Como melhorar a auto-estima
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Como melhorar a autoestima

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Você consegue lembrar-se da última vez que teve um desequilíbrio emocional, em que as crenças em si próprio e as suas capacidades se escapuliram? Como é que conseguimos manter as crenças que temos em nós de forma a vivermos menos ansiosos e com mais alegria?Imagine as coisas que conseguiríamos realizar se tivéssemos a crença que éramos capazes de nos propor a fazer qualquer coisa (dentro dos limites do aceitável) para atingir os nossos sonhos e objectivos, especialmente se conseguíssemos manter um nível de autoestima que não fosse abalado perante nenhuma circunstância. O que é que você faria?

A autoestima surge da auto-imagem positiva que temos de nós, é algo que de forma pro-activa construímos. A autoestima não se constrói na passividade, nem quando pensamos que vem dos acontecimentos exteriores, a autoestima desenvolve-se no mundo real. O que se pretende é uma construção sólida, e isto só é possível a partir do nosso interior.

Citação: “Pessoas com elevada autoestima são as mais desejadas e, as pessoas desejadas em sociedade.” –  Brian Tracy

Durante as nossas rotinas diárias, a mente é especializada em procurar todo o tipos de coisas ou situações que fizemos mal, e certificar-se que estamos conscientes disso. Com esta força e tendência contra-produtiva que a nossa mente tem, beneficiaremos muito em regularmente trabalharmos no sentido de construir a nossa própria imagem.

É usualmente aceite que a forma como nos vemos a nós próprios afeta directamente tudo aquilo que fazemos. Pessoas com a autoestima elevada, promovem a capacidade para serem felizes, aumentam o seu bem-estar e consequentemente a produtividade nas suas vidas.

Uma história familiar a muitos de nós

Provavelmente você já passou ou está a passar por uma situação da sua vida em que se sente sobrecarregado, dia após dia as coisas vão-se acumulando (as que tem para fazer e o sentimento de responsabilidade daquelas que deixou por fazer), chegando a um ponto em que vê-se forçado a abrandar.

Deixa de fazer algumas das tarefas habituais, adia um prazo de entrega de algo, falta a alguns compromissos. Vai-se instalando um sentimento de decepção, pode até chegar a desenvolver sentimento de culpa. O stress faz-se sentir e o desânimo aumenta. No entanto, você levanta-se de manhã com a intenção de fazer nesse dia o que deixou por fazer no dia anterior, mas verificando a dura realidade que não conseguiu cumprir com as expectativas.

Você começa a cair num ciclo vicioso de acumulação de trabalho, tendo a percepção de que necessita dar um empurrão nos seus compromissos e obrigações. A sensação de incapacidade, de aperto e desespero vai aumentando, prejudicando e diminuindo a sua autoestima. Em consequência do sentimento de alarme que foi accionado ao seu ego, o impulso é grande para a construção de justificações e desculpas sobre o problema instalado.

No entanto, para aquele que tem um sentimento de falha, um sentimento de culpa e de incapacidade, outros sentimentos vão-se instalando, crescendo e minando a confiança em si mesmo. A probabilidade de cair no ciclo da procrastinação é grande, e este vício é um ótimo combustível para queimar a sua autoestima. Você criou um estado mental propício à autocrítica, autoavaliações negativas e descrença nas suas capacidades, aptidões e habilidades. Criou um estado mental autodepreciativo, que é um misto de lamuria, descrença e auto-imagem negativa.

Outras histórias exemplificavas poderiam ser abordadas, histórias de traumas, de abusos, de precariedade de vida, de humilhação, de stress psicológico, depressão, problemas agudos de ansiedade. Os casos e situações serão certamente muito diversificados dependendo da pessoa. De qualquer forma, independentemente das circunstâncias, os processos desencadeados e as incapacidades geradas são muitos semelhantes.

Enquadramento

Vamos olhar com atenção:

  • Autoestima = O quanto gostamos de nós mesmos
  • O quanto gostamos de nós mesmos = Nível de auto-domínio

O que é o domínio de si mesmo? É a habilidade que temos para nos conduzirmos a realmente fazer, o que queremos fazer, por outras palavras, tem a ver com a nossa autoconfiança autodisciplina. Uma pessoa que tem domínio sobre si mesmo, tem auto-integridade e capacidade para manter-se fiel às suas palavras e compromissos.

Cada vez que deixamos de ouvir a nossa voz interior, e não agimos de acordo com algo que nós precisamos, ficamos susceptíveis a perdermos a confiança em nós mesmos e nas nossas habilidades. Esta falta de auto-fé,  vai aumentando numa espiral descendente à medida que queremos realizar mais compromissos e objetivos.

Descrições de uma baixa autoestima:

  • Você pensa excessivamente sobre si mesmo, e analisa porque razão você é do jeito que é.
  • Você tem medo da adversidade, o que lhe provoca uma enorme angustia. Você pode ser alienado em relação e em oposição  aos seus pais, cuidadores e figuras de autoridade em geral.
  • Você não sorri facilmente. Você pode ter uma visão negativa, desesperançada de si mesmo, da sua família e sociedade.
  • Você sente-se muito cansado. Você pode estar relutante ou incapazes de definir e alcançar os seus objetivos.
  • Você fica com você mesmo. Você prefere ficar sozinho do que conhecer novas pessoas e estar com os outros.
  • Você afasta as pessoas. Você tem dificuldade em fazer e manter amigos.
  • Você evita olhar nos olhos dos outros. Você tem dificuldade com a confiança verdadeira , intimidade e afeto.
  • Você recusa-se a assumir riscos. Você sente-se carente e pode ter uma tendência a apegar-se à falsa independência.
  • Você pode criar efeitos e situações negativas. E em casos extremos, pode ser anti-social e talvez violento.
  • Coisas que outros não podem observar incluem: Você fala para si mesmo de forma negativa, você não diz a verdade  e/ou nem mantém a sua palavra, você não perdoa a si mesmo ou aos outros. Você pode não ter empatia, compaixão e remorso.

Aumentar a autoestima implica algumas mudanças de comportamento. O comportamento vai mudando com a prática e a intenção. A autoestima é uma realização, um processo que energiza e lhe dá motivação. Não é algo que nós temos, mas  desenvolve-se com a experiência das coisas que fazemos. A autoestima é a experiência de ser capaz de  enfrentar os desafios e promover a  felicidade.

Como trabalhar a autoestima

A maioria de nós está familiarizado com o conceito de impulso e/ou dinâmica. Quando fazemos algo bem, independentemente de quão pequena a tarefa seja, vamos construir energia positiva e a dinâmica necessária, que tendencialmente  poderá alimentar e energizar outras tarefas da nossa lista.

Por exemplo, se você tiver acabado de lavar todos os pratos, cortado a relva à frente da sua casa e ajudado os filhos a fazer os trabalhos de casa, será mais fácil para você, psicologicamente, transitar rapidamente para outra situação ou assunto e completar a tarefa seguinte. Você terá construído o impulso necessário para terminar as coisas. Isto acontece porque você está animado de energia, a qual utiliza na tarefa seguinte, impulsionado pelo sucesso gerado na execução da tarefa anterior.

Por outro lado, quando adiamos o que queremos fazer ou sabemos que devemos fazer, perdemos a força, e o mais grave de tudo é que perdemos a confiança em nós mesmos.

Uma forma de melhor entendermos estas questões pode ser através de um exercício mental. Imagine que você tinha um assistente pessoal na sua vida. Que você lhe vai pedindo para executar algumas tarefas específicas, à medida que ele as for executando de forma correta e acertada, mais segurança você vai ter nele, mais confiante vai ficando nas suas capacidades e prontidão.

Aos poucos, vai atribuindo tarefas mais importantes à medida que a confiança é reforçada. Você desenvolve um profundo sentido de confiança nessa pessoa e na sua responsabilidade perante as tarefas atribuídas. Você confia nele.

autoestima

Inversamente, se o seu assistente pessoal adia-se aquilo que lhe pedia para fazer, com prejuízo para si, certamente iria perder a fé nas suas capacidades para seguir adiante. Você deixaria de confiar nele. Consequentemente deixaria de lhe atribuir algumas das tarefas consideradas importantes, e provavelmente iria ponderar o seu despedimento.

Agora, pense em si mesmo como sendo o seu próprio assistente. Quanto mais se apoiar através de acções, mais segurança e confiança irá estabelecer em si mesmo. Irá então, ganhar mais confiança na sua capacidade de assumir e executar mais tarefas. As pequenas vitórias de nós mesmos, afetam diretamente o quanto gostamos de nós mesmos. Cada vez que conseguimos concretizar, realizar e seguir em frente, essa experiência torna-se num bloco sólido de autoconfiança, promovendo a construção de uma imagem mais positiva de nós.

Dicas para melhorar a autoestima:

Para construir  a sua autoestima, você deve estabelecer-se como o mestre da sua própria vida. Cada minuto da sua vida é um momento que pode utilizar para fazer coisas para se melhorar. Se você andou a adiar alguma tarefa ou acção durante grande parte do seu dia, não se martirize ou penalize por isso, mude o seu foco para o momento presente e o que você pode fazer. Comece com a menor coisa que acha que consegue fazer face à tarefa mais importante.

Apresento a seguir algumas dicas que lhe permitirão promover o impulso ascendente para a construção de uma melhor autoestima:

Comece com passos pequenos

Comece com algo que você pode fazer imediatamente e facilmente. Quando começamos com pequenos êxitos, construímos o impulso para ganhar mais confiança nas nossas capacidades. Cada tarefa completada, independentemente de quão pequena seja, é um passo importante na construção da sua confiança. Que pequenas ações você consegue fazer imediatamente, para demonstrar que é capaz de atingir as metas que estabeleceu para si mesmo? Por exemplo, limpe a sua mesa, organize os seus papéis, pague as suas contas, faça uma caminhada ou elabore a lista de compras.

Pondere ler o artigo: Um pequeno passo pode  mudar a sua vida – The Kaizen Way

Crie uma visão convincente

Use o poder da sua imaginação. Crie uma imagem de si mesmo como sendo uma pessoa confiante em que você aspira tornar-se. Quando você é essa pessoa, como você se sente? Como os outros o percebem? Qual é a linguagem corporal que utiliza? Como é que você fala? Imagine isso claramente na sua mente, com os olhos fechados. Sinta as coisas, sentimentos, a experiência de ser e de ver do ponto de vista dessa pessoa.

Este é um exercício muito utilizado por atletas para aumentarem os seus níveis de confiança. No fundo é uma ferramenta que todos temos ao nosso dispor: a capacidade de simular (imaginar) cenários que queremos que aconteçam. Pratique com regularidade. Coloque uma música de fundo que o relaxe ou que o energize. Quando você terminar, memorize esse estado, as sensações e atitudes que teve e o quão capacitantes e energizantes são.

Socialize

Saia da casa, convide um amigo para um almoço. A convivência com os outros dará oportunidades de estabelecer contacto com outras pessoas, e praticar uma comunicação efetiva e relacionamento interpessoal.

Fala ago arrojado

Como acontece com todas as habilidades, ficamos melhor à medida que vamos repetindo e praticando. Quanto mais vezes se propuser a fazer algumas das coisas que o assustam, ou sente dificuldade, menos assustador estas situações parecem e, mais preparado se irá sentir para as enfrentar e/ou realizar.

O simples facto de se propor a enfrentar algumas coisas ou situações em que se sente menos capaz ou mais incomodado, permitir-lhe-á desconfirmar a sua incapacidade. Provavelmente irá verificar que o receio era infundado, ou mesmo que exista justificação para esse medo, que tem igualmente a capacidade de o enfrentar e ser bem sucedido.

Pondere ler o artigo: Medo, livre-se dessa sensação incapacitante

Fala algo naquilo em que é bom

No que é que você é especialmente bom e gosta de fazer? Regularmente fazer coisas em que você é bom, reforça a crença nas suas habilidades e pontos fortes. Proponha-se a fazer aquilo que faz bem e que gosta, reforce-se e elogie-se a si mesmo. Perceba como é que faz essas coisas, em que estado se encontra quando se sente energizado?

Quando se sente em uníssono com a tarefa, o que é que diz para si mesmo, quais são as suas expectativas, qual é o seu estado de ânimo? Ninguém é bom em tudo o que faz, e igualmente ninguém é mau em tudo o que faz. Tente não utilizar qualificações de si mesmo do género tudo ou nada. Perceba que existem coisas que faz muito bem, leve isso em consideração.

Defina metas

De acordo com um estudo feito na Universidade Virginia Tech, 80% dos americanos dizem que não têm metas. E as pessoas que estabelecem regularmente os seus objetivos ganham nove vezes mais ao longo das suas vidas, comparativamente aos que não os estabelecem. Ao definir metas claras, práticas e exequíveis, você tem um alvo em direção ao qual se pode movimentar.

Com o estabelecimentos de metas, os passos e acções que faz estão direcionados para a obtenção de um resultado.  Quando você tomar um conjunto de medidas para alcançar esse objetivo (claro e específico), irá construir mais confiança e autoestima nas suas habilidades para seguir em frente.

Ajude os outros a sentirem-se bem

Ajude alguém ou ensine-lhe algo. Quando você ajuda outras pessoas a sentirem-se melhor e a gostarem delas, certamente irá fazer você sentir-se bem consigo mesmo. Veja o que você pode fazer para os outros se sentirem bem ou estimulá-los a sorrir. Talvez dando-lhes um verdadeiro elogio, ajudando-os com alguma coisa ou dizendo-lhes que você os admira.

A interação social, a convivência e a interajuda, são fundamentos e pilares de construção da felicidade de cada um de nós. São fatores de promoção de bem-estar, pois enquanto seres humanos somos seres gregários, por outras palavras temos a necessidade de viver em grupo e em contacto como outros. O contacto e a partilha são duas condições necessárias ao bom desenvolvimento e crescimento saudável. É na interação e contacto humano que se fundamenta a vida. Os laços e os sentimentos que se criam são promotores da autoestima e autoconfiança.

Obtenha clareza nas várias áreas da vida

Esforce-se para obter clareza nas áreas de vida que precisam mais da sua atenção. A sua auto-estima está relacionada com o seu auto-conceito em todas as áreas importantes da sua vida. Anote todas as categorias principais da sua vida (sentimental, financeira, profissional, social, pessoal, familiar, sexual, entre outras). Em seguida, avalie numa escala de 1-10 em cada área. Trabalhe nas categorias que pontuou mais baixo. Cada área afeta as outras áreas.

Desta forma invista na obtenção de um melhor bem-estar nas áreas de vida que percepciona como menos satisfatórias, analise os pontos fracos e fortes e elabore uma forma de poder minimizar o problema ou melhorá-lo.

Por vezes, um dos erros comuns que as pessoas comentem é percepcionar algumas áreas da sua vida como tendo necessidade de melhorar, para isso iniciam algumas acções, e se passado algum tempo verificam que não melhoram, desistem. Alerto para o facto de que algumas alterações e/ou melhorias levam tempo a surtir efeito, pelo que não deve esperar uma melhoria repentina, mas sim a médio ou longo prazo.

Construa um plano

Ter um objetivo por si só, pode não surtir o efeito desejado. Deverá tentar esclarecer-se do que é necessário para conseguir realizar os objectivos a que se propõe. Um dos principais motivos para alguns de nós ficarmos pelo caminho ou vermos a nossa vontade paralisada para realizar algo, deve-se ao facto de não construirmos um plano para alcançar os objetivos desejados.

Por vezes não sabemos o próximo passo a ser dado, movimentamo-nos ao acaso, não tendo uma noção correta para onde nos dirigimos ou se nos estamos a afastar daquilo que queremos. Quando você se propõe a confeccionar um bolo, certamente terá muito mais sucesso se seguir as instruções claras e específicas da receita, do que jogar ingredientes aleatoriamente para dentro da taça.

Pondere ler o artigo: Como conseguir atingir objetivos na sua vida

Motive-se

Leia algo inspirador, oiça uma música que o energize, converse com alguém que possa elevar o seu espírito. Procure algo que o possa motivar para se tornar uma pessoa melhor, para viver mais conscientemente, e para tomar medidas preventivas no sentido de criar uma vida melhor para si e para os outros.

Tente perceber aquilo que mexe consigo, que lhe fornece energia, que o faz levantar-se cedo da cama, que lhe dá uma vontade enorme de concretizar e realizar algo. Se não consegue encontrar ou sentir isso, imagine para si o que gostaria de fazer.

Podem ser pequenas coisas ou grandes coisas, isso não é o mais importante, o que realmente importa é perceber como é que se energiza e onde pretende colocar essa energia. Normalmente as duas coisas encontra-se juntas, ou seja, aquilo que nos dá energia é exatamente aquilo onde queremos aplicar a nossa energia. É como que um feedback positivo, começamos a gostar de fazer algo, ou imaginamos fazer algo, e ao propormo-nos a fazer, automaticamente, gera-se mais vontade de continuar. Desta forma, motivar-se para fazer algo é sempre uma estratégia de ganhar/ganhar.

Afirmações

Use afirmações, mas de forma adaptativa. Não me refiro a afirmações em vão, vazias e ocas, onde nos limitamos a dizer umas quantas coisas positivas na esperança que isso funcione. As afirmações são muito capacitadoras e orientadoras, mas apenas se forem suportadas e acompanhadas de ações. Sentado no sofá e dizendo: “Estou muito motivado e  energizado para produzir” apenas esta frase não acrescentará nada à sua vida. Diga algo como “Eu estou sentado aqui neste sofá, sinto-me improdutivo, será isto o ideal para mim? O que é que eu poderia fazer?”

A sua afirmação tem que ser sentida e coerente com aquilo que pretende realizar. Assim que você seja honesto consigo mesmo, proponha-se a fazer algo, mesmo que seja um pequeno passo, faça alguma coisa de acordo com a sua afirmação.

Deixe de comparar-se

Pare de se comparar a outras pessoas. Uma baixa autoestima decorre do sentimento de sentir-se inferior aos outros. Por exemplo, se você fosse a única pessoa no mundo, você acha que poderia ter  uma baixa autoestima? A autoestima só entra em cena quando há outras pessoas à nossa volta e percebemos que somos inferiores. Não se preocupe com o que seu vizinho está fazendo.

Perceba o que quer, daquilo que é capaz, e eventualmente o que tem de melhorar ou mudar para alcançar os seus objetivos ou sonhos.

Ainda que todos nós possamos ter um tendência quase inata para a comparação, tente relativizar  o máximo que conseguir quando sentir que se está a comparar.  Podemos ter algumas pessoas que nos sirvam como modelo, mas se assim for, isso deverá servir para perceber em que deveremos trabalhar ou desenvolver para nos aproximarmos daquilo que queremos e não para nos depreciarmos.

Certamente que se nos comparamos com alguém que nos serve de modelo, estaremos provavelmente alguns passos atrás. Se accionarmos uma visão construtiva e positiva iniciaremos um conjunto de açções, passo  a passo, pouco a pouco seguiremos para a obtenção do resultado desejado.

A reter: A autoestima vem do domínio de si mesmo. Quanto mais coisas você se propuser, quanto mais coisas for conseguindo realizar (mesmo as pequenas coisas) e passo a passo for obtendo êxito, mais confiança vai crescendo em você, sedimentando a sua autoestima. O seu nível de autoestima afeta a sua felicidade e tudo que você faz.

Impulsione a sua autoestima

Se até aos dias de hoje, e apesar de todos os seus esforços não tem vindo a conseguir melhorar a sua autoestima, e gostaria de ter acesso a algo mais aprofundado e orientador, passo a passo, quero dar-lhe a conhecer a minha palestra em vídeo: Como Melhorar a Autoestima e Autoconfiança.

Para ficar a saber mais =>> Clique Aqui.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Como já disse (escrevi) em postagens anteriores, os seus “posts” tem a capacidade de gerar felicidade, pois, nos coloca de uma forma positiva diante da vida e ainda nos oferece a “busca” de mais matérias aos assuntos pertinentes.
Deus lhe abençoe sempre!!
Atenciosamente,
Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Nicoli

EU também adoro suas materias!!!
Parabéns e obrigada pois me ajudam muito!!

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Muito bom Miguel não terminei de ler tudo mais vou termina.
Queria fazer sugestação para post no Blog de:”Como perde a Tímidez naturalmente e arruma amigos, coisas de desse tipo.

Você iria me ajuda e muito outras pessoas que são tímidas e não tem amigos.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcos, obrigado pelo comentário.

Vou ponderar a sua sugestão, acredito ser um bom tema e que muitas pessoas possam ver utilidade. Obrigado pelo sugestão. Este espaço é de todos e é sempre importante perceber aquilo que alguns leitores gostariam de ler.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Acho ótimo também, adorei… mas infelizmente vontade eu ate tenho, mas não sou muito capaz mesmo porque além de tímida sou insegura, desorganizada e muito lerda e sem memória. Me esqueço de tudo. De que adianta tentar fazer as coisas se esqueço o que estou nas mãos por onde vou eu deixo e depois nem lembro onde esqueci… to perdida!!

Avatar for Miguel Lucas
rick

Fernanda,
Pensar desta forma é que te deixa mais perdida.
Mude seus pensamentos, o que vai acarretar uma mudança de atitude e a atitude vai remodelar seu cerebro e possibilidades.
Voce tem uma máquina incrível para aprender a dominar, e e seu sentimento de gratidão, pelo que tem, vai mudar seus pensamentos. (olhe do lado, tem pessoas que não veem, que nao falam, etc etc, e sao infinitmente felizes) Leia bem o post acimar, ele é sensacional. bj

Avatar for Miguel Lucas
Alan

Fernanda:

Isto é o que você está pensando sobre você…
E o pior, está conformada com esta sua maneira de ser.
Esqueça quem você é. Concentre-se em quem você quer ser!
Ainda que persista o pensamento de que é esquecida, pense, lute e atue para ser uma pessoa dinâmica e muito ativa.
Lembre-se: Somos que pensamos que somos. Nos transformamos em quem dia e noite desejamos ser.
Fé em Deus. Força!

Avatar for Miguel Lucas
Erlis

FERNANDA:

Já ouviu aquela velha história, para mudar o mundo mude você mesmo? Mas não te explicam como mudar a você mesmo?
Pois é…aconselho você a procurar um psicoterapeuta para ele tentar te ajudar a desvendar algumas diásporas na sua vida.
Alguns processos inconscientes que estão te impedindo de seguir e alguns esquemas disfuncionais que você adquiriu durante sua vida.

Avatar for Miguel Lucas
Janete

Calma Fernanda, já que é assim. vou ti dizer daqui algumas qualidades que pude observar em você, 1-inteligente 2-escreve bem. e tá muito acertadamente achando que pode melhorar. isso é tudo se voce acha que pode melhorar. é por que já tá melhorando e parabéns por isso. por acreditar e buscar dias melhores

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Olá Miguel,
Parabenizo-te, mais uma vez, por seu artigo.
Verdadeiramente nos remete a busca de viver e conviver melhor.
Deus te ilumine sempre.
Atenciosamente,
Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriana, obrigado pelo comentário.

Essa é mesma a intenção da Escola Psicologia, contribuir para uma vida melhor dos leitores.

Fico muito agradecido pelas suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Devanil

Adoro o site, parabéns 🙂

Tenho aqui uma sugestão, hoje em dia as pessoas têm cada vez menos tempo. Um artigo grande como esse eu preciso parar várias coisas para lê-lo.

Gostaria de sugestionar artigos menores, para vermos antes de sair de casa 🙂

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Devanil, obrigado pelo comentário.

Percebo a sua sugestão. E acredito ter razão quando diz que as pessoas não têm tempo. De qualquer forma, e seguindo o objetivo da Escola Psicologia, pretendemos sempre, fundamentar e enquadrar a informação para que os leitores possam perceber alguns conceitos necessários para o sucesso e eficácia daquilo que se propõe aos leitores para fazerem. Para que as dicas, estratégias ou outra qualquer informação surtir efeito é necessário, enquadrar os assuntos (e não apenas descrever as dicas de forma muito sucinta)

Pela experiência que tenho, dicas soltas e demasiado sintéticas não surtem o efeito desejado, e muito menos o efeito que supostamente “dizem” ter. Por isso optamos por artigos mais completos para que a probabilidade de surtirem efeito aumentar.

Volto a dizer que percebo a sua sugestão e provavelmente tem razão, os artigos implicam algum tempo e dedicação para serem lidos 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Allan

Excelente Artigo!

Continue escrevendo e auxiliando com suas postagem, Miguel!

Quanto ao tamanho, concordo com o que VOCÊ falou Miguel!

As pessoas que realmente tem o problema não terão preguiça alguma de ler!

Ao contrário, ficarão extremamente agradecidas pela completa fundamentação!

Estava lendo um livro sobre o assunto, de autoria de Nataniel Branden, mas o seu artigo veio muito bem a cabalhar, você descreveu muito bem essa questão.

Espero poder aplicar as sugestões e dicas e obter bons resultados com ela.

Obrigado novamente,

Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Mark

À medida que ia lendo o post ia-me revendo parágrafo por parágrafo.
Travo uma luta constante cmg mesmo para fazer tudo. Digo inúmeras vezes que vou fazer isto ou aquilo e depois acabo por não fazer nada.
Faço as coisas em cima da hora quando já não tenho mesmo tempo nenhum e o deadline está a chegar.
Creio que tenho uma baixa auto-estima depois do que leio e adorava melhorar pois já passei por momentos muito infelizes por não ser quem eu quero ser e por andar sempre a adiar tudo na minha vida. Quando penso em coisas que adiei (como emagrecer) e que tentei mtas vezes, sinto uma angústia por pensar que poderia ter feito algo à anos atrás e que agora poderia estar melhor. Mas em contrapartida depois nao ajo activamente para encontrar as soluçoes para os problemas.

Mais uma vez, parabéns pelo artigo. Gosto de ler o que o Miguel escreve pois demonstra que percebe do assunto.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mark, obrigado pelo comentário.

Está sempre a tempo de poder melhorar alguns dos aspectos que descreveu. Tente orientar-se por aquilo que quer, por aquilo que gostaria de conseguir fazer. Se se propuser a fazer coisas de acordo com os seus objetivos, irá ver que tem a capacidade para realizar muitas das coisas que deixou por fazer. Comece pouco a pouco, passo a passo, vá cumprindo pequenas tarefas, pequenos objetivos, isso irá permitir gerar energia para continuar no caminho dos seus sonhos.

Persistência e dedicação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Reis

Olá Miguel,
Este artigo é inspirador. Sempre tive problemas de baixa auto-estima e foi apenas quando decidi ir sozinha estudar no estrangeiro que me comecei a aperceber de todas as coisas que foste relatando ao longo do artigo.
As atitudes que tiverem um maior impacto na minha auto-estima foram:
– Definir metas possíveis
Na minha adolescência tinha imensos sonhos que sabia serem impossíveis (não tivemos todos?). Não sabia por onde começar a trabalhar para os conquistar e isso foi degradando a minha auto-confiança. Tornei-me uma pessoa tímida.
Anos mais tarde comecei a definir metas para a minha vida. Metas pequenas que eu poderia concluir sem problemas e, assim, aos poucos fui reavendo o controlo sobre a minha vida. E isso fez toda a diferença.
– Buscar o equilíbrio nas várias esferas da minha vida
Eu vivia apenas na minha cabeça. Media o meu sucesso apenas pelas minhas notas na escola. Fui deixando o resto da minha vida em suspensão e nunca me preocupei com isso. Até que percebi que o equilíbrio é fundamental para a auto-estima e para a felicidade.

A auto-estima é um processo, é algo que cresce e muda connosco. E raras são as pessoas que nos ensinam algo de valioso sobre isso.

Obrigada pela leitura inspiradora.
Um grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá colega Ana, obrigado pelo comentário.

O seu testemunho é representativo do ciclo descendente que nós mesmos criamos acerca das nossas capacidades, baseados na grande maioria das vezes em medos infundados.

É igualmente representativa a forma como conseguiu ir debelando algumas das suas incertezas e dificuldades, pouco a pouco, colocando-nos à prova, lá vamos desconfirmando alguns dos “fantasmas” virtuais, que assombram o nosso bem-estar e sucesso.

Obrigado por partilhar a experiência de quem na prática sentiu as incapacidades de uma baixa auto-estima e igualmente como conseguiu construir a auto-estima através de acções orientadas.

A vida é feita de pequenas conquistas, de pequenas “coragens” que se vão sedimentando e construído a nossa imagem (positiva).

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa Neto

Gostaria de ter um blog de bate papos, para debatermos nossos problemas, e termos uma nova visão…

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Sempre pensei nisso tambem.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Caro Miguel Lucas,
Eu imaginava que tinha problemas de baixa auto-estima, e ao ler seu artigo, pude verificar que isso ocorre de fato. Gostei bastante da forma clara e objetiva que descreves os sintomas para identificar e os passos para melhorar. Irei iniciar a leitura dos outros textos que você sugeriu ao longo do artigo. Muito obrigado por compartilhar estas informações!

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Anderson, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que ao ler os artigos consiga ir implementando algumas estratégias que lhe permitam ir ao encontro dos seus objectivos.

Se for dedicado, persistente e acreditar que consegue, certamente será bem sucedido 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
eugenio hubert

caro miguel
e primeiro contacto,par saudar os temas
Porem gostaria de ver mais desenvolvido o tema auto estima.
No meu Pais Independente Ha 36 anos,precisamos de aspectos praticos para superar a inercia e as varias e inumeras dificuldades.
Por exemplo apesar de termos um industria em vias de desenvolvimento,e frequente ver gastarem-se milhoes de dolares em importaçoes de de produtos faziveis,embora em pequena escala
localmente.A mente de importar esta generalizada

Avatar for Miguel Lucas
Tristeza

Miguel, tenho a relatar pra vc meus sentimentos de auto-estima baixa… bom, eu era normal mto feliz por ser quem eu era, o tempo foi passando e eu fui mudando, ficando mais "travado" seila, ultimamento ando muito para baixo, não acho meu sorriso bonito, me sentindo inferior.. e por causa do meu tamanho tmb, sou baixinho e não queria ser assim, isso é oque mais afeta na minha auto-estima, queria saber oque posso fazer pra ver se volto a ser, o garotão alegre, brincalhão que fazia todos rirem.
Valeu, abraço, fica com Deus!

Avatar for Miguel Lucas
Virginia

Seus posts sempre motivadores para minha vida.
Ando em uma situação particularmente estranha, talves nem tanto estranha como me parece, acho que ando prestando mais atenção nas minha açoes do que constumava fazer. A situação é a seguinte: Estou em curso de pós-graduação, já tive 3 encontros, me enturmei no primeiro dia como se usa muito trabalhos em grupo em meu grupo tem uma rapaz de 34 anos, muito alegre, espancivo, gozador, é um cara simpatico, no grupo tem mais 3 mulheres eu sou a unica solteira, confesso que já passou pela minha cabeça ele como um potencial parceiro, só que ele trata as outras com um certo carinho, mais atenção é mais brincalhao comigo é diferente, ou eu estou tornando diferente, nao sei relaxar, essas coisas me incomoda, eu fico achando que eu nao sou agradavel, nao exerço algo confiavel, acho que isso tem muito a ver com estima e confiança. Sempre nao sei o que passa e nem sei como agir.

TEm algo para me dizer?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Virgínia, obrigado pelo comentário.

É normal você estar mais preocupada e mais vigilante com as suas acções, dado que parece ter algum interesse especial pelo rapaz. É no entanto importante perceber que não deve personalizar tudo o que envolve o comportamento do rapaz, ele pode estar agindo dessa forma e pode não ter nada a ver com as suas características pessoais. Ele pode até estar a agir dessa forma porque também ele pode estar interessado e evitar interagir consigo como interage com as outras pessoas. Aquilo que é importante, é saber aquilo que quer, aquilo que gostaria de lhe dizer e a forma como quer interagir com ele. Basta ser aquilo que é, talvez um pouco mais simpática e atenciosa que o normal 🙂

Não se interprete a si mesma apenas com base no comportamento dos outros para consigo, isso pode levar a erros de avaliação e começar a agir de forma contraproducente aquilo que deveria.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
zenir rodrigues

____adorei as dicas , vou coloca-las em pratica a partir de já .Sei que não sera fácil , mas , preciso urgente aumentar meu amor -próprio, me livrar da dependencia do cigarro e outras tantas dependencias.

Avatar for Miguel Lucas
jane

eu tenho baixa auto estima, e por mais que eu tente me dominar não consigo e a cada erro é motivo pra me afundar mais ainda, vivo chorando direto (como agora), e insatisfeita comigo mesma, sempre leio livros de auto ajuda. frases para me colocar pra cima, falo q vou fazer tudo aquilo, mais basta acontecer algo de negativo pra mim q acabou tudo, volto a ficar pra baixo me martilizando! é muito dificil…espero um dia conseguir.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Jane, obrigado pelo comentário.

Jane você tem em si a resposta e igualmente a solução do seu problema. Ainda que possa ler alguns livros de auto-ajuda e até mesmo os artigos da Escola Psicologia, o mais importante de tudo e diferenciador é passar à ação. Pense numa estratégia e em algumas dicas para melhorar aquilo que sabe que necessita de ser melhorado. É necessário fazer coisas, umas surtirão efeito outras não, mas deve-se manter persistente e esperançada numa melhoria. Mesmo sentido-se em baixo e com alguns sentimentos negativos, deve orientar-se por aquilo que quer melhorar e como quer ser, ao invés de se incapacitar pelos seus sentimentos negativos.

Sorte e convicção
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Muy bueno su contenido. A vida é uma batalha.

Avatar for Miguel Lucas
Ju

Excelente post, muito edificante!

Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ju, obrigado pelo comentário.

Agradeço a sua força 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Wilton

Sofro bullying na escola eu chego em casa muito triste todos falam que nao sirvo pra nada me humilham na frente de todos fico sem reaçao ja tentei suicidio por favor me ajuda Miguel

Avatar for Miguel Lucas
Wesley

Eu sofro bullying chego todo dia triste em casa eles falam que nao sirvo pra nada me agridi me envergonham na frente de todos e fico sem reaçao me da um conselho ja tentei ate suicidio

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Wesley, obrigado pelo comentário.

A informação que disponibilizou não me permite sugerir nenhuma estratégia prática.

Fique com a noção que certamente possui em si recursos que podem ajudá-lo a minimizar a sua situação atual. Junto as pessoas responsáveis da escola, junto da família e amigos.

Não confunda aquilo que os outros lhe dizem, com aquilo que é na verdade. Essas pessoas provavelmente estarão a ser injustas consigo.

Sorte e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Márcio Simão

Olá Miguel,

Parabéns pelo artigo e pelo blog! A cada leitura absorvo tanta coisa boa!

Sou brasileiro e confesso que fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo contente, descobrindo um conteúdo tão rico em português!

Virei visitante de carteirinha como dizemos aqui no Brasil!

Um grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Márcio, obrigado pelo comentário.

Fico contente por gostar da Escola Psicologia e sobretudo por ver os nossos artigos como uma mais-valia.

Boas leituras e volte sempre. Gostamos de o ter por aqui.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Helena

Adorei tudo, sei que foi muito difícil ler todo o artigo de uma só vez. É que tenho pouco tempo, mas me vi em cada uma das coisas que ia lendo. É que tenho baixo auto-estima e isso me atrapalha muito no meu dia a dia. Tenho que me livrar disso o mais rápido possível, mas não consigo. Até hoje não consegui tirar minha habilitação por conta disso. Não consigo fazer o exame de rua porque tenho muito medo. Me mande por favor sugestões que possam me ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Helena, obrigado pelo comentário.

Com a devida motivação e aplicação de algumas das estratégias propostas é possível melhorar o seu problema de auto-estima diminuída.

Leia também alguns dos nossos artigos sobre auto-confiança e timidez:
http://www.escolapsicologia.com/estrategias-extraordinarias-para-melhorar-a-auto-confianca/
http://www.escolapsicologia.com/como-superar-a-timidez/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Cindi

Olá gostaria de lhe parabenizar pelas mensagens de motivação, pois são de grande ajuda. Coloquei em meu blog sobre a timidez, com os devidos créditos. Deus te abençoe e continue te dando sabedoria.

http://preciososaosolhosdopai.blogspot.com/

Avatar for Miguel Lucas
maria

Bom entrei no sua pagina pois sou uma pessoa que está precisando muito de ajuda,tenho a auto estima muito baixa,não gosto de mim mesmo,queria ser difernte,agir diferente,tem dias que eu preferia nem existir pois me acho um nada,me acho uma pessoa sem lugar no mundo,fui rejeitada pelo meus pais quando nasci,moro com uma senhora de idade,tenho poucoquissimos amigos,não consigo me relacionar com as pessoas,vivo “tracanda” em casa,ou seja não saiu muito,não consigo fazer novas amizades,ninguem me entende,só melhoro um pouco quando vou para o interior que esqueço da minha vida fracassada na cidade….

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria, obrigado pelo comentário

Por lapso só agora respondo.

Apesar da descrição que fez acerca da situação em que se encontra, não posso deixar de lhe transmitir a mensagem que é possível mudar. Que é possível fazer coisas para ir ao encontro daquilo que pretende ter ou que aconteça. Não se confunda com as suas dificuldades, mesmo que as sinta é possível, aprender como ultrapassá-las. Siga aquilo que quer alcançar, movimente-se pelos seus objetivos e não por aquilo que teme ou receia.

Sorte, ação e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
eliane

Achei a escola de psicologia , procurando artigos sobre auto estima, depressão,motivação. Estou numa fase da minha vida , que infelizmente devido a vida profissional muito estressante,estou adoecendo. sou professora há 12 anos , estou com 22 turmas, trabalho no interior e moro na capital ,tenho q viajar quase todos os dias, escolas sem as mínimas condições dignas de trabalho, rebeldia dos alunos, cobranças. Estou num quadro de estress muito elevado, sinto dores de cabeça, tontura, dores musculares, a mandíbula parece q vai travar de tão rígida ,chorando a toa, e sinto q a depressão está querendo tomar conta. Pois ultimamente só tenho vontade de ficar na cama, n estou me sentindo animada pra nada , fora a fadiga q sinto, como se não tivesse energia pra nada.
Queria parabenizar Miguél vc pelos artigos, pelas informações. Assim como eu, milhões de pessoas sofrem com várias enfermidades , e vc está contribuindo para o alívio desses males através da informação.
Abraços, eliane

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eliane, obrigado pelo comentário

Na sua descrição, abordou claramente as questões que estão a contribuir para o aumento do seu mal-estar. Ao ter consciência disso, já deu um grande passo no sentido de poder gerir algumas das suas exigências e acima de tudo perceber os seus limites. É necessário estar atenta à recuperação da sua energia, tente fazer algumas coisas de compensação, nem que seja perceber que tem motivos para estar a passar pela angustia que está sentir. Tente não confundir-se com as suas sensações físicas ou com o seu desespero, eles são reacções daquilo que enfrente e não a própria Eliane. Cuide um pouco de si!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
v.e.

O grande problema, meus caros, é que todos essas receitas de bolo prontas sobre auto-estima, não levam em conta que fazer aquilo que nos dá força pode não ser possível devido a limitações físicas, por exemplo.

sugiro uma releitura deste texto.

Paz.

Avatar for Miguel Lucas
Mila

Oi Miguel,

Não costumo postar comentários em artigos, mas o seu está tão bom que me inspirou comentar e te parabenizar! Salvei no meus ‘favoritos’ para ler de vez em quando, pois adorei a fundamentação e contextualização, vale à pena parar pra ler, refletir e colocar em prática. É isso que me proponho a fazer porque também vou iniciar terapia e já comecei lendo algumas coisas. Aqui já obtive várias dicas para melhorar a auto-estima!!!

Muito obrigada e fica com Deus,

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Ana Elisa

Olá Miguel,

Parabens pelo artigo.

Grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Elisa, obrigado pelo comentário

Volte sempre.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Brisa

Olá,
Gostei do post, algo que muitos necessitam e não conhecem. Acredito que a auto estima é capaz de estimular atividades incríveis, tornar exercícios agradáveis e sentir prazer em sorrir. Sem dúvidas é um ótimo tema.
Sou professora de Marketing em uma instituição pública e a parte mais difícil em criar novos empreendedores é autoconfiança. O que interfere diretamente com a auto-estima.
O site é útil e informativo.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Brisa, obrigado pelo comentário

Fico agradecido pelas suas palavras. A auto estima e auto confiança são conceitos base na nossa identidade e faz-se sentir em tudo o que fazemos, por esse motivo em qualquer área da nossa vida é importante trabalhar e desenvolver.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
shamie

Eu gostei imenso todos os artigos e gostari que sempre ficasse a comunicar com voces quando necessario.

Avatar for Miguel Lucas
João

Olá Miguel.

Quero felicitá-lo pelo excelente post.

Obrigado por respomder a muitas das pergutas que rondam a cabeça de tanta gente…

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João, obrigado pelo comentário.

Tentamos sempre que possível, escrever a pensar nos leitores e na melhor forma de podermos transmitir informação que possas ser facilmente aplicada nas suas vidas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Mag Iarossi

Parabéns pelo texto, muito claro. Desde criança sempre percebi teer uma baixa auto estima, comecei e parei terapia algumas vezes, agora estou fazendo novamente, devido a um problema de saúde, e enho trabalhado com ela vários “temas” que me atrapalham a vida, e somente agora a ler seu texto percebi que tudo o que venho lutando contra é tudo devido a baixa auto estima, me vi em cada linha, em cada exemplo. Sei que preciso sair dessa situação mas me parece mto trabalhoso, e mtas vezes me pergunto será que vou me adaptar sem tdos esses conflitos.

Um grande abraço,

Mag

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mag, obrigado pelo comentário

Fico contente pela utilidade do artigo para você. Com persistência e ajuda, a probabilidade de conseguir melhorar é grande. Força e persistência.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Primeiramente queria dar os parabéns pelo post. E dizer que a cada palavra,frase a cada situação que você descreve no post, parece estar falando frente à frente com a minha pessoa. Caro Miguel, tive um problema enorme na infancia impedindo a comunicação com demais pessoas, assim me tornando um adolecente timido, escondido, apagado sempre satisfazendo os desejos dos demais mas nunca os desejos próprios. Creio ter um grande problema com baixa Auto-Estima, que foi dificiul acreditar mas depois de ler seu post agora tenho certeza. Por favor me encaminhe dicas,formas que possa melhorar a minha vida e a comunicação com os demais pessoas que é um problema serio que tenho! Desculpe-me pela menssagen enorme obrigado e um enorme abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Diego, obrigado pelo comentário

O importante é ter a noção que apesar de ter um problema, esse problema pode ser melhorado através da aplicação de um conjunto alargado de estratégias que são eficazes quando bem aplicadas e treinadas.

Fique atento aos nossos artigos, pois a grande maioria deles apontam sempre para a capacitação de competências e forma de pensar viradas para a positividade e solução

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Jimmy

Primeiramente parabéns pelo site !
Sou brasileiro mas descendente de orientais, por isso sempre fui muito tímido e reprimido. Hoje estou com 34 anos e percebi só agora, lendo esse artigo, que eu era e continuo uma pessoa com baixíssima auto-estima. Sempre desisti das coisas que não consegui realizar achando que era normal. Antes mesmo já penso que não conseguirei fazer algo.
Com toda certeza esse site me ajudará muito!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Jimmy, obrigado pelo comentário

O reconhecimento de alguns dos nossos problemas, é o primeiro passo para a melhoria. É importante que saiba que a auto estima pode ser aumentada de forma eficaz, com trabalho e dedicação.

Continue lendo as nossas sugestões

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
lena

Ola DImmy…gostaria de te conhecer….fazer amizade,que acha? me add…bj

Avatar for Miguel Lucas
Dercio

parabens pelo artigo. acredito que continuar a ler as sugestões dadas por voces ira melhorar muito a minha maneira de viver e conviver e ainda emfrentar qualquer dificuldade que me apareca.

dercio, Mocambique

abraços

Avatar for Miguel Lucas
josé Luiz Gonçalves

miguel pelo que li vc é de portugal e eu sou aqui do brasil,seu post foi o que melhor define o que é auto estima e como se pode sair do buraco que as vezes me encontro por não saber lidar com a baixo estima,obrigado vc me ensinou como levantar de verdade minha auto estima,continue assim e fique com deus

Avatar for Miguel Lucas
deronilde ribeiro da silva

olá,vc deve ser um desses anjos escolhidos por deus , para ajudar aqueles que prescisa!!amei o seu artigo e creio que vai me ajudar;pois é td como vc escreveu..abraços deus o abénçoe..

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Deronilde, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo. Fico super lisonjeado com as suas palavras 🙂

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
kelzinha

Mto bom!! mas,com um turbilhão de coisas q aconteceram em minha vida e eu só desisto de tudo e vou dormir como saber a causa da minha alto-estima andar tão rasteijante em tudo.
E Parabéns!!! vc é ótimo no que faz.

Avatar for Miguel Lucas
angel

estou muito desmotivada.
as mulheres possuem uma inveja cruel e destroem tudo ao redor.
perdi meu emprego, estou com depressão.
apenas sou uma pessoa sincera, correta, não faço e nem falo nmal de ninguém…e ai lá vem a inveja destruidora.
Sou uma mulher solitária devido a isso: inveja.
ai eles falam….não liga…não dá bola…
mas como??????????
como ter alto estima nesse mundo?
alguem pode me dizer?
observam a roupa, tua risada, teu jeito…pra te destruir…
qual a saída?

Avatar for Miguel Lucas
Afrodite

OI querida Angel,
Depois de muitos anos de sofrimento,os quais você nem imagina que passei descobri uma coisa chamada autopreservação(não sei se é assim que escreve rsrsrs)eu acho que você deve ser uma pouco mais fechada,não se doar tanto, as pessoas não merecem tanto de você. Guarde o seu sorriso,seu jeito meigo, pra quem te ama e te respeita. Os outros são só os outros, são indivíduos que já se armaram porque sofreram com isso antes de você. Eles tem medo de se magoar e maltratam para que ninguém perceba o complexo de inferioridade e a infelicidade que há dentro deles.Acontecia isso comigo também e depois que aprendi a me defender, a não me preocupar tanto com o que vão falar de mim se eu responder ou dizer que não gostei do comentário e essas coisas…
Na sexta-feira antes do Natal eu fui trabalhar com um vestido vermelho e um abestalhado me chamou de “dama de vermelho”, eu não gostei,pq toda cor que eu apareco me arranjam um apelido, então eu respondi: Bom dia pra vc tb! E segui em frente!Fiquei com raiva mas não dei o gosto de verem que isso me afetou entende!
Beijos querida e espero que o que escrevi tenha te ajudado!Assim como vc tb tento vencer esse triste sentimento de baixa auto-estima!abraços!!!!

Avatar for Miguel Lucas
oliveira

Mt bom mesmo !!
parabens amigoo
Deus te abençoe
agradeço pela ajuda ”

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Oliveira, obrigado pelo comentário.

Gostamos de o ter por aqui, e que os artigos possam contribuir para o seu bem-estar

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
AndeeR

Mtoo bom !! Estava presizando ler isso 😉
A minha baixa auto-estima é com meu corpo ,sou magro .. Nao gosto de sair, Muita gente fala pra mim “cara, vc ta muito magro …” fico mais triste ainda, so fico em casa, ando muito desanimado da vida, nao penso num futuro bom pra mim, oq fazer ?? preciso de uma resposta ..

Ate mais, Abraços …

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ander, obrigado pelo comentário

Pode não ter a sua auto-estima baixa. Aquilo que pretende é ganhar algum peso, foque-se nisso, faça coisas para melhorar esses aspeto, sem que necessariamente a sua vida ou o seu valor dependa disso. Todos gostamos de melhorar alguns aspetos, sinta-se motivado para isso, sinta que tem em si a possibilidade de fazer algo por si.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Ola!

Sou do Brasil e me sinto muito feliz em ter conhecido seu trabalho, gosto muito dos temas que aborda,já procurei muito ler sobre eles anteriormente mas nunca havia encontrado algo com um conteúdo tão rico, consegue transmitir o assunto de uma forma que o leitor entende e ao mesmo tempo aprende, muito bom mesmo, quero continuar acompanhando seu trabalho pois está me ajudando a enxergar a vida de uma forma mais positiva obrigada por sua ajuda estou muito satisfeita em ter tido essa oportunidade de poder contar com tanto aprendizado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Claudia, obrigado pelo comentário

O objetivo da Escola Psicologia é esse mesmo: colocar as matérias de forma simples, prática e que o leitor consiga aplicar de forma eficaz na sua vida.

Fico muito contente por estar a colaborar no seu esclarecimento e contribuir para olhar a vida de forma mais positiva.

Boa continuação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

gostei muito do seu conteudo, e gostaria que me ajudasse,por favor nao por email; uma colega minha falou pra mim que eu mudei mais nao acredito mesmo amigas confirmando. me considero uma pessoa muito timida daquelas que fogem quando tentam conversar com vc, sou meio que depedente de uma amiga minha, nao tenho coragem nem de participar da e.f. sem ela.Eu nao me considero uma pessoa com identidade somente quero me descobrir, entende? nao tenho coragem de chegar nas pessoas para fazer amizades, somente quero a felicidade.Vc poderia me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mariana, obrigado pelo comentário.

Aqui na Escola Psicologia, o nosso objetivo é ajudar naquilo que está ao nosso alcance. Não sei como poderei ajudar, a informação que disponibilizou não me permite ter informação para lhe transmitir algo que possa ajudar.

Pondere enviar email para geral@escolapsicologia.com

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
jane B Brito.

Gostei muito de tudo que li é vc não imagina como eu estava precisando de algo assim,apartir de hj mudarei meus pensamentos farei destas dicas a minha caminhada para viver melhor!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá jane, obrigado pelo comentário.

Fico imensamente contente pelo artigo poder incentivá-la a mudar alguns dos seus pensamentos para que siga no caminho que pretende.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fabiana

maravilhoso Miguel,obr………..Incrível!!!!Tenho certeza q tudo de bom que vc nos proporciona,voltará pra vc com juros e correções!grand bj e abraço amigo!

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Há duas coisas que melhoram e muito minha auto estima: Cinema e chocolate, muito chocolaaaaate! *-* rsrs

Excelente artigo =)

Avatar for Miguel Lucas
Marina

O que fazer quando ficamos corados? Basta encontrar alguém conhecido da rua que, apesar de não ter vergonha da pessoa, fico logo vermelha. Quando tenho apresentações orais na faculdade, fico automaticamente vermelha e a minha boca parece que paralisa. O que posso fazer? O mais estranho é que fico vermelha mesmo que não esteja com vergonha.

Obrigada 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Israel

Porque as angolanas ñ tem consultado cites como esse?

Avatar for Miguel Lucas
lucia mariana

adorei tudo que lí,levantou meu astral e vou seguir em frente,
aplicar começando por paquenas coisas em que sei que dou conta de fazer,como você mesmo disse ah!e com uma música de preferência.

muito obrigado me ajudou e muito.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucia, obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo tenha contribuido para levantar a sua moral. Boa prática nas estratégias sugeridas.

Coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

O que eu posso falar sobre uma pessoa dessas? É um mestre….

Avatar for Miguel Lucas
Renan Moraes

Olá Miguel! Sou um novo leitor do seu blog e baseado no pouco que li posso afirmar que achei um verdadeiro tesouro.
Sou brasileiro, tenho 24 anos e desde muito jovem luto com problemas emocionais e traumas passados que insistem em povoar minha mente. Nos últimos 2 anos, desenvolvi um sério quadro depressivo e de baixa alta-estima. Como li em um de seus posts, deixei de ter prazer em tudo, mesmo nas coisas que anteriormente me satisfaziam. Me isolei e o pior, comecei a gostar deste isolamento. Perdi amigos, evitei os novos também, e passei a agir com puro egoísmo. Hoje, embora não tenha em nenhum momento procurado ajuda médica, me sinto melhor e acredito estar no rumo certo. Acabei me descobrindo através dos livros, especialmente os do Psiquiátra e escritor brasileiro Augusto Cury, que fizeram que eu descobrisse um novo ser dentro de mim. Através destes livros comecei a entender os meus sentimentos, reações e a situação em que estava. Ainda estou no processo de melhoria do meu ser. Nesse momento, busco justamente esse aumento da auto-estima e como consequência, maior segurança nas decisões, nas escolhas e nas relações que estabeleço.

Foi muito bom ter encontrado seu blog. A vontade que tenho é sentar em frente ao computador e devorar tudo, mas prefiro ler cada post e refletir sobre como ele deve mudar a minha postura diária.

Grande abraço Miguel e saiba que a cada leitura admiro mais o seu trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Renan, obrigado pelo comentário

É muito enriquecedor saber que você está no bom caminho e que tem procurado superar grande parte dos seus problemas. A vida é mesmo assim, por vezes vamos a baixo, sofremos, saimos um pouco dos trilhos do bem-estar e sucesso. O que importa no entanto é a forma como depois conseguimos retomar a vida, o que fazemos e como fazemos.

Fico muito contente que o blog possa ajudar na sua caminhada.

Coragem e sorte

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Cleber

Parabéns pelo artigo, excelente!

Avatar for Miguel Lucas
josé rodrigues barbosa

Olá MIguel Lucas eu estou a passar um momento problemático em minha vida.Morei e trabalhei muito tempo fora de meu país e durante este tempo eu ajudei muito muito minha família, além de dar a êles um teto para morarem. Antes de ir para o exterior eu usei todas as minha economias para comprar uma casa e ajudar minha família a sair do aluguel e durante o tempo que fiquei no exterior mandava todos os meses dinheiro para que eles vivessem melhor. Meus irmãos foram melhorando de vida porque não gastavam quase nada com os meus país e hoje estão muito bem financeiramente. Quando retornei para morar a medida que eles percebiam que eu não havia mais dinheiro eles começaram a mecriticar e as vezes até me humilhAR E ESQUECERAM TOTALMENTE A AJUDA QUE DEI QUANDO EU ESTAVA BEM.Estou precisando de ajuda financeira deles porque agora me encontro desempregado e eles só pensam neles e quando ajudam ficam reclamando e jogando na minha cara que eu estou assim porque não economizei e que é bom eu ficar assim para eu aprender.Esqueceram que quem iniciou a vida de prosperidade deles fui eu. Isso esta me causando uma grande dor e gerando revolta ,ansiedade e desequil´brio emocional.Me ajude dizendo que devo fazer para sair desta. Lendo seu maravilhoso artigo percebi que voce pode me ajudar. Parabéns e muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
CarlyS.

Achei fantástica a forma com que conseguiu passar essas informações cruciais para quem esta passado pelo problema de forma tão clara e objetiva, assim fazendo com que o intendimento seja bem mais claro e rápido…
Parabéns isso mostra o quando você gosta do que faz …
=]

Avatar for Miguel Lucas
Luciana de Souza Santos

Caro Miguel, muito bom seu artigo,de uns anos pra cá estou com minha auto estima baixa, vivi fora do Brasil nos últimos anos e agora estou de volta. Engordei, trabalhei muito, tentei fazer meu futuro lá fora, más mão foi suficiente. Vivo na casa da mãe do meu namorado, ela é doente (tem cancêr), vive falando da doença da hora que acorda até a hora que dorme.Eu não estou bem, tenho meus problemas e ninguém tá nem aí pra eles, e tenho que escutar os dela todos os dias. Meu namorado se adptou a nossa volta ao Brasil, a vida dele está fluindo. A minha ainda está parada, faço planos e não os realizo é como se tivesse algo me segurando. Ler seu artigo fou muito bom pra mim. Peguei um caderno e escrevi tudo que tenho vontade de fazer e estou decidida a mudar.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciana, obrigado pelo comentário.

Parabéns, o primeiro para está dado, que foi a sua decisão de mudar. Agora faça coisas para que a sua decisão tome forma, e se efetive.

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
W.G

Nossa parece que esse artigo foi feito pra mim, tudo que li se encaixa perfeitamente em minha vida. Esse texto ajudou a me enxergar melhor. Já estou pondo em prática as dicas. Sabias palavras só tenho a agradecer.

Avatar for Miguel Lucas
ROGERIO

OLA MINHA MEDICA ME DEU UMA SEMANA PARA ARRUMAR 3 ACOES PARA MELHORAR MINHA VIDA SOCIAL ESTOU PERDIDO NÃO SEI COMO DESCOBRIR LI TODA PAGINA TEM TUDO A VER COMIGO POR FAVOR AJUDE ME BRIGADO ROGERIO.

Avatar for Miguel Lucas
meury

ola sou a Meury tenho 28 anos, sou Angolana portanto ja algum tempo tenho notado a baixa auto – estima em mim ,mudei de cidade onde não conheço ninguem, nenhum parente passo muitas horas sozinha, estou sempre me comparando com as pessoas tenho medo do futuro em fim…antes era muito extrovertida agora sou timida e ando com muita anseidade de fazer as coisas.
goste muito deste artigo vou seguir as dicas obrigado vai ajudar me muito.
vou dar uma sugestão a borda temas como: como fazer amigos, como ultrapassar a anseidade e depressão.

Avatar for Miguel Lucas
Philippe

Miguel, só tenho que te parabenizar pelo excelente em absoluto artigo publicado por você. Me ajudou muito, muito mesmo. Te desejo muito sucesso, parabéns de coração!!!

Avatar for Miguel Lucas
liza

Realmente são belas dicas vão me ajudar muito!!

Avatar for Miguel Lucas
leda

Ola Miguel parece que foi um anjo que escolheu este artigo para mim ler pois tudo que esta escrito e exatamente como me sinto mesmo fazendo terapia para parar com o tabaco(cigarro) nao me sinto segura por nao acreditar que irei conseguir hoje nao fui na terapia entao resolvi procurar ajuda tambem online e nao me arrendo pois amei tudo que vi e me fez querer mudar mesmo me sinto otimista com certeza do que quero mudar e ser feliz agora virei fâ um abraço e muito sucesso

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leda, obrigado pelo comentário

Fico contente que o artigo possa ter ajudado a ultrapassar algumas das suas dificuldades e acima de tudo que tenha servido para aumentar a sua motivação e confiança na possibilidade de vir a melhorar o que deseja.

mantenha-se connosco. Sorte e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Miguel, primeiramente parabéns pelo texto.
Estou em um momento estranho, no qual estou insatisfeita com varios pontos da minha vida. Acredito que a minha baixa auto-estima está em primeiro lugar ligada ao fato de eu parecer mais nova do que realmente sou. A partir daí alguns problemas que pareciam pequenos só têm aumentado mais e me sinto cada menos satisfeita. Acredito que eu tenho a capacidade de mudar em muitos pontos, mas não o meu tipo físico. Considero-me uma pessoa que gosta de se sentir confiante e por vezes parecer mais nova me deixa sem confiança em mim mesma e a impressão de que as pessoas também não têm confiança em mim. Ainda que eu não ache que as dicas do post se direcionem ao meu problema, elas me pareceram muito úteis e vou procurar botá-las em prática. Tem algum artigo no site direcionado ao meu caso? Acha que devo procurar a ajuda de um psicólogo?

Avatar for Miguel Lucas
luz13

Como diz Aline, da Cidade das Pirâmides, :”O mundo termina de várias formas e renasce a cada dia da forma que o construímos”.
Acredito que você vai gostar do Programa De Olho No Mundo – http://www.deolhonomundo.com – Abçs.

Avatar for Miguel Lucas
AUTO CONFIANÇA

Boa Noite!!![
Poderiam me ajudar, estou muito confuso, triste, deprimido, sem vontade de proseguir as coisas, objetivos.
É que eu trabalhava decontrolador de acesso em uma empresa de segurança, apos ter feito um curso passei para vigilante, depois de 3 meses ganhei uma oportunidade de ser vigilante condutor, e por medo vergonha, achava que as pessoas estavam falando de min olhando pra min, rindo. Acabei perdendo a oportunidade, porque conversei com meu supervisor, e ele não quis sabe r de me dar outra chance. Colocou outra pessoa no meu lugar.. E agora estou assim não sei o que fazer por favor me ajudem…!!! rogerdaniel_sjc@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
aa

EIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma..

Avatar for Miguel Lucas
aa

EIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…)..

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Olá Miguel,

É a primeira vez que leio um de seus artigos, estava procurando algo para ler e melhorar minha auto estima, gostaria muito de uma ajuda, pois sempre fui muito na minha, poucos amigos e quase sempre me decepcionava com alguns amigos o que fez com que procura-se menos amigos ainda, conheço muitas pessoas tenho bons relacionamentos mais nada muito intimo, há dois anos atras rompi um relacionamento de 11 anos e desde então não consigo viver, passam os dias e meses, e me sinto vazio do mesmo jeito, ja tentamos várias vezes voltar, mas algo sempre dá errado e vem as frustrações e o desânimo, minha vida aos olhos de todos não é ruim, pois tenho 30 anos ainda, estou trabalhando e cursando o 5° período da faculdade, mas isso não me deixa satisfeito e nem feliz, o que posso fazer pra mudar essa situação??? já não suporto essa situação sou uma pessoa bastante frustrada com a minha vida…

Avatar for Miguel Lucas
PiresPortugal

Miguel Lucas apresenta ideias de psicologia muito úteis para a maioria das pessoas com problemas de auto-estima. Mas a auto-estima pode ser sintoma de uma depressão que necessite de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico. Em certas formas de depressão bipolar a auto-estima pode ser um dia exagerada em positivo e outro em negativo. Não há dúvida que o pensamento positivo contribui a alterações mesmo físicas no próprio corpo. Mas a auto-sugestão pode adiar a solução de um problema com raízes inconscientes que nem sempre o próprio pode resolver.
(Cito no meu blog uma seleção destas ideias que me parecem melhores).

Avatar for Miguel Lucas
Fábio Alves (Salvador-BRAZIL)

Maravilhoso artigo.

Ficar se focando em formulas de “pense positivo que a coisa vai cair no seu colo” é só pra quem tem preguiça de agir, a forma mais concreta e sólida de se realizar sonhos, amar a si mesmo e ser feliz.

Aplausos, Miguel!!!

Avatar for Miguel Lucas
Tiago Cecatto

ESTE CONTEÚDO ME AJUDOU MUITO POIS SOU VENDEDOR DE MOVEIS E ELETROS E DE UM TEMPO PARA CA EU ESTAVA TOTALMENTE SEM AUTOESTIMA POR CAUSA DE PROBLEMAS DE VENDA DO TRABALHO E ESTRES, JA ESTOU ME SENTINDO MELHOR GRAÇAS AO CONTEÚDO!

OBRIGADO! UM GRANDE ABRAÇO!

Avatar for Miguel Lucas
Renata

Nossa só a leitura deste Post me deu um gás.
De algum período pra cá venho me negando, reparo apenas em meus defeitos, acho que toda e qualquer situação é criada porque sou uma pessoa ruim…Minha auto-estima anda ausente.

Tudo o que foi descrito me caracteriza; prefiro ficar sozinha( muitas vezes choro) não gosto da imagem no espelho, sou intolerante, não tenho paciência com minha mãe, meu marido acho que tudo que fala é para me depreciar, não vejo amigos a muito tempo…uffa

Muito obrigada este conteúdo ajudou muito, e será um exercício diário melhorar, eu não era assim, nunca fui dessa forma…

Obrigada Miguel ?

Avatar for Miguel Lucas
maurilio eustaquio

Boa noite,amigo(a) agradeço por esses trabaho .com toda certeza eu lher afirmo que vc e bom no que fais. esse trabalho seu vai mim fazer munda minha vida,pessoal,profissional,onde eu esta indo muito mau.e depois ler essa materia que você publicou, vai muda miha vida, e creio que a vida de muitos que lerão esse material, eu gostei tento que ate gravei no meu computador. amigo vc esta de parabens,muito obrigado, que Deus lher abençoe cada vez. INDO AO RUMO DO SUCESSO.SUCESSO PREPARE-SE, JA ESTOU TE VENDO HÁ ALGUNS METROS.

Avatar for Miguel Lucas
Danilo Agostinho

Miguel Lucas Obrigado pelo comentário muito útil! O que acontece comigo é o seguinte. Sou uma pessoa muito criativa e me comunico muito bem. Sou professor de informática, em sala de aula sou uma pessoa muita extrovertida assim como em minha casa. Mais já pensando em meu lado social pessoal e sexual sou muito introvertido, adaptei uma imagem descolado de mim mesmo passo isso para as pessoas mais no final acabo sofrendo pois nem namorar consigo! Me ajude me dê dicas por favor abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Andreia

Só tenho uma palavra pra você: OBRIGADA!

Avatar for Miguel Lucas
gildete silva

Primeiro parabéns pelo conteudo desse artigo!
Eu acho que este artigo vai me levar onde até hoje nao cheguei,
me livrar dessa baixo estima. Adorei vou seguir tudo ou tentar mesmo,
Eu acredito que aos poucos eu vou conseguir, viver melhor e feliz.
Obrigado mesmo!!!

Avatar for Miguel Lucas
Hugo

Excelente Miguel!
Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir uma ajuda, que talvez possa estar acontecendo com outros: depois de estar no 5o. período de Direito perdi toda motivação e não tenho certeza se é isso mesmo que gostaria de estudar. Com alguns fracassos em avaliação não consigo encontrar motivação para lutar e melhorar. Penso em várias outras áreas. Você poderia me dar uma dica? Te agradeço muito!
atenciosamente,

Hugo

Avatar for Miguel Lucas
Sineide

parabéns e obrigada por compartilhar conosco seus ensinamentos. Seus Post são ricos e ajuda a todos.para mim te tido efeito notavel pois me fez ver muitas situações que vivo de forma diferente. Mais uma vez obrigada e que Deus abençoe vc sempre e que vc continue ajudando a muitos. Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Wesley

Muito bom!

Nem sempre as grandes coisas irão nos mudar, mas as pequeninas tornam-se grandes,
Devemos dar atenção as pequenas coisas, mesmo elas parecendo inúteis, mas irão fazer grande diferenças.

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Oi, Miguel. Parabéns pelo texto.

Você descreveu EXATAMENTE o que está acontecendo comigo. Tive algumas decepções que foram se acumulando. Comecei a perder a confiança em mim mesmo e agir da forma que está no texto (procrastinando; pensando muito na minha vida, fazendo avaliações e me comparando com outras pessoas etc.). Acho que sua página vai me estimular a mudar essa situação. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Daniela Silva

Miguel,
Há poucos dias descobri seu Blog, simplesmente sensacional!!!! estou feliz por fazer parte disso, leitura que parece ser alimento para alma!!!!

Parabéns,
Ótimo trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
carmen

Este tema tem uma importancia que so vendo, aconselho a todos a lerem este artigo .

Obrigada pelo tema . " auto- estima"

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Amei ler tudo isso e com certeza me ascendeu uma luz. Acredito que Deus nos ajuda de muitas formas e uma delas é capacitando voce a nos mostrar uma luz no fim do tunel. Obrigada. Seja sempre abençoado.

Avatar for Miguel Lucas
Douglas

ual!!! você me ajudou muito Miguel fiquei muito feliz pois cada palavra postada me inspirou para viver a vida mais intensamente fiquei mais confiante agradeço a Deus por ter pessoas assim como você para ajudar a outros paz irmão.

Avatar for Miguel Lucas
rosana

é facil falar de auto-estima quando se estar no topo da cadeia alimentar! Só que num mundo OVO onde apenas a casca é valorizada as coisas mudam! Os homens tornaram o mundo tão obscuro e sombrio que nem Deus tem estado mais disponível está???????????????

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Parabens, Otimo texto! Isso é meio que um "Acorde pra Vida!!" Legal, me ajudou muito!

Avatar for Miguel Lucas
Junior

Penso na minha vida,penso em meus problemas,sentimentais,financeiros,pessoais,enfim…. daí entao penso o quanto é dificil resolve-los,penso no quanto eles me afetam e no quanto me deixam frustrado.Até q penso em alguem com pior situaçao q a minha, um mendigo,um paciente terminal em um leito de uti,um pai q vê sua familia morta em um acidente de transito,enfim,situaçoes piores q as minhas.Não me inferirorizo perante elas,nao é isso,apenas consigo um estado de consciencia melhor para enfrentar e solucionar meus problemas,fica entao aqui a ‘dica do juninho’,boa sorte a todos nós.

Avatar for Miguel Lucas
RICARDO

ESTAVA CONSCIENTE DE QUE ALGO NÃO ESTAVA BEM NA MINHA VIDA . ESTAVA CAREEGANDO UM FARDO MUITO PESADO , LONGE DE PENSAR EM SUÍCIDIO,MAS NÃO ESTAVA ENCONTRANDO UMA SAÍDA PARA MINHA INDISPOSIÇÃO : DESÂNIMO , FALTA DE MOTIVAÇÃO , INSEGURANÇA, SOLIDÃO, ETC.. FOI QUANDO TIVE A IDÉIA DE COLOCAR " COMO MELHORAR MINHA AUTO ESTIMA" P/ VER O QUE APAARECERIA . ACABEI DE LER SEU TEXTO TEM QUINZE MINUTOS E SÓ ME ARREPENDO DE UMA COISA : NÃO TER ENCONTRADO VC ANTES . DEVIA TER PROCURADO LOGO AJUDA MAS HESITEI DURANTE MUITO TEMPO. SÓ TENHO A AGRADECER PELAS ORIENTAÇÕES QUE DÁ NO SEU TEXTO, MUITO OBRIGADO MIGUEL. SORTE/ SAUDE

Avatar for Miguel Lucas
Lusiel

Adoro este site! Gostaria de deixar a sugestão de podermos enviar artigos por e-mail e de versões para impressão. Um grande abraço e muito obrigado! 😉

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Belo artigo. Foi de grande ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Diva

Boa tarde,Miguel,
Foi muito bom tudo que eu li,vai me ajudar bastante,é a primeira vez que entro neste saite e agora vou entrar sempre.Também gostaria de lê o artigo sugerido pelo leitor sobre timidez.
Grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Brennda

Tenho 17 anos, e estava me sentido exatamente como vc descreveu, agora vou rever minha vida, tentar cumprir com as dicas, creio q irei me sair bem! Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Novak

Muito bom o artigo, li, imprimi e uso de cabeceira quando vem os momentos de tristeza. Parabéns, recomendo a todos que sentem-se desanimados.

Avatar for Miguel Lucas
Selmar Cavalcanti

Gostei muito de sua abordagem sobre este mal que afeta milhares de pessoas. Parabéns por sua iniciativa em compartilhar com todos aquilo que visto aqui, você entende bem. Sei que sou uma pessoa muito forte, com um histórico de várias vitórias, mas no momento me sinto fraco e desmotivado, mas preciso de mudanças interiores, pois me enquadrei na maioria dos pontos negativos relatados aqui. Vou lutar por estas melhorias a fim de obter resultados positivos. Se puder me indicar algo de bom conteúdo para ler, te agradeceria. E se Deus quiser, e ele quer, sairei desta situação terrível que me afeta bastante.

Um grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Anne

Olá, Miguel! Parabéns pelos artigos, são realmente muito bons.
Essas dicas foram muito valiosas e pretendo aplica-las. Só tenho uma dúvida: e quando o objetivo é encontrar um parceiro ideal na vida sentimental? Gostaria de me casar com alguém por quem eu seja apaixonada, e não apenas alguém que seja correto para mim. Como estabelecer metas para atingir esse objetivo e deixar de me envolver em relacionamentos que fracassam?

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Ola Miguel,obrigada por este artigo ,pois eu não estava conseguindo compreender porque eu estava me sentindo tão mau comigo mesma , o quanto minha auto estima estava baixa e o quanto eu estava precisando mudar,levantar do sofá e agir, por mim e pela minha família.Muito obrigada e que Deus esteja te abençoando em tudo e te dando muita força sempre.

Avatar for Miguel Lucas
leandra de jesus santos

ameitudo que le

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela

Maravilhoso! Me ajudou muito! Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Valéria

gostei muito!! é esclasrecedor e com certeza vai mi ajudar e acredito que vai ajudar muitas pessoas! parabens pelo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Adriene Noya Marreiros

Gostei muito, já enviei a URL, para outros amigos. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Cportela

Olá. tenho 50 anos e a um ano me divorciei, sinto-me bastante feia , pra baixo, com medos e incapacitada para quase tudo.Poderia sugerir alguns títulos?
Gostei muito do que li, mas cofesso que achei que poderia ser resumido .
Abraços

Avatar for Miguel Lucas
gazim

MUITO BOMM POST…

VLW ABRÇO TUDO DE BOM!!!

Avatar for Miguel Lucas
isabel

Gostei demais da materia era o que eu precisava.

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Olá,
preciso muiito melhorar minha auto-estima.
Na minha juventude (15 aos 20), sempre magra, bonita, corpo malhado. Me casei, perdi o meu primeiro filho, tive a segunda, depois a terceira, parei de trabalhar, comecei na cerveja e churrasco e qdo me dei conta (Hoje) estou no fundo do poço e não consigo reagir, estou com 108 quilos, me escondo dentro de casa, perdi toda vontade de sair, principalmente, perdi a confiança em mim mesmo e acho que não dá pra voltar atrás. Desculpe pelo desabafo! bjs

Avatar for Miguel Lucas
Edivaldo Ferreira dos Santos Júnior

Agradeço por essa matéria.Sinto-me mais motivado e feliz.Que DEUS te ilumine sempre. Um forte abraço.

Avatar for Miguel Lucas
roberte

Adorei o artigo, ainda mais que sou estudiosa do assunto, vai ser ferramenta de trabalho. Parabéns, compensa muito ler até o fim

Avatar for Miguel Lucas
Maria Christina A. Bertocchi

Seu artigo meu veio na hora certa. Obridado.

Avatar for Miguel Lucas
Hermano

Olá Miguel!

Vivemos tempos de grandes mudanças e mudanças sempre nos deixa inseguros! Seu artigo nos oferece temas importantes e objetivos. O problema é que temos conceitos formados ao longo de nossas vidas que nos dificulta ou mesmo nos impede de implementa-los. É certo afirmar que temos que dar passos pequenos e constantes rumo a romper com algumas dessas novas maneiras que a vida, naturalmente, vem nos impondo. Mas é difícil e as vezes nos sentimos fracos para reagir. Tento entender e perceber estas mudanças como um processo até mesmo necessário mas, quando somos a parte mais passiva deste processo, temos a sensação de que estamos sendo menores ou mesmo inferiores. Sei que não é assim! Mas é assim que sentimos! Obrigado pelas dicas e pela sua disposição em orientar aos que, de alguma forma ou por algum motivo, se sentem infelizes e sem forças para entender seu valores. Quero me sentir mais forte e mais confiante e poder viver mais tranquilo comigo e com os que comigo convivem. Se puder indicar um bom livro que possa nos fazer entender e aceitar melhor estes momentos seria muito proveitoso. Um grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Terezinha Oliveira da Silva

Ola, vou tentar por em pratica o que li.

Avatar for Miguel Lucas
karen

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

Avatar for Miguel Lucas
Myla

Muito bom, me ajudou muito…obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Boa noite.
Estou passando por uma fase bem difícil, acabei de me formar e está difícil arrumar um emprego, sempre tive muita força de vontade, mas ultimamente me sinto sem forças, me achando uma inútil, não gostando do que vejo no espelho. Tenho minha família que me apoia e muito, mas não estou encontrando forças para lutar contra esses sentimentos, tristeza, cansaço, vontade de ficar deitada o dia todo.. não tenho tenho vontade de sair de casa, nem me encontrar com os amigos. Estou realmente desmotivada com tudo, não sei nem por onde começar a mudar essa situação, peço por gentileza uma orientação.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Cris

Olá Miguel,

Adorei todo o conhecimento claramente esclarecido por você, acreditada que baixa-estima era proveniente de traumas da infância e circunstâncias negativas do decorrer da vida, mas pelo contrário é interno e diretamente voltado as atitudes. Deixo uma sugestão, de como devemos desenvolver a auto-estima no relacionamento amoroso, que acredito não ser ligado diretamente a ação ou será que é?!
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Jose Ferreira Campos

Parabéns,Miguel e obrigado pelo seu trabalho! É muito gratificante quando encontramos algo para nos ajudar naquilo que temos dificuldades.Só de ler alguns ítens,foi como se tivesse feito uma consulta psicológica,me sinto bem melhor e mais motivado e até determinado a agir diferente apartir de agora.

Avatar for Miguel Lucas
Jane

Gostei muito do seu texto. Sempre fui uma pessoa muito tímida e retraída, tenho medo até de olhar nos olhos de algumas pessoas, eu me sinto triste por ouvir algums comentários de como eu sou estranha, diferente das outras moças da minha idade, as vezes fico desesperada e choro muito por causa dessas coisas. Eu acho que por isso eu me isolo mais ainda e agravo minha situação. Sei que tudo isso não passa de um truque da minha própria mente, mas não consigo evitar de me sentir mal. Eu queria mudar a minha auto-imagem, ser mais forte, mais decidida e me sentir mais bonita e aceita pelos outros. Não é fácil mudar os conceitos cultivados desde a infância.

Avatar for Miguel Lucas
Isabel

Parabens e muito obrigada por todas essas dicas

Eu estou numa fase dificil da minha vida. Nao tenho emprego, nao tenho namorado faz 10 anoa, nao consigo fazer e guardar amizade, etc como ve a lista e longa. Porem digo pra mim mesma que tem que haver um jeito de eu sorrir de novo.
Eu escondo-me por detras de meias verdades, penso que se as pessoas me conhecerem verdadeiramente vao perder interesse em mim. Dai nao confio nos outros e as relacoes sao futeis

Me ajude por favor

Avatar for Miguel Lucas
Sofia

Parabéns! Disse exatamente oq eu to sentindo e oq tenho q fazer pra melhorar.
Sei exatamente onde venho errando, mas cade a coragem e força de vontade pra mudar?
Só penso em dormir e fica vendo futilidades na net..to engordando.
Enfim, seu texto me ajudou um pouco hj.
Obrgada!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Lima

Muito bom mesmo esse artigo!
Veio a calhar, pois inevitavelmente, associamos a a auto imagem ou a auto-estima com algo exterior, e pensamos diretamente nas relações afetivas, ao aquilo na qual utilizamos a imagem, quando abrange coisas muito mais complexas e que realmente nos afetam de forma geral.
Esse conteúdo todo para mim foi uma forma de enriquecer pontos negligenciados em mim, que supostamente estavam sendo vistos de forma equivocada e dura e também perceber nossa habilidade de nos destruir ou sermos vitoriosos.
Rumo ao êxito!
Parabéns Miguel e muito grata!
ANA LIMA

Avatar for Miguel Lucas
Teresa

Muitos parabens pelos seus artigos, ajudam-me sempre e muito!

Avatar for Miguel Lucas
Elaine Lemos

Amei a matéria inteira!!! Perfeita!!! Bjus

Avatar for Miguel Lucas
arianne kathleen

tenho muito problema com baixa auto-estima e não consigo de forma alguma cuidar disso , gostaria de um palpite que me ajudasse nesse problema !

Avatar for Miguel Lucas
Li

Não conhecia o site e gostei muito do que li pois descreve com exatidão e sem muitas delongas o perfil psicológico e da sensação de derrota e impotência gerada pela baixa estima. Todas as dicas são corretíssimas e inconscientemente as possuo em mim mas não as coloco em prática, o que só alimenta o círculo vicioso do sentimento de incapacidade. É terrível eu ser a minha maior inimiga, e pior: sem conseguir identificar o que desencadeou esta persona, que não combina com o meu íntimo, com as minhas aspirações e temperamento. Realmente vira uma bola de neve. Bjs e parabéns pelo espaço esclarecedor!

Avatar for Miguel Lucas
MEDINAMEL

MUITO OBRIGADA !!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Primeiramente, parabéns pelos argumentos bem apresentados são de facil compreensão, e obrigado pelo otimo artigo é como eu disso são de facil compreensão e bastante motivadores, ajudam a nos motivar a se interessar mais pelo assunto !!!

Avatar for Miguel Lucas
Sueli

Boa noite!

Maravilhoso!!! Com simplicidade você esclareceu muito sobre o assunto. As pessoas que tem auto-estima "Baixa" sofre muito e neste artigo você alivia este sofrimento e nos ensina a tratar esse sentimento, muitas vezes não compreendido nem mesmo por quem o sente.
Gostaria de pedir um artigo sobre auto confiança ou auto-estima em relacionamentos amorosos. Também uma grande dificuldade humana.

Muito obrigado pelo artigo…..abraços

Avatar for Miguel Lucas
Flávia

Miguel, parabén pelo estudo e exposição!
Achei tudo na medida certa e didaticamente colocado. Voce nos leva ao auto conhecimento para então nos indicar como solucionar, na prática, o que identificamos necessário mudar.
Sempre encontramos textos de auto ajuda que tratam as questões no macro, fora do cotidiano, e quem não é da àrea como eu sente dificuldades de aplicar no dia a dia.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
kennedy luiz dos santos

Caiu como uma luva,já estou me sentindo rumo ao sucesso..obrigado…

Avatar for Miguel Lucas
PiresPortugal

Luto contra a depressão, tento recuperara a auto-estima com pensamento positivo… Recordo outras fases da minha vida em que tentei subir acima das minhas posses e caí ainda numa situação pior… Acredito no valor do pensamento positivo mas às vezes parece-me que tem o efeito de um palhaço num funeral… Cito no meu blog: http://onu-w-gov.blogspot.de/search/label/depress%C3%A3o .

Avatar for Miguel Lucas
Aldo Germano Barbosa

Maravilhoso Texto, já vou colocá-lo em prática. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Luciano

Boa noite Miguel.

Otimo seu texto, inspirador, vou tentar me desafiar mais em pequenos atos, me sinto com a auto estima baixa e com momentos frenquentes de comparacao com os outros ao meu redor e procrastinando muito ultimamente em minhas atividades diarias.
Ler seu texto foi otimo, obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
leticia

Me senti muito bem ao ler sua matéria ,estava me sentindo muito pra baixo ,desiludida e sozinha mas
vou procurar praticar muito coisa que li.
Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Glaucia

Ola Miguel,
Graças a Deus existe pessoas boas como vc que pode compartilhar todo seu estudo e conhecimento nesse assunto, agora mesmo estava num baixo astral e sinto que minha auto estima esta cada vez mais baixa e antes de depressao vou sair dessa pois sei que sou capaz e com esse texto deixou bem claro que e’ possivel sair dessa. estou tao mal comigo mesma que meu sorriso esta apagado, meu brilho ofuscado como uma penumbra e cada dia que passa sinto que estou cada vez mais desanimada, trabalho com festa infantil que adoro e mesmo assim minhas clientes sumiram e eu nao sou mais a mesma.
ME AJUDE A SAIR DESSA….
SE ALGUEM QUE JA PASSOU POR ISSO E ESTA NUMA MELHOR , ME AJUDE!
SE SOUBEREM DE ALGUM TITULO DE LIVRO, FICAREI GRATA.

Avatar for Miguel Lucas
Marcia Haak

Este artigo ajudou-me a entender o que estou sentindo agora, estou melhor foi incrível ter lido neste momento,

Avatar for Miguel Lucas
souza

boa tarde. sempre fui tímida,mais depois que engravidei e casei passei a viver para o meu filho ai não trabalhei muito e fiquei mais em casa ai fui me afastando das pessoas e comecei a ficar sem animo para fazer as coisas,me isolando e tendo medo de sair e fazer coisas novas.mais um dia me escrevi para um curso de seleção que era gratuito ,fui tentar se não gosta-se sairia,o desafio de terminar curso foi um estimulante para sair de casa,mais depois que o curso acabou fiquei desmotivada de novo,sem forças sem meta, pensei em procurar um psiquiatra,não tenho iniciativa.e também não estou feliz com o casamento me sinto mais presa ainda não é a ida qui eu queria,mais pelo meu marido que fala que nunca vai se separar de mim,penso no meu filho com vai sofrer,deixo a minha felicidade de lado e outras coisas como minha mãe sempre precisa de mim para cuidar do meu irmão deficiente mental em quanto ela não esta,por isso ela nunca me insentivou a ser uma pessoa mais independente porque eu tinha que esta sempre por perto para ajudar ela,e fui me bloqueando e o casamento também a auto estiva foi abaixando quando saia na rua tinha pensamentos negativos como se estivessem falando mal de mim. o medo de fracassar em empregos por falta de esperiencia, ai nao ficava muito tempo nos empregos porque não conseguia se expressar. é isso os tímidos sofrem muito,e procurar ajuda é mais difícil ainda.então é isso espero uma resposta desse meu desabafo.obrigada pela atençao!

Avatar for Miguel Lucas
PositivoNeutroNegativo

Quanta gente postou aqu, belo poder de persuasão
seu texto não me engana no passado no presente
e nem no futuro.

Avatar for Miguel Lucas
Souza

Boa noite Glaucia
Eu sei bem como é sentir depressão
Uma das estratégias que voce poderia usar para se livrar deste sentimento seria você
tomar consciencia do seu EU interior . Porque a depressão e um sinal de alerta que seu corpo esta disparando, esta te avisando que você precisa fazer algumas modificações na sua maneira de pensar , tanto sobre si mesma como para com o mundo exterior.
Tenha calma, tenha fé que voce vai sair desta assim como aconteceu comigo.
Em primeiro lugar você precisa tomar consciência sobre como as suas emoções estão sendo sentidas por você a ai você vai perceber o pensamento negativo que esta te deixando tao deprimida.
Assim quando voce se conscientiza exatamente qual o pensamento negativo que esta causando sua depressão voce pode modifica-lo. Isto é um treinamento que voce precisa fazer com voce mesma
dia a dia ai voce ira notar uma grande mudança na sua vida. Sua vida vai voltar de volta para voce.
eu queria deixar claro que estas informações eu aprendi com o Brilhante Psicologo Miguel Lucas
que é um anjo que Deus enviou para este mundo.
agradeço a Deus em primeiro lugar pela minha melhora e depois a este grande profissional Miguel Lucas.

Boa noite Miguel , eu jamais li palavras tão cirurgicamente tão elaboradas por alguem como as suas.

Avatar for Miguel Lucas
henrique

olá miguel, adorei as dicas, sou concurseiro e me cobro mt, para mim é td ou nada, ansiedade me dominava às vezes, ja me sinto melhor, minha baixo auto estima quase prejudica meus relacionamentos. abç

Avatar for Miguel Lucas
itamara

esse texto me ajudou muito ,leio constate ,para melhor me aprimorar minha auto confiança.

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Muito bom !
Parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
RAQUEL FERREIRA

OLHA, FIZ TERAPIA A POUCO TEMPO E GOSTO MUITA DA MINHA PSICÓLOGA, MAS CONFESSO QUE SUAS DICAS TEM UM "QUÊ" DE OBJETIVIDADE E SIMPLICIDADE QUE REALMENTE NOS MOTIVA A LEVANTAR-NOS DO SOFÁ E COMEÇARMOS A TOMAR ALGUMA ATITUDE POSITIVA A NOSSO FAVOR. OBRIGADA, ACHO QUE ESSA COISA DE SE CRIAR UMA ROTINA POSITIVA DE AÇÓES, APESAR DE EU TER OS MEUS DIAS OCUPADÍSSIMOS, É ALGO POSITIVO E QUE ME TRARÁ UM RESULTADO SATISFATÓRIO AOS MEUS ANSEIOS. PARABÉNS!

Avatar for Miguel Lucas
neia

muito boas estas palavras de incentivo, mesmo que para gente é didifcil da o primeiro passo sou uma pessoa que cobro muito de mim , e as pessoas mim sufocam , tem dias que não tenho vontade de falar com ninguém mesmo assim ainda consigo trabalhar, tenho um filho de 13 anos que percebe a minha tristeza no meu olhar, tive grandes decepções no meu casamento, fui traida e meu ex marido ainda acha que eu não o valorize,só pq não fq na mesma rua que ele colocou a amante com a a filha recem nascida para morar praticamente enfrente a minha casa, antes lutei chamei para ter mudanças, ara procurar ajuda e a igreja mas nada disse ele levou em conta. a 1 ano e meio estou divorciada mais o passado ainda está presente em mim não consigo apaga-lo dos meus pensamentos que mim tortura dia e noite, estou muito estressada com tudo isso sinto dores de cabeça constante e não vontade de sair teno que fazer maior esforço ara ir am algum lugar, só mesmo Deus que mim consola, caio muitas vezes mais ele mim levanta e acredito que ele vai mim ajudar mais uma vez. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Lucas Medeiros Hubner

Bom post, pena que não foi você que escreveu, existe uma publicação de 2009 de um site americano, tu só traduziu, poderia ter colocado os crédito ao site, em vez de dizer que foi tu que escreveu… Mas obrigado mesmo assim 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Layane Brito

Muito bom mesmo…. Isso concerteza vai me ajudar em muitas coisas em minha vida estava precisando muito de motivações e animo para fazer as coisas acontecerem …. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
luisa

obrigada pela explicacao eu tava me sentindo mal agora vou tentando exercitar conforme sua explicacao. binhos

Avatar for Miguel Lucas
Edmilson Carlos

olá Miguel, gostei muito de ler este texto, tu és de mais, este texto vai me ser muito importante. Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Val

Amei esse texto, era tudo que eu estava precisando neste momento. Muito obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
edinho

Boa tarde,

Eu sou fã da psicologia.

As vezes dou alguns toques as pessoas que estão precisando ouvir alguma palavra para alegrar o seu dia. Elas me perguntam: como vc consegue isso? eu respondo:
simplesmente eu acredito que sou capaz, que tenho esperança, que acredito em mim e, que todos tem o mesmo direto de ser feliz. Lembrando que a felicidade não está no outro e sim em você mesma.

Avatar for Miguel Lucas
viviane

ola eu preciso ter uma forma de me comunicar com vc por favor entre em contato.

Avatar for Miguel Lucas
viviane

preciso de sua ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
DENISE BEZERRA ALEXANDRE

AMEI, ADORO ESTAS MATERIAS, É MUITO COMPETENTE A PESSOA QUE ESCREVE, DESEJO QUE ELE CONTINUE AJUDANDO MUITAS E MUITAS PESSOAS, E QUE DEUS SEMPRE ILUMINE A SUA VIDA

Avatar for Miguel Lucas
josyy

Olá li os comentários e artigos gostei muito e também gostaria de receber no meu email se possível dicas para a auto estima….uma vez que já detectei que o meu problema é com a auto estima…em muito momentos me identifiquei com os assuntos postados….sei que minha auto estima às vezes me atropela…mas como vc mesmo disse: me esforço a cada dia e luto contra…procuro fazer coisas que me dão prazer…pratico exercícios regularmente, faço yoga…adoro me arrumar…cuidar da minha aparência….e assim vou driblando a baixa auto estima que costumo ter….Grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
josyy

Miguel vc faz a técnica EMDR? o que acha? estou muito interessada em fazer.

Avatar for Miguel Lucas
talitta

oi meu nome e talitta a ois messes descobri que meu namorado me traiu e isso afetou muito minha auto estima, nao me sinto mais bonita, fico me julgandon o tempo inteiro como se eu fosse a culpada desse acontecimento!
resolvi "PERDOAR", ele me pediu desculpas disse que me ama e nao iria fazer isso cmg mais e iriamos casar esse ano ainda so que nao sou a mesma pessoa de antes qualquer coisa choro, nao me acho bonita nao sei o que faço me ajudem…..

Avatar for Miguel Lucas
Anna Nepomuceno

Olá,

gostei muito da suas palavras!
Mas, é difícil colocar em prática. Porque para elevar a auto estima tem praticar atos que requer muitas vezes confiança, e esta não está presente para quem está com a auto estima baixa.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Célia

Muito bom esse texto, me ajudou bastante!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Olá Miguel, li seu artigo e achei maravilhoso! Confesso que me enquadro em algumas das descrições de baixa auto estima… Infelizmente não me acho tão capaz… Por mais que muitas pessoas falem e me valorizem, me acho um verdadeiro fracasso. Tudo que faço não fica legal para mim e as vezes para as pessoas. Por mais que me esforce, por exemplo: confeitar um bolo, acho que poderia dar mais de mim e não dei… Então isso me arrasa… Muitas vezes também me esforço em dar o melhor de mim e fico pior ainda quando fracasso. Mas, vou ler outros artigos seus e me empenhar para mudar isso. Muito, mas muito obrigada por seus artigos!!!! Vou ler cada um deles mais de uma vez para não me esquecer!!!
Um grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
liege

Amei! Obrigada por trazer o bem ao meu coração hoje!!

Avatar for Miguel Lucas
ANGELICA

OLÁ!

MIGUEL, QUERO TE PARABENIZAR, POIS ESTE É O SITE MAIS COMPLETO E ONDE EU SEMPRE ENCONTRO UMA SAÍDA PARA MEUS QUESTIONAMENTOS E ENCONTRO COM CLAREZA RESPOSTA DE QUE PRECISO.

MUITO OBRIGADA, DEUS TE ABENÇÕE!

Avatar for Miguel Lucas
Naiara

Realmente este foi um dos melhores artigos que já li.
Me fez para e pensar em todas as linhas deste texto, pequei um papel e uma caneta e comecei no mesmo instante a colocar em prática o que estava observando, gostei muito mesmo, de coração espero que eu dê um passo de cada vez e assim não me canse e vá adiante com os meus objetivos. Mas quero agradecer porque já me sinto bem mais motivada e sinto que aos poucos minha auto confiança começará a se estabelecer, são textos assim que não nos deixam desanimar. Fiquei fã!

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane Guimarães

Miguel, Muitissimo obrigada por esse artigo que acredito ser inspirado por Deus.
Nosso ele me tocou de forma muito profunda e eficaz e pela primeira vez em muitos meses consegui ler uma matéria na internet completa e com muito interesse.
Me sentir tendo uma consulta online em tempo real.

Que Deus te abençoe e lhe traga mais inspirações para ajudar outras pessoas que assim como eu precisam de um impulso para se descobrirem e se libertarem daquilo que as prende na infelicidade.

Sou evangélica e acredito que Jesus Cristo que nos traz essa felicidade espiritual, entretanto Ele usa pessoas como você para nos ajudar nessa terra com situações que nós entendemos sobre nós mesmos!

Parabéns e Sucesso!!!

Avatar for Miguel Lucas
sinai duarte soares

este texto é tudo que eu preciso mioto obrigada

Avatar for Miguel Lucas
JaniAndrade

Miguel, foi tamanha coincidencia, quando cliquei no computador a procura de um artigo sobre auto estima, e encontrei o seu o qual me fez sentir melhor neste momento que eu estou quando uma pessoa que voce conhece a pouco te fala que voce tem baixa autoestima e diz que quer ajudar voce , será? porque que as pessoas pensam mais no exterior da pessoa, se veste bem etc e nao no interior, porque temos que ser somente casca? E quando se deparam com pessoas como eu que tem estabilidade mais aprecia as coisas simples da vida, dizem sem o minimo pudor que voce tem baixa autoestima e voce se sente mal e quer mudar ser diferente. nao sei o que fazer,pode me ajudar, te agradeco muito. fique com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Henrique Mendes

Gostei muito de tudo que eu li , hoje estou passando por alguns momentos profissionais e pessoais um pouco agitado que acabo esquecendo de outros prazeres da vida . Esse artigo me fez refletir e pensar em realizar mudanças imediatas para meu crescimento pessoal e efetivo.

Avatar for Miguel Lucas
Breno Siqueira

Ola, o meu problema é meio complicado ! Eu me acho muito feio !!! Ao olha no espelho mke acho bonito , mas nao acredito que aquela pessoa seja eu.o que eu faço? :/

Avatar for Miguel Lucas
Gloria Nicoladelli

Muito didático e bom seu texto.Me fez muito bem.Obrigada,

Avatar for Miguel Lucas
Sandra Regina Rodrigues Arenas

Ola Miguel entrei pela primeira vez neste site e adorei tudo que li e me encaixo em nº gênero grau estou com uma baixo auto estima enorme eu vivo do passado me culpo a todo instante que deveria ter feito muitas coisas no passado e minha vida não precisaria ser assim um vazio estava sem emprego até um ano atras e vivia infeliz por isso agora arrumei um mas meu patrão vive dizendo-me que não sou nada que não sei nada que não faço nada direito eu já tenho uma tendencia a negatividade e passo o dia inteiro ouvindo isto tenho 49 anos e esta muito difícil arrumar outro emprego vendo pela ótica da idade e não tenho registro em carteira e preciso pagar as contas de casa por isso aguento tudo calada no serviço isso já esta me atingindo o corpo pois tenho dores estomacais e dores nas costas e pernas faço exames e não constam nada grave os médicos dizem-me que é tudo psicossomático eu não consigo enfrentar os problemas e jogo tudo no corpo eu não aguento mais viver assim passo o dia toda mal com náuseas e falta de ar como posso sair dessa pode me dar uma ajuda? fico no aguardo obridada

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Sandra,

Olá, sinceramente acredito que você pode sim conseguir um emprego melhor!, afinal reflita: trabalhar com um chefe que ti deprecia é pior do que ficar sem emprego, pois você já passa por problemas difíceis na vida, assim como eu e muitas das pessoas que comentaram este artigo, e ter uma pessoa que maltrata psicologicamente, que te coloca em um nível maior de inferioridade, isso é quase suicida, não Sandra você não pode continuar a viver isso!

Fiquei chocada sabia, de verdade!, indignada com o seu chefe!

Espero que consiga força de alguma forma para sair dessa situação! de coração, você precisa buscar alguma alternativa, pensa que você já têm a coragem, o ânimo de trabalhar fora da sua casa, lembre-se que muitas pessoas nem de casa consegue sair!, então vá ao Poupa Tempo da sua cidade, ou em alguma agência de emprego, e se inscreve para pleitear uma nova vaga de trabalho!, talvez essa será uma solução para parte de seus problemas, pensa nisso!

Coragem!

PS: eu estou enfrentando muitos problemas, como depressão entre outros, realmente é muito ruim quando alguém fala como se fosse fácil tomar atitude, mas têm uma coisa que eu sempre penso, "se não ajuda não atrapalha", concorda?!, então se o seu chefe têm uma postura nociva, então Sandra tire ele da sua vida, acredite eu tenho problemas seríssimos, mas eu não quero ninguém que me prejudique, perdi várias amizades que não me acrescentava e que me deixam pior, eu simplesmente risquei da minha vida, eu quero pessoas e situações que me fazem bem e não mais problemas!!

Até.

Avatar for Miguel Lucas
mariana

Gostei dos textos.Ajuda a abrir um pouco nossos olhos.Estou com uma depressao terrivel,minha auto estima esta la p baixo,é horrivel ja passei cada coisa que mexeu demais com minha mente….

Avatar for Miguel Lucas
Aparecida de Fátima Corrêa

Oi Miguel!
Estava procurando um texto sobre o tema e encontrei você, que com certeza me ajudou muito a refletir sobre a minha vida.
Parabéns e muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
cris

Adorei a matéria, pois sofro muito com baixa autoestima, isso afeta muito os meus laços de amizades e familiares. sou do tipo que preciso sempre estar lendo muito sobre tudo para poder me reanimar, principalmente ler sobre assuntos desse tipo. A baixa auto estima mexe tanto com a mente que nos deixar doente e sem apetite, é péssimo, gostaria que ninguém nunca sentisse isso. Mais valeu mesmo, espero que esta matéria tenha ajudado muita pessoas. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
MAGDA RUBYA

SOU GRATA PELO TEXTO ACIMA. SOFRO COM PROBLEMAS DE AUTO-ESTIMA DESDE QUE ERA CRIANÇA, E SÓ COM 26 ANOS FUI DIAGNOSTICADA COM TDAH, HOJE ESTOU COM 32 ANOS. VOU SEGUIR TODAS AS DICAS ACIMA. O MAIS DIFÍCIL PARA MIM É CONTROLAR AS CRENÇAS E PENSAMENTOS NEGATIVOS, POIS PENSAMENTOS SÃO EXTREMAMENTE RÁPIDOS E QUANDO PERCEBEMOS, JÁ ESTAMOS MERGULHADOS NELES.

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Nossa, eu também tenho pensamentos negativos, esse "diálogo" interno que na maior parte das pessoas é benéfico para mim é destrutivo, pois eu sempre me pego com pensamentos negativos, pessimistas e depreciativos sobre mim mesma, ex. "como dependo das pessoas", "não sou inteligente o bastante", e por ai vai…

Difícil né gente!

Mas Magda, você foi diagnosticada e não realiza nenhum tipo de tratamento para TDAH? não toma nenhuma medicação? como lida com isso?

Até,
Dani.

Avatar for Miguel Lucas
Também gostei muito é inspirador

Miguel,
Gosto muito desses assuntos pois estimulam uma reflexão sobre si, mas acho muito dificil esperar um resultado positivo, gera uma ansiedade muito grande que quase sempre foge do nosso controle.
Gostei muito,vou me esforça para…
Grata Gi

Avatar for Miguel Lucas
su

Eu adorei essa dica de comecar a mudar as pequenas coisas, a sensação de sucesso de algo grande e pequeno é a mesma. Só muda a intensidade. Parabéns, que Deus te ilumine.

Avatar for Miguel Lucas
antonio

era isso que eu estava procurando.
parabens ao autor.

Avatar for Miguel Lucas
Andreia

Adorei o site e este e bem o que eu estou passando….por momentos de mudar, perder medos, acreditar em mim…auto confianca, tomar atitudes para mudar minha vida pessoal, profissional que tanto almejo…, quero muito isso e vou conseguir se DEUS quiser,,,,. Vou sim! Espero conseguir e vou fazer de tudo pra isso…, preciso acreditar que sou capaz, fazer acontecer, me alimentar para ficar bem. Vou conseguir, vou conseguir! Essas materias vao me ajudar a enfrentar a vida la fora, porque preciso precisamos!

Avatar for Miguel Lucas
Kelly

Estou passando por uma situação bastante complicada em minha vida devido a baixa auto estima, estava me sentindo super mal até lê esse artigo, ele me ajudou muito, agora estou me sentindo bem mais confiante, muito mais confortável. Ele realmente é espetacular!

Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Oi gente,

Eu adoro este site, realmente é uma ajuda para todos que são conscientes de suas limitações.
Eu estou passando por uma fase muito difícil de frustrações e baixa auto estima, tenho 28 anos e a minha sensação é que embora eu seja capaz, como todos nós!, de mudar, eu não consigo.

Quando eu leio estas matérias automaticamente sinto um impulso, mas é algo rápido que não me permite concretamente realizar o que têm que ser realizado, é difícil e sempre penso em como mudar, mudar de verdade, falta coragem, falta força , falta ânimo, e o pior é que as pessoas próximas não consegue entender! complicado.

Obrigada pelo espaço.
Até logo.
Dani.

Avatar for Miguel Lucas
James Bertelli

Magnifico. são coisas que boa parte das pessoas sabem, mais deixam de lado e esquecem mentaliza-se, parabéns a toda equipe.

Avatar for Miguel Lucas
ZENIR RODRIGUES

_____SIM ,ADOREI AGORA FINALMENTE ENTENDI ,COMO FAZER PRA GOSTAR MAIS DE MIM.EU PRECISO MESMO ,JÁ ATRAVANQUEI E MUITO MEU CAMINHO POR TER UMA TIMIDEZ EXAGERADA ,SOU MUITO ANSIOSA E TENHO DEPRESSÃO ,A QUAL ,JÁ SOMATIZEI NUM CANCER DE PULMÃO. MUITO GRATA PELA AJUDA. . ZZ

Avatar for Miguel Lucas
Lena

Oi,estou feliz por saber de ti que eu sou capaz de vencer a baixa estima,pensamentos negativos que me consomem dia apois dias o que causa em mim frustraçao e depresao,isso tudo pra dizer que aqui encontrei a soluçao pra os meus problemas è certo que nao è da noite pra o dia que terei a auto-estima mas farei de tdo pra cumprir as tuas dicas.

parabens por fazer as outras pessoas se sentirem confortaveis com elas mesmas

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio Santista

CARA VOCÊ É MUITO DEZ, VEM PARA A LINDA CIDADE DE SANTOS/SP – BRASIL, VOCÊ VAI SE ENCANTAR COM A CIDADE DE SANTOS/SP, LOCALIZADA NO LITORAL PAULISTA, QUE TEM A MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO BRASIL E O MAIOR JARDIM A BEIRA MAR DO MUNDO, LINDA SANTOS/SP

Avatar for Miguel Lucas
Felipe

Ótima matéria Miguel. Eu estou a 8 meses trabalhando com psicóloga e já avancei muito no tratamento. Depois de 3 meses sem muitos resultados com a sua matéria pude tomar um novo rumo e me tornar cada dia mais confiante nas minhas atitudes. Antigamente eu não sabia nem mais quem eu era e a angústia me tomava conta. Hoje consigo me encontrar novamente aplicando seus métodos, juntamente com as 15 estratégias para se ganhar confiança e a de perder o medo. Com isso descobri que criar confiança em si é o primeiro passo para poder amar a nós mesmos e ao próximo novamente sem preocupações. Ótimo trabalho! E meu muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
queila waxony araujo da silva

oi. sou estudante de psicologia e gostei muita. parabens

Avatar for Miguel Lucas
Najara

Gostei muito do artigo , gostei das dicas para elevar a autoestima !!

Avatar for Miguel Lucas
Regina

miguel boa noite de uns anos para ca fui ficando sem vontade de me arrumar e so quero ficar em casa nao tenho vontade de sair com minha familia ,penso que comecei a ficar assimdepois que casei por mas que eu me arrumase ,ficase bonita meu marido quando saiamos vivia olhando para outras mulheres chegava a flertar com elas e sempre acontecia a mesma coisa e com o passar do tempo perdi a vontade de sair por favor me ajude me diga o que devo fazer eu preciso voltar a viver obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Douglas

Obrigado pelo seu artigo ,eu me sinto muito sozinho me sinto inferior aos outro espero seguir suas dicas se derem certo vou posta espero que eu possa ser uma pessoa mais feliz
Grato

Avatar for Miguel Lucas
Luciana

Nem sei por onde anda minha auto-estima.
Tô um caco, preciso de ajuda urgente. Não gosto de nada em mim, nem por dentro e principalmente por fora. Este artigo é muito bom, vou me empenhar para por em prática alguma coisa.

Avatar for Miguel Lucas
jorgina

Olá sou a Gina, amei suas dicas, deixou-me muito mais confiante. Sempre que puder manda-me dicas. Valeu.

Avatar for Miguel Lucas
adriana

foi tudo escrito para mim.perfeito !

Avatar for Miguel Lucas
valentina

Neste momento não sou nada daquilo que gostaria de ser, admito ter potencialidades mas a verdade é que nao tenho força para as desenvolver. Vou tentar seguir os passos recomendados, espero que resulte.

Gostei muito do artigo, serviu pelo menos para me dar alguma esperança e força para tentar.

Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Alessandra Apio

Bem, ano passado foi um ano muito bom, tanto que fiz coisas que nunca fazia, comecei a frequentar grupos, me dei bem na escola(tirei até a nota máxima em física, matéria que em 2012 eu estava péssima, super abaixa da média), viajei tanto, fui até assistir o show do Paul, mas confesso que minhas últimas duas viagens me deixaram para baixo, uma para o Rio pro JMJ, me deixou triste porque estou passando por uma fase de questionamentos terríveis, que o homem desde os primórdios passa. A outra viagem foi um mês depois dessa do Rio, foi para Poços de Caldas, MG com a escola para jogos. Confesso que odeio educação física e não jogo, e foi um fiasco essa viagem porque só queria ficar no hotel dormindo, e na festa de despedida fiquei 5 minutos e fui embora, não fiz amizades lá(minhas amigas não foram nessa viagem também). O grupo em que participava parei de ir, porque primeiro havia um menino eu tinha saído 3 vezes que participava do grupo, começou a mudar comigo, então evitei o grupo ao máximo, agora ele se mudou, mas mesmo assim não vou mais no grupo pois no tempo em que fiquei longe, ninguém veio falar comigo, saber o porque de eu não ir mais, ninguém se importou, e isso fez com que eu me sentisse sozinha. Agora meus irmãos mais velhos nunca deixam eu falar, com o argumento que eu falo só porcaria, sendo que eles nunca me escutam, nessas férias escolares só estou falando com 4 amigos, 3 virtuais, 2 super pessimistas que me abaixam mais ainda. Ou seja, todo o esforço que fiz em 2013 por água abaixo por uma sequencia de acontecimentos, estaca 0. Agora estou em pleno 2014 triste e me sentindo burra e um monte de coisas, percebi que devia mudar imediatamente quando nos últimos dias eu me imagino com uma seta brilhante em cima de mim, apontando com os dizeres: PERDEDORA ‘-‘ . Lendo seu texto me senti motivada a começar mudar, obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Willians

Bom dia Miguel!!

Bela matéria, tenho certeza que assim como foi e ta sendo importante para mim , tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas.
Obrigado por dividir essas DICAS conosco!!
Foi muito bom visitar seu blog e tomar conhecimento de dicas que realmente possa mudar nosso dia á dia.!!
Um ótimo 2014!!!

Abç… a todos!!!

Avatar for Miguel Lucas
kenzi

Miguel,gostei muito do post. PARABENS
tanto que li 2 vezes. bom Miguel gostaria que me orientasse para meu problema
sou comerciante, e nesses 3 anos pra cá as coisas não andam bem,e o meu
auto estima está em baixo, poderia indicar um livro ou profissional?

Avatar for Miguel Lucas
Alberto Valentino

Muito obrigado por partilhar seu conhecimento e suas experiências.
Vivi em depressão durante 6 anos. Não falava com ninguém, me isolava no quarto.
Passava a maior parte do tempo me lamentando e chorando.
Hoje ainda tenho dificuldades para me aceitar e para me relacionar com as pessoas.
Mas já estou me sentindo bem melhor.
Já vi muitos sites e videos falando sobre depressão e autoestima. O seu post foi pra mim
o mais claro e objetivo. Esta me ajudando bastante a viver mais e ser mais feliz.

Gostaria que você postasse algo sobre REJEIÇÃO AMOROSA. Acho que este é um assunto do interesse de todos.

Mais uma vez obrigado.
Você não faz ideia do quanto seu site foi importante pra mim!

Avatar for Miguel Lucas
cenildo pereira

esse texto reflete diretamente nos problemas de muitas pessoas,,,
seria muito bom se voce escrevesse sobre paixao nao corespondida,,ja pasei por duas e e impresionante
como afetou todas as areas da minha vida,,abraco,.

Avatar for Miguel Lucas
Luciene Cardoso

Minha auto estima está no nível vermelho já e hoje quando li este artigo me identifiquei muito, só faltou completar que a impressão que tenho é que esqueci tudo o que aprendi na faculdade. Como não confio em ninguém que conheço, além do meu marido pra desabafar essa leitura me ajudou bastante!

Avatar for Miguel Lucas
renata

muito bom me ajudou, bastante, obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
vitoria

bom eu tenho uma amiga q nao gosta do corpo q tem e que nao acredita em si mesma sendo q ela e linda e mto capaz. queria saber como posso ajuda-la a superar esse problema?

Avatar for Miguel Lucas
Marco Mares

Olá Miguel desde pequeno tenho esta dificuldade de me relacionar, de me programar, de realizar tarefas mesmo as menores. isto me prejudica e muito a cada dia que passa penso mais negativamente em todos os sentidos, trabalho, familia, amigos, fico cada vez mais isolado do mundo.
Muito bom seu post e irá me ajudar muito em minha relação interpessoal gostaria de me conhecer melhor mas não consigo e acho que por isso vou me escondendo do mundo.

Avatar for Miguel Lucas
jussaracassia

Adorei o texto me ajudou muito na auto estima que ira melhorar ainda mais vou me esforçar á colocar em prática o que diz …….. Parabens pelo seu trabalho …… Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
bruna araujo

eu tenho só 12 anos e já não tenho mais auto-estima

Avatar for Miguel Lucas
raelle

bruna, leia o texto do miguel com calma. não se deixe afogar pelo desespero. no texto dele nós vemos que construir auto-estima é tarefa diária e incansável. trabalhe as dicas que ele deu e pense que quando tiver 13 anos vai ser uma moça mais confiante e de bem na vida.
fé e força!

Avatar for Miguel Lucas
Kátia

Bruna, quisera eu, ter 12 anos novamente e poder recomeçar (tenho 50). Na 5ª série, a minha professora de geografia me destruiu na frente da turma. Acabou comigo porque não gostou do trabalho que eu apresentei. Eu só ficava de cabeça baixa e vermelha feito um pimentão. Se pudesse voltar no tempo, olharia bem nos olhos dela e diria que realmente não tinha me dedicado e da próxima vez faria melhor. Esse medo que começou naquele dia não teria virado o monstro que virou hoje. Então, aproveite seus 12 anos e enfrente com coragem seus medos e dificuldades. Eles vão morrer e você vai crescer forte e capaz. Coragem!!!

Avatar for Miguel Lucas
raelle

Miguel,

Deixo minha enorme gratidão pelo artigo de incentivo às mudanças positivas. É angustiante perceber que tenho coisas profundas a mudar ainda na minha auto-imagem apesar de ter passado 4 anos em análise com psicoterapia. Persistir é o verbo para uma caminhada mais feliz e leve. Muitas vezes ao acordas, relembro disto, mas nas coisas do dia o sentimento auto-depreciativo vem com a força do hábito e é isto que devo reinventar. Um novo hábito, uma nova força, um corpo de coragem e não de "nãos". Tatuar isto na alma: "Gostar de si, ter esperança e persistência sempre" como diz a iluminada Vanessa da Mata.
Agradeço a sua generosidade pela doação de seu tempo em ajudar àqueles que estão perdidos em suas mentes confusas. Vou lembrar de seu artigo e procurar lê-lo nas vezes que derrapar. Estou prestes a completar 27 anos e é totalmente inconcebível continuar a viver em ciclo destruitivo.

Tudo de bom!
Raelle

Avatar for Miguel Lucas
ana ibairros

oi quero muito saber como ajudar a melhorar a auto estima do meu filho de treze anos,ele é filho único não demonstra nenhum interesse em melhorar nos estudos e em nada mais,a letra dele é feia a gente pede para melhorar e nada.As vezes o pai dele fala vai que tu consegue,afinal é um homem ou um rato, ele responde um rato,isso me deixa muito triste e sem saber o que fazer.Por favor tens como me ajudar

Avatar for Miguel Lucas
Irini

Eu pensava que era so eu que tinha problema de autoestima! Tem muita gente que sofre com isso!

Avatar for Miguel Lucas
lcsvctr

o que pra mim é um problema é que eu sempre digo pra mim mesmo que todos sao inferiores, e chego até a me sentir melhor e ver defeitos em outros, mas na realdade me sinto inferior as pessoas e fico comparando-me com pessoas que sao boas em se socializar por exemplo, em contrapartida comigo, que nao sei praticamente nada disso, eu prefiro ficar sozinho no computador do que me arriscar a falar com alguem e ser rejeitado, e, quando tentei começar a falar com pessoas, percebi que realmente é melhor ficar no meu computador sozinho.

Avatar for Miguel Lucas
jacileia

Ando me sentindo mt pra baixo,como ci eu nao tivessi valor nemhum pra nimguem eu sou sempre a ultima em tudo,tudo vem primeiro que eu d todas as prioridades sou sempre a ultima e por isso eu mi fecho d mundo ao meu redor,ando mi sentindo feia indesejavel.efim minha auto estima esta la embaixo.

Avatar for Miguel Lucas
MARIA

QUER DESABAFAR!
QUER UMA OPINIÃO DE CORAÇÃO!
ENVIE UM E-MAIL PARA:

seajudeagora@gmail.com

DEUS TE ABENÇOE!

(Podem divulgar a outras pessoas)

Avatar for Miguel Lucas
Márcio

Antes de mais nada, é preciso entender que a autoestima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal.

A autoestima é a soma da autoconfiança com o autorrespeito.

Como complemento do texto, pode ler http://www.sobrerelacionamento.com.br/autoestima-injetado-na-veia/

Muito bom esse seu texto. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
raquel portal

ola MIGUEL eu me chamo raquel e estava aqui navegando na nete quando escrevi algo sobre desanimo no google e entao saiu este seu artigo maravilhoso,eu tenho 34 anos estou ascima do peso e fui traida pelo meu esposo e por isso fiquei assim desgostosa da vida,mais quando comecei a ler eu ja me senti muito bem e tambem comeco a ter outras ideas,o engracado e que quando eu li seu artigo eu dava risada e me perguntava: como pode uma pessoa escrever minha propia historia aqui??? foi asim entao que seu artigo comecou a chamar muito minha atencao,quero te PARABENIZAR pelo seu PROFICIONALISMO e tambem dizer que vc estara sempre em minhas oracoes para que DEUS te ilumine sempre.

Avatar for Miguel Lucas
REINALDO FERREIRA

MIGUEL ,TUDO BEM? ESTIVE LENDO TODO O SEU ARTIGO SOBRE AUTO-ESTIMA, E ACHEI MUITO ESCLARECEDOR E ELE MESMO JA TRANSMITE AS PESSOAS UMA SENSACAO DE AUMENTO DE AUTO-ESTIMA. PORQUE JA NOS VEMOS USANDO E PRATICANDO SUAS ORIENTACOES.E MELHOR AINDA NOS VEMOS JA USUFRUINDO O RESULTADO DE TER DESENVOLVIDO UMA ALTA AUTO ESTIMA,OBRIGADO.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Ando muito triste ultimamente, quer dizer, desde que passei pela adolescência sou diferente das outras pessoas…todos têm muitos amigos, saem, riem com besteiras, mas eu sou muito fechada, não consigo fazer tantos amigos. Minha vida tem sido ir para a faculdade e voltar para casa, tenho conhecimento, consigo notas boas, mas socialmente sou uma pessoa triste. Não sei se afasto as pessoas, acho que tenho uma baixa auto-estima.Nunca tive namorados, nunca consegui me aproximar de ninguém que gostasse com intenção de relacionamento , e isso me deixa muito mal. Queria ajuda de alguém, quero mudar, ser uma pessoa mais alegre, relaxada, menos preocupada com as coisas…Obrigada pelo seu texto, mas acho que preciso de mais ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Mariá

Sr Miguel
Boa noite
Gostei imensamente do artigo. Acredito que autoestima é uma conquista desde a infância.
Algumas vezes nos acostumamos a não sermos valorizados e bem tratados, com isso a baixa auto estima nos acompanha vida afora. Sei que pedir ajuda, orientações , e tentarmos fazer as mudanças necessárias pode ser solução. Fácil não é…no entanto também não é impossível ter boa autoestima.
Falar sobre o assunto, ouvir a nós mesmos e os outros pode ajudar.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Ola adorei essa pagina…sempre tive uma pessima auto estima…mesmo quando todos me dizem que sou uma mulher bonita, inteligente cheia de qualidades….nao consigo acreditar….nao consigo acreditar na minha capacidade e sò enxergo meus defeitos e fraquezas….è um sentimento muito ruim….e esse sentimento nao è sò em relacao a mim como pessoa. Mas tambèem com relaçao a minha vida, o exterior, o que acontece fora….nada pra mim està suficientemente bom, tem sempre algo errado…nada me faz completamente feliz, pq acho que sempre poderia ser melhor….è muito ruim viver assim….me sinto prisioneira de mim mesma, dos meus sentimentos, das minhas fraquezas….vou ler de novo, pela segunda vez com calma, e tirar o maximo de proveito, pra tentar melhorar meu modo de enxergar a vida e a mim mesmo….

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Muito bom o artigo!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rose

Parabéns Miguel!

Já tinha lido alguns artigos sobre o tema, mas não vi um melhor do que o seu, achei completo, e o que achei mais interessante para mim foi saber que auto-estima está ligada à auto-confiança, o exemplo da assistente foi fantástico…muito bom mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
Quele

Gostaria de saber como uma pessoa com baixa auto estima, ou seja, uma pessoa que não tem motivação para nada, consegue dar esses primeiros passos?

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela

Que ajuda maravilhosa você deu-me. Nossa, é muito bom ler informações valiosas com estas!!!!! Muito obrigada mesmo!!!!

Avatar for Miguel Lucas
lucas

Boa tarde Miguel Lucas.. Bem, certamente, assim como muitos outros que postaram em seus textos seus lamentos, agradecimentos e angustias e outros sentimentos, pude, com muita cautela e posicionamento, verificar que muito nos contribuiu quando dedicou-se imensamente para produzir este texto, que mais do que explicativo é construtivo. Acredito que o produziu de pleno gosto e prazer, com a intensão de ajudar àqueles que precisam de ajuda. Cada vez que leio algo ou testemunho alguém com esta característica, mais concluo que nem tudo esta perdido e que muita gente honesta e de qualidades soberbas então entre nós. Miguel, estou passando por algo parecido com o que foi levantado por muitos e estou um pouco mais confiante quanto às minhas futuras conquistas após a leitura. Sou formado em Direito, mas esta é uma área que realmente nunca me trouxe expectativas reais quanto ao meu sucesso!! Não sei se esta falta de estímulo se faz por não haver objetivo a ser alcançado, baixa-auto-estima, falta de vontade, baixa-auto-disciplina ou mesmo não ter afinidade com o curso.. sou formado mas não sou advogado, pois preciso alcançar resultado satisfatório em exame (OAB) para advogar. Até sinto vontade de ser advogado, talvez pelo título mas não me vejo necessariamente trabalhando com esta profissão. Não me sinto com vontade de aprofundar-me e de ser um bom advogado. Pretendo ser Arquiteto e Urbanista, acredito que seria muito bom nesta profissão, mas algo me impede, é como se estivesse dando um salto que não pudesse dar sem antes concluir meu curso, (Direito) o que ocorreria com o exito no referido exame da ordem dos advogados…Para se ter ideia, já me sinto eufórico ao levar a documentação para começar o curso de Arquitetura mas quando estou prestes a efetivar a matricula, vem à tona o sentimento de não ter concluído o curso com o referido exame.. vejo que estou perdendo tempo, que tenho que focar. Bem, vou exercitar-me quanto ao que propôs no texto e tentar assim, dedicar-me ao que realmente é importante e focar minha energia no que pode me trazer satisfação..!! obrigado pelo texto .. abç

Avatar for Miguel Lucas
sonia

ola miguel acho que preciso de ajuda sinto desanimada sem vontade para nada so me apetece estar sozinha tenho dois filhos temnho um omem que me ama mas nao lhe dou a devida atenção ando sempre em baixo nao me apetece falar sinto me irritada so me apetece morrer se nao fosse os meus filhos ja tinha desaparecido nao tenho amigos so colegas de trsbalho passei uma infancia cumplicada o meu pai tentou abusar de mim passei pelo um divorcio o meu filho e do primeiro casamento agora tenho uma filha do meu actual companheiro que gosta muito de mim mas eu nao retribuo da mesma maneira tambem a falta do dinheiro que nao chega para nada e ainda poe a situaçao pior ajude me por favor diga me o que devo fazer obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Gabriely

Olá…. Li seu excelente texto e das diversas sinopses da vida real de cada um…
Eu tenho um problema com estas duas palavrinhas.. AUTO-ESTIMA.
Sempre chamei atenção por onde passei, unca tive problemas em arrumar namorados, ficantes coisas do genero. Eu particularmente, não havia namorado sério antes, então tinha uns casos fixos, os quais me faziam sempre me sentir bem…Pois eu sou um tipo de pessoa que necessita de atenção constante. Então enquanto um de meus "casos" tinha me visto no dia anterior, por exemplo, la estava o outro… Então sempre me senti realizada.
Aceitei um pedido de namoro a 4 anos e 6 meses….atualmente tenho uma filha de 1 ano e 9 meses…
Desde o momento em que ingressei nesse namoro, tinha 18 anos, eu comecei a ter problemas com minha estima.Meu namorado sempre foi muito galanteador e a imagem que tenho dele na minha cabeça é muito do tipo " cafajeste" daqueles que ficam com moçam bonitas e tal…. Desde então sempre coloquei em cheque minha aparencia e o meu ser como pessoa, pois me comparo com as que EU acho que ele se interessa e noto que somos totalmente o oposto.
Atualmente brigamos muito, mas muito mesmo, ja chegamos a nos separar mas não sei porque cargas dágua ainda continuamos juntos. Que a gente se ama é fato, pois passar por todas as coisas que ja passamos e continuarmos juntos, tentarmos continuar juntos, é só pra quem ama mesmo.
Eu me visto e forma comum eu acho, entretanto um tanto exaerado, gosto de decotes, shorts curtos e vestidos…Meu namorado por outro lado detesta.
E disse-me algo que fez-me pensar…. Que eu tenho a estima tão baixa que necessito e um GOSTOSA vindo da rua para me sentir bem…
Eu fiquei hiper mal,ao notar que é esta visão que eu passo à ele, e queria que fosse o contrário.
No fundo eu sei que ele tem razão….
O pior é que realmente eu estou coma estima tão baixa que é como se eu fosse dependente dele, como se só ele pudesse me tirar desta cruel fase em que me encontro. Já li diversos textos/ artigos, eu concordo com tudo que é dito, mas é muito dificil eu seguir….
Eu preciso realmente de um auxílio.
Pois não quero navegar em um navio onde o destino seja a depressão.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Patrícia

Olá, adorei o texto, sempre tive problema com baixa auto-estima, até já fiz terapia algumas vezes durante minha vida, sempre achei que isso estava relacionado com a falta do meu pai e falta de elogios desde a infância, pois acho que minha mãe era muito exigente e só o dela que estava certo. Apesar de ter realizado algumas coisas na vida, apesar de ainda não ser o que eu quero ser, como passar na prova da OAB, de primeira, colocar silicone no seio, que era um sonho; , sinto muitas vezes que certas pessoas são melhores que eu, não tenho confiança em mim e me sinto insegura e fico sempre reparando no jeito das pessoas, e me depreciando, não sei porque, às vezes são tão falante, conversada, extrovertida mesmo, gosto quando sou assim; mas, outras, não consigo nem falar o que precisa ser dito.
Às vezes acho que não me amo, pois sempre achei defeitos físicos em mim, como nariz, canela e joelho feios, nunca consegui aceitar meu corpo como ele é.
Me ajude, por favor.
Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Rute

Oi Miguel,

Sou nova por aqui, acabei de conhecer o blog e confesso que estou surpresa com tanto conteúdo de muita valia para a vida de qualquer pessoa. Também estou admirada pela sua atenção com as pessoas, todas as respostas atenciosas que escreve.

Você está de parabéns!

E concerteza a partir de hoje serei visitante assidua do seu blog!

Beijos

Avatar for Miguel Lucas
Elvira Pimentel

Com o convívio com meu marido acabei perdendo os meus sonhos e parei tudo para cuidar da minha filha e abandonei minha profissão e perdi o estimulo para tudo, hoje aos 50 anos não me vejo como recomeçar e me separar deste homem que me fez infeliz e amarga com a vida. Estou perdida!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Leandro

Eu entrei no site não por acaso mas porque estou passando por problemas do tipo, posso dizer que foi o melhor que visitei, o mais completo, parabéns. Acho que tudo que está escrito são certamente os primeiros passos para se realizar a melhora da auto estima, contudo acho q faltou apenas algo a ser mencionado…..ame-se como você é e não saia da presença de Deus. Isso também acho muito importante por que quando passamos por problemas por piores que eles sejam, só Deus em nossa vida para melhorarmos e é claro um bom conhecimento como o site descreve, mais uma vez venho a reforçar que é de mais acho q todos que passem por esse tipo de problema deveriam ter a oportunidade de ler todo o material citado…obrigado por me ajudarem e que Deus abençoe a todos vocês e lembre-se não saiam da presença de Deus na minha humilde opinião isso também é fundamental porque só na presença do Senhor saberemos o quanto somos amados por Ele!

Avatar for Miguel Lucas
Glauco

Sinto uma enorme dificuldade em descobrir no que sou bom. A cobrança da família dificulta mais ainda, me sinto puxado pelo corpo e ao mesmo tempo é como se a família me empurrasse. O que posso fazer pra melhorar? Me sentir com os pés literalmente no chão?

Obrigado!
Parabéns pelo dom!!!

Avatar for Miguel Lucas
marcos

Adorei seu post, Sofro de Fobia Social, e é muito difícil. Mas com essa pauta, estou mais disposto à virar a mesa, e construir uma vida de felicidade, principalmente no que diz respeito à minha vida afetiva e social. Nos outros campos também como: financeira, profissional, acadêmica e outras mais..
Parabéns Miguel pelo seu conhecimento e disposição em passar o que vê diante da vida.

Avatar for Miguel Lucas
MARIA CLARA

OLHA MIGUEL TENHO UM AMIGO QUE PASSA POR SERIOS PROBLEMA DE AUTO-ESTIMA, AS VEZES ELE CHEGA A CHORAR E NÃO GOSTO DE VE-LO ASSIM. GOSTARIA DE SABER O QUE EU FAÇO PARA AJUDAR ELE…

Avatar for Miguel Lucas
Goreti

Leio sempre os seus artigos e adoro, têm me ajudado muito… Queria que me desse dicas de como ajudar a minha filha, que tem 8 anos, e é muito distraída na escola, em casa demora imenso a fazer os tpcs, distrai-se com tudo. Como posso motivá-lá? Ela tira notas médias, começou no muito bom e tem vindo a baixar e a desmotivar-se gradualmente. Por vezes quase que dou em louca… Ela demonstra muito capacidade, mas muita preguiça… Como ajudá-lá a dar o clique e a ligar aquele turbo que ela tem adormecido, e que já vi a trabalhar algumas vezes… Por vezes é um génio, quase sempre, é uma preguiça. Agradeço desde já, a ajuda que me tem dado.
Ass. Uma mãe à beira de um ataque de nnneerrrrvvvooosss.
Goreti santos

Avatar for Miguel Lucas
lucas

Melhor post que eu li sobre o assusto muito obrigado de verdade

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Oi Meu Nome è Marcos Estou PasandoPor Uma Turbulencia Muito grande em Minha Vida Perdi Minha Mãe á Quase dois Meses de CA Ainda Não recuperado Descobri que Estou Com Proctite Cronica…Não Tenho Niguem Com Quem conversar O Medo e a Solidão Andam Comigo A Muito Tempo Não Consigo Me Ajudar Acordo Nas Madrugadas ComUma Voz No Meu Ouvido Dizendo Que Vou Morrer Me Ajuda Se Tiver Alguém Ai Por Favor Em Nome De Jesus Cristo Me Ajudem O Medo Que Me Acompanha Desde Pequeno Não Me Deixa Buscar Ajuda Atá Penso Mas a Voz Não Deixa Ja Nao Suporto Mas essa Situação

Avatar for Miguel Lucas
andreia

amei essa matéria, estou passando por um momento um pouco difícil, mas pretendo buscar só pensamentos e práticas positivas que me ajudarão a crescer na minha vida e esse conteúdo é muito bom para quem pretende tomar um novo rumo deixando a baixa estima e seguir com confiança.

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Sensacional!

Texto bem escrito, bem construído e de grande valor.
Parabéns Miguel!

Gabaritou!

Avatar for Miguel Lucas
Vlademiro António

Aconselho vivamente a consultar informações nas revistas das testemunhas de jeová sobre a depressão, apartir do site deles que é http://www.jw.org, que fala sobre a depressão.

Avatar for Miguel Lucas
lenilton

voce e uma bencao!

Avatar for Miguel Lucas
ines

Tirei bastante proveito,muito obrigada pela força.
Não sei se ja publicou a respeito de timidez e fazer amizades igual o Marcos sugeriu.
Se ainda não pense no assunto pois isso atrapalha muita gente.
Parabens!

Avatar for Miguel Lucas
Rosane

Oi td bem??gostaria de amadurecer mais meus pensamentos ,ter mais foco e objetivo,que as vezes penso que o mundo e todos estao contra mim,gostaria de ser diferente,e tomar decisoes necessarias…pois as vezes eu falo amem para tudo sem querer na verdade aceitar,sofro com certas coisas e situaçoes…..preciso ser mais feliz e nao aceitar muitas coisas das pessoas.Preciso que me ajude nessas questoes.

Avatar for Miguel Lucas
Talita

Sabe, ADOREI, preciso refletir muito sobre o que ando fazendo. Tenho me sentido exatamente assim a muitos anos e nao consigo sair disso, sempre que penso vou melhorar, vou começar uma dieta, ou qualquer outra coisa, vou e deixo para o proximo dia e quando este chega se passa e eu nada fiz.
É triste quando voce chega a este ponto e nao entende o que esta acontecendo com voce, mas depois desse post nao vou deixar para fazer minhas coisas no amanha que nunca chega, vou aproveitar o restinho desse dia começar aos poucos, reparar mais nas coisas que dao certo.

Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Kátia

Olá, Miguel. Tenho procurado solução para um problema que vejo como patético. Desde menina tenho pavor de falar em público (desde que a minha professora de geografia da 5ª série me "destruiu" na frente dos colegas, ao apresentar um trabalho – fora outras coisas), entro em pânico, literalmente. O pior de tudo é ficar ruborizada na frente das pessoas. Fica todo undo olhando pra minha cara como se eu fosse um ET. Aí tenho vontade de morrer e nunca mais aparecer (o que nem sempre é possível e sou obrigada a encarar aquelas pessoas novamente). Isso tá me matando. A possibilidade de ficar ruborizada na frente das pessoas é o gatilho pra entrar em pânico. Aí….fico ruborizada só de pensar que posso ficar ruborizada. É um inferno! Me odeio por isso.

Avatar for Miguel Lucas
Nara

Perfeito! Resposta clara para o que eu procurava. Agora é por em prática o que li! Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
BEATRIZ

Olá Miguel li seu texto e me identifiquei bastante !

Tenho Auto estima super baixa , sempre estou desanimada , não consigo ser uma boa namorada , uma boa profissional , não sou organizada , tenho memória fraca , não consigo dar atenção totalmente ao meu relacionamento , não faço aquilo que falo .
Estou passando por uma situação difícil em meu relacionamento , estou perdia . não sei como começar a mudar e fazer a diferença nas coisas que digo .

Avatar for Miguel Lucas
helena f

Gosto muito de ler seus textos. sei que ajuda muitas pessoas que estão passando por momento dificeis.
Vivemos em um mundo onde ninguém tem muito tempo para sí muito menos para os outros, já passei por tratamento de depressão, fiz algum tempo tratamento com psicólogo, me ajudo muito, porém não é tão fácil mudar os nossos sentimentos, precisamos de muitas ajuda de Deus em primeiro lugar e das pessoas ao nosso redor, mas muitas das vezes não conseguimos isso. Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
José Maria Mendonça

Antes de mais, quero agradecer-lhe pelas sua bela e importante obra. Ja li parte dela, e fiquei fascinado. Assim que terminar de ler, farei um comentário mais aprofundado.

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
alessandra

amei esta este material sobre alto estima, muito explicativo,me fez aprender muito…

Avatar for Miguel Lucas
carlos luiz bueno moreno

Olá…tenho 53 anos e a muitos anos sofro de falta de amor proprio por não aceitar nada em mim ….mas acho que o que ta pegando mesmo é a crise da meia idade. Não vivo a realidade da minha idade…Não aceito ter 53 anos mesmo sabendo que isso é real e que não tem volta…Sofro demais por isso pois gostaria muito de ser "normal" de viver feliz com a idade que tenho e me relacionar afetivamente com pessoas da minha faixa de idade mas ao contrario só me atraio por pessoas muito mais jovens , pois talvez me espelho nelas para disfarçar essa dor terrivel que é viver de ilusão. Por favor me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Suellen

Amei o artigo e todas as dicas. Aprendi muito

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

Amigo quando ter autoestima se você é homem e impotente, saber que nunca terá uma mulher, não poder ter filhos e etc

Avatar for Miguel Lucas
LêdaMaira

É sempre muito bom passar por aqui e lerrrrrr….ler com vontade de ler, como quando percorremos um labirinto, mas sabendo que, neste caso, descobriremos sim a saída.
Meu carinho e respeito, pelo bem que você faz.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Nossa, eu precisava mesmo ler isso, você não faz ideia do quanto isso me ajudou <3
Obrigada, continue com essas matérias maravilhosas, e ajudando as pessoas.
Parabéns!!!

Avatar for Miguel Lucas
Marcone

Parabéns pelas postagens, Dr. MIguel Lucas!

Avatar for Miguel Lucas
Rosa Maria Matias Araujo

Dr. Miguel, que bom lhe encontrar… ! Como é maravilhosa saber que
ainda existem pessoas procurando fazer o bem ! Fico muito tempo lendo seus arquivos
são muito significativos…amo psicologia, um sonho que não tive condições de realizar,
mas, hoje ainda estou aprendendo como senhor. Sou-lhe muito grata. Vi o seu vídeo,
estou ao aguardo de outros, pois são muito bons , como tudo que vem postando !
Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Áurea

Simplismente tudo que precisa neste momento, sensação que tenho é ter engolido aquele nó que persistia em me sufocar a garganta. Foi de muita ajuda, parecia que estava me descrevendo, o falando diretamente para mim, muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Thadeu Severo

Obrigado mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Maura

Muito bom!! Parabéns pelo discernimento e obrigada pelas orientações.

Avatar for Miguel Lucas
Jeff

Obrigado pelas orientações…vou começar a colocar em prática, eu estava realmente mesmo precisando de palavras assim que motivam.

Avatar for Miguel Lucas
Oliveira

Oliveira

Gostei muito do seu trabalho , li e re li seus artigos .
Eu consigo ajudar os outros com problemas de auto estima e outras questões também , mas não consigo fazer isso comigo mesma.
tento seguir o que você descreveu no artigo , mas não consigo por em pratica.
Não vou desistir ,vou continuar tentando uma hora da certo .

Parabéns pelo trabalho .

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Eu não me acho um cara seguro de mim mesmo!
Na mesma hora que me acho um cara apito para as coisas, na mesma, ja me vejo como um qualquer que não conseguirá alcançar seus objetivos.
Auto estime e Auto confiança são coisas extintas de mim, eu ate ajudo pessoas a se sentir bem,faço coisas para deixa-las bem e se sentir bem consigo mesmas, mas quando se volta pra mim, não consigo fazer algo para que eu me sinta seguro e confiante. Eu não sou difícil de criar amizades, pelo contrario, por onde passo faço amizades novas, porem não as cultivo a ponto de estende-las a longo prazo, acabo deixando um lado frio e inseguro de mim afastar as pessoas, por achar que elas não gostam de mim ou que so são meus amigos/amigas por pena ou interesse.
Mesmo no meu ultimo relacionamento, eu não era seguro de que estava com a menina por merecimento e sim por algum outro motivo, pois não me acho bonito nem atraente. Mesmo namorando uma menina linda. E sempre coloco obstáculos quando se trata em procurar uma nova pessoa para de me relacionar,por achar tais coisas de mim mesmo.
As outras coisas são integradas junto as que acabei de citar.
Gostaria muito de ajuda para controlar a mim mesmo, ter mais confiança em tudo que vou fazer e melhorar minha auto-estima, pois sei que não me faz bem, e nem para as pessoas que convivem comigo.

Avatar for Miguel Lucas
sonia

Nossa!! Tem muito a ver comigo, cada palavras cada detalhes, impressionante mas infelizmente,isso por eu ter a auto estima muito baixa. Sou deficiente auditiva de perda profunda e uso aparelho em um ouvido, porque o outro não tem chance nem com o aparelho. Apesar que eu nunca me conformei com meu problema, claro que penso nas pessoas que tem problemas piores que o meu, isso porque não nasci assim fiquei com 5 anos de idade. Fla super bem e ouço com a ajuda do meu aparelho, mas por mais que eu tento ser melhor cada dia mais mesmo assim eu ainda sou assim. Ja dei o meu melhor em tudo, sempre tive força de vontade de ir adiante, agrado as pessoas gosto de fazer o bem, o que precisarem de mim estou a disposição para tudo, sempre ali com uma mão amiga. Mas sempre que eu preciso vem o oposto, as pessoas me ignoram, finge que não me vê, faz pouco caso ,fica distante como se tivesse com vergonha de mim, puro preconceito, e só se lembra da minha existência quando precisam … Fico muito triste e isso me afeta muito. Meu casamento não vai bem e sogra nem se fala, minha infância e adolescência foi muito triste. Nada facil. Estou tentando o meu melhor, apesar em meios a tentas turbulências, ainda tenho algo todos os dias que é o meu !"Sorriso e Deus em minha vida!!!!"…Amei o post Miguel!! Muito lindoo!!!! Vou ler todos os dias em meu tempo livre!!! Abraços e Sucesso!!!

Avatar for Miguel Lucas
MARCILIO VIEIRA

É a primeira vez que leio algo sobre esse assunto, e me ajudou muito pois acredito que posso esta passando por problemas dessa natureza, e muitas vezes tudo parece ser tão complicado até ler uma postagem que nos deixa mais preparado pra enfrentar e encarar os obstaculos da vida de frente.

parabéns!!

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Gostei muito do texto! Dá dicas q realmente podemos colocar em prática pra nos sentirmos melhores, só ficou uma dúvida, o texto não fala nada sobre estar bem com a aparência, ela não tem a ver com a auto estima?

Avatar for Miguel Lucas
Elídio Ernesto

Está de parabéns Miguel, acredito que exista ajuda médica para melhorar a auto estima porém as suas palavras são muito poderosas…
Força o post é antigo mesmo assim continua energético.
Sucessos.

Avatar for Miguel Lucas
Ellen Dias

Olá!
Adorei o texto, não sou mto de comentar em artigos, mas esse realmente está mto bom, a ponto de eu não poder deixar de comentar…
Desde meus 12 anos minha auto-estima é extremamente mto baixa, eu ainda sou adolescente, mas uma das coisas que mais me perturbam é a baixo -estima que eu tenho, eu realmente não consigo me sentir bem quando vejo minha imagem refletida no espelho, é algo que me atrapalha a anos, e através desse artigo, com dicas mto boas, vou tentar melhor minha auto-estima.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Yara

Admiro muito o trabalho desse tão grande homem Miguel Lucas com suas palavras sábias que me ajudam muito e certamente um número de pessoas imenso, ler seus artigos e ver seus vídeos está me fazendo mudar algo dentro de mim, passando do problema para uma melhoria enorme comigo mesmo. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Ivone Boechat

Para quem tem mais de 65 anos

Ivone Boechat (autora)

1 – Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

2 – Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado… Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

3 – Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos… Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

4 – Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

5 – Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

6 – Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

7 – Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

8 – Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

9 – Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho… prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

10 – A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

11 – Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

12 – Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

13 – Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

14 – Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

15 – Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

16 – Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei… Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

17 – Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados…

18 – Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

19 – Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

20 – A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

Extraído do livro Educação-a força mágica de Ivone Boechat

Avatar for Miguel Lucas
Thiago

Tenho muitos altos e baixos, sempre estou atras de novas oportunidades de melhorar e de me tornar uma pessoa melhor, tenho todos os sintomas descritos e tenho poucos amigos…Porém tento buscar sempre algo novo, mas posso dizer que 70% deles não consigo terminar, gasto dinheiro, não toco a vida como gostaria e tenho muitas surpresas boas que deveriam me entusiasmar, mas fico tão deprimido por não conseguir deixar o passado, viver o presente e preparar o futuro…vivo cada dia como o último pois não sei se consiguirei chegar no amanhã, carrego um peso nas costas onde não consigo me desfazer. Sempre estou lamentando e incomodando os outros, mas ninguém entende o que passa na sua cabeça parece mimo de criança, manha…mas não é fácil encarar a vida com uma mente que não ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa Neto

Sei bem o que é!

Avatar for Miguel Lucas
michele

Amei ler isso… de alguma forma vai me ajudar,pois tenho muita dificuldade com minha auto estima.
Parabéns!!! Deus te guie para Sembre!!! Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
EVA

Agradeço de coração pela pessoa que és, por escrever as palavras certas na hora certa, precisava mesmo ler isso, por ter uma baixa autoestima exagerada me privo de muitas coisas e muitos encontros sociais, com estes passos a passos vou começar hoje mesmo a me exercitar e me tornar uma pessoa melhor.

Avatar for Miguel Lucas
erica

Adorei o artigo era isso q está precisando. !!!

Avatar for Miguel Lucas
Lilian

Gostei do artigo!!!

Avatar for Miguel Lucas
Eliane Pinto

Olá!!!
É muito bom poder achar ajuda na solidão. Uma solidão acompanhada, rsrs. Complicado definir e explicar para outra pessoa (leiga) o que sentimos. Tenho passado, por um bom tempo, por angústia e ansiedade com relação a minha profissão. Sou professora e tem sido muito difícil voltar para escola, principalmente depois de um recesso. Falta de ar, ansiedade, angústia, irritabilidade… Uffa!! Não consigo tirar isso de mim… Vou dar um passo de cada vez. Mas é muito dolorido. Fico meio perdida, sem saber o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa Neto

Só peço a Deus paciência, se me der força, mato um, rss
Não tenho paciência, estou sem estímulo, não me reconheço!

Avatar for Miguel Lucas
Edinea

Muito bom esse artigo me ajudou bastante!
Estou fazendo uma pesquisa sobre esse tema e achei ele excelente!
Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
ANGELICA OTA

Parabens! Excelente artigo, de facil leitura,motivador.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Rosa

lendo seu artigo chego a pensar que existem níveis de autoestima. Pois me considerava com baixa autoestima porém consigo realizar muitas das coisas que vc sugere,mas não me sinto com "ela" super elevada, pois as vezes me preocupo mais que o necessário com o mundo externo e descuido do meu interno.Mas acho que isso seja normal, afinal não consigo estar todos os dias 100%, e os dias que estou 0% sei que é passageiro e me permito até sentir, afinal a vida sempre continua e tenho mesmo que estar em equilíbrio e sempre respeitar meus sentimentos. Agora fica a pergunta. Encontrei meu ponto de equilíbrio ? Ou ainda não endendi direito sobre auto estima? Rs. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Anthoni

Excelente texto! Me ajudou muito.

Muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa

Antes de mais nada PARABÉNS!
Artigo perfeito, me identifiquei com muita coisa…
Estou passando por uma barra, estou prestes a perder meu marido pq estou c dificuldade de trabalhar, interagir, emagrecer.. Eu tenho um medo terrível de enfrentar o campo de trabalho, NÃO É MEDO DO TRABALHO, é medo, insegurança com relação as pessoas juntamente com a insatisfação com meu corpo, ele ate diz que me entende, mais por conta de uma brincadeira com minha melhor amiga, descobri que ele me trairia c ela e que ele esta se sentindo sufocado com meus problemas, me ajude, por favor!! Estou a dias sem dormir, desesperada…

Avatar for Miguel Lucas
angelita lopes

Gostei muito, foi a leitura mais indicada para trabalhar a baixa e auto estima.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Ola Miguel estou com um problema serio, não sei se e a falta da autoestima estou pensando demais não consigo para de pensa e uma tipo de pensamento vazio sem nada só um pensamento vazio mesmo mim ajude por favor não estou conseguindo dormi

Avatar for Miguel Lucas
noilza

Gostei das dicas, muito bom, já que hoje vivemos em momentos dificeis e precisamos de ajuda. E guando perdermos um grande amor, como superar a autoestima ??????????

Avatar for Miguel Lucas
Jose Francisco Guedes

Parabéns Miguel Luccas adorei suas palavras já me sinto forte com um pouco que li de suas palavras muito bom,eu me sentia assim inferior primeiro olhava os outros e me via muito abaixo delas pensava assim: porque eles podem e eu não consigo,mas agora irei ter outra visão de mim,SIM!! EU POSSO SER MELHOR BASTA EU QUERER,obrigado irei sempre seguir você abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Leite

Parabéns pelo artigo!
Estamos vivendo um momento difícil em nosso país,onde precisamos buscar forças e energias positivas para nos mantermos em pé,o seu artigo serve como uma base para nos conhecermos mostrando a importância de trabalharmos CORPO,MENTE E ESPÍRITO,assim buscando o nosso EQUILÍBRIO.

GRATO.

Avatar for Miguel Lucas
Chris

Foi o melhor guia de autoestima que já li. Lúcido, possível de fazer, real! Nem preciso falar mais, l Parabéns!!

Avatar for Miguel Lucas
pedro

eu tinha um trabalho da escola sobre auto estima e eu tive 100% no trabalho da escola
muito obrigado
ja vou contar aos meus amigos desta pagina

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

No meu caso, estou há anos em depressão (final da infância e toda a adolescência). Atualmente, meu maior problema é me relacionar com pessoas, sonho em algum dia namorar alguem mas não consigo, praticamente não tenho amigos de verdade, raramente saio e quando saio é com pessoas de uns 3 ou 4 anos de diferença, conclusão : não tenho nem com quem sonhar ou me inspirar, é horrível viver achando que vai acabar só e infeliz, isso me desespera e então gera um ciclo, pra ter mais auto confiança a demanda é de mais auto confiança, sinceramente não acredito em milagres mas parece que só um para me ajudar, já tentei até suicídio, enfim, obrigado por ler tudo isso.

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Ajudou a aumentar minha auto estima
Obrigado, o mundo precisa de pessoas
boas

Avatar for Miguel Lucas
telma

Gostei muito. Estou passando por um processo de problemas de estima e esse texto me deixou muito pensativa em relação a mim mesma. gostaria muito de receber outras mensagens para eu poder alimentar minha vida. Muito obrigda

Avatar for Miguel Lucas
Alberto Vale

Bom! Eu gostei do que está aqui escrito, mas para chegar até lá acho que tenho um processo muito longo a debater. Mas o meu muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
GEDER

MUITO BOM…GOSTEI MUITO..
ABRAÇO..

Avatar for Miguel Lucas
Michael

Quero muito agradecer por tais palavras. Me encontro em uma situação de total desespero sem motivação, baixa autoestima, carência, enfim tudo que se somado não resulta em nada de produtivo ou bom. Mas lendo esse artigo pude perceber muitas coisas, as quais algumas eu tinha e nem sabia. Percebo que agora preciso mudar isso, por mim mesmo, agregar coisas boas de modo que quando olhar no espelho meu reflexo reflita a imagem de alguém importante, confiante, determinada e capaz. Obrigado por mostrar isso, por me fazer enxergar agora e que ainda posso mudar.

Avatar for Miguel Lucas
Astrid Mattheia

Parabens pela sua materia.
Fui atleta e sei quão dificil é trabalhar a auto estima.
E encontrei a sua materia por estar precisando de um empurrãozinho 🙂

Devo dizer que sua materia deveria ser o livro de cabeçeira.
Ser lido todos os dias ao se levantar e ao dormir.

Obrigado.
Vou fazer bom uso

Astrid

Avatar for Miguel Lucas
c

parabéns! ajudou demaaais

Avatar for Miguel Lucas
Amanda viegas

Olá , estou emocionada tenho 13 Anos , obrigada ! Por este artigo que deus lhe abençoe.
Foi muito útil estou chorando.
Obrigada! Por tudo .
Tô sem palavras .
Mudou a minha vida.
Deus lhe abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Douglas Viana

Muito legal seu artigo, gostei. Valem a pena todos ler

Avatar for Miguel Lucas
Jean Victor

Muito obrigado só tenho lhe-agradecer pela total clareza e realidade desta matéria, só de ler já levantou a minha autoestima, só te desejo muito sucesso e meus parabéns eternamente grato ! pretendo ler sempre. !

Avatar for Miguel Lucas
- Yeda

Boa noite!
Miguel, amei o artigo…me descreveu em alguns momentos! O engraçado é que quando estou pensado coisas boas nunca saem como imaginado ou almejado. Sempre que acho que vou conseguir uma promoção acaba não ocorrendo, procuro pensar que não estou preparada no momento, mas chega uma hora que me vejo estaguinada, fazendo coisas que não uso.minha inteligência.

Avatar for Miguel Lucas
- Yeda

Boa noite!
Miguel, amei o artigo…me descreveu em alguns momentos! O engraçado é que quando estou pensado coisas boas nunca saem como imaginado ou almejado. Sempre que acho que vou conseguir uma promoção acaba não ocorrendo, procuro pensar que não estou preparada no momento, mas chega uma hora que me vejo estaguinada, fazendo algumas atividades no automático.
Beijos com certeza me ajudou… #positividadesempre

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Oi Miguel, bom dia!
Adorei o texto e, infelizmente, me identifiquei em praticamente tudo. :/
Nem me reconheço mais em tanta insegurança, tristeza e desânimo.
Muito obrigada por este texto, ele me deu uma "luz". 🙂
Você indicaria algum livro para eu comprar HOJE e dar a volta por cima?!
Desde já agradeço,

Bruna

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel L. Hohmann

Pura realidade. É muito triste , isso ai vem desde a minha infância . mas cada vez se intensificando mais. E ainda trabalho a meio sofrimento e dor, mas é o que me dá força para levantar da cama e ir ajudar os outros. Hoje percebo que amigos ? não tenho ! Sonhos frustrados e etc .. Me isolo completamente de pessoas ! tenho visões muito ruins de mim próprio, não me sinto seguro na vida, sempre cansado, desmotivado, sorrir ?! dificil hein ! Bom .. pra mim essa é uma das piores doenças que o ser humano pode ter, tudo que envolve a saúde mental !! O que vejo hoje, é que pacientes assim negam ajuda, assim como eu. haha .. com certeza, da baixo autoestima, ja se desenvolveu um processo depressivo e fobia socail .. mas .. vamos levando .. força para todos !!

Avatar for Miguel Lucas
Gisleide

Nossa que demais!!!
Que poder construtivo essa leitura.
Parabéns.
Li, porque justamente é sobre isso que sinto estar necessitando.
Muito Obrigada pelo compartilhamento.

Avatar for Miguel Lucas
Hugo

Ótimo artigo, bons conselhos, realmente úteis. Espero conseguir colocar tudo que aprendi em prática, vou começar do "começo". A única coisa que sei que vou ter dificuldade é no auto tratamento da fobia social; passei muitos traumas quando criança e acho que isso também atrapalha na minha auto estima 🙁
Parabéns a quem escreveu a matéria, obrigado ^-^

Avatar for Miguel Lucas
MARCELA

Muito bom!
Eram essas orientações que estava buscando e não encontrava: dicas práticas para o cotidiano.

Avatar for Miguel Lucas
IGOR

" A autoestima vem do domínio de si mesmo. Quanto mais coisas você se propuser, quanto mais coisas for conseguindo realizar (mesmo as pequenas coisas) e passo a passo for obtendo êxito, mais confiança vai crescendo em você, sedimentando a sua autoestima. O seu nível de autoestima afeta a sua felicidade e tudo que você faz. "

A QUESTÃO É …e quando você se propõe a fazer muitas coisas ..e ..não consegue realiza-las ..isso não acaba tendo um efeito contrário ?

Avatar for Miguel Lucas
Danillo

Bem . Li essa postagem e vou botar em pratica meus objetivos, obrigado Deus por essa Postagem !!

Avatar for Miguel Lucas
Genivalda santana

Amei a matéria, pois me ajudou a descobrir a mim mesma… infelizmente, me identifiquei em praticamente tudo. Auto estima lá no chão! Tenho um complexo de inferioridade muito grande. Nem me reconheço mais em tanta insegurança, tristeza e desânimo. vou colocar em pratica os seus ensinamento!

Avatar for Miguel Lucas
ROBERTO

Tudo bem
Estou fazendo uma psicoterapia e a psicologa me dize que estou fazendo uma vitimização, estou depressivo e procura como fazer para sair dessa fase. Já parei de chorar até vendo uma propaganda do dia do país, e procuro algum exercício para sair dessa. Para sair da vitimização da autosabotagem como ela me diz.

Avatar for Miguel Lucas
Sadam

Esta de para bem.
Boa matéria.
Espero por mais dicas

Avatar for Miguel Lucas
Jefferson

Dei uma melhorada na minha auto estima após dar uma lida nesse livro https://go.hotmart.com/Q5203440Y., quando perdi meu grande amor, entretanto é sempre bom cuidarmos de nós mesmos.

Avatar for Miguel Lucas
Ian Ralha

Depois que entrei para faculdade me sinto como se estivesse perdido o rumo, fico as vezes na minha própria mente falando coisas que aconteciam antigamente e hoje não tem dado retorno.Tenho amigos e me sinto bem com eles ,mas ando tendo problemas com relacionamentos , gosto ficar com mulheres de maneira casual mais ultimamente só tem aparecido mulher com baixa auto estima ou mulheres querendo fazer certo tipos de jogos manipuladores. As vezes ando ate paranoico achando que nenhuma gosta de mim ,comecei a me questionar em tudo e eu ja era perfeccionista no começo ,acho que o quadro da minha negatividade foi tomando conta e eu nem tinha percebido . Eu quero ser apenas eu mesmo mais ter sucesso no trabalho e na vida amorosa.Tem solução para isso ? é tratado por psicólogos ?

Avatar for Miguel Lucas
beatriz

Olá, Miguel eu fui lendo seu artigo e fui me encontrando cada vez mais super amei.obrigada

Eu só gostaria que me ajudasse no sentido de se sentir muito "inferior" me sinto diferente das outras pessoas por muitas vezes acho que não sou capaz de conquistar algo gostaria muito que me ajudasse.

Que Deus lhe abençoe.
Grata.

Avatar for Miguel Lucas
Alana

Seu post me ajudou muito. Hoje pude perceber o quanto minha autoestima está baixa e o quanto estou me prejudicando com isso em todas as áreas da minha vida. Infelizmente, tive que quase perder a pessoa com a qual comecei a me relacionar para me dar conta de onde reside o problema. Muito obrigada pela sua orientação. Anotei as dicas e hoje mesmo começo os trabalhos rumo à melhorias.

Avatar for Miguel Lucas
Tayná

Bem, meu nome é Tayna e tenho 17 anos. não tenho auto estima, não gosto da minha aparencia fisica, do meu corpo . não acho que eu vá conseguir algo nessa vida , não sinto tanta alegria, e sempre me sinto, ou melhor, quase sempre me sinto sózinha em uma caixa, onde não posso me expresar, e viver sobre limites e medo . Ouço músicas tristes, por que parecem me afundar mais e mais.

Avatar for Miguel Lucas
Benny Heberley

por mais que eu lute, mais me sinto excluída desse mundão de Deus! é horrível esse tipo de sentimento, autoestima em baixa total, que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Elires Rosa

Realmente acredito que a auto estima é algo a ser construído diariamente, pois a cada dia podemos melhorar e renovar nossas vontades e objetivos, que são alinhados com a crença que temos em nós mesmos. Essa crença sobre nós é o que determina o sucesso que teremos em todas as áreas da nossa vida.
Veja: http://meumanualdevidasaudavel.com/autoestima/

Avatar for Miguel Lucas
Fauna Cambuta

Ufff estava me sentindo muito em baixo e perdendo a auto-estima ler esse artigo me ajudou muito.

Beijos e Forneça mais artigos como esse

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Gostei muito do post, vou pôr em prática as dicas
Ao ler o post, percebi o quanto eu me prejudico sendo negativa, achando que os outros são melhores que eu e não estabelecendo limites (neste aspeto até já melhorei, quando aquelas "amiguinhas" invejosas que fazem comentários na brincadeira e que muitas vezes magoam, agora não fico calada) e aquele receio de errar que não me deixava ser espontânea mas agora eu penso "eu vou dizer o que penso sem medo, e se eu disser alguma coisa errada ou fizer algo de errado, e daí?! somos seres humanos não máquinas. É errando que se aprende."
Ainda tem coisas que tenho que melhorar mas eu tenho consciência que melhorei em certos aspetos.
Eu acredito que quando queremos mudar, nós conseguimos!! Temos de investir na nossa auto estima se queremos ser felizes!!
E pesquisar sobre este assunto é fundamental, quanto mais informados maior será a probabilidade de sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Jessica

Podemos criar um grupo no zap.
É sempre bom um levantar o outro.
O que acham??

Avatar for Miguel Lucas
Queren

Gostei muito! isso me ajudou a seguir em frente

Avatar for Miguel Lucas
Lucia

Oi Miguel. Tudo bem?
Parabénsssss! Pelo seu amor de trabalho para com as pessoas psicologicamente afetada em alguma parte ou fase da vida. Levando para o meu lado, estava quase totalmente abalada. Mas, ao encontrar seu bolg, me sentir como se estivesse no seu consultório, ou seja, suas colocações foram bastante eficaz em cada vazio da minha vida. Hoje não me acho, e sim sou de fato verdadeiramente outra pessoa (Lucia). Vou continuar lendo seus artigos e breve estarei dando um belíssimo testemunho.
Aguarde.

Avatar for Miguel Lucas
Carol

Muito bom oq vc escreve!! De certa forma me mostrou oq estava me fazendo ficar pra baixo ( e só de ler seu post me sinto muuuito melhor de verdade) estou certa de que apartir de amanhã vou começar a trabalhar sob as coisas que vc aconselhou!!! Muito obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
erenilde almeida

eu estou com alto baixo estima esse texto e muito bom vou vou começar com a pequenas coisas como mim olhar no espelho eu adoro escrever poesias e estoria infantil

Avatar for Miguel Lucas
Vânia Brígida

Ola Miguel
Eu adorei o seu artigo,parabéns. Espero que me ajude eu sempre gosto de ler artigos assim pra tentar ser a pessoa que eu quero ser mas sempre que eu tento depois desisto no caminho, eu gosto muito de ler e vivo muito no mundo dos livros , eu meu sonho era conseguir uma bolsa me esforço pra estudar e começo muito bem mas de país desanimo, eu gosto de falar a mim mesma que não tenho amigas porque sempre parece que entre todas as minhas amigas sou a segunda opção elas tem uma primeira amiga pra tudo vem a mim quando ela não esta . sempre tento não pensar assim mas sempre volto ao mesmo pessamento, eu me sinto sozinha em muitos momentos e tem horas que eu choro sem ter ancotecido algo realmente mas tenho vontade de chorar e choro , me sinto triste do nada levo qualquer coisa a serio , tenho amigas brincalhonas( digo amigas mas no fundo não as considero porque sei que sou a segunda opção delas mas gosto delas mas pensar que talvez eu só que gosto delas me faz pensar assim) elas gostam de fazer piadinhas mas eu sempre levo a serio e respondo sempre de imediato uma coisa pra justificar o que elas falaram mas depois de eu responder elas dizem que era bricadeira, mas eu levei a serio. É como se eu não fosse do seu mundo mas tento me encaixar. Tenho medo de compromisso porque sei que não vou comprir meu dever, me recuso sempre a sair num encontro por medo da refeição . gosto de viver em sonhos por isso gosto de ler porque me imagino lá na historia.bom é isso ai gostei do artigo por isso porque quero mudar a minha forma de pensar e ser melhor me sinto como sendo uma má influência, só espero não desanimar desta vez , só espero mesmo. E mas uma vei gostei muito e o cometário foi uma forma de desabafar. Que deus o abençoe, beijos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *