15 Razões para ser positivo em situações difíceis
Psicologia Positiva 22/09/2016

15 Razões para ser positivo em situações difíceis

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Existem momentos na nossa vida em que todos passamos por situações difíceis. Talvez porque alguém diz alguma coisa negativa a nosso respeito, mostram rejeição ou ressentimento contra nós. Porque estamos frustrados, porque alguns assuntos pessoais atrapalham-nos as boas relações, a irritabilidade instala-se e a tendência é para que a situação evolua de forma negativa, aumentando ainda mais aquilo que já estava numa situação crítica. Perante estas circunstâncias temos uma inclinação para reagir negativamente. As pessoas que nos rodeiam seguem este mesmo princípio e reagem também negativamente a nós. O nosso dia é preenchido por zanga e desapontamento. Esta é uma estratégia de perder-perder, no final ninguém ganha nada.

Embora não seja fácil, é importante ter uma atitude positiva em situações negativas. Combata as situações negativas escolhendo em consciência manter-se positivo, accione uma estratégia que o capacite e chame até sim os recursos necessários para arranjar um forma assertiva de resolver os assuntos. Em seguida, apresento 15 exemplos do que pode fazer.

Escolha algumas que possam servir e adequar-se a si:

1. Nunca responda quando não está num estado calmo e com clareza de pensamento.

No nosso cérebro temos uma estrutura que se chama de amígdala a qual é responsável pelas acções automática que temos no nosso dia-a-dia. A amígdala funciona como se fosse o nosso cérebro emocional, reagindo muito antes dos estímulos passarem pelo neocórtex, o nosso cérebro pensante e mais analítico. A amígdala é o centro identificador de perigo, gerando medo e ansiedade e colocando a pessoa em situação de alerta. Perante uma possível ameaça é a amígdala que toma o controlo, estando sempre pronta a uma resposta rápida e efectiva. Resposta efectiva mas nem sempre adequada à situação, dado que é uma resposta de defesa, por isso sempre mais agressiva, evasiva ou rebuscada. Esses sequestros não acontecem apenas em incidentes graves e horrendos que levam a crimes brutais, ocorrem também connosco com muita frequência quando perdemos o “controlo” e explodimos com alguém – com parentes, colegas de trabalho, no trânsito… – e depois ficamos até perplexos com as nossas próprias atitudes irracionais. Dê algum tempo para ficar calmo, deixe que a informação possa ser processada e analisada pelo neocórtex e assim construir uma resposta mais elaborada, mais inteligente.

2. Uma forma de poder inibir a resposta rápida e por vezes desadequada da amígdala é utilizar o relaxamento.

O relaxamento pode ser facilitado e induzido através de um processo natural que é a respiração. Respire fundo e relaxe o seu corpo. Este mecanismo permite oxigenar mais o cérebro e facilitar o raciocínio, promovendo uma decisão mais acertada e adequada à situação.

3. Fale num tom de vós agradável para reduzir a tensão da situação.

Enquanto seres humanos reagimos muito aos estados físicos das outras pessoas, na grande maioria das vezes espelhamos os comportamentos dos outros. O acto de mudar de tom de vós permite adoptar um padrão físico distinto, aumentando a probabilidade da outra pessoa nos espelhar e também ela diminuir a agressividade inicialmente expressa.

4. Perceba que pode encontrar e descobrir oportunidades nas situações difíceis e negativas.

Tal como Albert Einstein disse: ” No meio de toda a dificuldade reside a oportunidade.” Isto não podia ser mais verdade, caso se adopte uma postura positiva perante a negatividade da situação, aumentamos sempre a probabilidade de construirmos uma solução, aqui reside a oportunidade de podermos ser bem sucedidos e terminarmos com algo que se podia perpetuar e ter um desfecho ainda mais negativo.

5. Observe bem o assunto ou as coisas que as outras pessoas lhe transmitem.

Observe bem o assunto ou as coisas que as outras pessoas lhe transmitem, no sentido de vislumbrar algo positivo que possa servir para a sua melhoria. Não rejeite simplesmente toda a mensagem. Não temos necessidade de estarmos constantemente a protegermo-nos. Rejeite o que não for adequado à situação ou a si próprio, mas assuma o que lhe pode vir a ser útil.

6. Mantenha uma visão positiva acerca das pessoas.

Talvez você não goste muito da mensagem ou comportamento que têm, mas isso não quer dizer que tenha de detestar a outra pessoa.

7. Não personalize a mensagem.

O facto de a mensagem poder ser negativa, na grande maioria das vezes não se refere a si pessoalmente nem à sua personalidade, mas simplesmente a algum comportamento menos ajustado ou menos correcto.

8. Você é mais do que pensamentos e comportamentos.

Lembre-se que nós somos mais que os nossos pensamentos e comportamentos, não se confunda com eles, quer quando os inicia por vontade própria ou quando alguém se refere de forma negativa a algo que fez.

9. Evite sentir-se mal consigo próprio.

Perceba que ter sentimentos depreciativos acerca de si próprio ou acerca do outro, ficar com rancor ou mal humorado só lhe fará mal a si e não à outra pessoa.

10. Se você fizer alguma asneira, tenha abertura para o admitir.

Este acto é revelador da sua auto-confiança. Saber admitir as falhas é ter uma atitude positiva face ao outro e a si mesmo. Isto permite colocar-se numa situação de aprendizagem e de auto-desenvolvimento. Admitindo igualmente que quer melhorar e contribuir para a solução ou resolução do problema.

11. Errar é humano e, necessário.

Se você fizer alguma asneira, relembre-se da citação de George Bernard Shaw: “Uma vida gasta cometendo erros não só é mais honrada, mas mais útil do que uma vida gasta sem fazer nada.”

12. Instrua o seu positivismo.

Caso possa e tenha oportunidade, assista a palestras, vídeos, filmes ou leia alguns livros que estimulem às atitudes positivas assim como ao desenvolvimento motivacional para que possa pouco a pouco implementar na sua mente raciocínios que lhe permita ultrapassar as dificuldades pensando positivo.

13. Relacionamentos positivos é também importante.

Procure o seu grupo de amigos que o motivam e ajudam a esclarecer-se.

14. Olhe para as situações negativas da vida como sessões reais de desenvolvimento e oportunidade de crescimento.

No entanto, quando mais alto subir e mais exigente for na sua vida, mais difíceis e exigentes serão as situações que poderão ocorrer. Quando mais experiência tiver e mais força emocional possuir, mais preparado estará para combater as adversidades.

15. Não tente agradar a todo o Mundo!

O ditado é antigo. Você não pode agradar a Gregos e a Troianos. Por vezes temos de nos desprender de algumas pessoas ou situações. Perceber isto, irá libertá-lo de um grande número de fardos desnecessários de serem vividos. Ficando assim, mais disponível para se focar nas coisas ou pessoas que você poderá interagir de uma forma positiva.

Boas resoluções positivas.

Abraço.

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Bruno Mangilli

Legal o post! ainda bem que eu me identifico com a maioria das sugestões (: sempre tranquilo

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno Mangilli, obrigado pelo comentário e bem-vindo à escola Psicologia.

Espero que o artigo o possa ter ajudado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Edivaldo Alves

Olá! Miguel,
Olha essa postagem é muito interessante, não só nos ajuda a tomar decisões importantes como também nos mostra como se tornar uma pessoa flexivel e agradavel no convivio com outras pessoas.
É um excelente blog, Parabéns !!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Edivaldo, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que a flexibilidade de pensamento e de comportamento é uma mais valia para a interação com os outros.

Fico agradado com o facto de gostar da Escola Psicologia. É sempre muito gratificante receber reconhecimento do esforço e dedicação 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Oii, eu sou totalmente diferente disto aí mantenho calma em algumas situações se alguém me da um sinal negativo eu faço aquela pessoa saber que nunca chegara a meus pés eu sou, muitooooooooooooo chata nuus nem conto as vzs que eu já fiz istoo todo mundo fala que eu puxei p/ minha avó :p bom istoo aí eu já ñ seii só sei que explodo do nda tenho personalidade muitooo forte, e da p/ fazer as continhas na mão msoo do tanto de pessoa que me aturam na escola ou em outro lugar pq primeiro as pessoas ñ me conhece e fala q eu sou assim só pq meus pais tem dinheiro mais ñ é ñ. e eu já sou chata aí que a situação pega msoo, ñ trato ninguém com desrespeito só ñ trato como preferencia tendeu?! 😉

Avatar for Miguel Lucas
renata

gostei…. NO meio d td a dificuldade reside a oportunidade.

Avatar for Miguel Lucas
HENRIQUE

EXCELENTES COMENTÁRIOS … SABIAS PALAVRAS

Avatar for Miguel Lucas
Heloisa

Olá Miguel! Parabéns pelo site.. estou lendo tudo e aprendendo muito!
Estou num processo de retomada do meu poder pessoal, após conviver por 2 anos com um homem ególatra, de difícil convivência, que destruiu minha autoestima com intensas críticas e agressões… Fui sendo manipulada sem perceber…. hoje, estudando, percebo a minha responsabilidade em atrair essa experiência devastadora. Gostaría muito que vc falasse sobre EGÓLATRAS.. se há chance de convivência com pessoas assim e/ou o que se pode fazer num caso desses.
Gratíssima,
Namastê,

Avatar for Miguel Lucas
nadia

oi, gostaria de adquirir o livro como faço?

Avatar for Miguel Lucas
tatiane

To presizando mt de ajuda.
Minha alto estima esta lem baixo

Avatar for Miguel Lucas
wesley

Ola preciso de uma ajuda tenho muita ansiedade, pois foi presta um vestibular e so ruim para comer, pode me enviar uma dieta de alimenta para me ajuda, nao consigo me concentrar.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Gostaria de parabenizá-lo pelo site e também pelo grande interesse e dedicação em ajudar-nos.
Estou passando por uma fase psíquica muito perturbadora devido a ansiedade, nas últimas semanas vim pesquisando a respeito de como poderia amenizar a situação, porém não encontrava nada, até ler seu artigo sobre 6 metódos de diminuir a ansiedade.
Cheguei a este artigo de positividade pelo simples fato de que desde que me conheço por gente nunca fui positivo em relação as coisas. Nos últimos meses vi que isso foi uma das coisas que me levou a estar triste durante tantos anos. Espero que as pessoas que leiam este meu comentário possam mudar seu modo de vida o mais breve que possível, exatamente para como as palavras ditam acima, seja aberto a diferentes opiniões, etc, que de pouco a pouco, automaticamente, seu cérebro irá começar a pensar positivo, não forçe-o, mas ensine-o como estar aberto a FELICIDADE.
Posso não ter conseguido expressar-me da forma mais correta, porém, gostaria de poder ajudar as pessoas que passam por aqui, pois sei exatamente o quão angustiante é estar com um nível de ansiedade tão elevado ao ponto de nada mais funcionar direito em seu organismo. O estopim pelo qual me levou a procurar ajuda foi quando a sensação de infarto eminente era constante e partes dos dias simplismente se apagavam da minha cabeça como se tivesse bebido. O que está me fazendo melhorar nesse estágio inicial é seguir as regras acima, as leio todo dia para que eu não perca o foco, e espero que você WESLEY, você TATIANE e você HELOÍSA, e todos que leiam o que escrevi, consigam sair desse lugar terrível que ninguém merece estar, muito menos VOCÊ que é uma pessoa incrível e só está precisando de muita calma para ver isso, VOCÊ É MAIS DO QUE TE DIZEM, DO QUE PENSAS, APENAS SIGA AS DICAS E VERÁS COMO SUA MUDARÁ, foi um resumo de anos de terapia o que encontrei aqui.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

VERÁS COMO SUA VIDA MUDARÁ*

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane Rossi

O melhor a ser feito em um momento de dificuldade consiste em elevarmos nossa mente em direção a pensamentos elevados de amor à vida, fé e otimismo.

Avatar for Miguel Lucas
Liliane Moraes

olá Miguel, adorei essa postagem me fez pensar mais antes de agir, ando passando por momentos difíceis na minha vida, e queria ter mais controle antes de falar ou agir, lendo essa postagem pude ter mais conhecimentos de como agir em situações difíceis .

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

As vezes me sinto muito estressado e nervoso, acabo me perdendo em decisoes e tenho alguns "tic’s" acho que isso e devido a ser muito ansioso tambem, alguem poderia me dizer como eu posso melhorar esse meu jeito que muitas vezes eu nao consigo disfarçar e as pessoas me jugam por causa disso até mesmo no serviço as vezes acham que estou fazendo algo de errado mas nao, eu tenho esse problema e gostaria de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

É uma sensaçao muito chata talves eu deveria buscar algum especialista? ou com praticas minhas meso eu conseguiria lidar com esses problemas ? me ajudem.

Avatar for Miguel Lucas
Alaide Souza

Primeira vez que acesso o seu blog. achei muito positivo. Me ajudou mto a repensar alguns pontos da minha vida. Pois sempre fui muito preocupada com as pessoas, me doando inteiramente e deixando minhas vontades de lado, mas estou aprendendo que tenho que olhar mais pra mim, e focar no que realmente quero ser como pessoa, não me preocupando tanto com os demais, pois sou insegura até mesmo pra presentear alguém..

Avatar for Miguel Lucas
daiane

Que bom saber dessas dicas! Falou muito comigo.

Estou passando por um momento difícil na minha vida, recentemente fui obrigada a tirar férias forçadas por motivo que eu estaria muito estressada e não tendo uma boa comunicação com os outros colegas de trabalho.
Sei que os motivos não justificam as férias, mesmo assim, fui pega desprevenida, e isso infelizmente atingiu meu psicológico de tal forma que pensava em vária hipótese, inclusive que serei demitida, pois ainda continuo de férias, mais todo mal vem para o bem.
Estou sendo positiva que essas coisas sejam para o meu crescimento, até mesmo realizar o meu sonho de abrir o meu próprio negocio.
Mudar alguns conceitos e colocar minhas ideias em práticas.
Temos que ser fortes para encarar os desafios da vida e não ter medo de arriscar para o sucesso, pois o mundo é daqueles que lutam para vencer.
Obrigada Miguel pelas suas dicas, tenha certeza que são dicas valiosas para nós seguir em frente.
E lembrem-se queridos amigos: A vida é uma só; faça valer a pena cada segundo, minuto, hora, dia, mês e ano, pois o tempo não espera por ninguém; sonhe, acredite e realize seus sonhos faça.

Um grande abraço a todos,

Daiane Castro.

Avatar for Miguel Lucas
Adorei seu comentário, me ajudou muito! Sempre q tiver tempo releio.Obrg. Bejão

Me ajudou muito a esclarecer meus pensamentos sobre algumas atitude do qual ando tomando. adorei. Bejão.

Avatar for Miguel Lucas
jeodeny da silva

Olá,parabéns por essas 15 razões,me fez abrir os olhos,pois sou uma pessoa muito sincera e torno-me chata, e as pessoa se afastam de me no meu trabalho,não consigo ser diferente pois eles me irritam,falam de me sem a minha presença e quando fico sabendo ah,viro uma fera,sou acho que se tem alguma coisa contra me,me fale que vamos resolver a questão sou muito eficiente no meu trabalho e isso os encomodam,então sou tachada como uma pessoa chata,cavala,e ingnorante,é isso que eu escuto.Gostaria de ser uma pessoa agradável e que os meus colegas sentissem a minha falta.Mais não é assim que acontece,eles sentem alivios quando não estou presentem.

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane

Eu adorei o artigo me ajudou bastante, pois passei por situações difícieis , mas estou bem!!!

Avatar for Miguel Lucas
samuka

obrigado pelo aprendizado q eu pudir ter.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Olá! Sou Adriana eu sou muito nervosa nos momento difícil não mim controlo falo tudo que venha em mente não consigo penssa para responder preciso de um Piscícola .. .. Pq RI preciso de alguém que consiga me controla com as palavras eu chego ao ponto de agredir se eu não conseguir responder as pessoa oq

Avatar for Miguel Lucas
geirla

A minha vida e comliacada eu não sei mais por onde recomeçar nem tenho mais motivos pra viver me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
Mellissa

Parece tão fácil.. antigamente qdo eu era feliz eu dava conselhos as minhas amigas hoje moro noutro país e nunca me senti tão sozinha na vida..

Avatar for Miguel Lucas
Henrique Mendes

Nestes momentos é muito difícil,acreditar que há saída.
Acreditar que não há saída,apenas adiará ou mesmo dificultará a saída.
Ter fé em sí mesmo ou mesmo em Deus,é essencial nestes momentos.
Não foque no momento presente mas aonde quer chegar.

Avatar for Miguel Lucas
santos filho

muitas vezes ja mi cente chatiado do tipo estar irado mas agora com o pouco que eu ja sabia. com o muito que aprende penço que vou melhor muito . quanto as açoes automatica do meu amidala.
estou muito agredecido pelo contiodo do artigo . um braço a todos

Avatar for Miguel Lucas
gomes

cara! obrigado por se importar com as pessoas. Vc esta me fazendo evoluir muito… veleu msm!

Avatar for Miguel Lucas
Douglas

Obrigado, excelente conteúdo

Avatar for Miguel Lucas
Késio

Amei essa postagem, estou em um momento que preciso muito aprender isso!

Avatar for Miguel Lucas
addison

Abril mim um poço de minha caminhada de vida, dia a dia ; obrigado!
Addison

Avatar for Miguel Lucas
addison

boa tarde , ótimo Abril mim um poço de minha caminhada de vida, dia a dia ; obrigado!
Addison

Avatar for Miguel Lucas
Wsley Gomes

Muito inspirador esse site, parabéns pelas suas sábias palavras!

Avatar for Miguel Lucas
Huegga

Mt foda brother…É toys!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Romeu Felisberto

Visto que durante o dia passamos por varios estados emocionais,por motivos naturais ou acontecimento ocasionais venho dizer materias do genero sao muito importante pois atravez desses metodos sitados podemos controlar a nossa mente que muitas das vezes estimula o nosso comportamento… Aprendi muito e obrigado !

Avatar for Miguel Lucas
Gilvaldo Oliveira

Boas dicas para o aprendizado diário.

Avatar for Miguel Lucas
RAIMUNDO

Nao foi novidade pra mim sua frase de que "Saber admitir as falhas é ter uma atitude positiva", mas foi novidade pra mim dita nas circustancias de ansiedade que me encontro. As o obvio que julgamos saber tem uma cor diferente vindo de outra fonte. Voce que nao conheço ja me ajudou. Obrigado

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *