10 formas para sentir-se melhor consigo mesmo
Motivação 22/09/2016

10 formas para sentir-se melhor consigo mesmo

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Certamente todos nós temos maus dias, momentos difíceis na vida, ansiedade, stress, angústia, cansaço. Desejamos passar uma esponja por cima de algumas partes do nosso passado. Sentimo-nos enfraquecidos, exaustos da luta, apetece-nos desistir dos nossos objetivos e temos a sensação que as coisas que nos perturbam não irão melhorar. Perante as adversidades da vida, temos de saber lidar com pensamentos e sentimentos negativos, ultrapassar obstáculos ao desenvolvimento pessoal, resolver problemas pessoais e problemas psicológicos, combater a desesperança, ultrapassar o medo provocado pela crise económica, combater o stress, tudo isto contribui para um acumular de mal-estar. É preciso procurar formas para sentir-se melhor consigo mesmo, restabelecendo o  equilíbrio emocional, e assim viver boas sensações no seu dia a dia.

Alguns dias são melhores que outros. Nesses dias que correm menos bem, normalmente acabamos sendo duros connosco mesmos. Apresento algumas ferramentas para ser mais condescendente consigo mesmo:

1. Continue a caminhar. Não deixe que as mudanças da vida o coloquem fora de jogo, lembre-se que a maioria das circunstâncias incapacitantes e desfavoráveis são temporárias. Ganhe mais clareza, mantenha o rumo, a motivação e esperança e canalize a sua energia numa direção positiva.

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2. Confie em si mesmo. Acredite nos seus recursos internos, não importa o quê, e você vai crescer com a experiência. Acredite que as respostas normalmente encontram-se dentro de você e que é inteligente o suficiente para descobrir aquilo que precisa fazer. Dê um pouco de tempo a si mesmo e desenvolva a sua paciência. Talvez por vezes tenha de recorrer à opinião ou ajuda dos outros, mas mesmo esse passo depende da sua decisão e busca de compreensão.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Acredita em ti e nas tuas habilidades

3. Fique de bem com a vida. Lembre-se que o mundo não está contra você e não pretende puni-lo. Provavelmente, por vezes você faz isso para si mesmo. Aprenda a concentrar-se noutras oportunidades, ou noutra direção para olhar o mundo por outras perspectivas.

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4. Observe os seus pensamentos. O seu pensamento nunca será 100% positivo. Você deve aprender a ignorar os pensamentos negativos e ficar aberto a outras ideias que o ajudarão a mover-se numa direção positiva. Comece a reconhecer os pensamentos negativos e use a sua mente para criar outros mais capacitadores, adequados e construtivos. Ter pensamentos negativos não é um problema, o que é problemático é aquilo que se pensa acerca desses pensamentos e até que ponto influenciam os  seus comportamentos e atitudes.

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5. Use o seu poder. Aprenda a aceder e direcionar os seus pontos fortes para alcançar os seus objetivos de vida. Acredite que a sua força e inteligência podem ajudá-lo a lidar com qualquer coisa. Lembre-se que você já ultrapassou muitas dificuldades na vida. Oriente os seus pensamentos para as suas forças e virtudes, olhe para os seus valores, capacidades e habilidades. Esforce-se para colocar-se no seu melhor estado de recursos, pondere as possibilidades construtivas e motive-se para encarar a vida com uma atitude positiva.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: 7 Conceitos para descobrir o seu poder

6. Aprenda a amar-se. Você não tem que ser quem você é hoje, e a sua vida não é um script (guião). Mudar a forma como você se sente sobre si mesmo significa a criação de uma estratégia, reunindo algumas ferramentas novas, e tornando-se na pessoa que você quer ser. Uma boa maneira de começar é parar de fazer coisas que o machucam, depreciem ou incapacitem.

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7. Não queira demasiado. O desejo e o querer pode ser uma poderosa ferramenta de motivação, mas querendo algo em excesso pode ser muito doloroso e ter um preço muito elevado, por isso, regule as suas expetativas,  não viva além dos seus meios ou cobiçando o inatingível. Trabalho e persiga os seus desejos, mas mantenha a sua integridade e bom senso.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Quando o atleta se esforça demasiado

8. Não alimente a fúria. É sábio ser desapaixonado sobre comentários críticos.  Por vezes agimos antes de pensar, recriminamo-nos posteriormente, e criamos um espaço paro o erro visto que o conseguimos justificar. Aprenda a responder em vez de reagir, e não aja alimentado pela sua ira.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: A consciencialização é o primeiro passo para a mudança

9. Reconhecer que a decepção faz parte da vida. Mesmo as pessoas mais bem sucedidas têm que lidar com a decepção, erro e fracasso, mas eles aprenderam como usá-la para chegar ao próximo nível. O truque consiste em levar em consideração os seus sentimentos,  analisá-los, e em seguida, usá-los a seu favor. Faça coisas para poder melhorar onde falhou e siga em frente. Coloque ação nos seus objetivos e não se paralise pelo fracasso.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: 8 dicas para superar o medo do fracasso

10. Lide com os seus medos. Superar o medo faz você ganhar resiliência, o medo é um gatilho forte para a ação, podemos aprender a lidar com os nossos medos e a superá-lo. O medo é uma emoção que gera muita energia, faz-se sentir no corpo e pode ser incapacitante. Mas, se perceber que essa tremenda energia pode ser canalizada para ajudá-lo a conseguir alguns dos seus objetivos sentir-se-á mais capaz.

Para aprofundar este assunto, pondere ler: Medo, livre-se dessa sensação incapacitante

Sinta-se bem consigo mesmo, até nas situações mais difíceis mantenha-se firme. Seja amigo de si mesmo. Cada vez que você se orienta de acordo com os seus objetivos e metas gera outras oportunidades de fazer as coisas melhor.

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Abraço,

Miguel Lucas

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