34 questões para um relacionamento saudável
Relacionamentos 22/09/2016

34 questões para um relacionamento saudável

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Algumas das melhores coisas da vida – sucesso, felicidade, amor (não necessariamente por esta ordem) – dependerão da nossa capacidade de criar e manter relacionamentos satisfatórios. A maioria de nós começa muito bem no inicio, com grande energia, motivação e empenho. Então qual a razão pela qual os relacionamentos por vezes se tornam tão destrutivos, incapacitantes ao ponto de nos conduzirem à infelicidade?

Muitas vezes, são problemas de relacionamento devido a um desajuste nas competências da inteligência emocional. Felizmente, nunca é tarde demais para desenvolver essas habilidades e aumentar a eficácia da inteligência emocional.

As flutuações na satisfação da relação também são influenciados por outros factores, incluindo o nosso próprio nível de cansaço, habilidades em comunicação, resolução de problemas e gestão de stress, a nossa capacidade de lidar com pressões externas, tais como trabalho, família, finanças e os nossos próprios sonhos, metas e expectativas para a nossa vida e nosso relacionamento.

As situações podem ser inúmeras, mas na grande maioria das vezes aquilo que falha nas relações é o desenvolvimento e crescimento de uma linha de orientação face a um objectivo, (sentimental ou outro) para o qual se queira caminhar, e a partir daí tal qual um atleta quando inicia uma época desportiva e pretende melhorar um conjunto de capacidades físicas, ou uma equipa que pretende melhorar a técnica e táctica do seu jogo, assim também deverá fazer o casal. Deverá empenhar-se em identificar os seus pontos fortes e fracos, face ao seu objectivo a alcançar.

Na grande maioria das vezes os relacionamentos não são bem sucedidos porque não são traçados objectivos de relacionamento. Para que um relacionamento possa satisfazer aqueles que nele intervêm, devem estabelecer metas claras e específicas. A maioria das pessoas entra nos relacionamentos com uma vaga ideia do que querem. Quando questionadas, muitas vezes são incapazes de especificar as suas metas para um relacionamento a longo prazo ou definir o que para ela é amor ou o que representa amar alguém.

ESTABELECER AS METAS

Os objectivos podem ser declarados ou colocados por escrito, mas eles devem ser acordadas pelos parceiros no início do relacionamento. Os objectivos de relacionamento são ditados pelo comportamento. No entanto, para um relacionamento aumentar a probabilidade de vir a ser bem sucedido, as metas estabelecidas devem ser apenas aquelas em que ambos os parceiros possam concordar. O objectivo da relação deve ficar bem clarificado e explicito, e ser revisto com alguma regularidade face às necessidades sentidas. Durante a revisão, as metas podem ser modificadas face aos resultados/objectivos que pretendam vir a alcançar. As metas de relacionamento devem ser estabelecidas a longo prazo, mas devem ser flexíveis o suficiente para dar aos parceiros a liberdade suficiente para serem satisfatórias, exequíveis e fáceis de alcançar.

O estabelecimento das metas deve ser desenvolvido para tratar as questões-chave envolvidas no relacionamento, mas podem abranger qualquer área do comportamento humano. A fim de melhor saber como e quais as metas que devem ser estabelecidas, você tem que perguntar a si mesmo uma série de questões para se conhecer a si mesmo e ao seu parceiro.

Proponho o preenchimento de um pequeno questionário breve.


QUESTIONÁRIO DE ESTABELECIMENTO DE METAS

  • 1. Como é que podemos melhorar o apoio que damos um ao outro?
  • 2. Como é que iremos comunicar um com o outro diariamente?
  • 3. Qual será o grau de dependência face ao outro, sendo saudável?
  • 4. Como é que a nossa intimidade mútua pode contribuir para impulsionar o relacionamento?
  • 5. Como é que vamos garantir que respeitamos os direitos um do outro no relacionamento?
  • 6. Como é que nos vamos ajudar um ao outro para crescer no relacionamento?
  • 7. Como é que podemos manter a diversão na nossa relação?
  • 8. Como é que vamos incluir os outros na nossa relação, sem perder o apoio um do outro?
  • 9. Como devemos abordar os problemas no nosso relacionamento?
  • 10. Como é que vamos resolver os problemas?
  • 11. Como é que vamos lidar com as várias diferenças de opinião?
  • 12. Como é que vamos lidar com a irritação um do outro?
  • 13. Como é que vamos lidar com as brigas e trazê-las para uma resolução saudável?
  • 14. Até que ponto vamos procurar ajuda se a nossa zanga ficar fora da nossa capacidade de resolução, por exemplo, vamos procurar aconselhamento juntos?
  • 15. Será que vamos concordar em discordar?
  • 16. Como podemos garantir um crescimento mútuo na relação?
  • 17. Até que ponto estamos receptivos a tomarmos responsabilidade conjunta e individual para a nossa relação?
  • 18. Como podemos garantir que a nossa individualidade não se perde neste relacionamento?
  • 19. Até que ponto estamos receptivos para sermos assertivos no nosso relacionamento?
  • 20. Como podemos usar, as nossas personalidades individuais para nos ajudarmos um ao outro e ao crescimento do nosso relacionamento?
  • 21. Que medidas é que iremos tomar se um de nós ou ambos começar a sentir-se sufocado pela relação?
  • 22. Quais os passos que estamos dispostos a dar em caso de um de nós ou ambos termos a necessidade de assistência à saúde mental?
  • 23. Como vamos promover a saúde física do outro e dar apoio um ao outro?
  • 24. Que medidas podemos ter para lidar com o ciúme, o sentimento de competição, ou ressentimento em relação um ao outro?
  • 25. Como vamos agir na hora de fazer todas as coisas que queremos realizar?
  • 26. Como é que vamos organizar ao nossos horários para que possamos prosseguir com os nossos interesses individuais e ainda assim passar bons momentos juntos?
  • 27. Até que ponto somos livres para perseguir os nossos interesses distintos?
  • 28. Até que ponto estamos comprometidos na criação de metas de relacionamento a longo prazo e estabelecer objectivos de curto prazo para atingir as nossas metas?
  • 29. Até que ponto estamos comprometidos para dar apoio ao outro quando necessário e assim manter o nosso relacionamento no bom caminho?
  • 30. Como é que podemos estruturar formas para conseguirmos “executar” as tarefas necessárias à manutenção e promoção do nosso relacionamento?
  • 31. Como é que podemos delegar as tarefas de manutenção e promoção do relacionamento de modo a que nenhum de nós sinta que está a fazer demais?
  • 32. Que lugar irão ter a religião, passatempos, desporto e outras actividades do nosso interesse no nosso relacionamento?
  • 33. Quão importantes são as coisas anteriores para o nosso relacionamento?
  • 34. conseguimos apoiar as nossas diferenças?

Talvez pense que sejam demasiadas perguntas, mas se formos realistas, conseguimos concluir que todas as questões são pertinentes e necessárias. Se não podemos ou não queremos responder a estas questões, como poderemos querer iniciar, e/ou desenvolver um relacionamento sério?

COMO FAZER A PONTUAÇÃO:

Para cada resposta idêntica adicione um ponto, e para cada resposta diferente retire um ponto

Se você e o seu parceiro obtiveram uma pontuação abaixo de 17, isso não significa que você deve terminar, ou que não irá ter sucesso na relação, significa apenas que ambos têm que ponderar decidir sobre os vossos objectivos pessoais na relação e estabelecer um compromisso que sirva aos dois.

Todos os relacionamentos exigem compromisso de ambas as partes para que se possa desenvolver de forma saudável e vir a ser bem sucedido. Você só precisa reavaliar os objectivos que vai querer comprometer-se

Se você e o seu parceiro obtiveram uma pontuação acima de 17, significa que você está no bom caminho. Você ainda vai ter que continuar a comprometer-se com o seu desenvolvimento e igualmente com acções que promovam o bom entendimento (você é humano) para manter o relacionamento no bom caminho. Mas você está indo bem.

O que você precisa perceber é que a definição de metas de relacionamento surte melhor e mais efeito quando ambas as partes estão envolvidas no processo. Se apenas um está trabalhando para a melhoria do relacionamento, ele está fadado ao fracasso, porque afinal um parceiro irá sentir-se sempre mais sobrecarregado do que o outro no relacionamento. Definir metas de relacionamento não é diferente do que a criação de qualquer outro tipo de meta. A maior diferença, é que você tem que definir os seus objectivos com a outra pessoa envolvida, trabalhar neles e para eles para assim alcançar o resultado desejado – um relacionamento saudável, duradouro e satisfatório.

Boas metas e bons relacionamentos!

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
joaoforte

Vivo um casamento de 10 anos e 4 de namoro, tendo eu 30 anos podemos pensar que não é comum isto acontecer nos dias de hoje!
A minha experiência leva-me a afirmar que existe regras fundamentais para podermos enfrentar os momentos menos bons numa relação.
Primeiro o respeito pelo outro. Não é bom falar com o conjuge como falamos com o nosso melhor amigo! Jamais a barreira da falta de respeito pode ser ultrapassada numa discordância, discusão com a pessoa que temos um projecto de vida em comum. Com um amigo não se deve também faltar ao respeito mas se isso acontecer as consequencias são mais facilmente diluidas no tempo porque não vivemos 24 horas com o nosso amigo.
Segundo, respeitar o espaço de cada um é crucial para quem almeja uma relação duradoura. A intimidade de um casal não é um passe livre para possessão do espaço do outro. Intimidade significa conhecer as necessidades do outro mesmo quando essas não explicitas.
Terceiro, usar a frase ” eu sou assim e não mudo” numa relação é como colocar uma ventoinha perto de um castelo de cartas! Estraga tudo… numa relação é preciso haver cedências de parte a parte e aqui o bom senso tem sempre que imperar.
Estas são algumas das regras que uso para que dia após dia o meu casamento saia fortalecido. Como é obvio existe muita mais “regras” para que tudo seja mais facil num casamento, mas eu acredito na instituição casamento e tambem acredito que as relaçoes humanas são o melhor patrimonio que temos como seres racionais. Abraço e quero salientar que esta é apenas a minha opinião e por isso vale o que vale! lol

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá joão, bem vindo à escola psicologia. Obrigado pelo seu testemunho, é sempre uma mais valia a opinião dos leitores. Efectivamente as relações humanas são importantissimas na vida de todos nós, arrisco a dizer que são tudo na nossa vida, pois uma das condições humanas mais básica é a necessidade de estabelecer contacto com os outros e estabelecer laços sentimentais.

Como disse, o respeito pelos outros é uma virtude promotora de relações de sucesso. E realmente é necessário fazer microcedências (sempre que possível fazer coisas em prol do outro) nas relações para que estas se mantenham saudáveis e satisfatórias.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Alfa Universo

Olá Miguel. Em primeiro lugar parabens por este espaço. Descobri-o através da Escola Dinheiro.

Sei o quanto é valioso receber comentários dos visitantes e por permite-me ser franco porque acho que tens aqui um bom projecto que pode chegar longe.

O “logo” lá em cima dá a sensação de uma íntima relação entre a psicologia e o dinheiro. É esse o objectivo?

Seria bom optar por uma linguagem mais simples e mais directa. A psicologia é algo muito bom e muito útil que todos deveriam compreender.

As pessoas gostam de saber que por detraz de um espaço está um amigo e alguém “terra a terra” que podem confiar além do “Dr”.

Mais poderia dizer mas por enquanto é só. Irei acompanhando este espaço. Todo o Sucesso e acredito que irás reunir muita gente neste espaço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alfa Universo, obrigado pelo comentário e bem vindo à Escola Psicologia. Relativamente à questão do logo, não sei qual a interpretação que cada pessoa faz dele, no entanto o símbolo da psicologia está associado ao símbolo do euro por uma questão de enquadramento que partiu da Escola Dinheiro e do meu amigo Paulo Faustino. Acho no entanto, que poderemos olhar para o logo com um simbolismo de retirar da psicologia “rendimento”e “crescimento” para qualquer área das nossas vidas (esta é uma visão positiva do simbolismo que o logo possa representar).

Acima de qualquer coisa, a intenção da Escola Psicologia é a transmissão do saber técnico-prático ao serviço de quem precise ou pretenda caminhar para o desenvolvimento, bem-estar e felicidade.

No que diz respeito ao “Dr.” não faz de mim mais ou menos pessoa, é no entanto importante referir que tenho formação académica e que me sinto com legitimidade para credibilizar os assuntos que apresento.

Referente à postura face aos leitores, claro que o sentimento de presença e proximidade é fundamental, e é exactamente essa postura que a Escola Psicologia pretende ter e vai fazer.

Esforçar-me-ei para colocar uma linguagem o mais acessível possível, agradeço a dica.

Obrigado pelas palavras de apoio, e todo o feedback é bem vindo no sentido de poder melhorar um espaço que pretende ser uma mais valia para todos que o lêem.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Laura

Boa noite.
Gostei desse artigo e, lendo também os comentários, pude observar sua intimidade com a língua escrita, parabéns. Entretanto, o uso de mesóclise, atualmente, é totalmente desnecessário.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Laura, obrigado pelo comentário.

Fico agradecido com a sua dica, e acima de tudo que tenha achado que a escrita está dentro daquilo que podemos chamar de aceitável.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Luciano Larrossa

Miguel,

Penso que manter um relacionamente nos dias de hoje não é uma tarefa muito fácil muito por culpa de não cumprirem a maioria das regras que tem ai em cima.

Penso que essas regras devem ser introduzidas calmamente num relacionamento e da forma mais natural possível, pois um relacionamento deve ser assim mesmo, uma coisa natural guiada por sentimentos.

Contudo, penso que hoje em dia as pessoas pouco lutam por uma relação, pois facilmente podem “substituir” essa relação por outra. O maior individualismo das pessoas e a constante necessidade de estar em contacto (telemovel principalmente) acabam por estragar a saturar a maioria das relações.

Um abraço vindos de Alcobaça e uma boa continuação!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciano Larrossa, obrigado pelo comentário.

As relações tornaram-se difíceis de manter e acima de tudo tornou-se difícil as relações serem consideradas satisfatórias por ambos os parceiros (felizmente existirão muitas que fogem a esta afirmação). quero acreditar que as relações possam beneficiassem de algo do género como aqui escrevi no artigo. É necessário os parceiros perceberem para onde querem caminhar, onde pretender chegar. Deverá, pelo menos em desejo ou sonho, existir um objectivo a alcançar.

Na verdade as relações têm muito de “troca” e essa troca deverá ser entendida e percebida por ambos, no sentido de existir um equilíbrio emocional. Todos temos necessidades, interesses e objectivos particulares, não serão em tudo iguais aos do outro. Colocar isto na balança e fazer uma análise de como se lidar (respeitosamente) com as diferenças) é algo muito enriquecedor, trazendo confiança para o seio do relacionamento.

Abraço e até breve.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Silva

Gostei do seu comentário Luciano é tudo que se passa
naminha cabeça com relação a um relacionametno, pois
sofro com essa modernidade e nunca aceitarei.meu nome é Maria e sou casada tento conviver com certas situações , mas olha é muito dificil. Obrigada pelo comenterio qume sabe podemos nos tornar amigos e nos confidenciarmos com releção a algumas dessas situações”modernas” amparoverao@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
DanyOctrome

Boas Miguel!

Gostaria de deixar um testemunho aqui mas as regras que me impunha para ter um bom relacionamento já foram mencionadas em cima, por isso, não as quero repetir.

Nunca tinha pensado de uma forma tão profunda nessas questões mas agora vejo que não foi muito correcto da minha parte.

Tenha uma boa continuação!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

A arma mais poderosa é o amor, e tudo o que ele produz.

Avatar for Miguel Lucas
Durval Mattos

Caro Miguel

Algo ou alguém me fez descobrir, hoje, esse teu maravilhoso Blog. Sou de Aracaju – Sergipe – Basil. Como não acredito noacaso, creio que fui intuído a encontrar esse espaço de conhecimento e esclarecimento, em um momento de dificuldades pessais num casamento de trinta anos. Obrigado por disponibilizar tanta luz aos que dela precisam. Deus há de te recompensar. É bom saber que existem pessoas que doam seu conhecimento e querem ajudar.
Parabéns! Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Durval, obrigado pelo comentário.

Suas palavras de incentivo dão significado ao nosso trabalho.

Fico muito contente que o artigo tenha trazido esclarecimento para a melhoria do seu relacionamento. Este é mesmo o objetivo: que os artigos da Escola Psicologia, melhorem a vida de quem procura a resolução dos seus problemas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Encontros Online

Começar um relacionamento definindo pontos essenciais talvez não seja a melhor “formula”, é apenas a minha opinião.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá encontros online, obrigado pelo comentário.

A sua opinião , pode fazer sentido (num enquadramento muito específico) talvez nos primeiros contactos.

Mas, o artigo aborda a questão para quem quer realmente construir um relacionamento duradouro, e aí podendo não ser a melhor forma, eu abordei uma perspectiva construtiva e de compromisso.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
lila

Boa tarde,

O seu blog é muito interessante e tem palavras para resolver situações complicadas, eu sou noiva e sempre defendo que a individualidade é necessario. Eu adoro servir quem precise de mim,(faço parte de 2 movimentos da igreja e sempre estou em reuniões) mas o meu noivo não entende e não respeita minha opinião(claramente) ele diz que sou restrita e não consigo pensar de outra forma melhor para resolver, mas não acho q sou restrita porque faço leitura de tudo e tiro minhas duvidas com pessoas mais experientes e Padres, mas quando peço para ele fazer o mesmo ele disse e não precisa, eu afirmo que sim, se não precisa-se de ajuda fora do nosso relacionamento seríamos todos os dias felizes, teríamos capacidade de resolver tudo e mais um pouco. E quando ele começa a falar coisas que são(que para mim não tem sentido) eu fico calada para não ficar brava e dizer para ele que não é assim q funciona e resolve as coisas.

Abraço,
Com DEus
Lila

Avatar for Miguel Lucas
kleia

Ôh Miguel, que ótimo esse artigo!
Parabéns mais uma vez!
Vou guardar isso comigo pra que quando eu tiver com alguém, possa desfrutar dos benefícios que um bom relacionamento produz.
São tantas famílias destruídas por falta desses questionamentos…

um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kleia, obrigado pelo comentário.

Fico contente que tenha percebido o valor do questionamento para a promoção os relacionamentos. Espero que possa aproveitar quando necessitar.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
regenilda

ola boa tarde, estou casada a 10 meses e o meu relacionamento esta muito sufocante “não sei bem se essa é a palavra certa”, mias gostaria de algumas opiniões, meus esposso nao me deixa ussar salto auto na rua quando estou sozinha nem para ir ao trabalho, tenho que ir de rasteirinha e quando chegar no trabalho colocar o salto q faz parte do uniforme, nao posso ir ao shoping sozinha, nao posso usar maquiagem se nao estiver com ele, ele nao gosta q eu fique na rua… quando eu sai junto com ele posso me arrumar e ficar linda, maquiagem cabelo, unhas, salto , tudo oque eu puder fazer para ficar bonita mais so quando estou com ele…essas coisas estao me deixando super p/ baicho e eu estou perdendo a vontade de me arrumar… fic o chorando o tempo todo a vezes ate sem motivo…
estou perdendo a vontade d ter relaçoes , e eu nao sei como falar essas coisas para ele porque sempre ele diz q so quer o bem que nos temos q ter um relacinamento de repeito ,e q ele me é diferente de todos os homes q me respeita e q quer as coisas certas pq se nao for ASSIM ELE VAI ME TRATAR COMO UMA QUALQUER E NOSSO RELACIONAMENTO VAI ACABAR. EU O AMO MUITO E NAO SEI SE VIVERIA SEM ELE, POREM ESTOU MUITO TRISTE E SEM SABER OQUE FAZER….
ELE É UM CARA MUITO LGAL NAO ME DEIXA FALTAR NADA, É BRINCALHAO CARINHOSO, NAO É DE SAIR BEBE DANÇAO, NAO GOSTA DE FARINHA COM OS AMGOS E UM POUCO NERVOSSO…. NA MAIORIA DAS VEZES Q SAIMOS PARA PASEAR SOMOS SO NOS DOIS….
E AI OQ DEVO FAZER? NAO QUERO PERDE-LO, EU QUERO SER FELIZ

Avatar for Miguel Lucas
Anderson - Londres

Ola Regenilda! Não sou psicólogo mas acredito que uma conversa franca e amigavel preferencialmente em um local neutro (shopping, restaurante, parque…)se faz necessaria para fomentar a seriedade do seu caracter e postura como pessoa perante a visão que seu esposo possui à seu respeito. O sucesso ou fracasso desta conversa depende da sua personalidade e da forma como você e seu esposo se encontraram pela primeira vez. Se perante um possivel assedio ou elogio o seu comportamento não muda, estando sozinha ou acompanhada, em local publico ou privado, você não deve temer em afirmar essa qualidade ao seu esposo. Tenha em mente como foi seu primeiro encontro com seu esposo; o que e como aconteceu, o que foi falado, qual foi o seu comportamento básico em relação ao que aquele “estranho” lhe disse naquela altura. Mostre que sua personalidade não muda com ou sem maquilagem, salto, publico, local, … ESPOSO.(!) … E que ele foi o escolhido por você, por opção própria e continuara sendo o privilegiado “seu esposo”.

Avatar for Miguel Lucas
vera

muito bom esse Blog.No momento muito cansada, são 2 da madruga.bvoltarei pra ler com calma.Peço que me mantenha informada via e-mail.Grata

Avatar for Miguel Lucas
fabiane

estava casada a 10 anos,mas faz dois meses que nos separamos,amo meu marido e sei que ele tambem,mas por questão de ter amigos que levam ele para outro caminho,não consegue enxergar que podemos ser felizes juntos,pois temos um filho lindo,ta dificil de entrar naquela cabeça dura,sei que ele quer voltar,mas o que faço?? sei que prendi ele muito,fui muito ciumenta,sufoquei,mas ele tambem me aprontou,então só queria ter ele de volta e vivermos bem…obrigada

Avatar for Miguel Lucas
jessica Melissa

So Deus é capaz de mostrar a verdade a ele, tenha fé! Oq Deus uniu o homem n separa!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
jessica Melissa

Se vc reconhece o seu erro, e ele estiver arrependido p ter errado c vc, voltem. Se vcs ainda realmente se amam, peguem os erros e use para construir um novo relacionamento. Tente n prende-lo tanto ( sei q é dificil p nos mulhres conter o ciume, mas imagine como isso o fere se vc o ama, fara o bem p ele) e ele passe sim a sair, mas te respeitando ( sair c amigos n a nada demais com a condicão q ele respeite a FAMILIA -MAAE E FILHO q ele tem em casa. Coloque sua familia e seus sentimentos nas maos de Deus e p mais q seja dificil, perdoe e aceite p perdao, para construirem uma nova vida.

Avatar for Miguel Lucas
Silas Azevedo.

Olá a todos, gostaria de um feedback voluntário de vocês do ponto de vista pessoal, de experiências e também psicológico. Tenho uma namorada com 19 anos e entramos em conflito devido ao fato de ela dormir com o irmão que é 6 anos mais novo, na mesma cama. Eu pedi para que ela parasse e ela não aceitou. É coisa da minha cabeça ou não?

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Gostei, muito interessante “”34 questões para um relacionamento saudável””. Vou fazer esse teste, não sei se vai dar certo mesmo mais vai ser até divertido, e vai ajudar a amadurecer as metas e os meus objetivos!!

Avatar for Miguel Lucas
Tiago de Souza Bento

Desde já, já quero parabenizar pelo artigo, achei muito interessante e também prático. Porém eu tenho uma dúvida: Tenho uma namorada mais jovem que eu um ano( Eu tenho 19 e ela 17 ), acredito que nossos pensamentos (por mais que nós nos amamos) são diferentes por essa diferença de idade, namoramos a 2 meses mas se conhecemos e ficamos a 7 meses. Essas questões servem para o meu relacionamento, mesmo nós tendo uma mente complexa e até mesmo imatura? Como eu devo lidar nesse relacionamento onde nós dois somos jovens?

Avatar for Miguel Lucas
Tiago de Souza Bento

Desde já, quéro parabenizar pelo artigo, achei muito interessante e também prático. Porém eu tenho uma dúvida: Tenho uma namorada mais jovem que eu dois anos( Eu tenho 19 e ela 17 ), acredito que nossos pensamentos (por mais que nós nos amamos) são diferentes por essa diferença de idade, namoramos a 2 meses mas se conhecemos e ficamos a 7 meses. Essas questões servem para o meu relacionamento, mesmo nós tendo uma mente complexa e até mesmo imatura? Como eu devo lidar nesse relacionamento onde nós dois somos jovens?

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio Henrique

Ótima matéria. Acredito que os relacionamentos atuais não dão tão certos por vérios motivos: 1)Independência feminina – a mulher tinha que acatar as ordens do homem (submissa); 2) Modernamente , a dependência do homem a mulher quando aquele fica desempregado,que para muitos representa quase morte diante de conceitos, ainda, machistas na sociedade brasileira; 3) Intolerância – a mulher não é mais submissa ao homem – ótimo – e ela, por sua vez, não todas, age ao sabor do pensar “tenho dinheiro e não dependo dele”. O homem, antes das reformas sociopolíticas, detinha poder e com isto agia ao sabor da intolerância sem medir consequências, pois a mulher dependia do homem. Atualmente, o homem tem que ser mais compreensível se quer ter relacionamento duradouro. Nesse ínterim atual ambos agem ao sabor da suprapersonalidade “eu”, e não “nós”.

Avatar for Miguel Lucas
lusinete

gostei de todas as perguntas o dificil mesmo e entendelas e responder a altura

Avatar for Miguel Lucas
ESouza

Amigos, tenho um namoro que durou 4 anos, depois terminamos e ficamos um período de 4 meses separados, resolvemos voltar.
Mas estamos tendo muita discursões, devido a tratamento um com o outro, falta de sentimento, coisas deste tipo.
Muito difícil, e tentar ajudar a companheira, pois ela saber que esta com problema, mais não sabe como resolver, e eu fico de mãos atadas por não saber o que fazer…

Avatar for Miguel Lucas
Fabio Santos

Essas dicas são ótimas e eu até uso algumas de certo modo.
De certo modo as questões abordadas aqui estão presentes na vida da maioria dos casais.

Avatar for Miguel Lucas
NomeSimone

Olá, gostaria de tirar algumas duvidas, sou casada a oito anos e ultimamente o meu relacionamento esfriou, meu marido trabalha fora ja tem um ano e sinto que ele não se importa mais comigo, esta distante, o tempo que ele tem para ficar comigo ele preferi ficar com a sua familia que mora na cidade que ele trabalha, falta respeito nas discurções sempre nos ofendemos com palavras e falta cumplicidade, estou sempre preoculpada em fazer algo para melhorar nossa vida e ele pelo jeito se preoculpa apenas com ele, ja estou pensando em me separar.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Bom dia Miguel,

Há uma questão importante que não consigo perceber… você diz que os objetivos devem ser acordados pelos parceiros no ínicio de um relacionamento. No entanto, quando começamos a sair com uma pessoa nova, é natural que ainda não saibamos se queremos algo mais profundo com o outro ou não. Como é que podemos acordar metas no ínicio de um relacionamento, se o início serve para conhecer um ao outro? Não seria o caso de ter esse tipo de conversa, somente quando um ou outro quiser definir o relacionamento? Mas hoje em dia ninguém sai definindo o relacionamente antes de alguns meses juntos, por isso, esse tipo de conversa já não será no inicio do relacionamento… não sei como resolver esse problema.
Atualmente saio com uma pessoa há dois meses, mas receio afasta-lo se tentar ‘definir’ o relacionamento agora, pois não sei se ele já tem certeza do que quer comigo. O que recomenda fazer neste caso?

Grata,

Maria.

Avatar for Miguel Lucas
jessica

Ola miguel.
tenho um relacionamento de quase dois anos .
passamos 6 meses separados depois ele veio atras e voltamos ?
estamos bem ate 2 meses atras mais sou muito ciumenta nao acredito em
nada que ele falar ?quando ele sair pra ir trabalhar que demora a chega ja
fico imaginando que ele esta fazendo algo errado ?acho q pelo fato de ele ja
ter aprontado comigo?estou sentido que meu relacionamento da acabando
pelo meu ciumes e o dele tambem que e demais .eu nunca fui assim nos.meus
outros relacionamento o pior que as mesma loucura q tenho ele tbm trm
me sinto.ssufocada mas eu nao consigo aarrumar um jeito de viver bem .vivemo
bem 2dias 1 brigado por ciumes oubda minha ou da dele .

Avatar for Miguel Lucas
wellinson

Olá Miguel acabei de ver essa página , então eu estava em um relacionamento a 5 meses e a pouco , ela termina comigo , ela dizia que eu tinha dupla personalidade , porque eu chegava na casa dela de cara fechada e ela dizia que eu brigava com ela , mais eu não via isso , meus problemas familiares estão me deixado muito stressado , no cerviço

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Adorei o texto. Porém o que acredito ser mais difícil hoje em dia nos relacionamentos. É a dificuldade de, depois de passado a empolgação do início, da paixão e do entusiasmo, algumas pessoas não tem interesse em lidar com as dificuldades, visto que todos nós temos defeitos. O egoísmo está muito grande, as pessoas estão a tratar os relacionamentos como trocas comerciais, se o outro começou a dar um pouquinho de aborrecimento, já é motivo para se largar tudo, e procurar alguém que se adeque melhor. Acho muito complicado tratar os sentimentos alheios de forma tão superficial e mudar de opinião a nível de sentimentos próprios da noite pro dia!

Avatar for Miguel Lucas
aleida

meus parabens, chapéu…
mulher sortuda essa tua.

Avatar for Miguel Lucas
Helena

Namorava 6 anos e 4 meses,O namoro meio que esfrio meu namorado já não me tratava do mesmo jeito (não que ele me destratasse fosse ignorante comigo nada disso) ele apenas não era tão carinhoso comigo tava sempre Serio,ele me pediu um tempo dei esse tempo a ele,depois desse um mês,fui procurar ela não aguentava ficar naquela aflição eu tava me sentindo ser conzinhada em banho maria rsrs,Ele então disse que não queria mais.Mas que ele tinha esperanças da gente voltar da chama reacender mas naquele momento não queria mais,fiquei arrasada pois amo muito ele,As queixas dele sobre mim eram que eu sou muito fria que o tempo passou e a minha cabeça tava igual que eu não corria atrás das coisas que me faltou atitude que eu tenho 23 anos e nunca corri atrás de arrumar um emprego,que eu era muito tímida que eu deveria sair mais que só vivia em casa conversar com as amigas,tudo isso é verdade mais nada que eu não pudesse mudar até mesmo pele o meu próprio bem…depois disso ele me ligou algumas vezes pra saber como eu tava,falar besteira nada sobre agente algumas vezes não atendi as ligações dele tbm,até que fazia 17 dias que ele tinha terminado ele me ligou com uma conversinha safada da gente se ver,fui na intenção de dizer q a gente não podia ficar que eu não ia deixar de ser namorada pra ser ficante .Mas na hora o coração falou mais alto o meu amor por ele é grande de mais e agente ficou,foi bom foi intenso ele foi comigo como era antes era o mesmo de antes sorridente alegre carinhoso não me arrependo,Mas não sei se como eu tenho a intenção que agente volte isso foi bom.Caso ele me procure novamente axo melhor dizer que Não mesmo que com o coração partido não quero parecer fácil não quero que ele pense que a hora que ele quiser ficar comigo eu vou.Quero ele de volta como devo agir e Será que ele ainda me ama será que ele tem algum interesse q agente volte??? Tô tão sem saber oque fazer oque pensar…

Avatar for Miguel Lucas
Thais Rabelo

Meu nome é Thais. Há 1 semana conheci um cara na internet a principio muito gente boa , me encantei logo de cara com ele. Ele é cantor, toca, compõe. Ficamos varios dias conversando , conversamos sobre familia e tudo, ele falou que e bonito pois a minha familia e muito unida e que tinha uma coisa sobre ele que talvez nem eu nem minha familia aceitaria, ele ja foi casado e tem 2 filhos, me mandou a foto e o nome das crianças. Falei que não tinha problema ele so não poderia ser casado, ele falou que não conversa com a mae das criancas e semprq eu vai lá e a avo que entrega. No sábado ele conversou comigo super pouco, mais fica online no Whats app, segundo ele trava o telefone no no aplicativo mais não fica o tempo todo. Quando foi no domingo fui burra de dar bom dia para ele, o mesmo me deu bom dia lindona e falou que iria resolver uns problemas e que mais tarde me chamava e NADA, quando foi mais tarde perguntei se ele sabia como excluia um aplicativo e o mesmo falou de uma forma sem paciente : Uai e so desinstalar, mandei um ok e um joia, ele me falou para não ficar com raiva , ele sabia que estava sendo ausente e que gostava muito de mim e que iria me contar o que estava acontecendo que mais tarde me chamaria e nada de me chamar. Hoje pela manha mandei mensagem de novo de Burra e por estar me apegando, nada dele visualizar , depois de muito tempo leu, pedindo desculpas que teve que ir em uma cidade a trabalho, e que a vida esta corrida e pra eu esperar ele so esta semana que tudo vai se ajeitar. Sera que ele ainda é casado? ou esta desinteressado?

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Bom dia, começei um relacionamento fazem 5 meses, e venho passando por uma fase bem dificil com minha namorada, porém sou uma pessoa bem insegura,tento confiar nela mas não consigo, fico sempre desconfiado e ela acaba sempre me mostrando ao contrario do que estava pensando, eu tenho um sentimento de amor grande por ela, e ela retribui da mesma forma, porém ultimamente sinto que estou sufocando e desgastando nosso relacionamento por esse meu jeito de não conseguir confiar nela, por exemplo, se ligo e ela não me atende ja fico pensando um monte de coisa ,e estou buscando sempre querer melhorar e tal, só que acabo não conseguindo por na pratica minhas vontades em ter um relacionamento saudavel, e isso me deixa muito mal , por que sinto que posso perde la, queria uma ajuda , uma opinião que me ajudasse e me mostrasse um caminho pra eu seguir com atitudes que engrandeçam meu relacionamento e possa viver em paz ao lado de minha amada, eu sei como proceder , porem meu lado da emoção se aflora de uma forma que acabo sempre me magoando e magoando ela , queria uma ajuda para eu ter mais auto controle e conseguir controlar meus sentimentos ruins e ser mais racional na hora de discutir com ela nossa relação, queria ter menos ciumes e muito mais confiança, pq faço ela sofrer e sofro demais tbem, ´se alguem puder me ajudar me indicar um livro bacana q eu posso aprender sobre confiança auto controle eu iria agradecer demais, obrigado pelo espaço cedido, bom dia a todos !

Avatar for Miguel Lucas
fabio

acho que relacionamentos com traições são horríveis
se houve traição, houve desrespeito muito alto
melhor é acabar, seguir em frente
lendo sobre essas dicas e penso da seguinte maneira:
definir os objetivos são a melhor coisa a serem feitas
existem pessoas que curtem aventuras casuais, outros são mais centrados
melhor de tudo é definir o que se deseja
conheci uma moça maravilhosa e temos muito em comum
queremos casar, ficarmos juntos
a distância nos atrapalha, sonhamos em montar essa aliança
acho que a semente necessária é essa
o que queremos pra gente?
muitos casais atuais não jogam limpo, fraquejam no oceano das relações
penso que administrar relacionamento é muito complicado, precisa de dedicação todos os dias
colocar na mesa tudo que incomoda, reforçar as fraquezas
a mulher que conheci, tenho muito orgulho, somos compatíveis no modo de pensar
se o cara e a mulher são muito diferentes?
melhor que vejam se querem isso pra eles, mesmo
prioridades são as coisas mais importantes, o que quero?
por isso estou feliz com a moça que conheci recentemente….Queremos ficar juntos e construir nossa vida

Avatar for Miguel Lucas
fabio

parece que nos conhecemos a anos
já tentei me relacionar com muitas garotas, nunca tinha dado certo
Se relacionar é muito complicado, por isso o casal precisa ser amigo, montar uma bela amizade, se conhecer bem, mostrar o que querem….
Isso aumenta o laço emocional, tornando mais forte
relacionamentos são doação
conheci recentemente e torço pra que dê certo
Com trabalho duro, iremos chegar longe
tenho um sentimento especial por ela…

Avatar for Miguel Lucas
ana

eu e o meu amigo temos uma amizade colorida. bem estamos juntos quase todos os sabados ele trata-me super bem, estamos nisto há 7 meses. já nos chateamos 2 meses não nos falavamos mas voltamos. durante o tempo que tive sem ele eu estive com outro rapaz e ele diz que isso o incomodou bastante e que sentiu saudades minhas, eu gosto dele e ele sabe mas ele não sabe o que sente, diz que sente amizade e mais que isso não sabe. as minhas amigas diz que ja esta bem na hora de ele saber o que quer pois enquanto eu estou a dar 80 % disto ele nem 50 dá.
que faço desisto disto para não me magoar??
nunca fizemos sexo um com o outro estamos juntos mesmo para nos conhecermos…ajudem-me pf

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Olá gente, boa tarde! Gostaria de opiniões e a ajuda de vocês, tenho um relacionamento com outro rapaz de 2 (dois) anos e 3 (três) meses, e a dois meses nos relacionamos com outras pessoas e fizemos sexo a 3 desde então não paramos mais de fazer. sendo que as vezes me sinto incomodado em relação as atitudes dele, em reagir tudo com muita naturalidade.
E três dessas pessoas que já transamos todos foram meu ex ficante, e eu vejo que ele age tudo com muita naturalidade, não senti ciumes, não retruca nada e sempre aceita minhas sugestões de primeira mão, sinceramente não sei como devo reagir, não sei o que pensar e nem o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda de Lima

Adorei! por favor toda materia , artigos novos que vcs tenham eu gostaria que me mante-se informada nesse assunto .
Grata

Avatar for Miguel Lucas
Alana

Oi me chamo alana queria muito sabe se as pessoas pode muda duma hora pra outra num relacionamento
Então assim namorei 6meses com uma pessoa que era maravilhosa não tinha queicha porem terminemos depois depois dos 6meses pois ele começou a mudar de conpotamento aquela pessoa de antes não era a mesma ele começo a ser Grosso e nunca me falava ate que descobri que fui traída ele termino sofri muito e queria sabe se ele ele fijia ser essa pessoa carinhosa mas na verdade ele era essa que ele mostro grossa e tals
Então eu me pergunto sera as influência dos amigo pois antes de nos namora ele gostava muito de festa e quando tava namorando simplesmente mudo ou e uma
cv escolha e isso obrigado aguardo resposta.

Avatar for Miguel Lucas
Willian Assunção

Olá, estou namorando a 1 ano, meu relacionamento está meio complicado… nos amamos, ela é uma pessoa fantástica. o problema é que eu sou muito "grude", quero estar com ela todo tempo, e sinto que isso está afetando o nosso relacionamento. vivo muito para ela. queria aprender a respeitar o espaço dela, mas não sei por onde eu começo…

Avatar for Miguel Lucas
Silva

Gostaria de opiniões sinceras, se possível de quem já vivenciou ou está vivenciando o mesmo que eu; é o seguinte:
Estou gostando muito de uma garota, 26 anos, totalmente independente (eu tenho 31). A conheço pouco, mas o suficiente para saber alguns gostos dela, um deles é ir ao cinema, a chamei de surpresa e ela aceitou no ato, ela me disse que adorou tudo, inclusive a companhia, conversamos sobre alguns assuntos, tudo flui naturalmente.
O fator determinante é que ela é amante de um amigo meu, e isso eu já sabia faz tempo, desde a quando conheci, há mais ou menos 3 anos, então, depois que saímos e conversamos, começamos a trocar msn somente via facebook e acebei declarando meus sentimentos a ela, pois ela me disse se eu estava afim dela; eu disse que não era bem isso, disse que gostaria de conhece-la mais, pois temos muito em comum, conversa vai, conversa vem, ela sitou o nome do amante, disse que eu era amigo dele e etc… (se necessário eu mando a conversa para vocês). Simplesmente a compreendi e ficamos um tempo sem nos falar, como se tivesse dado um gelo de ambas as partes, deu pra sacar que ela ficou bem confusa e pensativa, pelo pouco que a conheço. Passou-se algumas semanas e recebi uma msg dela, dizendo que tinha uma pessoa interessada em fazer aulas de surf e que essa pessoa iria me ligar, porém até agora nada (kkk), acho que foi "desculpinha" para voltarmos a conversar, porém eu sempre dava a entrada de interesse maior e ela desconversava.
Voltamos a ficar sem nós falarmos e no dia 25/05 quando mandei um emoticon com carinha de feliz ela mudou a foto de capa do face, com a frase; "Bora ser feliz!"
Eu não curto nenhuma publicação dela, nem precisa, é tão bonita que minha curtida nem vai fazer diferença, kkk, mas creio que isso surti um efeito. Outro detalhe é que ela sempre me respondeu rápido as msg e no 1° encontro a sós sempre teve um excelente contato visual e ela me tocava, com tapinhas, sempre rindo de mim, do meu jeito descontraído, nos momentos oportunos, (banquei o passeio todo $$$, sempre com cavalheirismo 😉
Já entenderam que eu não quero ser amiguinho dela né?!?! Mas tem esse grande empecilho que é o amante. Ela está sendo desprezada e está confundido esse sentimento com amor.
Talvez se eu não fosse amigo do amante as coisas poderiam ser um pouquinho diferentes, haveria o 1% de chance. Ela já tentou se relacionar com outros rapazes, mas nunca durou um mês.
Estou quase dizendo a ela, diretamente que ele não vai largar a mulher atual e o filho (família) para ficar com ela, mas se eu disser isso minhas chances vão pro ‘saco’, nem pra amigo vou servir. Já conversamos sobre isso e ela é bem insegura quanto a situação em que está vivendo nesse tipo de relacionamento.
Sei que não existe uma fórmula mágica para ela sentir atração sexual por mim (pois é isso que falta). Então qual a o que faço? Já não quero mais dedicar meu tempo e desgaste mental com isso, mas sinto que se a gente ficar juntos, vamos viver muita coisa boa, certeza!!! E é isso que me fez chegar aqui.
Obrigado a todos. Att…
Rodrigo

Avatar for Miguel Lucas
marcos

oque fazer quando um jovem caie com namorada ele tem muitos compromisso na casa de deus queria um escrarecimento

Avatar for Miguel Lucas
biela

eu namorei um menino 2 anos e meiio escondido pq a minha familia ñ aceitava eu tinha 13 ano foi meu "unico e primeiro" amor em tudo,ele fazia tudo por mim tudo msm ele me amava, se mudou da cidade q morava e começou a morar do lado da minha casa , ai a gente brigou e terminou , se passaram 4 anos e ele morando perto e a gente sem se falar nos tratando super mal, ai durante esses 4 anos ele se envolveu com a minha prima 2 anos só q escondido , ai eu decidir voltar a falar com ele agora com 18 anos , ai ele me contou da relação dele com a minha primA só q disse q a dois dias atras eles tinham terminado ai eu tive uma recaida ele quis voltar cmg eu acreditei q ele ainda me amava , eu resolvi assumir ele pra todo mundoo, contei toda historia pro meu pai q então ñ sabia , meu pai ficou decepcionado cmg quase foi embora minha mãe chorava toda noite por minha culpa meu irmão ficou d mal cmg.. e sabe tudo o q eu fiz por ele como ele me reconpensou ? me traindo com ela , eu quando voltei com ele conversei com ela perguntei ate se ela queria ficar com ele e ela disse q ñ , q tinha acabado , e o tempo todo q ele tava cmg , ele tava com ela, e ele ainda tem coragem de dizer q me ama e q eu fui a unica pessoa q ele amou… e ela age como se nada tivesse acontecendo .. eu dei a oportunidade dela ficar com ele e ela disse q ñ queria, preferiu ficar me traindo pelas costas.. e o pior de tudo é que agora ela vem morar na minha casa e eu vou ter q dormi no msm quarto q ela, eles vão continuar escondido vão ficar na minha casa no meu quarto na minha sala e eu ñ vou poder fazer nada, sei q sou nova e isso vai passar mas vai ser dificil passar com eles juntos dentro da minha casa .. preciso conversa com alguem porfavor me respondam..

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *