Liberte-se da sua carga emocional negativa
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Liberte-se da sua carga emocional negativa

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Todos nós em alguns períodos da nossa vida somos tomados por algum tipo de carga emocional negativa. Temos de lidar com alguns dias mais sombrios, mais chatos, mais tristes, mais deprimidos ou até mesmo destruidores. Sentimos a nossa energia vital a ser sugada e os pensamentos a fugir para cenários catastróficos. Esta carga emocional pode tornar-se tão poderosa que assume o controle dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Somos empurrados subconscientemente para uma espiral negativa crescente. Somos invadidos pela descrença, pela dúvida, pela incerteza, pela confusão, colocamos algumas crenças de base em questão e vimos os nossos alicerces tremerem. Este processo até pode ser benéfico, mas apenas o tempo suficiente para procurar uma solução. No entanto, para a grande maioria de nós, este tempo alarga-se muito para além do desejado, perturbando-nos a vida e aniquilando os sentimentos positivos.

Num estado de abatimento, ocupamos o espaço que poderia ser preenchido com energia capacitadora e positiva. Perdemos a oportunidade para flexibilizarmos o pensamento e para relativizarmos o momento que estamos a viver.  Perdemos a oportunidade para sermos o nosso maior aliado, para puxarmos por nós, para perspetivarmos um caminho que nos faça sentir melhor ou que possa minimizar o sofrimento.

sentimentos

DE ONDE VEM TODA ESSA NEGATIVIDADE?

Durante todo o curso das nossas vidas, todos nós tivemos experiências que foram difíceis e dolorosas e consequentemente foi complicado lidar com elas. Esses acontecimentos foram certamente fontes óbvias de energia negativa. Podemos até reconhecer que o trauma das experiências extremas podem ter-nos deixado um pouco traumatizados. Naturalmente, encontrar uma maneira de deixar os resíduos dessas experiências teriam benefícios duradouros.

O que você pode não perceber é que, além das fontes mais óbvias, há pequenas coisas que você pode estar fazendo a cada dia que geram efeitos colaterais negativos, como problemas emocionais e neurológicas.

Apresento sete geradores de carga emocional negativa

1. OLHAR A VIDA ATRAVÉS DE FILTROS NEGATIVOS

A nossa percepção cria a nossa visão da realidade. Se vemos a vida através de filtros negativos, certamente irão distorcer a nossa forma de experienciar tudo o que fazemos, pensamos e sentimos. Mais especificamente, ficamos especialistas em amplificar o negativo e minimizar o lado positivo. A um nível emocional, a espiral negativa vai crescer, os pensamentos começam a ficar tóxicos, podendo desenvolver várias formas de sentimentos negativos oriundos de uma visão demasiado negativista da vida. O rancor, o ódio, a irritabilidade, a vitimização, a tristeza, a angústia são alguns dos sentimentos que usualmente emergem em consequência dos filtros negativos.

Mesmo perante cenários desvantajosos é importante adotar uma atitude positiva. A pessoa deve esforçar-se por implementar o pensamento positivo na sua vida, investindo no entendimento dos seus sentimentos e tentando perceber que num estado de abatimento temos tendência para fazer distorções do pensamento que prejudicam o bom desenvolvimento da vida.

2. DEMASIADA CRÍTICA NEGATIVA

Esta é uma armadilha que é fácil cair, porque nós facilmente associamos o nosso comportamento com a nossa identidade pessoal. Na posse de alguns comportamentos que nos podem ter conduzido à situação crítica, e exacerbado pelos sentimentos negativos presentes, tendemos a construir um diálogo interno autocrítico. A autosabotagem promove o stress e este não só corrói os nossos recursos emocionais, como também tem uma influência negativa sobre a forma como nos conduzimos e a maneira como reagimos aos outros e até mesmo às nossas ações. Se quando nos encontramos numa fase critica da nossa vida queremos que os outros nos deem o benefício da dúvida e resistam à tentação de nos julgar, não devemos estar dispostos a fazer o mesmo?

Monitorize o seu diálogo interno, não se deixe ser demasiado duro consigo. Seja o seu principal aliado. Tente não culpabilizar-se, mas sim responsabilizar-se pelas ações que possam melhorar o estado em que se encontra. Se a sua voz crítica negativa ecoa na sua cabeça, orientando os seus pensamentos de forma destrutiva promovendo sentimentos negativos, certamente não o ajudará em nada. É primordial que reoriente essa voz, de forma a que o possa capacitar para a ação. E igualmente para a procura de soluções que possam fazer com que se sinta melhor.

3. PROCURAR O CULPADO OU ONDE ESTÁ A CULPA

De quem foi a culpa? Porque é que tinha de acontecer comigo? Porquê fazer este tipo de perguntas? Provavelmente estas questões surgem porque procuramos algo ou alguém ou até mesmo uma característica nossa que assuma a responsabilidade ou justifique o sucedido. Queremos colocar a culpa sobre algumas dessas coisas para que não se associe a nós mesmos. Conseguir alguém ou algo para que nos retire o fardo do sucedido, pode equiparar-se como se estivéssemos evitando algo de terrível, mas tudo o que realmente contribui é para a libertação de uma enxurrada de energia negativa que vai enfraquecer a capacidade de lidar com tudo o que está acontecendo.

Uma das melhores maneiras para nos fortalecermos é simplesmente aceitar a responsabilidade das nossas ações subsequentes aos acontecimentos.

4. COLECCIONAR EMOÇÕES NEGATIVAS

Agarrar-se a sentimentos negativos de qualquer tipo é como beber veneno. Todos nós temos experiências agradáveis ??e não tão agradáveis. Se nos apegarmos às memórias e aos sentimentos ligados a experiências desagradáveis ocorridas no passado, isso certamente irá minar a perspetiva de futuro. As memórias do passado podem realmente comprovar-se como paralisantes dado que cada memória faz emergir o mesmo sentimento vivido aquando dos acontecimentos. Ao reviver uma e outra vez as memórias negativas e em alguns casos traumáticas, a pessoa altera o seu estado de ser. Num estado de ser negativo, tudo o que lhe segue será igualmente negativo.

Para que as memórias negativas e os sentimentos negativos relacionados ao passado não prejudiquem o momento presente, nem inviabilizem um futuro risonho, é importante deixar de identificar-se com os seus sentimentos negativos. você é mais que o seus sentimentos. Você é aquele que pode fazer coisas para sentir-se melhor. Deixe de tomar decisões baseadas nesse estado incapacitante. No entanto, se aprender a lidar com os seus sentimentos, a entendê-los e a perceber que pode ser capaz de utilizá-los a seu favor, certamente ficará muito mais esperançoso em libertar-se da sua carga emocional negativa.


carga emocional

5. FAZER COMPARAÇÕES

Esse hábito vem de uma mentalidade de escassez que se alimenta na ideia de competição ou no seu lado oposto, na ideia de vitimização. A premissa subjacente é que, para alguém ganhar, alguém tem que perder. A vida não é um concurso com as outras pessoas. Devemos todos esforçar-nos para sermos a melhor versão possível de nós mesmos. Não pretendo passar a mensagem que os termos de comparação sejam por si só prejudiciais, não mesmo. No entanto, é importante que a comparação não passe a ser o porta estandarte dos seus objetivos, dos seus valores e interesses. A comparação pode tornar-se destruidora da sua autoestima, aniquilar os seus esforços de sucesso. Isto porque existirá sempre alguém melhor e com mais do que você.

Deixa para lá. Construa-se numa base sólida de acordo com aquilo que julga estar ao seu alcance. Contextualize sempre os seus objetivos com o momento que atravessa, com as suas habilidades, capacidades, valores e objetivos de vida. Levando estas varáveis em consideração, fica mais apto a não cair na tentação de fazer comparações.

6. AGRADAR AOS OUTROS

Não importa quem você é, o que pensa, o que faz, algumas pessoas vão gostar e algumas não, algumas irão concordar com você e algumas irão discordar. Não se preocupe com isso, não fique mudando a si mesmo na tentativa de viver de acordo com as expectativas dos outros. Isso só vai criar conflitos internos e confusão. Aprenda a conectar-se com o seu eu verdadeiro. Descubra o que você quer ser.

O que o impulsiona, o que você defende, o que valoriza, o que lhe é significativo, onde pretende chegar, essas são algumas das coisas que permitirão mantê-lo no seu próprio caminho. Agradando a você mesmo. Não quero dizer que não devemos levar os outros em consideração, claro que saber ouvir e saber analisar a viabilidade de uma opinião é uma mais valia. É no entanto importante que essa opinião vinda dos outros se encaixe na sua forma de ser e de estar no mundo.

7. FAZER PAPEL DE VÍTIMA

Certamente acontecem-nos coisas na nossa vida que nos são alheias, que fogem ao nosso controle, que na verdade podemos considerar-nos vítimas. Mas, isso não quer dizer que devamos adotar o papel de vítima. São coisas distintas. Mesmo perante o infortúnio, o trauma, o revés da vida, devemos esforçar-nos por atribuirmos a nós mesmos a responsabilidade de fazer algo para melhorar ou minimizar o incómodo que possamos estar a sentir. Se nós nos vemos como uma vítima, então somos impotentes para criar mudanças positivas. O sentimento de desamparo ou de desesperança podem fazer despoletar atitudes negativas, emergindo efeitos colaterais potencialmente incapacitantes.

Aceitar a responsabilidade pela sua vida é capacitar-se, porque você fica no comando das operações.  Abandonar a mentalidade de vítima vai eliminar uma grande quantidade de negatividade da sua vida.

DESAPEGO COMO UMA ESTRATÉGIA CONSTRUTIVA

Afirmar que devemos seguir em frente perante algumas adversidades da vida, sem implementar uma estratégia eficaz e suportada por determinadas habilidades que têm necessariamente de ser desenvolvidas, pode efetivar-se como uma atitude negligente e consequentemente vazia de significado. Assim, você deve certificar-se de encontrar uma maneira de parar de carregar a sua carga emocional negativa que está a interferir com a sua capacidade de criar a vida que realmente quer. Mudar a sua vida para melhor é certamente o seu objetivo. Para que isso se efetive de forma funcional é necessário investir no desapego de algumas das coisas que estão a impedir libertar-se da sua carga emocional.

Comece por:

JÁ SE SENTIU SOBRECARREGADO PELA NEGATIVIDADE?

Você carrega algumas memórias e angústias dolorosas das quais gostaria de libertar-se? Deixe o seu comentário e participe!

Abraços!

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Alessandra

Impressionante.me sinto assim todos os dias!!
todos os dias….
mas eu quero mudar isso!!
eu vou mudar isso……

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alessandra, obrigado pelo comentário

Fico esperançado que o artigo possa ser um incentivo para reestruturar algumas formas de pensar e agir no sentido de diminuir a sua carga emocional.

Coragem e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Barbosa

Boa tarde Alessandra, tudo bem? bem voce pode e consegue tudo o que quizer, jogue todos os pensamentos negativos, situações ruins em cima daquilo que mais quer na vida, use tudo isto como uma alavanca para conseguir tudo o que quer, siga sempre em frente, um abraço e tenha muita paz.

Avatar for Miguel Lucas
Juliane

Seus artigos estão me ajudando muito nessa fase da minha vida em que as coisas não andam bem…
Obg

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Juliane, obrigado pelo comentário

Fico contente que os artigos possam ajudá-la.

Tudo de bom, e boa aplicação da informação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Barbosa

Boa Tarde Juliane, tudo bem? veja bem, não te conheço mas sei que voce é uma pessoa muito especial e sei tambem que conseguirá tudo o que desejar ter, pois somos todos os dias injetos doses de alegria, saude e muita força, só não sabemos utilizar isto, procure dentro de voce esta força vital e mostre a voce o quanto é forte, seuas problemas irão embora num piscar de olhos, paz e alegria Juliane.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Meu caro, este site é absolutamente perfeito.
Todos nós, independente de quem formos, passamos por fases nem tão boas na nossa vida, e com este site, você concerteza ajuda muitas pessoas, muitas mesmo.
Continue escrevendo!

Avatar for Miguel Lucas
jurandi alves da silva

Escreva aqui o seu comentário obrigado por tudo o que eu tnho lido aqui tem me ajudado imensamente to em uma fase que nao sabia mais o que faser mas agora to entendendo melhor tudo o que to passando muito obrigado mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Gabriel, obrigado pelo comentário

Esse é o nosso objetivo, contribuir com informação prática que ajude as pessoas quando ela mais necessitam.

Obrigado pelas suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
José Lucimar Alves

Parabéns pelo site ; é de grande importância ,Miguel Lucas. Na minha vida sou um cara ,que convivo muito com desânimo;;falta de coragem, e tem atrapalhado muito , minha vida seja ela, amorosa ou profissional. Mas graças a sua iniciativa, de criar esse site enriquecedor;pode ter certeza, que colocando em prática, na minha vida posso Reestruturar minha vida para o melhor .. fazer de cara passivo, para um agente . Obrigado. e Parabéns ..

Avatar for Miguel Lucas
joana

muito obrigada pelo este saite,é muito gratificante le-lo cada item,estou me tornando uma pesssoa bastante possitiva e agindo de maneira diferente e realizada com os meus modos de ser.

Avatar for Miguel Lucas
Hellen

É incrível como seus artigos não me ajudam em nada!

Será que é por conta da minha negatividade? ¬¬

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Hellen, obrigado pelo comentário.

O seu comentário é realmente diferente de todos os que tenho recebido. Apesar de não conter informação suficiente para uma resposta que realmente a possa ajudar.

Os artigos não têm necessariamente de ajudar quem quer que seja. Ainda que sejam escritos com o propósito de transmitir conhecimento dentro de uma linha de pensamento suportada pela ciência e pelo conhecimento prático.

É no entanto necessário que cada pessoa faça uma análise e chegue a uma conclusão. Se ajudou ótimo se não ajudou e pretende melhorar, é importante que procure outra fonte de informação que vá ao encontro daquilo que procura.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Barbosa

Boa tarde Hellen, sua negatividade pode ser de algo que constantemente esta acontecendo com voce, tente focar o que realmente e , faça um circulo mental nisto e no seu pensamento va diminuindo este circulo ate que suma, sei que voce conseguirá retirar este negativo de sua vida, voce é forte e muito especial e sei que conseguirá muito , mas é necessário esforço para isto, pois temos que lutar pelo que queremos, abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Jader

Olá, parabéns pelo site!

Excelente este artigo, há algum tempo ando me sentindo “vazio” e isto vêm me transparecendo uma fadiga incontrolável, tenho certeza que é negatividade, pois sou uma pessoa bem pessimista, mas estou a procura de melhora interna.

Parabéns pelo site, abraço!!!

Avatar for Miguel Lucas
LECY MARIA DE SANTANA

Os meus pensamentos já são negativos q dificilmente consigo controlá-los, mas gosto muito de ler os seus artigos pois até tento segui-los.

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

Não tenho palavras para descrever o quanto este site tem me ajudado. Me esclarecendo tantos fatos, tantos sentimentos. Tem sido minha luz no fim do túnel. Meu alívio nos momentos de pânico. Me faz enxergar mais claramente, além dos problemas, as soluções. Enfim, obrigado por fazer isso existir.

Atualmente estou passando por uma seguinte situação: Tá tudo bem externamente, tudo mesmo, em todos os sentidos. Porém aqui dentro do peito, do coração, internamente me sinto angustiado, uma tristeza que não vejo um motivo, eu só sinto. Quero me livrar disso… Preciso de ajuda.

Poderia ter um contato?

Um super abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Andrea

Miguel, parabéns pelo site!
Idéia certeira no que se diz respeito ao subjetivo.
A grande maioria das pessoas possuem conflitos interiores porém agem de uma forma velada, vivendo em um mundo fantasioso até o momento em que não conseguem mais bancar as suas ilusões.
Passei por muitos conflitos e atualmente atravesso por um que anda me deixando pensativa demais.E quando pensamos demais acabamos supondo demais e nos perdemos em devaneios.
Os artigos sugerem soluções que nos despertam a consciência de que algo é preciso ser modificado em nós para colhermos o resultado.
Estou apreciando demais seus artigos e motivada a quebrar alguns paradigmas em minha vida.

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Soraya

Olá, Miguel.

Artigo excelente. Complementou a minha terapia hoje…
Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Leticia

Bom dia!!

Pq é tão dificil se aceitar…
pq é tão dificil fazer uma busca interior e perceber que a amior parte dos seus problemas é somente vc que os cria.
Sabe tenho visto muitas criticas aos profissinais que so estao querendo abrir a porta da nossa mente para nos enxergamos quem realmente somos,e fl mais sabe pq esses textos nao ajudam alguns.
pq eles nao adimitiram que é dificil crescer, que crescer doi e deixar de viver no mundo particular de cada um p eles é impossivel.
entao uma dica, olhe bem fundo p dentro de vc mesmo que vera que os textos o ajudam sim, so nao é facil admitir, esse é o maior erro do der humano continuar estagnado naquilo que idealisou p si, e infelizmete nao consegue viver livre plenamente.

Avatar for Miguel Lucas
Obrigado

Bem Haja pelas suas palavras. è bom existir pessoas com formação e disposição de ajudar quem mais precisa.Adorei tudo o ke li.

Avatar for Miguel Lucas
JP

Olá Miguel!

Os seus artigos têm sido uma grande ajuda para mim, sempre fui uma pessoa pessimista mas por fim estou a conseguir ultrapassar essa forma de viver. Reparo que tudo em volta melhora quando nos sentimos mais confiantes, todos sabemos isso mas senti-lo é uma batalha de todos os dias. Espero conseguir aguentar-me assim porque atravesso uma fase muito problemática. Entretanto vou contando com a sua ajuda.

Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Grasiela OLiveira

Ultimamente nada tem me ajudado, tenho estado num estado de rebeldia completa, uma má vontade comigo que não sei de onde vem isso, é como se eu estivesse desafiando, ou brincando com a minha vida. Poderia chamar isso de insolência. Estou com excesso de vontades e tudo que é para fazer a meu favor eu boicoto, sei que isso não é normal, mas eu me odeio, sinto uma preguiça tão forte que me domina completamente. Estu a meses assim, aliás sempre fui assim, mas antes eu não tinha conhecimentodisso e sempre justificava, hoje não tem justificativa e or isso me odeio. Tenho TDHA, uso ritaliana e anti-depressivos, faço tratamento espiritual, recuperação em sala de 12 passos, estou lipa a 12 anos, mas na briga meu lado ruim separe vence. Sou um blefe.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Barbosa

Boa Tarde Grasiela , bem não se mate assim, procure ver as coisas boas dentro de voce, o que já realizou, a quem ja ajudou, e as coisas ruins que aconteceram, guarde-as dentro de uma caixa virtual na sua mente e procure analiza-las de forma que consigua destruir as coisas ruins com as coisas boas, porque voce é sim uma pessoa muito especial senão Deus não tinha colocado voce no mundo, ele tem muita coisa para lhe dar e esta esperando voce chama-lo de forma entendida para que tudo de bom começe a florecer em sua vida, e pode ter certeza que irá conseguir tudo isto, sei que voce é forte e inteligente, não deixe as coisas ruins abate-la, jogue fora como se estive jogando um papel no lixo, faça de voce uma experiente pessoa que voce é, muita força e saude, sei que vai conseguir.

Avatar for Miguel Lucas
gildete silva

Estes artigos sao dez!
Antes eu era deprimida, hoje posso ver melhor
tudo que me aflingia.
Eu vejo a minha vida com claresa, percebo meu medo
e estou bem mais corajosa, estou perdendo mais a timidez
e minha auto-estima tá bem melhor!
Depois desses artigos me sinto outra pessoa, bem mais capacitada
a enfrentar o mundo.
Eu agradeco de coracao ao dtor Miguel lucas por este avanco!
Obrigado! Valeu!!!

Avatar for Miguel Lucas
alaiane

adorei o site,pretendo fazer psicologia e achei mto interessante conhecer um pouco mais sobre a profissão

Avatar for Miguel Lucas
Hélio Dias

Tenho tomado estes artigos como uma arrancada ( virada) na vida.
Vencer a depressão é meu maior desafio neste momento,
pois passo por quase tudo que se fala aqui.
É uma luta interna e sem trégua que eu preciso vencer, e quero vencer.
Espero sempre aproveitar muito bem estes ensinamentos e que eles me tragam mais paz e harmonia para comigo mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Eduarda

Como sempre muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
erica

Engraçado como seus posts sempre aparecem quando estou passando por algum momento critico e sempre tem relação com o q sinto. Queria ter o poder de abraçar suas palavras e as levar comigo em meu dia-a-dia, porém, a tristeza e sentimentos negativos me abração com mais ternura do que a vontade de seguir em frente. Sei q sou fraca e ainda aceito isso pacificamente. Mudar nao é fácil e tbm nao é impossivel. Mas ainda não achei uma razao pra sair disso e nem sei se esta mesma razao existe.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Erica, obrigado pelo comentário.

Você tem sempre a opção de escolher que tipo de pensamentos quer dar mais atenção, mesmo que os pensamentos negativos sejam muito maus, pode sempre perceber que não é esses pensamentos e orientar-se por aquilo que quer alcançar. Certamente pode passar por momentos de tristeza, mas se persistir em reorientar os seus pensamentos irá acabar por enfraquecer os negativos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Olá Miguel:

Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo artigo e pela excelente iniciativa. Foi muito bem lê-lo e, curiosamente, calhou mesmo num daqueles dias em que estou a precisar. Já passei muitos momentos difíceis e estranhos na vida, estudei e li muito, eduquei dois filhos, fiz uma carreira…mas, em termos afectivos, não tem corrido nada bem! Tenho toda essa tendência que descreve, especialmente no que diz respeito à autodesvalorização por comparação! Por vezes, não é fácil, já fiz terapia cognitivo comportamental, terapias de grupo e por aí… (o que me tornou uma pessoa melhor, sem dúvida!), mas, aparecem sempre aqueles conflitos internos, aquela "raiva" por coisas que se calhar nem têm assim tanto valor…foi o que me aconteceu esta noite…insónia, confusão, raiva, obcessão…resultado: uma noite sem dormir! Para quê? Porquê tanto sofrimento? Fez-me muito bem ler o seu artigo. Fez-me lembrar o que já tenho vindo a aprender e que, com este raio de doença, tendo a esquecer. Muito obrigada e tudo de bom para si. Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria obrigado pelo comentário

Por vezes temos de aprender a hierarquizar as nossas deceções ou o grau de incómodo que as dificuldades da vida têm na nossa vida. Não devemos avaliar tudo da mesma forma. É importante ter presente que temos sempre uma palavra a dizer sobre que rumo queremos tomar na nossa vida.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana Cláudia

Olá Miguel há alguns dias tenho procurado ler pelo menos um de seus artigos por dia. Quero agradecê-lo pois cada um deles tem contribuído bastante para ampliar minha visão sobre mim mesma e me fornecido ferramentas para implementar mudanças em minha vida. Continue pois tenho certeza que está ajudando a muitas outras pessoas tambem.

Avatar for Miguel Lucas
LEILA

Depois do fim do meu namoro, comecei a me sentir assim durante um bom tempo, desde então eu sempre me pego em situações difíceis nas quais eu sei como agir, devido a esse sentimento de fracasso, me sinto uma perdedora quando algo não da certo na minha vida "principalmente na minha vida profissional" , mais eu creio que estou começando a mudar esses pesamentos, e seus artigos estão me ajudando muito, muito mesmo!

*Obrigada, abraço!

Avatar for Miguel Lucas
geovani

boa noite ,agradeço primeiramente esses post que tem me ajudado muito,olha eu me sinto assim a maior parte do tempo essa carga negativa esses pensamentos confusos tenho feito tcc uma vez por semana que vem me ajudando bastante mais ainda não consegui mudar os meus pensamentos negativos um abraço

Avatar for Miguel Lucas
erika ferraz

Olá Miguel esses textos acho que foram todos feitos para mim !!! pois estou nessa vibe, me sentindo sem energia, força de vontade, toda a garra que eu tinha parece que se esvaiu de mim, terrivel, estou muito cansada , mas encontro força em seus textos, agradeço!!! seu comprometimento em auxiliar as pessoas que estão em crise!!

Avatar for Miguel Lucas
Janaina de Melo França

esse site é demais !!! adoro os artigos que só nos acrescentam , por isso divulgo no meu perfil do face book as postagens de vocês para que todos tenham acesso !

Avatar for Miguel Lucas
Gorete

Gostei desse artigo, fui rejeitada pelo o homem que amo, isso me deixou muito mal então passei me fazer perguntas onde tinha errado, lendo esse artigo vejo q posso mudar o rumo da minha vida pra melhor…….Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Márcia

Eu estou me sentindo muito mau nestes últimos meses,sou professora ,tenho 30 de serviço e não posso me aposentar porque não tenho idade para isso.tenho problemas com depressão e ansiedade.Tomo medicações e atendida por um psiquiatra e psicologo.Sinto que não esta dando resultado com a terapia.Perdi meu pai no ano passado,estou separada á 2anos,tenho 2 filhos !3 anos e 15 anos.amo eles muito ,não sei viver sem eles .Mas vejo que a minha cabeça esta dando um nó ,esqueço muitas coisas ,troco e coloco coisas e depois não sei onde esta,estou assim.Sei muito bem que isso é excesso de trabalho e cansaço.Faz muito tempo que tomo remédios ,uns 13 anos.

Avatar for Miguel Lucas
Sónia

Eu sinto isto todos os dias…não sei como deixar de sentir…talvez muitos anos a aassim..preciso de ajuda…não tenho vontade de fazer nada…sinto me embaixo….

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Cordeiro

Passei apenas para dar uma olhada na página do facebook no entanto me deparei com este artigo. É interessante como ele se encaixou no meu dia. Ontem (sábado) decidi que iria tirar um dia para minha diversão. Desagradei algumas pessoas mãe,filha,ex-mulher,irmão, mas achei que a melhor coisa a fazer por mim. Tenho vivido muito o sonho americano e isto as vezes me consome porque as coisas não chegam na rapidez que eu queria.

Gostaria ter de levantar amanhã e trabalhar apenas em casa mas ainda não dá pra fazer isso.
Vou continuar minha caminhada lembrando que o importante é o dia de hoje.

Avatar for Miguel Lucas
francisco

eu sempre adotei dois tipos de comportamento:ou me fazia de vítima das circunstâncias,ou me achava o culpado extremo da minha situação desconfortável.

como ervas daninhas,isso minou minhas possibilidades e hoje não me sinto bem;estou realmente muito triste
vou tentar mudar
o seu texto é muito bom

Avatar for Miguel Lucas
kelly

Boa Tarde Lucas, como vai?!!
Nossa , li o texto e que palavras. Perfeito.
Gosto muito de tudo que é relacionado a psicologia
Gostei muito do que li, parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Vania

Boa tarde Lucas.
Lendo o que você escreve parece que é tudo para mim.No momento me sinto com "sofrimento emocional", "sobrecarregada pela negatividade",fobia social,fôlego curto devido a ansiedade exagerada(TAG),já busquei ajuda médica, mas pouco ou nada resolveu.Espero agora que lendo seus artigos eu consiga alguma melhora.Obrigada,gostei muito do que li e vou tentar fazer algumas das dicas que você deu.

Avatar for Miguel Lucas
LÚCIA MARIA

MIGUEL,

QUE DEUS SEJA LOUVADO POR SUA EXISTÊNCIA. SEUS ARTIGOS ME FAZEM CADA VEZ MELHOR. TE DESEJO MUITA SAÚDE E PAZ, PARA QUE CONTINUE NOS AJUDANDO CADA VEZ MAIS. QUE BOM QUE NO MUNDO EXISTE ALGUÉM COMO VC.
UM FORTE ABRAÇO!

Avatar for Miguel Lucas
luciana

Ola me sinto uma pessoa super negativa,uma pessoa pra baixo com alto estima zero,não gosto de me olha no espelho…

Avatar for Miguel Lucas
GIOVANNA

As orientações nos ajudam a estar mais atentos para determinados comportamentos negativos que, na maioria das vezes "preservamos", não nos dando conta do quanto nos fazem mal!!!

Avatar for Miguel Lucas
andreza

Olá , me sinto desmotivada pra tudo sou muito negativa pra encontrar emprego meu coração fica apertado nao sei por que , ;/ e agora encontrei um quero sair por que nao acho que va da certo tenho medo de fazer tudo sozinha efim sou muito negativa 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Lucas Paz

Olá Miguel, adorei sua matéria e adorei seu blog por inteiro, obrigado por compartilhar todo esse conhecimento de forma gratuita!

Eu sou um jovem com muitos medos, incertezas e com problemas no relacionamento…

Suas matérias me ajudam a seguir em frente e a enfrentar meus medos de forma espetacular!

Novamente muito Obrigado por tudo isso meu caro, você é demais!

Abraços…

Avatar for Miguel Lucas
gilda

ja alguns dias me sinto cansada,ansiosa,o ambiente em casa nao esta muito bem,mas o que me chamou a minha antençao trabalho em uma loja infantil e hoje uma cliente se arrepiou toda quando chegou perto de mim,e me disse que eu estava precisando rezar,que eu estava muito pesada o que faço

Avatar for Miguel Lucas
lucas

Eu amei esse site, pois me fez refletir que eu tenho que deixar totalmente o meu passado para trás e viver o presente . Eu me sinto triste todo dia , e não sinto muito mais alegria de viver e isso e consequências do meu passado , não somente do passado , mas das coisas que eu sempre quis que se realizasse, mas nunca foram concretizados. Mas eu tenho fé em Deus que eu por alguma forma , e no mais impossível eu vou conseguir o que e possível conquistar . Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
luiz

Nossa essas palavras foram como uma valvula de escape para meus pensamentos estava muito pra baixo com pensamentos constantes de negatividade me ajudou muito no mesmo instante deus te abencoe amigo

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Sr. Miguel Lucas, muito interessante e esclarecedor este artigo. Parabéns e obrigado a mesmo tempo! Salvei em meu computador para sempre ter como referência. Acredito que, o que está escrito aí expressa o ser humano.
Eu fui sempre uma pessoa fria e calculista, um gênio (diferente da maioria), desde criança até meus 29 anos,quando algo me aconteceu, que me tornou emotivo (na minha percepção até então, um burro), mas após passar meses e meses pensando na lógica do que me aconteceu, pensando e planejando suicídios, vejo que esse artigo deveria ser de conhecimento fixo de todos. Hoje sou uma pessoa emotiva, de coração e pouca lógica, incrível a extremidade que as coisas deste mundo podem chegar. Só não me suicidei pelo fato de ter certeza que a vida continua em forma de espírito (por todos testemunhos e crenças até hoje no planeta, não deve ser mentira) e eu iria sofrer mais ainda sendo eu mesmo num lugar pior e sem ninguém talvez. Na verdade Deus pode existir, mas o cérebro tem um poder não muito divulgado, nós seres humanos somos imagem e semelhança de Deus, então se Deus é poderoso, nós semelhantemente somos. Entender as entrelinhas das crenças mostra que Deus pode existir e portanto não sou ateu e acredito fielmente neste artigo como cura para todos seres humanos, desejo que todos entendam isso e façam um mundo novo através do nosso poder e com predominância sempre de energias positivas. O Brasil se torna muito negativo com essa cultura de "felicidade" falsa. Hoje me sinto mais esclarecido novamente sabendo que as emoções são uma armadilha e vou me focar nesse sentido de eliminá-las, assim sei que fazer ou conseguir o que desejar, porque assim é o ser humano, com um cérebro poderoso, mas ENGANADO pelos traumas e emoções. Obrigado por me lembrar disso! Parabéns pelo trabalho grandioso!!! Fiquei feliz, mas não posso ficar só feliz neste momento, porque isso seria emoção por impulso, hehe, comecei a lembrar o que eu pensava. Obrigado novamente!!!

Avatar for Miguel Lucas
bruna

ola,muito bom seu site adorei espero que vc possa me ajudar sou uma pessoa muito negativa quero me libertar desses pensamentos negativos ate pensei que esto depressiva,faz tempinho que só negatividade em minha vida,eu era sorridente feliz agora desconfio de tudo e de todos,quando tenho pensamentos negativos fico angustiada,irrritada,pertubada,parece que vivo em uma prissao.espero que vc possa me ajudar,posso toma o nervocalm.fico grata

Avatar for Miguel Lucas
Tati

Eu sofro de depressão, ja tomei remedio e fiz therapia, mais estava m sentindo melhor e tb estava indo pr igreja e pela fé acreditei que Deus podia me cura, mais não foi assim, tenho uma vida infeliz pois cometi um erro de casar com um.homen mais velho que eu, ja cometi aduterios e por causa disso não consigo me perdoar me acho a mulher mais ordinaria, embora não aparento ser assim, so penso no pior e sofro por antercipado, ou seja muito antes de o problema acontece estou sofrendo me martilizando. Mudo de opinião tod hora, não sei o que quero, alias eu sei, eu so quero ser feliz se amada e fazer e as pessoas me amar. Eu tenho 39 e me sinto muito mal e nao me sinto capaz . Eu me sinto assim como vc colocou no seu blog. Eu preciso de ajuda mais tenho medo de falar isso para as pessoas que conheço.

Avatar for Miguel Lucas
Luiz

Oi Tati, achei esse texte procurando no google o texto "mudo de opinião toda hora" e achei seu comentário. Te digo que me encaixo perfeitamente no que falou! Eu me casei com 24 anos, achei cedo demais mas não disse não na época. A pessoa que tenho ao meu lado é demais, super gente boa, mas é controladora e não gosta praticamente de nada que eu amo fazer – mas nos ajudamos muito como amigos sabe… Só que eu tb já a traí algumas vezes e me sinto super culpado por isso mas não tenho coragem de falar para ela isso – ctz que o casamento acaba… eu tb nao sei o que quero da vida, mudo de opinião toda hora, não tenho vontade de trabalhar e sempre que estou no trabalho, tento postergar as atividades para depois… não sei se sou depressivo, mas vou investigar. Só queria dizer que vc nao é a única viu… força aí e procure um psicologo pra te ajudar. Esse é o meu caminho de agora

Avatar for Miguel Lucas
Sisy

Boa tarde. Hoje mesmo pela manhã tenho feito muitas preces pra Deus me guiar e guiar meus pensamentos. Pois tenho me sentido assim, sempre com pensamentos negativos, me desvalorizando, sempre em dúvida sobre o que realmente fazer. Estou passando por uma fase difícil, com todos os sintomas descritos por você, enfim, estou me auto sabotando. Porém acho que estou certa em colocar Deus em primeiro lugar. Parabens pelo seu trabalho. Gostaria muito de receber mais orientações sobre o tema, pois não sei se devo ou não procurar um médico. Parabéns pelo seu trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Rosineli

Texto maravilhoso!!! Parabéns!!!

Avatar for Miguel Lucas
Gomes

Parabéns que sabedoria divina o quanto Deus te deu sabedoria com belas palavras parece até que você está dentro da mente das pessoas e está copiando exatamente o que você ver,incrível,maravilhoso este texto parabéns o autor deste texto.

Avatar for Miguel Lucas
tamiris braga

Entao. Todos me disem que estou com uma imagem morta nao temho semblanta de pessoa felis. E na verdade nao estou mesmo nao tenho vontade de nada nem de me arrumar tenho apenas 17anos e minba tia me mostrou umas fotos minha no passado e a agora to paresendo uma veia com olheiras cabelo sempre com o coque amarado gorda desarumada porque na minha cabeca e so assim nao sou nada olha minha vida acabou.
Estavo namorando fazia um ano com um rapass de 22 anos e meu pai e minha mae se largarao eu fiquei uma semana com.meu pai meu namoraro nao asseitou aai fui morar com.ele na casa da minha sogra. Ja estava sofrenro com asseparasao dos meus pais ai comesso o pessadelo tinha 3cunhados que me mautratqvao minha sogra era um trem nao fazia nada eu sivirava com o servisso ela ficava so deitada ou batendo papo com aw visinha eu limpa eles sujavam parecia uma impregada eu trablhava de domestisca e estudava e fasia tudo issso eu tinha apenas 14 anos ai sa meu marido chegava e ia abrassala bejala so ficava atras dela eu durmia num carto com meus cunhados ai eu ingravidei eu queria minha casa ai foi um sagrificio arrumei uma perdo dela nao tinha autoridade na minha cas ai ele mudarao pro sito ai peesei q ia ser uma maravinlha q eu tenho quer ir pra lanto finde semana possar la ai eu falei eu nao asseito so q se eu nao ir ele briga
Pasando tudo iseo esse final de semana foi o aniversario ede minha filha eu cantondo parrabens batendo fotos eu peguei o selular e vim messagens de com outra eli tinhanha um amatente eu eu to numa aguwtia sem fim preesiso de uma ajuda urgente se nao vou morer

Avatar for Miguel Lucas
Tamires

Gostei do artigo!

ultimamente vejo tendo desejo de tomar veneno e não sei o porque disso, teve uns dias que me senti muito frustada pois esses pensamentos negativos estava tomando minhas atitudes, cheguei até cheirar esse tipo de produto, as vezes me cupo porque só acontece comigo? eu não era assim, sempre fui alegre pra cima e agora com isso . Há dias que não penso nisso ,mas também dias que isso me toma e só passa quando eu choro ou lembro da minha família eu não sei o que faço, devo procurar algum psicologo?

Avatar for Miguel Lucas
Melissa

Tamires,

Estou passando por isso e estou no último ano de Psicologia.. Com tudo que aprendi durante o curso, uma as coisas mais importantes foi a de que muitas vezes não conseguimos lidar com nossas angustias sozinhos, e devemos sim buscar ajuda, pois isso já é algo positivo!
Perceber que algo está errado e estar disposto a mudar é o primeiro passo!

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Mesmo o ser humano mais forte e otimista devido a muitos problemas cai e é díficil se reeerguer, adoecemos com tudo isso fisicamente e mentalmente o que resta é fé mesmo, porém é dificil demais. 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Ivanice

Estou sentindo tudo isto, sem energia, e os pensamentos so tem coisas negativas.

Avatar for Miguel Lucas
Fausto

Tive problemas com assadura de pele. Sempre que tenho este problema fico abatido, sem moral, achando as coisas difícil e tendo dificuldades maiores no trabalho. Quando adoeço eu sinto isto, mas acho que é humano, é normal o abatimento pela doença.

Avatar for Miguel Lucas
Melissa

Olá.. Achei o artigo INCRÍVEL!

Me considero a pessoa mais negativa do mundo. E todos me dizem isso. Minha família, meus amigos. Tudo na minha vida dá errado, desde sempre, e todos me dizem que é pela minha negatividade. Eu custei a acreditar e hoje começo a perceber que pode ser pela carga negativa que eu transmito todo o tempo.

Vou me auto avaliar mais e tentar refletir acerca dos pontos positivos em minha vida.

Parabéns pelo artigo!

Avatar for Miguel Lucas
Bela

Olá Miguel. Nada acontece em minha vida, não consigo evoluir em nenhuma área de minha vida e por isso me fechei muito para tudo e todos. Como mudar isso?

Avatar for Miguel Lucas
Didi

Esse post me ajudou bastante a entender melhor o meu comportamento. Devagar começando com o primeiro ponto até ao sétimo vou analisar e corrigir a minha mente.
Eu sou bastante negativa e as coisas acabam por correr bem… Mas fico em estado crítico mesmo.
E dúvida e incerteza e o facto de me menosprezar… Não tem necessidade.
Negativismo é sofrimento até já pensei em visitar um psicólogo porque a minha cabeça não para….
Muito obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Luiz Carlos

Consigo saber o exato momento em que fico abatido!! é no momento em que fico excessivamente pensativo!! tenho o grande defeito de pesar tudo o que faço e penso!! é como se houvesse uma pessoa
executando e outra analizando se o que fiz ou vou fazer esta correto. Tenho uma vida de muita angustia e como consequencia os desarranjos no abdomem e mente cansada.

Avatar for Miguel Lucas
francine

Me sinto assim quase todos os dias , já passei por situações difíceis e sinto como se a qualquer hora posso passar a viver tudo novamente

Avatar for Miguel Lucas
iolanda leite

adorei ler esses artigos pois e bem assim que me sinto. acho que sempre estou doente e isso e muito ruim, sera que e energia negativa?

Avatar for Miguel Lucas
Marina Santos

Quando só conviver com outra pessoa, sendo esta uma pessoa negativa, tipo uma pedra no nosso caminho, fica difícil ter boas energias positivas. Pessoas que somente nos levam pra trás, nos fazem anda tb sempre pra trás.. Que fazer? sair da pessoa acho seria a solução!?

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Artigo interessantíssimo, são coisas que me acompanham desde que adolescente, hoje me sinto preso a isso e por mais que tente não consigo me livrar desses pensamentos, é triste querer ser normal e não conseguir, o pior é que todos pensam que você é assim porque quer, se fosse fácil mudar isso….

Avatar for Miguel Lucas
maciel

Boa tarde!
Eu sou uma pessoa muito negativa, tenho 3 empregos, um deles é administrado por mim, onde trabalho com personalização de produtos. No início estava muito animado, mas agora com a queda nas vendas, fiquei desanimado, tenho contas para pagar, fico aflito que não entra dinheiro, pois o salário dos outros empregos não da pra cobrir, ai so penso q tudo vai dar errado, nao consigo ser otimista.

Avatar for Miguel Lucas
Laura

Muito bom o texto, é realmente assim! Sinto como se meus pensamentos me forçassem a agir, mas algo me segura, não sei o que fazer! Talvez seja pela negatividade que carrego, mas parece que cada dia estou em um poço mais fundo, sempre preciso que alguém esteja me forçando e acabo fazendo as coisas sempre sem vontade, mas no fundo eu sei que é necessário fazer alguma coisa pela vida e isso me incomoda cada vez mais, sinto um peso nas minhas costas, até para fazer coisas simples, quando decido agir, faço no primeiro dia e no segundo já volta tudo como era antes, e até pior e fico me culpando! Por que sou assim?

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Sinto que esse mundo não me pertence, nada me agrada… tento me enganar, mas não adianta. Sinto que minha vida é vazia, sem emoção e sem sentido. Sinto que sou a única responsável por isso, mas não consigo mudar, rezo pra melhorar, tento seguir conselhos de livros de autoajudas, consigo em alguns momentos e no primeiro problema desabo e falo coisas que me arrependo. Sinto que perdi tempo fazendo faculdades ou estudando, me arrependi… não cheguei em lugar nenhum. Minha rotina é pesada e não me satisfaz, sou aquela pessoa que não nasceu pra ser feliz, não sou egoísta, apenas não consigo. Sou diferente das pessoas que calculam mais um dia de vida, a minha contagem é “menos um dia” pra viver, sei que ofendo a Deus, pois, espero o dia em que ele irá colocar um fim nisso tudo, pois tudo que começa um dia tem que terminar.

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Bom dia

Ando a um tempo com uma carga negativa absurda, mal consigo trabalhar, e qdo não faço besteira e agora me enforcando mais ainda.

O negativismo tomou conta de mim de uma maneira absurda, aonde não consigo caminhar pra frente

Avatar for Miguel Lucas
marcelo

eles me culpa dize que eu sou uma pessoa negativa

Avatar for Miguel Lucas
Luana

Tenho só 18 anos e tenho carregado sobre mim uma carga tão negativa, pensamentos negativos que vêem me dominando… Mais eu não irei desistir, vou lutar contra tudo isso, achar uma solução

Avatar for Miguel Lucas
walquiria

Eu me sinto triste pessimista nunca nada da certo tenho raiva odio ciumes vergonha ira acho que tudo nunca da certo pra mim . Tudo que comeco a fazer nunca termino..nuncaconsigo . Um dia estou la em cima os outros la em baixo com raiva de tudo e de todos . Sempre Acho que ninguém faz caso de mim que so me proucuram se precisar..se faco algoedeu certo tudobemas qualquer coisa tomo raiva eme isolo de todos…preciso urgente de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Larissa

Nossa! Que material excelente. Ajudou bastante. Agora a parte mais difícil ainda está a frente: encontrar as fontes de negatividade e desapegar delas! Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Engraçado, me sinto assim sempre. Tenho que aprender a ouvir os problemas das pessoas mas não pegá-los pra mim! É uma luta diária, visto que eu pego sem perceber.
Me sinto desanimada, triste, e do nada! Mas sinto que minha vida também não sai do lugar..

Avatar for Miguel Lucas
Maristela Cardoso de oliveira

Tive um casamento muito complicado o meu ex marido me traiu,muitas vezes….De prostitutas a delegadas…Me batia e não conseguia sair da situação…Consegui sair do casamento mais sofro muito com os pensamentos negativo que tenho….Penso nisso toda hora…E isso dói muito

Avatar for Miguel Lucas
Daniela Daghetti

Olá Miguel, me sinto assim todos os dias, as vezes vem uma carga negativa, na minha cabeça, e parece que não vai mais sair,perco o sentido da mente, desequilíbrio, voz, fina e baixa,eu gosto muito dos seus artigos, me ajuda muito.

Avatar for Miguel Lucas
lucas monte

nossa estava me sentindo muito mal, depois de ler este artigo entendo melhor o que se passa em minha cabeça obrigado pelo artigo, queria sabes com podemos utilizar estratégias capacitadoras e positivas na nossa vida ?

Avatar for Miguel Lucas
joao

Eu também ando assim a muito tempo, cheio de pensamentos negativos e sempre a pensar não é fácil, tenho uma depressão e terminou um relacionamento que eu tinha, ando muito em baixo nada me está a correr bem 🙁 Gostava de ultrapassar isto, e viver como eu sempre vivi com uma boa disposição e sempre tranquilo não sei o que me poderá mais acontecer. 🙁

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *