7 conceitos para descobrir o seu poder
Motivação 22/09/2016

7 conceitos para descobrir o seu poder

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Poder é muitas vezes pensado em termos de domínio e controlo. Este post adopta uma perspectiva diferente. Descrevo como é que você pode descobrir o seu poder pessoal. O qual defino, como a habilidade para se movimentar em direcção aquilo que pretende alcançar. Este tipo de poder fortalece a sua capacidade para enfrentar a grande maioria das situações, encontrando soluções que o ajudarão a criar os resultados que deseja.

Porque razão você estaria interessado no poder pessoal? Que benefícios lhe traria? Eu vejo o poder pessoal, não como um fim em si mesmo, mas como algo que o ajudará a alcançar as coisas importantes e significativas na sua vida. Quando você pensar nas coisas que gostaria que lhe acontecessem, seja na sua vida, na sua relação, no trabalho, ou no mundo, estará a dar razões a si próprio para interessar-se no poder pessoal. Este é o ponto de partida para “poder” começar.

Como se energizar

O principio aqui é, que a energia pessoal e a direcção que queremos tomar para a persecução dos nossos objetivos estão interligados. Quando descobre em si um senso de propósito ou caminho a tomar, isto fornece-lhe energia. Todos temos um atração pela aventura, por emoções fortes na nossa vida. Quando vislumbramos uma possibilidade atractiva, isso chama toda a nossa atenção, excitando-nos. Quando decidimos atender a esta chamada para a aventura, fornecemos a nós próprios um propósito e direcção para ação. E isto é bastante poderoso e capacitador!

Consciência emocional

O primeiro passo para entender a sua própria motivação é prestar atenção aos picos e quedas, monitorizando os factores que o influenciam. Eu apelido isto de consciência motivacional. Quais são as coisas que lhe prendem a atenção, interesse e entusiasmo? O que o leva a decidir que vale a pena fazer algo? Quando você descreve os motivos que o envolvem profundamente, relembra a si próprio aquilo que deverá fazer para se sentir motivado.
Pergunte o seguinte:

  • – O que é que estou a fazer?
  • – Porque é que estou a fazer isto?
  • – Onde é que isto me leva?
  • – O que é que eu quero obter com isto?

Se não consegue encontrar boas razões acerca daquilo que está a fazer, pergunte-se, o que é que aconteceria se parasse. Se vislumbra consequências negativas, encontrou uma boa razão para continuar a fazer o que tem feito. Mas quando você pára de fazer coisas para as quais não encontrou boas razões para continuar, deixa um espaço vazio para que algo novo aconteça. Isto pode ser um passo para a descoberta do seu poder.

Pergunte a si próprio o que é que realmente quer

Quando faz esta pergunta, rapidamente foca a sua atenção naquilo que o motiva. Quando você segue os padrões que parecem ser os mais importantes para si, irá agir com motivação intrínseca. Esta é a motivação que vem realmente de dentro, e não baseada nas recompensas exteriores. Tende a ser uma fonte motivacional muito mais poderosa.

Ganhe consciência da sua mortalidade

Coloque a sua vida em perspectiva. Faça esse exercício, perguntando o que é que faria diferente se apenas lhe restasse um ou dois anos de vida? Esta pergunta pode parecer um pouco agressiva e mórbida, mas lembre-se que não passa de um exercício que tem por objetivo funcionar como um gatilho para a mudança. Existem muitos exemplo inspiracionais de pessoas que dramaticamente se cruzaram com a morte e sobreviveram, alterando-lhe a vida para muito melhor.

Felizmente você não precisa de passar por esta experiência. Tudo aquilo que necessita é de pensar no quanto ainda tem para viver, e perguntar o que é que realmente quer que lhe aconteça ou que pretende fazer. Esta pergunta convida-o a descrever a visão de como é que gostaria que a sua vida fosse, e o que é que está disposto a fazer para ir ao seu encontro.

Quando tiver uma visão positiva à sua frente, isto tornar-se-á a sua chamada para a aventura. Dá-lhe uma razão para sair de manhã da cama com entusiasmo, ao invés de relutância. Dá-lhe uma boa razão para desenvolver o seu poder pessoal. Mas o que fazer se não tiver a certeza absoluta do que quer fazer?

Procure clarificar-se

Por vezes o nosso propósito de vida é-nos revelado um pouco de cada vez. Só quando fazemos uma retrospectiva da nossa vida o puzzle fica compreensível, conseguindo nessa altura vislumbrar o que é que a nossa vida tem sido e para onde parece caminhar.

Um ditado útil é: “Em vez de procurar o propósito da vida, viva a vida com propósito”.

Todos nós na nossa vida já passámos por momentos de indecisão e de confusão, andando um pouco à deriva, sem saber bem que rumo tomar. Não sou apologista que se deva viver “agarrado” a máximas ou a chavões, no entanto tenho por hábito dizer, que quando não sabemos aquilo que queremos, deveremos pelo menos esforçarmo-nos para saber aquilo que não queremos. A visão do que se pretende e as preocupações são ambas motivadores poderosos, num reconhecemos aquilo que nos atraí, noutro identificamos aquilo do qual nos queremos afastar.

A reter: uma das pistas que lhe pode dizer que está no caminho certo é quando você encontra algo que sabe perfeitamente que não quer.

Insatisfação inspiracional

Uma da formas mais comuns de ficarmos com a nossa motivação bloqueada é quando as boas razões para a mudança ou desenvolvimento são ignoradas porque são desconfortáveis e difíceis. Muitas pessoas dizem: “eu não quero pensar sobre isso, porque isso aborrece-me, irrita-me”. O desapontamento, aborrecimento e o medo são sinais que nos alertam para a necessidade de enfrentarmos a situação.

A reter: O aborrecimento pode ser um motivador poderoso – quando estamos aborrecidos por alguma coisa, agimos na tentativa de mudá-la.

A insatisfação é uma chamada para a aventura. Dá-lhe uma boa razão para se interessar em encontrar o seu poder. Aquilo que vamos explorar a seguir é como é que vai usar ambos, a insatisfação e a visão positiva para se motivar.

Um ponto de partida útil é: Como é que pode intensificar a motivação que já possui?

Quando você no inicio do processo fortalece a sua força de vontade está a promover a capacidade de manter o ímpeto motivacional.

Experimente o seguinte, numa folha de papel complete as afirmações:

  • – As coisas que me aborrecem mais são …
  • – As minhas maiores preocupações relativamente ao futuro são …
  • – Aquilo que eu não gostava mesmo nada que me acontecesse era …
  • – Se eu tivesse a certeza que aquilo que quero se concretizava eu faria …

A motivação é influênciada pela forma como nós olhamos para determinada situação. Quando temos plena certeza do contributo e valor de uma determinada ação como sendo muito significativa para a obtenção daquilo que pretendemos, arranjamos todos os motivos e mais alguns para fortalecer a nossa vontade. Esta situação aqui ilustrada levanta-nos outro problema. E se aquilo que nós mais queremos que aconteça nos parece impossível de alcançar?

O que vem antes de “como” fazer

Isto leva-nos a uma outra questão: Como é que você sabe até que ponto é impossível? Quando Thomas Edison inventou a lâmpada eléctrica, ele sabia o que queria fazer, mas não sabia como fazer. Ele tentou milhares de formas diferentes, e todas falharam. Ele continuou a tentar, porque a sua visão deu-lhe uma boa razão para continuar. Ele tinha uma ideia excitante e acreditava nela. Na verdade uma das sua tentativas acabou por surtir o resultado esperado. Este exemplo ilustra um importante princípio da criatividade: aquilo que vem antes de como fazer. Se você diminuir a visão daquilo que quer porque não sabe imediatamente como fazer, irá ficar paralisado antes de encontrar uma maneira.

O que chama por você

Quando você foca a sua atenção naquilo que pretende fazer e porque é que quer fazer, reforça o seu interesse e fortalece a sua força de vontade. Isso foi o ponto de partida. Agora você necessita de desenvolver a forma de fazer.
Experimente o seguinte:

  • – Se este post o pudesse ajudar a fazer uma coisa, o que é que poderia ser?
  • – Porque é que isso é tão importante para você
  • – Repita as vezes que ache necessário, de cada vez pergunte: “se houvesse outra coisa, qual é que seria?”

PONTOS PODEROSOS A RETER

  • 1. A chamada para a aventura são impulsos motivacionais: você sente um apelo interno para fazer algo, ir a algum lado, ou implementar alguma mudança. Decidir responder a estes apelos dá à sua vida uma direcção e propósito de tal forma que o energiza. Tal como já referi anteriormente, este é o ponto de partida para descobrir o seu poder.
  • 2. Em vez de esperar passivamente por momentos de inspiração ocasional, você pode aprender gatilhos motivacionais que o capacitam. Aqui apresento resumidamente as 7 formas de fazer isso:

Consciência motivacional: quando você conhece os motivos que o envolvem, isto relembra-o daquilo que precisa para ficar motivado.

Pergunte a si próprio o que é que realmente quer: a resposta encoraja-o a ir para lá do óbvio e descobrir as áreas que mais importam para você.

Ganhe consciência da sua mortalidade: se existe algo que realmente quer fazer, relembre-se que tem um tempo limite para o fazer. Vença a inércia e acelera direito ao objetivo.

Procure clarificar-se: se não tiver certeza daquilo que quer, o desejo de clarificar o seu propósito pode transformar-se na sua chamada para aventura. Isto permite iniciar a viagem de procurar algo que o inspire verdadeiramente.

Insatisfação inspiracional: a motivação pode ficar bloqueada quando as boas razões para a mudança são ignoradas por serem desconfortáveis. Sentimentos, perturbação e insatisfação podem ser um grande activador da energia motivacional.

Reconhecer que o “quê” vem antes do “como”: se você se desmobilizar de uma ideia porque não consegue imediatamente ver como é que a consegue alcançar, irá inibir-se de poder arranjar uma solução. Saber o que é que quer é o inicio da etapa. Depois vem a viagem de descobrir uma maneira de como fazer.

O que é que chama por você: se existiu alguma coisa em que este post o pôde ajudar, o que é que foi? Porque é que quer isso? Cada vez que faz estas perguntas clarifica a sua chamada para a aventura.

Fico esperançado que o possa ter ajudado a descobriu o seu poder pessoal.

Aguardo entusiasticamente pelas suas opiniões!

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ana Reis

Olá Miguel, mais uma vez parabéns por mais um bom artigo.
Eu costumava ser uma pessoa muito tímida e, por isso, pensava que era impossível para mim encontrar o meu poder. Porque tudo me causava incomodo na vida e não via como poderia algum dia desfrutar do que quer que fosse.
Mas, lentamente fui mudando a minha perspectiva e, quando comecei a comprometer-me a sério com a mudança na minha personalidade comecei a entender o fantástico que é sermos poderosos. Não posso dizer que já sei exactamente o que quero da vida, mas guio-me principalmente pela minha insatisfação e, sinceramente: fico feliz por ter mais sonhos do que aqueles que poderia algum dia realizar nesta vida.

Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá, Ana. Fico contente que tenha gostado, e sobretudo que tenha conseguido na sua vida ser “poderosa”.
É fundamental termos a noção que isso faz parte de nós. Descobrir a forma como nos movimentamos no mundo é uma premissa para o desenvolvimento pessoal.

O próximo passo será, identificar o que gosta e aquilo que quer atingir 🙂

Apraz-me dizer-lhe a célebre frase do filme, Star Wars: “que a força esteja consigo”

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio

Muito obrigado Miguel! Este post foi feito à medida para mim. Além daqueles fenómenos que por vezes acontece comigo, possuo muitos dons e habilidades, basta dizer-lhe que com 3 anos de idade já sabia ler e escrever. No entanto, esta minha “estrela” tem uma necessidade enorme de brilhar, mas como disperso-me com facilidade, ainda não descobri como o fazer. Já cheguei a pensar que sofro de deficit de atenção, mas talvez não seja isso. Também sei que o dia em que decidir focar-me num objectivo bem definido que seja do meu agrado, terei sucesso. Já li muitos livros de auto-ajuda pois absorvo informação como uma esponja, só me falta “lançar o foguete”.
Nunca tinha lido algo tão claro acerca da motivação. Este artigo vai ficar no meu desktop para garantir que não me vou esquecer de “brilhar”.

Um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sérgio, obrigado pelo comentário.
É sempre bom escrever artigos de utilidade para quem lê.

Espero que consiga encontrar algo onde possa expressar todas as suas capacidades extraordinárias.
Sim, sem dúvida que é importante foco no objectivo, para isso é necessário dar o passo em direcção à acção.

Força nesse lançamento do “foguete” e boa viagem para o caminho da acção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Laérth Santos

Essa chamada por aventura é muito interessante, tentarei exercitá-la daqui para frente e trarei o feedback!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Laérth, obrigado pelo comentário.

Fico expectante por ouvir notícias suas!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Maria Elisa

Venho por este meio agradecer o trabalho que o Dr tem vindo a fazer com o meu filho, ele tem conseguido gerir melhor as sua emoçoes e tudo graças ao Dr, nem sei como agradecer, nem como pagar este trabalho.
A sua escola veio mudar muita coisa nas nossa vidas, agradeço que tenha feito isto, e muitas pesoas podiam-lhe seguir as “pegadas” esta Filantropia sem duvida que ja nao existe.
Maria do anjos

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria Elisa, obrigado pelo comentário, bem-vinda à Escola Psicologia.

Agradeço muito as suas palavras e fico contente que este Blog possa contribuir e ajudar as pessoas. Este é mesmo o nosso maior objectivo.

Tudo de bom para vocês!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
josi

Gosto e sempre leio os artigos apresentados mas infelizmente no momento tenho passado por uma situação bastante depressiva onde ‘NADA’ me motiva.Tudo começou com a separação de minha filha unica e ela também com uma filhinha de 5 anos.Estou desesperada porque além de minha filha não querer dialogo comigo,ela diz que agora só quer saber de aproveitar com as amigas e amigos que foram coisas que ela deixou de fazer enquanto estava casada.infelizmente ela não pensa que também tem uma filha e que a criança precisa de atenção.Não me escuta em nada e quando eu tinha oportunidade de falar com ela sempre acabávamos discutindo.pois temos ponto de vista contrários e ela não aceita os meus.Vivo preocupada com o futuro de minha neta mas minha filha não quer ajuda.Afinal ela está vivendo somente com o dinheiro da pensão e nada mais. Estou totalmente sem rumo na vida.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Josi, obrigado pelo comentário.

Infelizmente, julgo não ter estratégias que lhe possa transmitir para poder minimizar o problema que está a enfrentar na sua vida, principalmente porque está relacionado com a vontade da sua filha.

Mas, desejo-lhe a melhor sorte, tranquilidade e sabedoria para que possa encontrar em si mesma uma forma de poder conseguir aquilo que quer.

Sinta-se à vontade para manter o contato com a Escola Psicologia, fazendo questões ou trocando opiniões.

Sorte e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Luciano

Ola, Miguel… Depois que descobri seu blog, sinto-me muito melhor, em todos os aspectos. Qq. hora, vou marcar uma consulta p/ conversarmos directamente. No momento moro no Brazil.

Avatar for Miguel Lucas
andre luiz

se ainda naum descobri o que realmente quero ou o que me motiva, posso garantir que estou bem proximo, posso sentir isso, obrigado miguel, valeu….

Avatar for Miguel Lucas
Ari

Olá, achei muito interessante o texto acima. Atualmente to pensando em como fazer para saber o que eu quero fazer da minha vida, nos ultimos 3 anos tenho vivido de forma muito vazia e insensivel, eu sentia que não tava no meu caminho, mas dai bateu aquela duvida “qual caminho então eu devo seguir”. Eu senti um vazio enorme no coração, foi quando eu abandonei tudo na minha vida que me incomodava. Frequentimente tive sonhos que pareciam “pedir” algo de mim, mas até agora to tentando interpleta-los. Quero saber o que o meu coração que dizer. O meu verdadeiro sonho pro futuro é eu trabalhar em algo que faça bem para mim e para os outros tb, que todo os dias eu possa levantar da cama e sentir que meu trabalho pode muda o mundo. Se eu conseguir fazer algo assim com copetencia e responsabilidade é como se eu honrasse o motivo deu existir aqui na terra. Quero muito encontrar esse caminho.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ari, obrigado pelo comentário.
Agradeço o seu testemunho. E fico contente por estar a procurar o seu próprio caminho. É de lisonjear o fato de querer construir mais valia para os outros. Desejo-lhe sorte e convicção para percorrer esse caminho que tanto deseja.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Mario

Miguel, cheguei acidentalmente na sua pagina, e seus artigos tem me inspirado bastante. Moro no Brasil, tenho 57 anos e não tenho medo de confessar que até ler seus posts eu literalmente não sabia o que queria da vida. Confesso que ainda não descobri na integra o que quero, mas pelo menos agora sei por onde começar, graças as suas publicações. Parabéns pelo seu trabalho, pois temos o mesmo objetivo, apesar de atuarmos em áreas diferentes: ajudar quem precisa. Continue com seu belo trabalho. Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Helena Chivite

Adoro ler seus artigos, me ajudam bastante, sou uma senhora de 50 anos, tropecei tanto na vida, que cheguei a perder o rumo, embora seja uma pessoa dinamica e batalhadora, mas nos últimos anos cheguei sentir me derrubada.

Seus artigo e conselhos são uma verdadeira escola! leio todos os dias, sempre que puder ter um tempinho.

Muito obrigado por esse ombro amigo, continue ajudando, bem haja!

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

É interessante saber como até as duvidas a respeito do ki queremos podem ser úteis para descobrir-mos sobre nos mesmos.
A capoacidade de normalizar o equilibrio mental e foca-los em nossos objetivos é interessante.
Descobri que possuo qualides podetosas,e que,posoo usar como arma beneficiadora os sentimentos negativos que sao meros avisos sobre o que precisa ser melhorado..
Agradeço ao artigo..parabéns!!

Avatar for Miguel Lucas
marcela

Ola Miguel , tudo bem ?

Estou precisando de uma ajuda , poderia me responder por email ?

Obrigada !

Avatar for Miguel Lucas
Maria Aparecida Balarin

OI Miguel, gostei muito de seu artigo e, confesso que tirei algumas coisas dele para uma palestra que faremos numa escola da terceira idade a qual pertenço. Estamos tratando da MOTIVAÇÃO para uma vida melhor e encontrei muitas idéias (que eu não tinha), para esclarecimentos.Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
DEYVID CALDERARO

SUAS PALAVRAS ABRIRAM NOVOS HORIZONTES ONDE REALMENTE PUDE ENXERGAR OQUE ESTAVA BLOQUEANDO MEU CAMINHO….VOU ME EXERCITAR E ME LEVANTAR E QUANDO ESTIVER NO TOPO DA MINHA ESCALADA ENTRAREI EM CONTATO. OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
julia

eu sinto-me pouco estranha queria saber o que estar contessendo eu estou me achando um pouco forte e um pouco esperta o que é

Avatar for Miguel Lucas
Julia

Muito bom ler os comentários e saber que não é só você a única pessoa no mundo que não descobriu o que realmente gosta..o que quer fazer da vida…penso como muitos aqui. Muitas vezes tento ignorar meus sentimentos e vontades em prol das minhas obrigações. Parece que sou constantemente julgada, que não tenho o direito de me realizar e fazer o que quero. Como sair dessa situação e sentimento? Primeira vez no site e vou continuar por aqui.

abraços

Avatar for Miguel Lucas
adriano

nao consegui isso e uma mentira

Avatar for Miguel Lucas
Anabela

Olá ! Miguel, escrevou apartir de Angola, olha te agradeço muito pelo Blog terminei a minha Licenciatura em Psicologia do Trabalho, confesso que me apaixonei pelo teu blog, e tem me ajudado muito sempre fui uma pessoa muito motivada e sonhadora mas a medida que o tempo ia passando parecia que os meus sonhos não se realizavam nunca mesmo assim sempre batalhei, lutei e me mantivi com os pés no chão para que os meus sonhos se realiza-sem porque eu sempre acreditei em mim apesar dos apesar, e com os teus artigos então melhorei ainda mais. inclusi neste momento estou ajudando uma amiga a lidar com aperda de alguei que é muito querida, logo no principio da perda ela fico deprimida e eu sempre estivi lá ajuda-la a superar apedar, e tudo graças aos seus artigos porisso mais uma vez muito obrigada por tudo, eu vou continuar estar ligada ao Blog seja onde eu for.Gostaria que me respodesse pelo meu e-mail : evita.1896@hotmail.com; e que por favor mandasse pra mim os seus artigos sempre pelo meu e-mail, e outra Miguel eu não consigo fazer a compra dos seus livros em online por favor ajude-me porque eu amo demais os seus artigos.

Que Deus te abençoe muito e continue a ser essa pessoa inspirador e motivador de todos.

Anabela.

Avatar for Miguel Lucas
Anarita

Olá Miguel…estou muito triste por algo que nao deu resultado entao, fiquei procurando umas palavras para me levantar…e achei muito certo tudo o que falas…. Parei de viver, fiquei muito desorientada..triste…nao posso parar de chorar mais, vou ter que me por de novo em pé, Bjs
Ana

Avatar for Miguel Lucas
João

Desculpe, mas achei esse texto meio clichê. Procuro ideias sobre a motivação, mas todas as páginas que acesso vêm com esses conceitos de palestra de empresa, eles nunca me ajudaram e realmente até hoje não entendo como eles ajudariam alguém =/

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João, obrigado pelo comentário.

O que escrevo aqui no blog é de acordo com a minha convicção e conhecimento profissional. Certamente existem pessoas que acham a informação útil e outras não. Respeito ambas as opiniões. Mas a avaliar pelos comentários de todos os artigos, certamente são de valor para muitas pessoas. Se não foi o seu caso, fico esperançado que encontre o que procura. Este é um site de divulgação gratuita de conteúdo, não é encomendado por ninguém, nem se dirige a ninguém em particular.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marilia

Olá Miguel, fazem 3 meses que descobri seus artigos, e lhe afirmo que consegui modificar algumas atitudes. Como sempre falas, tudo exige tempo e dedicação, estou a passos lentos, mas com objetivos traçados. Todos os seus textos são extremamante maravilhosos. Um imenso obrigado pela sua contribuição na realização pessoal e profissional de milhares de pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Pompéia

Olá Miguel,
conheci seus artigos hj, então eu era proprietária de um restaurante e sempre falava q não sabia o q queria, vendi o mesmo e hj vejo q a rotina q tinha era tudo o queria ter de novo como é possível isso?

Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Wellington

simplismente gostaria de deixar meus agradecimentos… muita gratidao pelo artigo…. parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
luis vilmar Ribiero

Ola achei muito bom seu artigo, entendi bem, o ruim esta em praticar isso, por isso gostaria de relatar meu problema: eu sinto muita falta ade auto-confiança em mim, exemplo disso é o sofrimento antecipado das coisas que tenho que fazer. estou fazendo aula de auto escola para tirar a carteira de motorista, só eu pensar que vou ter aula me da um frio na barriga, um vontade de fugir e até de desistir, mas ai penso se eu desistir vou ter uma frustração por não conseguir aquilo que gostaria, sei la penso muito nisso, não consigo entender o porque de todo este sofrimento: penso que posso errar , penso que posso não conseguir.. só sei dizer que é uma sensação muito ruim….gostaria se possível uma orientação sua….

Avatar for Miguel Lucas
Camyllo Dias

Ótimo artigo, impressionante! Apesar de todo o artigo ter uma ótima proposta de educação psicológica, a que realmente me ajudou, foi saber que quando pensamos no que queremos e percebemos as dificuldades deste, não devemos recuar, pois é um sinal de que devemos enfrentar. Eu sempre tive este problema, tantos objetivos e metas a serem alcançadas, mas sempre que pensava no que eu iria ter que fazer e passar pra chegar lá, já me sentia menos motivado e até parava de pensar naquilo no momento. Ótimos ensinamentos. Obrigado ! 😀

Avatar for Miguel Lucas
Maria Castanha

Obrigado foi muito esclarecedor! Certamente vai ajudar-me a na pratica encontrar respostas….novos rumos e adioptara novas estratégias para.

Avatar for Miguel Lucas
Flávio Rubim

Postagem deslumbrante, incrível para quem necessita de resultados. Parabéns!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Ferreira

Olá. . Eu vivo uma vida cheia de responsabilidades ..problemas complicações exigências.
.. à uns dias que me pergunto o porquê desta luta toda …e não obtenho qualquer
resposta ….deixei de viver…a minha vida é um sacrifício …ao ler o seu post
Percebi o quanto preciso mudar a minha forma de pensar mas nao sei como fazer
O tempo passa e cada vez estou mais embrulhada na escuridão… Obrigado
o mundo precisa de pessoas assim

Maria Ferreira

Avatar for Miguel Lucas
ILMA SOARES vIEIRA

GOSTEI! NÓS NÃO PODEMOS PERDER A FORÇA,FOCO E FÉ. ESTE É O SEGREDO DOS TRÊS ÉFES.

Avatar for Miguel Lucas
ROSANA

BOM DIA! A DICA É MUITO BOA POIS AINDA NÃO DEI ASAS A IMAGINAÇÃO ACHO QUE É TARDE

GOSTARIA MUITO DE SER PSICOLOGA MAS ME ARREPENDO POR NÃO TER FOCADO ISTO EM MINHA VIDA ME ARREPENDO MUITO MAS NÃO CONSIGO DESCOBRIR SE É REAL OU AVENTURA
POIS FIZ ESTE ANALISE HOJE PENSO E QUAL SERIA REALMENTE A REAL DO SONHO

ME AJUDE BOM DIA!

Avatar for Miguel Lucas
Francisco

Olá! Eu achei muito bom seu blog. Já me ajudou a retomar o sonho que estava parado.
Tenho um grande sonho de completar uma prova de triatlon. A dois anos eu coloquei isto na cabeça e comecei a treinar feito louco, muito focado. Acontece que acabei trocando de emprego, e isto afetou minha rotina. A data da prova passou e eu não me inscrevi 2 vezes. Me arrependo muito por isso. Este é o terceiro ano e a prova vai acontecer em Novembro. Desta vez eu não vou deixar passar. Vou me inscrever e vou completar 750 m de natação, 20km de bike e 5km pedalando. O grande vilão dessa historia, é meu pé. Eu tenho um olho de peixe no pé que é bem grande. Isto meche com meu psicologico muitas vezes, Eu fico olhando pra ele toda vez que toda na piscina treinando e me tira o foco. Eu sei que eu consigo completar essa prova porque sou atleta e num sei porque ainda não fiz. Mas agora com esse blog abriu minha mente. Ja estou ligando no ginasio para me inscrever nas aulas de natação dinovo, mesmo no inverno e comecei a pesquisar sobre triatlon na internet. É incrivel como isso me deixou animado, até no meu trabalho onde escrevo agora, perceberam e disseram " nossa francisco você está animado" hehe é eu estou animado! Vou alcançar esse objetivo e tenho certeza que coisas incríveis vão acontecer no caminho. Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Diolinda

Como vai, Miguel Lucas?
Li seu texto hoje pela primeira vez e confesso que absorvi bastante o que vc disse. Respondi as questões que vc colocou e isso me fez encarar de frente meus problemas e se não conseguir resolvê-los no momento, pelo menos terei coragem de enfrentá-los. Suas questões são esclarecedoras e nos motiva a reflexão e consequentemente a nos movermos. Muito obrigada pelo seu interesse em nos esclarecer coisas que não conseguimos. A partir de hoje serei leitora assídua de seus textos inspiradores e esclarecedores. Deus te abençoe e te proteja sempre!

Avatar for Miguel Lucas
Felipe

Só melhora a ortgrafia, do restante parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
Kamila

Parabéns pelo post, me tocou bastante , inspirador e claro.
Obrigada!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *