Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública. Os benefícios inerentes à prática da atividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.
Poderemos começar a falar dos benefícios da atividade física utilizando uma visão retrospetiva de alguém idoso que já tarde (uma vida inteira) percebeu aquilo que aqui transmito:
Se eu soubesse que iria viver tanto tempo,...teria cuidado melhor de mim. - Idoso anónimo Click To Tweet
Felizmente os avanços da medicina permitem-nos viver mais anos. Mas aquilo que importa perceber é em que estado iremos viver.
Já perguntou a si próprio como é que acha que irá ser o seu estado de saúde na velhice? O que é que pretende fazer para poder ter uma boa qualidade de vida depois dos 60 anos, ou mesmo até antes?
E se existisse um comprimido “milagroso” que tomado todos os dias, permitisse diminuir em 20% a probabilidade de vir a contrair cancro, em 30% a probabilidade de ter uma doença cardíaca, em 50% a probabilidade de vir a ter diabetes, e que o ajuda-se a viver mais e com melhor saúde à medida que vai envelhecendo?
Quanto é que você estaria disposto a pagar por isso?
Iríamos insistir com os nossos filhos, pais, familiares, amigos, para o tomarem? É sobre a importância desse comprimido “milagroso” que vamos falar. Esta bênção infelizmente não é utilizada por todos, pois tem uma contrapartida. Precisa da força de vontade para ser ativado e assim libertar e exercer as suas qualidades promotoras da saúde. Apresento:
A Atividade Física
O RESULTADO DA EVOLUÇÃO
O nosso corpo evolui ao longo dos milhares de anos, aquilo que somos hoje desenvolveu-se baseado no esforço, nas dificuldades, na privação, na dureza do clima. Os órgãos foram-se constituindo e desenvolvendo, preparados para o esforço.
A vida dependia muito mais da força muscular que nos dias de hoje, todas as estruturas internas que nos constituem, necessitam de um determinado grau de esforço para estabelecerem o equilíbrio homeostático, só assim funcionarão bem e de forma saudável.
Utilizamos muito menos as funções adaptativas do que os nossos antepassados. Sobretudo nos últimos 50 anos, habituámo-nos ao meio, por mecanismos criados pela inteligência e não pelos mecanismos fisiológicos. O esforço muscular não foi completamente eliminado mas tornou-se muito menos frequente. Suprimindo o esforço muscular da vida quotidiana, suprimimos também, sem o sabermos, o constante exercício a que se entregavam os órgãos internos para manter o equilíbrio.
Como é sabido, os músculos consomem açúcar e oxigénio, produzem calor, e libertam ácido láctico para o sangue em circulação. Para se adaptar a estas mudanças, o organismo é obrigado a pôr em ação o coração, o aparelho respiratório, o fígado, o pâncreas, os rins, as glândulas sudoríferas, o sistema cérebro-espinal e o sistema nervoso simpático.
Partindo do principio da evolução: O que não se usa atrofia
Em suma, é provável que os exercícios do dia a dia ou mesmo os de baixa intensidade, não sejam, o equivalente à atividade muscular contínua que os nossos antepassados exerciam. Hoje o esforço físico despendido é drasticamente menor, e isto torna-se prejudicial para nós!
A atividade de todos os sistemas do corpo exercem uma poderosa influência no desenvolvimento saudável do indivíduo. Sabemos que o funcionamento, em vez de gastar as estruturas anatómicas, as torna mais resistentes. Assim a utilização das atividades orgânicas e mentais é o meio mais seguro de melhorar a qualidade dos tecidos e consequentemente da vida.
No entanto a atividade tem mais benefícios, quando existe uma prática de exercício físico programado e regular com intensidades que mobilizem a capacidade de adaptação do organismo.
Tomando o conceito de saúde como um estado positivo, e não mera ausência de doença, tal como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário promover comportamentos de saúde (neste caso específico a promoção de exercício físico), tendo em conta as diferentes idades, aspectos culturais e educativos.
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Um estilo de vida ativo, incluindo uma prática regular de exercício físico, como tem sido insistentemente sublinhado, permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo frequentemente salientados benefícios físicos e psicológicos associados à prática de exercício físico:
- Na manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares
- Na prevenção ou redução da tensão arterial
- Aumento da capacidade de resposta do organismo para combater o stress
- Alívio da tensão muscular
- Redução da dor
- Melhor percepção de bem-estar
- Uma maior percepção de eficácia e controlo pessoal
- Período de atividade que possibilita um tempo de afastamento e distracção face aos problemas do quotidiano
O exercício físico reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e bom funcionamento do sistema músculo-esquelético e melhorar a mobilidade. No entanto, apesar das evidências, os estudos sugerem que a percentagem de praticantes é muito reduzida.
Os inquéritos de saúde (OMS) realizados no mundo são notavelmente semelhantes: a percentagem de adultos sedentários ou quase sedentários flutua de 60% a 85%. A cultura atual leva milhões de pessoas a um ponto em que é urgente a implementação de medidas eficazes para promover a atividade física e melhorar a saúde.
O exercício físico pode prevenir:
- Osteoporose
- Diabetes
- Hipertensão
- Enfarte
O exercício físico melhora:
- Capacidade de se cuidar
- Auto-estima
- Capacidade funcional
- Postura
- Imunidade ás infecções
- Padrões do sono
- Recuperação de doença e cirurgias
- Desempenho fisiológico
O exercício Físico reduz:
- Dor
- Obesidade
- Fadiga
- Incontinência
- Necessidade de alguns medicamentos
- solidão
A falta de exercício pode contribuir para:
- Problemas cardíacos
- Asma
- Múltiplas incapacidades
- Angina de peito
A incapacidade poderá causar algumas complicações como:
- Trombose venosa profunda
- Edemas
- Constipação
- Depressão e ansiedade
- Dependência
- Quedas e lesões
- Má circulação
Benefícios para o coração
Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao stress. Reduz doenças cardíacas (angina, enfarto, arritmias, insuficiência etc). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um enfarto. Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.
Benefícios para a Depressão
A atividade física ajuda as pessoas a sentirem-se melhor, com reflexo na melhoria do humor e estado reduzido de traço de ansiedade. Também pode ajudar as pessoas a sentirem-se melhor acerca de si mesmo através da melhoria de auto-percepções corporais, e pode melhorar a autoestima, especialmente naqueles com baixa autoestima e baixa autoconfiança.
Benefícios para as costas
Uma variedade de atividades de resistência que não provoquem demasiado stress na parte inferior das costas pode aliviar a dor lombar. Atividades gerais de lazer são recomendadas para pessoas com dor lombar.
Melhoria da capacidade pulmonar
A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigénio pelos pulmões. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.
O QUE É A BOA FORMA?
Não é necessário ser um atleta de alta competição, não é necessário ser um exímio levantador de pesos, nem tão pouco treinar horas a fio ou ser muito musculado ou fazer proezas físicas.
A boa forma é: O estado que permite a pessoa melhorar e manter a capacidade de resistir e tolerar as exigências internas e externas, sem prejuízo físico e psicológico.
Recomendações sumárias para a atividade física, saúde e bem-estar
A atividade física deve:
- envolver vários grupos musculares
- ser praticado com regularidade e se possível diariamente
- aumentar progressivamente
Na prática, um exercício ritmado com intensidade significativa, tal como caminhadas de 20-30 minutos, preencherá os requisitos descritos
Para se retirar o máximo beneficio, a atividade física deve :
- incluir alguns períodos de atividade física intensa
- incluir uma vasta gama de exercícios aeróbios e anaeróbios
- exercitar grande parte dos músculos do tronco e membros inferiores
- ser mantido ao longo da vida
Dicas para quem pretende iniciar a prática de exercício físico:
- Frequência – 3 a 5 vezes por semana com 1 ou 2 dias de descanso para recuperação
- Intensidade – fraca a moderada, inicie com ritmos fracos e construa a sua resistência sobre um período de tempo prolongado (mais de 2 meses)
- Um programa de treino para ter sucesso deverá ser individualizado
- Um só programa não funciona para todas as pessoas
Atividade Aeróbica
Sabe-se que uma atividade aeróbia com duração entre 20 a 30 minutos, surte em ganhos significativos ao nível da saúde e bem-estar, no entanto dever-se-á levar em consideração os conceitos de:
- Duração
- Intensidade
- Frequência
- Tipo de atividade
- Tipo de supervisão
A prática de exercício físico pontual e não organizado não surte o mesmo efeito que os benefícios gerados por uma atividade mais vigorosa, regular e programada, mais particularmente na libertação de endorfinas. A maior parte das pessoas necessita de alguns meses de prática regular, para atingir os níveis de frequência, intensidade e duração adequados que permitam mudanças positivas significativas.
PRECAUÇÕES PARA UM COMEÇO SAUDÁVEL:
Para evitar dores e lesões, você deverá programar um aumento na atividade física devagar e gradual até o valor desejado para dar ao corpo tempo para se adaptar. Pessoas com problemas de saúde crónicos, tais como doenças cardíacas, diabetes ou obesidade, ou os que estão em alto risco para estes problemas devem consultar um médico antes de iniciar um programa de atividade física.
Além disso, homens com mais de 40 anos de idade e mulheres acima de 50 anos que pretendem iniciar um programa de nova actividade física vigorosa deve previamente consultar um médico para ter certeza que não têm doença cardíaca ou outros problemas de saúde.
Numa perspectiva de educação para a saúde, considerando a prática de atividades físicas um comportamento de saúde num paralelo com outros comportamentos de saúde (cuidados de saúde primários, alimentação, prevenção de consumos, prevenção de comportamentos sexuais de risco), a eficácia na modificação de comportamentos no sentido da adopção de um estilo de vida ativo que inclua a prática de atividades físicas passa por um diverso conjunto de estratégias (tais como: compreender a história do comportamento visado; identificar determinantes sociais, situacionais, cognitivas e emocionais; mudança de comportamentos, entre outros).
Quando nos referimos a estudos sobre a adopção de estilos de vida ativos, consideramos, por um lado, os efeitos da atividade física sobre o estado físico e mental dos indivíduos, isto é, a atividade física como fenómeno cujos efeitos pretendemos avaliar, medir e comparar.
Pretende-se desta forma alertar a comunidade para a necessidade de promover a prática de atividades físicas, face aos benefícios comprovados.
Os benefícios da prática da atividade física ultrapassam grandemente os seus riscos. No entanto, em determinadas condições, pouco frequentes, a actividade física pode ter consequências negativas. Seja por sentimentos de natureza psicológica oriundos do insucesso em aderir a um programa regular ou por prática excessiva da atividade física podendo originar um estado de “dependência do exercício”, ou ainda for exercícios inadequados ao objectivo pretendido.
Em seguida apresento-vos um vídeo onde explico através de uma analogia, a importância da prática da atividade física. O que vão ver é uma carta que o corpo escreve à mente. O corpo após ter sido negligenciado decide apelar à consciência da mente e pede-lhe auxílio.
Fico esperançado que possa ter contribuído para o esclarecimento da utilidade deste bem precioso que todos temos ao nosso alcance.
QUE ATIVIDADE FÍSICA OU DESPORTO PRATICA?
Deixe-nos o testemunho da sua experiência, dificuldade ou benefício na prática do exercício físico.
Boa atividade física e boa saúde.
Abraço,
Miguel Lucas
Realmente muitas vezes nós deixamos de dar atenção ao nosso corpo, e o que normalmente nos impede é o “tempo” nunca temos tempo, sempre estamos ocupados com alguma coisa mais importante que isto.
Quando adoecemos o tempo a parece e talvez de sobra, contudo, o custo pode ser muito alto e o prejuízo irreparável.
Devemos nos comprometer mais com o que nos dá estrutura para realizarmos nossos ideais… afinal sem saúde não temo disposição para dar continuidade.
Olá Gilberto, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.
Estou de acordo consigo e partilho das suas preocupações, no entanto devemos colocar na nossa lista de prioridades este bem precioso que é o nosso corpo.
Espero que tenha ganho motivação e boa prática de exercício físico.
Abraço
É muito vantajoso quando se lê alguma coisa sobre como manter o corpo fisico e mental. Por experiência, é um tema cativante à maioria das pessoas que se interessam por manter uma vida saudável.
Felizmente já há ajudas naturais que nos ajudam a manter uma boa qualidade de vida e refiro-me aos Factores de Transferência que capacitam o nosso próprio corpo de reagir às agreções externas. Não se trata de produtos milagrosos, pois não curar enfermidades. Os Factores de Transferência dão a inteligência imonitária ao corpo para se manter saudável e livre de agreções.
Olá Teresa Coutinho, obrigado pelo comentário e bem-vinda à Escola Psicologia.
Concordo consigo, nunca é demais promover os benefícios da actividade física. É um serviço de excelência à comunidade e à evolução das populações por todo o globo. A importância da implementação dos comportamentos saudáveis deve ser promovida.
Abraço.
cara teresa
fuck you
Olá Miguel gostei da tua postagem e principalmente do video, pois o Paulo Faustino colocou no meu Facebook. Eu tenho problema de Fibriomialgia e sofro muto. Vou compartilhar isto com os meus amigos. Parabéns. Jucara
Olá Jucara, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.
Do conhecimento que tenho algumas pessoas com fibromialgia podem beneficar de alguns exercícios específicos e de actividade física moderada.
ESpero que consiga melhorar essa sua condição. Tudo de bom
Agradeço ainda por partilhar o vídeo!
Abraço.
Cara, de onde vc tirou isso: “Partindo do principio da evolução: O que não se usa atrofia” ? Isso é um absurdo! Não existe tal coisa, a evolução não tem nada como princípio e muito menos um que diz “o que não se usa atrofia”. Por favor, reconsidere seus estudos neste assunto.
Olá Thiago, Obrigado pelo comentário. Aconselho-o a ler a teoria evolucionista de Darwin, a fim de melhor se esclarecer acerca das suas dúvidas, por certo incorrectas.
Dou-lhe então um exemplo muito simples. Se fracturar uma perna, e durante 1 mês não a puder exercitar, pense no que será o resultado, eu dou-lhe uma ajuda, perde massa muscular, força, flexibilidade e mobilidade. Se pretender voltar a ter uma perna funcional, tem forçosamente de a exercitar, caso contrário, ATROFIA.
Abraço
Eu sou atleta de mountain bike e recomendo:pedalem! Um ótimo exercício para sentir-se bem,saudável e feliz.
bom post. valeu
Olá Bruno, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.
Sem dúvida que a prática de se exercitar na bicicleta preenche um excelente requisito para trabalho aeróbico. Boa dica
Abraço
Thiago recomendo que use o seu cérebro,caso contrário ele poderá atrofiar tambem. kkk
Mais um excelente artigo, Miguel!
Agora, ainda estou com mais vontade de voltar a exercitar o corpo… Actualmente, não pratico nenhuma actividade física. Costumava jogar futebol, andar de bicicleta, praticar musculação… Mas, desde que comecei a trabalhar, nunca mais segui uma rotina de exercício. Estou, completamente, em baixo de forma, portanto, vou começar com umas caminhadas a pé, alternadas com períodos de corrida. Também estou a ponderar começar a deslocar-me para o trabalho de bicicleta. O problema é a falta de balneários que, na minha opinião, todas as empresas deviam ter…
Trabalhar em frente ao PC não faz bem nenhum ao corpo, por isso, tenho de começar a remediar a situação!
Olá Nuno obrigado pelo comentário.
Fico contente com o facto de o artigo o ter motivado ainda mais para a actividade física.
Força e vamos lá a trabalhar nessa forma física, para que a mental também fique melhor:)
Bom Exercício
Abraço
Excelente artigo, no meu caso a actividade física salvou-me a vida. Não é o facto de estarmos vivos que podemos afirmar que estamos vivos, muitos de nós perdidos durante anos na neblina, sem objectivos, sem esperança não sabemos o que fazer para sair dessa tal neblina.. Sempre tive a música, mas descurei a parte física, a componente orgânica do meu bem estar.
Hoje, ano e meio passado de treino regular, depois de 29 anos de nunca ter feito nada, a minha vida mudou, não sou um atleta, nunca serei, sou um amante do desporto, do ritual de ir puxar ferro, correr sozinho ou acompanhado, ver os amigos do estádio, porque a meu ver, uma ambiente amigável no recinto onde praticamos a nossa actividade, é meio caminho voltado para a progressão, para o continuar e puxar por nós.
Mas o facto de nos levantarmos do sofá e irmos à luta, seja qual for a nossa actividade eleição, já uma vitória, as outras vitórias vêm com a nossa satisfação ao ultrapassar X barreira/objectivo, o dormir melhor, o nosso corpo melhorar, os níveis de confiança aumentarem, o nos levantarmos às 7da manhã para ir correr ates de trabalhar?! de loucos?! não.. de pessoas, seres humanos conscientes do quando ambos corpo e mente precisam de ser exercitados.
E tu Lucas, tens sido um desses amigos, que com a tua calma e compreensão tens contribuído para este meu caminho.
Mais uma vez parabéns pelo artigo, é daqueles que m revejo e me dá força para continuar, nunca desistir.
Cumprimentos
Olá Leonel, Obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia. O teu testemunho é muito enriquecedor e motivador, vejo que encontraste uma forma de “arranjares” equilíbrio em algumas áreas da tua vida com a prática regular do exercício físico. Não me espanta que tenhas sentido tantos benefícios associados, a minha experiência diz-me exatamente isso: Vigor, prazer, animação, regulador emocional, indutor do sono, confiança, aumento da auto-estima, e tantas outras coisas dependendo de cada pessoa.
Fico especialmente contente por teres conseguido ser disciplinado o suficiente para manteres uma prática regular (o que trás ainda mais benefícios)
Leonel, continua, força nisso e mantêm-te activo na actividade física:)
Abraço
eu adorei tirei 10 no trabelho de educação fisica
cara carine
Nobody Ask
Boa tarde caro amigo,
Estou sem palavras para te transmitir a forma como me senti ao ver este teu artigo. Então o video está simplesmente demolidor. Quem vir este video fará de certo uma retrospectiva da sua vida quotidiana e pensará seriamente em disponibilizar alguns dos seus preciosos minimos para tão nobre causa.
As 24 horas que tem o meu dia, aliás como o de toda a gente, às vezes não me deixam tempo livre para procurar coisas novas. Felizmente que hoje estive por casa e quase sem querer, embora já tivesse lido alguns dos teus artigos, não é que fui ler este.
Mais uma vez digo-te Miguel estou sem palavras.
PPAAARRRRAAAAABBBBBBÉÉÉÉÉÉÉNNNNNNNNSSSSSSSSS……….
Obrigado por tudo o que tens feito por mim, obrigado por seres meu amigo.
Aquele abraço
Paulo Constantino
Olá Grande amigo Paulo, obrigado pelo comentário e bem-vindo à Escola Psicologia.
Fico lisonjeado pelo reconhecimento da qualidade do artigo, mas como sabes o que importa é a mensagem que ele transmite.
Tento sempre que possível transmitir conhecimento, em que eu acredito, pratico e julgo ser uma mais valia para os outros.
A amizade é uma coisa que prezo muito e fico igualmente agradecido pelo fato de sermos amigos.
Grande abraço.
Olá,Relamente qualquer atividade fisica é muito bom para o corpo e mente, sem falar no carro chefe uma boa alimentação,
Os benefícios da musculação pode ser praticada por variados grupos de pessoas desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiência física, indivíduos com doenças como diabetes, cardiopatias (distúrbios no coração), hipertensão (pressão arterial acima do normal), pessoas em quadro pós-operatório ou recuperando-se de lesões, com possibilidade de fortalecimento.E necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites.
Olá Rosangela, obrigado pelo comentário.
Fico agradecido pelo reforço que exempificou dos benefícios da atividade física. E claro a orientação de um profissional para os casos de foro clínico é sempre primordial.
Abraço
Boa Noite,
Antes de qualquer comentário muitíssimos parabéns pelo seu trabalho. Está fenomenal 🙂
Fui aluna de desporto no Secundário com perspectivas de seguir faculdade na área, mas infelizmente não foi possível 🙁
Tinha um corpo atlético/definido. Comecei a trabalhar, no qual tive alguns stresses, problemas de saúde (pele), problemas conjugais acabando assim por me desleixar. A medicação para a pele foi forte o que provocou inchaço e muita ansiedade. Mal acabava de comer qualquer refeição tinha sempre de comer um chocolate, bolo, qualquer coisa doce e durante a tarde bolachas, bolachinhas, biscoitinhos, docinhos…
Sentia-me horrivelmente mal cada vez que tentava vestir as calças de ganga, porque sem dar conta não serviam, os topzinhos de verão já não me ficavam bem, apertados no peito/costas e os braços gordos (parecia que até tinham celulite).
Enfim, todos os meus amigos(as) perguntavam-me se tava doente pq tinha realmente engordado bastante (15kg).
Até que um dia pensei, NÃO isto não pode continuar assim: Consultei uma nutricionista e inscrevi-me num ginásio. A pouco e pouco fui perdendo peso e estou com o peso que tinha qndo andava na escola.
PIOR DO QUE NÃO CONSEGUIR É NÃO TENTAR, EU TENTEI E CONSEGUI. Demorou tempo mas consegui. Nos dias de hoje vou sempre que posso ao ginásio, treino de força ou localizada (aula de grupo) e ciclyng (aula de grupo).
Por vezes faço uma caminhada na passadeira ou elíptica e uns abdominais para as gordorinhas acumuladas.
Aconcelho vivamente aos cidadãos de todo o Mundo a praticar exercício físico: uma caminhada, qndo acabam de jantar n se sentem no sofá, vão dar um passeio à rua ou vão a um café a pé, pôr o cão a fazer xixi qualquer coisa; MAS FAÇAM. A pouco e pouco vão perceber que se sentem melhor tanto a nível físico como mental, mais confiantes. FAÇAM EXERCÍCIO FÍSICO POR FAVOR.
É o melhor remédio, acreditem.
Miguel deixei aqui o meu testemunho, penso que não haja problema.
Estou a fazer um trabalho cujo Tema é CUIDADOS BÁSICOS DE SAÚDE e eu escolhi o Sub-Tema Desporto/Actividade Física, se não se importar e com a sua autorização vou mostrar o vídeo.
Obrigado, muitíssimo obrigado.
Se fosse no Estrangeiro era um espectáculo e valorizado cá.
Mas infelizmente neste País as pessoas não o valorizam, porque se fosse destacado no Estrangeiro ou ganho um prémio sendo português era o melhor do Mundo.
Não ligue, muita gente gosta de viver na ignorância.
Mais uma vez parabéns.
Cumprimentos,
Catherine Custódio
Olá Catherine, obrigado pelo comentário
Fico muito lisonjeado com as sua palavras de apreço pelo artigo e pelo incentivo.
Agradeço ainda o seu testemunho, estremamente valioso e é um exemplo de que com força de vontade, acção e um programa bem definido se consegue ser bem sucedido. Parabéns por aquilo que conseguiu, sem dúvida de louvar. As suas dicas são igualmente valiosas e como é óbvio muitas pessoas que se sentem afetadas na sua vida por problemas de excesso de peso e/ou sedentarismo deveriam seguir 🙂
Claro que pode utilizar o vídeo, fico contente com esse fato.
Abraço
Olá Miguel,
Obrigada pela sua resposta.
Enviei um e-mail ao seu cuidado (geral@escolapsicologia.com), agradecia que me respondesse com alguma brevidade.
Obrigada.
Bons exercícios.
que legal este vidêo nos da uma força de vontade de começar a nos exercítar muito legal
Olá Elaine, obrigado pelo comentário.
Fico contente que tenha gostado do vídeo:)
Força nessa atividade física e boa saúde para você.
Abraço
Olá, sou estudante de psicologia e é a segunda vez que consulto o seu blog. Achei todos os posts que li excelentes. Ricos em conteúdo científico, fáceis de compreender pelas pessoas, bem estruturados, e sinto por detrás deles uma genuína intenção de ajudar… uma intenção que também é acção! 😉
Achei a “comunicação” do corpo à mente muito bem feita, acho que conseguiu personificar bem os sentimentos que poderia exprimir um corpo negligenciado se falasse… Aliás, ele muitas vezes comunica (de forma “não verbal”), mas muitos de nós não o escutamos.
Apoio e elogio a sua iniciativa em criar este blog e em disponibilizar algum do seu tempo para ajudar os outros de forma voluntária e gratuita. Admiro não só o seu empenho, mas também as suas competências.
Muitas pessoas certamente ficar-lhe-ão agradecidas.
O meu obrigado particular.
Olá Tatiana, obrigado pelo comentário.
Agradeço muito a sua simpatia e palavras, têm muito significado para mim dado que expressam exatamente a intenção da Escola Psicologia : Intenção de ajudar!
Sorte para o seu curso futura colega 🙂
Abraço
nossa cara eu aprendi muito com isso valeuuu mesmo
agora eu faço muitos exercicios!!!!
Olá José Carlos, obrigado pelo comentário
Boa prática dos exercícios e boa mudança de atitude (mais saudável).
Força nessa saúde!
Abraço
tenho 13 anos sou atleta de karate e jiu jitsu
eu recomendo a todos que pratiquem independentemente da idade
gostei do texto q vai me dar nota pro trabalho de educação fisica
brigaaaaaaaaaada
Que inteligência, que sabedoria eu adorei o texto e concerteza vai mim ajudar muito nos meus trabalhos daqui pra frente e tenha certeza que vou recomenda-lo aos meus amigos da faculdade.
Muito obrigado.
Olá Modeir, obrigado pelo comentário
Agradeço imenso as suas simpáticas palavras 🙂
Abraço
Olá! Parabéns pelo artigo!! Adoreii! Mas não consigo assistir o vídeo. Poderia me passar por email??
Desde já agradeço.
Abraços
Rosane
gostei nos faz se sentir bem principalmente os esportes
o legal,o comentario sobre isso!!!!!!!!!!!!!!!
Olhe se faz favor, vocês e os outros todos não se importam de resumir mais? Muito obrigado
Tenho o futebol como modalidade de perferencia mais já não pratico faz tempo, nos ultemos tempos limito-me a caminhadas matinais e termino com uma sessão de exercócios, mais apos a leitura deste artigo acredito que não tenho razões para dar uma pausa mais sim de continuar. gostaria que me sugerice alguns exercícios que possa fazer após a caminhada
Olá Miguel Lucas,
excelente trabalho!
Atualmente realizo um trabalho em uma academia especializada em idosos e grupos especiais baseado no consenso nacional e internacional… apoio todas as suas dicas e inclusive já estou postando nas mídias sociais e passando verbalmente para o meu circulo de convivências!!!
Abraços.
Que maravilha de pagina, comecei agora a praticar as orientações, estou com muita tontura, sou muito ansioso e estressado, nao quero em hipotese alguma tomar medicamentos controlados. SEi que vou conseguir.
Ótima postagem Miguel Lucas, trouxe muitasinformações importantes, mas… deveria ter sido postada e assinada por um profissional de Educação Física, não por um Psicólogo. Você nem ao menos se preocupou em citar as fontes da sua pesquisa, ou isso tudo aí saiu da sua mente brilhante?!?! Não costumo ver Educadores Físicos publicando matérias relacionadas a psicologia, então respeite a nossa área também!!! Vamos respeitar os limites da nossa formação, "cada um no seu quadrado", lembra?!?!?!? Valew
Olá Thiago, obrigado pelo seu comentário.
Agradeço o reconhecimento do artigo e da sua importância.
No que se refere ao restante comentário, certamente você peca por falta de informação. Primeiro porque não leu nada acerca das minhas competências e depois porque aquilo que refiro é estudado por multiplas áreas do conhecimento nomeadamente a psicologia do desporto. Acrescento ainda que citei a OMS. Este bolg não é um espaço cientifico e sim para pessoas que procuram informação baseada na credibilidade do autor (o que é da inteira responsabilidade de quem lê). Veja bem a minha biografia e perceberá que tenho formação na área desportiva, inclusive com duas participações em Jogos Olímpicos como treinador.
E sim, há profissionais na área da atividade física que publicam artigos relacionados com os benefícios psicológicos do exercício. As áreas do saber não são estanques e beneficiam da interligação dos conhecimento.
Informe-se melhor, aprenda e beneficie aqueles com quem trabalha. Eu por aqui vou ajudando muitas pessoas com o meu conhecimento fundamento na minha experiência profissional.
Abraço
Bom Miguel, quanto às suas competências eu li sim, e vi que vc é licenciado em Psicologia e treinador mental de atletas. Muito bom, parabéns, até aí tudo certo. Treinador de Atletismo?!?! Pelo q sei para isso vc teria q ser bacharel em educação física, exceto se vc for Treinador Mental de Atletas do Atletismo, aí é outra coisa um pouco diferente.
Com certeza existem profissionais de educação física que acabam invadindo sua área. Eu não disse que não existe, disse apenas que não vejo com muita frequência. Eles estão cometendo o mesmo erro que vc cometeu aqui.
Citar os mecanismos psicológicos envolvidos e/ou os benefícios psicológicos alcançados através da atividade física está totalmente dentro da sua área de formação, agora prescrever atividades, inclusive trazendo em números fatores como Duração, Intensidade, Frequência, Tipo de atividade, etc… isso é, indiscutivelmente, competência de um Educador Físico.
Eu faço parte de um grupo que trabalha com atletas de alto nível. Atualmente temos vários atletas medalhistas olímpicos competindo com o nosso nome.
Meu objetivo aqui não é criticar o seu trabalho. Apenas não concordo com a forma com a qual o artigo foi exposto, levando ao entendimento que a formação em Psicologia te trouxe todo esse conhecimento. É fácil perceber que todo esse material apresentado foi retirado de publicações assinadas por Educadores Físicos e vc pecou em não deixar isso bem claro. Até mesmo os Psicólogos que fazem parte da minha equipe, incluindo um Mestre em Psicologia do Esporte concordaram que vc ultrapassou um pouco os limites da Psicologia.
Abraço
oi tirei mts duvidas mt obg, sofro de sidrome do panico a mt tempo qero mt ajuda de auguen estou mt desesperada vc pode me ajuda me dando umas dicas de esersisio q eu poça fazer em casa?
é muito importante conscientizar-se de que o exercicio físico é muito importante para asaude e saber que está ao nosso alcance que não depende de outros e sim só da gente e o que é mais importante não custa nada .
godteimuito desse siteserviu para meutrabalhode educação fisica para amanha
iai meu nome é kayo e gostei muito desse site me ajudou para o trabalho de ed.fisica para amanhã a pessoa que fez esse site ta de parabens
valew meu trabalho de educação fisica tirei 10 valew e escuta band coruja das 12 horas da noite as 5 da manha 😀
oii quais sao os beneficios e os malificios para a saude no atletismo?
Muito bom essa página! Só que ainda fiquei com um poco de dúvidas, pois estava procurando quais são os benefícios do exercício para nossa mente. E também benefícios para nosso corpo. Se alguém puder me dar a resposta por favor!
Gostei muito do artigo. Estou juntando forças para começar a praticar … já tentei algumas vezes sem muito sucesso!! Por isso estou pesquisando sobre o assunto para me animar e começar algo definitivo. Estou pensando em começar a fazer academia, tem uma próxima da minha casa. Mas gostaria de ter certeza que o investimento terá resultados, por isso gostei muito da sua matéria. Abços
Gostei do artigo pratico caminhada e alongamento mas quando intecifico os exercicio doi-me a parte direita da bariga. assim queria saber q fazer para ter o famosos beneficio do esporte.adeus.
Gostei muito mesmo desta matéria e era precisamente o que procurava.
Os meus parabéns e muito obrigada por partilhar o seu conhecimento.
Abraço de Portugal e desejo-lhe o maior sucesso
Nossa! Amei sua matéria e obrigada em compartilhar conosco.
Abraço!
Fontanillas,Juina MT.
gostei de tudo que ler e vir gostei da materia obrigado
Este artigo ajudou-me imenso e deu-me força de vontade para começar a praticar mais exercício físico.
Quero agradecer pelo artigo que estava muito bem estruturado e pelo vídeo que também dá alguma força de vontade.
e muito bom faser atividade fisica
– Podem enviar resposta p o -email ? é que tive e estou tomando remédio p ansiedade, por uns meses não fia as caminhadas. Engordei. Quero recomeçar. Aí vem a pergunta: c Ansiedade e Epilepsia, posso caminhar normal ou mais rápido, 2 ou 3 x por semana ? Muito ob! – Abs.
OLÁ como já pratico ciclismo d estrada, gostaria de saber se fazer atletismo me vai ajudar a melhorar , já comecei no atletismo mas ainda é cedo para ter uma ideia, será q me podem ajudar !!!
Olá Miguel não conhecia esse link , adorei o post , concordo com vc tenho me exercitado e já posso garanti que os beneficio são claros. A clareza do vídeo me fez posiciona e zelar pelo meu corpo. Agradecida.
ola,miguel gostei do teu artigo,eu so queria saber uma coisa ,apenas uma pergunta:a atividade fisicajunto a exercicios de relaxamento podem dar controle sobre o corpo e a mentr? que eu acha que isso vai ser muito importante para meu desenvolvimento pessoal,ppr favor me envie por email ok obrigado e otima explicao.
ñ itendi eu pratico futebol. e corro muito e minhas costas doem muito. e pq eu sou gordo ?
eu pratico muito esporte ;e sinto muitas dores nas costa .
bem na espinha ..pq?
Somos seres tripartidos, temos a alma que é fomada pela mente, vontade e emoção,e mais duas partes corpo e espírito, se não cuidarmos do nosso corpo, a nossa alma e espírito não funcionarão bem. Dessa forma precisamos cuidar do nosso ser por inteiro. é importante nos exercitarmos, e também termos uma boa alimentação.
obg tirei 10 no trabalho de e.fisica
Otimo…meu prof de educação física adorou.muito obrigada
eu amei esse vídeo. tenho 21 anos e nâo gosto de fazer exercícios, depois do vídeo, não vou deixar de praticar esporte. Vou mexer o esqueleto.
Obrigado.
Admiro seu trabalho e dedicação a seus leitores, desejo
sucesso e felicidade na sua carreira !!!!
BOA SORTE ….
bjs. mariane
Sou professora de Educação Física em uma Escola e trabalho com PILATES fiquei muito satisfeita com a forma como aborda os benefícios do exercício físico. O vídeo então está perfeito. Gostei e utilizei como ferramenta pedagógica para discussão em classe. Parabéns
nao sabia mas parabens por esse texto
Esta pagina e muito prestavel para quem precisa de mais saúde
Olá Miguel.
Parabéns pelo post de há 5 anos, que continua a criar ondas de choque até hoje. Como sabes, interesso-me muito por esta área, estando inclusive a desenvolver os meus estudos de doutoramento em Atividade Física e Saúde (Após Mestrado em Treino de Jovens Desportistas, Treinador de Ginástica e Licenciado em Educação Física e Desporto, com 30 anos de leccionação em todos os escalões etários e áreas de ensino e responsável há 18 anos do departamento de Formação de Treinadores e agentes de uma federação desportiva) e tudo no teu post está correcto, equilibrado e justificado em ciência ou documentos oficiais de entidades mundiais. Escrito de forma simples e direta, para que todos os leitores retirem orientações positivas do conteúdo.
Por vezes é a própria quantidade de ciência e complexidade dos conceitos que afasta as pessoas do simples e óbvio, além de que nem sempre é preciso que os outros me digam o que fazer e porquê. O "meu corpo" é o meu melhor "orientador" desde que eu saiba ouvi-lo e responder de forma a que ele se sinta bem.
Tudo é importante para passar a mensagem que o "movimento" e a "atividade física" e o "exercício físico" e o "treino desportivo", cada um no seu patamar de evolução e de objetivos pessoais, são bons para desenvolver a nossa aptidão física, saúde e bem-estar.
Não só praticar, mas como também já foi focado, gostar do que estamos a sentir, pelo praticar.
O corpo alimenta a mente (pelo conhecimento que lhe proporciona), fortalece o espírito (pela capacidade de nos superarmos) e aprofunda os sentimentos para connosco próprios (pelo desenvolvimento da auto-estima).
Quem julga que isto continua separado, vive no passado.
Nós somos sempre Tudo em simultâneo.
Abraço
PB
Olá Paulo,
Obrigado pelo teu comentário. A opinião de quem como tu está no terreno e faz do ensino da expressão corporal a sua "profissão" é de extrema importância, pois diz-nos na prática a utilidade e os benefícios associados à atividade física.
Como tu bem dizes, não nos podemos dissociar do nosso corpo, como tal, ou o levamos em consideração em todas as nossas expressões enquanto indivíduos, ou, corremos o risco de não utilizarmos todo o seu potencial.
Ganhar consciência dos benefícios associados à prática do exercício físico é o primeiro passo para a prática da mesma.
Juntos na divulgação da informação, chegaremos mais longe com as nossas vozes!
Forte abraço,
Gostei muito deste artigo sobre atividade física. Muito esclarecedor.
Obrigada
Janete Sintra
Gosto muito de praticar exercícios físicos e da pratica de esportes e com certeza manter a pratica de alguma atividade física regularmente ajuda a mantermos nosso corpo e mente mais saudável. Esse artigo ficou ótimo, gostei muito do conteúdo.
Gostei muito desse texto , ajuda mesmo!!
Nossa valeu mesmo , tu não sabe como me ajudou no Trabalho de Ed.Física. Tirei nota 10!!!! Valeu mesmo ai cara
Fui do inferno ao céu estes dias e graças ás atividades físicas venho melhorando cada dia mais, melhorando a auto estima, me curando da depressão e me valorizando mais. Deus é generoso, exercicio fisico é um santo remédio.
Parabens, muito obrigada pela ajuda, sempre fico atenta sobre os riscos que corremos, inclusive a nossa saude, que e principal para nos sentirmos bem!!!!!!
Sem sombra de duvida, este artigo veio enriquecer mais o que era do meu conhecimento e abriu-me mais o horizonte. quero dizer com isto que foi muito interessante ao detalhar todos aspectos que devemos ter em conta para o melhor funcionamento do nosso organism. na verdade algumas pessoas pensam que uma rotina por exemplo de casa para o servico que dura pelo menos 15 minutos e suficiente para dizer que esta fazendo actividade fisica e por via disso devia perder peso. isto e mesmo por falta de conhecimento. esta de para bens, continua a publicar outros artigos de suma importancia para nossa saude. um abraco.
Estou precisando muito de praticar caminhada e poder manter a minha forma física, mas meu atual empego não me proporciona a tanto!
Olá Juliana!!
Sinto dizer que isso é impossível e vc com certeza deve ser viciada em bolacha e em comer leite condensado de colher com Nescau.
Quem quer mudar arruma horário, sei q não é fácil comecei agora mas precisamos ter força de vontade!
maoe!
GOSTEI MUITO DO ARTIGO.
GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR HORA PARA SE EXERCITAR?
EU SEMPRE FAÇO PELA MANHA, DAS 6 – 7, ESTOU CORRETO OU PELA TARDE SERIA MELHOR?
Puts trabalho de escola grande demais slk…
Adorei a matéria, fiquei muito incentivada e muitas verdades precisava ouvir. parabéns!!
nossa quantos beneficios…se as pessoas se conscientizassem de tudo isso…!!! é uma pena que ainda é pequeno o número de pessoas que se cuidam…valeu as informações.
muito oubrigado,estendi bastante,pena que num achei o que estava realmente nessecitando ,mas gostei muito.obrigado mesmo…
n quero saber sobre isso .quero saber sobre 5 beneficios da atividade fisica
Exercício físico é vida. Melhora tudo melhorei a insônia ansiedade a TPM diabete e principalmente me sinto mais confiante me amo mais.
Muito bom.
Mas no beneficio “Uma maior percepção de eficácia e controlo pessoal´´ a palavra “CONTROLE(O) esta errada.
Olá Athos,
Eu sou Português, e em português de Portugal, escreve-se "controlo".
Abraço,
Muito bom… Obrigado, porque eu tenho um trabalho para fazer para a escola, e este site ajudou-me bastante!! Estou bastante grato e Parabéns pelo ótimo trabalho realizado!!
GENTE, E VERDADE QUE O ATLETISMO E UM DOS ESPORTES QUE MENOS AUXILIA NA SAÚDE, POIS TRABALHA APENAS ALGUNS MÚSCULOS?ME TIREM ESSA DUVIDA
Foi um bom aprendizado,eu pessoalmente sou adimirador de desporto mas pouco sabia dos seus beneficios.obrigado
Muito bom esse conteudo
Obrigado ai viu valeu
Aprendi muito com esse conteudo
Que foi o melhor que achei
Valeu ai viu
Parabens
A isso e verdade tem coisas que eu nem sabia que existia praticando física.
Mim ajudou muito no meu trabalho de educação fisica
Sabe ainda estou fazendo 8 ano do ensino fundamental✔
Parabéns Miguel.
Que trabalho lindo. Muito completo e bem explicado.
Este ano estarei iniciando um projeto em uma escola particular e quero usar seus conhecimentos, divididos aqui conosco como base de estudo.
Agradeço muito pelo seu grandioso trabalho.
[…] prática de exercícios deverá ser regular, por isso, depende muito do foco e determinação da pessoa, além disso, […]