Como superar a timidez
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Como superar a timidez

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Você consegue lembrar-se de como era fazer um discurso na escola primária na frente de toda a classe?  Ou quando entra numa sala cheia de estranhos e tem um surto de auto-foco e ao mesmo tempo fica com a sensação que todas as pessoas estão a observá-lo? Provavelmente a sua boca ficou seca, você sente-se agitado e com uma sensação de borboletas no estômago, enquanto o seu coração vai batendo cada vez mais rápido. Nesses momentos, certamente você dava tudo para saber como superar a timidez!

Quer sejamos introvertidos ou extrovertidos, todos nós podemos experienciar esse sentimento de timidez em algum momento das nossas vidas. Socialmente, construiu-se a ideia errada de que só os introvertidos vivem a experiência da timidez, mas isso não é verdade. A timidez tem mais a ver com estar à vontade consigo mesmo, especialmente quando se encontra em situações sociais.

Para muitas pessoas, esta condição pode por vezes estender-se até à idade adulta. Talvez você hesite em fazer um telefonema ou abordar alguém para pedir uma orientação. Às vezes isso pode prejudicar mais do que ajudá-lo. Você começa a evitar algumas situações, evita ir a lugares, evita constrangimentos, pode evitar defender a sua opinião por receio do confronto e da exposição.

A timidez pode estar confinada a algumas situações específicas não se tornando incapacitante nem angustiante. No entanto, em determinadas situações, algumas pessoas pouco a pouco vão generalizando os acontecimentos incómodos ao ponto de poderem vir a desenvolver timidez incapacitante e alguns transtornos de ansiedade, como a fobia social e ataques de pânico.

Entendendo a timidez

A timidez está enraizada no medo, num medo irracional de falar e ser humilhado ou ignorado. Porque é que algumas pessoas tem tanto medo de falar ou de se expor? Aponto para algumas causas principais como a hipersensibilidade, insegurança, ausência de habilidades sociais e perfeccionismo. Quando você associa falar ou interagir socialmente com angustia, constrangimento e vergonha, provavelmente fará quase qualquer coisa para o evitar.

Infelizmente, a timidez é um enorme obstáculo para o sucesso. Para as pessoas que compartilham esse problema, é importante compreender as causas, trabalhar e esforçar-se para superá-la, desde que sintam que lhe causa prejuízo na sua vida .

As três componentes da timidez

A timidez desenvolve-se em torno de três componentes:

  • Excesso de auto-consciência. Você está muito consciente de si mesmo, particularmente em situações sociais.
  • Excesso de auto-avaliação negativa. Você tende a ver-se negativamente.
  • Excessiva auto-preocupação. Você tende a prestar muita atenção a todas as coisas que está fazendo de errado quando está perto de outras pessoas.

Isto é-lhe familiar? Quando está enfrentando a timidez, você encaixa-se  em algum estado de espírito, numa ou mais das categorias acima? Provavelmente sim.

Porque sentimos timidez?

Todos nós sentimos timidez de formas diferentes e em graus variados. No entanto, apresento algumas razões tipo que podem estar na origem da timidez prejudicial:

Fraca auto-imagem. Isto é especialmente verdade, para algumas pessoas que sofreram na escola algumas experiências negativas de afronta e diminuição de si mesmas. Isso pode ter levado à criação de uma crença negativa de que as suas qualidades pessoais não eram interessantes, ou dignas de admiração. Provavelmente esforçou-se por ser como as outras pessoas (crianças/jovens), resultando num sentimento pejorativo acerca de si mesmo afetando-lhe a auto-estima e auto-confiança.

Exemplo:

  • Júlia: Olhando para trás eu nem tenho certeza se sabia quais eram as minhas virtudes, eu sabia que todo mundo parecia ser uma pessoa mais interessante do que eu, então eu tentei imitá-los.
  • Ana: Eu pensei em mim como sendo interessante, porque eu era alta, e trabalhei muito duro para manter essa imagem. Foi, claramente, uma falsa imagem em que trabalhei duro para manter. Foi cansativo e eu era extremamente auto-consciente. Mesmo que as pessoas não me vissem como tímida, eu sentia-me tímida na maioria das vezes e com muita ansiedade. Acontece que a grande quantidade de crianças “fixes/bacanas””, têm uma fraca auto-imagem e querem ser como os outros.

Pré-ocupação consigo mesmo. Algumas pessoas quando estão perto de outras pessoas, tornam-se extremamente sensíveis ao que estão fazendo, como se tivessem sido colocados no centro do palco. Isso cria ansiedade e faz com que questionem cada movimento que executam. Fica-se com a atenção auto-centrada, em particular sobre: “O que eu estou fazendo de errado?”. Isto pode causar uma espiral descendente de negatividade.

Exemplo:

  • Júlia: Agregado a uma fraca imagem pessoal, eu pensava que não fazia nada correto! E isso dava início a um ciclo que eu não conseguia sair. O que eu entendo agora é que a maioria das pessoas não estavam olhando para mim da mesma forma como eu olhava para mim mesma.
  • Ana: Eu também era muito sensível a todos os meus movimentos quando estava na presença de outras pessoas. Os meus sentidos ficavam aumentados, principalmente na forma como eu falava, caminhava, ria, etc. O meu foco estava no medo de errar na frente de outras pessoas, e isso deixava-me muito nervosa. O que eu entendo agora é que todas as pessoas estão tão envolvidas com as suas próprias inseguranças que dificilmente notarão a minha.

Rotulagem. Quando nós nos rotulamos como uma pessoa tímida, psicologicamente sentimo-nos inclinados a viver de acordo com essas expectativas. Podemos dizer a nós mesmos: “Eu sou uma pessoa tímida, deve ser verdade que eu sou tímido. Isto é como eu sou, e este é o modo como as coisas são. “Quando nós rotulamos alguma coisa, essa coisa tem a percepção de ser fixada e, portanto, devemos viver de acordo com as expectativas da rotulagem.

Exemplo:

  • Júlia: Eu era conhecida como sendo uma pessoa tímida, ou uma pessoa tranquila, e essa percepção por vezes aprisionou-me. As pessoas esperavam que eu fosse de uma determinada maneira e eu seguia exatamente isso. Sabendo que as outras pessoas olhavam para mim como tímida, e eu não querendo ser tímida, resultou em grande ansiedade quando estava com essas pessoas. Eu realmente queria me mostrar para os outros quando eu estava à sua volta, mas rapidamente me comportava da forma como os outros me viam.
  • Ana: No fundo, senti as angústias da timidez, muitas vezes, ainda, quando estou perto de pessoas, as minhas experiências com a timidez manifestam-se de forma incomum, como quando eu estou pedindo comida, quando eu falo com alguém ao telefone, ou falo com estranhos. Eu nunca deixo esse meu lado tímido ser revelado, mas eu experimento a timidez. Nesses momentos, escuto-me a dizer: “Eu sou tímida”.

Como superar a timidez?

A seguir, apresento algumas formas eficazes para superar a timidez:

Compreender a sua timidez. Procure compreender como é que a sua timidez se manifesta na sua vida. Com que frequência? Compreender os acontecimentos e estímulos que provocam essa sensação? E em que grau lhe causa incómodo ou prejudica o seu-dia-adia?

Transforme a auto-consciência em auto-conhecimento. Reconheça e perceba que as outras pessoas não estão necessariamente olhando para você. Além disso, a maioria das pessoas estão demasiado ocupadas a olhar para si mesmas e para os seus problemas, objetivos e desafios. Ao invés de olhar para si mesmo pelos olhos dos outros, transporte essa consciência para dentro de si. Tome consciência daquilo que faz e alimenta a sua timidez. Procure dentro de si que tipo de pensamentos, atitudes e crenças tem que possam estar a funcionar como combustível para essa sensação de acanhamento social. O Auto-conhecimento e o desenvolvimento da auto-consciência são o primeiro passo para qualquer mudança ou melhoria de vida.

Conheça os seus pontos fortes. Todos temos qualidades únicas e diferentes maneiras de nos expressarmos. É importante conhecer e aceitar plenamente as coisas que fazemos bem, mesmo que possam divergir da norma. Se todos fossemos iguais, o mundo seria um lugar muito chato.

Tente perceber e/ou encontrar algo em que você seja bom e faça isso. Se identificar as suas forças e virtudes irá aumentar a sua autoestima e melhorar e reforçar a sua auto-imagem. Isto, irá ainda contribuir para o seu auto-conhecimento. É uma solução a curto prazo, mas vai-lhe dar a confiança necessária para quebrar a barreira auto-imposta de medo.

Tente perceber em que é que essa força e/ou virtude singular lhe dá vantagem. Se por exemplo, você é bom ouvinte e atento aos pormenores, use isso para identificar o que é funcional para os outros, se lhe serve a si também. Pode-lhe igualmente servir para aprender por modelagem, escolha alguém positivo, alegre confiante, e observe como essa pessoa se comporta. Recolha informações que lhe sirvam e se tornem numa vantagem.

Aprenda a gostar e a cuidar de si mesmo. Pratique a apreciação de si mesmo e tire gozo da sua forma de ser e de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo. Cuide de si, acarinhe-se, reforce-se e recompense-se,  faça coisas que você gosta, dê graças às suas capacidades e habilidades, passe tempo de qualidade. Encontre-se consigo.

Não aja sempre em conformidade. Tentar agradar e encaixar-se no perfil de todas as pessoas é desgastante e aborrecido. Entenda que não há problema em ser diferente. Na verdade, subjacente à exibição pública das pessoas populares, alegres e exuberantes, provavelmente também em algumas alturas das suas vidas confrontam-se com inseguranças, dúvidas, auto-centramento, estranheza e sentimento de desadequação. Aceite a forma como você é, e caso pretenda melhorar algo, arranje uma estratégia para o alcançar. Não se castigue, não se despreze nem menospreze, você não pode querer ser qualquer um. E caso pretenda ser diferente, não tem necessariamente de ser por motivos depreciativos e negativos, mas sim apenas porque quer e deseja isso.

Foque-se nas outras pessoas e interaja com elas. Ao invés de focar-se no seu embaraço quando se encontra em situações sociais, foque-se naquilo que está a acontecer, o que as pessoas dizem, como se comportam, foque-se no prazer que está a retirar ao apreciar o momento. Torne-se interessado em aprender sobre os outros, em retirar proveito das conversas que tem. Você pode tentar pensar algumas coisas para si, enquanto interage com os outros: “O que é que esta pessoa tem que eu gosto?

Alivie a ansiedade através da respiração. A ansiedade e o medo podem ser uma experiência angustiante se você estiver tentando tornar-se mais assertivo a fim de superar os seus receios. Uma técnica simples para aliviar a ansiedade e reduzir a angustia  é, fazendo algumas respirações profundas, concentrando-se apenas na sua respiração. Inspire e expire lentamente e de forma profunda (contado: 1,2,3,4), enquanto sente o ar que entra e sai dos seus pulmões.

Perceba como isso o deixa mais relaxado e descontraído. Sinta essa sensação e acalme-se. Ao atingir um estado mais calmo, volte a atenção para as suas capacidades e habilidades. Seja positivo e afirmativo na construção dos seus pensamentos.

Aliviar a ansiedade através movimento. Uma maneira de melhor entendermos os sintomas da ansiedade é através da acumulação de energia e consequente bloqueio. Podemos libertar essa energia através da atividade física. Exercícios como correr ou andar ajudam à fluidez de algumas das energias bloqueadas, mas também ajuda à diminuição dos sintomas físicos causados pela ansiedade. Existem na verdade muitos benefícios para a saúde associados à atividade física. Se ainda não pratica regularmente nenhum tipo de atividade física, aconselho-o a ponderar essa hipótese e a procurar esclarecimento acerca do tipo de programa que se encaixa melhor na sua situação. Caso sofra de alguma condição médica, marque uma consulta com o seu médico.

Uma outra técnica efetiva é um exercício derivado das técnicas de relaxamento (scan corporal). Sente-se ou deite-se. Tente ter a percepção total do seu corpo, traga para a consciência cada parte do seu corpo, a partir da cabeça e em direcção aos pés. Mentalmente faça um scan ao seu corpo, tentando identificar algum ponto de tensão, quando identificar, centre-se nesse ponto e reserve algum tempo da sua atenção.

Tente contrair ainda mais essa zona identificada e em seguida, relaxe. Contraia e relaxe as vezes necessárias até que sinta alívio da tensão. Continue com a monitorização das zonas tensas, no sentido: Cabeça > Pés.  Em cada parte do seu corpo que vai identificando como estando tensa,  aperte os músculos dessa zona durante 3-5 segundos e em seguida relaxe. Quando relaxa, expire, isto ajuda a libertar a tensão.


Visualização. Visualize-se “encarnando” os comportamentos e atitudes positivas de uma pessoa confiante e feliz. Este exercício ajuda a moldar a percepção de si mesmo, assim como de forma antecipada prepara-o para enfrentar situações que normalmente lhe causam angustia. Feche os olhos, sente-se num lugar tranquilo, pode colocar uma música relaxante, imagine-se numa cena ou situação em que consiga ver-se da maneira que gostaria de ser. Nesta cena, como você se sente? O que você ouve? Sente o cheiro de alguma coisa? Você está-se movendo? O que você vê? Como é que você fala? Envolva todos  os seus sentidos para tornar a visualização o mais real possível. Tente memorizar para si todas as boas sensações sentidas.

Dica: O exercício de visualização, preferencialmente deve ser feito depois de fazer os exercícios de respiração e/ou de relaxamento (scan corporal). Desta forma, aumenta a eficácia da sua visualização.

Afirmações. As palavras podem transmitir uma energia incrível. O que dizemos a nós mesmos repetidamente, é gravado na nossa mente subconsciente, tornando-se num impulso para a ação. Se nos dizem repetidamente que nós somos incapazes, e tímidos demais para fazer qualquer coisa bem sucedida, vamo-nos tornando cada vez mais conscientes das provas que possam apoiar este “facto”, e as nossas ações serão sempre correspondentes ao que dizemos a nós mesmos.

Da mesma forma, se repetidamente, dizemos a nós mesmos que somos capazes, confiantes e habilidosos, a nossa mente subconsciente, provavelmente, irá orientar-nos no sentido de  passarmos a agir e pensar em conformidade com esse “facto”. Embora, não possamos mentir para nós mesmos, a visualização e as afirmações positivas são úteis para nos colocar no caminho dos padrões do pensamento positivo.

Aceite a rejeição sem personalizar. Devemos por vezes ter a capacidade de aceitar a possibilidade de que podemos ser rejeitados sem sentirmos que foi um ataque pessoal. Lembre-se, você não está sozinho no mundo, existem pessoas que pensam e agem de forma diferente e inevitavelmente todos nós em algum período da nossa vida vamos sentir o peso da rejeição. É parte da vida e faz parte do processo de aprendizagem. A chave está em como lidar com as rejeições. Como já referi, estar mentalmente preparado pode ser uma vantagem.

Então o que fazer para lidar melhor com a rejeição?

  • Não personalize. Muito provavelmente não foi culpa sua. Nem tinha de ser necessariamente uma questão de culpabilização (sentimento de culpa). As condições poderiam não ser favoráveis, poderia estar relacionado com questões que o ultrapassam.
  • Aprenda com a experiência. O que você aprendeu? Se tivermos uma atitude positiva, existe certamente, uma lição de aprendizagem em cada situação. É através dessas lições de vida que reside o potencial para se tornar numa pessoa mais capacitada, emocionalmente mais equilibrada. Nada está perdido se você aprender a lidar com os acontecimentos. Veja essas situações incómodas como bênçãos disfarçadas.
  • Siga em frente. Reconheça que quando você se coloca num estado de auto-piedade, não está a avançar nem a diminuir o seu problema. Nada será alterado a partir desse seu estado de auto-piedade. Quando você começa a reconhecer isso, aumenta a probabilidade de perceber que tentar recriminar-se, auto-sabotar-se é uma perda de energia e que isso acontece na tentativa de proteger o seu ego e autoestima. Mas, contrariamente às suas intenções, essa estratégia só serve de combustível para a sua timidez, prejudicando-o ainda mais. O que deverá fazer é, focar-se num processo baseado na construção de habilidades funcionais e na reestruturação cognitiva (pensamentos), de forma a desenvolver um conjunto de ferramentas que facilitem a superação da timidez. Trabalhe no seu processo de construção de ferramentas para lidar com situações que fazem disparar a timidez disfuncional. Faça coisas e não pare até conseguir. Tente novamente, tente novamente, tente novamente. Irá conseguir!

Renuncie ao perfeccionismo excessivo. Quando nos comparamos com os outros, tendemos a comparar-nos com a pessoa mais popular que conhecemos ou com as celebridades que vemos na TV. Por vezes estabelecemos expectativas excessivas, comparamo-nos injustificadamente a pessoas diferentes de nós e perguntamos “porque não posso ter isso?” ou “porque não sou assim?”. Perante estas questões, carregamos connosco a visão que outra pessoa tem acerca da perfeição e desejamos ser dessa forma.

Nas situações normais e naturais do dia-a-dia somos constantemente testados, pressionados pela própria vida, a possibilidade e probabilidade de errarmos e falharmos convive connosco. A falha alimenta-se das circunstâncias da vida. Se perante este cenário, ainda contribuirmos mais para exercermos pressão sobre nós mesmos, ficaremos por certo num cenário de desvantagem. Passamos a ser o maior construtor de cenários e pensamentos de expectativas excessivas e inalcançáveis. Isso retira-nos capacidade, racionalidade e certamente não nos ajudará a melhorar as nossa falhas.

Atenção: A ideia do perfeccionismo é uma visão que você cria na sua mente, não é propriamente a realidade das coisas. Deixe de lado a imagem perfeita, deixe de criar visões de si mesmo como tendo de fazer tudo muito bem. Expresse-se livremente, apreciando a forma como faz as coisas e focando-se no acto de fazer. Crie o hábito de ter prazer naquilo que faz, não se foque unicamente no resultado, mas sim no processo.

A perfeição não existe! O que existe é uma ideia acerca daquilo que julgamos ser perfeito, num determinado dia, a uma determinada hora, num determinado espaço, contexto e situação. Ainda assim, têm de ser criados na nossa mente critérios sobre os quais vamos avaliar o nosso desempenho de “perfeição” ou não.

Pratique habilidades sociais. Como qualquer outra habilidade, as habilidades sociais podem ser cultivadas através da prática e experiência. Quanto mais você se coloca nas situações, expondo-se, mais fácil se tornará na próxima vez. Se você tem dificuldade de saber o que dizer, você pode praticar o que quer dizer antes do tempo. Utilize a técnica atrás descrita: a visualização.

Não evite recorrentemente situações desconfortáveis. Se você abandona ou evita situações em que fica tímido e lhe causam incómodo, o que realmente está fazendo é reforçar a sua timidez. Em vez disso, enfrente a situação, force-se a ir aos sítios que lhe provocam mal-estar (dentro das situações em que acciona a sua timidez). Aproveite a situação angustiante para melhorar a sua auto-consciência  e crescimento pessoal.

Às vezes, não são as habilidades sociais que nos faltam, mas sim a falta de autoconfiança que podemos vir a ser bem sucedidos, e um elevado medo de falhar. Colocando-se nestas situações desconfortáveis, irá ajudá-lo a dessensibilizar o medo face à situação. Quanto mais você se força a enfrentá-lo, e experimentá-lo, mais irá perceber que, afinal não era assim tão assustador.Pode ser difícil para o seu ego (a ideia que tem de si e quer proteger) aceitar esta estratégia no início, mas rapidamente você irá descobrir que consegue: estar descontraído, divertir-se e apreciar o momento.

Torne-se o observador e procure em si mesmo, respondendo às perguntas: “Porque me estou sentindo desse jeito? O que me fez sentir desse jeito? Pode haver uma explicação alternativa para o que está acontecendo?” Utilize algumas das formas anteriormente descritas para elaborar uma estratégia de como deverá fazer nas situações em que a sua timidez possa atingir níveis incapacitantes e de difícil gestão.

Vá aos sítios incómodos, mas certifique-se que sabe como utilizar algumas ferramentas que o possam ajudar a lidar com a situação. A timidez não é doença, é sim uma sintomatologia que reflete a forma de pensar acerca de si mesmo, das suas capacidades e habilidades.

Considere o seguinte: Com a sugestão que fiz, não quero necessariamente dizer que deve passar a ir a lugares que não gosta, ou a obrigar-se a fazer coisas desajustadas e desagradáveis do ponto de vista moral, social e pessoal. O que lhe quis transmitir foi que, deverá tentar voltar a fazer aquilo que foi abandonando devido à sua timidez. Ou seja, saia da sua zona de conforto, caso ela o tenha afastado de seguir aquilo que quer, os seus desejos, sonhos, projetos, desafios, etc.

Três questões capacitadoras. Durante as situações e contextos sociais nos quais você pode experimentar nervosismo e angustia, periodicamente, faça a si mesmo as seguintes três questões. Fazer isto irá permitir-lhe focar-se em habilidades que promovem o pensamento positivo e mais adequado:

  • Eu estou respirando bem?
  • Eu estou relaxado e descontraído?
  • Estou a apreciar o momento?

Dica: Caso alguma dessas situações não se verifique, deverá accionar as estratégias que anteriormente praticou e implementá-las nesse exato momento.

depressão

Foque-se no momento presente. Torne-se consciente do que você está fazendo, independente do que você está fazendo, isto irá retirar o foco de si próprio. Quando você está tendo uma conversa, não seja demasiado analítico no seu pensamento e nas suas acções, deixe fluir, envolva-se no acontecimento e expresse-se com naturalidade, acreditando que está a ser aquilo que é. Aprecie isso, goze isso.

Memorize e relembre-se do seu sucesso. À medida que vai conseguindo superar a timidez, você irá saborear muitas vitórias e realizações sobre si mesmo. Você vai obter insights (formas mais adaptadas de ver as coisas) sobre a verdade por trás das situações sociais. Você vai começar a ver-se a si mesmo de forma diferente e a reconhecer que consegue sentir-se confortável e confiante em situações anteriormente angustiantes. Quando estas vitórias e realizações acontecerem, certifique-se que as regista  num caderno, descrevendo-as. Manter um diário dos seus sucessos, não só reforça a autoconfiança desenvolvida, mas também ajuda a mudar o foco para algo que pode beneficiá-lo.

Quais são alguns dos seus momentos de timidez? O que você fez para superá-los? Se você ainda não os superou, qual será a razão, e o que você pode fazer para melhor isso na próxima vez?

E VOCÊ, TEM DIFICULDADE EM SUPERAR A TIMIDEZ?

Partilhe connosco as suas dificuldades e estratégias para lidar com a timidez. Ainda tem dificuldade para superar momentos de timidez? Como é que ultrapassa esse tipo de situações? Participe e comente!

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
mariana

Parabéns, excelente assunto.
“Colocando-se nestas situações desconfortáveis, ??irá ajudá-lo a dessensibilizar o medo face à situação. Quanto mais você se força a enfrentá-lo, e experimentá-lo, mais irá perceber que, afinal não era assim tão assustador”
pode parecer contraditório , mas é verdade. Sei por experiência própria!
Sou uma pessoa timida, sob observação de desconhecidos, autoridade, novos grupos, amigos de amigos… mas dentro das pessoas que conheço estou num á vontade incrivel.Por exemplo na minha turma leria em voz alta paara todos sem problema ou nervosismo.
Para conhecer pessoas novas e mais complicado.

Tive uma fase, em que tinha de estar sob constante observação por parte de uma pessoa exterior e me sentia muito ansiosa tomando consciencia da minha falta de á vontade e capacidade de dialogar,estando sempre a pensar no que essa pessoa ia pensar, se ia dizer algo errado,etc.Auto-foco excessivo.Tremia , transpirava…

Foi uma fase em que me encaixava em fobia social, sentindo os sintomas fisicos horriveis como dor de barriga, falta de apetite,etc.
Num ciclo vicioso ia de encontro ao que tinha dito, pensando em algo que podia ter feito mal.
Isso gerava mais ansiedade.
É muito estranho: quase “á força” vagueava pelas minhas memorias da interacção e tentava encontrar coisas que tinha dito errado (e embaraçado a mim mesma)e magoava-me a mim propria.É isto que acontece muitas vezes a fobicos sociais.Estão sempre a reviver experiencias negativas, nao sai da cabeça.
Fazia das situações muito mais negativas do que eram na realidade.Pensava saber que iam reparar que estava nervosa e a tremer.

mas agora passou! Enfrentei essa situação especifica e digo a mim mesma que sou digna, inteligente tenho muitas qualidades, e que nao tenho razoes para me sentir inferior.
Se me embaraçar, nao vou estar constantemente a pensar nisso, faz-me mal.
O meu problema era inferiorizar-me a mim mesma.Falta de auto-estima.Elevava uma pessoa a algo muito superior quando na realidade nao sao assim tao perfeitas, é tudo na nossa cabeça.
Ainda assim gostava de falar mais livremente sem medo, quando estou em grupos novos.Mas acho que isso nao acontece porque preciso de mais tempo até me sentir á vontade. As vezes simplesmente o grupo não faz o nosso genero ,a nossa personalidade nao combina e ficamos calados.
Uma pergunta miguel:
A fobia social pode ser apenas em relação a apenas por exemplo uma ou duas pessoas com quem tenhamos de interagir por motivos de força maior?
Quando é em relaçao a apenas uma pessoa, penso que é porque vermos nessa pessoa um modelo. Certas características que ela tem que gostávamos de ter e queremos fazer de tudo para agradar e ser bem vista por ela( gerando ansiedade e incapacidade de falar normalmente por pensarmos que vamos dizer algo mal).Acho que é isto.Foi dificil compreender-me a mim mesma, mas penso que foi isto que se passou naquela minha fase de total desconforto e ansiedade.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mariana, obrigado pelo comentário.

O seu testemunho é enriquecedor. É sempre útil e importante percebermos como é que alguns leitores lidaram com os seus problemas, pois podem ajudaram outros que estejam a enfrentar as mesma situações. Fico muito agradecido 🙂

Relativamente à questão que colocou, não, a fobia social não se pode resumir ou reduzir apenas a uma ou duas pessoas. Isso pode sim, ser um gatilho para o início de alguns comportamentos de evitamento, fuga, inibição e estar pouco à vontade.

Sim, o facto de se olhar para uma determinada pessoa como modelo, e não queremos ficar mal visto perante ela, pode levar-nos a uma preocupação excessiva, levando a algumas inseguranças. Mas não se pode considerar fobia social.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Eu sofro com isso desde criança sempre fui aquela do canto que nunca fala tão pouco tinha amigos, nao tinha coragem nem pra tirar duvidas com o professor, isso me prejudicou muito. Agora aos 21 anos tento socializar mais mas ainda com muita dificuldade, por causa dessa timidez mudei de país pra ver se conseguia supera lá na “marra” mas ta sendo muito ruim, nao consigo perguntar tirar minhas duvidas no trabalho quando eu erro fico muito vermelha minhas mãos suam e começo a chorar e então fico mais nervosa ainda, quero que tudo saia perfeito que nao precise de ninguém mas ta complicado pq aqui eu preciso de outra pessoas, mas sinto vergonha de errar, que a pessoa ache minha duvida idiota e pense: “nossa que garota burra nao sabe fazer nada!”
To tentando melhorar faco o que posso, esse artigo que acabei de ler me ajudou a me entender melhor pois ate agora nunca tinha pedido ajuda ou pesquisado.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
luiz claudio

adorei essa materia,pois ate instantes atras achei que era uma pessoa inibida.ao contrario de pude peceber q o que faltava pra mim,era mesmo a iniciativa e atitude de tomar as decisoes de acordo com as minhas expectativas sem se incomodar com opinioes contarias.afinal se fossemos todos iguais esse mundo nao teria a menor graca.

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Olha, eu acho que eu sou timída por causa que eu não tenho muito corpo e meu dente é orrivel, sabe quando a pessoa te dá um fora, ou faz uma palhaçada e você quer rir? Então, sempre quando eu quero rir, eu imagino que eu não posso por exemplo, por causa do meu dente né… Me ajudem por tudo que e mais sagrado. Preciso perder a minha timidez!
Eu tenho 12 anos, sou loirinha, e sou meio magra’
Espero que vocês possom Me ajudar… Obriagada ‘-‘

Avatar for Miguel Lucas
Zamu

Você na verdade deve ser linda.
Algum defeito todo mundo têm, seja no nariz, orelha, barriga. Ninguém pode te julgar, pois todos têm defeitos!
Tbém sempre tem pessoas idiotas querendo tirar sarro dos defeitos dos outros. Pra esses basta perguntar se já olharam pra si mesmas (física ou psicológicamente), pois todo ser humano têm defeitos, se alguém se diz perfeito, não é humano.
Quanto aos seus dentes vc pod (e deve, pois tbém é questão de saúde) procurar um dentista, sempre há uma solução.
Quanto ao seu corpo, vc tem apenas 12 anos, ainda têm muito tempo pra se desenvolver. Ninguem nasce “gostosa”! Tem q trabalhar o corpo e dar tempo pra ele se desenvolver!
Minha dica é: pratique muita atividade física; se alimente bem e pesquise sobre a alimentação adequada pra vc; beba 2 litros de água p dia; cuide de sua pele; NUNCA PROCURE SOLUÇÕES MILAGROSAS; e simplesmente viva bem e feliz.
Um dia vc será maravilhosa e todas as garotas terão inveja, entaum por enquanto não ligue pros outros e sorria!

Avatar for Miguel Lucas
Lu

Querida, deixa te contar uma coisa. Quando tinha a tua idade tinha também um dente torto, nunca tinha percebido que ele era feio e horrível, até que em uma aula, a professora de lingua portuguesa apontou para mim enquanto eu estava rindo de algo muito engraçado e disse:-Vc tem um dente torto. Fui ao banheiro da escola e vi que meu dente era torto mesmo, a partir de então não sorri mais e me culpava todo instante por mostrar aquele dente torto para todo mundo. Na adolescencia usei aparelho ortodontico e meus dentes ficaram lindos, mas ainda sou tímida, na verdade eu não me acho tímida, mas lendo este artigo pude entender o porq de eu ficar tão vermelha em algumas situações constrangedoras. Fico vermelha só de pensar que eu ficarei vermelha se algo que não está nos meus planos acontecer. Isso é péssimo, mas vou superar de alguma forma. A gente não pode ser o que os outros dizem que somos, temos que ser o que somos, e sei que vc é muito abençoada pelo Criador e que vai superar isso, as pessoas nem estão vendo este teu dente… quando coloquei aparelho as pessoas me perguntavam o porquê, ninguém repara na gente como nós mesmos. Um abraço fica tranquila que isso vai passar e não deixe de sorrir e ser feliz por causa de algo que vc sabe que vc tem, os outros não sabem, e se sabem não interessa!

Avatar for Miguel Lucas
Cintia Oliveira Silva

Olá,
Parabéns! Muito bom o assunto.
Eu estou passando por uma situação difícil com relação a timidez. Ela sempre foi uma travação na minha vida, perdi oportunidades únicas que não voltam mais. Mas pra mim já basta, eu cansei de ser vitima desse mal. Meu negócio é ter medo de errar, de não conseguir. De me sentir inferior por não saber o que todo mundo sabe. Eu passei a minha infancia enteira ouvindo minha mãe me chamar de lesada e dizer que não sei fazer nada. Ai veio a matmática na minha vida que se tornou o bicho. Eu passei a meio que me excluir do mundo, das coisas do mundo. Nunca tentava aprender nada e saber nada com a ideia de que eu não iria aprender e nem entender. Num último teste que fiz pra emprego o empregador disse na minha cara que eu não era capaz. Foi um choque pra mim. Mas ai eu decidi fazer faculdade. E escolhi Gestão de RH olha? Parece até piada. Mas é. E eu estou enfrentando um pouco de dificuldade, tenho vergonha de fazer perguntas, faço uma aqui e ácula. E estou atrás de um estágio pra fazer. Eu sei que eu tenho muitas barreiras da timidez. Mas sempre existiu uma parte de mim bem pequeninha, que me fez e me faz querer com todas as forças mudar, se questionadora, conhecedora das coisas. E eu não quero mas ter medo de tentar conseguir e aprender.

Avatar for Miguel Lucas
Juliana Oliveira de Menezes

Olá, primeiramente quero parabenizar o Miguel pelo assunto aqui relatado, me ajudou e me esclareceu bastante coisas.
E Cintia, parece que vc comentou por mim rs, o meu caso é bem parecido com o seu… Passei minha infância ouvindo meu pai me chamar de lesada e debochar de tudo e qualquer pergunta que eu fizesse, com isso não conseguia tirar dúvidas na escola porque achava que as pessoas iriam achar que eu era uma idiota fazendo tais perguntas, sempre que eu podia e até hj fujo de qualquer situação que eu possa vir a ser o "o centro das atenções", só de me imaginar em situações como essa meu coração dispara, fico gelada, minhas mãos e meus pés suam frio, me vejo em desespero e quando tenho que falar nada sai. É incrível como minha timidez me controla, confesso que é tão forte que achei ser a única a viver esse extremo, mas com tudo que li aqui, vi que tem jeito, estou disposta a mudar, não quero mais viver com esse mal e graças a Deus encontrei aqui a ajuda que precisava.
Peço obrigada ao Miguel e a todos vocês que contaram seus testemunhos, pois eles enriqueceram ainda mais a matéria aqui publicada, muito obrigada mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
JOSIANE

Olá, esse artigo irá me auxiliar nos momentos em que sentir a timidez a tona, fui uma criança com excessiva timidez passei por vários constrangimentos grata sou por ter uma nobre mãe que incansavelmente sempre me ajudou a superar a timidez e até hoje está a me ajudar quando as crises de baixa auto estima vem movido pela timidez vem me assombrar, quero futuramente me formar em psicologia e estudar a complexidade mente humana e assim também ajudar pessoas assim como eu a superar a timidez excessiva. Abraço Josiane

Avatar for Miguel Lucas
Reinaldo

Achei muito dezo artigo,mas vi que meu problema é timidez mas é uma timidez diferente pois quando estou com amigos sou falante e brincalhão mas até conhecer a pessoa passo para elas que sou metido pois sou muito observador e ao contrario de quando ja conheço fico quieto até vê que a pessoa me deu uma abertura não sou muito fã de arriscar puxar conversa pois sei que posso falar coisa sem nexo e acabar me espondo sem necessidade, mas depois refletindo percebo que perdi de fazer uma nova amizade.Mas no fundo sei que tudo isso é por medo de ser rejeitado, E MAS UMA VEZ ESPERO PODER USAR O QUE PUDE LÊ NO SEU ARTIGO MAS DE QUALQUER FORMA SÓ O FATO DE TER AJUDADO EU ME CONHECER UM POUCO MAS JA VALEU A LEITURA

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Caracas mlk eu sou desse jeito, quando eu to com meus amigos eu sou eu mesmo toda a hora eu to rindo contando uma piada e me sentindo á vontade, porém quando vou conhecer alguem é totalmente diferente, eu quase não falo tento conhecer primeiro a pessoa saber qual o estilo dela pois tenho medo de que ela não goste do meu jeito ae depois de muito tempo quando eu conheco a pessoa eu começo a ser eu mesmo ae sempre me falam "Po mlk vc mudou muito o que aconteceu", mas para eu fazer amizade é muito dificil por que eu nunca puxo assunto nunca mesmo se alguem falar comigo eu ate converso numa boa mas se ta todo mundo calado eu concerteza nao falo, tenho medo de icomodar as pessoas vai ver elas nao querem conversar etc, e quando eu arrumo coragem pra puxar assunto fica muito na cara que eu to forcando saca ae a pessoa me olha com um olhar estranho

Avatar for Miguel Lucas

eu sou uma sinquentona evagelica mais tenho medo de faser amigos por isto nao sou feliscomo supera minha timides foi casada 30 anos nuca tive amis so vivia para os meu marido elepor ves e muito estrovetido mais sempre falava que eu eoa feia tinha vergonha de mim cada dia mais eu mim retraia nao falava cada dia mais timida agora ele foi embora com uma mulher de 30 anos por isto sofrie muito tenho dificudade de faser amizades so muito so mais tenho deus ja superei a separacao mais nao tenho amigos quero faser a obra de deus mais tenho muito medo de falar em publico como perder este medo bjs

Avatar for Miguel Lucas
isabelllinha

Achei o artigo tão perfeito,esclarecedor e de auto-ajuda que postei no meu blog, com os devidos créditos. Conheço mta gente ….extremamente tímida, que prejudica a sua vida por excesso de timidez. Espero que não se importe,
http://isabelllinha0.blogspot.com/

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá isabellinha, obrigado pelo comentário.

Fico lisonjeado por gostar do blog.

Sim, não tem qualquer problema em colocar o artigo no seu blog, fico orgulhoso por esse facto:)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Henrique

Quando eu estava no 6 ano,eu mudei de sala,essa sala que eu tinha acabado de mudar e a sala dos "melhores"(inteligentes,e a maioria são ricos)pois eu tinha boas notas e era bem inteligente e na sala que eu estava a maioria não era,por isso me trocaram,mas isso piorou muito a minha vida,não sei se era por que não eram acustumados comigo,ou se eles acharam que eu estava tomando o lugar deles,mas a maioria não me aceitava,fazia bullyng comigo,zuava muito de min,não conversavam comigo,sempre que eu respondia ou perguntava alguma coisa ao professor eles casuavam e vaiavam,e nessa sala nao tive amigos,apenas 4 que ainda conversavam comigo,assim foi ate hoje,estou no 8 ano,uma coisa mudou,pararam de zuar de min(pelo menos a maioria)e aqueles amigos meus sairam daquela sala pois nao eram tao inteligentes,mas mesmo no dia de hoje(passaram 3 anos junto com essa sala)eles nao conversam comigo,e ainda riam as vezes quando respondo ou pergunto.
Isso fez com que eu criasse um sentimento de odio dentro de min,me tornei uma pessoa vingativa,mesmo que eu parasse esse sentimento eles nao mudavam,entao eu evito abrir a boca,conversar,perguntar,e coisas do tipo,ja ate pedi pra mudar de sala,(so que nao deixaram)
Voce poderia me dar alguma dica,pra essa situaçao?

Avatar for Miguel Lucas
Luciano Junior

Belo artigo, as suas dicas com certeza me ajudarão a superar a timidez. Eu já consegui superar algumas coisas, mas foi tudo pela insistência, eu enfrentei o problema e depois de um tempo ele acabou desaparecendo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciano, obrigado pelo comentário.

Espero que consiga progredir na construção da sua auto-confiança e auto-estima e consequentemente ultrapasse o problema de timidez. Certamente que conseguirá, dado que já está a fazer algumas das coisas necessárias, que é precisamente enfrentar as situações temidas.

Força, continuação e boa sorte.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo aka Sangroku

És o maior! Eu sou universitário, caloiro vá. Nestas situações de timidez a praxe é uma boa ideia. Pelo menos a mim ajudou-me.
E tu continuas a ser o maior. 😉

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcelo, obrigado pelo comentário.

Fico lisonjeado pela forma como me elogiou 🙂

Espero que você seja igualmente grande na sua vida e que os sucessos sejam os maiores!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lucas moreira

Obrigado mesmo!
em um dia que comecei a ler seu site ja encontrei uma restia de luz
obrigado mesmo pelos posts!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucas, obrigado pelo comentário.

Espero que possa ganhar o esclarecimento que necessita e consiga atingir o que pretende.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
MARCOS

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. CREIO QUE ERA A LUZ QUE FALTAVA EM MEU CAMINHO!!
ÀS VEZES MINHA TIMIDEZ CAUSA GAGUEIRA, OU ENTÃO ELE FAZ COM QUE EU FALE MUITO RAPIDO E AS PESSOAS TENHA DIFICULDADE DE OUVIR.
EU QUERIA SABER SE TIMIDEZ PODE CAUSAR TUDO ISSO?
MUITO OBRIGADO

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcos, obrigado pelo comentário.

Sim a timidez pode levar a que gagueje e fale rápido. O aumento da ansiedade provocada pela exposição social pode manifestar-se dessa forma.
Pode ser muito benéfico aprender algumas técnicas de relaxamento para que possa utilizar nas situações mais incómodas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Adílio

Miguel, parabéns aí pelo artigo, é bom agente ver uma pessoa comentando de algo que agente sente mas que várias pessoas que convivem com agente não sabem e ficam julgando nossas atitudes de pessoas tímidas. Com certeza suas dicas e orientações estão e vão ajudar muitas pessoas assim como está me ajudando, obrigado e parabéns mais uma vez.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adílio, obrigado pelo comentário.

Fico contente quando os leitores reconhecem que as estratégias propostas podem ser de grande ajuda, isso motiva-me a continuar a escrever e a continuar a contribir para o bem-estar de quem precisa (julgo que todos nós precisamos) 🙂

Espero que consiga melhorar e levar a sua vida para a frente tal como quer e pretende.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Monalisa

Sofro desse mal, sou tímida, tenho baixa auto-estima e falta de auto-confiança, isso tem me prejudicado em minha vida social, estou cursando Educação Física e agora que consegui um estágio na área, o fato de me expor na frente de muitas pessoas está me deixando nervosa e em pânico. Estou tentando mudar esse quadro, e achei muito interessante seu artigo, parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Monalisa, obrigado pelo comentário.

Espero que o artigo possa ser útil, e que acima de tudo perceba que todos os problemas que relatou podem ser melhorados. Existem muitas estratégias e técnicas que pode aprender no sentido de reforçar a sua confiança, auto-estima. Tal como no exercício físico, com prática, dedicação e uma boa dose de motivação é possível melhorar o seu bem-estar. É importante tentar construir um programa (mesmo que seja construído por si) para que possa monitorizar algumas das coisas que se propõe a fazer.

Boa sorte e dedicação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Tati

Sou uma pessoa muito tímida também…
Mas tenho praticado esses exercícios nos últimos dias e tenho visto que não é tão difícil assim se expor a certas situações…
Um problema que muito me incomoda é a sensibilidade que eu tenho diante de situações “difíceis”, me da uma angústia, uma vontade de chorar, meus olhos enchem de lágrimas, mas eu tenho me esforçado para melhorar isso também… Essa é a parte mais difícil pra mim.
Não sei se existe algum tipo de exercício que possa melhorar isso.
Vou fazer aulas de dança em grupo para melhorar meu relacionamento com desconhecidos.
E aos poucos vou conseguir melhorar e mudar minha vida!

Obrigado pelo seu artigo. Muito BOM!
Parabéns!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tati, obrigado pelo comentário.

Vejo que se tem esforçado na implementação de alguns exercícios e que começam a surtir efeito.

Chorar não tem mal nenhum, mas realmente em determinadas situações pode ser incómodo. Dica, faça uso da sua atenção (foco) foque-se na forma como quer ou gostaria de agir, faça simplesmente isso! a nossa mente é selectiva se conseguir focar-se no seu principal objetivo, verá de deixa de ficar tão vulnerável e sentimental. A melhor forma de conseguirmos deixar de pensar ou estar focado em algo, é pensar noutra ou focar-se noutra coisa.

Fico esperançado que continue a melhorar

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Eu sempre fui tímida, mas isso de uns tempos pra cá tem ficado mais forte, dá pra perceber os batimentos do meu coração pela blusa, de tanto que eu fico nervosa, nisso esqueço o que vou falar, como em seminários e etc. =/ Não sei mais o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruna, obrigado pelo comentário.

A timidez estabelece uma forte relação com ansiedade. Comece por tentar informar-se e perceber mais acerca dos mecanismos da ansiedade e aprender algumas formas de lidar com isso, assim como lidar com situações difíceis do dia-a-dia.

Aqui na Escola psicologia, existem muitos artigos que abordam esse assunto, como por exemplo:
http://www.escolapsicologia.com/compreender-o-incomodo-da-ansiedade-social/
http://www.escolapsicologia.com/estrategias-para-aliviar-a-ansiedade/

Trabalho e dedicação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
william

Olá, eu acho que sou muito tímido, tenho vergonha em conversar com mulheres que não conheço e qnd consigo conversar, não consigo me “expressar”, não consigo puxar conversa, nem me fale em encostar, abraçar ou um simples beijo de comprimento !! Não sei o que fazer, ja li varias dicas sobre superar a timidez mas esta difícil, se puderem me dar algumas dicas valiosas agradeço.

Att, William.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá William, obrigado pelo comentário.

Por lapso só agora respondo.

Provavelmente beneficiará de melhorar um conjunto de construtos como a sua auto-estima e auto-confiança e aprender a falar em público e a gerir a sua ansiedade.

Deixo-lhe alguns links com artigos que podem ajudá-lo:

http://www.escolapsicologia.com/como-melhorar-a-auto-estima/
http://www.escolapsicologia.com/3-passos-e-10-formas-para-construir-a-sua-auto-confianca/
http://www.escolapsicologia.com/a-influencia-da-ansiedade-no-seu-sucesso/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Valdir lima

Olla meu eu tambem aconteceu e acontece comigo ,so queria te dizer que nao e so tu e que estamos juntos.O Miguel colocou escelentes artigos sobre isso elas ajudam muito,o nosso problema e a confianÇa e auto estima.Fica bem.

Avatar for Miguel Lucas
Fernando

Faco das palavras de William as minhas, eu sou timido por causa de meu padrasto, na minha infancia ele era mto rigido cmgo, me surrava e me trancava por qualquer coisa, sempre me criticava. Agora to com 20 anos e ateh hoje as vezes tenho receio de fazer alguma pergunta pra ele, mas com outras pessoas nentanto. Eu acho que sempre fui um otimo aluno na escola com boas notas pelo fato de nao ter tido mtos amigos para me “distrair” e pelo medo de “decepcionar” meu padrasto, ele e outras pessoas me xingar e me criticar novamente. Conclusao, hoje tenho carro, dinheiro, negocio proprio, ganho bem, mas nao sou feliz pq nao tenho vida social. Tenho dificuldade em conversar com conhecidos ou nao (coisas q nao sejam do meu trabalho), com mulheres entao eh pior ainda, ate qdo arrumo alguma tenho medo de namorar por medo de me entregar e perder ela por nao atingir as expectativas q ela teria de mim. Nunca contei isso a ninguem, escrevi msmo pra desabafar, e olha q foi mto bom.
fernandorogerio20@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Fernando, obrigado pelo comentário

Por lapso só agora respondo.

Todas as dificuldades que descreve são possíveis de melhorar. Tente separar as suas dificuldades de si mesmo. Encare-as de frente e tente perceber em que medida pode ajudar-se a si mesmo.

Deixo-lhe três artigos que podem dar-lhe um empurrão nesse sentido:
http://www.escolapsicologia.com/como-melhorar-a-auto-estima/
http://www.escolapsicologia.com/3-passos-e-10-formas-para-construir-a-sua-auto-confianca/
http://www.escolapsicologia.com/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fernando

Vlw obrigado por responder, vou ler sim
qualquer coisa retorno.
Parabéns pelo site, tem mto conteúdo interessante, é tanta coisa boa q agente nao sabe oq ler primeiro..

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

excelente suas dicas,gostei mesmo.me interessei a ler por que quero ajudar as pessoas que tem diversas dificuldades.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alexandre, obrigado pelo comentário

Fico esperançado que o artigo possa ter fornecido informação que lhe permita ajudar quem mais necessita.

Boa ajuda

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Danilo

Sou universitário e sinto vários dos sintomas descritos no texto.Por exemplo na hora de apresentar trabalhos ou fazer alguma tarefa que exija precisão com todos me olhando.Já fui muito mais tímido e a universidade está me ajudando a superar a timidez.Espero muito superar esse problema, pois ele já me fez passar por situações extermamente desagradáveis.
Parabéns pelo texto, muito bom.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Danilo, obrigado pelo comentário

Quando queremos algo e fazemos coisas por isso, sem dúvida que é possível ser-se bem sucedido. Com convicção, empenho e dedicação aos seu problema, certamente encontrará um caminho para se ajudar a si mesmo.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
graciete

tenho 34 anos e sou bastante timida em algumas situacoes sinto que que as ultrapasei mas nao a 100%.
De a um ano para ca acho que estou bastante pior tanto que me afastei completamente da vida social com alguns amigos, sempre com uma desculpa.Nao vou a lado nenhum, nao tenho namorado amigas poucas e quando saio a rua tem de ser rapido para chegar a casa. Quando estou em casa nos fins de semana passo os dias todos trancada no meu quarto com pena e raiva de mim mesma. Li o seu artigo achei bastante bom mas o meu problema e po- los em pratica com 34 anos e bastante dificil. Sinto que nao sou feliz, acho que nunca fui. Desculpe o meu desabafo tudo isto para dizer que gostei do que disse e acho que se deveriam falar mais sobre este assunto obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Graciete, obrigado pelo comentário.

O seu problema pode não ser apenas uma timidez comum, pode estar já mesclada com algum grau de fobia social, e isso induz a estados deprimidos. Mas, tente não seguir aquilo que sente (especialmente os seus sentimentos negativos).

Se quer sair à rua, saia, mesmo que não tenha vontade, mesmo sentido-se mal saia. Pouco a pouco irá melhorar.

Se não tem amigos, tem de arranjar uma estratégia para conhecer pessoas, tem de fazer coisas de acordo com os seus objetivos. Mesmo que se sinta deprimida, lembre-se que esse estado não é você. Você sente-se assim porque a sua vida não está como deseja, esses sentimentos são naturais de se sentirem. Para passar a sentir-se melhor tem de fazer coisas que ainda se lembra que gosta e lhe dão prazer, mesmo que esse prazer tenha diminuido.

Coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Maria

também tenho 34 anos, li hoje 17 de agosto de 2012 e somos bastante parecidas nós muito parecidas mesmo o meu está abaixo em maria .

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Olá Miguel Lucas,

Mais uma vez você se supera com brilhantes textos muito capacitadores para todos aqui! Textos que transmitem motivação e alegria com imagens lindas.

O meu problema é que revivo situações do passado e converso sozinho como se estivessem pessoas no meu lado. Será que é falta de interação social? Como posso parar de falar sozinho comigo mesmo?

Tiago

Avatar for Miguel Lucas
Elaine

Parabens! Amei seu blog, tem dicas maravilhosas sobre a timidez.

Elaine

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Elaine, obrigado pelo comentário

Agradeço as suas palavras. E fico esperançado que o artigo possa ser útil

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
André Ferrari

Excente texto, adorei.

muito obrigado

André

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André, obrigado pelo comentário

Fico agradecido pelas suas palavras

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Valdir Lima

Ola, este blog é espetacular para os timidos e nao só.Eu tenho 21 ano sou timido,como sou de um pais que a timidez tem outro nome (palhaço, fraco, tana) fica dificil ,sinto mais só.Se nao fosse a internet nao sabia era da minha vida.É dificil estar na net, mas agora que encontrei uma luz , vou tentar mais pq tenho muitos desabafos a fazer.E espero que esta menssagem chegue e muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Valdir, obrigado pelo comentário

Fico contente por ter encontrado na Escola Psicologia uma luz ao fundo do túnel. É sempre possivel melhorar, acredite em si, faça coisas nesse sentido. Aproveite a informação disponibilizada e aplique-a no seu dia a dia. A mudança é possível!

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Valdir lima

Olla, tenho 21 anos sou muito timido, tenho varias dilemas para falar mas agora vou falar de alguns, para ver se tns algo que ajude. Tem uma garota que me da bola e mostra interesada em mim,mas so que ja tem uns 2 anos ,sempre que via ela ,ela me dava muita bola (parecia que ela estava a esperar que eu chegasse nela ),mas nao conseguia,tive muitas chaces e a uns dias tive outra mas perdi e desde aquele dia parece que gos to mais dela, e o facto de ter perdido muitas chaces me deixa com mais ansiedade,timidez e por pensar no que ela vai diser,ja perdi muitas assim.Tenho aluns dilemas que queria desabafar mas fica para dps.Eu sinto muita culpa e ainda nao consigo sentir bem comigo mesmo eu acho que nao fiz oque devia fazer e agir normal, ha pouco temto uma pessoa me disse (para eu ser gente)muito dificil ouvir isto,poderia ter melhorado muito mas ja ouvi muitas palavras dessas que me dificulta.Espero que me ajude,e muito obrigado por tudo.

Avatar for Miguel Lucas
Tímido

Olá Miguel Lucas , cara quero dizer que sou muito tímido até de mais.. por exemplo isso aconteçe em todas as horas quando estou falando com alguem que nao conheço eu começo a suar e depois eu até consigo falar mais com nervosismo e tremendo .. no colegio as vezes vejo todos os meninos abraçando as meninas e só eu lá sozinho isolado .. sou timido em chegar nelas sabe? cara se vc poder me ajuda ai .. na maior parte do tempo eu passo no computador .. já tive muitos amigos so que agora poucos … se poder me ajuda me da uma dica ai de como superar essa timidez mesmo será q quando eu estiver adulto ela vai embora ou permanece ? obrigado …….. ficarei grato kra .. vlwww!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

ola miguel lucas gostaria de saber o que vc quer dizer com

“Tente separar as suas dificuldades de si mesmo”

como assim?

Avatar for Miguel Lucas
Geovanna

olá,Gostei mto das dicas desse blog, ajuda muitoo.
De agora em diante,
vou fazer o máximo para superar minha timidez,
Vou sempre lembrar dessas dicas,pois sei que sempre
vou precisar.
Ser tímida ñ é um problema, é apenas medo de enfrentar
o mundo e as pessoas a nossa volta.
Tenho certeza q vou deixar de ser tímida e conversar com as
pessoas como eu sempre quiz…….. Agradeço pelas dicas….Obrigadoo

Avatar for Miguel Lucas
eunapio goncalves secundino

Artigo muito bacana !!!

É muito dificil encontrar pela net artigos com essa transmissão

de experiencia…miguel, tudo que o senhor falou eu já pude

comprovar…a verdade é que não sube dar nome aos bois…

mas as técnicas que menciona, se bem usadas, são de grande ajuda

sim ! eu tenho 29 anos…e digo que tudo que vc falou no artigo

deveria sim ser amplamente divulgado porque você deixou aí

grandes recursos para que o tímido possa atenuar a timidez !!!

O senhor conseguiu com as palavras mostrar como podemos trabalhar

a timidez…o que é não é fácil ! deixou tão claro algo que eu

por já ter lido muitos livros não tinha encontrado tal técnicas

tão bem exemplificadas ! eu tenho uma pergunta ?

Se ansiedade tem a ver com a insônia e também com o pesadelo…

tenho dificuldade para dormir…sinto me ligado…e os pesadelos

são praticamente frequentes…e ansiedade também…sinto que

melhorei muito minha timidez,porém a ansiedade ainda é minha

grande dificuldade…nesse caso eu tenho que procurar um

profissional ?

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Tudo que está escrito eu sinto! Inclusive comecei procurar na internet assuntos relacionados porque eu sentia isso e não sabia dar nome a essa situação e tudo isso porque hj eu deveria estar num sítio com meu namorado e a família dele comemorando o noivado da minha cunhada. Não tive coragem de ir, inventei mil desculpas porque sabia o que estava por vir. Quando eu tenho que enfrentar situações onde eu sei que vou ter que conversar com pessoas, me relacionar e etc., eu fico muito mal… às vezes nem consigo dormir. Principalmente porque meu namorado é super falante, extrovertido e me deixa sozinha a maior parte do tempo. Estou muito triste por não ter tido coragem de ir, pois gosto da minha cunhada… Tento não demonstrar aos meus familiares e amigos que passo por isso inventando desculpas, mas me sinto muito mal, porque já deixei de fazer muitas coisas por causa disso. Sempre que me dizem: “como vc é quietinha” me faz sentir pior ainda. Inclusive um dia desses minha sogra elogiou minha cunhada (mulher do meu irmão) dizendo que ela era uma pessoa muito legal e eu realmente ví as duas conversando e se entendendo muito. Aquilo pra mim foi um soco no estômago, porque eu queria muito ser diferente, falante, extrovertida, e não consigo.
O texto me ajudou muito a entender o que acontece comigo, sendo que eu achei que isso nem tinha nome!
Parabéns!
Obrigada!!!

Avatar for Miguel Lucas
João Silva

Boa noite, o meu problema é o seguinte, tenho 15 anos e ando na escola, sou muito, mas mesmo muito tímido, na sala de aula quando a professora me manda ler eu fico completamente VERMELHO, sempre vermelho, basta alguém dizer qualquer coisa, ou fazer qualquer coisa, basta um professor falar comigo para eu ficar vermelho, até no autocarro por vezes esta alguém a olhar muito para mim e fico todo vermelho, e este meu problema deixa-me muito infeliz, descontente com a minha vida. Preciso mesmo de ajuda porque eu já não aguento mais isto. Ajudem-me por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João, obrigado pelo comentário

O rubor facial em si não é um problema, é apenas uma reação fisiológica. Essa reação provavelmente está relacionada com os seus pensamentos face à situação em que se encontra. Talvez seja pouco confiante, demasiado envergonhado ou não saber o que dizer em determinadas situações. Aconselho a que fale com os seus pais, no sentido de dialogar com eles e perceberem o que pode ser feito para melhorar essa sua dificuldade.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
João Silva

Muito Obrigado pela ajuda, estou melhorando aos poucos, estou muito agradecido sr. Miguel.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fernandes

Nossa amigo, estou bastante grato por sua ajuda! Ja consegui superar bastante a timidez, com amigos e familiares, mi sinto muito bem ao converssar,
Mas o pobrema ainda são as garotas, ainda fico um pouco estranho ao tentar converssar com elas,
Mi passa uma dica ai obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Fernandes, obrigado pelo comentário

Fico contente por estar a melhorar. Relativamente às garotas, perceba porque se sente tímido, o que não consegue fazer ou dizer que gostaria. Depois de saber o que falta, ensaie isso, experimente dizer o que acha que não consegue e teste isso no terreno, interagindo. Se nunca experimentar, numa pode saber se dá resultado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Valdir lima

Olá, estou aprendendo muito sobre min nos artigos mas o medo de seguir em frente ,de infrentar situações que por veses causaram-me desconforto e de estar muito auto centrado ,nao me deixam arranjar emprego , amigos, tudo por nao saber expressar e relacionar,as memorias do passado tb nao ajd.AJuda-me porque eu estava no fondo do posso ,sem esperança , e nao quero la voltar.Obrigado pela vossa existencia.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Valdir, obrigado pelo comentário

O medo, na grande maioria das vezes é algo construído por nós. pelas experiências passadas vamos ficando demasiado sensíveis à dor emocional, à frustração e às nossas falhas. No entanto, de deixarmos de ter pena de nós e percebermos que estamos a negligenciar as nossa capacidades, conseguimos olhar em frente pegar nas forças que nos restam e fazer algo por nós mesmos. Ficar a lamentar-se é uma decisão sua, pode sempre fazer algo para ir ao encontro dos seus desejos, e se não conseguir à primeira, tente até conseguir.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Kelly

Olá Eu adorei a matéria e conheço uma nova rede social que está tratando sobre esses assuntos ..Sobre gravidez, timidez , superação, medos … Lá a gente se cadastra com um avatar , podemos ajudar ao próximo e também ser ajudado … é muito bacana a rede … é uma rede de influência e cooperação ….vale a pena conferir :http://www.unirversus.com.br/social

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kelly, obrigado pelo comentário

Agradeço a informação disponibilizada

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Roger

Prezado, primeiro obrigado pelo artigo.
Porém gostaria de pedir-lhe uma opnião quanto a algumas situações que vivo.
Sempre que tenho que tratar ou apresentar algo ao meu superior hierarquico, me dá um branco enorme e não consigo passar informação alguma a ele. Se por acaso ele me questionar quanto é 2+2, juro que custo a descobrir a resposta.
Faço geralmente grandes apresentações com grandes projetos, com exclentes ideias, mas na hora que preciso expor não consigo, e o que deveria reverter ao meu favor geralmente se faz contra.
O que acha que posso fazer?

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Roger, obrigado pelo comentário

Escrevi um artigo que julgo poder ser útil:

http://www.escolapsicologia.com/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
luana

O meu problema é mais com a imagem que eu tenho de mim. Me imagino a menina mais feia, mais desengonçada e sem-graça do mundo e que quando eu entrar em uma outra sala de aula, por exemplo, todos vão começar a rir baixinho por causa da minha aparência e do meu jeito. Isso é realmente horrível! Não tenho palavras pra descrever o que eu sinto! Parece que quando estou andando todos estão olhando pra mim, me sinto o centro das atenções, de um jeito ruim. Mal tenho amigos. É o que chamam de uma pessoa fracassada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luana, obrigado pelo comentário

E Você como olha para si mesmo?

O que pode fazer para melhorar aquilo que pretende?

Que habilidades, valores, objetivos, interesses, sonhos tem?

Tente focalizar-se nas coisas positivas que tem na sua vida, melhore essas, aprenda as outras. Ninguém tem tudo de “bom” ou tudo de “mal”. Tente ser a sua melhora e maior aliada, faça coisas por si mesmo, e algumas das outras pessoas assim também passaram a fazer.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
valeria guardiano

QUE LINDO MIGUEL LUCAS!DEPOIS QUE CONHECI ESSE SITE, ESTOU VIVENDO CADA DIA, SUPERANDO A MIM MESMA,E AQUELE DESCONHECIDO,QUE TANTO ME ATORMENTAVA,POR EX:TIMIDEZ,ESSA SIM,ME FEZ FAZER MUITAS COISAS, E DEIXAR DE FAZER MUITAS COISAS.MAS A PARTIR DE HOJE,ENCONTRO NESTAS PALAVRAS, MINHA ARMA PARA MAIS UMA VITÓRIA,VOU ENCARAR ESSA TIMIDEZ,SEM MEDO DE ERRAR,OU PENSAR QUE TODOS ESTÃO FOCADOS EM CADA PALAVRA QUE IRÁ SAIR DA MINHA BOCA.AFINAL DE CONTAS,”NINGUÉM É IGUAL”,E SOMOS LIVRES PARA BRILHAR.PARABÉNS MESMO!MUITO LINDO O QUE VOCÊ FAZ.GOSTARIA DE SABER SE ESSE É O SEU TRABALHO,E O QUE TE LEVOU A SEGUIR ESSE CAMINHO? ABRAÇO.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Valeria, obrigado pelo comentário

Fico tremendamente satisfeito que o artigo tenha contribuido para o seu esclarecimento e sobretudo para perceber que tem agora a possiblidade de ir ao encontro dos seus desejos e objetivos, enfrentado alguns do seus medos. O caminho para o seu sucesso irá depender de si mesmo, daquilo a que se propõe a fazer, mesmo que lhe seja dificil e necessite de um esforço acrescido. Mas nunca ninguém disse que as coisas que queremos veem sempre parar-nos às mãos sem esforço. Nós somos o capitão e os grumetes do no nosso próprio navio, comandamos e executamos as ordens dadas a nós mesmos.

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
wagner

me responde la em cima miguel lucas!

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

oque quiz dizer com

“tente separar a dificuldades de si mesmo”

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Wagner, obrigado pelo comentário.

Quero dizer que você não é a sua dificuldade. Que você é mais coisas do que apenas o seu problema, a sua falta de habilidade em algo ou dificuldade. Você é aquele que pode melhorar, que pode aprender, que pode procurar uma solução para o problema. Logo, separando-se da sua dificuldade, percebendo que isso é equivalente a por exemplo, ter sede. Você não é a sua sede, e deixa de ter sede quando bebe água, logo consegue separar-se da sua sede, percebendo que é algo que sente, mas que a sede não é você.

na dificuldade é igual, assim que aprenda como resolver, suprimir ou ultrapassar, ela desaparece.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

mt Obrigado!!sou mt grato,pois todo o texto me ajudou e ajuda ainda mt!!

Avatar for Miguel Lucas
Dada

Adoreiiii,realmente muito ótimo as dicas,miguel vc como melhor especialista do mundo,eu gostari de saber se vc sabe,de”mais algum exercicios para praticar,para ficar segura de si.
Eu estou estudando na escola e a coisa esta super feia,não consigo nem sequer levantar da carteira medo de errar em alguma coisa.aguardo sua resposta!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dada, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso as suas palavras. Leia: http://www.escolapsicologia.com/medo-livre-se-dessa-sensacao-incapacitante/

http://www.escolapsicologia.com/o-fracasso-e-uma-opcao-mas-o-medo-nao/

Fico esperançado que ajude

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nome

Ola Miguel ,é que eu estou perdido de qual artigo devo ler,e me surgiu uma formação ,queria aproitar para tentar mudar minha vida e aranjar alguem especial e sair duma zona de conforto (alguns amigos e rotinas). Nao consigo focalizar nos meus objetivos,confiaça me falta. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Ruan

Oi Miguel li seu artigo e me identifiquie muito. Na escola era muito tímido, fiquei pior na adolescência, nos dias de apresentar um trabalho eu faltava à aula e quando tentei pela última vez na escola fiquei com a folha na cara e tremendo todo. Dentro da sala sofria piadas e deboxes, aquilo me levava a extrema angustia e me isolei, no recreio ficava só ou então na blibioteca. Sofria pra entrar na escola e me angustiava por isso. Me sentia muito inferior não tinha amigos e isso acho que me abala até hoje. Via todos em grupos e eu era deixado de lado por eles. Terminei esta fase de escola com tamanha aversão a dela que só de pensar em estudar, cursar uma universidade sinto-me angustiado. Ganhei uma bolsa no prouni a 4 anos atrás e fiquei em pânico sofri uma crise de stress que me levou a hemorragia gastrica, só de imaginar o que ia enfrentar na sala as exposições, depois o estagio dando aula e isso foi muito pra mim. Minha culpa só não foi maior porque não houve turma pra o curso, mas ja tinha desistido antes de saber disso. Fui a psicologos e melhorei um pouco. Sinto desconforto e não me apresento em público, e frequentar eventos sinto deslocado. Mas hoje sinto um peso terrível dentro de mim por perder tanto tempo e não ter nada. Vejo pessoas que vi nascer se desnvolver na vida e eu pra trás. Isso me angustia. Hoje com 27 anos, nunca tive carteira assinada. Confesso que minha auto-estima é baixa, me animo com algo e logo desanimo. Quando surge uma oportunidade de trabalho sinto um medo e uma insegurança e angustia tão grande sem explicar. Na última vez fui com medo mas fui e não deu certo por outros motivos. Mas hoje estou aqui desmotivado, sem saber ainda o que quero da vida e quando lembro da minha idade sinto-me pior ainda. Me sinto inseguro sabe em ter de viver sozinho em outra cidade, acho que isso se deve aquele medo de sentir-se sozinho na escola. Minha cidade é pequena e sem muitas oportunidades a solução deveria ser eu tentar a vida em outro lugar. Mas sem uma qualificação profissional, entusiasmo e segurança fica difícil.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ruan, obrigado pelo comentário.

Pode utilizar o seu passado contra si ou a seu favor. Passou por experiências dificeis, mas ainda assim continuou em frente, foi superando algumas apesar de não ter sempre alcançado o que desejava. Se essa foi uma história que não gosta, que lhe retira capacidade, porque não usar essa experiência a seu favor e melhorar onde possa ser melhorado, e tentar obter melhores resultados. Queixar-se, até pode, pois tem legitimidade para isso. mas será que resolve ou ajudar a melhorar o problema? Claro que não.

Então o que pode fazer para se ajudar a si mesmo? esta é a pergunta que lhe pode trazer esclarecimento. Todas as outras podem prejudicar ainda mais a situação.

Ainda que possa ser dificil, esta é a sua vida, porque não tentar melhorar? Aquilo que aconteceu você já sabe. Mas não sabe o que acontecerá se tentar com convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ruan

Obrigado Miguel pelos conselhos, vou tentar segui-los. Gostaria que me indicasse algum artigo ou livro. Mas uma vez obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ruan, obrigado pelo comentário.

Fico contente que os artigos possam ser úteis. Relativamente a livros, aguarde, em breve teremos novidades aqui mesmo na Escola Psicologia.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Valdir lima

Queria que me comenta-se o desabafo de 22 de fevereiro,esqueci-me do nome.Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
uriel

Cara nao tenho nem o que dizer. Muito obrigado sofro com esse problema a 5 anos as vezes nao consigo dormir,comomeço a pensar em desistir de tudo.

Mais obrigado quando eu vi essa postagem ja começei a me sentir melhor se deus quizer vou superar isso que DEUS te de sucesso em tudo muito obrigado mesmo de coração.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Uriel, obrigado pelo comentário.

Fico agradecido com as sua palavras, e muito contente pelo artigo conseguir ajudá-lo

Tudo de bom para si

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Lucas scr

Muito bom o site mim ajudo bastante com certeza voo mim torna um kra muito melhor i menos timido vlw 😀

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucas, obrigado pelo comentário.

Agradeço as suas palavras e fico esperançado que a ajuda tenha sido válida.

Força

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
ALEX OLIVEIRA

OBRIGADO PELAS DICAS DOUTOR!!!! É A MAIS COMPLETA DA INTERNET, SOBRE O TEMA!!!

TENHO UMA DUVIDA. SOU MUITO TÍMIDO DENTRO DE SALA DE AULA. MAIS QUANDO ESTOU FORA, SINTO MUITO MENOS.DESDE PEQUENO.HOJE TENHO 22 ANOS QUAL A RAZÃO????

OBRIGADO.

Avatar for Miguel Lucas
manoela

eu gostei desse texto mais nem adianta eu ler isso pq mesmo assim me sinto timida e desconfortavel

Avatar for Miguel Lucas
Valdir lima

Olá Miguel ,e a todos os timidos desse site, antes de ler este site pensava em desistir mas que li alguns comentarios vi q nao estava sozinho ,agora nao pensar em desistir mais e com minha força de vontade e com ajuda dos artigos ir infrentando cada dia sem pensar negativo.Estamos nessa juntos meus irmaos por isso mais força lá .Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
gisele

ola meu nome e gisele e tenho 13 anos sofro com problemas de timidez muito serio nao saio mais de casa e tambem nao falo no colegio apos ler este site entendi melhor o que eu e certamente outras pessoas passam queria muito a ajuda de um especilista!!!!

Avatar for Miguel Lucas
bruno

eu sou muito tímido na sala de aula eu fico suando sento no fundo e no canto da sala e estou começando a passar mal com isso

Avatar for Miguel Lucas
kelliny lima

muito bom as dicas gostei , pois estou no processo de mudanças de comportamento, onde de alguma forma vou ter que encarar prateias. foi uma forma que achei de deixa minha timidez de lado, enfrentando-a , ou seja quanto mais uma coisa mim intimidar de alguma forma aí é que vou mim expor a ela, essas dicas mim ajudou muito …

Avatar for Miguel Lucas
araujo

ola amigos queridos numa situacao em que tem algumas pessoas num lugar minha garganta parece que fecha minha voz que ja e baixa parece se perder dentro de mim como faco para superar isso?

Avatar for Miguel Lucas
Júlia

Nossa, isso tbm acontece cmg! A voz sai rouca tbm, nunca imaginei que isso só acontecesse cmg. Isso me deixa com medo de falar.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Olá meu nome é Amanda tenho 21 anos e já sofro com a timidez a algum tempo já e na verdade até sei a causa da minha timidez sofri bullyng no colegio durante 03 anos e desde então me acho inferior a qualquer pessoa, não consigo agir naturalmente, não consigo falar olhando nos olhos da pessoa e fujo de qualquer situação de desconforto.
Passaram se alguns anos já e durante esses anos eu mudei muito …fiz amigos (poucos)arrumei um namorado… evolui um pouquinho mas sinto que ainda tenho muito o que evoluir para que isso aconteça faço academia não só pelo fato do bem estar mas também pela vaidade tenho uma obcessão por ser perfeita, tem vezes que acordo otima dai qualquer comentário acaba com meu dia …uma pequena espinha acaba com meu dia ..me faz não querer sair de casa ou trabalhar ou estudar.
Assumo !faço uma cobrança muito grande sobre eu mesma as pessoas dizem que sou isso e sou aquilo me enchem de qualidades e eu continuo me achando inferior, não me aceito, não gosto de mim, e isso faz com que eu me afaste das pessoas, viva no meu mundinho…com medo da famosa rejeição…com as sombras do meu passado do tempo que sofri bullyng.
Onde eu chego tenho a pessima impressão que estão TODOS ESTÃO olhando pra mim e não pelo fato de eu ser bonita …nem nada…eu tenho a impressão de que estão olhando os meus defeitos ..então quando tenho essa sensação eu paro de fazer o que estou fazendo…fico anciosa…tenho vontade de desistir daquilo e ir para casa ou longe dos olhos dessas pessoas….Não consigo agir naturalmente…isso já me prejudicou demais…parei a minha Faculdade…meu namorado terminou comigo por causa disso…me afastei de alguns amigos…tudo por causa da timidez.
O que eu posso fazer para melhorar isso? tenho medo de ser a famosa fobia social…me ajudem =/

Amanda SP

Avatar for Miguel Lucas
graciete

ola miguel lucas por favor responda ao meu comentario em cima. Levante um pouquinho a minha auto estima. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
walmir

ola,,,, eu ja trabalhei muito minmha timidez, mas em geral as pessoas me causam muito desconforto…..
ansiedade….
o que vc pode me dizer a respeito tenho concienciua disso , mas ainda nao consegui lidar e ter controle….

Avatar for Miguel Lucas
cristina

Gostei muito do artigo, ele dá dicas bem interessantes e importantes para quem convive com o incômodo, muitas vezes até impecílio para uma vida mais leve, causado pela timidez.
Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
nicoli

sou muito timida e preciso de ajuda tenho vergonha isso me prejudica muito nãoo sei mais o que fazer não tenho assunto com as pessoas me excluo delas tenho vergonha ate de me alevanta do meu trabalho para tomar agua ou ir no banheiro quando tem mais de uma pessoa saio e prefiro mil vezes ficar trancada no quarto tenho vergonha ate de criança de 1 dois anos ajudem por favor

Avatar for Miguel Lucas
Júlia

Estou desesperada!

Desde que eu tinha 5 anos, quando ainda estava no prézinho eu era meio excluída da turma, eu lembro que eu ficava sozinha no intervalo. Apesar de tudo isso eu não tinha problemas em apresentar trabalhos escolares, eu conseguia falar normalmente em público, mas do mesmo jeito eu era tímida. Sempre fui quietíssima na sala, e td mundo me via assim. Só que a partir dos meus 11 anos em diante fui ficando extremamente tímida com muito medo do que as pessoas poderiam pensar de mim. Quando vou conversar com alguém minha voz não sai normal, quando é pra ler alguma coisa na sala de aula eu fico rouca do nada, quando é para apresentar trabalhos meu coração acelera.
Falta menos de um mês para eu completar 13 anos e estou ainda pior do que antes, evito ir a lugares, viajar com a escola pq eu não tenho amigos e pra que ir se vou ficar sozinha?
Bom… Eu consegui me soltar nos últimos dias estou ignorando as pessoas, fingindo que não tem ninguém, pensando nas mensagens que minha rainha Lady Gaga passa aos seus fãs. Eu nasci assim, Deus não comete erros, eles não podem me julgar! E foi pensando assim que consegui ir ver um filme na escola hoje mesmo estando sozinha o tempo todo, consegui ir a escola fazer um projeto de física mesmo estando sozinha, superei o medo de ser rejeitada (e eu fui, mas ñ liguei), consegui dançar dentro da sala de aula… E assim vou conseguindo aos poucos coisas antes impossíveis.

Avatar for Miguel Lucas
marcos

adorei suas dicas ,me ajudaram muito espero poder ler outros artigos seus

abraco

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Miguel, gostaria da sua opinião.
Não sou um cara totalmente tímido. Qdo estou conhecendo 1 pessoa pela primeira vez, quase sempre me saio muito bem. Consigo ser espontâneo, engraçado, agradável, enfim, da tudo certo.
O problema é quando vou conversar com 2 ou mais pessoas que ainda não conheço ou conheci a pouco tempo. Ex.: Na balada, se a mulher estiver com 1 ou mais amigas, nem tento falar com ela. No trabalho, quando tem um grupo de pessoas conversando no café, fico tímido em falar também, como se eu me preocupasse excessivamente com a interpretação que cada um vai ter do que estou falando. Alguma dica aí? Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
raquel mullich santos

o que eu faço com essa timidez? precisode ajuda de conselhos!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Alicia

Ola, Miguel.
Chamo-me Alicia e estou aqui com uma dúvida.
Vou para um curso e vou ter uma nova turma. Mas o meu problema é assim: “Quando estamos todos em grupo a conhecermos-nos uns aos outros, todos conversam e falam uns com os outros, mas eu nao consigo ser eu mesma, fico sempre muito calada, parece que as palavras nao me saiem da boca”. Achas que me podes ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
rodrigo

oie meu nome e rodrigo bom estou precisando muito de ajuda pois de manha quando vou trabalhar na parada ja fico com vergonha se tem muitas pessoas dai começo a suar meu coração acelera e quando alguem fala com migo eu respondo mais a minha voz não sai normal e ja no onibus fico nervoso com quem vai sentar do meu lado e no serviço quando tem muita gente não sei o que falar o que posso fazer pra mudar isso? mais ao mesmo tempo tbm não sou timido pois tenho filho ja fui casado em relação a namoro eu chego mesmo sem medo nenhum beijo e talz mais a fobia e quando a muita gente o que falar fico com vergonha em olhar e em falar o que fazer pra mudar me ajudem desde ja agradeço…

Avatar for Miguel Lucas
rodrigo

bom cont… pra exclareçer melhor a unica coisa que me atrapalha e de conversar com uma pessoa no meio de outras ou ate mesmo de conversar com varias pessoas me dialogar o que fazer pra perder esse medo pois suo e minha voz não sai??

Avatar for Miguel Lucas
leinha

Ola DR Miguel. Parabéns pelos ótimos Artigos que leio ,estão me ajudado muito,que DEUS abençõe sempre!!
Gostaria de saber se o SR tem algum livro sobre tudo que esta
publicado neste site. OBRIGADO, FORTE ABRAÇO.
LEIA..

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leinha, obrigado pelo comentário.

Fico contente pelos artigos ajudarem.

Fique atenta em breve a Escola Psicologia irá lançar um Livro que pode vir a ser muito útil para quem pretende mudar a sua vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

Sou muito timida! Conheço as pessoas da minha turma a 8 anos e nao consigo fazer amizade com nenhuma delas, no maximo tenho colegas mais próximos ou uma amizade nao tão amizade. Já tive amizades em que eu não tinha timidez alguma, que me faziam perder a timidez até com outras pessoas, nao ligava nem para o que os outros penssavam, eu poderia cair que nao tava nem ai. Mas sempre aconteceu alguma coisa que me afastava dessas amizades, como minha amiga repetir de ano, ou mudar de escola…Quando tem trabalhos de grupo ou dupla sempre fico sozinha, me da muita vergonha ir falar para o professor que eu sobrei. As vezes eu tento conversar com as pessoas, mas não tenho assunto nenhum. Como posso fazer amizade com pessoas que já conheço? que sabem que meu histórico é de uma timida. pra mim, tentar fazer amizade com pessoas que sabem q eu sou timida é muito mais dificil! as amizades verdadeiras que eu tive, eram de pessoas novas, que eu nao conhecia e que nao me tratavam sabendo q eu era timida. Nao aguento mais essa timidez! Isso está atrapalhando até em minhas notas. Preciso de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Viviane

Olá, nossa adorei esse artigo sobre a timidez.
Me identifiquei muito, eu sempre fui tímida, mas nunca em excesso,
sempre consegui falar em publico, fazer brincadeiras e até dançar, mas de três anos pra cá eu fui me fechando muito, aconteceram muitas coisas na minha vida, até entrei em depressão, mas superei tudo, só o que não superei foi a timidez excessiva.
Este problema está me prejudicando muito, eu não consigo mais conversar com as pessoas, eu fico tão vermelha de vergonha que começo a sentir pânico, é horrível, já fugi de apresentações de trabalho na escola, evito sair de casa, evito encarar o mundo, me refugio na internet como vocês disseram, mas chega uma hora que isso cansa, sinceramente estou cansada de fugir, eu quero superar esse problema e esse artigo de vocês me ajudou muito a repensar nas minhas atitudes, vou tentar por em prática tudo o que li aqui, muito obrigado pelas dicas e espero superar este problema logo.

Avatar for Miguel Lucas
juliana

Bom, meu problema parece com o anterior, da Viviane, sempre fui tímida,mas de uns meses prá cá essa timidez aumentou de forma anormal,fico ruborizada quando qualquer um vem falar comigo, minha vida social piorou muito, principalmente porque eu gostava muito de sair com meus amigos e meu namorado e estou evitando tudo isso, comecei a fazer terapia semana passada, mas o que me deixa mais nervosa, é o fato de antes de falar com as pessoas já fico ansiosa e com isso vem o calor no rosto e a vermelhidão,infelizmente está acontecendo diariamente, gostaria de saber se além da terapia seria necessário um acompanhamento psiquiátrico,já que sinto necessidade de terapia medicamentosa também,sinceramente não sei o que faço,obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Mario Freire

É engraçado, quando pequeno não sei se já apresentava problemas com timidez. Fazia o que gostava sem me importar com a opinião alheia. Sempre pratiquei esportes, apesar de nunca me dedicar tempo suficiente a um pois acabava achando chato e massante e logo queria partir para outro. Acho que já fiz umas 10 práticas esportivas ao longo da adolescência e por isso, tenho um porte físico muito bom. Hoje, pratico remo, mas sinto que o problema da timidez evoluiu. Creio que o meu maior problema esteja no perfeccionismo. Exijo muito de mim e das pessoas ao meu redor. Quando recebo cráticas de alguém fico muito auto-consciente e surgem diversas questões na minha cabeça como: “O que estou fazendo para atrapalhar o grupo?” O remo abriu meus olhos para esse problema e acho que estou bem focado na resolução desse impasse. Também sou muito agradecido pelo apoio dos meus professores e colegas, que reagem com compreensão à minha dificuldade social.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mario, obrigado pelo comentário.

Focar-se de forma aguerrida na resolução do seu problema e a melhor forma de ir encontrando uma forma de superar-se a si mesmo e consequentemente encontrar a melhor maneira de ir debelando alguma da sua timidez. Boa continuação e bom esporte.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
vinicius

ola
cara eu tenho muita dificuldade em falar com as garotas q eu gosto e eu sofro com isso pois não falo com elas e acabo perdendo elas e não sei oque fazer para parar de ser assim :C

Avatar for Miguel Lucas
eliane

fico sem palavras quando estou conversando com o mino que gosto,o que faço pra deixar de ser assim?

Avatar for Miguel Lucas
Rosalva Oliveira Nascimento Pacheco

Gosto da maneira clara como você escreve seus artigos.Tenho certeza que vem orientando muitas pessoas a enfrentar suas dificuldade.De maneira bem clara,sempre colabora com a Psicologia,e de profissionais como você é que precisamos.Continue enriquecendo e contribuindo para nossa Psicologia.

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

fico vermelho ao ir em restaurantes, cumprimentar pessoas , apresentar trabalhos entao está fora de cogitaçao se até pra dar “OI” pra alguem fico vermelho pense ter q ler em sala ou apresentar trabalhos afs q merda tem alguem remedio pra isso?

Avatar for Miguel Lucas
Elisio

Acontece que não são as pessoas estranhas que mais ametrontam o tímido. Com elas nos saímos muito bem.
O problema é com as conhecidas. Que sabem que somos tímidos e parece que estão nos observando, e algumas ate adoram dizer em voz alta. Ei, fala alguma coisa! Principalmente quando tem alguem novo no grupo e fazem questão de anunciarem a nossa timidez.

Avatar for Miguel Lucas
vane

olá …
Gostaria de saber o q eu faço para perder minha timides ?Sempre em que eu apresento algum trabalho ou tenho q fazer uma palestra eu fico vermelha e não consigo controlar .Eu não tinha isso antes mas comecei a ficar timida depois em mudei de escola .

Avatar for Miguel Lucas
Cassi

Olá. Gostaria primeiramente de agradecer pelo artigo que é ótimo e muito esclarecedor. Tenho 21 anos e desde pequena sofro com a timidez, sou filha única, tenho pais superprotetores e inúmeros motivos contribuiram para que eu me tornasse insegura e timida. Já faz um tempo que ando pesquisando sobre o tema, e te confesso, seu site é o melhor, me fez ver aonde ando errando e inconcientemente piorando minha timidez. Mas uma vez agradeço pelo artigo e pelos depoimentos, que pela primeira vez, me insentivaram a expor meus sentimentos.
Obrigada.
Vou colocar tudo que li em prática, sei que já tem vários, mas ganhou mais uma fã.
Boa sorte a todos, que assim como eu, sofrem com a timidez.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Cassi, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso as suas palavras e o seu testemunho. Fico esperançado que consiga aplicar eficazmente algumas das dicas, estratégias e sugestões dos artigos. A melhoria é possível se fizermos algumas coisas para melhorarmos. Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ferreira

Parabéns pela radação. Interessantíssimo os comentários. Quando a enfrentar as situações desagradáveis, eis o problema. Antes mesmo que ela possa chegar é possível sentir os diversos sintomas. Enfrentar a situação desagradável é impossível se não for ingerido algum betabloqueador. Às vezes sem motivo aparente para tal, ou ainda, se é que pode ser afirmado, mesmo que não pensar nos outros, apresentar trabalhos, conhecer pessoas, ou ainda entrar na sala atrasado. Saber que vai morer é menos cômodo. É algo impossível de ser explicado, há sintomas como tremedeira -que não consiga ficar em pé; sudorese; dor de cabeça; taquicardia, acredito que pela intensidade, até desmaio. Está ultima nunca foi vivênciada, mas com o estado dos outros sintomas, é visivelmente claro que pouco faltaria.

Avatar for Miguel Lucas
Gean Riwster

Legal. Não sei nem por onde começar, mas vamos pela pragmática ficha técnica:

Sou Gean Riwster, tenho 16 anos de idade, estudante do segundo ano do ensino médio.
Boa, começei bem.

Meus problemas são fáceis de falar, mas difícil pra caramba de resolver:

*Timidez que creio ter virado fobia social: Depois de um tempo, começei a analisar todos os defeitos das pessoas, mas, principalmente todos os meus defeitos, e no fim, começei a achar as pessoas em minha volta desinteressantes, e eu um cara impotente, sabe de tudo ao seu redor e de todas as doutrinas divinas e filosóficas (talvez para não machucar meu ego), mas, irônicamente, não sabe resolver porra nenhuma da própria vida. As raízes… sei das prováveis causas – Um amigo de infância que me fez sofrer muito; a limitação a um grupo social desse amigo e de um outro amigo,que nos reencontramos após um tempo e percebemos o quão estranhos éramos um para o outro; a frustração da saída dos dois e de ficar sozinho por muitos anos, à deriva…

*Auto-estima baixa:Sou rotulado de MUITO-FEIO na escola, e extremamente zombado, mas tento levar de boa, mas quando chego em casa, geralmente remoo tudo e interiormente fico chorando.

*Auto-Confiança baixa: Isso ocorre pelas minhas várias tentativas frustradas de tentar resolver todos os meus problemas anteriores e posteriores e, tudo que começo, eu não consigo terminar efetivamente. Um exemplo é que eu gostava de escrever histórias. Procurei regras, macetes… sempre fui extremamente elogiado em minhas redações e até histórias, mas EU, únicamente EU achava defeitos, coisas ruins e que poderia ser bem melhor, tipo “aquele livro que tanto eu gosto”(Percebe-se minha tendência de comparação neste ponto). Apercebo de meu auto-crítico, no fim escrever histórias perdeu seu prazer inicial, e parei de escrever algum tempo atrás.

*Depressão: Bem, as descrenças, impotências, medos, ansiedades, pensamentos negativos e etc. tinha que virar alguma coisa. Hoje minha desgraçada vida é pautada por eu não sentir extremamente nenhuma emoção. Sou absurdamente calmo, e ultimamente, até quando discuto com meus pais, até os gritos, que normalmente são incentivados por raiva, eu na verdade os induzo sem sentir nada, repito, NADA, só os faço, sei lá… para ter uma verossimidade maior. No lugar, eu sinto uma porcaria enorme de calma, pois, de tudo que falo, eu penso trocentas vezes antes de fazer, OU SEJA, sou auto-consciente até na hora de conversar e discutir, até mesmo brigar.

Bem, tive até pensamentos de suicídio, e pedi ajuda para meus pais. Minha mãe sabe que sou anti-social desde o dia que chorando e desesperado disse que não tinha amigos, que não consigo fazer nada de bom e blá blá blá. Contei também pro meu pai sobre o meu suícidio, e ele devolveu com “isto é um pensamento de pessoa burra. De mané”. Realmente, essa frase me ajudou muito (Irônia, só para deixar claro). Ah, e a ajuda profissional? Minha mãe acha que psicólogo aqui da cidade pequena é um bando de doido e só iria perder dinheiro.

Realmente, quando paro para encontrar algum sentido na vida, não encontro. Sempre quando tenho algum tipo de feriado ou que fico em casa, prefiro ficar 24 horas mexendo no computador, dormindo e esporadicamente assistindo TV. A única pessoa que realmente amo(Acho que devo sentir isto lá no meu Íntimo), é minha família e (meu quase amigo imaginário) Deus.Sem me esquecer, meu pai e mãe vivem me dizendo que não ajudo nas tarefas de casa, mas até nisso eu me sinto completamente impotente por causa da preguiça, e novamente uma torrente de pensamentos negativos e de que sou uma merda me acometem. Óbviamente pensei em mudar, mas penso ser impotente para tirar a preguiça, o medo, a ansiedade… É muita coisa ao mesmo tempo, compreende? Tento ver as coisas boas que há em mim para ver se consigo novamente alguma esperança. Exemplos são que sou bastante inteligente, onde geralmente minha mãe consegue bolsas ou meia-bolsas em escolas particulares, e sempre senti que se não ficasse sem fazer nada o dia todo, se me dedicasse um pouco mais na escola, eu seria o segundo Einstein. Outra coisa é que, tudo que começo, depois de um tempo, viro um “menino-prodígio” naquilo – Começei a tocar violão, e logo, quando minha mãe não tinha mais dinheiro para pagar as aulas, meu professor ofereceu aulas de graça, por achar que eu tinha um grande potencial. Geralmente, nesses intantes prodígio, eu sinto uma pressão exterior tão grande, que eu mesmo começo a colocar pressão em mim. e a pressão exterior somada a interior faz com que eu perca a fé que consigo fazer aquilo. No fim eu realmente falho (Violão,conversas… é amigo, isto é outro dos fatores), e voltamos ao cara que remoe e não consegue fazer porcaria nenhuma.

Miguel, começei a ler seus artigos e eles conseguem transpassar aquela velha “Luz no fim do caminho” que tanto procuro. A tal felicidade… é complicada ou nós que a complicamos?
Se puder me ajudar… Estaria muito agradecido.

Gean Riwster

Avatar for Miguel Lucas
Gean Riwster

Ah sim, sem esquecer, tenho um exacerbado Perfeccionismo, ou seja, exijo muito de mim e dos outros em minha volta. Contribuiu bastante em tudo.

Avatar for Miguel Lucas
Sofia

Olá Gean! Tenho 17 anos e sou extremamente perecida com você. Sou inteligente, extremamente perfeccionista e tenho um pouco de TOC. Sou muito auto crítica e cobro muito de mim mesma. Também não sou muito popular. As vezes consigo me soltar mais ou menos, mas nessas raras vezes tudo que faço me soa falso. Já pensei em suicídio, e quase cheguei a consuma-lo. No entanto minha família não sabe dos meus problemas, são só eu, Deus e uma espécie de anjo imaginário com o qual converso as vezes. Também já desisti de fazer coisas nais quais eu era a melhor por me combrar demais. Eu comecei a fazer natação e meu professor disse que eu era ótima, todos me diziam que eu tinha elegância e era uma ótima nadadora. Meu professor aumentou a carga e eu passei a me cobrar cada vez mais, só que eu não estava acostumada com o ritmo intenso e errava demais até mesmo por ficar nervosa e me achava a pior atleta do mundo, cada erro era uma porrada na minha cara. Então resolvi que não ia maiis me sugeitar a aquela "humilhação" e parei de fazer natação. O problema maior é que minha mãe é extrovertida, até demais, e não se cansa de jogar na minha cara que sou covarde e travada, talvez para ela os comentários pareçam inofensivos, mas para mim…cada idiotice dessas que ela fala é um pedaço de mim arrancado. Sei perfeitamente o que você sente e do fundo do coração compreendo você. Sinto muito, mas não tenhoa solução para os nossos problemas. No entanto tenho uma dica para você: siga em frente sempre, é o melhor a fazer nunca, nunca, jamais pare. À algum lugar sei que chegaremos um dia.

Avatar for Miguel Lucas
Denisete

Olá Miguel Lucas! 😉
Primeiro muito obrigado por esse artigo. Eu tenho 22 anos e tenho timidez frequentemente,não consigo fazer novas amizades, espero as pessoas falarem comigo. Sempre acho que estou melhorando, mas na hora que estou exporta não consigo disfarça minha timidez, por exemplo quando estou apresentando um trabalho não consigo falar em voz alta e acabo me atrapalhando e fico com minha voz trêmula e depois me sinto muito mal com isso. Eu até converso com as pessoas próximas e elas dizem que é normal que todas se sentem assim, mas o que elas não sabem é que isso acontecer comigo frequentemente e olha que sempre tento superar todos os dias principalmente nessas situações. Eu trabalho a mais de 1 ano e não consigo me relacionar direito com as pessoas, ajo muito profissionalmente com elas, não fico falando da minha vida pessoal e não gosto de fofoca, por isso fico boa parte calada e sei que eles estranham isso, eu até pensei que quando eu trabalhasse ia agir diferente, mas vi que não dar para separar porque a timidez é internar e não consigo tirar, mas já melhorei muito, fiz terapia pouco tempo e isso me ajudou bastante. Hoje não faço mas quero superar sozinha, eu me aceito do jeito que sou, mas como você citou a timidez é obstáculo para o sucesso e isso é verdade, eu não quero mais que a timidez me atrapalhe a conquista meus objetivos por isso vou fazer tudo isso que você sugerir nesse artigo. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Clauton

Mais um excelente post apesar de não parecer a timidez é um assunto muito debatido e muito comum nas pessoas, apenas varia em graus como foi dito, seguindo o que foi explicado no post continuadamente todos os dias,(para não esquecer, como acontece com a maioria das coisas) vc acaba parando aos poucos e quando ver parou. O que temos que aprender é que não podemos deixar de fazer as coisas por conta disso se tivemos dificuldade, reconheça ela e arme planos para acerta-lá. O caminho é longo e doi, mas é o único e a recompensa vem depois.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

muito legal estes posts , eu tenho muitos problemas com a minha timidez até me abusaram de freira , mesmo estando adulta minha mãe vive dizendo que eu não amadureci , que só tenho tamanho , perdi muitas coisas em minha vida , em vários âmbitos da minha vida, seja social de amizades seja de emprego , estudos , lazer , relacionamento com meus pais já que moro com eles e meus dois filhos e sem namorado há anos não encontro ninguém , só alguns flertes não foram pra frente mas tenho vontade de mudar minha vida pra melhor .A pior fase foi quando sofri muito de depressão e até síndrome de pânico e eu tomava uns comprimidos fui internada tinha delírios alucinações ânsia de desmaios tonteira via coisas e ouvindo coisas constantemente e só vivo em casa e sinto falta de fazer outras coisas em minha vida que eu fazia antes e perdi anos de minha vida que eu poderia ter aproveitado investindo em mim e participando de coisas bacanas mas não ! sofri muita incompreensão em casa desentendimentos ,praticamente a minha vida parou, não consigo fazer terapia , não tenho paciência ,rezo pra que eu melhore do meu estado mental ,mas ainda não sei de que forma só fiquei acompanhando entrevistas pela tv e sites e lendo tudo o que vejo a respeito do assunto e tentando levar a vida normalmente como se nada tivesse acontecido , e melhorei muuuuiiito pra vista do que eu estava perdi emprego , estudos, casamento, amizades , mas vai-se os anéis e ficam os dedos . tchau um abração está demais !!!

Avatar for Miguel Lucas
Erica

Olá, tenho 18 anos, sou trigêmea. Eu faço faculdade de arquitetura à um ano e meio, e desde a escola no ensino médio tenho problemas pra falar em publico, conhecer ou apenas encontrar pessoas na rua, fico muito vermelha, que na maioria das vezes as pessoas até falam “nossa, como vc está vermelha!” e isso me deixa ainda mais constrangida. Resolvi pesquisar sobre o assunto pois essa semana tive que apresentar um trabalho (do qual eu tinha estudado o assunto), a turma era de apenas 6 pessoas e gosto muito da professora, mas quando fui falar (isso sempre acontece quando tenho que apresentar trabalhos) esqueci o que ia dizer, deu um branco, comecei a tremer e gaguejar e fiquei com a voz de choro e parecia que todos estavam percebendo e me senti péssima, pois a turma toda tem muita facilidade e mostra tranquilidade pra apresentar trabalhos e eu sou sempre a que se sai pior, tenho que ler (e quase nao consigo, leio muito rapido, a voz fica tremula)… Enfim, quando eu estava na escola era colega das minhas outras duas irmãs e sempre faziamos trabalhos em grupo, e na maioria das vezes quem tinha que falar era eu (pq de certa forma eu sempre fui “mandada” por elas) e também passava por essas situaçoes de não me sentir bem falando em publico mesmo já conhecendo os colegas da escola a anos… Mas acho que valava porque tentava ajudar elas pois elas se sentem como eu para apresentar trabalhos e esse tipo de coisa. Mas acontece que eu nao me considero uma pessoa tímida. As vezes até falo pras pessoas que sou tímida extrovertida. Não sei qual é o meu problema. Mas me sinto insegura demais, na faculdade mesmo acho que sou a pior aluna, que não vou ser ninguém e que não sei de nada. E eu sei que eu deveria estudar e me esforçar mais mas não tenho vontade para isso. E no momento estou me sentindo muito deprimida em relação a isso. Mas muito obrigada pelo espaço para desabafar e parabéns pelo texto! Vou tentar seguir as dicas!

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Olá Belo artigo vou tentar colocar suas dicas em pratica,eu sou muito timido sei que vai ser dificil,mais sei que os resultados valerá a pena,otimo artigo
Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Debora

Sou muito tímida quando vou fazer um seminário fico vermelha e acabo me enrolando e não sai quase nada do que ensaiei,o que deveria fazer em relação a isso e também quando estou no patio da escola penso q todos so olham pra mim sei que isso é psicológico mas não paro de pensar nisso.E outra não consigo falar muito com os meninos,e quando fazer uma brincadeira que envolve um menino que gosta de mim fico mais vermelha,parecendo um (pimentão).Preciso de ajuda em relação a isso me ajudem!!!!!!!!

Obrigada…

Avatar for Miguel Lucas
Jessica

Olá, muito bom o artigo, vou tentar de uma vez colocar algumas coisas em prática, porque a timidez já está começando a prejudicar a minha vida. Tenho 18 anos e sinto que perdi o jeito de fazer amizades, eu simplesmente travo na hora de falar com alguém desconhecido. Acho que isso se deve ao fato de que eu nunca fui “novata” em lugar nenhum, estudei praticamente a vida inteira na mesma escola, então eu convivi com as mesmas pessoas durante muitos anos. Sempre que chegava um aluno novo, quem sempre puxava assunto eram minhas outras amigas, daí com o tempo eu começava a me enturmar e pronto. Mas agora, longe do conforto da escola, me sinto perdida. Já perdi de fazer várias amizades porque não consigo chegar na pessoa e puxar assunto, não sei o que acontece! E é até engraçado, porque depois que eu conheço a pessoa, eu me solto, sabe? Sou brincalhona e tudo, mas quem não me conhece acha que sou metida e introvertida, por causa desse bloqueio. É uma chatice, porque eu me sinto sozinha e depois fico me culpando.

Outro problema é falar em público. A última vez em que eu tive de fazer um trabalho, eu fiz a parte gráfica e faltei no dia da apresentação. Resultado? Consciência pesada e sensação de fracasso. Minhas experiências com seminários são todas da escola; sempre fiquei nervosa, como todo mundo fica, mas enfrentava o medo e conseguia fazer, até porque eram meus amigos que estavam ali me vendo. Mas no 1º período da faculdade, já na primeira apresentação eu amarelei feio. 1º período é aquela coisa né, ninguém conhece ninguém e já nas primeiras semanas eu tinha seminário pra fazer. Enfiei na cabeça que eu iria fazer, que eu tinha que superar essa bobagem, mas desisti de última hora. O fato de eu não gostar do curso também influenciou nessa decisão (até porque eu desisti da faculdade). Mas isso é o de menos. Eu posso dominar o assunto completamente, pode ser uma coisa que eu ame debater, mas mesmo assim vou ficar pensando nisso por dias. Por mais que eu pratique, vai me dar angústia e ansiedade de qualquer jeito, vou ficar gelada e com tremedeira na hora. É ridículo e eu queria muito que isso mudasse.

Obrigada pelas dicas e aproveitei o espaço aqui pra desabafar. kkk

Avatar for Miguel Lucas
Sónia

Ha algo em mim que eu nao gosto e que sei que me atrapalha devido a minha timidez. Quando me enervo ou tenho de ter uma conversa seria com alguem bloqueio e nao consigo explodir para fora, nem consigo confrontar as pessoas. Sou muito reservada e nao consigo me abrir sobre qualquer assunto com qualquer pessoa. Depois a outra pessoa consegue calcar-me e deitar me a baixo apenas com palavras e eu começo a sentir-me inferior por quase nao ter reacção para a confrontar. Isto acaba por afectar tambem a minha auto-estima.

Queria ajuda sobre o que fazer para me tornar uma pessoa mais aberta e mais corajosa para confrontar eventuais situações que possam vir a ocorrer.

Agradeço uma orientação. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Daniela Silva

Eu sou tão timida que nunca perguntei nada para o professor acho q e por causa dos meus dentes tbm
Pode Me ajuda por favor .
Tenho 12 anos sou loira e um poucomagrinha

Avatar for Miguel Lucas
Cassi

Óla, boa tarde a todos.
Bom lí esse artigo a pouco tempo atrás, segui algumas dicas e posso afirmar que dá diferença. Já tem me ajudado bastante, mesmo em pouco tempo. Estou mais atenta para meus erros e me policiando mais.
Funcionou para mim e espero q ajude outras pessoas, sei como é complicada a timidez, sofro a muito tempo.
Boa sorte a todos e muita força de vontade.
Mais uma vez agredeço pelo artigo que já tem me ajudado e por tantos outros artigos ótimos que motivam muito.
Beijoooos a todos.

Avatar for Miguel Lucas
Glaucia

Eu sou tímida porém já fui mais, hoje consigo conhecer uma pessoa e manter um dialogo o que antes era impossível. Minhas dificuldades hoje é quando saio e as pessoas começam a dançar eu travo e fico igual um poste parada é aguniante, outra coisa que parece simples e eu acho mega difícil é chegar a algum lugar e cumprimentar, sei lá o que acontece eu não cumprimento e nem sorrio pra ninguém ai tudo acabado sou dada como antipatica e eu tenho a cara séria o que complica mais, as vezes eu fico foçando um leve sorriso pra dar uma melhorada(parece ridiculo). Consequentemente sou julgada e falam mal de mim. Invejo muito quem é miss simpatia.

Avatar for Miguel Lucas
deborariodejaneiro

o que foi que te ajudou a ficar menos tímida?quanto a essa situação de sair pra dançar: o alcool existe pra resolver isso. 90 por cento das pessoas que saem pra dançar bebem. quanto a cumprimentar as pessoas, leia o livro como fazer amigos e influenciar pessoas de dale carnegie, tem no google em pdf nem precisa baixar, só ler online, pois vc precisa entender que quando cumprimenta alguém está a valorizar as pessoas, então está massageando o ego delas, quando não cumprimenta está desprezando o ego alheio, ainda que despropositalmente. o que te ajudou a ficar menos tímida?

Avatar for Miguel Lucas
julia

oque adiantar ser bonita se sou timida

Avatar for Miguel Lucas
deborariodejaneiro

a timidez ocasiona alguns prejuízos conforme dito no artigo acima, porém se for feia e tímida é pior ainda a situação da pessoa. você não perde em buscar trabalhar essa sintomatologia . só ganha.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

No seu caso é menos difícil.Pois sendo bonita vários homens irão puxar papo com você.Já o homem nenhuma mulher irá abordá-lo para conhecer.Só se o cara for o clone do Brad Pitt ou for muito famoso.Mulher basta olhar e sorrir.Já o homem tem que ser extrovertido,simpático,educado,bom de papo,inteligente,seguro,confiante,alegre,carinhoso,romântico,cafajeste,compreensivo,espontâneo,sorridente,feliz.,entender as mensagens ocultas da mulher,passear no shopping sem reclamar,deixar de ver o jogo pra assistir gugu ou a novela,discutir a relação sem reclamar.

Avatar for Miguel Lucas
Pâmela

Parabéns pelo artigo!!

Mudei de cidade faz 1 ano e meio, e até hj só consegui fazer uma amiga. Já conheci várias pessoas, mas não passou disso.
Eu tô passando por uma fase difícil, na qual eu mesma escolhi. Larguei emprego, amigos, familia e vim morar com meu pai e estudar pra concursos. Pensava que fazer amigos ia ser fácil, mas não ta sendo…
Eu sempre fui uma pessoa tímida, mas eu era até uma tímida extrovertida. Com meus amigos tô sempre falando bastante.
E ultimamente eu estou em sentindo mto antissocial. Sempre acho que as pessoas estão me detestando. Até passei esse final de semana na casa da minha nova amiga, com vários amigos dela. Foi bem divertido, mas eu senti que ngm ali além da minha amiga foi com a minha cara! E 2 dias depois não páro de pensar no que eu poderia ter feito de errado…
O problema não é o da maioria das pessoas, que se isolam. O meu problema é que quero fazer amigos, mas n consigo!
Ao contrário de mtos, não penso em me matar, não estou sempre triste, tenho uma boa perspectiva de futuro, mas tenho esse problema que tá fazendo mto mal. O que será que pode ser?

Avatar for Miguel Lucas
deborariodejaneiro

leia 10 vezes o livro como fazer amigos e influenciar pessoas de dale carnegie. tem ele no google em pdf, pode ler online mesmo se não quiser baixar. esse livro mudou radicalmente minhas experiências sociais.

Avatar for Miguel Lucas
consuelo

tenho 28 anos e engrçado que assim que conheço novas pessoas eu fico mais solta mais depois parece que eu vou travando me sentido como como se fosse outra pessoa,nao consigo novas amizades me sinto só.

Avatar for Miguel Lucas
deborariodejaneiro

eu sou o contrário no início sou muito insegura, me forço a interagir, mas depois que me acostumo e me sinto bem melhor, principalmente quando por exemplo no trabalho entram pessoas novas e eu não sou mais a novata.

Avatar for Miguel Lucas
vitoria

eu tenho mais problemas em se relacionar com as pessoas eu prefiro ficar sozinnha

Avatar for Miguel Lucas
deborariodejaneiro

mas você não se sente angustiada com as coisas que deixa de conquistar em função disso?

Avatar for Miguel Lucas
Natalia

Eu também sou assim as vezes, prefiro ficar sozinha do que com outras pessoas.Mas o que podemos fazer é não deixar que isso nos impeça de fazer algo realmente necessário. Infelizmente, o mundo exige que nós sejamos mais ousados e determinados se quisermos alcançar nossos objetivos, então TODOS NÓS TÍMIDOS TEMOS QUE VENCER ESSA DIFICULDADE QUE NOS ATORMENTA.

Avatar for Miguel Lucas
deborariodejaneiro

bem completo o artigo, muito enriquecedor, vale por um livro. eu sempretive a sensação de que as pessoas tímidas não sentem angústia por isso enquanto eu não demonstro introspectividade, mas sinto muita insegurança. mas depois de ler este artigo vou trabalhar estes tópicos na minha mente, aliás o miguel está de parabéns pela escola psicologia, onde mesmo quem não dispões de tempo e de recursos financeiros pode adquirir saúde emocional, de forma prática, rápida e gratuita. é de Deus!

Avatar for Miguel Lucas
Camila Rodrigues

Parabens acredito q com essas informações posso tentar ter uma vida social onde consiga me relacionar, conversar com as pessoas q estão em minha volta.
Ao ler o texto acima sinto que era como se estivesse sendo escrito pra mim, sou desse jeito mesmo, não tenho o habito de freguentar muitas festas, e quando vou acabo ficando num canto observando a minha volta com uma extrema vontade de falar mas com vergonha do que dizer, do jeito em que irei falar, sempre me pergunto:
estou falando certo?
será que alguem irá me julgar por isso?
sempre assim, espero que aos poucos venho a superar isso.
Obrigada pela informação.

Avatar for Miguel Lucas
João Santos

Parabéns pelo tópico, muito bom.
Eu ainda não consegui ultrapassar o meu problema e não sei se conseguirei..
O meu problema é mesmo a intereção com raparigas.
Sem ser convencido eu considero-me um rapaz bonito, um rapaz normal com bom corpo, apesar da aparência não ser aquele tanto mas sempre conta para o visto da pessoa, pois o bonito de cada pessoa vem das suas atitudes, actos entre outros pontos interiores.
Eu que gosto de uma rapariga da minha escola e reparo que ela ás vezes olha para mim mas eu nem sou capaz de olhar olhos nos olhos para ela e se olho nunca consigo manter ou seja, desvio logo.
Eu sempre tento dar aquele avanço do ´´ eu vou conseguir “ ir falar com ela, tentar conheçer ela melhor só que depois nunca acabo por conseguir, pois não consigo controlar a minha ansiedade e nervosismo e desisto.
E eu que nunca fui uma pessoa com alguma importância para alguém, pois quando somos pequenos não temos a noção das coisas e com o tempo começa-mos a notar as diferenças, acabo sempre por distanciar-me da realidade, quase nem falo com os meus pais, e não tenho ninguem com quem desabafar pois sinto-me inseguro e até tenho pena de mim mesmo pois nunca tive uma namorada e tenho vindo a perder chances e chances por causa da minha insegurança quanto ao que será a reação da outra.

Avatar for Miguel Lucas
rosana silva

Olá,gostei muito do seu blog
Estava aqui em busca de ajuda para superar minha timidez,e
gostei muito do que li em seu blog, tenho 34 anos e sofro muito,
e já sofri muito por causa da timidez,já perdi varios empregos,
tenho a sensação de q sempre estão falando de mim e olhando para
mim,não sei como me casei,hoje sofro duas vezes por ver a minha filha de sete anos ser igualsinha a mim, pois não gosto de sair a lugares ,
que tenha muita gente, deixo de leva la aos aniversarios de coleguinhas dela porque tenho vergonha, e sei q estou passando tudo,
isso para ela.
As vezes eu tento ser diferente, mas não consigo superar minha timidez.Pensei até em procurar ajuda de um pisiquiatra mas não
sei se isso vai me ajudar.
Não sei se vou conseguir superar esse meu problema, estou
muito angustiada, de ver q a minha menina tão novinha já ,
sofre com isso.
Lendo o seu blog, vou tentar supera-los

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rosana, obrigado pelo comentário

O facto de perceber que tem um conjunto de coisas que pretende melhorar é um factor importante para essa melhoria. Fico esperançado que aqui no blog consiga encontrar artigos que a possam orientar na sua superação de problemas que afetam a sua vida.

Com dedicação e persistência certamente encontrará um forma de sentir-se melhor.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fátima

Olá, eu não me vejo em nenhuma destas situações, mas que existe um problema comigo…lá isso existe. Trabalhei durante 36 anos a comunicar com público e nunca tive qualquer problema, mas agora, aos 55 anos e depois de me aposentar, regressei à minha Aldeia, onde sou feliz, pois integrei-me perfeitamente na comunidade. Entrei para o grupo coral da minha paróquia, ajudo na catequese e ao Domingo quando chega a minha vez de fazer as leituras na Missa,( eu leio muito bem )não sei o que acontece, pois desde as pernas, às mãos e voz, tudo treme. Gostaria de saber o porquê, pois há uma ou outra vez em que corre tudo +ou- bem e outras em que sou um desastre e volto a dizer: não é por não ler bem…é uma ansiedade, que eu não consigo controlar. Gostava tanto que me pudesse ajudar e aí sim…eu era uma pessoa ainda mais feliz, pois gosto muito do que faço. Parabéns e obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Fátima, obrigado pelo comentário.

Leia o nosso artigo: http://www.escolapsicologia.com/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/

Sorte e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Derick

Obg pela ajuda eu sou muito novo tenho 15 anos e tipo fui muito mimado quando criança e minha mae me escondeu do mundo de como ele e de vdd e agora sinto na pele que so me prejudicou e sou timido tenho muita agonia e sempre me vejo com negatividade agora que estou melhorando e sempre via os outros superiores a min, e desistia de tudo e ultimamente quero voltar ao passado pra vivenciar tudo que perdi mas num tem como, hj to lutando pra ficar melhor sempre so que as vezes da umas recaidas enfim quero melhorar e obg denovo pelas dicas que vao me ajudar muito

Avatar for Miguel Lucas
lucas

Quando eu tinha 15 anos eu era muito tímido, isso me impedia de viver no meio social, mas hoje com 26 anos as coias melhoraram bastante… sobre as técnicas que vc ensinou, algumas delas eu utilizava e funcionou. muito obrigado pela ajuda…

Avatar for Miguel Lucas
Lu

Oi querido. obrigada por criar este blog abençoado. Fui edificada ao ler seu post.

Tenho buscado lidar com minha timidez e quero acabar com ela.
Fico tão vermelha em algumas situações que fico achando que não sou normal. Fui consultar com um neurologista e ele disse que fico com essas manchas vermelhas porq minha pele é muito branca, e que é normal. Mas a partir do momento que vc deixa de viver normalmente (digo sair, passear, viajar ou até mesmo estudar) é porque a coisa está complicada. Então percebi que preciso de ajuda. Não posso usar blusas abertas, só uso com golas altas, vivo com um espelho na bolsa para observar a cada minuto se estou com manchas vermelhas ou não. Evito ir a lugares que tem pessoas que não conheço, resumindo fico vermelha por qualquer coisa. Fiz cursos profissionalizantes e comecei a falar melhor, consigo dialogar se medo, mas ultimamente tenho sofrido muito com essa vermelhidão, porque as pessoas ficam apontando e perguntando o que eu tenho. Tenho andado angustiada, preciso mudar isso, porq tenho me prejudicado até no trabalho. Queria ajuda. Vou ler tudo que encontrar no seu blog. E novamente agradeço por postar. Que o Criador te abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Luiz Sapori

Olha desde criança fui sempre retraído tinha muito medo de fazer as coisas errar e me preocupar com q os outros iriam dizer.Hoje com 27 anos ainda sou um pouco assim tenho medo de me expressar com pessoas estranhas,na sala de aula meu maior trama sao as dinâmicas.Ainda sofro muito com isso e por um momento achei que deveria ser assim pra sempre,mas graças a este blog percebi que não é bem assim.Agradeço por ter pessoas como vc que se preocupam com pessoas digamos “sensíveis em excesso” e tentam melhorar a vidas dessas que muitas das vezes tem medo ate de procurar ajuda técnica.Minha vida em muitos momentos se resume em,ansiedade,medo,transpiraçao excessiva,rosto vermelho,desconforto e sofrimento!Mas agora vou bater de frente para minimizar estes sintomas por que depois que conheci este blog percebi que “Sim Eu Posso!!!Tenho do uma pergunta tem algum Psicologo específico para tratar estes sintomas,ou todos,sao capacitados para lidar com ista?Obrigado pela oportunidade Deus vós abençoe …

Avatar for Miguel Lucas
Jéssica Cruz

Nossa, que artigo maravilhoso. O assunto me impressionou. Pude compreeder o que é timidez, sua causa, e como superá-la. Nutri na minha mente a timidez, porem pela graça de Deus e com estas informçoes, conseguirei vencê-la. Afinal de contas, temos que está escrito”Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”(Rm 8:37).

Avatar for Miguel Lucas
isabella

eu sempre fui assim desde pequena na escola e , e claro outros lugares tembem ,sempre fui fechada nunca tive nenhum colega de classe , eu sou do tipo brincalhona , tenho medo de responder as pessoas e paga mico na frente das pessoas purisso , eu tipo a mudinha da escola que flequento ;hoje tenho 17 anos mas ainda mi acho do mesmo jeito que dizer ,antes quando eu era pequena eu era na minha dimais nem respondia as chamadas que a prof fazia, por medo de que todos min olhasem e eu min constrangisse ,hoje eu respondo , di vez enquando respondo outras pessoas normal quando min fazem perguntas mas ccontinuo com uma certa insegurança?

Avatar for Miguel Lucas
Man

Olá, meu problema maior é que toda vez que tenho uma entrevista de emprego eu piro…além do que meu curriculo é bom e eu consigo a vaga, mas não consigo permanecer mais que dias, tenho pânico de telefones, muitas pessoas e não consigo falar num tom agradavel, sempre muito baixo, e as pessoas me perguntam com frequencia, ¨O que?,fala mais alto…¨.
Não posso continuar assim, sempre fui muito timida, mas com o tempo venho superando, mas isso é algo que permanece e eu não sei como resolver, eu peço a ajuda de vocês pelo amor de Deus, porque preciso trabalhar, ajudar meu marido, estamos individados e não tenho condições de pagar uma psicologa.
obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
michelcs

Me chamo Michel tenho 16 anos acho q sofro de (TAG) e timidez abandonei a escola no inicio do ano pois quando vejo muitas pessoas me sinto aflito com medo de estar fazendo algo errado contato visual nem sonhando! me sentava no fundo da sala n falava com ninguem e quando alguem vinha falar comigo parecia q eu criava uma barreira para me proteger.
Eu tento falar com as pessoas mais nao consigo algo me trava e por isso em 16 anos quase nunca fiz amigos so ando com meu irmao e ainda assim me sinto muito mal nao tenho oque conversar e com medo das pessoas me avaliarem fico quieto se alguem vem falar comigo dou uma de arrogante sarcastico e as pessoas se afastam de miiim Como fasso para superar isso ?

Avatar for Miguel Lucas
rose barbosa

OLA MIGUEL ,SEMPRE FUI TIMIDA ,TENHO DIFICULDADE DE TER AMIGAS,AS VESES ,QUE ENCONTRO AS PESSOAS ,NAO TENHO ASSUNTO PARA CONVERRSAR,ME SINTO MUITO SOZINHA ME AJUDA POR FAVOR,SOFRO MUITO COM ISSO.

Avatar for Miguel Lucas
ROSE

OLA,MIGUEL, ADOREI ESSE ARTIGO,SABE QUANDO CRIANÇA SOFRIMUITO NA ESCOLA, CRESCI ,ME TORNEI UMA PESSOA MUITO TIMIDA ,NAO TENHO AMIGOS SOU MUITO SOSINHA ,TENHO DIFICULDADE EM ME SOCIALISAR,ME ENCOMODA MUITO ISSO AS PESSOAS FALAM QUE SOU MT QUETINHA ,VOU COMEÇAR A TRABALHAR TENHO MEDO DE NAO SER COMPREENDIDA,ME AJUDA POR FAVOR.

Avatar for Miguel Lucas
Vane

Olá Miguel Lucas!

Adoro seus artigos! Sou tímida, tenho auto estima lá no chão e isso está me tornando uma pessoa ansiosa, estressada e acho que deprimida também. Seus textos ajudam a me entender melhor e a tentar mudar esse meu jeito de ser.
Obrigada!
Bjs!!

Avatar for Miguel Lucas
Isabela Furiato

Oi, tenho 12 anos e eu não consigo de jeito algum, falar com estranhos e ter amizade aqui no meu prédio. Todas as crianças são amigas e uma bem legal comigo me chamou um dia pra ir na piscina. Eu desci até lá mas vi todo mundo junto e congelei, subi de volta até minha casa… O que eu posso fazer? Não consigo! Na escola parece mais fácil… Voce não tem onde se esconder.

Avatar for Miguel Lucas
eu sou muito timida, na hora de apresentar trabalho na escola na frente da classe toda fico muito nervosa, ou quando xego em algum lugar eu tenho a impressao de que todo mundo fika olhando pra mim nossa fico mega timida, e tenho dificuldade em dialogar co

eu sou muito timida, na hora de apresentar trabalho na escola na frente da classe toda fico muito nervosa, ou quando xego em algum lugar eu tenho a impressao de que todo mundo fika olhando pra mim nossa fico mega timida, e tenho dificuldade em dialogar com outras pessoas isso esta acabando cmigo… por favor me ajude me der concelhos…

Avatar for Miguel Lucas
alehh

ola,tenho 20 anos e sofro muito por causa da timidez e ansiedade , por vezes nao vou a lugares que me convidam sempre dou a desculpa de que na gosto desses lugares ,nao consigo conversar mais com ninguem , sempre me culpo por tudo na minha vida,me sinto como um velho resmungao o tempo todo reclamando e insatisfeito com tudo e todos sempre de mau humor e cara fechada,meus amigos aos poucos se afastaram e hoje me sinto sozinho muito sozinho e triste. na hora de procurar emprego começo a gaguejar ,sempre falo baixo e com vergonha de tudo e todos se estao me olhando,sempre acho que estao a rir de mim. a minha vida amorosa é uma bosta ,estou com uma pessoa que nem amo mais mais nao consigo terminar por medo de ficar sozinho e mais triste ainda. preciso de ajuda pfv’ !

Avatar for Miguel Lucas
felipe

Tenho tanta vontade de conversar com os meus primos,mas e tenho vergonha de chegar e puxar papo, tenho medo de ser rejeitado por eles :S
e de conversar com tanta gente,quando eu vou para a piscina fico olhando e querendo falar com muita gente mas tenho medo o que faço??
me ajudem por favor

Avatar for Miguel Lucas
raynan

eu tenho vontade de ir na casa dos meus amigos mas tenho vergonha

Avatar for Miguel Lucas
Hamilton Sebastião da Silva Bento

Foi como muito prazer por ter lido esta informação exposta, desejo mesmo de coração que continue a escrever

Avatar for Miguel Lucas
bwana

to com pregui de ler tudo, mas já pensaram que justamente nós, que estamos lendo esse artigo, sermos as mesmas pessoas com as quais você tem timidez para conversar? pois é

Avatar for Miguel Lucas
Bruno mp

esse artigo me ajudou muito a superar minha timidez sempre fui muito tímido tinha medo de ir a certos lugares sociais, medo de impor minhas opiniões de falar o qe pensava ate na escola não gostava de ir ,hoje eu lido com essas coisas sem medo estou completamente mudado, muito obrigado vc me ajudou muito faleu

Avatar for Miguel Lucas
Gi

Gostei muito do artigo referente a timidez. Sou uma pessoa tímida, mas hoje considero-me menos que quando era mais nova.
Acredito que uma das coisas que me prejudicou muito foi a timidez na infância, onde alguas vezes fui "zombada" por fazer algo ou até mesmo uma palavra errada que falava, os coleguinhas começavam a rir de mim.
Depois quando fui crescendo, melhorou um pouco esta timidez, mas o que agora passava a me incomodar eram as novas amizades ou novos relacionamentos, pois muitas vezes ia a algum evento com o namorado onde não conhecia as pessoas que estariam lá, além dele , pelo fato de conversar pouco as pessoas falavam: fala alguma coisa…você fala muito (ou seja, dizendo que eu não abria a boca para nada) e isto me incomodava muitíssimo, me deixando mal, até mesmo com vontade de chorar. Acredito que foi pelo fato de conversar pouco com estas pessoas, fui tornando-me cada vez mais fechada.
No momento não estou namorando, mas só pelo fato de ter que ir a casa de um novo namorado, conhecer a família dele toda, ou seja, fazer novas amizades, isto faz com que eu tenha um tipo de pavor, só de pensar o que é que vou falar…fazendo com que eu me sinta um peixe fora d’agua.
Sou uma pessoa de poucos amigos, pois seleciono-os…as pessoas que considero que são "falsas" dificilmente consegue ter uma amizade com elas.
Com essas pessoas que são meus amigos me relaciono super bem, até faço brincadeiras…pra mim é supernatural. O probelma mesmo é em fazer novas amizades
Sei da minha dificuldade em me relacionar com novas pessoas e gostaria muito de mudar tudo isso.
O que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
yuri Miguel

Oi estou super agradecido pelas a sugestões gostei imenso vou mete-las em pratica

Avatar for Miguel Lucas
Luiz Carlos

Bom , eu tenho u certo problema em se preocupar muito com oque as pessoas dizem ou vao dizer de mim , " tenho 15 anos e apenas quero ser feliz fazendo oque gosto etc… mas essa "preocupaçao" me atrapalha abstante , eu queria um conselho de como lidar com isso .
Ham e outra é minha auto-estima , que eu acho que esta baixa , pois nao tenho muita coragem de chegar na garota que gosto e falar oque eu sinto pra ela , pelo motivo de nao saber oque ela vai achar de mim , como vai reagir etc… Por favor me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
BrunoMP

bom luis Carlos também tinha muito esse medo comessei a supera-lo quando passei a pensar mais em mim e na minha felicidade e não nos que os outros acham ou pensam de mim

Avatar for Miguel Lucas
Bi

Eu tenho 15 anos quando tenho algum trabalho para apresentar não durmo direito à noite. Quando chega a hora de apresentar eu começo a tremer, suar e esqueço de tudo que eu iria falar apesar de ter ensaiado muito para fazer aquilo. O que eu faço posso fazer para melhorar?

Avatar for Miguel Lucas
alexandre

Num tenho assunto não sei o q falar e ninguem gosta d ficar perto d mim por causa disso. O q posso fazer

Avatar for Miguel Lucas
Deria

Oi Sou extremamente tímida tenho vergonha até de conversar e ñ tenho amigos…

Avatar for Miguel Lucas
Teodora

tenho muitas dificuldades de falar ao público, tipo um seminário na faculdade, isso me deixa muito nervosa o meu coração começa a bater mais rápido e fico muito vermelha ao ponta das pessoas perceberem e também chego a tremer, isso estar me prejudicando muito e quero superar isso, mas não estou conseguindo sozinha.

Avatar for Miguel Lucas
Carol

Olá, mt bom texto. Sou mt tímida, mt mesmo. Passei recentemente para um concurso público, coisa que eu queria mt… apesar de ter estudado e saber que sou qualificada e merecedora da vaga, fico colocando na minha cabeça o tempo inteiro que não consigo, que é muito difícil ou que não posso realizar as tarefas. Além disso, quando acredito que alguém não gostou de mim no trabalho, fico me martirizando, me sentindo inferiorizada e sem valor. Também passei no vestibular pra uma faculdade publica da mh cidade. Sei que essa jornada dupla é muito puxada e eu ainda nem tentei mas fico imaginando milhares de motivos pra desistir… desculpas mesmo. E cada vez que eu desisto de algo eu me sinto pior, estagnada, fracassada. O medo de fracassar ou não agradar me paraliza. Eu falo mt baixo, meu coração dispara e percebo que as pessoas realmente muitas vezes não gostam muito de mim justamente por causa de timidez que não consigo deixar pra trás. Eu queria ser diferente, conversar naturalmente mas as palavras sempre me faltam e eu acabo fazendo papel de boba!

Avatar for Miguel Lucas
eliete

Eu sou ums estudante faço faculdade de secretariado executivomais sou muito timida na faculdade tem muito apresentações eu fico toda vermelha quando chega a minha vez de ir la na frente apresentar meu trabalho não consigo falar tudo que planejei minha voz treme o sangue a sobe todo para o rosto não consigo olhar o olho das pessoa mim sinto uma fracaçada pesso muito a Deus do céu que mim liberta desta maldita timidez pesso todos os dia mais assim mesmo aind anão fui libertada, quando eu saiu para passiar commeu marido não consigo ficar calma mim da muito nervosimi fico toda vermelha e so quero voltar pra casa. o que devo fazer para olha nos olhos das pessoas sem ter medo de falar? dizer o que tenho vontade?

Avatar for Miguel Lucas
thayna

Eu só muito tímida hoje mesmo passei muito mal só por que minha professora do curso falo que era pra discutir qualquer assunto na frente da sala inteira só que eu sou muito tímida e vergonhosa pra falar na frente de um monte de gente ai eu comecei a passa muito mal começo a me da dor de cabeça, fiquei palida comecei a tremer muito e meu corpo começou a ficar todo mola quase desmaiei . E eu tenho medo que isso venha prejudicar meu futuro, na faculdade eu tento acabar com minha timidez só que não consigo ..

Avatar for Miguel Lucas
fmorais

Olá,
Artigo excelente. Gostei muito. Sou tímido demais. Desde a infância passei por momentos constrangedores. Na escola tinha medo de nao poder participar das brincadeira. Uma vez demorei com o lanche a professora disse que eu estava atrapalhando toda a turma. Passei a comer muito rápido. Sempre tive medo de ser rejeitado pelas mulheres, talvez por isso durante muitos anos recorri a prostitutas. Entendi que elas nao poderiam me recusar. Alguns amigos e colegas chegaram a pensar que eu gostava de mulheres. Na verdade tinha medo de rirem de mim.
Hoje me sinto melhor, mas ainda tenho muito que melhorear.

Avatar for Miguel Lucas
Francielly

Olá, primeiramente gostaria de parabeniza-lo por este excelente artigo. Tenho 18 anos, e sinceramente em muitas situações me incomodo quando me vejo obrigada a estar em público. Desde criança, as pessoas me veem como uma pessoa calada, reservada, tímida. Quando me encontro em um ambiente que haja muitas pessoas, sinto como se todas reparassem em como estou nervosa, e muitas vezes, não consigo me expressar como realmente gostaria. E posso dizer, que em vários momentos deixei de fazer algo que eu gostava só por medo de passar algum constrangimento. Li o texto inteiro, e tudo me valeu de grande ajuda, principalmente a parte em que você fala para transformarmos a auto-consciência em auto-conhecimento: "Ao invés de olhar para si mesmo pelos olhos dos outros, transporte essa consciência para dentro de si." 🙂
Realmente me ajudou muito, e vou tentar praticar todas as dicas até conseguir o melhor resultado! Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
fabio

Legal o blog, bom vou passar aqui um link com algumas dicas para ajudar a superar a timidez:

http://www.soutimido.com/dicas/

espero que seja de grande ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
alcilene alves

sou tao timida ao ponto de deixar de faser algumas coisa ex vestir roupas que venham a aparecer o colo quando fico com vergonha fico tao vermelha que parece um pimentao e um vermelho todo manchado que se estende pelo colo rosto e braços o que faço gostei da reportagem ja faço a respiraçao mas nem sempre fuciona gostaria que me falase no meu email obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Desde criança a timidez esteve presente em mim e, com certeza, isso me prejudicou/prejudica muito minha vida. Aos 19 anos possuo apenas quatro amigos os quais consigo me expressar com naturalidade, quaisquer situação que me envolva a ser o centro das atenções é desconcertante, o embaraço na fala e a vermelhidão na face são inevitáveis. Conversar com a pessoa desejada, fazer novas amizades, falar em público são situações bastante apreensivas para mim, já que me "enrolo" e acabo falando coisas sem sentido. Também tenho problemas na auto-estima, que é praticamente nula, me acho inferior a todas as pessoas que conheço. Sinto-me presa em mim mesma, no meu interior e com meus melhores amigos, sou uma pessoa que gosta de contar piadas, que curte rock, que tem opinião formada… porém, com as pessoas supostamente "superiores" minha personalidade some, não consigo expressar minha opinião, acabo concordando com tudo, tenho medo de falar sobre as bandas que curto, com medo de dizer algo errado, me torno uma pessoa totalmente sem graça e sem opinião, acabo sorrindo pra tudo, sem dizer uma só palavra! A insegurança me define. Invejo minhas amigas, que conseguem se expressar e conversar normalmente, gostaria de me preocupar menos com a opinião alheia e mais com a minha! Porém da minha infância para cá, venho melhorado bastante e tenho conseguido controlar melhor a timidez, mas ainda tenho muito a progredir! Ainda assim digo que sou uma pessoa feliz, meus amigos, animais e minha família são meu porto seguro.Resumindo, o artigo foi excelente, me vi em todas as situações descritas, tentarei seguir as dicas para acabar de vez com este problema!

Avatar for Miguel Lucas
Lara

Há lugares nos quais sou extrovertida mas na escola sou muito tímida a ponto de segurar o riso e não responder o que me perguntam e nem falar com as pessoas,nas horas nas quais tento conseguir um emprego acho que isso influi .Gostaria de superar este problema.Meu email é : laraoliveira2013@gmail.com .Se puderem me escrevam com dicas para melhorar meus problemas ,por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Igor Castilho

Primeiramente queria poder agradecer a quem postou esse texto, queria saber como posso melhora o meu dia a dia com outras pessoas fazendo mais amizade sou um tipo de pessoa q tem medo das outras sobre o q elas pensam sobre mim, e as pessoas acabam tendo meio q medo de mim, por ser muito tímido e isso acaba me atrapalhando, porque sou o tipo de pessoa q gosta de ta sempre bem arrumada, e tenho medo do q as pessoas pensam sobre mim, queria poder melhora isso e fazer novas amizades; Muito Obrigado;

Avatar for Miguel Lucas
priscila

mia timidez e mt forte pelomenos eu acho nao sou capaz de puxar conversa com nimguem porem nao tenho nei um amigo nei amiga me sinto diferente de todos cuando veijo que tods tei amigos todos sai vao pra festas y sao felices eu keria poder superar eso pelo menos um poco preciso poder chegar en alguem y saber porlomenos ter uma conversa de us minuts por favor mi ajude presiso mt urgente nao sei o que mas fasser ://

Avatar for Miguel Lucas
hernands

oi!
quando eu faço seminario sou muito timido eu tremo e fico suado e muito nervoso sou gago na hora de explicar no seminario. nao da pra explicar na frente de todos os publicos ou até na sala de aula + um dia ou talvez vou ser professor eu estudo licenciatura em fisica, como vou explicar pro meu alunos? existe alguns segredo ou remedio pra superar isso?
muito obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
CrisOliveira

Assunto de grande valia para mim. A timidez já roubou muita coisa na minha vida. Cheguei a esperar meses por uma promoção no serviço e quando chegou a minha vez fui bloqueada por uma ansiedade um perfeccionismo "maldito", uma auto-concentração, acabei pedindo demissão.
Nossa, tudo haver comigo essa matéria..vou seguir as dicas…chega de auto-piedade.
Muito obrigada, é difícil encontrar uma ajuda tão boa gratuitamente.
Abraço !!

Avatar for Miguel Lucas
Fatima

Ola. Gostei muito da materia. E quero expor o problema de minha filha.
Minha filha não fala com os professores, como os parentes. Com as amigas fala demais as vezes, em casa é normal, as vezes não reponde tambem. Vejo que do nada algo a bloqueia completamente e as vezes torna-se hostil.
Como esta no 6ano a escola esta pedindo um acompanhamento psicologico e ela diz que não vai. Devo leva-la assim mesmo? Porque nem atividades de educação fisica quer fazer.
Obrigada.
Fatima

Avatar for Miguel Lucas
Lara

Sou muito menosprezadora de mim mesma,acho que meu maior problema é me comparar com os pontos fortes das outras pessoas e diminuir internamente os meus.

Avatar for Miguel Lucas
KÁTIA

MUITO OBRIGADA, CONSEGUIR ENTENDER MUITA COISA RELACIONADO A MINHA TIMIDEZ.POIS PARA MIM A TIMIDEZ,SÓ ATRAPALHOU, CHEGUEI AO PONTO DE SAIR DA FACULDADE TEMENDO OS MOMENTOS DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHO,ISSO PARA MIM FOI TERRÍVEL. MAS EU POSSO,EU VOU CONSEGUIR E VOU UTILIZAR MUITO TODAS AS SUAS DICAS E ORIENTAÇÕES,POIS ME IDENTIFIQUEI MUITO COM TUDO QUE LI E O MELHOR COMPREENDE,VALEU MUITO OBRIGADA,HOJE EU PRECISAVA DE RESPOSTA E CONSEGUI. ABRAÇÃO

Avatar for Miguel Lucas
Josiane

Olá,

Eu sou uma pessoa muito timida, não ligava muito até que tive que fazer uma entrevista de emprego e não soube lidar com a entrevistadora, senti dores no peito e acabei chorando durante a entrevista.
Eu evito lugares movimentados, prefiro ficar em casa, não saio quase nunca e não via isso como um problema, hoje eu sei que tenho que buscar ajuda. Li o artigo de vocês e estou resolvi colocar em pratica algumas questões abordadas… Tentarei me expor mais, falar mais…

Muito Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Ronaldo da Silva Macêdo

Excelente assunto, parabéns. Minha timidez é mas aparentada quando se trata de expressar o q estou sentido, por exemplo, quando estou afim de uma garota. Do mais, a timidez não me prejudicou tanto até hoje!

Avatar for Miguel Lucas
Ma

Ola, Miguel. Muito bem colocada suas palavras. Quais as dicas que vc da para lidar com crianças muito timidas? O que fazer para ajuda-las a superar a timidez? Coloquei minha filha em uma escola de teatro pra ver se ela se solta mais… sinto que ela não é tímida mas tem um bloqueio que não consegue superar…não consegue se soltar.

Avatar for Miguel Lucas
Fábio

Tenho 28 anos e já passei por várias fazes na vida: desde grande satisfação até à depressão. Sou tímido, em parte devido à minha personalidade e em parte devido a outros problemas: em criança e adolescência afectou-me o fato de ter um problema de dicção das palavras que agravou a minha timidez. Só recorri à terapia da fala já bastante tarde e por minha iniciativa. Sofri com isso, pois sempre que falava sentia que era diferente e inferior aos outros. Quando sai da escola também passei dificuldades, pois moro num local algo isolado, que não me permite conviver com facilidade. Os meus dias são rotineiros entre o trabalho e minha casa e isso não ajuda a socializar. Embora eu me sinta à vontade sozinho, por vezes tento combater o meu isolamento, mas é difícil. Quando penso no futuro, não sei se algum dia irei conseguir formar família, pois quase não tenho amigos. É essa angustia que mais me faz sofrer… Um abraço de Portugal.

Avatar for Miguel Lucas
genaldo

PARABENS PELO MATERIAL, PARABENS, MUITO BEM PENSADO E ELABORADO, SE ENCAIXOU BEM EM MIM, RSS MAS TO BRIGANDO AI PRA DEIXAR ISSO DE LADO. CONTINUEM AJUDANDO AS PESSOAS .

Avatar for Miguel Lucas
LFP

Que material excelente!!!
É este tipo de trabalho que precisa ser valorizado.
Sempre fui um pouco tímido. Mas isto não atrapalhou meu desempenho seja na escola, Universidade ou mesmo no trabalho. Entretanto, de uns anos para cá a minha timidez tem crescido muito. Atualmente preciso apresentar um trabalho relativamente simples aos meus colegas e isto está me incomodando muito. Este artigo me ajudou bastante a ter a coragem de ao menos assumir quem eu realmente sou para as pessoas. Não precisamos ter medo de sermos diferentes. Creio que este seja o primeiro passo para quebrarmos com este ciclo vicioso…
Não termos pena do nosso Ego e ao mesmo tempo cuidarmos dele, afirmando nossas qualidades.
Creio que vá conseguir superar isto um dia… E o primeiro passo será dado em breve… Não vejo porque não me abrir mais, ser mais espontâneo e não ter medo de me expor… Afinal, quem não tem defeitos?

Avatar for Miguel Lucas
SaCo cheio

Boa tarde, gostei muito deste artigo e espero que me seja útil, no passado tive muitos problemas de gozo na escola, muitas situações de humilhação e o meeu pai sempre bebeu muito e ra muito agressivo o que me fez tornar uma pessoa muito insegura e com muitos medos, entretanto conheci grandes amigas que me ajudaram a mudar isso e tive uns tempos que tive beem, mas ultimamente tenho andado muito afastada dessas pessoas importantes por não querer falar, sou uma pessoa muito introvertida e guardo tudo para mim, sou uma pessoa que gosta de se divertir e de estar com quem gosto e conviver, mas ultimamente não tenho conseguido ser assim, foco-me demasiado nas minhas inseguranças e nem sequer tenho vontade de falar, simplesmente um abraço chegava mas nem isso sei pedir, tenho tido várias discusºoes com pessoas muito importantes porque acho sempre que me estão ahumilhar e a apontar o dedo, não quero ser assim já tentei mudar mas há atitudes que me fazem voltar a ter medo, não quero ser insegura nem nada do genero sei que estou a culpa-los por coisas que me fizeram no passado, acho que deixei de confiar e tudo me faz chorar, eu quero estar bem com essas pessoas, aliás preciso estar bem com elas senão nem sequer durmo, quando tenho problemas com alguém se não resolvo logo não consigo estar bem, nem vontade para comer tenho isto até em dias normais, acho que preciso procurar um psicologo ou assim, não sei, só sei que tenho medo de perder amizades por estar assim, eu quero estar bem mas não sei como saltar este muro!

Avatar for Miguel Lucas
Vera

Eu já estive numa situação bem parecida com a sua, o que me fez melhorar e muito foi uns livros de auto ajuda que eu li, principalmente um livro chamado "como aumentar a sua auto estima" de Nathaniel Branden, te recomendo este livro e tenho certeza que ele te ajudará como me ajudou. E se puder tente fazer terapia. Beijos e melhoras.

Avatar for Miguel Lucas
Vera

É muito difícil ter que lidar com a timidez, e um problema que quase todos os tímidos têm que é o perfeccionismo, quando mais nova eu nunca me permitia errar e sofria demais quando isto acontecia, com o tempo eu aprendi a ri mais de mim mesma e isto me deixou mais relaxada e ocasiões sociais.

Avatar for Miguel Lucas
simoní díaz

oi meu nome é somoní diaz tenho 24 anos carrego a timidez desde criança na escola era mto dificil tinha vergonha p tudo explicar trabalho de perguntar p o professor qndo nao entendia a materia …
era mto dificil a unica coisa q eu esqueço da timidez é com a dança se vou em uma festa no começo fico timida mas depois me libero fico solta me divirto bastante…eu tinha vergonha de ir no supermercado hj to bem melhor depois q vim morar em sao paulo
com os meus amigos é diferente qndo puxam papo comigo no começo fico meio assim sem falar nd mais se a pessoa começar a ter intimidade converso demais sem parar
não vou nos lugares sozinha as vezes perco grandes oportunidades por conta da timidez fico com mta raiva de mim…
me questiono mto tenho q fazer as coisas certas p ninguem falar mal depois …
com os garotos tenho medo de ter uma atitude e eles me ignorarem as vezes deixo de falar o que eu penso pq tenho medo de ouvir algo e ficar triste ou de magoar alguem sempre me acho inferior as outras pessoas q eu nunca vou conseguir fazer algo…antes não conseguia fazer amizade hj nesse lado ta bem melhor mas p outras ainda nao vejo mudanças…

Avatar for Miguel Lucas
Nice

Excelente artigo, infelizmente só agora procurei ler sobre o assunto, estou com 27 anos de serviço e a vida inteira me vi prejudicada pela timidez, tentei superar em vão, ontem mesmo me expus mais uma vez e me vi em situação ridicula, fiz uma palestra e gaguejei, tive vários brancos, isso depois de passar horas me preparando…só consigo passar a mensagem principal… uma palestra que poderia ser dada em 2 horas, reduzi em ridiculos 40 minutos… é muito frustante!!! Mas enfim, agora é sofrer com as consequências e minhas cobranças internas… espero um dia vencer de fato esta doença que é a timidez…

Avatar for Miguel Lucas
cristi

De um tempo para cá venho notado que tenho fobia de servir café na sala de reunião só em pensar em servir -lo penso que vou começar a tremer e que vou derrubar e já começo a passar mal no meu trabalho também me sinto muito inferior, aos outros, eu começo a observar muitoos ambientes e acabo ficando sensivel a qualquer gesto, e quando algume vira derepente para mim ou vem falr comigo eu sinto parece que estou tremendo e horrivel, fora que tenho tanto medo de errar quando vou falar pois sempre fui corrigida no português que eu travo, e me embanano toda não me sinto avontade

Avatar for Miguel Lucas
Jussara

sou mãe de uma moça de 28 anos que nunca conseguiu o 1º emprego,por conta da tímidez, por isso entrei no google e encontrei vocês adorei a matéria e vou tentar aplicar com minha filha, na minha família tem muito sofrimento por conta disso, e vejo minha filha, vendo tudo passar por ela sem com que ela aproveite nada, nada mesmo , ela não tem amigos , não tem vida social, o unico namorado que teve sério, não casou mas deixou a coisa mas linda que temos em casa um filho que também sofre as consequencias da timidez da mãe, ea espera por esse homen a 5 anos pois acredita que ele voltarar para casar com ela

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Roberto dos Santos

Se houvesse uma competição mundial de timidez eu seria campeão invicto com 100% dos votos.
O problema de ser tímido é que existem duas barreiras que se formam,e com isso fica difícil fazer amizades.
A primeira barreira quem cria é o tímido,simplesmente afastando as pessoas.Já a segunda barreira é criada por quem percebeu sua timidez.Quando isso acontece os dois lados acabam afastando-se.As pessoas não gostam de tímidos,principalmente as mulheres.É como se você tivesse lepra ou outra doença terrível.Eu sei o que estou dizendo.Sou o estranho vivendo na Terra.Os ousados são exaltados,já os tímidos são rejeitados e humilhados.Quando você vai envelhecendo as esperanças de mudar também envelhecem,portanto você que é novo,faça alguma coisa logo,antes que seja tarde.É horrível você olhar para o passado e se arrepender do que não fez.

Avatar for Miguel Lucas
Sofia

Olá! Tenho 17 anos e alguns probleminhas com a timidez. Sou extremamente perfeccionista e tenho um pouco de TOC. Meu maior problema em relação à timidez é a auto-censura e o ódio crônico a mim mesma. Se faço algo errado tenho raiva por ter feito errado, se faço algo certo acho que era mais que a minha obrigação e se deixo de fazer algo me considero covarde. Já enfrentei slguns problemas sérios em relação a auto-mutilação e me sinto aborrecida em ter que admitir isso, pois vejo a desnecessidade de tamanho exagero. Como qualquer adolescente sinto no cerne de minha alma a vontade enorme de fazer algo grande, para melhorar a vida das pessoas e transformar o mundo de verdade. Mas ao olhar para o mundo grande como ele é, para minha personalidade deficiente e para a falta de ânimo das pessoas mais velhas que conheço, fico desanimada. Sempre fui muito inteligente, gostei muito de ler, filosofar e pensar. Pensar, pensar muito em tudo e sempre. Mas, geralmente, ninguém entende os meus pensamentos curiosos e maluquinhos e acabo mudando o que sou para me incluir, O mais interessante é que eu sempre conheci e entendi aquelas lições de moral do tipo: "seja quem você é", "não se importe com o que as pessoas pensam", mas nunca consegui po-las em pratica o que me deixa ainda mais frustada e faz eu me sentir ainda mais covarde. Ainda não consegui me "consertar" (se é que preciso de conserto). Não sou um caso perdido (nenhum de vocês é, acreditem), já superei a muito a fase da auto-piedade. Mas sei que se eu quiser algum dia me sentir verdadeiramente bem comigo mesma vou ter um grande trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
daniel

Amigo. obrg pelo post agradeco a vc e pq eu tenho uma vergonha tipo quando eu vo fala. com. falar com uma menina. FICO sem papo tipo uma vergonha. timidez e essa por favor me ajude amigo domingo tem culto e nem sei o que fala com ela!!

Avatar for Miguel Lucas
valdir lima

Ola Miguel ,olá toda a gente que sofre do mesmo problema que eu ,ja ha muito tempo que não tinha visitado o site ,maltas qundo achei esse site ,fiquei como se tinha encontrado uma luz no fundo do tunel pk ja não sabia o que fazer por isso todos dias lia os artigos ,eu estava sem trabalho ,levantava de cama e não tinha nada pra faser ,isto me deichava muito deprimido e se sentindo um nada eu sentia uma preção das pessoas(familiares) para procurar trabalho etc ,na minha familia ou pessoa prossimas ,não tive nenhuma ajuda ou compeenção ,nao comprendem meu problema e nem entendem ,se eu for mais aberto com eles eles me criticam ou pelo menos assim que faziam quando eu era mais novo.Por isso nessa luta estou quase sozinho nesse momento tenho 22 anos ,estou aqui pra diser que antes de encontrar este site ,ja tinha passado por muitas coisas ,perdendo muitas coisas ,depois comecei ler os artigos e comecei a entender mais o meu problema depois arranjei trabalho e acabei por deixar de ler e de por em pratica as tecnicas e agora estou aqui porque fui muda do de posto no meu trabalho e la tem um publico maior .agora estou trabalhando no aeroporto de Vigilãnte e não so que tenho que interagir com os meus colegas e isso que esta mais a me trapalhar ,este posto ~e melhor que o outro mas so que a minha timidez esta a me atrapalhar ,por isso esto novamente de volta ,obrigado amigos.

Olá Daniel ,eu tambem tenho um problema com uma garota que gosto muito ha ja muito tempo e agora esta mais forte ,mais so que eu acho ela gostava de ninantes mas so que a minha timidez acabou por me fazer como se eu não estava ai pra ela ,mas ago estou decido em falar com ela ,ja desperdicri muitas oportunidades de falar com ela mas agora não quero desperdiçar mais ,eu gosto muito dela ,ela sabe que eu gosto dela mas so que eu tenho de tomar uma decisão e estou um pouco insseguro ,mas chegou a hora de fazer uma coisa por isso estou com voce amigo vamos la ter coragem e falar com elas depois agente ve o que acontece ,eu nao sei o que voce deve dizer mais força la meu .

Avatar for Miguel Lucas
fabio

algo que eu percebi que fiz/faço, foi criar uma imagem que sou diferente e de certa forma superior, não que me levou a ter comportamentos de uma pessoa sem humildade, mas na minha mente apareciam justificativas de que eu nao me interagia por ser diferente, e a forma superior seria para me consolar. engraçado como as vezes tentamos nos enganar, sempre aparecia pensamentos: que idiotice ficar falando sobre como tá o tempo, que assunto mais idiota ou que pessoa chata.
acho importante considerar essa timidez uma fraqueza.

Avatar for Miguel Lucas
Juuuh

Gente eu preciso de ajuda,eu sou muito tímida,tenho dificuldade de interagir com as pessoas,sempre tendo medo que cada movimento meu saia errado. 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Juuuh

Por favor eu quero ajuda,quem se disponibilizar em me ajudar,por favor interaja comigo,vamos trocar experiencias proprias 🙁 meu face soujuuh1234_@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
rafael

eu tmb tenho este problema mais tento superar mais o jeito é ir em frente sem medo se vc errar não se envergonhe porque todos erram vai em frente não deixa essa "TIMIDEZ" atrapalhar sua vida se não vc ira carregar esta "TIMIDEZ" até o resto da sua vida esse meu conselho -Rafael 12 anos "acredite se kiser "FACEBOOK rafael lopes

Avatar for Miguel Lucas
Luísa

Olá! Muito obrigada por esse artigo tão interessante e prático! Tenho 18 anos, dizem que sou linda, fui aprovada em 1º lugar pra Universidade Federal, mas se estou na presença de outros, tudo o que faço é abaixar a cabeça e querer sumir! Irracionalmente, tenho certeza de que todos estão a me olhar e julgar… Sinto-me deslocada, desconfortável, meus olhos lacrimejam… É lamentável… perdi tantas oportunidades, até de namoro mesmo, porque não sei me comportar naturalmente nessas circunstâncias!! Aplicarei suas sugestões… Deseje-me boa sorte!! rs

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Artigo simplesmente otimo. Ajudou-me muito a ver melhor meu problema, pois sou muito timida e isso me prejudica bastante. Quero muito mudar isso e estou pensando em procurar um psicologo, será q isso seria uma boa? é um tanto reconfortante ver q o problema não é apenas comigo e desejo a todos q superem essa maldita timidez. Pq eu sei o quanto é angustiante viver como se estivesse presa a si mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Olá, gostei muito dessa publicação, pois compartilha experiências, e ajuda muitas pessoas ! Parabéns!

Enfim, me chamo Amanda e minha timidez de prejudica muito em relação a me socializar e fazer amizades. Invejo quem é extrovertido e legal. Então decidi que iria mudar para ter muitos amigos, mas realmente mudar sua própria natureza não é nada fácil : preciso de ajuda.

Sempre que vejo um grupo de amigos e tomo coragem para ir me socializar, ( quando consigo tomar coragem ) chego lá , e , infelizmente, minha timidez me impossibilita a conversar e interagir com as pessoas e acabo sendo excluída, a falta de assunto também não ajuda nada. Isso me faz ser ”chata” . Estou numa contínua e difícil luta contra isso, mas acho que um conselho seu iria ajudar muito. Será que pode ajudar ?

Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre Barros

"EU HEI SIDO SEMPRE HUMANO TÍMIDO…AO LONGO DOS ANOS. UM BOM NÚMERO DE PESSOAS ME INTERPRETA INCORRETAMENTE. ISSO É PORQUE ELAS NÃO SABEM DO EU PADEÇO. EU MANIFESTO INTENSA DIFICULDADE DE ME RELACIONAR E/OU INTERAGIR COM OUTREM EM SOCIEDADE. EU NÃO TENHO VIDA SOCIAL E , CONSEQUENTEMENTE NEM AMIGOS E/OU AMIGAS NEM EMPREGO. ESTA TIMIDEZ HÁ CONSPIRADO CONTRA MIM E ME HÁ ABSTIDO DE CUMPRIR QUASE TUDO EM VIDA. EU COSTUMO ASSOCIAR TIMIDEZ A UMA DOENÇA,MAS NÃO ESTOU SEGURO. EU DEVERIA DE SER FELICE,IGUAL A OUTRAS PESSOAS NÃO-TÍMIDAS.EU HEI PERDIDO MUITAS CHANCES DE TRABALHO ESTES ANOS TODOS E…HÁ SIDO DIFÍCIL. PODES TU CONCEBÊ-LO?? EU ESTOU DERRUINDO MEU RESTO DE VIDA POR CAUSA DESTE ABORRENTE SENTIMENTO!! QUE POIS FAREI EU!? EXISTE CURA? TU LA CONECES? DESEJAS TU REMETER-ME MENSAGEM TUA? SE SIM, SENTE-TE LIVRE. TU PODES COMUNICAR-TE COMIGO,SE TE PROUVER. GRATO. ALEXANDRE.

Avatar for Miguel Lucas
rafael

meu problema é de conhecer as pessoas tipo oi td bem? sim e vc tudo bem "sim" quantos anos vc tem ? 16 e vc 16 tmb hahaha que legal. iae que banda se gosta que cor vc gosta ai depois dessas coisas acaba o assunto.
mas meu problema mesmo eu quero conhecer uma pessoa e tenho MEDO de chegar nela e fala "OI" e ela continuar andando com sua amiga tenho MEDO dela não me dar a minima bola eu não entendo as mulheres me da um conselho?

Avatar for Miguel Lucas
jenii

Olá!
Quando eu era criança, era uma tagarela, na minha infancia levava uma vida normal e feliz. Até que mudei de escola , mudou tudo, e fiquei na minha, esperando um tempo pra min começar a fazer novas amizades.., mas conheci umas garotas q eram bem timidas e fiz amizade com elas.. quando percebi ja estava timida também, o tempo me mostrou isso, eu cada vez mais timida.. hj tenho 16 anos, e gostaria muito de mudar .., quando fico cm vergonha , fico muito vermelha, o coração bate forte, e tremo um pouco. A timidez tem me prejudicado muito, pra fazer amizades facilmente, vergonha de dançar, apresentar seminários,…além de que ela pode prejudicar lá na frente, pra trabalhar!…

Avatar for Miguel Lucas
glaycon silva

ola eu gostaria de algumas dicas pq estou fazendo um curso onde as pessoas tem q se socializar eu fico muito ansiosoe pensando q algo de ruim vai aconter por causa disso tenho sindrome do panico no qual parei de estudar gostei muito de suas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
Elaine Fernandes

Olá gostei muito, mas sinto que meu problema é maior fico tão nervosa em apresentações que me aparece urticárias e fico tremendo e em situações até de almoço em família, festinhas me sinto mal tbm e a timidez me faz deixar de participar desses encontros sociais o que vc me aconselha ?

Muito obrigada desde ja !
Elaine

Avatar for Miguel Lucas
desconhesido?

antigamente eu tinha muita timidez igual vc, mais ao passar o tempo fui me abrindo com as pessoas.
.sempre tem aquele amigo seu que não conversa com vc na escola só fica conversando com os outros este é um bom começo tente explorar mais ela tenta se aproximar ai vc ja começa a perder esta TIMIDEZ ai depois vc ja começa a conhcer as pessoas desconhecidas e se abrir mais, este foi meu conselho >:) ! RAFAEL…

Avatar for Miguel Lucas
Whosh

Olá? eu sou um rapaz que gostaria de levar a minha vida social como ha de qualquer pessoa, eu simplismente não me sinto confortável em ler em frente de muitas pessoas, ler eu sei mas não consigo me conter de ficar nervoso, por favor me ajudem como posso superar tal coisa.

Avatar for Miguel Lucas
Valdir Lima

Olá ,amigos ,tenho ,23 anos ,estou aqui para dizer ,que decidi procurar ajuda a um psicologo porque nunca procurei ajuda a uma pessoa ,olhos nos olhos ,tomei esta decisão pq ja perdi muitas opurtunidades .Amigos tambem ,eu amo uma pessoa e se nao apreeder a viver com minha timidez ou consiguir ultrapassa-la nao consiguir conquista-la ,nesse momento estou a sentir perdido .Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Daiane

Vooote, já fui muito tímida, todos já me chamaram de santinha, porque eu não falava nada, tinha medo, sei lá..
Ai eu comecei a mudar depois que comecei a participar de uma grupo de jovens..Mudei bastante!!
Agora sou animadora de grupo, canto no grupo, converso, grito, berro, saio cantando na Igreja, na rua, todos acham que eu sou louca kkkkkkk’
Eu sou pra frente, num bom sentindo kkkk’
Tenho amigos verdadeiros agora, tenho colegas..
Acho que oque me ajudou a mudar também, foram os problemas que eu já tive, que foram muitos, agora com 14 anos, sou totalmente diferente, graças a Deus e a Virgem Maria!
Paz & Bem!

Avatar for Miguel Lucas
Sol

Olá, sou extremamente tímida. Hoje descobri que timidez não é o mesmo que introversão. Sei que introversão é o antônimo de extroversão, e, antes me considerava introvertida, só que não sou, sou extrovertida porém tímida, pode isso?

Avatar for Miguel Lucas
Thais Carvalho

Mesmo não lendo tudo, pude me identificar com algumas partes do que eu li.
Hoje já tenho 15 anos e não lembro se na minha infância eu era tão tímida como eu sou agora. Talvez com o tempo e com alguns acontecimentos fui ficando mais tímida. Digo que a timidez me "ataca" mais na hora de me comunicar com os outros e isso me impede de me enturmar melhor com os meus colegas da escola, de me expressar como eu gostaria, de dar a minha opinião e etc… Se é pra dançar numa festa eu danço, se tenho que apresentar um trabalho para a turma eu apresento de boa. Então, por isso que minha timidez é de me comunicar.
Eu optei por fazer teatro para poder lidar melhor com a timidez e me tornar um pouco falante.

É isso!!

Avatar for Miguel Lucas
Felipe

Tenho dificuldade em ”chegar” nas mulheres em que me interesso, fico nervoso, não consigo puxar muito assunto, não consigo ter muita atitude, etc.

Avatar for Miguel Lucas
Grazielly

Sou tímida, tenho 19 anos e até hoje não consigo arrumar um namorado, penso que alguém é melhor do que eu, muitas das vezes por ter um cabelo diferente (como loiro), ás vezes conheço um cara e até se interessa por mim, mas pela minha desanimação até de sair, que me faz ser solteira … 🙁

Avatar for Miguel Lucas
lucas

QUANDO EU VOU FALAR EM PUBLICO EU COMEÇO A CHORAR EU NAO CONSIGO NEM FALAR MEU NOME EM PUBLICO SEM CHORAR,E QUANDO EU VOU FALAR COM UMA PESSSOA QUALQUER EU GAGUEJO MUITO E NAO CONSIGO SE QUER FALAR UMA FRASE DEPENDENDO DA PESSOA SEM CONTAR Q EU TENHO perfeccionismo excessivo. EU SO SAIO DE CASA SE EU ESTIVER PERFEITO QUALQUER COISINHA FORA DO LUGAR EM MIM PARECE Q O MUNDO TD DA VENDO O Q EU TO FAZENDO

Avatar for Miguel Lucas
doralice

sou super timida com garotos e o garoto que eu fiquei tambem era muito timido,isto atrapalhou muito ,mais agora me sinto com vergonha de mim mesma por causa disso,bem sou so uma adolecente qualquer espero nao ter problemas no meu casamento por causa de uma bobeira dessa, o engraçado mesmo é que eu estou um pouco confusa a cada hora pensode um geito diferente em relaçao a estas causas espero nao ser a unica a pensar assim e ser timida por causa disso!

Avatar for Miguel Lucas
leonardo

LER ESSE POST FOI COMO TER MESSES DE TERAPIA, MUITO BOM MESMO, EU DESCOPRI QUE ME COBRO DEMAIS COM O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR DE MIM, E NÃO ME VALORIZO NEM UM PUCO, EU SOFRO COM A TIMIDEZ DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE, E VOU USAR AS DICAS PARA TENTAR SUPERAR MEUS MOMENTOS DE DESCONFORTO.

Avatar for Miguel Lucas
DANIELA

me ajudou muito a entender os momentos de timidez que tive, e pode ainda ajudar os que eu ainda tenho. OBRIGADO !

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

Boa tarde, tenho serios problemas com a timidez, e pior de tudo é que isso é demostrado atraves do meu rosto que fica um pimentão e todos percebem e dao risada disso, na escola so dos outros chamarem pelo meu nome meu rosto ja queimava, nunca apresentava trabalhos na frente da sala porque nao conseguia e porque sabia que os outros iam rir de mim, entao eu sempre fazia os trabalhos e deixava para os outros apresentar.
Achei com o passar da adolecencia isso ia passar mais nao,, procuro nao me envolver em assuntos e procuro nao dar minha opiniao sobre algo porque sei que vou ficar vermelha.
Em aniversarios, festas, ate em parabens de pessoas proximas eu fico roxa e sinto meu rosto queimar mesmo nao sendo comigo, apenas por estar perto.
Isso me deixa muito mal, nao sei porque sou assim, nao gostaria de ser.
E nao sei se tem solução para isso.
O ano que vem vou me casar e ja estou pensando nos outros olhando para mim ao entrar na igreja, so de pensar ja fico muito nervosa.
É muito ruim os outros poderem ver atravez do seu rosto o que voce esta sentindo.. 🙁

Avatar for Miguel Lucas
camila

Ola Miguel ,parabéns eu gostei muito dos textos,são bem claros. Na minha infância sempre fui tímida principalmente na escola tinha dificuldade em ter amiguinhos em falar em publico, mas com o tempo fui me soltando mais, aos 14 anos lia na minha igreja,que foi o que me ajudou muito a perder o medo de falar em publico, foi tão significativa esta mudança que tb comecei a fazer coisas que para mim seria praticamente impossível pelo motivo de ser tímida como por exemplo tocar meu berrante em eventos que sempre tem todos os anos aqui na minha cidade.
Mas ñ consegui superar por completo minha timidez , sou muito mas muito mesmo nervosa ansiosa em situações no meu trabalho, choro minha sensibilidade atrapalha minha vida profissional, muitas vezes fico nervosa em atender telefonemas enviar e-mails eu tenho medo de ser demitida por ñ ser extrovertida e isso me faz me sentir muitas vezes incapaz . Miguel preciso de textos que me ajude nesse problema , e de um bom livro . Que Deus te abençoe e que vc continue postando textos que ajude as pessoas a enfrentarem sua timidez seus medos e angustias.

Avatar for Miguel Lucas
Ingrid

Bom dia. Ao ler esse blog pude perceber que eu me encontro num estado "doente" já de timidez. Tenho 22 anos e nem ao menos consigo ser carinhosa com meu namorado com quase 6 anos de namoro e depois de tanta intimidade que ja temos. nao consigo por exemplo dizer pra ele o quanto é importante pra mim, a falta que faria na minha vida. não consigo chegar na minha vó que é a pessoa que mais esta do meu lado sempre se preocupando, abraçá-la e dizer "obrigada vó por tudo, eu te amo muito". eu sinto ódio e amor ao mundo. ao mesmo tempo que queria ter amigos eu quero que as pessoas se f*****. a primeiro instante que odeio uma pessoa so de olhar pra ela, depois que conheço e acho legal sinto um remorso. tenho dificuldades de me relacionar com as pessoas… ao mesmo tempo que sinto vergonha do que todos vao pensar de mim, eu as odeio. eu não sei o que é isso. me sinto uma pessoa infeliz, acomodada, feia, e incapaz. me sinto inferiorizada quando vejo que as pessoas que nao vejo ha muito estao bonitas e aparentemente bem na vida, eu evito todas as pessoas que ja conheci.

vou me tratar de qualquer forma, mas gostaria de ouvir uma opinião.

Avatar for Miguel Lucas
Flávio

Bom dia
sou casado tem um filho.

sempre tive problema com timidez e hoje estou com 38 anos de idade continuo do mesmo jeito, percebo isso quando preciso fazer algum curso rápido e vem tudo a tona , perdi várias oportunidades de trabalhos e cargos.Fiz dois anos de faculdade e parei devido a timidez . Na faculdade a pessoa timida sofre muito porque a cobrança é muito maior.
tem muitos trabalhos e apresentações e eu ficava travado não sabia o que fazer, tive que parar.
hoje não peço nem ajuda pra mim , peço para o meu filho que percebo que ele é muito timido também ele tem apenas 7 anos o que posso fazer para ajuda-lo.
não gostaria que ele passe o que eu já passei.

Avatar for Miguel Lucas
Mila

Eu tbm sou mto tímida, eu acho que isso é meio q uma influência da minha mãe e do meu pai pq minha mãe não é extremamente tímida mas ela odeia ser o centro das atenções.
E o meu pai é antisocial ele prefere viver no mundinho dele sem ser atrapalhado por ninguém. E o meu irmão também é bem tímido. E eu tbm sou, mas pq me intriga é que com as pessoas de casa q eu convivo 24 hr eu nao sou tímida, eu sou a mais extrovertida! Mas com meus parentes eu sou extremamente e com meus amigos eu nao sou taaanto, mas ele ainda me dizem q eu sou mto quieta. Isso é horrível e eu fico pensando como minha vida seria incrível se eu não tivesse essa coisa. Eu comecei a fazer teatro, agora eu vou marcar a psicóloga, eu sei que eu vou fazer tudo q eu posso pra poder acavar cOm isso, pra poder mostrar pras pessoas quem sou eu

Avatar for Miguel Lucas
Mila

Eu tbm sou mto tímida, eu acho que isso é meio q uma influência da minha mãe e do meu pai pq minha mãe não é extremamente tímida mas ela odeia ser o centro das atenções.
E o meu pai é antisocial ele prefere viver no mundinho dele sem ser atrapalhado por ninguém. E o meu irmão também é bem tímido. E eu tbm sou, mas pq me intriga é que com as pessoas de casa q eu convivo 24 hr eu nao sou tímida, eu sou a mais extrovertida! Mas com meus parentes eu sou extremamente e com meus amigos eu nao sou taaanto, mas ele ainda me dizem q eu sou mto quieta. Isso é horrível e eu fico pensando como minha vida seria incrível se eu não tivesse essa coisa. Eu comecei a fazer teatro, agora eu vou marcar a psicóloga, eu sei que eu vou fazer tudo q eu posso pra poder acavar cOm isso, pra poder mostrar pras pessoas quem sou eu, pra poder ser feliz e viver sem medo de interagir com as pessoas. Me ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Mariana mar Carvalho

Muito bom esse artigo.
Olha eu tentei diversas vezes praticar minhas habilidadespara acabar com a timidez as cezes consigo ate conversar com uma ou duas pessoas , mas sempe que chega mais pessoas eu me trav, com tanta timidez que eu fico me sentindo.
E eu acho que me senti constrangida no meio de muitas gente, porque quando estava no ensino fundamental sofri uma grande decepcao que todas riram de mim, pelo que fiz, e somente uma pessoa, que era amiga que nao fez graca comigo, acho que seria isso.
Mas o meu desespero e que sei que preciso de um acompanhamento, pois essa timidez que levo comigo desde crianca ainda me atormenta. E sei que preciso de um tratamento, vc poderia pois ja tentei diversas veez sozinha e na consigo.

Avatar for Miguel Lucas
rayssa

oi meu nome e rayssa tenho 13 anois e sol muto timidar sir ti ver um menino na rua eu passa correndo eu vsou muto timidar de mais o que eu fasol

Avatar for Miguel Lucas
Igor Rolin

Nossa é muito díficil meu de superar a timídez melhorei bastante, mas sempre dá um frio na barriga principalmente quando agente vai falar com as minas, nem sei mas o q fazer sempre quando dar tempo eu venho aki e leio um pouquinho, mas nem sei o q fazer as vezes acabo ateh me a vastando um pouco das pessoas por causa disso queria poder melhora, mas não sei o q fazer, alguém tem uma dica aí?

Avatar for Miguel Lucas
Aline

A minha timidez,esta me fazendo perder meu namorado,eu gosto muito dele,e por mensagem no celular,sou capaz de dizer que o amo,e tudo o mais,mas pessoalmente eu bloqueio,nao digo quase nada. não sei porque mesmo ele sendo meu namorado,nao consigo estar totalmente a vontade.Quero muito mudar esse jeito.Alguem me dá uma dica?Alguém sabe se a psicoterapia resolve.obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
caroline

Oiê Miguel!
Bom eu sou uma pessoa muito tímida e tenho dificuldades para me expressar com as pessoas, na verdade talvez seja medo de decepcionar os outros de acabar com a imagem boa que eles têm de mim, as vezes eu me calo mesmo querendo falar e isso me angustia muito. eu tenho medo de falar bobagens e parecer idiota perante os meus colegas. As vezes me da vontade de explodir, de xingar todo mundo, e e dizer que eu não sou perfeita e que eu erro também! tem vezes que acho que eu não tenho direito de errar a pressão me sufoca eu concordo com coisas que não gosto só para agradar as pessoas e não parecer diferente delas tentando me enturmar com o jeito delas me adequar da maneira delas más na verdade não é isso que eu quero, eu só queria ser livre e despreocupada com oque os outros falam ou pensam de mim e as vezes até passo essa imagem oque é totalmente mentira,porque eu me importo sim!e fico insegura em achar que talvez as pessoas estejam olhando pra mim porque me acham estranha eu diferente delas. Na verdade é esse medo do que vão falar que me impedem de fazer coisas que eu gosto e isso me mata por dentro porque não é isso que eu quero para mim ser submissa as decisões dos outros só pra agradar eles mesmo me desagradando. eu me refugio em livros ou finjo que estou ouvindo musica, ou que estou ocupada só para as pessoas não virem falar comigo porque eu não quero falar bobagens e acabar com a imagem de pessoa centrada e normal que eles têm de mim, eu já não aguento mais guardar tudo isso dentro de mim e peço a sua ajuda por favor Miguel para aprender a lidar com esses problemas de convivência social e pra melhorar a minha confiança em mim mesma.
Vou aguardar ansiosamente a sua resposta OBRIGADA!.

Avatar for Miguel Lucas
Lu

Tenho muita dificuldade de conviver em sociedade e expor minha opinião, quase sempre concordo com o que os outros dizem e não gosto de dizer não e impor limites. Quando chego sozinha a algum lugar com muitas pessoas me sinto muito mal…parece que todos estão me olhando, evito até comprar comida em alguns lugares…sempre peço para entregar em casa.
Tenho até dificuldade de cumprimentar alguém conhecido quando esta pessoa está com um grupo com o qual não tenho muita intimidade e quando cumprimento é timidamente, muitas vezes finjo que não vi para não precisar cumprimentar, aí acabam achando que sou uma pessoa chata, metida. Não consigo olhar nos olhos das pessoas…estou sempre desviando o olhar…
Só me sinto segura quando estou com minha família ou com alguém muito próximo. Há 5 meses mudei de cidade a trabalho, estou morando sozinha e sofrendo muito com tudo isso…
Agora ficou ainda mais intenso…tento figir pra todos que está tudo bem….mas não está. Moro numa república e está difícil me sentir a vontade em casa, muitas vezes nem saio do quarto pra não ter que encontrar alguém…não me sinto à vontade…se alguém puder me ajude….
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
JÚLIA

OLÁ MIGUEL E DEMAIS LEITORES!
LER ESTE ARTIGO FOI SIMPLESMENTE TUDO. ME ENXERGUEI E ME ENQUADREI EM TODOS OS QUESITOS. A TIMIDEZ, REALMENTE, ME ATRAPALHA MUITO E TEM ME FEITO UMA PESSOA ISOLADA, DESANIMADA DA VIDA E TRISTE. TENHO MEDO DE ME RELACIONAR COM OS OUTROS E EVITO SITUAÇÕES DE ENCONTROS COM MUITAS PESSOAS.
MAS, HOJE VI QUE NÃO SOU A ÚNICA QUE SOFRE COM ESTE PROBLEMA, E ISTO, DE CERTA FORMA ME CONFORTA E ME DÁ FORÇAS PARA SUPERÁ-LO. VOU COLOCAR EM PRÁTICA TUDO O QUE APRENDI E A PARTIR DE HOJE SEREI OUTRA PESSOA. SE DEUS QUISER!!!!
FORÇA, CORAGEM E DETERMINAÇÃO SERÃO MINHAS PALAVRAS CHAVES.
ABRAÇOS!

Avatar for Miguel Lucas
Marcio Ramalho da Luz

O texto é realmente esclarecedor. Trata do assunto com bastante objetividade e cuidado, assunto esse tão delicado.
Sou tímido há anos, e não sei onde e como tudo isso começou; só sei que me incomoda muito. Atrapalha no convívio social, profissional e me aprisiona de tal forma, que parece que o mundo está sempre contra mim. Sei que é pura fantasia, mas não acho a chave para me libertar.
Vou sempre me informando, tentando dominar os momentos e me policiar. Não há um comportamento descrito no texto que eu não me encaixo, estou inserido em todos. É duro!
Obrigado pelo texto tão rico e de fácil entendimento.

Marcio da Luz

Avatar for Miguel Lucas
Débora Mariane

Eu sofro muito com a timidez, e deixo de viver por causa dela
deixo de apresentar trabalhos na escola,e outras coisas… perco muito com isso 🙁
não sei oqe’ fazer

Avatar for Miguel Lucas
sandra

Adorei, sempre gosto de ler sobre timidez.
Sou muito timida e não gosto de ser. beijos

Avatar for Miguel Lucas
isabel napoleao

Ola meu nome é Isabel,gostei muito de ler sobre timidez,pois sofro muito com isso,que alias me acompanham desde quando me entendo por gente,minha timidez me atrapalha muito,ja deixei de fazer muitas coisas,por nao me achar capaz de nada,quando alguem se aproxima e fala a sua opiniao mesmo eu achando ao contrario acabo concordando com a pessoa e deixando de lado minha opiniao,terminei o ensino medio,mas parei por ai,porque acho q nao sou capaz de exercer nenhuma função,estacionei no meu trabalho porque acho que nao vou conseguir em outro lugar e o que mais me encomoda é que as pessoas que mesmo nao me conhece so de me ver ja sabe que sou timida e quando alguem fala algo ja fico vermelha nao sei como me controlar para que as pessoas nao percebam assim tao rapido como sou timida,nao queria ser assim,mas nao sei como agir

Avatar for Miguel Lucas
carina

Sou muito timida,fico nervosa para ir a um medico,para pegar um onibus coisas desse tipo.agora comecei a ir a psicologa mas tambem tenho vergonha dela o que eu posso fazer pra estar melhorando?

Avatar for Miguel Lucas
roberto batista oliveira

depois de ler seu artigo sobre timidez e fobia social creio que descobri o que alimentar a timidez que eu sinto principalmente com mulheres e falta de assunto desde de minha adolêcencia eu sofria com isso as vezes queria conversar com as garotas me dava branco e não saia uma palavra da minha boca

Avatar for Miguel Lucas
Gabriella

Sou assim mesmo! Tenho medo de se rejeitada, ignorada etc. Por isso fico quieta no meu canto sem falar com quase ninguém. Sou tipo fechada! Mas tenho medo de falar com alguém e ser ignorada! SOu MUIto timida! Não sei oque fazer!

Avatar for Miguel Lucas
ezequiel

meu maior problema é excessiva transpiração quando estou perto de alguém que me chame a atenção, ficou com a cara completamente vermelha e o suor escorrendo pelo rosto, é insuportável,
e quando isso acontece me dá um ódio de mim mesmo por ser tão inseguro, tão incapaz de se superar, às vezes penso que existe alguém do mal com uma varinha mágica só pra me torturar nesses momentos e quanto mais eu passo vergonha esse alguém do mal me ataca e me atormenta e eu não consigo me superar da maneira que estão comentando aqui, que é para ter tranquilidade, concentração, superação, pra dizer a verdade nada disso vem na hora do pânico, então pergunto = será que existe algum medicamento que possa ajudar-me nessas horas?? e se alguém souber, por favor, me dê a dica!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Wilson

Olá, estou com o mesmo problema, conseguiu superá-lo? Se sim pode compartilhar?

Avatar for Miguel Lucas
Viviane

Olá, gostei muito da matéria, acho que vou conseguir utilizar algumas das dicas, a única que acho que não vou conseguir, é a de não evitar de ir à lugares públicos para evitar constrangimentos, pois, toda vez que vou à um lugar contra a minha vontade, eu fico irritada e acabo chorando.
Acho que a minha timidez começou com 12 anos, pois eu nao era tímida antes, acho que algumas pessoas da minha sala me excluiam. Me sinto muito feia perto das minhas amigas, elas sao bonitas e sao uns 10 cm menores que eu, entao pra poder falar com elas, eu tenho que me curvar, e acabei pegando essa mania, agora sempre que ando, eu estou curvada.
Eu tento ser simpática com as pessoas, tento dar bom dia, sorrir, elas me respondem mas depois nao tem mais assunto, e elas me deixam pra falarem com os amigos.
Sempre que vou apresentar um trabalho, eu começo a tremer, suar, e fico muito vermelha, e geralmente nao olho pras pessoas da minha sala, ou olho para a professora ou para o chao
Recentemente eu acho que fiz um avanço, eu tenho aula de ingles separada das minhas amigas, e ate duas semanas atras, eu me sentava sozinha num canto da sala, mas descobri outra menina que tambem sentava sozinha, comecei a conversar com ela, e agora nao me sinto tao sozinha.
A minha preocupacao, é de quando eu crescer e nao tiver mais essas minhas amigas ao meu lado, tiver que começar tudo de novo, na faculdade. Porque agora, quando eu quero pedir alguma informaçao à alguem, eu peço à alguma das minhas amigas pra perguntar, pois nao tenho coragem.
Meus pais vivem me chamando de medrosa, que eu tenho que enfrentar o mundo, por um lado eles têm razão, mas não é tão simples assim. Tenho 15 anos agora, mas ano que vem, ja vou estar no 3 ano, ou seja, nao vou frequentar as mesmas aulas que minhas amigas, tenho medo de ficar sozinha.. Minha mae ja pensou em me levar à um psicólogo, mas eu nao gosto de compartilhar minha vida, me sinto rebaixada, uma perdedora. So estou falando sobre a minha vida aqui porque ninguem sabe quem eu sou, nao estao vendo o meu rosto. O que voces acham que eu deva fazer? Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Samara

Bom, desde criança eu fui muito tímida.Nunca fui de ter muitos amigos.Na escola eu sempre só tive uma amiga,às vezes me sentia desconfortável quando ela faltava.Durante muito tempo fui assim.Eu não falava com ninguém e ninguém falava comigo.Eu sempre fui um pouco introvertida, na hora do intervalo, durante muitas vezes, ficava sozinha, sentada em algum lugar.Sabe, eu não falava muito com os professores e nem com o resto da sala.Apresentar trabalhos também não era algo fácil para mim. Sempre quando eu falava na apresentação, pediam para eu falar mais alto, eu realmente não gostava disso, porque tinha que forçar a voz. Eu descobri também que na escola eu deixava de ser tímida apenas em uma situação: no teatro.Parece ironia, mas justamente nesses momentos eu agia com naturalidade, porque eu pensava assim:Bom, como eu não estou sendo eu, porque ficar pensando no que os outros pensam?Não foi exatamente assim, com essas palavras, mas era nisso que eu acreditava naquele momento.
Acredito que a timidez que eu ainda tenho seja algo situacional, pois em casa eu pareço outra pessoa, falo bastante, eu sou o que eu sou independente do que os meus familiares vão pensar de mim.Eu falo coisas interessantes, mas as vezes também falo besteira, sem me importar com ninguém.Hoje, eu deixei de ser muito tímida, para ser tímida moderada, se é que posso dizer assim.Antigamente tinha vergonha até de falar no telefone e ter que comprar alguma coisa no supermercado.Hoje, eu não falo mais só com uma pessoa no curso que estou fazendo.Há momentos em que eu fico só, mas há momentos em que eu fico conversando com muitas pessoas.Sei que já avancei muito quando se trata de timidez, mas ainda há muita coisa da qual eu preciso mudar.
Ultimamente venho querendo tratar mais desse problema comigo mesma. O conteúdo desse site me ajudou bastante. Como eu vi algumas pessoas postando suas experiências, eu resolvi por a minha aqui, para que quando outras pessoas lerem a minha postagem, se identificassem e buscassem mudar, assim como eu quero mudar.

Avatar for Miguel Lucas
brenda

Oie,adorei o assunto!Me identifico com ele..
sou uma pessoa muito tímida,mas nao com todos os grupos.geralmente pessoas da minha idade,que fazem as mesmas coisas que eu,me sinto mais a vontade e extrovertida. Em compensaçao existem lugares que nao consigo troca sequer uma palavra com ninguem,fico isolada, e prefiro que as pessoas nem me percebam,faço de td pra q minha presença ali seja despercebida.lavo td q sujei,deixo td como tava,nao como uma bolacha, como se eu nunca tivesse passado por ali,sinto que estou incomodando as pessoas com minha presença,tbm tenho vergonha de perguntar pras pessoas com medo delas me axarem idiota,de axarem meu jeito esquisito,etc
Inclusive axo q tem pessoas q contribem com isso,aquelas pessoas que zoam demais e riem de td…
Tenho vontade de mudar,mas eh realmente mto dificil!
obrigada por abordar esse tema,vou seguir as dicas!!

Avatar for Miguel Lucas
Alguém.

Oi, tenho 14 anos e me encontro em um estado crítico de timidez, nem ao menos respondo a chamada na escola pois tenho medo do que vão pensar sobre mim, eu me indentifiquei muito com tudo o que li, acredito que tenho fobia social, tenho apenas uma amiga a qual cresci e nunca gostei de me relacionar com ninguém, acredito que as pessoas não falam comigo por achar que sou grossa, por eu não sorrir com freqüência e isso por várias coisas, tenho medo do julgamento das pessoas, me olho no espelho com muita freqüência, antes de sair para a escola, me olho no espelho pelo menos 3 ou 4 vezes para ver se está tudo bem, e repito o mesmo quando chego, para ver como estava no caminho se volta para casa, tenho muito medo de falar em público e estou muito preocupada pois minha feira cultural vem ai e eu sinto que não vou conseguir escapar dessa. Minha familia não ajuda muito na minha auto-conficança, por isso estou aqui, preciso de respostas, não sei se consigo enfrentar públicos e nem sei se consigo falar com alguém, tenho muito medo da universidade, recentemente tentei apresentar um trabalho, estudei tudo o que tinha que falar, mas na hora esqueci tudo e gaguejei muito, me senti uma completa idiota depois e desde esse dia não consigo mas nem pensar em TALVEZ TENTAR apresentar outro, sinto que preciso superar, passar por cima, mas sempre que tenho a chance não consigo aproveitá-la.
Tenho tudo o que foi apontado no texto, creio que não vai ser fácil superar, mas estou disposta a tentar, só não sei por onde começar…

Avatar for Miguel Lucas
Samuel José

Olá tudo bem, gostei bastante das dicas, para vencer a timidez e acredito que se não fosse esse site eu ficaria meio sem jeito para começar ou ter uma ideia para mudar meu jeito de ser , pois sou uma pessoa extremamente tímida e acho que ja passou da hora de eu mudar de jeito pois ja perdi muitas oportunidades por razão dessa timidez que tanto me angustia, quero mudar mas não vejo um caminho certo
se Deus quiser logo ja estarei completamente superado desse medo, pavor, insegurança, e pensando como você disse Miguel, querendo ser os olhos dos outros e imaginando coisas que nem existe. Eu agradeço muito a você por e que Deus te abençôe grandemente…um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Jeff Dinis Rosa

Olá, eu gostei muito do seu comentário. E conheço uma dica ótima para perder a timidez:
Você pode conversar com uma pessoa com o mesmo problema, como eu. Falando sobre sua timidez com outras pessoas. Ao se abafar com outra pessoa, isso o deixará melhor e em forma para se socializar melhor. Me adicione no Facebook: https://www.facebook.com/jeff.d.rosa.5

Avatar for Miguel Lucas
Natalia

Boa tarde !
Tenho 18 anos e sou muito timida , isto esta afetando no meu trabalho e na minha vida social, nao consigo me relacionar bem com a familia do meu namorado pois sinto que eles sao melhores do que eu .. As vezes evito certos momentos , deixo de ir em algum lugar para nao lidar com a situacao de chegar la e me sentir envergonhada. Creio que é uma fase critica , pois sempre fui assim , fico deprimidda e me sinto triste, sinto que sou a pior pessoa do mundo.. tento sempre conversar com as pessoas puxar assunto mais parece qque a pessoa nao ta nem aí para o que vou falar, me sinto ignorada.. E tbm tenho muita timidez das pessoas que sao superiores a mim , me deixa muito pra baixo.. o que devo fazer Dr. Miguel ?

Desde já agradeco

Avatar for Miguel Lucas
carla

bom eu sou tímida so no colégio agora eu to fazendo um curso não sou tímida la no curso fico bem normal la ninguém me conhece eu so queria saber se isso é normal fala se mostra nos lugares que eu vou que não sou tímida e conversa e a escola eu me fecho toda

Avatar for Miguel Lucas
Cesar Borella

Ótimo Artigo! Concordo com você quando diz que a timidez é fruto de uma fraca autoimagem e excesso de auto-avaliação negativa. Na minha opinião as pessoas criam para si modelos de como devem ser e agir e quando se deparam com o que realmente são e percebem serem diferentes do seu modelo idealizado passam a acreditar que não possuem nenhum valor.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriella

Me identifiquei muito! Vou colocar em pratica as suas dicas e espero melhorar. Ñ sou mt tímida mais tenho alguns sintomas, nada de + .

Avatar for Miguel Lucas
Deize

Assunto de extrema importância, creio que para muitos, para mim então, adorei! Ajudou bastante!!!

Avatar for Miguel Lucas
Sabrina

Adorei esse texto,inclusive utilizei ele no estágio. Mas nao sei como colocar a referencia, alguem pode me auxiliar? obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Geovânio

Meu maior problema é o grande medo de falhar que tenho. Esse medo de errar me impediu de aproveitar várias oportunidades na minha vida. Hoje, tenho grandes dificuldades até mesmo para arranjar um emprego por causa da timidez excessiva. Vou tentar aplicar as dicas do texto e ver se progrido. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Jeferson

Gostei muito da postagem!!!!
Bom em relação a mim, me descreveu….
Sou tímido desde a adolescencia, e já tenho 19 anos, nunca namorei, e não tenho amigos.
Na verdade tenho vergonha de conversar com outras pessoas, e me importo muito com o que pensam de mim, sou perfeccionista.
Preciso de uma ajuda psicóloga ou seguindo essas dicas já serei sociável.

Avatar for Miguel Lucas
Selma

Não sabia que há tantas pessoas com o mesmo problema que eu..Não consegui estudar,por medo principalmente quando o professor falava , parecia que era só comigo e tremia só de pensar que poderia me fazer uma pergunta,estudei só o ensino médio com muito esforço.Não falo em público,não vou na reunião da escola de minha filha, não consigo falar com ninguém olhando no olho.Dinâmica em grupo é a morte,não brinco de amigo secreto.Meu marido é super popular na minha cidade e sempre tem convites p/ festas e eu não vou, sempre invento que estou doente ou alguma outra desculpa ele acaba indo sozinho e eu sofro muito, ele não sabe que tenho esta fobia me retraio sempre, me isolo e as pessoas perguntam por mim e ele diz ela não gosta de sair.Tenho uma filha de 15 anos e tinha muito medo dela ser como eu ,mas graças a Deus ela é super popular e faz amizade fácil.Até dos amiguinhos dela tenho vergonha, não sei o que conversar com eles.GOSTEI MUITO DA POSTAGEM,DE AGORA EM DIANTE VOU ME ESFORÇAR O MAXIMO P/ FAZER O QUE LI AQUI. TUDO O QUE DISSE AQUI É O QUE SINTO . OBRIGADO MIGUEL!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Laryh

Tenho 20 anos, e me considero uma pessoa tímida.
Não consigo expressar tudo o que eu sinto.
Quando estou só, nem sempre consigo me aproximar das pessoas que não conheço, seja para conseguir alguma informação, ou até mesmo para conhecer.
Não consigo falar cm ninguém olhando nos olhos.
Tenho bastante dificuldade seja para : apresentar trabalhos em publico,cantar, etc…
Mesmo estando ao redor de amigos e familiares, prefiro mais ouvir do que falar.
A timidez,medo, nervosismo e a ansiedade, me prejudica muito, .
Espero fazer o possível para que essa timidez desapareça. Rsrsr
Excelente artigo. Teve muitos exemplos que me identifiquei, e irei por em pratica as dicas..
E espero vencer essa timidez. o/

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

me identifiquei muito com seu texto
pensei que fosse a única rsr geralmente a maioria pensa

Avatar for Miguel Lucas
juvenal

Vai todo mundo chulpar linguiça

Avatar for Miguel Lucas
adalberto

olha gostei muito do artigo… mas nao sei se é porque nao li direito ou nao encontrei muita coisa que se encaixe no meu perfil de timidez. Trabalho com vendas e me dou muito bem com meus clientes, me expresso bem e tambem com meus colegas de servico, tanto que quando comento pros amigos mais intimos sobre minha timidez muitos nem acreditam… meu panico e geralmente em reunioes, um aglomerado de pessoas principalmente quando penso que vao me pedir opiniao de algo ou apenas tenho que me expressar de alguma forma. simplsmente travo, minha boca treme e nao consigo falar nada… ultimamente, alem dos sintomas como tremer, ficar inquieto, boca seca, boca tremula, pernas bambas… me apareceu mais uma que é um formigamento no corpo todo e minhas maos comecam a enrolar… é terrivel, me sinto tao incapaz, da vontade de morrer. preciso de ajuda principalmente porque nao entendo que tem horas que sou tao extrovertido e ao mesmo tempo me da um panico que me da vontade de sair correndo. SE TIVER ALGUEM QUE ME POSSA ME AJUDAR…

Avatar for Miguel Lucas
Rosangela

Boa noite Miguel Lucas

É com muita satisfação que lhe escrevo para dizer que sou formada psicologa há um ano e que acompanho seus artigos.
Por sinal , fantásticos. me inspiro muito em você e sua abordagem é a que eu atendo no consultorio. Gostaria de saber se voce faz grupos de estudo ou algum curso que eu possa me desenvolver.
obrigada por seu retorno.

Rosangela

Avatar for Miguel Lucas
Frederico

Olá Miguel, parabéns pelo artigo, tenho certeza que está esclarecendo e ajudando muita gente que sofre com esses aborrecimentos.
Como eu por exemplo que sou uma pessoa um pouco timida , mais já estou pondo em pratica suas dicas
valeu, muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
nem seguindo essas dicas eu nao mudo.me sinto sufocada nao sei mais o q fazer...to mal

nem seguindo essas dicas eu nao mudo.me sinto sufocada nao sei mais o q fazer…to mal

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Oi gente, achei um artigo que tem tudo a ver comigo ;/ tenho 19 anos e acho que já devia ter superado isso nessa idade, me identifico com quase tudo dito, não sou tãaao timida do tipo que fica calada e abaixa a cabeça pra tudo o qe o povo fala, mas sinto que não sou eu mesma na maior parte do tempo. me sinto meio bipolar pois teve época na minha vida que eu era bem desinibida extroverdida e adorava fazer amizades ou puxar assunto com estranhos, mas não sei o que aconteceu e eu mudei, fico mais acanhada, nunca falo o que eu penso, e na verdade nem sempre penso por mim mesma, penso pelos outros. me repreendo mentalmente quase o tempo todo quando faço algo que acho que fiz errado imagino todo mundo pensando quão estupita eu sou, nao brinco mais, nao faço piadinhas e não sei o que fazer para ser como era antes. Sou casada recentemente e as vezes naõ consigo ser natural nem mesmo com meu marido, tento o tempo todo agradar a todo mundo. não me dou bem com críticas, qnd criticada fico com aquilo na minha cabeça por muito tempo, e quando criticada mudo tudo para ficar de acordo com o que a pessoa quer. fico pensando no que as pessoas estão pensando sobre mim quase o tempo todo e e u quero parar, preciso parar. acho que esse excesso de auto avaliação em relação ao que os outros pensam de mim é que realmente me atrapalha. fico muito preocupada com isso, tento mudar mas não sei como. por favor me ajudem, eu já pensei em procurar um psicologo pra me ajudar, mas isso custa dinheiro e é vergonhoso expor o quão estupida eu estou sendo com esses medinhos fúteis quando tem um milhão de gente com problemas de verdade, mas eu preciso de ajuda, eu quero mudar. por favor, me ajudem a achar uma solução, o que eu to falando aqui não tenho coragem de falar para ninguém. preciso de ajuda de quem superou isso ou sabe como superar. Me ajudem por favor

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

por favor se alguém puder me ajudar, me contate de alguma forma, eu preciso muito de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Rosemeire

Olá, é interessante saber que não é só você que passa por esse tipo de situação…desde de que me entendo por gente tenho esse problema, sempre me isolei de tudo e de todos, minha adolescencia foi muito solitária pois nunca gostava de ir a festas nunca gostei de me expor ,hoje brinco que foi bom pois não fiz muitas coisas erradas, mas sei que perdi muitos momentos que poderiam ter sido inesquecíveis.
Hoje aos trinta anos já não sou tímida ao extremo como era antes, mas ainda tenho muita dificuldade para me expressar, não consigo expor minha opinião quando estou num grupo de pessoas .E pra completar meus filhos são como eu e sofro muito por isso porque sei oque eu passei e não quero que aconteça o mesmo com eles.Será que um psicólogo faria difença enquanto eles são pequenos?Pois para as crianças são mais difíceis enfrentar seus medos…Me responda por favor

Avatar for Miguel Lucas
jessé

Olá Rosemeire me, identifiquei muito com o seu relato, também sou assim.
Tenho muita dificuldade, em interagir com as pessoas, a escola pra mim é uma tortura, tenho medo de me expor,e expor minhas opiniões, sinto uma sensação como se todo mundo estivesse me observando, sinto meus olhos pesados, querendo se fechar um nervosismo minhas mão soa me da uma agonia da vontade de sair correndo, dali de fugi.
Não vejo a hora de voltar para casa é extremamente desconfortável
Já fui muito zuado justamente, por causa do meu jeito na minha não sou muito de falar fico ali queto esperando alguém vim falar comigo
Hoje mesmo na escola uma menina disse a outra coitado desse menino ele é tão quetinho da até dó pois é as vezes eu olho pros outros moleques brincando rindo e zoando eu fico olhando e me perguntando porque eu não podia ser assim. Então é isso!!!!
Gostei muito do artigo Miguel Lucas Obrigado creio que me será útil
Me ajuda preciso muito de ajuda! agradeço
Ah! Rosemeire quanto a seus filhos eu aconselho arrumar um psicologo pra eles quanto antes porque pode se agravar esse problema e criança sofre mais que agente adolescentes e adultos espero ter ajudado

Avatar for Miguel Lucas
Jessé

Olá Rosemeire me, identifiquei muito com o seu relato, também sou assim.
Tenho muita dificuldade, em interagir com as pessoas, a escola pra mim é uma tortura, tenho medo de me expor,e expor minhas opiniões, sinto uma sensação como se todo mundo estivesse me observando, sinto meus olhos pesados, querendo se fechar um nervosismo minhas mão soa me da uma agonia da vontade de sair correndo, dali de fugi.
Não vejo a hora de voltar para casa é extremamente desconfortável
Já fui muito zuado justamente, por causa do meu jeito na minha não sou muito de falar fico ali queto esperando alguém vim falar comigo
Hoje mesmo na escola uma menina disse a outra coitado desse menino ele é tão quetinho da até dó pois é as vezes eu olho pros outros moleques brincando rindo e zoando eu fico olhando e me perguntando porque eu não podia ser assim. Então é isso!!!!
Gostei muito do artigo Miguel Lucas Obrigado creio que me será útil
Me ajuda preciso muito de ajuda! agradeço
Ah! Rosemeire quanto a seus filhos eu aconselho arrumar um psicologo pra eles quanto antes porque pode se agravar esse problema e criança sofre mais que agente adolescentes e adultos espero ter ajudado

Avatar for Miguel Lucas
Amélia lima

Eu não consigo fazer amigos na escola.

Avatar for Miguel Lucas
pablo holmes

olá sou o unico garoto de uma sala de aula de uma escola tecnica mas na minha sala só tem meninas um monte delas e eu nao sou muito chegado a conversar com meninas e todas elas sao extrovertidas e ja se conhece eu fico sem assunto pra retratar para ter contato social com elas e isso me deixa muito timido espero que me ajude obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
fabricio diogo

Oi boa tarde meu mone e Fabrício tenho 28 e moro no ceará, estou passando por esse problema já faz 05 anos e até hoje ainda não conseguir controlar, tudo começou quando conversava com os meu amigos eles falavam de coisas que eu tinha feito no dia anterior quando estávamos bebendo ai eu ficava com vergonha e eu se inibia ficava sem graça e meu rosto ficava a vermelhado e foi sempre acontecendo quando nos estávamos todos sorrindo quando alguém olhava para mim eu me inibia ficava sem graça e isso foi me incomodando e agora eu evito ficar no meio deles se falam algo eu começo a rir mas ao mesmo tempo me inibo e paro de sorrir e isso tem me incomodado bastante e agora a parte mas ruim para me, eu quando estou com minha esposa sorrindo agora também fico me inibindo e tiro a rosto e não consigo ficar sorrindo frente a frente até uma mesa de restaurante eu evito ficar de frente eu estou sentando de lada o que faça para que
esse problema seja solucionado.

Avatar for Miguel Lucas
carlos

Me sinto muito mal pensei varias vezes em suicidio e timidez sentimento de culpa angustia queria so um dia ser feliz tenho 15 anos me sinto feio perdi varias garotas por causa da timidez e desses poblemas tenho amigos mais eles nem me dao apoio to cansado disso quero ter mais amigos e garotas ja fui em varios sites o seu ta muito bom me descupa o texto abraço fica com DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Bruna Cristian

ninguém se identifica comigo?! seus bastardos mal amados ahsahsuahsu vamo lá gente socializem comigo, to a cara da carencia kkk

Avatar for Miguel Lucas
carlinhos

EU ERA MUITO TIMIDO MAS DEPIOS QUE CONHECI JESUS ALTOR E CONSUMIDOR DE MINHA FÉ É SO VITORIA GLORIA DEUS ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Avatar for Miguel Lucas
joseane

Eu sou muito tímida,eu sou muito excluída socialmente,as vezes tenho a impressão que as pessoas ñ gostam de mim pelo fato de ser tímida eles acham q sou idiota que ñ os entendo o que eles dizem ou falam.Acho também, na verdade tenho certeza que eles ñ me veem do jeito q sou, eles acham que sou só aquilo q eles ver.Mas se é que ñ me esforço muito para que me vejam do jeito que sou de verdade.Me sinto muito mal com isso pois quero ter mas amigos e quero me vejam do jeito q sou,porque pra mim ser tímida é ñ mostra quem vc é de verdade.

Avatar for Miguel Lucas
Leiciana Santos

Olá, Miguel. O conteúdo é excelente para tirar algumas dúvidas sobre timidez. Mas, infelizmente estou passando por uma situação inusitada com uma sobrinha de 3 anos de idade; ela em casa conversa, brinca, ou seja, tem uma interação boa com a família. Mas, quando estar em ambiente desconhecido, tipo ambiente em que não tem muito o contato ou a própria escola acaba por criar uma recusa de falar com as pessoas e não consegue fazer amizade com os coleguinhas; sei que em alguns casos a timidez pode ser um temperamento herdado e isso poderá influenciar muito na vida da criança. Conversamos com ela, e a mesma nos disse que tem vergonha de falar com as pessoas. Nesse caso, o que aconselha em fazermos?

Avatar for Miguel Lucas
Dany

Olá, Miguel Lucas primeiramente quero lhe parabenizar pelo artigo, amei.Quero também partilhar sobre a minha timidez.A minha timidez atrapalha muito a minha vida.Por causa dela me vejo negativamente, não estou satisfeita comigo mesma, sempre quis ser outra pessoa real( do meu cotidiano) ou virtual (personagem de alguma série), eu me sinto menor do que muitas pessoas quero ser uma pessa que nao sou outra pessoa que me rodeia ou não.Me preocupo muito com o que faço na frente das pessoas, nao consigo me expressar como quero, se vou para algum lugar mais animado nao consigo me alegrar como os outros jovens, dançar ou conversar com varias pessoas nao porque nao queira mas porque é como se algo me impedisse, não consigo me expressar, participar das aulas, expor minha opinião é como se eu fosse o centro das atenções, se eu dançar fazer algo diferente tendo a me ver como errada. As vezes penso a nao ir para alguns lugares mais animados nao porque nao goste mais por que nao me sinto a vontade, fico envergonhada, quero me alegrar dançar como as outras pessoas(mesmo que nao sei muito mas tenho medo e receio de entrar em algum grupo de dançar por que tenho muitas dificuldades para aprender isso), mas sinto que nao posso, que as pessoas podem rir de mim, tenho muito medo de falar em publico, de fazer coisas ajudar as pessoas que estão em um grupo grande, tenho vergonha de fazer atividades simples na frente de muitas pessoas, por exemplo guardar coisas que eu sei, ornamentar,sei que preciso melhorar e preciso de ajuda, eu realmente quero ser mais ativa, organizar as coisas, manifestar minha opiniao em que sabe liderar as pessoas.Agradeço a ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Dany

OLÁ, sou a mesma que escrevi acima, esqueci de comentar que gosto de idealizar e as vezes me interesso muito em contruir qual quer relacionamento com pessoas que são mais alegres e disinibidas, é oque eu quero ser procuro nas pessoas, mas sei que posso ser isso, mas nao sou, será que isso é normal. E eu tenho 18 sempre fui assim, há tempo percebo que melhorei deixei de ser menos passiva mas preciso melhorar muito ainda.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
rebeca

eu sou muito timida e quando eu vou aprezenta algum trabalho na escola eu comeco treme d nevosod vergonha dois povo da minha sala minha lingua comeca ibola etc..

Avatar for Miguel Lucas
rubens junior

tenho medo de tentar fazer algo por se timido, tenho medo antes mesmo de tentar a fazer, nao tenho confiança em mim mesmo, fico com pensamento negativos e com isso nao consigo desenvolver minhas atividade o que devo fazer para melhorar isso?

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

artigo enriquecedor vou tentar seguir tudo que aprendi aqui mas a verdade é que vou apresentar um trabalho na faculdade à alguns dias e ainda estou em panico , o que me consola é saber que não sou a unica a enfrentar esse problema embora me sinta assim até superei a timidez para fazer amigos mas falar em público continua sendo uma tortura para mim hoje participei de uma discursao na aula e quanto chegou a minha vez de falar tive um mini ataque cardiaco kkk enfim acho que não perceberam, mas o fato é que ser timida me atrapalhar e muito as vezes passo horas estudando mas quando chega a hora de falar não consigo desenvolver nem metade do que sei, me sinto mal por isso , daqui pra frente vou usar essas tecnicas aprendidas espero que me ajude e acho que vai!! Auto confiança e pensamento positivo é o que mais preciso.

Avatar for Miguel Lucas
Rose

Sempre fui tímida, hoje já tenho mais de 50 anos, melhorei em algumas coisas, mas me irrita muito
ficar vermelha, pois não é apenas um rubor, meu rosto e pescoço ficam manchados e demora um pouco para sumir. Todos me perguntam se estou alguma alergia ou vem aqueles comentários irônicos: ficou vermelha e riem.
Acho que sou perfeccionista e orgulhosa, e me sinto um lixo quando estas coisas ocorrem. Ficou revoltada porque sei que sou uma pessoa inteligente, fiz duas faculdades, pós-graduação, na profissão cheguei as ser Chefe, mas perdi oportunidade de subir na carreira por medo da timidez. Sofria muito tinha que falar com as pessoas do trabalho, e ficava triste por ficar vermelha. Na época da faculdade quando abaixava a cabeça e me concentrava na prova ficava feito um pimentão, acabava a prova corria para o banheiro, mas sempre alguém comentava da vermelhidão.
Não casei, acho que a timidez também atrapalhou neste aspecto, nem precisa dizer que vida sexual não existe, tive poucos relacionamentos de namoros.
Tenho vergonha de ir ao dentista e médicos, porque fico nervosa e muito vermelha. Procurar psicólogos nem pensar.Fui obrigada a fazer coisas necessárias, não chego a travar, mas tudo me deixa exausta por ter que lutar com tanta tristeza por demonstrar através da cara vermelha.
Apesar de tudo gosto muito de conversar, gostava de dançar, hoje fico com medo de como será minha vida daqui para frente, vou me aposentar e gostaria de viajar, conhecer pessoas, ir para uma academia, e fico relutante porque tudo me deixa com medo, estranho não é? Velha e ainda com rubor paralisante.

Avatar for Miguel Lucas
Rosa

Olá!! Gostei muito do seu artigo, e nesse momento estou passando por uma depressão reativa devido a minha excesso de timidez, tenho perdido oportunidades de trabalho e isso tem deixado pra baixo, sou formada em Pedagogia,curso pós- graduação em psicopedagogia, e mesmo sendo capacitada tenho dificuldades de falar de expor minhas idéias, parece que alguma coisa me bloqueia e eu fico paralisada,sai do trabalho e por causa dessa timidez estou encontrando dificuldade de encontrar outro e o pior já cheguei a largar um emprego por me sentir incapaz. É muito dificil pra mim e estou sofrendo muito, e me sentindo frustada.
obrigada
Ro

Avatar for Miguel Lucas
Wellington

Olá Miguel!
Muito bom o seu trabalho de ajudar as pessoas, parabéns..
Bom, eu sofro muito com a timidez eu há uns dois anos atrás rta uma pessoa muito feliz, curtia a vida saia pra baladas, era sempre fui uma pessoa tímida, mais era feliz, ao passar desses dois anos pra cá fui desenvolvendo um problema que muitas pessoas se acanham em dizer. Sofro preconceito diário quando vou ao trabalho, quando sai pra baladas, lugares abertos. Esse preconceito surge por um motivo que é um tanto constrangedor dizer. Mais sofro com uma coisa que eu não entendo, esse problema é mal cheiro, embora muitas pessoas acham engraçado, isso nem sempre é um mal habito, assim como eu tomo banho todos os dias e sou até higiênico demais, por algumas pessoas começarem a reclamar do meu cheio, eu fui me isolando aos poucos, tanto que hoje quase nem saio, isso foi me causando um problema que eu também desenvolvi com o tempo foi a falta de assunto, de tanto que esse problema me atingiu, quando converso com as pessoas acabo sem saber o que dizer, não me sai nada pra dizer, e isso é muito ruim, se você gosta de uma menina e não saber o que dizer para conquista-la com o seu papo, se for possível me dr Algumas dicas pra que eu possa melhorar isso, pra que eu tenha uma vida normal, como antes. Quero poder sair sem se contrangir e pensar que não estou incomoda do ninguém, sei que isso é impossível, pois não agradamos a todos, mais quero poder esquecer tudo isso e voltar a mi ha vida, por que eu estasionei e não estou conseguindo sair. Eu agradeço muito se ler o meu comentário, muito obrigado pela atenção, se alguem poder ajudar e tiver sofrendo com o mesmo mal, e quiser partilhar estou a disposição, Obrigado Miguel, Abraço!!

Avatar for Miguel Lucas
Rui Maio

Olá.

antes de mais, muito obrigado por este artigo. é realmente muito interessante.
em criança sempre fui muito divertido e gostava de estar com as pessoas e brincar com todas. mas quando fiz 15 anos comecei a usar óculos e comecei a achar-me feio e a minha auto estima caiu em pique. deixei de falar com as pessoas, escondia o meu sorriso por não o achar bonito e, um ano mais tarde, tive um distúrbio alimentar derivado de toda esta situação. Agora tenho 18 anos e recentemente tive uma depressão, apesar de agora já estar muito melhor.no entanto, a minha timidez faz com que me esconda no meu casulo e não conviva com ninguém. um amigo meu convidou-me para ir a uma festa e não vou com ele, porque acho que sou aborrecido e que ninguém quer estar comigo. gosto de uma rapariga, mas nem tenho coragem para a convidar para sair nem nada disso.
a verdade é que eu não sou assim: gosto de me divertir, de contar piadas, de ver os outros felizes e de fazer palhaçadas, mas não consigo ser eu mesmo. não sei mesmo o que fazer. a cada dia que passa ainda acredito mais que não vou conseguir sair deste estado…

Avatar for Miguel Lucas
B. M. B.

Olá! Elogiável você colocar uma matéria com finalidade de ajudar a superar visto que alguns passam por isso e com certeza a maioria desses sofrem por conta disso! No meu caso uma das dicas que achei proveitosa foi a sugestão de decentralizar de si mesmo e centralizar na situação em si… Eu sou uma pessoa tímida que odeia ser por que eu me sinto realizada ao redor de amigos, pessoas extrovertidas e alegres. Tenho 24 anos e posso dizer que superei uma parte da timidez mas ainda continuo muito timida com o sexo oposto, e não tenho uma explicação imediata do pq. Eu queria fazer amizades e tive oportunidades mas eu travo… você pode me dar uma dica de como posso descobrriri onde está meu problema e quais ferramentas posso usar para superar isso?
Um abç!

Avatar for Miguel Lucas
talis

sou uma pessoa muito reservada e acho que devido a algumas situações que enfrentei acabei por me reservar ainda mais, hoje prefiro cuidar de pcs do que de pessoas pois eles parecem ser os unicos que não me desapontam. Só agora percebi meu problema farei o possivel e o impossivel para conseguir.

Avatar for Miguel Lucas
percy

sempre fui muito timido, no meu primeiro dia de aula na 1° serie eu comecei a chorar pq eu nao sabia onde era a minha classe e tinha medo de perguntar. tenho algumas amizades na escola e fora dela, mas com todas foi a mesma coisa eu nao falava com eles mas sim eles que falavam comigo, eu sempre desenhei e e sempre quis ser desenhista mas ate meus 11 anos eu desenhava mal entao todos riam de mim tanto que hoje mesmo eu desenhando bem e todos dizendo isso eu tenho vergonha de mostrar meus desenhos, nao tenho nenhum amigo na minha classe e dos poucos que eu tenho alguns ficam me zoando de vez em quando, sei q so estao brincando mas nao consigo deixar de me sentir mal por isso… cada dia minha timidez aumenta e me atrapalha em quase tudo.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo

Olá, o texto foi bem sucinto na forma de descrever timidez. Parabéns!
Eu sempre fui tímido, desde o ensino inicial e de certa forma até hoje, mas percebo que atualmente estou muito melhor e consigo fazer coisas que antes não conseguia.
Eu mesmo identifiquei algumas possíveis razões: recebi muita atenção da minha mãe e não gosto de perder e não sei lidar com frustrações; tipo de educação rígida e rigorosa; gagueira parcial e, principalmente, a falta de valorização e reconhecimento. Enfim, ser deste jeito e cursar um curso de comunicação social (publicidade e propaganda) é uma das ironias, mesmo gostando de escrever e procurando sempre me atualizar. Obrigado e, se possível, espero resposta. Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Luciene

Oi Miguel. Adorei seu artigo. Tenho 25 anos, sou tímida e apesar disso, sou professora. Não tenho problemas em falar em público (às vezes só dá um frio no estômago). Quando estou dentro de sala de aula com meus alunos sou a pessoa mais espontânea e interativa do mundo. O meu problema é que não sei interagir com as pessoas fora dali. Acho que o que me prejudicou foi que na época do ensino fundamental pois eu sofri bullying por parte da filha da diretora e do grupinho dela que sempre viviam me humilhando e me colocando pra baixo. Eu não me defendia porque tinha medo. Com isso eu fui me retraindo e me tornei uma pessoa fechada com medo de ser rejeitada. Parecia que ninguém queria ser meu amigo e se juntavam pra me humilhar e ficar me zoando. Sinceramente até hoje eu nem sei o porquê. Eu sempre era a que sobrava pra fazer os trabalhos e para o time na Educação física. Estudei na mesma escola por 9 anos, e por 5 anos eu vivi retraída ali. Como eu me senti sozinha, vi uma menina que tbm parecia posta de lado e fui fazer amizade com ela. Ela era gaga. Pra quê. Aí mesmo que passaram a me desprezar. Eu me sentia uma retardada, doente mental que ninguém queria chegar perto. Era bem assim que eu me sentia. Fora daquele ambiente eu era normal, agia normalmente, mas na escola me sentia desse jeito. A pouco tempo reencontrei alguns colegas da escola no ônibus. Fiquei com vergonha de cumprimentá-los, mas decidi vencer a timidez e falei com eles. Até disseram que eu mudei muito, que eu nem pareço eu mesma. Nos reencontramos várias vezes depois e disseram que foi uma pena não termos sido amigos na escola. Já melhorei bastante, mas tenho um pouco de dificuldade em me relacionar com as pessoas do meu trabalho. Estou me esforçando bastante para vencer isso. No trabalho sou quietinha, só converso o necessário e às vezes puxo assunto, mas o assunto não dura muito tempo. Quando dura, fico feliz da vida. Lá tem pessoas com quem me identifico e até bato um papo, mas tem outras que parecem que me intimidam e com essas não consigo ter assunto pra falar. Sempre fico me programando pra ter um assunto ao chegar no trabalho. Isso é horrível porque não me sinto confortável, parece que vivo tensa. Me senti muito pra baixo quando uma colega de trabalho notou que eu era muito quieta e decidiu fazer um comentário. Sempre detestei e continuo detestando quando alguém nota isso e comenta: "Vc é quietinha, quase não fala." , "nossa, só se ouve a voz dela aqui!" ou então "cala a boca, Luciene". Isso ao invés de me ajudar, me retrai mais ainda. Eu até consigo conversar legal quando se tem apenas uma pessoa, mas quando tem um grupo, dificilmente eu interajo. E as pessoas também parecem que não fazem muita questão de ajudar aquelas pessoas que são tímidas. Passam pela gente e nem puxam um assunto. Alguém aí pensa como eu???? O que você me aconselha, Miguel?

Avatar for Miguel Lucas
Débora

nossa é assim mesmo, voce falou tudo, isso já aconteceu muito comigo e ainda acontece, me sinto de outro planeta, como se fosse uma zé ninguém :/

Avatar for Miguel Lucas
Mateus

eu sou timído na escola. Em casa falo muito que a garganta dói e na rua sou mais ou menos timido. Como faço para resolver esse problema, me ajudem por favor

Avatar for Miguel Lucas
Natália Matioli

Desde cedo na escola, eu sempre sofria muito com humilhações, preconceitos e não tinha amigos. Tenho muito problema para me comunicar com as pessoas em lugares públicos, porque sempre acho que os outros estão me observando com maldade, me fazendo más críticas, como rir de mim porque sou feia e essas coisas… Tenho muito medo de confiar em amigos, porque no fundo eu tenho um sentimento de que estão falando de mim por de trás, ou que vão me magoar ou que simplesmente irão se afastar de mim e então voltarei a ser sozinha. Isso dificulta muito a minha vida… As vezes deixo de pegar o mesmo horário do ônibus só porque acho que as pessoas ficaram me observando muito…

Gostaria de parabenizá-lo pelo post no seu blog, Doutor Miguel!
Foi um texto muito claro e que pôde ajudar muitas pessoas com o mesmo problema!

Avatar for Miguel Lucas
Róger

Olá pessoal,

Alguma vez você já se interessou por uma pessoa, mas sua timidez foi mais forte que você, e você não teve coragem de falar com ela?

Depois de muito tempo perdendo oportunidades e deixando a timidez ser mais forte que eu. Hoje, eu posso dizer que venci esse problema e consegui conquistar a pessoa da minha vida!

Fiz isso através de 6 simples táticas que eu utilizei e considero como as melhores formas para você perder a timidez na hora da conquista!

Assista agora no link abaixo o vídeo que eu gravei para ensinar quais são e como usar essas 6 simples táticas.

http://cestadeconhecimentos.com.br/cc/6-taticas-para-perder-a-timidez-na-hora-da-conquista/

Avatar for Miguel Lucas
Luryan

Olá, boa tarde!!
Nossa, muito bom esse texto!
Parabéns. Que Deus te abençoe. Somente ao ler já me senti melhor! Parece que a ansiedade foi aliviada.
Com certeza vou colocar em prática todas as dicas.
Parabéns amis uma vez, e obrigada!
bjoos’

Avatar for Miguel Lucas
Débora

tenho 22 anos, desde a minha infância sofri rejeição, bullyng de colegas de sala, sempre me colocavam de escanteio e fora isso sofria com alguns problemas relacionadas a minha família, tudo isso se tornou um emaranhado na minha cabeça, me tornei uma garota muito tímida, acanhada, com muitas dificuldades de manter relações sociais, problemas de comunicação, não conseguia fazer amizades, sempre me sentia inferior aos outros, diminuída em relação aos outros, não conseguia ser eu mesma. Quando começei a fazer faculdade as coisas mudaram, posso dizer que amadureci um pouco, e perdi mais desse medo, mais ainda tenho as minhas dificuldades, e fico preocupada, por que eu tenho a plena consciência de que isso pode me atrapalhar na minha vida profissional, melhor dizendo, já está me atrapalhando, a pouco tempo consegui o tão sonhado estágio, e sinto a dificuldade de manter uma boa relação com a equipe, sinceramente estou preocupada, pois eu sei que o problema não são os outros, mas é em mim :/

Avatar for Miguel Lucas
jucieli

Eu sofre com a minha timidez , desde pequeno e mesmo agora com 25 anos ainda sofro desse mal acho que até esta virando fobia social quando vou num lugar que tens mta gente fico tremula e quase desmaio é horrível essa sensação de que tds estão me olhando adorei esse artigo ele relata exatamente o que sinto obrigada por nós ajuda .

Avatar for Miguel Lucas
Robza

Querida, não perca as esperanças.
Já tive isso.
10 anos de sofrimento.
Só passou quando apos 5 anos de terapia.
Não tente superar sozinha.
Busque ajuda psicológica e psiquiátrica simultaneamente.
Tenha fé! Eu consegui, você vai também.
Compartilhe o sofrimento com quem pode ajudá-la.

Avatar for Miguel Lucas
Robiza

Desenvolvi fobia social. Após 10 anos de muito sofrimento e prejuízos pessoais e profissionais, busquei ajuda. Cabe destacar que, nesses 10 anos, nunca compartilhei o sofrimento com ninguém, nem minha família. Angústia solitária e incompreendida. No 10° ano iniciei uma terapia. Cabe destacar também que o primeiro psicólogo foi um fracasso. Durou 3 meses, e desisti dele, mas não da terapia em si. A próximo busca por um terapeuta foi por indicação e deu muito certo. A terapia é dolorosa no início, mas não desisti. Hoje me sinto normal.
Compartilho isso com vocês para dizer que tudo tem solução. Não percam as esperanças.
Busquem ajuda. Não tente superar sozinhos.
Não posso dizer que perdi toda a timidez, mas hoje considero-a normal.

Avatar for Miguel Lucas
isabella ferreira

ola, eu tenho muito medo de me defender, quando eu falto da escola eu tenho muito medo de ir no dia seguinte e os professores danarem comigo, minha mae fala pra mim me defender dizer os motivos, mas mesmo assim sou muito timida. Queria conseguir superar a timides e me defender diante dos outros.

Avatar for Miguel Lucas
faby

ola eu sofro com a timidez desde criança tenho 30 anos agora e ainda perco oportunidades profissionais por ter medo de falar em pubrico nao consigo nem falar direito aff parece um filme de terror

Avatar for Miguel Lucas
joana

Sofri muito no Brasil com a timidez, ate que cresci e comecei imitar o que as pessoas faziam. Tambem trabalhei numa empresa por 6 anos e pelo fato de conhecer todos os colegas de trabalho fui me tornando mais proxima deles e consequentemente mais a vontade. A situacao veio agravar mais uma vez quando me mudei definitivamente para os EUA. Primeiramente comecei a justificar minha timidez por causa do ingles, por nao falar bem, por causa do meu sotaque. Aprendi ingles e entrei na faculdade, as coisas so pioraram. Para a cultura americana o individualismo e a capacidade de fazer as coisas sao fatores primordiais para o sucesso individual. Eu era uma das alunas mais velhas da sala de aula e comecei a me comparar com os demais, e me julgar, e me colocar numa posicao de humilhacao. Fui me dando conta que nem os professores estavam mais me dando creditos porque como disse os americanos procuram ser auto-suficientes em tudo. Marquei e desmarquei consultas com psicologo porque ate nisso tinha vergonha, me abrir com uma pessoa e falar das minhas insegurancas. Continuo timida mas venho trabalhando para superar isso todos os dias. Esse artigo e otimo e de grande ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Manu

Olá gente eu sou um pouco tímida sim, fico muito nevosa quando vou falar em público ou até mesmo apresentar alguma dança, as vezes até fico com o corpo tremulo, um problema é que eu ligo muito para o que os outros dizem de mim aí eu fio pensando naquilo o tempo todo, daí se alguém falar mal de mim e eu souber eu posso até estar feliz mas só o que a pessoa fala já muda o meu auto estima, eu fico triste, desanimada. Preciso da ajuda de vcs!!

Avatar for Miguel Lucas
Laura

Eu sou muito tímida, ainda mais na escola, por exemplo: quando eu vou falar com algum professor ou professora meu olho enche d’água e começo a chorar e não consigo controlar isso. Quando vou fazer apresentações eu esqueço de tudo e começo a tremer e gaguejar, também não consigo controlar isso. Por favor me ajudem, porque mesmo com isso não consigo me controlar !

Avatar for Miguel Lucas
viviane

Parabéns pelo excelente artigo.
bom gostaria muito de ajuda meu nome é Viviane,sou extremamente tímida estou fazendo um curso e o meu professor fica me cobrando para que eu participe da aula ,converse mais e isto esta sendo difícil pra mim gostaria muito de uma opinião .

Avatar for Miguel Lucas
sibele

nossa também sou muito tímida odeio ser assim não consigo ter amigos,me sinto inferior as outras pessoas parece que ninguém gosta de mim, mais sei que e por este meu jeito de ser.
tento ter amizades porem quando tento arrumar um papo não consigo, como e triste esta situação,em casa ate sou alegre converso muito com meu marido , mais travo quando estou com estranhos, meu sonho era ter vários amigos , mais ta difícil.

Avatar for Miguel Lucas
alda

gostaria como fazer com a minha timidez gosto de falar e rir mas com qualquer coisa fico logo com a face vermelha que posso fazer para melhorar a minha situacao agradecia um conselho muito obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Jasmyne Pinheiro

Oi.
Eu me considero uma pessoa mt tímida. Quando estou no meio social e alguém tira uma brincadeira eu fico cm a face vermelha. Não consigo me sentir a vontade cm as pessoas.
Fico imaginando que elas pensam um monte de coisas ao meu respeito, mesmo sem saber…
Cmo faço pra vencer td isso ??

Avatar for Miguel Lucas
Márcia

Olá Lucas, gostei muito dos seus conselhos e argumentações.
Infelizmente trago a timidez comigo a muito tempo, não sei se por uma questão de auto-rotulação ou se pelo fato de receber esse título de outras pessoas que me veem vermelha e muito nervosa, em situações que na maioria das vezes eu nem ao menos me expresso verbalmente.
É isso, além de ser denunciada pelo meu fisiológico quando fico vermelha, fico aflita só de pensar em falar em público, quando acontece de eu conseguir falar, tenho a sensação de que meu coração saíra pela boca, tremo muito e fico terrivelmente apreensiva…É muito difícil tambémchegar em lugar que já esteja cheio de gente ou mesmo transitar pelos corredores da universidade sozinha…
É VÕ BOTÁ EM PRATICA O QUE EU LI, TENHO CERTEZA QUE SERÁ MUI ÚTIL!

Avatar for Miguel Lucas
Manuel C Domingos MCD

Eu realmente preciso de ajuda de todos, estou cansado com o estilo de vida que levo de tristeza, rejeição, envergonhado, calar quando devia falar, e falar quando devia calar, em fim e chego depois a não ser ouvido, ser piada de toda agente. ser ignorado. Preciso de ajuda pessoal, o que fazer nestas circunstancias de dor e angustias constantes. já tentei muito, buscar livros, conversas com pessoas, amigos e o resto.

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Olá, tenho 22 anos e ainda hoje sou muito timida. Não sei porquê mas não consigo falar com as pessoas. Quando só se encontra uma pessoa eu até falo um bocado mas num grupo não consigo pareço que entro em pânico e depois baralho todas as palavras não consigo dizer uma frase corretamente Não sei o que fazer. Há um ano para cá perdi muitos amigos. Depois o meu pai esta sempre a rebaixar. Diz que não sei fazer nada, não falo para ninguem e que não tenho amigos. Se calhar ele até tem razão. Quando falo tenho pensar muito antes para dizer alguma coisa. Acho que penso demais deveria não pensar tanto. Tenho sempre medo o que os outros pensam de mim. Quando alguém pergunta alguma coisa fico logo atrapalhada. Eu na realidade em casa não só assim gosto fazer as pessoas rir (a minha família), gosto contar o que se passou durante o meu dia mas quando estou com outras pessoas não sei mudo de personalidade.Não sei como e que hei-de perder o medo de falar se pudessem ajudar agradecia.Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Tinha o mesmo problema, mas já estou a melhorar nesse aspecto. O meu conselho é que não penses no que as outras pessoas estão a pensar de ti. Uma coisa que me ajuda a fazer isso é eu pensar que as outras pessoas podem também estar a perguntar-se do que eu penso delas. Faz exercicio fisico, mexer faz bem para descomprimir a tensão do nosso corpo. Eu faço natação e quando saio de lá sinto-me outra pessoa, isso faz relaxar o teu corpo e a tua boca. De certeza que tu não tens problema nenhum, simplesmente diverte-te e não penses no que as outras pessoas pensam de ti. Tenta ser sempre sincera e simpática e tudo ira correr bem. Espero ter ajudado! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
edvaldo soares

olá, bem vindo ao clube, rsrs eu tambem sou assim, olha eu gosto de fazer as pessoas rirem, gosto de fazer brincadeiras, enfim; porem sou muito timido e ansioso. Nao consigo fazer nada antes de imaginar tudo que vai acontecer quando eu estiver naquela situaçao.
quando estudava no ensino medio era timido, so que agora faco faculdade e estou mais timido ainda, nao estou conseguindo mas nem andar pelas ruas, basta um olhar alheio e eu fico todo sem jeito. tenho conciencia da minha timidez, sei que nao podemos dar importancia para o que os outros pensam de mim, todavia mesmo assim nao resolve nada, faço atividades fisicas, procuro sempre me colocar em situaçoes desconfortaveis para eu superar essa fobia, mas acabo passando vexame e ficando mais reprimido. Ja cheguei na garota mais cobicada da faculdade e ela foi super simpatica comigo porem eu travei, foi horrivel. Preciso de ajuda alguem por favor interaja comigo, agradecido…

Avatar for Miguel Lucas
Suele

Ola Miguel!
Achei muito bom o artigo. Hoje mesmo enfrentei uma situação de timidez no trabalho, e isso me fez procurar na internet artigos de como enfrentar a timidez e encontrei o seu.
Convivo com minha timidez desde sempre. Sempre fui muito quieta e ponderada para falar. Não gosto de me expor, mas sempre consegui me comunicar bem, com poucas pessoas. Falar em público sempre foi um grande desafio que procuro evitar. De alguns anos pra cá tenho sentido que essa minha timidez aumentou, e começou a me prejudicar no trabalho. Penso excessivamente nos meus movimentos enquanto converso com outras pessoas, e meu tom de voz que já era baixo, agora é quase inaudivel. Quando converso num grupo, sou uma boa ouvinte, mas evito fazer comentários por achar que possam não ser tão interessantes ou tão inteligentes como os comentários dos outros. Percebo que algumas pessoas me deixam ainda mais tímida, meus olhos lacrimejam como se eu estivesse a ponto de chorar, e quando vejo que a pessoa percebeu fico ainda mais sensivel. Também percebi alteração em momentos de almoço com grupos ou pessoas que não almoço normalmente. Tenho que manter muito a calma e respirar fundo para conseguir levar o garfo até a boca. Minhas mãos tremem, e tenho vontade de sair correndo.
Não sei o motivo dessa alteração da minha timidez, e gostaria de saber se essas situações são comuns, e o que posso fazer para vencer esses momentos tão desagradaveis e desconfortantes.
Um abraço
Suele

Avatar for Miguel Lucas
leticia

Olá para todos.
eu sou muito tímida, pois muitas pessoas pensam ao contrário pelo fato de eu ser uma brincalhona hoje tenho 15 ano e ja sofri muito com isso antes eu nao falava direito com minha mãe nós duas era como uma estranha dentro de casa, eu neih falava direito com minhas amigas, mais hj em dia eu falo mais com minha irmã fico zuando com as amigas mais continuo com essa minha timidez, falo com todo mundo na sala de aula mais quando tem uma apresentação começo a treme fico muito timida e acabo neih falandfo quais nada nao sei o porque eu sou assim,agora eu gosto de um menino ele gosta de mim mais eu fico tão timisa quando eu estou perto dele que neih consigo falar ou mesmo fazer algo nao sei mais o que fazer com essa m.inha timidez:( por favor me ajudem mi da uma dica sei lá.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Desde criança eu venho alimentando minha timidez, essa que foi criada pelo Bullying que eu sofria, pela minha aparência(gordo) e pela rejeição. Hoje tenho 19 anos e minha timidez se tornou algo que não consigo mais controlar, algo que me prejudica muito. Por causa dela perco oportunidades como fazer amigos, namorar, arrumar emprego entre outros(Me tornei totalmente anti-social). Tento de várias maneiras mudar isso, mas sempre fico na mesma, mas não vou desistir pois quero ser melhor. Obrigado pelo post, me ajudou muito. ^^

Avatar for Miguel Lucas
Gilmar Andrade

Parabéns Miguel Lucas pelo extraordinário trabalho verdadeiramente de auto ajuda!
Se o objetivo é esse, resultado alcançado…
Depois da leitura que fiz eu conseguir entender o que aconteceu comigo recentemente, perdi 3 oportunidades de trabalho e não entendia ao certo por que?
Na verdade estou tendo dificuldade pra sair da minha zona de conforto, enfrentar novas oportunidades e mudanças. Ficava angustiado, tímido e sempre procurava minha zona de conforto quando ia fazer alguma coisa que fugisse daquilo que eu sabia fazer por medo de errar. Não consegui lutar contra isso, me expor aquilo que me angustiava. O meu crescimento como pessoa e como profissional depende muito de como lhe dar com essas situações que me deixa inseguro. Mais uma vez parabéns e obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
claudia

minha timidez me impede de trabalhar fora de casa sempre procuro serviços que possam ser feitos em casa não aguento mais…

Avatar for Miguel Lucas
Liol

#u tenho muita vergonha travo na hora de falar tenho medo, muita vergonha de falqr as coisas

Avatar for Miguel Lucas
Carvalho

Tenho problema muito serio com a timidez, não consigo me expor diante de pessoas com medo de errar, sinto me muito pressionado a vida toda

Avatar for Miguel Lucas
david

olha eu sou difícil de me habitua onde tem gente chata ou fofoqueira eu fico pensando q so falam de min e fico com vergonha de min mesmo penso q eu me sinto bem inferior ….
e canta meu sonho e cantar em publico mais sem eu axo q presiso treinar mais sozinho eu fico bem canto bem mais perto dos outro a voz some oq q eu faço

Avatar for Miguel Lucas
nilma

meu nome e nilma,sto mgot de converssar mastoda vez q chego perto de quem realmente eu quero converssar nao sei o q dizer minha voz nao sai seja com um amigo ou mesmo alguem q queira desabafar comigo,sou muito dificil de me socializar o que faco para perder esse medo ou mesma essa timidez?

Avatar for Miguel Lucas
Márcya Santos

Me sinto triste,não sinto vontade de sair de ksa,não tenho amigos ,praticamente minha vida se resume de casa para o trabalho , gostaria de saber o q faço ,preciso de um conselho urgente. guardo respostas!

Avatar for Miguel Lucas
Leomar Maria

Olá. Muito interessante o seu artigo, sou tímida ao extremo, isso está me prejudicando em meu trabalho, depois de ficar desempregada, com vendas internas, e sofria muito, e acho que tb fui prejudicada por causa de minha tímidez, e hj, consegui uma vaga com vendas externas e ai está sendo o fim para mim, não consigo dar o primeiro passo para o primeiro contato.

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

Tenho 13 anos e desde de criança fui timida( acho q deve ser hereditário). N sei pq mas agr na adolescia isso foi se intensificando mais e mais. Tenho um grupo de amigas q acho q n combina mt comigo, tds as vezes no recreio fico quieta sem saber o q falar, e quando eu tento falar algo fico pensando o q vão pensar e acabo sendo meio superficial na conversa, sai mt baixo e ngm me escuta. Acho q uma das razões de eu falar baixo e o fato de eu n ter confiança alguma no q faço e falo, pois sou mt perfeccionista. Nesse grupo de amigas são 4 grts (contando comigo) e smp quando tem que fazer algm trabalho em trio eu sou a excluída. Já me falaram várias vezes q eu sou uma pessoa na aula e outra nas redes sócias, q sou tão quieta q da raiva… Enfim, n aguento mais isso de não ter nem um pouco de autoconfiança, sempre quando recebo um elogio e quase inevitável de pensar q é mentira e estão me zoando. POR FAVOR me ajudem!!!

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Sou também muito tímida, e é algo que me incomoda muito tenho medo de errar e de as pessoas falarem mal de mim penso que tudo que vou fazer vou errar, num debate nunca dou minha opiniao pois acho que vou falar baixo demais ou que nao vou saber falar direito . Eu tendo superar ela, com muito esforço acabo fazendo coisas que nao tenho coragem, mais sempre que tomo uma atitude sinto que as pessoas estao me olhando ou rindo de mim, é uma situaçao muito complicada e incomoda. Nao consigo tirar esse pessimismo da minha cabeça, ja procurei um psicologo mas nao deu muitos resultados. A timidez minha se agravou muito na infancia por ser muito magra as pessoas sempre faziam piadinhas ou colocavam apelidos que eu nao gostava e foi uma forma de me defender ficando calada para que o assunto nao rendesse. Hoje ela me incomoda muito, me sinto como se nao tivesse nenhuma qualidade, como se nao fosse especial, nao sei como superar esse medo.

Avatar for Miguel Lucas
Roberta

Ola! Eu gostei muito desse assunto porque tenho muita timidez. Eu sou nerd, mas eu gosto de ser assim só nao consigo me socializar com pessoas que nao conheço pois fico com vergonha fico pensando o que elaira pensar de mim? Eu sou loira, 1,56 m e sou magra tambem como eu ja disse sou nerd eu gosto de ser assim pois na sala os professores me adoram e meus colegas sempre me pedem respostas eu sou a representante da minha turma pois me destaco. Mas o meu problema é a timidez.Como nao sou tao bonita penso que os outros vao rir de mim nao gosto de falar em publico e fico mito nervosa quando o professor pede pra mim sair da sala e ir em outra pedir algum material, fico vermelha quando tenho que apresentar alguma coisa me ajudem por favor eu preciso perder a timidez

Avatar for Miguel Lucas
THIAGO DE JESUS SANTANA

oi!eu tenho dificuldade em fala com as pessoas e as vezes quando eu falo alguém eu fico nevorso o que eu faço para superar isso?

Avatar for Miguel Lucas
Gabi

Olha eu acho que eu sou muito timida, num grau muito alto tipo eu tenho medo de falar ou interagir com as pessoas sinto dor de barriga e sinto vergonha kk na sala de aula é a mesma coisa eu não falo nada
de nada eu fico muito alíviada quando o sinal toca mais uma outra coisa que eu notei é que tem algumas pessoas que nao intendedem porque eu sou assim ai fica dificil de conviver com elas a minha unica amiga me traiu percebi quando ela não me olhava mais nos olhos agora ela anda com uma guria super chata que se acha so pq fala ai que foda isso e aquele otro ‘-‘ mais elas começam a zuar você que vc fica imcapaz de falar ou dar um só suspiro realmente eu prefiro ler meu livro e escutar musica :3
até pq tudo na vida não é facil de conviver, gosto de quem eu sou e no meu pensamento eu falo eu quero mais é que se dane a alem do mais eu sou quem eu sou de verdade. e não o que os outros querem que eu seja se tá ruim problema e seu eu sou timida faz 4 anos depois que uma criança de mais ou menos 10 a 11 anos começou a tirar uma risadinha de mim sempre que fazia algum amigo falava isso e aquele outro de mim a vai se fude vc :p os amigos virtuais podem ate ser ruins mais alguns e outros são bem melhores, do que os da vida não que eu nunca queira ter um amigo sincero e leal comigo u.u aii quem quiser me adc no amor doce meu nome é uGabb hahahhahaha ‘—‘

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Ola eu acho que estou passando por algum problema mental , esses dias viajei com uma garota eu e ela , fiquei 3 dias , nesse tempo consegui expressar 2 palavras rs , bom dia , ta gostoso , que bonito , frio , calor ! Palavras básicas , na verdade eu travei , mas no fundo estava bem tranquilo , penso que perdi minha mente , minhas histórias , minha vida , não consegui expressae absolutamente nada , o que será que tenho ?

Avatar for Miguel Lucas
Leticia

Oi doutor …vou começar falando da minha timidez exagerada.Mas o mais estranho é que eu só sou timida com 1 pessoa em especial: meu irmao mais velho. Eu o admiro muito como pessoa, quero ser igual a ele quando crescer. Eu me sinto inferior a ele e nao consigo interagir com ele. eu queria muito me aproximar e ser amiga dele, mas nao sei pq tem alguma coisa me prendendo ao fato de ter medo do que ele vai pensar dos meus atos ou se algo que eu estou falando esta errado. pq as vezes eu tenho atitudes que gostaria de mudar mas simplesmente nao consigo pq é meu jeito .. Eu gosto muito do meu irmao e gostaria muito de me aproximar dele mas nunca consigo ter uma conversa com ele sem estar me preocupando se oq falo esta certo .. e muitas vezes evito interacoes com ele por medo. E fica parecendo que eu nao quero/nao gosto de falar com ele! eu estou muito decepcionada comigo mesma por causa dessa situacao desnecessaria. e nao sei mais o que fazer para mudar! eu amo meu irmao e o quero como amigo!

Avatar for Miguel Lucas
jackson

tudo tem cheito quando eu era criança era bem fechado com os outro vivia sempre priste retraido isso me fazia mal ate meus amigos n gostavam de mim mais agora mudei bastante to ate mais forte mais alegre nao deixo mais as coisas tristes me abalar so ainda um pouco timido mais tento ver o lado bom das coisas to sempre tentando melhorar cada dia mais isso refletia muito na minha vida essa timides desespero angustia foi por causa da minha infancia do q dizia minha mae isso me traumatizo bastante minha mae falava monte de coisa errada pra min ela falava quando chegasse em alguma menima ela ate me botava medo eu ficava ate com medo n chegava por causa disso mais ela boa mae

Avatar for Miguel Lucas
BRUNA MEDEIROS

muito bom…. quero agradecer, me comprometo a fazer os exercícios físicos e mentais, e depois vou colocar aqui como venci a timidez.. mais uma vez obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Melissa S Xavier

Olá! Gostaria que me ajudassem… Tenho 12 anos, sou mt tímida, as dicas são ótimas mas tenho muitas dificuldades não sei o que aconteceu comigo, morei uns 7 anos em Camaçari e não tinha isso, muito pelo contrário, era extrovertida e animada. Depois que comecei a morar em Jaboatão isso mudou completamente, morei dois anos lá depois me mudei novamente agora estou em Lauro de Freitas. Fico com muito medo de falar com as pessoas e travo completamente e esqueço absolutamente tudo no momento, e mudar espontâneamente iria ser muito constrangedor principalmente pelo ponto de vista que eu passo pra as pessoas: "A menina ninguém". Meus únicos talentos que consigo passar na escola são o estudo e a minha letra bonita. Normalmente minha timidez só é notada com os meus colegas de classe, em outros lugares é diferente: "A divertida", é como me descrevem, eu gosto mt de dançar mas pra um grupo pequeno de pessoas e as pessoas desses grupos sabem que eu danço bem. Por favor, ajudem-me! 🙁

Avatar for Miguel Lucas
kissila rodrigues

Sou muito timida e isso atrapalha muito principalmente por as pessoas me acharem metida porq não sou de falar muito, me sinto sozinha não consigo fazer tantas amizades as vezes e ate um alivio quando encontro alguem que me entende e pensa como eu , pior parte e que não consigo me comunicar com a familia do meu namorado seila sinto vergonha sinto que não gostam de mim , namoro a 2 anos e nunca falei com minha sogra e nem com minhas cunhadas isso me deixa mau acho que elas n gostam de mim, agradeço a deus pelo meu namorado ser muito compreensivo e me entende e sempre me tira sorrisos quando me sinto um NADA, me dou bem com minha familia e com os amigos que tenho sou muito falante brinco e tudo mais meu maior problema e me relaciona com as pessoas e fazer novas amizades, mas creio que vou conseguir mudar isso e um dia essa timidez sera apenas coisa do passado , AMEI O TEXTO ENTENDI MELHOR SOBRE A TIMIDEZ E VOU ME ESFORÇA PRA MUDAR ISSO , muito obrigado 🙂

Avatar for Miguel Lucas
patricia

Tema de extremo interesse para muitas pessoas no planeta pq somente quem sofre com essa "tal timidez" sabe o quanto isso é um atraso de vida. Meu caso é um tanto quanto contraditório pq em algumas situações me sinto forte e gosto de deixar claro que tenho opinião ,sou engraçada e divertida e muitas pessoas pensam que sou extrovertida mas não sou sempre assim.Exemplo: me sinto segura em entrevista de emprego e sempre penso que serei chamada e na maioria das vezes sou chamada e até mesmo contratada,porêm qd preciso falar em público demonstro minha fraqueza e se sinto que sou pressionada a falar sobre determinado assunto eu erro diversas vezes deixando claro que não prestei atenção mas na verdade estava totalmente focada e não consigo expor nada do que aprendí e isso faz com que eu me sinta inferior a terceiros e isso aféta minha vida profissional .

Avatar for Miguel Lucas
Viviane Camargo

como posso saber explicar algo sem gaguejar na
frente das pessoas

Avatar for Miguel Lucas
ingrid

Eu sou muito timida e preciso de ajuda isso esta me atrapalhando na sociedade.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Olá a todos. Antes de mais adorei este artigo e após o ler, fez-me pensar que afinal existe forma de superar a timidez. Acontece que o meu caso é um bocado diferente. Vou contar a minha história. Eu sofro de fobia social e isto devido a um problema de fala que tive desde que comecei a falar. Toda a gente desde professores a alunos, me gozavam por eu dizer os "s" , "j" e "z" tudo da mesma forma, que era "ch". Ou seja em vez de casa dizia cacha, sapato, dizia chapato, Choão em vez de João e por aí adiante. As pessoas achavam piada e algumas imitavam-me e gozavam-me. Disse aos meus pais que queria resolver isto mas eles não notavam e diziam-me que eu falava bem. Ao fim dos meus 20 anos não conseguia arranjar namoradas porque ninguém me levava a sério até que um dia na praxe da faculdade, tive de falar em frente a muitos caloiros e doutores e a doutora perguntou-me se eu estava nervoso ou se falava mesmo assim. Nesse dia decidi ir para um terapeuta da fala e tudo mudou. Andei um ano lá e quando dei por mim já falava melhor que muitas pessoas. Mas o meu complexo de falar em publico continua ainda presente devido a muita gente já se ter rido de mim quando falava em público. Eu considero-me uma pessoa forte e tenho uma tese para apresentar no final do curso. Este artigo fez-me perceber que tenho de enfrentar o meu medo se quero ter sucesso na vida. Estou a pensar ir trabalhar nas férias, num sitio como um café ou uma loja, em que eu tenha de ir ter com pessoas desconhecidas e ser obrigado a falar com elas. Talvez assim eu comece a perceber que as pessoas não são um bicho papão e que não tenho de me sentir desconfortável em falar com elas. Agradecia muito uma resposta para saber se eu estou no caminho certo, mas caso não tenha penso que é isso que vou fazer e um dia mais tarde virei aqui para postar o meu progresso 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Primeiramente tenho que parabeniza-lo pelo artigo, é de conteúdo muito informativo!
Enfrento diariamente efeitos da timidez. Sempre me achei uma pessoa de conduta normal, mas ao entrar no mundo acadêmico, me dei conta que estava enganada, tomei consciência que tenho uma péssima autoestima e autoimagem.
As apresentações de trabalhos e seminários na faculdade são os alvos da minha dificuldade de falar em público, que logo atingiu minha desenvoltura e participação na aula (Entendo todo o conteúdo, vou bem em provas), mas vezes sinto vontade de expor minha opinião em sala, de dar exemplos, sugerir coisas, mas quando penso em abrir a boca sou acometida por taquicárdica e sudorese, alguns vezes tive sensação de estar tendo um ataque de pânico, me deu tontura, pensei que iria morrer. Todas as vezes que preciso falar em público, fico ansiosa e me da essas reações. Minha preocupação maior é que agora até pra falar com pessoas que conheço, porém não tenho muito assunto, estou tendo dificuldades, só que com pessoas desconhecidas falo normalmente. Sempre tive muito medo de críticas e reprovação, creio eu que tamanha timidez seja consequência da aversividade por criticas e reprovações.
O artigo nos faz refletir sobre nossos comportamentos.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo

Gostaria de fazer algum tratamento para a timidez, não sou 100% mas sei que me atrapalha em várias situações e gostaria de acelerar o processo. Sou de Vitória-ES e gostaria de saber se conhece algum profissional ou clínica que faça esse tratamento por aqui. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Parabéns pelo artigo. Eu tenho timidez desde criança, fico vermelha em diversas situações. Hoje eu tenho 25 anos de idade e o meu maior problema é ficar vermelha e tremer. Acontece isso quando eu chego perto de homens que eu acho atraente. O pior de tudo é que quando eu acho atraente não quer dizer que estou apaixonada, porque se for assim sou apaixonada por vários rapazes. Tem homens que pensam que sou apaixonada por eles so porque eu fiquei vermelha perto deles. Tenho vergonha ate do meu oftalmologista que fez cirugia nos meu olhos de miopia. Tenho muita vergonha principalmente dos homens, mesmo sem estar apaixonada. Me sinto uma vagabunda porque tem homens casados que pensam que eu sou apaixonada por eles so porque eu fiquei vermelha perto deles.

Avatar for Miguel Lucas
Ale

Eu me indentifico com vc pois fico mt tímida perto d homens e mts vezes dou a entender q tenho interesse… É mt constrangedor pois sou casada e uma pessoa e uma repeitada. E simplesmente horrível da vontade d sumir! Eu acho q no meu tbm tem haver eu não ter sido criada pelo meu pai. A presença masculina é meio estranha pra mim.

Avatar for Miguel Lucas
Hélida

Esse artigo é muito bom! Eu sempre digo que sou tímida, algumas pessoas até dizem que não parece, sou muito brincalhona com meus amigos, mas quando chego em um lugar onde não conheço ninguém fico super na minha, muito discreta, e sinto enjoôs só de pensar em falar em público, tenho panico

Avatar for Miguel Lucas
Luca

eu ainda fico ansioso no discurso do colégio, penso se e errar começo a ficar nervoso e a suar frio … mas com esse artigo com essas dicas aí vou tentar superar a timidez…no final isso tudo é besteira da nossa cabeça

Avatar for Miguel Lucas
Anônimo

Desde que me entendo por gente sou muito tímido. Recentemente, entrei em uma faculdade, cursei durante 4 meses e desisti. Bem, quando tomei essa decisão tinha em mente que aquele curso não iria me fazer feliz. Só por detalhe, não fiz nenhum amigo na faculdade. Atualmente, estou focado em entrar em outro curso, porém quando me imagino fazendo-o, só penso em momentos rindo e me divertindo com os futuros colegas, o que me leva a pensar que eu desisti do primeiro somente por que não fiz amigos e esta história do curso "não me fazer feliz" acredito que foi um pretexto no subconsciente para me tirar daquela tortura, vendo os colegas conversando na maior intimidade e eu não conseguindo interagir. Parece que há uma trava em mim quando estou em público, tenho um corpo legal, interesses como qualquer outro jovem mas… Não sei o que acontece… Hoje, meu pai contou sobre um conhecido dele que tem uma sobrinha que foi minha colega na faculdade. Nas palavras dela eu sentava no fundo da sala e não dava um "piu"… Sinceramente, to achando graça de mim mesmo, mas não tenho ideia do que fazer para mudar. Eu quero mudar, quero ter amigos de verdade e uma namorada, mas colocar em prática essa mudança está muito difícil. Me sinto melhor só de digitar esse texto, acredito que é como um desabafo mesmo. Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Ale

Bom, uma pessoa tímida como eu nunca quiz se expor por postar se comentário. Mas descobri a poucos dias q eu não venci a timidez há 12 anos…e sim a mascarei com uma personalidade q não corresponde a realidade. Eu criei para mim uma personalidade d uma pessoa extrovertida q se valiriza muuiiiito e e bastante auto confiante. É verdade q essa foi a forma q encontrei para parar d fugir das pessoas e tbn começar

Avatar for Miguel Lucas
Ale

Bom, uma pessoa tímida como eu nunca quiz se expor por postar se comentário. Mas descobri a poucos dias q eu não venci a timidez há 12 anos…e sim a mascarei com uma personalidade q não corresponde a realidade. Eu criei para mim uma personalidade d uma pessoa extrovertida q se valiriza muuiiiito e e bastante auto confiante. É verdade q essa foi a forma q encontrei para parar d fugir das pessoas e tbm começar a produzir. Confesso q isso só foi possível porq uma depressão me levou a conhecer um pouco d mim mesma..pois eu só via coisas ruins em mim, dai passei a ver algumas qualidades q me fez me posicionar perante outros. Mas sai dessa depressão decidida a nunca mais permitivq ninguém desfizesse d mim. Então juntei o q tinha aprendido d sobre mim a vontade d ser reconhecida e criei essa personalidade q ate agora serviu ao q eu necessitava q é ter admiração das pessoas e não permiti q elas façam pouco d mim. Eu construí bem. Pois as pessoas q me cercam q eu me relacionou social e profissionalmente nem imaginam a minha insegurança, baixa auto-estima e timidez. Mas me sinto triste e mt frustrada! Pois essa "personalidade" q criei permite admiração não aproximação! Mts me admiram, eu consigo me armar e conversar com qualquer pessoa, qualquer pessoa msm, uma autoridade etc… Mas não tenho amigos íntimos.. Tenho colegas e conhecidos mas amigos íntimos não, pois ninguém quer ser amigo d uma pessoa q parece inalcançável, q parece cheia d sí. Mal elas sabem q eu criei essa imagem pra sobreviver. Agora eu quero e necessito mt vencer a timidez pelos caminhos corretos e ser eu msm. E assim mostrar pras pessoas sem medo quem eu realmente sou com humildade e confiança e ter amigos sinceros achegados! Pois agora me interessa mais ser amada do q ser valorizada… Afinal eu é q tenho q me valorizar neh

Avatar for Miguel Lucas
leontina maria corteletti

muito legal seu artigo sobre timidez.Eu estou sofrendo por isso no meu curso de enfermagem.meu professor me deu nota baixa por eu não conseguir me enturmar com as pessoas .isso me magoou muito,pois eu fazia todas as atividades que ele mandava no estágio,mas me marcou por eu ser timida.ele não me entende

Avatar for Miguel Lucas
Dhielitom

Eu sempre perdia várias meninas por causa da timidez…
E na maioria da vezes virava o "best" dela… Era um saco…
Ai eu comecei a falar com todos que eu tinha certeza que iria ver apenas uma vez na vida…
Pessoas que eu nem conhecia.. E a falar sobre qualque assunto que vinhece na cabeça isso me ajudou bastante a me relacionar mais…
Alguém tem dificuldade de falar em apresentação de trabalhos? Eu já sofri muito com isso

Avatar for Miguel Lucas
Arnaldo Isaque

A timidez já me atrapalhou em muitos momentos de minha vida, hoje em dia finalmente consegui superá-la, e muitas dessas dicas do texto realmente me foram de grande utilidade.

Parabéns pelo excelente artigo.

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Vivi Ane

Minha timidez de início – na infância – foi provocada por um pai autoritário que não me deixava ter amigos. Tal esquisitice me deu poucas amigas. Poucas amigas me deixaram sem convívio social. A puberdade me trouxe uma estranheza de óculos e magreza exagerada que não agradou a mim, nem aos outros e só contribuiu para eu me poupar de uma vida social intensa. Estar à margem faz você buscar coisas diferentes (livros, música, artes) e logo meu gostos se tornaram diferentes dos demais, minhas opiniões também. Eu diria que tenho opiniões polêmicas, minoritárias ou muito complexas, incomuns (não exatamente raras ou únicas, mas…) e sabendo que isto desagrada (ou não interessa) à maioria, prefiro calar. Assim ninguém será incomodado. Eles não tendo que digerir minhas opiniões e eu não tendo que sofrer desrespeitos apenas porque não penso igual à maioria – afinal não ser como todo muito é outro caminho para a exclusão… Ficando ainda mais à margem por me calar, ouço e vejo… Este é outro problema observar me faz descrer das pessoas mais do que crer nelas, pela superficialidade, pela hipocrisia, pela vulgaridade… Parece que os humanos colecionaram mais adjetivos ruins do que bons para si. Logo não tenho qualquer vontade de falar com eles o que reafirma meu isolamento. Então por fim percebo que sou muito perfeccionista comigo e com os demais e o cansaço de tentar ser social (porque isto é o certo e o perfeccionista quer o que é certo…) – quando de fato não sou, faz-me perceber que a timidez de início me transformou numa pessoa chata, arrogante, sem paciência, sem vontade de interagir, sem vontade de pactuar até mesmo comigo, porque embora eu concorde com minhas opiniões, eu não seja fútil, nem vulgar, eu sou hipócrita, eu não sou uma pessoa simpática, nem bem humorada, logo não sou uma pessoa com quem eu falaria e me isolaria até de mim. Minha timidez me desconectou e me trouxe uma sensação de desânimo social que beira à depressão.

Avatar for Miguel Lucas
ANGELICA

Eu era extremamente tímida na minha adolescência, eu sofria muito bullying na escola e na rua, por eu ser muito magra, ter cabelo crespo e dentes separados e pior eu era muito pobre sempre me vestia mal com roupas ganhadas que não ficavam bem no meu corpo, e para ter uma ideia eu entrava na sala de aula ficava sentada o tempo todo,porque tinha vergonha do meu corpo ou de alguém me zoar, então esperava o sinal e todo mundo sair para ai eu sair da sala pra ir embora, com os anos isso melhorou conclui o ensino médio, arrumei emprego tive que superar muito essa timidez, hoje estou com 23 anos coloquei aparelho odontológico, melhorei meu cabelo engordei um pouco e ja sou mais aceita pela sociedade, mas mesmo assim ha resquícios do bullying e ainda tenho muita vergonha das pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Sempre fui muito tímida, desde de criança.
Minha mãe me disse que quando eu era criança não falava muito e nem gostava de brincar com outras crianças, só com minha irmã.
Hoje tenho 19 anos e não tenho amigos por causa dessa minha timidez.
Não consigo me socializar. Fiz um curso de ADM por 1 ano e meio e não consegui fazer nenhum amigo.
Na escola tinha uma amiga só.
Acho que a causa da minha timidez é meu pai. Cresci vendo ele batendo na minha mãe e isso me traumatizou.
Procuro técnicas de como deixar de lado a timidez mas não consigo colocar em pratica.
Me sinto acanhada perto de pessoas estranhas.

Gostaria muito de ajuda, porque estou a ponto de ter depressão por não socializar e não ter amigos para sair.
Meus poucos amigos me acham muito legal mas não sei o que acontece, nunca sei o que falar com pessoas estranhas e tenho medo de incomodar.

Avatar for Miguel Lucas
Antônio

tbm sou muito timido, e isso me prejudica muito com relação as amizades. Se quiser deixar seu contato, poderiamos conversar!

Avatar for Miguel Lucas
Neto Santos

sempre fui um pouco timido… porem de uns 2 pra k a coisa piorou…
quando estou no meio de gente que conheço a bastante tempo eu sou uma pessoa normal falante me abro falo mt e td que uma pessoa normal costuma fazer…. porem quando estou com pessoas novas ou que conheço a pouco tempo eu fico muuuito calado não consigo olhar nos olhos pq eu acho q estou fazendo algum tipo de careta sei la e tbm não me vem assunto na cabeça pra puxar… (me sinto muito consciente das coisas) não gosto de tirar fotos pq me sinto feio em fotos porem todo mundo diz q eu sou bonito ( e acredito q eu seja msm) porem eu n tenho auto estima e eu tbm nunca tive problemas com mulheres porem hoje em dia não consigo mais chegar em nenhuma menina e quando alguma chega em min eu fico super nervoso barriga chega fica gelada e coração bate mt rapido mais eu sempre bato isso de frente mais está muito dificio conviver com isso eu tenho 18 anos e quando fui arrumar um emprego eu ficava o tempo todo achando q tava fazendo tudo errado e ficava super tenso e como resultado disso acabei saindo do emprego e agr estou tentando resolver isso pra voltar a ter uma vida normal e se alguem poder me ajudar eu agradeço meu email é netosantos.x@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana

Olá pessoas.. Posso dizer que dos poucos testemunhos que eu li eu me vi em todos, sempre fui uma pessoa tímida, e por isso não tinha muitos amigos e não falava muito, então eu era conhecida como a metida.. Sabe aquela pessoa que nunca diz não?? Prazer eu era ela, ainda sou as vezes, mas a cada dia que passa isso muda, comecei a fazer amizade com pessoas extrovertidas, e eu percebi que elas riem delas mesmas e comecei a fazer isso comigo, e adivinha funciona mesmo.. Ex: sou magrela, pensa numa pessoas q tinha vários apelidos RS, aii o pessoal me chama de perna de sabiá, antigamente tinha vergonha de andar de shorts por causa das zuaçoes, mas hoje eu falo: tenho pernas de modelos, chora recalque kk Eo pessoal ri, aí percebo que era besteira ficar magoada.. Hoje me preocupo menos com o q as pessoas pensam, tento ser mais simpática, oq me ajudou bastante a conseguir amizades, um bom dia e um tudo bem, faz muita diferença e aprendi a dizer NÃO, vai por mim, as pessoas amam aqueles que nao se deixam ser manipulados.. mas ainda a timidez me domina em alguns pontos, mas aos poucos sei que vou conseguir vencer.. Se alguém quiser conversa comigo me mande um email: tatiana.borges.b@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
kamila

eu nao comsigo chegar na pessoa toda animada e comprimentar

Avatar for Miguel Lucas
Janice

Mas não é necessário ser como os outros que são mais animados e exaltados porque é o jeito deles. Você é o que você achar melhor seja animado ou não, apenas não deixe de cumprimentar e falar com os outros, porque é isso que vale o seu sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Jordan

Timidez não tem cura, não no meu caso, timido desde criança, aquele que só ficava encostado na parede sem falar com ninguém, hoje com meus 27 anos, mal falo com alguém, e ainda por cima me tornei um anti-social cheio de transtornos,.

Avatar for Miguel Lucas
Janice

Mas Jordan, isso então é algo que você mesmo escolheu para sua vida. Hoje com tantos conselhos na internet sobre como vencer a timidez, nenhuma dica é inútil. Se você não esta satisfeito com o que você é, mude. Para mim foi muito e muito difícil e frustrante conviver com a timidez, mas nem por isso eu parei no meio do caminho porque eu tenho vontade de sempre melhorar. Devemos todos os dias praticar algo novo que nos evolua, seja praticar algum esporte, dança, canto, comunicação e etc.

Mas se você está bem vivendo assim, não é um problema pois existem personalidades diferentes neste mundo, dos mais introvertidos aos mais extrovertidos. Eu sou intro, mas nem por isso deixo de falar com alguém porque sei que quando evito começo a me frustrar (AH, deveria ter falado rsrs…). Se não se sente bem com os extrovertidos, procure lugares e amizades que tenham haver contigo: pessoas mais tranquilas que não gostam muito de multidões, mas conseguem conversar.

O importante para o sucesso e a emoção da vida do ser humano e animais é não perder a comunicação um com o outro. Desse modo nunca entenderíamos ninguém, talvez o seu modo de se isolar, não faz o outro se achegar e entendê-lo porque você mesmo se mostra não querer se comunicar. Mas te desejo o melhor

Avatar for Miguel Lucas
Emily

Essa palavra " Timidez" chega me assustava , era horrivel.O ruim era pessoas me zuando por ser assim !. Acho que fui quase obrigada a mudar.Porque me rebelei, por assim dizer, cansei das pessoas , hoje escolho quem eu tenho amizade, aprendi a me amar na MARR! Me lembro daquelas pessoas que me faziam de gato e sapato e eu ficava quieta sem falar nada.Hj tenho 17 e ainda tenho as vezes aquela sensação de timidez, Mas quando lembro de tudo que passei e que consegui me defender , me sinto mais forte e a sensação passa .Se você é tímido , tenho uma dica se ame , não tem como deixar a vergonha num dia só , isso é com o tempo, e você tem pontos positivos que eu sei, então os mostre .

Avatar for Miguel Lucas
Elenilda Sena

Gostei, muito bom eu tenho muita dificuldade de falar em publico, ou ate cantar, eu as vezes me acho inferior e que as outras pessoas são melhores do que eu.

Avatar for Miguel Lucas
IASMIM

Bom dia,

Gostei muito do conteúdo acho difícil superar, melhorei bastante minha timidez, mas hoje no meu emprego percebo o quanto preciso melhorar, minha timidez gera uma certa insegurança e vergonha diante de outras pessoas, posso até saber fazer algo porém a minha timidez impede que eu mostre minha capacidade. Diante de uma sala cheio de gente me sinto constrangida de passar acho que todos estão me olhando ou até fico imaginando alguma atividade que irão me solicitar que tenha que entrevistar alguém diante do chefe, porém faço teatro peças com falas e não tenho vergonha, puxo conversas com algumas pessoas sem nem conhece-las, não entendo minha timidez.

Avatar for Miguel Lucas
cleiverson

Bom dia! Meu caso e difícil ja tenho 38 anos sou casado, mas desde criança sou tímido sempre chorava para ir ao Jardim de iinfância a primeira lembrança que tenho disto. Não conseguia ir para escola so tenho o segundo grau, resumindo tenho vergonha de tudo até sair para ir numa padaria acho que todo mundo está me olhando e criticando assim tbm é no trabalho so fico calado no meu canto. E difícil ser assim

Avatar for Miguel Lucas
Janice

Mas o que os outros imaginam de você, isso não interessa se você não estiver bem consigo mesmo. ”Ninguém irá esperar algum movimento seu para poder criticá-lo, afinal as pessoas estão preocupadas com elas mesmas”, tenha isso em mente. Mas se você realmente não gosta de ser expor, não é motivo você desejar ser extrovertido como as pessoas ao seu redor são porque ser muito ”atirado” faz parte da personalidade de algumas pessoas enquanto que ser mais ”introvertido” faz parte da personalidade de outras pessoas. Se você está incomodado agora, tente ao menos enfrentar seus medos, é difícil mas é a única melhor solução para que se sinta bem consigo. Fazendo isso, verá como as coisas mudarão para melhores ao seu redor.

Avatar for Miguel Lucas
Thales

Eu sou tão tímido quer não consigo arrumar uma namorada oquer nessa citação

Avatar for Miguel Lucas
Julia

Eu so muito tímida e as pessoas acha que eu so chata e muito quieta no meu lugar. E com isso as pessoas não chegar perto de mim so porque eu sou muito tímida e não sou de falar muito. e tenho 14 anos? e como isso a timidez me atrapalhar na hora de fala na frente de todo mundo.:(

Avatar for Miguel Lucas
Janice

A primeira coisa que você deve fazer é rejeitar as mentiras negativas que a sua mente guarda sobre o que os outros te disseram (chata e muito quieta) que você não tenha gostado. Afinal, quem decide sobre quem você é, é só você mesma Julia e pensar no que os outros te disseram de mau só lhe fará se sentir cada vez inferior perto deles. Tente conhecer a si mesma estando bem com suas qualidades e procure pessoas das quais você se sente bem em estar perto e te dão valor.

Eu sempre penso assim: ”Se alguém me criticar mau por me achar diferente, não mudarei pelo que disser, apenas continuarei tentando ser o bem que eu mais desejo ser para mim. Afinal, eu até agradeço por tal pessoa dizer que sou chata, porque assim, sua critica sobre meus defeitos será um motivo para que eu me afaste desta pessoa orgulhosa que considera que todos neste mundo devem ser 100% perfeitos, mas é impossível pois todos temos defeitos”.

Avatar for Miguel Lucas
Mislene

olá bom dia, sempre fui muito tímida desde criança, no período escolar sempre tive poucos amigos e sempre voltava com dúvidas pra casa morria de vergonha de perguntar pros professores em voz alta… geralmente escolhia pessoas como eu, pra ser minhas amigas tenho sério problema de auto estima, odeio mudar o visual e chamar a atenção por isso sempre opto por usar sempre o mesmo penteado e quase não uso maquiagem… e odeio tirar fotos pq sempre acho defeitos na minhas fotos tds ficam bem nas fotos menos eu 🙁 já evoluí bastante pq antes eu não saía de casa sozinha sempre saía com minha irmã. hj trabalho, sou secretária de 4 advogados e estou com um desafio enorme, meu patrão é pré candidato a prefeito e me colocou como pré candidata a vereadora, na hora q fui convidada já pensei nos discursos q tenho q fazer…. socorro gente! preciso muito de ajuda! enxerguei esse convite como uma oportunidade de vencer essa minha timidez mas tenho pouco tempo pra superar isso… me acho capaz de ocupar o cargo mas ao mesmo tempo penso: as pessoas querem alguém q fale bastante e não assim como eu q só observa e fala muito pouco…

Avatar for Miguel Lucas
André

Cara eu sou exatamente como a esse artigo descreveu. Vou me esforçar p mudar pq desse jeito é difícil de manter são.

Avatar for Miguel Lucas
Dennis

Olá, sou tímido e não tenho e nunca tive amigos, nunca namorei por ser tímido, no ensino fundamental eu era taxado de louco e doente por ser tímido, e devido aos bullying que sofri parece que por isso minha timidez só cresceu cada vez mais, o pior é que tenho medo de me aproximar de alguém por medo de ser rejeitado e criticado, ou não ser aceito por ninguém, e por mais que eu tenha visto essas dicas, não consigo criar coragem pra pôr em prática tudo isso pra vencer essa maldita timidez, já tive vontade de me matar por causa dessa maldita timidez, eu queria muito fazer uma faculdade, mas teria seminários, e tenho medo de falar em público. Como faço pra perder essa praga chamada timidez ??

Avatar for Miguel Lucas
Janice

Quando uma maré alta com grandes tempestades vier tentar engolir você sozinho em seu barco em ruínas, tente ir contra a maré que te leva para traz, para a tempestade, tente ir contra com todas as suas forças!
Estou tentando dizer que em meio aos seus obstáculos e dificuldades não deixe sua mente pensando no que ocorreu de ruim no passado, reme contra a maré, siga em frente por mais difícil e desgastante for, pense positivo, lute pelo seu bem. No final, sendo você mesmo e diferente, perceberá que atrairá pessoas ao seu redor que desejam estar contigo. Bem, todos temos um propósito na vida, seria ótimo se você contasse sobre sua vitória para outras pessoas que tenham o problema que você enfrentou no passado. Verá uma satisfação enorme em viver cada vez mais melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Bom! sou uma pessoa muito tímida , mesmo estando concluindo um curso técnico ,tenho dificuldades em tirar duvidas com os professores. Na hora de apresentar um seminário fico muito nervosa. Sou ansiosa e não tenho confiança em mim. Em algumas situações tenho vontade de fugir , mas apesar de todo medo excessivo ,tento superar minhas dificuldades que não são poucas.Tenho verdadeiro pavor de lidar com público .Gostei muito do artigo, Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Armando

oi, eu sou muito timido nao converso muito com as pessoas, quando eu era criança eu nao sabia que sou timido mas as pessoas falavam que eu sou timido, descobri que sou timido quando mudei da cidade onde eu cresci, esto a quatro anos na nova cidade mas ate agora nao tenho amigos. so para comprimentar um vizinho em um grande esforço ate as vezes eu mudo de caminho, ate na escola quando levanto para defender um trabalho escolar as minhas maos tremem e cinto fraqueza nos meus pés.tenho 22 anos e nao tivi nenhoma namorada, isso me destroi. obrigado espero que o artigo me ajude

Avatar for Miguel Lucas
eu

Falar e dissertar sempre foi tranquilo e seguro, porém a realidade de uma sociedade "axé" é bem diferente!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
leia

eu sempre fui timida desde crianca.os amigos dos meus irmaos iam em casa eu me escondia. ate hoje sou timida e nao consigo deixa de ser timida. eu as vezesate tento mais eu fico imaginando as pessoas falarem de mim. tenho vontade de ser uma pessoa normal.

Avatar for Miguel Lucas
Janice

Se as pessoas te criticarem você não deve tomar para si o que de mau a pessoa te disse. É só não aceitar as mentiras inseguras da sua mente, conheça-se melhor e tome partido para não evitar as pessoas sem medo e verá como tudo estará bem melhor após vencer as dificuldades.

Avatar for Miguel Lucas
Thais

Comecei a pouco tempo a trabalhar como modelo, e gosto muito de tirar foto e tal, porem a timidez me atrapalha um pouco na horas das fotos e de me comunicar tanto com o fotografo como com quem me contratou, e isso e super importante pq a minha timiz reflete nas camera que eu nao consigo ficar relaxada, e nao sei como superar isso. Gostei muito da matéria

Avatar for Miguel Lucas
Sâmara Régia

Me identifiquei com o artigo e com as dicas apresentadas, tentarei seguir e perceber que não preciso me esconder nem tão pouco me transformar em alguém não sou para ser aceita.Fico a me observar e em algumas situações me sinto culpada,por não conseguir me expressar, outras por não ser tão popular como muitas pessoas gostam e em outras situações me sinto muito a vontade converso, brinco e acabo virando o centro das atenções e no final disto fico pensando se essa pessoa sou eu mesma. Me falta o ar e me sinto muito desconfortável quando vou conhecer pessoas novas ,me vem uma sensação insuportável de estar sendo observada e julgada ou que as pessoas estão comentando ao meu respeito e acabo virando o foco.E fico confusa quanto ao meu comportamento em alguns momentos me sinto livre de qualquer amarra em outro me sinto sufocada. Antes de ler o artigo já praticava a ideia de observar as pessoas e ver com qual delas eu iria me sentir bem ou mais a vontade mas isso acaba me deixando presa a apenas uma pessoa e acabo não interagindo com outras,sou muito observadora e acabo percebendo muito o que as pessoas tem a dizer mesmo que seja por gestos olhares e atitudes ,acabo criando um perfil delas e por muitas vezes não me aproximo pois eu as percebo e penso, – Foi a timidez? ou a pessoa que não tem uma aura que combine com a minha? rs não sei !.As pessoas me dizem que não pareço tímida e respondo que por muitas vezes a pessoa que sente isso (timidez) se adequa, é igual ao gago que canta,sofro com isso pois em uma roda de pessoas que não conheço minha garganta trava e os assuntos discutidos naquele momento não consigo formular um ponto de vista uma opinião mesmo tendo total ou parcial conhecimento,a voz não sai e ai quando alguém diz: O que você falou? Dá uma pane …então não sei,pois em momentos tenho um exagero e em outros não tenho nada rs.

Avatar for Miguel Lucas
Camily

A timidez me trouxe muitas dores, insatisfação e pensamentos negativos por muito tempo. Para que eu elimina-se a timidez, comecei a me observar, aceitei meus erros por mais doloroso que fossem e entendi que para melhorar minha condição seria enfrentando minhas dificuldades, esta é a única e melhor decisão. Por mais difícil que for, tome com grande responsabilidade e fé que você pode vencer. Não acredite nas mentiras que aparecem em sua mente, REJEITE-AS quando elas vierem pois você é único e tem sim um propósito melhor na vida.

Mas porque tanta dificuldade? Eu compreendi que todos temos talentos, apesar dos meus sonhos, nada seria tão mais satisfatório do que contar minhas vitórias através da dificuldade que passei para pessoas que estejam enfrentando problemas que eu mesmo enfrentei no passado e venci. Entendi que o oposto da Timidez e muitos outros problemas simplesmente é o Amor, seja Amor próprio ou em relação ao outro ser.

A primeira coisa que fiz para sair disso foi desejar levantar da cama cedo e apreciar as coisas maravilhosas que há de bom lá fora. Planejei minha vida fazendo coisas que sempre gostaria de fazer para evoluir a mim mesma. Penso sempre positivo, me valorizo e me sinto linda. Evito deixar de conversar com alguém que conheça, mesmo se disser só um Bom dia e sempre tento esbanjar minha felicidade no rosto. Vocês irão perceber que as coisas mudarão a sua volta e sendo você mesmo atrai outras pessoas que o admiram para serem melhores também. Tudo se baseia de escolhas e tudo leva tempo, apenas permaneça na dificuldade e enfrente os medos pois o que acontecerá no final será muito melhor. É só não rejeitar as oportunidades pois quando você tem vontade de mudar, seus erros devem ser encarados com esperança para que nas próximas vezes se sairá bem melhor. Não deixe para o amanhã o que poderia ter feito hoje!

Bem, comece saindo da zona de conforto – se estiver confiante- para ir a uma biblioteca, tente procurar o livro de Nick Vujicic – Uma Vida Sem Limites. Me ajudou bastante em minha jornada sem medo e hoje consigo viver de forma muito melhor, é verdade!

Avatar for Miguel Lucas
João Paulo

Olá! Parabéns pelo artigo! Adorei, é de extrema importância!
Sou aluno do 3º Ano do Ensino Médio, e quando era mais novo passei e ainda de vez em quando não sinto-me bem falando em público. Hoje, em relação a minha timidez estou muito melhor, pois consigo me expressar melhor. Li este artigo para um esclarecimento melhor sobre a timidez e é excelente.
Atualmente percebo que não só eu tenho essa vergonha e/ou timidez de falar em público, vejo que muitos alunos não só dos outros anos, mas da minha sala têm vergonha de falar em público. Estou planejando criar um projeto na escola, para fazer com que os alunos se soltem, relaxem, ajam mais naturalmente, o projeto é mais voltado para o fundamental, entretanto quem sabe futuramente faço para o médio também.
Futuramente quero ser um fonoaudiólogo e dublador, então tenho que saber me comunicar bem e usufruir da minha voz.
Muito grato!!!

Avatar for Miguel Lucas
maria victoria

Procurei saber mais sobre a timidez pq hoje tive mais uma experiencia horrivel ,eu teria que apresentar um trabalho hj ,estava tudo certo eu tinha treinado e planejado tudinho pra que eu n falhe,pra que tudo saísse perfeito…mas quando os outros grupos começaram a apresentar o trabalho eu simplesmente travei, fiquei apavorada tinha esquecido tudo que eu tinha planejado,ai eu falei com o pessoal do meu grupo que eu n ia mais falar nd ,eles aceitaram pois sabem o meu nível de timidez .Mas por outro lado eu fiquei triste comigo mesma ,n só pq eu tava apavorada mas tbm pq eu n tinha consiguido fazer uma coisa que eu planejei , pq eu n consegui levantar e superar isso…me senti fraca.E então eu começei a chorar,tremer e soluçar.
por sorte n deu tempo de todos apresentarem o trabalho e vou poder superar esse medo semana que vem com a ajuda dessas dicas que eu li aqui
OBRIGADA

Avatar for Miguel Lucas
Luiza

Eu tenho esse problema e sofro muito com isso, lendo os relatos de pessoas nos comentarios com o mesmo problema, me identifiquei muito. Eu tenho 24 anos e eu comecei a ter esse problema logo que entrei no ensino medio, mas achava que era normal. Mas de uns tempos pra ca isso foi se agravando, ate eu perceber que isso tava me fazendo muito mal. Eu nunca consegui me livrar disso. Hoje eu sou casada, mas nao tenho nenhum amigo, ninguem proximo, eu me exclui do mundo, nao saio pra canto algum, somente se for com meu marido ou com meus pais. Eu tenho pavor quando amigos do meu marido nos chamam pra sair em casais, eu sempre invento uma desculpa pra nao ir, e quando eu vejo que nao tenho saida e tendo que ir, eu acabo me sentindo um lixo, eu nao consigo conversar, nao consigo me enturmar e detesto quando as pessoas ficam fazendo piadinhas de que o gato comeu minha lingua ou nossa como ela fala ne, eu realmente me sinto uma merda, uma pessoa inutil…eu nao consegui fazer nem uma faculdade por causa desse merda de timidez, nao consigo um trabalho, ja fui no psicologo, mas chegando la nao consegui falar sobre isso e nunca mais voltei, ninguem da minha familia sabe q sofro disso, eu nao gosto que as pessoas saibam, prefiro que pensem q sou antipatica e tudo do que saibam desse problema. Eu vivo chorando pelos cantos, espero meu marido sair pra trabalhar e me desabo, achando que nao valho nada, tenho tantos planos na cabeca, sonhos, mas isso me impede, eu nao consigo viver, estou disperdicando meu tempo, estou descontando na comida e comendo muito, engordando, e tendo muitos problemas de saude. Eu quero mudar, eu preciso mudar, estou criando coragem para ir em um psicologo novamente. Atravez desse texto e de comentarios, consegui entender melhor meu problema, agora entendendo so preciso por em pratica pra poder melhorar, o que eh o mais dificil, mas com fe em Deus tudo vai melhorar.

Avatar for Miguel Lucas
claudineia

Parabéns pelo trabalho foi muito útil pra mim, estou com dificuldade de lindar com a timidez, pois ela mim acompanha desde de sempre.
Sabe aquele sentimento de, porque que sou assim, ninguém gosta de mim, tenho medo de dialogar sempre acho que vou falar ou fazer algo errado. O pior é que evito as pessoas, os lugares, tenho sensação que as pessoas mim acham chata, eu não quero ser assim isso está mim prejudicando, sofro muito com isso. A minha filha tem 3 anos e percebo que ela já é muito tímida. Obrigada pelo trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

Você quer ter e passar mais confiança, autoridade? Recomendo que veja este vídeo >> https://www.youtube.com/watch?v=zAFiQ8XFPA4

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *