Viva no presente. Não se paralise pelo passado!
Psicologia Positiva 22/09/2016

Viva no presente. Não se paralise pelo passado!

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Há um ditado que diz: “A única coisa constante na vida é a mudança.” A maioria das pessoas acredita que isto é verdade. À medida que avançamos com a nossa vida, as pessoas que conhecemos, as coisas que vemos, e as emoções que sentimos nunca permanecem as mesmas. Impreterivelmente, as pessoas que conhecemos hoje, não serão o mesmo amanhã por causa do simples fato de que elas cresceram e ficaram um dia mais velhas, as coisas que conquistámos, que adquirimos ou que ajudámos a construir podem ser retiradas apenas num piscar de olhos. Até mesmo as nossas emoções são muitas das vezes imprevisíveis. Aquilo que sentimos exatamente de uma determinada forma hoje, muito provavelmente não poderá ser sentida da mesma forma novamente. Neste mundo confuso, nada é permanente a não ser a própria mudança. Por tudo isso, não se paralise pelo passado!

Citação: “Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. “- Oprah

depressão

NÃO SE PARALISE PELO PASSADO

Tudo na vida vai e vem, mas há uma coisa que não se altera: o passado. Pelo menos de forma concreta e factual. Como está definido no dicionário, é algo que está acabado, completo, e já não está mais na existência. Algo como palavras pronunciadas, oportunidades que foram ignoradas e eventos que há muito tempo que aconteceram. Este é aquele tipo de coisas que não podemos ter de volta ou voltar atrás, são coisas que nunca poderemos ter novamente e da mesma forma.

Nós nunca poderemos voltar atrás, voltar a estar no mesmo lugar, ao mesmo tempo, não podemos voltar atrás no tempo para apagar as coisas que fomos fazendo, ou proteger-nos do sofrimento que sentimos no passado. Nós já sabemos que desejar que pudéssemos mudar o passado é algo inútil, mas como seres humanos que somos, muitos de nós continuaremos a lamentarmo-nos e a ter a esperança de voltarmos a ter a chance de fazer tudo novamente. Mas porquê?

Há momentos na nossa vida em que nós simplesmente não conseguimos deixar as coisas ir. No que diz respeito por exemplo aos assuntos do coração, todas as pessoas que viveram a separação ou perda no amor certamente sentiram dor e mágoa. Por circunstâncias desconhecidas, as promessas e as esperanças que tinham não se tornaram realidade, as coisas caíram num vazio,  seguindo-se um tormento e desilusão.

Quando estas coisas acontecem, as pessoas quase sempre optam por viver na miséria e solidão. Inicialmente, este é apenas um mecanismo de enfrentamento que temos como seres humanos para diminuir a dor, mas  ao permitirmos que a tristeza e desilusão nos engula o prazer da vida, somos obrigados a tê-las connosco durante muito tempo e em alguns casos para o resto das suas vidas, podendo desenvolver alguns problemas psicológicos, como: fobia social, ataques de pânico, insónias, ansiedade, depressão. É tempo de percebermos que aprender com o passado e viver com ele ou dependente dele, são duas coisas diferentes.

VOCÊ NÃO É AS SUAS EMOÇÕES

É provável que você tenha sofrido e continue a sofrer com algo relacionado com o passado, talvez isso tenha feito com que você tenha deixado de ser feliz, para sentir-se infeliz e triste. Veja, que não referi que você passou a ser infeliz ou triste, e sabe porque não usei essas expressões de “Ser”? Porque, acredito que estar a sentir-se infeliz ou triste, não é a mesma coisa de ser infeliz ou triste.

Quando você se refere a si mesmo como sendo uma pessoa infeliz, está a personalizar esse estado, e considera que esse estado é permanente, mas digo-lhe que não é, isso é uma ilusão. E sabe porque razão não é infeliz? Porque nem você nem ninguém, está permanentemente 24/24 horas nesse estado de ser (infeliz). As suas emoções não são reacções fixas às circunstâncias externas, elas emergem dos seus pensamentos, das suas crenças e das suas avaliações.

Pondere ler: Aprenda a gerir as emoções e a ter controlo na sua vida.

Pergunto-lhe, quando não está a ser infeliz, em que estado é que está? Provavelmente noutro. Vamos supor que está num estado de  alegria temporária, isto quer dizer que nesse momento não é infeliz ou triste. Então o que é? Será que é contente? Nem uma coisa nem outra, nós vamos sendo várias coisas a todo o momento. Temos a capacidade de sentir um espectro alargado de emoções e sentimentos. Quer dizer, que quando nos  identificamos e nos  fundimos com o nosso sentimento e qualificamos isso como algumas coisas que nós somos: “Sou triste, sou infeliz”, é uma ilusão.

Claro que muitas vezes referimo-nos a nós mesmos nesses termos, no entanto, trata-se apenas de uma forma de expressão facilitadora. Esta forma de expressão facilitadora, pode tornar-se prejudicial quando nos fundimos a ela, nos identificamos com ela e personalizamos uma forma negativa, incapacitante e destruidora de Ser(mos). Se as nossas emoções não são reacções fixas, também o nosso estado de “Ser” não é fixo. E isto é extraordinário, é libertador!

Pondere ler: Porque é que não consigo ser feliz?

Você, eu, e todos nós somos aquele que “É”. Isto quer dizer que somos várias coisas. Evite fundir-se ao seu passado ou ao seus sentimentos, o passado é algo que ficou para trás, é imutável, já nada pode fazer sobre o que aconteceu. No entanto no que se refere aos sentimentos que são accionados pelos pensamentos que tem, ou interpretações que faz acerca do que lhe aconteceu ou viveu no passado, isso você pode, e se quiser consegue mudar.

Como já referi: O seu passado e aquilo que sente acerca dele, são duas coisas distintas.

Alerto para um facto muito importante, tenha atenção a um factor duplamente prejudicial relativamente a algo que lhe aconteceu no passado e lhe possa estar a prejudicar ou a condicionar o presente: Chamo-lhe Dupla Fusão. O que é então a Dupla Fusão? Isto acontece quando você se funde aos acontecimentos do passado (normalmente os traumáticos e angustiantes) e se funde aos sentimentos oriundos desses traumas e/ou angustias. Cria-se uma força altamente incapacitante, pois você fica “preso” no tempo, fica “preso” e cristalizado nos sentimentos que gerou naquela altura e que transporta agora, julgando “Ser” aquilo que sente e lhe aconteceu. Puro engano. Na verdade, tudo isso, não passa de um erro de raciocínio. O mais encorajador é que você pode sair dessa situação, é possível descomprometer-se com a sua Dupla Fusão e desapegar-se dela. Você tem de fazer uma Desfusão emocional/situacional.

Invista no conhecimento  das suas emoções, são de extrema importância, conhecê-las e saber lidar com elas torna-se numa vantagem para a vida de cada um de nós. Aumente o seu sucesso entendendo as suas emoções.

USE O PASSADO A SEU FAVOR

Há apenas duas escolhas que você tem por onde se decidir: ou você aprende com o que lhe sucedeu, ou vive com isso para o resto da sua vida. Para aprender com o passado é necessário muita força de vontade e coragem, pois terá que aceitar o facto de que algumas das coisas que fez não correram bem, ou que sofreu alguma injustiça, ou que algum acontecimento não lhe deveria ter  surgido,  ou que em alguma altura da sua vida foi por caminhos inadequados e que eventualmente cometeu alguns erros. Esta constatação gira em torno da ideia de que a vida não é uma estrada lisa por onde podemos viajar sempre calmamente, ela tem sempre voltas e reviravoltas que podem enganar-nos e confundir-nos.

Por outro lado, viver com o passado é mais simples (supostamente).Você só tem que manter as memórias dolorosas e punir-se sempre que fechar e abrir os olhos. Não há muito a fazer (provavelmente você poderá pensar isso), a não ser reavivar a dor todos os dias e recusar-se a aprender a lição que vem com o infortúnio. Acredito que se disputar este tipo de raciocínio, certamente concordará que não é adequado nem construtivo.

Abordo de forma mais profunda este assunto no artigo: A felicidade é possível mas é opcional.

Você pode optar por tomar o caminho da vitimização (ainda que com legitimidade), por vezes dura o suficiente para desistir e render-se à tristeza e mágoa? Ou será que você pode aceitar a realidade dos factos, encarar o sentimento de tristeza, injustiça e fazer algo para mudar isso? Relembre-se que pode mudar aquilo que sente (seja: tristeza, ansiedade, fúria, desesperança, sintomas da depressão, entre outros). E pode mudar aquilo que sente, porque está capacitado para sentir várias coisas! Ainda que seja difícil, opte por aquilo que quer. Se optar por mudar aquilo que sente para aquilo que quer sentir, certamente será possível. Claro que tem de fazer coisas para que isso aconteça. Tem de fazer coisas para alcançar a felicidade.

Pondere ler: Combater a sensação de incapacidade e desesperança.

É VOCÊ QUE FAZ AS SUAS ESCOLHAS

Só você pode fazer a melhor escolha para si mesmo. Ninguém pode ditar o que você deve fazer em relação ao seu passado, só você pode aprender/ensinar-se a viver hoje com ou sem ele. Coisas do passado só podem afetar o seu presente, se você deixar que isso aconteça, ele pode assombrá-lo a qualquer hora do dia, pode estar com você onde quer que vá, e nunca pode ser apagado. Pode, mas não pode, se você não permitir que ele possa.

Não é uma tarefa fácil de superar o passado e viver o presente, mas vai valer a pena no final. Nada é mais difícil do que deixar de ir (desapegar-se) do que se lamenta, nada é mais doloroso do que aceitar a realidade que você foi magoado sem sequer ter um aviso, e nada é mais difícil do que aceitar que você é capaz de fazer os seus próprios erros na vida. Mas só se conseguir desapegar-se (desfusão), aceitar e compreender que essas coisas acontecem, você conseguirá definir-se quem é, e quem quer ser, e assim permitir-se deixar para trás o passado onde ele pertence, e viver o presente. Então, pergunte a si mesmo: “Eu prefiro viver no passado ou viver o presente?

SEIS PASSOS PARA TREINAR “VIVER NO MOMENTO PRESENTE”

Na atualidade, as pessoas muitas vezes vivem a experiência da sua vida repleta de responsabilidades, planos e preocupações. É provável que você passe muito do seu tempo pensando sobre o que lhe aconteceu no passado, ou o que pretende ou “deve” realizar no futuro, que provavelmente esquece-se de experienciar plenamente o momento em que você está agora. No entanto, experienciar plenamente cada momento é essencial para reduzir a depressão e manter a felicidade. Desta forma, é possível trabalhar no sentido de promover a capacidade de viver no momento presente.

Em seguida apresento seis passos que o podem ajudar a viver no momento presente:

PASSO 1: ELIMINAR O AUTO-FOCO

Quando você se concentra naquilo que o preocupa ou naquilo que acha que não consegue fazer, você cria um ambiente interno de ansiedade. O Auto-foco drena a sua energia e o seu entusiasmo, se você está esperando por uma mesa para jantar ou pretende fazer uma apresentação em palco. Imagine-se a executar uma tarefa com eficácia antes de realmente fazê-lo, esta simples técnica permite eliminar o foco de si mesmo.

Quanto mais vezes você repetir um cenário de sucesso na sua mente, menos ansioso você vai estar quando realizar a sua tarefa. O mesmo pode ser feito para algo que lhe sucedeu no passado e lhe limita agora o presente. Foque-se na estratégia que o pode levar a ultrapassar a dificuldade em que se encontra. Foque-se no processo, momento a momento. Veja-se a encontrar soluções e pratique isso no terreno. Certamente conseguiu deslocar o foco de atenção de si para algo capacitador e construtivo, o objetivo foi cumprido.

PASSO 2: SABOREIE PEQUENOS MOMENTOS DE PRAZER E SATISFAÇÃO

A felicidade vem não apenas de grandes eventos, mas também de pequenos prazeres quotidianos. Dedique tempo para prestar atenção a esses pequenos prazeres como o gosto de uma boa chávena de café ou a sensação de relaxamento de um banho quente. Foque-se nas coisas belas que você pode experimentar neste momento. à medida que você for saboreando pequenos prazeres, você vai começar a experimentar mais satisfação e alegria na vida .

PASSO 3: USE A RESPIRAÇÃO

Concentre-se na sua respiração. Esta é uma estratégia essencial para viver o momento. A respiração profunda pode ajudar a reduzir a sua ansiedade e preocupação. Use esta distração momentânea para evitar uma discussão acalorada, relaxar os músculos tensos ou prevenir um ataque de pânico.

PASSO 4: PERDER A NOÇÃO DO TEMPO

Tire o máximo proveito do seu tempo, perdendo a noção do mesmo. Participe em atividades envolventes e desafiadoras,  nas quais você pode tornar-se completamente absorvido. Tente actividades como a construção de modelos, golfe, pintura, escultura e jardinagem (ou qualquer outra coisa que goste e o absorva completamente). Quando você se torna absorvido numa atividade e perde a percepção do tempo, consegue certamente experienciar satisfação e alegria na vida .

PASSO 5: ACEITAR A REALIDADE DAS COISAS MENOS BOAS

No artigo: A felicidade é possível mas opcional, abordei a ideia acerca da tendência que existe em grande parte de nós para a hipersensibilidade ao desconforto e à negatividade, ou aos sentimentos negativos e consequente evitamento. As consequências podem ser extremas por evitar este tipo de emoções negativas, como stress, ansiedade, depressão, desapontamento e solidão. O evitamento só amplifica a negatividade. Encare as suas emoções negativas e aceite-as como uma parte da sua vida. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de energia que você investe na negatividade, deixando mais energia para desfrutar o momento presente.

A prática da Atenção Plena (Mindfulness), é uma ótima abordagem para treinar a aceitação. Mindfulness: é a capacidade de colocar a atenção no momento presente sem julgar (desapego). Este tipo de atenção permite desenvolver uma maior consciência, claridade e aceitação da realidade do momento presente.

PASSO 6: ABRACE A MUDANÇA

A rotina, prepara o terreno para a desatenção, para a vida em automático. Esta é a experiência de estar tão perdido na rotina dos seus pensamentos que não vislumbra o momento presente. Mesmo pequenas alterações na sua rotina diária, podem ajudá-lo a sair dos seus processamentos automáticos. A rotina é uma forma de viver o passado no momento presente. Se faz sempre aquilo que fez, esta é uma forma de viver praticamente sempre as mesmas coisas da mesma forma. Esta é uma outra forma de ficar “agarrado” ao seu passado. De viver as mesmas coisas dia após dia. Observe e experimente a mudança na sua rotina, a mudança pode envolver simplesmente uma nova rota de trajeto, uma programação diferente do seu dia, ou encomendar algo diferente do “costume” para o almoço.

Mova-se para lá dos limites impostos pelo seu passado

Se apesar de todos os seus esforços você continua recorrentemente a ser prejudicado pelo seu passado, pondere adquirir a minha Palestra em Vídeo: Superar o Passado e Promover o Futuro. Se você gostou deste artigo e sente que lhe foi útil, estou certo que com a minha palestra irá conseguir dar um novo significado aos acontecimentos passados e saber gerir as emoções negativas que o atormentam no presente. Serão divulgadas estratégias para eliminar o autofoco, aumentar o autocontrole e restaurar a capacidade para saborear momentos de prazer e satisfação.

Saiba mais clicando na imagem em baixo:

palestra-video-superar-passado

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Olá Miguel, boa tarde!!
Mais uma vez gostaria de parabenizar-te pelo artigo, é excelente e nos proporciona a felicidade ao lê-lo.
Acredito que o termo seja este mesmo: “felicidade”, pois nos permite adotarmos uma nova postura diante da vida.
Estou lendo “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle (disponível para download na Internet) e seu artigo veio para complementar o conteúdo.
Atenciosamente,
Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Cristianne Pereira Lyra

Olá Miguel,Boa Tarde!
Você não imagina o momento que estou passando,mas seus ensinamentos e dicas com certeza farão uma significativa diferença para o momento que estou passado.
Muito grata,e de vedrdade espero conseguir seguir todos os passos por você indicados,Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo C.

Matéria muita boa como sempre, sempre leio todos as matérias do site, mas essa em especial marcou bastante por que estou passando um momento da vida que devo pensar no presente e esquecer todo o passado.
Todas as dicas aqui dadas, vão servir pra tentar mudar um cenário de depressão causado por um fim de relacionamento, e na minha opnião acho que essa última dica é a mais importante, de mudar o ambiente em que se encontra. Você diria que sem essa última atidude o melhor resultado poderia ser obtido?
…sendo que o melhor resultado seria superar tudo isso e ter apenas lembranças boas sobre o passado.
Sou do Brasil e sempre leio suas matérias, muito bom seu trabalho.
Até breve.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eduardo, obrigado pelo comentário.

Quase todas as finalizações de relacionamento são difíceis, causam mal-estar e deixam as pessoas desanimadas, isso é uma realidade, não há como lhe fugir.

Lembranças boas do passado ficam sempre, tal como as menos boas. Não tem de se apagar as más memórias, nem evitá-las, há que aceitar, há que olhar a realidade, e depois tentar reestruturar-se, acreditando e fazendo coisas no presente para construir e perspetivar o futuro.

Para mudar os nossos estado “deprimidos” é necessário fazer coisas um pouco diferentes daquelas que temos vindo a fazer, coisas que nos despertem que nos possam fazer sentir bem, mas é necessário fazer, mesmo que isso seja difícil.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Hm,gostei mt dessa sua materia,sempre procuro esses tipos de ”dicas”,procuro saber um poco mas disso pq passo por uma faze mt ruim,so jovem,e..n exatamente infeliz,mas sempre mt pensativo,mi acho estranho 1 dia alegre outro triste !

obs:so mt timido,acho q ae ta a resposta,ja pesquisei mt pq ou ser tao ‘esgroto’ assim kkkkk e sempre tinha a ver com timidez , mas com fe em deus vo a luta busca a felicidade,e espero q qnd eu esteja mas maduro e seja ”adulto” =D n me julgue e n mi pise em cima, com a pergunta ”PQ EU NAO APROVEITEI NADA A MINHA JUVENTUDE” ABRÇS uma boa materia !!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Henrique, obrigado pelo comentário.

Passar por fases de alguma instabilidade emocional ou até mesmo de Identificação daquilo que julgamos ser é “normal”, não tem necessariamente de ser uma coisa ruim. Assim como por vezes estar-se um pouco triste ou pensativo não é algo de mau ou errado.

Relativamente à timidez, a timidez só por si também não é um problema, desde que tente fazer as coisas que gosta, que enfrente alguns dos seus receios. Se tiver noção que tem dificuldades em algumas coisas, isso não faz de si uma pessoa pior que as outras, nem incapaz. Se interpretar isso de forma adequada, aquilo que irá ler, pode ser algo do género: “eu sinto alguma dificuldade para fazer isto, ou nesta situação, mas se aprender a fazer….ou a preparar-me para a situação (X), certamente conseguirei. À nascença não vimos com todas as coisas em nós, grande parte delas são aprendidas, por isso se ainda não faz algumas coisas como gostaria ou acha que deveria, está a tempo de aprender a fazer.

Força nesse desenvolvimento!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Valeu,ajudou muito,por eu nao ter muitas opçoes no que eu devo fazer na minha situaçao,vou estár sempre lembrando da suas ”dicas” !

Avatar for Miguel Lucas
Talyta

Henrique,

Pense que vc é único , e se a pessoa que vc gosta não está com vc, ótmo, pois ela perdeu uma pessoa diferenciada e cheia de amor p dar.
Ninguém nasce grudada com ninguém, ao n ser irmãos, claro, então vc vai aprender a viver sem ela e me arrisco a dizer, que vc n pode delimita-la como a única mulher da sua vida, se tem mulhões ainda que vc não conhece, inclusive eu hahaha, bjs

Avatar for Miguel Lucas
Junior

Caro Miguel,

Tenho 31 anos e um filho de 8 anos. Estou com minha companheira a quase 12 anos. Atualmente estou em tratamento psicológico por estar amarrado na obsessiva procura por respostas sobre o passado da minha mulher.

O ciúme que sinto e a forma como estou preso no passado de alguém que eu nem conhecia me atormentam de forma que estou perdendo o controle sobre meus pensamentos.

Suposições, dúvidas, fantasias. Muitas coisas se passam na minha cabeça e o passado duvidoso me atormenta por demais.

Do outro lado tenho uma pessoa que sabe do meu problema e vive pela nossa família. Ela se sente muito ofendida com isso e pouco ou nada quer conversar sobre o passado. Para ela essas coisas não fazem diferença e ela não deseja conversar sobre coisas do tipo… ela afirma que o presente é que faz a diferença.

Lendo seu artigo percebi como viver no passado é angustiante. Imagine você viver tentando descobrir e ajustar o passado de outra pessoa.

Eu realmente tenho lido muito, tenho buscado ajuda profissionaol, mas, gostaria de algum comentário seu. Obrigado.

“Meu Senhor, livrai-me do ciúme! É um monstro de olhos verdes, que escarnece do próprio pasto que o alimenta. Quão felizardo é o enganado que, cônscio de o ser, não ama a sua infiel! Mas que torturas infernais padece o homem que, amando, duvida, e, suspeitando, adora.” (William Shakespeare)

Avatar for Miguel Lucas
Marcio

Olá Junior, estou tento o mesmo problema que o seu, no meu caso a minha esposa tem 38 e eu 33 temos dois filhos 8 e 14 anos, mas não consigo conviver com o passado dela, ela diz que teve 3 namorados e transava com todos eles saber disso é algo que me machuca e não consigo conviver com isso, ja tentei esquecer não lembrar mas ta dificil…. talvez por que ela foi a minha primeira mulher e a primeira pessoa com quem tive relação.
Gostaria da sua opinião Miguel….vlw

Avatar for Miguel Lucas
J.m

Márcio sinto o mesmo que vc igualzinho…conheci meu esposo e no namoro ele me perguntou se eu era virgem e eu disse que sim …e já que ele havia me questionado tb o questionei ele disse que não era virgem porém disse que foi com apenas uma mulher e que não foram tantas vezes as transar. ..fiquei magoada pois antes disso ele sempre me falava que havia se guardado pra alguém especial assim como eu,e mesmo achando quase impossível existir um cara virgem ele insistia em falar que se guardou …aí na minha cabeça achei que vc seu corpo afinal quando alguém se guarda eu entendo que seja isso …Mas por fim ele acabou dizendo que não era é que foi com uma apenas …ok superei e fui dando continuidade ao relacionamento nos casamos há quase 15 anos e temos dois filhos…nosso casamento foi bom no começo pq era tonta e todas as idiotices e grosserias que ele fazia comigo eu passava por cima pelo fato de ama lo…bom pouco tempo atrás conversando sobre o passado insisti para que me dissesse as coisas que aconteceram afinal já passou e tal e perguntei se foi com uma mesmo se aquela história era de fato verdade …e crente que ele responderia que sim ou pelo menos tivesse tido mais a ou dias ele me deu uma lista de 7 mulheres e que começou a transar aos 15 anos até então todos esses anos ele havia dito.que o primeiro beijo dele tinha sido aos 18 pq tinha um pai severo e que era timido e disse que começou tarde e qué havia beijado aos 18 e tb perdido a virgindade aos 18 e com uma única até me conhecer. ..imagine meu desapontamento. …todos esses anos vivi uma mentira vivi um engano…pois ele poderia ter o.passado que fosse me contasse no namoro e eu poderia decidir se queria homem.sambado ou não. ..o pior que além e todas essas ele me disse que com todas foram.sem camisinha ….sem camisinha ….não tô suportando.isso ele sequer se preservou sequer pensou que se fosse casar um dia a esposa dele teria algo especial como por exemplo ele fazer amor pela primeira fez sem.camisinha somente com a esposa …Mas nem.isso ele me deu …deu minha virgindade a ele a um homem que comia todas sem.camisinha …tive sorte de não pegar aids …agora não me conformo que sou apenas mais uma da lista pois tudo que ele fez comigo.já havia feito.com qualquer uma …e sem contar com a hipocrisia dele que tinha ciúmes dos rapazes que eu havia beijado e dizia que eu era uma moça fogosa por ter feito isso….olha que absurdo.além de eu ser virgem ele queria que eu fosse boca. Virgem tb? Enquanto ele já tinha se lambuzado com todo mundo ????estou a ponto de me separar por isso pq não aceito tamanha hipocrisia da parte dele nojento sem vergonha é o que ele é. …

Avatar for Miguel Lucas
Geovanna

Moça, sinto muito por sua história. Mas vc acha que atualmente o seu marido vale a pena? Estão felizes? Ele te faz feliz? Pondere sobre tudo isso, apesar dos erros dele, se vcs estiverem bem, não acho que haja motivo pra se prender ao passado. Agora se vcs já não estão indo bem, separa mesmo e vá atrás de alguém que te mereça

Avatar for Miguel Lucas
XXX

Eu tenho esse problema também.
Eu e a moça aí temos visões diferentes sobre sexualidade, sou uma pessoa muito aberta, não tenho nada dessa história de se preservar, sou à favor de sexo sem compromisso, etc.
A questão é que também sou obcecada em saber do passado do meu namorado. Enquanto namora ele é extremamente fiel e comprometido, mas solteiro ele aproveitou bastante a vida (e está certo). Mas eu não consigo lidar bem com isso. Não sei dizer muito bem se é ciúme ou se é ‘inveja’.
Ele é um pouco mais velho que eu e teve muuuitos anos solteiro, então é normal que ele tenha tido bem mais casos que eu.
Não que seja uma competição. Mas eu sei que se eu tivesse ficado mais tempo solteira, talvez não me importasse tanto com isso.
E eu tenho a necessidade de saber as coisas. Quando alguém curte algo no Facebook, por ex, eu não consigo ficar em paz enquanto não souber se é uma pessoa que ele ficou ou transou.
Isso atrapalha muito nossa vida, principalmente a minha vida.
Já tentei pensar pelo lado positivo de que depois que me conheceu ele nem sequer ficou com outra pessoa, mas isso só me consola por alguns minutos e já desaparece.
Ele se importa com o meu (pequeno) passado, mas ele é claramente ciúmes. Ele não suporta me imaginar transando com outros, etc.
O meu problema é muito mais dele ter tido tantas oportunidades e experiências que eu gostaria de ter tido e agora não "posso" mais, porque gosto muito dele e não quero abrir mão do namoro só por isso.
É complicado…mas é algo que não me deixa em paz.

Avatar for Miguel Lucas
Ignacio Serrano

Ola Miguel, li os artigo gostei muito, contudo estou numa fase complicada, minha milher deixou o casamento,ela fazia trata emnto psicologico antes disso, uma bela manha pegou suas coisas e foi para a casa dos pais,comecou fazer tratamento psiquiatrico, afirma que o psicologico nao esta ajudando,o psiquiatra comentou que ela possui uma crianca interior e nao consegue ficar longe dos pais, 5 anos depois, existe horas que ela quer voltar e outras nao mas nas duas vezes nao existe emocao na suas palavras,tento seguir com a minha vida como nos seus artigos,mas eu a amo muito, comecei fazer tratamento psicologico,mas nao sinto que esta ajudando,a psicologa comenta, que foi atitudes infantis dela, durante quase 2 meses falei que a amo e gostaria que ela voltase para uma nova vida,pois a vida antiga alega,tive monentos que fui grosso,a sufoquei no trabalho pois isso realizava-mos juntos, alega que agora tem atitudes que ela realemte gostaria de fazer,nao sei o que mais fazer pois a amo,gostaria ela de volta,e ela fala que ainda nao sabe oque sente,mas como continuar se horas quer voltar,horas nao
POr favor Miguel se puder me ajudar com algum texto, artigo,agradeceria muito

Avatar for Miguel Lucas
josi

agradeço as mensagens que posso ler diariamente neste site.mas atualmente tenho passado por momentos muito dificeis em minha vida.
se possivel, gostaria de ler um artigo especifico sobre dicas de como se consegue ter atitudes na vida e auto-conhecimento pois me sinto cada vez mais confusa.
certa da atenção, agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Josi, obrigado pelo comentário.

Fico agradecido pelo reconhecimento da utilidade da Escola Psicologia.

Sugiro que leia o artigo: http://www.escolapsicologia.com/como-ultrapassar-os-problemas-pessoais/

Força e esperança.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Joselice

Miguel Lucas,

A matéria é bastante interessante e pertinente para mim.

Preciso de orientaçao

No passado era uma pessoa ativa, determinada, alegre, independente e confiava no meu pontecial.Hoje, me vejo insegura e sem direção.

No início deste ano o meu marido falou que não gostava de mim e não me queria.Já me encontrava debilitada por está desempregada e tinha acabado de fazer uma cirurgia delicada. Gente! Pensei que não iria sobreviver. 20 anos de casad com 2 filhos ( 7 e l7 ). Inclusive eles são vitimas de tudo isso.

Hoje,quero respirar, saber quem sou eu, o que quero da minha vida. Penso até de acabar logo com esse casamento falso. Mas, exatamente a pessoa que não me queria, não vai embora.Como devo me comportar.

Ainda gosto dele, diz que gosta de mim, mas não mostra nas suas ações diárias:não anda junto comigo em lugares públicos, não vibra pelas minhas conquistas, não liga se estou triste, não foi na minha formatura, mente, falso, utiliza os meus dois filhos para me machucar, agressão verbal… cada dia acorda diferente. É muito louco. Parece que quer manter apenas a aparência.

Atualmente, sair de um trabalho autonomo, para tentar estudar para um concurso, mas está dificil, ele faz de tudo para eu ficar cansada e desistimulada.

Como viver com uma pessoa de forma indiferente, se ele ainda é tão presente na minha vida?

Desde o início do ano já participei de terapia de casal( 3 vezes).Nada! Já fiz terapia individual. Me ajudou muito! Sair do buraco. faço yoga para tentar relaxar e evitar mais doenças: ferida no estomago, coluna, ansiedade e nervoso.Não tinha nada disso. Mas já estou mudando.

Preciso do seu retorno com cópia para o meu e-mail: joselice@ig.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Andre

Abusei mt quando tinha uns 12anos de um mlk que parecia ser gay,pertubava,mangava e dava corda.ele apos 4 anos e homosexual.e fico me tormentando achando que foi eu que diz isso. oque fazer? viver presente,e aceitar o erro? obg pela maravilhosa materia.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André, obrigado pelo comentário

O passado, dependendo daquilo que fazemos, é sempre passado não pode ser apagado, apenas reinterpretado. E o que mais conta é sempre o presente que ações queremos passar a ter e o que fazer para sermos melhores pessoas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
wanderley

Caro Miguel

Tenho 76 anos, fiquei viúvo há um ano depois de 50 anos de casados.
Sou aposentado e vivo muito só, lembrando toda a nossa vida juntos.
Sinto muito a solidão, fico constantemente amargurado lembrando os tempoos felizes.
Como esquecer tudo isso e ter novamente vontade de viver?
um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá wanderley, obrigado pelo comentário.

Felicito-me pelos seus 50 anos de casado. lamento a sua perda.
A solidão é na verdade algo que é difícil de se lidar e quanto a isso não poderei ajudar diretamente. No entanto amigo Wanderley, quero dizer-lhe que utilizou duas ideiais totalmente opostas nas sua descrição do mau momento que atravessa ( amargurado e lembrando tempo felizes). A dor que sente relativamente à sua esposa que partiu é totalmente legítima, assim como o momento de solidão que atravessa, mas repare que isso está ligado às sua memórias felizes.

Não tem necessariamente de esquecer o seu passado feliz, isso faz parte de si, é aquilo do qual se pode orgulhar e sentir satisfeito por todos esses momentos que partilharam juntos (essa é a sua riqueza de vida). Tente olhar para essas memórias como algo que transporta consigo que lhe transmitem uma boa sensação de bem-estar e felicidade, tente usar isso para lhe dar algum ânimo para a sua vida presente. Na verdade a sua tristeza atual, emerge de algo muito bom que viveu e agora não tem mais. a perda essa é real, mas as boas memórias são suas, e se são boas não tem de as esquecer.

Fico esperançado que possa voltar a sentir ânimo e que volte a sentir-se bem, dentro daquilo que lhe é possível. a vida é feita de momentos sequenciais. Este é mais um momento da sua vida, use o bom do seu passado para lhe ajudar no presente.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
davi

ola tenho16 anos e fui casada 4 anos depois que ela largo demim nao consigo esquecela naoconsio viver o que eu fasso tava em um namoro mas ja langui no consigo esquecela

Avatar for Miguel Lucas
João Pedro

Miguel Lucas

Li o seu artigo e achei extremamente interessante e motivador!Estou a passar por uma fase extremamente complicada da minha vida!Tem tudo a ver com o passado da minha namorada!Não tem como eu conseguir livrar-me disto!Já ando com acompanhamento psicológico!Mas gostava de ouvir outra opinião!Será que me poderia indicar como falar consigo para lhe poder explicar a minha situação?

Agradeço uma Resposta
Sinceros cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Ontem em uma discussão com meu atual namorado, ele me disse que vivo do passado. De fato, sempre “comparo” ele com o meu ex, ou cito meu ex nas conversas, ex esse que não vejo faz mais de um ano. Foi uma separação conturbada, ambos erramos. Foi quando parei para pensar que, quando eu namorava com esse rapaz, eu pensava no outro ex. Ou seja, caiu minha ficha que eu vivo do passado, passei minha vida assim. Namorando um, pensando no ex. Terminava, arrumei outro e estou pensando no ex que quando estava com ele, pensava no outro ex.
Meu atual namorado é perfeito. Ele é um grande amigo, compreensivo… É a primeira experiência que eu estou tendo de me sentir amada, realizada, sem ser desgastante ou cansativo. Uma relação sem ciúmes, saudável mesmo. E eu não consigo dar valor ao que a vida está me proporcionando. Agora penso que isso chega a ser doentio. Eu mudei muito com esse atual rapaz, antigamente eu era orgulhosa, nada humilde, era fria… Ele me transformou em uma pessoa mais “humana” agora penso em todas as mancadas que dei com o ex e fico me culpando, as coisas poderiam ter sido diferentes por mais que eu diga NÃO PODERIAM, meu cérebro insiste em dizer que SIM PODERIAM.
E eu vivo nessa dúvida, nessa dor…
Quando namorava ele, pensava no Lauro. Quando terminei com ele, voltei com o Lauro e vi que ele não era mais nada daquilo que eu imaginava. O Lauro havia mudado, o Lauro não era o mesmo de CINCO ANOS ATRÁS. Terminei com o Lauro.
Agora estou com o Gustavo e penso no Pedro, mas quando eu estava com o Pedro eu pensava no Lauro. Sua matéria vai ser de grande ajuda para mim, preciso por em prática todas as dicas. Sinto que estou perdendo meu namorado aos poucos e não posso fazer isso com nós. A gente se gosta, se curte, se cuida. Meu passado não pode deixar meu presente morrer.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá amanda, obrigado pelo comentário.

Siga aquilo que quer, e não propriamente aquilo que pontualmente lhe passa na cabeça. Siga tudo aquilo que neste momento valoriza e a fez sentir-se bem e a ajudou a melhorar. Esforce-se decididamente a seguir aquilo que julgas ser melhor para si. Invista nisso, se passado um tempo razoável e não tiver conseguindo, avalie as suas opções e os seus desejos novamente.

Foque-se naquilo que tem e que segundo aquilo que me diz, gosta. se gosta usufrua, foque a sua atenção nisso, valorize isso.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
João Augusto Havelange

Bom dia Miguel,

Aconteceram coisas no passado que meu pai fez para mim e minha mãe, que não consigo perdoa-lo, e sinto um ódio terrível só de olhar ou pensar nele. O fato é que ainda vivemos no mesmo teto e ele melhorou, mas não consigo esquecer o que aconteceu e este ódio esta cada dia mais forte e me consumindo.
Eu tento não pensar nisso, mas é inútil. Não tenho dinheiro no momento nem para procurar uma ajuda psicológica. Acredito que este artigo me fez pensar, e vai contribuir para conseguir superar isto.

Obrigado e parabéns pelo seu trabalho

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Oá João, obrigado pelo comentário

Por vezes alguns acontecimentos na nossa vida deixam marcas e condicionam-nos a vida futura devido às marcas emocionais e sentimentais que vivemos na altura dos acontecimentos. No entanto existe sempre a possibilidade de fazer um novo enquadramento acerca dos acontecimentos passados. A raiva, angústia, frustração, sentimento de injustiça, são tudo coisas vividas por você, estão a você, acabando-o por prejudicar. Essa raiva que tem como alvo o seu pai, não lhe afeta a ele, mas sim a você mesmo, é sentida no seu corpo, altera-lhe o seu estado de espirito, e inerentemente a forma como você olha a vida. Apesar de não ser possível apagar os acontecimentos, é possível não viver à sombra dos mesmo. Tente de certa forma aceitar o que aconteceu, e passe a orientar a sua vida por aquilo que quer vir a sentir, a ser e a pensar. Movimente-se pelos seus sonhos, pelas suas qualidades, habilidade e desafios que pretende viver e não necessariamente pelos acontecimentos do passado. Isso aconteceu-lhe a si mas você é muito mais que isso, é aquilo que pretender ser.
Coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
ALINE

Olá!!!Achei mto interessante o artigo.Minha pergunta é:como viver o máximo do presente tendo o TOC ,que leva a gente a reviver interiormente cenas que já passaram e nos causa imenso sofrimento,dúvidas e insegurança.Seria melhor esquecer oque vai se passando ou tem outras formas de mudar esses padrões de pensamento?Obrigada!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Luci

Adorei o artigo, me ajudou muito pois é exatamente o que está acontecendo comigo… estou presa no meu passado, pelo bullying que sofri, desenvolvi fobia social e sofro muito… Com os artigos deste site estou aprendendo a melhorar meus pensamentos e a superar minha dificuldades!! Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Patrícia

Adorei o artigo, temos o costume de relembrar o passado e vivermos ele. Esse artigo me ajudou de uma forma surpreendente e inesperada á como deixar esse hábito de lado (não é imediato, mas tirou um peso de mim no momento em que li e vi que eu estava sofrendo por uma coisa que não volta atrás, que não tenho chances de voltar e refazer o que foi feito).
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Fernando

Olá Miguel, descobri este site de uma maneira muito ao acaso e veio me ajudar bastante… Sou um jovem de 20 anos, ha 2 anos atras acabei um relacionamento que ja durava ha 2 anos. Antes de acabar o relacionamento,e por causa de um medicamento, tinha o sistema nervoso alterado, estava bastante sensivel, com as emoçoes a flor da pel e bastante ansioso durante quase todo o dia. Quando chegou o tempo de acabar o relacionamento fiquei de rastos, chorava por todos os cantos. Estava emocionalmente debilitado. Nunca fui a uma verdadeira consulta de psicologo, e tudo o que aprendi sobre psicologia foi por parte da minha experiencia de vida nestes ultimos 2 anos, avaliando os meus comportamentos e refletindo. Tenho tido altos e baixos e ainda hoje nao me sinto 100% recuperado a nivel psicologico. Quando li este post, senti que parte da minha resposta estava aqui. E juntando a um problema que eu me “auto-diagnostiquei” que se trata do facto de por vezes não aceitar a realidade, pelo motivo de que não conseguia aceitar que um dia teria de morrer, e deparar-me por vezes “fora de mim”, um problema que surgiu desde que tomei os tais comprimidos. Este problema tem vindo a diminuir pois eu ja aceito que todos morremos um dia, e ja encaro a realidade como ela é.
Tendo estes 2 principais problemas: um de não conseguir aproveitar ao maximo o presente, por pensar muitas vezes no passado no relacionamento que tive. outro do “sair da realidade”(que apesar de ja saber a razao , ainda me atormenta) .
Pergunto-te: Um problema tem a haver com o outro? (pois so depois da toma dos tais comprimidos e do fim do relacionamento as “fugas da realidade” se tornaram muito mais fortes).

Hoje, sou uma pessoa muito calma, serena, e por vezes consigo ser feliz “momentaneamente” fazendo coisas que gosto. Estou a caminho de ser o que era antes do relacionamento( um rapaz energetico, cheio de força de vontade, sempre a sorrir, que aproveitava todos os momentos,e que conseguia ter facilmente uma namorada pois tem sido dificil) , pois não quero viver o resto da minha vida da maneira que vivi estes 2 ultimos anos. Espero ter uma resposta e que me elucides melhor sobre o assunto que falei aqui.
Um abraço , Fernando

Avatar for Miguel Lucas
Valdir lima

Olá Miguel ,tenho uma duvida numa coisa é q eu gosto muito de coisas do passado tipo musicas ,filmes ,acontecimentos etc ,principalmente dos anos 80 e tenho 21,nao tem roblema isso?

Avatar for Miguel Lucas
wanda

Fui vitima de maus tratos psicolõgicos e fisicos durante quase 2 anos….e finalmente consegui me libeetar dessa pessoa em Julho 2011….desvastada ,destruturada sem auto estima comecei a fumar a beber … num processo de auto destruição e completamente isolada
numa tristeza profunda e numa dor de alma sem fim.
Dia 25 de Abril de 2012 deixei de fumar , ja fui ao ginasio … tou medicada com um antidepressivo….. e continuo nesta batalha de dor eu e os meus pais …enfim é um passado que não desapego e de uma pessoa que eu não consigo tirar da minha mente….!!

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Muito bom o artigo, vou reler muitas vezes, se aplica a uma situação que vivo faz muito tempo, muitas angustias por casos do meu passado, por certas desilusões, tanto na vida afetiva como na profissional. Preciso muito de ajuda, pois estou em um relacionamento muito bom, mas por esses medos e angustias, ja vejo que esta afetado.
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Crlos

Estou passando exatamente por esses problemas do passado após uma separação provocada por mim, não consigo me perdoar e venho me sentindo muito mal tento me distrair mas esta ficando difícil, penso em tudo da hora que acordo até quando vou dormir, isso esta me atrapalhando em meu novo relacionamento na minha vida profissional e até mesmo minhas relações pessoais, não sinto muita vontade de fazer as coisas etc…, sei que não fui o único responsável pela separação, mas acabei em virtude disso traindo minha esposa, e como falei antes não consigo me perdoar, e isso tem crescido dentro de mim de uma forma muito ruim, é como estivesse vivendo em uma bolha e as coisas não fluem, só sei que para isso passar teria que voltar e acertar tudo isso, sei que não se apaga o passado mas ele pode ser ponderado, quando ambos reconhece que o que aconteceu não foi apenas culpa de uma pessoa.

Avatar for Miguel Lucas
tatiana

ola miguel vc e psicologo?

vou dividir um pouco da minha vida com vcs.

eu me chamo tatiana tenho 22 anos vivi a minha vida ate aos 22 anos preso ao passado nao enchergava nada na minha frente,senpre achei que so eu tenho problemas e que so os meus era o pior de todos,mas vejo hoje que todos tem o seu so que cada um de forma diferente.e enchergava as pessoas que tiha a ver com o meu passado,como as piores vilas e nao enchergava que e a minha familia e nao posso condenar niguem que so Deus tem o poder de julgar eu so tenho o dever de aceitar a cituaçao so que fazer alguns reparos e fazer o certo que agente nen sabe realmente se o certo mas nos temos que fazer algo e começar a enchergar as pessoas com outros olhos e quando tiver em uma conversa que as pessoas estiverem conversando e eu nao aceitar que aquilo e certo eu debater sempre nao jamais engolir certas coisas por que me fazem muito mal eu tenho que pensar que eu sou uma pessoa de principios e tenho que lutar por eles.niguem e perfeito e as pessoas tem que me aceitar como eu sou.
nao e facil lutar mas e melhor do que sofrer,do que viver no conformismo e sofrer pro resto da vida.

Avatar for Miguel Lucas
maria dos anjos

Tudo na vida é uma questão de visão que pode ser positiva ou negativa. Como tudo também é uma questão de hábito. Aprendi a treinar de ver em tudo o lado positivo, e podem crer se procurarmos, acabamos achando.
Um exemplo, tentava emagrecer e não conseguia. Eu e meu marido resolvemos dar um tempo na relação que acabou em separação de corpos, o lado positivo é eu emagreci 10 quilos. Olha o lado bom, fiquei elegante, me senti melhor mexeu com minha auto estima, me achei bonita ou seja me senti melhor comigo mesma, fiquei uma pessoa agradável e vivi o presente passeando, curtido a solteirice e 2 anos voaram na minha vida que nem senti. Moral da historia, o marido não assinou o divórcio e voltamos e como já sei o que é perder. Perdi esse medo e hoje eu sou muito mais eu mesma sem me preocupar com o outro e penso primeiro em mim, pois assim me sinto bem e ele por ter experimentado a solidão. Já aceita mais como sou, com medo de me perder.

Avatar for Miguel Lucas
Thiago

Olá Miguel,

Também gostaria de compartilhar a minha dor e apego ao passado. Há 3 meses atrás, no final do meu relacionamento, estava me sentindo sem ânimo e achava que nào amava mais minha ex. Como morávamos distantes um do outro, eu estava vivendo uma vida de solteiro, mas namorando. Ela estava sofrendo muito com tudo isso e resolveu terminar quando descobriu quem eu estava mentindo^, eu não fui atrás por 2 meses. Continuei minha vida sem sentir falta dela, até que um dia resolvi falar com ela, mas ela estava super fria e decidida a seguir sua vida, confirmando que tinha conhecido outra pessoa. Meu coração caiu em pedaços e fiquei muito mal por tudo, comecei a chorar e a pedir uma chance, fiquei totalmente desesperado e confuso.Entrei em depressão, totalmente sem chão. 2 semanas depois, peguei o carro e fui atrás dela, viajei 8 horas para poder falar com ela, mas tudo foi em vão, ela estava decidida a seguir seu caminho sem minha presença. Disse que não me amava mais,que achava que há tempos isso tinha acontecido. Foi tudo muito estranho para mim, ver a pessoa que te amava te tratar com tanta indiferença.Voltei para casa, e ela assumiu o namoro com este rapaz e agora esta postando fotos feliz da vida com ele. Eu estou em pedaços, tentando me recompor… A dor que eu sinto hoje, é consequência de atitudes não pensadas e infantis. Estou preso ao passado e não consigo seguir em frente pois me sinto muito culpado por ter jogado tudo fora. Consegui magoar a pessoa que eu amo e afastá-la de mim. Como pode isso tudo acontecer?

Avatar for Miguel Lucas
Talyta

Olha meu caro, desculpa me meter aqui nesse seu desabafo, mas não puder me conter.
Eu estou passando situação semelhante, e na boa, sabe qual o problema de vocês homens? Se acham insubstituíveis demais, sabe, e o orgulho parece que vem de brinde, sei lá, chega a ser comico isso, vocêis acham que não daremos hum basta algum dia, acham que são bons o bastante e que jamais vamos troca-los por outros, isso é pura balela.
Eu terminei o meu relacionamento faz pouco tempo, justamente por causa dessas marras aí que não suporto, poxa, se é amor, que seja de verdade, puro e sincero, pois depois que acaba não tem volta mesmo… Curta aí essa dor, porque na boa, ela não vai mais voltar, não deu assistencia, abriu concorrencia meu bem, funciona assim para vocêis homens, funciona muito bem para nós mulheres também…

Avatar for Miguel Lucas
Marcia

Miguel Lucas

Parabéns pelo assunto abordado. Pois tenho certeza que irá contribuir com inúmeras pessoas que vivem esse dilema “Deixar o passador prejudicar a vida eternamente”. Agradeço pois sua MENSAGEM vai me ajudar a colocar minha vida emocional no seu devido lugar.

Avatar for Miguel Lucas
Nome

MIGUEL, VOCE E UMA BENÇAO DE DEUS!

Avatar for Miguel Lucas
Caio Lopes

não tenho eestratégias para viver no presente pis não consigo aceitá-lo, e fico cada vez mais triste pela incapacidade de voltar ao passado.

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

VOCÊ DIZ VIVA O PRESENTE E SE O PRESENTE NÃO PRESTAR E SE FOR FEITO DE VULGARIDADE E DEPRAVAÇÃO E VIOLÊNCIA E AI É ESSE O PRESENTE QUE NOS QUEREMOS
NA ÉPOCA DE HOJE UM HOMEM SE CASA COM UMA MULHER QUE JÁ PASSOU PELA MÃO DE VARIOS E A VIOLÊNCIA E O TRÁFICO DE DROGAS PREDOMINAM NA SOCIEDADA E O AQUECIMENTO GLOBAL E O RISCO DA HUMANIDADE ACABAR POR CONTA DE TSUNAMIS E DA AGUÂ ACABAR PELO DERRETIMENTO ACELERADO DAS GELERAS
HOJE AS MENINAS DE 13 ANOS NÃO SÃO MAIS VIRGENS E ENGRAVIDAM
SERÁ QUE FOI ESSE O PRESENTE QUE NOS ESCOLHEMOS NÃO
O PASSADO É BEM MELHOR DO QUE O PRESENTE
O PASSADO EM SI NÃO É RUIM SÓ PASSOU A SER RUIM DEPOIS QUE A SOCIEDADE MUDOU DE CONSERVADORA PARA LIBERAL AI SIM A CASA CAIU
VIVA A SOCIEDADE DE ANTIGAMENTE
A SOCIEDADE CONSERVADORA
O PASSADO RUIM É O PASSADO EM QUE JÁ PREDOMINAVA ESSA SOCIEDADE IMUNDA CHAMADA DE LIBERAL
ACEITE O PASSADO NEM SEMPRE É FÁCIL IMAGINE VOCÊ AMAR UMA MULHER EM QUE TODOS K=JA SABEM QUE ELA FOI USADA POR OUTROS CARAS SENDO QUE O EX NAMORADO DELA GRAVOU E COLOCOU NA INTERNET QUEM QUISER ACESSAR ESSE ARQUIVO ACESSA ,OU SEJA, AS VEZES O PASSADO TE PERSEGUE ELE AFETA O SEU PRESENTE AINDA MAIS POR SER IMUTÁVEL
É PRECISO ESTUDAR O PASSADO DE UMA PESSOA PRA SABER QUEM ELA É MUITAS VEZES OU QUEM ELA SE TORNOU

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

A PRÓPRIA XUXA QUE É RICA E FAMOSA NÃO ESQUECE O SEU PASSADO
OS ABUSOS QUE SOFREU,OS ERROS QUE COMETEU ENTÃO O PASSADO É INESQUECIVEL POIS, SEM O PASSADO NÃO HÁ PRESENTE SEM PRESENTE NÃO HÁ FUTURO SÃO NOSSAS ESCOLHAS NO PASSADO QUE VÃO DETERMINAR O NOSSO FUTURO E PRESENTE
O PASSADO É PARTE DA NOSSA VIDA

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

ACEITA O PRESENTE PORQUÊ DEVERIAMOS FAZER ISSO
SE O PRESENTE E TRISTE E PODRE TEMOS QUE MODIFICA-LO PARA UM FUTURO MELHOR QUEM QUER ACEITAR COISAS REPUGNANTES SÓ PORQUÊ VIVE EM TÃO ÉPOCA NINGUÉM CADA PESSOA ACEITA AQUILO QUE ACREDITA SER CERTO E NÃO NA ÉPOCA EM QUE VIVE

Avatar for Miguel Lucas
PEDRO

MAS ANTES SE PARALISAR NUM PASSADO QUE FOI BOM DO QUE ADMITIR UM PRESENTE RUIM
ESSA ÉPOCA DE HOJE TEM MAIS PONTOS NEGATIVOS DO QUE POSITIVOS
AS PESSOAS ACHAVAM QUE SER LIBERAL SERIA LEGAL MAS O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO AGORA TÁ TODO MUNDO COM TODO MUNDO
O SEXO SE TORNOU ALGO VULGAR E BANALIZADO
NUMA FESTA UMA MOÇA FICA COM 6 A 8 RAPAZES OLHA SÓ QUE COISA LINDA AI DEPOIS VAI DORMIR COM UM CARA QUE NUNCA VIU MAIS GORDO GRANDE PRESENTE ESSE QUE NOS ESTAMOS VIVENDO ONDE NÃO EXISTE MAIS RESPEITO E NEM HONRA
SÓ O QUE SOBROU FOI MULHERES USADAS QUE SÃO OS RESTOS AS SOBRAS DE SEUS EXS NAMORADOS E ANTIGAMENTE SE TINHAM MOÇAS DE FAMÍLIA QUE SE GUARDAVAM PARA O CASAMENTO
MUITOS HOMENS ESTÃO POR AI FAZENDO LOUCURAS PELO FATO DE SUA PARCEIRA JA TER MANTIDO UMA RELAÇÃO SEXUAL ANTES DELE,OU SEJA, ELE NÃO FOI O PRIMEIRO CARA DELA AI ELE TENTA SE VINGAR DOS EXS DELA AS VEZES ESPANCA ES AS VEZES ATIRA NELES TUDO POR CONTA DESSA MALDITA MODERNIDADE QUE SÓ TRAZ DOR E SOFRIMENTO PARA AS FAMÍLIAS DE BEM
OS MARIDOS SEMPRE COBRAM A PUREZA DE SUAS ESPOSAS
HOMEM QUE É HOMEM FAZ ISSO
E TAMBEM SE SEPARAM DAS ESPOSAS QUE NÃO SÃO MAIS VIRGENS E AS FEZES AS FAZEM SOFRER POR ANOS E TAMBEM FICAM DEPRESSIVOS E COM UMA TRISTEZA INIMAGINÁVEL E TEM PESADELOS A NOITE COM VARIOS HOMENS FAZENDO AMOR COM A SUA NAMORADA E QUANDO ESTÁ ACORDADO FICA PENSANDO NELA COM OUTROS HOMENS E ASSIM CAUSANDOBRIGAS E CONSFUSÕES NA SUA VIDA AMOROSA ENTÃO SERÁ QUE O PASSADO NÃO VOLTA A ATORMENTAR AS PESSOAS CLARO QUE VOLTA POIS, ELE É PARTE DE VOCÊ É BESTEIRATENTAR ESQUECE-LO ELE SEMPRE VOLTA DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA SEJA POR UMA LEMBRANÇA OU UMA RECORDAÇÃO
NOS ESTAMOS VIVENDO NO MUNDO DAS CAVERNAS TODO MUNDO COM TODO MUNDO
NÃO EXISTE MAIS FIDELIDADE E NEM AMOR SÓ FOGO DE PALHA

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Pedro, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso as suas consideração e participação com as suas ideias. No entanto, este artigo refere-se ao presente, não de uma perspetiva histórica social, mas sim ao momento presente que cada um de nós vive ou em que se foca, ao invés de remeter-se para angústias passadas ou elevadas expetativas futuras que provoquem sofrimento.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
paulo

miguel tudo está relacionado
tanto o passado como o presente
as feridas que você tem hoje foram feitas no passado
tudo o que eu falei envolve o seu tema que é presente
você diz uma prespectiva histórica social e se eu lhe dissesse que tudo o que eu estou lhe dizendo está acontecendo agora nesse exato momento no presente
não é prespectiva historica social e sim fatos passados interferindo no presente e fatos atuais interferindo no futuro pois o hoje pode até trazer mais malefícios para as pessoas do que o próprio passado em virtude da sociedade ter crescido com relação aos pontos de insegurança,intranquilidade e violência e vulgaridade
no momento presente as pessoas focam em seus sentimentos de orgulho e obsessão por seus parceiros
e não conseguem esquecer fatos passados pois, eles são imutáveis
você achou que tudo isso que eu estou escrevendo é histórico pois eu lhe digo que não como uma coisa histórica está acontecendo nos tempos de hoje
então é um fato no presente concorda
é algo atual miguel que ocorre sempre que as pessoas querem tomar posse uma das outras sempre com o ciume ,obsessão,raiva
tudo isso porquê não conseguem esquecer o passado do parceiro
fala de passado
essa prespectiva é passado,futuro e presente engloba os três
no passado foi feito algo que não pode ser mudado
no presente há interferência
no futuro há consequências
está tudo ligado um ao outro
miguel você acha que as pessoas vivem hoje 100 por cento satisfeitas com a sociedade liberal e moderna não essa sociedade atual é o que traz dor e sofrimento muitas vezes é o presente que machucar e que marca as pessoas
eis um fato que aconteceu hoje mas la na frente vai sustir efeitos negativos
então eu lhe pergunto miguel como viver no presente em que você não aceita a sociedade em que você vive
o presente é seu inimigo
no caso a gente vive sobre regras sociais das quais não estão transcritas em lugar nenhum que regras são essas os costumes da sociedade certo
me imagino que nem todo mundo é obrigado a conviver com essas regras só porquê a maioria vive mas a maioria interfere nas suas escolhas
exemplo você quer comprar um notebook aplle mas não se vende mas esse notebook porquê a maioria das pessoas não compram mais
você é obrigado a tolerar isso
você queria ter uma namorada virgem e pura e castra mas pelo fato da galera acha que beijo na boca é coisa do passado a moda agora é fazer você não consegue isso então o tempo todo a sociedade atual
o presente ele modifica suas escolhas muitas vezes te obrigando a viver perante o pensamento de tal época é como se fosse uma escravidão social ah eu não faço isso porquê hoje é assim assim
ah eu não compro celular todo porquê hoje em dia as indústrias não fabricam viu só como é difícil miguel lidar com fatos atuais da sociedade , o passado deixa marcas e o presente ele te prende ao quer a maioria das pessoas fazem e o futuro é incerto

Avatar for Miguel Lucas
Nome

vou te contar uma história um rapaz arrumou uma namorada
ele era liberal e nunca tinha ligado pro fato de sua namorada não ser mais virgem até que um dia ele ficou imaginando ela fazendo amor com outro cara
tudo isso porquê não dar para aceitar o que é inaceitável e imutável
na realidade as pessoas nuncam aceitam elas apenas esquecem
é como se deixasse as lembranças ruins dentro de um local afastado da mente mas as lembranças sempre vão está la guardadas e fixadas na mente das pessoas é tanto que as vezes elas sem lembram de suas angustias ex um homem casou com uma mulher desquitada tinha dia que ele nem lembrava do passado dela mas tinha dia que quando ele acorava de manhã e olhava pra ela lembrava de quem ela era
as lembranças vinham a tona você nunca aceita só esquece por um tempo e depois lembra dos fatos

Avatar for Miguel Lucas
Nome

na realidade ninguém aceita nada só tenta amenizar por um período de tempo
ninguém aceita a morte
ninguém aceita a deficiência
todos querem ser iguais e imortais
porquê as pessoas lutam para mudar de vida porquê não aceitam a vida que tem querem sempre se igualar as outras pessoas de nível alto
como treinar e viver numa sociedade atual que você não aceita
da qual você é contra não dar
a sociedade ela força você a fazer o que você muitas vezes não aceita
o próprio mercado de trabalho faz isso quando obriga que os funcionários tenham cursos de informática atualizados e cursos de línguas
os relacionamentos fazem isso
quando um homem ou uma mulher encontram um parceiro eles o obrigam de uma certa forma a manter relações sexuais porquê no presente
na sociedade atual todos os namorados fazem isso ai você tem que imitar eles é como se o ser humano fosse um fantoche das regras estupidas da sociedade
e o pior isso não está nem em lei
ai você pode até dizer artigo 5 da constituição federal você não é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei
ta certo mas a sociedade lhe força indiretamente a fazer algo que talvez você não queira e vamos supor que uma pessoa deteste computadores mas hoje tudo é computadorizado essa pessoa for fazer cadeiras da faculdade algumas dessas cadeiras são onlines
a conta dele é online olha ai
uma pessoa conservadora arruma um parceiro hoje em dia
esse parceiro vai cobrar sexo antes do casamento mas a pessoa ´é muito religiosa só quer fazer quando se casar ai o parceiro deixa aquela pessoa mas a pessoa o amava a que pena a sociedade atual os relacionamentos cobram sexo
viu o presente obriga você a se atualizar indiretamente ou você de uma certa forma fica excluído socialmente
as pessoas te isolam se você não tiver o mesmo tipo de pensamento
porquê o presente tem regras como aceitar esse tipo de coisa
as pessoas vivem em sociedade mas cada um tem seus pensamentos ,escolhas,pontos de vista e opiniões a respeito de como devem vier sua vida

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

a vida é a mudança você falou e se as pessoas não quiserem mudar e se elas quiserem viver no passado porquê ele é mais aceitável e sensato do que o presente
eu acredito que as pessoas deveriam viver da maneira comforme achar melhor infelizmente o mundo de hoje cobra a modernidade
junto com ela a vulgaridade e a ambição incontrolável por poder

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

A VERDADE É QUE SOMOS ESCRAVOS DE UMA SOCIEDADE LIBERAL QUE NÃO É LEGAL POIS VULGARIZA CADA VEZ MAIS AS PESSOAS

Avatar for Miguel Lucas
PEDRO

IMAGINE VOCÊ VESTINDO ROUPAS DE 1970 VOCÊ PERANTE A LEI PODE SE VESTIR DO JEITO QUE VOCÊ QUISER MAS A SOCIEDADE NÃO VAI LHE RESPEITAR
VÃO RIR DE VOCÊ PORQUÊ
PORQUÊ HÁ UMA REPROVAÇÃO SOCIAL
SÓ O PRESENTE PODE TE PRENDER A REGRAS E TE OBRIGAR A AGIR PERANTE UM MODELO DE CONDUTA DO QUAL A MAIORIA DAS PESSOAS FAZEM
O PASSADO JÁ MORREU
ESTÁ ACABADO MAS O PRESENTE QUE É O HOJE ELE É O QUE TE APRISIONA E TE OBRIGA A FAZER O QUE A MAIORIA DAS PESSOAS FAZEM ISSO É INADMISSÍVEL PORQUÊ DEVEMOS ACEITAR O PRESENTE
PORQUÊ NÃO MUDA-LO

Avatar for Miguel Lucas
JACKSON

QUANDO FALO QUE QUERO UMA NAMORADA VIRGEM E QUE AS PESSOAS DEVERIAM SE VESTIR DA MANEIRA COMO BEM QUEIRA AS PESSOAS PERGUNTAM EM QUE ÉPOCA ESTOU VIVENDO
HOJE EU TENHO A RESPOSTA PARA ESSA PERGUNTA EU ESTOU VIVENDO NUM MUNDO SUJO,VULGAR E IMUNDO ONDE O SEXO SECO SEM SENTIMENTO PREVALECE
IMAGINE UMA MULHER VIRGEM AI ENCONTRA O 1 NAMORADO AI PERDE A VIRGINDADE AI O SEGUNDO NAMORADO JA VAI PEGAR O SUBEIJO DE OUTRO CARA
VAI PEGAR OS RESTOS DE OUTRO
NINGUÉM GOSTA DE RECEBER PRESENTE ABERTO SÓ FECHADO
ISSO É O QUE O PRESENTE NOS RESERVA A PURA VULGARIZAÇÃO E BANALIZAÇÃO DO SEXO E TAMBÉM A INTOLERÂNCIA E O AUMENTO DE MORTES E DE TRÁFICO DE DROGAS
A CADA DIA QUE PASSA ESTÁ MAIS DIFÍCIL ENCONTRAR UM VERDADEIRO AMOR POR CONTA DESSA VULGARIDADE E FACILIDADE
NOS TEMPOS DE HOJE AS MULHERES ESTÃO MUITO DEPRAVADAS E SEM PUDOR
E OS HOMENS ESTÃO SÓ NESSA BRINCADEIRA DE FICADO QUER DIZER COMO EU POSSO SER A FAVOR DO MEU PRESENTE SE O MEU PASSADO ERA BEM MELHOR

Avatar for Miguel Lucas
Hiuly

Meu caro, nunca li algo mais ridículo e machista em toda a minha vida…

Vocês que acreditam que a mulher foi feita para ser sempre certinha perante a sociedade estão cometendo o maior erro de todos. Isso é preconceito. Na SUA sociedade conservadora (que vc tanto quer de volta) os homens traiam suas mulheres certinhas e não podiam ser julgados por elas.

Eu concordo que as PESSOAS não se respeitam mais. A culpa não são apenas das mulheres, mas dos homens também.

Eu defendo uma sociedade igualitária…se existem homens vulgares, então existem mulheres vulgares; se os homens podem fazer o que querem, as mulheres também o farão.

NÓS NÃO VIVEMOS PARA HOMENS E NEM PARA SUAS VONTADES…

Avatar for Miguel Lucas
Cláudio Gaeta

Grato Miguel.
Valeu pelo positivismo!

Avatar for Miguel Lucas
célio gonçalves

Miguel, Estou muito feliz por estar lendo seus artigos, esta me dando oportunidade de obter informaçoes para melhorar minha qualidade de vida emocional, estou muito necessitado e é uma oportunidade muito apreciavel.
Muito obrigado! continuarei minhas pesquisas pois gostei muito e é uma linguagem facil de interpretar.
Quero me sentir feliz, melhorar minha qualidade de vida e graças ao seu trabalho e generozidade pessoas como eu tem esta oportunidade.
Celio (Ipatinga mg)

Avatar for Miguel Lucas
magna

Boa tarde!!Gostaria de saber se já tenho que procurar um profissional ,pois ha 2 meses meu grande amor me deixou ,tbm não esta com outra mulher mas já o vi em sites de relacionamento atraves do e-mail de uma amiga,eu não consigo esquece-lo ,nao ha um dia que nao chore a sua falta ,nao tenho vontade de conhcer outros homens mesmo que seja so por amizade,nunca fui tao presa a alguem como estou neste momento.Me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
kelmer

parabens !!

excelente artigo, me tirou muitas dividas e me esclareceu outras !
tinha a impressão de que esse sentimento de querer voltar ao passado acontecia só comigo mas vejo que não , é um problema crônico e que pode ou acontece com todo mundo !
queria voltar ao passado para acertar alguns erros e ser mais decidido nas minha escolhas e não me deixar levar pela opinião alheia de pessoas que na época não sabiam dos meus sentimentos !
acabei querendo seguir os paços dessas pessoas e me tornei um adulto frustrado
com seu artigo e vários outros que li vi que não posso mudar o passado mas posso aceita-lo e melhorar o presente e mudar sim ! mas o futuro !

abraços: kelmer

Avatar for Miguel Lucas
santiago bernaleste

primeiramente sou extremamente grato pelas reflexoes do que realmente importa na vida pois independente do aconteceu nao ha nada q possa faser para mudar os acontecimentos passados seja ele ferindo aos proximos ou a si mesmo porque ja esta comcreto no que ja se foi simplismente e aceitalo e si conformar com a realidade de hoje eviver de bem com a vida ou entao morrer de tristesa ate quando nao conseguir siquer ter mais esperansas na vida

Avatar for Miguel Lucas
FELIPE

SEMPRE VAI EXISTIR PESSOAS COMO EU E O MEU COLEGA MIGUEL
PESSOAS QUE NÃO ACEITAM A SOCIEDADE LIBERAL E QUE LUTAM PELO CONSERVADORISMO E ASSIM TENDO CONFLITO ENTRE O PRESENTE E O PASSADO
JÁ QUE PARA NÓS O PASSADO É INACEITÁVEL DEVEMOS LUTAR PELA VOLTA DO PRESENTE
O PRESENTE TEM MAIS ASPECTOS NEGATIVOS DO QUE POSSITIVO POR ISSO NÃO DEVE PREVALECER

Avatar for Miguel Lucas
FILGUEIRAS

VOCÊ FALA DE MUDANÇA SÓ QUE ACONTECE QUE NA REALIDADE AS COISAS ESTÃO MUDANDO MAS NÃO PARA MELHOR E SIM PARA PIOR
OLHE PARA AS PESSOAS E PARA O MUNDO DO JEITO QUE ESTÁ
AS GELEIRAS DERRETENDO MAIS RÁPIDO E A RAÇA HUMANA CORRENDO RISCO DE MORRER DE SEDE E AS TSUNAMIS DESTRUINDO CIDADES
A FOME E A MISERIA CONTINUAM E O TRÁFICO DE DROGAS AUMENTOU
A VIOLÊNCIA SE AMPLIOU
O SEXO SE TORNOU VULGAR E FÚTIL
OS RELACIONAMENTOS NÃO DURAM MAIS NADA
O AQUECIMENTO GLOBAL DEIXANDO A VIDA DAS PESSOAS INSUPORTAVEL E ASSIM AUMENTANDO O STRESS
MENINAS DE 10 ANOS GRÁVIDAS E PERDENDO A VIRGINDADE
HOJE EM DIA NÃO TEMOS MAIS MOÇAS E SIM MULHERES VULGARES
QUE JÁ PASSARAM PELA MÃO DE NÃO SEI QUANTOS HOMENS
SÃO O SUBEIJO DELES OS RESTOS AS SOBRAS
É TRISTE O MUNDO DE HOJE
PORQUÊ NÃO SE PARALISAR NO PASSADO QUE ERA UM MUNDO MELHOR´
SÓ NÃO COM RELAÇÃO AOS ESTUDOS ISSO NOS TEMOS QUE NOS ATUALIZAR E COM RELAÇÃO A TECNOLOGIA TAMBÉM

Avatar for Miguel Lucas
SANTOS

IMAGINE UM PAI SABER QUE SUA FILHINHA DE 10 ANOS JA FEZ TUDO NO SEXO E QUE VAI TER UM NENEM E É ELE QUE VAI TER QUE SUSTENTAR OLHA SÓ QUE BELEZA DA MODERNIDADE
IMAGINE VOCÊ TEM UMA NAMORADA QUE VOCÊ SABE QUE ELA JÁ BEIJOU MAIS DE TREZENTOS CARAS POIS HOJE EM DIA A MODA É FICAR ,OU SEJA, SE BEIJAR COM UM CARA QUE VOCÊ NUNCA VIU MAIS GORDO SÓ POR PRAZER É MUITA BELEZA
E SABER QUE A SUA NOIVA OU SUA ESPOSA JÁ FOI USADA POR OUTROS CARAS E QUE COLOCARAM NA INTERNET ISSO QUE BELEZA DE MODERNIDADE
EU ME PERGUNTO SERÁ QUE ISSO É O MUNDO QUE NÓS DESEJAVAMOS TER NÃO EU ACHO QUE NÃO
ESSE NÃO FOI O FUTURO QUE EU PRETENDIA TER
NÃO FOI O PRESENTE QUE EU ESCOLHI PARA MIM
ISSO É O FINAL DOS TEMPOS

Avatar for Miguel Lucas
Lídia

Olá Dr. Miguel Lucas agradeço-lhe pelo artigo pois nesse momento vivo uma relação fustrada na qual tenho medo de viver no presente, tudo porque ainda não me desfiz do passado . Foi entusiasmente ler e reeler esse artigo me vai ajudar bastante.

Avatar for Miguel Lucas
fabiana toledo

Ola!!
Estou precisando de sua ajuda,pode ser ate uma palavra que me conforte porem preciso de ajuda.

Eu estou com meu companheiro 2 ano,tenho muitos ciumes dele,quero controlar o horario dele,e brigo com ele por causa do ex relacionamento não conheco a pessoa direto,mas so de lembrar ja fico com odio com vontade de acabar com tudo são tantas coisa que não sei como relatar em palavras .

fabiana

Avatar for Miguel Lucas
PAULO

Oi , que bom saber que mulher tambem pensa assim, eu namorei 5 anos e tinha 5 que nao namorava exatamente por isso, nao consigo namorar uma menina que ja beijou um bocado de caras, pois aqui interior todos sabem de tudo, tenso credo, agora estou namorando novamente, mas complicado mesmo viu, minha atual ja foi casada com o primeiro namorado, 7 anos de relacionamento, largou e logo comecei a namorar , preferi assim pois pessoa boa e nao ‘e rodada! pq hj ta dificil viu! ando preferindo quem ja sofreu e teve relacionamento serio, pq hj ta uma putaria so!!! credo!

Avatar for Miguel Lucas
William

Ótimas informações!

Respeitar o Passado, Viver o Presente e Desejar o Futuro…

Comparo a experiencia de viver com a experiencia de dirigir:
Devemos focar a atenção em viver, em olhar mas para frente (Para-brisa),
e olhar menos para trás (retrovisor). Ambos os sentidos tem a sua importância,
mas aqueles que querem ir mais longe… viver mais e melhor, precisa aprender a superar os obstáculos que existiu, existe e existirá no caminho de todos.

Em uma fase da minha vida pedi muito para Deus retirar os buracos da minha estrada. Ai ai por que Ele foi me ouvi…. hoje não preciso mais pular os buracos, eles se foram, mas agora tenho que escalar meus problemas. Aprendi a não trocar de obstáculos e sim a superá-los.

Sempre em frente! Boas escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Andressa

Olá, gostei muito do artigo, me ajudou a entender um pouco como sinto e me deu uma nova direção pra viver melhor o presente sem ficar assombrada pelo passado. Ainda não estou 100% confiante mas já me sinto melhor.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
fernando

oii,Dr. Miguel Lucas preciso de uma orientação, me ajude por favor, tenho um rapaz de 18 anos, quando ele era mais novo sofreu bullying, os pais dele em uma relação não muito boa, e por isso teve que passar por pisicologo pra superar isso, não sei se superou, pois vejo nas atitudes dele um sentimento de revolta, por ter passado por coisas ruins, ser injustisado… ele colocou na cabeça, que "ser honesto pra que? se ninguem é, fazer o bem pra que? se niguem faz". E com esse pensamento ele faz coisas erradas, mais na cabeça dele , ele as coloca como se fosse a coisa certa, eu converso com ele, ele fala que tem consiencia de que e errado, mais pra não se sentir mal, ele coloca como se fosse certo. e isso as vezes tem sido prejudicial a ele, ultimamente, pra esquecer os problemas ele vai beber, bebe duas garrafas de vinho no mesmo dia, diz que e pra esquecer os problemas e ficar feliz, eu não acho certo pois so vai amenizar por um tempo ate que passe o efeito da bebida, sem contar que ele vai se tornar dependente, pois toda vez que se sentir mal vai beber, como se fosse um remedio pra tristeza, assim ficando dependente e acabando com a saude. Estou errado em pensar assim? como tenho que proceder pra ajudar essa pessoa? O que devo falar? O que não devo fazer ou falar? Como passar pelos problemas com acabeça erguida e sem pensar em beber? ficarei grato se puder me ajudar
Fernando

Avatar for Miguel Lucas
Andressa

Interessante o artigo. E quanto aos que se paralisam no futuro e deixam de viver o presente. Esses também são um bom tema, não acha? Parabéns pelo talento.

Avatar for Miguel Lucas
Renato

O interessante e confortante destes tormentos é saber que tudo tem jeito e saída positiva. Basta centrar-se e usar técnicas descritas pelos estudiosos. A vida é uma benção. Lembremos sempre.
Valeu, Dr Miguel Lucas

Avatar for Miguel Lucas
Talita

O meu caso é diferente. Eu só guardo do passado, o que foi bom. Já meu namorado, vive no passado dele. Vive citando coisas que passaram, nomes de ex e situações com as mesmas, que para mim, não são interessantes. Ás vezes não me dá nem vontade de fazer uma coisa que ele recomende, pois sei que virá uma história, que não me agradará. Eu não quero saber do passado dele, para mim, ele nasceu no momento em que nos conhecemos. Gostaria que ele esquecesse o que passou.
Um exemplo recente, que fiquei muito desanimada: estava pensando em trocar de carro, e lhe mostrei duas opções. Infelizmente um dos veículos a ex dele tinha, e que eles compraram juntos, e blá blá blá. Bom, já dá para saber né…ele me contou a história. Não quero que ele fique relembrando, bom acabei ficando com a outra opção, imagina se eu ficasse com o carro que ela tinha? Ia ficar me chateando a todo momento que entrarmos no carro, pois ele sempre iria contar algo anexado ao passado. Fiquei chateada, não queria saber sobre isso, só queria uma opnião sobre o carro. Ele faz isso com tudo, fico muito chateada, sempre.
Já tentei jogar coisas do passado dele fora, mas ele me repreende.
Tenho dúvidas se nosso relacionamento irá dar certo dessa forma, eu me desfaço do passado, e ele se prende. Não sei mais o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Welvis

Boa tarde gostei muito desse artigo..
Conheci uma mulher, 23 anos ela sofre com o passado dela, quando soube do que realmente se tratava, um relacionamento de 3 anos que ela mesmo me disse que era infeliz, e que acabou magoando muitas pessoas, eu queria pode ter ela como namorada, e ajudar, mas ela me disse que só quer minha amizade pois tem medo de me magoar, ela se sente bem ao meu lado conversamos se damos muito bem, eu vejo o sorriso no rosto dela eu fico muito feliz, mas quero pode ajudar ela!! Destrair, deixar ela feliz, e alem de tudo sei que confia em minha pessoa.. 6 meses ela sofre com os erros a perda das amizades e o afastamento da família.. Como posso ajuda-lá ?

Avatar for Miguel Lucas
gilmara

namoramos 3meses nem chegamos a terminar fiquei gravida fui logo me entregando nos braços de outro e nem permitir que ele fizesse parte da vida do meu filho,depois disso ele mudou radicalmente naoera a mesma pessoa que conheci,3 anos depois tivemos uma recaida ficamos ,mas eu nao sei oque ele espera de mim,sou casada mas ainda gosto dele ele tenta me resistir,sera que eu posso ser o passado que tanto o encomoda ,e porque ele foge tanto assim de mim

Avatar for Miguel Lucas
felipe santos

Gostaria de agradecer pelo conteúdo,me ajudou muito. sensacional.

Avatar for Miguel Lucas
flavinha

gostei muito do artigo mas eu sofro de um relacionamento proibido que aconteceu a muitos anos atrás que nao consigo esquecer em momento nehum mesmo depois de tanto tempo parece que tudo aconteceu ontem mas não sei como posso sair deste inferno que é desejar aguem que nunca podera ser meu peço ajuda a vc sou uma pessoa confuza e que me sinto muito só. mas adorei seu artigo espero ki vc continue trazendo o alivio para as pessoas com seu artigos. obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Giane

Olá, gostei bastante da sua publicação. Será que tem como você me dar uma dica?
Estou namorando e é meu primeiro namorado. Só que ele já teve outras namoradas, outras relações. Eu não consigo me desapegar desse passado dele, fico imaginando ele com elas… Será que comigo é diferente, ele já as esqueceu?

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Olá Miguel!! Boa noite
Em primeiro lugar parabéns pela matéria.
Sou casada a 5 anos e deste relacionamento temos um menina de 3 anos. Desde o início da nossa união meu marido vem tocando em um relacionamento que tive com um rapaz na faculdade muito antes de conhecê-lo. Isso me incomoda muito pois geralmente este assunto vem a tona depois que ele bebe. Isso está me incomodando demais, pois ele não vive o presente e sim o passado. O que você poderia me dizer sobre o que acontece com ele??? Será alguma frustração passada, ciúmes…sei lá, não consigo definir o que se passa na ideia dele. Conto com sua ajuda.

Desde já agradeço pela atenção.

Avatar for Miguel Lucas
Spencer

Miguel Lucas, gostei muito desta leitura…
Acredito que ela tenha me "aberto os olhos" em relação a algumas coisas por que passei nesta vida.
Realmente, eu travo uma luta diária muito grande com minha mente em relação ao meu passado…
Acredito, que essa luta, se deve ao fato de que eu aparentemente era muito feliz em meu passado e, como acredito não ter esta mesma felicidade em meu presente, parece que instantaneamente o meu pensamento volta ao passado toda vez em que eu não me sinto bem no presente.
Claro que errei muito no passado mas, não tem como voltar no tempo e consertar os erros, porém, acredito que como as pressões do dia à dia eram menores naquela época, é para lá que meu pensamento me conduz quando caio em depressão…
Sinto muita falta dos amigos que eu tinha naquela época e que já não estão mais entre nós, sinto falta dos bons momentos em família e, claro, de um tempo ou época que não existe mais…
Hoje, vivo em uma outra cidade totalmente diferente de onde nasci e fui criado e não conheço quase ninguém aqui onde moro atualmente…
De uma certa forma, acho isso bom pois, onde moro hoje é completamente diferente de onde eu morava e sei que jamais encontrarei novamente alguém conhecido por aqui.
É uma "terapia de choque" pois, se eu tivesse ficado onde eu morava antes, seria bem mais difícil me livrar do passado e de lembranças boas e más que ele me trazia.
Parabéns pelo site!

Avatar for Miguel Lucas
Guisela F Machado

Adorei…!
Com certeza é tudo isso e muito mais… O momento em que vivemos é muito importante, as atitudes que tomamos nos faz viajar no tempo e as emoções recheiam tudo isso…
Adoraria conversar contigo muuuuito mais, esclarecer e compartilhar idéias e sensações que temos em nossas vidas.

Avatar for Miguel Lucas
ARTHUR

Obrigado pelas informaçoes. voce e inteligente e tem o dom da escrita , nao sou um bom leitor e gostei do que li , me proporcionou uma abertura de mente mesmo achando que ja tinha a mente aberta.

Att.

Avatar for Miguel Lucas
carol

Olá Miguel,
Primeiramente parabéns pelo belo trabalho, tenho lido outras matérias suas também e tem sido muito importante pra mim!
Hoje sou muito feliz com minha vida, meu cotidiano, pessoas que tenho ao meu lado. Mas existem momentos em que viajo de volta ao passado questionando tudo o que aconteceu, querendo entender, achar respostas para o porque eu ainda não ter superado! Como li em outra matéria, citava exatamente o meu estado, vivendo em estado de alerta, preocupada em acontecer de novo, e passar novamente pelo sofrimento, mas ao mesmo tempo me pergunto como passar pelo mesmo sofrimento se ainda não parei de sofrer?
Fiz terapia durante um tempo e o meu objetivo era me livrar de tudo isso, e durante o tempo da terapia achei ter superado, pois não chorava, nem ficava horas relembrando tudo. Mas quando sai da terapia (há algumas semanas) parece que tem se tornado mais frequente esses meus sentimentos ruins. E isso influencia demais no meu presente, sinto como se minha vida as vezes ficasse parada em função a isso, a esse assunto, esse acontecimento que fez um estrago tão forte em minha vida!

Enfim.. continuarei lendo suas matérias. Parabéns pelo site!

Avatar for Miguel Lucas
LUCIO

boa tarde ! Hoje vivo numa agustia , penso muito no passado , no que fiz com minha familia meus pais pelo meu uso de drogas por 17 anos de minha vida sou um adicto para obter a minha droga de preferencia passei por cima de tudo e de todos hoje estou limpo ha 605 dias vivo um dia de cada vez mas volta e meia ,minha mancadas volta a me apavora e me tentar me destruir me levando para as drogas ; agora ate morre. hoje tenho um trabalho tenho uma companheira ja comprei algumas coisa que me desfiz no uso venho me chicotiano e me chicotiano no meu trabalho é muito dificil nao consigo me concentra nele ja vou culpa companheiros de trabalho com sitações de motim contra mim alto piedade talvez nao sei quero dormi para ver se esqueço do fracasso que fui me ajuda gostei dos 6 passos para ter um controle vou aplicar isso começando amanha caramba só procratisno! DEUS ME AJUDE VC ME TIROU DO VALE DA SOBRA DA MORTE TENHO QUE ANDAR COM MINHAS PERNAS!

Avatar for Miguel Lucas
MARINA MARTINS

Olá, somente hoje , procurando matéria encontrei seu site.
Muito válida, meu problema é que fico só comparando o passado com o presente, sentindo muita saudade da vida nos anos 90, era tão alegre, as pessoas confiáveis, afetivas, quando vejo novelas antigas então, ficou muito saudosista.
Não consigo ser feliz com a vida de hoje,

Avatar for Miguel Lucas
sebastiao

Você, aquele que “É”. Isto quer dizer que somos várias coisas. Evite fundir-se ao seu passado e de seus pais seus sentimentos, o passado é algo que ficou marcado, é imutável, já nada pode fazer sobre o que aconteceu. No entanto no que se refere aos sentimentos que são accionados pelos pensamentos que tem, ou interpretações que faz acerca do que lhe aconteceu ou viveu no casal, isso você pode, e se quiser consegue mudar .Se quizer viver sem angustia remova as arestas que não consegue esquecer cuide-se o tempo pode corroer sua qualidade de vida remova as arestas .A felicidade esta no esquecimento do passado e viver o presente para adquerir mais qualidade de vida junto aos seus no momento e no futuro pense nisso e realize .É dificil para Deus também foi mandar seu filho para perdoar nossos pecados pense nisso.

Avatar for Miguel Lucas
Catarina Castro

Olá, Miguel.

Em primeiro lugar, eu quero dar-te os parabéns pelo excelente trabalho que estás a desenvolver. Eu encontro-me numa situação complicada, sofri uma grande desilusão amorosa (identifiquei-me totalmente com aquilo que escreveste) e estou a deixar que isso afete o meu atual relacionamento. Só quero que isto passe e com a ajuda dos teus artigos e da aplicação prática das dicas que dás, eu vou conseguir ultrapassar esta situação que tanta tristeza me causa.

Um grande beijinho e obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
mmcl

olá Miguel,

gostei muito do seu artigo, pois parece que foi escrito para mim.
achei muito lógico, porém não consigo por em prática as dicas;

-.desapego (fatos, pessoas, objeto, lugares, pensamentos, mágoas, rancor, )
-viver no presente
faço terapia e tratamento psiquiátrico para depressão, há mais de 08 anos, mas não sinto nenhuma melhora, preciso de remédios para ficar em paz, porém não feliz, sinto-me constantemente cansada e desanimada.
gostaria muito de me libertar da mágoa e rancor que trago comigo, mas não sei como.

abraços

Avatar for Miguel Lucas
William

Moça, não tenho formação na área da saúde, apenas gosto de aprender e de ensinar… ser útil. Para mim, 8 anos de sofrimento é muito. Todos carregamos dentro de nós infinitos sentimentos ruins e infinitos sentimentos bons. Quando nos respeitamos e respeitamos tudo e todos que nos rodeiam estamos em paz. Quando escolhemos direcionar nossa atenção para o que, e quem, nos faz bem ficamos felizes. Aprenda a interpretar os acontecimentos a seu favor. E o principal: queira, lute, busque, escolha viver da melhor forma que puder. Pois a beleza da Vida está em viver! Boas Escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Suellen

Olá Dr. Miguel Lucas! Estou cursando o 2º período de psicologia e estou passando por um momento difícil em minha vida.Esse artigo é ótimo e o site é todo ótimo.Agradeço por se dispor a escrever e compartilhar o seu conhecimento conosco.O site agora está nos meus favoritos e vou ler tudo! Um abraço!!

Avatar for Miguel Lucas
felipe

Entendam o seguinte numa sociedade igualitaria onde homens e mulheres sao iguais e sao vulgares juntos nao vai sobrarmais ninguem bom imagine se o mundo so fosse feito de pessoas usuarios de crack como seria em nao daria certo ninguem iria mais fazer nadaque prestena vida esse negocio de mulher ser certinha nao e preconceito e nem machismo isso sao conceitos sociologicos foi a propria sociedade que trouxe nao sou eu que sou machista e sim toda a sociedade eu apenas aderi os conceito dela nao e crime cobrar a virgindade de uma mulher mesmo sem ser virgem art 5 da cf ninguem e obrigado a fazer oudeixar de fazer algo senao em virtude de lei enao existe nenhuma lei que diga que um homem que nao seja virgem nao possa exigir uma virgem portanto ele pode exigir sim tudoo que estou falando naoe descriminacao e sim expressao estou apenas exercendo meu direito garantido pela cf todos nos somos iguais perante a lei sem distincao de qualquer natureza garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros o direito a vida e a liberdade e por essa liberdade e por esse livre arbitrio que os homens virgens ou nao podem exigir e escolher o tipo de mulher que eles querem virgens, loiras, morenas o que eu nao posso fazer e atingir o seu patrimonio, dar uma qualidade negativa feri sua integridade ou atributos fisicos ou intelectuais ou humilhar a pessoa mas exigir que ela seje virgem e deixar uma mulher por ela nao ser virgem eu posso a minha declaracao nao e ridicula ridiculo e idiota sao os individuos que aceitam essa sociedade liberal e por conta disso serao cornos e frustradoso porque suas mulheres ja deram para outro antes deles elas sao so os restos dos os outros homens eu nao tenho nada que ver com isso se na sociedade conservadora as so as mulheres que eram cornas e os homens nao isso sao fatores sociologicos criados e aceitados por toda a sociedade e nadavai mudar isso pelo menos na sociedade conservadora um lado saia ganhando os homens e eu defendo o meu lado o lado dos outros que se danem eu como homem nao quero mercadoria estragada euqueri lacrada pelo menosna sociedade conservadora so um lado era vulgar e de pecadores hoje e no geral uma sociedade nao pode ser feita so de coisas ruins ela tem que ter o equilibrio da balanca tem que ter coisas ruins e boas homens safados e mulheres santas para ter o equilibrio universal do bem e do mal e do certo e do errado

Avatar for Miguel Lucas
blade

Entendam o seguinte numa sociedade igualitaria onde homens e mulheres sao iguais e sao vulgares juntos nao vai sobrarmais ninguem bom imagine se o mundo so fosse feito de pessoas usuarios de crack como seria em nao daria certo ninguem iria mais fazer nadaque prestena vida esse negocio de mulher ser certinha nao e preconceito e nem machismo isso sao conceitos sociologicos foi a propria sociedade que trouxe nao sou eu que sou machista e sim toda a sociedade eu apenas aderi os conceito dela nao e crime cobrar a virgindade de uma mulher mesmo sem ser virgem art 5 da cf ninguem e obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senao em virtude de lei enao existe nenhuma lei que diga que um homem que nao seja virgem nao possa exigir uma virgem portanto ele pode exigir sim tudoo que estou falando naoe descriminacao e sim expressao estou apenas exercendo meu direito garantido pela cf todos nos somos iguais perante a lei sem distincao de qualquer natureza garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros o direito a vida e a liberdade e por essa liberdade e por esse livre arbitrio que os homens virgens ou nao podem exigir e escolher o tipo de mulher que eles querem virgens, loiras, morenas o que eu nao posso fazer e atingir o seu patrimonio, dar uma qualidade negativa feri sua integridade ou atributos fisicos ou intelectuais ou humilhar a pessoa mas exigir que ela seje virgem e deixar uma mulher por ela nao ser virgem eu posso a minha declaracao nao e ridicula ridiculo e idiota sao os individuos que aceitam essa sociedade liberal e por conta disso serao cornos e frustradoso porque suas mulheres ja deram para outro antes deles elas sao so os restos dos os outros homens eu nao tenho nada que ver com isso se na sociedade conservadora as so as mulheres que eram cornas e os homens nao isso sao fatores sociologicos criados e aceitados por toda a sociedade e nadavai mudar isso pelo menos na sociedade conservadora um lado saia ganhando os homens e eu defendo o meu lado o lado dos outros que se danem eu como homem nao quero mercadoria estragada euqueri lacrada pelo menosna sociedade conservadora so um lado era vulgar e de pecadores hoje e no geral uma sociedade nao pode ser feita so de coisas ruins ela tem que ter o equilibrio da balanca tem que ter coisas ruins e boas homens safados e mulheres santas para ter o equilibrio universal do bem e do mal e do certo e do errado e nenhum momento eu falei que as mulheres deverism serem submissas aos homens e muito menos que deveriam obedecer as suas ordens eu apenas disse que deveriam se guardar para o casamento

Avatar for Miguel Lucas
zacarias

Voce tem razao o mundo nao pode ter so o errado e necessario ter o errado e o certo o yin e o yang o mundo nao pode ser feito so de vulgaridade e banalizacao tem que ter respeito e amor nao dar para ter uma sociedade so de marginais por exemplo que ai nao existiria paz e nem vida numa sociedade liberal todos sao safados e nao sobra ninguem bom para contar a historia ha um desequilibrio

Avatar for Miguel Lucas
Valesca

Olá,adorei o blog e seu texto! Tenho 21 anos e nunca namorei já fiquei com alguns.Mas um fato do passado me deixa com uma angústia.Sempre fui tímida e a minha família colocava muito medo em relação aos relacionamentos.Vc sabe quando a gente é criança e adolescente ainda está em formação e têm certas coisas a gente absorve por ingenuidade ´aí vem a realidade e nos mostra que não é nada daquilo.Logo quando entrei na faculdade com 18 pra 19 um menino que fazia o mesmo curso que eu mas em outro período começou a me olhar daquele jeito… kkkkk e foi bem espontâneo ele era muito bonito e eu não tinha feito nada demais pra chamar a atenção dele.Só que ele também era tímido e ficou naquela coisa de vai não vai… Pedi ajuda aos meus amigos e todos falavam pra eu tentar.Mas quando chegava perto dele sentia coisas novas e isso na época me deixava paralisada:o medo do novo. Ele saiu da faculdade e nunca mais o vi.Também não procurei exatamente por saber que teria que me desapegar.Depois dessa situação aprendi muito a me respeitar e principalmente a me perdoar.Uma sugestão que lhe passo é que desapego e perdão andam juntos. O que me prende ainda são os conselhos dos meus amigos que não "segui".me condenei durante um tempo por ter machucado ele ,não correspondendo aos seus sentimentos,mas sei que não era minha intenção foi pq eu estava com medo mesmo daquelas sensações. Preciso de um esclarecimento para apagar essas imagens e vozes do passado como se continuassem ecoando mesmo depois de uns 2 ,3 anos.E não ter ainda namorado me deixa mal como se eu não conseguisse por causa disso ? entendeu? eu quero mesmo me desapegar dessa história pra me deixar bem hoje pras coisas novas que surgirem Ah não quer dizer que não surgiu ninguém durante esse tempo, eu agi diferente até tomei a iniciativa algumas vezes.é que preciso me desapegar do futuro também.Ai que confusão! kkkkk é muita expectativa e lembranças ruins misturadas. só quero tirar esse peso de namorar tarde.Eu não era tão nova com 19 mas agora com quase 22 parece que pesa ,sabe? Bom é isso ,estou esperando sua resposta! abs

Avatar for Miguel Lucas
josenir

primeiramente meus parabéns,cara vc não tem ideia do que vc fez por mim com esses seus ensinamentos,vc conquistou um fan…

Avatar for Miguel Lucas
LUIZ

Miguel boa tarde, sou casado há 19 anos e ultimamente em meu relacionamento nós temos "revirado o passado" com antigos relacionamentos. Ela foi noiva 7 anos e, além de vir à tona o antigo noivo é comentado outros antigos namorados. Isso me incomoda muito e acabamos discutindo. o clima fica pesado e hostil. Penso até em separação. Me ajude. O que faço????

Avatar for Miguel Lucas
Kamila

Ola Miguel, parabens pelo texto muito bem explicado.

Tenho ligo obras de Psicologos na busca de alguma forma de aceitar o facto de ter sido abusada sexualmente enquanto estava embriagada, ja sou uma mulher adulta, tenho 30 anos de idade.
Esses pensamentos sempre me aparecem ‘a mente. Infelizmnte sempre que penso nisso sinto-me uma mulher sem dignidade. Eu errei, e errei muito, jamais deveria ter me permitido beber tanto a ponto de permitir que gente de ma’ fe’ abusasse do meu Corpo e ferrisse a minha alma de tal maneira.
Nunca falei disso com ninguem, tenho vergonha ate mesmo de interpor o caso ‘a Policia.
Das poucas obras de psilocologos que ja li, ainda nao tive a sorte de encontrar algum artigo que trate especialmente dessa situacao.
Desde ja agradeco a sua ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Eunice

HEY MIGUEL
AMO LER SEUS ARTIGOS.ALIAS GOSTO DE MEDITAR EM CADA ARTIGO.POIS ESTOU APRENDENDO A UTILIZAR AS LEIS DO UNIVERSO, CHEGUEI A ENCANTAR TUDO QUE SE FALA DO UMIVERSO.PRINCIPALMENTE A LEI DA ATRACAO.ISTO E MUITO REAL.ESTOU TENDO LINDAS EXPERIENCIA.ESTOU MEDITANDO E TENTAND8 DESCOBRI MAS SOBRE O PODER DAR MENTE.QUERO DOMINA LA.E PRECISO MAS DE AJUDA, POIS IMAGINAR ALGO QUE QUERO OU QUALQUER COISA ESTA SEND8 DIFICEL..SE VC TIVER ALGUM ALGO QUE POSSA ME INSTRUIR LHE AGRADECO.A SEGUNDA CURIOSIDADE E SOBRE VIDAS DO PASSADO….1 COMO IREI SABER QUE JA VIVIR NO PASSADO,ESTE ASSUNTO ESTAR DIFICIL DE ENTENDER.2 MINHA MAE ESTA UM POUCO COM MENTE FRACA, AS VEZES NAO LEMBRA DE COISAS E NEM SABE QUE ESTA FALANDO.NAO SEMPRE.JA FORAM FEITOS VARIOS EXAMES, E NADA E ENCONTRADO.O QUE ESTOU TENTANDO DESCOBRI E QUE AS VEZES ELA FALA QUE ONDE ELA MORA NAO E SUA CASA, ELA FALA QUE QUER PRA OUTRA CASA.CHEGA JUNTAR AS ROUPAS.E SEMPRE FALA QUE A MAE DELA ESTEVE VISITANDO…A MINHA VO JA MORREU HA MAS DE 25 ANOS.E SEMPRE FALA QUE A MAE DELA ESTEVE NA CASA.TEM HAVER COM VIDAS DO PASSADO….ISTO E SO QDO DAR CRISE DE ESQUECIMENTO.SE FOR POSSIVEL, VC PODE ME DAR ALGUMA EXPLICACAO DESTE COMENTARIOS QUE ESTOU EXPRESSANDO.
OBRIGADA, PELA ATENCAO
EUNICE LAMB
MINHA MAE ESTA

Avatar for Miguel Lucas
DAVI

ola tenho16 anos e fui casada 4 anos depois que ela largo demim nao consigo esquecela naoconsio viver o que eu fasso tava em um namoro mas ja langui no consigo esquecela

Avatar for Miguel Lucas
radionortear.com

Ser radical é, também, excluir o mau pensamento e optar pelo bom!

Avatar for Miguel Lucas
marcio vallini

muito bom, suas explicações a respeito de como lidarmos com nossas emoções me renovam minhas esperanças, pois na minha vivencia de dependente químico minhas emoções foram muito distorcidas, agora vivo em recuperação e estou reaprendendo a lidar com minhas emoções.

Avatar for Miguel Lucas
Suzana

Olá Miguel,

Gostei muito da sua matéria.
Estou passando por uma fase bem complicada, separei do meu marido e depois de um tempo voltamos novamente, porém eu não consigo esquecer tudo que ele fez enquanto estavamos separados. eu lembro muito disso tudo e não consigo viver feliz, não sei mais o que fazer.
Você pode me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
Ygor Moreira

Sou do Rio de Janeiro, Brasil. Li o artigo e ele trouxe paz a minha alma. Muito bem explicativo, precisava ler essas palavras. Uma das melhores matérias que li em minha vida.

Parabéns Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
Ceia

Boa tarde! Estou procurando pessoas que passaram por situações parecidas com a minha pra poder trocar experiências, mesmo que ruins, pra sei… um ajudar o outro. Se for esse o caso, por favor, me retorne por e-mail. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Olá, gostaria de saber o que está acontecendo comigo. Desde que separei do meu marido, minha vida mudou completamente. Depois de 4 meses de separados comecei a sentir algo estranho, comecei a ter tremedeiras e tive que pedir demissão do meu trabalho, pois sentia vergonha. Um nervosismo fora do comum, muita ansiedade… Sempre trabalhei com o público, fazia cadastro de clientes, preenchia fichas e depois que isso começou acontecer não consegui mais trabalhar. Quando eu começava a preencher alguma ficha na frente do cliente, vinha um pensamento de que eu não ia conseguir e então começava a tremer a mãos, é como se eu estivesse numa situação de risco. Desde então me sinto insegura pra arrumar outro emprego, já fui chamada pra várias entrevistas e não consigo ir em nenhuma, Tenho medo, pois ainda estou sentindo esse sintoma. Quando vou resolver algo que precisa da minha assinatura parece um pesadelo, minhas mãos começam a tremer, meu coração parece que vai sair pela boca, fico suando frio… Tem 7 meses que estou em casa sem trabalhar, não aguento mais. Não sei o que fazer, até pra procurar um médico sinto medo. Me ajude por favor!

Avatar for Miguel Lucas
Crispina

Olá,dr.Miguel
Meu problema é que sou casada e há 1 ano e 4 meses,reencontrei um pessoa que fez parte do meu passado.Na verdade nem tivemos tempo de nos conhecermos direito,por causa de impedimentos nos separamos.
O fato é que hoje nós nos gostamos e já nos encontramos 5 vezes,mas não passou de encontros cheios de desejos,porém nem um beijo sequer dei nele,por conta de nossas famílias.(Ele tb é casado).
Eu sei que essa relação não tem futuro e por isso mesmo é sofro.
Sou evangélica e me afastei da igreja,pois eu sei que isso já é um pecado de adultério.
Não conseguir ficar calada e terminei contando uma parte da situação para o meu marido,ele como me ama e tb é evangélico terminou me perdoando,pois ele sabe que Deus há de me dar o castigo por isso.
Não gosto dessa situação de gostar de uma pessoa comprometida e sendo que eu tb sou.
Me angustio,pois sei que não podemos fazer ao outro o que não queremos para nós,mas não consigo me afastar dele.
Passei a gostar dele somente agora,após o nosso reencontro,pois no passado não tivemos tempo.
O desejo entre nós é muito grande.

Avatar for Miguel Lucas
José Nilson

Ola!

Texto muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
jose luis trabulo

boa noite eu sou ze trabulo eu tenho um problema ja desde pequeno passei
por tudo bom é mau e ja nasci tipo estranho que quando tinha 8 anos fui atroplado
pela uma mota e desde ai andei psicolgos mas anda resultar com este para ja mas resultado
agora so falta mais um bocadinho para eu ficar la no ponto so que eu nao consigo .
porque eu tenho um passado em que quando ouvia radio para enfrentar as raparigas lindas
nao consegui fazia o que dava na radio e o ruido stereo sempre para chamar atencao delas
eu ficava com suores frios porque a fazer os ritimos musicas e aquele ruido sai-me bem ajudava
a livertar-me de certas coisas. agora rara mente nao me apetece fazer isso porque alem disso eu quando tinha 18 anos conhecia uma rapariga eu ela fizemos amor mas tipo tirei meti e a parti da ai fiquei bem so que agora ja tenho miudas com quem ando ja nao da tanto para isso e que entrei bom comportamento so que agora esta exelente mas passado pela radio ainda nao me sai da cabeca so quero walkman que tenho emissoras locais se nao as tiver fico chatiado que abro radios afinar para depois estragar enquanto no ouvir uma radio estar por baixo da outra aquela fe stereo nao descanco e por isso agora e raro haver walkman com radio cassettes eu pregunto existe alguma coisas que possa fazer para acabar com essa malukice e andar direito para passado nao vir o de cima estou farto disto quero ser novo ter uma vida normal.abraco de vila nova gaia porto portugal

Avatar for Miguel Lucas
Alisson

Muito Obrigado Miguel Lucas, por seus artigos !!!

Avatar for Miguel Lucas
Ceia

Boa tarde!
Estou vendo como é muito dificil lidar com situações traumatizantes. Lembranças ruins e que nos deixar tão deprimidos. Estou casada há 19 anos e meu marido, em quem eu tanto confiava, botava minha mão no fogo por ele, me traiu na maior cara de pau. Disse que não gostava de mim, quis me trocar pela outra que era o oposto de mim: era traficante, bebia, fumava, chingava, tinha 3 filhos, era agressiva, era drogada. Isso acabou comigo, não sei o que fazer da minha vida. Hoje estamos juntos mas essas lembranças não saem do meu pensamento. Lutei pra voltarmos, mas acho que estou entrando em depressão, me ajude a esquecer, por favor, implora. Não to conseguindo viver assim. Penso até na morte como consolo. Estou desesperada. Meu e-mail é auri_ceia@yahoo.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio Reinaldo Rosman

Na minha opinião, não há problemas em viver do passado.
Eu, por exemplo, sentia uma terrível saudade dos anos 80. As músicas, os programas de TV, como seriados (Chips, Agente 86, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Blossom, Punky, a Levada da Breca, etc), filmes (Tubarão, Piranha, O Império das Formigas Gigantes, etc.) e até desenhos animados (He-Man, Caverna do Dragão, Os Herculóides, Johnny Quest, Homem-Pássaro, Formiga Atômica, Zé Busca-pé, Os Impossíveis,e uma infinidade de desenhos inesquecíveis)!
Saudade igual sentia do Fofão (quem não se lembra daquele bochechudo tão querido?)
Cheguei até a pensar que se existisse máquina do tempo, eu entraria nela e voltaria aos anos 80, para reviver aqueles dez anos maravilhosos! Ouvir as músicas de João Mineiro e Marciano, da Turma do Balão Mágico e rever todas aquelas séries e desenhos exibidos pela Globo, Bandeirantes e SBT!
Hoje, graças à INTERNET, percebi que não é necessário existir máquina do tempo, pois com ela (INTERNET) posso voltar e reviver não só os encantadores anos 80 como também reviver tudo o que eu quiser!
, Quem viveu a década de 1.980 sabe do que estou falando!
Dizem que "recordar o passado é sofrer duas vezes", mas quando relembro os anos 80 na INTERNET eu penso diferentes:" RECORDAR OS ANOS 80 É SER FELIZ NOVAMENTE!"

Avatar for Miguel Lucas
Diogo

Bom dia, Miguel.
Venho agradecer por todo conteúdo que tem nos disponibilizado, está sendo de grande valia para meu crescimento e amurecimento tenho notado mudanças interiores após ler as matérias.
Muito Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
FERN

OI MIGUEL ESTOU NAMORANDO TEM 7 MESES E SOU APAIXONADO POR MINHA NAMORADA MAIS NAO CONSIGO TIRAR DA CABEÇA OS EX DELA.FICO PENSANDO O QUE ELA FAZIA COM ELES ANTES.PENSAMOS MUITO NO FUTURO NOSSO TAMBEM MAIS ISSO ME ATRAPALHA MUITO FICO PENSANDO QUE ELA TINHA QUE TER ME ESPERADO PARA TER UM RELACIONAMENTO SEXUAL O QUE DEVO FAZER PARA DEIXAR ISSO DE LADO

Avatar for Miguel Lucas
Dayvison

Olá, meu nome é D. eu tenho 25 anos, eu tenho um relacionamento de 3 anos com minha namorada que é bem mais velha que eu, mas sinto ciumes dos seus antigos relacionamentos que não foram poucos mas ela é uma pessoa muito sociavél, mas quando eles ligam para ela eu sinto muito ciúmes, e sei que ela gosta muito de mim, me ama de verdade, mas sinto ciúmes o que eu faço?

Avatar for Miguel Lucas
Felipe Martins

Muito boa essa matéria.
Era o que eu precisava para direcionar minha vida. Com certeza, eu absorvi cada palavra desse topico. Eu venho pensando no meu passado todos os dias e é algo muito triste. Eu acabo que afastando ate os amigos que sempre acabam por me ouvir falar do passado. Obrigado pelas palavras. Ajudou e muito.

Avatar for Miguel Lucas
André Luiz

Gostei do artigo! Gostaria de saber como lidar com uma pessoas que insistem em fazer piadas, lançar em rosto e lembrar de acontecimentos ruins do passado.

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Silva

Miguel, parabéns pelo artigo pois já me ajudou a ir superando questões de ansiedade. O filme "Boyhood" traz uma narrativa fundamentada no devir ("vir a ser") e finaliza com uma frase fantástica que eu gostaria muito que você gentilmente comentasse: "As pessoas dizem que devemos curtir o momento. Eu fico pensando se na verdade não é o contrário, se o momento é que deveria curtir a gente. O momento é o agora." (Boyhood).

Avatar for Miguel Lucas
Evelyn

Oi meu nome é "Evelyn" só quero compartilhar minha experiência com o mundo
como eu peguei meu amor de volta e salva minha marriage.because amo
Frederick tanto que eu não posso mesmo fazer sem. Fui casado por
15 anos com Frederico e 2kids e nós viveram felizes até que as coisas
começou a ficar feio e tivemos brigas e argumentos quase todos os
tempo… ficou pior em um ponto que ele pediu o divórcio… Eu tentei
meu melhor para fazê-la mudar de ideias & ficar comigo porque eu o amava
com todo meu coração e não queria perdê-lo mas apenas tudo
Não deu certo… ele saiu da casa e ainda foi na frente para
pedir o divórcio… Eu se declarou e tentei de tudo mas ainda nada
trabalhou. A descoberta veio quando alguém me apresentou a este
rodízio maravilhoso, grande feitiço que eventualmente me ajudou… Eu tenho
Nunca fui um fã de coisas como esta, mas decidi tentar
causar relutantemente eu estava desesperado e esquerdo sem escolha… Ele fez
orações especiais e usados de raízes e ervas… Dentro de 7 dias, ele me chamou
e desculpa por todo o trauma emocional que ele tinha me custou, voltou
para a casa e podemos continuar a viver felizes, as crianças são felizes com
nós… Apresentei-o a muitos casais com problemas em todo o
mundo e eles tiveram boas notícias… Apenas pensei que eu deveria compartilhar meu
experiência causa que eu acredito fortemente que precisa de alguém por aí está ele… Você
pode-lo através do e-mail: edionweletemple@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Adao

Muito Boa tarde Miguel gostei muito do seu artigo,que ate comprei um.Ha anos que abandonei a esposa com 3 filhos e por isso acho que necessito destes artigos.

Muito obrigado

Adao

Avatar for Miguel Lucas
M.H

Miguel, o que fazemos quando não conseguimos nos perdoar por nossos erros e vivemos atormentados por eles? :/

Avatar for Miguel Lucas
Andreia

Nossa gostei muitoo do que escreveu, eu to numa fase muito complicada com o sindrome do panico indo em psicolog, as vezes bem as vezes não! me sinto fora da realidade, estou indo na igreja! meus amigos me ajudam, meus pais n me entendem muito! Deus me da forças! Vc é uma benção de Deus!

Avatar for Miguel Lucas
ALLan

MARAVILHAS NUNCA ACABAM!!!!MARAVILHAS NUNCA ACABAM
Meu nome é que Allan Peek.I vai gostar de compartilhar meu testemunho a todas as pessoas no fórum, porque nunca pensei que eu vou ter minha namorada de volta, e ela significa muito para mim…A garota que eu quero casar com a esquerda me 4 semanas para o nosso casamento para outro homem.., quando eu liguei para ela ela nunca pegou minhas ligações, ela me excluído no seu Facebook e ela mudou seu status no Facebook de acoplar a Single… quando eu fui ao seu local de trabalho, ela disse que o chefe dela nunca quer me ver…Eu perdi meu emprego como resultado disto, porque eu não posso me arrumar mais, minha vida estava de cabeça para baixo e tudo não foi suave com minha vida…Eu tentei tudo que podia fazer para tê-la volta a todos não deu certo até que quando eu viajar para a Alemanha para executar alguns negócios têm vindo a desenvolver há alguns anos atrás, conheci um homem…Disse-lhe o meu problema e todos passaram na obtenção de volta e como eu perdi meu emprego… ele disse-me ele vai para ajudar-me não acredita que no place.but primeiro ele jurou, ele vai me ajudar e ele me disse o motivo por que minha namorada deixou-me e disse-me também alguns secrets.i oculto estava espantado quando eu ouvi isso dele…Ele disse vai lançar um feitiço para mim e vejo os resultados daqui os uns dias…em seguida, viajar para a Alemanha no dia seguinte e eu o chamava quando eu cheguei em casa e ele disse que ele está ocupado esses feitiços e ele comprou todos os materiais necessários para as magias, ele disse que vou ver os resultados positivos nos próximos 2 dias que é namorada de Thursday.My me ligou às exatamente 12:42 em quinta-feira e as desculpas por tudo que ela tinha feito…Ela disse,Ela nunca soube que ela está fazendo e seu comportamento de repente não foi intencional e ela prometeu não fazer isso como am again.it estava sonhando quando ouvi que dela, e quando terminamos a chamada, chamado o homem e disse-lhe meu minha amiga ligou e disse que ainda não vi nada… ele disse que também terá meu emprego de volta em 3 dias…e quando seu domingo, chamaram-me no meu local de trabalho, que deve retomar o trabalho na segunda-feira, e eles vão para me compensar o limite de tempo que passei em casa sem trabalhar…Minha vida está em forma, eu tenho minha namorada de volta e estamos felizes casados agora com um menino e ter meu emprego de volta também.Este homem é realmente poderoso…se temos até 20 pessoas como ele no mundo, o mundo seria um lugar melhor…Ele também ajudou a muitos dos meus amigos para resolver muitos problemas e eles estão todos felizes agora…Estou postando isso no forum para qualquer um que esteja interessado em encontro em que o homem certo para help.you pode contatá-lo
E-mail;{kakarakaspell2spell@yahoo.co.za}

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

Olá Miguel gostei muito do seu texto, ( inclusive estou vivendo uma situação mto difícil tbém.), eu estava procurando um texto sobre "Viver o passado" e encontrei o seu, gostaria de saber se posso gravá-lo com minha voz, desde já agradeço. Já gravei outros videos se lhe interessar ver está em meu face Patricia Faria ou no youtube https://www.youtube.com/watch?v=cVmI9b8-Cl8 , são gravações amadoras, obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Sallowicz

Magnífico! Esse estudo que nos compartilha, como todos os outros que sempre leio é muito valioso para mim, muito grata.

Avatar for Miguel Lucas
Natali

Estava pesquisando na internet e achei este site, gostei muito, tanto que resolvi compartilhar o problema que eu vivo.
Sou casada com um homem maravilhoso e tenho uma filha linda, mas faz uns 2 anos que o meu passado voltou a me atormentar.
Há 11 anos eu tinha um namorado que amava muito e que terminou comigo de uma forma muito traumática. Ele não tinha coragem de terminar e ficou me tratando mau por uns 8 meses para ver se eu terminava. Eu, que não aguentava mais aquela tortura, encostei ele na parede até que ele terminou. Mesmo assim, ele ficou mais uns 6 meses me enrolando, dizendo que gostava de mim, mas precisava ficar um tempo sozinho e tal. Nesses meses por várias ocasiões saímos juntos e ficamos. Ele se fazia presente na minha vida, e eu por gostar muito dele, me apegava a esperança de que era uma fase.
Ele somente terminou de forma definitiva, dizendo inclusive que não gostava de mim e que não iríamos voltar nunca, quando arrumou outra. Quando questionado sobre ter me enrolando tanto tempo a resposta foi: Eu não tinha certeza se queria mesmo terminar com você.
Isso me magoou de mais, estávamos guardando dinheiro pra casar e tudo. Acho que eu nunca me recuperei de verdade desse baque.
Foi muito difícil me reerguer, pois trabalhávamos na mesma empresa e quase todos os dias eu tinha que vê-lo em algum momento. Para piorar a situação ele estava namorando uma moça que trabalhava perto e eu conhecia.
Como uma forma de proteção para o sofrimento passei a ignorá-lo ao ponto de não dizer nem oi e virar a cara.
Ele por sua vez, por um longo tempo tentou se aproximar me cumprimentando, armando situações para puxar conversa e até me enviando um e-mail pedindo para sermos amigos. Eu recusei e depois de um tempo ele me deixou em paz.
Ele saiu da empresa e algum tempo depois, eu já estava namorando meu marido, fiquei sabendo que ele havia se casado com aquela moça.
Isso tudo me causou muito sofrimento, mas eu segui a minha vida e até achei que havia superado. Me casei, tive uma filha. Mas mesmo amando meu marido, sempre tive a consciência de que nunca o amei com a mesma intensidade que a meu ex.
Faz uns 2 anos que sem querer reencontrei meu ex nas redes sociais. Voltamos a conversar e sempre com o devido respeito. No começo levei de boa. Parecia que eu estava tirando um peso das costas por conta do rancor que eu havia sentido por anos.
Mas, o fato de voltarmos a conversar começou a me trazer a lembrança de tudo que eu sofri por causa dele. Descobri que tudo que aconteceu ainda me fere e que mesmo depois de 11 anos não consegui perdoar ou aceitar. Parei de falar com meu ex, sem brigar nem nada. Somente evito.
Por um lado gosto de conversar com ele, mas por outro me sinto mau depois que conversamos e me questiono por que ele me fez sofrer tanto.
Sinto que ele também fica no dilema se conversa ou não comigo, mas não sei o motivo. Acho que ele se sente culpado por conta da esposa , apesar de nunca termos se quer mencionado o passado.
Por um lado eu queria falar umas verdades pra ele e por outro eu queria ouvir dele que se arrependeu de tudo que fez.
Eu, no fundo queria ouvir que ele não é feliz ou que se arrepende de ter me magoado. Mas ele não toca no assunto.
Coisa de louca mesmo.
Eu quero muito sair dessa situação, pois está afetando minha vida. Não paro de me lembrar do passado e pior, de sofrer por algo que faz muito tempo que aconteceu.
Me sinto culpada por minha família, apesar de não ter feito nada tão rolado nenhuma insinuação de lago entre a gente.
Não me sinto feliz nesse momento da minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Cristina Leonhardt

Nossa, este texto é tão profundo, tão questionador. Eu vejo que estamos sempre realimentado nossas histórias e impedindo que elas morram… Às vezes, precisamos sair do nosso lugar, fazer as malas, tomar outros ares, nos testar em situações diferentes, para que finalmente aceitamos que sim, elas podem mudar.
Escrevi um pouco sobre isso aqui:http://cuorecurioso.com/2016/01/13/esta-na-hora-de-deixar-suas-historias-morrerem/

Avatar for Miguel Lucas
Bia

A vida é composta de pequenos desapegos que elevam o aprendizado. Eu como portadora de depressão digo que experimentei o inferno de emoções que faz o ser humano perder totalmente a sua essência e missão. Ser apenas um peso morto é o pior dos destinos, por isso sigo exatamente suas dicas. Passo longo tempo focando na respiração e meditando, faço exercícios físicos e uso a minha criatividade pra arte, para emergir num plano onde esqueço completamente os motivos do passado que me levaram a adoecer. Com o tempo minha mente irá mudar de forma, acredito nisso. Belo artigo!

Avatar for Miguel Lucas
Monique

Sr. Miguel, seus textos parecem uma coletânea dos textos do Osho, exatamente as mesmas palavras dos discursos feitos por ele há mais de 40 anos atrás, aliás são muito bons. Osho também não foi muito original, somente modernizou textos budistas e de outros mestres. Acho que o Sr os deixou de uma forma mais palatável, conseguindo ajudar pessoas que nunca tiveram conhecimento tais mestre ditos iluminados.

Avatar for Miguel Lucas
Denilza

Fiz morada no coração de alguém, onde permaneci há oito anos. Há 3 meses fui Obrigada a deixar esse coração, mas com elê, deixei meu coração, minha auto estima, enfim, o meu querer viver! Estou enlouquecendo por saber que aquele coração que tanto me amava, já se envolveu com outro…. Não estou suportando e estou morrendo aos poucos

Avatar for Miguel Lucas
michell

Hej Alle, jeg Michell Edward en enkelt mor fra Dudelange i Luxembourg, vil jeg gerne dele denne store vidnesbyrd om, hvordan jeg fik min lån fra Cynthia Raymond Loan Company, da vi blev drevet ud af vores hjem, når jeg ikke kunne betale mine regninger enhver mere, efter blevet snydt af forskellige firmaer på nettet, og er blevet nægtet et lån fra min bank og nogle andre kredit union besøgte jeg. mine børn blev truffet af familiepleje, jeg var helt alene på gaden. Indtil en dag jeg skammeligt gik ind i en gammel skolekammerat, der introducerede mig til Cynthia Raymond Loan Company Først jeg fortalte hende, at jeg ikke er klar til at tage enhver risiko
for at anmode om et lån på linje mere, men hun forsikrede mig om, at jeg vil modtaget min lån fra dem. På en anden tanke, på grund af min hjemløshed jeg tog en prøve og ansøgte om lånet, heldigvis for mig, jeg fik et lån på $ 7,500.00 fra {cynthiaraymond232@gmail.com}. Er glad for jeg tog risikoen og ansøgte om lånet. mine børn er blevet givet tilbage til mig og nu jeg ejer et hjem og en virksomhed af min egen. Alt taknemmelighed går til Cynthia Raymond Lan Company for at give en mening til mit liv, da jeg havde mistet alt håb …

Avatar for Miguel Lucas
Tatiane Inácio

Meu nome é Tatiane e namoro a quase 1 ano,meu relacionamento é meio conturbado pois minha parceira ela vive muito do passado,ela sofreu muito com esse relacionamento em que ele era abusivo. Isso é um motivo pra ela ter criado essa proteção e ser tão na defensiva?

Avatar for Miguel Lucas
Anna Laira

Olá Miguel …. Foi muito bom encontrar se teu artigo aqui, pois estou a 6 meses sem saber o que é viver, sem saber quem eu era …. De como eu me sentia bem ….. Eu era uma menina muito feliz, brincava c todo mundo …. Passando por esses problemas as pessoas nem acredita q estou mal somente minhas irmãs q sabe o problema q estou passando…. Eu cometi um grande erro e não consigo me perdoar ….. E o pior q eu comentei esse erro que cometi para uma funcionária e agora eu iço me martirizando …. Pois ela ficou por dentro de uma coisa minha…… Problema meu …. Minha vida …. Mesmo q ela não diz nada eu estou me sentindo muito mal por ela saber desse meu erro ….. Quando eu me curo de algo tem esse pensamento pra machucar …. Mas obrigada pelo seu artigo ajudou bastante

Avatar for Miguel Lucas
guto

Minha história é meio intrigante. Depois de um relacionamento de quase oito anos e um filho, já no final da relação, passei quase quatro anos sem me relacionar com ninguem, apenas ficas e relacionamentos sem muito interesse, aí passei a namorar uma colega de turma, namoramos dois anos, mas terminamos; acabei me relacionando com outra colega de turma, essa de um tempo maior de coleguismo, até conhecia alguns caras que já ficaram com ela. O relacionamento ia numa boa, até um desses ex (logo um que mora próximo) fazer uns comentários chatos e isso acabou afetando até as familias, depois disso me deu uma nóia, pois como conheço outros caras que já passaram pela vida dela acabei ficando irritado com a ideia desses caras também comentarem algo. De todos os relacionamentos que tive, esse foi o melhor, estavamos até noivos já, mas como reascendeu algo do passado, acabou chateando, preferi ficar só por um tempo até tudo isso passar e eu ver se é ela mesmo que gosto, pois me sintia muito bem com ela, mas ao ponto de dizer que amava, não. Nós temos a mesma idade (32), já tenho um filho de oito anos, gosto até de ficar com pessoas com experiência, sei que estar com uma pessoa dessa é saber que ela teve vida, que namorou, ficou e tudo; até aí tudo bem, oque me chateou mesmo foram as conversas, pois nunca gostei desse tipo de coisa.
Pode até parecer imaturo, mas precisava de um tempo pra mim para não me chatear mais e não chatear a ela, gostaria de sua sábia e experiente opinião sobre esse fato.

Avatar for Miguel Lucas
Alex

Miguel,fico preso no passado da minha namorada fico imaginando cenas de rapazes que ela ha ficou,imagino ela beijando ele etc..a amo muito e não quero mas viver assim ,me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Leandro

Estava com os sentimentos muito frustado, então encontrei esse artigo e me ajudou a refletir bastante sobre a vida, sobre o momento. Me sinto preso em uma vida que não queria viver, tenho dificuldades até de ir a um mercado, ou em outros lugares… Os olhares, a percepção minha de perceber o pré julgamento, abandonei minhas crenças, e sinto que estamos aqui pelo nada, será que tem algo mais? com certeza deve ter, de qualquer modo, me pesa escrever tais palavras e trazer alguma angústia para alguém que está lendo tal comentário, de qualquer modo , obrigado pelo artigo.

”quando não temos inimigos interiores, os inimigos exteriores não podem nos fazer mal algum” frase de um provérbio africano, mas porque é tão difícil livrar dos inimigos interiores? porque eles sempre acabam voltando?

Avatar for Miguel Lucas
Daniele

Boa Tarde me identifiquei bastante com essa matéria,sou viúva a 4 anos tenho uma filha de 6 anos meu casamento durou 7 anos!!e nesses 4 anos pra cá já aproveitei um momento a vida de solteira amigas festas etc tive uns relacionamentos até duradouro mais estou namorando um rapaz a 7 meses,estou tento grandes dificuldades para assumir essa relação e aceitar o casamento assim como ele deseja,tenho medo de uma nova vida de casada,minha filha ainda pedi muito pelo pai e isso me faz sofrer muito por ela e me lembra muito o passado não foi um casamento mar de rosas teve muitos altos e baixos e meu namorado esta me dizendo que estou vivendo de passado e não valorizo o presente mais ai afirmo que faço tudo por ele e não o deixo faltar nada,mais ele me jogou na cara que não vai viver a vida dele vivendo o passado dos outros ele se ofendeu porque minha filha ao deitar pediu (como queria ter um pai de novo) ele se sentiu ofendido com isso!!e não consigo entender porque ela é uma criança e expressa seus sentimentos e não tenho como esconder dela o passado e pedir a ela que esqueça isso !! Mais digo que ele morar na casa do passado não o constrangi apenas o passado em ci historias lembranças !!por favor sera que teria alguma coisa para me dizer alguma matéria que venha me ajudar esclarecer isso? sinto vontade de viver só novamente livre como eu era sem pressão cobranças mais a carência e a solidão estamos me deixando insegura.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *