10 obstáculos ao desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

10 obstáculos ao desenvolvimento pessoal

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Desenvolvimento pessoal, implicitamente ou explicitamente todos nós possuímos este impulso, esta vontade que nos engrandece e permite alcançar os resultados desejados. Nas mais ínfimas coisas do nosso dia-a-dia, fazemos uso do nosso desenvolvimento pessoal. Seja porque aprendemos uma nova palavra, uma nova habilidade ou simplesmente perceber que respirar profundamente nos faz sentir mais calmos. Na minha essência mais profunda, sinto-me um treinador, sinto-me um treinador de pessoas. Tudo terá a ver com o facto de ser treinador de atletismo e igualmente psicólogo. Como treinador e psicólogo acredito que é possível ensinar às pessoas estratégias mentais de êxito, para que elas próprias construam ferramentas que lhes permitam trabalhar no seu desenvolvimento pessoal.

A mensagem que transmito é: SEJA UM VENCEDOR!

Todos os dias  lido com pessoas que pretendem ultrapassar alguns obstáculos, os quais são impeditivos de melhorarem, desenvolverem-se ou alcançar o que desejam na vida.  Estes obstáculos impedem a mudança que os atletas ou os clientes querem obter. Por vezes, estes obstáculos assemelham-se a enormes pedras maciças que não conseguem remover, não importando o quanto eles tentem.

Quer seja na prática esportiva ou em consultório, o meu trabalho gira sempre em torno de potenciar os objetivos de vida de alguém. Seja ensinado uma nova técnica, uma estratégia mais adequada, mudar as crenças, estimular a motivação, reestruturar o pensamento, e acima de tudo ajudar a ultrapassar os obstáculos que impedem o fluxo normal das suas capacidades e desenvolvimento pessoal, a fim de obterem da vida aquilo que pretendem.

Veja se você reconhece alguns destes obstáculos na sua vida:


OBSTÁCULO 1:

Eu não sei para onde estou caminhando na minha vida. Muitos de nós não temos uma visão clara do que queremos na vida. Assim que tenhamos uma visão que nos oriente qual o caminho que queremos tomar, mais rápido percebemos aquilo que devemos fazer para  obter o resultado desejado. Há tantas pessoas em empregos que odeiam, mas se lhes perguntarmos o que querem fazer para mudar essa situação desagradável, certamente a grande maioria iria responder: “Eu não sei o que fazer”.

Dica: Crie uma visão do que você quer fazer na sua vida e, em seguida, faça alguma coisa todos os dias para chegar lá.

OBSTÁCULO 2:

Eu simplesmente não tenho tempo. Ninguém neste mundo pode controlar o tempo, mas conseguimos gerenciar a nós mesmos, e a forma como gastamos o nosso tempo. Todos nós precisamos de tempo para investir no nosso desenvolvimento pessoal, mas tendemos a dar a grande maioria ou a totalidade do nosso tempo para outras pessoas: família, amigos, trabalho de voluntariado, o nosso próprio trabalho. Não quero transmitir a ideia que este dispêndio de tempo para os outros seja algo que não deve fazer, de todo.  O que você tem que perceber é que precisa de tempo para si mesmo, e isso é absolutamente necessário. Dizer não para os outros pode ser difícil, mas é algo que por vezes é necessário e isso irá capacitá-lo. Quando você aprender a dizer não, uma coisa estranha começa a acontecer, as outras pessoas vão apoiá-lo, eventualmente segui-lo na sua jornada e isso permitirá chegar onde quer, muito mais rápido.

OBSTÁCULO 3:

Eu não tenho dinheiro para fazer aquilo que pretendo. A maioria de nós atravessamos esta fase, em algum momento de nossas vidas, e não é uma coisa fácil de superar. No entanto, também não é uma desculpa para retê-lo na vida.  Se você tem um objetivo entre mãos, esta não é a altura para adotar uma mentalidade de vítima. Resignar-se à evidência da falta de dinheiro, não fará com que venha a ter mais. Aquilo que o pode ajudar é pensar numa estratégia que pode ser composta por duas variáveis manipuláveis por si. Primeiro, verificar em que é que pode cortar alguns dos gastos desnecessários que tem (é preciso fazer sacrifícios em prol de um bem maior). Segundo, verificar em que é que pode ganhar um dinheiro extra. Se estiver desempregado, a estratégia tem de ser redefinida e perceber como é que pode ultrapassar esse problema. Certamente começando por ter uma atitude positiva, tudo o resto seguir-se-á.

OBSTÁCULO 4:

Sou demasiado velho. Certamente a idade é um factor condicionador para determinadas atividades, não sendo um condicionador de objetivos nem de propósito de vida. Se para a obtenção de determinados objetivos o avanço da idade possa tornar-se um forte obstáculo, existirão tantos outros em que não será o caso. A característica mais capacitadora e extraordinária que o ser humano tem é a sua capacidade para aprender, seguindo-se a capacidade de adaptação, sendo que esta estabelece uma forte relação com a primeira. Quando reconhecemos isso em nós, quando começamos a movimentarmo-nos na vida de acordo com esta crença abençoada, toda a vida é impregnada de possibilidade.

Tal qual o anúncio da Adidas: “Impossible is Nothing”. “Nada é impossível”.

OBSTÁCULO 5:

Eu tenho outras pessoas para cuidar. Sem qualquer dúvida este é um comprometimento que tem de ser levado em consideração e é merecedor de toda a legitimidade. No entanto, estaremos muito mais capacitados para cuidar dos outros, dar-lhes suporte e atenção quando mais capazes nos sentirmos. Um dos avisos que ouvimos quando viajamos de avião é: “Em caso de emergência a sua máscara de oxigénio irá cair, deve colocar a máscara de oxigénio primeiro em você antes de colocar nas crianças“.


Dica:Você não pode ajudar ninguém na vida, a menos que se ajude a si mesmo em primeiro lugar. Quanto mais feliz você for, mais ajudará a sua família e amigos a serem felizes.

OBSTÁCULO 6:

Eu sou muito ligado ao mundo material. Nós queremos uma vida simples, mas não podemos desistir dos dois carros, ou o último modelo de celular, passar férias duas vezes por ano, uma noite a cada fim de semana para socializar. Ou, muito simplesmente fumar dois maços de tabaco por dia, televisão por cabo, roupa de marca, ou alguma peça de luxo da qual somos dependentes. Isto não é uma crítica, todos somos livres para poder fazer e ter aquilo que entendemos querer. No entanto, para alcançar o equilíbrio na vida, é importante equilibrar todas as áreas da vida. Se o mundo material coloca você em grande apertos, toda a sua vida pode tornar-se desequilibrada. Olhe para o resultado final que pretende alcançar em algumas áreas da sua vida e, então assuma algumas coisas que você pode ter que sacrificar a fim de alcançar esses resultado. Querer ter tudo, o tempo todo e não perceber que por vezes é necessário fazer algumas restrições e priorizar por grau de importância as nossas necessidade e objetivos, é um cozinhado que pode trazer-nos grandes e graves problemas para a nossa vida.

OBSTÁCULO 7:

Eu sou demasiado agarrado ao passado. São muitas as barreiras que foram sendo adquiridas com o nosso desenvolvimento e crescimento até à idade de adulto. Muitos de nós caminhamos na nossa vida, carregando um fardo composto por coisas que nos prejudicaram, traumatizaram, inibiram e  incapacitaram no passado. Por vezes mantemos as mesmas ideias, pensamentos e sentimentos tanto tempo na nossa vida que, tornam-se numa forma habitual de estar no mundo. Desta forma é necessário perceber que devemos esforçarmo-nos para viver no presente e não ficar paralisado pelo passado, investindo na reestruturação dos pensamentos desadequados, mudar as crenças limitantes e apostar definitivamente no desenvolvimento pessoal.

Sugestão: Viva no presente. Não se paralise pelo passado

OBSTÁCULO 8:

Eu sinto-me culpado pelo meu insucesso. O sentimento de culpa tem muitas faces, que podem ser uma barreira para o crescimento e desenvolvimento pessoal. A culpa pode ocorrer quando você sente que tem feito algumas coisas erradas que transgridem o seu próprio conjunto de padrões morais. Se você não conseguir assumir essa responsabilidade, contextualizar os acontecimentos e perceber que tem a possibilidade de passar a agir de forma mais assertiva, isso pode transformar-se  num obstáculo ao crescimento e desenvolvimento pessoal. Por outro lado, algumas pessoas que se sentem culpadas podem realmente na atualidade não ter feito nada de errado, mas acredito que elas têm, na sua cabeça uma “voz de controlo” antiga, talvez associada aos pais ou a alguém que tentou controlar o seu comportamento através da culpa. Tente avaliar bem esse seu sentimento de culpa, tente descobrir a melhor forma de encarar esse obstáculo, e siga em frente de forma responsável e liberta.

Sugestão: Como lidar com o sentimento de culpa

OBSTÁCULO 9:

Eu sou preguiçoso. Preguiça, quem não sofreu já desse sentimento? A preguiça atua como uma forte barreira para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Podemos começar algo muito entusiasmados, mas logo a preguiça toma conta de nós, minando qualquer iniciativa pessoal para irmos ao encontro dos nossos objetivos. Perante este sentimento tão paralisante e sugador de energia e vontade própria é importante investir na formulação de objetivos e aprender a não desistir.

Dica: Crie um desafio que lhe dê esperança

OBSTÁCULO 10:

Eu tenho medo. Provavelmente a maior barreira para o crescimento e desenvolvimento pessoal que qualquer um de nós pode ter é o nosso medo. No entanto, algo de extraordinário acontece quando nos permitimos sentir esse medo, quando aceitamos que sentir medo é algo natural nos seres humanos. Propomo-nos a fazer coisas que sabemos serem importantes para a nossa vida com uma enorme dose de coragem. A coragem é o maior aliado do medo. A coragem permite superar o medo, tirando partindo de toda a energia que é colocada à nossa disposição accionado por esse mesmo medo. A coragem é libertadora. Abrace o seu medo, coloque-lhe uma dose de coragem e o seu poder pessoal aumenta drasticamente.

Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos:

QUAL A SUA OPINIÃO?

Você reconhece alguns destes obstáculos? Existem outros obstáculos que pareçam intransponíveis para você? Como você julga superá-los? Partilhe connosco!

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Bruno Rodrigues

O mundo está a mudar, e está a mudar a uma velocidade cada vez maior. Em 2006 assisti a uma palestra de Jim Rohn onde ele disse que, existem cada vez mais oportunidades, que nunca existiu uma época com tantas oportunidades como agora, no entanto a competição é cada vez maior. Isto para dizer que temos de ser cada um de nós a controlar o rumo da nossa vida.

Estes 10 pontos são essenciais para ajudar qualquer pessoa a encontrar um rumo e a conseguir alcançar os seus objectivos de vida.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário.

Concordo totalmente acerca da ideia que nunca existiu uma época em que existissem tantas possibilidades e oportunidades, sendo que a competitividade é enorme. Por esse motivo a “responsabilidade” do nosso crescimento e desenvolvimento cai sobre cada um de nós. Persistindo, insistindo, acreditando e avançando.

Agradeço a sua colaboração.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
BRUNA

Boa Tarde

Miguel,sempre visito seu blog,deixo comentarios nos artigos,vc esta de parabens.

Eu sou estudante de psicologia,e tenho um trabalho no qual eh uma entrevista com um psicologo do esporte,a entrevista pode ser por email,nos do grupo conseguimos somente um,ainda faltam dois,teria como me ajudar? respondendo algumas perguntas.

Lembrei de voce,sei que o tempo eh corrido,mas se puder me ajudar agraceco,pois o seminario eh na quarta que vem.

Obrigada
Bruna

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruna, obrigado pelo comentário.

Sim, pode enviar as perguntas, responderei tão breve quanto possível.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel (Utilnet)

Olá Miguel Lucas,

Na minha opinião, falta o Receio de arriscar ou de mudar (a acomodação das pessoas).
As pessoas normalmente têm receio de mudanças(a vida, o trabalho, etc).
A mudança e arriscar na vida dá imenso trabalho, imenso desgaste (sobretudo psicológico), dá uma sensação de incerteza, etc. Todos estes factores levam a que sejam poucas as pessoas que tomem iniciativas e avançem.

Abraço,
Miguel Ângelo (Utilnet)

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Miguel, obrigado pelo comentário.

Sim sem dúvida que o receio de arriscar e sair da zona de conforto é um enorme impeditivo ao desenvolvimento pessoal.

Optei por não especificar os medos e abordar apenas o medo de uma forma geral. E o medo de arriscar como tantos outros medos, estão de certa forma representados no Item: “Tenho medo”.

Agradeço muito a sua colaboração e interesse em enriquecer algo que pode ser útil a muitas pessoas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Teresa José

Obrigada Miguel pela oportunidade que dá as pessoas de poderem debater assuntos como este que faz parte da rotina diaria do ser humano.E desde já os meus parabéns pela iniciativa.
Será que o “sentimento de incapacidade” poderá ser um dos obstáculos? Visto que alguns individuos por timidez, outros por complexos vários e outros ainda por sentiren-se diferentes quer seja por limitações físicas ou mesmo mentais acham-se incapazes de se desenvolverem pessoalmente. Acredito que com treinamento psicológico para elevar os pensamentos positivos, levando o individuo a acreditar que é capaz, e que tudo não passa de diferenças e não de incapassidades.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Teresa, obrigado pelo comentário.

O sentimento de incapacidade pode ter várias facetas e causas. Claro que pode ser devido a condicionalismo fisiológicos e perante esta realidade temos de a aceitar (provavelmente existindo pouco que possa ser feito). No entanto na grande maioria dos casos esse sentimento é construído pela própria pessoa, é uma percepção e imagem criada na sua mente acerca daquilo que julga conseguir fazer. O desenvolvimento pessoal envolve muitos mais que apenas desenvolvimento de habilidades (fazer isto ou aquilo), mas igualmente de conceitos de valores e virtudes, e isto depende do nosso querer. Por isso se chama de desenvolvimento pessoal.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Tiago Simões

Olá Miguel,
Você conseguiu fazer um ótimo resumo das principais desculpas que as pessoas dão para não se desenvolverem pessoalmente.
Creio que o primeiro passo para mudar tudo isso seja realmente a manifestação do querer.
Parabéns pelo excelente artigo.

Tiago C. Simões

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tiago Simões, obrigado pelo comentário.

Fico lisonjeado por reconhecer valor no artigo:)

Sim sem dúvida “querer” é uma arma fundamental para alcançar qualquer coisa que seja na nossa vida. Esse é o primeiro passo a ser dado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Obrigado por esta sua partilha. Num mundo onde td é pago é bom e importante encontrar algo positivo e gratuito.

Cumps

Avatar for Miguel Lucas
Leandro Pereira

Miguel acho fantástico esse conceito de treinador pessoal! E você tem sido um treinador fantástico com inúmeras publicações que acrescentam desenvolvimento a inúmeras pessoas. E há tanto a desenvolver!
No meu caso quero me dedicar mais aos estudos e acredito que o gerenciamento do tempo entre trabalho e vida pessoal fará enorme diferença, mas confesso que tem sido um pouquinho trabalhoso.
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leandro, obrigado pelo comentário.

O conceito de treinador é-me muiti familiar devido à minha formação desportiva. Acredito que é possível capacitar pessoas no sentido de lhes ensinar estratégias e formas de pensamento que permitam facilitar o alcance dos objetivos. E tal como no treino físico, é necessário praticar, é necessário treinar.

Bom trabalho e força nas suas convicções.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Antonio Siebra de Brito

O artigo deixa claro que as pessoas precisam estar cientes do quanto é importante acreditar na capacidade de alcançar o equilíbrio emocional que as capacitam a ter uma vida feliz apesar das dificuldades do dia a dia. Sentir-se bem deveria ser compreendido como o primeiro passo para o sucesso. Tudo isso e muito mais consta nesse excelente artigo. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Siebra

Sentir-se bem no mundo de hoje parece ser possível para algumas pessoas somente através do uso de drogas ou de algo sobrenatural, mas o fato é que qualquer pessoa, salvo algumas exceções, pode alcançar um ótimo equilíbrio emocional desde que ela busque a companhia de pessoas positivas, leia bons livros e reflita sobre artigos como este que você escreveu no seu blog. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Sebastião Vasconcelos

Sinto-me um fracassado por nos finais de semana juntar-com amigos para uma melhor socialização e, juntos tomamos alguns copos de cerveja e a partir dos quatro ou cinco copos perco o controle sobre mim mesmo e repito essa cerveja por dois ou mais dias até que adoeço e me sinto obrigado a parar por não mais aguentar mais. Isso se repete em muitos finais de semana. Prejudicando minha saúde, minha família e até meu emprego. Peço ajuda como devo proceder para superar e reverter essa situação???

Avatar for Miguel Lucas
Deusimar Rolim, graduado em Yoga

Caro Sebastião Vasconcelos, "nenhuma força de vontade resiste ao ambiente/às companhias", afirma o meu mestre iogue, Paramahamsa Yogananda. Assim, se você realmente optar por você, o certo é afastar-se das pessoas que bebem e dos ambientes onde são servidas bebidas; não ter bebidas em casa; não ir a eventos que as tenham – pelo menos por um bom tempo. Com o cigarro, o método iogue é ir diminuindo, diminuindo, até 1 cigarro ao dia, e nenhum no dia seguinte! (Gastam-se meses nessa jornada). Já com a bebida, é aconselhável romper de uma vez e JAMAIS tocar nessa droga – talvez a maior destruidora de vidas/carreiras em toda parte, por ser livre e generalizado o seu uso. A FORÇA DO VÍCIO ESTÁ EM PENSARMOS QUE NÃO DAMOS CONTA DE ABANDONÁ-LO, de viver sem ele. Ora, isto é falso, pois VÍCIO É APENAS PENSAMENTO – E PENSAMENTOS NÓS PODEMOS MUDAR LIVREMENTE. Não nos culpemos, não nos digamos fracos por nossos maus hábitos. Não são "defeitos", fraquezas ou pecados: são somente hábitos/pensamentos. Criemos outros, mudemos de ares e companhias, elevemos o respeito a nós mesmos e elevemos os nossos ideais. É só! Só?!

Avatar for Miguel Lucas
Luiza souza

Gostei muito do conteúdo dos assuntos,pois como cadeirante me identifiquei com alguns textos,assim como aos meus 59 anos tornei-me
acadêmica em psicologia.Querer é poder,e eu posso fazer a diferença em minha vida e da sociedade.Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Raphael Nery

Caríssimo,
Obrigado pelas valiosas dicas.

A partir de hoje serei um frequentador assíduo do seu site, e certamente compartilharei seus artigos com os meus amigos aqui do Brasil.

Meus votos de sucesso!

Avatar for Miguel Lucas
Evandro Gomes

Gostei imensamente das dicas , muito obrigado por partilhar o vosso conhecimento connosco.

Votos de sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Garcia Sebastião Moisés

muito obrigado pelo artigo me ajudou bastante,sou muito jovem as vezes penso que o mundo ta contra mi,mas procuro sempre ajuda para o meu desenvolvimento pessoal sei que ainda tenho que aprender muito sobre a vida.obrigado e um abraço grande para todo mudo.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

O texto todo é bem legal, mas não confunda a frase da Adidas: “Impossible is Nothing” = "O impossível não é nada", porque esta frase está dizendo que o impossível é simplesmente menos que nada, que para a Adidas, o impossível não existe, é como se a Adidas fosse superior a tudo. Se você quisesse realmente dizer aquela frase: "Nada é Impossível", você simplesmente colocaria: "Nothing is impossible", pois no inglês não se nega duas vezes na mesma frase, assim, novamente: “Impossible is Nothing” = "O impossível não é nada". O ‘is Nothing’ já faz o papel da negação ‘não é nada’.
Eu apenas estou falando da questão da interpretação do inglês. O restante do texto está ok.
E, antes que você, autor, fique chateado, eu sou tradutora, por isso sei do que falo.

Avatar for Miguel Lucas
luciana matias

ola miguel,fiquei muito feliz de ver como vc colocou ,usando de palavras objetivas ,pois sendo claro na sua colocaçoes, de uma maneira que todos possam entender , parabens e com certeza ira me ajudar muito tudo que voce colocou a respeito do desenvolvimento pessoal

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Boa noite!
Esses 10 tópicos são essenciais para melhorar a vida de qualquer ser humano que almeja a verdadeira mudança. Vai ser muito útil para minha vida pessoal e profissional.

Obrigada!
Att, Fernanda

Avatar for Miguel Lucas
jully

olá,
gostei muito do seu artigo, Identificar a causa é sempre um muito bom mas saber como lidar e como melhorar é otimo.
deixo uma dica a todos PNL (Programação Neurolinguistica) além de ajudar a se conhecer tambem ajudar a traçar um caminho melhor.
fica a dica.
abraço

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel Santos

Olá Miguel!

Adorei a lista de "desculpas" que as pessoas (nós!) damos para travarmos nosso desenvolvimento pessoal. Esta lista se aplica a quase qualquer pessoa! hehehe. Isto me lembra um artigo que escrevei para o meu próprio blog, sobre Procrastinação – "Como trabalhar primeiro e procrastinar depois". Estaríamos nós, também procrastinando nosso desenvolvimento pessoal mais do que nunca nos tempos de hoje?

Segue o dito artigo – Vale a pena conferir!
http://www.designore.com.br/trabalhar-agora-procrastinar-depois/

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Danilo Bezerra

Muito bom o artigo! Aprender com filmes também me ajuda muito. O filme "O Discurso do Rei" dá varias lições de vencer obstaculos, aqui tem uma matéria bem interessante: http://goo.gl/htZasz

Avatar for Miguel Lucas
Antonio Ferreira da Conceição

Prezado

informe se os comentários serve para um Artigo Desenvolvimento Pessoal do Docente.

Grande abraço,

Antonio

Avatar for Miguel Lucas
Walber Bichara

Venha conhecer meu Blog. Abordo assuntos de sue interesse.

Avatar for Miguel Lucas
Walber Bichara

Venha conhecer meu Blog. Abordo assuntos de sue interesse.

ewbbdesenvolvimentopessoal.blogspot.com.br/

Avatar for Miguel Lucas
Antônio

Ótimo texto. Cobre muito daquilo que chamam de crenças limitantes.
Recentemente fiz um vídeo sobre como alcançar seus objetivos e também abordo os obstáculos quando pretendemos realizar algo.

https://www.youtube.com/watch?v=-IiM0VkfwDk

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *