8 formas para ultrapassar o seu passado e seguir em frente com a sua vida
Psicologia Comportamental 22/09/2016

8 formas para ultrapassar o seu passado e seguir em frente com a sua vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Apesar do fato de todos nós sabermos que a vida nunca nos deu uma garantia de que seríamos tratados de forma justa e que as coisas ruins não acontecem para nós, por vezes somos tomados de surpresa quando levamos um golpe que achamos não merecer. Ficamos presos no passado e paralisamos a nossa vida. Por mais que se tente seguir em frente depois de um revés, muitas vezes os golpes sofridos no passado tornam-se numa tormenta ao bem-estar no presente.

Dar um impulso na vida, sair dos acontecimentos de arrependimento e dos “deverias” pode assemelhar-se ao que os navegadores portugueses tinham de enfrentar quando atravessavam o cabo das tormentas. Talvez o mais trágico, no entanto, sejam os sentimentos negativos que as decepções de ontem, as perdas e fracassos foram criando, edificando uma base de mágoa e infortúnio para o resto da vida, levando a que a pessoa perca a esperança e firme a ideia de que é tarde de mais para mudar a sua vida para melhor.

“A minha mãe sempre disse que você tem que colocar o passado para trás antes que possa seguir em frente.” – Forrest Gump

Forrest Gump, no filme  parecia ter aprendido uma lição que muitas pessoas mais inteligentes e esclarecidas não assimilaram. Certamente muitas são as coisas que nos podem acontecer e que nos obrigam a termos que superá-las.  Há situações óbvias que nos acontecem na vida que podemos considerar traumas devastadores, como acidentes incapacitantes, doenças graves, perda pessoal, conflitos familiares, demissões de emprego, fracasso e rompimentos de relacionamento dolorosos, para citar alguns.

seguir em frente

PERCEBA, ACEITE E SUPERE O SEU PASSADO

No entanto, muitos distúrbios ao nosso equilíbrio emocional não são visíveis a olho nu. Mágoas e cicatrizes invisíveis oriundas de decepções acerca de nós mesmos e dos outros podem levar a questionarmos as escolhas passadas, fazendo questões como: “porquê”, “Porque não”, “Porque é que eu não”, e “Se pelo menos.” Apesar do fato de percebermos que nada pode mudar o passado (os acontecimentos vividos), parece às vezes quase impossível “ultrapassar” esses sentimentos dolorosos de oportunidades perdidas, chances falhadas, escolhas ruins, amizades e relacionamentos quebrados e irrecuperáveis.

O profundo sentimento de perda e desilusões, promovem a dúvida acerca de se conseguimos realmente superar isso. Eu acredito que sim. Muitas pessoas têm conseguido ultrapassar as angústias do passado.

No entanto, apesar de não ser possível mudar e/ou apagar os acontecimentos dolorosos vividos no passado, é possível reinterpretar a dor e a perda de forma a libertarmo-nos da mágoa paralisante.

Aprofundei este assunto no artigo: Como dar um novo significado aos acontecimentos passados.

 Apesar de não podermos alterar o que aconteceu, como expliquei, é possível reinterpretar esses acontecimentos de forma a que possamos aceitá-los, percebê-los e superá-los. Ao entrar neste processo de superação de situações consideradas traumáticas ou angustiantes, deixa de ser refém do seu passado menos bem conseguido.

A seguir apresento oito passos que podem promover a superação dos acontecimentos passados:

1. Perceba que existem algumas coisas que você realmente nunca conseguirá “passar por cima”, mas certamente pode conseguir superar.

Há alguns acontecimentos que alteram tanto a nossa vida, que realmente nunca poderemos apagá-los da nossa memória ou fazermos de conta que não existiram.  A perda significativa ou o coração partido por acontecimentos, como a morte de uma criança, um trauma grave, uma doença fatal, acidentes que mudam radicalmente a vida em que você ou um ente querido fica permanentemente inválido ou desfigurado, são apenas alguns exemplos.

Quanto mais trágico for o prejuízo ou perda, mais somos desafiados a erguer-nos acima dos acontecimentos. Quanto mais somos pressionados ao crescimento pós-traumático, mais precisamos procurar apoio e ajuda para continuar. Aqueles que estão decididos  a aceitar o sucedido e a abrir os seus corações para tentar novamente, voltar a amar, a confiar de novo, irão superar o trauma muito melhor do que aqueles que caem numa espiral de negatividade, isolamento e amargura.

Podemos não ter a capacidade de mudar os acontecimentos do passado, mas podemos escolher como vamos lidar com isso, para que possamos, pelo menos, levar a vida de uma forma que ainda ofereça esperança e alegria (ainda que possa ser muito diferente daquilo que era).

2. As coisas que você não tem conseguido “superar” são avisos, precisam da sua atenção redobrada.

Imagine a luz de aviso de combustível no seu carro. O sinal de aviso que você está ficando com pouco combustível, é um sinal protetor, é um sinal que chama a sua atenção no sentido de lembrá-lo para atestar o depósito, evitando que possa vir a passar por um incómodo.

Da mesma forma, algumas das coisas nas nossas vidas que não conseguimos “superar” transmitem-nos uma mensagem de que existem assuntos que necessitam da nossa atenção, no sentido de termos de fazer algo, aprender algo, ou lidar com algo.

No fundo, os sentimentos negativos oriundos dos acontecimentos passados, fazem-nos sentir sensações desagradáveis para que possamos perceber que temos de fazer alguma coisa para voltarmos a ficar bem e a sentirmo-nos bem. Para aprofundar o assunto, leia: 7 Passos para entender os seus pensamentos e sentimentos negativos.

3. Mais de oitenta por cento da nossa vida não é determinada por eventos, mas pela nossa reação a eles.

Em vez de concentrar-se no que não pode ser alterado, concentre-se no que pode ser alterado. Na maioria dos casos, os acontecimentos ou as outras pessoas não nos levam a sentir de uma certa maneira. Nós é que fazemos isso. Nós é que decidimos manter-nos num sentimento incapacitante.

Claro, que dado a natureza de alguns acontecimentos de vida, temos toda a legitimidade para nos sentirmos mal. No entanto, esses sentimentos negativos não invalidam que possamos fazer algo para superar os acontecimentos e promover melhores sentimentos.


Assumir a responsabilidade pelos seus próprios pensamentos e sentimentos, sair de uma mentalidade de vítima, irá capacitá-lo para ultrapassar os arrependimentos passados??, derrotas, decepções, desgostos e traumas, em vez de usar isso como uma carga insuportável de transportar.

4. Dedique-se mais aos fatos, do que às interpretações

Muitas vezes não podemos “superar” algo por causa de histórias que contamos a nós mesmos, que não são baseadas em fatos. Mas sim na interpretação que fazemos do que nos aconteceu. E, em alguns acontecimentos podemos distorcer a magnitude e impacto real do sucedido. Por exemplo, algumas pessoas que perdem um emprego ficam desapontadas, mas ainda têm a confiança para seguir em frente sabendo que pode haver melhores oportunidades.

Em contrapartida, outros não seriam capazes de “superar” o trauma da rejeição e rotular-se-iam como perdedores e fracassados. As pessoas quando atravessam uma crise, muitas vezes criam histórias sobre si próprios personalizando a crueldade da vida como algo que reflecte a sua autoestima, resultante de antigos hábitos enraizados de pensamentos de julgamento depreciativo.

O diálogo interno autocrítico de cariz negativo torna-se tão sedimentado, que muitas vezes não percebemos que temos o poder de mudá-lo.

Para aprofundar o assunto, leia: Mude a sua história, se está insatisfeito, faça algo de diferente.

largar passado

5. Dê a si mesmo permissão para sofrer o que “poderia ter sido” ou “o que poderia ter obtido”

Em alguns casos, não se pode esperar  “superar” algo de forma rápida se não se passar pelo processo de luto. O luto, não é um processo com o qual apenas lidamos quando enfrentamos a morte ou a perda de um ente querido. Existem perdas menos visíveis e concretas, tais como a percepção de que você não pode ter a vida que pensou que seria possível, que o seu entusiasmo relativamente a um determinado objetivo de vida não o conduziu a bom porto, dando lugar à decepção.

Na grande maioria das situações, do mais terrível sofrimento a uma perda comum, o processo de luto é essencial para o processo de cicatrização. Às vezes precisamos passar por fases de raiva e amargura, a fim de sermos capazes de passar à fase de aceitação. Para aprofundar o assunto, leia: Como lidar com a decepção?

6. Procure apoio

Não vivemos isolados dos outros. O contato, o afeto e a troca de experiências permite-nos crescer e desenvolvermo-nos. As pessoas crescem melhor promovendo bons relacionamentos e procurando apoio. Perante o sofrimento, se nos afastarmos dos outros por nos sentirmos diferentes ou para nos protegermos, o que daí pode imergir é mais sofrimento e reviver o trauma ou a situação angustiante uma e outra vez na nossa mente.

É mais saudável e promotor da recuperação procurar apoio para aliviar o seu sentimento de perda. Relacionamentos saudáveis e de apoio podem ajudar a curar feridas. Mesmo que os outros não possam resolver o seu trauma ou problema, eles podem ajudá-lo a chorar a perda ou a decepção e reconfortá-lo.

7. Saiba que não existe “voltar ao passado”, mas há “segundas chances”

Lembre-se que na grande maioria das situações não é tarde demais para “começar de novo. Se você entendeu o que anteriormente descrevi, que você não pode “passar por cima”, e começar a partir de hoje a tomar decisões saudáveis com base no que você aprendeu neste artigo, vai realmente conseguir novas soluções para velhas questões.

Mudar alguns comportamentos para passar a lidar com as coisas infelizes ou evitar que ocorram novamente irá capacitá-lo. Ser proativo ao invés de reativo, e fazer alterações com base nas suas lições de vida, pode curar mágoas do passado. Para aprofundar o assunto, leia: 4 Obstáculos à mudança de vida positiva.

8. Aceite os acontecimentos e tenha compaixão por si mesmo

Perante acontecimentos que nos deixam presos ao passado, a capacidade de aceitá-los e de termos compaixão por nós mesmos são dois passos extremamente decisivos para ultrapassar o sofrimento. Não estou a falar da aceitação passiva, da aceitação displicente, em que tudo acontece e nada se faz. Não é isso. Refiro-me à aceitação da realidade tal qual ela aconteceu, em que não há retorno possível, em que não é possível apagar o que sucedeu.

Perante este tipo de cenário, aceitar é o melhor remédio. Permite-nos encarar a realidade de frente, sermos compassivos connosco mesmos e a partir daí cultivar a esperança num futuro melhor. Ficar contra tudo, contra todos e até contra você mesmo, certamente não irá beneficiá-lo em nada. Cria rancor, ressentimento, indignação, desesperança, ódio, entre outros sentimentos negativos.

Num estado de negatividade, mesmo aquilo que ainda temos de bom na vida fica afetado, deixamos de olhar para o que ainda faz sentido na vida. Aceite, tenha compaixão e siga em frente.

Palestra de treinamento em vídeo

Se tem vindo a sofrer com as angústias do seu passado e apesar de todos os seus esforços não vê melhorias, pondere adquirir a minha Palestra de treinamento em Vídeo: Superar o Passado e Promover o Futuro.

palestra-video-superar-passado

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
maria

Mesmo para quem já perdeu tudo – casa, carro, vida familiar estável é possível recomeçar. Não se aceita uma situação assim de ânimo leve, claro, mas é possível e é até possível que a vida ganhe um novo sentido que não tinha antes.
Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria, obrigado pelo comentário.

Agradeço o seu testemunho. E, é certamente como diz: Não é fácil, pode até ser bastante doloroso, no entanto, em nada servirá adotar uma visão negativa e derrotista da vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
fatima

sim e verdade nunca e tarde pare recomessar e ser feliz

Avatar for Miguel Lucas
Auxiliadora Fontinele

Espero que você tenha encontrado o que busca, Deus!
Ele é o Único capaz de lhe saciar.
Você tem sede de Deus e ainda não se deu conta disso!
Tomara que esteja ai, pois ainda há tempo de se encontrar!
Deus a abençoe!
Paz e bem!

Avatar for Miguel Lucas
isabela sene

Maria sei q já se passaram anos depois de seu depoimento espero que você esteja bem , isso tudo foi só um acaso , tente ao máximo ver a grande mulher q você é por trás de todos seus medos e erros

Avatar for Miguel Lucas
Maria Teresa

Olá!como é possivel gerir os pensamentos negativos quando em pouco tempo vc perdeu tudo que tinha:mãe,casa,matrimonio,estabilidade,profissionalismo,e o animo de vida?
E no decorrer de tantas perdas ja tentou o suicidio,e por vezes a ideia lhe ronda e garante aliviar tal fardo dos acontecimentos.Nao sei mais o q fazer e nem a quem recorrer……………………………………

Avatar for Miguel Lucas
reynaldo

A pior matéria humana e aquela que quando sente que o seu semelhante navega por situações difícil começa a humilhar criticar fazer comentários alheios quando isso acontece o tempo responde para esse tipo de verme dando uma resposta que merece ai esse verme vai sentir na pelo que a língua e a pior arma que se carrega isso me refiro e esse elemento acima que tenho ate nojo de pronunciar o seu nome respeite os sentimentos alheios.cuidado com sua palavras você mesmo pode se matar por sua decepções futuras.

Avatar for Miguel Lucas
LUANA

SINCERAMENTE? RIDÍCULO SEU COMENTÁRIO. ALIÁS, INÚTIIL. VOCÊ, QUANDO PEDE AJUDA, QUER AJUDA OU QUER TIRAÇÃO DE SARRO? NÃO DEVE TER PASSADO POR NADA REALMENTE DIFÍCIL NA VIDA OU CRIOU CASCAS TERRÍVEIS QUE TE FAZEM EXTREMAMENTE INSENSÍVEL E SEM COMPAIXÃO. CLARO QUE QUANDO PRECISAR DE COMPAIXÃO, ALGUÉM TERÁ POR VC, POIS DEUS É MISERICORDIOSO. MAS PEÇA PERDÃO, DEUS PERDOA! ABRAÇOS, FIQUE COM DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Auxiliadora

A sua vida não pertence a você!

Você tem tanto direito à vida quanto os outros!

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"

Não peque, arrependa-se dos seus pecados enquanto ainda há tempo.

Deus o abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Evangeline

Calado você deve ser um poeta. Então…boca fechada.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Antonia Di Felippo

Maria Teresa tenha fé em Deus. Nós dependemos Dele.

Avatar for Miguel Lucas
Jessica knauer

Olá,
Tenho 17 anos
eu qndo era menor sofria buling na escola,
por eu ser quetinha,zoavam de mim :
A lerdinha ae, a muda, nao serve pra nada, tem problema na cabeça .
E então depois disso nao consegui mais me interagir com ninguém,
me fexava com todo mundo,
e qndo eu abria a boca pra falar com as pessoas
elas logo falavam :”Olha ela fala , nao sabia q mudos falavam “. ai po da vontade de ficar queta mesma,
e fui crescendo assim…
E hj quando eu falo ,falo um monte de bobagem, falo tudo embolado ,que nem eu mesma entendo.
fico muito insegura .
E eu detesto quando uma pessoa fica me olhando,começa a me dá tremedera,
fico tremendo sozinha , dá vontade de nem sair de casa.
Fico com medo quando dá na escola
por exemplo e os outros pensar que eu sou doida, que tenho algum problema .
Já nao sei oque faço mais , nao consigo me abrir com ninguém,sempre sou excluida.
To quase virando adulta , e isso nao passa .
Dexo muitas oportunidades passarem …de ter amigos , de sair na rua ,de sair pra festas,de namorar e etc.
e as pessoas só vão se afastando de mim.
Sei la , da vontade as vezes de desistir de tudo sabe *–*

beijaao , e obrigado .

Avatar for Miguel Lucas
Wagner A. F. Ferreira

Jéssica, bom dia.
Vou lhe deixar um conselho para que não desista.
Eu posso testemunhar porque passei por isto também, sempre fui muito tímido, e ouvia todas as coisas acima. Tive muitos problemas (depressão, pânico) até perceber que não vale a pena se entregar às críticas dos outros.

Como consegui superar: DESCOBRINDO O MEU VALOR. EMBORA MUITOS NOS OFENDAM, OUTROS NOS AMAM, E POR APENAS UMA PESSOA QUE NOS AME JÁ VALE A PENA VIVER. PENSE SEMPRE EM DEUS, NA SUA FAMÍLIA E NO AMOR QUE TÊM POR VOCÊ.

Entenda que quem te oprime na verdade precisa da sua compreensão e ajuda… ninguém é mais que você, cada um tem seu valor.

Hoje tenho 28anos, namoro, tenho um ótimo trabalho, me formei, fiz pós graduação, tenho muitos amigos e me tornei uma pessoa até certo ponto popular e muito querida. Não é preciso deixar de ser quem você é (porque ainda sou quieto mas isto não me incomoda mais)

Siga em frente, nunca se esqueça como você é especial e que DEUS vai te fazer crescer muito. Você é capaz e tem muito valor.

se neste primeiro momento estiver muito difícil, procure ajuda… acredite, você ficará bem =)

Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Escreva aqui o seu comentário
Olá Jéssica, sei realmente o que se passa com vc, pois quando eu era pré adolescente passei pela mesma situação.Porém com o tempo fui reagindo da seguinte forma: Quando sentia medo eu encarava a situação e até hoje quando receio alguma coisa vou em frente e vc deve começar fazer o mesmo. Procure está mais no meio das pessoas, sempre que possivel dê seu ponto de vista,não aceite criticas destrutivas rebata-as de forma educada como por exemplo: “Quando alguém perguntar se vc fala com ironia vc apenas responda: Falo sim só não gosto de falar demais. Tenha atitudes educadas e firmes sempre mostrando a todos que o respeito é primordial para uma boa convivência. Se valorize, arrume-se, olhe-se no espelho, goste de vc mesma, seja participativa na familia, na escola ou com os amigos. Mude sua atitude não se isole e vai ver que as coisas mudam quando vc muda! Leia bons livros que vão ajudá-la a expandir seu vocabulário e permitir maior participação no meio no qual está inserida!
abraços!

Avatar for Miguel Lucas
vanessa

ola jessica eu tenho 17 anos e passo pela msma situação q vc se vc quiser mim adicionar no msn é nessinhalol2011@hotmail.com mim add pra nó conversarmos melhor é muito dificil pra mim superar a timidez mas eu quo muito mim relacionar mas com as pessoas pois sou muito timida e calada

Avatar for Miguel Lucas
cristina

Não devias de te sentir assim, todos nascem com problemas e com barreiras para ultrapassar. A melhor parte de termos nascido é que somos todos diferentes e com um propósito para a vida.
Mesmo assim sei como te sentes, comigo também gozam na escola e com fartura, mas eu sei que sirvo para algo e nem ligo… não é fácil porque aquilo fica na nossa cabeça a tempo inteiro… mas esconder-me nunca foi solução… assim só dava mais motivos para eles gozarem… tenho 16 anos e chamo-me cristina… sempre fui chamada por muitos nomes… mas sabes? não me importo, porque sei que quanto mais gozam menos têm… por isso não ligues aos comentarios, todos sofrem e não é por isso que devemos nos sentir em baixo… espero não ter dito nenhuma tontice … beijos 😉

Avatar for Miguel Lucas
Auxiliadora

Jesus Cristo foi crucificado!
Nem por isso Ele desistiu!
Aguarre-se a Ele!
Só Ele poder de dar-lhe forças para superar e ser maior do que tudo.
Paz

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Queria sugerir pra você assistir a primeira temporada de Skins UK. Nessa temporada, uma personagem secundária, a Effy, nunca fala e todo mundo se pergunta porque a Effy não fala… Mas ela simplesmente é assim.
Se você assistir talvez tenha uma visão mais doce de como você é, porque a Effy é e sempre será a personagem mais amada da série. 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Eu

Olá, Jéssica Knauer

Isso que você desenvolveu é uma consequência do buling e é chamada de Fobia Social Generalizada, você pode tratar com psiquiatra e também fazer a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Tem cura!

Respondendo sua pergunta 3 anos depois já com 20 anos. Mas muitas pessoas podem se identificar com o seu caso e não saber o que é, bom informar.

Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
cris

Ola Jessica, na escola sempre fui neutra ,mas via muita gente ser gozada por ser diferente isto dava-me muita tristeza porque as pessoas sao diferentes umas das outras, a verdade é que actualmente passados tantos anos posso verificar que muitos dos chamados totos da escola sao hoje grandes profissionais como sou enfermeira todos os que conhecia sao medicos e valorizados por todos e os tolos que gozavam com eles que na altura eram os populares da escola hoje sao drogados ou nao tem onde cair mortos isso para dizer minha querida não tenhas medo de ser quem es , esforça-te estuda concentra-te naquilo que é importante.beijinho espero que tudo corra bem

Avatar for Miguel Lucas
Kleica

Todo o mundo tem dificuldades na vida, só que uns deixam transparecer outros não! Olhe ao seu redor, perceba que existem pessoas que passaram ou passam por momentos muito pior do que o seu, mesmo assim não desistiram foram fortes enfrentaram e hoje servem de testemunho para outra pessoas.
Antes sofria demais por ser tímida, estressava por besteira, e como vc, passava a maior parte calada e inda pior, chorando pelos cantos, tinha receio de conversar pq achava que falava besteiras, com isso perdi muito, até a saúde. Guardava mágoas e não sabia perdoar, vivia ressentida, pois queria ser reconhecida, valorizada, mas não é assim que a vida funciona.
Vivi muito tempo com medo, traumas fortes, achava que não ia superar… às vezes , pesadelos.
Achava que apenas eu sofria que era incompreendida.
O que fazia para mudar? aceitava tudo o que os outros falavam e isso era um peso.
Até um dia, eu acordar e olhar ao meu redor, não precisei ir longe, um conhecido meu, mataram o pai, depois mataram o cunhado, depois mataram outro cunhado e a irmã teve que fugir para não ser morta, e os que restaram trabalham e tentam tocar a vida, são pessoas que não vivem com pena de si nem tão pouco lamentando.Então percebi que existiam pessoas que sofrem e sofriam mais do que eu, e que apesar de tanto sofrimentos não se entregam seguem enfrente.
Motivos reais de mudanças: Quando conheci Jesus, tudo mudou! Ele restitui-me tudo o que perdi: saúde, formação, vontade de viver, modo de ver e encarar a vida.
Não podemos desistir, entender que nada não é eterna, tudo passa!
Na verdade minha vida era melancólica, sofria com tudo, porque me achava burra, sofria por apenas com cinco anos de idade ter feito o reconhecimento do corpo de meu pai, com minha vó, sofria por a única pessoa que me dava carinho morreu meu avô( por parte de pai)..doenças…solidão…desprezo….medo de perder…medo de ficar só…medo…medo… Quando criança,todos no colégio me batiam, não tinha reação, só fazia chorar, chorar, e até hoje, é raro mais sonho reconhecendo corpo de alguém próximo.
É a vida, quem está em meio a bombardeios, os refugiados de guerra que não sabem do futuro.
Temos que ser otimistas, temos casa, comida, família pessoas que se preocupam conosco, buscar forças em Deus, Ele é a saída.
Olhamos muito para os nossos problemas, sofremos como se fossemos os únicos.
Deve-se perceber as pessoas que passaram por coisas piores e superaram, .
Não permitir que ninguém escreva seu futuro. Tomar sua vida nas suas mãos, tentar se conhecer, perceber os seus limites e seus pontos positivos, investir em você, e deixar quem quiser falar que fale.( afinal essa é a função da boca: Falar, agora não dê tanta importância assim, pois estas assim, assumindo o que estão falando)
Buscar ter confiança em si, reconhecer o seu valor, se amar, cuidar da aparência, e falar pousadamente, analisando o que vai falar, até sentir-se segura. Buscar ter fé em Deus.
Não perca tempo, se vc não despertar, vais chegar a idade avançada e se arrepender, por que poderias ter mudado de atitude quando era jovem e não tomou, irás dizer:
Poderia ter feito isso… poderia não ter sofrido tanto com isso, não poderia dar tanto valor as pequenas coisas. E ficará lamentando que: poderia….poderia..poderia…
O futuro está nas suas mãos, não jogue fora! busque a Deus e peça que no Nome de Jesus Ele te ajude a reescrever a sua vida, sua história. Deus tem o melhor pra te.
Não se auto denomine isso ou aquilo, que você não consegue.
Todos nós conseguimos, somos capazes, somos fortes. Basta acreditar, confiar e dar os passos para que tais coisas concretize, e o primeiro passo é: CONFIAR EM DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Miriam

Quero te agradecer muito por todos os seus artigos geniais que muito tem somado para todos aqueles que como eu admiram o seu blog.
Muito Obrigado!

Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
marcelo

boa tarde!muito ótimo esse blog,ele realmente nos faz sentir-bem enos
da dicas ótimas de como superar o passado e viver o presente,com o termino de namoro meu a3meses os pensamentos negativos me perseguem,atrapalhando minha auto-estima e minha vida,mas isso tem mudado muito graças a seu blog!muito sucesso e obrigado por td!

Avatar for Miguel Lucas
Eunice

Olá, sou a Eunice, caboverdiana, vivo na Praia-Ilha de Santiago. Ultimamento tenho estado a ler muito sobre esses artigos, deste blog e dos outros… Aprendi bastante, aprendi algo que nunca pensei um um dia aprender, que a pessoa pode desenvolver o seu “EU” a partir do propio erro desde que o aceita com “a cabeça erguida e com a graça de um adulto e não com as lagrimas de uma criança”. Agora acredito que a vida e bela….

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eunice, obrigado pelo comentário.

Fico imensamente satisfeito pelo facto do artigo ter ajudado a trazer-lhe esperança na sua capacidade de levar a sua vida para a frente. E de que pode desprender-se do seu passado, e construir o seu "eu" de acordo com os seus objetivos.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
daniela

ola um dia atras meu irmão de 16 anos foi sai com uns amigos de carro para uma outra cidade vizinha da minha, foram em dois caro só que os carros eram roubados e ate então ele diz que não sabia. quando estavam na rodovia o carro da frente onde tinha duas pessoa perde o controle e bate uma arvore e cai a 100 metro em um barranco, logo o carro onde se encontrava meu irmão para socorre o caro da frente, quando meu irmão chego no local ele que presto socorro a primeira vitima a que estava dirigindo , meu irmão tiro o menino do caro sem vida e tento reviver ele , conseguiu de inicio só que em seguida ele more e os outros companheiro falam que o carro era roubados, o rapaz acabo de falecer nos paços dele. logo as policia chego e pegaram todos. como sou a unica responsável por ele na cidade pois nossos pais mora em fazenda fui eu que tive que ir na delegacia, foi ruim a cena de ver meu irmão assim. ele foi solto e ta em casa agora meus pais vieram pra cidade ajuda . só que ele chora e fica desesperado pelo o acontecimento. queria saber como posso ajuda nestas situação. OB: todos nos veículos eram de menor ate mesmo o que morreu

Avatar for Miguel Lucas
Juliano

Ola, em 2008 passei por uma separação muito dolorosa, minha namorada a qual eu amava muito simplesmente me deixou, sofri muito, emagreci, logo em seguida perdi um emprego de 7 anos e tudo isso foi somando uma dor sem tamanho, hoje tenho 32 anos, e simplesmente ainda não consegui esquecer ela, me sinto triste pq gostaria muito de sair dessa situação, de esquecer, sair, conhecer pessoas, encontrar alguem por quem eu podesse me apaixonar novamente, mas acabei me fechando, pouco vejo meus amigos, praticamente não tenho animo para mais nada, só trabalho e vou pra casa, nessa rotina sempre, me falta determinação e perseverança pra seguir em frente até o fim com uma ideia, mas nao tenho conseguido, nao sei mais o que fazer, tem dias que a vontade é ficar em casa e nao ver ninguem, ou de ir para uma ilha deserta e nunca mais voltar, me sinto sozinho embora tenha uma familia que sei que me ama.. adoro esse blog, mas não consigo por nada disso em pratica… preciso muito de ajuda pois eu mesmo ja estou me achando insuportavel…

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Juliano…Não se sinta sozinho ! Se eu puder ser sua amiga me contate ok? vamos conversar …Bjo

Jaqueline ( adlajh@hotmail.com)

Avatar for Miguel Lucas
Juceline

Oi eu também passei o mesmo foram 6 anos de namoro jogado no lixo. Me sinto da mesma forna

Obs: Sou lésbica.

Avatar for Miguel Lucas
Veronica da Silva Souza

Olá,gostei muito lí todo e achei de bom proveito.

Avatar for Miguel Lucas
Ademir Oliveira de Araujo

Em 2007 fui vítima de grave acidente automobilístico e já passei por cinco cirurgias, mas aprendendo a cada dia superar obstáculos, estou sentindo que a fé, paciência e humildade sempre nos ajuda a vencer

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Diego de Souza Pinho.

Muito bom este texto.
Venho de uma doença psicológica, que depois de curada fiquei com trauma pois o fato gerador da doença psicológica estava ativo e eu não enchergava possibilidades de resolvê-lo _ era problema na família.
Eu era desacreditado de todos e fechado, porém alguns colegas compreenderam o que eu não falei e minha ajuda veio da forma em que eu não esperava, ou seja improvável a mim.
Tornaram a minha vida pública.
As coisas na minha casa mudaram. Ao ponto de quem não suportava me ver crescer na vida, parar de perserguir – me (por inveja) e parar também de manipular as minhas pessoas queridas contra mim.
Tudo isso durou cinco anos e meio. Porém o desrespeito a minha pessoa vinha há mais de década. Não resolvi antes porque não me atingia.
Fui aluno disciplinado no curso de direito e devido a desenvolver a sindrome do pânico tive que abandonar este e serviço para descobrir o que comigo acontecia. No primeiro ano de descoberta neguei a doença devido a falar – se que tinha que ser a cura por remédio. Um ano depois em 2011, aceitei pelo fato de dois psicólogos explicarem que doença psicológica não cura-se por remédios, mas sim por técnicas (Benedito Bras Megale e Cristiano Almeida Lopes – Chris Allmeida). No mesmo ano consegui a cura, porém somente no meio do ano atual 2013 é que superei o trauma do fato gerador deste, quando a perseguição contra mim cessou pelo fato de terem espalhado a minha vida e ficar mal visto e envergonhado quem tanto me perseguia.
Eu não entendia que precisava de ajuda porque eu não conseguia resolver e tive pessoas que me manipularam para fazer a vontade delas. Então eu não me expunha para não mostrar fraqueza.
Tudo de bom.
Rodrigo Pinho.

Avatar for Miguel Lucas
Linda

Olá…Bom eu passei por um relacionamento,com uma pessoa que eu gostava desde os meus 9 anos, e eu realmente achei que eu poderia ser feliz,mas não..Ele me magoou muito,muito mesmo..Mas agora eu não consigo seguir em frente… Como eu faço isso?

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Gostei muito qdo, no comentário de Rodrigo Diego, diz que se curou sem remédios através da psicoterpia, realmente é a primeira pessoa que falou isso. Tenho isso e sou intolerante (fazem mal mesmo) à antidepressivos.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Diego de Souza Pinho.

Cbá, 18. 10. 2013. 6ª.

Não entender estes nove conceitos que acontecem na modernidade é caminho para desenvolver problemas. (Síndrome do pânico).

Não gerar expectativas alheias;

Não assumir os erros dos outros;

Não negar a sua própria natureza;

Não querer agradar a tudo e a todos;

Deixar a sua natureza florescer;

Não querer ser perfeito.

repressão = crise.

(Frases supra do vídeo do youtube do Sr. Chris Allmeida e do site do Sr. Benedito Bras Megale).

Se priorizar, saber que não é um fracassado.

A cura não é remédio e nem psicólogo é você.

Foram estas técnicas acimas que me ajudaram e por meio delas o que demorou anos consegui com muito esforço coloca-las na cabeça e o esporte ajuda para ter uma qualidade de vida melhor e ficar bem.

O psiquiatra dá o remédio e já o psicólogo as tira de você te curando com técnicas que é você quem irá utilizá – las.

Espero tê – los ajudado.

O onipotente nos permitiu orientarmo – nos.

Tudo de bom.

Rodrigo Pinho.

Avatar for Miguel Lucas
Rafaela

Extremamente me ajudou este artigo.. eu nao sabia por qual momento de superação de uma decepção na minha vida eu estava passando, e isto me ajudou a entender que ja estou no processo de aceitação, logo após o luto, e que eu fiz a melhor escolha em partilhar meu sofrimento com meus amigos mais perto do que me isolar e sofrer sozinha.. obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
sidnei

• Eu estou passando uma situação muito difíicil . Aconteceram coisas em todos os campos, emocional meu casamento de 13 anos acabou, material, perdi meu emprego etc. Parece que quando vêem coisas ruins vêem de avalanche…..Passou muitas besteiras em minha kbeça e pseudo soluções que não seriam soluções mas fulga. Não vou descrever tudo pq é muita coisa apesar da minha idade de trinta e poucos anos mas foi o suficiente pra abrir um abismo no meu ser, na minha alma, em meu coração. Apesar de estar e me sentir sozinho, fraco e monte de outras coisas Deus como é bondoso e perfeito não desampara ninguém. Apesar de não enxergar "soluções" devido minhas limitações eu enxerguei mais, enxerguei Deus dentro de mim e isso foi o suficiente pra me manter de pé, lutar e sair disso tudo. Com Deus tudo fica mais fácil….eu não mereço ser triste, eu não mereço ser infeliz, eu não mereço sofrimento. Sei q tudo vai melhorar mesmo não sabendo por onde começar. Vou buscar ajuda profissional tbem pq isso de esconder ou querer parecer bem pra todos além de ser uma mentira, agrava. Eu sou humano, tenho limitações e dificuldades como qualquer pessoa assim como mereço tudo de bom como qualquer pessoa. Segue abaixo uma oração q tem me dado forças pra enxergar a luz q a todo momento esteve dentro de mim e diante dos meus olhos mas q minhas lmitações não deixaram enxergar. Aprendi q quem confia em Deus, entrega sua vida à Ele não sente medo, só confiança. Espero q todos que passaram por aqui, q passam e q infelizmente ou felizmente passarão possam enxergar tbem q tá tudo ai, diante dos seus olhos, dentro do seu coração, sempre esteve. Deus não desampara seus filhos jamais…eu mereço felicidade e todos tbem. Que Deus ilumine cada um….como vem me iluminndo.

Oração por nós e por todas as pessoas que se sentem desanimadas, sem forças para reagir, cansadas de esperar e sem saber

para que lado caminhar, pois se encontram perdidas, sem esperança pra nada.

Meu Deus, a ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em ti encontro a luz.

Sinto sozinho (a), mas tu não me abandonas. Estou desanimado (a), mas em ti encontro auxílio. Estou inquieto (a), mas em ti encontro a paz.

Dentro de mim há amargura, mas em ti encontro paciência. Não compreendo teus planos, mas tu conheces o meu caminho.

Vinde, Senhor em meu auxílio. Retira minha alma do abismo da morte. Cura e liberta meu coração de todas as amarras. Preciso de ti, Senhor.

Socorre-me em minhas angústias, ansiedade e todas as minhas preocupações. Muda tudo o que eu não posso mudar Senhor.

Proteja-nos de nós mesmos, de nossas limitações e fraquezas.

Minha alma já lhe pertence, entrego minha vida, meu corpo e todas as circunstâncias. Eu confio em Ti.

Eu Te Amo….Muito obrigado Senhor.

Avatar for Miguel Lucas
Eu

Bom, eu tenho muitos problemas internos, sou travada em algumas coisas e tenho uma mãe muito agressiva, com pouca escolaridade, que utiliza palavras estúpidas, quando está nervosa e isso de certa forma absorvi, desde criança e às vezes eu me vejo falando como ela. Brigamos muito, sou meio grosseira às vezes com ela e dentro de casa, lá fora, tento me controlar, mas em compensação, fico mais calada, tímida, não sou muito amorosa com algumas pessoas, só com as poucas amizades que tenho e familiares que me tratam bem. E com meu filho tambem, sou muito amorosa, mas brigamos também. Estou muito cansada de viver assim, não consegui sair de casa ainda, perdi contato com alguns amigos que eu tinha, também me sinto irritada com algumas pessoas, e me afasto até porque tem muita gente maldosa, que debocha e fala mal por trás… vou desanimando com as pessoas, tem uns que até disseram sentir pena, sinto raiva também. E estas coisas estão me corroendo por dentro e me atrapalhando na minha vida em todos os sentidos, estou sem trabalho, sem namorado, sem vontade, mas me sinto irritada, vejo as pessoas ao meu redor viajando, e eu sem poder ir por falta de dinheiro agora, estou sem carro também (está velho e na oficina), minha carteira está cheia de pontos, até ultrapassou o permitido, e tenho um filho maravilhoso que precisa muito de mim. O pai e a família dele ajuda muito, ainda bem, mas preciso estar melhor para poder cuidar dele e aproveitar a vida de forma saudável, sair da rotina. Estou sem grana para pagar psicóloga e estou num momento muito dificil… não consigo enxergar como melhorar… tenho esperança, mas ao mesmo tempo tenho muito medo de não melhorar e piorar. Minha mãe, que é doente mental, não acrescenta muito, me deixa pra baixo, fala que ninguém vai gostar de mim, que meu sofrimento está só começando…. fala principalmente quando brigamos, mas ela é doida, já procurou confusão com vizinhos, com meu pai, com amigas que vieram em casa, enfim não dá pra levar a sério o que ela fala, mas mesmo sem querer eu absorvo o que ela fala… fica na minha cabeça e acabou me tornando negativa, não consigo desenvolver. Meu irmao ja conseguiu sair dessa, achou uma familia muito boa, se casou, sao pessoas pra cima, ele está muito feliz! Mas eu não, e ele nao me ajuda muito, só fala pra procurar um medico, tomar remedio, e "joga na cara" meus problemas. Nao confio muito nele. Quando começo uma coisa, ele fica colocando problemas, defeito, fiz um curso de fotografia e ele começou a falar das dificuldades tal, sendo que quando converso com algumas pessoas de fora, falam muito bem, positivamente. Tá muito difícil viver assim… preciso sair deste ambiente hostil e opressivo (como uma amiga minha que é evangélica, ja nomeou), mas não sei como… nem visita eu recebo, evito chamar pessoas na minha casa, porque minha mae as vezes cria problemas… mas to me sentindo muito sozinha… sem animo, deprimida, muito mal humorada…. aqui tem um cachorro que late absurdamente alto e minha mae nao quer doa-lo. Eu ate gosto de caes mas este me irrita muito, sem falar que faz xixi na casa toda e minha mae (que diz ser a cuidadora) nao limpa rapido, fica deixando juntar… isso vai me irritando mais ainda! Moramos em um apartamento muito pequeno, ta impossivel conviver assim… E eu sempre quis morar num lugar mais arrumadinho, mas nao ta dando! Nao sei o que fazer!

Avatar for Miguel Lucas
ayla

Se quiser conversar add

Avatar for Miguel Lucas
israel silva

Olá, só tenho a dizer-te uma coisa, assuma a responsabilidade tome pra si e veras o quanto és forte.

Avatar for Miguel Lucas
Léia

Querida, penso que o primeiro passo você já deu que é o de compreender que sua mãe tem problemas. Tente ajudá la, caso ainda não tenha feito. Evite ao máximo os conflitos com ela, saia de perto, vá fazer coisas do seu interesse. Claro, que melhor seria se vc pudesse ter sua casa, mas como ainda não pode tente melhorar a convivência! Se o xixi do cachorro te incomoda, limpe! Não mata ninguém limpar um pipizinho de cachorro! Acho que é muito mais complicado conviver com cheiro de urina! E pense em se fortalecer, leia salmos da bíblia, procure uma igreja, um centro espírita, sei lá cultiva teu lado espiritual. Seu irmão talvez não te compreenda na totalidade, mas acredito que ele quer o teu bem. Pois também penso que seria bem importante procurar uma ajuda médica para você. Só um profissional capacitado vai ter condições de te ajudar, não tenha medo e nem preconceito, eles não obrigam ninguém a tomar medicação, e só receitam quando necessário, se vc não precisar ele não vai nem prescrever! E se tiver que tomar encare na boa, não é por que vc é louca ou coisa do gênero, mas sim por que é humana, tem sentimentos e está sofrendo! Pensamento positivo que tudo vai melhorar! Ah, não conte certas coisas para certas pessoas. Por exemplo, uma pessoa desempregada fazer curso de fotografia pode soar estranho para pessoas práticas e sem sensibilidade artística. Provavelmente, essas pessoas vão achar que vc tem que fazer um curso técnico voltado ao mercado de trabalho imediato. Ora faça curso de fotografia, de pintura, etc e guarde para vc e para quem é capaz de entendê la! Cultive seu lado sonhador, mas não esqueça que também é importante ver o que de fato precisamos na prática. Se possível procure um emprego, mesmo que vc ganhe pouco no começo. Não se limite por que vc não tem dinheiro ou tem pouco no momento! Sei que é difícil, mas existem serviços gratuitos de saúde mental. Não fique com inveja dos outros, faça o que vc pode fazer e se sinta orgulhosa disso. Valorize cada conquista sua ao invés de lamentar… Você tem um filho maravilhoso, um ex marido e flia de ex que te ajuda (isso é quase milagre no Brasil) Pôxa, vc já tem habilitação, eu to lutando para tirar a minha… Vc tem carro, tá estragado, mas um dia vc vai poder arrumar! Não pode viajar, veja o que tem para fazer de graça na tua cidade, faça caminhadas, veja o pôr do sol, não custa nada e vai te fazer muito bem! Se arrume o melhor que vc puder, goste de si mesma! Não pode trazer amigos em casa, vá na casa deles, se encontrem em local público… Os amigos de verdade compreendem essas coisas. Você não é a primeira, nem vai ser a última mulher a ter uma relação complicada com a mãe! Pesquise na internet e vai aparecer centenas de relações complexas entre mãe e filha. Tem até um filme baseado na vida real que mostra uma situação de conflito que se chama Grey gardens, muito bom, super recomendo. Tem até um documentário da década de 70 com o mesmo nome. Há livros… Se informe o máximo que vc puder! Qto mais vc se armar de conhecimento mais vai aumentar a sua compreensão e aos poucos possibilitará desatar os nós do passado para vc seguir em frente! Um abração!

Avatar for Miguel Lucas
laís

Estou muito triste por não poder ter um relacionamento amoroso com uma pessoa. Gosto dele já há três anos, por isso as vezes acho que o amo de verdade. mas sei que tenho de esquece-lo… só que não estou conseguindo… uma música, uma palavra, tudo me lembra ele. Apesar de não demostrar estou muito triste. Esse artigo é muito bom, gostaria de agradecer e dizer que vou seguir estas dicas. Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Ryan

faz 3 semanas que terminei meu namoro que durou 1 ano, ja tinhamos uma amizade antes que virou amor, um amor intenso de ambas as partes, mais que chegou ao fim, foi uma grande decpcao , por que as lembrancas sao muito fortes, os planos que faziamos, desenhando como seria a nossa casa e de tudo que foi dito um para o outro, provas de amor e etc…
depois que terminamos pouco tempo depois eu fui a casa dela pq queria ouvir isso diretamente olhando nos olhos dela, ela nao conseguiu comecou a chorar e me abracou muito forte, e me disse que nao imagina a vida sem mim e sem todas as coisas bobas que faziamos juntos, e pouco tempo depois ela ligou e voltou a terminar dizendo que era uma covarde e nao conseguia terminar olhando pra mim, disse que o motivo do termino era pq ela queria mais liberdade, queria viajar sem ter que olhar pra traz e sentir culpada por qualquer coisa, ela nao iria conseguir fazer umas das coisas que mais ama que e viajar sabendo que tem uma pessoa esperando (ela era mochileira ate me conhecer dai parou de viajar por aee rs) depois do nada voltou a bater essa vontade de liberdade e ficar sozinha ela e a estrada e decidiu terminar, msm com tudo isso ela pediu um tempo pra ela decidir se e certo o que ela estava fazendo, e disse que futuramente poderiamos ficar juntos novamente quem sabe!? ate eu ficar for;ando a barra por telefone e discutirmos feio, onde ela disse que nao gosta mais de mim e que eu estava ficando chato por esta tocando no assunto.
ela me ligava todos os dias, ja nao quer mais falar no telefone comigo, isso ja faz 2 semanas, nem pelo facebook ela fala, so quando eu puxo o assunto e msm assim nao fl com uma alegria que parece forcada, nos temos os mesmos grupos de amizades se encontramos principalmente no facebook todos os dias msm sem se falar tanto como antes, todos dizem que ela ainda gosta de mim, parece que ela quer esse tempo, nao sei o que fazer, naos sei se devo esquecer e seguir e perder de vez ou ficar por perto dando esse tempo pra v se nao e so um problema de casal como ela mesmo ja disse ME AJUDEM POR FAVOR TEM DIAS QUE ESTOU BEM, E TEM DIAS QUE ESTOU MUITO MAU,as lembrancas sempre voltam e pra piorar tah chegando aniversario de namoro e o aniversario dela, tenho medo de cometer um erro e jogar tudo fora….

Avatar for Miguel Lucas
Nicolly

Lucas, sempre fui desprezada pela minha mãe. Tive depressão por dois anos e ela me ofendeu muito, só me ajudava qndo eu me humilhava…chegou ao ponto de dizer q eu iria passar fome.
Precisava conversar com um psicólogo, mas, n tenho grana.
Quero dé uma virada, mas, preciso de ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Meu pai faleceu quando eu tinha menos de 2 anos, e logo então, minha tia [irmã dele] me adotou. Pelo fato de minha mãe biológica não ter condições psicológicas de cuidar de mim, e foi morar com outro homem. Enfim, cresci sendo criada por minha tia e o marido dela, no qual até hoje considero e o chamo de Pai. Eles tiveram 2 filhos, nos quais chamo de irmãos e tenho uma convivência tranquila.. mas sei lá, ás vezes percebo a diferença em como minha tia trata minha ”irmã”, acho que venho comparando tudo que ela faz por ela, e me sinto deslocada, como se eu fosse uma intrusa. Como se essa vida não fosse minha. Sinto muita falta de meu falecido pai, gostaria que ele tivesse aqui comigo. Gostaria de me sentir em casa, coisa que não sinto mais com meus pais adotivos. Será que isso é tudo coisa da minha cabeça, ou é normal ocorrer essa diferença no tratamento de pais com seus filhos legítimos? Desde já, obrigada pela atenção :/

Avatar for Miguel Lucas
antonoa zanelato

compouco tempo de casada convidei umaamiga pra passear na minha casa. depois de quase tres a coisa de pura seduçaonos tive a confirmaçao que eles eram amantes / Li coisas picantes da intimidade dos dois no msn/ doe ate hoje. as vess meu esposo defendia a bandida e me humilhava

Avatar for Miguel Lucas
Hilda

Então eu gostaria de saber se é saudável meu atual namorado só ficar falando e vivendo do meu passado, é assim, ele teve uma vida de casado mto boa e foi fiel a esposa até ela falecer, eu tive uma vida, diferente, conheci outras pessoas e me relacionei com elas, o problema é que ele nunca para de falar nisso, quer saber de tudo, muitas vezes em detalhes e isso tem me incomodado muito, prq em algumas ocasiões ele fala de uma maneira como se eu o ferisse por causa de como eu fui, o fato é hoje penso diferente, e vivo diferente, sou uma pessoa melhor e não sei o que fazer pra que ele viva do nosso presente sem ficar pensando no meu passado o tempo td. pode me dar uma dica?

Avatar for Miguel Lucas
le

Estes últimos 2 meses estão sendo insuportáveis .depressão ,stress,namoro por um triz .vejo casos e casos aqui ,reflito muito ,mesmo assim nao acho explicação ou saida .ista esta me sufocando.preciso de ajuda antes que eu fique louco,,,ja estou me perguntando isso .se poderem me ajudar agradeço…obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Fa

Le, eu sei o qe está passando porque me sinto da mesma forma. Como se a qualquer momento algo muito louco fosse acontecer. Todos os dias tento ao acordar, dizer a mim mesma que vai ser o melhor dia da minha vida. Mas ao final, estou esgotada e sem esperanças. Hoje estou me agarrando em orações. A todo momento que entro em angustia e desespero, procuro um canto e rezo muito. Oração do Credo está me fazendo muito bem. Não sei sua religião, não importa, desde de que acredite em algo superior. Se entregue, peça para retirar do seu coração e de sua mente estes pensamentos. Tem me aliviado muito.

Avatar for Miguel Lucas
Fa

Li tudo desta página e me identifiquei com várias pessoas. Estou atravessando um momento de muita angustia, depressão, tristeza profunda, desanimo. Tive um casamento de 22 anos que acabou de uma forma muito ruim, para mim e minhas filhas. Mas já se vão 14 anos de separada. Nos ultimos 9 anos tive outro casamento que, foram 2 decepções em menos de 1 ano. A pessoa não me disse uma palavra sequer. Depois de 7 meses me procurou pedindo perdão e eu burra o aceitei novamente. Após 6 meses de felicidade, novamente ele me abandonou sem dizer uma palavra. Se escondeu literalmente. Fui muito humilhada das 2 vezes. Creio que seja o fato de te-lo perdoado e aceitado novamente que me fez tanto mal agora. Nunca fui uma pessoa de perdoar, e acho que nos dias de hoje é preciso muita coragem para esse ato. Dei a segunda face e apanhei novamente. Sinto raiva de mim. Estou isolada, sem amigos, envergonhada e sem vontade de viver. Busco em todos os lugares uma forma de acalmar meu coração e me trazer a paz que eu sempre busquei. Para piorar moro com minha filha que vai casar e ficarei completamente sozinha. Sinto que não estou preparada para viver só. Sempre fui só. Mas sempre sonhei em envelhecer ao lado de alguem. Queria muito conseguir colocar em pratica todas as coisas aqui escritas, mas sabemos o quanto no dia a dia isso se torna muito dificil.
Tenho saudades de mim, de quando fui feliz. Há mito tempo não sei o que é isso.

Avatar for Miguel Lucas
Caol Duarte

Olá , u me chamo Carol , tenho 16 anos , então , eu comecei a namorar um rapaz com 14 anos , um mês antes de completar 15 , ai eu me apaixonei por ele , ficamos juntos 1 mês e terminas , ficamos um mês separados e logo voltamos de novo , e dps terminamos mais 4 vezes , na 4 º vez foi definitivo , e eu descobri que ele me traiu no começo do namoro , ai perdoei ele mais nunca voltei com ele, dai , eu fiquei meses praticamente chorando , e hoje em dia eu não consigo gostar de ngm , acha que eu posso estar com trauma ?
PS: Eu também tanho transtorno obsessivo compulsivo também , e acho que posso estar com depressão . Por favor me ajudem . Obg !

Avatar for Miguel Lucas
Hugo Nunes

Bom o meu acabou do nada sem saber!!!!! mas descobri quando eu conversei numa boa e ela me expulsando falando que eu não cavalheiro e romantismo eu nunca deixei de ser assim a ninguém fiz tudo para evitar que me ouça mas não adianta ele parece infantil tudo para ela queria deleta em tudo mas ela que não sabe receber carinho e amor não quero que ela sofra e sim ela me deletou em tudo menos contatos no celular mas redes sociais ela me deletou mas garanto que tudo isto vai passar e Deus vai mostrar a ela que era eu do lado dela mas agora vou curti a minha vida estudar e trabalhar como to fazendo agora e não me apegar em mais ninguem porque isso ja é 2 vxz que sofro com isto

Avatar for Miguel Lucas
BARBIE

EPAH NEM SEI O QUE DIZER AS VEZES SO MII APETECE MORRER TIVE UMA DECEPCAO MUITO GRANDE POR PARTE DO MEU NAMORADO ELE TRAIO ME TENTO DE TUDO PARA ESQUECER MAS PARECE QUE NADA SER ESTE SITE AJUDA ME MUITO POR QUANDO LEIO ISSO ME SINTO QUE NAO ESTOU SO NESTES MUNDO E DESEJO FORCA A TODA gente que passa pelo mesmo

Avatar for Miguel Lucas
Hugo Nunes

È Barbie para você ver como as coisas são assim eu digo estamos aprendendo e vivendo coisas novas basta pensar nisso somos de pedras que nunca se quebra apena é forte com as atitudes de vida.

Avatar for Miguel Lucas
edidelson

Minha vida tem tomado rumos semelhantes ao que acabo de ler incrível sou atacado pela minha esposa por não ser pro ativo colocar culpa no meu pai por não ter opção pela falta dele na minha vida quando mais precisei enfim preciso superar isso esta acabando comigo em tudo.

Avatar for Miguel Lucas
raquel

é verdade pois sinto td isso.nao consigo ver melhoras pra mim ,nao tenho ninguem pra dizeu eu amo vc sou importnte pr vc muito triste,pois meu marido me traiu e mentiu de mais foi uma decepçao muito grande hoje nao consigo seguir mimnha visa,meu ex marido ja casou umas 4 vezes e eu na mesmacom um sentimento ruim muito triste.peço ajuda pois meu auto estima esta la em baixa.nao consigo ver melhora pra mim,nao consigo te ninguem,doi muito ele ta feliz e eu sempre dess jeito

Avatar for Miguel Lucas
Marllon

Gente, fui humilhado a quase 1 ano, tenho agora 15 anos, juntaram 4 garotos pra me bater(mas não é briga de final de aula), o pior que foi na rua, fui pisoteado e unica coisa que consigo pensar é em "esquecer" ou me "vingar", estou cansado de sentir sensações ruins lembrando disso, não procurei a ajuda de ninguém(meu pai e minha mãe não fazem nem ideia que isso aconteceu), e pensei na época(quando aconteceu) que eu ia me esquecer, mas, eu continuei lembrando disso, o que me dá mais raiva que eles bateram em mim por curtição(atoa), e penso sempre em me vingar, já me sinto preparado pra me vingar de um deles e sentir a sensação de alivio, o que devo fazer? me "vingar" (ter uma sensação de alivio) ou "esquecer" (superar tudo).

Avatar for Miguel Lucas
Alex

O mundo é lotado de idiotas e covardes. Procure um psicólogo…

Avatar for Miguel Lucas
Jacqueline Luna

Olá tenho 20 anos, moro longe dos meus pais desde os meus 15 anos de idade. Vou contar um pouco da minha história, como sou,o que passei e o que estou passando atualmente: Desde a minha infância fui rejeitada pelo os meus pais, eles me aceitavam porque simplismente não tinha outra saída, sou uma pessoa muito carente, triste, traumatizada e angústiada, sinto que eu não deveria ter nascido, mas ao mesmo tempo ,penso que tenha sido um próposito de Deus, a vontade de Deus.
Mesmo rodeada de pessoas, sinto uma solidão profunda, como se eu estivesse dentro de um quarto escuro sozinha, já tive depressão anos atrás, só que infelizmente sinto que os sintomas da depressão estão se instalando novamente em mim, eu não queria poder ter que viver a situação horrível da depressão profunda, é muito sofredor e angústiante. Anda comigo desde os meus 10 anos de idade um trauma do meu pai, que ele me bateu, ao ponto, que cheguei a desmaiar, foi horrivel, isso não sai da minha mente, sempre lembro disso e quando lembro choro bastante, não consigo me livrar desse trauma, já fiz de tudo, Não tem como esquecer,quando vejo as cicatrizes pelo meu corpo, tanto cicatrizes exteriores quanto as interiores, é muito dificil ter que passar por isso, talvez eu devo me conformar e aprender a conviver com isso, tentar não olhar muito pro meu corpo e não ver as cicatrizes que me fazem lembrar do momento de terror,como vou poder viver sem olhar pro meu corpo, pra não chorar? São perguntas que não tem respostas, eu chego a questionar tantas coisas e até hoje não consegui seque nenhuma resposta. Ha vale lembar que tentei suicidio 2 vezes , só as vezes que tentei, sem falar nas vezes que pensei, na 1ª vez que tentei suícidio nao tive exito,foi quando tomei remedio pra tirar a vida, simplismente fiquei de cama por uma semana, já na 2ª tentei suícidio com arma branca, a faca não perfurou nenhum orgão vital, simplismente só perdi sangue, também não teve exito. Entretanto, eu sofri na infância, era rejeitada pelo os meus pais, tentei suícidio quando tinha depressão profunda, sofri violência física por parte do meu pai que me bateu com intenção de me levar ao obito, só que ele não teve exito, apenas só desmaiei,sofri violência física e verbal tanto da parte do meu pai , quanto da minha mãe. Uma coisa que nunca esqueço é que quando meu pai estava me batento, minha mãe dizia pra ele naquele momento,que não era pra ele parar de me bater, e incentiva ele a bater mais, choro muito quando lembro dessas palavras. Infelizmente eu tenho que carregar isso comigo , até o fim da minha jornada terrena. Miguel Lucas se puder ajudar com alguma palavra, ficarei a disposição ler suas palavras. Att de já agradeço. Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Boizão HUEHUE

Eu sinto vergonha de você! Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Karen

Nossa! Estou lendo os depoimentos de todos os que publicaram e cheguei à conclusão que todas as pessoas sofrem! Mas, conforme o artigo, precisamos tomar uma atitude com relação ao nosso sofrimento, podemos escolher se vamos deixar a tristeza invadir e permanecer por um longo tempo ou se vamos procurar algo de bom para nós! Vamos procurar algo de bom! Quem quiser conversar, meu e-mail é kploc@hotmail.com Abraçoos!!

Avatar for Miguel Lucas
julia silva

SIMPATIA PRA PESSOA AMADA SE ARREPENDER E VOLTAR LEIA SOZINH@ porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre JC de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME escrever ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo que JC venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele JC não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME escreva e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48h você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma.

Avatar for Miguel Lucas
kely cristina

Já passei por grandes dificuldades,como qualquer mortal comum,caio 7 levanto 8,tenho depressão mista,e agarofobia,sou filha de mãe solteira,portanto não tenho o nome do me pai em meus documentos,hj estou com 43 anos,não cheguei a conhecer o meu pai,pois ele teve infarto fulminante aos 32 anos de idade,nunca o vi,nunca pronunciei a palavra pai,e por ser mista,quando estou para baixo,logo me vem ele na cabeça,é dilacerante,é ivoluntário,já fiz terapia por anos,psicodrama,terapia em grupo,livros de auto ajuda perdi a conta de quantos tenho e já li todos,mas essa falta do meu pai,me intriga,não consigo esquece-lo,hj fiz uma tatuagem com seu nome,bem visivel,onde posso ver diretamente,sou inteligente,articulada,expresiva,mas vou morrer sem entender,o porque ele me faz tanta falta,tem momentos que aceito,depois volta tudo de novo,sei que jamais vou ve-lo,mas não descobri o porque isso me atormenta tanto! Acredito que boa parte dos problemas que tenho,está ligado diretamente a ele,é muito complexo,do complexo,normalmente seres humanos,nascem de um amor,de um romance,para eu estar aqui foi apenas uma noite,não consigo entender isso,e minha mãe era uma inconsequente,e hj eu pago pelos erros e as atitudes dela infelizmente,mas mesmo assim amo minha mãe,mas no fundo amo mais o meu PAI.

Avatar for Miguel Lucas
patricia

Estou me privando de ser feliz por causa de um garoto que não está nem ai pra mim
E o pior disso tudo e que já estou cansada de tocar nesse assunto as pessoas pra quem eu falo sentem pena de mim poxa deveriam em ajudar e esquecer esse cara!!!!
Não quero mais velo
Me irrita o fato de saber que ele ta sendo feliz mais que eu
Eu simplesmente não sei encarar essa realidade pra mim a qualquer momento ele vai se tocar e vai voltar pra mim vai implorar meu amor vai me desejar como mulher e principalmente vai valorizar todo meu esforço.
Mas no fundo sei que tudo isso é mentira porque ele não vai parar a vida dele por mim eu olho pra ele e vejo o quanto ele ta se divertindo com outra menina aquilo que eu não deu de certa forma ela ta fazendo melhor.
Eu estou triste, pois não aquento ver eles dois tento disfarçar quando vejo eles juntos sorrindo mas por dentro ta doendo .
Eu não sei como segui em frente essa é a realidade só queria que alguém me auxiliasse

Avatar for Miguel Lucas
Welica fernanda

Olá,Jaqueline Luna;ou Miguel Lucas,vou dizer algo muito importante a vc ,Jesus te ama meu querido,faça o seguinte,entre no seu quarto e busque a Deus de todo o teu ser, faça com que seu coração se achegue a ele,sabe porque?porque Deus tem um grande plano na sua vida,vc sabe,que vc deveria sentir pena de seus pais,pois são pessoas doentes com sérios problemas e que lá no fundo de seus corações sentem uma dor insuportável,sem contar que eles também não receberam amor,e que com certeza tiveram experiencias traumáticas.olha só não carregue isso cm vc,procure ser um bom pai ou boa mãe,fazer sua família feliz.não esqueça que acima de tudo existe alguem que assiste a tudo que vc tem passado,vou te contar o que passei. Durante minha infancia passamos por muitas dificuldades,somos em seis irmãos cinco meninos e só e de mnina.então a gente passou por muita nescecidade,muitas vezes não tinhamos o que comer,nunca tivemos calçados e roupas novas,andávamos sempre descalços,sempre fomos evangelicos,e até mesmo dentro da igreja havia algumas pessoas que nos desprezavam,no grupo de jovens ficavamos de fora,enfim.ninguem dava nada por mim nem mesmo pela minha família,e por isso tambem me sentia muito humilhada,mais um dia Deus me fez uma promessa.prometeu que iria fazer por mim algo que muitos se perguntáriam ,Mais essa?pra resumi qando completei 20 anos conheci uma pessoa em um congresso de jovens,eu não sabia que ele não era evangelico,quando vi ele me apaixonei e senti que me casaria cm ele terminando o congresso fui embora sem ao menos trocar uma palavra,não sabia quem era ele de onde era.Bem, se passou um mes ele apareceu na minha casa falando havia se apaixonado por mim e que queria se casar comigo,fiquei assustada pois ele morava a 110 km da minha cidade,aí meu pai ficou bastante receoso mais permitiu nos conhecer melhor,em apenas 6 meses estavamos casados,e o que todos se surpreenderam foi o fato de Deus ter me dado uma pesso cm uma ótima condição financeira e que ´´e um exelente marido exelente pai,e ainda essas pessoas que me humilhavam receberam de nós ajudas financeira.bom isso é só um pouquinho do que passei esta bastante resumido,mais o que quero dizer é que nada pode tirar de no´s o que Deus tem nos reservado,as pessoas podem nos apedrejar mais Deus é fiel para nos exaltar,seja na sua vida emocional conjugal financeira.OBS;eu recebi de Deus muitas coisas principalmente bens material mais jamais vou me exaltar por isso e sempre Deus será prioridade na minha vida,pois aqui tudo se acaba e o que dura para sempre é vida eterna em Cristo Jesus.bem,então meu amigo(a) busque a Deus ele sim te ama incondicionalmente,a mãe pode esquecer do filho que viu nascer mais Deus jamais esquece daquele que ele gerou e que teme a ele.bjus Deus te abençoe fique com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Welica fernanda

Olá,Jac
queline Luna;ou Miguel Lucas,vou dizer algo muito importante a vc ,Jesus te ama meu querido,faça o seguinte,entre no seu quarto e busque a Deus de todo o teu ser, faça com que seu coração se achegue a ele,sabe porque?porque Deus tem um grande plano na sua vida,vc sabe,que vc deveria sentir pena de seus pais,pois são pessoas doentes com sérios problemas e que lá no fundo de seus corações sentem uma dor insuportável,sem contar que eles também não receberam amor,e que com certeza tiveram experiencias traumáticas.olha só não carregue isso cm vc,procure ser um bom pai ou boa mãe,fazer sua família feliz.não esqueça que acima de tudo existe alguem que assiste a tudo que vc tem passado,vou te contar o que passei. Durante minha infancia passamos por muitas dificuldades,somos em seis irmãos cinco meninos e só e de mnina.então a gente passou por muita nescecidade,muitas vezes não tinhamos o que comer,nunca tivemos calçados e roupas novas,andávamos sempre descalços,sempre fomos evangelicos,e até mesmo dentro da igreja havia algumas pessoas que nos desprezavam,no grupo de jovens ficavamos de fora,enfim.ninguem dava nada por mim nem mesmo pela minha família,e por isso tambem me sentia muito humilhada,mais um dia Deus me fez uma promessa.prometeu que iria fazer por mim algo que muitos se perguntáriam ,Mais essa?pra resumi qando completei 20 anos conheci uma pessoa em um congresso de jovens,eu não sabia que ele não era evangelico,quando vi ele me apaixonei e senti que me casaria cm ele terminando o congresso fui embora sem ao menos trocar uma palavra,não sabia quem era ele de onde era.Bem, se passou um mes ele apareceu na minha casa falando havia se apaixonado por mim e que queria se casar comigo,fiquei assustada pois ele morava a 110 km da minha cidade,aí meu pai ficou bastante receoso mais permitiu nos conhecer melhor,em apenas 6 meses estavamos casados,e o que todos se surpreenderam foi o fato de Deus ter me dado uma pesso cm uma ótima condição financeira e que ´´e um exelente marido exelente pai,e ainda essas pessoas que me humilhavam receberam de nós ajudas financeira.bom isso é só um pouquinho do que passei esta bastante resumido,mais o que quero dizer é que nada pode tirar de no´s o que Deus tem nos reservado,as pessoas podem nos apedrejar mais Deus é fiel para nos exaltar,seja na sua vida emocional conjugal financeira.OBS;eu recebi de Deus muitas coisas principalmente bens material mais jamais vou me exaltar por isso e sempre Deus será prioridade na minha vida,pois aqui tudo se acaba e o que dura para sempre é vida eterna em Cristo Jesus.bem,então meu amigo(a) busque a Deus ele sim te ama incondicionalmente,a mãe pode esquecer do filho que viu nascer mais Deus jamais esquece daquele que ele gerou e que teme a ele.bjus Deus te abençoe fique com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
vanessa

Ola meu nome é vanessa tenho 23 anos
em 2012 fiquei numa situação me apaixonei perdidamente
por um homem em pouco tempo começamos a namorar
ai perdi meu emprego começou a ficar difícil
pois descobri uma gravidez nao desejada fomos morar juntos
e ai começaram os problemas acredito q tudo aconteceu rapido demais
comeceu a ver traições conversas por celular mas nada de concreto eu perdoei mas minja cabeça é umacconfusão pq eu fiquei ciumenta nao consigo aceitar o fato de me dedicar a uma pessoa ela simplismente jogat tudo fora dizer q me ama e fazer coisas q nao condiz

e hj estamos juntos nao sei se o perdoei mesmo pq nao consigo
superar tem uma magoá muito grande a gente vive bem mas isso atormenta e acaba tendo algumas desavenças tento superar mas nao consigo as vezes do nada eu lembro das coisas e sofro muito.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Antonia Di Felippo

Se desligue imediatamente de quem não te merece. Cuide de sua filha e seja feliz.

Avatar for Miguel Lucas
Léia

Vanessa, procure esquecer o que passou e pense em você mesma! Não fique procurando mais coisas, por que quem procura acha! E doi muito!!!!!!!!!! Vivi uma história parecida com a sua… E procurei coisas, achei mais do que estava preparada para encontrar… Voltei, mas no fundo nunca esqueci, principalmente por que procurei de novo e de novo… e achei de novo e de novo! E quanto mais os anos passam, mais aumenta a nossa dor.Por que, muitas vezes, deixamos nossas carreiras de lado para cuidar de um filho, da família e não somos valorizadas, temos ao lado alguém ridículo que é capaz de ficar trocando msg de cel na nossa frente achando que não percebemos. Sempre aconselho a minhas amigas mais jovens, quer ficar com homem deste tipo fique, mas saiba que dificilmente ele vai mudar! Agora, dei um basta numa relação ruim que tomou dez anos da minha vida! Caso vc decida continuar casada, de uma chance de verdade ao relacionamento, esqueça o que passou ou finja que esqueceu e pense em vc e se vc quer continuar com esse casamento! Procure emprego, faça um curso e viva sua vida. Analise se ele é bom em outros quesitos como ser trabalhador e bom pai e bola pra frente. E se mesmo assim, ele continuar a te desrespeitar, sinto muito, vc não vai ter outra saída, vai ter que que pular fora e recomeçar sua vida. Tente não sofrer tanto minha querida. Não coloque tua felicidade nas mãos de outra pessoa!

Avatar for Miguel Lucas
Mônica

Olá, tenho 45 anos, sou casada e bem casada, tenho duas filhas maravilhosas, mas sofro muito com minha família , meus pais e irmã . Minha família é muito problemática e porque casei e com tempo fomos ficando bem de vida, minha mãe e minha irmã me cobram o tempo todo . Tenho uma irmã que nunca foi estável , teve problemas com droga, já apanhou de namorados,mora sozinha, mas depende muito da ajuda do meu pai, para ajudar no aluguel e outras coisas. Sempre ajudei muito eles, e nunca me valorizaram por isso, me cobram constantemente, dizem que tenho obrigação e raro ligarem pra mim, pra saber se estou bem, se preciso de alguma coisa,a nao ser por interesse. Morrem de ciúmes da família do meu marido, dizem que dou mais atenção ora eles, e é verdade, pq minha mãe me mandou embora de casa levando minha mala pra minha sogra com poucas roupas, e quem me ajudou por diante foi a família do meu marido, são todos carinhosos até hoje. Já tenho 29 anos de casada, e esse inferno me persegue , meus pais estão envelhecendo e cada vez pior, quando precisam de algo urgente estou sempre presente, mas não freqüento mais a casa de meus pais constantemente, pq me sinto mal, eles fazem eu sentir isso.meu marido sempre ajudou e eles sempre falando mal dele. Meu pai aposentou e meu marido deu emprego pra ele de fazer serviços em banco, coisas não complicada e minha mae disse que isso não era ajuda, que era trabalho escravo, pelo amor de Deus, que mãe é essa? Ele tinha vale de transporte, vale alimentação de 350,00 , salário e plano da Amil. Bem to cansada sabe, e não sei o que fazer, já conversei, já tentei de tudo. Me afasto cada vez mais pq passo mal com isso, tem muita coisa ainda pra contar, coisas que passei quando era pequena até adolescência. Mas já basta … Mesmo assim gostaria muito que eles me amassem de verdade, falassem coisas boas pra mim, sem esperar nada … É isso

Avatar for Miguel Lucas
Feeliciano Sebastiao

o que eu faco com o emu chefe, eu tabalho muito ate fila de semana mas ganho pouco,

Avatar for Miguel Lucas
Maria Antonia Di Felippo

Feliciano. Procure outro trabalho que te faça mais feliz. Esse não serve para ninguém.

Avatar for Miguel Lucas
Lara

Olá tenho 15 anos e tenho depressão,eu não me aceito do jeito que eu sou,não sou feliz,e só vivo no passado.á quatro anos atrás eu era uma pessoa alegre,com perspectiva de vida meu sonho era ser jornalista,era bastante esforçada e tinha o meu corpo que eu amava,em 2011 minha vida começou a virar de cabeça pra baixo,comecei a engordar mas nada de arlamante,entrou 2012 e quando eu me vi no espelho não acreditei no que eu vi;rosto redondo,cheio de espinhas e cravos,a partir daí eu nunca mas fui a mesma,na escola sofri Bullyng me chamavam de cara de choquito,de feia e agora quando alguém fica me olhando meu corpo paralisa,eu tenho medo de sair na rua com medo das pessoas rirem de mim.sinceramente eu tô no fundo do poço JAMAIS eu pensei que ia passar por isso.minhas tias ficam dizendo que eu estou gorda,ficam dando palpite na roupa que eu uso,afff eu me entreguei de vez talvez eu nunca mais saia desse buraco que quando eu fui perceber já era tarde.sempre quando eu vejo alguma foto minha antiga e quando escuto aquelas músicas dos meus momentos felizes aí que eu desabo no choro sempre tem aquela coisa que me faz lembrar.porque Deus permitiu que eu ficasse assim se eu não sou uma pessoa ruim,ao contrário. e tipo eu não falo nada pra minha mãe porque ela não vai me ajudar.gente,minha vida estacionou no ano de 2010 e eu não consigo sair dele eu tento sair do poço mas parece que tem alguma coisa que não me permite sair é uma sensação muito estranha.pelo amor de Deus,o que eu faço.. não vejo saída para o meu problema só choro,choro e choro eu só queria ser uma adolescente magra,feliz,confiante e bonita eu não entendo porque as qualidades que eu tinha Deus me arrancou sem dó nem piedade sem ter ligado pra minha dor,eu estou a ponto de pirar de vez

Avatar for Miguel Lucas
L.L

Ai menina as coisas são tão estupidas neh?!!
Eu também estou nessa situação,eu tive um problema na infância (câncer no olho) e tive que tira-lo…desde então venho sofrendo na vida, pior parte é que minha vida tá estagnada, também estou em depressão e não consigo sair desse buraco..Nem sei mais o que fazer.O pior de tudo é que eu quero viver em plenitude mas outra parte de mim quer morrer…

Eu espero que você se erga nessa vida, e que recupere se dessa fase.
Fique com DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Lara

L.L–>Obrigada, também desejo que você seja muito feliz.
Sabe depressão é doença da alma e quando estamos nessa situação nosso corpo fica carregado de energia negativa.e o mas engraçado é que essa "doença não deixa cicatriz visível" mas por dentro estamos destruídos e desiludidos com a vida,e as pessoas que estão de fora dizem "depressão nada,isso se chama preguiça e frescura". só Deus para nos ajudar.sábado eu fui no shopping e entrei em uma loja de roupa e a minha mãe mandou eu escolher roupas pra mim,só que eu disse que nada ali prestava,e quando eu vi a garota da minha idade com a mesma calça jeans que eu tinha na época que eu era magra aí que eu fiquei com raiva,sabe que eu fiz;saí de lá,estava com 100 pratas no bolso comprei uma torta grande de morango e chocolate,comi apenas um pedaço e dei toda a torta pra minha vizinha.já me cortei duas vezes e por incrível que pareça não atingiu nenhuma veia do meu corpo talvez não chegou a hora de morrer.mas eu espero que todos que esteja com depressão consiga sair dessa.fique com
Deus também,e esperando que dias melhores virão..

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Meu caso é outro.. sempre guardo raiva e rancor de pessoas q me decepcionaram no passado e n consigo resolver isso.. sou mt agitado e nervoso

Avatar for Miguel Lucas
Cinthia

Tenho 20 anos. Há 2 anos perdi o meu pai e derrepente minha vida desabou. Fique presa a dor de perde o meu orientador, a pessoa que mais apoiava-me. Ele me fazia pensar que tudo era possivel e quando ele faleceu perdi a minha confiança, o meu "aconchego", a minha esperança. Não senti mais vontade de lutar.
Logo depois disso descubri que a pessoa que eu mais admirava, que mais eu confiava andava me traindo. Minha irmã! Eu sempre adorei ela, ela sempre foi minha melhor amiga.
Os filhos dela sempre tratei com meus… não acredito que ela pode ser tão má comigo.

Nesse momento, estou gravida de 5 meses e meu marido é incrivel comigo. Ele me apoia, me dá carinho, faz de tudo para me agradar. Porém se algum momento ele chega um pouco mais tarde da faculdade ou se fica trabalhando em busca de uma vida melhor para a nossa familia. Já me senti abandonada, como se ele não me desse atenção. Mas eu sei que a situação não é essa. Eu sei que o problema está em mim.

No meu trabalho não consigo me relacionar com as pessoas. Arrumei um monte de desculpas e sempre joga a culpa nos outros pelo fato de não fazer amizade com eles.
Meu pai sempre ensinou a ver o lado bom das coisa, porem não tenho conseguido colocar em pratica.
Depois que meu pai faleceu perdi meu rendimento regular e com isso senti que meus amigos se afastaram de mim. Fiquei completamente sozinha.

Eu sei que o problema não são as pessoas. Sei que isso tudo está em mim!
O fato da minha mãe sempre ter me deixado sozinha e por nunca ter ninguém para conversa comigo quando era criança na sai da minha mente.
Estou completamente confusa. Tudo de ruim que já passei fica rodeando a minha mente e não consigo viver.

Tenho medo de prejudicar o meu casamento, não quero perder o meu marido, pois eu o amo muito. Eu sei que ele me ama, mas se as coisas continuarem dessa maneira ele vai se enjoar de mim.

Sempre ando chorando, resmungando, reclamando, evitando as pessoa… ele tem uma familia maravilhosa que nos apoia e que tem muito amor. O amor de familia que nunca tive! Não quero estragar tudo… preciso de ajudar. Preciso de ajuda urgente!

Tem como me ajudar? Preciso procurar um médico?

Avatar for Miguel Lucas
jamile nunes

Tenho 16 anos.Nao sei pq algumas pessoas mim rejeita. Tento o máximo mim aproximá mais msm assim nao gostao di mim. Na escola sempre so tenho uma amiga sempre vejo a outras meninas com varias amigas e quando conssigo mim aproximá da quelas pessoas sempre da errado conheco varias pessoas mais so tenho 11 pessoas com quem posso conta di vdd. As vezes mim da vontade di fazer uma besteira comigo msm pois desdi di pequena penso qui as pessoas nao gosta di mim.

Avatar for Miguel Lucas
antonio plinio de almeida monteiro

Passei por minha vida procurando um significado para viver. Tive 25 psicólogos, que o máximo que conseguiram, além é claro, de receber seus honorários, me manter vivo, o que realmente acho muito pouco, para que continuar vivendo, se sou uma pessoa profundamente infeliz ; sem rumo, sem motivação para trabalhar, para me divertir.

Avatar for Miguel Lucas
jair rosa

Ola tenho 37anos e ha 8 anos sou evangelico ,mas a alguns anos sinto muitas saudades do passado e vivo saindo da igreja e voltando ,vivo na duvida se vivo uma vida livre mundana ou fico na igreja,por isso não consigo viver o presente não consigo me divertir parece que vivo em outro mundo,choro muito ,tenho a impressão que nunca ou ser feliz me ajudem por favor

Avatar for Miguel Lucas
maeny santos

As vezes tudo o que precisamos é de alguém que nos entenda de verdade, e compreenda que nós seres humanos somos falhos e cometemos erros… As vezes por pura estupidez, mas conviver com isso no presente é hórrivel pois parece não ter fim.
Sensação de arrependimento, culpa e de que poderia ter feito diferente, encomoda os nossos dias no presente, aprender a lidar com isso parece dificil mas nós sabemos que não é IMPOSSIVEL.

Avatar for Miguel Lucas
Luana

Olá!
Adorei o artigo e realmente achei muito útil.Tenho 28 anos e a exato 1 ano eu enfrentei um aborto com 9 semanas, mesmo o filho não sendo planejado sofri muito com a perda entrei em um luto que ainda me acerca,me senti frustrada,com raiva,impotente perante o que me ocorreu,culpei a vida, a mim e meu namorado desde então senti que além do feto havia perdido tbm a minha felicidade,fé e vontade de viver. O que me alivia um pouco é o apoio de minha familia ,amigos e do meu namorado que se manteve do meu lado me apoiando e ajudando a ”enfrentar”o ocorrido.Nos comprometemos um com o outro a de certa não tentar superar e seguir em frente,lendo o artigo eu realmente me convenci que infelizmente é impossivel simplesmente apagar, ou passar por cima de alguns fatos, mas sim aprender a conviver com eles ,superar e seguir em frente.Tento me focar no nosso futuro,no meu trabalho e nas palavras que geralmente escuto quando entro ou relembro o assunto; – Vc não vai conseguir seguir em frente e se realizar se ficar presa as infelicidades,os fatos,estas coisas acontecem ninguém é imune,temos que ser fortes e ir adiante,não adianta tentar culpar algo ou alguém além de não adiantar não vai mudar nada! Claro que me permito uma vez ou outra chorar,desabafar,mas tento não fazer disso um obstaculo para mim pois tenho certeza que anda tenho muito o que viver e vou alcançar meus objetivos e me realizar.
Acredito que algumas vezes algumas coisas acontecem para nos trazer aprendizado e amadurecimento (mesmo que sendo duramente impostos).Agora quero mais do que nunca conseguir e vou continuar tentando.

Avatar for Miguel Lucas
rafael

OI Bom dia !
Gostei do artigo, mais eu tenho um trauma uns dois anos a minha namorada (e atual esposa ) me traiu e ficou mentindo um tempão até que descobri eu não separei dela pq gosto dela, mas o ruim é que isso causou um trauma me sinto muito mal não consigo deletar essas lembrança da cabeça e isso dói muito o que devo fazer se toda vez que vejo ela vem esta lembrança.

Avatar for Miguel Lucas
Tânia

Boa tarde Rafael!
Você precisa liberar o perdão para a sua esposa. Se você não terminou é pq ama, se quando conseguir liberar o perdão, você não vai apagar isso da sua mente, infelizmente, mas o fato não irá te perturbar mais.
Se apegue com Deus e peça a ele para tirar essa dor do seu peito e perdoe a sua esposa, declare isso para ela.
Que vc seja muito feliz!!!
Quer o amor, o respeito, a lealdade, a amizade o companheirismo passa estar no relacionamento de vocês.
Graça e paz!!!

Avatar for Miguel Lucas
teresa

estou com um problema
Estou casada, infelismente o meu marido engana-me.
Ja encontrei menssagens no telefone dele, ele trabalha num outro pais.
O peor e que a gente ja nao fala de amor, tenho receio de falar de amor pois nao sei se ele estara a ser sincero comigo, ou flara comigo pensando na amante.
Sinto-me so.

Avatar for Miguel Lucas
Lucerne

Boa noite
Como é importante alguém q entenda o qto é duro o processo de luto
Muitas vezes perdemos a nossa identidade
Temos q nascer de novo e isso não é fácil
Reconstruir quem agora devemos ser porque o que fomos não cabe mais
Gostei muito de seu artigo
Espero encontrar no seu livro uma luz capaz de clarear minha mente e tentar ser feliz um pouco
Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Rosangela Barreto

Infelismente acho quase impossível vencer a mágoa de uma injustiça.

Avatar for Miguel Lucas
Rafa

Olá Miguel Lucas,

Tenho uma dúvida em relação a um pessoa regredir suas características devido um trauma passado. Tenho 31 anos, me formei, tive um bom emprego, casei, estava vivendo normal, muito bem por sinal, quando um acidente ruim aconteceu, então perdi tudo, conhecimentos da formação, do meu curriculo, perdi o emprego, a esposa, dinheiro, saude. Hoje com 31 estou saindo de uma fase terrivel que vem por 2 anos desde o acidente, porém percebo que estou indo em busca de tudo que eu fazia com 17/18 anos, por exemplo vou começar a trabalhar em um emprego onde admiram meu curriculo, mas para mim é o primeiro emprego, assim como sair e se divertir, tudo está como em meus 18 anos.
A minha pergunta e dúvida é a seguinte, existe mesmo essa possibilidade de um trauma tornar uma pessoa mais jovem, levar ao esquecimento, ao reinício?
Estou no aguardo da resposta.
Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
rick

dentro de mim a um monstro quer sair,eu tenho lutado contra a tanto tempo que eu nem lembro mais quando comecou,ja pensei em suicidio, mas nao consigo, o trauma do passado foi tao grande que fiz um casulo e de la nao sai,pensamentos negativos,medo e dor criaram essa situacao,nao sei como seguir em frente

Avatar for Miguel Lucas
wellington flores de oliveira

um padre me disse uma vez que o sofrimento é a melhor forma de se salvar! então quando uma pessoa sofre muito na vida o sofrimento dela só vai durar ate o dia de sua morte! e tem muitas pessoa que são muito feliz nesse mundo mas sua felicidade só vai durar ate o dia de sua morte! não podemos procurar sofrimento mas quando ele vier temos que procurar encarar da melhor forma possível pois é uma chance que deus esta nós dando para sermos pessoas melhores! lembrando que a morte pode chegar ainda hoje…. eu sofri 17 anos com um nariz enorme que eu tinha! depois que eu consegui fazer uma cirurgia me aparece uma namorada macumbeira perdi mais quatorze anos um sofrimento sem tamanho! só que hoje minha vida é na igreja se isso não tivesse acontecido talvez eu taria desculpe a palavra mas com certeza eu estaria na putaiada bebendo fumando e sei lá mais o que então agradeço a deus por ter me dado esse sofrimento serviu para a minha conversão

Avatar for Miguel Lucas
Luis

Esse padre é sadomasoquista, Deus é vida e vida em abundancia……

Avatar for Miguel Lucas
Luís

Olá, com prazer que lhe escrevo, é bom achar pessoas que nos ajudam, é gratificante.
Tenho 44 anos e sou homossexual,sofri muito na infância e adolescência por preconceito dos outros,foram anos de sofrimento psicológico, e hoje adulto eu valorizo muito as criticas dos outros, e me rebaixo diante das criticas- quero mudar isso valorizar-me, mas qdo recebo critica ficou come se fosse uma obsessão na minha cabeça e me descontrola causando TOC e depressão. Como posso reverter esse quadro, já faço psicoterapia.
Obrigado
Luís

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Olá Luiz. Me chamo Marcelo, tenho 33 anos… Até meus 18 anos vivia em uma cidade com menos de 20.000hb. Cresci ouvindo toda forma de insulto e gozações. Sair na rua, ir à escola, eram coisas desafiadoras e dolorosas. Passado tantos anos ainda consigo me lembrar de cada situação, de cada pessoa, de cada risadinha, e isso ainda pesa demais na minha vida.Sei que não é esse o caminho, mas nutro um sentimento tão negativo por aquelas pessoas, aquele lugar… Roubaram algo meu, algo que sei, me faz falta hoje. Espero um dia superar esse trauma… Um abraço e boa sorte.

Avatar for Miguel Lucas
mariza

Tive tantas decepções no passado ,e o coisas que ainda nao consegui supera fui magoada por pessoas que nao saiam de casa e hoje nao consigo nem me relacionar com novas pessoas , sempre acho que vou passar tudo de novo.o que devo fazer.

Avatar for Miguel Lucas
isabela

nao sei o que fazer da minha vida, tenho um sonho que ja faz 2 anos que corro atras pra realiza-lo, e tive uma resposta que me deixou muito feliz no ano passado, mas que esse ano me fez sofrer muito, pois quando recebi essa resposta corri atras e batalhei, nao foi facil, fiz o meu melhor, me forcei a continuar, e no final pensei que valia a pena. mas a agencia que me deu essa resposta disse que pela pouca idade eu deveria me mudar pra sp apenas em 2016, tudo bem por mim eu espero, so que descobri que ha pessoas mais novas que eu trabalhando la, e eles nao insistem muito em manter contato, e isso me deixa muito nervosa e estressada, ja faz 6 meses que estou assim, desconto tudo na comida, nao consigo parar de pensar nisso, ja estou engordando,apesar de ainda ser magra, ja estou acima do que eu deveria pesar, nao sei mais o que fazer, tenho dias bons e pessimos como hoje, nao quero ser uma fracassada, pois sei que as pessoas falam e adoram ver nosso fracasso. nesses meses aconteceram coisas que me fizeram desistir de tentar, mas voltei a ter forças, so que tudo e sempre tao dificil para mim, ja estou cansada de dar o meu maximo e nao conquistar nem a metade, sinceremante nao sei se vou ser bem sucedida, sei que nao posso desistir mas eu as vezes me sinto tao desgastada, provavelmente desenvolvi algum problema psicolgico, ja fui no psicologo mas acabei parando, eu nao consigo superar, e sei que preciso, so nao sei o que fazer

Avatar for Miguel Lucas
Meeury

Me identifiquei com muitas pessoas, mais eu tenho vivido dias tristes também…
não me dou muito bem com minha mãe, e não tenho sorte no amor … e não sei o que fazer pra mudar essa situação … se alguém quiser conversar … me manda um e- mail que os demais contatos mando por la … bjs

Avatar for Miguel Lucas
Roberto

Eu sei q pra muitos pode ser apenas um drama…. Mas acho q não vou conseguir… Me ajudem…

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Olá, em 2011 passei por uma briga familiar muito dolorosa (por conta do meu pai beber muito e chegar em casa transtornado ) , me mudei de cidade , terminei meu namoro,enfim,tudo isso foi somando uma dor sem tamanho, hoje tenho 20 anos, e simplesmente ainda não consegui esquecer ela (Namorada), me sinto triste porquê gostaria muito de sair dessa situação, de esquecer, sair, conhecer pessoas, encontrar alguém por quem eu pudesse me apaixonar novamente, mas acabei me fechando, pouco vejo meus amigos, praticamente não tenho ânimo para mais nada , me falta determinação e perseverança pra seguir em frente até o fim com uma ideia, mas não tenho conseguido, não sei mais o que fazer, tem dias que a vontade é ficar em casa e não ver ninguém, ou de ir para uma ilha deserta e nunca mais voltar, me sinto sozinho embora tenha uma família que sei que me ama.. adoro esse blog, mas não consigo pôr nada disso em prática…preciso muito de ajuda pois eu mesmo já estou me achando insuportável . . .

Avatar for Miguel Lucas
marla.msantos@hotmail.com

Meu nome é Maria, tenho 40 anos,divorciada, minha separação foi difícil, mas superei… Em torno de 5 anos me relaciono com um homem, ele nunca cobrou nada do nosso relacionamento, as vezes ele chegava a dizer que até queria ir em swing, mas pra mim isso sempre foi inaceitável, sempre eu quem queria mais atenção e carinho, eu me deixei levar nesse relacionamento doente, sempre achei que ele saia com outras mulheres, mas nao questionava pra não perdê-lo. Últimos dias fomos viajar para o RJ, e ele quis ir em uma balada com alguns amigos dele, no final fomos para a casa dessas pessoas, e lá todos começaram a fazer sexo entre si, homens com homens, de 3 e 4 juntos, e ele participou e vi isso, nao quis entrar nesse meio e fui embora, fiquei e estou em estado de choque, não consigo comer, dormir, choro o tempo todo, como nunca chorei antes, me culpo por saber que indiretamente ele tinha essa personalidade, e não ter tido a coragem de sair fora disso, me sinto muito mal comigo mesma, estou com nojo de tudo , de todos e de mim mesma. Estou muito abalada psicologicamente, parece que toda a minha educação, conceitos e preceitos de vida não existem mais. Como superar?

Avatar for Miguel Lucas
crispim cardoso

o tempo é o resultado todos que tombam podem se levantar,força vontade e determinacaõ.

Avatar for Miguel Lucas
Karolaine Ribeiro

Oi, n sei se alguém vai ver isso e responder, mas… Eu tenho 15 anos e desde pequena eu sempre fui uma pessoa pouca apegada aos outros q n sejam da minha família, com 10 anos conheci uma menina q foi uma péssima influencia na minha vida, ela fez com q eu perde-se a gosto por estuda e me ensinou a matar aula também, ficamos amigas e ela quis ir n ano seguinte para o semi internato q é o dia todo no colégio, então quando ela me chamou eu pensei q fosse uma boa ideia e fui com ela. Só q por saberem que nós duas conversávamos demais nos deixaram em salas separadas, depois de um tempo ela começou a espalhar segredos meus e a inventar mentiras sobre mim, então sala em que eu estava passou a praticar bullyng comigo foi a experiencia e o ano mais humilhante da minha vida. Quando acabou o ano e voltei pra minha antiga sala e estava pronta pra reconstruir minha vida dnv com minhas antigas amigas q eram populares, mas ai eu conheci a Marina, ela era nova no colégio e n tinha amigos, era muito simpática e bem inteligente, eu poderia ter simplesmente ter pego o cominho mais fácil e ser popular também, mas alguma coisa em mim fez escolher a marina e desde então ela se tornou a minha melhor amiga e a melhor pessoa q eu já conheci ela me entendia de todas as formas e parecia ser a pessoas mais acolhedora, isso foi em 2012, e foi o melhor ano da minha vida, pois por incrível que pareça ela me fez esquecer tudo como um passa de mágica e eu decidi que queria aquela pessoa na minha vida para sempre. Eu admito ser uma pessoa nervosa e as vezes insuportável porque quando eu ficava com raiva ou chateada eu deixava de falar com a pessoa, durante os anos mais amigas nossas foram aparecendo pessoas perfeitas e alguns também se foram para outros caminhos, eu e a marina tivemos algumas brigas, mas sempre fazíamos as pazes, ano antepassado eu descobri q minha mãe traia meu pai com um cara q ela conheceu no facebook descobri tb um monte de coisas nojentas sobre os dois e isso foi um fato muito chocante na minha vida e quem estava lá pra me apoiar de novo? Marina e minhas outras amigas, teve mt confusão na minha família muita coisa tensa, mas consegui passar por cima disso tudo, mas ano passado nas férias de julho eu comecei a trazer uma menina pro nosso grupinho ela n tinha muitos amigos e era muito engraçada , depois de um tempo ela entrou na nossa sala só que ela n se deu bem com uma de nossas amigas e depois de um tempo nem com a marina, houve muitas brigas nesses 6 messes q se passaram de 2014, o que me deixou um pouco deslocada, o que havia de errado comigo e com todo mundo? Eu não entendia na época, mas o fato de eu ter tentado defender a menina mexeu com a Marina e eu passei a achar que ela não gostava mais de mim e eu como a dramática e psicótica que sou, fiz muitas burradas com ela. Em 2015 eu fui para uma turma especial com a Marina, mas tinha o fato da menina estar lá tb o que pra mim não fez a menor diferença pq eu estava ali pela minha melhor amiga, só que essa menina fez ainda mais a minha cabeça paranoica q já pensava q a marina não ligava pra mim, então depois do carnaval eu parei de falar com ela por idiota q eu fui, alguns dias depois ela foi pra segunda sala da turma especial e eu fiquei de coração ainda mais partido e como eu estava lá por ela deixei a turma especial 1 e voltei pra minha antiga sala da turma regular, depois nós fizemos as pazes, mas ela parece que me vê como um monstro agora e que tem medo de mim, ela disse que não confia mais em mim e que não mudaria mais de sala. Cara eu nunca pensei que podia sentir tanta dor de uma vez pois eu perdi a pessoa mais importante da minha vida e ela está la agora saindo com novas amigas, sendo feliz e conhecendo novas pessoas e isso tem me matado e é triste que eu não consiga ficar feliz por ela, pq eu sei que nunca serei feliz se perder ela definitivamente e eu tenho muito medo disso pq sei q vai acontecer, amanhã será o primeiro dia de aula do 2 semestre e eu n sei oq fazer n quero vê-la com as novas amigas, sinto saudade, mas Deus eu não quer mais vê-la tão feliz longe de mim, sim eu sou egoísta, mas não consigo imaginar minha vida sem ela e muito menos alguém no meu lugar. Tenho chorrado todos os dias e não sei oq esperar da minha vida pq não quero deixar os nossos bons momentos pra trás, mas também não quero assistir ela criando essa nova vida e sendo amiga de outras pessoas. Eu realmente mereço isso? Alguém por favor me dá uma luz. As pessoas dizem que é besteira e q eu estou exagerando, mas é serio eu amo ela mais do que tudo e mais que eu mesma, como eu poderia seguir em frente?

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

Ola! quando era crinça fui abusada sexualmetne pelo meu irmao or muitos anos e falava para minha mae e ela nao acreditava, meu pai era alcoolatra e tenho muitas lembrancas ruins disso .
Meus irmaos judiavam muito de mim e minha irma tambem eu era mais nova, e qdo fui para escola era tao boba q tinha ate vergonha de levandtar a mao para pedir par air ao banheiro.
O tempo passou e acabei crescendo e me tornando mais extrovertida mas a miha familia e muito desestruturada ate meus pais cresci vendo eles falando mal se nao era de um irmao era de outro e para minha mae nunca ninguem prestava sempre metendo o pau nos outros por tras, minha irma e igualzinha e muito falsa e mentirosa , eu me casei e vivo longe deles mas hj ja nao suporto mais esse tipo de atitude e comportamento vivo outra vida sem mentiras , inveja e falsidade resolvi me afastar deles e hj vivo muito bem . Depois fiz isso a minha vida mudou muito vivo muito mais feliz e amizades verdadeiras. Gostaria de saber se vc aprova esse tipo de atitude que tomei?

Avatar for Miguel Lucas
Lauricelly

Perfeito Mariana!
Seguindo a sua vida, com os olhos espirituais, se casando e deixando para trás tudo de ruim que as pessoas desestruturadas da sua família te infligiram.
Mas agradeça a Jesus que te separou deles, iluminou os seus olhos e te mostrou uma nova vida.
Agradeça também, porque sabe o que NÃO deve fazer! E demonstrou que as pessoas não são "produto do meio", mas seguem o curso do coração que Deus lhes deu.
Felicidades, minha querida, que Jesus continue a te conduzir.

Avatar for Miguel Lucas
Sil

SIMPATIA PRA PESSOA AMADA SE ARREPENDER E VOLTAR LEIA SOZINH@ porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre TBB de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME escrever ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo que TBB venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele TBB não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME escreva e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48h você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma.
06/09/2015

Avatar for Miguel Lucas
Yasmim Andrade

Estou muitoo triste ultimamente!! Tenho ”AMIGAS” que fazem de tudo pra acabar comigo!! Estão abando com minha vida e minha autoestima!!! Quero arrumar um jeito de passar por cima de tudo isso e focar no meu futuro!! Não confie nas pessoas, normalmente elas nunca são quem dizem ser!!

Avatar for Miguel Lucas
Ramona

Olá! Gostaria muito de uma resposta. Sou casada a 8 anos. O início do meu relacionamento foi conturbado, ele tinha uma namorada, mas vivia me procurando. Quando eu mostrei p ele q eu não ia mais continuar naquela situação, ele terminou o namoro e poucos meses se casou comigo. Mesmo indo contra a família dele q gostava muito da outra mulher. Mas após o casamento tudo ficou melhor a família dele passou a gostar de mim, nosso casamento ia muito bem, ele sempre estava comigo, fazia de tudo p passar o máximo de tempo comigo. Então com essas atitudes passei a confiar muito nele. Porém descobri um email dele q eu não conhecia, e consegui entrar nesse email, e vi coisas q eu não estava nem um pouco preparada p descobrir. Ele mantinha contato com uma mulher do antigo trabalho, durante todo o nosso casamento. Fiquei em choque. Não sei o q fazer! É tão difícil pensar em perder o bom relacionamento q a gente tinha, e ao mesmo tempo é tão difícil continuar com ele. Ele disse q no início ele fez sem pensar e q depois ela ficava pressionando ele dizendo q ia me contar, e q por isso ainda tinha contato com ela, mas q quando ele percebia q ela tava muito ressentida ele marcava encontro com ela, e q era tudo muito rápido, ele disse q não suportava mais ela e q ficou aliviado q eu descobri. Pude confirmar algumas coisas q ele disse pelos emails q li. Ele disse q me ama e q só eu tenho importância p ele, não duvido disso, mas não consigo mais ver uma boa pessoa nele, a minha vontade é q ele sofresse muito de alguma forma. E ainda acabei de perder um bom emprego, veio tudo de uma vez, estou muito desestabilizada, não sei o q fazer, se dou mais uma chance a ele, ou se me separo. Tenho muito medo de passar por isso de novo, a dor q estou sentindo é quase física, tenho falta de ar e até enjôo. Estou perdida!!

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

Olá Ramona, eu pode ler seu comentário e posso saber como é que está se sentindo, quero que não jogue seus 8 anos de relacionamento fora porque em toda relação tem problemas e não é em outra relação que encontrará soluções para o que está passando, você já conhece ele e ele já lhe conhece digamos assim então tente conversar e com alguém que confie para lhe ajudar e envista pesado na reconstrução da sua relação dê um novo alicerce a sua vida e erga-se, seja forte não deixe que você mesma lhe derrote. E quanto ao seu trabalho nesse mesmo artigo você pode ver que há um comentarios falando que haverá outras oportunidades de emprego então não pense que é o fim e sim que Deus lhe tirou dali para lhe dar outro melhor =D.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Me sinto péssima e tenho guardado uma mágoa muito grande dentro de mim. Tive um namorado que amei muito, mas que me me fez sofrer, me desvalorizou muito, continuei nessa relação mesmo sabendo que ele tinha outra por 4 anos até que engravidei, ele não me assumia, mas quando veio à tona a gravidez exigi que casassemos, inicialmente ele disse que ia casar, mas passado alguns dias me humilhou demais e disse que ia ficar com quem ele amava que era essa outra, que não ia casar, desejou que eu morresse no parto e que mãe não iria faltar para o bebê, durante toda minha gravidez esteve longe, a mulher que ele estava já tinha um filho de outro homem enquanto eu e ele íamos ter o nosso primeiro. Ela fazia questão de exibir nas redes sociais o quanto estavam felizes e se amavam como se não tivesse um nenem no meu ventre a caminho. Enfim, procurei os direitos do meu filho e isso o forçou a pagar pensão ainda na gravidez o que o fez me odiar e se afastar ainda mais, quando o neném nasceu pensei que ele mudaria mas não… Não mudou, porque ele é ruim de coração, uma pessoa podre e egoísta e só agora eu percebi o quanto fui burra e me deixei levar por um sentimento que só me levou pra baixo, meu filho tem 1 mês agora e sempre estou fazendo o papel de mãe e pai sozinha, enquanto a namorada dele exibe no face o quanto se amam cada dia mais ignoram a existência de um filho, de um bebê que vai crescer sem o amor de um pai, o fardo tem sido pesado e isso tem me magoado muito cada vez mais, me sinto culpada e quero dar tudo ao meu filho, exijo o máximo de mim, sinto um amor enorme pelo meu filho, é inocente, um anjinho, me deu muita alegria mas no fundo sinto que meus sonhos foram frustados pra sempre, de ter uma família, de me casar, de estudar e me formar… Perdi tudo. E sinto ódio, uma mágoa grande dentro de mim do pai do meu filho, as vezes chego a dizer que desejo que ele morra, que um caminhão passe em cima dele. Mas depois penso melhor e me arrependo. Eu não sou assim, nunca desejei o mal de ninguém.
Mas tenho tanto ressentimento dele. Quando conversamos me dá ânsia de vômito, minha cabeça dói, meu corpo dói, minha pele fica avermelhada, não sei explicar, mas sempre me sinto mal quando tenho contato com ele.
Mas já tentei de tudo, e não consigo esquecer tudo o que eu passei…

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

obrigado pelo seu artigo meu amigo, estava a procura de auto-ajuda e olhei esse maravilhoso comentário sobre superação eu realmente estava em estado de aprisionamento do passado, mas agora me sinto rejuvelhecido. Sinto-me que posso ter uma vida melhor e que tudo é questão de encarrar o seu problema aos poucos e assim supera-lo.
Eu fico feliz em saber que muitos tem alcançado um bom resultado em seu problemas, eu particularmente estarei sempre a ler seus artigos e postagens.

Avatar for Miguel Lucas
Gutyerry

Olá. Meu nome é Gutyerry, sou jovem, tenho apenas 18 anos. O artigo foi importante pra mim, porém, ainda não acho que tenha sido dirigido a mim. Vivi uma infancia maravilhosa, porém, minha pré adolescencia e adolescencia foram extremamente traumaticas com relacao a minha saude mental. Evolui, mesmo tendo que matar um leão a cada dia. Vivi com pessoas falsas, que me humilharam, e arrancaram lagrimas desesperadas dos meus olhos. Tudo claro, secretamente. Sempre vivi o dilema da mascara. vivia sorrindo, porem, chorando por dentro. Achava que se demonstrasse meus sentimentos profundos, afastaria as pessoas. Chorei muito! Muito mesmo. o meu trauma maior justamente é que nao posso voltar a ter a vida que tive durante a infancia. Tento me acostumar com a ideia de que "Nada será como antes", so que nao tenho força suficiente para impulsionar esse pensamento na minha mente. Entao, por isso meu problema não é exclusivamente para esquecer um trauma, é mais pra tentar esquecer a epoca que eu nao posso voltar a viver!

Avatar for Miguel Lucas
pjtp_2020

Ola! olha li o teu post…envia-me um email!…se nao te conseguir ajudar pelo menos podemos conversar sobre as nossas experiências de vida.
Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Pâmela Thais

Essas dicas foram muito importantes pra mim, e claro servirá para outras pessoas também, pra quem está passando por um momento difícil, com certeza é uma ajuda para se refletir e fazer as escolhas certas para nos tornarmos melhores. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
eliana

Estou passando por um problema de depressão, pois tive um trauma de diagnostico de câncer errado, com isso esqueci tudo da faculdade, sou formada em adm, porém atuei poucas vezes na área. Infelizmente não consegui atuar na área que gostaria que é logística,entrei em processo depressivo,nõa tenho vontade de sair de casa. Estou novamente ocupando o meu tempo estudando para concurso publico, vejo hoje com uma grande dificuldade de aprendizado. Todo remédio antidepressivo,não vejo muitos resultados. Sou noiva de um homem maravilhoso, porém sempre tivemos problemas para agente se ver, devido o seu tempo que é escasso.
Gostaria de uma orientação, já tenho acompanhamento médico, faço terapia, porém não estou vendo nenhum resultado. Estou mudando de médico.Isso é tudo!

Avatar for Miguel Lucas
vanessa

eu entrei nesta pagina por que estou vivendo um momento de recomeço. ha mais ou menos um ano meu marido iria entrar em um caso amoroso que me devastou durante todo o ano passado, o que culminou em 2 separações e muita dor, trauma e sofrimento, no fim do ano passado ele implorou para voltarmos, me deu todas as senhas dele e disse que junto de mim e de nossa filha iria mudar, e eu deixei o curso seguir por que o que tomei nao foi uma decisao nao tinha como decidir nada entao deixei nas maos de deus e hoje excepcionalmente hoje, talvez o primeiro dia depois de muitos meses eu acredito que ele nao esteja me sacaneando e isso é um grande recomeço é um alivio.
no entanto antes , hoje cedo eu tinha na minha cabeça baixar as mensagens dele de um ano atras. para q? nem eu exatamente sei e antes disso eu coloquei no google "um recomeço" e um dos sites que a internet trouxe foi esse. e eu dei uma passada de olhar , li alguns textos e tomei uma decisao.
Viver! Viver este momento que me é tao agradavel, me concentrar no meu trabalho, conversar e ser gentil com meus familiares e amigos, passar o dia e ter noite com ele meu marido e minha filhinha. E deixar a dor, a humilhação a baixa auto estima os antidepressivos onde eles tem que ficar, la pra tras , para o lixeiro levar. Agradeço aos encarnados e a espiritualidade pela ajuda. Aos trancos e barrancos cheguei até aqui e depois de toda a tempestade, do medo e frio, estou confortavel e confiante, nao tenho medo do meu futuro, por que por pior que alguns momentos pareçam eles passam, graças a deus temos o passado como repositorio do lixo, podemos nos concentrar na limpeza para um futuro limpo e aconchegante.
Muito bom ler as dicas.

Avatar for Miguel Lucas
Laysa Natascha

Muito bom esse artigo!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Cesar

Jean Paul Sartre, filosofo existencialista, dizia com muita propriedade: "O inferno são os outros".

Em outras palavras, a grama do vizinho é sempre mais verde. Sempre nos comparamos àqueles que estão melhores do que nós, só que tem uma coisa: se o privilégio fosse de todos ele não existiria.

Parem de reclamar por bobagens. Que tal visitarem hospitais oncológicos, lá poderão encontrar adolescentes e crianças com câncer e então saberão o que é ter um problema de verdade na vida.

Avatar for Miguel Lucas
Dani

Desnecessário o seu comentário!
Cada um encara os problemas de forma diferente.
O que é uma gotinha d’água para alguns, pode ser uma tempestade para outros.
Você foi totalmente paradoxal, pede para que as pessoas não se comparem e, ao mesmo tempo, as compara com pessoas que estão enfermas.
Só digo uma coisa: é fácil criticar, só não se esqueça de que amanhã poderá ser você!

Avatar for Miguel Lucas
Hellen

ola, tenho 13 anos e passei por um trauma que me deixou um pouco traumatizada, meu primeiro beijo foi horrível, tudo aconteceu muito errado e agora nao consigo superar, resolvi tomar uma atitude para me ajudar a lidar melhor com esse trauma, por isso estou procurando ajuda conselhos na verdade, quem quiser deixar um conselho, ficaria muito grata.

Avatar for Miguel Lucas
Jean

Olha… Esse artigo é bastante interessante. E Forest Gump é um filme excelente! O filme em si é maravilhoso e pior que nos transmite uma boa mensagem.
Em relação aos traumas… Olha… Eu no momento, o que havia lido, a única coisa que discordei foi em Segundas Chances. Eu felizmente a tive, mas infelizmente a perdi. Havia e há ainda a pessoa que mais amo nessa vida, mas o ruim é que no mundo infelizmente não estamos mais juntos. Teve que terminar um relacionamento de 5 anos pra acabar casando com outra pessoa assim e cara e estamos faz muitos meses sem se falar e por ato meu, não queria aceitar sua amizade. De jeito nenhum! Agora no momento, vejo que a minha felicidade não depende mais dela, isso me entristece bastante. Estou tentando ser forte, mas aceitar esses acontecimentos tem sido bastante difíceis para mim e realmente não sei como lidar com isso, na verdade, não sei como seguir em frente.

Avatar for Miguel Lucas
Jéssica Silva

oi bom dia meu nome é Jéssica, sou da igreja templo central, namoro há 1 ano e 6 meses e estamos nos preparando para casar, fomos diciplinaodos por cair na tentação do inimigo de fazer sexo, já faz 2 meses, passamos 1 mês bem mais agora caímos novamente. Eu não suporto mais viver nisso, gente por favor orem por mim, estou desesperada .. abraço

Avatar for Miguel Lucas
TATIANA

A MINHA VIDA NAO ANDA MUITO FACIL,ANDO ME SENTIDO TRISTE VAZIA.ME DOI VER A PESSOA Q EU AMO COM OUTRA,E POSTANDO TODA A FELICIDADE DELE COM ELA.DEPOIS Q A GENTE SI SEPAROU DESCOBRI Q EU ESTAVA GRÁVIDA.TUDO MUDOU EM MINHA VIDA.TODOS OS PLANOS Q EU TINHA FEITO DEU TUDO ERRADO.ME DA VONTADE DE CHORARRR……ME SINTO SOZINHAA E NINGUEM CONSEGUE ME COMPRIENDER.TO CHEIA DE DIVIDAS E NAO SEI MAIS OQ FAÇO.ME AJUDE!

Avatar for Miguel Lucas
Ramone

Quando nos sentimos assim, a sensação é de que nunca vai passar, mas passa. Por isso não tome atitudes desesperadas. Segue fazendo o melhor. Esquece mágoas, decepção. Se você permitir tudo isso passa. Tente resolver seus problemas com dignidade, e o melhor acontecerá.

Avatar for Miguel Lucas
Tata

Oi , a minha história envolve traição, mágoa e falta de amor próprio, Eu não consigo me libertar do meu passado ! Não consigo seguir e perdoar as pessoas que me abandonaram como amigos e ex namorado , não consigo ser feliz com mais ninguém , porque não consigo encontrar um novo amor , me acho fraca !
Sei que só eu mesma posso me ajudar. . .
Mas oque eu faço pra conseguir seguir se algo não dá certo ?

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo amarsl

Tenho vinte anos de casado..nós meus 3 anos iniciais..fiz mt besteira..mas dela pra cá mudei radical mente..eu e minha esposa temos uma filha especial…e uma saudável..mas minha esposa é adotiva….vivemos momento maravilhosas..mas neste 20 anos ela do nada vive uma crise mt estranha..em outubro foi meu niver..ela postou no face q sou um presente de Deus..que pede para vivermos junto e felizes..mas do nada ela começa a lembra td passado negro..e quer fc sozinha..com os filhos por q não consegue se livrar de magias antiga..mas quando edta bem.me pede p quando bter essas crise p eu ajuda lá..mas quando a crise chega.ela de isolaa..e fiz q é impossível viver com essas mágoa de 15 anos atrás..amo mt minha esposa mas chego a mim sentir rejeitado..ela se torna mt fria…
E agora me sinto até ipotente em ajuda lá..alguém q já passou por isso pode me orientar…estou mt confuso..e sei q na verdade nós amamos..pois ela sempre afirmou..mas nas crise ela chega a ter odio de mim…mt estranho..
Tenho medo de larga lá..pois são momentos..mas q vem fc mt mais sérios..grato.

Avatar for Miguel Lucas
André Luiz

quando eu era criança, meus amigos zuavam da minha cara, por eu ser narigudo, me chamaram de pinóchio, nariz no saco, gonzo, tucano, tuca….etc, por eu ser pobre sempre me humilhavam e não me chamavam para as festinhas porque eu não podia dar presente. no futebol sempre ficava no banco ou no gol como goleiro. sempre fui muito ruim nos esportes. na natação fui competir uma vez e fiquei em último lugar, ainda quase me afoguei na piscina olimpica. no exército não fui aceito pois não consegui pular 1,5 m no salto. na faculdade de biologia, um curso de 4 anos eu me formou em 6 anos, muitas dependências e reprovações. me formei em biologia e sempre ganhei muito mal. trabalhava muito e ficava sempre devendo, salários e patrões que só me criticavam. todos os meus amigos se afastaram de mim, me consideram um fracassado e azarento. abri um negócio pra mim , uma loja de celulares, com 6 meses entrei em falência, ficou somente as dívidas que até hj não consegui paga las. depois quase fui preso por estelionato por causa que uma amiga armou pra mim pra ficar com a minha vaga de professor, ela gravou um aúdio com uma montagem e chamou a televisão , o ministério público acatou e a polícia veio até mim apontando o dedo na minha cara. gastei 30 mil com um advogado criminal. veio então o divórcio e mais dívidas. cheguei a morar em um hotelzinho pulguento na rodoviária velha de campo grande , ms. até os acertos dos antigos patrões nunca me deram, esta na justiça até hj e não consigo receber. nunca tive um emprego bom, nunca tive o que sempre sonhei, parece distante demais. tentei me matar 2 x , mas desisti por causa dos meus filhos. minha filha mais velha mora a 2 mil km distante de mim. to fazendo farmacia agora , 7 semestre , um dia desses fui tirar sangue de uma colega na aula e não achei a veia de jeito nenhum. todos os colegas conseguiram , menos eu ! enfim, não sei porque eu continuo, só sei que preciso continuar, as esperanças vão e vem , quando eu sonho , é tão bom ! mas tem dias que a gente não ta bem e cansa de ficar olhando as vitrines e anúncios de coisas que vc sonha desde quando era criança , tipo um carro bacana ou uma moto esportiva. olhava todos os dias os anúncios e fotos para tentar não esquecer os sonhos sabe. não sei porque estou desabafando, isso me machuca por dentro, me deixa frustado e triste. tomo remédio controlado, amitriptilina e fluoxetina a 1 ano para não cair na depressão e durmir. antes eu durmia lá pelas 2 hs da manhã , não tinha sono. minha vida melhorou um pouco, tenho 2 filhos e minha esposa elis me levanta as vezes. continuo tentando , caindo e levantando. não tenho amigos. meus pais me apoiam bastante, ligo todo dia pra eles sabe. eles moram numa chácara e me visitam toda semana. penso em escrever um livro. até pensei no tema "vi, vivi e venci" , só que tô esperando vencer ! kkkk , quem sabe não viraliza e vira sucesso né. um abraço a todos , obrigado pelo espaço de desabafo.

Avatar for Miguel Lucas
Catarina

Boa Noite , amei o seu Blog e achei a matéria interessante, resulta que eu me juntei com o pai dos meus 3 filhos tendo eu 16 anos , tivemos uma relação de 11 anos onde eu era vítima de violência doméstica, decidi separar me dele em 2010 tendo eu 28 anos e meus filhos com idades bem pequenas , onde o 3* so tinha 1 aninho. Até ai tudo bem , acontece que a poucos dias comecei a relembrar coisas do meu passado, minha mente fica como um buraco negro quando o meu ex me diz " lembras te daquele dia … " estou assustada porque não sei como fiz mas acabei por esquecer a maior parte da Minh vida com ele ( menos os maus tratos ) será normal nossa mente apagar lembranças que nos fazem mal ?

Avatar for Miguel Lucas
Setuko Mercia

Amei o seu Artigo, você foi muito claro e objetivo e precisamos disso para amadurecermos nossos valores e ideais quanto a nós mesmos. Gostaria de saber o que podemos fazer enquanto trabalhamos para superar um passado que faz de tudo para voltar? Ou seja o que podemos fazer para libertamos de algo que insiste em permanecer em nossa vida? Algo que esta constantemente nos lembrando de que existe sem existir..

Avatar for Miguel Lucas
x

eu fui largado e moro do lado da casa da minha ex e gosto mto dela ainda. mais eu sei que acabou e queria seguir em fente, mais inevitalvelmente me deparo com ela smp e isso me deixa muito triste. pq por mais que eu tente me afastar a sombra dela vive em mim. o que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Madalena

O seu artigo encerra a melhor contribuição que li sobre o tema.
Ultrapassar factos passados dolorosos é, realmente, muito complexo e difícil. Complexo, porque somos seres pensantes; difícil, pela incapacidade de apagar memórias que deixaram marcas profundas.
O decurso do tempo contribui para a cicatrização das feridas, para a relativização das situações que nos magoaram, decepcionaram. E se, com ele (decurso do tempo), vamos aprendendo a gerir a dor, o sofrimento, vamos também tendo a percepção se necessitamos doutra(s) ajuda(s) para superar o que nos atormenta e não permite que sigamos em frente.
Foi neste sentido que considerei o seu artigo precioso. Claro, objectivo, abrangente.
Muito obrigado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *