As perdas e ganhos, vitórias e insucessos, facilidades e dificuldades, são tudo faces de uma mesma moeda. São tudo resultados separados por uma linha muito ténue. Na grande maioria das vezes esses resultados dependem de nós, das nossas ações, da nossa forma de pensar e agir, das nossas crenças e expectativas dos nossos sonhos e medos. Os nossos resultados estão intrinsecamente relacionados na “magia” de acreditar.
Até que ponto você acredita nas suas capacidades para que estas o possam levar a esperar o melhor resultado possível e a iniciar um conjunto de ações no sentido de alcançar o que pretende? Acreditar, é uma construção tremendamente poderosa que está dependente das suas expectativas. Acreditar, depende do grau em que julga conseguir cocretizar algo.
Não deixe de ler também todas as outras partes desta série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:
- Vida de Campeão
- Como desenvolver equilíbrio emocional
- Aprenda a gerir as emoções e a ter controlo na sua vida
- Como conseguir atingir objetivos na sua vida
- A influência da ansiedade no seu sucesso
- Porque razão desistimos dos nossos objetivos
- Seja o seu maior fã
- Coloque todas as suas habilidades em jogo
- Torne-se num aprendiz eficaz e não pare de aprender
- Espere o melhor e alcance-o
ESPERE O MELHORE E ALCANCE-O
Não pretendo passar a ideia que para alcançar algo basta acreditar que conseguimos e logo isso acontecerá. Não é essa a mensagem que quero transmitir. O que irei apresentar gira em torno de uma estruturação do seu pensamento, da forma em como o pensamento se interliga com as nossas emoções, crenças e desejos. E que acreditar que conseguimos fazer algo, ou que algo nos faz bem, aumenta a probabilidade disso acontecer. Em psicologia, tem-se vindo a estudar o efeito placebo. O que é o efeito placebo?
O efeito placebo é quando se associa um determinado benefício a algo inócuo. Por exemplo, quando um investigador dá um comprimido de açúcar (sem qualquer efeito curativo) a um paciente dizendo-lhe que é um antidepressivo para o tratamento da depressão, e este relata ter melhorado. O simples facto de pensar que estava a tomar um medicamento que lhe iria melhorar a sua depressão, o paciente melhora, não pelo efeito do comprimido, mas sim por acreditar que iria melhorar.
O que se terá passado? Aquilo que acontece é que todos nós temos a capacidade de nos colocarmos em determinados estados que facilitam o nosso funcionamento, a nossa melhoria e progresso. Acreditar, aumenta a probabilidade de sermos bem sucedidos naquilo a que nos propomos, desde que isso seja uma possibilidade. Muitos de nós fazemos isso no nosso dia-a-dia, uns mais que outros, mas todos fazemos num determinado grau. Aquilo que dizemos a nós ou que acreditamos, aciona o mecanismo da sugestão.
Quando acionamos o mecanismo da sugestão, toda a nossa estrutura mental irá trabalhar de acordo com aquilo que lhe foi transmitido. A sugestão, funciona como um mecanismo automático, que irá acionar alguns mecanismo do nosso organismo no sentido deste seguir as indicações sugeridas por nós mesmos. Seguem-se um conjunto de ações com o objetivo de concretizar o que desejámos. Grande parte destas ações acontecem sem termos consciência delas. Para o bom ou para o mau. A nosso favor ou contra nós, no fim irá acontecer um determinado resultado.
RECONHEÇA AS SUAS CRENÇAS
Para resolver os nossos problemas primeiro temos de os reconhecer, o reconhecimento é o primeiro passo para a solução. Tente reconhecer as suas crenças negativas. Cada vez que você sinta uma emoção forte, pode ser uma boa indicação de que acionou uma determinada crença. Ganhar consciência dos seus pensamentos e percebendo o tipo de diálogo interno, você vai notar certas palavras-chave ou frases que geralmente são típicas das crenças que nos governam.
As declarações que incluem palavras como “sempre” ou “nunca” (absolutas e extremas), ou frases que implicam condições como “se … então …” e “a fim de … eu devo …” são bons exemplos. Às vezes, porém os nossos pensamentos não refletem diretamente as nossas convicções de forma tão óbvia. Uma boa maneira de descobrir as suas crenças, é ir mais fundo e analisar os pensamentos negativos que você está tendo.
Por exemplo, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
- Se esse pensamento negativo fosse verdade, o que seria tão ruim nisso?
- O que significaria para mim / para outras pessoas / mundo / para o meu futuro?
- Qual é a pior coisa que poderia acontecer?
REFORMULE AS SUAS CRENÇAS
O problema com as crenças nucleares negativas é que elas tendem a ser exageradas, absolutas e muito rígidas. Uma crença, saudável, positiva e útil é aquela que está aberta a novas provas, o que significa que ela irá reformular-se segundo a nova informação que implementamos na nossa mente, até que contradiga a crença antiga. Mas uma crença inútil é aquela que é inflexível.
Por exemplo, uma crença persistente de que “Eu sou um fracasso”, mesmo em face de muitos sucessos do passado, é negativa. A crença mais saudável seria algo como: ‘Eu falhei nessa tarefa, mas tenho conseguido fazer outras bem no passado”. “Eu sou apenas um humano, e como tal posso falhar”.
As nossas convicções, influenciam as regras pelas quais nos orientamos na nossa vida. Juntas, as nossas crenças e regras formam um mapa mental para a vida, dizem-nos como chegar onde queremos ir, como nos comportar e como pensar. Mas se as nossas regras são baseadas em crenças disfuncionais, desajustadas ou imprecisas, será lógico que as nossas crenças também possam funcionar contra nós. Muitas vezes, elas levam-nos a fazer escolhas ou tomar decisões que na realidade trabalham contra nós.
CRIE O HÁBITO DE PENSAR POSITIVO
Os resultados dependem então das nossas crenças, daquilo em que acreditamos, daquilo que sugerimos a nós mesmos. Se você criar o hábito de esperara o melhor, e não o pior, aumentará a probabilidade de ser bem sucedido. Certamente, que temos de fazer um conjunto de coisas que nos coloquem no caminho daquilo que pretendemos, mas este caminho será tanto mais fácil, quando melhor for o estado que nos colocarmos face ao nosso objetivo.
Quer acredite que consegue ou que não consegue fazer algo, tem sempre razão. O acto de acreditar trás até si um mundo de possibilidades, desperta o que de melhor há em si, aciona as suas capacidades, as suas forças, as suas virtudes, coloca-o no seu melhor estado possível. E se for possível, você alcança.
Como já referi, o simples facto de acreditar não lhe garante que irá conseguir algo que quer. Mas certamente, aciona em si os mecanismos possíveis, coloca-o no máximo das suas potencialidades, favorecendo-o. Quando você consegue alterar os seus padrões mentais e começa a pensar positivo, começa a estruturar pensamentos construtivos e de capacidade, a mente torna-se mais criativa. Se criar o hábito de pensar positivo a sua mente torna-se mestre em procurar soluções para o seu problema.
As redes neuronais do pensamento positivo são certamente diferentes das do pensamento destrutivo. Isto acontece porque as redes neuronais responsáveis pelas nossas emoções, pelos nossos desejos, interligam-se com as nossas memórias, com as nossas experiências passadas.
Se acionarmos as redes neuronais dos caminhos para a solução, iremos acionar um conjunto de memórias relacionadas com o sucesso, com a alegria e a satisfação, o que por sua vez irá acionar todo um conjunto de mecanismos de “capacidade”. Todo o organismo está focado na obtenção de um resultado, todo o organismo acionou as estruturas do seu estado de ótimo funcionamento.
TRABALHE NO SEU ESTADO DE CAPACIDADE
Na psicologia esportiva quando nos referimos ao máximo rendimento de um atleta, quando ele está num estado elevado de forma, dizemos que está a desempenhar na sua Zona Ótima de Funcionamento. Este estado está relacionado com um grau adequado de ansiedade para que o atleta possa beneficiar a sua performance e consequentemente os seus resultados. Elevados estados de ansiedade, percepcionados como um receio, medo ou incapacidade aumentam a probabilidade de ficarmos num estado de incapacidade, num estado de autossabotagem.
Este estado de autossabotagem acontece quando colocamos em questão as nossas habilidades e crenças acerca do nosso próprio desempenho. Elevados estados de ansiedade, se não forem canalizados de forma a poderem ajudar-nos na tarefa que queremos realizar, colocam-nos em dificuldades, funcionam como uma barreira que nos impede de alcançarmos o que desejamos, tal como descrevi no artigo: A influência da ansiedade no seu sucesso.
Os pontos chave para que possamos aprender a perceber em que estado funcionamos melhor, relacionam-se com o tipo de pensamentos que devemos treinar, como devemos estruturar o pensamento e que tipo de atitude deveremos adotar. Este conjunto de estratégias permitirá criar um padrão de hábitos facilitadores de um estado de crença positivo e construtivo. O estado de crença comporta em si uma estrutura mental para o êxito. O êxito das nossas ações, dos nossos hábitos e formas de agir fundamentam-se na criação de uma estrutura mental para o êxito.
Quer seja na sua vida em geral ou no seu trabalho, você será muito mais produtivo e terá melhores resultados se estiver num estado de humor positivo. O estado da sua energia mental vai determinar o seu padrão de pensamento. Um estado negativo gera tristeza, irritabilidade, culpa e um padrão de pensamento negativo, auto-crítico e pessimista.
Portanto, o seu nível de energia e o seu estado de humor afetam o seu julgamento e influenciará o modo como você se sente sobre a sua capacidade de conseguir as coisas que são importantes para você. Também pode afetar como os outros se sentem sobre a sua capacidade de realizar os seus sonhos e ser um verdadeiro líder na sua vida ou na de outros. Ninguém duvida da influência de Oprah Winfrey sobre o público americano. Sua energia mental é forte, confiante e edificante.
Quando você está planejando um objetivo, verifique se está num estado positivo e confiante da sua mente. Se você planejar as suas metas, estando num estado de incapacidade, num estado de humor diminuído, com dúvidas e pensamentos negativos, irá minar a sua confiança e ter um fraco desempenho, ou pode sentir-se vazio, incapaz ou oprimido, você pode não acreditar na sua capacidade para vencer.
Para trabalhar na sua estrutura mental para o êxito, tente implementar um conjunto de estratégias, tais como:
- Aumentar a sua energia através de atividade física
- Autoverbalizações de vitalidade energética através de afirmações positivas e slogans motivacionais (seja o seu maior fã)
- Atitude positiva no seu dia-a-dia
- Coloque-se num estado de auto-confiança (Pense nos seus pontos fortes, acione as suas capacidades, pense no que é importante para você)
- Seja determinado (foque-se nas suas metas e movimente-se com energia, faça coisas, crie um desafio que lhe dê esperança)
- Reestruturação do pensamento (deixe de dizer: desculpe, eu não sei, eu não consigo)
- Faça as coisas com ânimo, com motivação e dedicação (é importante colocar alegria na sua vida)
Tente implementar um conjunto de atividades na sua vida para quebrar o padrão negativo, ou mudança do seu estado. Trabalhe nas suas metas mais ambiciosas certificando-se que está num estado de espírito positivo. Manter os seus pensamentos positivos, seu estado de espírito elevado, e a sua energia alta, irá criar o ambiente interno que precisa para realmente acreditar em si mesmo. Quando estiver neste estado, os outros também vão acreditar em você. Provavelmente vai notar que mais pessoas irão sentir-se atraídos pelo seu humor positivo, pois a energia positiva faz-se sentir à sua volta, dando-lhe o impulso para criar, acreditar, e prosperar.
Fim.
GOSTOU DA SÉRIE COMO SER UM CAMPEÃO NA SUA VIDA?
A série “Como ser um campeão na sua vida” chega ao fim. Publiquei diversas matérias que têm como objetivo ajudá-lo a melhorar praticamente todos os aspetos da sua vida. E você, gostou da série como ser um campeão na sua vida? Deixe-nos os seus comentários e diga-nos o que podemos melhorar no futuro!
Não deixe de ler também todas as outras partes desta série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:
- Vida de Campeão
- Como desenvolver equilíbrio emocional
- Aprenda a gerir as emoções e a ter controlo na sua vida
- Como conseguir atingir objetivos na sua vida
- A influência da ansiedade no seu sucesso
- Porque razão desistimos dos nossos objetivos
- Seja o seu maior fã
- Coloque todas as suas habilidades em jogo
- Torne-se num aprendiz eficaz e não pare de aprender
- Espere o melhor e alcance-o
Abraço,
Miguel Lucas
Belo artigo, mas esse fim seria o fim da série?
Olá Luciano, obrigado pelo comentário.
Sim, este foi o último artigo da série: Como ser um campeão na sua vida. Espero que possa te sido útil. Todos somos no fundo campeões da nossa própria vida:)
Abraço
Olá, parabéns pelo site, é excelente e tem ajudado muito!
Só gostava de lhe fazer uma pergunta, que era : Porque nos treinos conseguimos estar num estado emocional que nos permite fazer coisas fantásticas e quando chegamos ao momento em que temos de nos mostrar ( provas, jogos, etc…) nao conseguimos fazer da melhor maneira que conseguimos fazer? (e que conseguimos fazer nos treinos) como ultrapassar este problema? tenho este problema á anos, nos treinos é uma maravilha, mas depois na hora da verdade nunca e da forma que queria ou que faço nos treinos, nao percebo sinceramente, se consigo fazer nos treinos com atletas de maior qualidade , porque nos jogos nao consigo jogar da mesma forma?
Abraço e felicidades, e mais uma vez felicito-te pelo site 😉
Olá Anonimo, obrigado pelo comentário.
Escrevi um artigo com o título: Como combater os momentos críticos em competição (http://www.escolapsicologia.com/como-combater-os-momentos-criticos-em-competicao/), se ler provavelmente pode encontrar algumas respostas para o seu problema.
Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em contactar-me
Abraço
Eu sei bem o que crenças podem fazer com as pessoas. O pior é que elas têm força e sabem (conseguem) influenciar, seja para o bem ou para o mal. Estou ainda tentando domar minhas crenças negativas – confesso que não é fácil e atrasa bem a vida. O importante é lutar, sempre, contra o que te prejudica.
Obrigado pelo excelente texto.
Olá Cristiano, obrigado pelo comentário.
Sim, sem dúvida que as crenças têm uma força enorme, por isso é importante estarmos conscientes que crenças temos e quais as que temos que nos prejudicam a vida ou os nossos objetivos. Nada vale querermos mudar algo na nossa vida, se não mudarmos primeiro as nossas crenças, estas influenciam os nossos comportamentos e comportamentos.
Abraço
Amei o livro COMO SER UM CAMPÃO NA SUA VIDA,e estou conseguindo ser em muitas areas de minha vida.Quero agradecer muito a todos que se empenharam para este livro chegar até nós. gostaris de pedir se possivel algo que falasse sobre como desbloquear a mente sobre violencia sexual no casamento que ocasionou um bloqueio em uma amiga minha, e nunca esta pessoa, sentiu prazer sexual. conheço esta pessoa e sei que ela já fez tudo.inclusive procurou medicos mas sem resultado.SE nos ajudar desde já agradecemos.
Primeiro quero lhe dá parabéns por todos os artigos. sou uma acompanhante assidua… descobri o site pesquisando na net e foi como se achasse um tesouro … e sabe porque? Meu grande sonho é me tornar uma psicologa e através da sua ajuda , ganhei uma motivação de ir em busca dos meus sonhos, tenho 44 anos, mãe , padrão de vida simples … Gosto do ser humano, de gente de verdade, tenho uma sensibilidade de vê alem das aparências, mas umas das coisas que mais me motiva é a vontade de tornar a vida das pessoas mais simples , ou seja clarear a mente , ( como vc esta fazendo com a minha) porque tudo depende simplesmente de nós e das nossas escolhas… voltei a estudar depois de tanto tempo …( 3º ano) SERÁ QUE CONSIGO ENTRAR EM UMA FACULDADE ??? Olhe se depender da sua grande alta ajuda EU CONSIGO !!! Um muito obrigada .
uma lição para nossas vidas.
Miguel,
Gostei não só deste artigo, mas de todos os outros que li. Seu modo de escrever é muito convincente, principalmente por ter embasamento científico. Estou muito feliz de ter encontrado este site e a sua página no Facebook.
Pessoas como você são a nossa grande esperança e confiança no que há de bom na humanidade.
Obrigada por seu trabalho. Que sua vida seja sempre iluminada.
Amei , para mim está maravilhosa assim, não vejo o que pode ser melhorado, um abraço e continue me ajudando com seus artigos. Que Deus esteja sempre te iluminando e te inspirando para continuar com esse magnifico trabalho.
Show de Série !!!!!!!!!!!
Só tenho a agradecer por tanto conteúdo de imensa qualidade. Parabéns e obrigado, estou lendo tudo.
Ao longo dos últimos quatro anos esse blog me ajudou muito. Consegui identificar o que eu sentia, que é o começo de tudo, e depois entender o por que de alguns sentimentos. Somente saber que não sou uma espécie de ET nesse mundo e que todas as pessoas tem fraquezas emocionais em maior e menor grau já me alivia… Antes achava que só eu no mundo tinha certos problemas, minha auto-estima era baixíssima e vivia em um ciclo de auto destruição: era movida pela raiva e rancor. Me perdi de mim mesma, da minha família, dos meus amigos e até de Deus. Cheguei ao fundo do poço. Comecei a ler sobre a doutrina Budista e ela me ajudou a perdoar a mim e a outros, e ler o blog também. Daquele ´ódio não resta nada no meu coração, dei espaço ao perdão e empatia. Depressão digo que já não tenho mais por que se antes eu queria que tudo caísse do céu pra mim, e vivia pedindo por isso, hoje quero Deus me guie para conseguir realizar meus sonhos, com consciência de que cabe a mim fazer a minha parte. Antes eu me esquivava das pessoas, não conseguia fazer contato ocular e não queria que elas se aproximassem, mas agora tudo o que eu mais queria era ter amigas… infelizmente, depois de quase 10 anos me excluindo da sociedade o que ficou foi só a minha família ao meu lado, motivo pelo qual sou grata. Também entrei na universidade. São meus três pilares: Deus, minha família e meus estudos. É daí que tiro forças. Por sorte, ainda é tempo de ir atrás de uma coisa da qual sinto muita falta: amigos, em especial mulheres. Honestamente, não tenho nenhuma sequer, tirando as da família. Mas em um passado já tive e era mais feliz por conta delas. Estou me articulando, criando estratégias para ter mais amigos. Fazendo cursos e outras coisas… não é fácil ficar sozinha, principalmente quando não se mora com os seus seus pais. A solidão é algo extremamente doloroso. Tenho fé em 2016, que eu tenha oportunidades para me realizar, dar o melhor que eu posso ser. Sei que tenho capacidade para mais… sei que posso. Vou me esforçar duas, três, mil vezes mais até realizar meus mais sinceros e profundos desejos.