbacoes,medos ,penso em matar as pessoas

Avatar for Miguel Lucas
Andre Dutra Carvalho (VC - ADM)

Me tirou um fardo. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
ALANA

olá!
Boa noite!
Tenho muitos pensamentos negativos, principalmente voltado a relacionamentos. No caso, creio que seja pela experiencias ruins que tive, acabaram me gerando um trauma. Perco noites de sono, por não conseguir controlar esses pensamentos. Eles costumam vim sempre que estou me relacionando com alguém. Dai, parece que minhas atitudes se tornam inseguras. E as coias começam a ser como meus pensamentos já me previam. Tem algo que eu possa fazer quanto a isso?
Obrigada, pela atenção!

Avatar for Miguel Lucas
Daiane

Bom Dia

sempre tenho muitos pensamento e pressentimentos ruim , geralmente penso no meu irmão que e mais novo como se sempre iria acontecer alguma coisa com ele , não sei muito bem como lidar com isso , pois fico muito nervosa e angustiada , não consigo controlar os meus pensamentos
tem algo que posso fazer para me ajudar a amenizar isso

agradeço a atenção

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Ola Eu Penso muitas bobagens , se por exemplo eu pensar q vou fazer algo e não fizer fico mal penso q varias coisas ruins vão acontecer o Senhor Pode Me Dar Um Concelho Do Q Fazer Por Favor ?

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela

Ola, gostei muito do post.
Maia andocom muitos pensamento..sou casada a 6anis e desde uns tempos pra CA fico mentalizando coisas ruim , como imaginando que meu marido deseja outra pessoa, que ele só esta comigo por trabalho e ganho maia que ele..pq sempre que a familia dele gosta muito de mim..e tnmnum dia vi ele olhando para uma prima e desde ai cada vez que saímos e ela esta por perto fico cuidando se ele olha pra ela se ela olha pra ele sabe isso esta me matando…me ajude por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela

Isso só de uns tempos pra CA..ele jura que me ama, fico controlando o celular dele (nunca vi nada ) maia desde a vez que vi ele olhando pra minha prima pronto. Comecei a pensar coisas ruins e o pior , depois não vi mais mais fico pensando que ele espera eu sair pra olhar sabe nossa as vezes deito pra dormir e fico imaginando coisas que ele vai trabalhar e vai sair e vai chegar e mentir pra mim e pior de tudo isso e que ele nunca fe isso pra eu estar pensando assim..
Pessoas ajuda , suplico ajuda pq não quero ser assim não quero acabar com meu casamento..ele é muito bom pra mim..

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Bem, gostei muito do artigo. Estou com muitos problemas de auto-estima. Estou me sabotando, me sentindo incapaz de fazer as coisas que me proponho a fazer. Sou aluno de Mestrado e isso está atrapalhando muito em minhas atividades acadêmicas. Mas seu texto me ajudou muito a perceber que eu estou dando muita atenção aos passageiros incômodos e isso está tando minha atenção da rota que escolhi para a minha vida. Sua metáfora foi perfeita. Acredito que o maior problema é que eu tenha deixado meus valores de lado graças a esses pensamentos.

Muito obrigado, foi de grande ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
David

Dr. Miguel

Já faz algum tempo que não sinto a mesma pessoa duvido das pessoas sinto medo e já fiquei um Mês dentro de casa com medo de ir a rua porque tinha medo que as pessoas me atacassem e só pensava coisas oriveis e nessa altura perdi o meu avô e fiquei ainda mais em baixa até me fez pensar em tirar a minha propria vida até hoje sinto esses sentimentos de negatividade, medo, e insegurança em mim mesmo so penso em morte o minha maneira de pensar negatividade se tornou a rotina e é perturbador sinto raiva medo e sem vontade de fazer o que fazia antes..
Precesso da sua ajuda um grande abraço Dr. Miguel espero que o senhor me ajude ….

Avatar for Miguel Lucas
Evi Allon

Estou Evi Allon, 22, aeromoça Suíça Airlines.
Eu não fazê-lo com um (lésbica) garota desde 7 meses.
Eu estou procurando uma namorada que é lésbica ou inexperiente, mas curioso como lésbicas fazê-lo em conjunto e para nos encontrar sempre em minhas férias para ter momentos maravilhosos juntos discretamente. Tenho recebido muitos elogios e também de 3 meninas muito jovem virgins no México.
Saudações
Evi – eviallon@yahoo.com

Avatar for Miguel Lucas
Rogério

Miguel

Sou viúvo há três anos e meio e venho de um relacionamento de um ano bem conturbado que teve fim há uma semana. Fiquei bem mal, pois investi nesse relacionamento e gostei muito da tal pessoa. Mas creio que tudo tem um começo e um fim. Ao ler seu artigo, fiquei bem motivado e esperançoso para novas possibilidades em minha vida. A alusão do ônibus foi perfeita, visto que, apesar de sentimentos negativos aparecerem, eles não podem, em hipótese alguma, tomar a direção da nossa vida e dos valores que prezamos. Muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
maria di fatima barroso

tem medo di fica em casa penso coisa rui nao sei uq fasso

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Procurei na net e achei muito bom, pois eu estou com um problema que não sei o que faço, pois vem me sufocando a cada dia que passa . Estou casada a 22 anos e o meu ciumes é incontrolável, vejo coisas onde não devia e isso tem desgastado muito nosso relacionamento. Já pensei em tirar minha própria vida, só pra deixar ele fazer o que ele achar melhor pra ele. Só assim ele se torna uma pessoa independente, e não ter ninguém pegando no pé dele. Ele fala que não aguenta mais e nem eu sei como posso fazer para dar um fim nisso. Só o que tenho pensado é em desistir de tudo e nada mais.

Avatar for Miguel Lucas
Ariane

Boa tarde Dr.
Desde criança tenho Toc. Sempre tive muito medo que acontecesse algo de ruim com alguém da minha família em especial com minha mãe. Com esses pensamentos comecei a crias manias de tossir três vezes, contar até certo número, apertar minha mãos, com o passar do tempo essas manias iam sendo substituídas por outras. Este ano engravidei e tinha muito medo que acontece algo de ruim, pois tenho uma prima que ganhou o bebe dela com 24 semanas de gestação o bebe ficou 5 dias e faleceu. Passei minha gravidez toda com este medo e não é que aconteceu exatamente a mesma coisa que ela. Ganhei meu filho com 24 semanas ele ficou vivo 22 dias e faleceu agora em Outubro, ainda sofro muito com isso. Com este acontecimento meu Toc piorou muito pois tudo o que mais tinha medo aconteceu, agora não paro de pensar que vai acontecer alguma coisa muito ruim com minha mãe, estou ficando quase louca já!

Avatar for Miguel Lucas
roseli

Parabéns, um texto que nos auxilio a interpretar o nosso curso.

Avatar for Miguel Lucas
Sonia

Boa tarde não sei se me vão responder mas eu estou com um pequeno problema que apanhei há um ano e 8 meses com uma gastroenterite. Eu agora por qualquer coisa fico logo náuseada. Já fiz todos os exames possíveis e imaginários e não tenho nada, diz o médico clínico geral que é meu mesmo. É a minha cabeça a mandar ter esse sentimento. Como é que eu aqui lido com as náuseas. É horrível andar nauseada o dia todo. Tente me explicar como fazer porque eu não sei. Estou a ficar maluca com isto tudo!

Avatar for Miguel Lucas
Fabiana

Olá Dr.!
Gostaria de ter adquirir o curso completo.

Avatar for Miguel Lucas
Júnior

Olá,Então eu orava a Deus normal, e Agora fica um palavrão na cabeça e não consigo tirá-lo da mente,esse estudo serve pra esse tipo de coisa?

Avatar for Miguel Lucas
Sil

Ola, gostei muito do artigo acho que isso realmente nos ajuda a ver de maneira diferente as coisas e a resolver nossas dificuldades emocionais, eu por exemplo me vejo prisioneira de meus pensamentos. Para mim tudo o que as pessoas falam influenciam na minha vivencia e decisões eu absorvo aquilo e fico me torturando, chego ao ponto até de querer adivinhar o que a pessoa está pensando de mim e fico maquinando uma coisa que nem existe, isso e terrível. Outro ponto que me abala muito é colocar a minha felicidade nas mãos do meu marido, se ele não age da maneira que eu espero eu já fico emburrada com raiva alimentando tudo o que e pensamento ruim e fico sem falar com ele por dias e me remoendo. Nao sei como me livrar desses sentimentos horriveis, eu trago o passado a tona todo o tempo, fico pensando em coisas que aconteceram querendo saber detalhes que não vão me adiantar nada, querendo ter feito diferente. Eu vivi uma traição no passado por meu marido que se envolveu com minha irmã para piorar, poderia ter sido outra pessoa embora teve outras tbm, mas eu resolvi perdoar os dois e continuei o casamento, ele se arrependeu muito nunca mais foi atras dessas coisas, mas o estrago foi comigo pois hoje eu vivo assim, se ele se nega a ficar comigo por estar cansado por exemplo, eu já penso: com outras ele ficou, comigo fica inventando que ta cansado, antes não cansava e por aí começa, sempre deixo claro p ele que não confio nele e no nosso meio vive o passado. Eu nao sei nem por onde começar!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Claudia

estou assim tambem….

Avatar for Miguel Lucas
marcos juniorNome

Ola boa tarde, então não aguento mais fica com pensamentos negativos, fico reparando meu corpo, tenho medo de doença tudo axo q vai acontece cmg, e tenho medo de morrer por causa desses pensamentos meu, fica entrando na minha cabeça de se mata, mais sei q não vou fazer isso mais tenho medo não consigo para de pensa nisso já entendo todos esses problemas q tenho mais não consigo muda isso oq eu faco pfvr me ajuda a????

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Quanta baboseira, meu deus do céu.

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Muito bom!

Boa a analogia do ônibus com os passageiros.

Avatar for Miguel Lucas
Geysna Kelly

Eu tenho arritimia sinusal já passei em um cardiologista e ele fala que e normal mais não consigo parar de olhar se meu coração ta batendo e 24 horas eu com a mão no coração porque tenho medo de morrer 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Matheus Oliveira

A Bíblia diz que os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem absolutamente nada- Eclesiastes 9:4-7 e 10. Não tenha medo. João 5: 28 e 29 diz que Jeová é Jesus vão levar os mortos. Mesmo que vc morra não será o fim. Melhoras e tenha um bom dia. Ah entre no nosso site Jw.org, na aba superior, clique em ensinos bíblicos, perguntas bíblicas respondidas. Lá fala mais sobre a morte e outros assuntos. O site é todo baseado na Bíblia.

Avatar for Miguel Lucas
Jane

A folha de uma amiga tem 10 anos,ela nunca acha nada bonito,nunca elogia ninguém, não beija ninguém, deseja mal p os país ,tudo que tem é ruim as roupas a casa o carro,pura insatisfação, já foi expulsa de um colégio, e também da gargalhadas sem motivo..Será uma doença mental?

Avatar for Miguel Lucas
Hugo

Senhores e Senhoras. O quê me traz mais desapontamento. Dos pensamentos negativos. E iritar com perguntas que me fazem indiretas. Que me fazem tentando adivinhar meus pensamentos. Tipico exemplo. Vc quer ir embora?? Pensamento O fato sucede o ato.Nao ao contrario

Avatar for Miguel Lucas
Talita

Ola,minha mae está com medo de uma colega de trabalho,que por causa deste colega nao quer ir trabalhar e teem medo de sair na rua,ouve vozes barulhos e se irrita com algo em locais juntos,folhas rasgadas etc… O que ela deve fazer para tirar esses pensamentos ruins?
P.S ela tem medo do vermelho e preto,vermelho por causa do sangue e preto por causa do luto,o que dizer a ela?

Avatar for Miguel Lucas
Cr

Olá, de uns tempos pra cá tenho tido uns pensamentos ruins, como o medo de ser lésbica, eu não sei isso começou do nada mas eu nao gosto nada desses pensamentos. Tenho namorado a 5 anos e amo muito ele, temos varios planos juntos e fico com esse medo na minha cabeça que me atormenta todos os dias… não sei oq fazer pra acabar com isso! Eu nunca tive vontade de namorar com meninas nem nda disso, só as vezes acho algumas meninas bonitas e tal mas não mais que isso. Gostaria muito de saber pq esses pensamentos??

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Oi Miguel, gostei das dicas. Eu ultimanete estava com uns problemas bobos que resolvi, mas surgiu que estava ficando doido já com tanto pensamento negativo. Sou normal e seu que não ficarei, mas que dicas vc me passa para melhorar e tirar esses pensamentos tolos da mente? Abraços e parabéns pelo trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Alves

Olá uma boa tarde, parece que ultimamente estou tendo com mais frequências alguns pensamentos e sentimentos totalmente negativos, inclusive, já tive vários acontecimentos reais, que então fizeram aumentar ainda mais esse meu sofrimento. A qualquer hora do dia ou da noite, em casa, no trabalho ou no lazer, tanto faz, é muito ruim. Gostaria que me enviem no meu e-mail dicas e orientações, obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Pascoal wayengo

Estou super Feliz pelo Artigo, muito mais muito obrigado do fundo coração, tenho fé e certeza que desde hoje tomarei um outro paradigma de Vida. Muito Obrigado Dr.
Garanto que em meus encontros passarei a mensagem aos jovens ou quem quer que seja.

Muito obrigado Viu!!!

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Oi tenho um problema sério algum tempo atrás passei muito nervoso e meu organismo reagiu com síndrome Tô pânico Mas o meu é leve meu problema é assim se alguém morre eu fico encanado tipo um amigo meu infarto e ele tinha 30 anos aí fico pensando q vai acontecer comigo tipo tenho um aparelho de metir pressão todo dia tenho q metir entendi oq devo fazer pra resolver isso tipo infarto um parente acho q vou infartar entendi aí meu psicológico começa a dar reações tipo começa a sentir dores mas não tenho nada q fiz um checape oq devo fazer

Avatar for Miguel Lucas
Valentina

Pareco para os outos ser tão segura ,tão sem
Problemas e ter tanta segurança .Mas ,N sou .Me sinto triste,tenho lembranças e saudades de quem já faleceu há anos .Vivo de recordacoes .Sempre acho Q N sei tomar atitude resilver na hora um problema familiar com
Filhos já casados .No final evito confusão ,não digo o q realmente penso sempre P N magoar mas me afasto por N gostar E aí me sinto só.Sou mto critica observo mto o Q me serve se é educada como eu as pessoas e nisso Qdo acho Q N são me afasto N sei lidar com minha vida. Não sei fazer nada sozinha e já passo dos 60

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Henrique

Sou mto ansioso já tive crise de ansiedade, de uns tempos pra cá, tem vindo vários pensamentos ruins na minha cabeca ao mesmo tempo vem o medo de algumas coisas, vou pra algum lugar e ja tenho vontade de voltar pra casa as vezes tenho dificuldade pra durmi, já fiz uma série de exames nao tenho nenhum problema de saúde. So queria mesmo q esses pensamentos ruins e essa angústia saisse de mim..

Avatar for Miguel Lucas
Paola

Seu problema não é físico, é psicológico, você deve procurar um psicólogo o mais rápido possível. Talvez você tenha transtorno de ansiedade, digo talvez, porque só um profissional poderá te dar certeza. Em relação aos pensamentos, leia e releia atentamente esse artigo, porque ele vai te ajudar muito, você vai entender um pouco que não são os pensamentos que te domina, mas sim você que os dominam, nós temos medo dos nossos pensamentos porque pensamos erroneamente que a nossa mente nos domina, mas na verdade nós dominamos nossa mente, por incrível e difícil que pareça, você escolhe dar atenção ou não a seus pensamentos, pensamentos são descartáveis, os que lhe serve, os que você acha bom você guarda para si, o que NÃO PRESTA você joga fora, você simplesmente substitui ele ou então você pensa "Não quero dar atenção pra você, depois te dou atenção" e assim vai levando e não dando atenção nunca a eles, haja mesmo com desdém com os pensamentos negativos, não são eles que dominam sua mente, mas sim você, seus valores, a pessoa que você que é.
A ansiedade excessiva trás o pânico, o medo, a insonia… Voce quer logo voltar pra casa porque sente panico, como se algo ruim ou embarasoço pudesse acontecer, você não consegue dormir porque quem consegue dormir se sentindo dominado por pensamentos ruim e acelerados, impossível dormir assim. Tudo isso tras umas angustia enorme, então comece já com exercitando sua mente e pensamentos, sim, são exercicios constantes, até que seja naturalmente, até que voce nao precise mais exercitar, os pensamentos bons vao ser mais constantes e caso os ruins apareçam automaticamente você vai os ignorar. Comece os exercicios, procute um psicologo o mais rapido possivel, talvez ele o oriente a procurar um psiquiatra e provavelmente esse psiquiatra vai lhe receitar um antiansiolidico, que são remédios para ajudar a controlar a ansiedade, calmantes que desaceleram seus pensamentos, talvez ele receite só para dormir, voce toma e 40 min depois já se sente bem, como mágica rsrs… Mas não aconselho a ver nesses remédios a luz do fim do tunel, a cura, porque não são, o ideal é que se seu médico te receitar voce os utilize concomitantemente com a terapia, porque remédios viciam e qualquer vício causa dependencia da pior forma.
Enfim, não sou nenhuma profissioonal, estou falando do que eu vivi e vivo as vezes, daí preciso procurar artigos como esse para lembrar de que eu sou a protagonista da minha vida e da minha mente, não é a mente que me domina e sim eu que a domino e domino meus pensamentos e se eu sou o motorista desse onibus que fala nesse artigo aí, se os passageiros são os pensamentos e estiverem fazendo muita bagunça, paro o onibus e coloco eles pra fora kkkkkkkkk…. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Camilla

Olá! Gostei muito do poste, pois só tenho 17 anos e tenho muitos pensamentos negativos que me acompanham a muito tempo, as vezes me sinto muito triste, ponho em minha mente que ninguém gosta de mim que sou despresada, tenho minhas paranóias que meu namorado mente para mim, me trai, mas nada disso acontece, mas na minha cabeça eu acho tudo ao contrário… Pois eu sou minha pior inimiga, já não sei mais oque fazer, pois ninguem sabe que passo porisso, bato nas coisas pra tenta controlar meu pensamento, as veses sou mal educada, porque tem hora que minha cabeça não aguenta mais , ai quando acho que meu namorado apronta comigo ja começo a tratar ele mal, a brigar sem ao menos que ele saiba o porque da discussão, eu choro quando isso começa a acontecer porque ate que eu não termine a hostoria que eu ponho na minha cabeça eu não consigo ficar em "paz" estou muita louca psicologicamente , mas nâo quero que ninguem saiba, oque fazer ? :((. Beijos

Avatar for Miguel Lucas
GLAUCILENE

Boa tarde

Desde 2009 foi constado uma depressão e síndrome do pânico. Fiz algumas terapias tomei varios medicmentos foi muito bom…mas aind ate hoje tomo, atualmente cloridrato de bupropiona e as vezes rivotril 0,5 sub-lingual. Mas utimamente me vem muito pensamentos negativos que vou morrer toda hora, posso estar trabalhando que penso, em casa, saindo sentado, conversando em qualquer ocsiao me vem esses pensamentos e a cbo ficando triste com medo sem vontade de nada . ja trabalhei mediunicamente recebendo espírito na linha kardecista e umbanda. mas hoje não trabalho mais…ME AJUDA POR FAVOR

Avatar for Miguel Lucas
Elisabete

Minha vida é horrível, luto todos os dias com pensamentos ruins sobre meu filho, eu só penso coisas ruins é incontrolável, meu marido disse que posso controlar, mas não posso!!! Quando começo a pensar loucuras sinto vontade de dar um tiro na minha cabeça e fazer a voz parar, mas não tenho coragem. Sinto que vou enlouquecer, meu filho já é adulto e sempre penso que algo vai acontecer de errado com ele, que ele vai morrer ou ir preso. Ele não faz nada errado mas eu penso isso não tem motivo mas eu penso. É como se eu não tivesse o direito de ser feliz nunca. tenho medo de ir ao psicólogo e ter que usar remédios controlados que para mim são drogas e não quero me drogar para continuar vivendo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Elisabete,

Tenho ajudado centenas de pessoas a livrarem-se dos seus pensamentos negativos. Estou certo que beneficiaria de terapia sem medicamentos. Eu dou consultas online, deixo aqui o link: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
marcia

eu nao paro de pensar em morte toda hora vem esse pensamento ruim ja nao aguento mais que eu faco

Avatar for Miguel Lucas
junior

Gostei do artigo.peço ajuda esto grato pelo conteudo

Avatar for Miguel Lucas
Ro

Eu tbm sinto a mesma coisa, não consigo guardar as coisas, Pq vem pensamento ruim q algo vai acontecer se o objeto ficar lá.Não consigo fazer nada.

Avatar for Miguel Lucas
Patrícia

Extremamente útil essa metáfora do ônibus com certeza vou levar essa estratégia comigo de hoje em diante.
Muito obrigada por conceder uma luz.

Avatar for Miguel Lucas
Zélia

Muito bom esse texto.
Adorei…passo sempre por sensação é pensamentos negativos que já vivi.
Fico triste constantemente.

Avatar for Miguel Lucas
Dário Silva

Parabéns pelo post, sou da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil, região do sol e praias quentes. Conheci seu site ontem, gostei muito, pois estou no terceiro período de psicologia e também estou concluindo uma faculdade de teologia.
Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso e, teologia com um tema que tem a ver com seu tema "aRenovação da mente" a base para este tema é bíblico, claro, o apóstolo Paulo recorda que os cristãos não se conformem com o mundo que vivem, mas transformem-se pela renovação do vosso entendimento, este texto está no livro de Romanos, capítulo 12 e versículos 1 e 2. Faz sentido eu associar seu texto a esta passagem bíblica? Obrigado e parabéns por seu texto.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *