Abandone a preocupação, passe à ação
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Abandone a preocupação, passe à ação

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Não se preocupe. Ou melhor não se preocupe apenas. Deixe que a preocupação se transforme em ação. Quando você se percepcionar preocupado com alguma coisa, faça a seguinte pergunta: “O que é que posso fazer acerca disto neste preciso momento?” E em seguida faça alguma coisa. Faça qualquer coisa. Qualquer coisa, por mais ínfima que seja. Durante grande parte da minha vida fiz a pergunta errada sempre que estada preocupado. Eu perguntava a mim próprio: “O que é que eu deveria estar a sentir acerca disto?” Ainda que os nossos sentimentos sejam de levar em consideração, se tiverem desajustados, se forem incapacitantes, ou nos afastem do objectivo, podem ser prejudiciais. Uma pergunta muito mais capacitadora para quando sente que ligou o seu modo da preocupação será: “O que é que posso fazer acerca disto neste preciso momento?”

EXPLORE AS POSSIBILIDADES

Colocar a pergunta no campo da ação, permite-lhe igualmente colocar-se no campo das possibilidades. Imagine que se chateou com o seu parceiro e percebe que erradamente disse coisas que não deveria e o machucaram. Algumas coisas que poderia fazer caso transformasse a preocupação em ação:

  • Poderia enviar-lhe flores
  • Poderia ligar-lhe a dizer que está arrependido das coisas que lhe disse
  • Poderia deixar-lhe uma nota em algum local
  • Poderia marcar um jantar para falar acerca do assunto

Todas as possibilidades são acções, e quando agimos face a algo, aumentamos a probabilidade de diminuirmos a preocupação e resolver o problema causador da mesma. Preocupação é estar (pré)ocupado antes de passarmos à ação, imobilizando-nos e prendende-nos apenas a pensamentos desajustados. Normalmente está associado a uma grande incapacidade de resolução de algo, ou que algo que não desejamos aconteça no futuro. Acresce a este facto, que também associado à preocupação está a ansiedade, e a ansiedade é antecipatória, projecta-se sempre face a algo que receamos não conseguir lidar, ou que aconteça no futuro algo que não desejamos.

A preocupação quando é exagerada coloca-nos numa situação de não produção de ação, porque:

  • Pré-ocupa-nos cognitivamente acerca de algo (quer seja orientado para o passado ou para o futuro, nada podemos fazer naquele momento)
  • Acciona-nos o mecanismo da ansiedade
  • Gera-nos sentimentos desagradáveis, os quais passam a ser prioritários para a mente já preocupada
  • Gera-nos sensações físicas desagradáveis, as quais passam também a ser prioritárias para a mente, aumentado ainda mais a preocupação

ABANDONE A RUMINAÇÃO

Existem sem dúvida assuntos que merecem ser alvo da nossa preocupação. Porque nos fazem sofrer, porque temos de reparar ou evitar que algo aconteça. No entanto, por muito incapacitante que seja o assunto da nossa preocupação, se passarmos grande parte do tempo a ruminar sobre o assunto e não conseguirmos avançar, deveremos trabalhar a nossa disciplina. Programe um determinado tempo para pensar acerca do assunto, e fazer coisas no sentido de contribuírem para a diminuição da sua preocupação, ansiedade, mal-estar físico e emocional.  Se algo o preocupa deve sempre fazer alguma coisa acerca disso. Não tem de ser uma grande coisa que necessariamente faça com que a preocupação desapareça. Pode ser qualquer coisa, por menor que seja. Acredite que o efeito que terá em você será enorme.

Foque-se na solução e não só no problema gerador de ansiedade.  Não se confunda com o problema, a tendência da nossa estrutura mental é para ser coerente. Passo a explicar, se chegámos à conclusão que estamos preocupados é certamente porque temos uma justificação que nos parece lógica para sentirmos o que estamos a sentir. A tendência natural é para que a sua atenção se dirija para os estímulos que o fazem sentir-se mal, afastando-se das possibilidades que podem existir para resolver o problema.


Tente não ruminar no problema, mas sim pensar nas possibilidades que podem existir para minimizar a situação ou mesmo resolvê-la. Esta atitude positiva permite mudar do canal de preocupação para o canal da ação. Mude de canal tal como se fosse ao volante do seu automóvel e no rádio que está sintonizado começa a ouvir uma música que detesta, certamente muda de canal. Faça isso mesmo com a sua preocupação,  mude para o canal da ação, para o canal da solução. Mesmo que não lhe surja de imediato algo que julgue ser satisfatório, continue a procurar na sua mente.

Faça a si próprio perguntas capacitadoras orientadas para a ação:

  • Como é que vou resolver isto?
  • Tenho de encontrar uma solução?
  • O que é que posso fazer para diminuir a minha ansiedade neste momento?
  • Qual a menor coisa que posso fazer agora, para ajudar-me?
  • A quem posso recorrer para me ajudar ou esclarecer sobre o assunto?

LIBERTE-SE PELO PODER DA AÇÃO

Qualquer coisa que o preocupe deverá ser alvo de acções da sua parte, e não apenas limitar-se a pensar  ansiosamente acerca do assunto. Agir sobre a sua preocupação liberta-o para para outras coisas. Remove o medo e a incerteza da sua vida, devolvendo-lhe o controlo para criar aquilo que pretende.

Dica: Aplica-se aqui o slogan da Nike: Just do it.

Abraço

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Comentários
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Nelson Roque

Excelente artigo… Continua com este trabalho. É preciso blogs assim.

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Miguel Lucas

Olá Nelson, obrigado pelo comentário.

Agradeço o reconhecimento e o incentivo. Vamos continuar motivados para produzir conteúdos para a melhoria de vida de quem necessita.

Abraço

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Doug

Talvez se aplique aqui aquela máxima do Mestre Yoda: “Faça ou não faça, não existe tentar”.

Texto animador!!!!

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Miguel Lucas

Olá Doug, obrigado pelo comentário.

Exatamente, tentar não é fazer, intenção não é ação.

Abraço

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Anderson Chipak

Miguel, muito bom seu artigo. Você já considerou criar um artigo com um calendário, extremamente prático, de 21 dias com exercícios de mudança de Crenças e utilizando outras técnicas para mudança? Um artigo super completo sobre como mudar na prática. Seria muito legal ter isso. Fica ai a sugestão.

Abraço!
Anderson Chipak

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Francisca das Chagas Alves Pereira

Miguel, obrigado pelos textos que você tem me enviados, pelo reconhecimento e pelo incentivo, os textos são excelentes e tem me ajudado muito. Continue essa pessoa maravilhosa, e que tem nos ajudado muito, obrigado.

abraços.

Francisca.

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Rafael

Como posso ajudar uma pessoa que tem TAG?
o que fazer para ajuda la?
Obrigado

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Regina

Maravilhoso….sofro demasiadamente com ansiedade, viajo o mínimo possível, pois cada vez que penso é um transtorno para meses antes, não consigo enxergar o lado bom e bonito, em até mesmo visitar meus pais que já são idosos, veja a que ponto cheguei. Procuro ajuda sempre e não consigo mudar esta situação. Sempre procurando desculpas e evitando coisas maravilhosas por isso. Sofro demasiadamente. Obrigada, abraços.
Regina

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Ariane Nunes

Wow!Incrivel a forca de suas palavras.Impressionante como a cura
esta dentro de nos mesmos e não nos damos conta disso…Mil vezes
Obrigada pelo bem q vc me fez…Vou transformar a partir de agora minhas
Preocupações por ações e vai dar certo..Tenho fé! Fique com Deus

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Rafael Peres

Miguel vc esta me ajudando muito a superar um problema meu, queria te agradecer do fundo do coração. Fica com Deus.

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priscila

estou com este problema e estou sofrendo as consequencias… obrigada pelas dicas

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Carlos

adorei, muito bom

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charles

Estou muito chateado faço psicologia e sofro muito de Ansiedade ja tentei varias coisas e nada me ajudou obrigado pela dica.

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Lizardo

Uma excelente AJUDA!!!! Estou a atravessar uma crise de "preocupação excessiva" como outras tantas que já tive, mas nunca tinha percebido que era disso que se tratava. Achava que era da minha natureza preocupar-me com tudo, até perceber que limitava-me a ficar preocupada, ansiosa incapacitada, ruminando os possiveis acontecimentos, dias e dias a fio…. após ler os artigos sobre preocupação excessiva percebi que é disso que sofro e já sinto um enorme alivio pois afinal posso fazer alguma coisa sobre o mal estar que estou a sentir…. Já começei a aplicar algumas técnicas 🙂

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Henkel

Miguel, vc é o cara !
Interessante sua colaboração e estou associando meu problema de procrastinação com o TAG. Tenho total consciência que preciso agir e não consigo.
Veja, minha consciência me trouxe hoje, sabado ao escritório para resolver problemas (ação !) pessoais, profissionais e simplesmente nada fiz ate o momento. Fiquei o tempo todo acessando a internet (embora estou agradecendo a Deus e muito feliz em descobrir seu texto !), mas fico procrastinando, ou seja, me aliviando da ansiedade mesmo ciente que ela voltará.
Estou certo que essa ansiedade ou preocupação, não nos deixam concentrarmos nos problemas para praticarmos a ação na solução ??? Gostaria de mais contribuição sua comentando.
Forte abraço!
Henkel

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Tiago Morais

Oi, Miguel!

Atualmente não tenho motivação para trabalhar e sempre acho difícil as coisas e as rotinas, estou dormindo pouco mais ou menos quatro horas, estou fazendo academia, controlando a respiração, mais na hora de dormir parece que vem milhões de insegurança e cobranças do passado por ter errado e não conseguir corrigir, sou materialista. Para ter noção fico ansioso de como meu filho vai para escola e como eles estão em casa. Não sei porque vem esses medos, inseguranças. Perdi minha mãe faz três anos e o um bom emprego no ano passado e sinto que estou transmitindo insegurança para minha família. As vezes estou bem e tem dias horríveis, tomava rivotril e parei porque vivia sonolento, Enfim a maior dificuldade e recuperar a autoestima, acordar feliz e fazer as coisas com prazer…não sinto prazer e sim obrigação….estou tentando me recuperar mais sozinho é difícil se for no psicologo mais mandar tomar remédios e não quero…não acredito que vou ficar inseguro, sem motivação, triste, preocupado com tudo. Graças a Deus minha família está bem. Mais estou desmotivado e sem coragem…desda da morte da minha mãe e perda do emprego e fico preocupado com tudo.

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SANDRA campos

Seus artigos são maravilhosos. Vc ajuda muito mesmo!!
Obrigada!!!!!!!!
Felicidades pra vc!!

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Katia

Bom dia, obrigada por sua ajuda, até encontrar seu artigo achava que eu era a única a me sentir assim, estou começando um trabalho e me sinto muito insegura devido a erros do passado, por favor continue a escrever, muito esta me ajudando

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Angel Carvalho

Ótimo conteúdo, me fez resolver um problema facilmente. 🙂

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luciana

Muito bom eu estou adorando as dicas e as maneiras de enfrentar a ansiedade.

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