6 Estratégias para superar o medo irracional
Psicologia Comportamental 22/09/2016

6 Estratégias para superar o medo irracional

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A maioria de nós provavelmente teme coisas que não deveríamos realmente temer, como uma consulta de rotina ao dentista, medo de fazer uma apresentação, medo de uma aranha, medo de uma determinada sensação corporal. Apesar de percebermos, racionalmente, que não devemos temer algo tão bobo, não conseguimos evitá-lo. Na maioria das vezes, esses pequenos medos não nos prejudicam muito, mas há momentos em que eles podem impedir-nos de fazer escolhas positivas, ou podem impedir-nos de viver no presente, como por exemplo, quando alguém monitoriza constantemente o seu corpo à procura de sensações desagradáveis que julga serem ameaças para a sua vida.

Quando o medo, não um medo real, é sobretudo criado por inseguranças, por experiências de insucesso, de perda, de vergonha, de autoestima diminuída, torna-se em algo difícil de lidar. Pode conduzir-nos à paralisação de algumas ações importantes e significativas para a nossa vida.

Exemplo de um comentário no artigo, Aproveite o medo para atingir os objetivos desejados: “Ainda sou medrosa, muitas vezes potencializo o medo. E tenho medo de avião, elevador, de falar em público, de expôr o que penso, de não ser aceite pelas pessoas. Tenho medo que algo aconteça com as pessoas que amo, se assisto um filme de ação fico tensa e tenho medo tambem de traição.”

Exemplo de um comentário no artigo, Como combater a fobia social?: “Sofro também de fobia social.Tenho medo de ficar em qualquer ambiente social, pois meu sentimento é de medo por estar sendo observada, e de fuga, às vezes tento enfrentar. Hoje mesmo eu ia ficar trancada o dia todo em casa no meu quarto, mas pensei, vou fazer um esforço e ir para um aniversário que fui convidada, mas foi muito difícil, sentir-me desconfortável, não conseguir me entrosar com ninguém por insegurança e sentimento de inferioridade que a própria doença faz o portador pensar que é incapaz, que é um fracasso total e que as pessoas vão te rejeitar, e eu fico apavorada no meio de todas as pessoas, principalmente se for alguém do sexo oposto ou que eu já tenha ficado.”

6 Passos para saber como vencer o medo irracional

1. Detetar e regular as suas respostas emocionais. A primeira chave para lidar com qualquer medo é aceitá-lo e admiti-lo (nem sempre é fácil se, por exemplo, você é adulto e tem medo de um minúsculo inseto). Também é fundamental aprender a reconhecer a sua resposta emocional ao medo, que se expressa fisicamente (Batimento acelerado do coração, os músculos tensos, palmas das mãos suadas, nó na garganta, entre outros).

Às vezes, o medo, especialmente o medo irracional emerge em nós sem percebemos que estamos com medo de alguma coisa. Só ganhamos consciência do medo quando começamos a prestar atenção aos nossos próprios sinais. Quando prestamos atenção acerca de como nos estamos a sentir, e quando nos estamos sentido dessa forma, somos capazes de trabalhar com essas respostas emocionais ao invés de simplesmente reagir a elas.

É, no exato momento que conseguimos detetar a nossa resposta emocional e percebemos que estamos a exagerar na resposta ou nas ações que tomamos, que podemos fazer algo para regular os sintomas desagradáveis associados ao medo.

2. Questionar os seus pensamentos negativos. A melhor maneira de lidar com uma resposta emocional de medo é questionar os pensamentos negativos. Sempre que começar a pensar de forma negativa na presença do seu medo, force-se a parar o seu pensamento. Sempre que inicie um pensamento que lhe retira capacidade, que iniba a ação, que à priori seja derrotista, desencorajador ou pejorativo acerca de si próprio, das coisas ou situações, faça paragem de pensamento, diga a si mesmo “Basta”, “Pára”, depois fique ciente de que é capaz de racionalizar o seu medo irracional. Considere que os pensamentos negativos que está a ter devem-se a uma reação obsessiva do seu cérebro e não propriamente à realidade.

A seguir, reenquadre o seu raciocínio focando-se em pensamentos positivos e construtivos, utilizando a técnica de “Zoom”. Visualize-se a resolver a questão ou como alguns dos seus amigos a resolveriam, foque a sua atenção nesse processo, tal qual uma máquina fotográfica a fazer zoom para capturar uma foto nítida. Tente ter na sua mente uma imagem clara daquilo que poderá funcionar para minimizar ou resolver a situação.

Force-se a ter outro tipo de pensamentos, acreditando sempre que irá construir uma solução, “Apesar de ser difícil irei ser capaz”. Ao dar uma ordem direta a você mesmo, irá conseguir organizar-se de forma a construir uma estratégia que aumentará a sua confiança e capacidade de enfrentamento da coisa ou situação temida.

Para aprofundar o assunto, leia: Supere os seus pensamentos negativos e barreiras emocionais

Medo Irracional

3. Use os seus sentidos para ficar no momento presente. Enquanto você está antecipando as consequências do seu medo, ou monitorizando a possível ameaça, está perdendo o que está realmente acontecendo no presente, o que pode ver, cheirar, saborear, sentir e ouvir. Em vez de dirigir a sua atenção para o seu medo irracional ou para o que teme vir a acontecer-lhe, é melhor focar-se no que está acontecendo no momento, o que inclui todas as coisas que os seus sentidos lhe permitem experienciar.

Ao invés de se preocupar com o que está por vir, redirecione a sua atenção para o que está aqui e agora. Mesmo que os seus sintomas de incómodo associados ao medo disparem, você pode direcionar a sua atenção para outras coisas, ou para aquilo que mais importa no momento presente. Esta técnica, permite que, mesmo sentindo medo, você faça o que tem a fazer. E, no exato momento que se propõe a fazer o que necessita de ser feito, aumenta a probabilidade do seu medo desaparecer.

4. Exponha-se gradualmente ao seu medo. Pode ser realmente difícil expor-se ao que você teme. Mas, o seu medo tem de ser superado se você quer melhorar a sua qualidade de vida. É fundamental começar gradualmente a enfrentar o seu medo. Para que isto seja possível, é aconselhável que construa a sua Escala Hierárquica do Medo.

Instruções: liste as situações que você teme / evita, do menos desconfortável para o mais desconfortável. Nível de desconforto (1 =  Desconforto baixo; 10 = Desconforto elevado).

Por exemplo, se tivermos alguém que tenha medo de comer fora de casa, na construção da sua escala hierárquica de situações temidas, a pessoa pode atribuir uma nota (indo de 1 a 1o) de ansiedade para cada situação invocada. Em seguida, os itens são ordenados segundo a intensidade crescente das situações.

  • 1 – Almoçar
  • 2 – Almoçar em casa com um velho amigo
  • 3 – Tomar o pequeno almoço num café conhecido, sábado de manhã
  • 4 – Tomar o pequeno almoço na cantina da universidade
  • 5 – jantar sozinho num restaurante conhecido
  • 6 – Jantar na cantina com os colegas
  • 7 – Jantar fora com os pais
  • 8 – Tomar o pequeno almoço fora com alguém do sexo oposto
  • 9 – Jantar fora com alguém do sexo oposto
  • 10 – Jantar em casa do parceiro, com a família dele presente

5. Lembre-se do que você já conquistou. Certamente, você já teve momentos da sua vida em que sentiu medo e conseguiu superá-lo. O que fez de diferente comparativamente com o momento atual? Provavelmente não se intimidou com as consequências do seu medo, ou conseguiu racionalizar os pensamentos negativos e, falar para si mesmo palavras de incentivo e de orientação das suas ações. Ou, simplemente não deu grande importância para o incómodo que sentiu. O problema maior não é sentir medo, é sim, deixar que o medo tome conta de você e, com isso, deixar de fazer coisas que gosta ou precisa fazer.

O medo irracional é exatamente isso, irracional, e revendo na sua mente as situações que você já passou e superou, certamente vai sentir-se mais forte e preparado para enfrentar o seu medo.

6. Perante um período de medo, viva um dia de cada vez. Isto pode parecer um clichê, mas é especialmente eficaz quando se trata de lidar com o medo. Alguns tipos de medo estão associados a preocupação elevada com algo que possa vir a acontecer no futuro. Este tipo de cenário pode gerar elevada ansiedade, que coloca a pessoa em estado de alerta constante. É como se a pessoa vivesse  momento a momento um medo ilusório, que apenas existe na sua cabeça, construído por uma projeção mental no futuro.

O truque para que possa reduzir a angústia da projeção do seu medo, é viver um dia de cada vez, enfrentado o medo um dia de cada vez. Ou seja,  é muito mais fácil superar um determinado medo, quando você diz a si mesmo, que só tem de fazê-lo por um curto período de tempo. Coloca assim em marcha as estratégias de redução ou superação do seu medo, para depois, dia a pós dia reproduzir o mesmo processo sempre que o medo se faça sentir.

Ao fazer isto, comprova a você mesmo que não tem motivos para estar a projetar a sua preocupação exagerada no futuro, porque cada vez que sentir medo, sabe como reduzi-lo, superá-lo, ou até mesmo extingui-lo.

O seu medo alimenta-se do seu próprio medo

O medo pode tomar o controle das nossas mentes e fazer-nos acreditar  que o perigo é iminente, mesmo quando estamos perfeitamente seguros. Ele pode sobrecarregar as nossas emoções, até ao ponto que ficamos “cegos” e não vemos mais nada a não ser o cenário catastrófico gerado na nossa mente. O medo pode realmente atrapalhar imenso a sua vida, mas só se você permitir. Às vezes, temos mais controle sobre os nossos medos do que julgamos.

Nós temos o poder de recuperar o controle sobre as nossas próprias mentes, dirigindo a nossa atenção para o que é racional e verdadeiro. Aprofundei este assunto no artigo, Quem está no comando da sua mente?

Se você não alimentar o seu medo através da criação de imagens catastróficas na sua mente, certamente o seu medo não pode ser crescer, e com isso, a tendência é para que desapareça. Aquilo em que nos focamos, expande-se. Quando você sente um determinado medo e o identifica como irracional e sem razão de ser, mantenha-se firme, não desespere.

Claro que os sintomas sentidos no seu organismo podem ser desagradáveis, mas se não ficar alarmado com isso, e perceber que consegue suportar de forma funcional um determinado grau de incómodo, você cria em si mesmo um estado de recursos que lhe devolve o controle dos seus pensamentos. Nesse estado, dirija a atenção para um cenário capacitador, apaziguador ou em que se visualiza a ser bem sucedido nas ações que escolhe ter para resolver o seu problema. Nesse exato momento você deixa de alimentar o seu medo e, a tendência é que diminua.

 Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Daniele

Estou muito ansiosa,porque vou começar a trabalhar de recepcionista e só em pensar que vai ser preciso falar com outras pessoas já fico apavorada,tenho fobia social mas estou tentando vence-la,esse artigo vai me ajudar muito !Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniele, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que consiga minimizar ou resolver o seu problema. Força e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Dniele

Olá!Tudo bem?Este assunto me fez pensar e formular uma pergunta será que as pessoas que não tem fobia,ou não deixa o medo e a ansiedade vencer é justamente porque conseguem superar todos esses pensamentos e sensações corporal que tanto nos incomodam?ou elas não tem esse tipo de pensamento ou se tem não se incomodam como os fóbicos?Ficarei grata pela resposta O_o

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dniele, obrigado pelo comentário.

Respondendo à sua questão. Por um lado sim, a grande maioria das pessoas consegue racionalizar os seus medos e com isso evitar que escalem e se tornem em fobias ou transtornos de ansiedade. Por outro lado não, porque algumas pessoas que não sofrem de fobias ou transtornos de ansiedade ou medos, provavelmente nunca viveram nenhuma situação aterradora ou que lhe infligisse medo arrebatador.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Sierban

Olá Miguel, parabéns pelo artigo e saiba que sempre estou verificando o blog a procura de soluções, mesmo que no momento não precise delas, afinal o melhor é partilhar informações de qualidade e sempre que identifico alguém que está com problemas indico os seus artigos e o seu ebook para resolver os problemas.

Obrigado pelo excelente conteúdo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo, obrigado pelo comentário.

Fico muito agradecido que partilhe os meu artigos, e que eles possam enriquecê-lo 😉

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Diana

Excelente artigo, a maioria disponível na internet se concentra apenas na base teórica, mas você discorreu técnicas pertinentes que colocadas em práticas ajuda quem necessita, como eu! Obrigada!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Diana, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente que reconheça o valor dos meus artigos, e que acima de tudo tire proveito prático na sua vida com a aplicação dos mesmos. Tudo de bom.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Joana

Ola Dr… o meu medo é de perder alguem que amo muito familiar, esta situaçao atormenta-me bastante porque é obsessivo… este artigo serve para mim, para enquadrar na minha situaçao? Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Martins

Eu sempre leio seus artigos, e recentemente eu passei um mês de tribulação no meu emprego, no começo deu certo mas depois eu já estava saturado de tudo e pedi para sair.
Será que foi por eu não ter uma certa prática em exercício dos seus artigos?
Eu comprei o seu vídeo motivação e estou no aguardo para chegar.

Tenho 36 anos e esse tempo todo eu tenho a impressão que as pessoas falam de mim.

Avatar for Miguel Lucas
cleusa

Olá Miguel. Eu adoro todos os seus artigos. Já superei muitos medo em minha vida, até o pior deles que era colocar a mão em uma cobra, pois esse trauma era de infancia. Porém no momento estou num medo terrível, o qual não consigo enfrentar. É expor meus sentimentos ao meu marido. Toda vez que falo do meu sentimento ele interpreta errado e começa a gritar comigo e inverte a história me fazendo sentir culpada. Ele vive perdendo a paciência. É grosso nas palavras. Fico tão amendrontada que engulo sapo para evitar discusões e para não me sentir culpada depois. Sei que preciso tomar coragem, mas não sei por onde começar. Aguardo sua sugestão. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
marilia

Tenho medo as vezes de sairr de casa sozinha e paddar mal sem ter alg uem para me socorrer mas o pior
Sao os sintomas fisicos muita fraqueza nas pernas sensaçao de que vou cair tontura e um grande mal estar

Avatar for Miguel Lucas
Susana Filipa

Boa noite.
Eu sinto esses mesmos sintomas. nunca tinha conhecido ninguém que os sentisse assim igual a mim.
Não sei q fazer a minha vida. ando nisto à 7anos.sou medicada com antidepressivos e neste momento,passados 7 anos, estou a passar por um período muito mau.
tenho 34 anos, tenho 2 filhas e nem ao super mercado consigo ir sozinha.
so tenho medo que me de uma tontura e perco logo as forças nas pernas e não tenho ali ninguém para me amparar e ficam todas as pessoas a olhar para mim.
o mais caricato é que se vou com alguém nunca sinto nada, não tenho qualquer sintoma.
ando saturada, triste e sinto que nunca mais vou conseguir ser uma pessoa normal.
Força para todos.

Avatar for Miguel Lucas
fabiana garcia

Ola suzana sim é possível vencer este medo sim a partir do momento que você não lhe der tanta importância ,não devemos viver com medo de morrer pois o próprio medo nos faz mortos vivos porem ainda não enterrados.Enfrente seu medo ate que você se convença de que não precisa ter mais medo ,eu tive síndrome do pânico ,passei diversas situações ,ate que um dia decidi organizar minha mente e saber que um dia todos nos morreremos e que me preocupar demais com isso so me trazia sofrimento ,então decidi viver o presente pois a possibilidade do futuro que todos passaremos já me fazia sofrer .Entao quando eu começa a querer passar mau não dava bola e dizia para mim mesma a quer saber se tiver que morrer não vai adiantar nada eu ficar aqui apavorada ,isso é coisa da minha cabeça e aos poucos venci .Abraços e seja forte ,ame seus filhos e viva feliz !!!

Avatar for Miguel Lucas
marilia

Eu tenho as vezes a sensaçao que estou ficando louca sou muito nervosa e ansiosa demais sera que issovaipassar tem cura ja faz mais de um ano que sofro disso eu tenho 29 anos sou casada a dez e e ainda nao tenho filhos mas quer ter mas tenho medo de nao conseguir vencer o média o que eu faço

Avatar for Miguel Lucas
Flávia

Querido Miguel! Seus artigos fazem parte da
Minha vida!! Obrigada pelos ensinamentos e pela simplicidade
Da sua escrita, o que facilita muito nosso entendimento!
Um abraço, Flávia!

Avatar for Miguel Lucas
Mileni

Olá. Sou psicóloga e seu artigo é muito bom!

Visite meu Blog: Divã na Web.

http://divanaweb.blogspot.com.br/

Abração!!

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Oi, Miguel!
Pela primeira vez entrei no seu site, incrívlel.
Sofro e como de Transtorno do Pânico e para completar não consigo tomar nenhum tipo de antedepressivo, tomei infindáveis e agora…cada vez com mais fobias. Fiz e faço análise, mas…
Teria como me ajudar?
Parabéns pelos artigos, muito bons mesmo.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Karol Navarro

Muito Bom o texto! Ajuda bastante!:)

Avatar for Miguel Lucas
Larissa

Olá! Morro de medo de andar de elevador sozinha. Isso realmente me incomoda. Andei lendo alguns artigos para tentar me ajudar e fico feliz em ver que estou fazendo da forma certa. Tentando enfrenta-lo, pensando em infinitas outras coisas a não ser "meu Deus estou no elevador e trancafiada nesse quadrado"
Algumas vezes eu realmente sou vencida pelo medo, principalmente quando os elevadores são velhos…. Mas aos pouquinhos eu vou tentando e espero um dia que isso não seja mais um problema. Porque sinto até vergonha, por ser uma fobia tã " boba". Engraçado é que sei que se ficar presa não vou morrer ali rsrs, mas…. Acontece! Obrigada pela ajuda, super legal!

Avatar for Miguel Lucas
Rogério Castilho

Textos sempre de bom nível.
Muito grato!

Avatar for Miguel Lucas
Daniel Valentim

Olá eu tenho TOC e às vezes vem pensamentos automáticos em determinada situação. É um pensamento involuntário ele vem com tudo e sem fundamento nenhum como imagem ruins e catastróficas que aumentam a ansiedade em determinada situação. Tem como parar esse pensamentos automáticos?

Avatar for Miguel Lucas
Michelle

Olá Miguel. Sou sua fã e adoro seus artigos. Me ajudam muito. Eu sofro com minha ansiedade. Já tive uma moderada síndrome do panico há uns 4 anos atrás e na época graças a Deus melhorei. Fiz alguns tratamentos com ansiolíticos e consegui me livrar do medo na época. Mas agora sinto que isso está voltando a atormentar minha mente. Pensamentos persistentes de que tenho doenças graves por causa de pequenas dores que sinto, ou de que vou ter alguma doença grave. Me perseguem esses pensamentos negativos. Tomara que seja só uma fase como eu já tive uma vez e graças a Deus passou. Estou acompanhando seus artigos que me ajudam a me sentir melhor e se Deus quiser irá me ajudar a me livrar desses pensamentos ruins de novo.
Obrigada por nos ajudar, Miguel.
Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Claudionor

prezado Miguel tenho curtido muito suas publicaçôes tanto quanto essa palestra tem me ajudado a combater as adversidades que nos dias de hoje tende a nos cobrar é muito bom saber que não estamos sozinhos com nossos pensamentos que muitas vezes nem mesmo eu os compreendo ouvindo um profissional me sinto mas seguro em relação no que diz respeito que é certo ou errado valeu

Avatar for Miguel Lucas
Anny

Gostei muito do texto
Me identifiquei com ele, eu desconfio de tudo e tb tenho medo. Vou colocar em prática seus conselhos

Avatar for Miguel Lucas
Thiago Morais

Seus artigos são ótimos, é um melhor que o outro!
Já estou lendo, relendo e refletindo sobre alguns de seus textos a mais de 2 horas, só vou parar pois preciso digerir a informação adquirida, mas já não vejo a hora de voltar, parabéns e muito obrigado por disponibilizar parte de seu trabalho online.

Avatar for Miguel Lucas
Cecília

Tenho simplesmente pavor de me apaixonar, de me apegar a outra pesssoa. Não importa se é para amizade ou algo mais sério. Eu mostro logo todo o meu amargor, que é resultado de experiências em que quis me dar e fui muito magoada. Por causa disso, já dispensei vários pretendentes com o argumento de que não sou capaz de fazer alguém feliz devido a essa tristeza em dose dupla e que só faz crescer: fico na defensiva, mas a frustração enorme de me relacionar de forma mais sadia com outras pessoas. Afinal, quem não tem suas tristezas e decepções?

Avatar for Miguel Lucas
Ademilson Souza

Ola Miguel , eu sou estudante de psicologia como autodidata a uns 8 anos.
Venho estudando esta area justamente para eu tentar me conhecer melhor como pessoa.
Eu mudei de profissão recentemente, quando sai da área mecanica para me tornar técnico em informática. Agora que estou nesta nova profissão eu precisa lidar com o publico frequentemente
e isto não esta sendo facil para mim, principalmente quando tem treinamento e dinamica de grupo. Todas as vezes que tenho que passar por estes treinamentos eu começo a entrar em pânico, pois fico ansioso e começo a imaginar que vou fracassar nos testes, e isso esta fazendo eu perder muitas oportunidades na minha profissão, percebo que o que esta acontecendo dentro de mim é o medo psicologico, o medo de enfrentar as pessoas, de mostrar o meu desempenho na frente das pessoas. eu ja me desliguei de uma empresa recentemente por não aguentar passar por uma bateria de testes em um ambiente de programas de vendas de uma empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet. Eu disse ao gerente que estava me desligando porque eu estava com sindrome do panico. Mas foi so eu me afastar da empresa que voltei ao normal. cinceramente eu gostaria de saber como resolver este problema, pois no meu dia a dia eu nao demonstro medo por quase nada. Espero que você possa me ajudar a resolver este problema.
Obrigado pela oportunidade.

Avatar for Miguel Lucas
bruno dias

exelente artigo….
vlw msm miguel..

Avatar for Miguel Lucas
Andreia

Boa tarde,
Tive uma experiência MTO desagradável e desde então o medo apoderou-se da minha vida. Já estou melhor mas longe de fazer a minha vida como antes. Não consigo sair para algum Lugar sem saber onde são as casas de banho pk Se não souber fico com tanta ansiedade e pânico k acabo por ter um desarranjo intestinal. Tenho consultas de psicoterapia k me têm ajudado, mas cada vez k penso viajar o medo leva a melhor de mim e não vou a lado nenhum. Não haverá forma de tratar isto definitivamente com hipnose. Tou farta.

Avatar for Miguel Lucas
miguel guerreiro

eu gostaria de saber se a despersonalização é real se tem cura obrigado Dr. miguel…

Avatar for Miguel Lucas
luiz carlos cristis goes

NAO CONSIGO SUPERAR FOBIA SOCIAL,O QUE DEVO FAZER?

Avatar for Miguel Lucas
luciano pereira

olá…cara meu medo ta me destruindo ,,,,mais estou enfrentando ele ,,e é exatamente isso ,,,quando me vejo em uma situação com uma mulher ,,q vai ter sexo d fato ,,, a i meu amigo ele vem e tenta me derrubar ,mais mesmo assim vou ,nao é brincadeira nao ,,o ruim é d tanto me controlar quase nao curto o momento a transa a mulher…mais to a i encarando ..abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Esta fobia não é fácil de superar. Também passo por isso e são uma alternancia de sucessos e fracassos!! Mas sempre em frente com muita fé e auto controle….

Avatar for Miguel Lucas
Andrea Vaz

Obrigada, por seu artigo. Procurei algo a respeito pq tenho um medo irracional de lesmas… pode parecer bobagem, mas minha casa tem um jardim e vive infestada destes animais. Quando eu encontro com um, fico paralisada. Por duas vezes meu marido teve de sair do trabalho pra ir me acalmar. Sofro muito, com pensamentos negativos e até medo de ficar sozinha em casa. Seu artigo me ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
Gladison Luciano Perosini

Olá, como vai?
Não é com frequência, mas pelo menos uma vez a cada dois meses aproximadamente tenho um excessivo medo de ter câncer e isso me deixa desesperado, em pânico. Quando estou com estes sentimentos, acredito que vou morrer logo, penso que tipo de câncer que pode me sobrevir. Não Tenho expectativas de viver muito tempo.
Tudo isso decorre destes momentos que me sobrevêm. Gostaria muito de saber o que tenho é porque sinto isso.

Pode me ajudar?
Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Ian Kefi

Ola obrigado pelo testo espero conseguir vencer meu medo tenho muito medo de Et’s pois ja tive esperiencias desagradaveis com eles com sonhos muuuuuuuuito realista bem fora do normal…mas de qualquer forma obriado..

Avatar for Miguel Lucas
diogo farinha

Ola, eu gostei muito do seu post. Tenho 11 anos (ainda sou um puto) mas tenho um enorme interesse por psicologia. Gosto particularmente de casos de depressao ou pessoas frias, porem adoro ouvir historias. por favor quem quiser contar a sua o meu e-mail e diogof.farinha@gmail.com OBG pela atencao

PS:eu nao tenho nenhuma doenca so interesse nelas

Avatar for Miguel Lucas
joão

sou um garoto jovem fiquei com medo de uma coisa irracional do ‘Jeff THE KILLER" sei que ele é apenas um personagem inventado para amedrontar pessoas e as fazer som que elas tenham pesadelos mas mesmo assim eu me assustei muito com aquele visual bizarro e macabro mas grasas a esse site irei superar esse medo e no futuro n terei medo de mais nada e poderei viver minha vida sem medo apenas com alegria e diversão e depois irei rir na cara de meu medo

Avatar for Miguel Lucas
REOMARIJAN

ESTOU MAIS CONFIANTE DEPOIS DE TER LIDO COMO SUPERAR O MEDO, MUITO OBRIGADA PELA AJUDA.

Avatar for Miguel Lucas
vanderley

ola ,,, gostei muito do artigo , meus parabéns pelas informações q aqui estão , tenho certeza q vai min ajuda muito , cujo tenho esse problema de medo irracional , tenho medo d fz uma coisa , e penso logo o q q as pessoas vão pensa, e acabo n fazendo . poxa , n sei por q motivo , mas sempre tem isso quando vou fz uma coisa , chato , queria ti pedi alguma orientação especifica para lida com esse problema .

Avatar for Miguel Lucas
José Monteiro

Prezados. Desenvolvi um grande medo de elevador. Medo de lugares fechados. Qual livro vocês poderiam me indicar? Tenho muito medo de lugares fechados.

Avatar for Miguel Lucas
iracy silvano

E assim mesmo que me sento, comecei a ter estes sentimentos apos um acidente de carro, venho buscando combater o medo, mas confesso que não é facil, tenho constantes sensações no meu corpo que projeto conseguencias imaginarias, hoje venho exercitando justamente isso que foi relatado, tambem marque consulta com um pisiquiatra, ja tenho 59 anos e com os filhos crescidos me vejo so, ai a ansiedade tem aumentado, criando fantasias de fatos que nem aconteceu, espero superar, seu artigo me ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
Camila

Ola tudo bem ? Eu tenho 13 anos e tenho muito medo de perde minha familia ainda mas minha mãe então não durmo fora de casa sem se com ela e tambem tenho medo de morre por isso eu espesiono meu quarto antes de durmi para ver se não tem nenhum animal perigoso por causa desse medo não consigo mata alguns animais perigosos tem alguma coisa que eu possa fazer para supera esses medos obrigada!
Adorei seu texto.

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Boa noite,Miguel.

Quero agradecer pelo texto. Infelizmente, esse é um dos meus padrões de atitude (fugir da realidade) e foi bacana saber da existência dessas 6 dicas. Grande abraço.:D

Avatar for Miguel Lucas
Vera Lucia

sei que entro em pânico quando começo a suar nas palmas das mãos e sola ds pés (hiperidrolise), eles também esfriam e a sensação que sinto é que vou morrer, isso acontece quase sempre à noite, nas madrugadas. moro sozinha e tento racionalizar, mas é mais forte que eu, começo a sentir mal estar físico, vontade de ir ao banheiro, vou, não faço nada e fico ainda mais nervosa, tomo um chá, não consigo ler, faço jogos eletrônicos, fico exausta sem dormir até o dia clarear quando o cansaço me vence e começo a dormir, o dia porém fica prejudicado. agora, às 2hs30min, me sinto assim, procurei ajuda on line, encontrei este site e comecei a escrever para ver se assim me livro dessa sensação terrível, que me deixa impotente, nao sei como lidar com isso.

Avatar for Miguel Lucas
Murillo

Tenho fobia a algo que parece tolice, estou passando por um periodo dificil da vida, eu nao tenho mais controle da minha ansiedade, nao sei mais o que fazer, todas as tecnicas listadas repito frequentemente, tenho 27 anos, e sou homem, para mim eh dificil viver com isso, vira piada entre todo mundo, eu acordo todos os dias dizendo que basta, nao quero mais ter medo, mas quando vem o evento, nao tenho controle, começo a ter paranoia, eu sofro muito mesmo, ainda mais quando penso que isso nao eh motivo de sofrimento, que existem pessoas que passam fome, uma dificuldade verdadeira… eu soh queria uma cura, queria viver a vida como todo mundo, mas para mim parece impossivel ser feliz.

Avatar for Miguel Lucas
Murillo

Mas oq mais me entristece, eh que minha fobia maior foi derivada de uma fobia nao resolvida que tenho desde minha primeira recordaçao de memoria, nao sei como originou, aquela nunca foi superada, porem eu conseguia viver mesmo com ela, nao deixava de fazer as coisas por causa dela, ja esta, estou aqui as 3 da manha, preciso acordar cedo, ainda nao durmi, ela eh bem mais forte que a primeira, e eu estou ficando sem forças e tendo delirios, como se a situaçao de perigo estivesse acontecendo mesmo que nao esta, estou muito preocupado com a minha saude mental. Li varios comentarios de pessoas que tiveram sindrome do panico por causa da sensaçao de morte iminente, ja passei por isso em alguma epoca da minha vida, reconheço que eh bem desagradavel, mas consegui superar essa, quando ela ameaça acontecer consigo perfeitamente controlar minha mente e nunca mais tive que ir ao hospital pensando que iria morrer, e sei que os varios artigos publicados sao relacionados principalmente com a sindrome do panico, eh por isso que acho que minha fobia atual nao tem cura, nao sei explicar, eh muito forte, e eu nao tenho escolha de fugir dela, estou exposto a ela frequentemente, nao tenho controle, esta sendo muito torturante, eu preciso ser feliz

Avatar for Miguel Lucas
laercyo

Olá Murilo!!!! Imagino o quanto é difícil vivenciar esses sentimentos! Procure ajuda profissional! Estou fazendo terapia e estou aprendendo a lidar com o medo de determinadas situações. Posso lhe assegurar que a fé em Jesus tem me fortalecido e vivo debaixo de uma palavra bíblica que goto muito "O verdadeiro amor (em Jesus) lança fora todo medo. Há cura para vc sim! Procure realizar atividades físicas tb!!!! Um abraço e DEUs te abençoe

Avatar for Miguel Lucas
Camila Gherardt Esch

Só quem passa sabe do terror que é sentir medo constantemente…um sentimento paralisador….síndrome do pânico

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Bom dia. Há cerca de 3 meses, após uma amiga que tem TOC ter me dito que teve pensamentos de machucar os meus filhos me veio repentinamente enquanto cozinhava um medo de machucar meus filhos com faca. Foi algo pavoroso que me fez vomitar durante horas. Me sentia a pior mãe do mundo por ter permitido que esse pensamento viesse na minha cabeça. Sempre fui uma mãe cuidadosa, feliz, brincalhona e desde então me sinto culpada, não posso ver uma faca que meu coração dispara, estou fazendo os exercícios que você ensina e tem me ajudado, mas será se algum dia conseguirei tirar essa culpa por pensar algo tão pavoroso com as pessoas que mais amo? É possível excluir esse momento é voltar a ser a mãe e esposa serena e feliz que sempre fui?Leio todos os seus post, não sei o que seria de mim sem eles.Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
jorge momes silva

Parabéns meu caro você foi certeiro, claro e direto….tal qual um bom cientista da mente é.

Avatar for Miguel Lucas
Nágela

olá..sofro de síndrome de pânico e ja consigo controlar os "ataques’..mas agora esta aparecendo um sintoma horrível…tenho medo de comer..será q é só eu..???..e se eu insisto parece q a comida não vai passar pela garganta, q vou sufocar.tenho q tirar a comida da boca..eu nem tento insistir…e qdo tento meu coração dispara….é simplesmente horrível…consigo comer em casa ..mesmo assim "depende"…isso esta acabando comigo,,pode me ajudar??….desde já agradeço

Avatar for Miguel Lucas
Bia

Olá Nágela,
Eu também tenho isso, sei quanto é díficil, sinto uma espécie de nojo pela comida, vontade de vomitar. O alimento parece que não passa pela garganta. Eu te aconselho a primeiramente a não deixar de se alimentar, tomar líquidos ( sopas, sucos, molhos) que são mais fáceis de digerir e evita q você passe mta fome, fique fraca. Se estiver muito díficil se alimentar, peça ao seu médico te passar alguma vitamina

Avatar for Miguel Lucas
Bia

Olá Nágela,
Eu também tenho isso, sei quanto é díficil, sinto uma espécie de nojo pela comida, vontade de vomitar. O alimento parece que não passa pela garganta. Eu te aconselho a primeiramente a não deixar de se alimentar. Tome líquidos ( sopas, sucos, molhos) que são mais fáceis de digerir e evita q você passe mta fome ou fique fraca. Se estiver muito díficil se alimentar, peça ao seu médico te passar alguma vitamina.
Eu tenho isso, perdi amigos, momentos, oportunidade de trabalho por esse medo. Perdi muito peso e meu corpo começou a aparecer espinhas, o cabelo começou a cair, estou superando. Tenha paciência, faça exercicios físicos sempre q possível, ore/ medite. Procure ajuda médica, não deixe essa situação crescer.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Tenho 16 e tenho muito medo do futuro, como depois que termina a escola o que vou fazer ser vou consegui entra em uma faculdade e ate mesmo e depois que eu morre o que vai acontece. Espero que voce me responda e possa me ajuda com essas questões…

Avatar for Miguel Lucas
katia

ola dr daniel.
eu tenho sindrome do panico e o meu sidrome é de ficar sosinha e pricipalmente na minha casa
tennho medo do medo. vc min en tende e agora quero sopera isto quero perde ester medo de ter medo de ficar sosinha pricipalmente na minha casa. como vc pode min aconselhar pra min ajudar. quando eu penso qui vou ficar so eu ja comeco com o coracao acelerado parece qui vou desmaiar min dar tonturas sinto suor frios nas maos e nos pés e parece qui nunca vai acabar ai eu tenho medo de ter outra crise e acabo tendo outra de novo.
vc como pisicologo tem como vc min falar se o sindrome de panico ou ansiedade nervosismo é problema espiritual. porfavo min der uma resposta . e se vc pode min ajudar com os seus conselhos como eu posso reagir e perde todo ester medo.

katia

Avatar for Miguel Lucas
katia

e eu nunca tomei remedio pro sindrome do panico. sera qui agente perde o contrle e faz algo ou sera qui podemos more de repene com isto. porfavo dr daniela min ajude

Avatar for Miguel Lucas
Kelli

boa tarde, faz tres anos que estou com depressao e ansiedade
tenho medo de sair na rua, quando saio me sinto muito nervosa, corpo fica mole, e meus olhos pesam como se eu estivesse com muito sono, nao consigo ficar em lugares publicos por muito tempo, ir ao mercado esta ficando quase que impossivel, e sempre que saio tem que ser de carro,porque caminhando tenho medo, as vezes tenho crises de ansiedade,ou melhor,quase todo dia, fico nervosa,aguniada,inquieta, é terrivel
o que eu faço pra me livrar disso? sinto vontade de sair,passear,mas nao consigo

Avatar for Miguel Lucas
Ieda

Ola Miguel, náo consigo passar em concurso por mais que estude. Sempre que vai aproximando a data da prova vou ficando ainda mais apavorada, com medo de náo passar, q irei ouvir, como das outras vezes, falei q náo ia passar, você náo passa em concurso, mas porque faz prova? Sempre quis passar no concurso do INSS e todas as vezes é terrível, chego a ficar doente, pois é frustante, a sensação de fracasso, de inferioridade, de incapacidade…. Náo sei o q fazer, como agir…

Avatar for Miguel Lucas
Magali Silva

Olá, boa tarde!
Estou passando por algumas situações, depois que descobrir uma pequena doença(nódulo na tireóide), acabei colocando em mente muitas coisas, isso me impossibilitou de sair para lugares, pois passava mal constantemente… Com o decorrer do tempo fui me excluindo de sair e hoje em dia tenho medo de sair de casa porque penso que vou passar mal no lugar… Tenho medo das pessoas e lugares… Não suporto mais isso. Me ajudem!

Avatar for Miguel Lucas
João carlos

Eu tenho ultimamente tenho medo de ficar no meu trabalho pois é tudo trançado e fechado e não tem como sair só quando o meu plantão termina, passo a noite inteira trançado e quase sempre tenho sensação que algo ruim vai acontecer ou até mesmo morrer

Avatar for Miguel Lucas
Cecilia a Gregório

E quando o medo aumenta sua pressão arterial?
Eu ainda não sei se é o medo que vem primeiro ou se é a pressão que vem primeiro e ai eu fico com medo. Tem varios dias que eu estou de boa com a pressão normal, mais o medo dela vim a tarde ou a noite ja faz com que eu fique com aquele medinho bem pequeno o dia todo. Estou cansada ja disso, pois tenho que arrancar um dente e não consigo ir ao dentista pois ja aconteceu de eu ir e minha pressão aumentar, e agora que e stou com esse medo quase que direto ai que eu não vou mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
vinicius santos

tenho 16 anos vou desabafar alguem me ajuda ? 13/03/1016 o dia que tudo começou ..eu estava jogando um jogo com meu primo eu estava triste mesmo não sabendo porque .falei para minha mae que estava triste ,ela pediu para meu primo sair do quarto para ela conversar comigo ele saiu e ela assentou do meu lado e eu falei :mãe to sentindo que vou morrer ..ai tudo começou o” PANICO” eu nao sabia que estava acontecendo na hora eu tinha certeza que eu ia morrer eu sai correndo pela casa toda .tomei um banho e nada de passar foi uma coisa horrivel sofri como nunca depois de um tempo deitei na cama nao sabia oque estava acontecendo depois de umas 3 horas fui no hospital o medico disse que nao tinha nada de errado comigo so meu coração que estava um pouco mais rapido e forte ai eu voltei para casa dormi acordei uma hora da manha tendo convulções ai minha mae me levou no hospital mais uma vez.. a infermeira disse que eu estava muito ancioso ai o medico meu deu um remedio la eu acho que era um calmante nao sei… ai voltei para casa ,minha mae dormiu comigo eu achava que nao iria acordar no outro dia eu tive convulçoes de manha me sentia fora do mundo era uma coisa muito forte me sentia fora da realidade como se nao estivesse mais nesse mundo sofri muito eu falei que queria perder o braço do que sentir aquilo que eu senti..um dia eu acordei de tarde sentido ””desanimo de viver ”’sim era o panico deixando destruição e isso nao é meu e do mauu.. o panico durou dias eu tinha medo de morrer o tempo todo para minha cabeça estava em outro mundo ”no dos mortos” por mais de 15 dias meu coraçao bateu forte e o panico continuava ….. os dias forão passando e eu fui melhorando de noite eu ficava bem ai foi passando os dias ai eu ficava bem de tarde e de noite au ja tava quase curado ”eu pensei ” ai o panico so passou a ser de manha quando eu acordava (um medo irracional de eu morrer de acontecer uma tragedia com minha familia ) sofri muito eu fui estudando sobre o que tinha acontecido comigo e descobri que a as convulçoes era uma crise de ansiedade gerada pelo panico .. quando eu achei que ia me curar veio pensamentos ruins durante dias… desde o dia do panico dia passei a rezar o terço todoos dias mas nada adiantava agua benta e nada .. eu rezava pendindo a deus mais uma chance de virer porque eu achava que deus queria me levar eu falava isso com minha mae …coisas ruins cairam sobre mim … eu falava para minha mae que tinha medo de passar mal e morrer e realmente eu passei mal dia 06/04/2016 eu estava na sala lendo um livro do augusto cury e começei a passar mal e falei para mae me levar no hospital dessa vez nao era o panico era diferente muito diferente paracia que eu ia infartar meu coraçao bateu forte como nunca e rapido achei que ia desmaiar e morrer como eu havia dito para a minha mae parecia que meu coração ia sair para fora sofri muito minha mae ficou a meu lado no hospital apertando a minha mão ALGUEM ME AJUDA sofri a pior coisa que o homem pode sofrer parei de ir na aula to rezando muito e os pensamentos ruins ainda continuam sou bipolar e depois do panico a bipolaridade piorou hoje dia 08 fui dormir de tarde e acordei com um pouco de convulções estou com medo to tomando remedio e nada to com medo de deus me levar as vezes esse medo passa mas ta dificil de ontem para hoje acordei 4 horas da manha para falar com minha que deus queria me levar para algum milagre as trevas estão sobre mim sinto triste angustiado ancioso no começo achava que ia morrer depois de um mes ..ai eu tava tomanado banho veio a na minha cabeça que eu tenho mais quatorze meses de vida as vezes vem na minha cabeça que de todo jeito eu vou morrer mas sempre ajudem me sinto mal todos os dias achando que eu vou morrer ainda que nao vou crescer nem trabalhar nem ficar velho

Avatar for Miguel Lucas
reinaldo veiga

vinicius,eu vivi isso e bem pior,pode ter certeza disso,é um sofrimento constante tendo as crises constantes tambe,é um verdadeiro martirio que realmente nos tras muito mas muito sofrimento,voce primeiramente teria que consultar um psiquiatra para que o medico receite um anti depressivo juntamente con um ansiolitico,o tratamente pode durar meses ou até anos dependendo do caso.te garanto que depois de medicado voce em dois meses se sentirá melhor,se voce pude e tiver condiçoes financeiras um terapia com um bom psicanalista tambem seria otimo,que Deus te ilumine e te de forças.outra coisa,se vc começar o tratamente,nunca pare,eu disse nunca pare mesmo que vc se sinta um pouco melhor,somente o medico irá diminuindo a dosagem do medicamento conforme a resposta do tratamento,abraços,tambem sofro disso há dois anos,e devido eu nunca completar o tratamento os disturbios voltam cada vez pior.fique com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
reinaldo veiga

em complemento a resposta anterior,nao sinta vergonha que vc sente,isso é uma doença e precisa de tratamento,como um psicologo uma vez me disse :ninguem tem vergonha de dizer que é diabético mas sente uma vergonha terrivel de dizer ou demonstrar que tem depressão ou doença do panico(que é terrivel),as doenças são patologicas,mas as pessoas pensam que sao coisas passageiras ou frescuras,.abraçoes.obs:ninguem está livre disso,eu tenho idade de ser pai e sou policial civil,pra voce ver que apesar de viver perigosamente,nunca tive medo de bandido ou de trocar tiros etc.mas a doença me pegou.

Avatar for Miguel Lucas
Christiane

Olá Doutor. Eu sinto um medo fora de controle no qual me impede de fazer muitas coisas. Eu comecei um curso de vigilante,pois precisava para conseguir um trabalho,e quando chegou a fase do curso de armação,municao e tiro. Eu simplesmente queria desistir,ouvia os tiros do estande e aquilo,me dava um mal estar,um pavor e um pânico.A vontade era sair daquele lugar,e o pior que estava pago,e eles não devolveriam o dinheiro,o qual eu havia pago valor total,eu queria muito me livrar desses medos,vou tentar praticar suas orientações. Se tiver algum livro pra me indicar te agradeço. Ou uma consulta. Obrigada. Uma boa tarde!

Avatar for Miguel Lucas
Leandra

Olá boa noite,perdi meu pai e nesse dias estou com medo de ver algo que não existe e fico lutando contra isso é sinto medo de ter medo….fica visão fica turva sinto dores na cabeça e enjôos e muita tristeza,ja marquei médico Neuro acho q seja ansiedade não consigo ficar sozinha em casa é uma sensação horrível me ajude o que posso fazer?

Avatar for Miguel Lucas
pastordiego

Não se preocupe,a dimensão espiritual não pode ser acessada,nem de cá pra lá e nem daqui pra lá. Seu pai se encontrou com Deus nas alturas, onde foi julgado por sua fé e amor ao Senhor. Quanto a você, siga em paz a fluidez de sua vida, pois a morte é parte desse processo, olhe para dentro de sí e apenas peça paz e segurança. Nada lhe fará mal. Nada.

Avatar for Miguel Lucas
Johni Lima

Tenho medo do chucky!

Boa Tarde!

Tenho medo deste personagem infernal! Mas é algo diferente não tenho fobia eu acho, sinto curiosidade e um temor fora do comum.
É tanto que quando eu vejo uma foto minha cabeça começa a doer! O que fazer, para superar isto. Já tentei me expor ao medo assistindo os filmes e tal mas valeu apenas para lembrar mais do seu rosto e me fazer ficar mal nas madrugadas da vida! Pode me ajudar???

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

olá boa noite!

eu tenho 17 anos e meu médico diz que eu estou sofrendo de depressão, ansiedade e simdrome do pânico.no momento eu estou tomando um remédio recomendado pelo médico.
mas eu continuo a ter medo de sai para longe de casa, ficar sem respira e até de vomitar! resumindo eu tenho medo de tudo que é doença um medo muito exagerado que me faz senti falta de ar, tonturas e etc.
pf vc tem alguma dica de como eu posso perde esse medo ? me ajuda pf !

Avatar for Miguel Lucas
francisco jose alves henrique

olá boa tarde Miguel! Achei muito interessante o seu artigo , e as dicas que deu, só que a minha história de Vida como provavelmente a de muitos outros, diferem os motivos que levam a termos MEDO de enfrentar a vida, seja em que área da Vida for
Eu no meu caso, desde os 17 anos ate aos 41 anos ( idade que tenho actualmente) auto sabotei a minha Vida Sentimental! neguei-me sempre abordar mulheres, seduzi-las, fazer o que qualquer homem normal faz, e que consegue ser sucedido, inúmeras vezes. É como se houvesse SEMPRE algo dentro de mim a dizer " Essa mulher é Lindissima mas não é para ti, por isso continua e não arrisques pois não tens direito a isso, nem ela sabe que existes, nem estará interessada em alguém que é um ZERO,um fracassado, não tem sucesso…". Fosse qual fosse a mulher Linda que visse e me atraisse, era sempre isto que ouvia e me comandava. Eu olhava no Espelho da Casa de Banho ou do corredor e dizia para mim mesmo " O queé que aandas aqui a fazer fracassado, nulidade, não prestas par nada, ninguém te liga és um ZERO.Mata-te". Tive pelo menos(???????) 5/6 depressões. Portanto, 24 anos nisto.
A única possibilidade que vi, em conseguir encontrar, falar com mulheres, foi através das redes sociais. E contam.-se pelos dedos de 2 mãos o que consegui. Os "relacionamentos" duraram sempre pouco, pois com a pouca ou nenhuma experiência sexual, recorri a comprimidos naturais para ter ereccao.
E mesmo assim ultimamente já nem os comprimidos fazem efeito pois a ansiedade, medo de falhar é tanta que consigo alguma ereccao mas NUNCA tive/tenho Prazer. É um Prazer de que pelo menos á mulher dei Prazer, mas a mim é alivio e não um Prazer Orgasmo que imaginei sempre como descrevem todas as pessoas.
Sei que o texto já vai longo, mas a Verdade é que não consigo superar este MEDO que me impede de Viver a Vida, pois o medo de arriscar, abordar mulheres seja onde for, da Rejeicao das mulheres, o ser humilhado, o não saberem que existo e que não presto para nada, e não verem em mim nada de interessante, apenas me faz EXISTIR!! E só gostava de saber o que é um bocadinho de Felicidade ou o que isso seja, só um bocadinho! para toda as pessoas tudo é fácil, tem relacões, acabam , umas dão certo, outras não, mas vivem a Vida. eu nem sei o que isso é.
Por isso, gostava de saber se me podia ajudar de alguma forma Miguel, pois senão eu vou mesmo DESISTIR, e quando olhar para trás vou dizer "olha eu nunca soube o que isso era/foi, e fico me apenas pela imaginacão!". Ando mesmo farto da minha Vida!!!!

os meus sinceros cumprimentos e se por acaso ler este depoimento e quiser responder, ficar-lhe-ei Eternamente Grato, mesmo que diga que é um Caso Sem Resolucão!

Grande Abraco

Francisco Henrique

Avatar for Miguel Lucas
Sylvia Sousa

Gostei muito do que li. Irei iniciar um trabalho no qual tenho contato direto com o público, estou com medo. Medo de me expor, de falar, de ser centro de atenção, enfim estes medos me paralixam. Já deixei de fazer e viver muitas coisas em minha vida por conta do medo.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Hi every one

Eu tenho dificuldade em tomar posições contra outras pessoas, prefiro muitas vezes fingir que não vi ou ouvi e não me meter, isto eu sou muitas verses um cobarde, e não sei como mudar esta cituaçao. A alguma forma de eu poder alterar este situaçao

Avatar for Miguel Lucas
Giovanna Fernandes

Oi eu queria uma ajuda, pois sou bailarina e tenho muito medo de fazer movimentos que eu possa cair e me machucar e ter que parar de dançar, so que agora estou montando um duo ( em dupla) com um amigo meu e tem movimentos de lançamento eu sei que ele consegue me segurar mais mesmo assim tenho medo de cair , o que eu posso fazer pra mudar isso? Obrigada desde já.

Avatar for Miguel Lucas
CRISTINA

BOM!
TENHO MEDO DE TUDO E DE TODOS,GERALMENTE TENHO MEDO DE TOMAR DECISOES E TER QUE VOLTAR ATRAS,POIS TENHO MEDO DE ME ARREPENDER E NAO TER COMO VOLTAR ATRAS E ISSO ME FAZ SOFRE…

Avatar for Miguel Lucas
Camila

Olá, boa tarde!

– Procurei um artigo que fale sobre o medo, estou vivenciando situações de repetição, já faço terapia a três anos, sempre que sou promovida, fico com a sensação de não conseguir atender as expectativas, (me auto saboto), embora me prepare para todas as atividades, não tenho me sentido motivada, quero dormir, dormir…chego atrasada todos os dias…(já fui penalizada por isso) …e ainda sim consigo me destacar profissionalmente…Mas quero crescer, quero ir mais longe…Mas sempre esse medo (de não sei o que)…. Estou redigindo e as lagrimas estão escorrendo….Quero pelo menos uma luz, de por onde começar a me ajudar, já não sei mais o que fazer (leio livros de autor ajuda – faço terapia – Busco artigos que possam me ajudar) mas me sinto nadando, nadando e sem possibilidades de encontrar a costa….Meu maior medo e voltar os pensamento de tirar minha vida…

Avatar for Miguel Lucas
Monique

Bom dia! Estou passando por uma fase desesperadora. Esse ano perdi dois primos vítimas de acidentes. Depois que o primeiro faleceu comecei a sentir um medo terrível, sensação de que tem alguém toda hora me olhando. Tenho 25 anos e estou tendo que dormir com a luz do quarto acesa de tanto medo que tenho de que tenha "alguém" ali comigo. Isso faz com que eu tenha medo de ficar sozinha em casa. Não durmo direito, não como, não consigo estudar. Preciso de ajuda, o que eu faço com isso?

Avatar for Miguel Lucas
gygya

Eu hoje tenho pouco medo de barata. Antigamente eu desmaiada. Não consigo entender o medo quando ela voa. Hoje consigo matar uma se ela não voar é claro.

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Cara, muito valido esse artigo. Nos da uma luz do que realmente acontece. E nos oferecem também, os mecanismos para que as pessoas possam começar a consertar aquilo que está errado. Muito bom mesmo, parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Izabel

Hoje eu resolvi encarar o meu medo de frente,resolvi pegar uma serpente nas mãos,quer dizer acabei pegando duas,a segunda foi a jibóia e tive a coragem de colocá-la no pescoço p fotografar ,pra quem tem ou tinha medo de ver cobra até na tv.Acho que vou supetar este medo.

Avatar for Miguel Lucas
***

Olá,vcs podem me ajudar?Tenho um medo por conta d temer o que pensam sobre mim.As vezes penso que alguém que conheço esta vendo o que faço e penso!Isto me apavora!Sei que isto é irracional é impossível ,mas não consigo superar.O como posso superar?

Avatar for Miguel Lucas
Iago

Ola, gratidão pelo seu artigo. Busquei um artigo como esse por que sofro de um medo desde a minha infância, e até hoje com 24 anos, ainda sofro como se tivesse cinco anos. Meu medo acontece a noite, quando vou dormir, e as vezes após o anoitecer, tenho a impressão de que tem um caixão com um morto perto de mim, e no quarto quando vou dormir isso me tortura, parece ridículo, e eu reconheço que seja, mas não consigo dormir sem cobrir a cabeça. A mais de vinte anos eu passo por isso todas as noites, e tenho feito de regressões de memória e hipnose pra vencer isso, e já começo ver os primeiros resultados, alguns dias já tenho dormido sem encobrir a cabeça. Espero que esse artigo me ajude ainda mais.

Avatar for Miguel Lucas
J.S

Tenho medo de sair de casa, de sair de fazer qualquer coisa social, porque me acho um fracasso, porque me formei a 6 anos e não consegui um emprego estável e acho que as pessoas me acham um fracasso, gorda horrorosa, uma ameba, uma parasita, só consigo me sentir bem, me sentir uma pessoa quando consigo um trabalho e parece que as pessoas me tratam melhor, eu tinha melhorado quando estava tomando rivotril, mas parei, não tenho forças pra voltar no médico, nem pra ir na esquina no mercado comprar algo que esteja com vontade, sempre espero alguém chegar e invento uma desculpa pra fazerem um favor pra mim na rua, eu fico pensando que só quando eu for bem sucedida as pessoas vão gostar de mim…socorro

Avatar for Miguel Lucas
Wanderson

Oi J.S. tbm enfrento o problema da forma parecida com a tua,sempre peço as pessoas pra fazerem favores pra mim pra evitar enfrentar determinadas situações,como ir ao mercado.Enfrento o probkema desde criança,não sei se este é seu caso tbm.Porém estou fazendo tratamentos com remédios,melhorei bastante,mas ainda tenho mt medo.Mas acho que vc não deveria ter abandonado o tratamento,pois acaba sendo pior,as recaídas,sei que é difícil,mas tente retomar o tratamento com seu médico,se não se sentir à vontade com ele,vá em outro,pq uma relação "tranquila" com o médico é essencial,falo por experiência própria.Não desista,força e fé em Deus!!!Se quiser conversar estou a disposição.Abraços!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rafaela

Oi, tenho medo de sair de casa e vomitar, estou com muito medo de ir a escola e vomitar, quando eu saio de casa, meu coração começa a disparar , minhas mãos ficam geladas, e eu começo a sentir vontade de vomitar. Não sei o que eu faço! Pode me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
thaynan

Olá , tmb estou passando por este mesmo problema, no ano passado eu estudava o 2 ano do ensino médio quando na última semana dentro da sala tive uma crise muito grande de ansiedade do nada comecei a gelar, suar, tremer, coração acelersdo e sensação de desmaio eu tmb tive mt ânsia de vômit eu liguei p meus pais e fui p casa quando cheguei em casa passou. passei a semana toda sem ir a escola com medo de acontecer de novo ficava tensa durante o dia chorava e a noite tinha insonia sempre dava uma desculpa p não ir pra escola (meus pais acham frescura tudo isso então tenho que enfrentar calada), o ano terminou veio as férias e eu consegui esquecer isso, a uma semana antes de começar as aulas (essa semana) o medo voltou to com medo de ir a escola vou fazer o terceiro ano médio e não posso perder esse anomuito importante o pior q não tenho ninguém p desabafar sinto q quando voltar a escola vai acontecer tudo denovo e vou desmaiar já são 00:03 e ainda não dormi pois tenho insônia (ja passei por um problema de insônia ansiedade e depressão forte no começo do ano tenho medo q isso volte pq foi terrível e isso so piora tudo) to tremendl, suando e com calafrios, já chorei por tudo isso está acontecendo meus pensamentos me aprisionam não aguento mais depois que tive a primeira crise de ansiedade minha vida virou um inferno, uns dias to bem outros estou horrível pensando nos problemas e chorando e com medo dascrises vvoltar

Avatar for Miguel Lucas
Viviane

Olá, vcs não são as únicas pessoas que estão passando por isso, de acordo com pesquisas mais da metade da população infelizmente estão sofrendo seja por conta da depressão ou por problemas de um certo grau de ansiedade, pois, podemos herdar isso desde a nossa concepção até os dias atuais, por não termos certa experiência à respeito do assunto tudo que contribui para aumentar a ansiedade e a depressão vai acumulando que nem percebemos, pois o dia a dia é tão corrido que acabamos deixando de observar como anda a nossa saúde, daí chega um dia que tudo acaba transbordando, comigo aconteceu do mesmo jeito de vcs, só sentindo os sintomas físicos e cada vez mais surgindo sintomas novos e começando a achar que está com alguma doença grave, quando na verdade isso tudo são coisas psicológicas, eu sentia tonturas, nó na garganta, coração acelerado, o corpo esquentando, sensação de estômago inchado, vontade de vomitar, depois de ter passado anos achando que o problema era físico, meus exames sempre perfeitos, procurei apoio de uma psicóloga, foi aí que identifiquei que tudo que sentia era a ansiedade em excesso, desde então, passei a obter melhoras, procurei tbm um neurologista para ele passar uma medicação, pq onde moro os psiquiatras só passam remédios para vc dormir direto e eu acho que isso não resolve o problema, os remédios só servem pra auxiliar o tratamento psicológico, NÃO ADIANTA TOMAR SÓ OS REMÉDIOS, TEM QUE TRATAR O PSICOLÓGICO, eu recomendo muito as terapias com um psicólogo, pq vai tratar de acordo com o seu problema, não pensem que procurar esse profissional vc está ficando doido, isso é pensamento de pessoas ignorantes. Ajam e procurem tirar isso de vcs o mais rápido possível, esse medo não é mais forte do que sua capacidade de vencê-lo. Procurem ajuda de pessoas confiáveis, não fiquem com medo de falar o que sentem, andem com pessoas corajosas isso estimula vc a querer ter coragem como ela. Outra dica, o medo de sair de casa e passar mal é muito comum, acredite, se vc passar mal na rua as pessoas vão te ajudar, ninguém vai rir de vc, ao contrário, vão querer ajudar, então não fique em casa, esse medo vai crescendo cada vez mais quando alimentado, tem que ser enfrentado, logo logo ele vai sumir, se vc ficar em casa ele vai ter perseguir cada vez mais. Lute enquanto há tempo. Só é corajoso aquele que vence seus medos. Todos nós somos fortes o bastante. Se apeguem com Deus, ele sara qualquer ferida. ??

Avatar for Miguel Lucas
Karoline Almeida

Parabéns ao escritor pelo artigo. Muito esclarecedor e com certeza ajudará muitas pessoas que sofrem de problemas de pânico, medo e ansiedade.
Grata!

Avatar for Miguel Lucas
Mailson Souza

Ola Professor excelente artigo , foi de grande valia a métodos que amenizam sintomas de medo preocupação exagerada. Tenho apresentado a mais ou menos 2 ou 3 anos problemas quanto a configuração de meu cérebro, coisas que antes não havia sentido como um medo, preocupação medo das pessoas, porem nunca deixei elas irem ao limite eram momentos difíceis, acho que foi porque passei por uma situação desagradável de perigo e depois começou estes transtornos, e estes transtornos afetam ate mesmo a minha visão pois não consigo mais olhar para as pessoas e não desconfiar delas que possam trazer a min perigo e isto reflete muito no desempenhar de minha atividades, como entrar no ônibus e imaginar perigo ali, ir em um barzim, na faculdade, porque e como se minha visão ficasse cuidando automaticamente de quem esta próximo de min, e não ficar de maneira normal, levo pequenos sustos, nossa, venho buscando autoconhecimento e ta ajudando muito como este ótimo artigo, gostaria de uma orientação o que pode ser feito. Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Olá meu nome é Rodrigo tenho 10 anos e morro de medo de zumbis pode me ajudar espero que sim pois este post é velho

Avatar for Miguel Lucas
wellington alves

obrigado pela matéria fiz um programa na radio onde trabalho falando sobre esta superação de medos foi bem ouvida

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Ola, queria saber se alguem ja passou pela mesma situação que eu, é que isto dejxa me a pensar se sou eu que estou a ficar tolinha ou é mesmo algo que os medicos nao deteram.. eu tenho uma filha de 2 anos e 10 meses e estou junta com o meu mamorado, ambos fumavamos e de um momento da nossa vida achamos que devíamos de deixar.. ele deixou primeiro que eu, eu demorei mais para deixar, ainda para ajusar a festa ele veio trabalhar para fora e eu fiquei com a menina a questao aqui é que eu continuava a fumar ate que comecei a sentir picadas no coração ou mo peito , por mais parvo que pareça nao sei distinguir… entao mesmo assim deixei pasar e continuei , ate que passou as picadas.. depois vim ter com o meu namorado, companheiro, falei do assunnto e resolvi parar de vez, foi quando tudo piorou, deixei de um dia para o outro e senti me mal, comecei a ter medo de tudo e de morrer, ate que fui ao hospital e eles pediram exames de sangue e fiz um eletrocardiograma e nao acusou nada , mandaram me para casa a dizer que tinha uma gastrite causada por fumarou por stress, etc. Tudo muito bem descartei logo a ideia e o medo de ser uma coisa mais grave.. deram medicação e passei bem mal com ela ( tomei um dia e deixei ) tinha dores de estomago e tudo o que comia era com muita dificuldade pois nao tinha apetite… desde que deixei de tomar a medicação, a fome começou aparecer e como tudo sem ter problema.. ( cheguei a pensar que elees nao viram bem os meus exames detetaram uma coisa que eu nao tinha e acabou por passar sozinham agora peegunto?? Porque que desde entao mal sinta uma dor no peito ou alguma dor ja penso que tenho alguma coisa e sismo e farto me de procurar doencas na internet com muotp medo de tudo de nao acordar de a minha filha ficar doente do mei companheiro ficar doente e medo que um aviao caia , coisas assim.. misturas de sentimentos, medo de ficar sozinha medo de sair sozinha e so estou mais ou menos bem quando estou com as pessoas. Ajudem me que ja nao sei o que fazer, tenho medo de ser algo grave de saude e que deixe andar e nao procuro medico com vergonha de ja ter ido e nao ter nada uns dias tou bem super bem nao penso em nada deppis dame a dor no peito ja fico a fazer filmes atras de filmes e farto de chorar.

Avatar for Miguel Lucas
Rafa

Ola, a muito tempo atrás sofri com o TOC (transtorno obcessivo cumpulsivo) e apesar de hj ter me livrado da maioria das manias q eu tinha, ainda sinto muito medo. Estou desesperada, pq eu sou uma pessoa q ao me sentir ameaçada ou com medo sinto estar vivendo situações catastróficas na minha mente. Tenho medo de doenças e contaminação e estou desesperada e aflita com o futuro, pois minha vó está doente e mi

Avatar for Miguel Lucas
Rafa

E meu pai quer trazer ela pra morar na minha casa. Estou com muito medo de tudo, de contaminação, de minha vida não ser a mesma, pois fui criada sozinha e eu amo ficar só. Com ela aqui em casa tudo vai mudar, fora as brigas e os problemas que meus pais vão descontar em mim, eles falam q eu não ajudo, que eu sou fresca, com isso minha situação só piora. Pode até parecer egoísmo meu mas queria me proteger dessa situação e evitar q o pior aconteça. Me ajudem, pois nào paro de pensar nisso

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Boa tarde, lendo alguns depoimentos aqui , muita gente sofrendo com esses medos.eu passo por isso é sei como é difícil , já fiz tratamentos melhorei um pouco , mais esses dias comecei a ter medos na hora de dormir e a pior hora pra mi , começa vim muitos pensamentos ruim, negativos, medo de doenças medo de perder alguém da minha família. Tenho medo espíritos de falar sobre religiões e muito ruim, tenho muita palpitação acabo vomitando quando estou assim.eu me ísolo de todo mundo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *