Como mudar pensamentos negativos para pensamentos positivos?
Psicologia Positiva 22/09/2016

Como mudar pensamentos negativos para pensamentos positivos?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Os pensamentos negativos e igualmente os pensamentos positivos fazem parte da nossa vida. Os pensamentos negativos recorrentes estão associados a alguns transtornos psicológicos como a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros. Ter pensamentos negativos, não conduz necessariamente a problema psicológicos ou problemas pessoais. No entanto, se os pensamentos negativos de dia para dia forem aumentado em intensidade, frequência e duração podem prejudicar-nos a funcionalidade na nossa vida, afetar-nos o equilíbrio emocional,  promovem a negatividade, enraizando e especializando as redes neuronais para a desgraça, infortúnio e desesperança.

Os pensamentos positivos estruturados e contextualizados com as circunstâncias que enfrentamos, promovem a construção de soluções orientados para os problemas que queremos ver resolvidos, minimizados ou aceites. Os pensamentos positivos permitem usarmos o nosso lobo frontal acionado as funções executivas (automonitorização, autorregulação, planejamento, avaliação e resolução de problemas).

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

COMO O HÁBITO DO PENSAMENTO NEGATIVO SE ENRAÍZA?

Somos criaturas de hábitos. É por isso que rapidamente nos acostumamos a uma certa maneira de fazer as coisas, uma maneira particular de pensar, sentir e agir. Nós construímos hábitos de pensamento de acordo com o que vamos pensando. Um hábito pode ser estabelecido de maneira surpreendentemente rápida, muitas vezes dentro de algumas semanas.

Nós tendemos a pensar sobre nós mesmos e acerca das nossas vidas de uma certa maneira, os nossos pensamentos seguem um caminho familiar. Se temos o hábito de pensar negativamente sobre nós mesmos, podemos desenvolver depressão e falta de motivação para sair dessas formas depreciativas de pensar. Os sentimentos de letargia e apatia que acompanham este estado de espírito pode ser devastador. O problema de um ciclo negativo de pensamento é que uma vez que o hábito do pensamento negativo se estabeleça, influencia enormemente a forma como agimos e reagimos na maioria das situações.

O efeito cumulativo de muitos pequenos pensamentos negativos, cada um aparentemente insignificante, é o que faz instituir uma estrutura mental especializada na negatividade, criando redes neuronais especializadas na avaliação negativa de grande parte das situações de vida. Dia após dia se formos fazendo avaliações negativas acerca da grande maioria das situações, ou pensarmos de forma depreciativa acerca de nós, ou tivermos pensamentos negativos acerca das nossas qualidades e desempenhos, é o suficiente para arrastar-nos drasticamente para a autossabotagem:

“Eu não vou, eu não iria gostar, eu não gosto”

“Eu não sei porque estas pessoas estão sendo boas para mim.”

“Se eu tentar isso, eu vou estragá-la, eu não posso fazer isso.”

“Eu sou tão pouco atraente, eu pergunto-me porque ela me convidou?”

Cada pensamento aparentemente sem importância tem um efeito condicionante e contribui para o nosso hábito geral de pensar sobre nós mesmos e sobre o que nos rodeia. Se repetidamente instituirmos o hábito do pensamento negativo, não é de admirar  que possamos sentir-nos menos felizes e menos confiantes, afetando-nos depreciativamente a nossa autoestima e prespetiva de futuro. Vamos alimentando a ansiedade com os pensamentos negativos, inibindo raciocínios virados para a solução e promovendo o pensamento catastrófico.

Usualmente não temos a noção real e total do impacto negativo que os pensamentos negativos têm na nossa vida. Pensamento após pensamento, vamos construindo um padrão destrutivo de pensar. Os pensamentos negativos são como ervas daninhas insidiosas e de crescimento lento, enraizando-se em nós, sem nosso conhecimento ou consciência.

DECIDA ADOTAR O HÁBITO DO PENSAMENTO POSITIVO

Devemos aprender a monitorizar e a ganhar consciência acerca dos pensamentos negativos que aparecem na nossa mente. Eles podem parecer pequenos e insignificantes, mas são uma armadilha, porque tendem a acumular-se e a prejudicar todo o nosso modo de pensar.

Quando criamos o hábito de pensar positivamente, o resultado é um sentimento geral de otimismo, bem-estar e elevada autoconfiança. Outras benefícios acrescidos são o crescimento pessoal, uma maior motivação, energia e alegria de viver, e uma sensação geral de estar a viver plenamente os acontecimentos da nossa vida.

Utilizar o pensamento positivo nem sempre se relacionado apenas com sentirmo-nos bem. Mesmo perante situações de perda, catástrofe e infortúnio, é possível pensar de forma positiva. Isto se interpretarmos o pensamento positivo por aquilo que ele na verdade representa em termos de utilidade de raciocínio. E a utilidade de pensarmos de forma positiva perante algumas dificuldades de vida tem a ver com a capacidade de utilizarmos os nossos recursos (experiências de vida, autoconhecimento, formas de relacionamento com os outros, crenças, estratégias mentais, valores, entre outros) orientados para a possível solução do problema, situação ou perda. Pode aprender a lidar com situações difíceis na sua vida lendo o artigo: 3 passos para ultrapassar as dificuldades pensando positivo

Quando você adota o hábito de pensar positivamente, certas coisas construtivas começam a acontecer. Você vai sentir-se mais confiante começando a lidar melhor com situações stressantes. Você poderá desenvolver uma visão mais otimista sobre a vida e começar a aproveitar mais. Você pode tornar-se mais alegre e encontrar formas de motivar-se.

Coisas que você pensava anteriormente que eram impossíveis de realizar podem começar a parecer mais ao seu alcance. Você vai começar a querer experimentar coisas novas e desconhecidas por acreditar que consegue promover ações que o colocam no caminho do sucesso ou do alcance dos seus objetivos.

Você vai achar mais fácil fazer novos amigos, provavelmente devido à sua tolerância com as outras pessoas ter aumentado e devido ao fato de você poder sentir-se mais feliz consigo mesmo. Expliquei de forma aprofundada o impacto enriquecedor que beneficiamos quando construímos pela força do hábito uma estrutura mental positiva, no artigo: Estrutura mental positiva, o elixir da felicidade.

pensar positivo

COMO MUDAR O SEU PENSAMENTO?

A primeira coisa que você deve fazer é acreditar que pode mudar a maneira como pensa e, consequentemente mudar a forma como sente e age. Está em grande parte relacionado com a forma como consegue aceitar, monitorizar, regular e criar o que você pensa. Você tem a capacidade (poder) de decidir o que vai ou não vai aceitar e seguir acerca do que aparece na sua mente.

A maneira de mudar o seu pensamento negativo para um pensamento positivo é tão simples e básico que você vai surpreender-se acerca da eficácia do método. Como a maioria dos métodos que se revelam eficazes, funciona quando é aplicado de forma consistente.

Para substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos você tem que lidar com dois aspetos da situação:

1 – Monitorizar o seu pensamento (detetar o pensamento negativo quando aparece na mente)

2 – Não seguir os pensamentos negativos que possam surgir na mente, substituindo-os por pensamentos  positivos o mais rápido possível.

Leve em consideração os seguintes aspetos:

ASPETO 1: MONITORIZE O SEU PENSAMENTO

Torne-se consciente da forma como você reage às situações, pessoas, pedidos,  frustrações, o clima, e assim por diante. Cada vez que você detetar um pensamento negativo, focalize a sua atenção nele e perceba o quanto influencia os pensamentos que se seguem. Avalie de forma mais pormenorizada o pensamento negativo em particular. Pergunte-se:

Existe uma razão para pensar assim?

Este pensamento ajuda-me ou prejudica-me?

Posso pensar de uma forma mais construtiva?

Seja o mais honesto possível quando você responder a essas perguntas. Relembro-o que o problema não está em ter pensamentos negativos, mas sim basear as suas ações e respostas nesses pensamentos. Ao identificar, ou por outras palavras, ao apanhar-se a si mesmo a ter um pensamento negativo, tem sempre a possibilidade de avaliá-lo e em consciência alterá-lo, ou simplesmente não segui-lo.

ASPETO 2: MUDE OS PENSAMENTOS NEGATIVOS RAPIDAMENTE

Toda a vez que você se pegar pensando negativamente, conscientemente e por ação da sua vontade e querer diga-lhe não, vete esse pensamento negativo através da sua capacidade de não o seguir mentalmente e substitua-o rapidamente por um pensamento positivo. Nos exemplos seguintes, os pensamentos negativos são apresentados em itálico e a negrito e os pensamentos de reequilíbrio (pensamentos criados com um objetivo construtivo e orientados para a solução) estão num estilo de letra comum:

  • Eu não posso fazê-lo.
  • Por que não posso? Não há nenhuma razão factual porque eu não posso, por isso vou fazê-lo.
  • Eu provavelmente não irei gostar.
  • Porque eu não gosto? Como é que eu sei que não gosto disso até que eu tente? Vou experimentar e ver como me sinto.
  • Eu acho que eles não gostam de mim.
  • Como eu sei que eles não gostam de mim? Quais são as razões de fato que suportam a minha sensação de que eles não gostam de mim? Eu não consigo pensar em nenhuma razão de fato – é apenas um sentimento. Vou começar a pensar que eles gostam de mim até que eu prove o contrário.
  • Não é para mim, eu posso ficar demasiado incomodado.
  • Estou a basear-me em quê para tomar esta decisão? Será nos meus sentimentos vagos de baixa autoconfiança? Pode ser apenas uma coisa minha. Vou tentar e ver o que acontece. Se depois se comprovar que foi chato, na próxima vez não vou. Pelo menos vou ter um motivo real em que fundamentar a minha próxima decisão.

mulher positiva

VOCÊ PERCEBE AGORA COMO FUNCIONA ESTE MÉTODO?

Provavelmente através dos exemplos anteriores você começou a perceber como pode aumentar a sua positividade perante determinados pensamentos negativos que possam surgir-lhe na mente. O método envolve detetar o pensamento negativo quando ela surge, e decidir se ele é baseado em fatos ou nos seus sentimentos negativos e depreciativos. Se você tem o hábito de pensar negativamente, certamente vai descobrir que o pensamento negativo é baseado em sentimentos e não em fatos concretos. Você está reagindo negativamente quase sem ter consciência de estar a fazê-lo, porque você enraizou esse hábito.

Depois de você analisar e avaliar se a sua reação negativa é justificada (se é baseada em fatos ou em vagos sentimentos negativos ou de ansiedade) então fica mais preparado para lidar com isso. Ao invés, se a sua reação não se baseia em fatos, você deve substituir a negatividade com pensamentos positivos e construtivos. Desta forma, você vai aprender a pensar positivamente.

Faça este exercício várias vezes por cada dia, tentando não perder nenhuma oportunidade de colocá-lo em prática. Quanto mais  consistentemente for substituindo os seus pensamentos negativos por pensamentos positivos, mais rápido serão os resultados.

CUIDADO COM A ABORDAGEM ERRADA

Algumas pessoas que tentam substituir pensamentos negativos por positivos fazem-no de uma forma autodestrutiva. Você não deve seguir apenas a primeira metade do método. Você deve monitorizar o seu pensamento, como foi dito, mas depois  não pode debruçar-se sobre o pensamento negativo, tentando encontrar razões para esse mesmo pensamento negativo. Usualmente as pessoa fazem o seguinte erro na forma de uma pergunta:

“Porque estou a ter de novo este pensamento negativo?”

Quanto mais você se concentrar num pensamento negativo mais forte se torna. A pergunta, “Porque eu estou pensando isso?” Não é uma pergunta frutífera. Isso faz focar a atenção em você, concentrando-se em si mesmo e na sua infelicidade, dificuldade ou incapacidade, usualmente distorcidas. Tente não pensar tanto em si mesmo, em vez disso, concentre-se no conteúdo do pensamento negativo, questionando a sua validade, como mostrado nos exemplos acima.

Acima de tudo, não se culpabilize ou fique irritado consigo mesmo por ter pensamentos negativos.  O sentimento de culpa e  a sensação de irritabilidade com você mesmo não ajuda a substituir pensamentos negativos por positivos. Ao invés, faz com que você se debruce sobre os pensamentos negativos promovendo sentimentos de mal-estar. No mínimo, o foco exagerado nos pensamentos negativos leva à auto-piedade.

EM BREVE O SEU PENSAMENTO POSITIVO SERÁ AUTOMÁTICO

As duas três primeiras semanas vai ser trabalho duro. Você terá que prestar atenção redobrada na maneira de pensar a grande maioria do tempo. Mas, aos poucos, torna-se automático para você rejeitar pensamentos negativos infundados. Como o seu subconsciente absorve e responde às novas mensagens que está recebendo continuamente, você vai reagir e responder de forma mais positiva. Depois de duas ou três semanas, certamente irá conseguir mudar o terrível hábito de responder negativamente às situações.

Se você praticar continuamente a etapa 1, irá mudar drasticamente o seu hábito de pensar. Aqueles que convivem com você irão observar uma mudança dramática para melhor. Uma vez que um padrão positivo seja estabelecido, ele torna-se tão automático quanto o hábito do pensamento negativo que você pretende substituir. Sentirá uma consciência crescente do que de bom está acontecendo para você a nível muito profundo. Esse sentimento, e a forma como aqueles que o rodeiam reagem a você vai aumentar a sua confiança e sentimentos de aceitação, permitirá a liberação interior, esperança, felicidade, bem-estar geral e paz de espírito.

Acredite, o trabalho dispendido no método descrito pode mudar a sua vida para melhor, e certamente os resultados irão fazer-se sentir. Insista, persista e não desista de transformar o seus pensamentos negativos em pensamentos positivos.

Você quer implementar o pensamento positivo na sua vida?

Clique na imagem em baixo e adquira o meu curso – Positividade e Sucesso para a Vida:

positividade

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Leandro Pereira

Olá Miguel gostaria de parabenizá-lo pelo fenomenal artigo. É muito gratificante saber que há técnicas para substituição do pensamento negativo para o positivo a fim de alinharmos com nossos valores e objetivos. Seus artigos tem feito muita repercussão aqui no Brasil, ajudando muitas pessoas. Continue com esse trabalho maravilhoso.
Um super abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leandro, obrigado pelo comentário

Felizmente com a terceira geração das terapias psicológicas, beneficiadas pela melhor compreensão do funcionamento do cérebro/mente e consequentemente de nós mesmos, é possível aprendermos a regular os nossos pensamentos, distanciarmo-nos deles, regulá-los e criar outros mais adequados aos nossos objetivos.

Fico esperançado que este tipo de informação possa ser difundido rapidamente, pois evitava-se muito sofrimento emocional, assim como transtornos psicológicos.

Irei continuar a trabalhar para chegar cada vez mais longe e beneficiar cada vez mais pessoas.

Agradeço o seu incentivo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

Olá, mto bom o artigo. Como devemos proceder no caso de imagens negativas recorrentes em nossa mente durante o dia?
Dê mais alguns exemplos de afirmações positivas que podemos fazer.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá anonimo, obrigado pelo comentário.

A mudança das imagens funciona exatamente da mesma forma que os pensamentos (nós pensamentos também em imagens). O processo é o mesmo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa

Parabéns pelo ótimo site.
Descobri o site recentemente e ainda não tive a oportunidade de ler todos os artigos de meu interesse.
Estou sempre assombrada por pensamentos de coisas horríveis que podem acontecer, mas que nunca aconteceram.
Minha vida é repleta motivos para eu ser uma pessoa tranquila e feliz, mas todos os dias minha mente é invadida por medos e ansiedades.
Chego a passar a tarde pensando no trânsito que vou enfrentar para voltar pra casa, e antecipo também o medo que eu tenho de ficar sozinha (em casa, ou na rua…)
Desde que comecei a ler seus artigos e tentar aplicar as técnicas, já percebi uma melhora, mas às vezes parece que tudo vai piorar ao invés de melhorar.
Quero acreditar que com persistência e treinamento vou poder me ver livre desses medos e ansiedade que tanto atrapalham meu dia a dia.

Sugiro um artigo com técnicas práticas para aqueles que tem medo de enfrentar o trânsito e ficar presos em um engarrafamento (ou para aqueles que tem medo de ficar presos em qualquer lugar em que seja difícil fugir rapidamente para um hospital em caso de emergência).

Mais uma vez parabenizo pelos artigos e agradeço por dividir seus textos tão instrutivos e confortantes!

um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vanessa, obrigado pelo comentário.

Os seus medos estão relacionados com a ansiedade, e naturalmente como o medo de perder o controlo, no seu caso medo de ficar presa no trânsito, ou em lugares público, o que pode estar igualmente relacionado com a fobia social.

Certamente com persistência e entendimento do que pode fazer para diminuir e extinguir os seus “medos” irá a cabar por conseguir. No entanto se os sintomas persistirem, deve procurar ajuda profissional, na atualidade a terapia é bastante eficaz para os transtornos de ansiedade. Aqui mesmo na escola psicologia disponibilizamos terapia online: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Temos ainda outros artigos que certamente podem ajudar, basta procurar na barra de pesquisa do google incorporada no blog.

abraço

Avatar for Miguel Lucas
João Paulo

Olá Miguel, Excelente Artigo um dos melhores artigos que li até hoje

tenho certeza que irá audar todos que sofrem com pensamentos

negativos que não são poucos, pra não dizer todos.

Abraço e continue o Bom Trabalho!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João Paulo, obrigado pelo comentário

Agradeço imenso as suas palavras. Fico esperançado que o vídeo e o artigo ajudem no esclarecimento das técnicas que podem ser utilizadas para lidar com os pensamentos negativos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
lucivania lourenço montenegro

oh adoro seu blog, mas infelizmente assisti aos tres videos e não consegui ter uma clareza de como eliminar os pensamentos negativos, ou sja falaou e não esclareceu nada! que pena! ando desesperada pra melhorar, estou com panico e depressão, até sobre medicamentos vc colocou duvidas em mim, e agora o que será de mim se o que eu achava que ia me curar não servir???

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucivania, obrigado pelo comentário.

O nosso objetivo é sempre transmitir informação o mais simples possível. Tenho imensa pena que o vídeo e o artigo não a tenha esclarecido. No entanto, é importante que reflita sobre o que ouviu ou leu.

O objetivo também não é gerar confusão, mas sim transmitir informação que a pessoa possa utilizar no sentido de tomar uma decisão que lhe sirva.

Existem opiniões de outros leitores, em que o vídeo os ajudou.Se não é o seu caso, e continua confusa, procure ajuda profissional, mais específica e de acordo com as suas preocupações.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Margarida

Miguel grata pelo seu trabalho e por este artigo

Só quero dar um novo ponto de vista:
Sim, pode de fato ajudar…mas a verdade é que só abafa o ciclo de programa do pensamento… Se o objetivo for recalcar o pensamento negativo então dizer não, tentar usar a mente para analisar os pensamentos ou mesmo tentar tecnicas para transforma-los é a chave! Mas lá está isso é como tomar um comprimido que só adormece a dor. Mas não cura e liberta!
Se o objectivo for libertar e deixar partir esse ciclo, então devemos olhar directamente para o programa negativo, não lutar ou negar o pensamento… Como diz o sábio Bruno Emanuel: “isso é como num computador…Queremos eliminar um ficheiro e aparece um aviso na tela que diz: – Você deseja mesmo eliminar o ficheiro???SIM ou NÃO??
Se dissermos sim, ele é eliminado…Agora clicar no não, só faz com que o ficheiro continue na base de dados! Na vida real é a mesma coisa. Tens de dizer SIM para que o “corpomente” possa deixar partir o programa do pensamento vicioso!”
Mas vejam por vocês mesmos! 🙂

Avatar for Miguel Lucas
mary marques

tenho pensamentos recorrentes na mente quero inverter esse quadro mais preciso de um psicoterapeuta ,pelo amor do divino se tiver algum psicologa,psicologo para fazer uma caridade ficarei muito grata ,e muito sofrimento me ajude em nome de jesus

Avatar for Miguel Lucas
jakeline

Parabéns Miguel você está ajudando muitas pessoas com suas palavras.
Gostaria de adiquirir seu livro, mas gostaria de ter a traquilidade de ir numa livraria olhar o livro ver outras publicações suas ou comprar em algum site brasileiro, MAS INFELIZMENTE NÃO TEM NENHUMA LIVRIA QUE TENHA SEU LIVRO.

Você tem nenhuma pretensão de colocar seu livros a venda em nossas livrarias Barsileiras?

Quando seu livro chegar nas livrarias do Brasil com certeza comprarei.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rosalva Pacheco

Adoro seus artigos e vídeos,a linguagem é ótima.Parabéns pela facilidade de expressão.Tenho indicado a todos os amigos .Gostaria que viesse ao Brasil para ministrar palestras,tenho certeza que tem um público significativo aqui.

Avatar for Miguel Lucas
françoise

muito bom seus artigos tem me ajudado muito ,pois descobri que tenho toc estou triste por isso ,eu percebi pelo fato dos pensamentos de que estava com cancer ,depois no meu casamento comecei a pensar em outro quando estava abraçando ,beijando ou fazendo sexo com meu marido ,não que eu precise de uma fantasia são pensamentos invasores que me atormenta o dia todo ,por exemplo se eu ver alguem que conheço conversar eu ja fico com aquela pessoa na cabeça eo panico de pensar nahora do sexo é total ,pois me da uma sensação terrivel .sei que convivo com isto a anos tenho 17 de casada sempre fui trocada por mulheres de filmes porno ou internet ,e sempre apanhei dele por brigar por isto então estes pensamentos vieram como uma maneira de eu me vingar mais no começo deste ano resolvi me abrir para ele e contei o que se passava comigo,foi aq minha ruina depois que contei pior ficou ,pois todas as vezes que transamos passa o nome de outro na minha cabeça e isto me fere pois não quero pensar en outro amo meu marido e ele mudou comigo para melhor porem se sente traido ,mais vive tacando isto na minha cara estou desesperada Miguel estou fazendo terapia ea psicologa disse me que tenho toc ,apenas esta no começo mais a depressão esta me consumindo a cada dia me culpo pelos meus pensamentos sendo que meu esposo proporcionou td isto .quero fazer amor com ele mais sempre vem estes pensamentos que me deixa triste com terriveis sensações me ajude tenho 4 filhos lindos e um homen que amo e não quero perder apesar de tanto me fazer sofrer socorro estou desesperada presciso de um bom conselho e sei que vc pode me dar…….

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Francoise, obrigado pelo comentário.

Não sei se terá mesmo TOC, no entanto parece-me que possui alguns pensamentos de ordem moral que lhe aparecem na mente e provocam um terrível mal estar, e sensação de incapacidade de se livrar deles.

Na atualidade existe tratamento muito eficaz para esse tipo de pensamentos obsessivos. Eu tenho aplicado a terapia metacognitiva para tratamento de problemas que se enquadram nesse tipo de transtorno. Basicamente debruça-se em ensinar técnicas de controlo do pensamento e de reorientação da atenção. Aqui mesmo na Escola Psicologia pode marcar uma consulta comigo através de viodeoconferência através do link: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Pode ainda ler: http://www.escolapsicologia.com/transtorno-obsessivo-compulsivo-o-que-e-e-como-tratar/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Wesley

Amigo é normal ter pensamentos negativos aos 13 anos de idade ?
Eu meio que vi umas coisas e aquelas coisas não saem da minha cabeça, é normal aos 13 anos ? Se possivel responda, por que me ajudara muito.

Avatar for Miguel Lucas
Thiago Monteiro

Dr. Miguel…

Meu sonho era que você atendesse no Brasil, especificamente em São Paulo (risos).
Seus textos são maravilhosos e ajudam muito!

Parabéns.

Thiago – Osasco/SP (BR)

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Thiago, obrigado pelo comentário

Fico muito agradecido pelas suas palavras e reconhecimento do valor dos artigos. Pode sempre fazer consultas comigo através das consultas de psicologia online em: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
José Carlos Azeredo

Excelente artigo,Dr. Miguel Lucas!
Apresenta um enfoque bem prático.
Meus parabéns!
Agradeço-lhe por compartilhar tão preciosos conhecimentos!
Atenciosamente,
José Carlos

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá José obrigado pelo comentário

Agradeço as suas palavras de incentivo e apreciação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nadia

Miguel,

Ameeii o artigo, tanto esse como outros, acredito que tanto eu como muitas pessoas sofrem deste problemas. Começarei a fazer esse trabalho em minha mente e terei bons resultados!!!

Enquanto estava lendo tive uma duvida, me veio um pensamento negativo e um que tentei reverte-lo mas sinceramente achei dificil, acho que com certeza vc conseguira me ajudar. Eu penso sempre que minha memoria é ruim, que os acontecimentos, materias da faculdade, nome de pessoas, sempre penso que tenho uma memoria ruim e sempre saiu falando isso por ai, cada vez mais reforçando isso em minha mente, sei que realmente pode ser mesmo uma memoria ruim, mas sinto que é mais pelo acumulo de pensamento negativo nesta questao que me faz ter memoria ruim, pois enfatizo muito essa questao em minha mente e acabo realmente aderindo a esse pensamento, vc tem alguma opniao sobre como mudar este pensamento??

Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Olá Miguel, Parabéns pelo artigo muito bom.

Gostaria de saber qual a melhor forma de passar o negativo de forma positiva?

Avatar for Miguel Lucas
Gaabby

0brigadõ ,me ajudddou bastantte! Nãada De Pensamentos negativos De Agora Po0r Diantte, Positividade Na minha Vida Se Eu Quero Eu Consigo !

Avatar for Miguel Lucas
patricia araujo

Oi! doutor tudo bem? preciso de su
a ajuda,pois quero me libertae dos pensamentos muito ruim,fiquei muito precionada com o vizinho qu
e morava ao lado da minha casa ele tinha cancer e eu via todo o sofrimento dele e eu ficava muito nervosa e um dia eu fui dar uma de médica comecei apertar meu pescoço, no outo dia fiquei como se eu estivesse com algo engasgado,foi ao médico ele disse que não era nada, que era piscológico. e percebi que quando penso no nome da doença fico nervosa e sinto o incomodo na garganta e quando não estou pensando não

Avatar for Miguel Lucas
Alessandra Alonso

Dr Miguel,

Muito esclarecedora sua explicação , vou colocar em prática para que assim eu possa enfatizar mais os pensamentos positivos para minha vida e gerar assim cada vez mais força para estes.

Obrigada pelo auxilio e parabéns pelo seu ótimo trabalho!

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
elaine rossini

Abençoado o momento que li este artigo……….tudo o que precisava ….remédio para alma….continue ajudando mais pessoas e sucessos para vc……Muito obrigado……….

Avatar for Miguel Lucas
jhose

Gostei de tudo que li e vi aqui, isso ajuda-me bastante, pois é muito difícil sair dessas situações sozinha. obrigada e continue ajudando-nos.

Avatar for Miguel Lucas
daiana

oi tudo bem ? meu nome e Daiana tenho 26 anos,tenho deficiencia de Auditiva.eu estou precisando de ajuda,eu sofri muito quando ero criança ,eu sempre vi a minha mae a ser espancadas e tambem a panhei muito.e hoje sou forte passei tudo que tinha que passsa.mais eu tenho grande defeito hoje ,que nao consigo dar certo com pessoa que tar do meu lado ,e amo muito mesmo .so que sou uma pessoa orgulhosa,so penso em lado das coisa negativas,as vez fasso amizade e depois sumo e depois volto conversa .nao sou de fazer muito amizade.entao eu queria uma juda que vc pode me fala sobre esta situaçao.

Avatar for Miguel Lucas
natalia

Oi adorei suas dicas,vou tentar seguilas,porque tudo que mais quero e ter uma vida saudavel,ter meus somhos,auto-estima e meus desejos de volta,sofro muito com pensamentos negativos a uns 7 meses,é uma tortura,porque não como e nem durmo direito mais,espero miuito que essas dicas me ajude….adorei o jeito como explicou fiquei até um pouco aliviada,continue com esse escelente trabalho..bjo!

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Henrique Feliciano

Resido no Brasil e não tive nenhuma dificuldade em adquirir seus livros. Primeiro o e-book grátis disponibilizado no site e, depois o livro "COMO MUDAR A SUA VIDA PARA MELHOR" pelo PayPal. Já estou lendo-o e ele já está me ajudando imensamente. Sou-lhe imensamente grato, Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
Andréa Saith Scaldaferro Bello

Olá Miguel , adorei suas explicações sobre pensamentos negativos , fato que me incomoda a anos eme traz falta de auto confiança que me incapacita de conseguir um bom emprego .Quando entro em um novo emprego me dá muito nervosismo e começo a chorar ,e na hora da correria acontece o mesmo,fato que aconteceu comigo numa loja em que eu trabalhava ,que é da minha cunhada ,quando ela chegava com mercadoria e vinha aquele monte de gente ollhar as peças , eu entrava em desespero e entrava no banheiro e começava a chorar .Minha cunhada brigava comigo , o que me levou a ter pavor dela quando a via até que tive que sair da loja . Hoje trabalho com artesanato ,com patrões que me tratam bem , eu acho que deve ser pelos problemas de saúde que tenho ,diabetes , miocardiopatia hipertrofica e tomo medicamento paroxetina para controlar depressão e ansiedade.Adoro o que faço , só que é um trabalho pouco valorizado .Trabalho meio expediente e ganho somente meio sálario , quando não atrasa .Estou com uma dúvida imensa . Tenho pensado em sair e cuidar da minha casa e fazer algum artesanato em casa , mas ao mesmo tempo tenho medo de entrar em depressão por não ter um sálario fixo e entrar em depressão .Se puder me ajudar , lhe peço que me ajude a como trabalhar este fato de ser dona de casa sem me achar inútil por não ganhar nada , sem me achar uma fracassada em crescer como muito de meus amigos cresceram.Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
João Paulo

Muito bom o texto, muito a ver com o meu momento atual. Lendo esse artigo, ja sinto melhoras positivas em meu modo de pensar. Quando você diz que é para ficarmos mais atento aos nosso pensamentos, monitorarmos estes, isso é fundamental para construirmos ali um comportamento a fim de controlarmos aquele momento e realizarmos a substituição pelo bom pensamento.

Avatar for Miguel Lucas
Wendel

Dr. Miguel Lucas, que benção é este site. Que Deus te abençoe ricamente.
Vc tem me ajudado muito, pois também tenho este problema no caso fica mais focado em relacionamentos amorosos.

Sempre que começo um namoro já vem os pensamentos negativos sobre mim mesmo. Mas com estas dicas vou aplicar no meu futuro namoro e acredito que me sairei melhor.

Se tiver outras instruções sobre relacionamento me informe. Te agradeço muito. Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Dinho

Caro profissional da psicologia, eu venho passando por essa situação. Pensamentos negativos me acompanham a muito tempo. Fico feliz por saber que meu problema tem solução. Estou grato pelo seu especial artigo. Deus lhe usou para que este artigo fosse publicado. Muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
herácliton

poxa Dr. gostei muito desse artigo mais tem um problema quanto mais tento mudar a direção mais eu lembro desses pensamentos que me incomodam muito por favor Dr. preciso de ajuda ta muito ruim conviver com isso por favor me ajuda abrçs!!!

Avatar for Miguel Lucas
miguel

Dr. me diz uma coisa como faço para recuperar meu ânimo me sinto totalmente desanimado

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Melo

Olá Miguel
não poderia de parabenizar a sua "escola" porque tenho encontrado muitas composições sobre este assunto mas o Miguel conseguiu construir um site bem eficaz e maravilhoso que no principio até pensava que era brasileiro e destaco os textos muito belamente elaborados e simples um abraço e continue que sou um adepto e gosto de repartir os seus textos com amigos meus. Saúde.

Avatar for Miguel Lucas
Cristiano leal

Eu tenho um pensamento alto destrutivo e graças a suas técnicas eu estou conseguindo ficar bastante tempo sem ele. Sempre q me sinto perdido leio sua pagina e consigo melhorar só tenho a agradecer.
Queria manter contato você foi o único que consegui o me ajudar até agora sou teu fã.
Muito obrigado por tudo.

Avatar for Miguel Lucas
evandro

olá miguel, bom dia! tenho lido seus artigos e gostado muito. Muito obrigado pela ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Alda

Boa noite Miguel, continuo a ler seus artigos pois são muito claros, e consigo colocar em prática
maneira pela qual estou me sentindo melhor.Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Joelson Silva

Adorei este artigo. Fez muito sentido para minha vida pessoal, pois os pensamentos negativos sempre me afetaram diretamente. Vou aplicar as técnicas citadas aqui para melhorar meus pensamentos.
Obrigado!
Joelson

Avatar for Miguel Lucas
gabriele silva

ola, gostaria de saber sobre, o que siginifica se sentir sozinha ,desamparada quando se esta em algum lugar sozinha, e sentir vazio depois de passar por problemas e nao querer ta saindo ???

Avatar for Miguel Lucas
Fabien

Olá miguel, boa tarde, os seus vídeos são muito uteis, mas ainda assim nao consigo ter sucesso, sou negativo desde criança e sempre que tento pensar positivo, mas de repente dentro da minha mente fica uma imagem negra e fria, e como se perdesse a minha própria vida, por causa de ser negativo tenho a minha vida completamente estragada, em todos os sentidos, ja tentei mudar milhares de vezes mas acabo sempre por fazer asneira, preciso de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Célia

Parabéns, fico tão feliz em ver profissionais assim comcomprometimento com seu trabalho.
Assim, só pode dar certo pq vc esta ajudando mtassss pessoas com certeza.
Sua convicção, argumentos impulsionam as pessoas a acreditar e fazer o q diz. Sucesso viu

Avatar for Miguel Lucas
Alicia

Ola miguel, eu estava com alguns pensamentos negativos sobre meu relacionamento, pensando se eu nao o amava mais, ai quando eu tinha ctz que amava ele pelo fato de sentir sdds e querer que o mês q ele vem chegue logo, ai no outro dia eu acordava tranquilissima e pensava "eita acho q nao amo mais por ta tranquila, NAO SEI se vou gostar quando ele vinher, E SE eu nao amar mais ele quando vinher. Sendo q dias atrás eu senti sdds dele e vontade de ficar junto a ele. E percebi que enraizei esse pensamento negativo, pq quanto mais pensa negativo, mas voce acha que realmente ta acontecendo, mas esse post me trouxe de volta, vou confiar, vou esperar ele vim, e tudo vai ficar bem, e vou ter a ctz q eu amo sem duvidas rsss *-* obgdaaaaa

Avatar for Miguel Lucas
Conceiçao Moreira

Ola miguel, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo artigo e dizer q sou ansiosissima e tbm tenho medos de ficar sozinha e q ultimamente tenho me surpreendido com pensamentos catastroficos. Mas de dois dias pra ca estou mentalizando os pensamentos POSITIVOS e eliminando definitivamente meus medos, oq na verdade nao sao meus e sim de uma mente demasiada vazia.. Mas vou seguir mais ainda seus conselhos e ensinamento e assim fkar totalmente livre desse mal q nos aflinge..Mais uma vez parabens..

Avatar for Miguel Lucas
SHAYLANNE OLIVEIRA

ola!dr Miguel tenho passado por tantos comflitos mentais ultimamente e seu blog esta sendo o meu melhor amigo de todos os tempos tem me ajudado muito quero parabeniza-lo pelo seu grandioso trabalho obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
marcos matias

nota 10: gostei e aprendi mais sobre o pensamento…trabalho construtivo.

Avatar for Miguel Lucas
Marina

Ola.

Muito obrigada, estava procurando algo desse tipo, pois como estou passando por problemas de saude e tomando medicamento forte e na bula eu li que o remedio causa, transtornos de sono, pesadelos, pensamentos negativo e mudança de comportamento, deixando a pessoa mais nervosa. FOra que estou com problema de ansiedade e tratando com psicologo. Tenho Fe que vou melhorar e estou sempre buscando algo positivo para minha mudança e claro, no final a mudança sera geral, tanto na familia como no trabalho. E quando vem esses pensamentos negativos, tento parar e mudar o foco, muitas vezes da certo, mas as vezes fico mal o dia todo, com dores de cabeça e angustia. E fico me perguntando o porque de tudo, sendo que nunca pensava nisso antes e agora eu penso. E dificil mas vamos em frente. Muito Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
alessandra

Olá Dr. Miguel parabéns pela disposição em ajudar pessoas ! Maravilhoso seu artigo, vi uma luz no fim do túnel. Estou lutando pra vencer uma depressão causada por ansiedade crônica. Preciso urgente mudar meus padrões de pensamento. Tenho certeza que conseguirei. Acredito em todas suas técnicas. Sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
alessandra

Marina, vi seu comentário gostaria de entrar em contato com vc, pois vi que nossas angustias são parecidas. é sempre bom conversar com pessoas que estão passando por situações parecidas, pois podemos nos ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
catia

adorei tudo espero que me ajudo pois tive depressao profunda , sindrome do panico e sofro de transtorno de ansiedade. e hoje sofro mais ainda em pensar concientemente e inconcientemente na palavra cancer penso o tempo todo e isso me encomoda choro e não onsogo mais ficar alegre ,quanto mais tento parar de pensar mais penso não sei mais o que fazer

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane araujo alves

Ola boa tarde adorei seu artigo me ajudou muito..Gostei muito do seu artigo, que li realmente tem muito haver comigo pelo que eu passei por um stress muito alto,as x minha cabeça volta ão passado ai onde eu tenho choque…Mas quando eu mudo meu pensamento p o positivo eu melhoro e retomo minha vida normal….

Avatar for Miguel Lucas
Maria Aguiar Brandão

Bom dia dr Miguel!assisto seus vídeos e esta me ajudando muito , creio que já melhorei bastante pois tenho depressão há anos só tenho a lhe agradecer Obrigada! Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
tony castrox

Realmente de forma indiscutivel o posionamento negativo perante as adversidades ou no dia-dia nos conduzem a pessimas situacoes e mais tribulacoes. Mesmo um dia nublado ou um olhar de soslaio de um desconhecido perturbam o bom desenvolvimento do dia. Afastar o mal comeca dentro de nos afastando os maus pensamentos. Obrigado por seu artigo que fez me ver que estou no caminho certo, e agora acompanhado de boas taticas. Um abraco a todos

Avatar for Miguel Lucas
sabrina

Tenho muitos pensamentos negativos que me faz parar ou ter medo de algos ou objetos simples da casa. Tenho muitos pensamentos negativos que nao me deixa ser feliz, me sinto sempre pra baixo, nao tenho auto estima. Esses pensamentoa estao me sufocando todos os dias.

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Li o artigo é muito. Mas mesmo assim; esses pensamentos negativos esta ainda, as vezes sai mas sempre voltam é como fantasmas, me deixa preocupado, medo, o coração vai a milhão… tem vezes que acordo e logo aparecem.. ajuda ???

Avatar for Miguel Lucas
Jemerson

Coloca em prática este método. Creio que realmente vai lhe ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
jaina

Estes artigos estão me ajudando muito…gostaria de agradecer pega generosidade de compartilhar esta ajuda com tds nós muito sucesso pela frente e que Deus esteja sempre com Vc e com tds nos!

Avatar for Miguel Lucas
Vanduí

Esse poste mim ajuda muito por que eu era uma pessoa que tinha pensamentos de medo, um exemplo: eu tinha medo de mim sentir preso, e não ter controle da situação, isso afetou muito minha vida social, os meus amigos sempre riam de mim porque eu não conseguia acompanhar a rotina deles de fazer coisas do dia-dia, Mas é dificil a caminhada, e é muito prazeroso poder ter a sua vida normal novamente. porque quem não tem esse tipo de problema acha que isso é besteira. Eu não desejo isso nem para o meu pior inimigo, se eu tivesse graças a Deus não tenho. Mas cada dia estou mim sentindo melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Isabelle Santana

Excelente artigo. Amei, todas as dicas, vou colocar em prática! Esse texto me inspirou a escrever um texto sobre o que estou sentindo. Encontrei as palavras exatas para me expressar. Parabéns! Amei <3

Avatar for Miguel Lucas
felipe

eu nao sei mas tinha medo de deixar de gostar de harry potter

Avatar for Miguel Lucas
felipe

dr pode me responder o que significaria isso

Avatar for Miguel Lucas
felipe

se puder me responda quero ter a resposta de um especialista

Avatar for Miguel Lucas
Débora Cristiane

Parabéns, muito bem colocado e esclarecedor sempre busco modificar comportamentos,
E pensamentos leio livros e treinamentos mas não tinha entendido tão complexo e saber como agir
Perfeitamente, não sei explicar mas nem palestras que ouvi tive um entendimento ao ler essas palavras
Que foram a chave para mim.
Sucesso em todos sentidos pra vc!

Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Hermes

Muito bom as suas observações sobre pensamentos positivos, acredito que irá a me ajudar com meus problemas de ansiedade e negativismo.

Avatar for Miguel Lucas
Jemerson

Boa tarde. Comecei a ler alguns de seus artigos ontem e me ajudou muito. Por meio deles estou conseguindo entender o que eu estava sentindo. Em particular, esse artigo creio que me ajudará muito. Vou colocar em prática este método e publicarei os resultados aqui nos comentários. Parabéns pelo trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Jemerson

Seus artigos são ótimos, mas também assisti alguns vídeos do Padre Fábio de Melo. E que conseguiram acalmar meu coração. Recomendo que todos assistam independentemente de religião.

Avatar for Miguel Lucas
KATELA

Ólá Miguel, muito bom seu artigo, vou praticar seus ensinamentos para a mudança de pensamentos, preciso muito. A sequência de pensamentos que tem permeado minha mente chega a incomodar. Muito grata!!!

Avatar for Miguel Lucas
Cris

Olá Miguel.
Descobri a 2 meses um câncer na mama e axila direita, já fiz cirurgia e em breve começarei o tratamento da radio e quimio. Tres meses antes do diagnóstico já estava em depressão. Estou muito precisando de sua ajuda. Sei que vc não é médico nem Deus, mas gostaria muito de saber se no seu trabalho já teve algum paciente que conseguiu se curar de câncer com mudanças de padrões de pensamentos e se você acredita na cura pelo pensamento.
Preciso muito de uma luz, esperança. É muito importante pra mim sua opinião, pois acompanho a algum tempo seu trabalho e o acho maravilhoso.
Aguardo uma resposta sua. Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Antonieta

Necessito da tua ajuda, sou super negativista, em muitas situacoes penso sempre no mal, ja algum tempo fiz uma analise e pensei q tivesse apanhado alguma doenca grave, depois de um tempo fiz um check up e estava td bem, agora fui apanhar uma vacina e este pensamento voltou mesmo estando a lutar contra. O q faco para mudar este meu pensamento. Porque esta a afectar a minha vida normal. Obrigada desde ja.

Avatar for Miguel Lucas
simone

Oi Miguel gostei muito desse artigo..Eu tive depressão pós parto daí adiante tenho uma vida social muito bonita mas tIV e muito medo quando comecei a sentir os sintomas..Foi a partir da ir que comecei a ter pensamento negativo é tipo assim tenho medo de ter esses sintomas aí é que eu sinto como posso me livrar desse medo ?

Avatar for Miguel Lucas
Marcio Alexandre

Atualmente a internet está lotada de artigos ligados a Lei da Atração (Livro – O Segredo por exemplo). Muitos autores da tão falada lei da atração fazem afirmações de que os pensamentos criam a nossa realidade, pois por um mecanismo que nunca foi realmente explicado, o universo se move de acordo com seus pensamentos. E de se notar que essa teoria pseudo – cientifica se tornou um "vírus" prejudicial na vida das pessoas, em especial naquelas que sofrem de algum transtorno mental/emocional. As pessoas tem pensamentos negativos naturalmente como o artigo acima cita, no entanto, aquele que crê na lei da atração redobra seu estresse em relação a esses pensamentos por acharem que eles se concretizam na vida apenas pelo fato de ter pensado em frases negativas, imaginado cenas feias ou pior ainda, passa o dia inteiro preocupado com o sonho que teve na noite passada, fica então exausta de tanto tentar corrigir os pensamentos, fica horas e horas tentando pensar apenas em imagens bonitas e positivas e acaba tendo uma forte fadiga cerebral. Em outros casos algumas pessoas até conseguem ter uma avalanche de pensamentos positivos, muitos não se realizam e a pessoa depois de certo tempo acha que não sabe usar bem a lei da atração e fica frustrada (ainda mais porque quer comparar seu fracasso na lei da atração com histórias contadas por gurus e treinadores no assunto que afirmam que com eles tudo é as mil maravilhas). Eu estudei a Lei da Atração desde a adolescência, através de livros que falavam de mentalismo, seicho no ie, quando o filme o segredo apareceu eu me empolguei – comprei o livro, li e reli, anotava em um caderno o que eu desejava, fazia desenhos, visualizava a cena. Alem disso houve uma época que exaustivamente fazia leitura de sutra sagrada seicho no ie, meditação Shinsokan para atrair coisas positivas. Tudo isso tomava meu tempo, deixava meu cérebro cansado e com pensamentos repetitivos e não resolvia minha vida na pratica, sem contar que inibir de forma forçada os maus pensamentos é algo que parecia agravar mais meu desgaste cerebral. Eu já fiz até curso voltado a teoria do pensamento positivo e com segurança atualmente digo "Muito cuidado com essa proposta da lei de atração, ela pode ser prejudicial a saúde e muito perigosa. O artigo desse site é ótimo, é de forma realista e não de forma magica que podemos vencer nossos problemas!

Em nossas vidas devemos auto-analisar nossa forma de pensar (concordo plenamente), devemos nos motivar com pensamentos e imagens mais positivas (também concordo), devemos planejar o que fazer e é claro agir de forma concreta, pois ficar somente no pensamento, na visualização nada resolve se você não colocar o plano em prática. Na Lei da Atração bastaria pensar e colocar o sentimento naquilo que deseja, mas vamos ser realistas, se não agir, simplesmente não sai nada.
Existem pessoas que pensam e visualizam bem menos do que outras e conseguem o que quer pois coloca o plano em ação. No entanto ainda sim não podemos nos enganar, temos de ter metas realistas, não adianta querer comprar uma Ferrari sendo um jardineiro (por exemplo) somente por ter esse desejo, você vai conseguir um carro de acordo com suas condições econômicas. Se a Lei da Atração fosse real, na época de meu fanatismo neste assunto, eu já teria ganho na megassena somente pela força do pensamento. (De acordo com uma teoria pseudo – cientifica que afirma que nossos pensamentos criam partículas virtuais que se tornam concretas ao entrar em contato com partículas reais encontradas na natureza e transforma essa matéria e/ou atrai por uma força magnética aquilo que desejamos).

Os chamados gurus da Lei da Atração querem se apoiar em Física Quântica para justificar tais leis, mas quantos desses gurus são formados em Física, e quantos desses gurus são Mestres, Doutores ou pelo menos especialistas em Física Teórica, Quântica ou astro – física???

E porque o físico Stephen William Hawking, considerado o homem maís inteligente do mundo não se curou de sua enfermidade apenas com o poder do pensamento? A resposta é simples: Stephen William Hawking sabe que a Física Quântica não funciona dessa forma, e afirmo que ele compreende todo os aspectos da física teórica de uma forma muito superior a qualquer guru da lei da atração. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Jacyra de goes

Prezado,ainda escreve sobre pensamento negativo?li e foi muito importante.obrigada.Esse e o tipo de terapia comportamental?

Avatar for Miguel Lucas
Cristiano

Queria saber como lhe dar com o meu medo de trabalhar a noite, pois durante o dia trabalho numa boa mas quando vai anoitecendo, eu vou criando pensamentos negativos e de pânicos. Tudo que me dá mais vontade é de largar o serviço e ir correndo pra casa.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *