10 técnicas poderosas de relaxamento
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

10 técnicas poderosas de relaxamento

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A pedra angular da boa aparência é sentir-se bem. Bem-estar é um conceito individualista e começa com a auto-exploração de aprender e descobrir o que funciona melhor para você. Estamos constantemente a receber recomendações e informações para a prática do exercício físico como sendo o método mais eficaz para promover e melhorar a nossa saúde. Eu também concordo. O relaxamento é uma outra forma bastante eficaz para atingir harmonia, equilíbrio físico e mental. Enquanto há uma verdade fundamentando este fato, a maioria das pessoas ainda não usa o exercício nem o relaxamento como um meio para melhorar as funções corporais e consequentemente as mentais.

Quanto mais você se familiarizar com o seu corpo e com as suas potencialidades mais eficaz ele se tornará e mais sabiamente funcionará a seu favor. Apesar de existirem muitas formas de poder promover os ganhos associados à pratica de exercício físico, seja com levantamento de pesos, corrida, natação, classes de cardiofitness, caminhadas, métodos pelos quais você pode melhorar sua saúde geral, o maior benefício reside na autoconsciência corporal.

Enquanto treinador, psicólogo e praticante desportivo, eu gastei muitas horas no ginásio, nos estádios e em recintos desportivos ou em consultório a aperfeiçoar a minha capacidade pessoal, assim como a dos atletas que treinei e das pessoas que tenho vindo a ajudar em consulta. Objetivo:

Aumentar a consciência que se tem do próprio corpo.

Sempre que existe um diagnóstico que possa beneficiar do aumento da consciência que se tem do corpo, implemento nos programas de tratamento técnicas e estratégias que facilitem e promovam essa consciência (por exemplo o relaxamento progressivo de jacobson, relaxamento autogénico de Schultz, relaxamento imagético, caminhar, técnicas de respiração, entre outras).

Findo o programa de tratamento alguns dos meus clientes saem com uma consciência aumentada do seu corpo, e também se sentem mais ligados a si mesmos. Esta ligação oferece um aumento de energia, clareza mental, aptidão física, e equilíbrio emocional.

Você provavelmente já ouviu o termo “memória muscular “. Toda a atividade feita durante o dia é “registada” na sua memória muscular, acabando por se tornar num comportamento ou hábito. Como James Allen disse uma vez:

“Os homens imaginam que o pensamento pode ser mantido em segredo, mas não pode, mais rapidamente se cristaliza em hábito, e o hábito solidifica-se em circunstâncias.”

Esta é certamente uma afirmação verdadeira quando se trata da memória do músculo, assim como de qualquer comportamento repetido ao longo do tempo. Por exemplo, ambas, as más e as boas posturas, os comportamentos adequados ou os inadequados são registados quer na memoria dos músculos quer no cérebro. Boas posturas conduzem a melhores posturas, e más posturas conduzem a piores posturas. O mesmo se verifica para qualquer comportamento.

Um exemplo negativo disso é quando o stress se acumula no nosso corpo como tensão muscular. Se a tensão não é ativamente libertada, ela é armazenada nos músculos. O músculo não tem escolha a não ser incorporar a tensão em posições estáticas. Por outras palavras, quanto mais tensão é acumulada, menos flexíveis nos tornamos. E isto é igualmente verdadeiro em termos cognitivos e emocionais.

É surpreendente que tão poucas pessoas utilizem a arte de relaxar. Relaxar é mais do que livrar-se da tensão de um dia de trabalho, e é mais do que a ausência de “estresse”. É algo positivo e agradável. É uma sensação na qual se experimenta paz de espírito.

Para relaxar de verdade, é necessário tonar-se sensível às próprias necessidades fundamentais de paz, autoconhecimento e reflexão, e estar disposto a reconhecer tais necessidades, ao invés de ignorá-las ou subestimá-las. As pressões constantes da vida quotidiana causam grandes prejuízos ao bem-estar físico e mental de milhões de pessoas todos os anos.

exercícios de relaxamento

Pesquisas médicas sobre as origens de doenças comuns, como a hipertensão arterial, doenças cardíacas, úlceras, e enxaquecas, demonstram a relação entre o “estresse” e o desenvolvimento destes distúrbios. Na área da saúde mental, o “estresse” é causa frequente de problemas emocionais e de comportamento, incluindo o “esgotamento nervoso”. Vários factores ambientais – do ruído e poluição atmosférica a reflexos da conjuntura económica, como desemprego, inflação e recessão -, podem tornar as condições de vida ainda mais stressantes. Estas condições podem, com o tempo, aumentar a necessidade de serviços de saúde mental para ajudar as pessoas a lidarem de forma mais eficaz com o seu ambiente.

O epicentro do turbilhão de coisas que nos afastam da arte de relaxar, está sempre connosco – a nossa mente. Os nossos pensamento, quando se tornam exacerbados, repetitivos e de preocupação excessiva, passam a ser a fonte de toda a atenção do cérebro. E porque é que isto acontece?

Porque para o nosso cérebro a preocupação torna-se na sua prioridade, dado que coloca todo o organismo num estado de alerta. A mente irá trabalhar até à exaustão com o objetivo de solucionar o problema, e é aqui que começa o problema.

A mente criou e reforçou caminhos, desenvolvendo uma “inclinação mental” para se ocupar dos problemas. A pessoa desenvolveu um eficaz sistema de alarme, do género do herói de banda desenhado, o Homem Aranha, que possuía um detector de ameaça, respondendo antecipadamente a tudo o que o colocasse em perigo.

Na verdade todos nós nascemos com este “alarme”, que exacerbado leva-nos na grande maioria das vezes a esquecermo-nos do nosso corpo, das boas sensações que este nos transmite, e as quais deveremos estimular e usufruir, no sentido de criar caminhos no cérebro para o bem-estar e satisfação. Devemos reforçar as nossas redes neuronais do prazer.

Os segredos para relaxar

Erroneamente algumas pessoas esforçam-se para relaxar mantendo a mesma preocupação com tempo, produtividade e atividades que demonstram nos seus padrões do dia a dia. O segredo para se conseguir os melhores resultados nas tentativas de relaxar é simples: descubra as atividades que lhe dão prazer e, quando você as praticar, empenhe sua energia em obter total bem-estar físico e mental.

Se a sua distração resulta em produção artística, habilidades musicais, aprimoramento da educação, um físico melhor, ou o que quer que seja, isso é ótimo. Mas lembre-se que relaxar é o seu principal objetivo.

10 Técnicas de relaxamento para praticar a arte de relaxar:

1. Respiração profunda

A respiração profunda é uma técnica de relaxamento simples e poderosa. É fácil de aprender, pode ser praticado praticamente em qualquer lugar e fornece uma maneira rápida de controlar os seus níveis de estresse. A respiração profunda é a pedra angular de muitas outras práticas de relaxamento, e também pode ser combinada com outros técnicas relaxantes, como aromaterapia e música. Tudo o que você realmente precisa é de alguns minutos e um lugar para se descontrair.

Como praticar respiração profunda? A chave para a respiração profunda é respirar profundamente do abdômen, isnpirando o máximo de ar possível em seus pulmões. Quando você respira profundamente a partir do abdômen, ao invés de respirações superficiais da parte superior do tórax, você inspira mais oxigênio. Quanto mais oxigênio você inspirar, menos tenso, e ansioso, você irá sentir-se.

Sente-se confortavelmente com as costas retas. Coloque uma mão no seu peito e a outra no seu estômago. Respire através do seu nariz. Coloque uma mão no seu estômago e sinta o movimento amplo à medida que respira. Coloque a outra mão no seu peito e tente que ele se mova pouco. Expire pela sua boca, empurrando o máximo de ar que puder enquanto contrai ligeiramente os músculos abdominais. A mão no seu estômago deve mover-se enquanto você expira, mas a sua outra mão colocada no peito deve mover-se muito pouco. Continue a respirar pelo nariz e pela boca. Tente inspirar o suficiente para que seu abdômen suba e em seguida desça. Conte devagar enquanto você expira. Se você achar difícil respirar através do seu abdômen enquanto está sentado, tente deitar-se e execute o mesmo processo.

2. Exame corporal:

Para fazer o exame corporal, deite-se ou sente-se confortavelmente e conecte-se às sensações que o seu corpo produz. Deixe a sua atenção focar-se nas diversas parte do seu corpo, uma por uma, sequencialmente, começando pelos dedos dos pés, até ao alto da cabeça, subindo por fases. Assim, passa dos dedos dos pés para a barriga das pernas, em seguida para os joelhos, as coxas, as ancas, as costas, a barriga, o peito, os braços, as mãos e os ombros.

Em seguida, observe atentamente a parte de trás do pescoço e da cabeça, a testa, o maxilar e o rosto. Este exercício é tão simples quanto isso. Reserve vinte a trinta segundos em cada uma das partes.

Se tiver zonas de desconforto, estresse, dor ou tensão, imagine que está a respirar para o centro dessas zonas e depois siga em frente. Mesmo que sinta alguma dor, o exame corporal ajuda-o a compreender que apenas uma parte do seu corpo sente dor. Isso é importante, porque a dor pode resgatar a sua atenção, e esse resgate pode tornar a experiência da dor pior do que deveria ser.

3. Estar presente

Desacelere. Tire 5 minutos e concentre-se em apenas um comportamento (atividade ou estímulo sensorial) com elevada consciência do que está a realizar. Por exemplo, observe o ar que sente em seu rosto quando você está andando e qual a sensação que tem dos seus pés em contacto com o chão. Aproveite a textura e o sabor de cada mordida de comida. Foque a sua atenção no chilrear do pássaros ao seu redor, ou em outro som aprazível, fique com ele e sinta o bem-estar daí advindo.

Quando você passa o tempo no momento presente e se concentra em seus sentidos, você tende a relaxar e a sentir-se menos tenso.

4. Automassagem

Você provavelmente já está ciente de quanto uma massagem profissional em um spa ou clube ou centro de bem-estar pode ajudar a reduzir o estresse, aliviar a dor e aliviar a tensão muscular. O que você pode não estar ciente é que é capaz de experimentar muitos dos mesmos benefícios em casa ou no trabalho, praticando massagens a si mesmo.

Faça uma massagem a si mesmo entre as tarefas, no sofá no final de um dia agitado ou na cama para ajudá-lo a relaxar antes de dormir. Para melhorar o relaxamento, você pode usar óleo aromático, loção perfumada ou combinar automassagem com técnicas de respiração profunda.

Uma automassagem de cinco minutos para aliviar o estresse: Uma combinação de traços funciona bem para aliviar a tensão muscular. Experimente costeletas gentis com a ponta das mãos ou toque com os dedos ou as palmas das mãos. Coloque pressão com os dedos nos nós musculares. Pressione levemente os músculos e experimente movimentos longos, leves e deslizando. Você pode aplicar esses movimentos a qualquer parte do corpo que fique facilmente ao seu alcance. Para uma breve sessão como essa, tente focar-se no pescoço e cabeça:

Comece pressionando os músculos na parte de trás do pescoço e ombros. Faça massagem para cima e para baixo na parte de trás do pescoço. Em seguida, use os seus polegares para trabalhar em círculos minúsculos em torno da base do seu crânio. Massageie lentamente o resto do couro cabeludo com a ponta dos dedos. Depois, pressione os dedos contra o couro cabeludo, movendo-se da frente para trás e depois sobre os lados.

5. Socializar

A sua rede social de amigos é uma das suas melhores ferramentas para lidar com o estresse. Fale com os outros, de preferência cara a cara, ou pelo menos no telefone. Compartilhe o que está acontecendo. Você pode ter uma nova perspectiva mantendo as suas conexões fortes. Por exemplo, um amigo que o acompanhe nas horas de lazer costuma ajudar na descontração e no compromisso de persistir nas atividades de relaxamento.

6. Fazer uma playlist de musicas calmantes

A pesquisa mostra que ouvir músicas calmantes pode baixar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade. Crie uma lista de reprodução de músicas ou sons da natureza (o oceano, um ribeiro borbulhante, pássaros chilreando) e permita que a sua mente se concentre nas diferentes melodias, instrumentos ou cantores na peça.

7. Praticar exercício físico

Procure praticar exercícios leves como caminhar, andar de bicicleta, dançar, nadar, praticar jardinagem. Por exemplo: sinta o peso do seu corpo ao caminhar, sinta a respiração, sinta a sensação do ar a entrar e a sair dos seus pulmões, o cabelo ao vento, os músculos que usa, a sensação do vestuário…entre muitas outras coisas. Para aqueles com uma condição física mais desenvolvida, o exercício físico mais intenso pode ser mais eficiente. Atividades como correr, jogar ténis, levantar, pesos, basquetebol, vólei, podem produzir um agradável efeito relaxante, após um treino puxado.

8. Práticas de relaxamento mental

Algumas técnicas de relaxamento mental incluem a leitura de um bom livro ou deixar-se envolver na tranquilidade de uma música suave, ou concentrar-se na contemplação. Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, tricô e mesmo arte culinária, por prazer, podem lhe dar também um sentido de realização, paralelamente ao tranquilizante relaxamento de se concentrar em algo que você deseja fazer.

9. Exercício de relaxamento imagético com ênfase na respiração

10. Tomar um banho relaxante

Você pode aliviar o cansaço do dia a dia do trabalho com um banho bem demorado, logo que chegar em casa. Este pode ser considerado um exercício excelente de estimulação dos sentidos. Aprecie a água a cair no seu corpo, o som que faz, a temperatura que sente, o impacto das gotas do chuveiro, o estado de relaxamento que consegue atingir, sinta isso e contemple o prazer que está a presenciar, foque-se nas sensações e perceba o nível de bem-estar que sente.

PRATIQUE O RELAXAMENTO DIARIAMENTE

Após descobrir sua técnica favorita de relaxamento, planeie dedicar-lhe alguma atenção diária. A maior parte das pessoas aceita a responsabilidade de prazos e deveres que lhe são impostos por outros, mas é igualmente importante dar atenção à necessidade de períodos de descontração solicitados pelo corpo e pela mente.

Donas de casa “incansáveis” ou executivos “sempre ocupados” devem dar a si mesmos oportunidades de relaxar, se quiserem conservar o seu equilíbrio mental em períodos estressantes ou de agendas preenchidas. O hábito de lembrar que se tem um corpo que necessita de atenção é de extrema importância para quem pretende investir na sua saúde e bem-estar.

O seu corpo precisa da sua atenção, lembre-se disso.

ASSUMINDO UM COMPROMISSO PESSOAL

O último princípio da arte de relaxar é envolver-se em atividades de relaxamento com entusiasmo e compromisso pessoal. Envolva-se completamente na atividade escolhida. Solte-se física e mentalmente. Lembre-se que encontrar técnicas eficazes de relaxamento pessoal não é meramente um passatempo para os mais afortunados e ociosos. É essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer um.

ALGUMAS NOTAS A CONSIDERAR

A prática do relaxamento intencional requer que você foque ativamente a sua atenção no corpo e propor-se a relaxar. Deverá pouco a pouco tentar ampliar a sua Zona de Conforto usando o relaxamento intencional. Este simples procedimento irá permitir a redução da acumulação de estresse e tensão, dando espaço para a promoção da saúde e vitalidade, para além de fomentar a relação consigo próprio. A grandeza deste exercício é que pode ser praticado a qualquer momento e em qualquer sitio.

Lembre-se que à medida que for praticando, as sensações de relaxamento irão ficando gravadas nos seus músculos e na sua mente. Estas recordações podem ser utilizadas em qualquer sítio, sempre que perceba que um estado de relaxamento beneficie a situação em que se encontra. Basta para isso relembra-se das sensações de relaxamento que sente quando está a praticar no seu sítio de eleição.

Boa prática de relaxamento.

Siga-me no Instagram =>> @miguellucas_psicologo

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Douglas Gomes

Excelente artigo! Algumas dessas técnicas de relaxamento eu particularmente já praticava. Obrigado por proporcionar para seu leitores artigos de excelente qualidade.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Douglas Gomes, Bem vindo à Escola Psicologia

Obrigado pelo comentário. Espero que alguns destes exemplos de técnicas de relaxamento possam ser úteis aos leitores. E que o artigo possa tê-lo motivado a continuar a prática.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Augusto Barros

Olá!

Agradeço imenso os textos. Considero excelente relaxar e aprecio as posturas e técnicas de Yoga para proporcionar esse relaxamento. Mas será o relaxamento eficaz em todas as condições físicas e mentais?Quando nos sentimos felizes, alegres e a vida nos corre bem, relaxamos por natureza, espontaneamente. Depois de um período de trabalho que seja produtivo, motivante, agradável, nem que seja longo, é relativamente fácil relaxar. Mas se estivermos dominados por obsessões, cismas, ideias fixas, preocupações obsessivas não sei como será possível relaxar. Com uma mente preocupada por qualquer problema bem concreto, como será possível relaxar? Agradecia ajuda na resposta a estas questões. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Faustino

Olá Miguel,

Parabéns por mais este fantástico artigo. Gostei particularmente do podcast, o qual acho uma novidade muito interessante e que pode acompanhar-me no meu dia-a-dia sempre que assim o desejar.

De facto o relaxamento é muito importante para tudo na vida, incluindo para aqueles que trabalham a full-time na internet. Quando me sinto mais relaxado, normalmente os meus níveis de concentração são superiores, tenho tendência para errar menos e ao mesmo tempo para produzir mais.

Obrigado pelas dicas 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

olá Paulo,
Obrigado pelo comentário. Espero que possa servir como um recuperador energético para ti. É importante todos nós arranjarmos formas de nos encontrármos connosco prórios, principalmente para quem tem uma vida profissional exigente.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Reis

Olá Miguel,
Gostei bastante deste artigo, aliás gosto muito deste blog em geral. Sinto que tem muito para ensinar e eu estou sem dúvida com vontade de ler mais.

Tem-se falado muito em técnicas de relaxamento nos últimos anos mas, pelo em Portugal, vi poucas pessoas a tratar o assunto com seriedade. Actualmente acredito que a maioria da população sofre com o stress. Até mesmo os estudantes! Vivemos demasiado nas nossas cabeças, no fundo continuamos a pensar que o corpo é apenas uma extensão do nosso cérebro e apenas tentamos satisfazer as suas necessidades básicas.

Ainda me lembro de entrar na minha primeira aula de yoga há uns anos e a professora dizer que eu parecia um robot. Mas com o tempo fui aprendendo a relaxar e percebi que um corpo saudável ajuda-nos a melhorar outras áreas da nossa vida. Ficamos com mais vitalidade, somos mais eficientes nas nossas profissões, mais criativos e aprendemos a desfrutar das coisas boas da vida.

Bem, acho que não terminaria de apontar mais benefícios do relaxamento, cabe a cada um comprovar.
Um abraço,
Ana

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana Reis, bem vinda à Escola Psicologia.
Obrigado pelo comentário. Espero corresponder às expectativas colocando conteúdos que possam ir ao encontro das necessidades dos leitores, sempre com a prespectiva de capacitar e promover o bem-estar.

O exercício físico é sem dúvida uma mais valia ao nosso dispor, todos deveriamos fazer um esforço para o implementar de forma programada e regular no nosso dia-a-dia.
Fico contente por você Ana.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Luciano Larrossa

Miguel,

Bom artigo. Também pratiquei algumas dessas técnicas quando praticava desporto (ténis) principalmente antes dos jogos. Depois na hora do jogo quando chegava a alguma situação de maior tensão lembrava-me desses momentos e do nada o meu corpo sentia-se relaxado.

Num mundo onde temos que andar a correr o tempo todo, essas técnicas a meio do dia podem mudar completamente o resto da nossa jornada de trabalho. Experiencia propria=)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciano,

Vejo que está familiarizado com a prática do relaxamento, e que foi e continua a ser-lhe útil, o que é óptimo.

As experiências positivas relativamente a estas práticas sao importantes de ser divulgadas, para que outros possam experimentar.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Elias

Eu leio algumas coisas, mas não tenho tido o costume de praticar rsrs… Gostei do artigo. Trabalhando o dia todo no computador é normal ficar com dores no corpo, pescoço, costas… E tenho uma mania de só parar quando ver a coisa pronta (seja o site, o template, o software…), o que ando tentando mudar mas é difícil.

Nosso corpo é único, merece ser bem cuidado… Valeu pelas dicas 😀

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marco Elias, Bem-vindo à Escola Psicologia.
Obrigado pelo comentário. Espero que agora fique motivado para praticar :), é importante recuperar o corpo para assim podermos ter melhores desempenhos e aumentar a nossa criatividade.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Fantástico artigo, obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniel bem-vindo à Escola Psicologia.

Obrigado pelo comentário. Fica atento em breve voltarei a este tema.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Laérth Santos

Eu uso uma técnica um pouco diferente para me relachar,como antigamente eu sempre durmia ja pensando o que ia fazer no outro dia, isso começou a me gerar uma espécie de vício de afazeres. E as noites eu nem conseguia pegar no sono fácil.

Você uma vez me ajudou com aquele post sobre dormir bem, então consegui unificar uma outra estratégia que hoje em dia é tiro e queda para relachar e dormir tranquilo.

Uns 15 minitos antes de me deitar na cama ou simplesmente relachar, eu faço um pouco de ZEN budismo, a minha técnica é simple.

Fico em local tranquilo da casa no caso o jardim ou em cima de sua casa em pozição de buda, e minha técnica é dada dessa forma:

Tento apagar tudo de minha mente, mais é muito difícil eu imagino uma folha branca em minha frente. e nela começo a mentalizar todos os pensamentos e momentos bons que passei com amigos, e familiares, imagino como se estive-se passando um filme de felicidade de olhos fechados crio diversas situações felizes, e quando percebo que estou acalmando meu espírito volto a imagina a folha branca, mais dessa vez ja não se parece mais com folha branca.

Não sei explicar ao certo, mais percebo que aquilo é meio que o nada.

Abro os olhos e começo a caminhar tranquilamente como se nada estive-se acontecido sem dar uma única palavra… nesse momento meu corpo ja está cheio de situações boas e ja me sinto bem paciente com as outras pessoas e muito bem comigo mesmo.

Quando estou na cama, durmo tranquilo, tranquilo…

Té a próxima!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Laérth, vejo que utiliza muitas estratégias de restabelecimento do equilíbrio mental e energético.
A técnica de apagar algumas coisas da mente (ainda que temporariamente) aprece-me ser um excelente exercício, pois permite que possamos descansar a mente ávida que todos temos. A mente é especialista em estar ocupada com coisas, nunca descansado. A não ser que de forma intencional se consiga.

Boa continuação,
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Helda Rodrigues

Bem ninguém imagina o bem que estas técnicas me estão a fazer….Espero melhorar bastante…
Cumprimentos a todos

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Helda, obrigado pelo comentário.

Fico contente por as técnicas a ajudarem. Vá praticando:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
DANIEL MADUREIRA

Ja ha varios anos que tenho ansiedade e ataques de panico.
Mas com este site aprendi a conhecer-me melhor e a tentar ver realmente o que me fazia falta e com estes exercicios estou a ver que o que realmente me falta é relaxar-me e dar mais descanso ao meu corpo.
Dentro de dias vou a uma consulta de psicologia para assim tentar resolver o meu problema de uma forma diferente e perceber o que está a prejudicar o meu comportamento com alguem entendido no assunto, pois se esse alguem me ajudar tanto como o Miguel já me ajudou com estas palavras, então vou no caminho certo.
O que faz é algo de muito bom ao ajudar os outros com as suas sabias palavras.
Deixo aqui o meu muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniel, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo.

Fico contente por conseguir retirar partidos dos exercícios propostos, e acima de tudo que tenha percebido o quanto o relaxamento pode ajudar na melhoria do seu bem-estar.

Espero que a experiência de ser acompanhado por um profissional seja enriquecedora, e que tudo corra pelo melhor.

Sorte e dedicação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
katia

Adorei.Ja algum tempo que andava a procura de tecnicas para relaxar. Sou uma pessoa muito nervosa e por vezes nao tenho neum local para retirar a pessoa nervosa que sou. Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Fatima

Miguel,
Estou à cerca de mês e meio em casa por causa de um burnout. Estou a seguir terapia e tento aprender a ocupar-me de mim coisa extremamente dificil pois ponho os outros sempre em primeiro lugar quer seja a nível profissional, quer seja a nível pessoal. Sou divorciada com 3 filhos rapazes (21, 19 e 13 anos) e muito preocupada com eles, em lhes proporcionar bem-estar, estudos, etc, que os prepare para a vida futura de adultos. No meio disto tudo trabalho com gosto e dou sempre o melhor de mim em tudo o que faço e odeio a ideia de fazer mal…. Nao sei quais sao os meus limites e acho sempre que podia fazer melhor. Nao sei quantificar o trabalho que produzo, adoro desafios a nível profissional!!!! E… estou a estudar à noite (2x/semana tenho aulas durante 2 horas). Para além disto ainda tenho de me ocupar da casa, etc. E nao consigo viver numa casa desarrumada ou suja… desestabiliza-me completamente. Estou a dar em doida porque nao me consigo ocupar de mim mesma!!!!

Avatar for Miguel Lucas
elisa

Não imagina a alegria que sinto quando recebo os seus artigos,aí o meu dia começa sobre rodas.
Eu sempre pensei que era uma pessoa com pensamentos estranhos,ma afinal não.As minhas confusões eram [ou tinham] uma rasão de ser.
Ainda vou a tempo de fazer bom uso deles,compor a minha cabeça e, sofrer menos.
Mandei alguns artigos para os meus filhos em Liechtenstein,espero que não se emporte.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Victor

Excelente artigo. Pratiquei a técnica de relaxamento focada na respiração e uma vez já foi ótima. Vou continuar e vlw, continue assim 😀

Avatar for Miguel Lucas
wal

parabéns pelos artigos são muito bons…levam-nos a compreender o que se passa conosco e nos dão ferramentas para enfrentar os problemas que passamos…continue a escrever….

Avatar for Miguel Lucas
Elisabete

Muito bons estes artigos, eu em tempos cheguei a praticar muitas destas técnicas e posso confirmar que resultam mesmo. Por vezes somos um poucos “preguiçosos”, as coisas não se resolvem do nada,há que ter iniciativa. Afinal de contas lá diz o ditado “corpo são, mente sã”.
Parabéns, e continuem assim a exclarecer determinados pontos do nosso psicológico.

Avatar for Miguel Lucas
Rosiene vilarim

Olá, Pessoal sou nova por aqui adorei este site, gostaria de saber se alguém pode me indicar técnicas de relaxamento mental.

Avatar for Miguel Lucas
Rosiene Vilarim

Gostaria de saber mais sobre está técnica de relaxamento na respiração. se puder me ajudar.agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Ola adorei o artigo! Realmente funciona essas tecnicas de relaxamento,espero que elas me ajudem na minha anciedade quando ando de onibus pois tem me preucupadao muito espero que relaxando e aliviando o extresse consiga me livar da anciedade.

Avatar for Miguel Lucas
Munir

Bom dia Miguel Lucas!
Parabéns pelo artigo, excelente!
Vivemos numa vida corrida e realmente precisamos de técnicas de relaxamento, como praticar exercícios fisícos entre outros citados!

Abraços e Muito Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Munir, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso as suas palavras.

Bom relaxamento

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
adriano costa

gostei muito do blog !! eu ja sofri de ansiedade generalzada i as veses ainda sinto um certo nervoso em mim que me afecta o estomago pk se comer algo “pesado” vomito e dantes nao era assim .. tabem me afecta o bom-humor , a auto-confiança e a segurança em mim … espero um comentario acerca do que escrevi .. abraço (:

Avatar for Miguel Lucas
Karina Modesto

Estou lendo todos os seus artigos, ando mto estressada profissionalmente, mas é por ser decorrente do emocionalmente, sou mto ativa então a noite estou mto cansada…

Parabens pelo post e por todos os outros…

Avatar for Miguel Lucas
DEL

Pessoal li os depoimentos e vejo igual a voces.
Sofro desta merda a tempos e vem piorando.
Ja procurei ajuda, tomei remedios(sertralina,citalopram,rivotril)apenas abrandou e nao curou.Tanto que desisti de remedios,ja gastei muito com isso.
So ainda nao fiz tcc,que e muito caro.E o meu convenio so tem a nalitica que ja fiz 10 sessoes e nao resolveu.
Estou pensando em marcar uma hipnose que dizem que ajuda.

ME SINTO UMA FRACA,IDIOTA PENDO QUE NINGUEM VE GRAÇA EM MIM. bjs a todas

Avatar for Miguel Lucas
Andreia Rodrigues

Boa tarde. Tenho uma dúvida em que talvez me consiga ajudar. O método de Schultz é para crianças com que tipo de patologia? e para crianças autistas conhece algum método de relaxação terapêutica?
~
Com os melhores cumprimentos,
Andreia Rodrigues

Avatar for Miguel Lucas
carlos gomes

eu era uma pessoa muito desorganizada….e com atitudes sem freio….com esta tecnica de relaxamento me ajudou a ser mais centrado…e mais disposto pelA vida…otimo

Avatar for Miguel Lucas
Kênia

Fui diagnosticada com TAG, a médica receitou exodus 10 mg e stilnox 10 mg a noite e terapia comportamental. Gostaria de saber se acupuntura também resolve para TAG. Ou seria melhor
deixar a acupuntura para depois do tratamento. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Linda Dias

Olá, boa tarde.

Por favor me ajude! Já fui a vários médicos e ninguém me diz o que tenho.Sinto sensação de areia nos olhos e tremem muitos.Quando estou com sono, ñ consigo nem abrí-los direito.Sé falta procurar um psiquiatra.Estou certa? A quem posso procurar?

Grata.

Avatar for Miguel Lucas
Marcio dos Santos

A sensação de areia nos olhos e o fato de não conseguir abrilos pode estar relacionado a hidratação, observe a sua quantidade de liguido ingerida no seu dia a dia e a quantidade de sal ( tente diminuir ) usada na sua alimentação. FICA A DICA BEBA 2 a 3 LITROS DE AGUA DIARIAMENTE. Eu já estive nessa situação e resolvi com hidratação e diminuindo a ingestão alcoolica no meu caso.

Avatar for Miguel Lucas
Maria calixta

Parabéns, seu blog está maravilhoso.

Pude obeservar curas em pacientes que aprenderam a relaxar e principalmente respirar.

Muito obrigada.

Maria

Avatar for Miguel Lucas
WALTER NEGRAO

Meu bom Miguel! Morando na Amazônia brasileira, Manaus, capital do Estado do Amazonas, parece impossivel não estar relaxado estando no centro de uma imensa floresta. Mas somos o que somos e influenciados por tudo o que nos cerca e da forma como reagimos a tudo e a todos. Por acaso cheguei aqui. zapear na rede é uma forma pra mim de relaxar enquanto busco respostas. Tenho severos problemas para dormir há muitos anos. E agora que já estou mais velho começam a chegar os boletos de cobrança pelas noites não dormidas. Minha dificuldade de viver a dois, me obriga a viver sozinho, por viver sozinho vejo tv no quarto de dormir onde também está o computador e a conexão. associado a isso, adoro viver sozinho e morro de medo de dormir sozinho (depressão). Não tenho medo dos ladrões e nem das tragédias climáticas. Tenho medo do sobrenatural, mas que sobrenatural? não sei. Só durmo quando vencido pelo cansaço às 3 ou 4 da manhã. logo acordo para trabalhar e dar sequência a essa loucura. obrigado pelo post. vou tentar relaxar e seguir alguns dos seus conselhos em busca de um sono reparador. Quanto aos medos, eu preciso identificar as origens e tentar lidar com isso. parabéns e seja sempre abençoado pelo bem que fazes ao nos ajudar a acender luzes de alerta.

Avatar for Miguel Lucas
Denise Mortare

eu estou tentando fazer meditação,sentada,com os olhos fechados,mas está muito difícil a concentração.Quando menos espero estou tomada por pensamentos que não gostaria de ter. Smpre sou atrapalhada por barulhos,mesmo estando fechada em meu quarto.Sinto muita vontade e necessidade de alcançar esse objetivo.Obrigada pelas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
vanesa pereira

sofro de ansiedade generalizada e presciso de alguns conselhos sobre o q fazer pra destrair minha mente !!!!

Avatar for Miguel Lucas
Dária

SABIAS PALAVRAS. EU SOU UMA PESSOA MUITO AGITADA, ULTIMAMENTE TENHO DIFICULDADE PRA ME CONCENTRAR NOS ESTUDOS, ME PREOCUPO DE MAIS, NÃO CONSIGO PARAR DE PENSAR, ALÉM DO ESTRESSE, FICO NERVOSA FACIL E TENHO ATE PALPITAÇOES, SOFRO MUITO COM ISSO. O QUE SERIA INDICADO PRA MEU CASO? ME AJUDA POR FAVOR!
AMEI O SITE, AGRADEÇO DESDE JÁ.

Avatar for Miguel Lucas
josias

Ótimo artigo belíssimo !

Avatar for Miguel Lucas
ROBERTO

quando voce fala em fazer algo novo pois o cerebro agradece, esta relacionado a area profissional ou atividades de relaxamento , pergunto pois preciso tomar uma decisao . parabens pelo seu artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Eli

Estou maravilhada com tudo o que lí…. Inclusive sentindo-me confiante para buscar essas tecnicas alternativas poís acredito que estou sofrendo de ansiedade e de fato esse sintoma da respiração, falta de ar é horrível, tem momentos que chega a ser desesperador. Há alguns dias comecei a reparar porém Hoje pela madruga cheguei ao limite tanto que em plena 06:00 hs da manhã estava eu no PS e foi ai que pelos os sintomas relatados o médico disse que estaria sofrendo de ansiedade e o mais engraçado é que no dia-a-dia não me percebo uma pessoa tão preocupada, mas minha dentista já me confirmou que o meu Bruxismo é a forma que meu corpo reaje a esses estress. E agora esses sintomas de ansiedade que estão literalmente me tirando o sono "/ … Por acaso me deparei com esse Blog e vejo que não estou sozinha nessa o que me conforta e ao mesmo tempo dá forças pra encarar com Fé esse "desafio" e com a benção e a graça de Deus sairei vitoriasa dele, em nome de Jesus!!!! 🙂

E tenho certeza que suas dica serão de extrema importância pra isso! Parabéns e que Deus continue lhe abençoando para que possa continuar a fazer o bem pra muitas pessoas! 😀

Avatar for Miguel Lucas
Elma

Muito bom o artigo, nunca pratiquei nada assim, mas confesso que me sinto melhor após ter feito, vou procurar fazê-lo sempre.

Avatar for Miguel Lucas
Dorothéa Luz

Olá Miguel,

Excelente artigo. A técnica de relaxamento foi foi uma mão na roda para mim. Obrigada pela ajuda.
Seu blog já está entre os meus favoritos.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Alexandra

Achei suas dicas ótimas. Eu sofro com uma depressão considerada leve pelo psiquiatra que me consultou, mas sofro muito com os sintomas dessa doença. Tenho medos, ansiedade, insonia, falta de ar, indisposição.

Avatar for Miguel Lucas
Maria A.

Nossa! Que escrita maravilhosa. Muito obrigada, me ajudou muito. A princípio assustei-me com a quantidade de palavras mas quando comecei a ler caí no embalo e, particularmente, achei um pequeno paraíso no artigo, despertou em mim a vontade de não ser tão estressada. Muito grata.

Avatar for Miguel Lucas
Augusto Barreto

Este artigo é muito bom

Avatar for Miguel Lucas
Wilson

Ótimo sítio, Miguel! Excelente trabalho!

Obrigado pela ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Sa

Obrigada por compartilhar artigos tão maravilhosos. Busco todos os dias suas palavras, e sempre encontro o que preciso para me sentir melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Marco Aurelio Duarte

Boa tarde Miguel.Parabéns por todos os seus artigos e textos,são profundos e claros.Gostaria de pedir a você uma orientação,minha filha de 19 anos desenvolveu este toc(ela é severa e incontrolavel na limpeza)Está com uma psicóloga que lhe receitou remédios diários(clomipramina 2 com.por dia).Foi diagnosticada também com depressão profunda.Como devo me comportar para ajuda la?Quero dizer tenho lhe dado todo o amor possível e atenção em relação a depressão,tento incutir e estimular sua auto confiança,porém em relação as suas crises com limpeza em casa não consigo ajuda la a se controlar,e ao tentar sinto que estou complicando mais este seu foco.Me sinto em profundo desespero porque tenho meus compromissos ,trabalho diário por exemplo e sinto a sem auto contole.Estou me sentido um inútil.Como proceder?Desde já grato por qualquer orientação.De um pai desesperado.

Avatar for Miguel Lucas
Fabiola

Amei encontrar o site …. Há algum tempo trato a ansiedade com psiquiatra e agora com psicólogo tbm. Sofro MUITO, e me achei nessas linhas. Tenho Esclerose Multica e agora desencadei a depressão associada a surtos de pânico. Os pensamentos negativos me cercam. A sensação q vou enfartar é constante em minha vida, mas tenho fé q um dia isso vai melhorar ….. Mto obrigado pelas dicas

Avatar for Miguel Lucas
Silvia Regina de C. Gomes

Oi Miguel tudo
Gostei muito do seu artigo, sou professora e voce mais que ninguem deve saber como isso é estressante, mas adoro dar aula, faço isso com muito prazer.
Sou muito ansiosa, quero fazer tudo ao mesmo tempo agora, mas estou conseguindo com o relaxamento melhorar bastante, parece que minha cabeça está sempre a cem por hora, ponho o meu fone, ouço uma música tranquila e muitas vezes até durmo, deito todos os dias depois que chego da escola, reponho as energias, fora isso também faço academia, ou seja busco algo que me dá prazer, enfim acho que estou o caminho certo. Adoraria conversar com voce pessoalmente, te acho fantástico. Um grande abraço

Silvia

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Sp

Ola Miguel,

Muito interessante essas dicas, estou fazendo sessões de psicologia por causa do stress.
Minha mente nao consegue mais ter um foco, um objetivo, nao consigo relaxar, estou sempre muito ansioso e inquieto. As consequencias disso tudo é um mau funcionamento do meu organismo como:
tonturas, dor de cabeça frequente, nervoso, intestino preguiçoso e aí vai.

Tenho certeza que me ajudará muito essas dicas. Obrigado por compartilhar essas dicas conosco.
Abraços e que DEUS te ilumine sempre.

Avatar for Miguel Lucas
Daiana F Silva

Olá Miguel
Essas suas dicas são realmente muito boas.Confesso que é muito dificil relaxar, mas com essas suas dicas e esse exercicio de relaxamento com ênfase na respiração fica muito mais facil.
obriiigadoo por tudo!!

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Olá, Cada vez que um garoto se aproxima eu tremo e passo mal. Meu coração dispara, eu suo sem parar e não vem nada à minha cabeça. Eu tenho namorado, por mais que não queira nada com ninguém eu começo a tremer muito, sempre acho que sou o centro das atenções, como se todo mundo tivesse olhando pra mim., e tremo muito. Não sei o que está acontecendo!

Avatar for Miguel Lucas
Afonso

WOW!

Muito bom o artigo!!

Vou seguir essas dicas, afinal estou precisando e muito relaxar.

Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
rossanna

curso psicologia, preciso urgente de terapia. Estou muito ansiosa ao ponto de não me concentrar em nada, até mesmo nas aulas . Usarei o que esta indicando. Parabéns, quero ter conhecimento como você. abraços

Avatar for Miguel Lucas
cristiane gildo

obrigada pelo artigo. t
To passando por uma situação extrema de stress na minha vida pânico. Sofro de depressão e sindrome do pânico. Vou ao médico constantemente e sempre ouço a mesma coisa: você nâo tem nada. Após ler seu artigo resolvi mudar de vida. Vou fazer algo por mim e pelos meus filhos, pois contamino todos ao meu redor com as minhas crises de stress e fobias. Desde já obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro J. Silva

Muito bom os conteúdos do site, são artigos bem interessantes e posso dizer que são bem prazerosos de leitura, muito bom, parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Cleo

Ola..muito bom os seus artigos…
eu gostaria de saber se poderia me informar um bom livro sobre este assunto para um trabalho acadêmico. Uma referencia no assunto.

Avatar for Miguel Lucas
Gustavo

Parabéns pelo ótimo artigo. Tenho muito interesse em cursar psicologia, mas também tenho uma recaída pela medicina. Recomenda que eu curse Psicologia e mais tarde Medicina? Ou devo focar-me apenas em uma profissão?
Obrigado…

Avatar for Miguel Lucas
tomas junior

oi pessoal só quero dizer que e muito bom praticar os exercícios físicos !! porque garante bois resultados seja pra o estresse,relaxar,etc……..
pra quem quer ter uma vida saudável melhor a conselho a praticar os exercícios físicos !!
abraços !

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Weber

Olá,

quero lhe agradecer ultimamente tenho estado muito mal, a tempo não me sinto disposto à nada, vivo preocupado, tenho dormido mal, normalmente durmo só quando fico exausto, minha rotina de trabalho e estudo é muito tumultuada e tenho sentido dores no peito e no coração, tive variações intensas de pressão, fui ao cardiologista e fiz uma série de exames e nada de errado foi diagnosticado, o médico indicou que era stress e me receitou exercícios. Pois então li o seu artigo e me senti espelhado, você descreveu exatamente o que estou sentindo. Vou utilizar as suas dicas. Muito obrigado denovo e parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Lauro Fontes

Boa noite MIGUEL LUCAS estou sofrendo de transtorno de ansiedade faz 9 meses, sou esportista, minhas causas são pressao arterial chegando a 15×9 nos picos a 16×9 e normal 12×8 , pressão na cabeça, tontura, fui ao cardiologista fiz todos os exames completos, não acusando nenhum problema, apenas hipertençao, estou tomando losartana 25 mg e meio comprimido por dia de Bronazepam 3mg para poder estabilixar a pressao arterial e craniana! Gostaria de saber se um trantorno de ansiedade a pessoa pode se tornar hipertensa e qual seria a melhor cura para mim? Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
jose do vale

excelente, incrivel como nosso corpo é reflexo do que pensamos e vice-versa,

Avatar for Miguel Lucas
Ailton Melo

Obrigado pelas dicas!!!
Até que enfim consegui achar algo interessante sobre modo de vida e ansiedade.
Acredito que essas técnicas ajudam muito.

Avatar for Miguel Lucas
Marina Notario

Muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
Sarah Ferreira

Muito bom artigo, principalmente a parte em que explica o porque de nos estressarmos. Sempre que tenho esse tipo de explicação, me ajuda muito a entender como eu posso tentar reverter a situação. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
carol

ola, gostei muito desse artigo, muito interessante, sou estudante de psicologia e achei as informações muito uteis, gostaria de te perguntar uma coisa Miguel, você conhece uma técnica de relaxamento que utilize folhas de arvore? temos uma colega do curso que disse conhecer mas não sabe o nome, pesquisei e não encontrei, espero que você possa me ajudar, obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Mauro

Gostei muito acho que procurava por algo assim vou começar o quanto antes por em pratica tais atividades. Ando muito tenso acho que o artigo vai me ajudar num caminho de busca para meu relachamento.
Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Vera Lúcia

Olá Miguel!
Em primeiro lugar quero declarar que amo esse nome:Miguel.
Agora, vamos ao comentário informativo.
Posso realizar essas técnicas com idosos,em grupo?
Gostaria de fazer com minha mãe de 83 anos ,preciso fazer alguma adaptação?
Desde já ,agradeço a atenção e Parabéns pelo post.
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Douglas Cruzara

Boa noite!

Apreciei muitos seus comentários, mas preciso de ajuda.
Não me animo com nehum tipo de atividade física, já tentei vários mas me desanima saber que tenho que fazer algo por obrigação.
O que me relaxa realmente é chegar em casa, fazer uma comida rápida, tomar 01 ou 03 drinks navegar na internet e esquecer o mundo e de vez em quando uma musica,
Minha espectativa de vida e viver até os 70 anos acho que está de bom tamanho, depois disso é só ilusão ,melhor morrer e nascer de novo essa é minha filosofia.
E ai será que eu tenho cura

Avatar for Miguel Lucas
Lígia

Oi Miguel Lucas, seu artigo caiu muito bem pra mim , venho enfrentando uma síndrome do pânico, e hoje ao pesquisar técnicas de relaxamento encontrei seu artigo, Parabéns pelo trabalho. Deus o abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Excelente artigo. Linguagem acessível, objetiva e dicas de fácil aplicação.

Avatar for Miguel Lucas
Paula

MT. Obg preciso MT. Destas dicas pois tenho uma vida desgastante, já não me apetece viver!!! MT. Obg

Avatar for Miguel Lucas
Olívia

Gostei muito dessas técnicas relaxantes, obrigado por compartilhar esse material

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Excelente colocação de palavras e apresentação de conteúdo, muito bom! Acredito que um exercício que também é essencial no seu dia-a-dia se chama Meditação, muitos conhecem mas poucos praticam, os resultados que obtive na Meditação foram da perca total da ansiedade ao total relaxamento do corpo e mente, hoje me sinto unificado e isso ampliou todas as áreas de minha vida de uma forma completamente expansiva e positiva.
Abraços, continue com esse excelente compartilhamento de conhecimentos essenciais.

Avatar for Miguel Lucas
Augusto Barros

Acho excelentes as técnicas de relaxamento para recuperar a energia gasta em tarefas motivantes ou em trabalhos mais duros mas que não deixam preocupações depois de realizados. Mas terá o relaxamento igualmente sucesso em quadros clínicos de obsessões, de transtorno obsessivo- compulsivo, em preocupações obsessivas? Será mesmo possível relaxar dominado por estas condições psicológicas? Gostaria de ler uma resposta para estas perguntas. Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Bomtxai

http://www.belavidanatural.com.br/Default.aspx?campanha_id=32/
Enxergamos a vida como uma teia de conexões e cada uma dessas conexões precisam estar bem, para que essa teia sustente a nutrição de nossas atividades pessoais, profissionais e evolutivas.?

Avatar for Miguel Lucas
MARIA LUCILIA DE CAMPOS

Simplesmente Fabuloso!!! Amei..Parabéns <3

Avatar for Miguel Lucas
Marilda

Excelente. Parabéns e obrigada pelas informações.

Avatar for Miguel Lucas
tina santos

Bolas, se fosse assim tão fácil…….

Não consigo relaxar, qualquer coisa me tira do sério, não gosto de ninguém, para mim qualquer um que me aborda é um elo a abater, desconfio de todos e de tudo.
Não sou fácil, também não peço que me amem.

Não consigo ser calma. QUEM ME DERA SER PONDERADA, CALMA E CONSEGUIR OUVIR AS BATIDAS DO MEU CORAÇÃO, quem me dera.

Onde encontrar ajuda?
Sou trovoada, mesmo que o sol brilhe
tina

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Oi Miguel, adorei a matéria! Pois bem, vou exercitar as dicas que foram passadas…

Percebo o quanto é difícil relaxar, mas vou praticar! Obrigada pelas dicas!

Vou ali ouvir sinfonia de Beethoven e banho morno para relaxar!

Avatar for Miguel Lucas
Gilmar

Olá! Estou muito precisando de técnicas pra relaxar. Venho sofrendo muito com transtorno de ansiedade. Acredito que é isso que tenho. Porque sinto vários sintomas. É horrivel conviver com isso. Deus seja minha fortaleza.
Obrigado pela matéria.

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Gostei muito da matéria vou colocar em pratica preciso cuidar de mim .

Avatar for Miguel Lucas
Júlia

Parabéns pelo artigo, que pode auxiliar e muito na minha vida cotidiana. Ainda preciso aprender a tornar o relaxamento diário em um hábito; isso tem sido difícil pra mim. Vou seguir suas dicas e me reeducar.
Muito obrigada!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *