Descobrir a direção da sua motivação, desejos, objetivos ou sonhos é um fator fundamental para construir de forma eficaz a estratégia que lhe permite manter-se alinhado com as suas ações. Esta direção pode ser no caminho daquilo que queremos ou pelo contrário, no caminho daquilo que não queremos. A direção motivacional é um programa mental que afeta toda a nossa vida. A um nível biológico ou físico, todos nós desenvolvemos ambos: a motivação para nos afastarmos ou nos dirigirmos para algo.
Afastamo-nos da dor, desconforto, e stress, e dirigimo-nos para o prazer, conforto, e relaxamento. Em determinadas alturas da nossa vida e em diferentes situações estas duas formas motivacionais podem servir-nos. Todos nós usamos ambas em determinado grau. Irei apresentar as razões pelas quais a motivação que surge quando nos dirigimos para o nosso objetivo é mais apelativa do que a de nos afastarmos daquilo que não desejamos.
Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre como ser um campeão na vida:
- Vida de Campeão
- Como desenvolver equilíbrio emocional
- Aprenda a gerir as emoções e a ter controlo na sua vida
- Como conseguir atingir objetivos na sua vida
- A influência da ansiedade no seu sucesso
- Porque razão desistimos dos nossos objetivos
- Seja o seu maior fã
- Coloque todas as suas habilidades em jogo
- Torne-se num aprendiz eficaz e não pare de aprender
- Espere o melhor e alcance-o
A série: Como ser um campeão na sua vida, pretende dar a conhecer aos leitores as estratégias e processos que lhe permitirão ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida.
Construir o processo de realização do objetivo
Saber o que você quer é um processo fundamental para ter sucesso na sua vida. Igualmente importante é ter a certeza se aquilo que pretende alcançar vale realmente a pena, de tal forma que ficará satisfeito quando o alcançar. Você achará isto útil quando elaborar a série de perguntas que lhe permitirão desenvolver os seus objectivos, de forma que valham a pena e estejam alinhadas com a pessoa em que pretende transformar-se.
Selecione um objetivo específico
Primeiro, o que é que você quer? independentemente do que você pretenda obter, alcançar ou desenvolver, de que forma você pensa acerca do seu objetivo? Você pensa no seu objetivo como sendo fácil de alcançar ou de uma forma que seja quase impossível de alcançar? O que proponho a seguir irá permitir-lhe ter a certeza que pensa o seu objetivo de tal forma que irá achar que o alcançará de forma fácil.
Declare o objetivo e forma positiva
Verifique se o seu objetivo é indicado em termos do que você quer, e não aquilo que você não quer. Por exemplo, se o seu objetivo é “Eu quero que os meus colegas de trabalho parem de se lamentar, ” ou ” Eu quero parar de me sentir mal quando as minhas propostas não são aceites,” ou “Eu não quero falar tão rápido durante as minhas apresentações,” você está pensando naquilo que não quer que aconteça.
Você deverá transformar essas declarações naquilo que você quer. Deverá dizer: “Eu quero que os meus colegas de trabalho se responsabilizem pelas suas tarefas.” “Eu quero aceitar o feedback como uma oportunidade de melhorar as minhas propostas e formas de comunicação.” “Eu quero estar ciente da minha voz enquanto falo e ser flexível o suficiente para fazer ajustes sempre que necessite.
Sempre que pensamos sobre aquilo que não queremos, ou aquilo que queremos evitar, na grande maioria das vezes criamos exatamente isso mesmo nas nossas vidas, dado que é nisso que a nossa mente se foca. Pare de se orientar por aquilo que não deseja que lhe aconteça.
O nosso organismo, a nossa mente necessita de indicações diretas e precisas para realizar uma tarefa ou focar-se em algo, por este motivo, aquilo que pensamos ou dizemos deverá estar sempre alinhado com a obtenção positiva do resultado. Deverá ser declarado o mais específico possível, para que nos possamos certificar que é exatamente esse resultado que estamos a criar.
Dica: Alterar as suas declarações internas e/ou pensamentos daquilo que não quer fazer ou que não quer que lhe aconteça, para aquilo que quer ou pretende que lhe aconteça, é uma mudança simples que fará uma enorme diferença na obtenção dos resultados.
O objetivo deverá depender de si próprio
Certifique-se que declara o seu objetivo de uma forma em que a obtenção do mesmo dependa de si próprio. Se o seu objetivo depender de outras pessoas, irá necessitar igualmente que essas pessoas mudem. Você ficará numa situação muito mais vulnerável. Não quero com isto dizer que não existam situações em que dependemos de alguma forma do trabalho de outros, no entanto sempre que lhe seja possível é importante que formule os seus objetivos de forma a que seja capaz de os alcançar, independentemente do que as outras pessoas fizerem. Isto pode parecer demasiada pretensão ou auto-centramento, por isso vamos tentar perceber melhor esta ideia através de alguns exemplos:
Vamos partir do principio que o seu objetivo é: “Eu quero que o meu chefe pare de me criticar.” Dado que isto depende de uma mudança no comportamento do seu chefe, é algo que está fora do seu controlo. Este objetivo deixa-o numa posição vulnerável, depende da mudança do seu chefe. Se você reformular, ficará assim: “O que é que eu posso fazer, que irá permitir manter-me capacitado, independentemente daquilo que o meu chefe pensar?” Isto irá colocá-lo no comando do seu objetivo. Isto irá transmitir-lhe um sentimento sobre o seu próprio valor e capacidade para agir, mesmo quando o seu chefe o criticar.
Como saber se alcançou o seu objetivo?
Como é que você saberá se alcançou o seu objetivo? Algumas pessoas têm dificuldade em saber se alcançaram o seu objetivo ou não. Isto acontece porque não têm uma forma de medir se o seu comportamento no dia-a-dia está a fazer com que se aproximem ou se afastem do seu objetivo.
No mundo esportivo a avaliação da performance ou do resultado é uma preocupação e de igual forma um meio muito utilizado pelos treinadores e atletas para se certificarem se os seus objetivos caminham em direcção daquilo a que se propuseram. Medir ou analisar as nossas acções face ao resultado é um fator preponderante para a obtenção bem-sucedida dos nossos objetivos.
Todos nós necessitamos de ter a certeza que estamos no caminho do nosso objectivo, em que ponto nos encontramos e o que é que ainda é necessário fazer para continuar a trabalhar. É igualmente importante, sabermos se já chegámos onde queríamos. Saber se alcançámos aquilo que pretendíamos é importante, dado que necessitamos de sentir a satisfação de alcançar o resultado desejado.
Por exemplo, um dos seus objectivos talvez seja ter mais sucesso. Se você não tem evidencias sensitivas específicas, o que é que irá ver, ouvir ou sentir acerca do que ser bem-sucedido significa para você? Você pode trabalhar toda a sua vida para ser bem sucedido e até alcançar óptimos resultados, sem nunca sentir o “sucesso”. Você pode definir sucesso, como obter o sorriso de alguém, obter um determinado emprego, alcançar um determinado salário, ou qualquer outra coisas mais específica, mas se você não o definir, não o obterá.
Selecione onde, quando e com que quer alcançar o seu objetivo
É muito importante pensar acerca de quando é que você quer ou não quer o seu objetivo. Por exemplo, se o seu objetivo é sentir confiança, você quer sentir-se confiante sempre? Você quer sentir confiança para pilotar um avião, mesmo não tendo qualquer tipo de treino? Por vezes cometemos o erro de querermos sentir uma determinado sensação a maioria do tempo, quando nem sequer acreditamos conseguir tê-la. Sentir-se confiante quando você tem o treino e capacidades adequadas, torna essa confiança sólida e apropriada.
Com isto garantido, poderá explorar toda a panóplia de outras possibilidades de sentimentos na sua vida, incluindo: curiosidade, desejo, competitividade, compaixão, tenacidade, amor, e muitos outros.
À semelhança de um atleta que treina canoagem, e sente-se confiante para enfrentar alguns rápidos num rio agitado, por certo não sentirá a mesma confiança se necessitar de fazer escalada. É muito mais fácil para cada uma de nós alcançar um objetivo quando temos cuidado sobre onde, quando, e com quem será apropriado.
Certifique-se que o seu objetivo é ecológico
Por vezes com a pressa de atingir o nosso objetivo, podemos perder o controlo do resto da nossa vida. Isto pode verificar-de de forma muito vincada nas expressões “faço o que for preciso” ou “a qualquer custo”. por certo as pessoas que enveredaram por este tipo de pensamento, terão uma história muito diferente para contar.
Por vezes o seu passado é um calvário de relacionamentos mal sucedidos, amizades perdidas, Desencontros com a vida. Quando finalmente são bafejados com o sucesso, sentem-se incapazes de o gozar porque as suas vidas foram singularmente dedicadas a essa tarefa, e com o sacrifício de muitas das coisas que tornam a vida significativa.
Leve em consideração as pessoas que reconhece como significativas para a sua vida. Como é que a obtenção dos seus objetivos afeta essas pessoas. Considere as questões positivas e negativas. Irá o seu objetivo inibir outras responsabilidades na sua vida? Irá mudar a forma como se relaciona com os seus colegas de trabalho, amigos ou familia?
Dica: Descobrir as dificuldades, os prós e contras que irá encontrar na realização do seu sonho, não deverá dissuadi-lo, mas permitir-lhe de forma antecipada preparar-se para o alcançar.
Crie uma visão futura entusiasta
Defina o que deseja. Pense onde quer estar no futuro, crie uma imagem disso. Repare nos pormenores, nas cores, na forma, imagine com o máximo de detalhes, como se de um filme se tratasse.
Veja-se no futuro a desempenhar o papel escolhido. Esta imagem do futuro acontece onde, em que circunstâncias, que sensações lhe transmite? Coloque-se na situação e viva-a mentalmente por alguns minutos vendo-se a atingir o seu objetivo. É como se o futuro estivesse mesmo ali, perto, brilhante e colorido. Observe e ouça todos os detalhes como se estivesse envolvido de uma forma prazerosa.
Forme o seu objetivo de maneira funcional. À medida que se visualiza a desempenhar o papel escolhido de uma forma extraordinária, use a seguinte lista de seis condições imperativas para formar de maneira funcional o seu objetivo:
- O objetivo que você vê é positivo. É acerca do que você quer e não do que evitar.
- Você quer alcançar esse objetivo. É um “quero” e não um “tenho.”
- Você é aquele que o pode realizar, e não outra pessoa qualquer.
- Você consegue realizá-lo, não é impossível.
- O objetivo é específico, não é geral.
- O objetivo é ecológico: Você consegue antecipar o efeito do objetivo e certificar-se que é positivo para os outros afetados pela sua realização.
Crie uma imagem entusiasta. Agora use um conjunto de efeitos especiais visuais na sua visualização, como se visse a si mesmo a alcançar o objetivo no futuro. Centre-se no seu corpo e nas suas emoções e verifique que sentimentos está a experienciar. Você pode visualizar vários cenários para ver diferentes coisas a acontecerem em diferentes situações que estejam relacionadas com o objetivo.
À medida que a imagem do objetivo vai ficando mais real na sua mente é natural que sinta isso no seu corpo através da emoções. Leve o tempo que necessitar e goze a visualização da realização do seu objetivo. Perceba que é você que está a criar, dirigir e a tornar-se no seu objetivo.
Observe a plataforma. Preste atenção naquilo que alcançou e quão atrativo é construí-lo. Perceba que existe uma plataforma que liga o momento presente a esse futuro particular. É como que uma plataforma através do tempo. Em psicologia podemos chamar de perspectiva temporal de futuro. Uma visão ligada por um conjunto de percepções e sensações que o orientam na caminhada do seu objetivo. É necessário conseguir ver para onde caminha, e se o futuro não existe na realidade é necessário orientarmo-nos de forma imaginada.
Não deixe de criar a sua visão futura por lhe parecer um exercício fora da realidade. Na verdade é isso mesmo que se pretende, que crie imagens mentais daquilo que quer atingir ou que lhe aconteça no futuro. Por certo não é o fato de imaginar o seu futuro que ele se materializa, no entanto aquilo que mais fez avançar a humanidade foi a capacidade de o Homem conseguir pensar o mundo que o rodeia na sua mente, antecipando resultados, acontecimentos e situações. Toda e qualquer realização nasce de uma ideia que foi pensada, imaginada e projetada no futuro. Depois para que ela se materialize é necessário passar à acção.
Dica: A ação é energizada pela ideia que se tem acerca daquilo que pretendemos alcançar, e igualmente da forma como vamos alcançar.
E VOCÊ TEM TENDÊNCIA PARA SE AFASTAR OU APROXIMAR DO SEU OBJETIVO?
Afastar-nos ou aproximar-nos dos nossos objetivos é algo que acontece com todos nós. No entanto, nem todas as decisões e estratégias que usamos estão corretas ou nos ajudam a chegar onde desejamos. Partilhe as suas experiências e participe deste debate! Comente!
Abraço,
Miguel Lucas
Toda e qualquer realização nasce de uma ideia que foi pensada, imaginada e projetada no futuro. Depois para que ela se materialize é necessário passar à ação.
Eu entendi o texto, entretanto, fique com uma dúvida, se por exemploo meu objetivo for mudar minhas crenças , como saber se o objetivo foi alcançado?
E quando o nosso objetivo é a aprovação no vestibular? Como vencer o desânimo, manter o foco nos estudos para conseguir esse objetivo?
Tenho muitos pensamentos e desanimos por dia, tento foar , mas nao consigo, o que faço? entendo muito sobre a positividade, ja pratiquei, e deu muito certo, mas acabei deixando a negatividade voltar, e mudo o foco, mas as vezes canso
gostei muito de seu texto, e realmente o mais dificultoso é quando se deve depender de outrem. Tenho um filho de 10 anos, e minha família não me ajuda em absolutamente nada. Simplesmente tenho q me virar ao trabalhar, e pra estudar nem se fala.. queria muito fazer psicologia, pois meu sonho é ser do quadro de saúde militar, mas terei de esperar meu filho crescer para ele me ajudar e conseguir ficar sozinho pra eu conseguir estudar. Quero muito isso, mas sei que talvez não passe de um sonho não realizado…
Todos os sonhos podem ser realizados Aline , tenha fé e foco que eu tenho mais do que certeza que ira realiza-lo.
E o que falar de um objetivo a longo prazo(aproximadamente em 10 anos) se atualmente a idade ja ultrapassa dos 50? Ai que desanimo… Com o coraçao partido tenho que buscar outro objetivo.
Sucesso amigo no seu trabalho.
gostei do texto, mi fez ver como posso traçar os meus objectivo e como posso alcansar, obrigado pela dica
Adorei! Achei muito importante para que possamos ir passo a passo, rumo ao que queremos de verdade.
Minha situação é mais complexa, sempre soube o que quis, mas n tive como fazer. Sempre quis biologa, mas minha situação fincaeira nao permite, meus pais nao me ajudam em nada. Me formei em tecnica de enfermagem e tecnica de enfermagem do trabalho, mas não sigo a profissao, logo passei pra tecnico ambiental numa escola federal aos meus 18 anos e me formei aos 21, gostava pois adoro a area de meio ambiente, mas como no segundo semestre nao tinha universidade publica aberta p biologia fiz p geografia e passei, no primeiro semestre desse ano passei p biologia na UENF e larguei a faculdade de geografia. Mais uma vez desviando o foco. Mas achei que fosse minha chance de mudar e fazer o que quero, mas como meus pais nao me ajudam e a faculdade e muito longe tive que colocar licenciatura p poder trabalhar e manter a faculdade e depois fazer mais um ano p bacharel. A faculdade ainda não começou. Eu não quero parar! quero seguir e me formar.. o que fazer?
Olá Miguel. Realmente, a necessidade de definir os objetivos é o primeiro passo para atingi-los. Parece algo bobo, mas há milhares de pessoas que nem ao menos sabem disso sabem disso. Parecem barcos sem rumo. Especificá-los também é fundamental. Não basta dizer: "Ah, Quero Ficar Rico".. Você precisa especificar, tipo: "Quero ganhar R$ 15.000 por mês daqui 1 ano". Lembro que o próprio Napoleon Hill fala isso.. Com relação à força de vontade e à dedicação em alcançar os objetivos, achei interessante também, e era um ponto que eu não havia pensado. Lendo isso, acredito que o certo é ter um equilíbrio e não deixar que as outras partes da sua vida sejam tão afetadas, como deixar de lado os seus entes queridos. Tudo tem seu tempo. O importante é procurar, juntamente com bom-senso, paciência e perseverança ir em busca dos objetivos. As vezes podemos ter que esperar, ou ter um revés temporário. Mas nada substitui a persistência e a paciência. Esses dois formam uma dupla forte. Por último, o que você escreveu, sobre criar uma visão entusiasta do seu futuro é uma das dicas mais importantes para a sua materialização. Isso ajuda a ressignificar o subconsciente, que realmente é quem causa a mudança na vida de uma pessoa. Escrevi mais sobre isso e sobre o tema central desse post no meu blog: http://www.alcanceaprosperidade.com.br/como-alcancar-suas-metas-na-vida/. Parabéns pelo blog e conitnue postando artigos de qualidade. Abraços!
Gostei da matéria que li; pois eu tinha a dificuldade de levar avante todo e qualquer objetivo a desistência era um agravante que me prejudicava porém depois do que aprendi aqui me acho capaz e vou conseguir , estou acima do meu peso gosto de jogar futebol e estou com dificuldades de fazer isso más vou conseguir chegar no meu peso ideal comecei hoje já fiz caminhada e alguns lances de correr vou conseguir porque sei que sou capaz e a sua matéria será meu guia e o esforço deixa comigo .um abraço………….grato
Eu estou seguindo os passos e estou feliz com os resultados… Algo que ajudou bastante foi criar uma lista dizendo o que sou agora e o que tenho, abaixo escrevi o que quero ser e o que quero ter e o tempo para isso …. Ex . Daqui a 5 anos quero estar formada em arquitetura e o ano quem vem quero uma casa com pisvina e
Dr. Miguel! Estou acompanhado seu site há poucos dias, mas já faço leituras diárias desde então. Sou muito inconstante nos meus objetivos. Pela manhã leio e me foco por exemplo em decisão de estudar para concursos, e me vejo a tarde sem motivação alguma para agir. Insisto nessa inconstância já há grande tempo e não tenho tido êxito. Alguma sugestão?
Adorei este post, me ajudou muito. Assim que me formar penso em ter um esc.de contabilidade.
Meu sonho é ter alguns clientes pequenos e que possam pagar meu salario para poder ter uma vida boa. Quero trabalhar de casa, sozinha não penso em ter grande empresa com funcionários.
Isso é possível pois depende exclusivamente de meu esforço. Abs..
Gostei muito da materia.. Trabalho na area de transporte, com uma uma carreta. Tenho28 anos meu objetivo ter uma empresa na area sera possivel??
excelente artigo parabens gostei mesmo resta colocar em pratica
Olá Miguel,
O seu texto é uma verdadeira alavanca de sentidos para mim. Obrigada por partilhá-lo conosco. Mas, ao lê-lo percebo que o meu comportamento tem sido no sentido me afastar de meus objetivos. Isso é frustrante! Quero muito mudar isso e fazer acontecer na minha uma nova realidade cheia de cores e que faça mais sentido pra mim. Seria maravilhoso. A questão é que sempre que começo, por algum motivo as coisas se dispersam…Preciso de ajuda, obrigada pelo espaço.
Boa tarde, é ótimo os artigos, que você escreve, mas e quando sofremos uma desilusão, ex como quando chegamos tão perto de se alcançar um objetivo, e de repente essa chance é tirada de vc. Como ter motivação para seguir em frente e lutar pelos seus objetivo???
legal esses pontos…pra refletir ne!!!!!!!!
Não pude ler todo, mas gostei do artigo.
Tenho a certeza que ira ajudar-me muito a saber escolher os meus objectivos , o porque desse objectivo , como alcança-lo , e o que fazer e como fazer para alcança-lo .
É muito fácil falar, mas no meu caso sonhava junto com meu esposo em sair do aluguel e comprar nosso apto. Depois de 20 anos descobri que o sonho era somente meu e não dele. Sempre pensando só em viagens, gastou todo o dinheiro e nunca me participava de nada, OK eu também desfrutei das viagens, mas jamais imaginei que pagaria esse preço hoje fui enganada.
Hoje ele está aposentado sem grana, e o nosso aluguel está tão caro que a única saída é sair da cidade ir morar longe Na verdade me casei com um ccabeça de vento que nunca pensou no futuro. Sinto-me frustada, enganada e triste, totalmente sem motivação. Pois a força de trabalho era ele, já que meus trabalho nunca ganhei bem. O levei tanto para ver se ele comprava um apto para nós era tão barato na época e ele nada, quando passo e vejo o que perdi me pergunto o que fazer da minha vida?
:/
E quando a pessoa não consegue alcançar um objetivo por não saber o que quer, ou do que realmente gosta, e ela finge e mente pra si mesma que gosta daquilo, mas não da tudo de si por que no fundo não faz com prazer, mas faz pq não sabe do que realmente gosta?
Tenho dois objetivos na minha vida. Os dois são extremamente difíceis de se alcançar ,para alcançar um preciso do outro e tem um deles que falam que é coisa passageira e boba mas não penso assim .
Explicação bem objetiva e técnica explicada pela PNL. Convido vocês para estudarem mais sobre o assunto assinando meu canal no youtube ou visitando meu web site e se inscrevendo na lista. Estou com foco em explicar e resolver todas as dificuldades apontadas pelos buscadores.
Olá, Muito bom o texto. Estou muito interessada nesse assunto, pois tenho muito dificuldade em dar continuidade aos meus planos. As dicas vão ajudar bastante.
olá, boa noite Miguel Lucas! parabéeens, espetaular cada palavra. No Mee caso me sinto vazia, e que minha auto estima esta muito afetada, tenho dificuldade em me aceitar e isso esta me atrapalhando muit, o que fazer? nao consigo foar nos estudo , acho que nunca tenho tempo, e que e sempre a mesma coisa, nunca conluo o que faço e deixo me levar por qualquer opiniao, preciso de ajuda
Adorei estou fazendo uma pesquisa e era tudo aquilo que eu precisava. obrigada, e vou me aprofundar mais alcançar os meus objetivos é muito importante. obrigada
gostei do texto,tenho 48 anos, e ate hoje nao tenho nenhum objetivo por que acho que nao sou capaz nao sei mas o que faço. tenho medo do futuro, nao tenho animo, faço por fazer, tento mas depois desanimo, o que faço, sou muito negativa
Muito obrigado fiquei muito solido pra correr atras dos meus objectivos
[…] na totalidade. Temos de levantar a questão de como uma pessoa perde o desejo de perseguir ou atingir objetivos. A resposta envolve uma teoria surpreendente que nos leva mais perto de compreender como é que o […]