Como quebrar o terrível hábito da preocupação?
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Como quebrar o terrível hábito da preocupação?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Podemos considerar a preocupação como um stressor, é uma fonte direta de dores de cabeça, insónia, úlceras, paranóia, desordens de ansiedade, depressão e fobias. Alguns especialistas na área do stress acreditam que a preocupação é uma fonte indireta de desordens que envolvem o sistema imunitário, como o cancro. Nós podemos literalmente preocuparmo-nos até à morte. Por exemplo, quando a preocupação conduz à depressão e quando esta se torna profunda, o nosso sistema imunitário fica enfraquecido até ao ponto que uma mera constipação pode tornar-se num grande problema de saúde. Sente-se stressado, deprimido, ansioso, irritado, chateado, como se você e só você, estivesse destinado a sofrer?  incentivo-o a parar de pensar sobre o que está errado e/ou aquilo que o preocupa na sua vida, e proponho que se foque na criação de respostas de utilidade!

A preocupação estabelece uma relação forte com a ansiedade, incluindo ainda pensamentos e imagens de fúria. Isto é o mesmo que dizer que nos preocupamos com coisas que tememos vir a acontecer.  Por exemplo, para a personalidade tipo A (personalidade hostil), a preocupação definitivamente inclui pensamentos e imagens de fúria, dado que neste tipo de pessoas a ansiedade é transformada em fúria.

A preocupação pode definir-se, como uma angústia ou um agitação mental resultante da inquietação, geralmente algo previsível ou iminente. Existem dois aspectos da definição que requerem uma especial atenção.

  • A preocupação é uma atividade mental (cognitiva).
  • A preocupação é geralmente sobre algo que pode ou não pode acontecer no futuro.

Atenção: para uma melhor clarificação da exploração da preocupação, note-se que devem ser levados em consideração os  acontecimentos à distância no espaço, e não só no tempo. Ou seja, por exemplo o que está acontecendo em casa, quando você está no escritório. Assim, a preocupação é uma forma (uma forma muito pobre) para tentar controlar o futuro ou eventos e/ou outras pessoas à distância.

Existem várias formas diferentes de atividade cognitiva (pensamento), algumas conscientes e outras inconscientes. Os processos conscientes incluem auto-verbalização, imaginação, raciocínio abstrato, aprendizado, memória e armazenamento em relação a um comportamento intencional, entre outros. Qualquer atividade consciente pode ser facilmente identificada e controlada directa e imediatamente, e aquilo que fazemos conscientemente também afeta o inconsciente. Assim, considerando a preocupação, sabemos que:

  • Conseguimos identificar e controlar as preocupações.
  • Ao controlar a nossa preocupação consciente, podemos alterar o reservatório da ansiedade. A preocupação cria o conteúdo, cria a matéria prima para a ansiedade.

O tipo de atividade cognitiva consciente que conseguimos mais rapidamente ter controlo é aquilo a que chamamos de: auto-verbalização. Todos nós temos diálogos internos sobre as preocupações, esperanças, planos, decisões e assim por diante, e podemos facilmente observar o que estamos dizendo para nós mesmos, como estamos dizendo, quando estamos dizendo, e quais são as nossas perspectivas, intenções e indicações. Se pretende aprofundar o assunto acerca do impacto das verbalizações na nossa vida, pondere ler o nosso artigo: Deixe de dizer: desculpe, eu não sei, eu não consigo.

Dica: A preocupação, envolve uma grande dose de auto-verbalizações.

O controlo da preocupação pode ser facilmente conseguido através da intervenção intencional do conteúdo do diálogo interno. Uma técnica também muito eficaz na redução ou extinção da preocupação é através de imagens auto-dirigidas (como se fossem cenas de filme no ecrã da nossa imaginação).

PREOCUPAÇÃO E AUTOVERBALIZAÇÃO

Relembre-se, a auto-verbalização é simplesmente um diálogo interno, são conversas que temos connosco. Usualmente, quando nos preocupamos temos conversas connosco mesmos sobre coisas angustiantes que antecipamos acontecer. A palavra chave aqui é: antecipação. A preocupação, é por norma acerca de algo que ainda não aconteceu e que pode ou não acontecer. A preocupação é sempre acerca de algo imaginário. Não quero com isto dizer, que a preocupação é sempre má, ou que por vezes não possa ser uma coisa útil, por certo será. O que quero aqui apresentar, tem a ver com a preocupação excessiva, com a preocupação exagerada, aquela que acontece sem causa que seja suficientemente justificativa. Este tipo de preocupação é sempre sobre algo que ainda não existe.

A reter: A preocupação excessiva e exagerada, de fato, é um processo que nos torna angustiados sobre algo não existente. Dentro desta perspetiva, acaba por ser bastante inútil e descabido.

Naturalmente, a preocupação é por vezes sobre os eventos que imaginamos estarem acontecendo agora, mas distanciados de nós, como quando nos preocupamos em saber se as crianças estão ou não fazendo os seus trabalhos de casa, enquanto estamos no escritório. Este tipo de preocupação, pode considerar-se ajustada e justificativa. Mas, só se isso não passar a ser uma constante e não nos causar mal-estar.

A ILUSÃO DE SENTIR A PREOCUPAÇÃO

“Mas acha que não é verdade, eu preocupo-me com coisas concretas? Eu sei bem que as coisas que me preocupam são reais e já aconteceram.” Disse-me uma paciente: “O meu marido teve um ataque cardíaco, e isto é bem real, e eu estou extremamente preocupada com isso.” Não, na verdade a paciente não estava preocupada com o ataque cardíaco, ela estava preocupada com as consequências desse ataque cardíaco e com a repetição de outro. Acontecimento que poderia ou não ocorrer novamente. Ela estava emocionalmente abalada com o ataque cardíaco, mas ele já tinha acontecido, era uma situação conhecida. Nós preocupamo-nos com aquilo que não sabemos ou que tememos.

Você pode sentir-se exactamente da mesma forma em ambas as situações, quando está angustiado sobre um acontecimento real, e quando está preocupado. No entanto, a preocupação é um acontecimento cognitivo e intelectual, que é sentido sobre a forma de um sentimento. E os sentimentos são bem reais. Esta é a razão pela qual a preocupação o pode confundir ao ponto de ela fazer parte de si. “A preocupação é uma coisa bem real porque eu a sinto.” Esse sentimento é a reacção do nosso organismo aos nossos pensamentos preocupantes. E como sentimos a preocupação, julgamos não ser capazes de a eliminar.  Mas na verdade a única coisa real que acontece quando está preocupado, são os seus sentimentos e não os acontecimentos. Mas isto é uma ilusão.

Quando você estiver preocupado com alguma coisa, muito provavelmente está tendo conversas angustiantes com você mesmo, sobre coisas que imagina poderem vir a acontecer ou estar acontecendo fora da sua observação. Como você está, literalmente, preocupado com “coisa nenhuma”, esses acontecimentos que são imaginados na sua mente, e não no seu ambiente físico real, não há nada que você possa fazer sobre os alvos da sua preocupação. Você sente-se preso, sente-se num beco sem saída. Está desesperançado. Você não consegue fazer nada, acerca de coisa nenhuma. Esta é a ilusão.

Então o que fazer?

Você pode intervir nesses diálogos internos auto-abusivos como se fosse alguém de fora, um mediador. Você pode transformar esses diálogos em atividades úteis e produtivas, com o objetivo de acalmar medos que você sente e quebrar o ciclo mental inútil  de”terrívelisar” as coisas e acontecimentos da sua vida. Veja como:

  • Primeiro, use paragem do pensamento. Diga simplesmente na sua mente, “Pára”. Dispare mentalmente essa palavra, ou mesmo verbalmente, se necessário. Sempre que sinta que está exageradamente preocupado, pare o diálogo abusivo imediatamente. Esta técnica pode parecer demasiado simples, mas digo-lhe que funciona mesmo.
  • Depois, reponha o diálogo preocupante com um diálogo mais funcional e adequado. Na verdade, se alguns dos acontecimentos que está antecipando são susceptíveis de poderem  realmente ocorrer, você não pode desperdiçar o seu tempo preso num ciclo de preocupação. Você tem que planejar as suas respostas mais eficazes, para a maioria dos acontecimentos futuros prováveis (ou os acontecimentos que ocorrem à distância e que o afetarão no futuro). Você tem que determinar se há qualquer coisa que possa fazer de imediato, para impedir ou modificar os acontecimentos. Fale consigo mesmo acerca do que provavelmente irá acontecer. O que é que pode fazer no momento e depois? (Pense naquilo que pode fazer no momento para se preparar, modificar ou prevenir esses acontecimentos imaginados). A outra alternativa, bem menos eficaz é a preocupação.  Onde será melhor focar a sua atenção? Na preocupação, ou controlar os aspetos da sua vida que ainda estão disponíveis e ao seu alcance?

Vejamos o seguinte exemplo: A esposa do senhor que que sofreu o ataque cardíaco, preocupou-se em que medida aquele acontecimento iria afetar a sua vida futura. Qual iria ser o grau de autonomia do marido, até que ponto iria restringir as suas atividades, poderia voltar a trabalhar, até que ponto a sua vida financeira seria afetada se ele não pudesse voltar a trabalhar, iria ele ter outro ataque e morrer?

O que poderia a paciente fazer, para orientar os seus pensamentos e acções de forma mais adequado e funcional? Ela tem que quebrar o hábito nocivo do seu diálogo interno, do seu pensamento de agitação, e focar-se na obtenção dos fatos que são conhecidos, deverá projetar probabilidades, planejar estratégias para lidar com essas probabilidades e fazer tudo o que pode ser feito no momento. Ela tem que descobrir o que está sendo feito e o que pode ser feito para promover a recuperação do marido, tanto no hospital como em casa. Ela tem que planejar e agir de acordo com as modificações necessárias no estilo de vida do casal, que ajudarão a melhorar a condição geral do seu marido, da sua saúde e resistência às doenças, tais como dieta, exercício físico, tabagismo e redução do stress.

Deverá focar a atenção nas acções de utilidade. Se o marido não pode voltar a trabalhar por um tempo, a mulher deve descobrir os fatos sobre os benefícios por incapacidade que a sua empresa oferece, planejar o seu orçamento familiar levando em consideração os rendimentos familiares mais baixos. Ela deve decidir se precisa modificar o seu horário de trabalho para assegurar a sua participação no programa de recuperação do marido. Ou, eventualmente se precisa procurar um segundo emprego para colmatar as necessidades financeiras. Em suma, ela não tem tempo a perder com a preocupação, ela tem um monte de planejamento estratégico para fazer e acções a tomar. Em tempo útil.


PREOCUPAÇÃO E IMAGÉTICA

A imagética é a construção de imagens mentais, é o pensamento visual. Sempre que estamos tendo um diálogo interno, geralmente fazemos uso de imagens acerca de tudo aquilo que estamos falando. Então, se você estiver a falar sozinho sobre uma reunião que irá realizar, você está criando imagens na sua cabeça, da sala de reuniões, dos participantes, das acções e reacções dos participantes, acerca do seu desempenho, do discurso que quer fazer e das ideias que quer apresentar. Se você estiver exageradamente e desadequadamente preocupado com o encontro, as imagens vão ser angustiantes, uma vez que a preocupação será acerca de acontecimentos desagradáveis e indesejáveis.

Para continuar a usar a paciente do marido que sobreviveu ao ataque cardíaco, podemos especular que grande parte da preocupação expressa em imagens mentais que ela planeou, incluem: Visualizar o seu marido como um inválido, ficando totalmente dependente dela, física e financeiramente, viu o saldo da sua conta poupança diminuir, apesar de trabalhar em dois empregos para sustentar o seu estilo de vida. Imaginou a placa “Para venda” em frente da sua casa, que tanto trabalho lhe deu para pagar, mas que era preciso para se reformar, ao mesmo tempo que olhava para o seu marido no caixão recebendo as condolências de amigos e familiares. Todo este “filme” imaginário, foi de incapacidade, foi depreciativo e negativo, mesmo não sabendo se assim iria ser. Tudo porque se focou na preocupação e não na resolução para minimizar ou ultrapassar a situação. Terá valido a pena? sobejamente que não!

COORDENE AS VERBALIZAÇÕES COM AS SUAS IMAGENS

Assim que você consiga controlar e consequentemente implementar os seus diálogos internos adequados e adaptativos, você irá perceber que as sua imagens serão forçadas a mudar devido às novas mensagens que insere no seu pensamento. No entanto, se conscientemente escolher novas imagens para condizerem com o novo diálogo interno que está a criar para si mesmo, certamente acelerará e melhorar os seus resultados.

Técnica muito eficaz: Na verdade, se você tiver dificuldade em alterar as suas auto-verbalizações, mudar as imagens na sua mente será uma ferramenta muito eficaz e poderosa. Isto, porque, essa alteração irá fazer mudar as suas auto-verbalizações.

Quando cria imagens na sua mente, elas são “reais” para o cérebro. Essas imagens são tão válidas como se de fato esses acontecimentos tivessem acontecido. É como nos sonhos, se você sonhar que está a ser muito feliz e subitamente acordar, você sente-se realmente feliz? Quando vê um filme, e ele lhe transmite um forte estado emocional, você está ou não realmente a sentir-se dessa forma? Não importa se a experiência é interna ou externa, a sua mente não consegue automaticamente fazer a distinção. E, se assim é, podemos e devemos usar esta ferramenta a nosso favor.

Então o que fazer?

  • Primeiro, quando intervir na sua auto-verbalização de preocupação, observe as imagens que cria  juntamente com a preocupação. À medida que você for escolhendo as novas mensagens que decide criar para contrapor a preocupação, irá  querer também visualizar as  imagens mais adequadas que melhor possam contrapor imagens da sua preocupação anteriormente usadas.
  • Em seguida, forme imagens que representem o que você quer que aconteça de forma a que se oponham às imagens do que você teme que aconteça. Por exemplo: a figura da esposa preocupada com o seu marido no caixão, pode ser combatida com uma imagem dele de boa saúde, jogando um jogo ou esporte favorito.

Se você está lidando com um resultado provável de acontecer e que seja desagradável ou indesejável,  provavelmente inevitável, visualize imagens das suas respostas desejadas, adequadas e positivas para neutralizar as respostas/consequências temidas.

FATOS CONCRETOS DO HÁBITO DA PREOCUPAÇÃO

Um novo estudo realizado por Daniel Gilbert (que escreveu um ótimo livro chamado “Stumbling on Happiness“) e Matthew Killingsworth, confirmam algo que já se suspeitava: Nós, seres humano estamos grande parte do nosso tempo, examinado mentalmente. De fato, pouco menos de metade do tempo, 46,9% para ser mais exato, as pessoas estão fazendo o que é chamado de: “vaguear da mente“. Não estamos focados no mundo exterior ou na tarefa em mãos, estamos recorrentemente olhando para os nossos próprios pensamentos. Infelizmente, a observação feita a 2250 pessoas, propõe que esta atividade não nos faz sentir felizes.

O estudo foi desenhado para descobrir que tipo de atividades as pessoas faziam durante um dia completo, e o que as fez mais felizes. A preocupação (vaguear da mente) era apenas uma das 22 possíveis atividades que as pessoas poderiam enumerar. Os investigadores, descobriram que as pessoas estavam mais satisfeitas quando faziam amor, quando se exercitavam, ou se envolviam numa conversa. Eles foram menos felizes quando descansavam, trabalhavam, ou quando usavam um computador em casa. As pessoas relataram que mente vagueava pelo menos 30% do tempo, durante quase tudo, exceto quando faziam amor.

Avassalador: As pessoas reportam serem infelizes durante o vaguear da mente. Uma das coisas que fazemos quase metade do tempo, faz-nos infelizes! Não admira que existam tantas correntes espirituais e tradições religiosas  transmitindo a ideia  às pessoas para “viverem no presente”.

Aquilo em que as pessoas deixam a sua mente vaguear, afigura-se como um  melhor preditor da felicidade do que as atividades em que as pessoas se envolvem. Pense apenas numa implicações desta descoberta: ela explica por que razão uma determinada tarefa para uma pessoa pode ser o inferno na terra (digamos, o preenchimento dos formulários) e para outra pessoa pode ser o céu, se estas se encontrarem concentradas na tarefa.

A NOSSA HABILIDADE PARA PENSAR PODE COMPLICAR O SISTEMA DE SOBREVIVÊNCIA

O nosso sistema de de sobrevivência também pode ser descartado pelas nossas memórias e imaginação. Podemos sentir-nos vulneráveis e com medo, relembrando algo assustador que nos aconteceu anteriormente ou imaginando ameaças que podem ocorrer tal qual se tivéssemos na presença de um perigo real. Recebemos e processamos o mesmo sinal ameaçador em resposta a um acontecimento que decorre apenas na nossa mente, tal qual aconteceria numa ameaça física ao nosso redor. Conseguimos recordar todo o tipo de acontecimentos passados e imaginar todas as situações futuras de perigo. De forma, que na grande maioria das vezes preparamo-nos para reagir a situações de perigo que já passaram ou podem nem sequer vir a acontecer. Isto quer dizer que processamos mais sinais de perigo do que deveríamos e que isso nos gera confusão.

A preocupação é um tipo de pensamento que definitivamente aumenta a nossa ansiedade e torna as nossa vidas mais difíceis.  Se estivermos preocupados sobre se algo de terrível pode acontecer, provavelmente iremos evitar fazer coisas que poderiam ser engraçadas e recompensadoras. Por exemplo, podemos evitar um novo relacionamento porque temos medo de vir a ser rejeitados.

Preocupação, medo nas suas mais variadas formas, evitamento e ansiedade andam de mãos dadas. É primordial que  quem se sente afectado na sua vida por algumas destas condicionantes do bem-estar, saiba que todas estas condições podem ser melhoradas, prevenidas e eventualmente controladas a nosso favor.

Apresento um conjunto de artigos que escrevi sobre as questões abordadas, e que podem contribuir para a compreensão e melhoria de alguns destes estados incapacitantes:

Palestra em Vídeo

Se ao longo do tempo não tem conseguido libertar-se da sua preocupação excessiva, pondere adquirir a minha Palestra em Vídeo: Como Libertar-se da Preocupação Excessiva. Se pretende libertar-se do turbilhão de pensamentos preocupantes que têm vindo a consumir a sua energia e a atormentar a sua alegria, esta Palestra é para você.  Aproveite esta excelente oportunidade para aprender a lidar com os conteúdos incómodos dos pensamentos perturbadores até ao ponto que deixam de ser um problema.

Agarre esta possibilidade clicando na imagem em baixo:

Fico esperançado que possa ter ficado mais esclarecido acerca de um problema que afeta a todos nós e daquilo que pode fazer para reprogramar esse terrível hábito.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Márcio

Olá Miguel,

Seu artigo me ajudou muito! Preocupações simples as vezes se transformam em uma verdadeira paranóia por conta da rede pensamentos negativos que a minha mente cria. Vou por em prática as ações que você propôs e acredito que elas farão efeito.

Muito obrigado por compartilhar este artigo! Deus te abençoe!

Avatar for Miguel Lucas
maria

Olá Miguel,
encontrei muito interessante este artigo sobre a preocupação, tenho sido uma leitora assídua do teu blog, parabéns. Na realidade a preocupação excessiva nos leva a grande ansiedade e pode desencadear na síndrome do pânico. Depois de ler este artigo passei a meditar sobre a perda de tempo de preocupar-nos demais, afinal não temos condições de predizer o futuro.

abç

Avatar for Miguel Lucas
Vitor Thomaz

Já li diversos artigos do seu site e esta mudando o meu modo de pensar. Tenho passado por momentos de ansiedade sem motivos e não estava encontrando o botão para desligar o alarme do cérebro! Agora estou no caminho certo, quase 100% Só tenho que parar de me preocupar com coisas sem sentido, uma vez que todos meus exames estão perfeitos.

Muito obrigado.

Vitor.

Avatar for Miguel Lucas
léa

para me foi mais que uma informação, foi uma ajuda que já vinha procurando há muitos anos e nem sabia que existia. sinto que fui abençoada com estas informações. Faço tratamento com um psicólogo, mas esse assunto me ajudou de forma extraordinaria.obridada!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
reinaldo

Boa noite
Comecei a ler o texto e durante a leitura as preocupações com coisas malucas e inexplicáveis (ou n) da minha cabeça foram passando.
Mas gostaria que me ajudasse ,sofro com muitas preocupações e ansiedades que ja começaram a prejudicar um pouco a minha saúde.Quando as pessoas começam a não querer me incluir no grupo eu começo a me sentir mau,a vontade que tenho é de ficar calado então inexplicavelmente as pessoas a minha volta so fazem zuar da minha cara e fazer piada de mim,isso me deixa muito nervoso e preocupado me atrapalhando nos estudos e muito mais,enquanto que se eu estivesse interagindo com o grupo eles não estariam fazendo isso.Essas coisas já vem acontecendo no colegio em que estudo há uns 2 anos e eu estou precisando de uma ajuda,pois aos meus pais eu não consigo desabafar,estou realmente precisando de ajuda,as coisas já estão incomodando,essas preocupações citadas fazem com que eu me preocupe com mais coisas em outros ambientes (em casa por exemplo). Por favor me ajude! sei que o texto está um pouco confuso,é porque a minha mente também está assim,
Abraços

Avatar for Miguel Lucas
barbie

eu estou preocupada com o sinão da besta e quando eu me preocupo com alguma coisa eu fico super quieta com vontade de chorar de medo e fico com vontade de sair gritar abraçar alguem chorar muito agora estamos indo dormir eu vou chorar muito no meu quarto baichinho pra minha mae e meu pai n ouvir nada!

Avatar for Miguel Lucas
keira!

olá miguel, tudo bem.

eu tento fazer o q vc disse mas n consigo fazer nada disso eu n consigo esquecer nada!

Avatar for Miguel Lucas
Vivian Germano

Olá, Miguel
Gosto muito dos seus textos, você escreve de uma maneira simples e objetiva fazendo a gente
pensar e refletir nestas questões que afetam e prejudicam o nosso dia-a-dia. Parabéns.
Vivian

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Belíssimo artigo! Parabéns…
Me tira uma dúvida, se eu praticar:

(Em seguida, forme imagens que representem o que você quer que aconteça de forma a que se oponham às imagens do que você teme que aconteça. Por exemplo: a figura da esposa preocupada com o seu marido no caixão, pode ser combatida com uma imagem dele de boa saúde, jogando um jogo ou esporte favorito)

Mas se eu pensar assim e acontecer ao contrário, näo corre o risco de eu ter uma recaída?

Sou novo no site e estou pensando em me consultar online.

Avatar for Miguel Lucas
vilma jesus sena

gostei muito muito do seu texto fico meio confusa porque moro num lugar que não gosto vivo com uma pessoa já gostei hoje não mim sinto mas feliz do lado dessa pessoa e isso mim deixa preocupada porque não consigo tomar uma atitude tenho medo de não consegui viver sozinha preciso de um conselho seu.

Avatar for Miguel Lucas
antonio carlos de castro

Parabéns Miguel, é dessas pessoas como você que o mundo precisa URGENTE,colocar-se disponível ao outro através de seu conhecimento ,tirar os medos e inseguranças,,quantas pessoas se beneficiaram de suas explicações. Todos comeram,ficaram satisfeitos………(Lc9,17)

Avatar for Miguel Lucas
Jose

Ola bom dia Miguel, eu queria perguntar uma coisa. Se nos tivermos uma severa preocupação e se tivermos que mudar o pensamento, isso não cria tensão nervosa?

Avatar for Miguel Lucas
silvana teles

Bom dia, comecei a ler sobre seu texto, estou totalmente identificada, e vc descreveu cada passo que sinto.

Avatar for Miguel Lucas
EDUARDO

Artigo muito bom!

É exatamente como estou me sentindo "sem vida", um inútil, mas preocupações são diárias na minha vida, e todas com muito exagero.

Gostaria de uma ajuda, a quem devo procurar?

Avatar for Miguel Lucas
Evandro Costa

Parabéns pelo artigo!

Muito objetivo, tenho certeza que ajudou muita gente.

Avatar for Miguel Lucas
Rute

olá Miguel,sempre que estou ansiosa em excesso,venho ler seus artigos,amo eles e amo muito psicologia!!!!!! Tenho sofrido muito com os meus medos que cada vez estão mais frequentes,por conta disso minha vida está paralizada literalmente e com isso eu sofro muito,tenho medo de enlouquecer!!!! Faço tratamento com um psiquiatra muito bom, mas com psicologa que é meu sonho ainda não.Como faço pra conseguir uma otima psicologa que seja tão boa quanto vc? Como eu não estou trabalhando por conta da minha insegurança,não posso pagar particular,por favor me de uma ideia!!!!! da area da saude publica eu já fui e não aprovei, desculpa minha sinceridade, saio pior do que quando chego pode acreditar!!!!!!!! Obrigada mais uma vez pelos artigos!!!! um abraço RUTE

Avatar for Miguel Lucas
maria cristina alves vilela

Artigo excelente! Todos nós nos deparamos preocupados com alguma situação.E é difícil sair da mente até que se resolva.Um execício mental muito bom que pratico é o da visualização, tento trocar imagens negativas por positivas, e vou mais longe,me lembro de músicas saudáveis que me embalam e vou relaxando.Mas isso requer prática!

Avatar for Miguel Lucas
JAKE

OLÁ BOM DIA!!! DESDE O MES PASSADO,NO FINALZINHO,DPOIS DO NATAL,PASSEI MAL,FAZENDO VOMITO,TONTA E SEM VONTADEE NEM UMA DE DEFCAR, E SEM VONTADE DE COMER,COMO = SÓ Q POUCO,HJ,AINDA SINTO TONTURAS E NÃO CONSIGO AINDA DEFECAR.TOMEI LAXANTE COMO LACTOR PURGA,FIZ NAQL EXATO MOMENTO MAIS DEPOIS NADA,DAI ENTÃO COMPREI YOGURTE DE AMEIXA E DE MAMAO E NADA,AGORA COMREI LACTOSE E YO TOMANDO AINDAEU ME ALIMENTO + É MTO POUCO.ISSO POSSA SER PSICOLOGICO?DRº ª?AGUARDO ARESPOSTA.OBRIGADA TENHA UM BOM DIA!!!

Avatar for Miguel Lucas
JAKE

OLÁ BOM DIA!!! DESDE O MES PASSADO,NO FINALZINHO,DPOIS DO NATAL,PASSEI MAL,FAZENDO VOMITO,TONTA E SEM VONTADEE NEM UMA DE DEFCAR, E SEM VONTADE DE COMER,COMO = SÓ Q POUCO,HJ,AINDA SINTO TONTURAS E NÃO CONSIGO AINDA DEFECAR.TOMEI LAXANTE COMO LACTOR PURGA,AMIS DEPOIS NADA,DAI ENTÃO COMPREI YOGURTE DE AMEIXA E DE MAMAO E NADA,AGORA COMREI LACTOSE E YO TOMANDO AINDAEU ME ALIMENTO + É MTO POUCO.ISSO POSSA SER PSICOLOGICO?DRº ª?AGUARDO ARESPOSTA.OBRIGADA TENHA UM BOM DIA!!!

Avatar for Miguel Lucas
Waldilene

Ola Miguel!
Estou atrás de artigos como esse, esclarecedores para entender melhor o meu comportamento, sofro de ansiedade-depressiva cronica, e um dos maiores "inimigos", é a preocupação excessiva, lendo pude identificar que tenho esse comportamento desde da infância, por "Medos", e pelo ambiente da minha casa e família. Hoje, isso está em um nível incontrolável que mesmo com tratamento e terapia, não tenho conseguido superar. Por isso decidi pesquisar e fazer uma "auto ajuda", comigo, e através desse artigo, me esclareci e me vi, em cada atitude citada por ele, quero vencer esse mal , pois ele têm me paralisado em várias áreas da minha vida. Muito bom! continue ajudando-nos. Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Waldilene, quem procura acha!
Minha contribuição:
Você já entendeu que os maiores amigos e inimigos estão dentro e nunca fora de nós. OK!

Você já identificou a origem do problema. Não conheço ninguém que tenha tido uma infância perfeita. A questão afetiva desencadeia muitas manifestações: desejáveis e indesejáveis. Perdoe a todos e valorize-se cada dia mais. OK!

Tudo tem controle. Superação é uma questão de autoconhecimento e preparação.
Dicas:
Precisará encontrar a melhor medicação com um ótimo Psiquiatra. A maioria dos profissionais irá focar a serotonina para sua questão. Penso que inibir a recaptação da dopamina e da noradernalina seja mais interessante. Estude mais sobre esse assunto para poder dialogar com o médico e avaliar seu desempenho.

Um ótimo Psicólogo para ajudar na reprogramação do seu sistema “operacional” mental. Aproveitar o que é útil, reeditar as crenças limitadoras, calibrar a percepção e a interpretação, instalar novos hábitos. Ganhe tempo com a ajuda de um profissional. Sozinho é muito doloroso.

O biofeedback ajuda a regular o organismo para controlar a ansiedade. Controlando as várias formas de respiração, você terá maior controle do corpo e da mente.

Leia todo o material ofertado pelo Dr. Miguel. Ele é um ótimo profissional e aborda os assuntos com maestria.
Sucesso!

Avatar for Miguel Lucas
zena

Sou extremamente preocupada sinto um medo não sei doque, me preocupo com todas as coisas que tenho que fazer no meu dia a dia coisas simples sinto uma sensação muito ruim em saber que preciso fazer coisas simples, do meu dia a dia e quando vou fazer sinto uma impaciência descontrolada a preocupação é tanta que estou me sentido muito muito canssaço fisico sendo que minha vida quase parou estou sem energias para tocar a minha propria vida, sinto um pezo nos ombros e na nuca e uma espécie de sufocação na garganta e pescoço apos o meio dia precizo ficar deitada de tanto canssaço, e ja acordo com rigidez muscular o simples fato de fazer algumas ligações , já e motivo para me preocupar não tenho dívidas ou doenças graves me alimento muito bem faço alguns exercícios mas a ansiedade não está me afligindo muito por favor me ajude

Avatar for Miguel Lucas
zena

Corrigindo: A ansiedade está me afligindo muito me ajude. obda

Avatar for Miguel Lucas
fabianne

Eu sofri muito com preocupações exageradas e sem sentido , e pensamentos repetitivos escravizantes durantes anos , até que resolvi buscar ajuda. Fui diagnosticada com TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA e passei a tomar fluoxetina 20 mg todos os dias. Existe a cura , hoje graças a Deus estou curada e feliz , e digo sempre : ”graças a Deus e a fluoxetina , eu estou curada” . MEU CONSELHO É ESSE :BUSQUE AJUDA MÉDICA , TENHA DEUS TAMBEM EM SEU CORAÇÃO… , converse com um médico ,TOME O REMÉDIO ,PORQUE FAZ EFEITO SIM , EXISTE A CURA, E É SÓ BUSCAR !!! bjs e saude a todos 😉

Avatar for Miguel Lucas
carla

meu deus estou desesperada entrei nesse sait e vi uma esperanca nao consigo para de me preoculpar me ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Doutor Ansiedade

Corte a palavra ‘Será’ da sua vida troque isso por ‘ vai acontecer com certeza’; não importa oque seja, bom ou ruim..

Exemplo: Medo de sair a noite e ser assaltado.

Pensamento Errado. Sera que se eu sair nao vou ser assaltado:?
Pensamento Certo. Sim, vou ser assaltado com certeza, vao levar tudo
Pensamento Errado. Sera que eu apanhar alem de ser assaado:
Pensamento Certo. Sim, vou ser apanhar muito e parar no pronto socorro alem ser ser assaltado com certeza,
Pensamento Errado. Sera que se eu chamar a policia tera vingaca:
Pensamento Certo. Sim, vai ter vinganca, vao colocar fogo na minha casa
Pensamento Errado. Sera que se eu me queimar no fogo::?:
Pensamento Certo. Sim, vai vai queimar tudo, comigo dentro
etc etc
nao tem fim.

No fim , vc sair a noite, vai se divertir e nada vai acontecer. O terror existe apenas dentro da mente.

Avatar for Miguel Lucas
CECILIA

Seu artigos são simplismente fantásticos, uma linguagem de fácil entendimento e de muita propriedade.Obrigada por ajudar á todos nós que sofremos de TAG.

Avatar for Miguel Lucas
adria

Eu terei uma apresentação na escola e hoje é sexta feira e ela será quarta da outra semana e eu nem pesquisei para o cartaz eu tô loca gente estou muito preocupada só que a apresentação e para toda, toda, toda a escola mesmo.Se pelo menos fosse só para minha sala eu não ésoaria assim mas gente e para toda a escola e é a minha primeira apresentação de frente para toda a escola.Gente será que vai me dar um branco? aí eu penso na minha excursão da escola que será dia 30 de abril

Avatar for Miguel Lucas
Neto

A preocupação excessiva é um problema e muitas pessoas tem, mas para todo problema tem uma solução e psicologia dá uma solução para esse problema. Por isso considero a psicologia como uma disciplina fascinante. E a uma coisa que acredito é que a preocupação excessiva seja apenas uma das muitas causadoras de uma sociedade caótica com a maioria dos indivíduos problemáticos. Ter problemas é normal, o ruim é conforma-se com eles. Imagino eu como seria a sociedade no futuro se implanta-sem essa disciplina no ensino médio. (sabendo que para resolvermos um problema precisamos conhecer o causador dele, e para isso o conhecimento básico psicológico seria perfeito).
OBRIGO me ajudou bastante. (0)_(0).

Avatar for Miguel Lucas
fabianne

gente , sofri muito com preocupações exageradas e sem sentido , e pensamentos repetitivos escravizantes durantes anos , até que resolvi buscar ajuda. Fui diagnosticada com TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA e passei a tomar fluoxetina 20 mg todos os dias. Existe a cura , hoje graças a Deus estou curada e feliz , e digo sempre : ”graças a Deus e a fluoxetina , eu estou curada” . MEU CONSELHO É ESSE : NÃO SOFRAM TANTO, BUSQUEM AJUDA MÉDICA , TENHA DEUS TAMBEM EM SEUS CORAÇÕES… TOMEM REMÉDIO ,PORQUE FAZ EFEITO SIM , EXISTE A CURA, E É SÓ BUSCAR !!! bjs e saude a todos 😉

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

Comecei a ler as postagens aqui a alguns meses devido a um fracasso pessoal que me abalou muito, depois disso comecei a me preocupar demasiadamente, comecei a ficar muito ansioso, comecei ter insonia, pensei que talvez seria passageiro e não procurei ajuda, estou longe da família e ando muito solitário, a aproximadamente 2 meses tudo tem piorado drasticamente, o tempo passou e não melhorei nada, pelo contrário não consegui executar minhas tarefas, tudo que começava não terminava, por várias vezes ficava mais de 24 horas acordado pra no dia seguinte tentar dormir pelo cansaço e por vezes acordava no meio da madrugada alerta e com o coração saltando pelo peito, agora isso está muito ruim, durante a noite com as luzes apagadas é um silêncio total ,um sentimento de isolamento e os pensamentos ruins não cessam, levanto afobado e passo a madrugada acordado, no dia seguinte não faço nada direito. A algumas semanas comecei a beber muito todos os dias pra tentar aliviar esses sentimentos e tentar dormir (o que aconselho a não fazer pois isso alivia momentaneamente e após dormir você levanta muito mais cansado que o normal se arrepende por mais um dia perdido e vira um ciclo vicioso) hoje vejo que o tempo passou e tudo está pior, não sei como lidar com essa situação. Estou em uma situação bem complicada e parece que tudo dará errado, não consigo aplicar nada das dicas que leio, me sinto um inútil e estou em uma situação onde vejo que irei fracassar novamente, os pensamentos ruins não param de forma alguma. Só queria desabafar, não estou aguentando mais isso. .

Avatar for Miguel Lucas
David

Olá amigo Miguel tenho 26 anos de idade de uns 12 anos praca do nada cara do nada eu senti uma agonia um aperto no peito tremores e principalmente falta de ar dai então na minha cabeça eu acho que essas sensações irao acontecer e isso me trava me deicha de mal umor nao concigo pensar claramente ate que de um tempo para cá eu tenho controlado um pouco essa situação mais vejo que não é suficiente Miguel Miguel pesso sua ajuda amigo porque pelo o que eu li aqui nem o bernar ranger chega nos pés mais vcs dois sao foda só te pesso uma direção Miguel meu nome é david e moro em Florianópolis sc.um Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Luis Samuel

Olá, obrigado pela matéria gostaria de falar que nos últimos dias comecei a sentir medo e stress e depois minha mente respondeu com dores de cabeça fortíssimas e pulsações de ouvido e pontas dos dedos, fiz a tomografia ontem vou pegar o resultado e espero que não seja nada além de ansiedade mais fico com mais medo e mais stress, cheguei no limite as vezes sinto que vou desmaiar e meu maior medo é de morrer, oque fazer?.

Avatar for Miguel Lucas
eddie

Estou para me matar

Avatar for Miguel Lucas
Samuel Antunes

Eddie, calma meu amigo, essa não é a saída, como foi falado no artigo, as preocupações não tem sentido algum, é se for algo real aconteceu e acabou, tenha coragem para mudar. Passei por uma depressão a alguns anos , graça a Jesus me recuperei mas fico muito preocupado as vezes , a questão é não entregar os pontos . Não sei se você crê em Deus, mas falo por mim que nos momentos que precisei ele falou comigo algumas vezes por pessoas que eu não conhecia e chegou até a confirmar praticamente com as mesmas palavras uma delas. Jesus te ama e tem um proposito na sua vida, nao fomos criados em vao. Que você possa conhecer ou se a chegar mais Ele . Joao 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Avatar for Miguel Lucas
Augusto Barros

Será possível relaxar sob o peso de preocupações angustiantes e obsessivas?

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

A verdade eu era uma pessoa bem super saudável, comia muito tinha um corpo lindo. Até que fui parar na emergência por ter ressecamento e estava sangrando muito. O medico perguntou na fixa ” você tem câncer de intestino não ? na sua família tem histórico de câncer não ? ‘ nunca mais parei de passar mal, na verdade tudo piorou .Eu não sei o que fazer estou deixando todos minha volta loucos, meu marido não aguenta mais, meu pai e minha mãe só faz sofrer.
Formigamento, pelo o corpo sede o tempo todo, parei de comer. queimação nas costa e no abdome, gases, tremores, calafrio, urinando muito, vomitando, músculo latejava, aperto na cabeça uma dor de cabeça fora do normal.
Essa semana parei de urinar toda hora, estou estranhando.Eu não sei o que mais fazer para voltar ao normal, isso está me incomodando muito. Mas, se o filho da mãe daquele medico tivesse dito aquilo eu tava bem hoje.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Borges

Eu estou tao preocupado, mais tao preocupado, que estou pensando em me matar , não aguento mais.

Avatar for Miguel Lucas
taiane

oi meu nome é Taiane tenho 23 anos e a 2 mes tras desenvolvi uma falta de ar terrivel q eu pensei q ia morrer..entao fiz exames e a medica mim disse q exames de sangue deu normal ms unica coisa q lterou foi o raio x..q disse q tava com peneumonia…ai só veio a preocupação pesnamentos de que vou morrer e ate medo de sair sozinha pra lugar longe eu tenho, dai passando a falta de ar que durou certa de 2 semanas e alguns dias, fiquei com uma coisa intalada na garganta dai a preoculpação fuii pior..pois agora ñ consigo comer direito beber agua se tornou algo dificil e ate pra engolir minha sliv eu mim engasgo passo mal direto, tenho muitas vezes tarquicdiaco, palpitaçoes, maõs tremulas, fico agitada, mim dá uma agonia de estomago sensação de medo,tontura pensamentos negativos, falta de ar tudo q vc imginar garganta seca minha preoculpação já chegou no nivel 11 pra ñ dizer 10 pq ando stressada fico mim perguntando meu Deus o que ta acontecendo comigo eu ñ era assim quero minha vida como antes de uma pessoa normal sem preocupaçoes isso ta mim matando aos poucos ñ tenho animo pra nada as vezes eu vou a ru fazer um passeio pra mim destrair mas os pensamentos estao lá, ñ sai da minha cabeça presciso de uma judar msm….ando muito preoculpada

Avatar for Miguel Lucas
taiane

oi meu nome é Taiane tenho 23 anos e a 2 mes tras desenvolvi uma falta de ar terrivel q eu pensei q ia morrer..entao fiz exames e a medica mim disse q exames de sangue deu normal ms unica coisa q lterou foi o raio x..q disse q tava com peneumonia.mas depois de 5 dias fui a emergencia de novo pois ainda tava sentindo faltad de ar fiz exmes de novo e ñ deu nada só q toda vez q vou ao medico passando mal faço exames nunca da nad, medica mim pergunta se to ansios preoculpad e eu sempre digo q ñ, mas agora eu sei q tudo q eu sintoé procupação..ai só veio a preocupação pesnamentos de que vou morrer e ate medo de sair sozinha pra lugar longe eu tenho, dai passando a falta de ar que durou certa de 2 semanas e alguns dias, fiquei com uma coisa intalada na garganta dai a preoculpação fuii pior..pois agora ñ consigo comer direito beber agua se tornou algo dificil e ate pra engolir minha sliv eu mim engasgo passo mal direto, tenho muitas vezes tarquicdiaco, palpitaçoes, maõs tremulas, fico agitada, mim dá uma agonia de estomago sensação de medo,tontura pensamentos negativos, falta de ar tudo q vc imginar garganta seca minha preoculpação já chegou no nivel 11 pra ñ dizer 10 pq ando stressada fico mim perguntando meu Deus o que ta acontecendo comigo eu ñ era assim quero minha vida como antes de uma pessoa normal sem preocupaçoes isso ta mim matando aos poucos ñ tenho animo pra nada as vezes eu vou a ru fazer um passeio pra mim destrair mas os pensamentos estao lá, ñ sai da minha cabeça presciso de uma judar msm….ando muito preoculpada

Avatar for Miguel Lucas
jonas

bom dia tenho pensamentos relacionados a minha esposa estou desesperado, pois fico imaginando ela com outro namorado de 25 anos atras, já que me jurou que nunca teve intimidades com ele, mas meus pensamentos não conseguem assimilar esses juramentos, de vez em quando quando cansado e estressado me vem sempre essas imagens dela com outro homem, sou muito ligado em erotismo, será que tudo isso pode estar relacionado a isso, muitos me dizem que é uma ligação com as imagens que costumo ver na internet e foco as imagens nela e que faço?, sou trabalhador em um centro espirita e me disseram que isso dever ser uma obsecção, o que posso fazer

Avatar for Miguel Lucas
fredy

olá Dr. tenho sofrido muito durantes esses últimos três messes, desde junho desse ano mim veio uma sensação que estou doente no qual não consigo mais dormir direito teve uma noite em que os pensamentos foram tão frequentes que não conseguir dormir e mim veio uma dor na nuca insuportável ao ponto de achar que estava com inicio de AVC, não sei mais o que fazer pois só mim vem pensamentos negativos, peguei uma tosse seca que não sara não sei ao certo si é do meu psicológico essa tosse, poderia desencadear fatores físicos como: falta de ar, tosse, dor de cabeça, falta de paciência fraqueza devida a preocupação extrema?
Gostei muito do seu texto!

Avatar for Miguel Lucas
Mateus

Olá Miguel. Gostaria de parabenizá-lo e agradecer pela disponibilidade dos artigos. Sofro muito por causa de ansiedade e preocupação. Sou estudante de engenharia, tenho 20 anos, e as vezes me sinto a pior pessoa, incapaz de conseguir entender algumas matérias, fico impaciente e ansioso, tento estudar mas não consigo, e parece que tudo vai desmoronando e que não vou conseguir aprovação nas disciplinas. E a partir de então eu comecei a desenvolver crise de pensamento acelerado, depressão, entre outras coisas. Fico preso em meus pensamentos negativos de que tudo irá dar errado e que me torno cada vez mais incapaz de lidar com as situações. Perco todas as esperanças e começo a observar apenas quem está em situações melhores que a minha. E assim vou me afundando cada vez mais. Entretanto, ao ler seu material, comecei a ter uma breve noção de que mudar e seguir uma outra linha de pensamentos, pode nos ajudar muito. Estou tentando me planejar melhor, esperando novos resultados e que sejam positivos. Ah, e esqueci de falar, além de me prejudicar muito psicologicamente toda essa ansiedade, eu sofro com queda de cabelo devido essa onda de preocupação, sendo isso o que mais me afeta, pois estou ficando com o cabelo mais ralo a cada semestre, e creio que esse tipo de problema afeta a autoestima de todos que o tem. Sinto meu couro cabeludo queimar, e começa a arder, como se estivesse caindo todos os fios, e isso agrava ainda mais meu estado de ansiedade. Quero muito mudar minha visão a ponto de consertar essa bagunça. No mais gostaria novamente de agradecê-lo, e quero sempre estar seguindo suas dicas. Espero que daqui uns dias eu consiga ter uma mente blindada, a ponto de conseguir um autocontrole mais eficaz. Obrigado.

PORQUE É TÃO DIFÍCIL PARAR DE SE PREOCUPAR? – Bees Brasil

[…] Mas crenças positivas sobre a preocupação podem ser ainda mais prejudiciais. É difícil quebrar o hábito preocupação se você acreditar que a sua preocupação o protege. Para parar a preocupação excessiva e […]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *