5 estratégias para aliviar a ansiedade
Terapias Psicológicas 22/09/2016

5 estratégias para aliviar a ansiedade

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A ansiedade está na grande maioria das vezes relacionada com preocupação. A ansiedade materializa-se numa ocupação antecipatória dos recursos da mente sobre algo que acontecerá ou que se receia que aconteça no futuro. No entanto a preocupação pode ser útil quando nos leva a agir e a resolver um problema. Mas se você está preocupado com cenários hipotéticos ou cenários catastróficos, a preocupação torna-se um problema sério. Dúvidas e medos irracionais são paralisantes, desmotivantes e não-produtivos.

A ansiedade e consequentemente a preocupação exagerada sugam a sua energia emocional, aumentam os níveis de tensão, e interferem com o seu dia-a-dia, tudo isso sem nenhum retorno positivo. A boa notícia é que o terrível hábito da preocupação crónica é um processamento mental que você pode aprender a diminuir e até mesmo a superar. Você pode treinar a sua mente de forma a ficar mais calmo e controlado, permitindo que olhe a vida sob uma perspectiva mais positiva, e assim aliviar a ansiedade.

Uma vez accionada a ansiedade, a preocupação segue-se, é como que um subproduto do processamento ansioso da informação. Consequentemente geram-se sentimentos mistos sobre as suas preocupações. As suas preocupações começam a incomodá-lo, passando a manifestar-se de forma sintomática, prejudicando o sono, a concentração, a alimentação, o humor e aumentando os pensamentos de cariz pessimista e catastrófico.

Mas, afortunadamente existem algumas formas de processamento de informação que justificam essas preocupações . Por exemplo, quando você pensa:

  • Talvez eu encontre uma solução.
  • Eu não quero esquecer nada.
  • Se eu ficar pensando um pouco mais, talvez eu possa resolver a situação.
  • Eu não quero ser surpreendido.
  • Eu quero ser responsável.

Todos nós temos uma tendência natural para a preocupação, por isso torna-se difícil desenraizarmos este hábito, porque em certo sentido, as nossas preocupações têm vindo a servir-nos.

PORQUE É TÃO DIFÍCIL PARAR DE SE PREOCUPAR?

Para os mais preocupados, os pensamentos ansiosos são alimentados pelas crenças, ambas, positivas e negativa, que mantêm a inclinação mental desadequada. Do lado negativo, você pode acreditar que a sua preocupação constante é prejudicial, que vai deixá-lo louco ou afetar a sua saúde. Ou que você vai perder o controlo sobre os seus pensamentos, e nunca mais conseguirá controlar a preocupação.

No lado positivo, você pode acreditar que a sua preocupação ajuda a evitar as coisas ruins, evita problemas,  e que o prepara para o pior, ou que conduz a soluções.

Crenças negativas, ou preocupar-se com a sua preocupação, faz disparar ainda mais a ansiedade e o ciclo de pensamentos preocupantes irão manter-se. Mas crenças positivas sobre a preocupação podem ser ainda mais prejudiciais. É difícil quebrar o hábito preocupação se você acreditar que a sua preocupação o protege.

Para parar a preocupação excessiva e a ansiedade, você deve abandonar a sua crença de que a preocupação serve um propósito positivo. Depois de perceber que a preocupação é o próprio problema, não a solução, você pode recuperar o equilíbrio emocional e reestruturar os padrões mentais para uma forma mais positiva e otimista de ver a vida.

Nota clarificadora: Atenção, neste artigo quando me refiro à preocupação, estou a abordar as ruminações que você pode ter relativamente a uma possível ameaça ou problema, não sendo essa ameaça real, mas sim  imaginada, sem que existam evidências concretas para tal.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 1: ACEITE A INCERTEZA

A incapacidade de tolerar a incerteza desempenha um papel central no aumento da ansiedade e preocupação. As pessoas que sofrem de preocupação crónica têm um impulso enorme para o esclarecimento de todas as suas dúvida e imprevisibilidade. Elas precisam saber com 100% de certeza o que vai acontecer.

Preocupar-se é visto como uma maneira de prever o que o futuro lhes reserva, uma forma de evitar surpresas desagradáveis e controlar os resultados. O problema é que esta estratégia de querer saber o que vai acontecer no futuro e/ou certificar-se que as coisas temidas não irão acontecer, simplesmente não funciona.

Pensando em tudo o que podia dar errado, não torna a vida mais previsível. Você pode sentir-se mais seguro accionando a sua tendência mental para a preocupação, mas é apenas uma ilusão. Focalizando os piores cenários não vai certamente impedir que algumas coisas ruins aconteçam. Apenas irá impedir que você aproveite e goze as coisas boas que tem no  momento presente.

Então se você quer parar de se preocupar e pretende aliviar a ansiedade, comece por resolver a sua necessidade de segurança e respostas imediatas.

Desafiar a intolerância de incerteza: A chave para o alívio da ansiedade

Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas e anote as suas respostas. Veja se você consegue chegar a um entendimento das desvantagens e problemas de ser intolerante com a incerteza.

  • É possível ter certeza sobre tudo na vida?
  • Quais são as vantagens de querer ter a certeza de todas as coisas, versus as desvantagens? Ou, como é que a necessidade de ter a certeza é algo útil ou prejudicial na vida?
  • Você tende a prever que algumas coisas ruins possam acontecer apenas porque são incertas? Isso é uma coisa razoável a fazer? Qual é a probabilidade de resultados positivos ou neutros acontecerem?
  • É possível viver com uma chance pequena de que algo de negativo pode acontecer, dado que o seu risco é muito baixo?

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 2: CRIE UM PERÍODO PARA A PREOCUPAÇÃO

É difícil ser produtivo e funcional na sua vida diária, quando a ansiedade e a preocupação dominam os seus pensamentos. Simplesmente tentar parar de se preocupar não funciona, pelo menos não por muito tempo. Você pode distrair-se por um momento (o que momentaneamente pode ser benéfico), mas você não pode banir os seus pensamentos ansiosos.

Tentar fazer isso muitas vezes torna-os mais fortes e mais incisivos. Mas isso não significa que não existe nada que você possa fazer para diminuir ou superar a sua preocupação. Você precisa de aplicar uma abordagem diferente. Ao invés de tentar suprimir totalmente um pensamento ansioso, uma estratégia que se tem mostrado eficaz é desenvolver o hábito de adiar a preocupação.

Aprenda a adiar a preocupação:


  • Criar um “período para a sua preocupação“. Escolha um horário definido e um lugar para se preocupar. Deve ser o mesmo todos os dias (por exemplo, na sala de estar entre  17:00 – 17:20), tente que seja suficientemente distante da hora de ir dormir para que a ansiedade não lhe prejudique o sono. Durante o seu período de preocupação, você está autorizado a preocupar-se com o que lhe atormenta a mente. O resto do dia, porém, é uma zona livre de preocupações.
  • Adiar a sua preocupação. Se um pensamento ansioso ou preocupação emergir na sua mente durante o dia, faça uma breve nota num bloco de papel e adie o processamento de informação para o seu período de preocupação. Lembre-se que você vai ter tempo para pensar nisso mais tarde, então não há necessidade de se preocupar com isso agora. Guarde-a para mais tarde e continue com as suas atividades.
  • Verifique a sua “lista de preocupações“, durante o período para se preocupar. Reflita sobre as preocupações que você escreveu no bloco de papel durante o dia. Se os pensamentos ainda o estão a incomodar, permita preocupar-se com eles, mas apenas para a quantidade de tempo que você especificou para o período de se preocupar. Com esta estratégia provavelmente as suas preocupações não lhe irão parecer mais importantes, desta forma pode reduzir ou eliminar o seu período para a sua preocupação e aproveitar o resto do seu dia.

A reter: Adiar a preocupação é eficaz porque permite quebrar o hábito de se deter sobre as preocupações no momento presente. Assim que você desenvolva a capacidade de adiar os seus pensamentos ansiosos, você vai experimentar um maior alívio da ansiedade,  da preocupação e aumentar a sensação de controlo.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 3: DESAFIE OS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Se você sofre de ansiedade e preocupações crónicas , é provável que você olhe para o mundo de maneiras que parecem torná-lo mais perigoso do que realmente é. Por exemplo, você pode superestimar a possibilidade de que as coisas vão sair mal, saltar imediatamente para cenários catastróficos, ou tratar cada pensamento negativo, como se fosse um facto real.

Você também pode desacreditar a sua própria capacidade para lidar com os problemas da vida, assumindo que tudo irá correr mal ao primeiro sinal de dificuldade. Estes pensamento irracionais e atitudes pessimistas são conhecidas como distorções cognitivas.

Apesar das distorções cognitivas não serem baseadas na realidade, torna-se difícil para a pessoa contrapor e eliminar este tipo de raciocínio. Muitas vezes, estas distorções são parte de um padrão de pensamento que tem usado ao longo da vida, tornou-se tão automático que nem sequer está totalmente consciente disso.

A fim de quebrar esses hábitos de pensamento destrutivo e distorcido e parar a preocupação e ansiedade que eles originam, você deve ganhar motivação para treinar a sua mente com novas formas de raciocínio, instituindo um pensamento positivo e adequado.

Comece por identificar o pensamento perturbador, sendo o mais detalhado possível sobre o que o assusta ou preocupa. Então, ao invés de ver os seus pensamentos como factos, olhe para eles como hipóteses que você está testando no sentido de verificar se vão ao encontro daquilo que quer para si e lhe serve. Ao examinar e desafiar os seus medos e preocupações, você vai desenvolver uma perspectiva mais equilibrada, vai desenvolver equilíbrio emocional.

Pare de se preocupar, questionando o pensamento que o preocupa:

  • Qual é a evidência de que o pensamento é verdadeiro? Isso não é verdade?
  • Existe uma forma mais positiva, realista de encarar a situação?
  • Qual é a probabilidade de que o que eu tenho medo realmente aconteça?
  • Se a probabilidade é baixa, quais serão alguns dos resultados mais prováveis?
  • É o pensamento útil? Como é que preocupar-me com isso me ajudará ou me prejudicará?
  • O que eu diria a um amigo que tenha esta preocupação?

Distorções cognitivas que conduzem à ansiedade e preocupação:

  • Pensamentos de tudo ou nada. Você olha para as coisas pensando de forma categórica e absolutista, como se as coisas tivessem de ser preto ou branco, sem meio termo.” Se eu ficar aquém da perfeição, eu sou um fracasso total”.
  • Hipergeneralização. Você faz generalizações a partir de uma única experiência negativa, esperando que ela se mantenha sempre verdadeira.”Eu não serei contratado para o trabalho;. Eu nunca vou conseguir qualquer emprego”. O filtro mental focaliza apenas os aspectos negativos, enquanto omite todos os aspectos positivos. Percebendo a única coisa que correu mal, ao invés de todas as coisas que deram certo.
  • Desvalorização do que é positivo. Não dá atenção às coisas boas que lhe acontecem. “Eu estive bem na apresentação, mas isso foi apenas pura sorte.”)
  • Tirar conclusões precipitadas e fazer interpretações negativas, sem provas concretas. Você age como alguém que acredita ser capaz de ler  a mente dos outros. “Eu sei que  aquela pessoa me odeia.”) Ou como se fosse um cartomante. “Só sei que algo terrível está para acontecer.”
  • Pensamentos catastróficos. Espera o pior cenário possível de acontecer. “O piloto disse que estamos num buraco de turbulência. O avião vai cair!”.
  • Raciocínio emocional. Acreditando que a maneira que você sente reflete a realidade. “Eu sinto medo agora. Isso deve significar que estou em perigo físico real.”
  • Regras rígidas do tipo: “Eu tenho de…” ou “Eu nunca posso…”. Munindo-se de uma lista rigorosa do que você deve e não deve fazer, punindo-se a si mesmo se  quebrar alguma das regras.
  • Rotulagem. Rotular-se com base em erros e deficiências percebidas. “Eu sou um fracasso, um idiota, um perdedor”.
  • Personalização. Assumindo a responsabilidade (inflação da responsabilidade) por coisas que estão fora de seu controlo. “O meu filho teve um acidente, a culpa é minha. Devia ter avisado para ele dirigir com cuidado quando chove”.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 4: APRENDA A RELAXAR

A ansiedade é mais do que apenas um sentimento. A ansiedade comporta uma resposta que se faz sentir no corpo físico, emitindo uma reação de “lutar ou fugir” a uma ameaça percebida. O seu coração bate mas forte, você respira mais rápido, os seus músculos ficam tensos, e em algumas situações por ter uma sensação de “tontura”.

Quando você está relaxado, o contrário acontece. A sua frequência cardíaca diminui, você respirar de forma mais lenta e profunda, os músculos relaxam, e a sua pressão arterial estabilize-se. Desde modo, algo de extraordinário acontece para a diminuição da ansiedade, é impossível estar-se ansioso e relaxado ao mesmo tempo. E isto é tremendamente capacitador, é uma estratégia muito poderosa que pode ser utilizada em situações de extrema ansiedade. O relaxamento é uma tática poderosa para o alívio da ansiedade.

Se você é uma pessoa que sofre de preocupação crónica, as técnicas de relaxamento, como relaxamento muscular progressivo, respiração profunda e meditação podem ensiná-lo a relaxar. A chave é a prática regular. Tente reservar pelo menos 20 minutos por dia. Com o tempo, a resposta de relaxamento será mais fácil, até que ela possa instituir-se como uma técnica efetiva ao seu dispor para regular os seus estado de ansiedade para níveis funcionais e adequados a diferentes situações de vida.

Algumas técnicas de relaxamento úteis:

  • O relaxamento muscular progressivo. Quando a ansiedade toma conta de si, o relaxamento muscular progressivo pode ajudá-lo a libertar a tensão muscular e reduzir ou afastar as suas preocupações. A técnica envolve sistematicamente contrair e, em seguida, descontrair os grupos musculares diferentes no seu corpo. Como o corpo relaxa, a  sua mente irá focar-se nessa sensação de bem-estar e automaticamente abandonar os pensamentos ansiogénicos.
  • A respiração profunda. Quando você está ansioso, respira mais rápido. Essa hiperventilação provoca sintomas como tontura, falta de ar, rigidez, formigueiro nas mãos e pés. Estes sintomas físicos são assustadores, levando a mais ansiedade e pânico. Mas ao respirar profundamente pelo diafragma, você pode reverter esses sintomas e acalmar-se.
  • Meditação. Muitos tipos de meditação provaram ser eficazes para reduzir a ansiedade. A meditação mindfulness, em particular, mostra-se como uma técnica muito útil para o alívio da ansiedade. Pesquisas mostram que a meditação mindfulness pode realmente mudar alguns estados do seu cérebro. Com a prática regular, a meditação aumenta a sensação de serenidade e alegria.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 5: CUIDE DE SI MESMO

Um estilo de vida saudável e equilibrada desempenha um grande papel na manutenção da ansiedade, medos e preocupações a níveis funcionais e adequados.

Apresento a seguir uma série de maneiras que pode utilizar para aliviar a ansiedade e preocupação, cuidando de si mesmo:

  • Procure suporte em amigos, familiares ou ajuda profissional. A ansiedade e preocupação pioram quando você se sente impotente e sozinho. Empenhe-se em construir um forte sistema de apoio. Quanto mais você estiver ligado a outras pessoas, menos vulnerável você vai sentir-se. Se você começar a sentir-se oprimido com a preocupação, ligue para um familiar ou amigo de confiança. Fale-lhe sobre as suas preocupações, desabafar pode fazer com que os seus problemas pareçam menos ameaçadores.
  • Adote hábitos alimentares saudáveis. Comece bem o seu dia tomando o pequeno almoço, e continue com pequenas refeições frequentes ao longo do dia. Ficar muito tempo sem comer leva à redução dos níveis de açúcar no sangue, o que pode fazer você sentir-se ansioso e irritado. Coma hidratos de carbono, como arroz integral, frutas e legumes.
  • Pratique atividades de lazer. Procure praticar atividades que lhe tragam satisfação, alegria e o relaxem. Faça atividades que lhe permitam ficar envolvido e emersso, que lhe façam perder a noção de tempo.
  • Pratique exercício Físico. Faça algum tipo de actividade física, de preferência de cariz aeróbico, como caminhadas, corridas de baixa intensidade, ou algum tipo de jogo colectivo.

Tem ataques de pânico? Saiba como tratar

Se a sua ansiedade e preocupação atingiram níveis muito elevados ao ponto de você desenvolver ataques de pânico, vendo a sua vida afetada negativamente ao ponto de evitar um conjunto de comportamentos e situações que lhe causam incómodo, quero dar-lhe a conhecer o meu livro: Ataques de Pânico – Saiba como superar os seus medos.

Acredito que a informação contida poderá ajudá-lo, assim como tem vindo a ajudar centenas de pessoas que viram a sua vida melhorada.

Para conhecer o meu livro clique na imagem em baixo: 

livro ataques de panico

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
mariana

Excelente tema
gostei particularmente de “Distorções cognitivas que conduzem à ansiedade e preocupação”

Realmente faço:
“Tirar conclusões precipitadas e fazer interpretações negativas, sem provas concretas” ( interpretações negativas sem duvida!)
“Hipergeneralização.”
“Rotulagem”

Penso ser o centro do mundo no mau sentido: se uma pessoa especifica passa a agir de forma diferente,etc penso que deve ter haver comigo o que é completamente sem sentido, mas mesmo assim tenho a incerteza.E com isto penso que essa pessoa tem a sua atenção super virada para mim, e sinto-me exposta, observada, cada pormenor meu e da minha personalidade é constantemente analisado por essa pessoa.( e assim tenho cuidado com as coisas que digo)
Sou rígida comigo mesma, quero sair-me bem a socializar com alguém.
Fico preocupada, ensaio um dialogo cuidadosamente e tento prever a reacção da pessoa.
Se digo algo errado (na realidade nunca é nada de mal , deve-se como explicou, a crenças falsas e negativas pré-concebidas por mim)ou faço nao paro de pensar nisso, e fico com medo de voltar a acontecer. Dai a prever o que a outra pessoa estará a pensar ou ficará a pensar o que me causa muita ansiedade mesmo.Estou sempre a reproduzir a situação para o lado negativo.O pior que podia acontecer acontece.Isto é como uma preparação, e tenho mais cuidado com a maneira como me comporto.Isto não me permite ser espontânea e falar normalmente.Acho que parte da “cura” é nem pensar no que vou dizer concretamente , simplesmente falar.O facto de ensaiar ainda é pior!
fico muito tensa e as minhas maos transpiram quando estou a antecipar algo futuro. Muito mais pessimista do que é realmente.o pior é quando começo a tremer e tenho medo que as pessoas reparem que estou nervosa.
“O relaxamento é uma táctica poderosa para o alívio da ansiedade.”
é-me extremamente difícil controlar, estabilizar o meu ritmo cardíaco.Tento concentrar-me em algo á minha volta mas e muito difícil, estou sempre a virar a minha atençao para mim mesma e de como estou nervosa e a transpirar e de como é irracional estar assim.O exercício físico ajuda-me muito, no entanto.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mariana, obrigado pelo comentário.

A Mariana beneficiaria de uma ajuda profissional, não quero com isto dizer que não seja igualmente benéfico procurar melhorar por si mesma, julgo que sim que é uma atitude muito boa. No entanto, devido alelevado grau de sofrimento que me parece ter na sua vida, era importante implementar um programa estruturado, para que de forma eficaz consiga melhorar os seus receios e incapacidades e resstruturar algumas crenças desadequadas para os seus objetivos.

Sem dúvida que o relaxamento é uma ferramenta de muita ajuda, se conseguir usar adequadamente pode ser muito útil. Igualmente o exercício físico é ótimo para reduzir os níveis de ansiedade e não só.

Mas como lhe disse é necessário resolver o problema na sua raíz

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Nunes

Somos bem parecidos em muitos pontos. Li seu relato e me reconheci em muita coisas.
Sofro do que eu costumo chamar de Síndrome de Nostradamus…rs. Tenho um terceiro olho espiritual que o bendito é 24 horas ligado à frente.Tudo que faço ou irei fazer ,trabalhos, cursos, novas amizades e amores, ele fica me martelando com mil e uma idéias sem parar. São situações e mais situações fico ocupado demais comigo mesmo que as vezes não vejo ninguem alem de mim mesmo.
Recentemente passei por uma seleção de emprego e minutos antes esse bendito "Dom" encheu tanto minha cabeça de negatividade que a entrevista até correu bem, mas não fiquei com a vaga, e o que me assusta é que isso me trás uma certa compensação , é como se alguém dissesse a mim : Viu , não disse que daria errado !!! OLHA QUE LOUCURA ISSO 🙁
Também sou rígido comigo mesmo, mas no tocante a me socializar isso é tranquilo, fluo muito bem entre meus pares.
-Desvalorização do que é positivo
-Rotulagem
-Tirar conclusões precipitadas/pensamentos catastróficos.. tudo junto já pensou? rs
Sintomas
-Sono muito frágil.
-Não costumo perder meu apetite,mas ando comendo pouco (essa é nova)
-Minha respiração descompassa , fico parecendo uma panela de pressão, ofegando e quente , suando direto. (Uma certa vez participei de um fórum onde eu iria ter que falar ao público, me bateu esse calor tremendo que numa sala refrigerada no máximo eu era o único com calor e com marcas de suor na blusa, alguns amigos me alertaram dizendo que eu devia ter me molhado ao beber, que nada , era o mais puro suor nervoso …afff)
-Fico com a audição super irritada, qualquer som por menor que seja me incomoda MUITO, evito até conversar com alguém com medo de maltrata-la.
-Tenho que ter algo nas mãos, uma caneta, um lápis,um pedaço de papel,ou simplesmente uma pedrinha qualquer, contanto que eu não fique de mãos quietas,já fiquei quase 1 hora com brincando com uma pedrinha nas mãos.
Enfim…
Mas isso é sazonal, tem períodos que não sinto nada, apenas desligo, zero ansiedade. Mas quando esse meu terceiro "Olho’ mágico inventa de trabalhar é um desgaste sem fim.
E no momento estou passando por uma situação amorosa um pouco complicada e pra variar, esse bendito "Olho" está trabalhando a todo gás me bombardeando de dúvidas e tristezas, ontem mesmo não dormi quase nada,preocupado e tenso.
Será que temos solução.
Rodrigo Nunes – Teresina/PI

Avatar for Miguel Lucas
Nathyelle

Rodrigo, você praticamente me descreveu…
A minha ansiedade me prejudica muito

Avatar for Miguel Lucas
Débora Moura

Nossa Mariana, a sua descrição de sí msm, combina perfeitamente comigo..
Vivo pensando que sou o centro das atenções, que estão me observando, que estão me julgando, que não posso fazer ou falar nada errado…
As vezes acho que sou paranóica.. Queria muito melhorar deste defeito, pois afeta muito minha vida profissional, emocional, em tudo na verdade, já que vivo pensando no que fazer ou falar.. que vão me achar inferior.. ;(

Avatar for Miguel Lucas
André

É bem isso mesmo que eu me identifico com os relatos, único problema que o nervoso esta aos estremos.

Avatar for Miguel Lucas
naay

eu também fico assim, e o pior é quando uma pessoa fala de alguém q eu não gosto ai meu coração começa ir a mil e não consigo controla penso até q posso morrer porque é MT forte ae eu sinto uma coisa muito horrível em mim que não tem explicação :'(

Avatar for Miguel Lucas
nadia Silva

Ola eu queria uma ajuda, sofro muito de ansiedade não sei espera as coisa
Quando eu quero as coisas eu quero pra ontem, e isso ta me prejudicando
Tem horas q eu acho que eu não sou capaz de fazer as coisa de bater meta,me sinto impotente,mudo de humor derepente

Avatar for Miguel Lucas
Márcio Ferraz

Me interessei muito sobre este artigo e li até o fim por ir me identificando.

Tenho uma enorme falta de continuidade nas coisas que eu faço e a ansiedade e o desequilibrio causados pela ansiedade é que me fazem desistir de muitas coisas incríveis que tenho vontatde de fazer. o pior de tudo e que completei 40 anos e quando olho pra trás, vejo como fui prejudicado por este descontrole emocional que me fez desistir de muitas coisas legais que eu fazia e que até hoje poderia estar fazendo refletindo numa pessoa melhor rodeada de amigos.

Estou deixando de acreditar em mim pois a ansiedade vai me atrapalhar e logo abandonarei mais um projeto de vida que tenho vontade e sei que me traria prazer. Já larguei o violão, musculação, corrida, perdi mulher, emprego bom e muitas pessoas se afastaram de mim por me conciderarem descontrolado. Eu sei que eu sou uma pessoa bacana, por favor, me ajudem de alguma forma, mandem mensagens com sugestões.
Gostaria muito de me sentir equilibrado ou ao menos com o emocional controlado e d ebem com a vida.
Grato e aguardo retorno.

Obs. Também estou me relacionando muito mal com minha família
Abç.

Márcio

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Márcio Ferraz, obrigado pelo comentário.

o primeiro passo você já deu, está tomando consciência daquilo em que julga ter errado e de algumas falhas que cometeu, assim como de alguns comportamentos que o prejudicaram. Faça uma lista de todos os comportamentos que julga terem contribuído para o seu problema, à frente de cada um desses problemas, escreva que tipo de comportamento julga que poderia ter sido mais acertado.

Pondere as razões porque se descontrola, em que assuntos, em que situações, com que pessoas, em que circunstâncias de vida, em que sítios…e que tipo de atitude costuma ter?

É necessário perceber o que quer na vida, como se quer comportar, como deseja ser para as pessoas, que imagem quer passar, e imaginando ser-se assim, que tipos de comportamentos pensa que iria ter para passar a ser assim (aquilo que imaginou). Depois de fazer isso, proponha-se a mudar, ou seja a fazer tudo aquilo que pensou que quer e como se comportar (mesmo que isso lhe pareça estranho, porque no inicio algumas coisas irão parecer artificiais). Oriente-se por aquilo que quer ser e fazer, pense acerca das coisas.

Relativamente à ansiedade, e sobre as coisas que abandonou, não consegui perceber se será mesmo devido à ansiedade!

Tente não deixar de fazer aquilo que gosta.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Márcio Ferraz

Relativamente à ansiedade, e sobre as coisas que abandonou, não consegui perceber se será mesmo devido à ansiedade!

Quanto ao comentário acima, que outras razões poderiam ter influenciado nos meu fracassos?

Não uso drogas, não bebo, não sou violento e etc. Não tenho sabedoria emocional e para isso, tenho que ser menos ansioso.

Como controlar a ansiedade?

Aguardo retorno.

Márcio.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mércio, obirgado pelo comentário.

Aconselho que pondere ler os artigos: http://www.escolapsicologia.com/estrategias-para-aliviar-a-ansiedade/
http://www.escolapsicologia.com/a-influencia-da-ansiedade-no-seu-sucesso/

Encontrará algumas formas que pode aplicar no seu dia-a-dia para facilitar a obtenção daquilo que deseja

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
MARCOS

CARO AMIGO MARCIO, GOSTARIA DE TE PARABENIZAR PELA SUA HUMILDADE DE RECONHECER SEUS DEFEITOS, ESTE É O PROCESSO EVOLUTIVO DA SUA CONSCIÊNCIA, LEMBRA QUE O AUTOR DO TITULO MENCIONOU QUE VOCÊ PODE SER POSITIVO E NEGATIVO, NA MINHA OPINIÃO TENTE ACHAR ALGO POSITIVO EM TUDO ISTO TEM POTENCIALIZA ESTA ENERGIA POSITIVA DE UMA FORMA CONTAGIANTE, MÁS LEMBRE-SE SEMPRE QUE VOCÊ É UM SER LIMITADO, PORÉM UNGIDO PELAS FORÇAS DO BEM!

UM ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!

Avatar for Miguel Lucas
Mariele Rosa

Parabéns !!Adorei a Materia!

Sua matéria me fará refletir mais sobre meus pensamentos preocupantes… Muito obrigada!

Realmente, seu artigo descreveu o que eu realmente sinto e penso…
Esses pensamentos aleatórios decorrentes dos fatos que ocorrem no dia a dia, me criam essas preocupações e me deixam muito ansiosa…
No meu trabalho por exemplo, qdo toca o telefone já passam mil coisas pela minha mente, mas em primeiro lugar eu sempre penso…”lá vem problema”,rsrs. A parte em que é descrito: “No lado positivo, você pode acreditar que a sua preocupação ajuda a evitar as coisas ruins, evita problemas, e que o prepara para o pior, ou que conduz a soluções.” é isso que realmente passa pela minha mente, preparação para o pior.. Outro assunto que vc abordou, a questão da respiraçao, onde quando estamos ansiosos/preocupados pode ate causar enformigamento das mãos e pés, isso realmente aconteceu comigo.. e eu acabei ficando mais ansiosa e preocupada com o que estava contecendo… isso me desencadeou uma arritimia.. meu coraçao disparou e fui parar no pronto socorro… Fis tratamento psicologico, faço a prática da ioga, e com isto consegui controlar mais minha ansiedade, só que ainda em alguns dias , principalmente qdo estou muito atarefada este sentimento de ansiedade e preocupaçao ainda me assombram..rsrs
Mas enfim, olhando para trás eu vi que evolui bastante, estou me esforçando cada dia mais para lidar com este meu probleminha…

Virei fã do site já está nos meus favoritos… vou sempre estar de olho…

ABÇs

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mariele, obrigado pelo comentário

Fico contente pelo artigo a ajudar a esclarecer um conjunto de coisas que fazia e agora pode melhorar.
Vejo que está no bom caminho, continue com a Ioga, e continue a acreditar e a fazer coisas no sentido de pouco a pouco se ir sentido melhor. É necessário ser persistente.

Com o esforço que está a fazer, certamente será bem sucedida. Boa continuação.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
matheus

Tudo bem cara !
Minha namorada sofre de ansiedade e estou procurando em todos os lugares ajuda, e como eu posso fazer apara ajudar ela.
Gostaria de saber c vc pode me passar seu msn ou e-mail para que vc posse me esclarecer algumas duvudas,pedir alguns conselhos seus ou possa me indicar outras pessoas q possam me ajudar.Eu Pesso POR FAVOR me ajude. Faço qual quer coisa por ela.
Valeu cara.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Matheus, obrigado pelo comentário.

Não prestamos serviços pelo msn, mas sim pelas consultas de psicologia online, que é um serviço pago

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Aucimere

preciso informações sobre a consulta de psicologia on line. Posto fazer terapia dessa forma? Como proceder para tanto? Aguardo seus contatos.
Grata. Mere

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Fernandes

Muito interessante o seu artigo, do melhor que li sobre a ansiedade, infelizmente sofro desta patologia á cerca de 12 anos, recorrendo a todo o tipo de ajuda. Umas vezes com sucesso (sazonal)e outras nada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Miguel, obrigado pelo comentário.

Lamento que até à data não tenha conseguido resolver o seu problema. Acredito que seja possível, muitas pessoas que sofrem com o problema da ansiedade, quando devidamente acompanhados conseguem obter bons resultados.

Estou disponível para responder a qualquer dúvida que tenha.

Espero que os artigos possam ajudar e que encontre uma forma de aliviar os sintomas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
laiane

Olá! Simplesmente AMEI seu artigo. Tenho certeza que estas dicas ajudaram muito, não só a mim, como muitas outras pessoas com ansiedade. Eu comecei a ter ansiedade este ano simplesmente depois de ficar analisando minha batidas do coração se acelerarem…(Nunca fui ansiosa, mas eu tinha os “Pensamentos de tudo ou nada e a hipergeneralização”, acho q eles contribuíram p eu ficar assim) (é de rir neh, eu mesmo ‘rio’ dessa situação). Já estou conversando cm psicólogo e to fazendo pilates. Só o fato de IR no psicólogo já vem aquela sensação de VOU CONSEGUIR me ajudar e VOU sair dessa situação!!Depois q conversei cm ela estou bem melhor(já deixei de pensar mta besteira rs), Mas o seu site é ótimo, pois já estou vencendo a ansiedade e cm essas dicas, era o que faltava p eu viver tranqüila de uma vez!

Avatar for Miguel Lucas
laiane

Vc não comentou o meu comentário rsrsrs. Poxa, vim aki só ver sua resposta e vc pulou o meu….
😉
Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá laiane, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo!

Fico lisonjeado com as suas palavras. Fico igualmente esperançado que consiga vencer o seu problema de ansiedade, principalmente porque usou já algumas estratégias corretas (bom sentido de humor, através da capacidade de rir de si mesma; reconhecer alguns pensamentos disfuncionais; decidir procurar ajuda e iniciar a atividade física). Certamente com todas estas estratégias irá ser bem sucedida.

Força, coragem, convicção, persistência e bom humor 🙂

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Luiz

Miguel Lucas, você é gente fina. Tenho lido tudo e tento viver em prática, Obrigado Luiz…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luiz, obrigado pelo comentário

Fico grandemente agradecido pelas suas palavras.
Boa prática e volte sempre

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
eliane fialho

adorei as dicas, é uma coisa que vou precisar muito,espero encontrar soluçao para amenizar esse mal que me atrapalha bastante.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eliane, obrigado pelo comentário

Por lapso só agora respondo. Fico esperançoso que o artigo possa ter ajudado. Deixo ainda mais um link sobre a matéria: http://www.escolapsicologia.com/maneiras-eficazes-para-diminuir-a-ansiedade/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Catarina

Muito boa matéria para ler e aprender. Sofro de ataques de pânico e acredito que esta patologia não tem cura – resta-me adoptar algumas estratégias que aqui foram referidas e ajudar com medicação.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Catarina, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo.

Não podemos falar concretamente numa cura, ma sim em tratameento. Se por acaso foi diagnosticada com Transtorno de pânico, saiba que os tratamento através de terapia cognitivo-comportamental têm enorme eficácia. O tratamento é possível.

Deixo-lhe um link que pode ajudar a perceber:
http://www.escolapsicologia.com/kit-de-emergencia-ataques-de-panico/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lima

Essas “séries de maneiras”, da dica 5. Podem representar um fator de ansiedade também. Pois passa-se a ter ansiedade em implementar tais condições no cotidiano na busca de acabar com a ansiedade rotineira. Paradoxal, mas realidade!! Como solver a busca ansiosa pelo desenrolar dessas atividades saudáveis que buscam proporcionar o equilíbrio, ou seja, buscam afastar a ansiedade?

Avatar for Miguel Lucas
Kenia Lima

Melhorando a pergunta:

Uma vez identificado que se tem ansiedade e estudado os meios de combater isso, como nesse artigo, mais pontualmente na dica 5, procura-se modificar os hábitos em sintonia com as referidas dicas. Nessa hora, acontece uma coisa, depois de se matricular na academia, de reformular o cardápio, de decidir caminhar todos os dias por no mínimo uma hora e meditar, começa uma nova preocupação, uma ansiedade em agregar todas essas mudanças de hábito na rotina. Assim, o que era pra ser a solução, entra no ciclo como elemento desencadeador da ansiedade, uma responsabilidade surge em praticar tudo isso conforme o recomendado! Como se livrar disso? Pois não adianta passar só um dia comendo bem, ou só um dia de atividade física, tudo isso é importante e deve ser adicionado na formação dos novos hábitos, mas como fazer com que esse processo de busca na formação de novos hábitos também não gere uma ansiedade?!!

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Nossa, muito obrigada por este artigo.

Eu estou passando por uma fase muito difícil na minha família. A minha mãe sofre de bronquite e uma construção no vizinho fez ela ter diversas crises terríveis.
Acordou 3 dias em semanas diferentes, passando muito mal, sem conseguir respirar. Eu que tive que faze-la voltar. Isso foi muito traumático. Da ultima vez a convenci de ir ao médico e ela melhorou.
Mas hoje sentiu-se mal de novo. Eu num consigo parar de me preocupar, estou muito assustada que tudo se repita e que dessa vez eu num consiga salva-la. Não consigo dormir, comer e fazer mais nada. Isso está me influenciando negativamente há muito tempo. Tudo desencadeado do medo irracional de perde-la e por me sentir sozinha sem ela, o que não é verdade, pois tenho 3 irmãos e um namorado maravilhoso que estão sempre do meu lado.

Esse artigo me ajudou muito. Me ajudou a perceber que talvez eu esteja tornando a situação pior do que ela é. Apesar de ter tido uma recaída hoje, ela está muito melhor do que na semana passada. Além disso está tomando os remédios recomendados corretamente e insiste que esta bem e num precisa voltar ao pronto-socorro.
Meu panico só a atrapalha, porque bronquite é também emocional. Ao ver que ela está me preocupando e que estou perdendo completamente o rumo, ela fica se sentindo mal e mais doente, porque minha reação é exagerada.

Preciso realmente parar com isso e tentarei utilizar essas técnicas para ajudar. Amanhã vou ao psicologo e espero melhorar minha situação para poder ajuda-la.

Muito Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruna, obrigado pelo comentário.

Por vezes em reação a algumas situações de vida o disparo da ansiedade é normal, ainda que incómodo. Faz muito bem em procurar ajuda profissional em tempo útil, certamente a situação irá melhorar rapidamente. Se deixar arrastar, será certamente mais dificil de melhorar.

Força

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Caio

Boa Noite.

Sou extremamente ansioso. O problema se despertou a praticamente 11 anos quando estava estudando para um concurso de cadetes da aeronaútica. Desde então qualquer coisa que esteja relacionada a leitura provoca-me extrema ansiedade e por consequência falta de lucides fazendo com que tenha que ter um texto várias vezes para me atentar ao detalhe. Me formei em engenharia e costumava estudar mais do que o normal para poder me sair bem nas provas e quando me deparava com provas da áerea de humanas que simplismente exigem maior nível de leitura era simplesmente um desastre para isso entrar na minha cabeça. O fato que essa ansiedade passou a ser tão extrema que comecei a criar vicios de ansiedade para as mais diversar situações interfirindo em muito na minha vida social. Como você poderia me aconselhar? Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Caio, obrigado pelo comentário.

Com todo o respeito por você e pelas suas dificuldades, na atualidade já não existe necessidade de sofrer com alguns dos problemas relacionados com a ansiedade, dado que as terapias e as estratégias usadas na melhoria já são muito eficazes. Provavelmente você beneficiaria de ajuda profissional.

Relativamente à sua questão, aqui no blog existem inúmeros artigos sobre a ansiedade, com um pouco de dedicação, certamente encontrará algumas respostas às suas questões. Na barra lateral existe uma caixa de pesquisa.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Melissa

Este artigo vai ajudar muitas pessoas a aprender a melhorar o seu estilo de vida em função deste problema, eu sempre tive alguns sintomas mas sinceramente nunca dei importância mas actualmente já não sei o que fazer para me controlar… Sempre que tenho algo de novo tenho sensações horríveis ultimamente tem sido muito exagerado desde a perda de apetite, tonturas, um mau estar incrivel, o meu coração parece que vai explodir e a respiração tem se tornado um grande problema, ao ler este artigo espero conseguir controlar estes sintomas. Um grande obrigado ao autor do artigo 🙂

Avatar for Miguel Lucas
felipe guilherme da silva

Nossa Gostei muito, eu sou muito ansioso, mas com essas técnicas com certeza vou vencer, miguel muito obrigado, a minha ansiedade mesmo é nos estudos, é assim, antes de eu estudar vem sentimentos negativos com ansiedade, ai não consigo estudar, é tenso mesmo, mas muito obrigado por este pequeno artigo, deus abençoe a tua vida.

Avatar for Miguel Lucas
ester

e quando nao temos motivos importantes para se preocupar, geralmente estou fazendo algo e estou preocupada ansiosa por algo que eu nem sei! preciso estar fazendo algo falando com alguem por sms vendo as noticias e sempre olhando todas as tarefas que preciso cumprir ao dia, fico colocando hr para fazer cada coisa enquanto faco tudo, nao consigo me controlar nao consigo ficar queta e exercer somente uma funcao. o que eu faco?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ester, obrigado pelo comentário.

Aquilo que deve fazer é procurar um profissional de saúde. Comece por marcar uma consulta no seu médico

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ágata

Olá

Sou uma pessoa muito ansiosa e insegura. Quando é para apresentar algum trabalho ou para falar em público não me sinto à vontade e fico com o coração a bater muito rapido e começo a transpirar, mesmo numa situação simples e que eu esteja completamente à vontade com o assunto. Sinto que o meu excesso de fata de confiança anda a perturbar a minha vida pessoal e profissional, desvalorizando as minhas capacidades.

Uma ajudinha ?
Beijo

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

/
Ágata, tenho 20 anos e sofro EXATAMENTR a mesma coisa! Seja em apresentações/seminários ou apenas numa leitura de texto para a galera… eue sinto incomodado demais, causando mal-estar, coração batendo muito mais forte, dando p/ VER o volume no peito.
Medo de errar é a pior coisa da ansiedade.
Meu corpo já chegou a tremer num metrô lotado… Eu fiquei com vergonha, pois foram moivmentos involuntários associados a algum mal iminente.

Avatar for Miguel Lucas
ervino raul rigoli

Olá,
Minha ansiedade esta acumalada com um alto grau de irritabilidade, estou tomando anti-depressivo e um estabilizador de humor. Tenho 49 anos e tenho um escritorio de contabilidade. Quando fico muito ansioso tomo rivotril. Também não consigo me concentrar nas coisas que tento fazer começo a tremer e vem junto um medo de enfrentar as situações. Não estou indo ao trabalho. Também estou perdendo a vontade de fazer atividades fisicas. Estou fazendo um tratamento psicoterapico há 5 meses e o Dr. quer aumentar o tratamento para 2 encontros semanais. Fico pensando só agora depois de 5 meses que Ele viu que devia aumentar nossos encontros. Também acho que não esta funcionando muito. As vezes acho que não vou mais sair desta.
Estou precisando de uma ajuda.
Fico no aguardo…

Avatar for Miguel Lucas
TCS

Percebi em vários dos comentários situações pelas qual passo constantemente. Crio hipoteticamente situações e reações das mesmas, me preocupo constantemente com algumas coisas, o que começo por muitas vezes não termino e em alguns momentos de picos de ansiedades meu organismo acaba reagindo de maneiras diferentes. Às vezes, consumo exagerados de alimentos, reações gastrointestinais, nos últimos dias, passei por instabilidade no horário de sono à noite, acordando com leves dores de cabeça, cansaço e instantes de irritabilidade. Desde o inicio do ano, tenho convivido com uma reação alérgica a alimentos em conserva, que aos poucos fui associando ao acúmulo desse meu problema. Não tenho um bom relacionamento com minha família, nem muitas interações sociais, meu circulo é muito limitado. Quanto ao trabalho percebi muita evolução, tenho contornado certos constrangimentos causados pela ansiedade, principalmente no que se diz a irritabilidade. No momento estou fazendo acompanhamento psicológico e caminhando para o quarto encontro. Sinto-me bem com esses momentos. Consigo me expor sem o receio de muitas vezes estar demonstrando fraquezas que possuo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá TCS, obrigado pelo comentário.

Agradeço o seu testemunho e fico esperançado que o acompanhamento psicológico surta o efeito desejado e a melhoria se faça sentir.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
MONSUETO

Oi trabalho numa fazenda 6 anos ja passei por varios semtor mas agora sou uma especi de severino faz de tudo gosto de ser organizado
com as coisas que faso mas infeslismente mue chefe nao mim apoia acho que estou doente. quando vejo um colega destruindo o patrimonho da fazenda fico nervoso quero briga com elis mas fico calado por que meu chefi nao mim apoia pensso em fala com meu patrao mas tenho medo deli nao gostar e dar razao ao meu chefi

Avatar for Miguel Lucas
wellington

Olá,meu nome é wellington, tenho 20 anos.
Sofro com esta ansiedade desde a pré-escola, onde foi meu primeiro contato social, demorei a fazer meus primeiros amigos, nunca consegui agir naturalmente.
Quando perdia uma borracha ou quebrava a ponta do lápis por exemplo, ao invés de conversar e pedir algo emprestado de alguém, preferia ficar sem fazer nada, a chegar na apavorante conversa com outra pessoa, não iniciava conversas com ninguém, quando tinha duvidas escolares ficava remoendo meus pensamentos com medo de me expressar deixando de esclarecer minhas duvidas, chegando até a ser apelidado pela professora de “múmia”, pois chegava a escola e debruçava em minha carteira e la ficava eu, dia após dia ficava sem conversar com ninguém do começo ao fim das aulas, a não ser que alguém inicia-se uma conversa, o que me deixavam deveras nervoso a cada vez que ocorria, pensando que de alguma forma faria uma coisa errada e ficaria novamente a remoer meus pensamentos, daquele gelo na barriga era constante,a minha mão suava, não conseguia completar direito meus raciocínios pois encarava tudo como um desafio até mesmo falar com alguém!sempre com aquele pensamento de “tenho que fazer isso direito” notava que era diferente das outras pessoas e isso me dava ansiedade também, isso durou até a 3ª série onde consegui amigos, aos poucos algumas coisas foram melhorando pois comecei conversar mais e já conseguia pedir uma borracha emprestada rsrs, fui me soltando conforme fazia amigos mas a dificuldade em perguntar algo para alguém desconhecido ou uma professora sempre dava daquela terrível ansiedade, isso também sempre me influenciou para estudar para provas,apresentações e principalmente prova oral, pois mesmo sabendo a matéria, quando ouvia alguém me perguntando algo eu sentia não só a ansiedade da prova mais uma outra ansiedade de estar sendo desafiado, o que muitas vezes ocasionava no famoso branco eu poderia até esquecer da própria pergunta!
Quando me via pressionado de alguma maneira, um tipo de gague-jeira tomava conta de mim e nem a voz saia direito.
A partir do ginásio já tinha consciência de que essa ansiedade fazia parte de mim e tentei me adaptar a ela, tentando supera-la com bom humor, que acabou me ajudando um pouco mas somente com pessoas próximas, socializar com pessoas estranhas continuou sendo um problema que carrego até hoje, até mesmo com meus amigos, em alguns momentos me sinto pressionado sem nem entender o porque.
“lendo os artigos daqui deduzi que talvez a minha mente tenha a mania de engrandecer todas as pessoas ao meu redor e por esta razão ocorra isto”.
Já tentei mudar minha personalidade mais vejo que oscilo entre extrovertido quando estou com meus amigos e tímido quando estou entre estranhos.
Todos os artigos que li aqui, descreveram quase que perfeitamente todos os meus sintomas, pois tenho mania de julgar o que as pessoas estão pensando de mim, e tenho medo de demonstrar minha ansiedade mais acabo sempre a demonstrando infelizmente.Há e também tenho vergonha de me expressar em publico, a minha personalidade, que acabo sentindo não sair de modo natural devido a me preocupar d+ com o que os outros pensam.

Alguma dica especial para mim? Já comecei a por em pratica os ensinamentos daqui, vou esperar pelos resultados!

atenciosamente, wellington

Avatar for Miguel Lucas
Natalia

Eu tenho praticamente isso tudo. Sofro de depressao e sindrome do panico a 10 anos. Estou numa faze terrivel, pois minha pressao ta descontrolando e eu to com um medo a normal de morrer. So penso nisso e nos meus 3 filhos. Eu os amo demais e quero cria-los. Penso coisas ruins o tempo todo, penso em alguma for a de nao deixar acontecrr, mas eh impossivel. To sofrendo muito soh quando to dormindo que tenho paz mental e mesmo assim ate dormir eh terrivel. E ja acordo mal. Olho minha pressao mais de 10 vezes ao dia, e em dois aparelhos. Ta enlouquecedpr isso. Preciso me curar. Me ajuda Dr. Por favor?!

Avatar for Miguel Lucas
Natalia

Ler tudo isso me deu esperancas que ao mesmo tempo me da uma desilusao achando que nao vou conseguir fazer nada disso. Mas a questao é que necessito de cura, pois tenho 3 anjinhos pra criar e nao aceito viver assim. Mas ta muito dificil sozinha. Meu marido nao ajuda, so sabe falar que tudo que tenho é da minha cabeça e so. Meu pai trabalha e minha mae nao tem estrutura pra isso. Eu to sozinha, sozinha de tudo. Minh vida tem sido medo medo e medo. Pressao descontrolada, muita tensao e uma angustia tremenda.

Avatar for Miguel Lucas
alexandre

li seu comentário.. é uma situação horrivel.. ja passei por isso.. sindrome do pânico.. e o pior é que as pessoas ao nosso redor não entendem.. interpretam de outra forma…causando um constrangimento ainda maior.., mas desenvolvi minha propria tecnica…para vencer o medo e desafiá-lo.. isso mesmo.. se vc tem medo de ir na padaria.. vá…. pq se não for… vai aumentarr o medo…. sei que é fácil falar.. mas acredite..Deus só nos manda o que nós podemos suportar.. então se estás passando por issso.. é que é capaz de superar.. e sobre a pressão descontrolada.. pode ser apenas um alarme falso. que nosso corpo dá em nível de stress….O medo de ter medo.. o medo de morrer nos faz morrer antecioadamente.. lembre-se disso.. não sou psicologo..e quero deixar aqui o agradeciemnto p/ os profissionais dessa area… e desejo melhoras pra ti..

Avatar for Miguel Lucas
Luciano

Olá Alexandre.

Muito boas as suas dicas,quero te parabenizar pela tua compaixão,com o próximo.

Valeu cara tu é demais.

Avatar for Miguel Lucas
helena

Olá!
Que legal!!Salvei em minha barra de favoritos e estou sempre relendo.Quase perdi minha mente com uma crise de ansiedade que tive.Foi nota 1000 encontrar palavras tão sábias!Vou fazer a lista c horário p preocupações. Isso chama -se DISCIPILINA; podemos disciplinar tudo, porque não a mente????Obrigada , de vredade….

Avatar for Miguel Lucas
Diêgo

Ótimo artigo. vou ficar de recuperação pela 1° vez na minha vida e estou muito preocupado com a reação dos meus país.

Avatar for Miguel Lucas
Jucilene Rodrigues

BOA NOITE ! Gostei das dicas, eu sofro de anciedade agora vou praticar o que aprendi se Deus quiser vai funcionar.

Avatar for Miguel Lucas
Jana

Pessoal, será que querer respirar fundo e não conseguir é uma crise de ansiedade? eu tento respirar normalmente mas não consigo, tenho que ficar forçando toda hora o bocejo pra ver se eu CONSIGO respirar fundo…. ja tenho 3 dias assim….

Avatar for Miguel Lucas
vaneide

Tbm tenho isso, o dia todo, eu ja to assim a 4 anos, como vc ta agora?

Avatar for Miguel Lucas
Castelano

– Meu amigo Miguel.
Me descupe por postar aqui meus problemas, sei que vc nao tem a menor obrigação de le-los, mais o fato é que estou precisando de ajuda estou no extremo e não vejo mais saida, aqui ta tudo tão difícil meu amigo, eu nunca tive um momento de alegria na minha vida, desde criança, que acho que não irei conseguir continuar. De qualquer forma fico feliz por vc ter tanto conhecimento e saber lhe dar com a vida. Não consigo dizer mais nada, só agradeço, obrigado, que Deus nos abençoe!

Avatar for Miguel Lucas
vaneide

To o dia todo bocejando e suspirando, to sempre tentando puxar o ar, sou muito ansiosa, tenho sindrome do panico, mas sinto iso sem mesmo está ansiosa, é como se isso ja faz parte de mim, o que será, tenho isso ja faz 4 anos

Avatar for Miguel Lucas
andreia souza araujo

nossa gostei muito dos conselhos,to passando mal porque não tomei meu remedio,e não conformo ter q depender de remedios,quero mim cuidar ,amar a mim mais,para ter forças pra cuidar dos meus filhotes

Avatar for Miguel Lucas
Ana Carolina Jordao

SOU UMA PESSOA MUITO NERVOSA E GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER PARA ACABAR COM O MEU SISTEMA NERVOSO POIS SOU UMA PESSOA TOTALMENTE NERVOSA E O QUE FAZER PARA ACABAR COM O MEU SISTEMA NERVOSO

Avatar for Miguel Lucas
jessica

Sou uma pessoa muito ansiosa, fico agoniada quando desejo saber sobre algumas coisas e não tenho tal resposta rapido e tambem tenho a manir de ser altamente sensivel com tudo o que me acontece..

Avatar for Miguel Lucas
eliakin montenegro costa

esse artigo me ajudou muito, sou grato!

Avatar for Miguel Lucas
Suenia

Excelente o artigo! Otimo trablho!

Parabens! =)

Avatar for Miguel Lucas
netto

Olá, tenho 40 anos, sou professor estou sofrendo de ansiedade, pois não conheço meus alunos e acho que eles não vão gostar de mim nem aprender a minha disciplina a contento. Tenho aulas apenas nas quartas-feiras em uma comunidade próxima de onde moro, mas fico a semana inteira preocupado, como faço para acalmar essa ansiedade?

Avatar for Miguel Lucas
feh

Eu também sou professora,tenho 25 anos,começarei a dar aulas em laboratório de informática daqui 4 dias.Estou mesmo em pânico,sinto isso também,medo de que não gostem de mim,que nao prestem atenção. Ja tenho experiencia de 5 anos com adolescentes ,mas como eu lidava com poucos e com aulas mais curtas ,era mais fácil.Agora ,vou ter que dar aulas de 50 minutos 4 pela manha e 4 a tarde,eu já imagino como será cansativo e pior que todos me dizem que os alunos dessa escola são trabalhosos e sei lá me olham como se eu não tivesse capacidade,talvez por eu ser muito baixinha e falar baixinho.Eu mesma me sinto incapaz de dar aulas por causa disso as vezes,as vezes meus alunos reparam que sou baixinha e sinto como se isso tirasse minha moral.Mas estou tentando ser mais positiva,preciso muito desse trabalho e embora tenha motivos para teme-lo,eu sei que na minha vida profissional,já conquistei muitos alunos,já consegui ensinar muitas coisas e prefiro pensar que se alguns não gostam ou se alguns não me respeitarem,não é problema meu ,mas neles,pois será uma menoria,eu sei que será.Penso que nenhum professor é bom 100% e que eu posso falhar,posso perder o controle de vez em quando e ninguém pode me julgar por isso,pois não serei a única a ter medo de enfrentar a sala d e aula.Bem ,por enquanto estou tentando pensar nesses pontos positivos e ficar mais calma,eu tenho forte tendencia a ficar sensível e chorar quando estou tímida ou ansiosa e não quero que isso aconteça no meu primeiro dia d e aula,por isso preciso me controlar.Esse artigo foi muito ultil ,irá me ajudar muto

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Meu nome é Daniela, e gostaria de saber como controlar tanta ansiedade e nervosismo?!Tenho muita dificuldade,principalmente quando tenho que apresentar algum trabalho.Fico muito nervosa.Meu coração parece sair pela boca,começo a tremer e ficar sem ar.Já tentei muitas coisas pra tentar controlar isso,mas nada aconteceu.Continuo tendo os mesmos sintomas.Comecei a trabalhar hoje, e estou muito insegura!Estou com muito medo de fazer qualquer coisa errada.Por isso estou muito nervosa e com dor de cabeça!Preciso muito de ajuda!
Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
pacman

Muito bom a matéria, fiquei sem palavras kkkkkkk, tipo eu to tendo esses sintomas mas acho que agora com essas dicas eu vou melhorar com o teempo, valeu mesmo! Arigatou!

Avatar for Miguel Lucas
Soraia

Achei muito boa as dicas, eu ando muito ansiosa, ultimamente descobri uma gastrite e agora estou com a mania de pensar que tudo que eu comer vou passar mal, muitas vezes como algo e nem sinto nada, quando coloco na cabeça que vai me fazer mal eu fico sentindo mal estar. Vou tentar fazer meditação para que esses pensamentos sumam da minha mente.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Sou uma pessoa extremamente ansiosa, o que prejudica muito no meu dia a dia! Estou sempre a procura de matérias que possam me ajudar. Gostei muito do site. Um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Lauriane

Olha, esta de parabéns.

Eu tenho 18 anos e engatei um relacionamento serio ano passado quando tinha apenas 17. No começo do relacionamento nao me sentia completamente envolvida com o meu namorado, para ser sincera eu nao gostava tanto dele e acabei traindo-o. Passado alguns meses de tudo que ocorreu comecei a gostar muito dele e hoje tenho certeza que o amo, mas tenho medo que algo do passado venha átona. Foi ai que meus problemas de ansiedade tiveram inicio. Começo a ficar imaginando que todos querem ver meu namoro acabar e qualquer coisa que me remeta ao meu erro do passado, como o menino que trai meu namorado, me da um nervoso. Perco a atenção nos estudos e passo o dia todo inaginando coisas mirabolantes e supondo mil e umas coisas. Ja ate cheguei a conversar com o menino e ele me disse para parar de paranóia por que ninguem queria estragar minha vida e nao era para me preocupar, mas eu simplismente tenho consciencia pesada e tenho crises de choro e medo. E me identifiquei muito com tudo que li, a minha consciencia pesada vai criando uma ansiedade e uma vontade de ter 100% de certeza que nada ocorrera. Mas estou aprendendo a me controlar, as vezes ainda fico mal e começo a ter pensamentos negativos. Minha confiança nas pessoas diminui completamente , sinto como se a qualquer momento qualquer um pudesse se virar contra mim. Confio menos nas pessoas, e acho que fiz disso um escudo e me protejo do que fiz no passado e me arrependo. Li e absorvi muitas coisas dessa pagina e pretendo coloca-las em pratica, e aos poucos voltar ao que eu era antes, voltar a segurança que eu tinha e aprender a me controlar, e me confirmar que o passado nao muda e que minha ansiedade so me prejudica e nada altera em mim para um lado positivo. Mas tenho uma duvida, o meu caso necessita de atendimento profissional? Nao creio que seja algo que me leve aos extremos, creio que nao passa de medo e insegurança e de certa forma um jeito que meu cérebro arrumou para me fazer fugir das responsabilidades de estudos pois estou num período muito ESTRESSANTE, cursinho, e quero um curso muito concorrido que é medicina. Foi um mecanismo de auto defesa? Gostaria de saber as respostas e se é possível eu diminuir aos poucos esse medo sem que tenha que freqüentar um profissional periodicamente.
E mais uma vez, Parabéns. Suas palavras de encaixaram perfeitamente. Sucesso!

Avatar for Miguel Lucas
LEO

TENHO MEDO , COLOCO DIFICULDADES EM TUDO SOU MUITO ANCIOSO E NEGATIVO SOFRO COMISSO . TENHO PANICO EM APRESENTAÇÃO PARA CLASSE , FICO COM A BOCA SECA , ENGOLINDO SECO TREMENDO A VOZ NÃO SAI, ENFIM CORAÇÃO DESPARA FICO SEM CONTOLE , MAS GOSTEI DE SUAS DICAS VOU COLOCAR EM PRATICA . MUITO OBRIGADO . QUERO TE PERGUNTAR NA HORA QUE EU ESTIVER NA FRENTE DE TANTAS PESSOAS E COMEÇAR A FICAR EM PANICO COMO POSSO REAGIR ?

Avatar for Miguel Lucas
viviane

OI BOM DIA . ESTOU PASSANDO MOMENTOS DIFICIEIS EM MINHA VIDA . ADQUIRI ALGUMAS PROTUSÔÈS DISCAIS COLUNA LOMBAR . E DESDE ENTÂO TENHO SOFRIDO COM ISSO . ME AFASTEI DO TRAB SOU TÈCNICA ENFERMAGEM . PERDI MINHA MÂE ME ABALOU EMOCIONALMENTE ,AGORA DESCOBRI EM UM ECO QUE TENHO PVM ( PROLAPSO VALVULA MITRAL E TRISCUPIDE ). MAS O QUE ME INCOMODA E QUE N’ao t[o conseguindo descobri se o que sinto [e emocional ou se realmente [e fisico .pois sempre fui nervosa mas n’ao tinha sintomas . AGORA Quando fico agitada em um supermercado andando de um lado para outro no meio das pessoas me d[a um mal estar horrivel como se fosse desmaiar ,mas isso nunca aconteceu .QUando vou sair de casa esses sintomas aumentam urino muito fico palida mesmo assim saio confiando em deus pois se fico casa e pior .OS problemas na coluna causaria talvez enxaqueca e a pvm algum sintoma n’ao parecido com isso . O QUe vc pode me dizer sobre isso e uma ansiedade exagerada como posso tratar isso ou ate acabar com isso . me oriente

Avatar for Miguel Lucas
Margarida paiva

Olá gostei de ler o seu artigo.
No meu caso preocupo-me muito com a minha filha que tem 15 anos, ela é uma excelente aluna e desde que foi a melhor aluna da escola no 8 ano, que ficou muito ansiosa. Quer tirar boas notas o 19,50 não lhe chega quer o 20. Para isso estuda muito, mas esta sempre revoltada e com medo de não conseguir, é muito exigente e por vezes sofre muito e faz sofrer os outros. Tem muita pressão e muito stress. Gostava de saber qual o exercicio melhor para fazer ( ela faz natação e dança)
cumprimentos
Margarida Paiva

Avatar for Miguel Lucas
Ana Karini

INCRÍVEL!!!Direto,simples e completo. Tive e tenho sintomas e uma vez sem suportar a falta de ar fui a uma emergência e o médico me diagnosticou. Claro que não acreditei..Tive varias colapsos de falta de ar e me recusava a tomar medicação…Na verdade, acabei tomando uma caixa esporadicamente,..Mas realmente acredito que o essencial são esses passos que são citados…Sempre me achei forte,ativa,destemida,nunca fui tímida…Meu lema era pensar no problema só amanha…. E de repente…Aconteceu!!!!….Obrigada pelo artigo, me ajudará todos os dias, pois farei dele meu artigo de cabeceira!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana Sousa

Eu queria muito umas sapatilhas! Vai fazer 3 anos que as quero… Sinto que toda a gente me mente pois sei que ninguém mas vai dar…. Ás vezes isolo-me e choro … Tenho ataques de nervosismo e ansiedade…. Sinto – me tão triste! ás vezes tento esquecer mas parece que tudo à minha volta me irrita.
Quero tentar esquecer acordar todos os dias e pensar que as sapatilhas que custam 60€ não são nada mas não consigo..

Avatar for Miguel Lucas
João

Me identifiquei muito e de fato já fui diagnosticado com a TAG. Mas, minha dúvida é que: frente a um pensamento negativo é comum que eu experimente de sensações e emoções das quais quero evitar? Por exemplo, tenho medo de que de alguma forma eu esteja me sentido atraído ou envolvido por outra pessoa do mesmo sexo, é possível que minhas preocupações me levem a crer que eu realmente esteja atraído/apaixonado, o que fará as sensações se tornarem mais ‘verdadeiras’ e ‘evidentes’? Nesse caso, me encaixei no raciocínio emocional. Faz sentido?

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Miguel,

PARABENS, ADOREEIIIII A MATÉRIA!!!

Me identifiquei em todos os topicos, mencionados, vou guardar nos históricos e ler todos os dias!

Essa ansiedade e essa obsessão em "ler pensamentos" é o mais prejudicial na minha vida, e os sintomas fisícos sao sentidos diariamente, como tontura, falta de ar e batedeira no coração.

Sou casada e mto impossiva, e na hora do nervoso acabo falando coisas ofensivas e depois me condeno por ter dito coisas tao tortuosas, e a depressao bate, nao sei ao certo qual o meu problema..

bjsss!

Avatar for Miguel Lucas
jayme

È tenso a ansiedade seguido de panico,hoje não tomo mais medicação,corro todos os dias e faço academia 5 vzs por semana e assim consigo controlar 90%.Porem tudo isso que foi falado no texto acima é importante só faltou ao ensinamento principal,.sem DEUS (JESUS) é mais dificil. Tente ter um contato com o Sr.medite em DEUS e peça a cura e voce vai alcançar.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Gaivota

Olá, Miguel

Aos poucos, aos fins de semana, tenho lido vários dos seus textos. São muito bons, bem estruturados e têm-me ajudado. Sofro de ansiedade há muitos anos e os médicos a que recorri (clínico geral, psicólogo, psiquiatra, neurologista), nunca me conseguiram ajudar. Têm-se limitado a fazer perguntas e a receitar medicamentos. Felizmente que também a Psicologia evoluiu muito, a maneira de ver o paciente e os tratamentos utilizados. Mais uma vez, estou a fazer tratamento com uma psicóloga, com os métodos PNL, terapia cognitiva comportamental e EMDR e fizemos alguns progressos. Vamos ver se é desta. Não desisto!!!

Muito obrigada por ter criado este site e, assim, chegar a muitas pessoas que não podem ter acesso a consultas, por razões económicas ou, simplesmente, não acreditam que podem melhorar, ou têm medo de expor as suas fraquezas a uma pessoa que não conhecem, enfim, tantas razões que conhece melhor do que eu.

Fica aqui uma sugestão: podia gravar os seus textos em cassette ou CD. De manhã, quando estou no trânsito, a caminho do trabalho, já tenho pensado que seria bom ouvir uma cassette com um texto motivacional – o meu próprio "coach"… para me ajudar nos dias mais difíceis.
Pense nisso, sobretudo pense em todas as pessoas que não sabem ler, ou que não têm acesso à internet, os idosos que já não vêem tão bem, os invisuais, e todas as senhoras que trabalham muito, fora e em casa e têm pouco tempo para se sentar horas na frente do computador, mas poderiam ouvir os seus CD enquanto limpam o pó ou passam a ferro.

Obrigada, mais uma vez, por ajudar as pessoas a viver melhor.

Um abraço,

Avatar for Miguel Lucas
geneildes

Gostei muito de tudo…pois também sofro há muitos anos de ansiedade e junto vem o pânico…digo para você isso é horrível….então vou continuar a ler todos os dias estes texto seus que são muitos bons.

Avatar for Miguel Lucas
JOSÉ CRISTOVAM SOARES

QUEM É ANSIOSO COMO EU NÃO CONSEGUI IMAGINAR QUE EXISTAM PESSOAS TÃO INTELIGENTES E BOAS, AO PONTO DE PUBLICAR NA INTERNET, CONTEÚDOS QUE POSSAM AJUDAR AS PESSOAS QUE SOFREM COM ESSA MALDITA ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO, QUE NOS CAUSAM UMA TERRÍVEL TORTURA INIMAGINÁVEL. MUITO OBRIGADO. POSSO NÃO MELHORAR MAS JÁ DA UM CERTO CONSOLO.

Avatar for Miguel Lucas
Ella

No início deste ano comecei a ter ansiedade, preocupões a ponto de tornar tudo em que vejo negativo, tudo me observando me avaliando, a ponto de não querer sair de casa porque as pessoas não iriam me aceitar, o que elas irião pensar se mim? Ansiosa, sempre em busca da perfeição, ficava trancada horas e horas no meu quarto chorando, pensando e me preocupando, e se eu me mudasse daqui, ficaria melhor? Achava que não tinha amigos, que o mundo estava em festa lá fora, e eu triste lá dentro por não querer, e querer sair ao mesmo tempo dali, entrei na psicóloga no meio do ano. E rezo todos os dias para que essa negatividade passe, e eu volte a ser quem EU realmente era antes. Obrigada por ter escrito esse texto, no qual me identifiquei!!

Avatar for Miguel Lucas
Caio

Tenho 31 anos sempre fui uma pessoa sadia, atleta, bom humor, com grande círculo de amizades. Estou em uma das melhores fases da minha vida. Consegui o emprego que queria, o salário que queria, conhecimento, bens materiais, carro, casa.. Sempre me achei o máximo e capaz de tudo, nunca tive medo de nada. Depois de 2 relacionamentos longos e maravilhosos, decidi fcar algum tempo sozinho, este tempo durou 3 anos. Neste ano decidi arrumar uma namorada e por mais estranho que pareça, desprezei até agora muitas oportunidades de namorar uma garota legal, sem querer, estava me sentindo sozinho e alguma coisa faltava na minha vida. De repente os domingos se tornaram longos e torturosos. Recentemente fui em um viagem com os amigos que me ofereceram algumas dro… Nunca tinha esperimentado nada e tive a famosa "badtrip", fiquei realmente assustado e fiquei pensando como as pessoas tinham coragem de esperimentar aquelas coisas. Voltei para minha cidade e 2 semanas depois tive uma enorme dor de cabeça e para piorar, era domingo (meu dia longo e torturoso) assiti um filme de terror psicológico (não sabia), de repente eu entrei no filme, aquela sensação horrível da "badtrip" tinha voltado e então tive 1 ataque de ansiedade, seguido de 1 ataque de pãnico. Minha vida mudou. Eu nunca imaginei que um ataque de pânico fosse tão devastador, é a sensação da morte eminente. Pensei que tivesse ficado louco, não conseguia me concentrar durante dias. Foi um desafio ir para o trabalho durante esse tempo, fingir que estava tudo bem, mesmo com as pernas tremendo, membros formigando, mas medo do que? Eu me perguntava. Imediatamente procurei um psiquiatra que me diagnosticou erroneamente, me indicou um remédio para esquisofrênico que tomei apenas 2x e quase fez minha cabeça explodir. Ele me diagnosticou como bipolar, nada contra, mas ele não viu que eu estava ansioso e tenso. A ansiedade cresceu ao ponto de ter vertígens enquanto caminhava na rua. Fiquei com medo de tomar remédios e principalmente o medo dos seus efeitos colaterais. Deixei de frequentar a academia e já emagreci muitos kg. Minha família não sabe de nada, não quis expor minha saúde, uma vez que sempre fui referência e exemplo de estilo de vida e saúde. Me sentia a decepção em pessoa. Os pensamentos negativos tomaram conta ao ponto de eu não conseguir passear no shopping, ir ao cinema ou sentar em um bar com os amigos. O sono tinha ido embora e a falta de uma boa noite de sono estava começando a fazer efeito, falta de memória e lentidão para pensar. Tive uma coisa chamada, Dissosiação Cognitiva (você perde noção das coisas e espaço). Tomei por alguns dias o Rivotril, apenas para dormir (o otorrino me receitou). Por mais que seja um remédio perigoso, se usado corretamente, ajuda muito a pessoa a relaxar em algum momento de crise. Triste, mas decidi colocar um basta. Procurei alguns neurologistas, oftamologista e um otorrino para ver se eu estava com labirintite ou algum outro problema cerebral. Felizmente eu estou perfeito para todos esses médicos, mas os dois neurologistas me diagnosticaram com ansiedade e depressão, tratável a longo prazo. Decidi então entrar para a Yoga para trabalhar a calma corporal, concentração e o sono (recomendo muito), estou fazendo Terapia com um psicólogo do tipo Regressão, fiz apenas duas sessões e descobri que eu tranquei meu lado emocional durante esse tempo de solteiro e uma hora ou outra ele iria ser liberado, como uma panela de pressão. O corpo precisa de equilíbrio. O uso de dro.., somado com e o filme de terror e a solidão serviram apenas de estopim para este quadro de ansiedade e depressão aparecer. Ainda não tive coragem de tomar os remédios para depressão que o neurologista me passou, estou aguardando uma consulta com um psiquiatra sério para ver se realmente tenho este problema. Deixei de tomar café e ingerir energéticos, pelo menos por um tempo. Já estou melhor na concentração, não tenho mais a dissocição cognitiva. Ainda tenho dores de cabeça, as vezes um formigamento nas extremidades dos membros e um pouco de vertigem enquanto caminho. Não desistam, façam orações (de qualquer tipo/credo/crença) para orar minutos antes de dormir e minutos após acordar, porque é nesse momento que o subconsciente, sem as barreiras do consciente está aberto para receber mensagens de apoio. Acabei de ler um livro que fala sobre isso.
Fiquei comovido com os depoimentos! Estou completando 3 meses que me apareceram estes sintomas, mas estou ficando melhor cada dia que passa! Tenham paciência, não desistam!

Avatar for Miguel Lucas
Patricia Luna

Gostei muito das msn, sofro de ansiedade seguida de pânico a 9 meses é um horro, não desejo isso nem pra um inimigo é triste passar por isso! Sinto ansiedade todos os dias e agora q estou conseguindo controlar o pânico mas ainda não estou curada, tenho fé em Deus que vou conseguir sair dessa pertubação!Obg pelos conselhos

Avatar for Miguel Lucas
Thais Kiedis

Essa abordagem pode auxiliar no ciume? Existe alguma relação entre ciume e ansiedade?

Avatar for Miguel Lucas
Lucimara Macedo dos Santos Durte

muito bom!!

Avatar for Miguel Lucas
Lucimara Macedo dos Santos Durte

muito bom!!adorei vou compra assim que pude!!

Avatar for Miguel Lucas
Karina Fortunato

Olá me chamo karina tenho 33 anos mãe de 3 filhos, tenho um casamento acabado e meu ex marido mora na mesma casa comigo e filhos,isto nao aceito mas tenho q suportar pela condição financeira,já nao o amo mais a muito tempo nos 15 anos de casados nunca foi um companheiro de verdade nem pai, nunca desejou parabéns pra nenhum filho nem para mim nem feliz Natal etc…pra ele sempre tanto fez como faz, e por conta disto fui ficando obesa até q decidi olhar pra mim e consegui fazer a cirurgia barataria a sete meses estou mais feliz mais confiante mas por vezes to a me ver fazer coisas q nao posso e sei q e por causa da minha ansidade nao quero mas o meu instinto ta tomando conta de mim aos poucos noa quero voltar como era antes pesava 116 kl hoje 74,ando sem tempo pra mim trabalho das dez até as 8 ou 9 chego em casa super cansada sem tempo pra casa filhos e pra mim, e chego o meu pequeno já esta dormindo me sinto impotente gosto muito de ir ao ginásio mais nunca há tempo,levanto as sete pra ajudar meus filhos irem a escola, acho q e único momento q tenho com eles mas tudo as presas vou me deitar as 10 e meia o máximo mesmo sem sono ,porq se me ex chega do trabalho e vê acordada ele q ficar discutindo a relação q já nao existe a muito tempo e nao me deixa dormir,estou farta disto tudo estou no ponto de abandonar tudo e deixar tudo por conta dele,sei q os filhos vão sofrer porq ele mesmo admite q nao e capaz de ficar com os filhos e q se nus separar nao e capaz de pagar pensão então eu fico entre a Cruz e a espada mais tenho q decidir nao posso me prejudicar mais uma vez ,por favor me de uma luz eu preciso falar me sinto só nao tenho amigos principalmente amigos verdadeiros q eu possa falar nao tenho nenhum parente por perto moro em Portugal e minha família no Brasil Paraná me sinto sem saídas podem me ajudar por favor obrigada karina.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Sallowicz

Karina por acaso você e de Jaguapita Paraná? Eu moro em Osasco SP, tenho parentes nessa cidade estou orando por voce.

Avatar for Miguel Lucas
Ana. Sallowicz

Estou lendo toda sua publicação e muito tem me ajudado. Muito agradecida você e especial Deus vos abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Mariana Mello

Boa tarde , estou passando por uma fase em que meu namoro chegou ao fim e eu não sei o que pensar , estou ansiosa achando que ele vai vim , e depois que vejo a reação dele ou algo que ele faz eu chego a concluir que ele não vai voltar . Não consigo trabalhar nessa parte , porque parece que é maior que eu , preciso saber o que posso fazer , quem procurar e se tem solução.
Sou evangélica , me confirmaram , mais eu queria tirar essa ansiedade porque eu sei que Deus não trabalha assim , e preciso esperar o tempo certo D’ele.
Desde já agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Sorley

Muito obrigado, acho que essas dicas vao me ajudar muito!
abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eliel

Otimo , dicas exelentes que vão me ajudar muito
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Boa noite. Tenho 20 anos, há cerca de 3 anos que sofro de ansiedade. Quando tinha 17 anos, passei por situações banais mas que para mim me deixaram muito desconfortável (como tremer á frente de amigos), como aconteceu 3 ou 4 vezes a partir daí nao consegui deixar de pensar que vai voltar a acontecer. Estou sempre a pensar que poderá acontecer no futuro e que me deixará nervoso, e criei situações em que me sinto mais vulnerável a que possa acontecer. Conscientemente sei que é algo que não tem problema nenhum, mas inconscientemente tento sempre que tal não aconteça e se acontecer é difícil relaxar. Agradecia se pudesse deixar alguma dica. O texto está fantástico. Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Fatima kivi

Meu nome é Fátima e tenho 23 anos e esse artigo é de grande importância para mim.

Já algum tempo não muito longo venho lutando contra ansiedade o que, tem sido muito difícil para mim porque quanto mais eu queira ficar calma mais ansiosa eu fico e na verdade, tudo piorou quando eu percebi q eram vários os fatores que influenciam este sentimento desagradável.
Questões relacionada á minha saúde também tem contribuído muito e a necessidade de me tornar tranquila chega á dar cabo de mim.
Por sorte passei a ler mais sobre o assunto e agora tenho praticado atividades de relaxamento como meditação, leituras, musicas e habito de alimentação saudável.
Para mim foi mais fácil descobrir a origem dos meus ataques de ansiedade porque não era comum eu chegar a este estado um quadro que alterou completamente por varias razões.

Valeu pelo artigo é mesmo muito bom.

Avatar for Miguel Lucas
André Oliveira

Agradeço as recomendações, tenho certeza que será de grande valia para o momento que estou a passar. Estou a formar em Direito agora no final do ano e tenho passado por momentos de grandes incertezas, no que tange, a qual rumo devo seguir e até mesmo de minha capacidade para encarar as avaliações que serei submetido como OAB e Concurso público, no ano que vem. Neste sentido, tenho tido muitas aflições (face a tal pressão) de modo que vem prejudicando a minha concentração nos estudos (Ex.: estou lendo um livro e repentinamente surge uma preocupação, de maneira q rouba completamente a minha linha de raciocínio…e como efeito o coração dispara, a mão começa a suar dentre outros). Creio q estas técnicas irão significativamente me auxiliar! Além destas dicas existe algum remédio natural, bem como um cardápio alimentar que possam corroborar para concentração? Neste sentido, já me recomendaram florais de bach.
Desde Já,
Agradeço!

Avatar for Miguel Lucas
Otávio Louzada

Muito bom tudo isso, serviu muito bem pra me conhecer melhor, e os ensinamentos passados devolveram o meu foco. Vivo num mundo de preocupações desde criança, faço psicoterapia a mais de 10 anos e tudo que nos acrescente algo e nos faça melhorar é bem vindo, principalmente pra mim que tenho o costume de ficar ansioso por coisas pequenas que eu torno grandes demais, é muito estressante, desanimador, desestimulante.
Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Arthur

( MEU EXEMPLO, ESPERO QUE SIRVA PARA ALGUÉM)

Nossa, foi o primeiro texto que li que consegui ver que 100% do que foi abordado é de fato o que eu estou passando.
Tentei muitas coisas, comecei a ler Jung, livros de psicologia para tentar entender a fim de melhorar, mas não obtive sucesso.
Eu sou uma pessoa que tem todo o apoio familiar possivel e também medico, já faço terapia (psicodrama) a um tempo, ele tem me ajudado a entender algumas coisas mas de fato não me deu ainda um caminho para domar essa ansiedade… e por mais que eu tentasse acabava caindo novamente na preocupação.

Esse texto foi o primeiro texto que me deu esperança, como um passo a passo mesmo…
Não sei como posso expressar minha gratidão.

Estou passando um momento muito difícil em meu relacionamento, estou ansioso demais, não consigo comer uma bolacha, meu fisico fica fraco, eu emagreço muito, isso acaba piorando minha autoestima.

Talvez fui pela vida condicionado a viver assim, talvez por um trauma, não sei direito…
Mas meu raciocínio segue exatamente o padrão que você descreveu.
Muitas vezes me culpava por ser medroso, achava que meu estado emocional e minha anciedade eram por que eu tinha muito medo das coisas, mas agora com esse texto percebi que na verdade é um padrão de raciocínio que piora tudo.

Esse texto me esclareceu de forma pratica o que é a ansiedade.
Muitas vezes eu ouvia dos meus amigos e parentes "isso é ansiedade, você tem que ficar mais calmo, deixe as coisas acontecerem", mas de nada adiantava, porque eu não sabia o "Comportamento da Ansiedade", então eu acabava achando que os problemas eram outros, não conseguia entender que era excesso de preocupação.

Ainda não comecei a praticar as propostas, pois acabei de ler, mas só o fato de compreender me deu uma calma instantânea e uma esperança, coisa que eu não sentia a tempos.

Vou voltar a escrever se obtive resultados aqui nos comentários, quem sabe sirva de motivação para alguém.

MUITÍSSIMO OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Liliane Rocha

Olá, bom dia. Me identifiquei muito com este site, fui lendo tudo que aqui foi postado, e percebi o quanto eu estou sofrendo com a ansiedade. Eu sinto tremor, dores nas articulações, dormência no corpo todo e sempre vou para o hospital porque não me sinto bem mesmo. Tem sindo difícil pra mim pois a carga emocional que tenho vivenciado é bem complicada, não consigo me controlar sempre, dirrepente tomo susto, dirrepente aceleramento no meu coração não preciso passar por alguma frustração que ela vem e me desmonta. Estou anti-social, não bebo, não fumo, não saio tenho uma filha que tem 2 anos e não sou casada, mas preciso de ajuda, pois ela precisa de mim e eu dela, sempre cansada, um comportamento a cada dia, do nada fico triste, mal humorada, e não tenho sido uma boa filha. Me ajude a controlar esta coisa ruim que venho sentido.Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Achei o artigo interessante, Dr e concordo com tudo. Estou notando que desenvolvi a ansiedade, sinto dores, nó na garganta, preocupação em morrer e achar que sempre vai acontecer algo. FELIZMENTE, tenho a consciência de que isso é psicológico e que eu não tenho nada e consigo controlar isso muito bem. Sinto que estou estressado, pois depois que parei de trabalhar comecei a dormir as 5 da manhã e acordar as 14, ou seja, não tenho um sono adequado. Levando essa vida por um ano acabei ficando estressado, pois eu SINTO que estou intolerante com coisas bestas. Felizmente essa ansiedade não me impede de viver, saio, vou a faculdade a noite, pois eu sei que nada irá me acontecer e essa ansiedade não irá me prejudicar pois eu não irei ajudar. Lendo seu artigo consegui colocar os problemas, ver o onde errei agora irei lutar para voltar a ter a vida normal que sempre tive. Agradeço muito. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Excelente este artigo, parece uma descrição sobre mim. Sofro muito com todos essas situações descritas acima, todas sem tirar uma. Tenho tentando mudar mais não é fácil, as preocupações tomam conta da minha vida e me sinto paralisada, sem ação, tudo me levar a pensar demais, a questionar, isso me deixa esgotada. Tenho muito pensamentos negativos, fiquei muito engessada, me sentindo um fracasso em muitas situações, ansiosa sempre. Me tornei um pessoa medrosa, insegura por conta desses sintomas. Quero sempre ter certeza das coisas, prevê os acontecimentos e qdo não posso fazer isso , me sinto destruída, fraca, incapaz…

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane

Excelente artigo! até imprimi tudo.
Pois tenho todos os comportamentos citados acima. Com 21 anos já encarei 2 períodos de depressão.
Eu quero controlar tudo e a mente alheia!!!

Obrigada pelo artigo.
Ando irritada, só quero dormir, dormir e dormir.

mas agora vou mudar meu comportamento.

Avatar for Miguel Lucas
josineide

tenho muito fadiga sou uito nervosa tenho muito de tudo
não tenho controle pscologico não me concentro pois preciso fazer um tcc de facuidade e não consigo fazer mnha monografia me ajude.
Att: josineide

Avatar for Miguel Lucas
Mariana santos

Oi 😉
Adorei a matéria ,me identifiquei com a parte que fala de preocupações cronicas .
Sempre desde nova fui muito sozinha,meu pai nunca esteve presente so vi ele uma vez e minha mãe nunca foi muito amororosa então sempre me preocupei muito antes mesmos das coisas acontecerem; é uma coisa que eu sei que está errado que me faz mal ,mais mesmo assim nao consiguia controlar ,mas percebia q quando estava proximo dos meus amigos isso amenizava muito ,hoje casei mais moro numa cidade bem longe da minha familia e amigos .Percebo que sempre fui ansiosa e preocupa ,hoje a minha preocupação aumentou muito .Meu marido trabalha muito e estou de férias com minha filha em casa ,fico me perguntando sempre se sou uma boa mãe ,se quando ela for moça como eu serei .Fico só pensando besteiras,preocupações que quando estou no momento percebo que nem precisava eu me preocupar tanto assim .Penso também que quando alguma coisa de ruim acontece com alguém ou com filmes vai sem duvidas acontecer comigo .Isso é terrivél ,talvez por insegurança e pensar que sou sozinha e sempre fui ,talvez se acontecer algo comigo ninguém estaria ao meu lado ou permaneceria depois ! Tenho crises de ansiedade por achar que sou sozinha demais ,meu marido é muito dedicado mais ele trabalha demais até nos finais de semana .Sinto falta dos meus amigos e da pessoa animadérrima que eu era .Oque eu deve fazer para aliviar minha ansiedade de ter que resolver as coisas na hora ,e que nem tudo que acontece com filme ou com pessoas possa acontecer cmg ? obrigada boa semana 😉

Avatar for Miguel Lucas
Gláucia

Bom dia! eu estava precisando mesmo fazer uma pesquisa do que eu estou sentindo já há meses,
pois estes documentário falando de ansiedade, me ensinou mais o que fazer durante o meu tempo do dia a dia, muito bom. Estão de parabéns!!

Avatar for Miguel Lucas
joelma

minha filha esta na 1 serie e a professora dela falou que ela esta muito ansiosa chega ate tremer e ela falou para mimque o coralzaozinho bate forte que ela nao esta conseguindo fazer a liçao o que eu posso fazer

Avatar for Miguel Lucas
ANTONIO SOLON DIAS

EXCELENTE PÁGINA DE AJUDA.

Avatar for Miguel Lucas
josé luiz

Bom dia!

Sou muito ansioso quando começo a sentir uma dor já acho que vou morrer meu coração dispara, sinto meu lado esquerdo adormecer ai já acho que to infartando ou to tendo um AVC não sei mais o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
SANDRA

Boa tarde

Sofro de ansiedade, por exemplo tenho medo de estar sozinha, por vezes de ir ás compras quando está muita gente, que me aconteca alguma coisa, tipo desmaiar, ja consultei um psiquiatra e disse me que o meu problema é ansiedade e receitou me comprimidos para tomar, mas não quero tornar me dependentes deles!!!

Avatar for Miguel Lucas
DENNER

TENHO 25 ANOS…
Eu tive síndrome do Pânico ha 2 anos atras e tomei remédios durante 1 ano e meio.
Fiquei 1 ano sem dar crises de ansiedade, e por conta disso parei de tomar os remédios, com a indicação do profissional (psiquiatra).
Recentemente (2 semanas) eu me mudei de cidade para trabalhar e estou morando sozinho. Esta cidade fica a 400 km da minha cidade natal e todos os dias, quando chego em casa, e me vejo sozinho…me bate a saudade da família, noiva, amigos e afazeres que me davam prazer em minha antiga cidade..com isso vem os pensamentos de tristeza e depressão. Me lembro de como era bom estar com família e na minha ZONA DE CONFORTO.
Ontem eu tive uma crise de pensamentos ruins que quase me fez desistir desta carreira que escolhi em uma cidade diferente da minha. Está muito complicado lutar contra meus pensamentos.

Avatar for Miguel Lucas
jair

denner, toda força do mundo pra você, não desista dos seus sonhos, vc vai superar essa fase!! ocupe-se com algo, academia, estudar a noite algo assim, conversar com pessoas,vai te ajudar, reze por deus ele ira te confortar e ajudar a trilhar seu caminho…desistir dos seus sonhos e objetivos, não e melhor solução, claro isso depende só de você, e lá no fundo você sabe oque e certo!!! fica com deus abraços

Avatar for Miguel Lucas
JAIR

parabéns por essa matéria de vocês, muito esclarecedor todos os tópicos,o pior não é uma pessoas com ansiedade , mas sim uma pessoa que não sabia que tinha esse problema como eu,por muitas vezes quis entender oque acontecia, e não sabia a resposta, mesmo sabendo que exercícios físicos eram bons não os praticava,passei o dia me cobrando, quando errava algo no serviço por exemplo, não me contentava, não me dava o direito de errar,achei muitas vezes que era sinonimo da minha personalidade, uma pequena parte ate pode fazer sentido mas no montante não, hoje pretendo mudar minha rotina de vida, para pessoas ansiosas e tudo complicado, identifiquei varias coisas em comum comigo,mas estou mudando meu habito de vida e vou conseguir ter calma pra ver as coisas com mais clareza, e o fim espero chegar muito bem, com tudo com oque mais queremos, alcançar a felicidade e a pazzz!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ernesto

Que trabalho abençoado. Gostei muito. Quem ler este artigo não precisa procurar um medico da área.Parabens por essa ajuda tão oportuna.

Avatar for Miguel Lucas
Antônio Andrade da Silva

Eu só tenho a agradecer a Miguel Lucas, em dividir seus conhecimentos com outras pessoa,e por todos os depoimentos verdadeiros das pessoas que acessaram este site, que de certa forma atinge a todos nós em um determinado momento de nossa vida. O que eu posso deixar de mensagem é que acreditem em DEUS, e vamos todos buscar na caridade com o próximo, atenuar às nossas ansiedades e nervosismo. Peço a DEUS, que abençoe a todos vocês. E muito obrigado por todos vocês existirem e fazerem parte da minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana da Silva Louzada

Adoreii esse texto, e é muito bom saber agora qual a solução dos meus problemas! sempre fui muito ansiosa e isso foi piorando durante os anos, e hoje eu não aguento mais ser assim e quero mudar e vim aqui na internet buscar uma solução, e além de tudo saber que não sou a única que sofro disso me alivia muito! abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Matheus oliveira

Eu tinha uma amiga que sofria muito com ansiedade e aceleramento no coração e até tomava muitos remedios pra diminuir a ansiedade, mas infelizmente não ajudava até que ela encontrou um psicologo que trabalhava com PNL e ela assistiu o CD que ele passou e obteve melhoras incriveis, eu acho que a PNL é melhor remedio, vou deixar o link do CD pra quem quiser
LINK:http://bit.ly/controle-da-ansiedade1

é preciso copiar e colar no navegador

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Meu marido é viciado em drogas mas há dois anos nao usa mais mas passei por varios traumas e hoje tenho ataques de panico quando ele nao esta em casa ou demora mais que o esperado para chegar.Nao aguento mais ,sinto dor,calafrios,vomitos tontura e nao consigo fazer mais nada.Somente qundo ele esta ao meu lado é q me acalmo.

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz

Meu nome é stress, meu sobrenome é preocupação. Nao consigo, ter ocntrole , nao consigo ver as coisas erradas e ficar quieta. hoje enntrei nesse link em busca de ajuda. estou ne momento vivendo um estado critico de raiva e stress, nao consigo aceitar que façam de besta. que me deixem esperando, enfim. em casa tudo corre d emaniera organizada e quando sai do contexto. ou as coisas nao caminham. como devem ser. fico terrivelmente estressada. estou cansada. nao aguento mais. . e maioria das vezes sao situações bobas que podem ser relevadas e eu nao consigo ficar queita e fingir que nao é comigo. vivo smepre na defenciva. e isso também me stressa e eu me stresso ainda mais por ser e agir assim. e nao conseguir deixar par al-a coisas que poderiam nem ser percebidas, ex. Atraso, de filho. sai e demora para voltar e nao avisa, traz pessoas para almoçar em casa sem avisar, (isso me estressa demais) falta aas aulas sem motivos, vai mal na prova porque nao querem estudar, simplemente ficam jogando até tarde d a noite. , esquecem horarios de prova. enfim. essas coisas me irritam profundamente. sem contar a bagunça do quartos. enfim. a idade deles.. 20 e 23 anos podem acreditar., se dizem adultos. mas nao agem como. deveriam e isso me stressa demais.

Avatar for Miguel Lucas
Débora

Olá! Sinto-me muito prejudicada pela ansiedade. Tenho 21 anos, sou universitária e após meu ingresso na universidade, os sintomas só pioraram. Na verdade, quando cursava o ensino médio, eu possuía maior controle sobre mim mesma, já agora, não mais. Sou graduanda de um curso que exige contato com as pessoas, exige de mim saber se relacionar com a sociedade e isso pra mim é muito difícil. Quando sou exposta, seja para falar ao público, explicar trabalhos, nossa! é muito constrangedor. Meu rosto fica completamente vermelho, sinto ele queimar…minhas mãos tremem, além de suarem muito, assim como meus pés.Isso só me faz ficar mais nervosa ainda.. Minhas unhas não existem… São totalmente ruídas. Tenho a péssima mania de achar que tudo vai dar errado. Não autoconfio em mim. Eu sei que sou capaz de realizar tudo àquilo que sou cobrada, porém pelo nervosismo, acabo fazendo tudo errado. Não consigo raciocinar. Fujo ao máximo das coisas. Pela frustação de não conseguir realizar aquilo que sei, enfio a "cara" na comida…sem fome, mas como descompensadamente, Estou engordando. Sinto meu corpo pesado, desestimulada, sem energias. Isso me fez entrar neste site e expor minhas angustias. Sou uma pessoa extremamente descontraída e bem-humorada com as pessoas que tenho intimidade. Super brincalhona, porém quando tenho que falar ao público, não consigo tirar um sorriso da boca de ninguem…
Estou muito triste com esta situação.

Avatar for Miguel Lucas
Hermelinda da Siva Coelho

Sofro com esse mal a muitos anos, desde a minha separacao. Tive por muitos anos depressao e sindrome do panico, vira e mexe… volta. Agora, qualquer probleminha sinto os sintomas da ansiedade.
Meu filho quer fazer uma viagem para fora do Brasil e quer me levar, ao mesmo tempo seria um presente de aniversario… Pronto!!! La vieram os sintomas. Voltou os enjoos, tontura, sensacao de desmaio, etc… Mas, tudo isso e a minha cabeca, devido a preocupacao com a viagem, meus pensamentos negativos. O que eu faco? Amanha estarei no psiquiatra para ele me passar remedios para ansiedade, pra daqui um mes (quando irei viajar), estarei mais aliviada, assim espero. Adorei esse site. Abraco. 10-04-14

Avatar for Miguel Lucas
isabel de lima

Adorei as dicas , muito obrigada , é horrível vc viver com preocupações e ansiedades!!!!! vou seguir todas as dicas… bjs

Avatar for Miguel Lucas
kelly

tenho apenas 13 anos …sou muito stressada e tenho muita ansiedade ….sou muito sensível …sinto me muito sozinha e nao me consigo dar bem com as pessoas ….sou muito choro-na e fechada ….nao sei o ke fazer ….ja varias pessoas me tentaram ajudar mas nao conseguirão…….. :c ………o ke faço to a ficar doida de tanto stress

Avatar for Miguel Lucas
lcsvctr

quando voce falou sobre "ler o pensamento dos outros" eu senti que estava falando pra mim praticamente, pois eu tenho essa sensação preconceituosa sobre as pessoas, ao olhar pra alguem, já sinto como se soubesse cada coisa que a mesma vai fazer, e se ela "serve ou nao serve" pra mim, eu sei que isso é ruim e sinto que nao é também, mas já é algo que está ligado a minha personalidade acho que por ter usado disso tanto na vida já virou um hábito.

Avatar for Miguel Lucas
rafael da silva miranda

estou passado por isso as vez mim dá uns pontadas no peito faltar de ar moleza no corpo dores de cabeça e a tem queimar no peito mim em dicar um tratamento para trta disso q eu estou passado

Avatar for Miguel Lucas
MARCOS

AMIGÃO, TENTA PRATICAR ESPORTE, SE VOCÊ NÃO PRATICA NADA, ENTÃO SUGIRO QUE COMECE COM UMA CAMINHADA, E DEPOIS PROCURA ALGO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER PRÁTICADO NA SUA INFÂNCIA E NÃO O FEZ POR ALGUM MOTIVO, PELO MENOS PARA MIM É UMA LIBERTAÇÃO DESTE MUNDO REAL, O ESPORTE É ALGO QUE NOS ALAVANCA PARA OS DESAFIOS MUNDANOS, ISTO É PERFEITAMENTE CONFIRMADO ATRAVÉS DE VÁRIOS EXEMPLOS QUE SE EU COMEÇAR A FALAR NÃO VOU TER MAIS TEMPO PARA VIVER!

UM ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

meu nome é patricia, tenho 32 anos, trabalho com telemarketing. A 3 anos passo pelo psiquiatra, para controlar a ansiedade. ele me receitou clonazepan e setralina, porem só tomo os remedios, quando tenho uma crise nervosa muito forte, pois me sinto muito mal com esses remedios. Não consigo contar para o medico que nunca fiz o tratamento correto, por medo ou vergonha. Não sei dizer porque tenho medo de contar. Lendo esse texto, percebi que me encaixo, completamente nele. Achava que só passando no psiquiatra e tomando os remedios quando tenho uma crise forte, estava melhorando, mas percebi, que não consigo contralar minha ansiedade. Sou muito stressada, não tenho paciencia, sinto vontade de chorar por qualquer coisa, não durmo direito e vivo com sono, acha que na minha vida tudo vai dar errado, sinto falta de ar direto, palpitações, formigamentos, tiro conclusões precipitadas e tambem faço interpretações negativas, sem provas concretas. Nossa, na verdade, percebi que faço tudo que esta nesse texto e já não consigo me controlar. desistir de fazer o tratamento, pois não acredito que tem solução. Vou levando e tentando por conta propria. Em casa todos acham que estou com frescura. Dizem que sou mimada, que tem gente que esta pior e nem por isso ficam como eu. Gostei das dicas, vou tentar seguir.

Avatar for Miguel Lucas
MARCOS

AMIGA, SEU PROBLEMA É SEU TRABALHO, VOCÊ NÃO PRECISA SE PUNIR, SE PREPARA PARA MUDAR DE RAMO, TENHA FÉ.

UM ABRAÇO, E FIQUE COM DEUS

Avatar for Miguel Lucas
André

Olá, gostei muito deste blog, e identifico-me muito com as situações que apresentam. Tenho apenas 19 anos, e sinto-me sempre cansado e sem vontade fazer nada. Sempre fui muito nervoso, mas ultimamente tem vindo a piorar, tenho sempre medo de sair e que me dê qualquer coisa, tenho medo de desmaiar, e sinto-me muito ansioso e as vezes tenho ataques de pânico dentro da sala de aula.
Deixei de fazer muitas coisas devido a esta situação em que me encontro, e não me sinto nada confortável, pois os meus amigos pensam que estou a ficar louco e que isto é da minha cabeça.
Deixei de sair e passo muito tempo em casa, faço de tudo para não ir para as aulas, pois sempre penso que vou desmaiar e estarei só, sem ninguém para me ajudar. A minha vida mudou radicalmente quando comecei a sentir ansiedade e a pensar que a qualquer hora posso morrer. Gostava muito que me dessem algumas dicas ou alguma ajuda, pois ainda sou muito novo para me sentir assim! Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
André

Olá, gostei muito deste blog, e identifico-me muito com as situações que apresentam. Tenho apenas 19 anos, e sinto-me sempre cansado e sem vontade fazer nada. Sempre fui muito nervoso, mas ultimamente tem vindo a piorar, tenho sempre medo de sair e que me dê qualquer coisa, tenho medo de desmaiar, e sinto-me muito ansioso e as vezes tenho ataques de pânico dentro da sala de aula.
Deixei de fazer muitas coisas devido a esta situação em que me encontro, e não me sinto nada confortável, pois os meus amigos pensam que estou a ficar louco e que isto é da minha cabeça.
Deixei de sair e passo muito tempo em casa, faço de tudo para não ir para as aulas, pois sempre penso que vou desmaiar e estarei só, sem ninguém para me ajudar. A minha vida mudou radicalmente quando comecei a sentir ansiedade e a pensar que a qualquer hora posso morrer. Gostava muito que me dessem algumas dicas ou alguma ajuda, pois ainda sou muito novo para me sentir assim! Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Foi de muita ajuda tudo o que eu li , mais sinto que preciso ajudar mais o meu flho que esta sofrendo de depressão, só pensa em tirar a propria vida , se vc poder me ajudar agradeço muito.

Foi muito esclarecedor tudo o que li neste artigo, muito bom.

Avatar for Miguel Lucas
MARCOS

Concordo plenamente, pena que isto não esta no currículo escolar das escolas públicas e particulares.

um abraço a todos e fiquem com Deus!

Avatar for Miguel Lucas
sayonara

tenho muita ansiedade não confio em min ,não consigo fazer nada já e duas ,que faço auto escola e não posso ,não consigo escreve na frente de minguem. tudo que vou fazer tenho medo e horrível tudo isso.

Avatar for Miguel Lucas
m

já passei por isto, isto é uma sindrôme do Pânico, basta relaxar e confiar plenamente em seu poder de solucionar problemas, sem causar barulho.

um abraço e fique com Deus!

Avatar for Miguel Lucas
Marcynha santos

Olá boa noite sim sou uma pessoa muito ansiosa me preocupo com as coisas antes das coisas acontecerem e de três semanas pra cá sinto muito formigamento no braço direito,seria um sinal de AVC?

Avatar for Miguel Lucas
MARCOS

tá de brincadeira irmão, corre para acabar com sua dúvida, pois se você já é ansioso para que criar mais expectativas, via sanar sua dúvida com um especialista.

um abraço, e fique com Deus!

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Eu gosto bastante dos posts deste site! Eu participo de sessões de terapia e neste ano em particular, tenho aprendido mais a meu respeito de uma maneira mais efetiva, creio que seja por conta de começar a prática da meditação.

Quanto ao post da ansiedade não foi diferente. Recentemente percebi que sou ansioso para um determinado assunto. E a hiper generalização ainda é um hábito, embora os pensamentos catastróficos tenham desaparecido em sua maioria.

Comecei a escutar diariamente a meditação mindfulness e pretendo desafiar minha ansiedade quando ela ocorrer. Até tenho percebido quando ela se manifesta, mas preciso de um tempo maior para identificar. Acredito que estou no caminho certo para reduzir a ansiedade drasticamente.

Muito obrigado pelo post, pois está sendo bem útil seguir tais informações!

Abs!

Rodrigo

Avatar for Miguel Lucas
Victor

Como faço para comprar o livro ??
Não quero conteúdo online não, quero ler o livro mesmo, em um ligar bem tranquilo, meus amigos me recomendaram, vou ler, só basta saber onde consigo comprar.

Att, Victor Matheus

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Adorei , essas informações devem me ajudar bastante, Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
felipe

Caramba!!!Me ajudo mtt ! vlww mt legal ! Curti 😀

Avatar for Miguel Lucas
renata

652 excelente artigo,parece que está falando de mim, rsrs.Me ajudou muito!!

Avatar for Miguel Lucas
Axel Diniz

Excelente materia tenho certeza que vai me ajudar a superar oq estou passando e vou continuar a ler os outroa artigos e praticar com fe pq quero superar isso e vou conseguir.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo da Silva

Oi eu nao agüento mais esperar até o Natal não sei OQUE fazer pareçe que o meu coração vai sair para fora

Avatar for Miguel Lucas
marcia

Amei sua dicas,tava muito anciosa e com medo de tomar um medicamento q o medico m passou,e muito horrivel sentir senssaçoes de medo em td ,mas m ajudou depois q li,muito obrigado or ajudar de alguma forma….

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Olá!
uma vez que minha pressão subiu pois fui aferi-la depois do trabalho porem muito estressante sem descanso nenhum deu alta, fiquei super desesperada muito nervosa e o tempo todo achando que ia ter um AVC como minha mãe teve fiquei morrendo de medo de ter passei no PS e o medico me disse que era normal a pressão subir pois estava muito nervosa (ansiosa), nunca tive problema com pressão tenho 22 anos e 2 filhos ele também disse que se eu tivesse teria nas gestações mas não tive graças a Deus . Isso me aliviou, mas toda vez que lembro que minha pressão subiu e que posso ser uma hipertensa me bate um desespero e começo a chorar com medo da doença isso também e ansiedade? Tem dias que estou ótima nem penso nisso mas se por exemplo me dar uma dor de cabeça já fico desesperada com esses pensamentos por favor me ajuda uma palavra de conforto….

Um abraço desesperado….!

Avatar for Miguel Lucas
Andreia K M

Boa noite,
Tenho um relacionamento muito difícil com meu marido nos desentendemos direto, sou muito ciumenta, insegura e ansiosa, estouro muito rápido e isso gera brigas constantes, sou muito focada nele, tenho alguns medos, incertezas que me fazem muito mal, queria algumas dicas de como reverter essa situação, pois estou a beira da loucura, e tenho medo de perder tudo , minha família, meus filhos, enfim…não estou nada bem

Avatar for Miguel Lucas
José

Viana do Castelo, 27 de Julho de 2014

Venho por este meio comunicar à Drª Denise Moreira que tenho muito apreço por si no campo da temática sexual. . Estou a gostar de uma pessoa com nome Cidália e esse nome nos últimos tempos não me sai dos meus sonhos. Gostaria que me desse algumas sugestões/ dicas para me aconselhar a ter um relacionamento com a pessoa citada. Por isso vou contar um pouco da minha história com ela:

1) Eu conheci a mulher que eu amo que é mais velha do que eu no café, no começo eu pensei que era apenas amizade, mas com idas ao café, comecei a admirá-la como mulher e não apenas como um amigo. Eu nunca tive este sentimento tão forte com nenhuma mulher. Eu sei que ela é divorciada e tem filhas pela conversa de um cliente em minhas primeiras visitas ao café. Falou-me dos ex-maridos e amigos, mas um dia eu disse a ela para não falar muito dos ex-maridos, pois é um assunto com o qual eu me senti algum desconfortável, porque ela falava tanto deles e ela respeitou minha decisão .

2)Tendo um pouco de intimidade e confiança comecei a tratá-la pelo nome, ela chama-se Cidália e sempre gostei dela desde o primeiro dia que a vi, senti algo que eu nunca tinha sentido por ninguém, e divertimos e riamos muito quando eu ia lá .

3) Tratavamos um ao outro com respeito e cordialidade, houve um dia em que eu ofereci-lhe um cravo no Dia Internacional da Mulher e ela deu-me uma abraço apertado e eu senti uma sensação de calor em todo o meu corpo e sentia o corpo dela tb quente, com a confiança adquirida comecei por abraçá-la quando eu despedia-me dela, e tenho uma grande admiração por ela e considero-a um guerreira, porque cuidar de uma criança por si só é uma grande coragem.

4)Eu a vi chorando pelo ex-marido por não apoiar a sua filha financeiramente e apoiei-a incondicionalmente, eu a vi incapaz desesperada por um outro futuro além do que ela tem agora e sempre a apoio quando ela falava que gostaria de ir para outro país, mesmo apesar que a quer ter a meu lado mas embora ficasse desolado com a sua decisão ficaria apesar de tudo satisfeito por ela.

5) Nós saímos duas vezes, eu convidei-a duas vezes e queria convidá-la para jantar comigo desde que nos conhecemos desde fevereiro, mas já a convidei várias outras vezes, mas devido à situação difici (pois tirá pouco rendimento do café) que ela atravessa não insisti muito. Mas ultimamente senti alguma distância dela depois do entusiasmo inicial, em que ela sorria e olhava para mim.

Agora hoje:

– Com a pressão da minha família e os meus colegas e professores do curso onde eu ando a tirar acontece uma situação desagrádavel , que foi a seguinte:

5) ao fim de um certo tempo de ter a necessidade de conversar mais com ela, precipitei e acabei por invadir o espaço dela de uma forma insconciente, quando ela estava sentado no café com um amigo, mas pedi-lhe desculpas e disse-lhe que foi um momento infeliz da minha parte que sempre agi de forma justa com ela e lembrei-lhe o que fez a nossa amizade até agora e que a gostaria de continuar a manter, porque eu acho que de alguma forma a magoei e a feri, e gostaria que ela continuasse a gostar de mim como eu gosto dela, nunca senti assim o meu meu coração, porque eu nunca senti nada parecido com ninguém, quando vejo a meu coração palpita. Ela tem um contrato com o café até outubro, então não sei o que vai acontecer e eu também tenho contato telefônico dela.

Gostaria de obter suas opiniões honestas, com a experiência que você tem que voltar a ter confiança e amizade dela, porque ela estava na defensiva, pois já teve más experiências no passado e uso terceiras pessoas para me "atacar" o que é compreensível. Pois gostaria de conquistar aquela mulher, pois nunca me senti também bem.

6)Considera que ainda tenho chances de lutar por seu amor, ela ainda pode me aceitar? Você poderia me dar, por favor algumas sugestões? Estou ansioso sua resposta, brevemente.

7)Mas primeiro eu vou ir dar à mulher que eu amo espaço. Nesses dias eu vou parar de ir ao café, pois ela está com raiva de mim que é compreensivel. Eu nunca vou desistir. É um retiro estratégia eu deve ganhar passo a passo a confiança dela. Uma simples pergunta: Você concorda com me retiro estratégia e quanto tempo de dias que você considera que eu devo ir outra vez ao café.

Aguardo a suas respostas o mais breve possível.

Melhores cumprimentos

José Moreira

Avatar for Miguel Lucas
José

Viana do Castelo, 27 de Julho de 2014

Venho por este meio comunicar à Dr.Miguel que tenho muito apreço por si no campo da psicologia. . Estou a gostar de uma pessoa com nome Cidália e esse nome nos últimos tempos não me sai dos meus sonhos. Gostaria que me desse algumas sugestões/ dicas para me aconselhar a ter um relacionamento com a pessoa citada. Por isso vou contar um pouco da minha história com ela:

1) Eu conheci a mulher que eu amo que é mais velha do que eu no café, no começo eu pensei que era apenas amizade, mas com idas ao café, comecei a admirá-la como mulher e não apenas como um amigo. Eu nunca tive este sentimento tão forte com nenhuma mulher. Eu sei que ela é divorciada e tem filhas pela conversa de um cliente em minhas primeiras visitas ao café. Falou-me dos ex-maridos e amigos, mas um dia eu disse a ela para não falar muito dos ex-maridos, pois é um assunto com o qual eu me senti algum desconfortável, porque ela falava tanto deles e ela respeitou minha decisão .

2)Tendo um pouco de intimidade e confiança comecei a tratá-la pelo nome, ela chama-se Cidália e sempre gostei dela desde o primeiro dia que a vi, senti algo que eu nunca tinha sentido por ninguém, e divertimos e riamos muito quando eu ia lá .

3) Tratavamos um ao outro com respeito e cordialidade, houve um dia em que eu ofereci-lhe um cravo no Dia Internacional da Mulher e ela deu-me uma abraço apertado e eu senti uma sensação de calor em todo o meu corpo e sentia o corpo dela tb quente, com a confiança adquirida comecei por abraçá-la quando eu despedia-me dela, e tenho uma grande admiração por ela e considero-a um guerreira, porque cuidar de uma criança por si só é uma grande coragem.

4)Eu a vi chorando pelo ex-marido por não apoiar a sua filha financeiramente e apoiei-a incondicionalmente, eu a vi incapaz desesperada por um outro futuro além do que ela tem agora e sempre a apoio quando ela falava que gostaria de ir para outro país, mesmo apesar que a quer ter a meu lado mas embora ficasse desolado com a sua decisão ficaria apesar de tudo satisfeito por ela.

5) Nós saímos duas vezes, eu convidei-a duas vezes e queria convidá-la para jantar comigo desde que nos conhecemos desde fevereiro, mas já a convidei várias outras vezes, mas devido à situação difici (pois tirá pouco rendimento do café) que ela atravessa não insisti muito. Mas ultimamente senti alguma distância dela depois do entusiasmo inicial, em que ela sorria e olhava para mim.

Agora hoje:

– Com a pressão da minha família e os meus colegas e professores do curso onde eu ando a tirar acontece uma situação desagrádavel , que foi a seguinte:

5) ao fim de um certo tempo de ter a necessidade de conversar mais com ela, precipitei e acabei por invadir o espaço dela de uma forma insconciente, quando ela estava sentado no café com um amigo, mas pedi-lhe desculpas e disse-lhe que foi um momento infeliz da minha parte que sempre agi de forma justa com ela e lembrei-lhe o que fez a nossa amizade até agora e que a gostaria de continuar a manter, porque eu acho que de alguma forma a magoei e a feri, e gostaria que ela continuasse a gostar de mim como eu gosto dela, nunca senti assim o meu meu coração, porque eu nunca senti nada parecido com ninguém, quando vejo a meu coração palpita. Ela tem um contrato com o café até outubro, então não sei o que vai acontecer e eu também tenho contato telefônico dela.

Gostaria de obter suas opiniões honestas, com a experiência que você tem que voltar a ter confiança e amizade dela, porque ela estava na defensiva, pois já teve más experiências no passado e uso terceiras pessoas para me "atacar" o que é compreensível. Pois gostaria de conquistar aquela mulher, pois nunca me senti também bem.

6)Considera que ainda tenho chances de lutar por seu amor, ela ainda pode me aceitar? Você poderia me dar, por favor algumas sugestões? Estou ansioso sua resposta, brevemente.

7)Mas primeiro eu vou ir dar à mulher que eu amo espaço. Nesses dias eu vou parar de ir ao café, pois ela está com raiva de mim que é compreensivel. Eu nunca vou desistir. É um retiro estratégia eu deve ganhar passo a passo a confiança dela. Uma simples pergunta: Você concorda com me retiro estratégia e quanto tempo de dias que você considera que eu devo ir outra vez ao café.

Aguardo a suas respostas o mais breve possível.

Melhores cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Joao. Santos

Eu fico pensando o tempo todo no pior , e isso reflete no meu fisico. como controlar

Avatar for Miguel Lucas
Joyce Rafaella

Sofro de ansiedade e isso me atrapalha em tudo que faço. É como se tudo tivesse de ser feito hoje, não podendo deixar pra amanhã. É horrível lutar contra si mesmo para tentar ser livre de seus próprios pensamentos. Obrigada pela ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Prezado Miguel e companheiros,

Tenho sofrido no interior e sempre sozinha com pensamentos que não parecem ter fim. Sofro muito por ser filha única e tenho que cuidar de minha amada mãe, por esses dias descobriram uma hérnia e pedra na vesícula então ela terá que passar por uma cirurgia e dentro de mim parece que alguma coisa vai explodir.
O pior é que acaba explodindo mesmo, por causa desta ansiedade miserável desencadeei uma arritmia hoje tomo remédio para diminuir os batimentos cardíacos e tudo gira em torno disto.
Se surgi uma situação de tensão, angustia (nó na garganta), medo … logo o corpo fica estranho uma adrenalina terrível dentro de mim chega uma hora que o coração não aguenta e dispara “arritmia a sensação da morte”.
Ai sempre com medo de o coração disparar por causa de pensamentos, medos, ansiedades situações que se quer acontece e nem acontecerão você sofre… Sofre… Sofre… Uma bola de neve.
Não gosto de conversar sobre doenças, mortes, filmes de terror tensão, pessoas e animais sofrendo/morrendo corro disto tudo, fiz 1 ano de sessões com psicólogo tento me controlar de todas as formas possíveis mas tem situações que não tem como eu correr.
Preciso de ajuda, citalopram tem ajudado, porém não o suficiente.
Tenho procurado ler sobre como controlar os pensamentos para me ajudar de alguma forma, Deus primeiramente, caminhar, viajar, sair com amigos, ler ajuda muito, mas sinto que ainda está fora de controle porque algumas situações do dia a dia no trabalho pessoas a sua volta acabam não ajudando de certa forma. Espero que possa ajudar de alguma forma dizer que vocês não estão sozinhos neste mundo de pensamentos estranhos.
BIJU,biju…*-*

Avatar for Miguel Lucas
Joao Barros

Debrocei me neste site e apreciei muito esta informacao.
Nao tive a oportunidade de comprar o seu livro mas li umas quantas paginas e reforçou ainda mais a minha informaçao a cerca desta terrivel doença cronica.
Mas por mais informaçao que tenha continuo a ter dificuldade a controlar a minha autofobia (medo estar so).

Avatar for Miguel Lucas
Marília Santos

Obrigada pelas dicas mas acho que realmente não vai funcionar! Eu sou a pior na turma de dança e a professora grita muito alto e isso me deixa mais tensa e nervosa, e acabo errando tudo…

Avatar for Miguel Lucas
Nely

Errada é essa professora. Não tem amor e paciência pelo que faz. Procure outra vc só tem a ganhar. Eu sofro muito com ansiedade tb. E o medo paralisa a gente.

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Estou namorando faz 3 meses uma pessoa que mora a 80km de mim. Minha ansiedade para ficar com ela todo final de semana é enorme, mas ela tem uma vida muito ocupada e tem época que ficamos semanas sem nos ver e isso está me matando por dentro. Eu não consigo entender por que ela sempre tem tempo para sair com amigos mas não sai comigo, nao consigo planejar algo concreto com ela, sempre fica a duvida se vou ou nao ver ela e isso está me destruindo. Amo muito ela…
Faço faculdade e estou no ultimo ano, meu TCC não existe porque nao consigo me concentrar. Tenho faltado na aula, fico tao ruim que tem dias que nao consigo nem sair de casa de ansiedade e depressao. A saudade que tenho dela é daquelas de doer o coração. Tenho medo de perder ela por causa da minha ansiedade e não sei o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Faz dois dias que eu estou muito ansiosa, isso não passa, hoje cheguei ficar doente por causa da minha ansiedade, eu não consigo controlar, eu não consigo comer nada por causa disso.

Avatar for Miguel Lucas
Julio

Me ajudou bastante, muito obrigado por ter disponibilizado este artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Goret de Jesus

Miguel Lucas,
otima a sua publicação.
Tive ansiedade aumentada apos me tornar mae há 5 anos.
Tenho 50 anos e por não ser tão jovem me preocupo com o futuro
de minha filha, gostaria de viver ate que ela se torne independente, adulta , ai
fico pensando e se eu morrer antes como vai ser a vida de minha filha, não quero
que ela sofra.
Vou tentar praticar reservar um horario para as preocupações.
Atenciosamente,
Maria Goret

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre Correia

sou uma pessoa muito descontrolada, tinha vícios, porém tive que deixar alguns por motivos de saúde, ansiedade, causou-me mau estar, sismar sempre com o problema, e sem conseguir me concentrar em numa actividade, pratico skate a mais de 5 anos, e agora sempre que vou andar parece que nao consigo respirar bem, que quando paro para descansar me começa a dar apertos no peito, transpiro mais que o habitual, e sinto-me estranho comigo mesmo, as vezes penso que tudo o que penso vai dar ao mesmo caminho, volto a pensar na ansiedade, nem tenho saído de casa, tenho dormido mais de 12h ando sem apetite, tomo chá de camomila, tomo calmantes, e isso ainda me deixa mais preocupado, tenho medo do que possa acontecer, já ouvi muita coisa, já ouvi um amigo meu que já passou pelo o mesmo e que se curou, e também queria que isto me passa-se, queria poder estar com a minha namorada sem ter preocupações, e poder sair de casa a vontade, andar em transportes sem ter receio que me aconteça alguma coisa de mal .. espero qe alguém me possa ajudar, fico aguardar retorno

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Me identifiquei, com tudo o que esta escrito, apesar meus tipos de pensamentos são do lado positivo, ou seja, para evitar coisas ruins e evitar surpresas desagradáveis, porém fico em minha mente involuntariamente imaginando cenários catastróficos, 100%, cenários assim para poder prever todas as possibilidades ruins. As dicas para controlar a ansiedade são ótimas, mas a da meditação é muito difícil.

Avatar for Miguel Lucas
Marina

Ola!
Nunca passei com um psicologo para saber …. mas lendo este artigo percebo que tenho ansiedade cronica pois vivo todos esses sintomas….. ela vem aumentando ultimamente…..porque mesmo que eu tente fazer técnicas de relaxamento anda piorando ate dores de cabeça fortes ando tendo ultimamente…..confesso que a academia me ajuda a relaxa….mas nos últimos dias essa ansiedade aumento de tal forma que não consigo trabalhar e muito menos me concentra na faculdade…………..e como se fosse um sentimento de abandona tudo!!! e fugi O que faço!!!!!????

Avatar for Miguel Lucas
Deusdedit A Beltrão

Olá, tenho esse problema de ansiedade, que muito me prejudica, principalmente nos meus relacionamentos, ja fiz terapia algumas vezes mas o problema persiste, agora estou determinado a resolver esse problema.Gostei muito desse artigo vou colocar em pratica as 5 estratégias e estou confiante. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Breno

Olá Miguel, me chamo Breno, tenho 28 anos. As vezes tenho ansiedade e isso faz com que eu sinta ânsia de vômito porque começam a surgir pensamentos que causam asco em mim e fico tentando desviar e há dias que não consigo e acabo tendo ânsia mas não chego a vomitar, é somente ânsia mesmo. Com esse seu site descobri que tenho pensamentos catastróficos e raciocínio emocional. Vou começar a utilizar as técnicas que você propôs.

Muito obrigado pela atenção.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Ajudou muito obrigado.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
kelly

Sou uma pessoa muito ansiosa e muitas vezes passo do limite,pois antes de ter ctz de algo eu md desespero e fico chorando botando na minha cabeça que ñ vai dar certo ou que i vo tirar nota boa e nao tem nenhum ponto otimista sempre penso negativo e nao tenho ums perspectiva

Avatar for Miguel Lucas
kelly

Sou uma pessoa muito ansiosa e muitas vezes passo do limite,pois antes de ter ctz de algo eu md desespero e fico chorando botando na minha cabeça que ñ vai dar certo ou que ? vo tirar nota boa e nao tem nenhum ponto otimista sempre penso negativo e nao tenho uma perspectiva boa do foturo so acho q vai dar tudo errado e fico pensano muito nisso em qualquer local que estou e ansiosa a todo momento msm sem motivo.Algumas pessoas mefalaram que pode ser depressao,mas tenho essa duvida c e apenas um tipo d ansiedade ou um sinal d depressao.Preciso muito d sua ajuda obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Robert

Eu não sou psicologo, mas acho que esse livro "Ataques de Pânico" do Miguel Lucas começa errado pela capa. Se uma pessoa com a síndrome ver essa capa já vai ter um ataque. Na minha opinião deveria ser um campo florido. Se for uma boa ideia fica a dica para a próxima edição. Ótimo artigo, obrigado! Abs!

Avatar for Miguel Lucas
samanta

bom dia,
várias vezes já recorri a essa pagina para melhorar os sintomas que sinto, vou tentar ser breve na descrição do meu problema: Sempre fui uma pessoa que cuida da saúde , faço exames sempre, no começo do ano , a sensação de que ia ter um infarte aumentaram muito e o medico dizia que era ansiedade e também problemas de refluxo, fiz todos os exames inclusive endoscopia, fiz esteira, eletro, eco, tudo, até que não suportei mais a dor e mudei de medico, que me passou um cateterismo e foi constatado 2 artérias com 90% comprometidas, fiquei internada e fiz uma angioplastia com 2 stent, correu tudo bem, não fiquei em UTI, fui embora no outro dia, entrei numa depressão, tristeza e até hj depois de 9 meses, sinto uma angustia, uma sensação horrível no meu rosto, no maxilar, mas não tenho aperto no peito, a sensação é diferente de quanto eu sentia anteriormente, é uma coisa ruim, quando passa( dura cerca de 5min as vezes mais, fico assim meio desanimada, mole, já procurei psiquiatra, psicologo mas não melhoro, me de sua opiniãop por favor.
28/11/2014
por favor me responda.

samanta
complementando, depois do procedimento, já fiz todos os exames esteira, eletro, eco, faço caminhada ou esteira quase todos os dias, e esses sintomas que sinto, as vezes nem estou pensando no meu problema, apesar que não esqueço de jeito nenhum, as vzs fico muito triste porque acho que o medico poderia ter evitado chegar a este ponto, já que eu não fui negligente com minha saude e isso me doi muito. obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Janio Cuscan

este assunto é muito bom ser comentado por que o panico é muito ruim ,acredito que se pudesse quem teve o primeiro jamais queria que um dia voltasse ,é pior doque qualquer doença , peço a Deus que jamais de forma alguma este tipo alguem possa sentir ,abraço a todos que lerem esse meu comentário

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo Mesquita

Minha esposa "deu a luz" ao nosso filho, e não foi parto normal, era o que desejava-nos, mas não saiu do jeito que nós queríamos, nisso eu comecei a ter muita ansiedade, não estou conseguindo me alimentar direito, preocupado constantemente com ela, pensando que a qualquer hora ela pode passar mal ou coisa pior, dias atrás ela passou mau e chegou a vomitar, isso mexeu muito comigo, não durmo direito pensando que isso vai ocorrer de novo.

Avatar for Miguel Lucas
sandra

Olá pessoal. li alguns comentários e me identifiquei com o que se pode dizer sintomas da ansiedade. Respiração ofegante, boca seca, tremores, formigamentos e outros. já passei por cardiologista, pneumologista e não deu nada. fui num naturalista e disse q meu problema era ansiedade assim como foi confirmado também por um clínico que me encaminhou para fazer terapia para descobrir o motivo de td isso. Hoje tenho 46 anos sou solteira e não tenho filhos, e pelo que me conheço preciso mto deixar de me preocupar com os outros e com o amanhã. Sou também muito perfeccionista e me cobro muito. agora vou procurar me libertar mais desta situações e viver minha vida com mais leveza. mas td isso existe um grande motivo. Perdi meus pais cedo e tive responsabilidades que me cobrava de uma forma dura de encarar a vida sem experiencias e sem alguem para poder compartilhar a vida. Mas tive e continuo tendo o nosso Deus maravilhoso que sempre esteve comigo me fortalecendo e colocando pessoas maravilhosas no meu caminho e não vou permitir que doença nenhuma venha me abater, porque quando as coisas não estão bem peço a Deus que me mostre como devo solucioná-los e estou determinada a mudar meu estilo de vida e só de pensar assim com ajuda de alguns calmantes naturais já me sinto melhor. Precisamos também desfazer de td aquilo q nos incomoda, aquilo que só serve de entulho, a gente se sente sufocada. Liberte-se . Minha terapia são meus pensamentos positivos e tenho um grade terapeuta que é Deus. fonte de vida. Deus abençoe a todos.

Avatar for Miguel Lucas
sandra

Olá pessoal. li alguns comentários e me identifiquei com o que se pode dizer sintomas da ansiedade. Respiração ofegante, boca seca, tremores, formigamentos e outros. já passei por cardiologista, pneumologista e não deu nada. fui num naturalista e disse q meu problema era ansiedade assim como foi confirmado também por um clínico que me encaminhou para fazer terapia para descobrir o motivo de td isso. Hoje tenho 46 anos sou solteira e não tenho filhos, e pelo que me conheço preciso mto deixar de me preocupar com os outros e com o amanhã. Sou também muito perfeccionista e me cobro muito. agora vou procurar me libertar mais desta situações e viver minha vida com mais leveza. mas td isso existe um grande motivo. Perdi meus pais cedo e tive responsabilidades que me cobrava de uma forma dura de encarar a vida sem experiencias e sem alguem para poder compartilhar a vida. Mas tive e continuo tendo o nosso Deus maravilhoso que sempre esteve comigo me fortalecendo e colocando pessoas maravilhosas no meu caminho e não vou permitir que doença nenhuma venha me abater, porque quando as coisas não estão bem peço a Deus que me mostre como devo solucioná-los e estou determinada a mudar meu estilo de vida e só de pensar assim com ajuda de alguns calmantes naturais já me sinto melhor. Precisamos também desfazer de td aquilo q nos incomoda, aquilo que só serve de entulho, a gente se sente sufocada. Liberte-se . Minha terapia são meus pensamentos positivos e tenho um grade terapeuta que é Deus. fonte de vida. Deus abençoe a todos.

Avatar for Miguel Lucas
Givanildo Cirilo de Souza

Tenho uma certa ansiedade. Tomo um medicamento a noite para abater essa ansiedade. Todavia, as vezes, tomo um meio comprimido ao dia, porque sinto um desconforto respiratório. Tenho, também, um pigarro constante na garganta. Será a própria ansiedade ou outro problema respiratório associado á ansiedade. Geralmente, ataca mais na parte da tarde. Quando isto ocorre, fico com muitos gases e não consigo arrotar o suficiente e flatulências não são eliminadas o suficiente para amenizar o fator respiratório. Minhas condições financeiras, no momento, me impede de procurar um médico particular. No SUS, leva-se meses para conseguir um médico em condições. Gostaria de uma informação mais detalhada, sobre o assunto. Dai, faremos um esforço e procuraremos um bom médico. O medicamento que uso e foi indicado a muito tempo, por um médico particular, é o Alprazolam 1 mg. Tomar um ao deitar e durante o dia se necessário, 1/2 comprimido. Todavia, mesmo tomando o 1/2 comprimido durante o dia, não ameniza o problema. As vezes, tomo outro 1/2 comprimido. Gostaria de uma informações médica a respeito.

Avatar for Miguel Lucas
Alice

Olá boa noite estou precisando de ajuda não aguento
Mais essa ansiedade que me atrapalha em vários momentos da minha vida tenho um bb de 1 ano e 10 meses tudo começou quando ele nasceu meus sintomas são queimacao nas costas dor como um bíliscao no peito formigamento nas mãos e suor nas mãos gente eu não aguento mais ir em médicos fazer vários exames de coração eu preciso de ajuda já estou na psicóloga e estou fazendo tratamento com psiquiatra tomo remédios preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Costa Texeira

Muito Bom! realmente muitas pessoas sofrem de ansiedade e essas dicas são muito válidas!!

Avatar for Miguel Lucas
Eliana

Boa tarde,

Desde há mts anos sofro de ansiedade generalizada. Faço medicação há + de 20 anos! Tenho 36. Mas tenho fazes péssimas. O meu unico filho tem 8 anos e desde que ele começou a ter alguns problemas de saúde, que até acho que nao são mt. graves, eu nao sossego. Tenho um medo intenso de ele ficar doente, etc. Agora ando em acupunctura, mas devido a dificuldades financeiras sao apenas 2x por mes.
Noto que o meu filho é mt. preocupado e ansioso tambem. Preciso de uma vida + relaxada para poder ajudar o meu filho, ajudem-me p.f. já nao sei + o que fazer. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Rilson

Só tenho uma coisa a dizer em duas palavras: MUITO OBRIGADO.

Avatar for Miguel Lucas
Rita

Boa noite, tenho um filho que faz este mês 16 anos, um dos melhores alunos da turma no 10º ano, adora escola estuda muito para obter sempre os melhores resultados, mal sai de casa, evita festas e tudo porque tem sempre de estudar, de resto é 5 estrelas um miudo muito adulto que sabe o que quer. Problema grave os picos de tensão arterial, sentiu-se mal numa apresentação fica ansioso, já deitou sangue do nariz num teste, a tensão aumenta na altura da escola e gostava de saber o que posso fazer para o ajudar mais, não consigo tirá-lo de casa, desistiu da natação, é só escola,resultados escola, só nas férias consigo passear com ele e pouco. Obrigada pela ajuda

Avatar for Miguel Lucas
João Pedro

Tipo eu tenho 15 anso.. sofro muito msm de ansiedade.. qnd mudei de escola e passei pra uma escola maior todos os dias passava mal.. minha ansiedade é tanta q ate chego a vomitar .. minhas maos fikam formigando eu suo muito… nao consigo comer..recentemente começei a fazer um curso em outra cidade e a noite e eu tnho q pegar transpote pra ir minha ansiedade é tanta q so fui um dia e parei.. se eu for para um lugar desconhecido pode ter certeza q eu vou passar mal..
Mas esse site ajudou .. valeu !!!!

Avatar for Miguel Lucas
luiz eduardo

alivio e voce escuta escreve e que escute e escreva.

Avatar for Miguel Lucas
leport

Olá me é josiane, sou de burkina faso tenho 25 anos de idade, eu morava na porcaria total, com a morte de meu pai, mas como eu sou uma menina curiosa eu olhei para atalhos e confiou-me um sacerdote da Fa no benim, que deu-me o que é que a bela vida
graças a ele eu vivo em França e, para uma vivenda de luxo, apesar da minha tenra idade " sou respeitado na minha área, eu lidar com artista de renome, tais como booba kaaris, e outros, além disso, eu financiar a marca de brincadeira o jovem rapeur que traz em suma, a vida é bela no meu lado com um segredo que os ricos têm ainda um segredo aqui é o endereço do antigo que me ajudou a confiar a ele e você vai viver melhor do que os seus inimigos inshallah
muitos são passadas para ele, mas eu vou deixar você de endereço o seguinte :grandpretrefa@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
luisa dias

a QUESTÃO mais dificil é a seguinte: a gente simplesmente sente a ansiedade, mesmo sem ter os itens enumerados do texto. Simplesmente ocorre uma sensação de que algo vai explodir dentro da gente, uma tristeza, um peso que dói no coração… e nesses momentos as dicas dadas não atingem isso. O que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
PEDRO LIMA

Aprenda a curar a ansiedade,Acessando Esse LINK:http://bit.ly/cura-da-ansiedade

Avatar for Miguel Lucas
Coelho Branco

Eu sou solitário, fui abusado quando criança, e segui minha vida em relações amorosas problemáticas, a cada dia o sofrimento esmagava meu coração, e me destruía buscava ser feliz mas não conseguia, entrando em vários relacionamentos mas no fim a solidão era a única que ficava no meu lado. A tristeza bateu em meu coração e crio morada, finjo ser feliz e alegre, mas na verdade sou triste e solitário, sempre fui. Estava cansado. Atrás da minha casa no em uma chácara abandonada no escuro avia uma grande arvore perto de uma casa já maltratada pelo tempo. Caminhei até ela com uma corda. Subi na arvore e preparei uma forca avia pesquisado no Google como fazer. Quando fiquei de pé no galho não hesitei em pular. A corda aperto rapidamente meu pescoço, fiz tudo certo, na queda não quebrei o pescoço. O mais triste que me debatir para sobreviver em quanto meu peso me enforcava a cada momento e segundo. Um mendigo que vivia na casa correu e me boto em seus ombros. Ele gritava um outro saio e tiro a corda do meu pescoço. Eles me olharão e falarão esta não é a solução. Eu sentido a dor da corda no meu pescoço a única coisa que vi era que até aqueles pobres coitados tinha um a outro. Os olhos deles eram de tristeza. Eu não lembro do rosto deles sai e caminhei para minha casa. Sem falar nada deitei em minha cama e ainda estava respirando neste mundo maldito narcisista e hipócrita.
A tristeza crescia cada vez mais e mais. Não escrevo bem, me deu uma vontade de ler e fui ler. E busca porque era tão triste e eu descobri e vu te ajudar a pelo menos, tira a tristeza de vc mais ainda a solidão dormi comigo mas agora ela tem outro sentido. Me procure meu nome é Coelho Branco no face se ate os mendigos tem pessoas que os intendem e compartilham da mesma dor vc também tem, não foco meu ganho só cansei de ficar sozinho

https://www.facebook.com/maicon.guardiao?fref=ts

Avatar for Miguel Lucas
Iasodara

Este foi o melhor artigo que já li, é exatamente como penso e me enxergo.
Realmente, tudo que li me ajudou bastante a entender mais essa ansiedade que me persegue. Não tenho uma idade avançada como grande parte dos que comentaram, sou bem jovem, e vejo a maneira como a ansiedade me impede de aproveitar o melhor da juventude.
Eu fui diagnosticada com Hiperatividade e Ansiedade quando tinha 7 anos, e desde de então tentei ignorar este mal, dizendo que isso era coisa do passado. Embora as noites de insônia, o medo constante do novo e os pensamento negativos, ainda estavam vividos em minha mente.
Hoje busco através da meditação e outras técnicas, a diminuição dessa sensação tão desagradável que tanto me aflige.
Muito obrigada por postar este artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Iasodara

Este foi o melhor artigo que já li, é exatamente como penso e me enxergo.
Realmente, tudo que li me ajudou bastante a entender mais essa ansiedade que me persegue. Não tenho uma idade avançada como grande parte dos que comentaram, sou bem jovem, e vejo a maneira como a ansiedade me impede de aproveitar o melhor da juventude.
Eu fui diagnosticada com Hiperatividade e Ansiedade quando tinha 7 anos, e desde então tentei ignorar este mal, dizendo que isso era coisa do passado. Embora as noites de insônia, o medo constante do novo e os pensamento negativos, ainda estavam vividos em minha mente.
Hoje busco através da meditação e outras técnicas, a diminuição dessa sensação tão desagradável que tanto me aflige.
Muito obrigada por postar este artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Weestrelaposts

Obrigada pelos conselhos e informações incríveis!! Estão me ajudando muito.

Avatar for Miguel Lucas
André Felipe

É estranho como pareceu que acabaram de ler minha mente, achei que iria encontrar informações que não condizem com meu agir. "Se você é ansioso, simplesmente relaxe!"
Com certeza é mais fácil falar do que agir…

Avatar for Miguel Lucas
simone

Boa Noite Miguel Lucas são ótimas seu trabalho muito bom Deus abençoe eu pus é muito ansiosa preocupada às vezes perdendo até o sono pela preocupação Pela Ansiedade quando quero Uma Coisa Também de Verdade eu quero Logo depois Muito Nervosa demais Mais Graças a Deus eu já Estou Muito Bem Obrigada Também Por ajudar as Pessoas Deus te Abençoe Amém :

Avatar for Miguel Lucas
Luciene

Bom dia, tudo bem?!

Gostei muito de todos os artigos que você escreveu e tive a oportunidade de ler. Parabéns e obrigada por compartilhar. Sou psicóloga recém formada e seus artigos me esclarecem bastante!
Gostaria de aproveitar esse espaço e saber a sua opinião sobre:

– Em todos os casos de Síndrome do Pânico o portador da síndrome tem que tomar medicação?

– Como podemos trabalhar a maturidade emocional em uma pessoa?

Desde já agradeço.
Luciene.

Avatar for Miguel Lucas
Erika

Fiquei chocada com o artigo…me descreveu 100%. Fico feliz de não estar sozinha nessa e as dicas foram muito úteis. Sei que é um trabalho contínuo mas só de testar algumas e vê que funcionou já me animou a continuar. Agradeço mesmo, você não tem ideia de como me ajudou.

Avatar for Miguel Lucas
ludmila

Oi meu nome e ludmila tô passando pelo momento muito ansioso até 4 meses e sinto muitas coisas no meu corpo muito ruim e daí tem hora que eu tenho um sensação de infarto tem hora que parece que derrame é tanta coisa assim que eu não consigo controlar eu queria uma ajuda alguém pode me dizer

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Oi ludmila, isso é quando o nosso pico de ansiedade vai ao extremo!!! A partir dos pensamentos preocupados e ansiosos, começamos a sentir tudo no corpo físico(aumento da respiração, formigamento) e como já estamos com um nível de ansiedade alto, ficamos mais ansiosos ainda com essas sensações.
Por isso a importância de manter o ritmo da respiração controlada… dessa forma os outros sintomas diminuem ou desaparecem!
Espero ter ajudado! Boa sorte.

Avatar for Miguel Lucas
quesia

gostei muito do artigo, me ajudou a me acalmar num dia em que estive passando muito estresse e descontrole emocional… respirar fundo e aceitar que não posso controlar algumas coisas na vida foi fundamental para o relaxamento… agradeço seu trabalho em ajudar as pessoas!

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Estou passando por problemas de ansiedade.
Fiz um blog com relato pessoal.
http://ansiedadepanico.blogspot.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Marlene Alves

Olá chamo me Marlene
Estou casada com um homem magnífico no qual amo muito ,mas ele é muito nervoso e não consegue controlar os nervos fica mesmo fora do controle .quando esta calmo ele reflete e sabe k não procedeu bem ,mas enquanto está nervoso o mundo é todo dele.
Eu sofro muito com isso ,e gostaria de saber se há algum tratamento k ele possa fazer para controlar esses nervos dele .
Por fabor dêem me um sinal ,porque sofro muito com isso
Obrigada Marlene Alves

Avatar for Miguel Lucas
Plínia

Bom dia, boa tarde e boa noite aos leitores, me chamo Cristina e li o primeiro relato da Mariana e todos se identificando e bom, eu sou mais uma que sofre com todos estes transtornos sim. Sofri recente decepções e atribuía a elas as minhas incertezas mas hoje, depois de ler este artigo e todos os comentários vejo que não, que é algo intrínseco a mim. Não consigo mais concentrar-me no trabalho, nos estudos, tudo a minha volta parece conspirar contra mim, segundo meus pensamentos, raramente os estravazo mas sofro por muitas vezes calada, sinto falta de ar, medo, pânico! Pensei em eu mesma me internar em um manicômio pois ao meu redor a vasta maioria não consegue entender os meus sentimentos, sou extremamente negativa comigo mesmo e quando tudo parece normal o medo esta ainda maior pois anseio o passo seguinte da minha vida. Desabafos, como este, faço e nada me vem em resultado…

Avatar for Miguel Lucas
Eliabe inacio

sofro demaiss com ansiedade viuu….

Avatar for Miguel Lucas
cleo costa

Hj.quando chequei do trabalho vim direto ligar o Not,a procura de alguma resposta pra essa ansiedade que tanto mim consome,Sabe,é um batimento muito forte no coração,vem cm um peso no estomago,parece q vou Infarta.sabe quando vc esta fazendo algo de errado? Pois é.É dessa forma q mimi sinto.Foi ai q encontrei essa pagina.ja fiz tratamento cm a psicólogo, psiquiátrico eneurologista.
So que estou cm uma gastrite.O meu endocrinologista mim passou um medicamento.tomo ate hj.só estou sentindo isso a 3 dias,tomo o remedio mas não passa.o que vc pode me passa para melhora isso que estou sentido? É como se eu fosse infarta.cm um peso no estomago.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Boa tarde…. Sou ancioso e tenho sindrome do panico desde 2009 quando fiquei nervoso e passei mal dentro do banco… hoje não frequento lugares cheios de gente e principamente banco! sofro muito com isso !!!! Alias ja são 06 anos sofrendo desse jeito ja procurei bastante medicos e sempre dizem que não tenho nada, que sou saudavel.. preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Ricky

Tenho ansiedade ha muito anos e nao sabia so quando tive o primeiro ataque de panico e que procurei um medico que me disse que sofria de ansiedade estou tomando medicacao mas os pensamentos ruins continuao sempre presentes ja nao sei mais o que fazer acho que estou ficando louco

Avatar for Miguel Lucas
Cristina Leonhardt

Olha, de tudo o que você deu de estratégias, o que funcionou para mim até agora foram os exercícios de meditação e respiração. Se não encontrasse uma forma de me controlar, não poderia viajar mais de avião – que faço muito – e a insônia estava pegando.
Tem uma outra coisa que eu reconheci: há ambientes que simplesmente não são para mim. Tive um chefe muito ansioso, extremamente dominante e instável, que era uma péssima influência – só de sair de perto da sua sombra, minha saúde retornou. Eu achava que era super-humana, e que aguentava tudo, mas não aguento não – tenho meus limites. Coloquei esta experiência neste post aqui:
http://cuorecurioso.com/2015/09/16/ansiedade-matando-este-monstro-silencioso/

Avatar for Miguel Lucas
Maria Jose

hoje ainda tive uma crise, mal estar,pensei que era fome comi, deu ansia de vomito,medipressao estava dentro do normal,mas me sentia ansiosa,tomei1/4 de clonazepam de 5mg melhorei,mas ate quando?

Avatar for Miguel Lucas
jKA

otimo artigo, vejo que as maioria das dicas são para relaxar o a mente e o corpo e isso funciona mesmo.

Eu sempre tive certa ansiedade em baixo grau más com alguns acontecimentos ela aumentou e tive um ataque de panico que é uma sensação horrivel com isso tive pertubações no sono.

Melhorei bastante ao conhecer a espiritualidade ( eu não tô falanda de religião) e sim a espiritualidade que esta dentro de todos nós e que e alguns momentos nos a percebemos, isso me fez extinguir o pensamentos de suicidio.

tudo acorreu após um experiencia fora do corpo e vi meu corpo dormindo e eu fora dele consciente, antes disso eu pensava muito em suicidio e logo pensei se cometesse estaria apenas matando o meu corpo, pesquisei por relatos de espiritos suicidas e conclui que não quero passar por isso.

pratica meditação e algumas praticas energéticas que me ajudam muito, principalmente do site; luz da serra.

Avatar for Miguel Lucas
Wendel

Acabo de descobrir que sofro de ansiedade, queria muito uma ajuda mais complexa. Isso esta acabando comigo

Avatar for Miguel Lucas
crislaine

Boa noite. Venho em busca de ajudas de mensagens. ..e este seu texto me trouxe a coragem de escrever o que esta se passando na minha mente. Então, dezembro de 2015 comecei assistir a um seriado de zumbis. No seriado você tem que matar os zumbis para sobreviver. No final de dezembro me deu uma crise muito estranha…eu estava na minha cozinha falando para meu marido que eu estava muito mal e estava me sentindo mal mesmo sendo que o meu psicológico me deixou pertubada. Fiquei com o coração acelerado minha respiração acelerado, meu nariz comeu arder por eu ficar assutada e fiquei imaginando que naquele momento era o momento de eu partir. Desde então toda hora que passa um filme de guerra ou terremoto ou o mundo vai acabar ja começo entrar em desespero tudo de novo. Ja pebsei em fazer até besteiras para acabar com este pensamento perturbador. ..para muitos não significa nada mais pra mim isto esta sendo horrível. Nunca aconteceu nada disso na minha vida…tenho 25anos e fui ao medico e ele me fala que isto é único de uma síndrome do pânico que terei que me tratar com remédios…eu até mencionei para ele que nunca jamais irei tomar remédios para isto, eu nunca tive agora depois de esta ficando com mais idade esta surgindo uma ilusão ddesta na minha mente. Pode ate ser por outros motivos também. Eu tve um aborto espontâneo ha dois anos atrás e dezembro eu e meu marido também queríamos tentar engravidar de novo pode ser que isto tudo levou ao desespero de eu perder novamente. E aconteceu de novo de eu perder outro filho. Engravidei em dezembro e dia 6 de janeiro de 2016 descobrimos que iríamos ser papais…mais dia 07 de janeiro de 2916 eu perdi. Não sei exatamente o que desencadeou esta crise em mim é assustador para mim isto. Mais quando começa a atacar estas crises eu corro para Internet para buscar palavras sábias como a sua. Agradeço muito por termos pessoas como vocês para nos fortalecer a cada dia que passa. Espero em obter mais palavras de auto ajuda vindo direto de você para mim. Meu muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Vera Martins

Olá bom dia, eu sempre fui muito nervosa mas sofri de uma depressão e agora sinto que nunca vou voltar a ter uma vida normal estou a ser medicada mas sofro de ansiedade e nunca consigo relaxar e sinto me tal e qual como o que foi descrito! Será que vou voltar a ter uma vida normal? Tenho sempre medo de tudo. Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Geovane

Parabéns pelo artigo bom eu sofro de uma ansiedade que me impede de fazer as coisas ,tipo mal começo alguma coisa fico doido para acabar e agitado penso que vai dar errado e sempre com sentimento negativo que não sou capaz e o que é pior o fato de vc não fazer e ver o tempo passar e as pessoas ao seu redor conquistando as coisas e vc parado no tempo porque não consegue deslanchar devido ao medo insegurança de nao dar certo e isso é algo que te prende angustia o fato de estar parado em todas as areas como se livrar de uma situação dessas. me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Baroel

Eu sofro muito de ansiedade, li todos os comentários e não vi nenhum igual ao meu problema, desde alguns episódios na escola em 2010, a qual tive problemas no intestino, senti dor de barriga na escola, não foi constrangedor, mas isso afetou meu psicológico, minha ansiedade é uma falsa dor de barriga, quando vou sair para lugares com muitas pessoas ou na escola, é sempre o mesmo dilema, suor frio, agonia… alguém passa pela mesma situação que eu? Como posso evitar isso que atrapalha tanto meu desempenho escolar e etc?

Avatar for Miguel Lucas
José

Com certeza o melhor texto que já li sobre o tema, totalmente completo: informativo, esclarecedor e sugestivo. Parabéns, está me ajudando bastante, pois minha ansiedade evoluiu para um TOC, mas estou em tratamento.

Avatar for Miguel Lucas
ronaldo

muuuuito bom
e tambem porque esistem pessoas como voces
do bem.

boa pascoa e bom ano

Avatar for Miguel Lucas
Fah

Olá!
Queria dizer que gostei muito da matéria.
Lendo alguns pontos me fez rir comigo mesma, parecia estar me vendo ali…
Eu melhorei muito de uns anos pra cá depois que descobri que o que eu tinha era ansiedade, porque ate então, nao sabia exatamente o que era. Com 21 anos tive ataques de panico, terrores noturnos…As coisas foram melhorando, mas, ainda sofro um pouco com a ansiedade.
Hj em dia sou bastante otimista, mas, no decorrer da minha vida estabelecia "regras"…por ex:
"se eu pensar positivo coisas muito ruins podem acontecer..entao vou pensar negativo e o pior..da maneira mais pessimista possivel, porque se nao for bom o resultado eu ja vou estar preparada"

depois mudava um pouco:

"se eu nao me preocupar…nao eh um bom sinal…eh sinal de que algo errado vai acontecer…"

parecem iguais..mas ia mudando um pouco…
eh complicado ate mesmo de explicar…
ou seja
eu nao consigo parar com esse vicio de pensar que "eu nao tenho o direito de ser feliz".."porque isso eh muito bom pra mim"..e quando as coisas vao bem eu sempre acho que tem algo errado…

as vezes ate me pego, hj em dia, nao me preocupando..ai daqui a pouco "opa" sera que nao me preocupar ta certo? e assim eu sigo a minha vida…
ja exagerei muito..principalmente na area afetiva..quando achava que tinha algo errado e começava um milhao de coisas na cabeça a ponto de terminar o relacionamento por causa das hipoteses..

com tudo isso..quero dizer que o meu estomago desembrulhou um pouco lendo a sua materia..pois nesse momento eu estava com um "problema" de ansiedade…
e to me sentindo bem…

gostaria muito que a "ficha" realmente caisse e eu pudesse viver a vida mais leve…
eu nao quero mais ser assim…e se a vida eh minha, o corpo eh meu..entao eu que decido como quero viver…nao quero mais ser escrava de mim mesma e desses pensamento ruins…
achando que a qualquer momento posso perder as pessoas que amo..e que eh pra eu nao ficar muito feliz porque senao…

Vou continuar lendo as suas materias…sou muito cetica, muito desconfiada…
as vezes me acho muito superior as coisas e pessoas..e hj entendo que nao sou…e gostaria de começar e melhorar isso tb…

Obrigada
tanto a materia quanto ate mesmo alguns comentarios me fizeram bem por saber que nao sou a unica e que nao estou sozinha 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Matheus lima pinho

Eu tbm passo por essa situação é muito ruim vc se sentir com medo sendo que não tá acontecendo nada que nem diz no site são coisa mentais pensamento negativo i eu penso muita coisa negativa achando que não consigo mas sei qtue eu sou forte e vou tirar isto da minha mente

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Muito bom esse texto, e hoje posso dizer que não tenho mais o controle da situação e tomei coragem de procurar ajuda profissional, pois cada tentativa com desistencias estão me causando mais frustações e culpas, por eu não conseguir mudar e não ter forças pra isso!

Avatar for Miguel Lucas
Douglas Viana

Muito legal seu artigo, gostei muito, valem a pena todos ler. você tem algumas dicas pra transtorno de ansiedade também?

Avatar for Miguel Lucas
Michele

Esse foi o melhor texto que eu li sobre isso. Adorei

Avatar for Miguel Lucas
Victor Smith

Galera sofro muito com ansiedade e só quem tem sabe o quanto é horrível mais estou achando uma luz no fim do túnel quem Quiser conversar meu watsapp é 984948698

Avatar for Miguel Lucas
Debora

Qual DDD VictorSmith ?

Avatar for Miguel Lucas
Victor Smith

Oi Débora meu número é 091 984948698

Avatar for Miguel Lucas
henrique

eu sofro de ansiedade, e agora a situção ficou mais complicada, desenvolvi sindrome do panico, as vezez fico tão ansioso que parece que vai me dar um ataque fico sem ar, ou vzs imagino varias doenças que tenho ja fui no medico fiz exames e a medica disse que nao tenho nada so sindrome do panico

Avatar for Miguel Lucas
guilherme

Devia mudar o nome do artigo. São dicas para EVITAR a ansiedade e não para ALIVIAR.

Avatar for Miguel Lucas
Simone

Sofro de ansiedade, o tempo todo, não tenho trégua, uma angústia que não passa!
Lendo a matéria, me enxerguei, me vi, é extremamente difícil ser uma pessoa exageradamente ansiosa.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Andrade

Desde os 21 anos que sofro de ansiedade,apos uma separaçao de um namorico,e apos varias idas ao hospital de urgencia e passado 3 anos nisto dia sim dia nao, me receitaram o diazepam para tomar em SOS,no inicio tinha receio mas fui ganhando confiança,pois tinha o dito comprimido sempre comigo,se algo acontese-se ja sabia que passado 20 minutos tudo passava. Houve alturas que talvez tenha tomado 3 comprimidos durante 1 ano. Agora com 43 anos o pesadelo voltou e em força,uma noite acordei com uma tendinite no ombro,dores horriveis,passado 1 semana começei com tonturas/vertigens,depois tudo o resto,aceleraçao do coraçao,suor nos pes e maos,sensaçao de falta de ar,nó na graganta , panico ,e zumbido no ouvido esquerdo. Ha 6meses que ando nisto,2 medicos de clinica geral,otorrino,psiquiatra,neurologista,e todos os exames feitos,desde reçonancia magnetica,TAC,varios exames ao ouvido e nada,simplesmente me receitam anti-depressivos,na qual ja tomei e nada fazem. Ultima salvaçao acunpultura esta semana,o medico disse que era de facil tratamento,mais 80euros e nada,estou igual. Nao tenho qulquer motivo para estar neste estado,nem preocupaçoes,nao consigo perceber como nao ha tratamento para este tipo de doença em 2016 :

Avatar for Miguel Lucas
Jéfferson

Sofro de ansiedade desde criança, mas ultimamente tenho percebido que esse mal vem aumentando cada vez mais. Quem quiser conversar sobre e compartilhar métodos para aliviar isso meu watsapp é: (85) 99428-8628

Avatar for Miguel Lucas
Victor Smith

Pessoal sofri demais com ansiedade mais hoje estou melhorando. Tenho um grupo no watsapp quem quiser participar para agente trocar uma ideia e ajudar uns aos outros meu número é 091984948698

Avatar for Miguel Lucas
Manuela

Adorei o artigo, realmente me ajudou a entender o que eu estou passando. Nunca tive esse tipo de pensamento ansioso toda hora mas devo dizer que quando eu era menor quase chorava nas provas porque achava que eu n iria conseguir, que eu n era tão boa quanto às Minhas colegas mas pelo menos isso passou. Agora ultimamente (esse ano) tenho me preocupado com tudo, se eu falar tal coisa, o que eles vão pensar de mim!? (Fico analisando cada coisa que eu falo achando que vão me julgar) Ou que algo horrível está para acontecer (começo a imaginar coisas ruins no meu futuro), começo a ficar assustada e com isso gera mais pensamentos preocupantes na minha cabeça, às vezes começo a pensar que posso estar ficando louca! Mas é um pensamento que não faz sentido mas mesmo assim me preocupa e isso é um saco! Por mais que eu tente parar isso continua me irritando! Queria ir a um psicólogo mas teria que falar isso para a minha mãe e não sei como falar para ela… Mesmo sabendo que esses pensamentos são sem sentido e que está tudo bem, continuo com eles!

Avatar for Miguel Lucas
clifford

Esse texto foi de grande ajuda, sou muito depressivo e ansioso, estou passando por um momento muito difícil, algumas vezes acho que não vou suportar, li esse texto e tive um grande alívio, parece que foi escrito pra mim. Vou imprimir e quero andar sempre com ele para os momentos de ansiedade.
Muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Michael Douglas

Bom dia Pessoal!

Passo por tudo isso também e por isso fiz esse site para conversamos via chat…

http://micdoug92.wixsite.com/ansiedade

Avatar for Miguel Lucas
Natacha

Ja deram uma olhadinha no meu blog? passe la e deixe sua opnião.. Final de Semana te mmuuuuuuuuuuuito mais!!! Ansiedade, Maquiagens, Livros, Filmes, Entretenimento, Profissões, Faculdades, Casamento, Receitas, Decoração e muitoo maiiss!!!

natymkdivas.blogspot.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Maria do Amparo da Silva Correia

Olá!
Moro na Zona Rural e por isso uma ajuda profissional é mais difícil.
Miguel Lucas, li seu Artigo e adorei as dicas.
Eu estou passando por tudo isso, não consigo mais desligar meu cérebro, até na hora das minhas orações, vem outros pensamentos, fico o tempo todo preocupada em errar algo, em dizer palavras erradas e quando isso acontece, meu corpo treme, sinto-me inferior, sem reação, tudo trava. Agora estou tendo vertigem quando me preocupo com alguma coisa ou quando fico nervosa. Quero resolver as coisas sempre rápido demais, estou me cobrando demais. Estou sofrendo com isso, pois não estou conseguindo me concentrar em nada. Sou professora 40 horas e quero me livrar disso.
Não bebo, nunca fumei, minha alimentação é saudável, tenho uma família maravilhosa, isso começou por excesso de preocupação.
Se puder enviar alguma resposta para meu e-mail, eu agradeço.
Até mais.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Eduarda

Minha ansiedade não me permitiu ler o texto inteiro. Eu tenho muita crise de ansiedade, quando ouço uma palavra como "morte", "assassinato" e coisas do tipo, eu fico ansiosa; ou até mesmo quando estou comendo uma bolacha como agora e começo a pensar "e se tiver veneno?", e começo a passar mal, suar, meu estômago começa a doer e por aí vai. Eu não sei mais o que fazer, o meu remédio é natural só que ele acaba baixando a pressão e eu já tenho pressão baixa…

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Eu me sentia muito ansioso a alguns tempos atrás, mesmo com a terapia e os medicamentos acabava tendo crises e não conseguia fazer várias coisas. Cansando de tudo isso procurei ajuda na medicina alternativa, e iniciei yoga e acupuntura, foi muito eficaz. No entanto hoje estou me sentindo ansioso porque vou na casa da minha namorada, e as última vezes que fui lá o tédio acabou tomando conta de mim, acredito que estou com esse medo (irracional) e queria muito mudar esse quadro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *