6 dicas para melhorar os seus problemas de insónia
Terapias Psicológicas 22/09/2016

6 dicas para melhorar os seus problemas de insónia

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Tem dificuldades em dormir, em iniciar o sono, tem muitos despertares durante a noite, acorda mal-humorado, cansado, irritado, com dores no corpo, sentido que o sono não foi restaurador. A insónia pode acarretar uma diminuição da sensação de bem-estar durante o dia, caracterizada pela alteração do estado de ânimo e da motivação, diminuição da atenção, da energia, da concentração e aumento da sensação de fadiga. Poderá estar a ser afectado na sua vida por um dos transtornos do sono mais diagnosticado que prevalece em 30% da população – a insónia.

A insónia é um sintoma e deve ser analisada sob três aspetos: Físico, Psicológico e Social. Doenças físicas, assim como ansiedade, depressão e ingestão de bebidas alcoólicas podem ocasionar noites mal dormidas. Problemas familiares, económicos e profissionais podem prejudicar o sono e a má qualidade do mesmo pode afectar o desempenho profissional, afectivo e sexual.

Estudos recentes comprovam que a privação do sono compromete seriamente o funcionamento humano, com evidências de que o humor é mais fortemente afetado. Apenas uma ínfima percentagem da população que sofre de insónia recebe tratamento adequado. Falta de conhecimento de hábitos saudáveis de sono e suas desordens é comum entre os profissionais de saúde. A prescrição exacerbada de fármacos resulta de um desconhecimento sobre os tratamentos não farmacológicos, assim como o acesso limitado a outras formas de ajuda profissional.

Plano de intervenção para melhoria da insónia

Se sente que a sua qualidade de vida está a ser afectada pelos sintomas da insónia, apresento um plano de intervenção e consequentes orientações para tratamento não farmacológico, utilizando a terapia cognitiva e comportamental com o objetivo de promover hábitos de sono saudáveis. Proponho a ideia de tentar reduzir (desde que seja aconselhável) o uso de fármacos na diminuição dos sintomas da insónia através de abordagem psicológica assim como modalidades de prevenção e educação de hábitos de higiene do sono saudáveis.

Estas estratégias são apenas resumos acerca de algumas componentes que fazem parte do tratamento psicológico com abordagem Cognitivo-Comportamental, pelo que não seguem uma ordem específica, nem têm necessariamente de se aplicar todas. A aplicação das mesmas depende sempre das particularidades apresentas pela pessoa. O controle da ativação (excitação fisiológica) é conseguido através da aprendizagem de técnicas de relaxamento (Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson), relaxamento autogénico, relaxamento imagético e técnicas respiratórias. O objetivo é diminuir os estados de tensão física e psicológica.

1. Estratégias de coping

Modificação do pensamento: Mudança de cognições, atitudes negativas e crenças irracionais acerca do sono, assim como substituição das crenças disfuncionais por crenças adaptativas. Por exemplo, pessoas que acreditam ser imprescindível ter de dormir sempre oito horas por noite para se sentirem bem durante o dia são confrontadas sobre essa crença. Pessoas que estão convictas que a insónia está a destruir a sua qualidade de vida são encorajadas a desenvolver competências de enfrentamento adaptativas e minimizar a percepção de se verem a eles próprios como vitimas. As mudanças de atitude permitem a redução da ansiedade antecipatória e ativação fisiológica que interferem com o sono.

2. Técnicas de autoinstrução

Autoverbalização de pistas que incitam pensamentos positivos que permitam a redução de pensamentos catastróficos em relação aos sintomas de insónia.

3. Controle do estímulo

A terapia de controlo do estímulo tem na sua base a premissa de que a insónia é uma resposta condicionada relativa à hora de deitar e ao espaço físico correspondente ao local de dormir, assim como acontecimentos associadas ao sono. O objetivo principal da terapia do controle do estímulo é fazer com que a pessoa volte a associar a cama e o quarto com o adormecer.

As instruções de controle do estímulo envolvem o hábito de ir para a cama apenas quando se está sonolento, usando a cama e o quarto apenas para dormir, saindo-se da cama e ir para outra divisão da casa quando não se consegue adormecer ou retomar o sono facilmente. Retornando para a cama apenas quando se volta a estar sonolento. Deve manter-se uma hora regular para acordar independentemente da hora a que se deitou no dia anterior e evitar sestas durante o dia.


4. Restrição do sono

As pessoas com dificuldades no sono de uma forma geral aumentam o tempo que ficam na cama num esforço de terem uma maior probabilidade de adormecer, com esta estratégia fragmentam o sono e diminuem a sua qualidade. A terapia da restrição do sono consiste em reduzir o tempo que se passa na cama para aumentar a percentagem do tempo que se passa a dormir. Esta estratégia melhora a eficácia do sono da pessoa (tempo a dormir/tempo na cama).

Por exemplo uma pessoa que relata estar na cama por oito horas mas que dorme em média seis horas deverá ser aconselhada a reduzir o tempo que está na cama para cinco horas. Assim que a eficácia do sono tenha aumentado o tempo que se passa na cama é aumentado 15 a 30 minutos por noite. Os ajustes serão feitos durante as semanas necessárias até que o ritmo do sono se torne regular. Para minimizar a sonolência diurna o tempo que se passa na cama não deve ser reduzido para além das cinco horas por noite.

5. Pare as vozes incómodas na sua cabeça

Usualmente os problemas de insónia surgem devido a problemas de vida em geral. São exatamente esses problemas que nos conduzem a um estado de ruminação, acontece muitas das vezes à hora de dormir. Isso faz ativar toda e excitar o corpo, devido a processos cognitivos hiperativos: preocupar-se com o trabalho ou com a saúde de alguém, ou simplesmente estar obcecado com o fato de estar com problemas para dormir. É irónico que pensar na sua dificuldade de dormir pode causar insónia. Perceba que a sua mente ativa é uma grande parte do problema e que você precisa acalmar os seus pensamentos para dormir. Então tente “desligar”, distrair, ou ignorar aquelas vozes preocupantes na sua cabeça. 

Nem sempre é fácil aplicar esta estratégia, por isso, aconselho a lidar com esses assuntos em momentos do dia mais apropriados para o efeito. Discipline-se, reservando o momento de ir dormir para isso mesmo, dormir. Diga a si mesmo: “Amanhã quando acordar volto a pensar no assunto.”

6. Componente educacional

Higiene do sono: A terapia da higiene do sono baseia-se no conhecimento da existência de determinados fatores que interferem decisivamente no sono, prejudicando-o ou, pelo contrário, beneficiando-o. Esta realidade conduziu a um conjunto de regras relativas a práticas de saúde (dieta, exercício e consumo de substancias) e ao controlo de fatores ambientais (luz, ruído temperatura). A pessoa deve dormir o tempo suficiente para se sentir restaurado, mas não demais. Permanecer demasiado tempo na cama prejudica o sono. A pessoa deve limitar a permanência na cama ao tempo que era habitual antes do início da perturbação

Deve procurar manter um horário de sono (deitar e levantar) mesmo ao fim-de-semana. Não se deve esforçar por adormecer. Deve deixar que o sono ocorra naturalmente. O exercício físico praticado de forma regular, e não pouco antes de se deitar, melhorará a qualidade do sono. Dormir com ruído, luz, calor ou frio não ajuda o sono. Proteger o quarto de dormir destes fatores retirar o despertador para longe da cama, é um fator de distração, uma pequena refeição ajuda a dormir melhor.

Deve evitar ir dormir após uma grande refeição, as bebidas alcoólicas e o tabaco prejudicam o sono. Evitar tomar café ou bebidas com cafeína depois das 16 horas. Tentar pensar nos problemas durante o dia e não há hora de se deitar. Não ver televisão na cama. Evitar dormir durante o dia, se dormir mal uma noite, não desesperar. Na noite seguinte, deitar-se à hora normal

Bons sonhos.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Laérth Santos

Vo fazer comigo mesmo a estratégia da restrição do sono, estou precisando acordar nos horários certos logo que tenho de responder emails pela manhã!

Boas dicas, nem sobrou espaço para dúvidas!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Laérth, espero que a estratégia de restrição do sono funcione com você. Para o nosso bom desempenho o descanso é fundamental.
espero que comece a ter bons despertares e a horas!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Karenina

Olá Miguel Lucas

Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo blog, os temas são bem interessantes e me instingam bastante, espero beber muito ainda dessa fonte!

Quanto ao tema do post fiquei bastante insteressada nele, porque sofro de insônia desde a infância por variados motivos, notei que em cada fase da vida era por um motivo diferente, atualmente tenho uma bem estranha, durmo umas horas normalmente e do nada eu acordo de madrugada, me desperto sem motivo e fico sem sono, não é fome nem nada, acabo que fico ali na cama rolando de um lado pra outro e acabo ocupando a mente pensando coisas, mas o sono só retorna já no horário próximo de levantar, muito estranho.

Vou tentar aplicar umas das técnicas apresentadas neste post pra ver se melhoro.

Um Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, muito obrigado e bem vinda à Escola Psicologia. Espero vir a corresponder às expectativas.
Relativamente aos seus problemas de sono, espero que o artigo possa ajudar, caso sinta que possa ser útil e queira uma troca de ideias de forma mais pessoal e específica, pode usar Pergunte-nos
Abraço e bom sono:)

Avatar for Miguel Lucas
DanyOctrome

Olá Miguel, tudo bem?

Dormir bem é algo que ajuda o desempenho (a vários níveis) do ser humano.

Estas dicas irão ajudar, com certeza, quem pretenda dormir melhor.

Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Péricles Linhares

durmo tarde quando em minha casa todos estão acordando devido aos ruídos acordo cedo e acabo durmindo pouco.

Avatar for Miguel Lucas
Marcio

Oi Miguel !

A mais ou menos 1 ano comecei a ter problemas de insônia, durante este tempo o problema passa por fases amenas e outras mais graves mas nunca mais voltei a ter a mesma facilidade de dormir.

Esta semana estou começando um tratamento psicológico para tentar solucionar o problema porém gostaria de saber se usando a técnica de RESTRIÇÃO DO SONO eu devo evitar algum tipo de atividade nas horas finais da noite como assistir televisão ou algo do tipo ?

Obrigado pelas dicas, parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcio, obrigado pelo comentário.

Na grande maioria da vezes os problemas do sono estão relacionados com uma prévia aprendizagem de dormir mal, devido a um problema mais agudo que possa ter surgido.
Certamente irá beneficiar do tratamento que está para iniciar.

Sim, deve evitar atividades estimulantes algumas horas antes de dormir, eu explico isso no artigo de forma detalhada.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
S. Rui

Hoje é sexta-feira 13. Tenho medo. Sei que ao bater a tecla para enviar este comentário, vou causar um colapso total no servidor que aloja a Escola Psicologia. Os computadores em volta vão explodir! Um terramoto vai abalar Lisboa! E uma onda gigante arrasará toda a costa ocidental da Europa!

Ou talvez não aconteça nada. E, nesse caso, vou deixar de ser supersticioso…

Se alguém ainda estiver vivo para ler esta mensagem, cá fica a minha mensagem de encorajamento ao sobrevivente solitário:
-O Azar bateu com força, mas a vontade humana não desiste nunca!

===

(Fora de brincadeiras…)

A principal condição necessária para uma pessoa dormir bem é sentir-se segura.
Faz sentido: Se um homem das cavernas dormisse bem, sem ligar ao urso que também dorme lá no fundo da caverna, ele teria virado refeição e não deixaria herdeiros. E nós não estaríamos aqui.

Mas nem todos os medos são justificados, nem todos têm uma base real suficiente. Ora, se uma pessoa é supersticiosa, dificilmente vai conseguir dormir tranquila, pois vai estar sempre na expectativa do pior, mesmo que esse “pior” seja improvável.

Então, aqui deixo o meu voto para uma boa noite de sono:
-Deixe de ser uma pessoa supersticiosa!
Não ter medos irrealistas dá bom sono. É melhor do que um monte de soníferos.

S. Rui (Sitefesta)

[]

Avatar for Miguel Lucas
Allan

Olá miguel,

sofro de insonia desde pequeno e nunca consegui melhorar isso…

achei interessante o “TÉCNICAS DE AUTO-INSTRUÇÃO” poderia comentar um pouco mais sobre essa técnica?

obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Luiz Alberto

Olá! Tenho esse problema de insônia e só consigo dormir à base de remédio, que foi receitado pela minha psiquiatra!Espero, que em breve, eu consiga resolver esse problema! Um abraço e grato pelas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
GENNE

por favor, quais osnomes desses remdios preciso dormir…nao durmo mais do que 03 horas de relogio pareço uma coruja. muito obrigada
genne
genne@bol.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Neide Maria Oliveira Paranhos

AMEI…ADOREI O SEU BLOG..PARABENS…VOCE ESTÁ AJUDANDO BASTANTE…BJS…FICA COM DEUS…

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANA VALENTE ........

Hoje pensei muito em me suicidar mas , naoo sei como, tenho depressao 2 anos acho que chegou o meu dia to cheia do marido ainda por cioma libanes me cobra muito me diz coisas para me deixar pra baixo ,tenho tres filhos ,15,12,10 sinto muito por eles tres minha missao acabou , to ficando gorda ,meu medico neurologista morreu em acidente no centro de Foz do I GUACU PR,CHORO MIUTO MEU CASAMENTO E UM FRACASSO NAOO AMO MAIS ESSE HOMEM SO OS MEUS FILHOS, ELE TA ME MATANDO A CADA DIA QUER COMIDA, ROUPA LAVADA SE EU TO EXAUSTA JA ME CHAMOU DE VAGABUNDA,MEU APARTAMENTO .E GRANDE FICO EXAUSTA QUANDO LIMPO 4 QUARTOS, TRES VARANDAS ,COZINHA, SALA DE JANTAR , LAVAR ROUPA FACO TUDO CHORANDO OBRIGADO MAS TO CHORANDO MUITO ,DEUA ABENCOE TEU TRABALHO O MEU CHEGOU NO LIMITE ,ACHO QUE DEUS VAI ME ENTENDER TENHO 36 ANOS JA VIVI UM TANTO.

Avatar for Miguel Lucas
amanda

Olá, Luciana Valente temos problemas parecidos, só que é com a minha mãe. Eu tenho que fazer tudo que ela achar certo. E tem horas que quero acabar com a minha vida. Eu tinha 15 anos conheci um homem de 48 anos, ele queria namorar e eu não, ela achava que ele era ideal para me fazer feliz, acabei namorando ele, depois de 3 anos engravidei e descobri que ele nao era divorciado e sim casado, a minha vida virou um inferno. Mais graças a Deus eu consegui me livrar dele, hoje a minha filha tem 11 anos, mais passei por varios problemas quando ela tinha 7 anos e foi passsear na casa dele com a esposa coisas horriveis, nem quero falar sobre isso agora. Mais continuo tendo problemas com a minha mãe ela deu um AVE mais ficou tudo bem apenas afetou a fala. Mais mesmo assim continua a se meter na minha vida(tenho 29 anos) e frequentimente penso em me matar para dar um basta nessa situação. Ela acha que eu tenho que resolver tudo. mais nao estou aguentando mais. So fico com pena da minha filha. Bjs

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

TENHA CALMA, NÃO FAÇA ISSO…DEUS NUNCA FECHARÁ OS OLHOS PARA VC, OLHE O QUANTO A VIDA PODE SER MARAVILHOSA. EU POR EXEMPLO ENFRENTO UM QUADRO DE INSONIA, FICO SEMPRE CHATEADO COM ISSO, MAS NAO DESISTO NUNCA, POIS EU AMO A MINHA VIDA, ESSE É MAIOR PRESENTE QUE UMA PESSOA PÔDE RECEBER. ENTAO CALMA, AS COISAS, A VIDA VAI SE CONSERTAR PARA VC, POIS LEMBRE´-SE QUE DEUS NUNCA FECHOU OS OLHOS PRA VC!

TENHO CERTEZA QUE VC VIVER MUITO E COM SAUDE!
FORÇA, FOCA E FÉ!

Avatar for Miguel Lucas
MAGDAmagda

amiga por favor, não parta deste mundo sem con heçer e ter um encontro com jesus , eu tinha uma vida muitoooo dificil aNTES DE ME ENTREGAR PARA JESUS E FAZER O ESTUDO DA BIBLIA , FOI ENTÃO QUE ATRAVÉS DA GERENTE DO BANCO QUE EU TRABALHVA ME LEVOU PARA A IGREJA QUE ELA PERTENÇE QUE É ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, DAI ESTUDEI BASTANTE A BILIA ME BATIZEI, TIVE UM ENCONTRO VIVO COM JESUS, E HOJE SINTO-ME FORTE FELIZ, PODE O MUNDO CAIR EM CIMA DE MIM,MAS ESTOU EM PAZ. JESUS ME MOSTROU COMO VIVER. NÃO DEIXE DE FAZER ISSO VAI ATÉ DEUS, CONHEÇE A VERDADE A BIBVLIA. TUA VIDA VAI MUDAR DE VERDADE PARA SEMPRE. VOU ORAR POR VOÇE.BEIJO NO TEU CORAÇÃO AGORA JA MIONHA AMIGA. FICA COM JESUS.ESTOU ORANDO POR TI

Avatar for Miguel Lucas
Luciana

Olá Miguel,

Obrigada pela dedicação ao tema!!!
Tenho insonia desde a adolecencia, não é sempre, mas quando tenho são noites seguidas acordadas que me deixam acabadas para o dia seguinte. Deito e o sono simplesmente não vem, não fico pensando em coisas que me preocupam e nem sempre é por ansiedade ou estresses, mas fico irritada quando as horas vao passando.
Vou tentar seguir as dicas e espero melhorar!!!

Abraços!!

Avatar for Miguel Lucas
MARIA EDUARDA

LEGAL ESSAS DICAS AGORA VOU TENTAR DORMIM EM PAZ COM ESSAS DICAS . OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Berenice Giselia

Estou sofrendo de insônia, já tem alguns dias, acho que ocorreram muitos problemas pra resolver de uma só vez, e isso me fez ficar agitada, agora só fico a pensar no que ainda está por resolver, e nada de sono, fico horas rolando na cama, até que começa a me dar desespero, então me levanto e vou pra televisão, na esperança do sono aparecer, mas nada dele, estou muito cansada, com olheiras! mas gostei do artigo, valeu as dicas!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ariane

Olá, nossa minha insônia é terrivel não aguento mais.Eu tenho que dormir melhor ,para no outro dia eu tenho que acordar cedo para ir trabalhar mas não consigo.
Eu fico com medo com pensamentos ruis pronto fico noites em claro, ou quando consigo pegar no sono eu acordo de madrugada e não durmo mais….
Vou tentar seguir as suas dicas

Obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Olá há aproximadamente um ano tenho tido dificuldades em dormir, ja passei noites em claro sem dormir ao menos um minuto e ter que ir trabalhar durante o dia, acordava irritada, porém trabalhava normalmente, sem ter sono, apenas notava a dificuldade de me concentrar…Devido a reincidentes noites sem conseguir dormir acabei por ficar tensa antes de deitar, com medo de não dormir, e digo que não consigo controlar isso, acabei optando por consultar um psiquiatra que me receitou um medicamento para dormir…Bem, mas o que fazer se tenho horários diferenciados, um dia trabalho de dia, no outro trabalho a noite…de dia ( 05:30 às 18:00) noite (18:00 ás 06:00) ai no outro to de folga, ai que começa a tortura no dia anterior a que estou de serviço de dia…preciso de ajuda, quero dormir naturalmente sem fazer uso de medicamentos…bem eu procuro restringir o uso desses remedios a noite anterior que estou de serviço durante o dia…ah outro fato que tenho q mencionar é que alguns dos medicamentos que tomei nem fizeram efeito…que conselho você me dá…já digo de antemão que não tenho como trocar meus horários…

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo RJ

Parabéns pelo site Miguel.VC poderia falar algo sobre a Insônia psicofisiológica ou insônia aprendida?

Avatar for Miguel Lucas
Osvaldo Batista Dos Santos

Ola Miguel

A 04 meses atras fui submetido a uma cirurgia da coluna cervical e após essa cirurgia passei a ter insónia a começar no hospital no qual fiquei internado 05 dias e não dormi nenhum dia sequer.
Já tomei remédios fitoterápicos funcionam por uma semana e depois volto a não dormir de novo.
A situação é tão ruim que já estou ficando com raiva da cama, quando chega a hora dormir já começo a ficar nervoso pois sei que não vou dormir de novo.
Vou tentar seguir suas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
Mila

Boa tarde,

Gostaria de obter algumas dicas de como dormir bem; Não entendo por que sinto tanto sono e não consigo dormir! Deito mas não durmo, e levanto com o mesmo sono e cansaço de sempre; parece que cada dia isso piora mais, me ajudem por favor.
Grata.
Mila

Avatar for Miguel Lucas
beto

nao consigo relaxar para dormir durante a semana, penso eu q é so pelo simples facto de ter q acordar cedo , fico preocupado a pensar q posso n acordar a tempo fico mt ansioso à noite .

Avatar for Miguel Lucas
Armindo Jose Bernardo

gostei da ler o que vi neste site mas tambem gostaria de ter alguns medicamentos para combater o problemas de insonia.

Avatar for Miguel Lucas
Júlia Lira Brito Monteiro

Obrigada!
Graças a essas dicas já estou melhorando da insonia.
Obrigada, obrigada mesmo de coração S2.

Avatar for Miguel Lucas
José Luiz Ayres

Hoje ,após dormir por umas duas a três horas, bateu a insônia de novo ,então resolvi procurar as causas na internet e graças a Deus , achei seu site no qual li com bastante interesse , pois vou
colocar em pratica todas as instruções para obter os resultados o mais rápido possível.

Avatar for Miguel Lucas
Mais saúde e Bem estar

Insônia? Pare já de sofrer! Convido vocês a conhecerem o site http://www.melatoninasuplementos.com nele é possível encontrar o suplemento mais moderno desenvolvido pelo laboratório GNC SUPLEMENTOS dos EUA para combater este problema e melhorar a sua qualidade de vida.

Avatar for Miguel Lucas
Elizabete

Eu não durmo nada de noite estou a tomar os comprimidos mas já não estão a fazer nada eu queria dormir cem não tomar nada já ando a ficar farta

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

Eu vou dormir muitas vezes sem sono mais mesmo que eu vá dormir com sono eu não consigo dormir pois eu fico suando e rolando pela cama e as vezes só consigo dormir as 5:00 da manhã e no dia seguinte quer dizer no mesmo dia eu n consigo fazer nem os deveres da escola de tanta dor na cabeça e eu sinto que isso ta me prejudicando na escola
Por favor me ajuda a encontrar a solução..

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Olá não tinha insonia , passe a ter a 8 meses , não aguento mais isso, só consigo dormir a base de remédios, tenho passado por dias difíceis.

Avatar for Miguel Lucas
sandro

Ola , Nao consigo dormir depois da atividade fisica tem um horario certo para pratica de atividades fisica, devo fazer pela manha ? como faço para melhorar meu sono depois da atividade fisica?

Avatar for Miguel Lucas
Masina

Boa noite, não consigo dormir já por vários dias. Não tenho problemas que considere preocupante. Apenas quando vou dormir, o meu cérebro, não desliga do dia e passa a noite a rebobinar tudo que me aconteceu durante o dia. Já tomei o sedoxil mas não me faz nada…o meu coração continua a bater muito acelerado e passo as noites acordada. Não sei mais que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
jefferson

sofro de fobia social intensa,estou desesperado faz 5 anos que começarao os sintomas, ja tentei ate suiciddio.
os tratamentos que faço todos forao mal sucedidos.gostaria de saber relatos de pessoas que tiverao isso e como se curarao.
n vou dessistir da minha cura.
abraços jefferson

Avatar for Miguel Lucas
EU VENCI E VOCÊ TAMBÉM PODE!!!

Caro colega,

Sei que esta passando um momento ruim na sua vida, mas sei que como veio também irá passar, já tive algo parecido com a fobia social intensa e sei que realmente da vontade de desaparecer desta terra, afinal estamos apenas de passagem pela mesma, fiz alguns tratamentos com piscologo, foi bom mas não eficaz, mas ajudou muito a nível recuperação de alto estima e otimismo. Agora sem muitos detalhes encontrei solução em apenas 1 só ser, Médico dos Médicos , O TODO PODEROSO JESUS, ele sim, conseguiu me resgatar do DESESPERO que estava, afinal foram apenas 3 Meses que fiquei assim, devido ao estresse, ansiedade acabei tendo esse colapso e derrepente uma pessoa super bem desenvolvida e descolado, fiquei apavorado, mas Deus me ajudou, me deu coração, força, determinação e um dia fui a um culto longe da minha igreja, Comunidade da Zona Sul e ouvi louvores que tocaram no meu intimo e uma palavra de vitória, desde então, consegui me recuperar graças a um milagre de Deus, ele pode te curar tambem, confie em Deus e tenha fé, ele te ama e quer te ajudar, não fique com medo dessa experiencia, comece agora mesmo, dobre seu joelho e peço SENHOR entra em meu coração, entra na minha vida e escreva uma nova história. Um abraço e boa sorte…

OBs: Há e lembre-se , existirá vezes que você vai duvidar da cura, mas não duvide, lute e se supere, Deus vai te supreender. Sou muito ansioso e isso me prejudica, todas as vezes quando começo a me sentir mal novamente, peço forças e faço minha parte, me tranquilizando, indo ao médico se preciso for e me medicando caso precise.

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

JEFFERSON!

VC VAI SE CURAR SIM, JA DEU O MAIOR PASSO QUANDO DISSE: NAO VOU DESISTIR DA MINHA CURA! VC VAI ENCONTRAR SIM! MEU CUNHADO SOFRIA DE FOBIA SOCIAL, NÃO CONSEGUIA SEQUER SAIR DE CASA, O QUE ACONTECEU? FOI EM FRENTE E SE CUROU!

VC CONSEGUE.

FORÇA, FOCO E FÉ!

Avatar for Miguel Lucas
ivania

Masina acontece exatamente isso comigo também, ao deitar fica passando na minha ment tudo que aconteceu durante o dia, pessimo sofrer de insonia, quando não trabalhamos da para dormir durante o dia, mais tenho uma vida agitada, sou Assistente Social trabalho muito o psicologico,

Avatar for Miguel Lucas
Andrei

Bom, não consigo dormir por uma única razão, eu vejo espíritos quando estou sonolento, ou seja, quando estou quase dormindo. A maioria são espíritos do bem que querem ajuda e espíritos do mal que querem pertubar. Para ser mais específico, vejo também quando estou acordado, vultos , sombras e espíritos de mulheres e garotas, nunca vi de homem. A intensidade da aparição do espírito, vejo até os pés, mas a maioria das vezes vejo até o tórax. A última vez que eu vi um espírito, quando estava acordado, foi me deslocando para ir a sala de jantar e vi uma garota descendo as escadas, quando me viu, ela desapareceu. Talvez seja a mesma garota que queria ajuda quando eu estava sonolento. Então, qual é o meu problema? Eu não sei lidar, não sei como faço para ficar tranquilo e ajudá-los. Já faz mais de 7 anos que acontece isso. Só durmo com luz acesa ou a tv ligada sem som, devido ao fato que um ano traz quando estava sonolento, um espírito tentava falar comigo e então, eu falei que não conseguia ouví-lo e pedi para ele falar no meu ouvido, era voz de homem, então, eu senti quente meu ouvido e ouvi perfeitamente o que ele disse só que eu fiquei tão aterrorizado que eu gritei achando que estava ficando louco e sai do quarto morrendo de medo. Desde desse dia, eu fico com medo de dormir por isso. Eu sinto eles me observando, sinto eles quando vou dormir e até vejo alguns vultos a noite com mais frequência. Minha tia é médium, ela tem um nível de mediunidade muito alto, tanto que várias pessoas do Brasil pedem para ela rezar para retirar os espíritos. Bom, a primeira solução foi rezar para Deus e para meu anjo, existe uma reza específica até acreditei na reza só que não adiantou nada. Então, tive que falar com minha tia e deu certo só que a garota que me pediu ajuda 2 dias depois que minha tia fez a reza, essa garota chorava do meu lado, então, eu falava para ela ir embora só que dizia isso com raiva. Bom, ela nunca mais apareceu. Esse ano, eu sinto algum espírito dormindo comigo. No dia que aconteceu isso,meu quarto estava escuro e eu lia no ipad, então, percebi a minha cama abaixando como se alguém tivesse deitando na cama. Meu desespero foi tão grande que eu fiquei branco, com calafrio tive que ligar a luz imediatamente e mesmo assim eu sentia uma presença de um esperíto só que ele também ficou assustado. Nos outros dias para o espírito não aparecer mais, eu coloco vários objetos do meu lado. Ontem, eu tive medo dormir por causa disso mesmo com a tv ligada, eu fui dormir quando estava amanhecendo. Bom, isso acontece todos os dias. Ou eu durmo 30, 20 minutos antes de amanhecer ou quando está amanhecendo. Meus pais acham que eu tenho preguiça de acordar. Sou universitário e minha aula começa 7:30. Tem dias que não durmo e vou direto para aula. Eu nunca consigo chegar no horário. Chego sempre 8 horas ou perco essa aula e vou para aula de 9:30, mas ás vezes também falto essa aula acordando 12:00 ou 13:30. O pior de tudo é minha saúde, estou magro e fico com sono o dia inteiro e dependendo do dia, minha irritabilidade é enorme. Não faço exercício físico, aliás, faço só rosca direta com peso de 8 kilos cada braço, mas isso é 2x por semana e raramente malho ombro.
Bom, acredito que a única solução seria lidar com os espíritos, ou seja, tentar ajudá-los e não evitar ou pedir para um médium tirá-los. Espero que me ajude, talvez eu deva procurar um psicólogo. Atenciosamente,

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

FIQUE TRANQUILO, SÃO ESPÍRITOS DO BEM!

NUNCA VÃO FAZER MAL NENHUM A VC. NEM MESMO OS VIVOS VC DEVE TER MEDO!
REZE, POIS DEUS NUNCA FECHOU OS OLHOS PRA VC! OUTRA COISA, RIA DISSO TUDO, LEVE COM BOM HUMOR, QUANDO FIZER SEMPRE ISSO, VC VAI CONSEGUIR TER RESULTADOS MARAVILHOSOS!

VC VAI CONSEGUIR !

AS PALAVRAS DE ORDEM SÃO: FORÇA, FOCO E FÉ!

Avatar for Miguel Lucas
milene

ola andrei só tem uma soluçao para vç vá em uma ingreja envagelica mas proxima acc jesus como seu unico salvador chegue na sua casa coloque os joelhos no chao e clame a jesus diga que vç nao acc e leia todo dia salmo 91 meia noite e creia tao somente que deus existe. e tudo isso irar passar boa noite

Avatar for Miguel Lucas
ivania

Olá ,sofro desse mal de insonia que atinge muitas pessoas, sou uma pessoa que sofro de execesso de futuro, fico na cama tentando dormir e nao consigo, sou daquele tipo que sofro antecipada se tiver uma reuniao daqui a quinse dias, ja comeco a pensar antecipado, sou uma pessoa bastante insegura, sou muito estressada e quando tenho insonia fico mal humorada, trabalho apulso sem animo e abrindo a boca o dia todo com sono, gostaria de saber o que fazer, acredito que no mwu caso so remedios consiga resolver meu problema.

Avatar for Miguel Lucas
Thiago Martins

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:25-34

Avatar for Miguel Lucas
sarah

tou com muita ansiedade nao consigo dormir que faço para melhorar essa ansiedade e preucupaçao

Avatar for Miguel Lucas
renato pereira xavier

preciso men liberta

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Amigos, a cerca de 2 anos, não consigo pegar no sono, durmo mal e com medo, porque visitam meu quarto a noite, não vejo, mas sinto, quando cochilo, algo me acorda, tipo, a cortina passa rápido e faz barulho, como se me chamassem, estou apavorada, é sério, são todas as noites assim. Me ajudem!

Avatar for Miguel Lucas
Andrei

Olá, Carina. A sua situação é bem parecida com a minha, mas a única diferença é que eu vejo. Talvez você seja sensitiva, ou talvez tenha algum distúrbio do sono, por exemplo, parassonia, catalepsia projetiva, dissonia, paralisia do sono, narcolepsia, etc.

Tecnicamente falando, acontece isso quando você está na transição do estado de vigília e do estado de sono. É o momento que você está sensitivo. Tem um livro de médium que fala desse estado sensitivo. Eu tive que procurar informações para aprender a lidar com isso.

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Andrei, obrigada desde já. Cada dia está uma loucura, fiz um teste quando senti que estavam no meu quarto e estavam tocando em mim, Fiji que estava com os olhos fechados e levantei o lençol, o mesmo foi puxado rapidamente, depois repeti pois queria ter certeza, depois de orar pweguei no sono e escutei: Psiu! Bem alto! Enfim … Muito estranho. E eles dialogam comigo em sonhos. Mas percebo que no calor, não sou atacada. Inexplicável.

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Então, no meu caso a única coisa que resolveu foi um indutor de sono por infravermelho. Pelo menos saí dos remédios já por 02 anos. Para quem se interessar segue o link: Insônia http://www.kenkotop.com.br/insonia-aparelho-induz-sono.aspx

Avatar for Miguel Lucas
Marivaldo

já tem umas tres semanas ou mais que eu nao consigo dorme depos que eu começei a pensa de mais na vida eu agora nao esto conseguindo dorme num um pouco deito na cama com muito sono ai comersa a vim os pensamento ai nao consigo dorme
O QUE EU FAÇO

Avatar for Miguel Lucas
ana paula

igreja universal do reino de deus…eis a soluçao;;;;;;;;;;;;

Avatar for Miguel Lucas
cleiton

Ola eu tenho um problema todos os dia fico acordando de madrugada e não tenho mais vontade de dormir sera qual o remédio para isso?

Avatar for Miguel Lucas
Anna

Ola, como vao tds.
Tenho insonia por varios motivos por 6 anos. Vou p cama e o sono nao vem. Nao sei o q eh cerrar os olhos e pegar no sono.mja tomo barbituricos desde entao. Eh horrivel. Vou por em pratica seus conselhos. Fiquem tds c Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Luís R.

Olá, gostei muito desta matéria.
O meu caso é como tantos outros que já foram aqui explicados, mas, com a agravante de que já são 3 noites sem dormir.
E por vezes não é por falta de sono, porque o sono está cá, mas simplesmente o cérebro não quer adormecer corretamente.
Ontem coloquei em prática várias dicas que li noutros blogs, neste caso tomar um banho 2 horas antes de ir para a cama, desligar TV/PC e tentar relaxar com um chá de cidreira, controlar a respiração de forma a obter um estado de calma, respirar movimentando a zona abdominal e não a zona peitoral.
Bem a verdade é que quando dei por mim já estava quase a adormecer no sofá, o que me deu sinais de que estaria na hora de ir para a cama, mas na cama não consegui adormecer, apesar do sono e do estado de relaxamento.
Obviamente que isto me está a afetar profissionalmente pois 3 noites a dormir mal acabam por desgastar o cérebro.
Já recorri em outras situações a medicação sem prescrição médica, mas chega a certa altura em que já não ajuda.
O que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Rui costa

Miguel já não falamos à um tempo, contudo lembrei me de ti e eis que ao explorar a escola de psicologia, cuja sempre associei a ti deparei me com estes artigos fabulosos.
Parabéns e um grande abraço,
Rui costa enfermeiro(amigo c.calado)

Avatar for Miguel Lucas
Mateus

Muito legal esse site, parabéns Sr. Miguel Lucas, foi bom e inteligente a forma que expresso o conteúdo, mostrando dicas para melhorar os problemas, um site que quero compartilhar com você e o pessoal é justamente sobre a insonia mesmo, mas mostrando produtos que ajudam muito as pessoas fica a dica Insonia http://www.kenkotop.com.br/insonia

Avatar for Miguel Lucas
Karol Pinheiro

Olá, podem me chamar de Karol. Estou aqui pois tenho uma dúvida, não relacionada a insônia, mas relacionada a álcool e sono, porém não encontrei site com o tema específico que pudesse me esclarecer.
Tenho 25 anos e +/- desde os 13 anos consumo bebidas alcoólicas. Não me considero alcoólatra pois sempre bebi em ocasiões especiais tipo festas ou encontros em bares com amigos. Nunca fui de beber todos os dias, exceto nos carnavais rsrs. Percebi que de uns tempos pra cá o álcool não tem feito mais efeito em minha vida. Sempre que bebo me sinto normal (digo normal como o eu sóbria de uns anos atrás, com emoções dentro de mim porém tímida ao expressá-las) e sempre que estou sóbria hoje me sinto estranha (como se eu não fosse o eu de antigamente, como se minhas emoções estivessem fracas ou quase imperceptíveis). Venho percebendo também que quando bebo tenho mais facilidade em atingir o sono REM, eu consigo sonhar, coisa que raramente consigo hoje em dia quando estou sóbria. Gostaria de saber o por que disso acontecer.
Fico grata a quem puder esclarecer essa dúvida.

Avatar for Miguel Lucas
Carolina

Boa tarde, estou trabalhando com uma novidade fantástica na área da saúde (sou fisioterapeuta) para melhorar o sono das pessoas… Casos comprovados!!! Imagine vc com mais disposição, mais energia, menos cansaço físico e mental… Seria interessante?!

Entre em contato….

Carolina colombo

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Bom dia.

À cinco anos tenho depressão, a qual afeta muito meu sono, faço tratamento psiquiátrico, já estive internada por não conseguir dormir, mas agora com muita insistência de meu médico e por me conscientizar que se não me ajudar com atividade física não conseguirei obter um sono mais saudável iniciei fazendo uma hora de academia. Suas recomendações são muito valiosas, só não consigo me encaixar em não dormir sem televisão ainda, ela ligada sem som e com time de 30m à 1h e essencial para eu conseguir adormecer.

Obrigada por compartilhar conosco de seus conhecimentos.

Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Tatiane Rodrigues

Boa Noite!

Miguel, tenho dificuldade em acordar no horário para ir trabalhar , faculdade, consulta médica enfim todo e qualquer compromisso e isto esta destruindo a minha vida. Acredita que com terapia conseguiria resolver meu problema?

Obrigada por compartilhar um artigo sobre este problema.

Tatiane.

Avatar for Miguel Lucas
jose henrique de oliveira

oi tudo bem ,eu consigo dormir apenas 3,30horas por noite procuro levar uma vida saudavel e mesmo assim nao consigo dormir vou tentar seguir suas dicas obrigado

Avatar for Miguel Lucas
keby

boa noite Miguel, em primeiro lugar quero lhe agradecer bastante pela ajuda que dado não só a mim como também a muita gente que se encontra na mesma situação que que a minha. tem um tempo pra cá tenho sofrido de ansiedade excessiva, o que mudou bastante o meu estilo de vida e o que realmente é o ser. por isso, fui receitada pelo medico medicação para dormir, pois tenho tido bastante dificuldade para dormir, o que acontece é que no meio da noite acabo perdendo o sono, ficando se saber o que fazer, por vezes tenho vontades de repetir a medicação para poder voltar a dormir, mais tambem fico com receio de voltar à toma-los pois fico com receio de me tornar depende deles. queria que me aconselha-se nestes casos qual é a melhor terapia que posso fazer? Muito obrigada, e os meus parabéns, mais uma vez pela ajuda que nos tem dado. Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Melissa Rodrigues

Olá, a algum tempo tenho tido más noites de sono e tenho apenas 11 anos, problemas de insônia podem ser causados pela cama,travesseiro ou cobertores que incomodam?

Preciso saber também se é perigoso alguém roncar alto todas as noites, quais são as causas e oque posso fazer para ajudar essa pessoa seja ela adulta ou pequena?

Agradeço desde já a você.

Avatar for Miguel Lucas
Tiago Pizoni

Olá, identifiquei algumas dicas que possam servir para mim.
Más meu problema é meu horário de trabalho, muda a cada semana, trabalho uma semana no turno do dia e outra no turno da noite, sempre alternando.
Tem alguma dica para essa situação específica?

Avatar for Miguel Lucas
Cátia Cardoso

Fiquei motivada no combate a insônia, cumprindo as dicas sugeridas neste site, visto que são pontuais e objetivas, apresentadas com clareza e conhecimento técnico.
Grata,

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa

Olá Miguel tenho sofrido de insônia a no mínino 1 ano e meio mas agora piorou muito e não sei o que fazer mais . o pior é que tenho de me lentar cedo e as crises mais fortes são do domingo para segunda-feira. Antes eu demorava para adormecer agora nem isso, passo em claro lutando com o sono. Como devo prosseguir ? Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Williane Rodrigues

Olá tenho muita dificuldades pra conseguir dormir e tenho o Habito de dormir tarde demais fora do normal pra uma pessoa que nem 1.8 anos tem ainda queria saber se preciso passar pelo médico como devo fazer pra sair desse costume já escutei pessoas falar que prejudica mais pra frente na ideia né as vezes vou pego no sono umas 06:00 Horas da manhã acordo tarde queria umas dicar ? Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Williane Rodrigues

Olá tenho muita dificuldade pra conseguir dormir e tenho o Habito de dormir tarde demais fora do normal pra uma pessoa que nem 1.8 anos tem ainda queria saber se preciso passar pelo médico como devo fazer pra sair desse costume já escutei pessoas falar que prejudica a saúde as vezes pego no sono umas 06:00 Horas da manhã acordo tarde demais queria umas dicas ? Já agradeço desde já Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
João lucas

Sofro de fobia social,estou na faculdade mas tem vez que penso em desistir,sofro calado,passo até quatro noites sem dormir direito.pressiso de ajuda.Obrigado pela máteria.

Avatar for Miguel Lucas
raphael

Sofri com esse transtorno de insonio, passei por um doutor muito bom.ele me encomendou tomar umas tacas de vinho a noite.eu pensei q nao ia ta certo e teu.o sono venho q new uma blz.rsra

Avatar for Miguel Lucas
SOCORRO

EU TENHO POBLEMA DE INSONIA DURMO TARDE AS VEZIS TOMO DRAMIN PRA PODER DORMI JA FAZ MUITO TEMPO

Avatar for Miguel Lucas
Hélia lima

muito obrigado Dr.º Miguel adorei as suas dicas, há uma semana estou vivendo um pesadelo não durmo, levando-me cheio d dores no corpo, ando á sentir-me feia, os meus olhos nem falo.
mas vou seguir essas dicas partir de hoje ,muitíssimo obrigado, continua e força e tudo d bom para o senhor .
olha mas uma pergunta por caso d ter insónia ,alguém tem sensação de morrer ,porquê?

Avatar for Miguel Lucas
Suely

Estou entrando em desespero. Sempre dormi muito bem, mas de um 6 meses para cá meu sono está péssimo. Comecei por acordar vária vezes à noite, depois vieram os pesadelos, dormia, mas era como se no dia seguinte não tivesse dormido nada. De 3 meses para cá não durmo de forma alguma. Estou com muito sono, mal consigo ficar de olhos abertos, deito e não consigo dormir, é como se meu cérebro não desligasse. Tomo antidepressivo há 3 anos e o psiquiatra receitou um remédio para dormir, mandou parar com 20 dias, mas se não tomo não consigo dormir.
O que faço? Que especialista procuro para resolver meu problema? Será que estou começando o período da menopausa? preciso de respostas….
Obrigada,

Suely

Avatar for Miguel Lucas
Renato Russano

Primeiramente parabéns pela matéria e pelo blog, hoje foi mais uma noite problemática e procurando na internet encontrei esta matéria.

Eu passei 2014 de uma forma exaustiva, atualmente no meu trabalho não tenho horário, então foi um ano de noites privadas de sono descente. No final do ano emendei férias com banco de horas passando praticamente 2 meses fora do trabalho, neste período para ocupar minha mente passei a me familiarizar com as madrugadas, passando muitas delas acordado jogando, trabalhando em projetos paralelos ao meu trabalhando ou simplesmente assistindo televisao.

O fato é que voltei ao trabalho e estou sendo prejudicado pelas insônias, sobre a sua matéria posso dizer que todos os fatores sem encaixam, em alguns deles minha historia chega a ser um pouco pior.

Acordo todos os dias exatamente as 2:30 da manha, não acordo sonolento, acordo assustado, completamente sem sono e para piorar não consigo voltar ao sono.

Por volta das 10:00 eu começo a ficar irritado e com muito mau humor e por volta das 15:00 chego a exaustão no trabalho. Mesmo forçando meu corpo meu corpo eu perco o controle por volta das 19:00 e acabo dormindo mesmo que tente ficar acordado eu simplesmente caiu em exaustão.

Ultimamente tenho tido uma dose extremamente forte de ansiedade, profissional e pessoal. Minha cabeça não consegue se concentrar, não consigo manter pensamentos bons. Eventualmente me pego pensando em morte ou similares.

Antigamente dormir com música me fazia literalmente capotar e ter uma boa noite de sono, no entanto, hoje em dia nenhum doa meus métodos tem ajudado, pelo contrario, eles estão me prejudicando e eu realmente não sei mais o que fazer.

Se eu tomasse mais de 6 latinhas de cerveja era suficiente para dormir como um bebe, se dormisse ouvindo músicas relaxantes eu dormia rapidamente ou se tinha um excesso de atividades sexuais, dormia feito um anjo…

A questão é que mesmo juntando as três coisas que geralmente me faziam dormir bem, eu continuo não conseguindo dormir.

Na noite de hoje eu juntei novamente as três situações e acrescentei remédios para dormir, tomei 2 comprimidos de um remédio que geralmente meio basta para fazer minha esposa dormir de forma excelente.

Novamente acordei as 2:30 da manha e agora estou aqui redigindo este texto.
Sou fumante e adoro café e coca cola bebendo altas quantias por dia, eu cortei o café e a coca cola completamente e mesmo assim nada mudou. Estou pensando em procurar um medico, mas não faço a menor de ideia do tipo de profissional que cuida disso e também não posso entrar em um processo psicologico, uma vez que ate a efetividade só tratamento eu posso ter perdido a minha carreira.

Vou tentar seguir suas dicas nesta semana e ver se ela me ajuda, acho que uma das piores situações da mente humana é de fato este caso. A insonia é capaz de destruir as vidas sociais, profissionais e o relacionamento, e infelizmente a maior parte dos profissionais tratam este caso com remédios pesados e de altas dosagens.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas e vamos torcer para não perder o emprego e jogar 6 anos de trabalho fora.

Boa noite para quem conseguir dormir rs

Avatar for Miguel Lucas
Mineiro

Parei de fumar a mais ou menos 40 dias, ai começou meu sofrimento, além da abstinencia , to dormindo mal demais, deito as 22.oo hs , e normalmente durmo até Uma da hora manhã, fico muito tempo tentando dormir e nada, depois eu consigo dormir 1 ou 2 horas a mais!! Dai pra frente fico rolando na cama e nada de dormir até chegar minha ora de levantar!! Devo ir ao psicologo?

Avatar for Miguel Lucas
emmily pinheiro

eu tenho 12 anos e tenho muito problema deinsônia ,minha mãe reclama pq eu durmo tarde la pra uma 5horas da manha e as vezes nem djrmo pq não consigo,as vezes eu to muito cansada e com muito sono mais não consigo durmi,acho que e algo psicológico

Avatar for Miguel Lucas
emmily pinheiro

eu tenho 12 anoiis e tenho muito problema deinsônia ,minha mãe reclama pq eu durmo tarde la pra uma 5horas da manha e as vezes nem djrmo pq não consigo,as vezes eu to muito cansada e com muito sono mais não consigo durmi,acho que e algo psicológico

Avatar for Miguel Lucas
José Padial

Ola pessoal eu sou representante dos produtos Ran yu , e gostaria de compartilhar com vocês esse maravilhoso produto que transformou minha vida assim como de outras pessoas.
para melhores informações acesse o site ou o face book. Um grande abraço a todos e não se esqueçam que a nossa saúde e o nosso melhor investimento.

http://ranyu.tudonavitrine.com.br/

Avatar for Miguel Lucas
graça frota

meu caso e terivel nao durmo mem com os remedio .Fico ate 2 dias direto sem dormir e muito ruim.Temho muita dor de cabeça e fico muito amciosa saio de casa ando na praia vou na academia amdo de bicicleta nada de sono a noite.ta muito dificil dor perdeno a paçiencia com tudo.me ajuda dr.por favor obrigada

Avatar for Miguel Lucas
ANTONIO JOÃO GOULART

Olá Lucas, tudo bem? Parabens pelas abordagens a cerca do assunto melhora da qualidade de vida através da melhora do sono.
Sou Cirurgiáo Dentista , tenho uma vida muita agitada pois minha especialidade é Implantodontia e como tal minha rotina é realizar ciurgias de reconstrução óssea e implantes.. Com isso , minha rotina é tensa. Além disso , sobra pouco tempo pra administrar mnha clinica , tenho um casal de filhos pequenos e ainda sempre estou construindo imóveis. Minha esposa é médica e trabalha com certa intensidade. á
Há uns 8 anos meu apartamento foi invadido e apesar de ao ter ninguem em casa no momento , meu limiar de sono começou a diminuir. Ai vieram os filhos… o limiar diminuiu mais ainda…. com isso as obras,,, e uma infinidade de gastos… ou seja o trabalho que ja era intenso ficou com ar de pressão para garantir renda. Agora morando em uma casa ao inves de apartamento , o barulho ficou mais proximo da minha janela e pra complicar vai inaugurar um bar ( dos grandes) em frente à minha nova casa…
Há 8 anos nao fumo, náo tenho nenhuma doença sistemica como hipertensáo e diabetes, estou com 42 anos com sobrepeso , afastado das atividades fisicas devido a problemas de dor de coluna.
Bom é isso. Estou relutando em usar medicamentos para dormir , e por isso , comecei a estudar sobre o assunto ( como melhorar minha vida com a melhora do sono) . Sei que meu caso é complexo mas como sua abordagem foi muito inteligente , pensei em lhe relatar essa história a fim de saber como pode me ajudar com dicas simples e objetivas.
Mais uma vez, parabéns e sucesso . Goulart , de Sáo Joáo del Rei , Minas

Avatar for Miguel Lucas
Renato

Sempre tive dificuldades pra dormir, isso me irrita pra caramba! essa matéria abriu minha mente para meu problema. Obrigado ! Encontrei informações importantes nesse site http://insonia-durmabem.com.br/ que também me ajudaram bastante. Recomendo !

Avatar for Miguel Lucas
Jorge

Bom , eu como todo adolescente gostava de passar a madrugada acordado jogando assistindo filme me divertindo etc, só ia dormi 5, 6 da manhã , agora que já sou de maior tenho que acorda cedo mas isso não e difícil , difícil e dormi a noite toda sem a corda na madrugada e perde todo o sono , sempre acordo as 3 da manhã não sei por quê e depois depoow não consigo dormir mais , alguém pode me ajudar pra

Avatar for Miguel Lucas
Farago

onde foram os meus comentários vcscortaram?
grato.Farago.

Avatar for Miguel Lucas
jane

Também estou assim como a descrição de Jorge,porém as vezes desperto 2:00 ou até 1:00 e não consigo mais dormi.Estou desesperada.O que devo fazer para sanar esse problema?

Avatar for Miguel Lucas
Mariana Lais Kawata

Também sofri muito com insonia, no meu caso o melhor foi a melatonina.
Encontrei neste site super seguro.
http://WWW.R1IMPORTS.NET.BR

Avatar for Miguel Lucas
Renan

jane, vá foder que resolve!

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Já tive muitos problemas para dormir, as dicas aqui me ajudaram bastante. Também encontrei esse post sobre o assunto que me ajudou: http://qtenis.com.br/saude/insonia-como-curar-prevenir-e-evitar-a-falta-de-sono.html

Avatar for Miguel Lucas
marcio

estou na faculdade e esta muito corrido muito estudo muito stress n consigo dormi bem

Avatar for Miguel Lucas
cristinaclaudinosilva

Ola.bom eutenho deprecao tomo pondera 15mg bromazepam3g e atenolol50mg. To tendo muita sonolencia tomo pondera a noite.fico com muita sonolencia nao durmo fico assim o dia todo quando vou deitar la vem a insonia.acorfo cheia de dor no corpo.fraqueza.consigo fazer nada .e nos dias que antecedem minhz mentruacao e pior o que faço?.to desesperada.me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
Lilian Nicchio

Há dois anos não durmo mais de duas ou três horas sequenciais, tenho um filho de dois anos que acorda pra mamar e quando não acorda dorme garrado no meu cabelo, coloca os pés em cima de mim, se mexe a noite e não consigo dormir, além de ter dificuldade de começar a dormir novamente. Já passei por, ocadil rivotril, valeriana, já cheguei a tomar diazepan na veia e mesmo assim ficar três dias sem dormir, não sei se só isso iria adiantar pra mim? O que fazer? Além de tudo sou muito ansiosa.

Avatar for Miguel Lucas
Monalisa

todos os dias vou dormir as 6 da manhã, não aguento mas. Faço de tudo, leio, estudo, assisto e nada de sono, vou tentar seguir essas dicas mas por enquanto continuarei no clonazepan para relaxar antes de tentar dormir.

Avatar for Miguel Lucas
Elaina

tenho problema de insonia sério, fico a noite toda acordada, e não durmo durante o dia,tive que tomar
clonazepam 2,5mg ..por muitos anos . Nos últimos dias 09/12/2015 tive uma tontura,, fui ao Clinico
e ele me falou que a tontura pode ter sido por causa do Clonazepam,, agora não estou tomando nada .
a a mente mais minha cabeça esta muito pesada por falta de dormir fico ansiosa meu coração acelera ,minha cabeça esta ruim.. O Clinico passou um remédio para induzir o sono. e outro para ansiedade .
me senti pior com eles,, naõ estou tomando nada, SÉRA que pode ter sido o clonazepam que causou a tontura ? estou querendo toma-lo novamente mais estou com medo,,estou mutio preocupada comigo o que fazer ? Voces podem me ajudar…

Avatar for Miguel Lucas
emanuel henrique

estou com dor de cabeça e falta de ar mas estou com muito sono e minha mae ta dormindo ja sao 4 da manha o que eu faço por FAVOR

Avatar for Miguel Lucas
poliana

Fique calmo hj tb fiquei com insonia e ainda vou trabalhar vou rezar por vc.

Avatar for Miguel Lucas
Nayra

Olá gente, tenho uma amiga que esta sofrendo de insonha, ela acorda muitas vezes durante a madrugada, sente dores de cabeça e vive mal humorada durante o dia, gostaria de saber como posso ajuda-la ?

Avatar for Miguel Lucas
Istwarte

Olá, sou Istwarte, achei muito interessante seu post. Tenho sérios problemas de insônia que já decorre de muito tempo devido a troca de turno, vivo mais a vida noturna do que a matutina. Já acordo por volta das 14:30 e vou trabalhar as 17:30. Isso constantemente é a minha rotina. Gostaria de uma ajuda mais reforçada a respeito deste meu problema de insônia, pois já não aguento mais não conseguir dormir. Sinceramente não sei aonde encontro o problema para tanta insônia. Às vezes sou muito ansioso com muitas coisas do meu cotidiano e possa está ocorrendo isso talvez. Embora já sofro a tempos, desde da infância e quando consigo dormir, é uma eternidade para conseguir despertar! Perdoe-me pelo desabafo desnecessário, mais preciso de ajuda. Espero que consiga retorno a respeito do comentário. Um abraço e muito obrigado por darem o espaço para expressarmos nossa opinião e o que passamos.

Avatar for Miguel Lucas
Ludimilla

Olá bom tenho uma coisa para falar bom…. não consigo dormir por que eu vi algumas coisas na internet de Herobrine essas coisas assustadoras e depois disso não consegui mais dormir chorando a noite toda .. Preciso de ajuda se me puder ajudar agradeço obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Justiniana sena ramos rios

Ola, Eu tenho problema do sono desde os meus 8 ano de idade, não tomo bebida alcoolica, as vezes tomo um pouco de café ao dia e so durna com remedio, se eu não tomar amanheço com dores no corpo e musculares e muita dor de cabeça inxaqueca e vomito, e horrivel fico angustiada e depressiva, quero uma orientação por favor gostaria muito de de dormir as vezes mesmo tomando o remedio eu cordo a noite durmo muito pouco, eu nei se eu durmo tenho muitas insonia, começo a somhar e assutar mim ajuda por favor

Avatar for Miguel Lucas
simone maria

Meu namorado trabalha desde dezembro de madrugada e cada dia esta mais irritado e com oscilação de humor. Começou a tomar calmante a base de passiflora ,mas nao esta relaxando. O que posso fazer para ajudá-lo, tem boa alimentação, faz exercicios fisicos (musculação e pilates) , deixa o quarto escuro, é muito angustiante ver saber como proceder. Grata, necessito de sua ajuda urgente , ele só tem 39 anos , fico mito preocupada e gostaria de contribuir para sua saúde .

Avatar for Miguel Lucas
Gonçalo

olá, sofro de insónias à 3 anos e mais pela altura do verão, este ultimo mês tenho tido muitas insónias e não sei o que fazer, acordo cheio de sono mas depois tomo banho frio e o sono passa, vou trabalhar começa-me a dar tonturas e ando o dia mal disposto e bastante irritado e com falta de concentração e quando chega à noite não consigo dormir, já fiz de tudo, resulta durante 1 ou 2 dias e depois voltam as insónias já não sei o que fazer tenho andando com mau humor e bastante ansioso, já me disseram pessoas que se cansar o corpo durmo bem mas é completamente mentira, só quem não tem insónias é que resulta, eu faço exercício físico 1h a 2h antes de ir trabalhar e trabalho 9 a 10h e chego a casa completamente exausto e não consigo dormir, se alguém me conseguir dar umas dicas para dormir e curar a insónia agradeço, obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Raquell Silveira

Gonçalo, você pode estar com estresse, toma cuidado!

http://comocurarinsonia.com/

Avatar for Miguel Lucas
Marcela Almeida

Minha filha tem 11 anos e há alguns dias (1 mês e meio) toda noite vem me chamar mil vezes. Deixo a televisão ligada e programada para desligar sozinha e as vezes nem isso. Ela diz que se sente protegida ao meu lado. Quando falo para não me chamar ela fica nervosa, chora e já diz que não vai conseguir dormir. Não sei como lidar com isso. Trabalho e acordo muito cedo todo dia e com meu sono picado vou trabalhar cansada. Graças a Deus não tenho mal humor, estou sempre bem humorada, só fico cansada. O que vcs acham que preciso fazer para ajudar a minha filha.

Avatar for Miguel Lucas
FLOR DOS SANTOS

ola temos um casal amigo que ele neste ,momento ha ja uma semana que nao consegue dormir nada e ainda por cima e alergico a todos os meficamentos o que poderei fazer para os ajudar.Espero que atravez das suas dicas o poderei ajudar.Muito obrigada
Flor dos Santos

Avatar for Miguel Lucas
Douglas Barcellos

Olá, Bom Dia.

Gostei muito do artigo.
Venho apresentando esse problema… Tem dias que eu consigo dormir bem.. Outros dias eu fico com uma insônia muito forte.
Fico com o pensamento acelerado,criando personagens as vezes de filmes que eu vejo antes de dormir na minha imaginação durante o sono, viro para um lado,para outro

e não consigo ficar parado.. Quando vejo já esta amanhecendo e só vou conseguir dormir de manhã e acordo mais tarde por causa disso. Qual os conselhos que preciso para conseguir dormir melhor?

Avatar for Miguel Lucas
Mauricio

Pessoal vocês estão esquecendo o biofísico, isto é, nutrientes. Tomem sol ao meio dia para repor Vitamina D3 e comprem Magnésio Dimalato e tomem 30 min antes de dormir. Esses 2 hábitos ajudarão muito, tentem, principalmente aqueles de casos extremos aqui relatados. Abraço a todos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *