A consciencialização é o primeiro passo para a mudança
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

A consciencialização é o primeiro passo para a mudança

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Um das coisas que mantém as pessoas imobilizadas é a necessidade de saber as razões pelas quais não conseguem mudar os seus comportamentos. Entender as razões da auto-sabotagem não é o factor preponderante para conseguir mudar a sua atitude auto-sabotadora. Em seguida apresento um conjunto de acções orientadas que poderá usar. Não tem de analisar o seu passado de fio a pavio na tentativa de perceber porque razão não consegue mudar, alterar ou implementar algo na sua vida. O que precisa de ter é força de vontade para mudar. A vontade é o seu combustível para a acção.

AUMENTANDO A SUA CONSCIÊNCIA PARA OBTER SUCESSO

Para iniciar o seu processo de mudança, tem de ganhar consciência de um conjunto de coisas. Primeiro que tudo, pergunte a si próprio: O que é que eu quero mudar e porquê? Se não tem uma ideia clara do que pretende mudar ou melhorar, nunca saberá onde está, ou onde não está a ter progressos. É muito importante, mas por vezes difícil saber exactamente aquilo que pretende mudar e como é que a sua vida irá ficar depois de ter feito a pretendida mudança.

Por exemplo, se pretende perder peso, não deverá dizer apenas, “eu quero perder peso”. Deverá ser específico. Quanto peso pretende perder, em quanto tempo, como é que a sua vida ficará depois do resultado e o que irá sentir ao obter sucesso. Você quer bem-estar, felicidade, segurança, confiança? Escreva isso. Estabeleça o seu objectivo de forma clara, específica, positiva e que dependa de si para alcançar o resultado – “Eu pretendo perder cinco quilos no espaço de 3 meses, para que isso aconteça vou iniciar uma dieta e exercício físico na próxima semana pois quero sentir-me confiante e orgulhoso do meu corpo”.

Lembre-se o fim último de qualquer mudança ou objectivo é e será sempre um sentimento, somos seres emocionais e agimos sempre de acordo com a nossa natureza. Por este motivo, deverá imaginar-se antecipadamente a emparelhar esse sentimento ao resultado pretendido e verá que irá surgir uma enorme vontade para a acção. A emoção é acção, e a acção coloca-nos na via das possibilidades. Ao iniciar um processo de mudança existe sempre a possibilidade de ser bem sucedido, caso não seja, existe sempre a possibilidade de tentar de novo e desta vez com mais informação e mais preparado.

Segundo, pergunte a si próprio porque razão quer fazer esta mudança. É por si, porque quer melhorar a sua vida, ou quer mudar porque o parceiro, o filho, o médico, o patrão lhe disse que deveria. Na grande maioria das vezes para que uma mudança bem sedimentada ocorra, deverá querer por si próprio. No entanto existem várias formas de se motivar se realmente acredita que a mudança proposta por outrem é do seu interesse.


Por exemplo, se tem um problema de procrastinação (tendência para adiar) e isso lhe está a causar um problema no seu emprego ou no seu relacionamento, provavelmente será melhor pensar em mudar, ainda que a procrastinação não se lhe apresente como sendo um problema para si. Se tiver um projecto para terminar, e está a pensar em adiar mais um dia, está a cair nas malhas da procrastinação. Se está tentado a adiar, deverá levar em consideração os prós e contras. Veja como poderia proceder:

PRÓS

  • Ficaria mais relaxado
  • Poderia ir ver o meu programa favorito

CONTRAS

  • Sentirei ainda mais pressão amanhã
  • Poderei não conseguir entregar a tempo
  • Poderei perder o emprego ou a confiança do meu patrão
  • Poderei ficar envergonhado

Escrever uma lista de prós e contras poderá ajudá-lo a discernir até que ponto está ou não pronto para iniciar um processo de mudança. Qualquer mudança tem coisas positivas e negativas, deverá analisar os dois lados. Serão as recompensas positivas da mudança mais capacitadoras que as negativas? Irá obter mais ganhos ou perdas ao embarcar num processo de mudança? Existem razões suficientes que o levem à mudança? Como é que quer que a sua vida esteja daqui a dois, cinco ou dez anos? Se pretende que a sua vida seja diferente amanhã, terá de mudar aquilo que faz hoje.

Assim que tenha determinado que está preparado e pronto para a mudança, poderá aumentar o seu grau de consciência de alguns dos seus obstáculos usando um método estruturado em livro de registo. O exercício de registo irá ajudá-lo a identificar alguns padrões que o levam a comportar-se de uma forma sabotadora.

O primeiro passo a ser feito no livro de registo é estabelecer o seu objectivo. Que comportamento quer mudar e porquê? Seja o mais específico possível e limite-se apenas a um objectivo de cada vez. Poderá propor-se a outros objectivos mais tarde, mas por agora comece pela coisa mais importante que pretende mudar, para que possa aprender as técnicas que constroem a sua confiança.

PLANO DE ACÇÃO EM 5 PASSOS

  • 1- O que é que quer mudar e porquê? (seja específico)
  • 2- O que é que necessita para poder realizar a mudança desejada?
  • 3- O que é que o impede (algo real ou imaginado)? (escreva os comportamentos auto-sabotadores e atitudes que consiga identificar)
  • 4- Numa escala de 1 a 10 qual é o seu nível de vontade para mudar?
  • 5- Por vezes temos comportamentos auto-sabotadores porque não nos sentimos realizados nas nossas vidas. Escreva pelo menos 10 coisas que gostava de fazer e coloque uma marca em cada uma delas à medida que as for realizando nos próximos 15 dias.

Boas mudanças e boa sorte.

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
-*Vera Luz*-

Olá Miguel Lucas!

Parabéns pela explanação do seu trabalho referente a mudança, esta, é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e é incrível quando a pessoa desperta para a necessidade de mudar, tudo começa a acontecer a sua volta, pois, a nossa natureza nos conduz nos melhores caminhos, desde o surgimento e assimilação da informação até a prática de cada coisa a ser experimentada. O conhecimento vem da Alma, quando permitimos esta interação, nos tornamos seres universais e o contato virtual em sua dinâmica, promove a facilitação da informação tão bem vinda como esta que você expôs. Um maravilhoso trabalho como poucos que já tive oportunidade de ver.

Um abraço,
“Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma” -*Vera Luz*-

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vera Luz, obrigado pelo comentário e bem vinda à escola Psicologia. Concordo com você,pois a mudança é algo em constante movimento na nossa vida. O conhecimento continuo é sem dúvida um factor decisivo na vida do ser humano, é assim que vamos progredindo no sentido de termos vidas mais satisfatórias e contribuir para o bem da humanidade.

Abraço,

O bem maior do ser humano é ele percepcionar-se com um ser aprendível.

Avatar for Miguel Lucas
DanyOctrome

Olá Miguel!

A mudança é uma das características do seres humanos que eu mais aprecio juntamente com o esforço. A única diferença é que a primeira não tem limites. Já vi pessoas a fazer mudanças enormes (como por exemplo a Joana D’Arc, que comandou um exército [coisa impossível naquela altura]) com muito, muito esforço. Tudo isto para dizer que, se o ser humano se esforçar, consegue fazer TODAS as mudanças (sonde ele quem for).

Excelent post, para não variar.

Continue postando…

Avatar for Miguel Lucas
Bruna Gaeta

Realmente, ótimo post Miguel.

Muitas pessoas só têm acesso a esse tipo de informação na terapia, e nós sabemos que o caminho a percorrer até ela é extremamente penoso para a grande maioria. Ótima idéia populaizar este tipo de informação.

Parabéns.

Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
luis henrique abreu

olá miguel agradeço-lhe e incentivo a continuar essa caminhada que muito te engrandece e que me tem servido principalmente neste momento em que estou a viver uma recaída por minha culpa e estou uma braços com a minha familia por culpa minha e não pela toxicodependencia porque nunca peço ajuda e acho forte e acabei consumindo o salario na droga

um abraço fraterno
luis abreu

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luis Henrique, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que consiga encontrar um caminho que lhe traga alguma luz, e que consiga aproximar-se de quem mais gosta. Que consiga orientar-se por aquilo que pretende alcançar e não por aquilo que o prejudica.

Sorte, força e coragem.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Augusto Medeiros

Realmente, esse texto complementa do da força de vontade. Parabéns

Só fiquei com uma dúvida, o ítem 5 do plano de ação é para enumerarmos o que nós fazíamos de positivo e deixamos de fazer? E aí então passar a fazer ao longo dos 15 dias?

Uma pergunta. Por que tenho muita força de vontade para umas coisas e não tenho para outras?

Abraço e obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Augusto, obrigado pelo comentário.

Relativamente ao ponto 5 é para enumerar 10 coisas que gostaria de ver realizadas, depois fazer coisas para que as consiga concretizar e à medida que as for finalizando colocar um visto na respetiva tarefa.

A força de vontade está fortemente relacionada com o significado que as coisas têm para nós e ainda com a percepção de capacidade que temos para as realizar.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

Miguel,

E nao so tem mais ideias como otimas, li apenas o inicio e ja dei um ctrl+D (adiciona nos favoritos) de cara, leio depois pois estou de saida.

Continue assim!

Voltarei em breve pra ler oq vc tem mais ai.

Fabio
Eng.Mec.

Avatar for Miguel Lucas
VALEU MIGUEL

comecei a dois dias aqui no seu site e nao parei mais seus artigos são ótimos valeu.

Avatar for Miguel Lucas
Marcia Oliveira

Miguel,

Estou maravilhada com todo conteúdo deste site, desejava muito tirar algumas dúvidas sobre a mente humana, a minha em particular. Aqui estou realizando uma verdadeira terapia, sem pagar nada por isso.
Deus te abençoe, continue fazendo esses artigos maravilhosos. Tenho indicado para alguns amigos que sei que precisam e como eu não podem pagar um pisicólogo.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Kamila Dias

Olá Miguel,

É impossível deixar de ler seus artigos e acompanhar diariamente, cada dia me sinto melhor e tenho partilhado o mesmo as pessoas que gosto.
Em particular este artigo me fez para, sentar e refletir, como também responder as cinco perguntas.
Vou colocar meus objetivos no espelho do meu quarto e todas as vezes em que eu entrar nele vou ver o que propus para mim mesma, acredito que sou capaz e vou consegui.

Obrigada de coração pelos artigos e dedicação. Que Deus possa sempre te iluminar e conceder muita sabedoria, para transmitir a nós leitores.

Tenha um dia radiante.

Abraços 😉

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Antonio Moreira da Silva

Olá Lucas, que Deus continue te abençoando, e iluminando neste lindo caminho que vens trilhando. Todos os teus artigos tem uma grande riqueza e se apresentam ao leitor com uma literatura simples e compreensiva, tornando a leitura um objeto de prazer, não basta ser psicologo tem que ser escritor. Teus artigos tem me ajudado muito. Faço um trabalho voluntário com dependentes químicos e seus artigos tem enrrequecido minha mente bem como meu vocabulário, não tenho curso de formação superior mas consigo enteder perfeitamente tudo que vc escreve. Parabéns e MUITO OBRIGADO.

Avatar for Miguel Lucas
Mara

Miguel,

Parabéns pela iniciativa procurando artigos sobre o pensamento positivo acabei encontrando sua página maravilhoso acho que nesta vida atual todo ser humano em algum momento de sua vida procura a mudança em alguma área da sua vida e não adianta que sozinhos não conseguimos precisamos ler e procurar a ajuda de pessoas que estudam a psicologia para nos orientar amei o que li continue a ajudar tantas pessoas desesperada por MUDANÇA!!!!! grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Marilu Rocha

Olá Miguel,
Li seus artigos e me incentivou a rever certas atitudes. Tenho procurado saber o que tem impedido de realizar certas tarefas, algumas bem simples como pegar o carro e sair, apesar de ter habilitação. Acho que criei um bloqueio, não por medo, mas meu Pai ficava falando coisas negativas, daí comecei a evitar e assim há 10 anos fiquei dependente de terceiros para sair. Daí veio uma sensação de incapacidade, e mesmo que agora queira sair fico insegura e acabo desistindo, me dando desculpas que depois eu vou. Acho que me sinto velha(50 anos) p/ voltar à auto escola p/ uns treinos, fico pensando nos comentários alheios, pessoalmente acho que não devo ligar p/ isso, pois ninguem me dá nada, mas caio nesse pobre pensamento e acabo me acomodando e ficando incomoda comigo mesma, me sinto frustada. Às vezes fico procurando outros desafios p/ me convencer que sou capaz. Por que necessitamos de desafios p/ nos superar? O que passa na cabeça do ser humano? Freud explica? Mistérios…… Parabéns por seus artigos, acredito que está ajudando muita gente a superar-se, por menores que pareçam os problemas, cada um tem seu grau interno de dificuldade diante deles. Agora quero fazer, pelo menos vou tentar o PA5P e dar a volta por cima. Como vc mesmo diz, força de vontade e determinação, né? Muito obrigado, um abraço, Marilu.

Avatar for Miguel Lucas
Lahyessa

Estou passando por um momento difícil em minha vida! Onde procuro sempre pensar no Melhor # e deixar de lado toda angustia e Pensamento # negativo que vier sobre mim!!!!!
– Porém o meu problema está ligado a mim mesma mudar, e tomar atitudes para que se resolva..
O que esta me desapontando e pq a pessoa com quem eu quero mostrar os meus atos voltados pro lado bom, ele talvez não esteje opto a percebe-los! E pra minha mudança dar realmente certo, preciso de uma chance do individuo! # CABE A ELE ME DÁR… Mais não é isso que ele faz, acha que o tempo ira resolver tudo, e que o que tiver que acontecer .. será! Mais não penso assim: O TEMPO RESOLVE SIM, porém cabe a nos mesmo tomar as devidas atitudes durante este tempo, E vamos dizer: QUE ISSO ELE NÃO ESTA DISPOSTO A ME DAR# ! ele quer se afastar de mim, e quando ver que realmente mudei , eu procurar ele! Acho que ele deveria estar por dentro da minha mudança, acompanhando minha força de vontade, porque assim quando eu afirmar que MUDEI REALMENTE# ele tenha opçoes para pensar o mesmo! NÃO SEI O QUE FAZER, ESTOU VIVENDO UM MOMENTO: –>> Quando um não Quer, dois não Brigam##
Cabe a mim tomar as atitudes, mais tbem cabe a ele acompanhar este desempenho, que até então ele soo quer realmente saber se mudei, e mais nada! ….

Avatar for Miguel Lucas
Historia Reiss

Olá Boa tarde Miguel!

Leio muito os seus artigos e tenho aprendido muito a lidar com os meus problemas psicológicos.
Ainda que seja muito difícil mudar os comportamentos autosabotadores tenho esperanças de conseguir e minimizar a angústia, depressão, estresse, etc, que enfrento em minha vida.

Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
MORGANA

OLA , BOA NOITE MIGUEL !
PARABÉNS POR ESTES ARTIGOS E POR TODO SEU TRABALHO EM SI ,ESTOU LUTANDO CONTRA A INSEGURANÇA EM DIRIGIR.NA VERDADE É EM NÃO PERDER A CONCENTRAÇÃO NA FRENTE DE PESSOAS.PRECISO DE AJUDA COM CERTEZA SEREI LEITORA DO SEUS ARTIGOS.

ABRIGADA !

Avatar for Miguel Lucas
Isabel Vieira

Ola,me surpreendi com o seu tema,estou aflita para resolver os meus problemas
e através da leitura do texto acho que conseguirei e alcançarei os meus objetivos
muito bom mesmo espero continuar acompanhar todos os seus temas estão abrindo a minha mente.
Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
MARIA AUXILIADORA LEAL

Parabéns Miguel ! Esta breve e objetiva explanação é o suficiente para mudar todo o contexto de uma vida .

Avatar for Miguel Lucas
Maria Correia

Gosto muito dos seus artigos, estão muito bem explicados e esclarecedores, conduzem à resolução de muitos problemas pessoais. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Joseildo Andrade

Muito bom o artigo. Aliás, o blog é ótimo. Já havia frequentado alguns vezes o blog e lido vários artigos. Contudo por motivos rotineiros da vida fazia algum tempo que não lia mais. E durante esse tempo meus problemas de baixa auto-estima, insegurança, incapacidade voltaram a ficar em evidência. Até então não consigo focar em algo e me dedicar.
E o que deixa isto claro no meu dia a dia é a falta de compreensão nos estudos, ação ficando desmotivado por não conseguir alcançar o objetivos.
Desde já agradeço pelo artigo.
Parabéns pelos textos.

Avatar for Miguel Lucas
Charlles

Excelente artigo! Parabéns, me ajudou bastante a enxergar aquilo que precisava para elaborar melhor minhas metas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *