6 Estratégias de treino mental para potenciar o desempenho desportivo - Miguel Lucas
Psicologia do Desporto 22/09/2016

6 Estratégias de treino mental para potenciar o desempenho desportivo

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Uma das competências mais importantes que se pode desenvolver como atleta é a capacidade de permanecer calmo e ter um bom desempenho sob pressão, mesmo nas circunstâncias mais caóticas. Um atleta com um abordagem vantajosa em competição tem a capacidade de tomar boas decisões, pensar com clareza e focar-se intencionalmente na tarefa que tem pela frente com elevados níveis de confiança, entusiasmo e tenacidade.

Sob pressão, alguns atletas sentem-se esmagados pelos seus próprios objetivos de resultado, enquanto outros conseguem tornar isso numa vantagem em competição. Quais as razões para que este fenómeno aconteça? Cada atleta sente um determinado nível de pressão durante o seu desempenho, quanto menos preparado o atleta estiver, mais pressão sentirá.

Nenhum atleta está imune à pressão, a sua frequência cardíaca pode aumentar, a respiração torna-se mais rápida, a tensão muscular aumenta, dúvidas podem surgir, dependendo do quão bem preparados e confiantes estão, a pressão pode fazer com que tenham um desempenho desportivo melhor ou pior.

A pressão cria tensão e pode fazer com que o atleta entre em pânico, quando os atletas entrem em pânico, faz com que queiram terminar as suas tarefas competitivas o mais rápido possível. Quanto mais o atleta se apressa, mais erros cometerá, os erros levam a mais pressão, o que leva a mais pânico, mais erros, mais pressão e mais pânico.

Raramente os atletas investem algum do seu tempo a aprenderem a lidar com situações de elevada pressão, até que seja tarde demais e sejam afetados negativamente com isso. A maioria vai simplesmente modelar o que viram os outros fazer e esperam que funcione, às vezes funciona, na maioria das vezes não.

A pressão é o inimigo de uma pessoa na tomada de decisão, pode impactar muito a nossa capacidade de tomar decisões de qualidade, muitas vezes entramos em pânico e apressamos o que queremos realizar, o que nos aumenta a probabilidade de errar.

Se queres competir ao teu melhor nível, é importante saber lidar positivamente com a pressão e manter a confiança. Em seguida apresento 6 dicas sobre as habilidades mentais e estratégias que podes usar para potenciar o teu máximo desempenho:

1- Constrói uma rotina de pré-competição

Deve ser usada antes de cada jogo ou competição e o objetivo é entrar na zona ótima de performance desportiva e certificares-te que estás com uma mentalidade competitiva vantajosa. Uma rotina pré-competição pode incluir estratégias mentais, como relaxamento, ativação, visualização, revisão de objetivos, pontos de foco na tarefa, ouvir música que te motive, palavras de incentivo e pensamentos de superação.

2- Consolidar a confiança

A confiança é um fator chave para alcançar o desempenho máximo. No dia do jogo ou competição, importa encontrar o teu próprio nível ideal de confiança. Podes consolidar ou aumentar a confiança de várias maneiras, incluindo: Pensamento positivo, que pode incluir memórias de capacidade e eficácia anterior, focares-te no que sabes fazer bem, lembrares-te dos teus pontos fortes, e não menos importante, saber como lidar com momentos de dificuldade, erros ou falhas, sem te colocares em causa.

3- Evita pensar demais

Não te preocupes com coisas que não podes controlar antes de competir. É comum o atleta começar a preocupar-se com o que vai acontecer e isso pode fazer com que fiques desconcentrado e nervoso. Por vezes no aquecimento podes não te sentir como desejas ou parecer que algo está “errado” e isso fica preso na tua cabeça. É importante manter a calma e confiar na preparação que fizeste durante os treinos. 

Não te preocupes como irá ser o teu desempenho ou que resultado irás conseguir alcançar, até porque isso é na verdade impossível de saber antecipadamente. 

Esvazia a tua mente de tudo o que te pode prejudicar, e foca-te em alguns pontos-chave e no teu plano de jogo ou abordagem à competição. Isso é o que chamamos de mente tranquila e muitas vezes leva a estar na zona onde os atletas experimentam a maioria dos seus melhores desempenhos.

4- Mantém o foco no presente

Pensar no passado ou no futuro pode ser uma estratégia contraprodutiva. Refocaliza-te rapidamente e direciona a tua mente para o que podes fazer no momento presente que ajude na obtenção do teu objetivo. 

5- Usufrui da tua prática

Usualmente os atletas obtêm o seus melhores desempenhos quando estão ligados ao que estão a realizar e a sentir satisfação. A base que sustenta a alegria e felicidade de estar a competir é definir bem as razões e significados pessoais pelo qual competes. O que te pode ajudar é relembrares-te porque optaste pelo teu desporto e porque gostas de te desafiar em competição.

Se conseguires aceitar a pressão associada aos teus objetivos e desafios, terás prazer em competir. Quando te deparares com uma situação difícil, desafia-te a ti mesmo para ver o quão bem serás capaz de realizar o desempenho para o qual tens vindo a preparar-te. 

Não percas de vista o quadro geral e lembra-te que sempre podes aprender e acrescentar algo ao teu processo de melhoria.

6- Concentra-te nos objetivos de processo e energiza-te com os objetivos de resultado

Durante o dia de competição é fácil envolveres-te na pontuação ou no quanto desejas ganhar, e isso não é problemático se não for uma obsessão nem te retirar o foco daquilo que dá suporte ao máximo desempenho. Para jogares ou competires no teu melhor, importa concentrares-te no processo de jogar bem ou na boa realização da performance. 

Por exemplo, podem ser aspetos técnicos específicos, os teus objetivos, o teu plano de jogo ou na abordagem mental à competição. Define metas de processo em que acredites poderem facilitar a obtenção do resultado desejado. A união dos objetivos de processo com os objetivos de resultado desejado irá fortalecer-te e aumentar a probabilidade de um bom desempenho.  

Se estás a passar por algum momento difícil ou tens vindo a ter um fraco desempenho desportivo e gostarias de saber como ser mais forte mentalmente e emocionalmente através do treino mental, posso ajudar-te, assim como tenho ajudado centenas de atletas. Clica no link em baixo e fica a saber como te posso ajudar:

 =>> Sessões de psicologia desportiva <<=

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
AULAS AO VIVO TODAS AS SEMANAS!
AULAS AO VIVO TODAS AS SEMANAS!

Supere de uma vez por todas a sua Ansiedade!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *