Potencie a sua mente: Opte por palavras, pensamentos e imagens positivas
Psicologia Positiva 22/09/2016

Potencie a sua mente: Opte por palavras, pensamentos e imagens positivas

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Se você fosse colocado num scanner de ressonância magnética, uma estrutura tubelar que permite imagens de vídeo das alterações neurais que acontecem no seu cérebro, e verbaliza-se  a palavra “não” associada a imagens negativas durante alguns segundos, seria possível observar a imensidão de hormonas do stress e neurotransmissores. Estes produtos químicos interrompem imediatamente o funcionamento normal do cérebro, prejudicando o pensamento lógico, a razão, o processamento da linguagem e a comunicação. Palavras, pensamentos e imagens negativas empobrecem o ótimo funcionamento do ser humano, a felicidade, o bem-estar e a satisfação com a vida.

O PODER DA PALAVRA

Na verdade, apenas ler, pensar ou verbalizar uma lista de palavras negativas por alguns segundos, poderá ser o suficiente para fazer disparar numa pessoa a ansiedade e a diminuição do humor. Acresce o fato de que se a pessoa de forma recorrente passar a refletir sobre isso, irá sedimentar uma estrutura mental fundamentada na negatividade. Pouco a pouco, dia após dia, vamos construindo o nosso mundo interno, forma de pensar e atitudes face ao mundo e aos outros e a nós mesmos. O tipo de palavras, pensamentos e atitudes que vamos tendo, de cariz positivo, ou ao invés de cariz negativo, potencia ou incapacita a nossa mente.

A reter: Se você verbalizar a sua negatividade, ou utilizar demasiadas vezes palavras depreciativas, de incapacidade ou miserabilistas, irá existir uma reação correspondente no seu corpo, usualmente, e neste caso, serão lançados na corrente sanguínea produtos químicos de stress, não apenas no seu cérebro, mas eventualmente também no cérebro de quem possa estar a interagir consigo.  Os outros ouvintes irão sentir um aumento da ansiedade e irritabilidade, comprometendo assim a cooperação e a confiança.

As palavras têm uma forte relação com os nossos pensamentos, com as nossas crenças e com a forma como nos vemos a nós mesmos. São armas poderosas ao nosso serviço. A capacidade de conseguirmos ganhar consciência do nosso diálogo interno, verbalizado ou silencioso, é extremamente importante para potenciarmos a nossa mente e consequentemente mudar a vida para melhor. Se você percebe que utiliza um discurso demasiado pessimista, negativista, derrotista e depreciativo, é hora de ponderar a possibilidade de melhorar o seu diálogo interno autocrítico.

Para aprofundar o assunto, leia: Cuidado com as suas palavras, 8 formas de otimizar o seu diálogo interno

Qualquer forma de ruminação negativa e excessiva, por exemplo, preocupar-se excessivamente com o seu futuro financeiro ou com a sua saúde, vai estimular a libertação de substâncias neuroquímicas destrutivas, que causam mal-estar e incómodo. Perante tal cenário, sem sombra de dúvida que a sua sobriedade emocional ficará afetada negativamente, com todas as consequências pejurativas que isso possa ter para si e/ou para os outros.

pensar positivo

CICLOS NEGATIVOS

O pensamento negativo também é auto-perpetuador, e quanto mais você se envolver no diálogo negativo, em casa ou no trabalho, mais difícil se tornará pará-lo. Palavras negativas, ditas com raiva, fazem ainda mais danos. Elas enviam mensagens de alarme através do cérebro, interferindo com os centros de tomada de decisão do cérebro (lobo frontal), e isso aumenta a propensão para que uma pessoa aja irracionalmente.

O medo excessivo é incapacitante, tolda-nos o raciocínio e inibe-nos muitos dos nossos comportamentos. Palavras como pobreza, doença, morte, crise, acidente, estimulam o cérebro de forma negativa. E mesmo que esses pensamentos de medo não sejam reais, outras partes do seu cérebro (como o tálamo e amígdala) reagem a fantasias ou imagens negativas, como se fossem ameaças reais que ocorrem no mundo exterior.

Curiosamente, parece que estamos programados para nos preocuparmos. E, isso até pode ser benéfico, deixa de sê-lo no exato momento que nos prejudica a vida. Talvez esta propensão para a preocupação seja um artefacto de memórias antigas, herdadas de tempos ancestrais, quando havia incontáveis ameaças à nossa sobrevivência.

Para interromper esta propensão natural a preocupar-se excessivamente, ao ponto de tornar-se um incómodo, duas etapas simples podem ser efetuadas:

  • Primeiro, pergunte a si mesmo: “A situação é realmente uma ameaça para a minha sobrevivência pessoal?” Normalmente, não é, e quanto mais rápido você conseguir interromper a reação da amígdala (regulador emocional) de uma ameaça imaginária, mais rápido conseguirá tomar medidas para resolver o problema .
  • Segundo, depois de ter identificado o seu pensamento negativo (que muitas vezes opera abaixo do nível da consciência ),  pode reformulá-lo, escolhendo concentrar-se em palavras e imagens positivas. Aumenta assim a possibilidade de diminuir a ansiedade e a depressão, e pouco a pouco diminuir também os pensamentos negativos subconscientes.

CICLOS POSITIVOS

Quando ensino aos meus clientes como mudar pensamentos negativos para pensamentos positivos, o processo de comunicação com a própria pessoa melhora, promovendo o seu auto-controle e confiança. Mas há um problema, o cérebro não responde tão prontamente aos nossos pensamentos e palavras positivas.  Eles não são uma ameaça para a nossa sobrevivência, o cérebro não precisa responder tão rapidamente como faz para palavras e para pensamentos negativos.

Para superar esse viés neural para a negatividade, devemos repetidamente e conscientemente gerar tantos pensamentos positivos quanto conseguirmos. De acordo com os princípios da Psicologia Positiva, é preciso gerar pelo menos três pensamentos e sentimentos positivos para cada expressão de negatividade. Se você expressar menos de três, torna-se extremamente difícil inverter o processo. Esta ideia é reforçada por uma pesquisa de Marcial Losada com equipes corporativas, e uma pesquisa de John Gottman com casais conjugais.

Fredrickson, Losada, e Gottman perceberam que se você quiser que o seu negócio e os seus relacionamentos pessoais realmente prosperem, você precisa gerar pelo menos cinco mensagens positivas para cada diálogo ou pensamento negativo que tenha, por exemplo, “Estou desapontado” ou “Isso não é o que eu esperava” contam como expressões de negatividade, tal como fazer uma careta ou um aceno de cabeça.

Nem sequer importa se os seus pensamentos positivos são irracionais, ainda assim melhoram o seu sentimento de bem-estar, felicidade e satisfação com a vida. Na verdade, o pensamento positivo pode ajudar-nos a construir uma atitude melhor e mais otimista em relação à vida. Leia: Torne-se otimista, abandone o seu lado negro.

Pensamentos e palavras positivas impulsionam os centros motivacionais do cérebro para a ação e ajudam-nos a construir a resiliência quando nos deparamos com os problemas da vida. Segundo Sonja Lyubomirsky, uma das principais investigadoras do mundo sobre a felicidade, se você quiser desenvolver uma maior satisfação ao longo da sua vida, deve regularmente envolver-se em pensamentos positivos sobre si mesmo, focar-se nas suas experiências mais felizes, relacionar-se bem com os outros, e saborear cada experiência positiva na sua vida.

Dica: Escolha as suas palavras com sabedoria e aprimore-as ao longo da sua vida. Isso permitirá que você consiga interromper mais rapidamente a propensão do cérebro para focar-se no negativo. Você vai sentir-se melhor, promove o seu tempo de vida, e aumenta a possibilidade de construir relacionamentos mais profundos e mais confiante com os outros.

Tal como Fredrickson e Losada apontam, quando você gerar um mínimo de cinco pensamentos positivos para cada um negativo, você vai experimentar os elevados benefícios do ótimo funcionamento humano. Esse é o poder da positividade. Esse é o poder que o pensamento positivo tem para mudar a sua vida para melhor.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Danilo Agostinho

O pensamento positivo é como um choro! Alivia até a alma Hahaha. Fico muito fico muito feliz em saber que sou assim. Nossa o escolapsicologia é um tratamento inconsistente! Obrigado amigo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Danilo, obrigado pelo comentário

Obrigado pelas suas palavras, fico esperançado que consiga aplicar o pensamento positivo sempre que se justifique.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
acacio

Olá Boa tarde,
obrigado pelo sitio formidável… por mero acaso encontrei, sou de longe um leitor de vários autores sobre "autoajuda emocional" por motivos de vivencia diária com desilusões e dificuldades essencialmente fnanceira, no dia a dia de uim profissional liberal. Reconheço que, não fosse o retirar ensinamento dos sábio pensamentos que já li, estaria em situação depressiva sem retorno.
Contudo de facto pensamento positivo é fé. Para mim é fé em Deus unico e em Jesus. Este o mestre dos mestres da psicologia. Irei comprar o seu livro para melhor me inteirar em verdadeiro português deste assunto tão importante nos dias de hoje.
Já agora agradeço envio de email´s com novidades.

Um bem aja e ponha a circular no youtube os seus ensinamentos…
Feliz ano 2013…..

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Vou escolher com carinho minhas cinco palavrinhas milagrosas…com certeza isso ajuda e nos deixa mais esperançosos,tenho um amigo que sempre me dizia seja mais positiva e combata a negatividade e eu sempre perguntava como eu vou fazer isso se tu anda errado na minha vida?? e ele sorria e dizia aí esta o seu erro…seja positiva!!

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo RJ

esolho 5 palavras:Paz,amor,esperança,solidariedade e generosidade.Vou trabalhá-las em minha mente.Obrigado Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
SIVAL

Obrigado pelos artigos, tem me ajudado muito, em meus estudos para passar no vestibular da UFPR…em nao perder o foco e fé e sempre ter uma auto-estima saudavel.sou muito grato.

Avatar for Miguel Lucas
Helio

O poder de um pensamento positivo, equivale a mil pensamentos negativos.Vamos pensar positivamente.
Valeu amigão.

Avatar for Miguel Lucas
isabel

ola .Parabéns pelo artigo ,muito útil.e faz pensar , gostava que me ajudasse a perceber o meu marido que sempre que esta irritado destroi tudo … hoje rasgou mais uma t-shirt porque o incomodava e sempre que esta mal disposto fica agrassivo com os objectos e parte os . Nao entendo o porque ..

Avatar for Miguel Lucas
larissa

é muito bom tudo o que é passado aqui na escola psicologia,aprendi técnicas de saber lidar melhor com meus medos,traumas,receios sou grata a vc Miguel lucas .

Avatar for Miguel Lucas
sidnei

Muito bom aprender técnicas de como lidar traumas e ansiedades parabéns pelo seu trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Míria

Olá. Reveja seu texto, pois "abandone seu lado negro" é demasiadamente racista. Está negativando uma raça com tal expressão.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana,

O título só é racista aos olhos de quem olha dessa maneira. Não olho para as pessoas como pertencendo a raças, mas sim como seres humanos.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
monick

obrigado mim ajudou bastante estou no momento muito difícil da minha vida, passando por um crise no meu casamento melhorei bastante.

Avatar for Miguel Lucas
José

Olá Miguel. Agradeço por suas informações e peço-lhe um pequeno favor.
Assisti a uma palestra na qual se afirmava que nosso cérebro não atende corretamente à palavra "não" e deve ser evitada em nossas comunicações. Isso tem algum embasamento científico e existe alguma publicação sobre o assunto?
Antecipadamente agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Helton .G

Ola ,brigado pela forsa ,coragem ,motivação ,comprençao ,satisfação , reconcilho e felicidade saude uniao na nha vid. Apartir de agora so sempre possitivo amen

Avatar for Miguel Lucas
Edilaine Cristina da Rocha

Estou adorando seus artigos tem me ajudado bastante . Alguns traumas de infância, a falta de auto- estima, o sentimento de rejeição me tiraram a tranquilidade me tornei uma mulher ansiosa e desequilibrada emocionalmente. Mas com a leitura, compreensão, dedicação conseguirei mudar de vida, sei que tenho o poder através do dominio do meu "eu interior", pensamentos e palavras positivas! Muito obrigada de coração por me dar essa possibilidade, você não imagina o quanto está me ajudando, sou praticamente outra pessoa…Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marly

muito bom o artigo, pensar de forma positiva atrai bons fluídos para o corpo e mente, muito embora se sabe que o negativismo é bem mais divulgado que práticas positiva como; atentados, desastres, assassinatos, corrupção entre outros. E com esse tipo de informações que convivemos diariamente, parece que os meios de comunicação se preocupa mais com a desgraça do que com as coisas boas que a vida nos oferece.

Avatar for Miguel Lucas
ana paula xs

eu sou muito negativa e fico triste por nao conseguir o que quero …mas vou mudar meus pensamentos e modo de falar

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *