15 Estratégias eficazes para desenvolver a sua confiança!
Psicologia Comportamental 22/09/2016

15 Estratégias eficazes para desenvolver a sua confiança!

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

O pensamento cria a nossa realidade, se você criou uma realidade da qual não gosta ou lhe está a causar problemas e mal-estar no seu dia-a-dia, então não continue a pensá-la. Mudar a forma de pensar muda a nossa realidade, cria a nossa verdade, cria a nossa experiência, cria aquilo que sentimos, que odiamos, que nos repugna, que nos entristece ou por outro lado, que nos motiva, que nos dá alegria e tranquilidade. Em vez de nos limitarmos a ter a experiência, porque tê-la é uma reação (reagimos ao que sentimos), devemos construí-la, porque a criação é uma ação (decidimos o que queremos sentir e o que queremos ser).

Provavelmente já lhe aconteceu dizer a um amigo: “gostava de pensar como tu” ou “gostava de ser como tu”. Então porque é que não é? o que é que o impede de pensar como o seu amigo? Na verdade nada nos impede de pensarmos ou sermos como desejaríamos, a não ser nós mesmos. Sendo assim, proponho-lhe que mude. Mude a sua forma de pensar e agir e desenvolva a sua confiança.

O desenvolvimento da confiança faz parte de um processo de aprendizagem de experiências ao longo da vida, do desenvolvimento de competências, habilidades, autoestima, conhecimento, audácia, estilo de pensamento, perspicácia, entre outros. O desenvolvimento da confiança é o motor para a ação, é o motor para o nosso bem-estar. Toda e qualquer pessoa necessita de um sentimento de autoconfiança para se propor a fazer algo, esse algo será tanto mais eficaz e movido de motivação quanto mais percepção de confiança se tiver em nós mesmos ou no resultado.

Nos momentos de aflição, de desmotivação e de instabilidade emocional, a confiança é afetada, prejudica-nos os nossos pensamentos e a organização da nossa vida. Temos mais dificuldade em tomar decisões e a execução da mais pequena tarefa pode colocar em causa as nossas capacidades  e habilidade aprendidas. Instala-se um sentimento de impotência e incapacidade ao ponto da dúvida ser a nossa maior certeza. Como melhorar e desenvolver a confiança?

Apresento em seguida um conjunto de estratégias que aplico em alguns programas de desenvolvimento pessoal:

Adopte uma atitude positiva na vida

Nas questões do seu dia-a-dia, no seu trabalho, estudo ou lazer, deve esforçar-se para se  relembrar que deverá tentar colocar-se num estado positivo (alinhado com os desejos e objetivos). Isto permite que perante algo mais difícil e aborrecido não faça auto-sabotagem e não se coloque num estado de incapacidade (um estado com menos recursos).

Evite pensamentos depreciativos

Em casa ou nos momentos de reflexão (quando está a falar para si próprio ou a pensar nas questões da vida), deve tentar tomar consciência se está a abrir o “Livro das Lamentações” ou o “Catálogo das Frustrações”… as experiências anteriores são coisas que fazem parte do passado, são os seus sentimentos a avisarem-lhe que algo de desagradável se está a passar na sua vida.

Nesta situações não deverá:

–  Pensar que é a pior pessoa do mundo
–  Que não tem valor nenhum como pessoa
–  Que os outros são melhores e têm uma vida melhor
–  Que as coisas nunca irão melhorar
–  Ter pena de si
–  Pensar nos seus insucessos e achar que é um falhado
–  Todos estes tipos de pensamentos são “PROIBIDOS”

desenvolver confiança

Construa o seu livro motivacional

Arranje formas de se auto-motivar para alcançar aquilo que deseja. Não abra o “livro das lamentações”, esse livro neste momento é proibido. Olhe para a solução das coisas, veja a melhor maneira de ultrapassar as dificuldades. Tente perceber qual é o seu melhor estado para fazer as coisas de uma forma motivada: o que pensa, diz e imagina para si, para se sentir com mais vontade e energia?

Tente perceber isso. Depois reproduza isso o maior número de vezes possível. Deve escolher um conjunto de afirmações que estejam alinhadas com aquilo que pretende melhorar ou que gostaria de conseguir atingir. Deverá então mentalmente ler o seu  “Livro Motivacional”, e falar de forma construtiva e assertiva consigo próprio:

–  Eu quero melhorar
–  Quero ter uma visão positiva da vida
–  Quero ser bem sucedido
–  Quero ter bons relacionamentos
–  Vou acreditar em mim
–  Vou valorizar-me

Desenvolva o processo passo a passo

Deve começar este processo passo a passo com muita calma, é possível que por vezes o seu humor seja afectado e diminua – perante esta situação tem de ter muito cuidado e não deverá confundir-se com o seu “mau humor”. Aceite-o, mas não deve concluir que está a ter os pensamentos que sempre teve, ou a piorar, ou que afinal não vale a pena o processo de autoajuda que está a fazer (consigo mesmo). Isto é o seu problema a manifestar-se (insegurança)….está a pedir a sua atenção…e deve dar-lha, mas pelo lado construtivo, lembrando-se que é você que tem de escrever o seu guião, que é você que tem de realizar o filme da sua vida e produzi-lo. Tem de trabalhar na sua motivação e atitude (mesmo que no início isso exija algum esforço).

Aprecie as coisas boas na sua vida

Todos nós mesmo nos momentos mais frágeis da nossa vida, possuímos coisas que ainda nos fazem sentir bem e que nos permitem olharmos para elas como uma fonte de motivação e orgulho. Provavelmente ainda tem aquele amigo que lhe quer bem, que o ajuda nos momentos críticos. Consegue ser autónomo na sua vida, se não consegue tem pelo menos alguém que o ajuda, se não tem ninguém que o ajuda, tem pelo menos forma de a procurar.  Ainda que possam ser poucas coisas, foque-se naquela que percebe como sendo uma mais valia e desconfirme a ideia de que tudo é mau.

Aprecie as pequenas conquistas

Pouco a pouco vá olhando para as pequenas conquistas que fez, para as coisas boas que tem na vida e sobretudo para aquelas que quer vir a alcançar. Você consegue, se escolher fazer coisas para alcançar os resultado desejados.

Comece bem o seu dia

Antes de se deitar, deseje acordar bem disposto. Nós temos a capacidade de mudarmos algumas coisas em nós. As nossas atitude, humores, e forma de ver a vida não são fixas. Devido à plasticidade cerebral que possuímos enquanto seres humanos, podemos sempre por força da vontade reprogramar, comportamentos que sabemos serem mais valiosos e mais facilitadores para a nossa vida. Acordar mal humorado não é certamente algo muito enriquecedor.

Você será capaz de ir implementando isso pouco a pouco. lembre-se que tem controlo sobre os seus pensamentos, quer tenha consciência ou não, é você que decide se quer acordar bem disposto ou mal disposto: O que é que irá fazer?

Organize o seu dia mentalmente

Veja-se a chegar com uma boa atitude ao trabalho ou local de estudo, pense que irá cumprimentar as pessoas com um sorriso, mas que não vai ser forçado, mas sim porque é uma coisa que você quer que passe a acontecer,você deseja isso, pretende ser assim. Ser simpático e querer-se ser simpático é uma mais valia na nossa vida, é uma virtude que deveremos trabalhar.

Veja-se a conseguir resolver as coisa de forma construtiva, olhe para si como alguém que é capaz de sair de casa e ir à luta.

Aceite o seu estado atual

O fato de neste momento estar a fazer algumas coisas que não são as ideais, de não se sentir tão seguro com deseja, ou não ter tanta convicção nas suas acções, não significa que não as aceite (e também não fazem de si uma pessoa com menos valor), aquilo que se propuser a fazer neste momento, é uma via para vir a alcançar aquilo que pretende, logo é uma coisa boa, deve valorizar essa sua atitude e capacidade.

Aceite o seu momento emocional menos bom

O fato de por vezes se sentir mal emocionalmente, não faz de si uma pessoa triste, desmotivada e desesperançada. Todos nós passamos por momentos difíceis na vida. Não faz de nós pessoas menos capazes ou com menos valor e muito menos “miseráveis.

Leve em consideração que pode melhorar

Ao querer autoajudar-se, está a dar o primeiro passo para a sua melhoria. Por vezes as contrariedades da vida permitem-nos aprender outras formas de encarar a vida e preparar-nos para as adversidades. Veja o lado positivo, está a trabalhar para ultrapassar um momento menos bom da sua vida, e está a conseguir aos poucos. Esta sensação de estar a ajudar-se a si mesmo por certo lhe transmitirá um sentimento de capacidade e consequentemente de melhoria da sua confiança.

Mantenha-se firme na sua motivação

No caminho da melhoria existem sempre alguns momentos menos bons, não se deixe abater por isso. É normal ficar um pouco mais em baixo, com menos vontade (como qualquer outra pessoa) não se deixe confundir ao ponto de pensar que pode estar a piorar. Mantenha-se confiante que está no bom caminho, e que em algumas situações de vida já consegue ter uma atitude mais positiva, melhor humorada e mais construtiva. Continue assim.

Mude de canal

Quando perceber que está a ter pensamentos depreciativos, mude de canal, como se tivesse a mudar a estação de rádio do seu carro. Habitua-se a fazer isto. Todos nós fazemos isso quando algumas coisas nos chateiam e sabemos que não vão ter grande importância no futuro. Mudamos de canal, pensamos noutras coisas ou decidimos não dar atenção aquela situação ou pensamento.

Sinta o seu corpo

Perceba quando o seu corpo está relaxado e descontraído que se sente melhor (registe essa sensação) e quando estiver numa situação de ansiedade ou mais desesperado e incapaz, tente recordar-se dessa sensação, tente reproduzir essa sensação de bem-estar no teu corpo. Isto irá ajudá-lo a não ficar num estado de alerta e consequentemente permite-lhe organizar os seus pensamentos.

Cuide de si e seja “vaidoso”

O ato de cuidar de nós, só por si revela o apreço e a dedicação que temos por nós mesmos. Indirectamente, estamos a dizer que vale a pena ter atenção a nós, que existem coisas que gostamos de fazer, que gostamos de nos sentir de determinada forma, pois isso faz-nos sentir bem. E sentir bem é uma coisa boa, por isso não se esqueça de cuidar de si.

Não se esqueças de si mesmo. Faça coisas que gosta, que lhe dêem prazer e bem-estar. Uma boa refeição, um chocolate, um passeio ao luar, um banho de emersão. Qualquer coisa que goste, faça isso, coloque isso na sua agenda e faça. Faça isso de forma programada, diga a si mesmo, “agora vou fazer isto que tanto gosto e me dá prazer.”

A psicologia positiva ocupa-se da promoção das forças e virtudes existentes em cada indivíduo, relegando para segundo plano o modelo de interação meramente psicopatológico que observa as pessoas através das lentes do modelo da doença ou do problema.

De acordo com esta abordagem, acredito que cada um de nós independentemente das vicissitudes da vida, podemos sempre escolher focar-nos naquilo que temos de melhor, ou que ainda nos resta. Fugir à vitimização, aceitar os maus momentos e acreditar que munidos das nossas melhores capacidades e virtudes conseguiremos minimizar as contrariedades e vencer os obstáculos.

Força para você.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Joseph, obrigado pelo comentário.

Boa prática.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
marcio ribeiro

Me too, keep going forward.Força ai “galera” 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcio Ribeiro, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.

Sem Dúvida, força e confiança na vida:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
locumelo

Tenta explicar isso pra quem mora na africa, ou um favelado …
acha mesmo que sua psicologia barata vai funcionar ?

Cara, seria muito hipocrita, acreditar que uma pessoa que passa fome e dificuldades, tem tempo pra PNL ,… cara ela nao tem condições de reprogramação neural, ela esta com o estomago doendo, ela esta com frio !!!

É por isso que o mundo esta como esta !

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Locumelo, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.

Infelizmente a Psicologia por si só não faz mesmo nada, não alimenta estômagos. Já a atitude positiva dos Homens muito poderia fazer.
Sem dúvida que o seu comentário se afastou do objetivo do conteúdo do artigo, mas nem por isso deixa de ser pertinente.
No entanto a ideia que suporta o que escrevi no artigo, tem a ver com a capacidade que toda e qualquer pessoa, independentemente do seu estado ou situação, pode sempre perspectivar a melhor solução para si, ainda que por vezes a solução seja muito limitada. Ou você acha que as pessoas em África não tentam a todo o custo ter uma atitude de resolução do seu problema, de o enfrentarem o melhor que conseguem e podem?

Ainda assim, lembro-o que porque muitas pessoas terem uma atitude de contribuição, fazem chegar muita ajuda a quem dela necessita. A compaixão pelos outros é um sentimento psicológico e graças a isso o sofrimento de muitas pessoas é aliviado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marcel

Hipocrisia pura! Vá lá, largue tudo e vá ajudar os pobres na áfrica…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcel, obrigado pelo comentário (infeliz)

Neste Blog esse não é o objetivo (ainda que se possam vir a desenvolver iniciativas desse género, fazer chegar géneros alimentares, ou dinheiro para quem mais necessita). Tal como o meu amigo Paulo Faustino fez numa iniciativa na Escola Dinheiro, em que conseguiu reunir um bom montante (250 reais), através dos seus leitores, para enviar para as vítimas das cheias no Brasil.

Aqui no Blog coloco informação que muitas pessoas acham benéfica (veja os comentários)

E Você que faz ou o que já fez? sinta-se à vontade para divulgar as suas iniciativas, se ajudarem pessoas são bem-vindas.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Emerson

bom dia, boa tarde ou boa noite!

que juízo você faz de Africa? certo que há pobreza, mas há riqueza….será que Brasil é rico que não há pobreza? eu vivo em Africa, em Moçambique na cidade capital Maputo, pesquise aí e verá que Eles aqui têm carros que pra nós no Brasil é "carro importado", Toyota, Honda, Nissan, isso aqui é marca barata, Mercedes, BMW, Audi, isso aqui é o normal de se ver na cidade, claro que há a cidade pobre….não acredite no que a mídia fala, eles são pobres para seu ponto de vista, você acha que os índios se acham pobres? talvez os que tiveram contacto com a civilização branca….o facto de as pessoas viverem sem a sua cultura não quer dizer que sejam inferiores ou pobres….passam fome? sim passam, mas em zonas muito recônditas…..Só para ter ideia, a língua oficial aqui é Português, eles foram colonizados também por portugueses, e falam tão bem o português, que nas escolas proíbem o português brasileiro, por este ser distorcido e cheio de estrangeirismo.

O Africano sofre sorrindo, e carrega sempre a esperança de um amanhã melhor, hoje Africa sofre, pra você poder viver bem…..o Africano ele próprio é seu psicólogo, porque ele nutre dentro dele uma esperança, ele não vive olhando a situação, mas acreditando no futuro melhor

Avatar for Miguel Lucas
Destino

Tudo de bom para vecê Emerson, que Deus continue inspirando você. Este é a realidade Africana.

Avatar for Miguel Lucas
Jeciley DiGenero

Sr.Locumelo ,nos que vivemos em África não somos coitadinhos mesmo com problemas e niveis de vida desajustado, trabalhamos e vivemos a nossa vida na medida do possivel. O Sr.Miguel Lucas tem razão quando diz " a atitude positiva dos Homens muito pode fazer" .

Obrigado por abordar este tema Sr.Miguel Lucas não sabe o quanto irá me ajudar!

Avatar for Miguel Lucas
eu

eu tenho confiança nas pessoas certas
nun vou ser doidão de ficar botando fé em qualquer 1 que tem por aí

Avatar for Miguel Lucas
john

The secret -copy right detected!

Avatar for Miguel Lucas
Jhonata

Interessante o post…

Eu acretido no potencial humano, principalmente no potencial mental…

E axo que esse texto quer dizer que, mesmo que o individuo não tenha confiança em si mesmo, existem algumas ações que podem ajudalo a melhorar neste aspecto.

óbvio que cada pessoa pensa por sí só, e interpreta cada informação de um jeito diferente. Mas eu achei interessante o texto, Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Jhonata, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.

Sim, existem sempre formas de aprendermos a viver com algumas inseguranças e até mesmo vir a ultrapassá-las. Todos temos a capacidade para poder implementar algumas mudanças na forma como percepcionamos o mundo, estas mudanças são possíveis devido à plasticidade mental que todos temos, se levarmos isto em consideração torna-se mais fácil desenvolver estratégias mais funcionais para a nossa vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
nathália

nossa! era absolutamente TUDO que eu estava precisando ouvir. Estou diante de muitos acontecimentos q me deixaram meio fragilizada emocionalmente. Mas eu sei q todas essas pessoas que quiseram meu mal vao se surpreender com a reviravolta q vou dar. Todas essas criticas fizeram eu construir a minha vontade de voltar a ser quem eu era. ser mais feliz! obrigada mesmo e vou guardar isso pra ler sempre q eu precisar!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Nathália, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia.

Fico contente pelo fato de o artigo a ter ajudado a levar a sua vida para frente. A felicidade é sem dúvida uma bênção, não devemos abrir mão dela. Lute por aquilo que pretende, e expresse todo o seu ser.

Boa sorte.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Evan

Bem respondendo a postagem isso eh muito importante, as vezes passo por momentos de desânimo ond o q eu mais quero eh q tudo acabe logo mas como me disseram uma vez, o real motivo de nao desistir de tudo é pq eu ainda tenho fé em mim pra mudar.
E isso é importante, temos q lembrar q sempre teremos poder para mudar nossas escolher e seguir novos caminhos e é por isso q estamos aqui. Sobre o q vc falou apesar de me sentir uma pessima pessoa, um ser humano desprezivel, e tudo mais, a única coisa q nao senti foi pena de mim msm, pq eu sei q esava naquela situação pq queria, e agora estou tentando mudar tudo.
Confiança é o mais importante se eu nao confiar em mim msm, ninguem o fará, assim tambem como amar-me e respeitar-me.

E qnt a postagem da pessoa que disse q isso é filosofia barata e q o mundo esta assim por causa da hipocrisia, eu digo q não é pela hipocrisia, ele está assim pq tem gente q pensa q dizendo o q ele disse se torna alguem melhor q os outros bilhões de pessoas –‘
O mundo está assim pq tem gente q:
– fala q ajuda e nao ajuda;
– não fala nada e ajuda;
– fala q ajuda e ajuda; e
– não fala nada e não ajuda

a questão é onde cada um se encaixe =]
e o principal, se vc pretende mudar sua posição ou continuar como está. ok?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Evan, obrigado pelo comentário e bem-vindo à escola Psicologia.

Sem dúvida que ter fé relativamente à mudança é sempre animador e esperançoso para que possamos “vencer” algumas situações incapacitantes na nossa vida.

Não desistir é importante, mas igualmente importante é certificar-se em mudar e aferir a estratégia, para que possa encontrar a melhor forma de ir combatendo os pensamentos e comportamentos “negativos”.

Para mudarmos a nossa situação é necessário acção e claro como você muito bem referiu, qual é que vai ser a posição de cada um de nós? Isso sem dúvida será diferenciador para cada um de nós individualmente e para o mundo em geral.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sidnalval

Olá Miguel, há muito tenho esse texto aqui no meu “Favoritos”. Hoje estava me sentindo um pouco mal e li seu texto. Sempre que posso faço isso. Realmente é um texto animador. A ansiedade que estava a sentir passou. Gostaria de te mandar um e-mail falando um pouco da minha situação. Obrigado pela oportunidade de ler algo assim. Fica com Deus, man!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sidnaval, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo 🙁

Fico contente pelo facto do artigo poder ser motivador e ainda conseguir dar pistas para reduzir a ansiedade.

Estou sempre receptivo a receber todos os e-mails. Sinta-se livre para expressar a sua opinião ou colocar questões sempre que julge necessário ou útil para si.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Izandra

Muito bom, o presente artigo. Tenho lido seus artigos e tenho acordado para algumas posturas negativas que costumava ter.É bom saber que há pessoas como voce que estuda e divulga aquilo que sabe, podendo contribuir para crescimento e a edificação do seu semelhante.

Avatar for Miguel Lucas
Silmara Epifania

Perfeito o seu artigo! Me deu um insight! Agora sim achei artigos que me tocaram profundamente.

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Adorei, vou começar agora mesmo praticar…..obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Estou precisando muito de adquirir auto-confiança……..

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Olá Miguel,
Parabenizo por ter feito este brilhante texto que tanto me ajudou com certeza ajudará muita gente a ser confiante.

Só fico uma duvido crucial e que venho observando: Muita gente que se torna autoconfiante termina deixando de ser HUMILDE! Mas sendo humilde aparenta não ser autoconfiante? Será que humilde pode ser autoconfiante?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tiago, obrigado pelo comentário

Fico contente com o fato doa artigo lhe ser útil.

A auto-confiança é por si só um construto importante e necessário a todos nós, nada tem a ver com arrogância ou falta de humildade, isto se for usada em prol de objetivos saudáveis. Como tudo na vida, as coisas podem ser usadas para o bem ou para o mal, e a auto-confiança não escapa e esta realidade. Humildade, tem a ver com o reconhecimento da relatividade das coisas na vida, tem a ver com saber estar perante as situações respeitando os outros, as suas opiniões, o seus estado, decisões…etc. Ser-se confiança não quer dizer sentir-se superior ou melhor que os outros, mas sim acreditar em si mesmo e nas suas capacidades e habilidades.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Maria

OLÁ, BELO ARTIGO E VOU TENTAR FAZER O POSSÍVEL PARA ADQUIRI-LÁ, MEU RELACIONAMENTO ESTÁ PASSANDO POR ALGUNS OBSTÁCULOS E ACHO QUE POR MINHA BAIXO AUTO ESTIMA ESTÁ PIORANDO…

OBG!

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Muito bom o post, realmente de grande valia e qualidade… recomendo o blog para todos que quiserem melhorar a si mesmo.

Crescimento Profissional? Não, e sim Crescimento Pessoal – aqui vc encontra.

Recomendo.

Avatar for Miguel Lucas
Felipe

Ola ja faz um tempo que venho lendo esse blog e melhorando bastante, ja faz bastante tempo que não me sinto alegre com a vida e o que me tornei e eo que escolhi para mim não que eu seja um velho longe disso tenho 17 anos e por incrivel que pareça tenho uma energia de 70 anos,bem eu procuro ajuda se você pudesse recomendar alguem ou se pudesse falar abertamente com você seria otimo

Avatar for Miguel Lucas
LECY MARIA DE SANTANA

OLÁ MIGUEL ADOREI A ESCOLA PSICOLOGIA POIS TUDO QUE JÁ LI ATÉ O MOMENTO FOI MUITO ENRIQUECEDOR PARA MIM,ESPERO CONSEGUIR FAZER ESTES TREINAMENTOS DAS ESTRATÉGIAS PARA Q EU POSSA MELHORAR AINDA MAIS.O FAZER QUANDO A PESSOA NÃO CONSEGUE DESENVOLVER UM TRABALHO,ESCREVER PERTO DE OUTRAS PESSOAS? QUAL SERIA A SOLUÇÃO PARA ESSES PROBLEMAS?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lecy, obrigado pelo comentário.

A solução para esse tipo de problema, teria de passar sempre por uma terapia individual. Você teria que aprender determinadas estratégias que possibilitassem a dessensibilização dos seus medos, e aprender a gerir a sua ansiedade nesses ambientes (fisiologicamente e mentalmente).

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Káh

Olá,
Todos os posts que li até agora em seu site são muito bons. Gostaria de parabeniza-lo por isso.
Gostaria de saber também se há alguma coisa falando sobre insegurança. Eu sou uma pessoa muito insegura em todos os aspectos e queria melhorar isso. Como posso fazer? Essa insegurança gera muito medo e desconfiança de tudo, em tudo. Quero mudar isso.

Obrigada,

Cássia.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Gostaria de deixar aqui um pequeno comentário. A partir do dia que conheci este site,e a página no face, tenho lido quase todos os artigos e tem me ajudado muito, pois tenho muitos problemas emocionais, apesar de já ter feito uso de medicamentos(hoje em dia não uso), não conseguia achar uma maneira prática de me libertar desses problemas.Tem sido de grande importância para mim este site e seus artigos.Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Eliziane

Olá Miguel
Achei sua pagina há algumas horas e ja li varios artigos, amo ler, simplesmente amei a forma como vc escreve, simples, de fácil entendimento e pertinentes pra mim.
Há dois anos estou caminhando nessa linha q vc sugere, ja li alguns livros e artigos sobre esses temas e ja posso dizer q qdo lembro da época q eu me sentia vítima, tenho vontade de rir, juro.
Porque hj me libertei desse sentimento q antes era horrivel e hj entendo q eu sou responsável pela minha felicidade…bom eu teria muito a dizer, mas enfim estou seguindo, crescendo e me sentindo ótima, cada vez mais…Grata.

Avatar for Miguel Lucas
Danillo

Estava pensado aqui, para uma pessoa com com problemas de transtorno de humor, tal psicologia pouca ou nada adiantaria, uma vez que o problema da mesma seria a nível neurológico, desordem nos neurotransmissores algo do tipo, ou seja por mais que a mesma se esforçasse para tentar seguir todas as dicas citadas aqui, haveria momentos em que seu nível de dopamina estaria muito diminuído causando apatia, tristeza, depressão. Ou seja somente o método da psicologia positiva, não adiantaria seria necessário intervenção medicamentosa. Bom falo isso pois ja li muita coisa relacionada à motivação e sempre tinha oscilações bruscas de humor em que eu criava crenças irreais acerca de mim mesmo, o pensamento positivo me ajuda em momentos isolados naturalmente eu era um todo desorganizado e descontrola, só mudei positivamente quando começo a tomar medicamentos. Estaria eu equivocado sobre meu ponto de vista ?

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

Tenho transtorno de ansiedade generalizada, já cheguei aos 30 anos e percebi, que nada de fato fiz em minha vida por causa da ansiedade que me consome. Lendo as estratégias, lembro-me de quando era criança e ainda não era consumido pela ansiedade generalizada, como meus pensamentos se organizavam de forma coerente e natural, como era tudo tão fácil, tão resolúvel, persigo este estado de harmonia a muito tempo. E sei que estou no caminho certo. Me encontrei em seu site. Valeu irmão de Portugal. Valeu Miguel Lucas.
Wagner. SP.Brasil.

Avatar for Miguel Lucas
Glória Lins

Oi Miguel! Assinei essa página no meu facebook e cada dia me deparo com um trabalho maravilhoso!
Vc escreve bem, claro, direto, mas com carinho e sempre levando confiança a nós, seus leitores. Temos que pensar. Se fôrmos pela emoção estamos perdidos! Podemos reprogramar a nossa mente, sim! Podemos ter uma melhor qualidade de vida, sim! Todos queremos ser felizes e ter Paz. Se não acontecer de dentro pra fora, não acontece. Tuas palavras são as nossas motivações, assim como todos e tudo o que nos aproxima de nós, do melhor de nós mesmos. Guerra, fome, miséria, frio, câncer, sede, dor, doenças, calamidades, forças da natureza… tudo isso existe desde sempre. Não tem como falar de Paz no meio do tiroteio! Cada coisa em seu lugar, em seu tempo! Há muita coisa ruím no mundo, sempre vai haver, porque há pessoas ruíns no mundo. Mas o que há de pessoas generosas, sábias, cientistas, médicos, pessoas caridosas, fraternas, com Compaixão, é de um número milhões de vezes maior! Ufa! Ainda bem! Eu ajudo, faço doações em dinheiro para entidades sérias, de trabalho maravilhoso, visito pessoas doentes, telefono, mando carta, cuido dos meus amigos e de quem está precisando, perto de mim tb. Deixo uma palavra amiga, um sorriso, um abraço apertado! Já levei muita caixa de leite de 24 litros… brinquedos p/ crianças com câncer… água de côco para pacientes também com câncer! Como eu, tem muita gente assim, uns com mais capacidade, um com menos disponibilidade. Há pessoas egoístas, tb, claro! Eu não fico especulando sobre a política, a economia, a guerra, os países e seus miseráveis, eu faço! Madre Teresa de Calcutá dizia que uma ação vale muito mais do que uma oração! Enfim, obrigada por teu trabalho! Você é ótimo no que faz! Mas nem todos têm a real dimensão do teu trabalho. Respeito a todos. Tudo de bom! Bênçãos! Obrigada por partilhar conosco textos tão saudáveis! Tchau!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Sallowicz

Doutor Miguel seus estudos são muito bons , estou vigiando meus pensamentos para ter bons sentimentos assim tenho a ansiedade sob controle estou entusiasma com esse conhecimento que tão generosamente você tem distribuído . Muito grata. Seja sempre abençoado .

Avatar for Miguel Lucas
vitor hugo

Eu tou começando agora e estou meio com medo e acioso e nao sei se vou conseguir, mais vou conseguir porque nao quero desistir ..

Avatar for Miguel Lucas
Luanna

Muito bom este e outros artigos que venho lendo seus, e gosto muito por que nos ajuda mesmo na nossa vida pessoal e social. Estou tomando abto pela leitura e isso é bom.

Meus parabéns Miguel belo trabalho que vc desenvolve.

Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Luciana

Amei os textos, são altamente motivacionais…você ganhou mais uma seguidora.
Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Vicente

Olá Miguel Lucas,tenho melhorado muito nos meus relacionamentos com as pessoas depois que comecei a ler as matérias que escreve no seu blog , eu era uma pessoa muito ansioso quando ia conversar em rodinha de amigo .Mas eu preciso curar o meu passado traumático familiar ,com a sua ajuda eu creio que vou conseguir.Obrigado …

Avatar for Miguel Lucas
Irineu Peschke

Valeu pelo comentário……
Pensamentos e atitudes positivas deixam a nossa vida mais leve e nos dão força para sairmos da zona de conforto para corremos atrás dos nossos objetivos. Desenvolver e manter a CONFIANÇA é uma atitude diária. O cenário sempre muda e temos que estar abertos a essas mudanças nos preparar para isso. Dia a dia……

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo moura

Hoje apreciarei o dia e minhas pequenas conquistas e ficarei orgulhoso ! E isso sera fonte da motivação !
Hoje serei simpatico, agradavel e alegre ! Demonstrarei interesse e terei consideração, Pois sou carismatico !
Hoje vou rir de min, dos outros e das coisas da vida! Serei ironico e extrovertido ! E todos ficaram felizes.
Hoje serei honesto e sinsero! Vou expressar minhas opniões e emoçoes de modo positivo e confiante.
Hoje elogiarei atitudes, e ficarei orgulhoso com as conquistas alheias. Pois assim serao tambem minhas conquistas.
Hoje ao identificar uma competencia a ser melhorada, imediatamente vou propor uma ação de melhoria.
Hoje estou motivado e com vontade, pois dessa forma conquistarei meus objetivos.

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

De uma coisa eu tenho certeza:Que você é aquele que busca a sua melhora.Como eu sei?pois vc deu o primeiro passo.VC DECIDIU

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Bom dia! Excelente texto!

Uma vez li que as pessoas se enganam quando pensam que nascemos prontos e que a cada dia vamos nos desfazendo.Na realidade essa é a máxima da vida,o fato de sermos seres em constante evolução.E justamente essa capacidade de se refazer,reinventar e sonhar sobre o que queremos incluir na nossa linha de experiência é que faz essa jornada tão interessante e possível.É fato que o corpo tem seu ciclo natural que leva ao envelhecimento mas internamente o processo é inverso.Quanto mais dispostos a alimentar nosso psiquismo com a realidade que queremos mais vitalidade teremos para alcança-la.Temos apenas que cuidar do corpo para que ele possa acompanhar um pouco do ritmo e possamos aproveitar mais a jornada.

Avatar for Miguel Lucas
anonimo 07

Bom Dia
Meu caso é complicado sempre fui ciumento possessivo e isso fez com quem eu amo se afastar será que sou errado ??? poxa não é normal ela querer contato com o ex dormir toda noite comigo me jurar amor eterno mas querer ser amiga do ex pocha ate cinema !!!
Sei la eu amo ela sinto q ela me ama mais uma situação destas não é quaçlquer um q aceita ou acho q tenho minha alto estima muito baixa

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Hoje dei o primeiro passo,vou acreditar em mim mesmo ,até por que sou dona do meu pensamento é sei que tenho que me valorizar é melhor e melhorar a minha vida vou em frente !
Mudou minha vida essas palavras ,obrigada de coração

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *