3 Passos e 10 formas para construir a sua auto-confiança
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

3 Passos e 10 formas para construir a sua autoconfiança

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Acredite em si próprio, e caminhe para o êxito. É comummente aceite que as pessoas autoconfiantes têm qualidades e características que todos nós admiramos. A autoconfiança é extremamente importante praticamente em todos os aspectos da nossa vida, no entanto muitos de nós lutamos para a encontrar. Tristemente, isto pode tornar-se um ciclo vicioso. As pessoas com falta de autoconfiança podem encontrar neste ciclo os obstáculos e dificuldades para serem bem-sucedidas.

Muitos de nós somos relutantes em apoiar um projeto que está a ser desenvolvido por alguém que está constantemente nervoso, atrapalhado e com necessidade de elogio constante. Por outro lado, a grande maioria de nós somos persuadidos por alguém que fala claramente, que tem uma postura ativa e decidida, que responde a perguntas com toda a certeza, e que consegue admitir publicamente quando não sabe algo.

Aprender a construir autoconfiança

As pessoas autoconfiantes inspiram confiança nos outros: o seu público, seus colegas, seus patrões, seus clientes, e seus amigos. Ganhar autoconfiança, assim como a confiança dos outros é uma das principais vias para sermos bem-sucedidos na nossa vida.

A boa notícia é que a autoconfiança pode realmente ser aprendida e construída. E, se você estiver trabalhando na sua própria autoconfiança ou a construir a confiança das pessoas ao seu redor, esse esforço será certamente recompensado. Todos nós enquanto seres humanos, necessitamos de nos sentir competentes, eficazes e confiantes, face a algo ou às nossas capacidades. Estes sentimentos permitem que nos coloquemos num estado de elevados recursos, corpo e mente ficam sintonizados para construir uma resposta adequada ao desafio a enfrentar ou a resolver.

Como é que acha que conseguiria atingir ou fazer algo na sua vida, se constantemente tivesse alguém no seu ouvido a transmitir ideias de incapacidade, palavras depreciativas acerca de si e das suas capacidades e habilidades? Bem não seremos nós próprios na maioria das vezes a ser esse “sabotador” daquilo que queremos realizar? Concordarão certamente comigo, que sim. Somos nós o nosso maior sabotador da autoconfiança.

Quão confiante parecerá aos outros? O Seu nível de autoconfiança pode evidenciar-se de várias maneiras: o seu comportamento, a sua linguagem corporal, a forma como você fala, o que você diz, e assim por diante. Olhe para as seguintes comparações de comportamento confiante comum com o comportamento associado à baixa autoconfiança. Que pensamentos ou ações você reconhece em si mesmo, assim como as pessoas ao seu redor?

Como você pode verificar com os exemplo descritos, a baixa autoconfiança pode ser autodestrutiva, e muitas vezes manifestar-se com negatividade. As pessoas autoconfiantes são geralmente mais positivas, acreditam em si mesmos e nas suas habilidades, acreditam ainda na capacidade que possuem para viver a vida de forma satisfatória.

O que é que entende por autoconfiança?

Duas coisas principais contribuem para a autoconfiança: A auto-eficácia e a autoestima. Nós ganhamos um senso de autoeficácia, quando nos vemos a nós mesmos (e outros semelhantes a nós) no domínio das habilidades que possuímos e a alcançar metas que necessitam dessas mesmas habilidades. Esta é a confiança, que se aprende quando trabalhamos duro numa área em particular, e acreditamos que vamos conseguir, e é este tipo de confiança que leva as pessoas a aceitar desafios difíceis, e a persistir diante de reveses e dificuldades. Isso coincide com a ideia da autoestima, que é um sentido mais geral que podemos lidar com o que está acontecendo nas nossas vidas, e que temos o direito de ser felizes.

Em parte, isso vem de um sentimento que as pessoas ao nosso redor reforçam face à nossa maneira de ser, que podemos ou não ser capaz de controlar. No entanto, também vem da sensação que temos de nos estarmos a comportar de forma virtuosa, que somos competentes no que fazemos e que podemos e somos capazes de bons desempenhos quando nos desafiamos a nós próprios ou estabelecemos metas.

Algumas pessoas acreditam que a autoconfiança pode ser construída com afirmações e pensamento positivo. Eu também acredito que esta ideia tem sentido e valor, mas é também igualmente importante para a construção da autoconfiança a definição de metas e a experiência de êxito, de um resultado satisfatório face as expectativas propostas. E assim construir um sentido de competência na nossa vida. Sem essa competência subjacente, você não tem autoconfiança.

Construir a autoconfiança

Então, como é que você constrói essa sensação de autoconfiança equilibrada, fundada sobre uma firme valorização da realidade? A má notícia é que não há nenhuma solução rápida, ou uma solução de cinco minutos. A boa notícia é que a construção da autoconfiança é facilmente alcançável, desde que você tenha o foco e a determinação para realizar determinadas coisas. A melhor notícia é que as coisas que você vai fazer para construir a autoconfiança também irão fazer parte da construção do seu sucesso – afinal, a sua confiança constrói-se da verdadeira e sólida realização pessoal. Ninguém pode tirar isso de você!

Apresento em seguida 3 etapas para a construção e desenvolvimento da autoconfiança, para a qual irei utilizar a metáfora de uma viagem: Preparação para a sua viagem, realizar a viagem, e acelerar em direcção ao sucesso.

construir autoconfiança

1ºPASSO: PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM

O primeiro passo consiste em sentir-se preparado para a sua viagem de autoconfiança. Você precisa de fazer um balanço no sentido de perceber em que ponto da sua vida se encontra e para onde é que pretende caminhar, colocando-se no melhor estado mental para a viagem, e comprometer-se consigo próprio para começar e manter-se forte e motivado.

Na preparação para a viagem, faça as seguintes 5 coisas:

1. Registre os feitos já alcançados

Pense na sua vida até aos dias de hoje, faça uma lista das 10 melhores coisas que conseguiu ou atingiu até agora e registe-as. Talvez tenha atingindo uma excelente classificação num exame importante, tenha feito uma jogada importante que fosse definitiva para a sua equipa ganhar, tenha sido o melhor vendedor do mês, tenha feito algo que se comprovou como muito significativo na vida de alguém, tenha sido notícia no jornal local ou nacional.

Coloque isso numa folha de papel, podendo utilizar esse registo como motivador e um estímulo que o relembre que é capaz de realizar coisas de valor. Sinta-se lisonjeado com as coisas que já alcançou, todos nós temos excelentes momentos na nossa vida para recordar.

2. Pense nos seus pontos fortes

A seguir, use a técnica de análise SWOT para ficar com a noção do ponto em que se encontra. Use o registo anterior, e reflicta acerca da sua vida, pense sobre o que os seus amigos considerariam ser as suas forças e fraquezas. A partir daqui, pense sobre as oportunidades e ameaças que pode vir a ter ou a enfrentar respectivamente. Tente fazer este exercício partindo de uma perspectiva positiva, sem critica ou expectativas, procure sim fazer uma análise o mais concreta possível.

3. Pense no que é importante para você, e o que pretende alcançar:

Pense nas coisas que realmente são importantes para si, e o que quer atingir na sua vida. Não coloque resistência a este pensamento por parecer demasiado banal e simples. Grande parte de nós organizamos melhor a nossa lista de compras ou uma festa de aniversário, do que propriamente a nossa vida. Porque razão é que isto acontece? Andaremos demasiados distraídos ou não seremos humildes o suficiente para levar a nossa vida a sério?

Definir e atingir metas é uma parte essencial na organização de uma estratégia para atingir algo, a autoconfiança constrói-se e promove-se a partir daqui. O objectivo é definir o processo que você usa para definir metas para si mesmo, e medir o seu sucesso face a essas metas. Para pensar nas suas próprias metas em detalhe, proponho-lhe o preenchimento da tabela seguinte:

Plano de vida


Use a análise SWOT para o ajudar a encontrar os seus objectivos. Estabeleça metas que explorarem os seus pontos fortes, minimize as suas fraquezas, suas oportunidades de realizar algo e controlar as ameaças que você enfrenta. Tendo definido os principais objectivos na sua vida, identifique o primeiro passo a dar em cada um.

Dica: Um pequeno passo pode mudar a sua vida, desta forma comece passo a passo, não ocupando mais de uma hora a completar ou a pensar acerca do assunto. Mantenha a coisa simples e exequível.

4. Comece a gerir a sua mente

A partir desta fase, precisa de começar a gerir a sua mente. Aprenda a manter-se motivado e a combater os pensamentos negativos e as autoverbalizações negativas que podem destruir a sua confiança. Para saber como aprender a fazer isso, proponho-lhe que leia o nosso artigo: 3 passos para ultrapassar as dificuldades pensando positivo.

Movimente-se pensando naquilo que pretende alcançar e o que necessita fazer para se aproximar mais do seu objectivo. Perante as dificuldades, reavalie os objectivos, trace nova estratégia e continue persistentemente no caminho face ao resultado pretendido.

5. Comprometa-se com o seu sucesso

A parte final de preparação da sua viagem é fazer uma clara e inequívoca promessa para consigo mesmo, de que você é absolutamente comprometido, e que fará tudo aquilo que estiver ao seu alcance para alcançar o que deseja. Se você fizer isto, provavelmente pelo caminho encontrará algumas dúvidas, registe-as e calmamente desafie-as racionalmente. Se elas se dissolverem isso será óptimo. No entanto se elas se confirmarem, certifique-se de traçar metas adicionais, para gerir as dúvidas e incertezas de forma apropriada. Aquilo que não deverá fazer, é deixar-se abater pelas dificuldades, mantenha-se firme, e se for necessário ajustar os objectivos, não hesite em fazê-lo, reformule e continue.

Para uma autoconfiança equilibrada, retenha o seguinte:

A autoconfiança tem a sua base no equilíbrio. Num dos extremos da equação, temos pessoas com baixa autoconfiança. No outro extremo, temos pessoas com excesso de confiança. Se estiver sem confiança, evite correr riscos e fortaleça-se, tente descobrir o seu poder.

Fortaleça-se, independentemente das suas habilidades. Talvez chegue à conclusão que apesar de tudo o que fez, não tentou o suficiente para ser verdadeiramente bem sucedido.

Fazer isto de forma apropriada é uma questão de ter a dose correcta de confiança, fundada na realidade das suas verdadeiras capacidades. Com a dose certa de autoconfiança, você irá percepcionar os riscos de forma racional, fortalecendo-se no sentido de os enfrentar mais preparado e mais forte, persistindo mais nas suas convicções.

2º PASSO: REALIZAR A VIAGEM PASSANDO À AÇÃO

Aqui é onde você irá iniciar o caminho em direcção à sua meta. Ao fazer as coisas corretas, e começar com pequenas e fáceis vitórias, começará a desenhar o seu padrão de sucesso. Começando também a construir uma autoconfiança baseada nas suas ações.

6. Construir o conhecimento que necessita para ser bem sucedido

Olhando para os seus objectivos, identifica as competências que necessita para os alcançar. Depois procure como pode adquirir essas competências de forma confiante e funcional. Não faça apenas um esboço do que necessita, procure uma solução, a opinião de um amigo experiente, um programa ou um curso que realmente lhe traga o que precisa para alcançar aquilo que pretende. O ideal é que consiga uma certificação ou qualificação da qual se orgulhe e possa utilizar a seu favor, procure valorizar-se, melhorar-se e promover a sua aprendizagem.

7. Concentre-se no básico

Quando você está a iniciar algo, não tente fazer nada muito extraordinário ou muito elaborado. Também não deverá procurar a perfeição em tudo o que faz, isto inibe a ação não lhe permitindo vencer a inércia e ganhar movimento face ao objectivo. Tenha gosto em fazer coisas simples de forma correta e com sucesso.

8. Estabeleça pequenas metas e alcançáveis

Comece com pequenas metas, as quais identificou no 1º passo. Ganhe o hábito de as estabelecer, conseguindo alcança-las e celebrando o que conseguiu atingir. Nesta fase não estabeleça metas particularmente ambiciosas, treine apenas o hábito de alcançar pequenos objectivo e de os celebrar. Assim, pouco a pouco, começa a solidificar o seu padrão de sucesso. Os hábitos adquiridos repetem-se. Se o sucesso se tornar um hábito, melhores e maiores desafios irão atempadamente surgir.

9. Continue a gerir a sua mente

Esteja alerta aos pensamentos positivos, continue a celebrar e a ter gozo com os pequenos sucessos. Mantenha estes pensamentos e imagens fortes. Por outro lado, aprenda a lidar com o fracasso e com os erros. Aceite que os erros acontecem quando você está a fazer coisas novas e diferentes. De facto, se você tiver a atitude de tratar os erros e falhanços como oportunidades para aprender e crescer, você quase que pode olhar para isso de uma forma positiva.

Os erros, são apenas resultados que não tiveram sucesso. Isso mesmo, erros são resultados que não nos servem. Não são coisas boas ou más, são apenas resultados que não nos servem. Desta forma deveremos corrigir o que fizemos e tentar de novo alcançar o resultado desejado, desta vez com mais informação e mais preparados.

3º PASSO: ACELERAR EM DIRECÇÃO AO SUCESSO

Nesta fase, você sentirá a sua autoconfiança a fortalecer-se, completou algumas das formas que começou no 2º passo. É agora altura de familiarizar-se com o seu sucesso, mesmo que seja nas pequenas coisas que atingiu.

10. Celebre

Esta é uma altura para começar a puxar um pouco mais por si. Estabeleça agora metas um pouco mais exigentes, e os desafios maiores. Aumente igualmente o tamanho do seu comprometimento. Afine as suas habilidades e competências, que provaram dar resultado.

A reter: mantenha os seus pés bem assentes no chão, esta é a fase onde nós tendemos a ter excesso de confiança. Certifique-se de que não começa a idolatrar a sua esperteza, isto pode virar-se contra si.

Desde que você vá puxando por si próprio, mas não demasiado, irá encontrar o seu próprio ritmo de construção equilibrada da sua autoconfiança. Além do mais, você mereceu a sua autoconfiança, porque colocou-se numa situação de trabalho duro para ser bem-sucedido.

Boa Confiança.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Diogo Espinha

Fenomenal, o primeiro quadro diz muito.

Parabéns por mais um artigo de qualidade 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sarah, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola psicologia.

Espero que volte e possa comentar mais artigos, será certamente um bom sinal:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Madalena, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia.

Espero que possa te sido uma mais valia. Volte sempre:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Evane Terezinha de Alvarenga

Excelente artigo! Serviu muito para mim que ando com a auto-estima em baixa. Obrigada e um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Evane, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia.
Fico muito contente pelo facto de ter gostado do artigo e este ter-lhe sido útil. Este é mesmo o lema do blog e é com essa intenção que escrevo, poder contribuir para o bem-estar e desenvolvimento das pessoas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
luis abreu

parabéns miguel um artigo espetacular assumo que não estou habituado a traçar a minha vida estou certo que isso beneficiar-me se o seguir passo a passo mesmo aceitando ser um desempregado a mais de 5 anos servir-me-à

abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luís Abreu, obrigado pelo cometário.

Traçar objetivos na vida é muito capacitador e promotor de sucesso. É fundamental perceber por onde quer caminhar e aquilo que quer atingir. Traçar objetivos permite-lhe monitorizar em que estado se encontra o processo daquilo que pretende alcançar, se necessita de alguma mudança, se necessita de ser redefinido.

Boa prática e força nesses objetivos

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
JOSÉ CARLOS A. RODRIGUES

PARABENS.
PRATICANDO OS ENSINAMENTOS ACREDITO QUE VOU MELHORAR MUITO MINHA
AUTO ESTIMA.
OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá José Carlos, obrigado pelo comentário.

A crença é a base da mudança. É isso mesmo é necessário acreditar e igualmente praticar.

Força e boa continuação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
jorge

ola miguel li oseu artigo e gostei muito,estou começando utilizar algumas dicas ,e ja estou sentido diferença,obrigado. eu queria saber se tem como eu montar uma personaliza, com o meu problema através dum profissional especializado em fobia social.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Jorge, obrigado pelo comentário.

Fico muito contente que algumas das estratégias propostas nos artigo, estejama ser eficazes para você.

A fobia social, na atualidade pode ser tratada eficazmente através de terapia cognitivo-comportamental, que é a que eu utilizo com os meus clientes. De qualquer forma, não posso responder pelos outros profissionais, mas acredito que beneficiaria muito em procurar ajuda profissional. Os tratamentos têm uma taxa elevada de sucesso, claro que dependem sempre da dedicação e entraga que cada pessoa tem relativamente ao programa de recuperação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Leandro

Miguel muito legal isso de fazer uma tabela (família,finanças,desenvolvimento pessoal etc)pois acredito que isso relembra nosso cérebro do objetivo e nos dá mais força para alcançar o que ainda não foi realizado.
Um abraço.

Ps: ótimo post.

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Parabéns Miguel.

Muito bom o seu blog, achei por acaso agora acesso todos dias os artigos são é muito bem elaborados.

abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Diego, obrigado pelo comentário.

As sua palavras são um incentivo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Silva

Bem, só posso dizer que toda esta ajuda está fantástica!
Tenho 21 anos e sou muito nervoso e tenho baixa auto-estima, como deve saber, quando os dois se juntam pode ser desastroso!
A verdade é que sempre fui nervoso mas não tinha a auto-estima tão baixa. Actualmente sou devorado pelo medo de falhar e pelo “que será que os outros pensam de mim?”.
Penso que o tema-chave do seu texto é mesmo o definir objectivos por muito pequenos que sejam e celebra-los.
Vou utiliza-la diariamente e depois prometo colocar aqui resultados.
Muito obrigado pela sua ajuda, acredite, foi bastante importante e eu acredito que vai mudar muito a minha vida, OBRIGADO!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário

É isso mesmo, é importante ir passo a passo, implementar rotinas pouco a pouco , para que se instale o hábito de iniciar algo e conseguir concluir. A confiança constrói-se na ação.

Aguardo noticias suas.

Força, ação e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Mello

Ótimo artigo…
esclarecedor do começo ao fim.
Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário

Fico agradecido pelas suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Silva

Bom dia, vou falar aqui hoje da importancia dos objectivos na minha vida e na vida de toda gente.
Há 4meses atrás estava com 76kg, tinha engordado devido a descuido na alimentação, etc. Até ao dia em que me olhei ao espelho e realmente vi que não era feliz comigo próprio, não me sentia bem fisicamente, daí tambem não me sentir bem psicologicamente.
Foi então que traçei um objectivo, emagrecer.
Hoje passado 4meses peso 65kg, emagreci 11kg.
Acreditem que festejo o meu objectivo concluido todas as vezes que olho ao espelho, e sinto-me muito melhor psicologicamente, mais confiante.
Isto não significa que vou parar de estabelecer novos objectivos, vou continuar a estabelecer metas a nivel fisico, profissional, pessoal, etc.
E claro está, vou continuar a seguir o meu blogue preferido, a “escolapsicologia”.
Um abraço a todos e em especial ao Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
LEIDIANE SILVA

PARABÉNS!! BELO ARTIGO!! QUEM LER CONCERTEZA VAI MUDAR E PRA MELHOR!! DEUS TE ABENÇOE!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leidiane, obrigado pelo comentário

Agradeço as suas palavras e fico esperançado em poder contribuir para a melhoria da confiança para quem necessita.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
ANA RUTH SOUZA

Muito significante, este artigo, estava precisando dessa palavras. Que Deus lhe abençoe.

Ana Ruth Souza

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Ruth, obrigado pelo comentário

Fico esperançado que o artigo possa ajudar.

Volte sempre

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nuno

Foi muito bom ler este artigo, está bem explicito, nem sempre tive a auto estima em baixo, talvez tenha sido o excesso de confiança que me deixou assim, andava realmente confuso mas depois ler isto percebi o que tenho de fazer. Muito Obrigado.Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Nuno, obrigado pelo comentário

Esclarecer, motivar e ajudar os leitores é sempre o nosso objetivo. Espero que o artigo tenha ido ao encontro das suas necessidades.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
maria alves dos santos

maravilhoso!!!! é tudo de bom parabens ao miguel lucas.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria Alves, Obrigado pelo comentário

Agradeço as suas palavras, elas motivam-me a continuar

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
maria alves dos santos

este artigo é maravilhoso, é uma publicação muito importante eu li do começo ao fim adorei.
parabéns miguel lucas vc é ótimo é muito mais que ótimo é excelente

Avatar for Miguel Lucas
Walkyria

Li tudo e achei realmente muito interessante e até animador.
Porém, depois de um tempo, as pessoas ao redor já rotularam você, e então fica tudo mais difícil. Mudar uma postura de uma vida inteira, conseguir controlar o nervosismo, relaxar e se sentir bem não é uma tarefa nada fácil.Às vezes penso que é impossível.
Mas, enfim… parabéns pelo seu blog e obrigado, pois foi bem legal encontra-lo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Walkyria, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida, a mudança não é fácil. Mas isso talvez não seja aquilo que mais importa saber ou focar a sua atenção. O que mais importa é até onde está disposta a investir energia, motivação e dedicação para mudar as coisas que quer ver mudadas e que a irão beneficiar??

Desejo-lhe convicção para colocar em ação as estratégias que lhe permitam atingir o que pretende para si.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
MARLENE OLIVEIRA

MUITO ESCLARECEDOR. TENHO LIDO TODOS OS ARTIGOS NAS ÚLTIMAS SEMANAS E ESTOU MUINTO FELIZ POR ISSO. JÁ FAZ PARTE DA MINHA VIDA. OBRIGADA POR EXISTIR. NÃO DESISTA NUNCA.

Avatar for Miguel Lucas
Fábio Alves (Salvador-BRAZIL)

Com toda certeza, iniciarei minha escalada à autoconfiança utilizando muito do que li aqui.

Maravilhoso artigo o seu, Miguel. Voltarei sempre.

Avatar for Miguel Lucas
Danilo Agostinho

E mágico a forma que nós aprendemos a ilhe dar com nossas emoções ações e sentimentos. E o melhor de tudo com uma matéria incrível de um anjo que posta de maneira gratuita tanto conhecimento! Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
paulo

Gostei bastante ,parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
ivanethe

ola com certeza, tudo que li vai fazer diferença na minha vida,familia e,trabalho pricipalmente

Avatar for Miguel Lucas
roninho

Hola amigo Miguel,

Me encontro num processo de auto-confiança do que eu acho que é certo e de uma baixa confiaça quando meus amigos e tecnico falam que eu devo fazer do jeito que eles falam. Sou jogador de futebol, jogo na espanha e aqui tenho que seguir o esquema tactico deles, o motivo de eu vir com o esquema de jogo Brasileiro atrapalha muito, ontem sai do jogo um pouco desanimado, mesmo eu sendo o protagonista da partida dei um passe no 2 gol quando estavamos empatados 1×1 e sofri um penalty no min 88 quando novamente o placar estava empatado 3×3 com isso saimos vitoriosos.

enhorabuena como diz os espanhois, seu artigo e muito BOM e de forma gratuita. Todos os seres Humanos tem sentimentos, emocoes, personalidade e uma boa leitura positiva como essa ajuda e muito, pois nem todos procuram e tem condicoes de procurar um expecialista para tratar dessas adversidade.

UN SALUDOO

Avatar for Miguel Lucas
Fabricia

Amei o artigo, tenho certeza que vai me ajudar muinto vou aplicar com certeza na minha vida e depois te conto rsrsrs.

Avatar for Miguel Lucas
Filipe

Muito obrigado pelo artigo e pelo video, as vezes a gente quer mudar mas nao sabe como fazer isso, obrigado por dedicar seu tempo para ajudar outras pessoas, virei seu fã!!!

Avatar for Miguel Lucas
Bianca Elisa

Ola Migueu, gostei MUITO do artigo e tenho certeza que vai me ajudar muito, eu tenho 12 anos e não tenho nenhum pouco de auto-confiança e isso destroi minha vida, eu queria a conquistar a confiança agora enquanto aida sou criança, tambem gostari que você escrevesse mais sobre como ganhar auto-confiança
parabens pelo artigo ficou ótimo!!!

Avatar for Miguel Lucas
Isabelle

Realmente este artigo esta ótimo. Era o que eu precisava, com certeza tomarei como base para meu comportamento futuro..!

Avatar for Miguel Lucas
Lucia Everlym

Eu estava procurando ajuda para resolver estes conflitos que muitas vezes me assombram me achando incapaz de fazer as coisas, mas o seu artigo me fez entender que é um traçar de objetivos e buscar alcançá-lo que é o passo para atingir o resultado e que eu realmente serei capaz de realizar meu trabalho.
Eu me sinto incapaz mesmo tendo estudado e me preparado o quasnto pude, mas não consigo encara a minha profissão, me acho altamente incapaz de trabalhar. Eu não era assim antes, mas algo quebrou dentro de mim, não sei ainda o que , e poder buscar sair deste estágio me deixou muito satisfeita. Agradeço pelo material disponibilizado e pela sua atenção com seus leitores

Avatar for Miguel Lucas
Joana

Ola Miguel!

Foi com prazer que li seus artigos,e gostei muito! Pois estou passado um momento desafiador, onde toda esta valiosa informacao ficou ja registada em minha mente.
Muito obrigado

Meus comprimentos

Muita Luz

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

OK.eu tenho poblema vc pode me ajudar , Eu nao sei dar foras, nao sou estilosa e tento ser toda hora aquilo que eu nao sou!! AS meeninas da escola sabem dar foram sao bonitas e tam namorados eu nao tenho

Avatar for Miguel Lucas
Kupz

Minha auto-estima (que já era quase inexistente) se extinguiu de vez após ler este texto. Realmente, eu sou um inútil!

Avatar for Miguel Lucas
LEUDA

OLÁ BOM DIA MIGUEL ,ESTOU COM MUITA FALTA DE ALTO CONFIANÇA E ALTO ESTIMA,NÃO ME ACEITO ,TEM JÁ UM TEMPO,NA VERDADE DESDE DA MINHA EMFÃNCIA ,QUANDO CRIANÇA ,FIZ UMA CERUGIA ,E DEPOIS DO PERI UDO DE RECUPERAÇÃO ENGORDEI MUITO FIQUEI OBESA ,ATÉ A MINHA ADOLESCÊNCIA ,ENFRENTEI MUITOS PRECONCEITOS, DA TIVE MUITAS DIFICULDADES NA VIDA ME RELACIONEI COM PESSOAS QUE ME FIZERAM MUITO MAL,HOJE ESTOU COM 27,ANOS
MAIS CONTINUO ENFRENTANDO DIFICULDADES EU CONSEGUIR EMAGRECER DE FORMA MUITO ERRADA,NA ADOLESCÊNCIA DESENVOLVI COMEÇO DE ABOLEMIA,MAIS EMAGRECER HOJE VIVO BRIGANDO COM A BALANÇA,E OUTRA ME SINTO MUITO MAL COM MIGO MESMA,AGORA ATUALMENTE ESTO TENTANDO APRENDER A DIRIGIR ESTOU ENFRENTANDO DIFICULDADES NO APRENDEZADO SÓ DE PENSAR EM PEGAR NO VOLANTE FICO EM PANICO,COMO FAÇO PRA ME LIVRAR DISSO,HOJE SOU CASADA E TAMBÉM TENHOS PROBLEMAS POR FALTA DE ALTO CONFIANÇA,MAIS AINDA SIM NÃO PERDE A ESPERÃNCA DE MUDAR A MINHA FORMA DE VIVER,HÁ GOSTEI MUITO DOS TEUS CONCELHOS ME FEZ MUITO BEM LER

Avatar for Miguel Lucas
taáh

Muito bom! Só de ler o seu artigo já mudei minnha forma de pensar =)

Avatar for Miguel Lucas
Caludia

Todos os dias eu leio e releio este artigo…o melhor que ja li. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Olá Miguel, todos seus artigos são motivadores, se gonseguir-mos absorver e executar boa parte , seriamos muito confiante, serenos e realizados, gosto muito do que escreve….vivo lendo e relendo e sempre me ajuda!!!!
Parabens….

Avatar for Miguel Lucas
Di Nascimento

Apaixonada por toda a leitura, reforca ainda mais a vontade de ser alguem bem sucesido!!!

PARABENS, Miguel Lucas!!!

Avatar for Miguel Lucas
jenny

parabéns excelente texto obrigado por postar XD

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Gostei muito do artigo.. É para ser aplicado.

Boa sorte

Avatar for Miguel Lucas
jairo

muito bom seu artigo .
essas coisas nos ajudam muito a cresçer

Avatar for Miguel Lucas
simone

Adorei seu texto, seus amigos devem ser muito felizes por ter você como amigo;;;;;;Eu não sei o que é auto-confiança, nunca soube tenho medo de tudo o que vou fazer, já tive acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, não adiantou, tenho 36 anos, tenho medo das coisas mais banais que vc possa imaginar, com exemplo, falar em público, dirigir,conversar com meu chefe, e ai vai, estou tentando trabalhar isso, mas é muito dificel…abraços

Avatar for Miguel Lucas
LÚCIA MARIA

MIGUEL, MUITO OBRIGADA PELOS ARTIGOS BELÍSSIMOS .
QUE DEUS CONTINUE TE DANDO SABEDORIA PARA NOS AJUDAR CADA VEZ MAIS.
VC NÃO IMAGINA COMO MINHA VIDA MUDOU DEPOIS DE LER SEUS ARTIGOS.

UM ABRAÇO!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo Gomes

Miguel, Parabéns! Essa matéria é, e vai ser muito importante pra mim. Depois que comecei a ler todos os artigos, sinto me outra pessoa, mais confiante e menos tímido. Falhas tenho ainda, mais com certeza que irei alcançar o sucesso graças a vocês! Só tenho a agradeço-los. Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Aretha

Olá, eu gostaria que vc me respondesse, Miguel Lucas.
Tenho 13 anos, toco flauta, mas tenho medo de me apresentar sozinha em público. Bom, eu me apresento com pelo menos uma pessoa, pois isso me dá segurança. E, bom, sei que sou muito boa em tocar, e as pessoas sabem disso. A única vez em que me apresentei sozinha foi para um público de mais ou menos 20 pessoas, e geralmente me apresento para um público de 80. Tive coragem de me apresentar sozinha pq eram poucas pessoas, mas tem um porém: eu me acho muito orgulhosa em relação á flauta e a tudo que envolva aprendizado, pois sei que aprendo mais rápido do que qualquer um, e me orgulho disso, tipo, eu me glorio, mas não na frente das pessoas, me sinto automaticamente alegre quando me lembro que sei das coisas que outros não sabem. Me sinto melhor que todos à minha volta, e essa é minha dúvida: Se tenho falta de confiança, pq sou orgulhosa? e como ter confiança em mim?

Avatar for Miguel Lucas
luiz felipe

oi tem um problema que eu nao consigo ter paz na minha vida ,sempre que alguem me xinga eu nao consigo reagir .hoje eu tenho 17 anos so que no meu passado no era bom eu era muito zoado na escola eu nao reagia porque eu tinha medo . de acontecer de o moleque fazer outras coisas mais ruins.pra mim e hoje eu nao consigo mas concentrar em nada ,conversar com as pessoas rir com elas porque tudo que eu fazia eu era criticado tudo…. so por causa da minha aparencia fisica do rosto.eu nao consigo gostar mais de mim ,pensar em mim ,eu fico muito nervoso ,tremendo o corpo por dentro.nao tenho mais calma ,paciencia …..me ajuda

Avatar for Miguel Lucas
luiz felipe

eu me sinto como se eu nao voce ninguem .por causa do meu passado .ruim que eu tive na escola. e na escola a ater pra levantar para a professora dar visto eu tenho medo de os alunos me xinga e zoar .entao hoje eu fico solitario nao converso com nimguem fico no meu canto .eu nao consigo ter paz mais em pensamento.

Avatar for Miguel Lucas
Joao Arruda

Mas esse artigo e’ exatamente esse outro, americanos …http://www.mindtools.com/selfconf.html

Avatar for Miguel Lucas
ELIANA CONCEIÇAO BENTO

sem palavras tudo de bom que apessoa possa ler . Eu amopessoa que passam mensagem possitivas, obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Lucianne Calaça

Olá Miguel! Seu artigo trabalha em metas. Gostei muito, espero poder acompanhar esta página pois são muito benéficas as metodologias aqui ensinadas. Trabalho na área pedagógica e precisamos muito dos conceitos apresentados para trabalhar a estima de nossos alunos.

Avatar for Miguel Lucas
Murilo Moreira

Parabéns pelo comentário, muito amplo e construtivo!

Avatar for Miguel Lucas
Wilson

Que artigo ótimo! Li outros também e todos me passaram um bom grau de confiança que eu necessitava. Não sei o quanto esse grau de confiança dura em mim porque desisto fácil das coisas, mas tentarei utilizar os congelamentos de sentimentos negativos e passar para positivo, mas é extremamente cansativo e difícil isso! Parabéns pelo artigo!

Avatar for Miguel Lucas
TAIS

Nossa é muito bom ,lembro-me que vi a analise swot fofa) na faculdade e já achei muito legal,mais em seu artigo tem mais detalhes .

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Sabino

Muito bom seu artigo, tirei muitas dúvidas.

Avatar for Miguel Lucas
Frederico Heissler

Muito show o texto. É um bom texto, ainda mais para alguém que precisa trabalhar em cima disso.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Jose

Ola Miguel
Valeu a informação, eu pessoalmente precisa uns conselhos do genero para por minha autoconfiança no lugar. Meu problema não é autoconfiança baixa. Mas uma questão de persistencia e disciplina em traçar metas gradualmente progressivas. E talvez perder tempo com pequenos desafios.

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
ussandila

Parabéns ótimo artigo!

Avatar for Miguel Lucas
Loremzo

Obrigado pela ajuda mental xtava precisando.

Avatar for Miguel Lucas
Sibila

Achei o artigo ótimo, bem claro , expressivo e de fácil compreensão!

Avatar for Miguel Lucas
doralice

muito bom, o que a muito tempo procurava…

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Muito bom!! Muito obrigado! Eu estava em um ponto crítico de baixa auto-confiança/estima…e aos poucos tenho CERTEZA que vou melhorar…pois sou capaz!

Avatar for Miguel Lucas
Dulce Pndassala

olá Miguel, falo de angola, e quero parabenizar-te pelos artigos motivadores que tens publicado.e agradecer.te por me tornar numa pessoa com uma visão diferente daquilo que é a vida quando se trata de relacionar-se com as pessoas e com a sociedade em sim. que DEUS te abençoe dando-te a cada dia mais luz.bjos.

Avatar for Miguel Lucas
Marconys

Muito bom! Realmente fiquei encantando com tudo. Suas dicas estão me ajudando bastante. Desde já agradeço, e quero parabeniza-lo.

Avatar for Miguel Lucas
karla

excelente texto, objetivo e funcional. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
MARCIA CAMPOS

MUITO BOM ESSE ARTIGO.AO LONGO DA MINHA VIDA COLOQUE ALGUMAS METAS MAIS SEMPRE TIVE AUTO ESTIMA MUITO BAIXA APÓS 26 ANOS O SENHOR TEM ME AJUDADO NESSA PARTE E REVENDO MINHAS METAS NOTEI QUE ALGUMAS DELA JÁ REALIZEI MESMOS QUE SENDO APÓS ALGUNS DIAS OU ANOS EU ESTOU ALCANÇANDO COM A GRAÇA DE DEUS.
MUITO BOM SEU ARTIGO ESPERO QUE OUTRAS PESSOAS TENHAM ESSA OPORTUNIDADE DE LER!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rafaella

Uauuu!!! Que artigo completo!!! Adoreiiiiii! Parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
Jurandir

Nao sei o que acontece comigo, tenho coisas importantes
parafazer e não consigo me mover… la lit quasetodos os artigos do site e não consigo me mover
na vida… nao sou vagabundo, tenho sonhos, mas parece que
a paralisia pé maior que eu…

Avatar for Miguel Lucas
val

Olá amigos. Estou me complicando, faço tratamento de transtorno bipolar, não estou trabalhando, e estou me afastando da sociedade mais e mais. Gosto da companhia de um namorado mas os q consigo nunca dá certo, eu escolho a pessoa errada acreditando q será mais fácil d me comportar. Tenho 43 anos tenho esse problema desde os 13 anos. Lutei bastante tentando ser alguém mas, em determinado tempo desisti de tudo. Não faço compromissos pois a cada manhã eu amanheço de um jeito. Já li e pesquisei muito e as palavras não conseguiram me transformar me deixaram desacreditada na busca pelo ser normal que eu desejo ser.

Avatar for Miguel Lucas
rafael

poxa nunca tinha parado pra pensar assim,esse com certeza é um dos melhores artigos q ja li

Avatar for Miguel Lucas
Tales

Miguel , Muito obrigado !!

Esse seu artigo explicando como superar a baixa-confiança , mudou muito minha vida ! Não tenho palavras para demonstrar o que eu estou sentindo ! Simplesmente fantástico !

Avatar for Miguel Lucas
Kely

Adorei o artigo. Não fica naquela coisa de auto-ajuda do pensamento positivo, mas sim educar o pensamento para realmente reconhecer, valorizar e tornar ações as potencialidades e os sonhos. A gente é generoso e condescendente com tudo e todos, menos consigo às vezes.

Avatar for Miguel Lucas
Val

Bom artigo, tentando colocar em prática, se movimentar para que as coisas aconteçam.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Andreia smith

Caro colega, boa tarde foi de fato um aprendizado e tanto, seu artigo esta excelente supriu as expectativas de minhas buscas sobre o assunto.Parabéns pelo trabalho! Continuaremos com nossas missões em auxiliar nossos irmãos no caminho da evolução pessoal, para que a vida de fato tenha signifcado. Os prejuizos causados em uma vida devido a baixa autoestima logo baixa autoconfiança são muito graves.Bom é assunto para muitas e muitas horas de estudo .Mais uma vez parabéns pelo trabalho,Sugiro assunto para discussão relacionado a este tema.Aguardo comunicação.Obrigada,Andréia

Avatar for Miguel Lucas
lino

Por onde comecar?
Primeiro que tudo o que eu vou escrever aqui são meras perguntas retoricas e duvidas… perguntas que te vao fazer questionar o porque? E porque? … Não quero que sejas uma copia, tu deves te sentir bem, pensamento e uma forma de corromper ou de evoluir , depende de ti somente…
Os anos passam, as semanas passam e todos os segundos contaram… o que fizeste deles, os momentos e a pessoa que te vai fazer seres quem tu es (lembrado positivamente ou negativamente)
Tens medos? Receios? Isso corrompe a nossa cabeça diariamente, meros pensamentos, imagens, lembranças…
Cada segundo da tua vida conta, não tens que ter receios, medos, porque no final o que e que poderá acontecer errado?
O que que tens em mente para a tua vida? Seres mais um?
Temos que ser diferentes da mente normal, para um dia poder olhar para tras e ver que o mundo tornou-se num lugar melhor, com pessoas melhores, tudo melhor…
O que são limitações? Simples medos
O que são medos? Receios na nossa cabeca
Porque temos estes receios? Porque tamos programados
Porque tamos programados? Porque em qualquer momento da tua vida… Se esse evento correu bem, vais sentir-te confortável, não vais ter medo, para isto vamos assumi-lo de acontecimento…. Tudo trata-se de acontecimentos, e todos são bons, o que acontece e que tamos programados para defini-los de bom ou mau, e como na maioria dos casos não temos vontade de pensar nisso porque? Porque fomos ensinados que isto esta certo e que isto esta errado… regras… vivemos constantemente rodeados de regras que fragmentam a nossa inteligência e o nosso raciocínio…
Vamos la imaginar. Estamos num café, tou com 3 amigos, estamos a falar de como uma rapariga e bonita e de como e complicada para seduzi-la…. Isto é errado… São programações… Ninguém pode dizer que uma coisa é complicada se nunca passou por ela (ou baseado na experiencia de outra pessoa), todas as pessoas são diferentes, todas com interesses diferentes, pois ai esta, o nosso pensamento esta errado ai…
Vejam como estamos a limitar a nossa inteligência… Se nos formos com o pensamento de seduzi-la logo e se não tivermos com a mente vazia como eu costumo dizer ou “confiança” como a maioria diz, o nosso inconsciente vai-nos trair… Vamos Bloqear, onde esta o erro? Queríamos partir para o “fecho” , ou seja queríamos que aquilo fosse fácil, atenção amigos, tudo e fácil desde que saibas o que estas a fazer, se estas com a mente preocupada vais transmitir isso, e diz-me agora, vale a pena se preocupar? Repara agora como a mente enganou-te… Não estávamos preocupados em conhece-la, brincar um pouco, estávamos com a vontade do fecho e quando isso acontece meus amigos vocês podem tentar ate com a mulher mais feia do mundo, até por um acaso pode acontecer, existe pessoas para tudo, mas eu pelo menos não gosto de coisas fáceis.
As pessoas, o nosso cotidiano estão erradas na maneira de pensar, e o maior problema de todos e que estamos infestados de pensamentos interiorizados por outras pessoas que simplesmente estão a se limitar a elas próprias….
Claro, e para esclarecer, todos temos pensamentos negativos… Uns têm um qi maior que a maioria, uns são mais bonitos fisicamente, mas agora digam-me… isso e impedimento?
Abstraiam-se, não existe pessoas feias, existe preconceitos, o que e bonito para um e feio para outro, o que e feio para um e bonito para outro…
Reparem, quantas conversas deste género já tiveram no dia a dia? Quantas e quantas vezes olhaste para alguém que ate acharias interessante mas por qualquer preconceito não falaste, simplesmente “fugiste” da situação? Vergonha?
Vergonha de quem? De ti? De seres vista com essa pessoa? Simples… (Preconceitos, medos, o que quiseres chamar) Se fizeste isso tens vergonha de ti…. Vergonha de encarar alguém por medo de seres rebaixada/o ou humilhado, mas aprende, isso só acontece se a nossa mente estiver programada para aceitar que o que a outra pessoa esta dizendo e verdadeiro…
Agora reparem como nos próprios nos engana-mos…
A maior limitação do ser humano é as suas crenças.
Quando estas feliz, rindo em que e que pensas? Nada… a tua mente esta vazia, estas naquele momento, vivendo cada segundo… Usa essa aprendizagem para todos os momentos da nossa vida, a tristeza existe para quem não sabe ultrapoassala….
Faz estas perguntas a ti próprio:
O que e que eu acredito em mim?
De que e que eu acho ser capaz?
O que e que eu acredito sobre o mundo?
O que e que eu acredito alcançar no futuro?
Depois de fazeres estas perguntas e perguntares pa ti mesmo…. O que e que tavas a pensar naquele momento? Exitaste… porque? Porque a tua mente estava a pensar em varias coisas… Talvez nas tuas limitações? Tu não as tens… tu simplesmente tens que saber que a tua única limitação é a morte… o resto são meras parvoíces que tu ficas remoendo sem sentido algum.

Avatar for Miguel Lucas
Felipe

Nossa!, parece que este comentario acima veio direto para mim, muito obrigado amigo, estava precisando ler um texto assim.

Avatar for Miguel Lucas
Rosa Maria Matias Araujo

Grande, quanto ensinamento… fiquei maravilhada ! Preciso muito desse
documentário, o chamo assim. Como gostaria de ter um resumo em meu endereço ?!
Braço de gratidão.

Rosa Matias

Avatar for Miguel Lucas
Maria bernadete camargo

Boa tarde ,adorei o artigo estou em processo de emagrecimento e já tive erros e é incrível que através da informação consegui dar a volta por cima e descobri que estou no caminho certo com toda certeza é humildade do mundo!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Andréia Carla Silva Dias

Jesus te abençoe e te ilumine grandiosamente, Amei ler esse artigo, estava precisando muito. Estou passando por problema no meu trabalho. Mas depois que li esse artigo entendi que eu é que tenho que me valorizar .

Avatar for Miguel Lucas
pedro kanga

vosso artigo xta muito bom, gostaria que publicassem mais algo de genero

Avatar for Miguel Lucas
Pain

Não se cria auto confiança, não se trabalha a autoconfiança! Eu vejo a autoconfiança e autoestima como o produto de ações que realizamos e dão certo. É como um corredor em uma olimpíada que quando chega em primeiro lugar, sente aquele sentimento de acolhimento, pois conseguiu alcançar o seu objetivo. Eu acho que as vezes vc tenta mascarar as coisas, achando que a autoconfiança pode ser adquirida ou trabalhada como vc fosse construir uma casa ou comprar alguma coisa no supermercado, não é assim. Nem tudo depende de nós e muito menos temos controle sobre tudo e todos. E a autoconfiança depende muito mais de fatores externos do que interno. Posso ser autoconfiante pra mim, posso escolher fazer coisas que eu gosto e me sentir bem com isso, mas não significa que a minha autoestima por está fazendo as coisas que eu gosto vá se propagar aos quatro ventos e vai atingir as outras pessoas. Pq homens bem sucedidos ou bonitos são autoconfiantes? Pq ele tem mais facilidades de conseguir as coisas que muitas pessoas normais não conseguem. A autoestima deles é fruto das coisas que na maioria das vezes dão certo pra eles seja ano ramo profissional ou amoroso.

Avatar for Miguel Lucas
samuel

Muito bom mesmo Miguel,gostei muito

Avatar for Miguel Lucas
LUANA

muito bom, sábias palavras e de fácil entendimento!
sucesso!!!

Avatar for Miguel Lucas
Igor Lahorgue

Muito obrigado pelas sábias e sólidas palavras Miguel, identifiquei-muito com o artigo pois, en-
contro-me em uma fase delicada de minha vida que o PRÉ-VESTIBULAR, abri mão de uma carreira inteira de atleta para me dedicar aos estudos e ser aprovado em uma excelente universidades publica do curso de Arquitetura e Urbanismo, diante disso, minha auto estima anda meio abalada, sem contar na minha auto confiança que aos poucos fui perdendo com toda essa transição de mudanças. Suas dicas e estratégias com certeza irá valer em muito minha base de sustentação pessoal.

Avatar for Miguel Lucas
NomeAdriana dos santos pereira

Entrei por acaso nesse site à procura de algo que me ajude a ter auto- confiança …me preocupo demais com que os outros pensam de mim,tenho muitas idéias mas não as coloco em prática com medo do fracasso…e no entanto permanaço estacionada na minha vida,tudo que eu Li colocarei em prática e tenho certeza que vou aprender confiar mais em mim mesma,muito obrigado pelo artigo foi de grande valia.

Avatar for Miguel Lucas
Iwry

Obrigado! Eu estava procurando como ter mais auto-estima e auto-confiança e achei aqui ! Apartir de hoje serei outra pessoa,muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
amelia

obrigada,ótimo manual para todos os dias

Avatar for Miguel Lucas
Evandro Rafael

Olá Miguel, cara seu blog suas postagens são muito bacanas, a primeira que lí, foi a respeito das 8 palavrinhas más que devemos procurar deixar de lado, ao invés de falar… Bom alí, já senti um impácto muito interessante do blog na minha pessoa, e comecei a ler esse post a alguns dias, parando e colocando na pratica o plano, as vitórias já conseguidas… Porém como vi em algum comentário aqui mesmo no site, meu objetivo, maior é esse (conseguir, ouvir da boca de qualquer um ou alguns que estou diferente)… Cara e posso lhe jogar a real… Vou ouvir! Valeu pelo excelente trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Gisele

Oi Miguel Bom Dia, quero parabenizar o seu blog que contem informações muito ricas e de muita ajuda para outras pessoas. Tenho muito medo de falar em público, sei o conteúdo, mas na hora de expressar fico completamente parada. Isso tem me prejudicado muito, em exposições pessoais e profissionais.
Preciso de um tratamento ou um treino para a auto confiança? Será que somente um curso de oratória ajudaria? ou existe outras coisas envolvidas?
Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Osmar

Parabéns, pelo seu trabalho. Tem me ajudado muito ao demonstrar como modificar algumas crenças negativas que tenho a meu respeito. Além disso, essa expressão de gratidão já é uma forma de por em pratica seus conselhos. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Juliane Miranda

Estou viciada nos artigos! Rs

Avatar for Miguel Lucas
Brigida

Muito bom , gostei vai me ajudar imenso.obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Havila Barbosa

Excelente….

Avatar for Miguel Lucas
Fátima

Foi muito bom ler este artigo! Gostei!
Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo Beltrão

Muito bom, isso me ajudará no planejamento da minha vida. Hoje sou uma pessoa medrosa, as pessoas me ridicularizam… Meu objetivo é tornar-me uma pessoa auto-confiante, segura de si, desejo que as pessoas que zombam de mim possam contemplar minha vitória. Abrç!

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel Ferreira

Parabéns pela matéria e obrigado!
Espero por tudo isso em prática. Já me ajudou bastante.
Grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
andrea

Realmente muito bom!!! Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Amauri Antonio da Silva

epreciso desenvolver o meu foco porque eu estou tirando carteira de motorista e preciso muito focar no meu objetivo que é fazer a baliza e o percurso direito sem medo de errar e sem nervosismo

Avatar for Miguel Lucas
marcela aguiar

Texto excelente!

Avatar for Miguel Lucas
Jéssica Bettin

Muito obrigada. Amei o artigo, preciso de mas autoconfiança para me relacionar com as pessoas e sair da minha zona de conforto!

Avatar for Miguel Lucas
GISLANE

Excelente Artigo!! Ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
Douglas

Já me sinto mais auto-confiante, só por ler esse artigo!! parabéns Miguel
abrçs.

Avatar for Miguel Lucas
José

Tenho-me sentido muito em baixo quanto á minha auto-estima e procurei hoje pesquisar na net qualquer coisa que me elucidasse sobre questões que me ocorrem dia a dia pela minha cabeça. Sinto que sou um fracassado quando analiso situações que me tem ocorrido ultimamente e que me jogam abaixo ao ponto de pensar «eu não sou capaz». Quando levanto o moral lá vem outro falhanço e fico de rastos. Procuro levantar o animo e começar de novo, mas a confiança em mim mesmo vai-se….
Acabei de ler o seu artigo….e fiquei um pouco mais aliviado deste pesadelo, se é que se pode chamar, e vou lutar alicerçado nas dicas que me aconselha. Tenho tido sucessos, mas os desaires são mais que os sucesso e deixam-me de rastos.

Avatar for Miguel Lucas
Michelle

Texto tão bem feito que 6 anos depois continua sendo lido e de grande valia para muitos.

Avatar for Miguel Lucas
Larissa

Nossa parabéns Miguel , me ajudou muito este Post maravilhoso , eu não tinha autoconfiança , não acreditava em mim no meu potencial ,nem dava crédito aos meus sonhos , nas minhas opiniões , eu me auto-sabotava . E sofri muito com isso , porque eu não fazia nada por mim , nunca dizia oque pensava com medo de não agradar as pessoas , vivia na "zona de conforto" o que viesse pra mim tava bom , afinal não me importava comigo mesma,tinha medo de fracassar ,por isso não corria atras dos meus sonhos , mas depois que li este Post encontrei uma luz ,uma oportunidade de eu ser eu mesma e não o que os outros querem que eu seja , de ser autoconfiante e acreditar em mim , não vai ser fácil mas vou prosseguir firme , ter fé em mim e se eu errar vou saber que isso é normal todos erram ninguém é um super-homem ou super-mulher , os meus familiares e amigos poderão estranhar a minha mudança ,mas,isso não importa ,oque importa é eu ser eu mesma ,demonstrar o meu caráter sem me importar com opiniões alheias. obrigada mesmo Miguel , você me ajudou e também outras pessoas, continue com este lindo trabalho ,muito importante para nós , não é fácil entender os seres humanos e vocês que entendem ajudam demais com seus trabalhos , Deus abençoe o seu trabalho Miguel ! bjs

Avatar for Miguel Lucas
Daniane

Conteúdo é interessante, mas necessita urgente de uma revisão gramatical. Pelos erros de escrita parece mais que foi um ctrl C + ctrl V de Portugal. Fique atento!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniane,

Pode dar exemplos do que considera erros gramaticais?

Existem diferenças entre o PT-BR e PT-PT. Eu sou português e este artigo foi escrito antes do novo acordo ortográfico. Este blog nasceu em 2010.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
roberto batista

boa tarde doutor miguel lucas vou favoritar e vou começar a ler e praticar me comporto de maneira timida quero de verdade enfrentar e vencer os obstaculos mais quando penso nas consequencias e me desmotiva sei que isso e errado vou fazer esse tutorial e me erguer minha autoconfiança obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Marisa Alessandra Diniz Gonçalves Pereira

Gostei muito do artigo, devagar e persistir se vai ao longe

Avatar for Miguel Lucas
WAshington

Do caralho essas dicas man, vou colocar em pratica, brigado pelo artigo, abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ednelma gil

A cada texto que leio,vou me encontrando e despertando para necessidade de mudar velhos padrões de comportamento que diminuem a nossa estima,limitando a nossa vida.Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Ramonilson Lima

Parabens.. muito bom…. amei ajuda bastante.

Avatar for Miguel Lucas
Rita Dias

Muito bom, mesmo. Parabéns e obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Ian

Ótimo Artigo, é o mais completo que vi até hoje. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Deivid Willians

Realmente uma explanação sólida e eficaz. Parabéns!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *