Ao estarmos prestes a terminar o ano de 2011, temos tendência para fazermos um balanço em algumas áreas da nossa vida. É quase inevitável projetarmo-nos para esse quadro. Passa-nos na mente o filme daquilo que melhor e pior nos aconteceu, conquistas e vitórias, perdas e fracassos, as alegrias e tristezas, ilusões e desilusões e outras coisas mais. Neste mundo antagónico com que vamos vivendo e convivendo, uma coisa é certa, não lhe podemos fugir e consequentemente sofremos influências, construindo a nossa forma de olhar o mundo. Imagem a imagem, lembrança a lembrança, pouco a pouco vamos ficando com a nítida noção acerca do que foi para nós este ano que contabiliza os últimos dias. E você o que contabilizou e acrescentou à sua vida neste ano que passou? O que pretende continuar a fazer? O que tem mesmo de abandonar? O que gostaria de melhorar? O que está disposto a fazer para ir ao encontro do que deseja? O que inevitavelmente tem mesmo de aceitar? As perguntas sucedem-se.
ESPERANÇA EM VOCÊ, CARO LEITOR
Aqui na Escola Psicologia, muitos foram os artigos que fui escrevendo, sempre esperançado que do outro lado do écran esteja alguém que ao ler possa sentir-se mais esclarecido, mais aliviado, mais capaz de levar a sua vida para a frente tendo a noção das suas dificuldades, mas igualmente com um senso de que tem em si o potencial para agir a seu favor. Para ser amigo de si mesmo, para se liderar, orientar e aumentar a consciência de colocar em perspectiva a sua vida e desafiar-se a contribuir para continuar a investir no seu bem mais precioso: VOCÊ MESMO.
Apesar de maioritariamente tentar fazer chegar até você ideias, conceitos, palavras, estratégias, dicas de motivação, esperança, incentivo, ponderação, assertividade, bem-estar, desenvolvimento, entre outras, mas igualmente com uma boa dose de realismo e enquadramento, não vou desejar que tenha tudo o que quer, ou que encontre a felicidade permanente. Não vou desejar que supere todas as suas dificuldades, problemas, desafios e enfrente todos os seus medos, fique rico, que seja a pessoas mais confiante, ou que fique com uma elevada auto estima. Nem sequer lhe desejo que 2012 seja o melhor ano de todos os anos da sua vida.
Mas, quero desejar-lhe algo de diferente. Digamos que lhe desejo que conheça e use algumas ferramentas psicológicas que possam facilitar-lhe a vida e guiá-lo nos momentos de escuridão, desespero e angústia.
Desejo-lhe força, convicção, persistência, atitude positiva, audácia, coragem, sensibilidade e sabedoria para que com as suas experiências de vida possa continuar a impulsionar-se para a frente durante o próximo ano de 2012.
Desejo-lhe:
CONQUISTAS
Desejo-lhe que se lembre das suas conquistas, dos desafios a que se propôs e que conseguiu ultrapassar. Provavelmente não terão sido todos. Então, desejo-lhe que consiga encontrar uma forma de voltar a tentar. Olhe para as suas experiências, para o seu passado e lembre-se do máximo de coisas que foi aprendendo. Lembre-se do máximo de pessoas que o apoiaram, que o inspiraram, que tiveram consigo quando mais precisava. Se não consegue reunir um número significativo de pessoas, pondere porque isso acontece. O que pode ter feito que não permitiu que as pessoas lhe dessem a mão?
Para aprofundar o assunto, leia: Foque-se no objetivo, o caminho faz-se caminhando
INVESTIMENTO EM SI PRÓPRIO
Desejo-lhe que seja o principal accionista de si mesmo. Aposte em si, anime-se, motive-se dentro do que lhe for possível. Perceba se tem feito sabotagem aos seus desejos, se está paralisado por conceitos e crenças desadequadas que teimam em prendê-lo a uma visão redutora do futuro. Construa algumas palavras de motivação que funcionem como âncoras às quais consiga associar um conjunto de memórias que o relembrem das suas capacidades, ímpeto, coragem, força de vontade. No fundo que lhe transmitam a sensação do estado em que melhor funciona.
Para aprofundar o assunto, leia: Seja o seu maior fã
ESCLARECIMENTO ACERCA DE SI PRÓPRIO
Desejo-lhe que consiga esclarecer-se acerca de quem você quer ser. Se percebe que durante o ano de 2011 afastou-se de si mesmo, que caminhou por situações que o confundiram, não sentindo ter sido quem gostaria. Reflita, reoriente os seus pensamentos, mude o que tem de mudar e estabeleça um novo rumo.
Para aprofundar o assunto, leia: Que tipo de pessoa você quer ser?
RECONHECIMENTO DE ERROS E FRACASSOS
Desejo que reconheça os seus erros ou onde tem errado, mas apenas o tempo suficiente para perceber como fazer melhor na próxima oportunidade. Desprenda-se do medo do fracasso. O fracasso na grande maioria das vezes pode funcionar como um trampolim para o sucesso, se souber reconhecer a forma como errou, não personalizar isso, e ter uma noção prática, realista e otimista do conjunto de ações que o conduziram aos resultados não desejados. Depois dessa análise, e na posse de mais informação, volte a experimentar até que consiga atingir o que tem em mente.
Exemplo: Em Silicon Valley, um dos maiores símbolos de empreendedorismo que caracteriza os Estados Unidos da América, o erro não é estigmatizado, mas admirado. A frase que transmite este pensamento positivo e capacitador é: “Falhe e inove“.
Para Michael Malone, um autor de livros sobre liderança e inovação, afirma que, ao contrário do que as pessoas “de fora” possam pensar, Silicon Valley não é um sucesso, mas um cemitério. “O fracasso é a maior força de Silicon Valley”, afirma. “Cada produto falhado, é uma lição armazenada na memória colectiva. Não estigmatizamos o erro, admiramo-lo! E os investidores de risco gostam sempre de ver um pequeno fracasso no currículo dos seus empreendedores”.
Para aprofundar este assunto, leia: Aproveite o medo para atingir os objetivos desejados
PROCURA DO QUE MEXE CONSIGO
Desejo que descubra aquilo que gosta, que mexe com você, que lhe fornece energia. Descubra o seu poder. Informação é poder. Invista algum do seu tempo na busca do entendimento dos seus reforços. Que sentimentos emergem quando pensa no que gosta e se visualiza a alcançar? Os nossos sentimentos positivos têm um enorme potencial para gerar força de vontade para empreendermos ações que nos conduzam às realizações que queremos efetivar.
Para aprofundar este assunto, leia: Construa a base do seu poder
OBJETIVOS DESAFIADORES
Desejo que estabeleça objetivos que puxem por si. Que o motivem a arriscar. Que façam expressar as suas qualidades, forças e habilidades. Claro que irá perceber que também tem algumas fraquezas que lhe dificultam a obtenção daquilo que deseja. Então desejo-lhe que trabalhe afincadamente para melhorar os seus pontos fracos.
Para aprofundar o assunto, leia: Puxe por si, aumente o seu objetivo
QUE DUVIDE DAS SUAS INCAPACIDADES
Duvide de grande parte dos seus sentimentos de incapacidade. Duvide da sua timidez, da sua insegurança, do seu complexo de inferioridade, da sua baixa auto estima, da sua preocupação. Duvide que você não é capaz de superar a ansiedade, depressão, fobias e medo de voltar a encontrar um caminho significativo na sua vida.
Para aprofundar o assunto, leia: Combater a sensação de incapacidade e desesperança – parte I
QUE CONTESTE OS PENSAMENTOS NEGATIVOS
Contraponha os seus pensamentos negativos, debata-os, analise-os e pondere se têm razão de ser. Conteste cada ideia perturbadora e incapacitante que lhe atravesse a mente. Conteste os seus problemas psicológicos e negatividade que se apodere de si. Reflita sobre os seus pensamentos negativos de forma crítica, procurando sempre um caminho para a solução.
Para aprofundar o assunto, leia: Como lidar com pensamentos e sentimentos negativos
QUE DETERMINE A SUA VIDA
Determine obter o que deseja. visualize o que quer alcançar. Determine ser feliz. Não peça para ser feliz, determine ser feliz. Faça coisas que gosta, que lhe transmitam alegria e bem-estar. Expresse a sua energia de forma aberta e direccionada. Agarre a vida nas suas mãos. Responsabilize-se pelas ações que decide tomar em prol de uma vida melhor.
Para aprofundar o assunto, leia: Construa o seu futuro
QUE SE LIBERTE DO PASSADO ANGUSTIANTE
Ficar eternamente a lamentar-se daquilo que lhe aconteceu, certamente não melhora qualquer situação menos boa que experienciou na sua vida. Não digo para esquecer, mas sim para resignificar os acontecimentos que lhe retiram capacidade e que impedem de seguir a vida que pretende. Oriente-se por aquilo que quer e não por aquilo que teme, lamenta ou que não deseja.
Para aprofundar o assunto, leia: Como libertar-se das angústias do passado
QUE ENCARE A VIDA COM OTIMISMO
Citação: “O otimismo é a fé que conduz à realização, nenhum pessimista jamais descobriu o segredo das estrelas, ou navegou até uma terra desconhecida, ou abriu uma nova porta para o espírito humano ” – Helen Keller
Devido a determinadas circunstâncias de vida, por vezes, mais tarde ou mais cedo acabamos por cair numa espiral de negatividade. Nesse período, ter uma atitude otimista é a última coisa que nos surge na mente. No entanto, não posso deixar de concordar que nesse estado dificilmente conseguimos perspetivar uma saída ou um caminho que nos permita reverter a situação, amenizá-la ou superá-la. Se está a passar por um momento de descrença na sua vida, desejo que consiga reestruturar o pensamento, alinhar o seu diálogo interno com palavras construtivas e motivadoras e passar à ação. Faça coisas que possam conduzi-lo à visão (o que pretende alcançar), que provavelmente foi ficando nublada à medida que a sua força foi diminuindo.
Para aprofundar o assunto, leia: Encare a vida com otimismo, descubra a sua chave mestra
QUE MUDE AS SUAS CRENÇAS INADEQUADAS
Aquilo em que acreditamos orienta a nossa vida. A crença é uma construção de experiências que pela força da repetição vamos enraizando e influencia o conteúdo dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Por motivo das circunstâncias nem todas as nossas crenças nos facilitam a vida. Algumas inviabilizam a nossa flexibilidade de pensamento, inibindo-nos a capacidade de adaptação e adequação a alguns cenários de vida que vão mudando ao longo do tempo.
Você “cria” a sua própria forma de olhar o mundo. Se sente que tem extrema dificuldade em mudar hábitos de vida, em mudar atitudes, e que por vezes não consegue ter a disciplina suficiente para seguir o que quer para si, pondere colocar algumas das suas crenças em causa. Algumas delas podem estar a contribuir para a auto sabotagem dos seus planos.
Para aprofundar o assunto, leia: Mude as suas crenças evolua a sua mente
QUE COLOQUE ALEGRIA NA SUA VIDA
Provavelmente todos os desejos anteriores, depois de concretizados comportam em si um retorno comum: o sentimento de alegria. Se está numa boa fase da sua vida, certamente está numa posição favorável para sedimentar este sentimento, enaltecê-lo e observá-lo como uma enorme bênção. Desejo-lhe que assim continue. Se ao invés, este é um sentimento que escasseia, ou que tem dificuldade em sentir, é importante fazer esforços no sentido de promover o sentimento pretendido.
Para aprofundar o assunto, leia: É importante colocar alegria na sua vida
QUE PENSE POSITIVO
Desejo-lhe profundamente que implemente o pensamento positivo na sua vida. Os pensamentos têm uma influência física, porque alteram o nosso estado do corpo, mas também influenciam atitudes e comportamentos que inevitavelmente têm uma expressão no mundo material.
A saber: Uma mente positiva antecipa a felicidade, alegria, saúde e um resultado positivo de cada situação e ação. Aquilo em que a mente se foca, aumenta drasticamente a probabilidade de alcançar.
Mas, pensar positivo é muito mais do que à primeira vista se possa pensar. É preciso trabalhar o raciocínio, treinando estratégias de estruturar o pensamento de forma a que consigamos colocar-nos um estado que facilite a interligação de ações que conduzam a um resultado satisfatória e que nos sirva.
Para aprofundar o assunto, leia: Como implementar o pensamento positivo na sua vida
FORÇA E CONVICÇÃO
Em 1977, George Lucas iniciava a saga de Star Wars (Guerra nas Estrelas). Nessa data, eu era ainda uma criança e recordo-me de ter visto o filme alguns anos mais tarde. Uma das frases mais célebres ficou memorizada na minha mente e passou a fazer parte do meu vocabulário: “Que a força esteja com você“.
Estou convicto que munido de força de vontade é possível contribuir para que durante o próximo ano perspetive caminhar corajosamente ao encontro dos seus desejos. Acrescento ainda, que se recorde que a sua força de vontade precisa ser alimentada pelo seu “querer”.
Dica: Queira ter força!
Durante o próximo ano, desejo que a força esteja com você!
BOAS FESTAS!
Abraço
Realmente a força interior tem que inaltecer alegrias e superar dificuldades, pois só assim conseguiremos equilibrar o nosso dia a dia. Obrigada Miguel pelo artigo tão encorajador para todos nós.
Olá Teresa, obrigado pelo comentário
Tudo de bom para você!
Abraço
Tenho lido os artigos desse blog a alguns meses. Fazendo tratamento contra a depressão, descobri aqui muitas maneiras de melhorar minha vida. Tô lendo, procurando aprender e aplicar o que encontro aqui nas postagens. Esse blog tem sido um diferencial na minha vida. Meus parabéns.
Olá Alan, obrigado pelo comentário.
Fico muito contente por ter encontrado na Escola Psicologia uma forma de entender melhor o seu problema e acima de tudo conseguido melhorar a sua vida.
Boa continuação e boas leituras 🙂
Abraço
Escreva aqui o seu comentário gostei bastante do positivismo que miguel lucas passa para nos . precisamos de coragem e serenidade para alcancarmos a vitoria e ela vira em tempo certo.
Olá Miguel,
Acredito que objetivos desafiadores são os motores que nos movem para sempre melhorarmos e tornam em um argumento válido para progredirmos constantemente sem desânimo.
Abraços e boas festas!
Olá Bruno, obrigado pelo comentário
Sem dúvida, com um objetivo em mente e munidos de motivação tudo se torna mais fácil.
Boas festas!
Abraço
Valeu Miguel, sou seu fã, curto vários de seus artigos, muita felicidade e inspiração para 2012 e ss, um forte abraço!
Olá Renato, obrigado pelo comentário
Fico agradecido pelas suas palavras, trazem motivação.
Um 2012 igualmente inspirado para você
Abraço
Olá!
Obrigada por tudo que nos deseja nesse ano de 2012
Encontrar seu blog pra mim foi como encontrar um tesouro que me enriquece como pessoa, me conforta, me direciona, parece conhecer os meus problemas e ter toda a disposição para ajudar. Isso vale mais que qualquer ouro no mundo.
http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
visita o meu blog? me dá esse prazer 😉
Olá Garota, obrigado pelo comentário
As suas palavras são profundas e promovem e engrandecem o objetivo da escola psicologia: Valor acrescido ao que escrevo através do enquadramento particular de cada leitor.
Ótimo 2012 🙂
Abraço
Olá Miguel, seus artigos tem me ajudado bastante. Parabéns pelo blog. Gostaria que você me mandasse o link do seu ebook, não recebi ele quando assinei o Escola Psicologia. Muito obrigado por tudo, abraços e que Deus te abençoe.
Olá Leonardo, obrigado pelo comentário.
Link: http://www.escolapsicologia.com/seja-um-vencedor/
Abraço