Reinicie a sua vida: Deixe de fazer auto sabotagem
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Reinicie a sua vida: Deixe de fazer autossabotagem

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Muitos podem ser os motivos que nos obrigam a tentar de novo algo que na primeira tentativa não fomos bem sucedidos, ou até mesmo comprovarmos que o caminho que tomámos não nos conduziu ao lugar desejado. Enquanto humanos que somos, e na posse de uma motivação orientada, podemos tentar de novo. Você pode encontrar-se num momento da sua vida onde começar de novo é imperativo. Provavelmente os acontecimentos de vida empurraram-no para a situação em que se encontra, talvez você tenha feito algumas asneiras que contribuíram para o seu estado. Independentemente da causa, ou das adversidades  de vida que enfrenta, existe a possibilidade de tentar novamente. Existe a possibilidade de perceber que pode reiniciar a sua vida.

O seu passado pode ser muito marcante, incisivo e perturbador, e propor-se a reorientar a sua vida pode parecer difícil de fazer. Acredito que sim. Acredito que pode encontrar-se num estado de dúvida, incerteza, com muita ansiedade, preocupação, sentido-se desesperado e até mesmo desesperançado no seu futuro. Todos esses sentimentos por certo são legítimos. No entanto, importa fazer algumas perguntas a si mesmo:

  • “Como é que me quero sentir no futuro?”
  • “O que é que eu quero para mim”
  • “Quais são os meus objetivos? (Os sentimentais, profissionais, de relacionamento, financeiros, e outros…)

Arrisco a responder algumas possibilidades:

  • “Quero sentir-me bem, realizado, boa auto estima e com confiança em mim e no futuro.”
  • “Quero uma vida tranquila, com conforto e bem estar, sentir-me vivo e de bem com a vida.”
  • “Quero ser feliz, alegre, motivado, bem disposto, ter sucesso no meu trabalho, amar e ser amado, ter dinheiro para pagar as minhas despesas.”

Ótimo. Fez questões às quais conseguiu dar resposta. E mais importante que tudo, essas perguntas e respostas, permitem orientar a sua vida de acordo com aquilo que deseja para si. Agora só tem de pegar nisso e dar um impulso na sua vida. Dar um novo e renovado impulso, reiniciando a sua vida. Mas, para que esse reinicio possa constituir uma nova forma de olhar a sua vida, importa desfazer alguns equívocos que podem ter estado a fazer sabotagem aos seus objetivos.

Apresento em seguida alguns equívocos ou ideias que provavelmente foram-se enraizando na sua estrutura mental. Essas ideias passaram a ser falsas verdades que lhe retiram ânimo, toldaram-lhe o pensamento e impossibilitaram a elaboração de decisões acertadas de acordo com os seus objetivos pretendidos.

De uma vez por todas, você deve derrotar essas falsas verdades (crenças limitadoras) para colocar-se com uma atitude positiva antes de reiniciar a sua vida.

Eu não consigo fazer isso

Esta é uma afirmação comum. É uma afirmação simples, banal e muito refutada por grandes líderes, em livros de auto-ajuda, por palestrantes motivacionais, e mesmo pelo comum dos mortais. Aparece muitas vezes referenciada em Slogan de campanhas publicitárias, como foi a campanha de Barack Obama, “Yes, we can“. Apesar de existir uma corrente que transmite esperança, e que contraria a afirmação negativa: “Eu não consigo fazer isso“. O que é certo, é que muitos de nós nos momentos de contrariedade e dificuldade da nossa vida, generalizamos essa afirmação para grande parte das coisas, e até mesmo para a própria vida.

Marterizamo-nos e vitmizamo-nos:

  • “Eu nunca mais vou encontrar a pessoa certa.”
  • “Eu nunca mais serei feliz”
  • “A minha vida nunca mais vai sair deste buraco”
  • “Nunca serei capaz de passar o exame de matemática”
  • “Nunca ganharei o suficiente para ter aquilo que gostaria”
  • “Eu não consigo enfrentar o meu patrão”

O que você pensa acerca de si mesmo é realmente poderoso. Se você acha que não pode, que não consegue ou que nada de bom lhe irá acontecer, então provavelmente nesse estado de incapacidade nunca irá encontrar motivação e uma solução para fazer algo que permite reverter esses pensamentos negativos.

Henry Ford disse: “Se você acha que pode, ou você acha que não pode, você está certo”

deixar de fazer autossabotagem

Eu acabo sempre fazendo asneiras

Se no presente momento está insatisfeito com a sua vida, existe uma forte possibilidade de ter construindo ao longo do tempo esta afirmação negativa na sua mente. Claro que este pensamento é legítimo. Mas, por certo não é animador, pelo contrário, retira-lhe forças e credibilidade em si mesmo. Se não é útil, porque razão ele ecoa na sua cabeça? Isto acontece, porque o nosso cérebro é forçado a encontrar respostas.

Em última instância dirigimos a atenção para nós mesmos, e culpabilizamo-nos. Sim, na verdade você até pode ser o responsável pelo estado em que se encontra. Mas, construir uma ideia negativa acerca de si mesmo, e “confortavelmente” conviver com isso, não é por certo uma estratégia benéfica.

Então que fazer?

  • Perceba onde, como e porquê fez a asneira?
  • O que fazer, para não voltar a acontecer?
  • O que aprendeu com a asneira?
  • O que essa asneira lhe diz acerca da forma como você pensa?
  • O que precisa mudar no seu pensamento e forma de olhar para si, para que a asneira não se repita?
  • Quer continuar a fazer a asneira?

Se conseguir responder a estas questões, por certo irá ficar mais esclarecido. Com esse esclarecimento em mente, abandone a ideia depreciativa que tem de si mesmo. Essa ideia que de certa forma trás conforto, também tem o reverso da medalha. Quando você percebe que pode mudar algumas coisas para ser bem-sucedido, mas que é necessário trabalhar, investir em si e esforçar-se, fica mais fácil verbalizar algo que justifica muita coisa menos boa que lhe acontece.

Não se iluda mais, aceite essas asneiras, mas não se confunda nem se funda a elas. Você não é as suas asneiras. Você é aquele que percebe as asneiras que faz, e que tem a possibilidade de arranjar uma forma de evitar que isso volte a suceder. Não use mais uma afirmação que se encaixa no seu momento menos bom, mas que paralisa-lhe a mente na procura de soluções. Se esta afirmação não lhe é útil, não lhe serve, deixe simplesmente de verbalizá-la.

Nada acontece do jeito que eu quero

Esta é uma mentalidade de vítima que você deve abandonar imediatamente. Não há problema em sentir pena de si mesmo no começo do processo de procura de entendimento e justificação para o momento que atravessa. Você pode e deve chorar a sua perda, indignação ou frustração. Mas, de modo bastante breve. Depois você precisa ??levantar-se, sacudir a mágoa do passado e seguir em frente. A vida não está contra si. Acreditar que sim, só irá fazer com que se afunde ainda mais no seu desespero (do qual você não irá escapar se ficar nesse estado por muito tempo).

As coisas podem ter sido difíceis e o resultado não foi o esperado. Por vezes temos de encarar o lado oculto da felicidade. Inevitavelmente, as adversidades surgem no nosso caminho, experimentamos o sabor do outro lado da conquista, do desafio, do êxtase, da alegria e satisfação. O lado mais sombrio da  felicidade enraiza-se no sofrimento, no fracasso, na perda, na dificuldade, na injustiça, na tristeza e angústia de tudo o que nos impele ao sofrimento e consecutivamente a mudar crenças limitadoras.

Mas o que aconteceu até agora, não quer dizer que continue a acontecer. Se assim fosse nada mudava, nada melhorava, a vida seria estática. Nada pode estar mais longe da verdade. A vida é fluída, a vida não pára. Se assim é, e com este pensamento em mente, perspective algo de melhor para si. Retire-se da sombra dos seus pensamentos negativos. Pense como gostaria que as coisas funcionassem para si. Agora acrescente-lhe uma pitada de esperança.

Em seguida apoie essa esperança, seja o braço direito da sua esperança renovada. Motive a sua esperança, dei-lhe suporte, energia, alimente-a através da ação. Faça coisas orientadas pelo pensamento positivo. Desafie-se a ser bem sucedido!

Não vale a pena seguir os meus sonhos

Todos merecemos a oportunidade de buscar a satisfação na nossa vida. Mas, por vezes, pouco a pouco, devido à interpretação dos acontecimentos negativos do nosso passado, emerge uma desmotivação. A descrença instalada constrói a percepção que não vale a pena seguir os seus sonhos e desejos. Esta ideia é suportada por uma mecanismo de defesa. Não nos propomos a seguir os sonhos, para evitar a dor e o sofrimento que julgamos vir a sentir com mais uma futura desilusão.

Com base na mágoa do passado e uma descrença no futuro, comprova a teoria que é preferível não correr atrás do que é bom para si. Este até parece ser um pensamento lógico. De certa forma é, tal como já referi, funciona como uma proteção à possível desilusão, derrota e fracasso. É, no entanto uma crença tóxica, desadequada e destruidora.

Perante uma crença tão incapacitante, a pessoa caminha num eterno vazio. A forma de restabelecer a sua motivação, força e energia para propor-se a acreditar que vale a pena seguir os seus sonhos, é orientando-se por aquilo que quer e não por aquilo que sente. Perante uma conclusão negativa, o sentimento é igualmente negativo, e nesse estado as suas perspectivas são olhadas mediante essa realidade sentida.

Para reverter o processo é necessário imaginar o que sentiria ao alcançar o que deseja. Foque-se naquilo que quer alcançar e no que sentiria quando isso se tornar realidade. Depois, na posse desse sentimento, faça coisas que o aproximem dos seus sonhos.

Eu tenho de castigar quem me prejudicou

Às vezes, quando uma pessoa tem que começar de novo, sente-se a necessidade de vingança em relação a parte (ou partes) que podem ter contribuído para a sua situação atual. Isto é completamente inútil. Não me estou a remeter para questões jurídicas. Isso tem de ter outro tipo de abordagem. Refiro-me à normal interação do dia a dia da vida de cada um de nós. Na verdade, é inteiramente contraproducente e um desperdício total de tempo focar a sua atenção e energia em algo que vai alimentar ainda mais o seu estado de negatividade, e eventualmente criar mais problemas

Supere isso. Deixe isso partir. Limpe a sua mente de todo esse absurdo. Alimentar o fúria só irá fazer aumentar a sua ansiedade, contribuindo para o seu mal estar. A fúria e a raiva, são sentimentos que por vezes lhe transmitem capacidade. Isto acontece devido à grande libertação de energia e ímpeto, impele-o para a ação. Mas esta é uma ação que em nada contribui para a solução e realinhamento de vida.

Importa reverter todo esse ímpeto para a construção de percursos de ação positivos e que estejam alinhados com os objetivos pretendidos para a sua vida, dentro de uma perspetiva de auto realização. Foque-se em si, gaste a sua energia consigo.

Eu não consigo o que quero por causa da economia

Este é um pensamento que tem vindo a ser difundido na atualidade. A grande maioria da pessoas parece querer culpar  qualquer circunstância ruim na sua vida apontado o dedo à crise económica. A realidade é que os fatores externos raramente são obstáculos intransponíveis, somos nós que fazemos isso acontecer.

Obviamente que a economia tem um peso relativo no nosso sucesso, assim como muitas outras coisas têm. Temos que ter uma atenção redobrada, quando todo mundo está em estado de alerta relativamente à economia, podemos ter uma tendência para generalizar isso aos problemas que enfrentamos, e arranjamos uma boa desculpa para não fazermos nada.

Normalmente, inibimos a mudança e deixamos de adaptar-nos às novas realidades que nos rodeiam. Você pode ter de fazer as coisas um pouco diferentes. Você precisa colocar um olhar novo numa velha ideia. Você pode ter que fazer ajustes, tanto pessoais quanto profissionais, mas ainda assim pode sobreviver e até prosperar nesta economia ou noutra qualquer. Não deixe que essa avalanche dramática e estado de pânico geral impossibilite fazer aquilo que ainda é possível ser feito.

Para aprofundar o assunto, leia: 9 Dicas para ultrapassar o medo provocado pela crise económica

Eu só tenho de ter muita calma

Finalmente, quando confrontado com começar de novo, você pode ter tendência para procrastinar. A razão para que isso possa acontecer, é por arranjar desculpas para si mesmo. Por exemplo, você pode agarrar-se à falsa justificação que já passou por muita coisa ultimamente e merece ter calma por algum tempo. Embora seja geralmente uma boa ideia para “refrescar” depois de uma grande mudança de vida e antes de fazer qualquer grande decisão, não deixe que isso se torne num impedimento.

As suas oportunidades de começar de novo, certamente surtirão maior efeito agora. Quanto mais você esperar, mais difícil será conseguir-se reverter a situação em que se encontra. Não deixe que o medo, mentiras e desculpas possam retê-lo.

As coisas até podem ir com alguma calma, mas passo a passo. Quer dizer, que mesmo lentamente você está a movimentar-se, está a fazer coisas para ir ao encontro do que pretende alcançar. Aguardar, é ficar parado. Fazer as coisas com calma, deve ser considerado, lentamente, pouco a pouco fazendo algo.

Deixe de fazer autossabotagem e reinicie a sua vida

Reiniciar sua vida não é fácil. A primeira batalha que você tem que ganhar está na sua própria cabeça. A forma mais capacitadora que acredito surtir efeito é tendo uma atitude positiva, e implementar o pensamento positivo na sua vida, acabando com a auto sabotagem. Estas sabotagens como podemos verificar, estão mascaradas e enraizadas por um conjunto de desculpas sem sentido, que criam uma imagem negativa de si mesmo.

O seu cérebro tende a acreditar em tudo o que ouve, ou que você verbaliza para si mesmo. Se você pode abolir o diálogo auto crítico da sua mente e substitui-lo por mensagens de incentivo, reconfortantes e que puxem por si, então você estará construindo um caminho para derrotar essas sabotagens  e criar uma nova forma de olhar a vida.

Resumindo

Na grande maioria da vezes perante a constante auto sabotagem da nossa vida, percebemos o que está acontecendo, numa fase muito avançada do problema. Isto acontece devido à dificuldade de mudar hábitos e rotinas de pensamento instituídas que minam a mudança de perspetiva. Numa situação de caminhar na sua vida em piloto automático, tudo parece natural, até mesmo a forma como aceita as suas debilidades, incapacidades e asneiras. Neste estado de aceitação confuso, funde-se a uma imagem depreciativa de si mesmo, comprovada pelo seu diálogo auto-crítico negativo.

A sua própria forma de pensar, suga-lhe a vida. Essa negatividade instalada é como uma erva daninha a crescer no quintal da sua casa, propaga-se rapidamente e toma o espaço só para ela.  Mata a esperança e a oportunidade para a mudança.

Você precisa de um novo caminho para sair dessa  forma de pensamento negativo que instituiu na sua rotina diária. E esse caminho pode construir-se na forma de uma pergunta:

“Se você continuar a seguir os mesmos padrões, quais são as chances de vir a alcançar as coisas que você quer e tornar-se na pessoa que espera ser?”

Arrisco a dizer que as suas hipóteses são extremamente reduzidas. Nenhum de nós escreve uma história de vida mais enriquecida sem uma mudança no padrão de ação. Abandone o seu círculo de hábitos de autossabotagem. Reinicie a sua vida, tendo noção que deve eliminar as falsas verdades que foi construindo e que durante muito tempo orientaram as suas decisões. Acredite em si. Faça coisas que suportem a crença que tem em si mesmo. Torne-se no seu maior aliado. Invista na sua vida, você é o seu maior acionista.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
comprar herbalife

Antes de procurar o psicologo é importanter fazer a perguntas do texto para si mesmo.questionaro que ;e melhor para si, e de que forma pode `melhorar o proprio quadro.

Excelente texto

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Comprar, obrigado pelo comentário.

Sim, acabou reforçando a ideia do artigo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Júnior Bocelli

Caro Miguel,

Estava navegando no site escolafreelancer.com e acabei encontrando o seu site. Gostei muito e achei a ideia bastante boa, mas você poderia citar referências ou explicar melhor alguns pontos.

Por exemplo, quando você diz que certa coisa “é um mecanismo natural da mente” o leitor mais exigente não vai simplesmente acreditar nisso. Você pode citar uma referência biográfica ou até mesmo fazer uma breve explicação para que o leitor leigo no assunto possa a menos assimilar a ideia de forma mais confortável.

Bem, não estou ensinando você a fazer o seu trabalho, mas compartilhando algo que me incomodou enquanto lia o seu texto.

Grande abraço e até a próxima.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Júnior, obrigado pelo comentário.

Agradeço a sua ideia, e a sua sugestão. Claro que eu até podia colocar referências a autores que suportassem alguns dos conceitos expressos nos artigos, no entanto, por opção, não coloco.

A informação que disponibilizo é baseada na minha aprendizagem prática e igualmente nas teorias psicológicas e funcionamento do corpo humano. Acredito que existem termos que necessitem de mais algum esclarecimento, e caso os leitores achem pertinente para o seu conhecimento, podem sempre fazer uma pesquisa mais aprofundada e comprovar o que de forma resumida foi explicado no artigo.

Se fosse explciar todos os termos, os artigos fugiam ao cerne das questões e iria perder-se a fluidez da leitura e do ensinamento.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Concordo plenamente, Miguel. É o que faço quando quero detalhar melhor alguma citação no artigo. Mas isso raramente acontece, sua linguagem é muito clara e esclarecedora.

Um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Araujo

Perfeito, acho que tudo isso tem que ser aprendido na escola.

Excelente post.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Pedro, obrigado pelo comentário.

Tenho de concordar consigo. Efetivamente na escola era muito valorativo aprender-se alguns conceitos básicos de como funcionamos, como aprendemos e como nos influenciamos a nós mesmos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Também acho. Como professora do ensino fundamental percebo o quanto os meus alunos não têm noção em lidar com suas vidas. Acho que antes de aprenderem os conteúdos de todas as disciplinas, precisavam descobrir o que estão fazendo ali, para que precisam estar ali e quais seus objetivos de vida. Vivem sempre em conflito com si o com os outros e a última coisa que querem é estudar.

Avatar for Miguel Lucas
MArcos Paulo

Meus parabéns pelo artigo, achei uma leitura muito construtiva, espero que mantenha suas ideias sempre nítidas e claras como vi hoje aqui, e que o sucesso esteja sempre ao seu redor !!!

Avatar for Miguel Lucas
RicardoRJ

Artigo muito esclarecedor e de grande valia para todos nós.Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
drica designer

achei tudo otimo veio na hora certa já estou me sentindo vitoriosa obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Silvia Branco

Muito interessante o artigo e caiu como uma luva nesse momento de minha vida. A palavra auto sabotagem me chamou atenção e deu um clarão em minha mente, é isso !!! Não sabia descrever o que estava sentindo e me identifiquei completamente com todas as crenças negativas :/ Ou seja tô muito mal, me sinto arrastando correntes, andando em círculo, morrendo na praia (TUDO FALSA VERDADE). Quero muito reiniciar-me e reinventar-me. Que bom que você existe e eu te achei no mundo virtual 🙂 Nem sei explicar a dimensão dessa descoberta. Muito obrigada !!!

Avatar for Miguel Lucas
Hugo Oliveira

Estou lendo seu site inteirinho e está sendo fundamental pra mudança da minha mentalidade
a meu próprio respeito, dos outros e da vida em si, uma mentalidade destrutiva que eu tinha a 8 anos
desde os meus 15. Me identifiquei neste trecho "A sua própria forma de pensar, suga-lhe a vida. Essa negatividade instalada é como uma erva daninha a crescer no quintal da sua casa, propaga-se rapidamente e toma o espaço só para ela. Mata a esperança e a oportunidade para a mudança."
Por favor continue com este trabalho que está fazendo. Oro ao Deus dos céus que derrame muitas bençãos na tua vida e de tua família. Grande abraço vindo do Brasil.

Avatar for Miguel Lucas
Sabalo Ribeiro Africano

Olá Lucas,

Sou um jovem de 23 anos de idade, sou angolano e vivo com meu pai.

Estou muito grato por teres publicado este trabalho extremamente bom. Tu não imaginas o quanto isso revirou as páginas da minha vida.

Antes de receber esta mensagem, eu me sentia como se estivesse num posso sem saida. Eu ando com problemas psicológicos e emotivos relacionados com as derrotas, fracassos, barreiras e tudo de difícil que tenho passado desde a minha infância até este preciso momento.

Tive uma infância muito dura e amargurada. Tive uma mãe que tudo que eu e meus irmão fizessemos ou quizessemos fazer eramos oprimidos. Tudo por nada ela ralhava connosco, batia-nos, gritava connosco. e como consequência disso foi a fectado o meu sistema emocional, pois não aprendi a ser amado e muito menos o que é o amor. E nisto tenho tido dificuldades de amar também as outras pessoas, por ser algo que eu não recebi.

Fiquei fraco e vulnerável emocionalmente. Por exemplo quando almejo fazer algo em minha vida e não dá certo fico logo triste, amargurado, cabisbaixo. Tudo de errado que me acontece é motivo para ficar desanimado ou quando alguém me humilha ou diz algo contra mim, por vezes até brincando, fico logo constrangido e desanimado, e logo passo a chorar. E nos útimos tempos tenho tido já problemas constante de baixa auto-estima.

Ao ler este artigo, fortaleceu-me bastante.

Por isso continua sempre com este projecto, pois acredito que assim como ajudou-me, está também a ajudar muita gente.

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
André

Eu acabo de fazer a maior burrada da minha vida. Estou deixando meu passado completamente pra trás. Absolutamente tudo, amigos, família. Sumi do mapa. Estou sozinho e terei que recomeçar do zero. Está sendo difícil, não sei exatamente por onde começar. Acredito que bons frutos virão daqui alguns anos, mas até lá sei que vou sofrer bastante. E é isso que me deixa num estado catatônico, saber que só serei feliz daqui bastante tempo é bem assustador. Além disso sinto que estou morto por dentro, sem sentimentos e com medo de me envolver com mais pessoas e novamente estragar a vida delas. Espero que dê tudo certo.

Obrigado pelo artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Ronaldo Alves

Gostaria de dizer que adorei o artigo. Muito bom. Estou em um momento em que é necessário repensar algumas questões fundamentais para ir adiante. Há algum tempo luto contra todas as probabilidades de não ser alguém no futuro e creio que agora é o momento favorável. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Aloisio

Ótimo texto, porém eu achei a estética meio contrária à proposta, você deu muito destaque aos problemas, em fonte grande caixa alta e cor chamativa, da impressão que esse problema é maior do que a solução. Psicologicamente, quando a pessoa acaba de ler, vai ficar no sub consciente exatamente essas frases de fracasso destacadas.

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

muito bom , parabens foi de grande ajuda .. um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Clélia das Graças Vianna

Olá Miguel!!

Passei por tudo isso, demorei para perceber que meu negativismo acabou me afundando em uma depressão, financeiramente, baixa estima. Como sempre fui forte e lutadora, algo dentro de mim se rebelava contra esta pessoa fraca e chorona que havia me tornado. Como vc diz, passo a passo, fui buscando, questionando, achando meus erros, onde falhei, e coloquei o passado no passado, onde era o seu lugar, deixei o futuro ficar lá no futuro, eu vivia somente o ontem e o amanhã, sofria por antecipação. Acordei, somente o hoje importa…viver o hoje, acreditar que o meu hoje vai ser melhor do que o ontem, pensar e acreditar que posso tornar meu dia melhor, e deixar o amanhã acontecer, para então vivê-lo. E, de repente, respostas começaram a surgir, problemas solucionados e solucionando, tudo indo melhor, foi aí que realmente vi que ninguém faz mal para nós, nós somos sempre o nosso pior inimigo…então, tirei definitivamente da minha vida esta pessoa que só me afundava…e dane-se os que foram co-participantes, eles que se virem com o que possa surgir para eles, o que me importa é o que faço com a minha vida, e eu quero o melhor para mim, vou fazer com que o melhor aconteça pq eu mereço este melhor. Finalmente posso dizer, tudo está mudando para melhor, coisas boas voltaram a acontecer. Grata!!

Avatar for Miguel Lucas
Igor

Gostei muito! Só ao ler o seu artigo, percebi que vivo me auto sabotando.
Abçs!

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Olá! Depois de mais um relacionamento fracassado resolvi mergulhar dentro de mim e buscar responder meus porquês. E olha que não são poucos….. Estava perdida e mesmo lendo muitas coisas aqui e em outros sites, finalmente entendi o que realmente acontece com a gente. Ok mais uma etapa vencida e este texto realmente foi como se estivesse fazendo anos de análise. Muitas respostas surgiram e definitivamente resolvi apertar o reste da minha vida. Resolvi assumir o leme da minha vida e a não me auto sabotar e nem deixar que outras pessoas decidam por mim e que digam por mim. Muito obrigada!!!!! Estou eufórica por perceber como somos maus conosco e deixamos de viver da maneira como se deve. Agora e não deixar desanimar e nem mesmo esfriar no caminho.

Avatar for Miguel Lucas
Marina Camargo

Gostaria de registrar aqui o meu agradecimento, achei muito inteligente e esclarecedor. Mas ficaram algumas dúvidas, o que acho normal no caso de uma leiga no assunto. Falo por mim é claro! Eu percebo exatamente o que preciso fazer, e acho que minha auto estima está muito valorizada! Mas me vejo fazendo exatamente o contrário de tudo que penso ser correto para minha vida! Porque na minha mente preciso sempre é de algo que me faça sentir bem. E infelizmente nos relacionamentos isto é difícil de acontecer porque não depende só da gente. Depende de todo o contexto que nos cerca!
Mas olha a leitura de tudo pode ajudar em algum sentido da vida da gente! Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Cheguei a essa pagina depois de pesquisar a esmo no google uma resposta como resetar a vida, resetar a personalidade, algo assim, que me dê um choque e me "acorde". Farei 30 anos esse mês e ainda me sinto um adolescente por dentro, sem muita vivência, sem conquistas grandes, sem maturidade suficiente para diversas coisas, para terminar a graduação de uma vez, para conversar, para me socializar, para desenvovler uma conversa. Confesso que lerei com mais calma esse texto. Mas estou no meu limite, pois é muita coisa que vai acumulando, e a única coisa q penso é que o tempo está passando cada vez mais rapido e que está cada vez mais tarde de demonstrar às pessoas q amo que posso vencer e deixá-los realmente orgulhosos de mim.

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Olá Miguel.

Moro em Belo Horizonte e gostaria de saber se aqui na cidade, em alguma universidade, existe acompanhamento/ajuda, de forma gratuita.
Me vejo em tudo o que falou…é grandemente frustrante me perceber como perdedor, sabendo que posso muito mais. Mas é melhor perceber-se e procurar mudar que não se encontrar de forma alguma e vive em angústia.

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Fabio Luiz Pereira

Excelente, estava mesmo precisando rever alguns hábitos. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Ilma Soares Vieira

Uma boa maneira de se libertar da autosabotagem é procurar ler, renovar conhecimento , se libertar de crenças limitantes, procurar gerenciar a raiva, as carências afetivas e as frustrações

Avatar for Miguel Lucas
Ivan

Muito bom,tenho que concordar que criei falsas verdades sobre o mundo e atrai muita negatividade pra mim.Agora preciso reconstruir meus mecanismos mentais destrutivos…

Avatar for Miguel Lucas
Iris

Simplesmente Maravilhoso.

Avatar for Miguel Lucas
Mayara

Miguel, a linguagem do artigo me fez resgatar muitas terminologias da Psicologia que pouco encontro nos artigos que leito. Adorei!!
As dicas de reflexão apresentadas podem em muito contribuir na prática clinica.
Abraços!!

Avatar for Miguel Lucas
Adalmir Palácio

Prezado Miguel;

Este texto pode auxiliar muitos a vencer a auto sabotagem, iluminado texto, parabéns à aqueles que lhe capacitaram a pensar assim, e a vc por esta iniciativa.

Avatar for Miguel Lucas
Josy

Olá Miguel,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, excelente texto onde abordou assuntos de suma importância, com tanta clareza e objetividade. Quando fala da auto sabotagem, e o quanto nos vitimamos tive um " insight," foi automático. É fato que vivemos alimentando pensamentos negativos experiências fracassadas e frustrações do passado, ao invés disso o melhor a fazer é parar e Reiniciar, eliminar, desconstruir as falsas verdades que foi construindo durante muito tempo, e substituí-las por pensamentos positivos e coisas agradáveis, e correr atrás dos nossos objetivos, pois somos capazes sim, de mudarmos o rumo de nossa vida.
Abraços

Muito Obrigada! Continue esse trabalho maravilhoso!!!

Avatar for Miguel Lucas
Helenice

Simplesmente esclarecedor!!!
Tudo o que precisava ler…vivo me auto sabotando,como se não merecesse ser feliz!!
Muito obrigada pela grande ajuda!!!

Avatar for Miguel Lucas
antonio augusto

Maravilhoso texto, que ajuda a trazer o esclarecimento necessário para o inicío de uma mudança.
Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Obrigada.
Adorei a matéria.

Avatar for Miguel Lucas
Leandro

Muito bom o artigo mas o site é péssimo.. tem mais propaganda do que conteúdo.. ia compartilhar mas vao pensar que é spam rsrs

se melhorar isso, voces vao longe!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *