Construir uma nova Vida em 5 Passos
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Construir uma nova Vida em 5 Passos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Na atualidade, para a maioria de nós a vida é incerta, imprevisível e muda a uma velocidade que nos deixa extasiados e inadequados à nova realidade que possamos estar ou vir a enfrentar. Velhos hábitos, velhas forma de fazer e pensar as coisas ou acerca de nós mesmos e do nosso futuro podem ser impeditivos de uma mudança positiva. Podem ser impeditivos para a construção de uma nova vida. Quando tudo muda, pode vezes o mais razoável é mudarmos também. Não será um processo fácil, mas será certamente possível com dedicação e uma forte crença que a construção de uma nova forma de vida é susceptível de poder ser construída.

VOCÊ PRECISA DE UM NOVO COMEÇO?

O passado por vezes pode ser esmagador e igualmente castrador de uma tentativa de começar a estruturar uma nova forma de vida, ou pelo menos mudar algumas áreas de vida, no sentido de não voltar a cometer os mesmo erros e enveredar pelos mesmos comportamentos que fizeram que você chegasse onde chegou. Ainda que este tipo de cenário possa parecer derrotista e a avaliação da sua vida possa ser depreciativa, no reverso da medalha ela transmite uma palavra de esperança. Se foram as suas ações, pensamentos e atitudes que mais contribuíram para a situação em que se encontra neste momento, pode agora, na posse de nova informação fazer diferente. Tem agora a possibilidade de alinhar e mudar um conjunto de pensamentos, comportamentos e atitudes no sentido de construir uma nova forma de sentir, pensar e agir no mundo.

Para que esse novo começo possa ser eficaz e fazê-lo chegar a bom porto é necessário deixar de fazer autosabotagem, deve ponderar acerca das coisas que tem vindo a fazer e que na verdade não se empenhou, não se ajudou a si mesmo, ou talvez até se tenha criticado e punido duramente, sem que com isso melhorasse o quer que fosse.

Para aprofundar o assunto leia: Reinicie a sua vida, deixe de fazer autosabotagem

Não posso de maneira nenhuma dar-lhe indicações específicas acerca do que será melhor para si mesmo, que decisões tomar ou que estilo de vida deverá adotar. No entanto, para a estruturação de um plano e consequente implementação de um conjunto de mudanças que irão permitir edificar uma base sólida para construir uma nova forma de vida, alguns passos importam ser levados em consideração.

criar nova vida

Apresento cinco passos que podem facilitar a estratégia de construção de uma nova vida:

1. DESAPEGUE-SE DO SEU PASSADO CASTRADOR

Você não pode avançar na construção da sua nova vida até que faça tréguas com o seu passado. Não é fácil e pode nem ficar completamente resolvido, mas é importante aceitar as suas perdas, erros, frustrações, decepções e decidir que você está abraçando um novo caminho.  Provavelmente você tem que deixar para trás um negócio, uma casa, um ente querido, um relacionamento, um emprego ou outra coisa qualquer. Mas se deixar, deixe por decisão sua e de bem com a decisão que tomar. Pode ser difícil e surgir algum tipo de sentimento negativo, como sentimento de perda ou sentimento de culpa, no entanto deverá estar seguro que a sua decisão de mudança é aquilo que representa a melhor decisão a tomar. E por isso, ficar de bem consigo e com a sua decisão.

Eu não estou dizendo para você esquecer o seu passado. Estou a dizer que deve investir no desapego do seu passado. Por outras palavras, deve olhar para trás e compreender à luz do seu entendimento na altura e do contexto que vivia que o que aconteceu teve um enquadramento legítimo, ainda que possa não ter sido benéfico para si mesmo ou para outras pessoas. No exato momento que tiver essa noção, pode decidir ser diferente, e não mais condicionar o seu futuro e bem-estar por rancores, ressentimentos ou punições a si mesmo. O passado foi você que o viveu, mas você é mais que esses acontecimentos, você é aquele que analisa o que lhe aconteceu através da sua memória. Mas você não é só memória, também é imaginação. Imagine uma vida melhor para si, mantenha essas imagens na sua mente, faça delas o seu marco orientador. Imagine-se a ser aquilo que pretende e que esteja de acordo com a sua nova forma de estar no mundo.

Dica: Oriente-se por aquilo que é, por aquilo que quer vir a ser, sentir, pensar e agir. Oriente-se conscientemente pela visão da vida que pretende construir e não necessariamente pelo que viveu no seu passado.

Ficar ancorado a um passado estigmatizante, ainda que com toda a legitimidade, por certo não ajudará em nada a que se sinta melhor na sua vida. Na posse dessa percepção, desapegue-se das coisas que lhe retiram capacidade, que lhe retiram esperança, que lhe diminuem o seu humor, que lhe aumentam a negatividade e o ressentimento. Desapegue-se de tudo isso e movimente-se para uma zona mais tranquila onde consiga perspetivar-se mais capaz.

Leia:Como libertar-se das angústias do passado

2. DESENVOLVA UMA VISÃO PARA O FUTURO

Antes que você possa construir uma nova vida, você deve especificar na sua mente o que pretende alcançar, o que pretende viver e como. Você precisa de uma visão para o futuro. Desenvolver um plano para a sua vida pode ser difícil. Eu entendo isso. Ter um sonho ou visão para o que você quer é essencial não só para vir a ser bem sucedido, mas também para fazer reajustes que lhe permitam continuar alinhado com aquilo que são os seus objetivos de vida.

Eu desafio-o a começar a pensar nisso, leia: Clarifique a sua visão de sucesso

Assim que  você tenha algumas ideias a surgirem na sua cabeça, é hora de colocá-las no papel. Expressar os pensamentos fora da sua cabeça vai ajudá-lo a organizar-se e a especificar essas mesma ideias.  Não tenha receio de fazer este processo simples, se você não perspetivar a sua vida, certamente ninguém o fará por si, e se o fizessem você poderia não concordar com as escolhas que fizeram para si e por si. Você é o principal accionista da sua vida. Invista e aposte nela. Os dividendos disso serão para si mesmo.

Se você tentou e não conseguiu desenvolver uma visão pessoal, eu recomendo que invista algum do seu tempo na descoberta das suas paixões de vida, das suas mais-valias e dos seus pontos fortes.

Leia:


3. DEFINA METAS REALISTAS

O próximo passo para você construir uma nova vida é converter a sua visão num plano real e exequível. A forma de operacionalizar esse processo é através da definição de metas. Por outras palavras, a sua visão define o seu destino desejado. Os seus objetivos e metas são o seu mapa para chegar lá.

Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis??, relevantes e oportunos.  E acima de tudo têm de estar contextualizados com a sua própria realidade. Analise os seus objetivos de acordo com este modelo.  Certamente ficarão mais claros na sua mente. Em geral, os seus objetivos não têm necessariamente que colocar uma pressão avassaladora sobre você. Na verdade, se o fizerem, eles irão ser provavelmente contraproducentes. No entanto, devem focalizá-lo na direção certa e impulsioná-lo para o destino desejado.

Para começar, eu recomendo criar pequenas metas ou sub-objetivos. Comece  por conseguir  pequenas vitórias iniciais e crie uma dinâmica adequada ao seu ritmo. Você pode ler sobre como implementar mudanças  para melhorar a sua vida. Como por exemplo: Guia completo para implementar qualquer mudança na sua vida. Agregado à sua preparação para a mudança desejada, importa ter uma estratégia e entender que isso é um processo extremamente importante para se obter sucesso, leia: Planificação e estratégia, duas armas para alcançar o sucesso.

Pode ainda preparar-se de forma adequada para a possibilidade de vir a encontrar alguns obstáculos que dificultem o caminho que perspetivou. Se pretende sentir-se mais preparado e mais confiante para situações que se tornem um obstáculos aos seus objetivos, leia: 5 Dicas para superar as adversidades da vida.

nova vida

4. TOME UM CONJUNTO DE AÇÕES

Ok, depois de ter criado uma visão para o seu futuro e ter estabelecido algumas metas específicas para obter o que deseja, qual é o próximo passo? Certamente será agir. Ter um plano é ótimo, mas para construir uma nova vida, você deve arregaçar as mangas e começar a trabalhar. O trabalho é a sua terapia. O conjunto de ações que você se propuser a realizar vai permitir reerguer-se, enfrentar a sua crise, reavivar a sua paixão pela vida, e consequentemente promover um melhor sentimento. A cada dia, é importante que você vá colocando uma pergunta tremendamente capacitadora e impulsionadora do seu objetivo:

“Qual a menor coisa possível de executar que eu vou fazer hoje e que me coloque mais perto do meu sonho?”

Certifique-se que você executa aquilo que surgiu da pergunta anterior. Caso não consiga passar à ação registe o motivo, incapacidade ou impedimento. Depois pense numa solução e execute numa próxima oportunidade. Sem ação nada se torna material, nada se realiza. Motive-se a si mesmo a agir, a fazer coisas que julgue surtirem efeito. Não coloque as suas expetativas demasiado elevadas, espere fruto do seu trabalho, mas dê tempo ao tempo. Se pelo meio algumas coisas não derem certo, não desespere. Mantenha-se firme na sua visão e tente de novo, eventualmente com outras ações. Experimente, teste, redefina e persista nos seus objetivos.

Para aprofundar o assunto leia: O poder da ação, fazer o que é necessário ser feito

5. REFORCE-SE A SI MESMO AO LONGO DA CAMINHADA

Finalmente, você precisa cuidar atentamente de si mesmo através de um processo de reforço e recuperação. Num objetivo exigente como construir uma nova vida, o desgaste faz-se sentir. Abalos, recuos, frustrações, angústias, erros, falhas, desmotivação, tudo isto contribui para o consumo da sua energia. É imperativo arranjar mecanismos de compensação. Sem os mecanismos de compensação você correrá enormes riscos, tal qual um atleta que treina duro e recupera pouco.  Comer bem, descansar bastante e comemorar as suas vitórias é um alimento necessário para você mesmo.

É premente impulsionar-se, mas não ignore as suas necessidades físicas e mentais quando você se esforça para reconstruir a sua vida. Isso é um erro enorme.  A não regeneração e recuperação do esforço pode conduzi-lo a algumas debilidades físicas e mentais. Você tem que implementar um sistema eficaz de recuperação e motivação, como todos os bons atletas sabem fazer. Encontre a sua forma e continue a trabalhar. Devagar e a passo certo você pode ganhar esta corrida.

Pode levar semanas, meses ou mesmo anos para construir uma nova vida. Encontrar maneiras de nutrir-se ao longo do caminho é tremendamente relevante para o êxito. Você precisa trabalhar e manter a sua motivação, educação, disciplina e recuperação para garantir o seu sucesso.

Para aprofundar o assunto, leia:6 estratégias para combater o stress

COMEÇAR DE NOVO É POSSÍVEL

Você acredita que pode construir uma nova vida? É possível.  Muitas são as pessoas que acreditam, quando perdem tudo ou algo na sua vida, quando uma catástrofe, infortúnio, doença ou qualquer outra situação que lhe cause um abalo significativo se abate sobre as suas vidas, elas têm a vontade de dar a volta por cima.  Se muitos conseguem, tudo indica que você também pode ser capaz.

Eu desejo-lhe o melhor!

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Leandro Pereira

Olá Miguel, como vai?

Gostei do artigo, especialmente dos passos 3 e 4. Definir objetivos e tomar um conjunto de ações para realizá-lo. Acredito que muitas vezes nossos objetivos não são alcançados pois as crenças que estão na estrutura da formulação dos objetivos não os sustentam, em outras palavras, muitas vezes achamos que nossos objetivos são demasiados “altos” para alcançá-los.

Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leandro, Obrigado pelo comentário.

Na grande maioria das vezes não somos bem sucedidos porque paralisamo-nos nas ações que nos podem aproximar dos objetivos. Visão e ação devem andar de mãos dadas.

Sucessos

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

Boa tarde, Miguel. Mais um excelente artigo.

Praticando as reflexões e ações sugeridas em seus textos tive grandes melhorias na minha vida, vi mudanças extraordinárias em meus sentimentos, pensamentos e ações.

Estou conseguindo superar mentalidades que pensava nunca poder vencer. Ainda pretendo realizar muito mais. =)
Desejo a todos os leitores a mesma felicidade que pude experimentar.

Obrigado pelo conhecimento que compartilha e parabéns pelo trabalho!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Wagner, obrigado pelo comentário.

O seu feedback, deixa-me orgulhoso e igualmente muito satisfeito. Quando escrevo tenho exatamente esse objetivo: Que os textos possam permitir que a pessoa consiga mudar alguns dos seus pensamentos ou estratégias de raciocínio e também alguns dos seus comportamentos a fim de cumprir com os seus objetivos pessoais.

Fico contente por si, e motivado a continuar.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Olá Miguel, tudo bem?

Sou extremamente tímido e ansioso, tenho muita dificuldade em me relacionar com as pessoas. Porém seus ótimos artigos abriram meus olhos para que eu pudesse reconhecer todas as minhas dificuldades. No entanto não consigo por em prática essas mudanças em minha vida, falta coragem, sinto que possuo um bloqueio para modificar meu modo de agir. É como se, na realidade, eu não quisesse mudar, pois parece ser mais cômodo permanecer como está ao invés de arriscar por algo melhor, já que tenho medo de como as pessoas iriam enxergar essa minha mudança de atitude. Penso sempre que necessitaria mudar de lugar (no caso de trabalho), abandonar as pessoas que têm essa imagem ruim de mim para podem implementar essas mudanças, no entanto sempre retorno ao início, cometendo sempre os mesmos erros.

Desculpe pelo texto longo, ficaria muito feliz se me passasse algumas dicas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniel, obrigado pelo comentário

Na sua descrição identificou muito bem as coisas que o impedem de alcançar o que deseja. Se tem essa consciência, tem praticamente tudo o que necessita para tomar um conjunto de ações que possam ir ao encontro daquilo que pretende. Basta que se decida a isso.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Clauton

incrível como as coisas se aprofundam, é como uma arte!
Uma área que adimiro bastante, parabéns pelo seu trabalho no blog!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Clauton, obrigado pelo comentário.

Obrigado pelo reconhecimento do valor do blog.

Tudo de bom para você

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Liliana

Olá, desde ja parabéns pelo blog, é fantastico.
As vezes penso se o que faço é certo, e ha uns temos que nao me sinto satisfeita comigo mesma, ainda sou jovem, apenas 18 anos “Tens A Vida A Tua Frente” é o que me dizem mas nao me sinto como os outros, nunca fui como os outros e agora sofro as consequencias, tenho lido o seu blog e sinto-me muito melhor enquanto o leiu mas depois, quando se acabou o artigo e chego ao final da pagina, sinto-me outra vez sem rumo.. ” Qual a menor coisa possível de executar que eu vou fazer hoje e que me coloque mais perto do meu sonho?” essa sua frase deixou-me a pensar durante muitas horas sobre o que fazer para realizar o futuro que eu sonho ja que nada me corre como desejado e ja nao sei qual o rumo que devo tomar, sinto que sou alguem de certa preguiça, de falta de motivaçao em mudar e ainda falta força para encarar isso, desejo a mudança, desejo uma nova vida apesar de a minha ainda ser de poucos anos, ja é realmente ‘longa’ e cheia de nós e confusoes. Desejava ser a melhor versao de mim, MAS mais uma vez, sinto um bloqueio em mim, a falta de animo, de entusiasmo..
O seu blog ajuda-me muito mas acabo sempre por chegar ao fim do dia sem nada resolvido, sem nenhuma mudança..
O que devo fazer? Qual a menor coisa possível de executar que eu vou fazer hoje e que me coloque mais perto do meu sonho? Ainda nao sei.. Sera que ha forma de o saber? De retirar estes bloqueios?..
Mais uma vez, parabéns pelo seu blog.

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Liliana,
A melhor teoria sem ação não tem valor nenhum!
Avalie seu resultado atual.
Defina seu resultado desejado.
E mãos a obra.
Boas escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Hellen

Achei esse artigo repugnante.
se com 5 passos conseguíssemos construir uma nova vida
as pessoas não seriam como são!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Hellen, obrigado pelo comentário

O seu comentário só foi possível de surgir na sua mente, porque certamente só terá olhado para o título e não leu o conteúdo com a devida atenção. Se lesse teria visto algo como:

“Apresento cinco passos que podem facilitar a estratégia de construção de uma nova vida:”

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Liliana

È uma pena que voce nao responda a todos os comentarios, o meu ainda esta a espera de resposta.

Avatar for Miguel Lucas
William

Apenas para conhecimento. Estude o assunto TDAH.

Avatar for Miguel Lucas
Andreia

Olá Miguel, adorei seu artigo me foi muito útil mas gostaria que você me desse uma opinião, vou recomeçar ou tentar reconstruir minha vida, só que tem um porém, eu não estou sozinha tenho um bebe de 2 anos, estou muito insegura e não sei por onde começar, me ajude a ver uma luz no fim do túnel. abraços

Avatar for Miguel Lucas
cida

estou pensando em recomeçar minha vida,mais o medo tem me deixado perdida no tempo.ja tenho 39 anos,muitos sonhos e planos se perderam ao longo do caminho,mais ainda me restam alguns, e um passado cheio d fantasmas que me atormentam.o meu maior medo,e de nunca conseguir mudar o que precisa ser mudado

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre Magno

Olá Miguel, tudo bem ?
Eu estava pensando em ir embora para Blumenau SC só eu e minha namorada (quase noiva) já fazemos faculdade aqui em nosso cidade Jacarezinho PR, iriamos transferir para lá eu estou acertando um trabalho no ramo da minha faculdade de Logística só que o salário não é muito bom R$ 1200,00 mais vale transporte e alimentação e planos médico odontológico, mas o salário dela quando ela arrumar um emprego, levo sorte que meus pais vão continuar pagando minha faculdade conforme eles já pagam, minha despesa seria apenas com aluguel, água, luz, internet (por causa da faculdade se não não teria para cortar gastos) e janta.
OBS: Quase todos os familiares de parte do pai dela são de Blumenau então teríamos um apoio e meus pais já falaram que mobíliam a casa.
Quem quiser pode dar sugestão no meu e-mail alexandremagno_14@hotmail.com.
Agradeço a atenção de todos desde já, abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre Magno

Olá Miguel, tudo bem ?
Eu estava pensando em ir embora para Blumenau SC só eu e minha namorada (quase noiva) já fazemos faculdade aqui em nosso cidade Jacarezinho PR, iriamos transferir para lá eu estou acertando um trabalho no ramo da minha faculdade de Logística só que o salário não é muito bom R$ 1200,00 mais vale transporte e alimentação e planos médico odontológico, mas o salário dela quando ela arrumar um emprego, levo sorte que meus pais vão continuar pagando minha faculdade conforme eles já pagam, minha despesa seria apenas com aluguel, água, luz, internet (por causa da faculdade se não não teria para cortar gastos) e janta.
OBS: Quase todos os familiares de parte do pai dela são de Blumenau então teríamos um apoio e meus pais já falaram que mobíliam a casa.
Quem quiser pode dar sugestão no meu e-mail alexandremagno_14@hotmail.com.
Agradeço a atenção de todos desde já, abraços.
OBS: Tenho 21 e ela 19.

Avatar for Miguel Lucas
kelly

Talves pra mim a melhor solução seria morrer, embora eu sei que não è o melhor a si fazer eu sinto como se não tivesse outra escolha. Quero mudar, quero recomeçar enfim, quero uma vida nova, mas ta difícil, complicado demais… Eu não aguento mais…!

Avatar for Miguel Lucas
Camila

Nossa e verdade guando estamos lendo tudo parece fácil, mas depois………Mas achei muito bom e vou busca fazer o passo a passo , afinal tenho uma vida que Deus me deu.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Estou vivendo o pior momento de minha vida. Estou enfrentando ou matando um leão todos dias, minhas forças estao acabando, cheguei a ser ameaçado 3x. O desespero está tomando conta de mim

Avatar for Miguel Lucas
caio

eu tenho apenas 20 anos e já tenho metas bem definidas da minha vida, eu acho que por ter tido uma infância muito feliz e ter sido muito amado, isso me deu o suporte necessário para encarar tudo que me cerca e olha que são muitas coisas.mais do que ter esperanças traçar metas desapegar do passado organiza-se em novos hábitos é necessário viver, e jamais esquecer que frustações,derrotas ,felicidades e infelicidades fazem parte dela. sentir emoções qualquer que seja siguinifica que voçe esta vivo e ainda é capaz de recomear sempre.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Gostei muito desse artigo. É consistente. A maneira como ensinou o processo de administração de uma nova vida é excelente e com certeza faz diferença ter um planejamento. Essa ação, em algumas pessoas, acaba sendo inconsciente, mas
Certamente, quando se toma a consciência que precisamos planejar, atuar, trabalhar dia e noite em prol da própria felicidade chegamos ao sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Gostei muito desse artigo. É consistente. A maneira como ensinou o processo de administração de uma nova vida é excelente e com certeza faz diferença ter um planejamento. Essa ação, em algumas pessoas, acaba sendo inconsciente. Certamente, quando se toma a consciência de que precisamos planejar, atuar, trabalhar dia e noite em prol da própria felicidade chegamos ao sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
thiago

ola tudo bem
vim aqui pra faalar um pouco do que estuo passando nao aguento mais essa vida quero começar do zero ,eu acabo de separar estou desenpregado tenho um filho e quero dar uma vida melhor para meu filho tantos problemas quero esquecer do meu passado mais paresse que n conssigo sempre vem penssamentos da minha ex que me traiu com outro cara e nao conssigo tirar ela do meu penssamento isso me deixa muito ruim tento esquecer ela n aguento mais me de alguma dicas ….

Avatar for Miguel Lucas
Lúcia

Gostei muito,,, Preciso retomar minha vida com urgência… A ferida aberta… está me consumindo diariamente.Descobri que apenas existo há muito tempo.. eu preciso começar a viver ou não tem sentido continuar viva.

Avatar for Miguel Lucas
Nobre Bartolomeu pita

agradeso pelo seducao.
abraço

Avatar for Miguel Lucas
emerson sepulveda júnior

qualquer mudança para mim, sempre foi muito difícil, mas sei também que se não fosse as mudanças estaríamos ainda na idade da pedra e comendo carne crua. sou um pouco limitado quanto a capacidade intelectual e emocional, sempre evitei situações mais complexas. sempre optei por trabalhos que precisam mais de força que inteligência. conviver com isso não é tão ruim assim, mais por causa de uma separação fiquei completamente desorientado, pois foi uma mudança radical, afinal foram 15 anos de casado. agora estou juntando os meus cacos. voltando aos outros comentários, vejo que não sou o único que tem problemas, mas a vida é assim mesmo cair e levantar, aprender com os erros para não repeti-los.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *