O que está na raiz dos problemas psicológicos e dependências
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

O que está na raiz dos problemas psicológicos e dependências

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

O que está por trás da depressão, ansiedade, fobia social, dependências e outras formas de problemas psicológicos. Por razões de ordem emocional, algumas pessoas não conseguem sair e procurar um emprego, ou quando conseguem arranjar não o conseguem manter. A grande maioria dessas pessoas apresentam alguns comportamentos típicos, não podem suportar a crítica, têm extrema dificuldade em conviver com os outros, ou sem saberem bem porquê, simplesmente não conseguem trabalhar.

Por vezes até conseguem ter períodos bastante funcionais, com muita energia, mas não conseguem gerir os seus relacionamentos, permanecendo solteiros e sem amigos. Alguns caem nas malhas do excesso de comida, jogo, bebida, compram coisas que não podem pagar. Mais tarde, acabam por ganhar consciência dos seus problemas, fazem tentativas para melhorar, resolver e/ou eliminar os vícios, mas não conseguem.

Alguns têm doenças físicas crónicas que iludem o diagnóstico derrotando os planos de melhoria sempre que a pessoa tenta novas abordagens. Alguns, compulsivamente colocam outras necessidades em primeiro lugar. Perdem a noção da hierarquia das suas prioridades. Sentem-se incapacitados, num buraco sem fundo, mas têm a noção que devem continuar em frente. Esquecem-se de ir às consultas, deixam de aderir aos programas de tratamento, aceitam os seus desleixes, comem mal e dormem mal ou muito pouco.

Enredo desesperante

Perante um conjunto de incapacidades de ordem emocional e  consequentemente de ordem funcional a pessoa deixa de conseguir adequar-se eficazmente às exigências da sua vida, ficando pouco a pouco cronicamente deprimida, ansiosa, ou ambas, ou talvez com diagnóstico de Desordem por Défice de Atenção com Hiperactividade (DDAH), mas mesmo com medicação, não muda muita coisa.

Se os medicamentos ajudam, eles têm efeitos secundários graves. Provavelmente algumas pessoas são diagnosticadas com transtorno de personalidade. São esquivas, narcisistas, ficam no estado-limite (borderline), dependentes, obsessivo-compulsivas, um conjunto interminável de patologias, que se cruzam umas com as outras (comorbidade). Numa altura (na atualidade) em que se julga que tudo é genético e se resolve com medicação, fica-se à mercê de uma pílula mágica, ou a pessoa rende-se à evidência que é assim devido a factores que a ultrapassam, passando a encarar o seu problema de forma passiva e adotando por vezes uma mentalidade de vítima.

O ciclo de negatividade vai crescendo, a pessoa nesta condição vai-se desprezando a si mesmo, caminhando ainda mais para sua auto-derrota e subvalorização. Torna-se muito pior com a idade, dado que devido à comparação com os outros, a pessoa sente-se a ficar para trás, não realizada e cheia de problemas sem fim à vista.

A pessoa vai sendo confrontada no seu dia a dia com situações de constrangimento:

Exemplo1: O que você diz quando alguém lhe pergunta: “O que é que você faz?” Você não pode responder com “Oh, tento levantar-me de manhã com muito esforço.” Se lhe perguntarem se você está num relacionamento, você não diz: “Não, quarenta anos e ainda não me decidi.”

Exemplo 2: Quando os familiares ou alguns amigos mais chegados tentam incentivá-lo ou orientá-lo. “Porque não tentar …” “Mas porque você não experimenta só …” “Você tem de fazer mais um esforço.” “Não há nenhuma desculpa para alguém com a sua idade não …” Finalmente a pergunta derradeira: “Eu não sei o que está acontecendo com você.”

Mas porque é que cresce essa espiral negativa?

Infelizmente, Familiares amigos e mesmo alguns profissionais de saúde (terapeutas, psicólogos, médicos, psiquiatras) dizem essas coisas também, mesmo depois de ser óbvio que o paciente não consegue agir.

Será isto uma doença? As pessoas já nascerão com elas? Serão as consequências da vida? O grau de exigência a que nos propomos? Será ausência de habilidades sociais? Viver uma infância em famílias disfuncionais? Vulnerabilidade genética?

Será um problema de diagnóstico? Será falta de conhecimento dos profissionais? Será falta de recursos de tratamento?

Certamente, para cada história, para cada problema ou situação incapacitante, algumas destas causas isoladamente ou em associação estarão na raiz dos problemas psicológicos e dependências. É na verdade preciso muito mais do que provavelmente uma causa isolada. Mas, abordar um questão tão vasta quanto os problemas psicológicos e dependências é sempre uma tarefa de hércules.

Não consigo, nem é meu objetivo arranjar a solução, isso não existe enquanto algo que sirva para todos e muito menos que exista num formato já pronto (tipo: aplique isto, ou faça desta forma durante “X” tempo e resolve o seu problema). Não acredito que isso seja possível, pelo simples facto que cada caso é um caso, e que é necessário sempre um enquadramento e reunir um conjunto de variáveis que permitam fertilizar o terreno para que um tratamento tenha condições favoráveis de ser bem sucedido.

Por muito dura que seja a realidade, por muita intenção que eu possa ter de ajudar os leitores que se encontram em situações semelhantes, a melhor mensagem que posso deixar é:

  • Sim é possível recuperar, sim é possível melhorar. É possível superar a grande maioria das condições de vida incapacitantes, com esforço, dedicação, persistência, motivação, força de vontade, acompanhamento, um plano de tratamento adequado à pessoa, sério, bem enquadrado e com tempo para que possa surtir o real efeito e eficácia.

Existem realmente algumas pessoas que por condições da vida (história da pessoa) encontram-se numa situação de tratamento e/ou recuperação “reservada” (utilizando um termo médico para quando não se sabe o prognóstico). Sendo que esse estado em que a pessoa se encontra (prognóstico reservado), assim como o seu diagnóstico, permanece sem alteração durante demasiado tempo (por vezes durante décadas).

Os problemas psicológicos e algumas dependências, são ervas daninhas que crescem sem se notar. Na verdade, elas manifestam-se na alteração dos comportamentos, atitudes, disfuncionalidade, alteração de humor, sintomas físicos, etc. Mas, acresce a isto um problema fantasma, é que a “ferida” não se vê, é quase impercetível que “coisas” estão a funcionar incorretamente.

Este grau de dificuldade está associado à incapacidade de ver os “erros” de pensamento (raciocínio) que fazemos, e nos conduzem aos problema psicológicos. Existem todo um conjunto de processamento de informação efectuado por todos nós, que muitas das vezes conduz-nos a todo um manancial de subterfúgios, associações desadequadas, ruminações, preocupações, evitamentos, lamurias, punições, que levam ao enraizamento de um padrão mental favorável ao crescimento de problemas psicológicos.

Perante esta imensidão de estratégias de pensamento desadequadas, que aumentam a susceptibilidade para os problemas psicológicos e dependências, é necessário um elevado conhecimento das técnicas de resolução dos erros de processamento da informação a implementar numa possível terapia.

Felizmente, já existem modelos que permitem entender  as razões porque perante determinados acontecimentos de vida alguns de nós desenvolvemos problemas psicológicos. Aponta-se para um problema comum que está relacionado com a forma como cada um de nós trata a informação. Esta informação sofre ainda influência das nossas crenças, auto-confiança nas capacidade cognitivas e as estratégias utilizadas para resolução do problema.

Vulnerabilidade psicológica

Na atualidade fala-se no desenvolvimento de uma possível vulnerabilidade para problemas emocionais e psicológicos que está relacionado com o modelo psicológico de processamento da informação (Teoria Metacognitiva desenvolvida por  Adrian wells). Ou seja, perante determinados acontecimentos de vida mais problemáticos, traumáticos, catastróficos ou difíceis, a forma como controlamos o conteúdo da informação que usamos nos nossos pensamentos, joga um tremendo impacto no desenvolvimento ou não de problemas psicológicos.

Este conhecimento é como um Oásis, é reconfortante, refrescante e esperançador. O conhecimento que existe sobre as estratégias mentais que cada um de nós utiliza no controlo do pensamento, permite percebermos porque razão se instalam determinados transtornos psicológicos e consequentemente elaborar uma abordagem de tratamento e recuperação com um elevado grau de eficácia.

Eu apelido essas estratégias de controle do pensamento (as que se comprovaram como úteis, protetoras e promotoras de saúde psicológica) de Estratégias Mentais de Êxito, que nos fazem desenvolver um Padrão Mental de Êxito.

Medidas de vulnerabilidade

Wells e Davies em 1994 desenvolveram o Thought Control Questionnaire (Questionário de controlo do pensamento) para avaliar diferenças individuais de controlo do pensamento, bem como a relação entre estas e a vulnerabilidade emocional.

Resumidamente, a escala compreende cinco subescalas que medem as estratégias de controlo do pensamento:

  • Distração. Por exemplo: “Faço alguma coisa de que gosto”.
  • Controlo social. Por exemplo: “Pergunto aos meus amigos se têm pensamentos semelhantes”.
  • Preocupação. Por exemplo: “Centro-me nos diferentes pensamentos negativos”.
  • Punição. Por exemplo: “Puno-me por ter esse pensamento”.
  • Reavaliação. Por exemplo: “Tento reinterpretar o pensamento”.

Através do estudo efectuado pelos autores acima citados, concluiu-se que a tendência para utilizar a preocupação e a punição como estratégias de controlo está positivamente associada a medidas de preocupação patológica (excessiva), neuroticismo e introversão. As outras subescalas: distração, controlo social e reavaliação do Thought Control Questionnaire apresentam correlações negativas e não significativas com as medidas de vulnerabilidade ao stress no estudo de Wells e Davies.

Conclusão: O uso da preocupação e punição para controlar pensamentos indesejáveis está associado à tendência para problemas emocionais.

Por outro lado é possível que as outras subescalas (isto é, controlo social, reavaliação e distração) possam constituir marcadores positivos de saúde mental que, em determinadas circunstâncias exerçam uma proteção contra a vulnerabilidade emocional.

Deste extraordinário estudo e de outros semelhantes surgiram dados que permitem saber que indicadores nos predispõem aos transtornos psicológicos. Por outras palavras, quer dizer que determinadas estratégias de coping (lidar com as situações problemáticas), nomeadamente a preocupação e a punição, parecem estar aumentadas nalgumas perturbações clínicas associadas a determinadas medidas de psicopatologia.

Informação relevante: Há provas preliminares de que a recuperação da depressão ou da perturbação de stress pós-traumático está associada a maior uso de estratégias de distração e de reavaliação (reestruturação do pensamento), e a um decréscimo no uso da preocupação e punição.

Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos:

Qual o antídoto para a vulnerabilidade psicológica?

Digamos, que de acordo com a Teoria da Aceitação e Compromisso (ACT) o antídoto para a vulnerabilidade psicológica é a flexibilidade psicológica. O Objetivo da aplicação de um programa de terapia de acordo com a abordagem da ACT é desenvolver mais flexibilidade psicológica no padrão de pensamento da pessoa. Desenvolve-se a habilidade de mudar ou persistir nos comportamentos funcionais quando estes permitem uma melhor adequação e adaptação às situações de vida.

O modelo de desenvolvimento da flexibilidade psicológica (hexaflex), gira em torno de seis processos chave:

  • Contacto com o momento presente
  • Desapego / Desfusão
  • Aceitação
  • O “Eu” como contexto
  • Valores
  • Compromisso com a ação

Contacto com o momento presente. Isto significa estar psicologicamente presente, estar conscientemente ligado com os acontecimentos que surgem no momento presente. Normalmente passamos demasiado tempo absorvidos nos nossos pensamentos sobre o passado e o futuro. Ou, ao invés de estarmos totalmente cientes da nossa experiência, operamos em piloto automático, deixamo-nos meramente “ir na corrente”.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Viva no presente. Não se paralise pelo passado.

Desapego / Desfusão. Significa simplesmente aprender a retirarmo-nos, a separarmo-nos ou desligarmo-nos dos nossos pensamentos, imagens e memórias. O termo correto é Desfusão Cognitiva. Ao invés de sermos apanhados pelos nossos pensamentos ou sermos forçados por eles, deixamo-los aparecer e desaparecer tal como se fossem automóveis a passar à nossa porta de casa. Afastamo-nos e olhamos para os nossos pensamentos ao invés de emaranharmo-nos neles. Devemos olhar para os nossos pensamentos tal qual aquilo que eles são: nada mais, nada menos que palavras na nossa mente.

Aceitação. Significa ter abertura e dar espaço para os sentimentos dolorosos, sensações e emoções. Deixamos de debatermo-nos com a nossa experiência interna e aceitamo-la tal qual ela é. Ao invés de querermos combater, inibir, resistir ou fugir-lhe, abrimo-nos à experiência e sentimos o que se passa dentro de nós. Isto não significa querer sentir ou gostar de ter sentimentos, sensações ou emoções negativas, nem tão pouco gostar delas. Significa simplesmente dar-lhes espaço para se manifestarem em nós.

O “Eu” como contexto. Isto remete-nos para as duas partes constituinte do Eu. O Eu pensante e o Eu observador. Nós somos aquele que tem a possibilidade de observar e analisar os seus próprios pensamentos, emoções, crenças, memórias, julgamentos, fantasias, planos, etc. Temos a possibilidade de observar aquilo que sentimos e pensamos num determinado momento e num determinado contexto. E ao observarmos se não estiver de acordo com aquilo que desejamos, ou o conteúdo dos nossos pensamentos e sentimentos não nos servir, temos a possibilidade de decidir o que fazer ou gerar outros pensamentos e sentimentos mais adequados ao contexto.

Valores. Referem-se aos aspetos da vida que valorizamos, mais propriamente às escolhas de vida direccionadas e intencionais que fazemos.

Compromisso com a ação. Significa tomar ações efetivas e guiadas pelos nossos valores. É importante saber os nossos valores, mas é apenas através da contínua ação congruente com os valores que a vida se torna rica, preenchida e significativa. As ações guiadas pelos valores promovem um vasto leque de pensamentos e sentimentos, ambos, agradáveis e desagradáveis, prazerosos e dolorosos. Então, o compromisso com a ação significa “fazer o que é preciso” para viver de acordo com os nossos valores, mesmo que isso nos traga dor e desconforto.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Crie um desafio que lhe dê esperança

CONCLUINDO

De acordo com o modelo apresentado é possível desenvolver uma intervenção terapêutica considerando o desenvolvimento da flexibilidade psicológica. Podem usar-se e implementar-se algumas técnicas e estratégias psicológicas, como estabelecimento de objetivos, exposição, ativação c0mportamental, treino de competências sociais, assim como qualquer competência que eleve e enriqueça a vida, desde a reestruturação cognitiva à gestão do tempo, da assertividade à resolução de problemas, do relaxamento às estratégias de enfrentamento (coping).

Todas estas estratégias psicológicas encaixam-se e podem servir para o desenvolvimento de um programa de tratamento para determinados transtornos psicológicos ou dependências de acordo com o modelo hexaflex: desde que levem em consideração a vida orientada para os valores e não ao serviço da experiência de evitamento.

De acordo com o Modelo Psicológico de Processamento de Informação e levando em consideração os seis fatores de desenvolvimento da flexibilidade psicológica, pode afirmar-se que:

Não é aquilo que as pessoas pensam que mais peso tem para a vulnerabilidade psicológica, mas sim como as pessoas pensam e reagem aos conteúdos dos seus pensamentos.

Paras as pessoas que sentem que a sua vida está a ser comprometida por algum transtorno psicológico ou formas de raciocínio incapacitante, para as pessoas que se sentem vítimas do passado, de acontecimentos traumáticos, para as pessoas que recorrentemente têm comportamentos autossabotadores, que sabem o que querem mas sentem-se incapazes de sair do buraco em que se encontram, este tipo de modelo psicológico de processamento de informação trás um nova e renovada esperança à eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental. Na minha prática em consultas de psicologia e consultas online, levo em consideração este modelo, comprovando a seu êxito e adequação no tratamento de um alargado leque de transtornos psicológicos.

Muitas pessoas sofrem desnecessariamente, a psicologia desenvolveu-se, existem programas e terapias que têm mostrado serem muito eficazes. Se acha que sofre com algum tipo de problema psicológico e apesar dos seus esforços continua sem conseguir melhorar, não hesite em procurar ajuda de um profissional. A melhoria e resolução dos seus problema é possível. Saiba como!

E VOCÊ, SOFRE DE ALGUM PROBLEMA PSICOLÓGICO OU DEPENDÊNCIA?

O que acha que está na sua raiz? O que está disposto a fazer para mudar essa condição? Partilhe a sua experiência, dúvida ou opinião! Em último recurso, poderá aderir às minhas consultas de psicologia online! Terei todo o prazer em ajudá-lo a superar o seu obstáculo.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Hugo C Rodrigues

Olá Minha Namorada está com problemas tipo de depressão, ansiedade etc, não está bem psicologicamente.
Bom, gostaria de saber qual é o tratamento para isso?

aguardo!!
att. Hugo

Avatar for Miguel Lucas
Alisson

Tenho problemas com minha namorada. Mas não sei se chega a ser depressão.
Ela passa por momentos de “crise de existência”, ela guarda muitas magoas do passado, quando toma alguma decisão errada fica se culpando por isso, prefere muitas vezes ficar sozinha, come e dorme além do normal, passa a maior parte do tempo triste. Quero saber como devo agir com ela, o que faço para faze-la se sentir melhor, como devo me comportar perante esse tipo de situação?

Se possivel, me responder no e-mail.

Obrigado desde já.

Avatar for Miguel Lucas
Cláudia

Tenho 34 anos sou casada, moro no rio de janeiro, tenho um casal de filhos adolescentes (15 e 17), e tenho minha mãe, mas nenhum deles enchergam q preciso de ajuda e só recebo cobranças e críticas de q preciso reagir e deixar de ser preguiçosa,frescura (só rico sente), sempre tive dificuldades de me relacionar com pessoas, mas ao mesmo tempo amo as pessoas não gosto de ser sozinha, tenho um sentimento de rejeição que acredito é por meu pai não ter me assumido e registrado como filha..
Não sei como lidar com a situação q vivo hoje, quero viver, curtir a vida com meus filhos e ser normal, mas ultimamente não tenho forças para
viver, não tenho vontade de sair da cama e quando saio é para comer, ver
filmes(quarto sala e banheirom) amo praia, mas não tenho forças para ir.
Não consigo me firmar em um trabalho, tenho vontade de morrer, mas penso nos meus filhos.
Me ajuda, preciso de ajuda! Pfv!

Avatar for Miguel Lucas
Filipe

Olá Miguel, parabéns pelo blog.
Eu estive a ler alguns artigos muito interessantes e de uma maneira ou de outro identifico-me com eles. O meu problema psicológico está na base de problemas negativos e obsessivos que já ocorrem há cerca de 10 anos depois de ter tido uma depressão na adolescência. A minha mente “viaja” muitas vezes entre ruminações e suposições tentando encontrar explicações que aliviem a minha ansiedade. Eu agora, depois de ter tido um acompanhamento de 3 meses de psicologia cognitiva comportamental, sei as bases de como controlar esses pensamentos. Mas foram muitos anos na procura de tranquilizar a minha mente e encontrar uma explicação para o que sucedeu comigo, o que fui alimentando ainda mais. No entanto, mesmo controlando o melhor possível, todos os dias me lembro da depressão que tive e os pensamentos estão sempre lá, como a puxarem-me para o “buraco”. Ao longo destes anos já foram vários pensamentos negativos de variadissimas coisas , mas sempre relacionados com a depressão que tive, parece que estou sempre à procura dos factores que me levaram aquela depressão, não consigo aceitá-la , nem essa fase da minha vida, é o meu grande problema. Porque de resto se não fosse assombrado por esse passado, penso que seria uma pessoa de bem com a vida. Também ouvi falar na terapia EMDR, que pensa desta técnica? Poderia-me ajudar a ver as coisas de outro modo?? Eu gostaria de iniciar uma terapêutica com o Miguel, pois já vi que grande parte do seu blog está relacionado de algum modo com a àrea cognitiva da Psicologia. O Miguel só dá as consultas por Skype ou poderei deslocar-me ao seu consultório?

Um abraço e obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Filipe, obrigado pelo comentário.

Fico contente que a abordagem cognitivo-comportamental tenha sido benéfica e o tenha ajudado a ultrapassar algumas das suas dificuldades. Por vezes debruçamo-nos apenas sobre as questões relacionadas com a depressão. O que acontece na grande maioria das vezes é que a depressão é apenas um dos problemas que afeta a pessoa. Usualmente podem existir outros problemas que se cruzam com os estados deprimidos, levando a que a abordagem terapeutica tenha que ter outros contornos e leve em consideração outra linha de raciocínio para que a pessoa aprenda a lidar com as coisas que continuam a incomodar. Olhar os problemas existente apenas pelo “funil” depressivo pode colocar em causa a eficácia da própria terapia.

Relativamente à técnica de EMDR, conheço, não costumo usá-la. Pelo que sei em alguns casos justifica-se a utilização e surte efeito. No entanto é apenas mais uma técnica que pode ser utilizada na terapia cognitivo-comportamental.

Eu Também dou consultas no meu consultório em Leiria.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Silvana

Óla li seu artigo e me identifiquei muito.Tenho tendencia depressiva e ja faço tratamento a muito tempo.Gostaria de saber se na sua opinião, uma pessoa com problemas emocionais deveria cursar psicologia.
Desde ja agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Leylane

Olá, eu gostaria de saber pelo qual o motivo que me da meuito nervoso ao servir um café, ao meu chefe minha mao treme tanto que eu chego a deramar o cafe e quando tem outras pessoas fica pior e quando tem reuniao fico muito nervosa ao ir servir. chegar me dar dor na barriga fico muito nervosa tremendo. Me ajude como fçao pra acabar com isso eu tenho um panico na hora de servir cafe.

Avatar for Miguel Lucas
fabricio lacerda

minha sofre de depressao,ela é muito agressiva,tem fobia,nao fica em casa so,e nao gosta de nada.recentimente meu pai faleceu e isso comtribuiu para agravar o seu problema.ela é consultada pelo psiquiatra,toma remedios,so que isso por si so nao ajuda,gostaria muito de saber como posso ajudar mais a ela.na minha casa é so éu e ela,temos mais irmaos mais ja casados.acho que devido a esses problemas dela estou tb entrando em depressao,pois nao sinto mais tanta vontade em fazer o que éu gostava de fazer e penso ate em morte,pois estar insusportavel esta situação em casa,nao sei mais o que faço,pois ela tb nao tem força de vontade em nada.me ajudem porfavor.

Avatar for Miguel Lucas
fabricio lacerda

esqueci de colocar,é a minha mãe que esta passando por essa depressao.

Avatar for Miguel Lucas
Rose Mary Siqueira Rangel

meu filho tem 17 anos e vive muito só, não faz amigos e isso muito me preoculpa, se tranca em seu quarto e seu computador é seu amigo,sei que a causa é as suas espinhas em seu rosto e isso ajuda para que tenha uma baixa estima, o que fazer para ajudá-lo.

Avatar for Miguel Lucas
huwigor

oi , meu nome é huwigor…eu tbm sou assim….devido eu ter muitas espinhas..e o rosto marcado..fico muito em casa..não tenho animo de ir em festas…tenho dificuldade de fazer amizade..e de ater conversar com meninas..mais sou homem ;)..

Avatar for Miguel Lucas
fabio

boa tarde as vezes sinto desanimo, fico ansioso nao sei o q fazer mim ajude

Avatar for Miguel Lucas
Simone Cristina Soares

Gostaria de saber se uma pessoa bipolar pode matar algum animalzinho de estimação

Avatar for Miguel Lucas
Simone Cristina Soares

Por favor me ajudem!!!!! sobre pessoas bipolar que podem matar animais de estimação……

Avatar for Miguel Lucas
halian

ola queria saber que tipo de sintoma eu tenho as vezes me da ums tipos de tonturas mas nao e tontura so parece eu fico meia sei lá, quando me da isso eu fico meio cambaliando parece que vou cair quando olho para baixo e pior ainda e o pior e que me da toda hora isso ja n sei mas o ke fazer….. ja fiz ezame do emograma co0mpleto mas graças adeus deu tudo 100%. o meu problema e na cabeça mesmo. ja andei pesquisando alguns sintomas e alguns sintomas meu deu parecido cm trastoreno de panico e ansieade patologica. por favor me ajudeeeeeeeeee….

Avatar for Miguel Lucas
Daniara

Bom artigo,bom site!
Coloca opiniões de como o professor identificar na sala de aula o tipo de distúrbio emocional!

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Tenho 16 anos e sofro de depressao desde os 13 anos de idade. Tudo comecou com um desiquilibrio fisico, por timidez e muita vergonha, comecei a andar de um jeito estranho, o meu corpo tremia muito, dai as pessoas do meu colegio comecaram a notar e ficavam rindo de mim na hora da saida, o pior momento que tinha, eu ficava torcendo pra demorar de bater o sinal porque eu ficava com medo, era um verdadeiro pesadelo pra mim, na rua acontecia isso. Com o passar do tempo foi piorando cada vez mais a minha depressao, perdi os poucos amigos que tinha, minha autoestima comecou diminuir e sempre evitei sair de casa por medo das pessoas. Depois de muito tempo, comecei a me trancar no mundo virtual, ficava muitas hrs na internet sem sair pra nada e todas as pessoas que eu conversava, nem se quer conhecia. A internet so fez o meu problema piorar, fiquei mas timido, com muita dificuldade de conversar com as pessoas cara a cara, raciocinio muito lento. e resumindo, hoje eu me sinto muito pior, nao consigo fazer mais nada porque tenho a sensacao de que to fazendo errado, tenho medo de encarar qualquer pessoa e pior e que eu ja tentei contar pra minha familia so que ninguem liga, sinto vontade de morrer, todos os dias antes de dormir peco a Deus pra me levar, ou pra eu dormir e nao acordar nunca mais.

Avatar for Miguel Lucas
Lipa

Olá. Não fiques assim. Eu sofro de ansiedade social. Durante muitos anos fui gozada ou chingada, pois era muito tímida e calada e isso fazia de mim um alvo, pensavam que tinha um atrasamento mental e era pouco inteligente. Uma professora chegou a bater-me pois eu não sabia bem matemática no quarto ano. Era um terror ir para a escola. Depois na adolescência fui gozada por outra coisa que se estendeu durante anos. Perdi amigas. Sabes eu também me refugio em casa, pois também tenho medo, mas sempre fui solitária desde criança, estou habituada. Desde pequena que não sei como me comportar direito com as pessoas ou o que dizer na hora certa. Somente no ano passado decidi ir a uma psicóloga de tratamento cognitivo comportamental. Sabes descobri-me aos 25 anos e ai soube bem quem era. Fiquei um pouco aliviada. Estou a aprender a comportar-me a confiar um pouco nas pessoas. Demora o seu tempo, mas ajuda muito. Estou há 10 meses a ter ajuda. Já consigo tentar comportar-me um pouco. Diz aos teus pais o que te preocupa, e eles como gostam muito de ti, eles entenderão e vão ajudar-te. Tu tens de ser feliz. Eu quero ser feliz. Quero concretizar os meus sonhos e tu também vais concretizá-los. Tu és maravilhoso, apesar de não te conhecer e tão novinho que és, tens a vida toda pela frente. Tens de gostar de ti. Sê tu próprio. Não tenhas medo dos outros. Sabes muitas pessoas que gozam, ou são ignorantes ou têm elas problemas semelhantes aos teus ou têm inveja. Não penses no teu problema, nem dês muita atenção a ele pois podes chamar a atenção. Eu compreendo-te muito bem, mas tens de começar agora, pois ainda estás a construir a tua personalidade e corpo. Por favor diz aos teus pais. Tu estás primeiro, ajuda-te. Começa a gostar de ti.

Avatar for Miguel Lucas
NEIDE

Olá! Vi seu comentário e imagino o que vc esta passando e sei que não adianta falar " não fique triste " porque sei que é muito difícil, mais saiba nada é impossível. Tenho um filho também com dificuldade de relacionar-se com amigos e acaba se isolando na internet, ou como agora, nos livros.
A etapa mais importante é se conhecer e entender que existem profissionais que podem te ajudar e muito. Você precisa se valorizar, se aproximar mais de Deus e parar de pedir, ser corajoso para passar pelos obstáculos que cercam sua vida. Saiba que a maioria das pessoas tem problemas de algum grau, mas tudo tem solução. Não se desespere, vc tem um caminho longo para percorrer e com certeza irá vencer seus medos e problemas. Nunca perca sua fé, tente ser mais positivo e se aproximar de pessoas, tios, primos, pois as vezes é muito difícil fazer amizades verdadeiras. Hoje a internet prejudica muito o contato social, é superficial, ninguém é amigo de ninguém virtualmente.
Pense que vc não é o único a não conseguir se relacionar. Tente focar seu prazer em outras coisas, esporte, musica, teatro, leitura. Não se isole e diz abertamente para sua mãe que você precisa de terapia e ela irá te atender prontamente. Tenho certeza que isto irá te ajudar! Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
urlen mendes

Olá Miguel parabéns pelo seu trabalho!

Tenho cicatrizes de acne (espinhas )nas costas e, todas as vezes que minha esposa programa uma viagem com amigos me sinto travado, meu humor muda e fico totalmente negativo dizendo que não quero ir mais. Alem disso, em alguns momentos sou extremamente anti-social, sou simpático com as pessoas, mas retraído de pouca conversa e, às vezes prefiro trabalhar ou ficar em casa a ter que perder tempo com uma boa conversa. Estou precisando de ajuda. Pode me ajudar? Quero mudar, pois é horrível ser assim.

e-mail: mendesss58@gmail.com

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Manuela Barbeiro

Obrigado pelo Site.
Vou lendo pq nao consigo exprimir o que sinto.

Avatar for Miguel Lucas
Jonatas

Acontece o mesmo comigo

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Boa tarde.

Namoro a dois ano onde durante seis meses o relacionamneto era perfeito. de abril de 2012 pra ca nada esta bom minha namora nunca esta satisfeita com nada diz que nada que ela faz tem um sentido ela tem um bom emprego uma familia adoravel tem tudo que quer mas sempre falta algo a gente sempre viaja vai a show cinema teatro ta sempre junto de amigos não tem como dizer que a vida e uma rotina. De uns tempos pra ca ela não quer mais ter relação não esta contente nunca com seu corpo ela tem um corpo lindo na verdade o namora parece um namoro de fachada pois esta totalmente frio, ela chora diz que me ama, que quando estamos juntos sozinhos ela acha que não da certo que não me valoriza e coisa e tal quando estamos longe ela senti minha falta quer me ver fica com saudades me manda varias mensagnes dizendo que me ama. não entendo sou um cara gente boa romantico mas não melado sempre demosntro que a amo so que ela não sabe o que quer da vida pois ta bem hj passa dois meses entra nesta crise outras vez fiz 8 meses de terapia para tentar ajuda-la ia sozinho conversava explicava o que acontecia anotava tudo que minha namorda fazia suas atitides suas reações tudo depois explicava para terapeuta mas não consegui ajudalá sera que poderia me dar uma luz não sei mais o que fazer estou pensando em desistir do que amo demais e não sei mais como agir esta muito conplicado.

Abraçoss Pedro

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Boa noite, me chamo Thais tenho 16 anos, e eu preciso muito de uma palavra amiga, de um conselho.
me apaixonei por um menino, ficamos um mês, ele um verdade príncipe, me apeguei, um belo dia ele terminou sem mais e sem menos….me excluiu do face, e não falou o por que dessas atitudes. Eu gosto dele, ainda acho que ele gosta da ex.. mais ele poderia ter sido sincero comigo desde quando nos conhecemos.. e sem falar que tudo tá dando errado… por favor gente, eu tô muito mal, e preciso que alguém ao menos me ouça. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
NEIDE

Oi Thaís, se ele terminou com você desta maneira é por que ele não te merece. Antes de gostar tanto de alguém que não respeita seus sentimentos, goste de você primeiro. Seleciona seus namorados, bem como faz com seus amigos, ou seja, para estar do seu lado, tem que merecer.
Não fique triste com esta situação, isto vai passar. Voce vai ter outros relacionamentos e verá que a vida irá te surpreender de várias maneiras. Tentei focar sua vida em outras coisas que valham a pena e não perca tempo com quem não te merece. Tente ler livros, ir ao cinema, fazer outras coisas, e verá que logo está aflição irá dar lugar para outros sentimentos. Erga sua cabeça, seja postiva e acredite que você sempre merece mais. Um beijo.

Avatar for Miguel Lucas
anderson

ha ha………ha haammmm txobu txobu txobu ha ham ho ham txobu txobu txobu

Avatar for Miguel Lucas
andreia gilz

oi boa tarde tenho uma duvida em relaçao a uma pessoa gostaria de saber pq tem pessoas que tem a necessidade de elogiar-se a si mesmo com muita frequencia pois é muito ruim ,talves cosigo me lidar com ela melhor é muito dificil a confivencia com ela.
muito obrigada desde ja se possivel me responda no email fico muito grata

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

obrigado ajudar-me imeso com estas dicas de pscologia

Avatar for Miguel Lucas
Ton

Ótimo texto! Muito bem construído e esclarecedor. Enquadro-me em diferentes situações aqui expostas e ultilizarei ele como mais um recurso aos meus transtornos.

Conheci hoje esse site e pretendo lêr todos os textos que nele constam.

Espero que produza mais textos dessa qualidade e espero que esse reconhecimento sirva como um incentivo.

Muito Grato.

Avatar for Miguel Lucas
higor

Oi..meu nome é higor tenho 20 anos …sofro de alguns problemas psicologicos eu acho..devido a aparição de espinhas no meu rosto…os meus amigos começaram a me criticar..dizendo que sou feio..começaram a me colocar apelidos..e nisso comecei a ficar meio q drepimido..OBS isso quando eu tinha uns 17 anos…e isso so foi piorando com o tempo…hoje tenho dificuldade de fazer amizade com alguem…tenho vergonha de puxar conversa…me axo feio…mesmo as pessoas dizendo que não..queria saber como faço para melhorar isso.

POR FAVOR ME AJUDEM !

Avatar for Miguel Lucas
samira

Saab me sinto sozinha , so seei chorar , eu namoro e ja peguei muitas coisas no celular dele e no facebook q me deeixa muito chatiada , e naao consigo confiar nele mais como antes, sab asho q ele nao me ama como eu amo ele, eu acho que ele naao sente falta de mim como eu sinto dele, saab me apeguei demais a ele coloquei ele em 1° lugar , ii ele é mt seco naao de demostrar que sente i isso me machuca saab queria q ele fosse mais carinhoso , amoroso, sentimetal etc.. to muito insegura, eu demonstro demais q eu sinto por ele que eu façoo euu aguentoo seentir q eu too seentindo abafadaa, triste, vontade chorar , querendo so ele e mais ninguem me ajude por favor

Avatar for Miguel Lucas
daiana

ola tudo bem, sabe separamos a 8 meses ele esta me fazendo sofre tanto com dizeres no facebook n cita meu nome mas depois ele fala que era mim aquilo, ele me trocou por uma amante e tudo que mim dava e dava pro seu filho agora da pra ela e p seu filho mas o ele e ela faz questao de colocar on line, e muito angustiante eu sofro ja n durmo mais como antes n me alimento direito, quando venho trabalhar passa na cabeça de me matar mas meus filhos com quem fica mas ele e capaz de separar os irmao n n eles vem comigo, depois algo acontece na rua ai para de pensar nisso, e quero ir embora com eles desistir de pensao limenticia e se eu pudesse ir no cartorio tirar o sobrenome do pai dos meus filhos eu ja tava la. preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Ton

Oi Daiana, tudo bem? Também passei por isso que passa. Só que no meu caso eu sou homem, e ela me feria. Primeira coisa, fugir do problema não resolve, mas, protelar às vezes é um recurso. Distanciar-se não quer dizer que estás a correr dele, mas apenas deixando pra resolver num momento melhor. Tire tudo de perto de você que faça lembrar dele. O desapego é um arma forte. Tenha motivos e razões pra lutar e coloque eles na mente, principalmente no momento de conflito psicológico. Estude, a única forma de melhora é a compreensão, leia livros técnicos, são bons. Na net tem um monte, e principalmente de filosofia. Cancele o Face ou afins, e refaça quando estiver melhor. Faça exercícios físicos, se não tem tempo, caminhe, alimente-se melhor. Pense diferente, veja as coisas com outros olhos. Pense na morte. Não como aceitar ou entender a vida se entendermos a morte, isso fará que se arrisque mais, experimente mais. Inove, tanto na beleza quanto nos costumes e amizades. Em pouco tempo você estará cheia de energia e auto-estima e terá uma nova vida. Nossa vida é marcada por um eterno retorno, temos de compreende-la para tirarmos o melhor proveito dela. Por fim, Não tenha amor e nem ódio dele, assim não terá mais sentimentos por ele, seja neutra. Quanto a sexo, use maneiras de aliviar a tensão e a libido, como utensílios, lugares relaxantes pra melhorar a ansiedade ou, mais pratico, comece uma nova relação. Seus filhos são seu real motivo pra tudo isso que fará de agora em diante, sua razão, eles sim ficarão, já a dor, passará.

everthon@folha.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Carmen

Miguel parabéns pelo Blog e essa matéria é realmente muito, muito bem escrita. Demonstra seu conhecimento profundo ainda que eu compreenda que os emaranhados "mentais" do ser humano sejam de uma complexidade que por muitas vezes, por mais conhecimento que alguém tenha é difícil poder ajudar, porque aqueles que se emaranham não conseguem enxergar o caminho que fica claro a outros. Enfim. são características de pessoa para pessoa e originadas em focos ou fatos que por muitas vezes são inacessíveis. Todos carregamos os nossos fardos psicológicos, não há como fugir da imensidão do desconhecido e por vezes confuso.
Bom, encontrei seu blog porque pesquisei por como conseguir um diagnóstico psicológico. Menciona que atende em consultório numa das respostas, não me recordo bem onde, não é em São Paulo? Se não, teria como me indicar em são Paulo algum profissional que possa trabalhar com uma pessoa para um diagnóstico? É uma pessoa da minha família, minha irmã. Após 20 anos tentando de tudo para ajuda-la e claro, cometendo erros em cobranças como você mesmo menciona na matéria, hoje me dou por vencida, não creio ter volta mais, entendo que tudo esteja já muito cristalizado. Meu objetivo em obter um diagnóstico é poder aposentá-la, pois quando percebi que nada fluía comecei a recolher INSS para ela e isso já faz por volta de 19 anos. Muito obrigada se puder atender ou indicar algum profissional.

Avatar for Miguel Lucas
Carmen

Ahhh! Impossível não é? Portugal!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ruan

ola miguel! primeiramente parabéns pelo blog, minha pergunta e a seguinte…
Estou desempregado no momento, e acho que tenho esse tipo de problema. sera que com apenas uma consuta no psicologo, e com dedicação da minha parte posso resolver esse tipo problema?

Avatar for Miguel Lucas
Ruan

a esqueci de pergunta, se com dvs, com livros, e artigos… a respeito do assunto, sera capaz de mudar e resolver esse problema? sem ser preciso uma consuta ao psicologo.

Avatar for Miguel Lucas
MartinLeeBlanc

Olá Ruan. Olha, o psicologo nada mais que um mediador. O psicologo é bem útil pra você descarregar aquele desabafo, sabe? Na realidade o psicologo é uma "válvula de escape" pra incompreensão.

A questão é seguinte, com ou sem psicologo, com ou sem remédio, você vai curar-se por si e só.

Os remédios, caso seja necessário você tomar após a prescrição de psiquiatra, só controlaram a ansiedade. O psicologo como mediador, vai propor atividades que façam com que você se auto compreenda melhor.

Quanto a curar sozinho de sua questão, acho que ficou mais claro agora, certo? Sim, você pode se curar, e vai ser sozinho, com ou sem remédios ou psicólogos.

A questão é, você precisa ao menos de algumas consultas, 1 ou 2, só pra se enquadrar, ver se é pânico, TOC, depressão, dentre outras doenças. Precisa saber se é psicológico ou físico. Ex.: Já achei que estava com pânico e na verdade era hipoglicemia, entendeu?

Faz logicamente esse enquadramento se achar necessário.

O único problema é que você vai demorar mais pra se curar, vai ter que se empenhar muito.

Eu comecei minhas crises pessoais a 5 anos. Comecei a estudar e depois de 6 meses decidi tentar ajuda psicológica. Não é prepotência, mas, descobri ao menos aparentemente, que tinha mais conteúdo a respeito do que a psicologa, o que me irritou em muito. Daí decidi continuar meus estudos. Passei depois mais algumas vezes, mas era mais por passar mesmo, pois descobri que era eu mesmo quem ia resolver. Já falaram que talvez ela era má profissional, eu disse: psicologo é uma profissão, quanto mais rápido atenderem, mais dinheiro perdem, e é verdade.

Olha, sozinho demora mais, mas é algo completo. Minha é marcada em antes e depois de meus problemas psicológicos.

Conselho que dou, caso queira se auto curar. Tenho empenho, não desista nunca. Seja realista, esqueça esse negócio religioso de fé, seja realista, foque e concentre se no agora. Veja as coisas com outros olhos, procure os detalhes, a essência do existir dos elementos, assim você se encantará mais com a vida e a natureza.

Leia filosofia alemã, francesa, russa, de preferência, mas descarte nada que te engrandeça. Mude sua vida, seu estilo. Espere menos das pessoas e faça mais.

Exercite seu corpo e ame mais. Amar não é algo possesso. Amar aceitar o fim e a morte também.

Alimente-se bem, como coisas boas. Do contrário, você será a imagem do que come. Coma pra viver, e não o contrário.

Evite ao máximo qualquer medicação, sem exceção.

O resto você descobre sozinho.

Avatar for Miguel Lucas
FERNANDO

Li com atenção muitos dos relatos feitos na página. Parabenizo-o pela iniciativa, que tanto auxilia a tantas gentes. Mesmo conhecendo parte das obras da psicanálise, me chama muita atenção as regressões, também os fenômenos de incorporação em transe. Em especial me chama atenção as respostas obtidas em seções mediúnicas. Qual seu posicionamento sobre isso? Pode ser que por preconceito ou intolerância muitos dos que buscam a psicanálise não se perguntem sobre o assunto.

Parabéns mais uma vez por abrir esse espaço para as pessoas necessitadas de respostas.

Avatar for Miguel Lucas
sharon

Moro na Alemanha e sou casada a quase dois anos com um alemao, com esse realcionamento veio a tona varios problemas psicologicos que eu ja tinha mais que ficaram muito pior, meu problema é que nao encontrei nenhuma ajuda pisicologica ate agora por conta do idioma, nao consigo me expressar 100% em alemao isso dificulta minha situacao!!
por isso vou tentar tratamento psicologico online, talvez me ajude, eu sei que tem algumas coisas errradas mais preciso descobrir o q e , exatamentepra que eu possa me ajudar!!
muito obrigada pelo artigo adorei! muito esclarecedor!

Avatar for Miguel Lucas
miguel

Dr. tem horas que fico bem tento levantar meu astral mais depois vem um desanimo olhe minha mente ta uma confusão eu misturei muito as coisas por que eu leio muito a bíblia e eu também leio livros de alguns psicólogos acabei misturando muita coisa e estou em choque não para de pensar e aí vem as dores de cabeça e até o desânimo sexual que é a parte que fico mais triste preciso de ajuda por favor!!!

Avatar for Miguel Lucas
Eliana

Oi me chamo Eliana tenho 28 anos e sou casada com um homem de 52 anos, ele e muito ciumento e me tirou tudo minha vida social, não saio de casa para nada mais, não vou a festas não tenho amigos. E estou me sentindo um nada fico a noite toda assistindo televisão comendo e fumando cigarros e outras coisas. Não sinto sono e estou perdendo peso rapidamente e quando minha mãe ou marido fala que eu estou muito magra choro muito ou ate soluçar e não sei o que fazer mais! Me ajudem por favor!!!

Avatar for Miguel Lucas
Tatiane

Separe dele.
Volte a viver e respirar.
Peça ajuda a sua mãe ou um alguém confiável.
Volte a engordar ,tome remédios.
E ser solteira viva linda e feliz com paz
E melhor do que casada fracassada frustrada magra
Sem paz e alegria,so pra fazer o outro feliz,sua mãe FELIZ,vizinho feliz.

Minha filha acorda.

Ele já te afundou a muito muito muito tempo.

Reaja e viva em paz e feliz.

Avatar for Miguel Lucas
Mauro

Olá,
Muito obrigado por este blog, é o único material que encontrei na internet sobre o problema que, aparentemente, atinge meu irmão.
Ele tem 25 anos, não consegue se manter em um emprego por mais de um mês, não tem amigos, tem dificuldades de comunicação, mas não tem vícios e nenhuma doença diagnosticada no passado que se relacionasse com seu estado. Vou me aprofundar sobre este tema.
Aproveito para perguntar, o que você acha que os familiares podem fazer para ajudar?
Grato

Avatar for Miguel Lucas
ALBERTO FERNANDO

Encantado com o teor do trabalho, sou finalista do curso de Psicologia.
Pretendo adequirir alguma literatura por vós sugerida. Agradeço fornecer-me elementos como faço.
Sem mais, cordiais saudações!

Avatar for Miguel Lucas
nilza

ola,tive a ler o artigo,,,,,e tal….,,,,,,,,,
Acho que tenho um problema de depreensão,pk normalmente ando triste,gosto de estar no sozinha,nao gosto muito de estar como os amigos pk nao sou muito de fazer muitos amigos.,.,.,
e nao se se isso é normal……
Podem ajudar-me.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Boa noite me chamo grabriel e to sofrendo problemas psicologico nao consigo as vezes prestar atençao em uma conversa e isso me atrapalha muito tem dificuldade de me relacionar com as pessoas por exemplo em uma roda de amigos eu fico mais observando e isso pra quem nao me conhecece pensa q eu to na maldade dela mais nao e. as vezes fico mais em casa fico nervoso as vezes quando as pessoas me para na rua do nada e fico meio constrangido e isso me isola muito
começei isso foi começar quando eu fui pra uma escola nova quando tinha 17 anos nos primeiro dia foi muito ruim pra mim ficava sozinho no intervalo e isso foi fazendo eu ficar com vergonha e com o passar do tempo os problema so foi piorando hoje eu tenho 19 anos eu vejo as vezes os mlk q eu conheço mais esperto q eu ja tem carro consegui se ralacionar com todo mundo nao consigo arrumar emprego porque eu fico nervoso nas entrevista por favor me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Estela Fernanda

Olá , Sou Estela F. De timbó SC ,..
Moro ao lado da casa de meu pai , soque no mesmo terreno.. Sobro com depressão , eu acho ;s..
Porque todos aqui da casa querem saber tudo oque eu e meu marido fizemos , Ficão nos provocando sem parar , todos os dias , nós estavamos Indo super bem no trabalho , Eu e meu esposo trabalhavamos junto era muito legal e tudo tava dando certo , Derepente meu pai que é aocolatra ele começou a nos provocar , Todos os dias e mandava eu e ele enbora , Mais minha mae q se separou dele deixo essa parte do lado pra mim .. Ele quer fazer de tudo para me tirar daki mais eu tenho direito a essa parte.Ele é viciado em bebida .. Ele sai com putas … Meu deus eu nao respeito mais ele . Esse nao é o meu pai .. Perdi o animo de trabalhar , Pois quando tudo começava a dar certo para mim e meu esposo eles começavam a nos incomodar .. gente porque tanta carga pra gente , agente sempre ajudou e agora eu to sem animo pra nada 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Felipe

Olá, me identifiquei muito com o artigo e gostaria muito de uma ajuda profissional, tenho muitas coisas na minha vida psicológica que abalam ela, tenho varios problemas psicológicos como me consulto com um psicólogo online? quero muito ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Filipe,

Você pode marcar uma consulta comigo, aqui mesmo na escola psicologia através do meu serviço de consultas de psicologia online, em: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
José Manuel Jamba

Mas porquê há tantos problemas Psicológicos? Será que o mau-estar a falta de uma boa alimentação e até mesmo também tocando no seio de amor será que também contribui para esses problemas?

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Olá Miguel, meus parabéns pelo blog, ele é muito útil!!
Então, tenho problemas em me concentrar, as vezes faço uma coisa achando que to fazendo outra, Ja aconteceu de eu comprar 10 paes, a moça da padaria colocar 2 e eu nem me da conta. Eu trabalho no caixa de uma lanchonete e ja entreguei uma nota de 50 achando que tava entregando uma de 20 entre muitas outras coisas que acontece. E isso ja acontece a um tempo comigo com muita frequencia, por mais que eu tente me concentrar nao consigo. Eu queria solucionar esse problema porque eu posso ta dando muito prejuizo ao meu patrão, e se eu perder esse emprego talvez posso nao conseguir nenhum outro. Gostaria de saber qual seria a causa desse problema? e o que devo fazer para solucionar? desde já muito obrigado Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
Luís Filipe Lopes Carmo

Boa tarde.
Eu sinto que tenho um transtorno de personalidade e o meu psiquiatra insiste que é depressão. Mas, como explicar que é depressão quando o quadro apenas se agrava em casos de perdas emocionais, e quando essas são supridas chego a parecer uma pessoa sã, para não cometer o erro de dizer normal. Mas, o problema reside nesse facto. Apesar de parecer são eu tenho uma sensação constante que não estou a funcionar a 100%, sinto que não faço nada que jeito tenha, não consigo segurar nenhum emprego, não tenho namorada e muito poucos amigos e que nunca concluo nenhum plano que comece. Em desespero, minto e manipulo para não perder o pouco controlo que tenho sobre mim. Na prática, mesmo nas situações mais felizes, eu sinto-me vazio e apático, asténico. Na realidade, um pouco anormal. Sim, nesse caso enquadra-se na depressão, mas o resto? Resultado, continuam a dar-me cargas de anti-depressivos, que apenas me fazem dormir e acentuam a minha apatia. Que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela

Olá Miguel…por um momento me senti mais entendida com seu bom texto.
Sofro de problemas psicologicos em relação a família…relacionamento…amizades…e trabalho.!
Minha Família que digo ser meus pais e meus irmão…as vezes acho que estou no lugar errado…na família errada…eles não são como eu…afinal ninguem é igual a ninguem eu sei disso…mais não concordo com a forma de vida deles,acabo sempre me sentindo melhor eu qualquer lugar,menos ao lado deles,eu os amo..os amo tanto,mais não me sinto bem.
Meu relacionamento com minha mãe é totalmente frio e com meu pai totalmente seco meus irmão são unidos mais sem mim,isso é o que mais me atinge porque numa situação desse de dificuldade seria através deles que eu iria criar forças pra vencer qualquer tipo de sentimento ruim dentro de mim.
Meu Relacionamento passa por uma situação muito complicada,a pouco tempo soube coisas a respeito do meu NOIVO que não imagina que poderia ser possivel,minha decepção foi grande,foi como cair e não conseguir levantar estou prestes a me casar falta muito pouco tempo,e me sinto confusa sem saber oq fazer pra onde ir nem de onde tirar forças pra suportar,me sinto inutil,como se não fosse tão especial assim na vida de todos,eu quero sorrir quero ser alegre e feliz quero sentir esse gosto de felicidade mais isso está longe de mim eu quero chegar perto mais não consigo algo me segura e não me deixa ir, é uma sensação de que vc ja era,que se um dia vc sumir ninguem vai te procurar ninguem vai sentir sua ausencia.
Passei hoje pela psicologa achei que iria me sentir melhor mais acabei me sentindo pior meu desanimo bateu mais forte veio em mim uma vontade imensa de deitar dormir e esperar o dia de amanhã chegar pra fazer as mesmas coisas até que meu período aqui acabe, eu tenho muita vontade de ser melhor de estar melhor mais algo me impede algo me faz ser incapaz de passar por cima de tudo e recuperar tudo oq um dia eu achei que tinha, tenho vontade de ter amigos de ouvi-los de abraça-los e dar carinho pois me vejo assim ao lado de um amigo me vejo ser abraçada por alguem verdadeiro,me vejo ser acudida ser consolada por algo que realmente é verdadeiro, algo que me faça sentir feliz disposta amada,procurei por todos os métodos existentes possiveis para ser melhor mais não vejo melhora não vejo mudar ..é realmente isso que eu quero mudar..crscer..ser …amar..sentir..mais algo me impede algo no qjual não identifiquei ainda, mais minha fé ainda não foi destruida esta dentro de mim sei que um dia posso sentir nem que for de leve por um tempo minimo mais vou sentir o gosto da vitória e assim eu mesma irei me aplaudir e dizer eu sempre acreditei.

Avatar for Miguel Lucas
franciele

ola tenho uma irma que tem um problema psicologico muito serio mas nao aceita ajuda, queria muito poder ajudar ela mas as vezes axo que é ruindade da parte dela, pois ela nao se da com ninguem da familia inclusive mae, ela fala com ninguem de casa fica trancada só faz cara feia, mas ela trabalha só vai para o trabalho e volta nao tem uma vida social,ela se dopa de medicamentos para dormi, nao sei como posso ajuda-la mostrar que ela tem problema se ela só me olha com cara feia quando vou na casa da mae.

Avatar for Miguel Lucas
fran

ola tenho uma irma que tem um problema psicologico muito serio mas nao aceita ajuda, queria muito poder ajudar ela mas as vezes axo que é ruindade da parte dela, pois ela nao se da com ninguem da familia inclusive mae, ela fala com ninguem de casa fica trancada só faz cara feia, mas ela trabalha só vai para o trabalho e volta nao tem uma vida social,ela se dopa de medicamentos para dormi, nao sei como posso ajuda-la mostrar que ela tem problema se ela só me olha com cara feia quando vou na casa da mae.

Avatar for Miguel Lucas
Elis

Bom dia Miguel! Estou precisando de orientação para ajudar o meu filho, ele já passou da adolescência, trabalha, estuda, não tem vícios, mas não se relaciona com ninguém, não tem amigos. Ultimamente não está indo na faculdade, cada dia é uma desculpa, disse que não sabe o que fazer, pediu ajuda a mim, chegou a dizer que tem vergonha, não conhece ninguém da sala.
As vezes fica tão irritado, de mal humor, fico preocupada, quero que ele seja feliz, namore, passeie, viaje…Me ajude por favor, que caminho devo seguir. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Cassia

Olá Dr. Miguel,

Não sei exatamente se o problema é comigo ou com meu noivo, ou com ambos. Estamos a alguns meses da data de nosso casamento, mas estou arrasada, ele saiu do emprego dele da forma mais irracional que poderia ser, simplesmente disse que não tinha mais ânimo para o trabalho e começou a faltar. Não pensou que tínhamos muitas contas a pagar em função do casamento e simplesmente não foi mais, ele diz ter passado os dias trancado dentro do quarto sem fazer nada. Enquanto isso eu trabalho muito e estudo. Achei que essa foi uma atitude de muita irresponsabilidade e briguei muito com ele, o chamei de inútil, preguiçoso, irresponsável, falei que ele só se "escorava" em mim e etc. Ele chorou e disse que estava passando por algo que não sabia explicar, que se sente triste e começa uma nova tarefa com ânimo mais depois vai perdendo a força. Diz que se sente mal em sua casa pois seus pais brigam muito, ele passa por isso dede a infância. Sempre fiz tudo certo em minha vida, trabalho, estudo, pago minhas contas… e passei a cobrar isso dele também dede que começamos a namorar. Mas ao longo dos anos surgiram várias mentiras em relação a empregos, situação financeira e etc. Ele já passou por vários empregos, começa bem e depois desanima, eu cobro muito dele e tenho "surtos" toda vez que ele sai de um emprego. Ele diz estar doente, mas quando está comigo (somente comigo) parece estar bem, já quando estamos no meio de outras pessoas, familiares e amigos, ele não fala, fica quieto o tempo todo. Ele diz que somente quando está ao meu lado é que fica feliz. Ele é carinhoso, faz tudo que eu peço, me dá flores, presentes, parece me amar. Eu o amo, mas queria uma pessoa que tivesse mais estabilidade para me dar mais segurança. E minha dúvida é: será que sigo em frente com os planos de casamento, o apoio para conseguir outro emprego e se tratar, ou, largo tudo e tiro este peso das minhas costas, pois temo que ele não esteja doente e que isso tudo não passa de preguiça e falta de vontade dele. Mas, se ele realmente está com algum problema me sentirei culpada pro resto da vida em abandoná-lo agora. O que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Filipa

Boa tarde.
Eu acho que o seu noivo tem ansiedade social. Uma vez que com outras pessoas tem o comportamento que descreveu, mostra desânimo no emprego e tristeza.
Eu tenho ansiedade social e sei o que é. Tenho consultas na psicóloga regularmente e tenho acompanhamento psiquiátrico de 3 em 3 meses. Estou a ter resultados.
Recomendo que fale abertamente com o seu noivo, sobre o que ele sente quando está com outras pessoas e tente convencer-lhe a consultar um psicólogo.
Por favor, sei que pode estar a passar dificuldades financeiras, mas o seu noivo não está a brincar consigo. Tente ajudar-lo e verá que ele irá demonstrar-lhe o melhor que há nele e ser a pessoa que você sempre quis. Ele precisa de confiança e ajuda.

Cumprimentos

Filipa

Avatar for Miguel Lucas
lucivaldo rodrigues soares

Eu tenho uma paixão grande pelo AUTOCONHECIMENTO. Isso muito me fascina e até me aproxima de Deus. Carreguei por muito tempo na minha bagagem um forte sentimento de inferioridade que judiou muito comigo. Na minha avaliação talvez seja pior do que uma doença física. Por conta disso deixei de viver momentos agradáveis de minha infância e juventude; mesmo afogado nessa terrível doença psíquica, nunca perdi a esperança de ainda viver dias felizes. E hoje, aos 68 anos já me sinto outra pessoa; mas confesso que Deus é testemunha do sofrimento que carreguei por muito tempo comigo, me tirando o sabor de viver. Por isso, sou curioso para desvendar muitos fatos que ainda carrego no meu inconsciente, e suas causas geradoras.
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Kamila

Olá,

Gostaria de entender o que acontece comigo.
Tenho 19 anos, quando eu era mais nova com uns 16 quase 17 anos, acredito que eu tenha sofrido de depressão, em um estagio leve mas acredito que sim, não tinha vontade de sair, chegava da escola e dormia o dia todo, não tinha nenhuma perspectiva de futuro, mas hoje em dia não sinto mais isso, eu estudo, trabalho tenho amigos porém sou tímida e , não sei o que acontece comigo porque eu não consigo me relacionar com meninos, pois quando estou perto deles me sinto insegura e frágil, não sei como agir, nunca namorei, porque quando percebo que alguém quer algo comigo, inconscientemente eu acabo me afastando, só passei a perceber isso atualmente, pois passei por uma situação recentemente e acabei me pegando fazendo isso, me "esquivando", mudando de assunto e até indo embora.
Queria muito entender, não é possível que uma pessoa com quase 20 anos nunca tenha tido nada com ninguém. Não quero mais ser assim, quero mudar. Quero entender qual o meu problema!
por favor me ajudaa!!

resposta por e-mail.

Desde já agradeço,
espero que consiga me ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
simone

Boa noitee fico sem dormi pensando em emprego fico totalmete
Louca com a situacao eu ja nao sei mas o que fazer manda em meu email uma opniao sua..
Parabens pelo blog mto bom ….

Avatar for Miguel Lucas
Penelope

meu deus alguém me ajuda estou com esse perdi o contato social com medo de me avisar não problema. m isolei
Das pessoas a mais de 4 anos. perdi minha família não a minha família por vergonha perdi totalmente o contato social com vergonha d ficarem em me analisando. tenho vergonha de tudo pelo amor de deus me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
simone de freitas santos

Bom Dia !!!
Minha mae ela tem muitos problemas , é tudo isso o que o tema fala, tenho muito medo porque isso pode ate mata-la , e eu queria poder ajudar ela mudar completamente o seu jeito de viver e claro com saude e ver que a vida é a coisa mais importante que temos , porque podemos perder tudo na vida menos ela … Como faço pra isso acontecer ???
academia, comidas saudavel ….
vou ajudar como for preciso so preciso de ajuda pra saber como faço ;
obrigada …

Avatar for Miguel Lucas
TONY ANDERSON

TENHO UMA NAMORADA JA ESTAMOS JUNTOS A 5 ANOS MAS COMEÇAMOS A BRIGAR MUITO
DEVIDO A ISSO TA AFETANDO O MEU PSICOLÓGICO MINHAS IDEIAS ESTAO SE DESORGANIZANDO PARECE QUE MEXE ATE COM MINHAS METAS
PARECE QUE ESTOU GIRANDO EM TORNO DELA … COMO SE NAO TIVESSE VIDA PROPRIA ISSO E DOENÇA ?

Avatar for Miguel Lucas
Edilsa Maria Soares

Meu irmão se matou dia 30/03/2014.

Ele estava com depressão, sempre foi um menino calado, mas era ativo, tinha amigos e morava com meus pais em MG, desde de setembro de 2013 estávamos lutando com ele, pois caiu em depressão profunda, estava vegetando na cama até fevereiro, consgeuimos um bom psiquiatra que o medicou e ele reagiu, ficou ótimo, levantou da cama, começoo a se cuidar e fazer as coisas que gostava, dizia a todo momento para mim e meus pais que nos amava, somos 7 filhos, apenas ele ficou em Minas com meus pais, os demais em São Paulo, sabemos que o que fez despertar a depressão foi o fim de um relacionamento de bastante tempo com uma pessoa, porém nem os familiares sabiam deste relacionamento que já rolava a muito tempo. Meu irmão tinha 27 anos, era o mais protegido pela família. Ele estava bem, a doença os enganou, estamos desolados tentado encontrar uma resposta. Preciso de orientação para ajudar os meus pais que são idosos e estão em Minas, meu irmão se jogou de uma torre de 40 metros, meu pai o encontrou, ele ficou em estado de choque! Por favor me envie algo que sirva para que eu possa compreender melhor e ajudar meus pais.

Avatar for Miguel Lucas
gilberto

bom sofro de um mal já faz 14 anos e toda vez que eu tenho o sintoma um pouco de mim vai embora sinto uma pressão na cabeça hora formiga, hora pressiona, hora sinto que o cérebro que sair para fora e toda vez que vem este mal eu vou ficando triste e desanimado e as cores vivas das maravilhas do mundo pra mim não tem mais cor é como se o meu cérebro fosse pintado de preto, fecho os olhos e vejo um acontecimento passado tudo escuro e os dias da semana pra mim são todos iguais é como se um tornado passasse em minha vida e deixando o rastro de destruição, hj posso te dizer que não espectativa nenhuma de vida e isso não é algo que eu quero ficar assim ou um acontecimento em minha vida, passei a sentir isso não sei como e de lá pra cá perdi brilho de um cara sempre de bem com a vida, já fiz terapia e nada porque sinto que o problema não é somente emocional acho que tenho um outro problema que ocasiona isto, me ajudem por favor .

Avatar for Miguel Lucas
patrick

Minha namorada esta com problemas psicológico de nao conseguir se relacionar com outra pessoal no caso eu. Nos ja namoramos a dois meses e ela quer termina ou da um tempo em nosso namoro por esta confusa ela dis. Gosta de mim mas nao consegue me chamar de amor ou me tratar com carinho pois dis nao se ver namorando ela tem 23 anos e eu 28 gostaria de saber como posso ajudar ela nesse sentido pois gosto muito dela e nao a quero perde. Me ajudem.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Bom,tenho apenas 16 anos, sofro de TOC mas minha familia nao sabe disso tento disfarçar o maximo possivel, queria a ajuda para encarar isso sozinha, sem a ajuda de ninguem, cada dia que se passa piora cada vez mas, me sinto inútil… eles não devem saber de nada.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Sara

Boa tarde, minha família anda preocupada com um primo meu. O rapaz mora sozinho em uma casa atrás da casa onde mora um tio e família. O primo em questão deixou de estudar, de trabalhar e vive trancado em casa, e já não sai nem pra ir a padaria. Quando alguém vai lá, saber dele, ele diz que não há com o que se preocupar, que ele está bem, mas não deixa ninguém entrar na casa. A tia que mora na frente diz que a noite a casa dele fica sempre tudo escuro. Ele não aceita convite pra sair de casa e diz que Deus tem um plano pra ele. Todos acham que ele está com algum problema psicológico e temem que ele possa se matar. As tias querem levá-lo a um psicólogo mas ele não aceita nem sair pra comer fora, quanto mais ir a um psicólogo. O que devemos fazer? Vocês podem nos ajudar de alguma forma? Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Erica de freitas santo

Porque a gente paga pelos erros dos outros ….
Eu não gosto dos meus pais e difícil lidar com eles porque eles não entendem as coisas ..Quando sai de casa eu fiquei 8 anos
Fora e vivendo com muita dificuldades… e atualmente hoje eu precisei
Passar uns dias morando com eles. .achei que depois desse tempo todo tinha mudado alguma coisa …Quero embora pra nunca mais voltar. .. percebo tanto erro que me da desânimo
Estou cansada minha vontade e parar por aqui minha vida está muito difícil principalmente na vida financeira … Queria estudar
Pra mim a realização pessoal e prioridade e a minha situação está longe do que eu quero …. Queria poder contar mais com a minha família …. ter uma vida normal. .so que saindo daqui eu vou arcar com todas as despesas aluguel água luz … preciso financiar uma casa … porque não tenho onde morar … Agora não sei se finansio
Ou uso o dinheiro pra fazer um curso estou cansada de passar dificuldades as vezes penso que a melhor opção é o suicídio mesmo porque desde criança e isso …. Queria ter uma colher de chá da vida so porrada cansa eu estou ficando doente com a minha situação so o Dinheiro irá resolver e eu sei disso. .. o que mais me
Irrita . fico perguntando porque eu tenho que passar por isso fora o
Que já passei. .. Tem meninas da minha idade que tem tudo … eu nunca tive nada as vezes eu tenho que perguntar será que eu nasci so para passar dificuldades e raiva …Não posso nem ouvir
A palavra amor na minha frente nem sorrir pro meu lado me da tanta raiva fico tao irritada …. Quando saio na rua e alguém me olha principalmente homem mulher também me ds vontade de matar já cheguei a mandar tomar no ….. Uma vez … porque o homem olhou pra mim e sorriu eu falei pra ele antes tem algum palhaço aqui???? Qual é a graça? ?? minha vontade foi de quebrar os dentes dele. .. enfim estou com vários problemas não estou satisfeita com a minha vida não quero casar não quero ter filhos
O que eu quero hoje e sossego paz que eu nunca tive
O que vocês me aconselham a fazer por favor muito obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Flavia

Tenho um problema muito parecido com seu , embora acredito ser mais velha que você .
Entrei aqui nesse fórum para relatar o meu problema , e acabei lendo o seu !!!!

Não sou psicóloga , mas , entrei no assunto por que já tenho sérios problemas psicológicos e meu irmão se suicidou há 6 meses .
Só entrei aqui para te contar isso , que , se vc pensa em suicídio , não ache que vai resolver o seu problema , e sim , arrumar um problema bem maior .

Perca 10 min e consulte nos sites kardecistas o destino de um suicida e se quiser complementar sua pesquisa , leia algumas paginas do livro "memorias de um suicida" . Tenho certeza que ira tirar essa ideia da cabeça !!!!

Avatar for Miguel Lucas
paulo

Gostaria de saber se tenho algum problema mental, pois eu não consigo ficar olhando nos olhos das pessoas para conversar, eu olho para todas as partes do corpo da pessoa, principalmente na região dos sexos, menos para os olhos. O que será que eu tenho, o que devo fazer para mudar este comportamento?

Avatar for Miguel Lucas
Jéssica

Bom dia a todos.
Minha irmã é meio gordinha, e mais ou menos de 10 anos para cá ela sente coisas nela, agora parou de sentir, porém esta dizendo ver coisas e ouvir coisas, se transforma, grita e esta começando a nos agredir, ela não tem amigos, se reserva até de nós mesmo (Família) geralmente da essas crises de madrugada, não sabemos mais oque fazer, se alguém tiver algum caso parecido e puder nos ajudar.
Ela tem 22 anos e esta tratando com psicologa, mas infelizmente não esta ajudando.
Agradeço a atenção de todos.

Avatar for Miguel Lucas
anderson

Meu eu sou tão cheio de problemas que nem gosto de comentar,mas vamos lá eu sou um rapaz de 35 anos com boa aparência chego a chamar muita a atenção das mulheres daí eu digo uma coisa do que adianta tudo isso? Nada pareço que tenho medo de mulher elas nunca foram o meu forte e na minha mente chego a pensar que elas não foram feitas para mim,não tenho diálogo para com elas parece que fui feito simplesmente só para conversar com homens.nao trabalho,não estudo,enfim vivo uma vida totalde um Zé ninguém.a poucos tempos atrás cheguei a tentar o suicídio mais de tão infeliz que sou não consegui só consegui arrebentar com minhas mãos.35anos de vida de pura frustração e pra dizer a verdade a gente vai se acostumando a se viver assim.e pra dizer a verdade acho que nasci assim e morrerei sendo assim:na minha vida nem psicólogo, nem psiquiatra da jeito eu acho que esse é o meu jeito de ser e não irei mudar nunca até o dia em que eu conseguir por definitivo abraçar a morte de vez!!!

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Moura

OLÁ ESCREVE PARA MIM que podermos conversar! Faço curso de terapia sistêmica e faço terapia a anos o que sempre ne ajudou. ed.henri@bol.com.br! Grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
July

Olá! Eu namoro há 1 ano e 8 meses e ultimamente não me sinto feliz Pq só namoro uma vez por semana e ele ainda atrasa. Meu namorado sempre gostou de beber e além da conta até q ele caiu e criou um pouco de juízo mas agora esta querendo voltar aos poucos e eu já disse que termmino

Avatar for Miguel Lucas
tenesson oliveira santos

oi , meu nome e tenesson , tenho 21 anos de idade e preciso coletar informaçoes , pois preciso muito ajudar uma ex namorada minha preciso vela bem , sendo que ela tem serios prolemas que sao eles ; ela vive achando que estar gorda sendo que ela está perfeita sabendo ela que sofre por falta de ferro , vivi desmaiando , fala pra mim que ver sempre um homem de capa preta , sem existi tal homem tem dia que ela acorda toda cortada , os pais dela pergunta oq houve ela nunca sabe oq foi que aconteceu e sempre acha algo de corte com sangue , ela ja tentou de suicida por favor , se puder me de resposta que possa ajuda-la … obrigado….

Avatar for Miguel Lucas
Sile

Sofro com depressão, ansiedade, fobia social desde que me conheço por gente. Já fazem 12 anos que vivo de médico em médico, já tentei neurologista, psiquiatra, psicólogo, parapsicólogo, igreja, tomei um monte de remédios que me deixavam bem por 2 dias e com sono, lenta, dopada por 20. Agora iniciei novo tratamento com psicóloga, vou tentar um novo psiquiatra.
As vezes chego a duvidar que exista cura. Vivo pesquisando para tentar entender o que eu tenho.
Minha vida se resume a trabalhar e dormir. Fiz uma faculdade de licenciatura mas nunca consegui lecionar. É entrar em sala de aula para começar a ter um troço, parece que tenho um nariz de palhaço, os alunos começam a correr, não consigo manter o mínimo de disciplina, quero sair correndo. Também quis ir para o lado acadêmico onde talvez fosse mais feliz mas nunca consegui fazer uma pesquisa como deve ser. Sempre ia procastinando, não me sentia com interesse em fazer qualquer coisa, começava e desistia sempre. Tentei estudar para a prova de mestrado mas também não consegui seguir em frente. Hoje vejo meus colegas de turma com doutorado e eu lá num emprego fora da minha área, ganhando pouco. Me sinto incompetente, covarde, uma m. E devo ser mesmo! Não consigo conversar com as pessoas, a voz fica presa na garganta, dá branco. Não consigo me ligar as pessoas, me interessar por elas, faço as coisas no automático.Não tenho vida pessoal, não tenho vontade de socializar, aliás tenho medo. Tenho medo de tudo!
Dentro da minha cabeça os pensamentos gritam, a minha mente nunca está comigo sei lá, nunca está presente. O meu peito aperta, queima. Não consigo dormir, se durmo acordo com o peito queimando, torcendo. Não vejo luz no fim do túnel, apenas velas sinalizando um beco sem saída.
Me pergunto o que vim fazer nesse mundo…tem tanta gente melhor que eu que morre e eu fico.Tanta gente que era feliz e não pode aproveitar. No que uma pessoa como eu pode ser útil para esse mundo? O pior é não saber o motivo dessa dor toda. O que eu fiz, onde estou errando, porque não consigo ter coragem de seguir em frente (seguir pra onde se não consigo decidir por caminho nenhum?(alias não vejo caminho algum pra mim)).
Eu sei que não posso pensar assim, as vezes eu eu entrevejo a pessoa que sou sem a depressão…mas ela só aparece por alguns momentos. e como se estivesse presa em algum lugar no fundo da minha mente. E quando ela aparece, depois que vai embora a coisa piora mil vezes. A minha parte ruim enlouquece, meu peito queima de um modo insuportável, quero me esconder, largar tudo.
Falei tanta coisa aqui…tenho a impressão que não consegui passar nem um centímetro dessa porcaria que me mata a cada dia um pouquinho. Preciso falar mas tenho impressão de quem nunca teve isso aí, não vai me entender. Eu queria conhecer alguém que conseguiu se recuperar…que realmente esteve lá no fundo e saiu…até agora só encontrei pessoas que ficaram mal uma semana e depois melhoraram e que ficam por aí dando conselhos…Queria conhecer alguém que ficou anos doente e conseguiu se curar…Queria apenas uma esperança…porque as vezes acho que não vou aguentar por muito mais tempo… As pessoas gostam de falar mal de quem se mata…a depressão faz a gente perder o medo do que tem depois da morte. O sofrimento mental é tão grande aqui nesse mundo que fica insuportável…então partimos em busca de outro mundo, nem que lá a gente tenha que sofrer mais…pelo menos vamos saber porque estamos sofrendo. Vai saber, quem sabe já somos suicidas de outras vidas e esse mundo é o nosso inferno.

Avatar for Miguel Lucas
Alberto

Sem dúvida, você Miguel Lucas, é um dos melhores psicólogos que já conheci em toda a minha vida. Muita clareza e compreensão são transmitidas em todas as suas palavras. Parabéns pelo seu trabalho ( que eu tenho a certeza que ajuda a muita gente nesse mundo ), e parabéns pelo seu estudo e entendimento que você adquiriu na psicologia (estudo o qual eu admiro muito). Com certeza irei ter consultas online com você, pois acredito que com a sua terapia eu consigo me curar de todos os meus problemas. Parabéns mesmo. Abraços e até algum dia em breve pelo skype.

Avatar for Miguel Lucas
Susana Alves

Sabe estou me encaixando em dependente emocional hoje descobri algo que para mim pode ser positivo. Como qualquer demostrção de afeto me coloca nas mãos das pessoas em geral e principalmente acabo me envolvendo sentimentalmente com homens fora dos meus "padrões ,enta~o vou medir aquela pessoa que merece me ter pela capacidade que ela tem de naõ me fazer mal.E tomarei como humano toda e qualquer forma de gentileza e alguma atitude boa ,como uma troca entre casais. No momento esta sendo válido para resolver uma questão. Boa tarde.

Avatar for Miguel Lucas
Neemias Costa

Impressionante como me identifiquei!
Eu tenho relacionamento com uma mulher mais velha que eu, e uma vez, um dos filhos dela me chamou de aproveitador (ela não é uma mulher rica, é só professora). Mesmo tendo ciência de que não sou isso, não consigo esquecer.
Desde então venho há 2 anos me sentindo inferior a todo mundo, quanto mais o tempo passa isso piora. Eu já tenho vergonha de andar na rua, vergonha no trabalho, como se todos me menosprezassem.
Talvez por conta disso eu tenha me tornado um homem possessivo, e então meu relacionamento anda muito mal. Eu quero toda a atenção dela pra mim, e quando não tenho, me afundo ainda mais.
Já não sei mais se isso é amor ou dependência emocional, pois tenho sofrido muito e não sei mais o que fazer. Me sinto no fundo do poço!
Quero e preciso muito mudar, mas não consigo…

Avatar for Miguel Lucas
Isa Amorim

OLÁ meu nome é Isa estive a tentar ler um pouco de seus textos , mas chego a meio da leitura fracamente desisto , nao consigo ler com consentração , do tipo eu sou uma jovem de 20 anos sou muito sensivel emociono-me com muita facilidade , tem vezes que me apetece chorar durnte 4horas seguidas , tem vezes que ousso música nas maiores alturas possiveis (em algumas vezes procuro musicas para chorar) sou imenso assiosa tem vezes que falo da minha vida pasada de uma maneira incrivelmente sem choro tem outras vezes que falo a chorar ,sem controlo sinto me predfeitamente consciente de minhas atitudes em todos os exames , que fiz sou soudável , só pode ser pesicológico. apesar ter vivido um passado muito traumatico na minha fase adolscente , em que meus comprtamentos nunca foram os melhores tive uma falta de carinho e atenção materna e paterna por ai nao tive vontade de terminar meu estudos aminha relação com a minha mare nunca foi a melhore , sou supre hiparativa não consigo viver em locais desorganizados sou muito sou muito positiva cm meus amigos dou me bem com todos mas não sei lidar imenso tempo com muitas pessoas irrito me com criticas mesmo sendo elas amigaveis , nao sei com o desanimo , adoro escrever em cadernos , mas nao por muitas horas , tenho muitas insonias , tenho pessadelos ridiculos como exmplo mortes dos meus parentes mais próximos logo choro sem parar , tem vezes que dormo um dia inteiro , outras que nem sair de casa a procura de trabalho consigo!! nao consigo cumer a horas…….
O que devo a fazer para melhorar?

Avatar for Miguel Lucas
joana

nao consigo falar o que cinto nem olhar para o psiquiatra fico nervoza

Avatar for Miguel Lucas
vanessa

Bom dia!
Meu filho tem 15 anos que exatamente a metade da minha idade. Tenho percebido que ele não tem muita auto estima, se acha um perdedor e não consegui se manter perto dos amigos. Ontem em uma conversa ele me relato que não consegue estudar, acha seus amigos um chato, gostaria de emagrece mais acha que e impossível. se senti muito cansado e não tem animo e nem, vontade de fazer nada. Tentei ajuda-lo, marcando um nutricionista mais ele recusou, me ofereci para ir a academia com ele, porem ele disse que e um mico fazer isso com a mãe. O incentivo a procura novos objetivos tarefas que lhe ajudem a encontra novos amigos, mais não foi o suficiente. Não sei o que fazer com ele?

Avatar for Miguel Lucas
antonio santos

tenho um enteado de 21anos ele nao trabalha so vive viajando nao dar um prego em nada deve a varias pessoas antes so vivia nas baladas dpos que um colega foi preso com maconha ele nunca mas saiu mas so vive viajando e so vive na onstentacao tem notbook dos melhores celular dos mais caros que existe so vive em academia comprar aqueles suplementos bm caros para ficar forte ja arrumou varios empregos nunca atingiu a experiencia e logo demetido so vive gastando o dinheiro da mae pega o cartao dela o tempo todo e quando ele viaja e pra bm longe daqui onde moro pra onde vai e umas 4 horas de moto comprou uma pop 100 nao sei porque quando volta so chega bm cedo as vezes as 5 ou 6 da manha quando ta em minha casa nao fala com ninguem tem mais dois irmaos nao dar atencao nenhuma para eles nem para mim so para a mae ainda fica cobrando da mae que so quer comer comida boa nunca deu um centavo para ajudar em nada quando compra alguma coisa para comer come sozinho nao sabe dividir com ninguemcome que fica cansado-quando sobra ele esconde nao tem amigos nao anda com ninguem so com pessoas estranhas que tem carros e sempre suspeito de alguma ilicitas (os amigos) se puderem me dar uma ajuda ou dizer quem e ele exatamente porque eu mesmo nao conheco mas pelas maneiras dele agir ele nao e normal ou tem algo a esconder me respondam alguma coisa por favor so para me tirar algumas duvidas agradeço desde ja (antonio)

Avatar for Miguel Lucas
daniela daghetti

querido Miguel , ja nao tenho vontade de nada na vida ne sonhos nem planos nenhuma perpectiva de melhora de comportamento sinto-me no fundo do poço.
tenho 25 anos e sinto a vida sem sabor sem cor.

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Oi Miguel,

quero entender uma determinada situação. Por que uma pessoa que está bem num relacionamento olha fixamente para outras pessoas e depois diz que não viu para quem olhou e nem tem lembranças disso. Agradeço sua atenção,
Daniela

Avatar for Miguel Lucas
Marco A. Marin da Silva

Miguel, identifiquei-me totalmente com seu texto. Tenho 43 anos e há 14 não consigo mais trabalhar. O futuro, para mim, é no mínimo, preocupante. Moro na cidade de Curitiba, no Brasil. Você saberia indicar um profissional aqui na minha cidade que segue a sua linha e sua abordagem? Imensamente grato.

Avatar for Miguel Lucas
Karla

Você poderia me da sua opinião sobre algo , você acha que seria uma boa uma pessoa que tem transtorno de ansiedade trabalhar com clientes insatisfeitos ?

Avatar for Miguel Lucas
sirlete

Olá!
Tenho um filho de 20 anos..pois o meu filho a 2 anos vem apresentando um problema de equlibrio emocional..ele não consegue ficar no emprego..em 2014 foi demitido de 5 empresas fica 1 mês ..não consegue permanercer no emprego..não si relaciona com pessoas…muito fechado não si abre com os pais …um dia ele está bem outro dia ele está pra baixo..não si controla..fica preso em seu computador…coloca música de rock pesado pra ouvir bem alto..Já levei em vários médicos..psicológo,neurologista e psiquitras…começa a tomar remédios umas 2 semans e depois não quer ir mais a médico e nem tomar remédios…Me ajudem por favor…não sei o que fazer!!Estou pegando muito com Deus nas minhas orações a cura do meu filho..e que me de uma direção me mostra um especilista na cura física…nas orações da cura espiritual..o nome dele é Alex Guedes

Avatar for Miguel Lucas
Vania

Olá, muito bom seu blog…. gostaria muito de obter a sua opinião, sei que sempre é necessário uma analise clinica, mas, estou muito abalada. Minha prima vem apresentando problemas psicológico ha alguns anos, mas, ela nunca aceitou e não toma os remédios, só as vezes quando minha tia consegue por na comida. Mas no inicio deste ano ela tem ficado muito agressiva, sem contar que já faz um tempo que ela tem andado sem direção pela rua, dizendo que pessoas estão xingando ela, ela também muda muito de comportamento. Queria saber se existe uma possibilidade dela voltar a ser a pessoa amável e meiga que ela era, sinto muito a falta dela, por favor me diga algo!

Avatar for Miguel Lucas
ana

boa tarde li a matéria achei interessante gostaria de saber mais pois tenho uma filha com 19 anos ja fiz varios tratamentos n descobri que ela tem qual diaguinogico dela hoje se encontra enternada mas n acho certo dar remedio sem saber o que ela tem ela age normal mas quando sai some e fica nas ruas dias so volta quando eu procuro ate encontra iso acontece a anos por favor me ajuda sofro muito com isso obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Anonimo

Estou enfrentando dificuldade para ajudar uma pessoa da família que criou uma obsessão por uma pessoa que jamais conheceu pessoalmente e acredita que essa pessoa sabe de sua existência e que manda sinais em forma das publicações de suas redes sociais, entre outras coisas do tipo. Ela reconhece que isso é algo ruim, mas ainda tem dúvidas se é verdadeiro. Está na fase de em que nega esse sentimento, mas confessa que não consegue parar de sentir.
Em resumo, não sai do quarto, perdeu a higiene e a auto estima.
Não sei o que fazer.

Como convencê-la a procurar ajudar?

Obrigada pela sua atenção!
Tenha um excelente trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANA

bom dia..eu queria saber se sofro algum problema, pois sem perceber meu noivo me depara olhando
para os outros, ele ja brigou comigo varias vezes, mas nao percebo que faço tal ato.
obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Gabrielle

OI, ME FALAM QUE EU TENHO ANSIEDADE, EU JA TOMEI VARIOS REMÉDIOS, MAS POR ENQUANTO, DOU UMA MELHORADA MAS, SEMPRE VOLTA DENOVO, EU JA ESTOU DE SACO CHEIO DESSA SITUAÇÃO, PORQUE RESOLVI PASSAR EM UM PSIQUIATRA, PORQUE ACHEI QUE SERIA MAS FACIL DE FICAR BEM,SEM ESSES SINTOMAS HORRÍVEIS,POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE PELO MENOS ME RESPONDENDO, OU COM UMA PALAVRA AMIGA POR QUE ESTOU MUITO MAL COM ESTA SITUAÇÃO OBRIGADA!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Fatima

Olá,
Minha filha tem 22 anos, é cantora (tem uma voz lírica maravilhosa) muito talentosa, toca violão, e compõe músicas maravilhosas. Desde a infância é envolvida com a música e desenha muito bem, criativa demais, estuda design de moda e é ilustradora (disparadamente tem qualidade de desenho superior as colegas na faculdade, isso já falado pelos professores). Mas seus talentos bem definidos parecem não servir para nada. Ela é uma jovem lindíssima, corpo de modelo, e não deseja sair de casa para nada. Não faz muitos amigos e não é inibida, pelo contrário é bem alegre e envolvente com as pessoas quando está em grupo. Mas não tem prazer na convivência com amigos. Não consegue manter seu quarto arrumado, vive na desordem, não tem iniciativa para nada e apesar dos esforços meus e de meu marido, ela não se torna independente de nós. Não gosta de sair sozinha nem para ir na esquina (moramos no centro de uma cidade perto de lojas) comprar uma roupa para ela que gosta tanto de moda. Prefere ficar sem o objeto de desejo do que ir sozinha comprar. Fico muito aflita, ela tem todo o preparo para conseguir um estagio e não toma iniciativa mesmo sabendo que não formar sem isso. Já começo a achar que ela tem mesmo algum problema psicológico sério. Você algo a me dizer sobre isso?

Avatar for Miguel Lucas
naria

olá
Eu sou uma menina desesperada porque eu fui através de todas as formas, só para ter um filho, mas sem sucesso
Fui aconselhado a doação de oócitos, inseminação ofício, a mãe de aluguel ou de eu ter sido vítima de um golpe de 4000 euros, etc……
já em 2013, eu perdi totalmente a esperança e ele tomou o meu marido me encaminha para o método da espiritualidade, é que eu sou herdeiro de um mau feitiço da minha mãe
Eu não acreditar, mas meu marido me consola de tentar porque ele tem um forte desejo de se tornar um pai
depois de executar tomei os chás, como eu disse, e eu disse: as palavras mágicas como já foi dito antes de manter uma relação com o meu marido é necessário que eu diga uma frase que eu fiz
os dias passam, sem nenhum sinal de que o sacerdote me envia mensagens de apoio por e-mail e um dia que eu estou na cozinha, comecei a sentir desconforto ou é sério e eu tinha que ligar para o meu médico que veio e após a análise, eu ouço ele diz: mas você está grávida?
que alegria! Eu não posso acreditar
por causa do cansaço que eu fui para a cama e à noite meu marido voltar do trabalho dá-me um grande sorriso que eu já recebi desde que nos casamos
minha querida eu tenho dado a luz a um menino bonito último mês
agradecer a este homem, para mim, aqui é o seu endereço : grandpretrekinha@gmail.com
enviar-lhe uma mensagem de agradecimento da minha parte, eu nunca parar de escrevê-lo para que ele seja abençoado amém

Avatar for Miguel Lucas
alexandra

Aqui é a minha história, meu ex me deixou para voltar ao outro há 2 anos, tanto que eu ainda gosto dele, eu tive que esperar até ele voltar para mim um dia, mas, infelizmente.
Um amigo aconselhou-me a recuperá-lo por meio de um certo mestre das divindades, o vodu, inicialmente eu pensei que eu estou lidando com um charlatant porque eu já estou ficando os médiuns e médiuns, em várias ocasiões, mas eu estava errado, eu admito que é muito eficaz.
O último rompe o vínculo entre o meu ex e meu rival e me trouxe de volta o meu ex em 7 dias, agora estou muito feliz por reviver o amor com ele e ele tornou-se mais sério do que antes.
Eu não sei o que o poder que a natureza tem, mas testifico que ele é o mestre em divindade é eficaz e podemos confiar nele para a sua obra. Deixo-vos o seu e-mail: grandpretrekinha@gmail.com
por favor contate se você realmente quiser recuperar o seu exemplo

Avatar for Miguel Lucas
amina

Olá mim, esta é a Amina eu sou do burkina faso tenho 25 anos de idade, eu morava na porcaria total, com a morte de meu pai, mas como eu sou uma menina curiosa eu olhei para atalhos e confiou-me um sacerdote da Fa no benim, que deu-me o que é que a bela vida
graças a ele eu vivo em França e, para uma vivenda de luxo, apesar da minha tenra idade " sou respeitado na minha área, eu lidar com artista de renome, tais como booba kaaris, e outros, além disso, eu financiar a marca de brincadeira o jovem rapeur que traz em suma, a vida é bela no meu lado com um segredo que os ricos têm ainda um segredo aqui é o endereço do antigo que me ajudou a confiar a ele e você vai viver melhor do que os seus inimigos inshallah
muitos são passadas para ele, mas eu vou deixar você de endereço o seguinte :grandpretrekinha@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Olá meu nome é Ana Paula, tenho 25 anos sou casada à 2 anos e tenho uma filha de um ano. Venho sofrendo diariamente com o meu jeito, tenho me tornado uma pessoa fria, ignorante, triste, não sei por qual motivo. Meu casamento está por um fio, por causa desse meu jeito, não consigo ser uma esposa carinhosa, dificilmente tenho relação sexual,meu marido conversa muito comigo e fala que isso não é normal e que preciso de um tratamento. Não sei o que fazer, me ajude por favor, preciso me tratar enquanto à tempo.

Avatar for Miguel Lucas
Jeferson

Então procure um tratamento Ana Paula. Pelo que você disse, tenho certeza que seu marido vai te apoiar. Prefira um profissional de psicologia cognitiva comportamental, não aconselho psicólogos que utilizam a linha de psicologia sistêmica, na maioria dos casos. Eu não sou psicólogo, mas se posso dar uma sugestão, acho que seria interessante você gastar energia em alguma atividade física, solitária ou com seu marido, para deixar os pensamentos negativos de lado. Eu não tenho muito o que dizer para ajudar, mas espero que todos aqui consigam atingir a felicidade e paz que procuram. Grande abraço para todos.

Avatar for Miguel Lucas
Jeferson

Procure um bom psicólogo, como o profissional que escreve estes artigos; que seja um profissional com alguns anos de experiência, e inteligente. Falar sempre dos seus problemas para um profissional fará com que você alivie a sua tensão de forma correta, antes que o ‘não falar’, não se aliviar, resulte em transtornos mentais. Ao contrario disso, se você sempre falar repetidamente dos seus problemas ao psicólogo, terá boas ferramentas para mudar de hábitos e pensamentos, para melhor, para mais positivivos. Procure saber qual é a linha de terapia do profissional antecipadamente e dar preferência a um profissional que atenda poucos pacientes por semana. Caso não possa sair muito, deixo a indicação de uma profissional muito conhecida, seu site é olgatessari.com.br. Ela também atende por e-mail. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Manu

Olá, sou Manu e tenho 17 anos e mais do que nunca estou sofrendo com um problema de ansiedade que tenho desde bem nova e já não sei como lidar com isso, Vejo que minha mãe não confia que tenho capacidade para conseguir entrar em uma universidade e que ela trata minha ansiedade como uma besteira onde tudo depende do meu interesse e mais nada, sendo que não consigo contar a ela que tudo que me causa esse problema psicológico teve inicio na infância por causa dela. Não sei o que fazer, sei que para descobrir o motivo concreto disso não basta um exame qualquer e um remédio mas ela não entende e falta muito pouco tempo para o vestibular. Por favor se poder me dê ao um conselho. Desde já muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Manu

coloquei o email incorreto aqui, desculpe

Avatar for Miguel Lucas
Manu

Olá, sou Manu e tenho 17 anos e mais do que nunca estou sofrendo com um problema de ansiedade que tenho desde bem nova e já não sei como lidar com isso, Vejo que minha mãe não confia que tenho capacidade para conseguir entrar em uma universidade e que ela trata minha ansiedade como uma besteira onde tudo depende do meu interesse e mais nada, sendo que não consigo contar a ela que tudo que me causa esse problema psicológico teve inicio na infância por causa dela. Não sei o que fazer, sei que para descobrir o motivo concreto disso não basta um exame qualquer e um remédio mas ela não entende e falta muito pouco tempo para o vestibular. Por favor se poder me dê ao um conselho. Desde já muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
neil

Meu nome é neil.I gostam de compartilhar meu testemunho a todas as pessoas no fórum porque eu nunca pensei que eu vou ter o meu namorado de volta e ele significa muito para mim, o garoto que eu quero me casar me deixou dois meses a nosso casamento para outra senhora, quando liguei para ele que ele nunca pegou minhas chamadas, ele me excluído em seu facebook e ele mudou seu status no Facebook de casada com Único, quando eu fui para o seu lugar de trabalho que ele disse a seu chefe que ele nunca mais quero ver me.I perdi meu emprego, como resultado de isso, porque eu não consigo me mais, minha vida estava de cabeça para baixo e tudo não passou suavizar com a minha vida, eu tentei tudo que eu poderia fazer para tê-lo de volta para mebut falhar para fora, até que Eu conheci um homem Quando eu viajo para a África para executar alguns negócios têm vindo a desenvolver alguns anos back.I disse-lhe o meu problema e tudo o que passaram por em tê-lo de volta e como eu perdi meu emprego, ele me disse que vai me ajudar , eu não acredito que, no primeiro place.but ele sweare ele vai me ajudar e ele me disse que a razão pela qual meu namorado me deixou e disse-me também alguns secrets.i escondida ficou espantado quando ouvi isso dele, ele disse que vai lançar um feitiço para mim e eu vou ver os resultados no próximo par de days.then eu viajar de volta para US o dia seguinte e eu liguei para ele quando eu cheguei em casa e disse que ele está ocupado lançando esses feitiços e ele comprou todos os materiais necessários para as magias, disse ele vou ver resultados positivos nos próximos 2 dias que é quinta-feira, Meu namorado me chamado exatamente 12:35 no sábado e desculpas por tudo o que ele tinha feito, ele disse que nunca soube o que ele está fazendo e seu comportamento súbita não foi intencional e prometeu não fazer isso again.it era como estou sonhando quando eu ouvi isso dele e quando terminou a chamada, eu liguei para o homem e disse-lhe o meu namorado ligou e disse Dr Egbo eu não vi nada ainda, ele disse que eu também vou buscar o meu emprego de volta em três dias o tempo, e quando era segunda-feira, eles me chamaram no meu local de trabalho para retomar escritório no dia seguinte, e obter mais promoção do meu escritório. agora eu dou graças a todos os pai na África dady muito obrigado por favor, se alguém precisar de tal ajuda deverá contactar urgentemente este homem, porque esta é a única maneira que eu posso pagar-lhe e ajudar o meu companheiro fórum também. este é o e-mail, dregbosolutioncenter@gmail.com,

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Acho que estou c isso td e mais um pouco.
Eu trabalho no trânsito do RJ e a violência e a falta de respeito das pessoas me deixa literalmente estressado ao chegar em casa no qual a minha família vive que é da minha mãe, (eu, minha esposa e minha filha) vem em cima de mim as contas a cobrança, a culpa tenho sim vontade de largar tudo e de sumir mais tento colocar na minha cabeça que minha filha precisa de mim e que seria egoísmo meu largar ela.
E quando vem um pensamento p acrescentar algo sempre vem o lado negativo das pessoas aonde minha cabeça parece que vai explodir e no entanto eu não consigo pensar em nada nada mesmo. Bom apenas um desabafo. Muito bom espero absorver algo para que possa me ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Bom dia! O meu irmão, sempre foi muito inteligente e não deu qualquer problema. Entrou na faculdade com 18 anos , fez Erasmus e eis que quando começa a escrever a tese de mestrado tudo muda, fica isolado, deixa de ter amigos e regressa a casa sem terminar a tese. Gostaria de saber como o posso ajudar. Neste momento ele apenas come e dorme vive fechado num quarto.
Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Mónica

Ola, tenho 23 anos, terminei recentemente meu curso de Licenciatura em Enferamgem, penso ter tido uma vida ate então normal, apesar de ser uma pessoa muito optimista de uns tempos para ca, não consigo realmente fazer as coisas que eu realmente quero, tenho essa dificultada em sair de casa e procurar emprego, embora consiga fazer isso em casa normalmente. Tenho um relacionamento de cinco anos, mas a partir do terceiro ano de namora, eu não paro de brigar com meu namorado, na verdade acho que ele não e o que quero ter, mas não consigo dizer um basta, ja me apaixonei por outras pessoas e acabo desistindo do que me faz feliz porque tenho do dele, isso me deixa bastante mal. Sinto que perco bastante tempo com meu relacionamento mas não consigo decidir. Só não quero ser culpada por destruir assim posso dizer uma vida!

Alguém me ajude, por favor!

Avatar for Miguel Lucas
Opinador inconveniente

Como louvarei ministrando cura, libertação e restauração para a vida dos outros se minha própria vida espiritual está estrangulada?! Não quero estar trabalhando pro Céu e indo pro inferno!!! não quero me batizar com um vício… Como fazer a obra sendo escravo do pecado e com problema de saúde?! na hora que vem a vontade, ñ penso em mais nada…Deus não brinca de ser Deus e o Diabo não brinca de ser diabo, sei que Deus existe e que o mal é um fato…a vontade de que Deus me leve logo vem crescendo dia após dia, é muito triste saber disso dum jovem na flor da idade, porém não consigo esconder minha insatisfação para com a vida e é melhor que O SENHOR me leve logo pra junto dEle do que eu me afastar de Sua presença e sofrer eternamente, já que os pensamentos imundos parecem um "aplicativo rodando em segundo plano", por mais que eu os impeça, eles continuam lá e as sensações físicas meio que já fazem parte da minha fisiologia, dia e noite, constante e inconscientemente ele me ataca e eu venho lutando contra isso, me sinto à beira da insanidade mental… não entendo! parece que amo mais a masturbação e a pornografia do que a Deus! Meio que não faz sentido viver e não praticar isso, essa prática é minha única "alegria", ou faço isso ou vivo numa espécie de ‘tédio angustiante’, essas são as impressões que tenho. Uma vez, havia decidido que não ia mais tentar parar porque várias vezes tentei e não consegui, comecei a aceitar que era condenado a viver assim, mas pra Glória de Deus não ‘joguei a toalha’. É difícil ver propósito na minha vida, não sei por que O SENHOR me criou, a alegria de viver é praticamente nula, às vezes me surpreendo ao perceber um fio de esperança no amanhã mesmo em meio a tantos pecados…se alguém me perguntar o que penso da vida, prefiro nem opinar para não blasfemar contra O SENHOR e, com isso, ganhar fama de ingrato e frustrado com a revelação de meus verdadeiros sentimentos. Ninguém sabe sobre isso, nem amigos, pais, irmãos, parentes, colegas, vizinhos,pastor, ovelhas, desconhecidos, conhecidos ou psicólogos (nunca freqüentei um), as pessoas não entenderiam, subestimariam esse meu defeito e ainda o jogariam no ventilador, e tenho certeza que ainda olhariam de rabo de olho pra mim com ar de reprovação, como se eu tivesse dado a maior mancada na vida ou vacilado "feio", virariam ‘juízes da moral’ e me julgariam!!! quem não conhece os seres humanos?! Só quem sabe disso é Deus, sofro em silêncio, faço o que posso e, mesmo assim, não sei mais o que fazer! A partir do momento que me proponho a ter uma vida santa, sei que é só uma questão de dias até a angústia atormentadora da sensação lasciva começar a me assaltar…poxa…olho pras pessoas na rua e vejo que elas têm uma vida sexual tão harmônica, uma libido tão natural…chego a me perguntar por que não sou como elas, por que não consigo viver em paz com minha libido em vez de viver em pé-de-guerra contra ela… minha vida é uma confusão tremenda em várias áreas! Sou visto como uma pessoa simpática, feliz e atenciosa, mas já estou de saco cheio de ter esse rótulo, pois na verdade sou hipócrita, sujo e escarnecedor, um porco ansiando por morar na lama!
O SENHOR sabe o quanto luto pra me libertar disso, neste ano (2015) faz exatamente a metade da minha vida em que venho sendo chicoteado e oprimido emocionalmente por esse problema (nasci em 87 e comecei nessa sujeira em 2001). Li num site que QUEM ORA NÃO TEM HORA PRO INIMIGO e é isso que venho fazendo, tem adiantado, mas estou num processo muito lento de libertação… não sei p q sinto tanta inquietação, principalmente quando vem a vontade de me masturbar e não faço. .fico sem motivação alguma enquanto não o faço….parece que só vou ser feliz me masturbando e vendo pornografia…A sensação é que o desejo "atacará a qualquer momento" e eu não terei opção a não ser ceder a ele para não sentir angústia, e isso me causa um tormento terrível. Eu não quero fazer mais isso, pois sei que prejudica minha vida espiritual. Como posso ficar repetindo algo que eu sei que não é bom? Eu não quero mais fazer isso; eu quero agradar ao SENHOR!… não aguento mais, as lágrimas correm pelo meu rosto quando erro, minhas orações são grunidos de angústia e desespero. Reconheço a soberania de Deus na minha vida. Entrego-me em Suas mãos. Torno-me dependente dEle. Só que no outro dia, lá estou eu, errando, perdendo minha santidade e cada vez mais longe da minha salvação. Tenho visto tantas pessoas ao meu redor precisando ouvir de Jesus, e eu não posso fazer nada porque Ele já não habita mais em mim e a culpa é inteiramente minha. Não tenho mais a quem pedir ajuda. MEU DEUS, TEM MISERICÓRDIA DA MINHA VIDA! Essa prática repugnante arruinou várias áreas da minha vida: emocional, sexual, física, social, mental, etc… Não namoro, não tenho filhos, ainda moro na casa da minha mãe ,me encontro afastado do trabalho por motivos de saúde há 2 anos e tive de trancar a faculdade no quarto período também por causa da saúde, quase não tenho amigos ou vida social, tenho ciência de que esse problema me causou um leve problema emocional e, consequentemente, mental, e também sei que os complexos que tenho podem ser diferentes doutras pessoas também viciadas nisso (pornografia e masturbação), pois cada ser é único, indivíduo-individual.
Pretendo ter uma família, mas com um vício desse, sobrevivendo a uma montanha-russa emocional, e ainda por cima com um problema de saúde, não é fácil e nem seria justo da minha parte fazer uma mulher e crianças sofrerem por causa da minha ‘estranheza vivencial’. Isso impediu meu amadurecimento emocional, , psicológico e sexual. Nossa… me sinto mergulhado no mar de pecados, predestinado ao sofrimento eterno… qual mulher vai querer um homem cum problema de saúde e, de quebra, cheio de angústias, questões e conflitos pra resolver na vida???!!!
Desenvolvi um complexo de rejeição terrível "graças" a isso, sem contar o nervosismo, a paranóia e a ansiedade. Talvez seja devido a esse complexo de rejeição que afasto pessoas do sexo oposto e, assim, destruindo a possibilidade de qualquer relacionamento amoroso…tenho certeza que as pessoas, principalmente as mulheres, têm uma intuição sobre quanto amor seu próximo tem pra lhes dar e se você não tem muito amor a dar, é rejeitado sutilmente, essa é a verdade nua e crua, ninguém está preparado pra acolher o lado podre de seu próximo.
Parece que você está sempre com a sensação dalguém estar tentando te seduzir, parece um espírito imundo se esfregando em você e sussurrando no pé do seu ouvido dizendo-lhe palavras de conforto, e você lutando contra isso e tentando manter o tesão do pênis em baixa, como se controlar hormônios e um complexo de "não-sei-o-que" fosse possível! … há o medo de gozar sem ter "aproveitado" a situação ,é como se fosse uma ameaça do tipo: ‘se você não pensar em safadeza e "bater uma", você vai gozar em vão e nunca mais terá outra oportunidade como essa’! Como se aquela ocasião fosse a melhor de todas, a única!!! …Sabe?!… E se você não obedecer a essa voz/sensação/impressão, ou sei lá o que, fica angustiado, nervoso, ansioso, paranóico, tenso…Parece o próprio inimigo ameaçando lhe provocar um ataque do coração, uma insanidade, dizendo que você vai parar no hospício ou sua alma vai sair do corpo ou que vai espalhar telepaticamente às pessoas todos os seus problemas se você não o obedecer…há também o medo da tentação, pois, com ela, logo vem os ‘sintomas lascivos’: frio na barriga, coração acelerado, pensamento pronto pro ‘lutar ou correr’, angústia sufocante, medo que saibam do seu problema e/ou que você está com tesão, paranóia, desespero, loucura… É o simples medo premeditado do que vai sentir após o ato, se estiver sozinho em casa, vai "rodar", na hora não há o que impeça essa "fissura libidinosa" de chegar aonde quer. Só o fato de você se sentir tentado, você já se sente como se tivesse pecado, porque as sensações angustiantes e as emoções atormentadoras são, nada mais nada menos, que a fissura, a pessoa pensa em mais nada, daí ao ato é um pulo, não importando onde o individuo esteja, ele vai dar um jeito de, quando chegar em casa e vir que está sozinho, montar um cenário especial, uma "lua-de-mel", pra tornar aquele momento o melhor e mais ‘aproveitável’ possível… Em vez de vivermos, sobrevivemos, pois a angústia e o tormento habitam nas tendas dos viciados… alguns dias, tenho de ‘fazer hora’ na rua e só ir pra casa depois da hora de alguém ter chegado do trabalho, porque sei q se eu for pra casa e ficar sozinho por muitas horas, vou fazer o que mais quero e o que não devo, mas, mesmo na rua, a angústia, a fissura e todas aquelas emoções esmagadoras permanecem, e aí, não tem jeito, é só uma questão de oportunidade… não é fácil, não é só pôr os pensamentos noutras coisas (embora ajude), pois nossas emoções (irracional, inconsciente) e fisiologia ficam arraigadas nisso, pra mais ou pra menos, dependendo do tempo que a pessoa se encontra em tal prática
Minha vida está um lixo, já não aguento mais, quando parece que vai melhorar, piora!
O problema é que quem não passa por isso inferioriza o problema e zomba de quem o tem, pois leio muito na internet sobre o assunto. Penso que vício é vício, se você não tem o A, pode ter o B, o C, o Y ou o Z, não sei se é predisposição genética, karma, ou outra coisa, mas não se deve subestimar a fraqueza alheia, porém, infelizmente, é isso que fazem!
Alguns viciados podem "bater" várias por dia e se sentirem ótimos enquanto outros se sentem um lixo com apenas ‘umazinha’; alguns podem fazer isso durante anos e conseguirem parar naturalmente e outros vão passar a vida lutanto contra isso por causa de alguns momentos de ‘alívio’, isso tudo depende da genética do indivíduo, cada ser é único.
Não entendo também médicos, psicólogos e até alguns "pastores" incentivando essa prática quando isso deveria ser um mal combatido a todo custo pela sociedade. Assisto a muitos programas e ouço debates acerca do assunto VÍCIO, mas o vício mais discutido é sobre drogas e quando falam sobre o de masturbação, deixam a desejar; nunca ouvi falar dum M.A. (masturbadores anônimos) ou de psicólogos cristãos disponíveis para atender a esse tipo de público. Parece que estamos à mercê do chicote, na "mão do palhaço", não que um acompanhamento psicológico fosse resolver o problema, mas ajudaria bastante.
Se o governo quer pessoas burras, com Q.I. inferior ao das demais, está fazendo um excelente trabalho na mídia, na rua e em todos os lugares, pois o mundo já jaz no maligno, logo, haverá mais pessoas pra mal-influenciarem do que pra bem-influenciarem seus próximos, tirando o fato da nossa natureza carnal, que já tende pro que não presta, e dizer não à carne é declarar guerra ao mundo, pois Jesus Cristo é O único capaz de nos livrar do império das trevas, regenerar nossas vidas e salvar nossas almas.

Um equilibrista atravessando um desfiladeiro na corda bamba se sente seguro quando não olha, nem para a corda nem para o desfiladeiro, mas sim para o seu destino, para um ponto fixo à sua frente, para a rocha: Jesus Cristo é a nossa Rocha!

É preciso desejar MUITO o abandono duma prática pela qual nossa alma clama constante e inconscientemente, então, tenham certeza que nosso Senhor Jesus Cristo está conosco nesse barco e nos ajudará nessa jornada rumo ao Céu.
"Porque para Deus nada é impossível." Lucas 1:37
"Buscai, antes, O Reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas." Lucas 12:31

Que o nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nossas almas!

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Bom…eu tenho 15 anos. Sempre fui uma garota muito alegre, mas nunca deixei de ser nervosa. Sou muito nervosa. Não gosto de passar na frente das casas das pessoas não sei porque tenho medo. Mas não sei o porque. Não quero que as pessoas me vejam. Por isso fico fechada. Mas meus pais estão implicando muito comigo. Sabe. eu sinto uma raiva que vem do nada. Uma raiva de querer matar todo mundo e começo a chorar. Xingar as pessoas e tudo mais. eu simplesmente não sei o quê fazer, pois sabe. eles querem me forçar a abrir as portas e janelas e tudo mais. Mas mesmo que eu queira e eu faça. começo a ter crise de raiva. Meu pai é muito mal comigo. Ele me contrária pois diz que eu sou louca que quer me internar, que eu sou retardada. Sabe ele me ameaçou me bater. Ele que parece que tem problema. Quer pular na gente. E fica muito estranho. Mas ele nunca foi ao psicologo ou ao psiquiatra. Da mesma maneira tem vezes que vejo alguns espiritos. Sei que pode ser algo da minha cabeça. De vez em quando ouço vozes a me chamar. Ou é do meu pai. Ou te alguma outra pessoa. Mas apenas me chama pelo nome. Eu tenho muitas dores de cabeça. Quase todos os dias. Talvez isso interfira em meu cotidiano…mas presumo que a causa disso seja pelo fato, de eu não estar usando óculos. Emfim..Eu de repente estou feliz ou mesmo calma, do nada sinto a raiva. Sabe…tem vezes que soco a cama pra não machucar alguém ou taco meu cell na parede. Eu me sinto mal por isso. Mas eu realmente não sei o que fazer. Eu mudo de humor facilmente. Sabe…já pesquisei muito sobre alguns transtornos, mas eu não sei o que eu posso ter. Talvez nada, ou talvez algo. Tenho muito medo. Eu sou uma boa aluna no colégio; estou de férias mas sla. Tem vezes que sinto vontade de fazer muitas coisas e em outros dias eu simplesmente não quero nada. Acordo mal humorada, com raiva,xingando. E eu não gosto de ser assim, eu juro que gostaria de ser uma pessoa mais calma. Mas simplesmente não consigo. eu me descontrolo. E pra não ficar com tanta raiva eu me tranco. Pra não discutir com as pessoas…Porque se discuto por qualquer coisa a raiva toma conta de mim. Poderia me ajudar? Tem dias que eu não aguento,,,. Agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Olá,

Venho por meio deste relatar o meu caso, tenho uma irmã um ano mais nova ( minha idade 22 e minha irmã com 21 anos). O problema está em minha irmã, ela tem alto-estima baixa, não consegui terminar nada que começa (curso, esporte, atividade, trabalho). Passa a maior parte do dia dormindo e assistindo televisão, com preferência em desenhos.
Não temos um bom relacionamento devido essa diferencia de personalidade, eu e minha família já tentamos ajudá-la de todas as formas cabíveis ( tratamento com psicologo, arrumando trabalho e atividades). Porém ela desiste no primeiro desafio, como por exemplo: acordar cedo para ir trabalhar. Sendo assim ela falta nos compromissos e acaba perdendo as oportunidades presentes. Esse problema vem persistindo ao longo dos anos e não vemos traços de melhoras.

No momento ela está desempregada e passa o dia todo em casa.

Gostaria de saber qual a melhor orientação para ajudá-la. Pois ela se recusa a participar de qualquer tipo de tratamento e nossas conversas são logo rejeitadas se tratarmos de assuntos ligados a responsabilidades cotidianas.

A grosso modo achamos que ela tem preguiça de fazer as coisas, mais creio que exista alguma solução para esses problemas.

Aguardo retorno.

Att,
Thaís

Avatar for Miguel Lucas
Débora

Boa noite,

Meu esposo saiu de casa em 26/01/16, ele apresenta diversos problemas semelhantes aos casos acima, diz estar confuso, considera se uma pessoa fria e coração duro, fala que gosta muito de mim, porém não consegui voltar, está morando sozinho, possui poucos amigos, não está saindo para festa, continua usando aliança, parece que não consegui desapegar se mim, porém não quer voltar, possui objetos pessoas em nossas casa, também não fala em vir buscar.
Está com esse comportamento estranho ha mais ou menos 4 eses, nosso casamento sempre foi ótimo, sem brigas e desentendimentos, já falei para ele se tratar, mais não aceita, porque acha que nasceu assim. É uma pessoa muito fechada, não consegui se abrir com ninguém.
Não sei o que fazer, preciso de uma ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Rosemeire

Oi bom dia , tenho um filho de 17 anos ele é um garoto muito bom aparentemente saldavel mas tenho algumas preocupações.
Ele é muito introspectivo quase não sae do quarto ,gosta muito de jogos de game quase não sai de casa tem poucos amigos ,não é de conversar nas redes sociais mas pelo que percebi está em alguns grupos mas não fala só observa as conesas.E uma pessoa inteligente sem problemas com o estudo, que eu saiba nunca namorou , não gosta de festas é muito passivo .gostaria de saber como lidar com esta falta de interesse em se relacionar já faz 4 meses que não sai de casa , mas não apresenta nervosismo desconforto ou estabilidade emocional mas estou preocupada
Se puder me ajudar agradeço

Avatar for Miguel Lucas
Paloma

Boa noite Dr Miguel tenho 20 anos me trato no Capsi geral meu problemas é uns pensamentos negativos que eu ando enfrentando no dia a dia e eu me magoou facilmente tenho receio de viver perto de pessoas negativas e perfeccionistas se eu pudesse eu sairia correndo pra bem longe fico me sentindo tensa eu não permito falhar e errar de vez em em quando eu não consigo acabar com isso preciso de ajuda imediatamente tenho um pouco de ansiedade não gosto sofrer sob pressão porque eu fico lembrando daquele passado dramático…..

Avatar for Miguel Lucas
Antonio Garcia Neto

Caro Lucas
Saudações,
Sou brasileiro, nascido na cidade de Fortaleza-Ce-Brazil. Sou portador de Distimia e Ansiedade crônica a mais de 25 anos com 4 tentativas de suícidio. Estou desempregado. Necessito fazer psicanálise, porém não tenho como pagar. Aqui no Brazil temos os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Esse serviço no entanto é muito precário. Tem-se que entrar numa fila de espera gigantesca. Como você deve saber pelas mídias, meu país atravessa um momento de crise política institucional. Estamos como você gostam de dizer: "A Ver Navios". Gostaria de saber se ´´e possível fazer com você psicanálise on line. Como ficou claro não posso pagar.
Aguardo sua resposta,
Antonio Garcia Neto

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

António,

A minha ajuda possível é através dos meus artigos, vídeos e respostas a comentários. Para lá disso, a única forma é através do meu serviço pago de consultas online. Esse é o meu trabalho profissional, não tenho como não cobrar.

Fico esperançado que consiga encontrar a ajuda que necessita.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Cláudia

Tenho 34 anos sou casada, moro no rio de janeiro, tenho um casal de filhos adolescentes (15 e 17), e tenho minha mãe, mas nenhum deles enchergam q preciso de ajuda e só recebo cobranças e críticas de q preciso reagir e deixar de ser preguiçosa,frescura (só rico sente), sempre tive dificuldades de me relacionar com pessoas, mas ao mesmo tempo amo as pessoas não gosto de ser sozinha, tenho um sentimento de rejeição que acredito é por meu pai não ter me assumido e registrado como filha..
Não sei como lidar com a situação q vivo hoje, quero viver, curtir a vida com meus filhos e ser normal, mas ultimamente não tenho forças para
viver, não tenho vontade de sair da cama e quando saio é para comer, ver
filmes(quarto sala e banheirom) amo praia, mas não tenho forças para ir.
Não consigo me firmar em um trabalho, tenho vontade de morrer, mas penso nos meus filhos.
Me ajuda, preciso de ajuda! Pfv!

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Oi,estou passando por um momento muito difícil da minha vida.Venho de um termino de relacionamento e não consigo fazer mais nada.Deixei de fazer coisas que eu mais gostava tais como, , musculação, comer fora, visitar meus familiares e ajudar as pessoas.
Meu relacionamento passou por muitas crises, eu sempre fui explosivo, impulsivo e nunca reconhecia meus erros, brigava por coisas fúteis, qualquer assunto em que era contrariado era motivo para briga, tive inúmeros ataques de raiva e isso corrompeu completamente meu casamento.
Eu acabei terminando com ela e ainda coloquei toda a culpa nela,hoje estou muito arrependido porque percebi que eu perdi a pessoa que eu mais amei até hoje.
Tenho muitos planos como fazer faculdade,construir uma família, fazer amigos.
Tenho constantes mudanças de humor e comportamento, eu queria poder falar isso pra ela, mas tenho medo de ela não entender, pensar que eu estou me fazendo de vítima ou apelando.
Preciso de ajuda, , não sei se vou atrás dela ou esqueço o passado e começo uma nova vida e como eu faria isso.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço pois quero muito me tornar uma pessoa melhor…Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
rosilene

boa tarde eu sou Rosilene,estava procurando o site de alto ajuda,encontrei,vir muito conselhos,e gostaria de saber como eu mesmo me ajudo,tbm venho sofrendo de depressao,não sinto vontades de conversar com ninguém só vivo no meu mundo,ja fix um tratamento melhorei por um tempo, mais agora sinto que esta voltando tudo dinovo,sinto vontade de ficar trancada e chorar

Avatar for Miguel Lucas
Edno gustavo

Oha so ja tive vários problemas psicológicos epoca triste,mas irei fala do presente,não consigo para de pensar
Vejo alguem morto,ja pensom. Alguem da minha família no lugar do morto. Neste instante pensei em uma pessoa esfaqueada,as vezes pensom que sou loco,sei la,so queria ser feliz

Avatar for Miguel Lucas
Teresa

OI,Miguel, estava procurando identificar o problema de meu filho e queria sua opinião. Ele tem 28 anos, é extremamente inteligente mas não sabe viver.Ficou dos 12 aos 20 anos com o pai pois separamos e ele não se dava com a irmã.Há seis anos pediu para morar comigo e fiquei muito feliz.Descobri um filho muito diferente do que era: introvertido, cheio de manias, só um amigo, nenhuma vida social, nenhuma experiência sexual, só levanta do computador para ir ao banheiro.Quando questiono algo fica com raiva de mim, de´pois pede desculpas.Financeiramente completamente dependente de mim e do pai.Pelo que vi acho que tem medo de assumir responsabilidades e tudo que peço para fazer tenho que explicar em detalhes e muitas vezes ele erra. Esta cursando Biblioteconomia na UFMG há seis anos, parece não querer formar.Voce tem ideia de como posso ajudá-lo ? Sou aposentada, separada, não me dou bem com o ex.Perdi uma filha com bordelaine que suicidou-se e de la para cá ele melhorou um pouco.Obrigada, uma mãe desesperada

Avatar for Miguel Lucas
ferrado

dizer que eh problema psicologico voces dizem mas dizer que estes problemas podem ser causado por agrotoxicos bullyng e outros venenos voces nao dizem ?!

Avatar for Miguel Lucas
jor

Quando agente não consegue a solução, o negocio e se isolar.

Avatar for Miguel Lucas
Veruska

Tenho TOC ,e vivo em crise pode me ajudar?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *