Clarifique a sua visão de sucesso
Motivação 22/09/2016

Clarifique a sua visão de sucesso

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


“O importante não é levantar a questão sobre o que é a visão”, diz Robert Fritz, O que que importa é o que é que a visão faz.” O que é que a sua visão faz? Dá-lhe mais energia? Faz com que sorria? Faz com que se levante animado pela manhã? Quando você está cansado, permite-lhe fazer um esforço acrescido?

Uma visão deveria ser avaliada à luz deste critério. O critério do poder e efetividade. O que é que a visão faz você fazer? O que é que a visão faz você sentir? Quanto é que ela mexe consigo? Qual o grau de motivação que a sua visão lhe dá?

A grande maioria das pessoas, gastam o seu tempo a fazer coisas para que os seus problemas desapareçam. Esta cruzada de vida para resolver os problemas é um comportamento negativo e reativo da nossa existência. Vendemo-nos por pouco, deixando-nos com um sentimento duplamente negativo de termos um pouco de problemas a menos.

Existe uma grande diferença entre resolução de problemas e ação criativa. Resolução de problemas pode ser considerado como as ações que tomamos para fazer desaparecer algo: o problema.

Ação criativa, é enveredar por um conjunto de ações para transformar algo em alguma coisa: a criação. Talvez para a maioria de nós a abordagem da resolução de problemas faça sentido, fomos criados de uma forma tradicional. Não fomos muito expostos ao processo criativo.

O que você quer criar?

O primeiro passo para o processo criativo é ter uma visão sobre o que é que você quer criar. Sem esta visão, não existe forma de criar seja o que for. Sem esta visão você é apenas um eliminador de problemas, o que é duplamente negativo. A maneira de alterar esta forma de pensamento é perceber quando é que está à deriva, “Do que é que eu me quero livrar?” e mentalmente substituir esse pensamento para, “O que é que eu quero trazer à existência?”

É uma questão muito capacitadora, porque não faz referência aos problemas ou obstáculos. Implica criatividade pura. Coloca-o no lado positivo da vida. Você movimenta-se com uma atitude positiva na sua vida.

Um assunto muito capacitador para nos trazer luz à questão da criatividade e das ações que nos propomos a realizar nesse sentido, é aplicado por mim próprio, no treino esportivo. Um atleta se não está a melhorar, é porque está a piorar.  Se não está a melhora é porque não tem uma visão clara daquilo que deve fazer. É um sistema binário, você está centrado num objectivo, ou está fora dele? Você é positivo ou negativo? Você é reativo ou criativo? você ou acredita nas suas capacidade ou não acredita?

Não existe nada mais motivador do que mudar o seu sistema binário para “ligado” do que ter uma visão clara sobre aquilo que realmente quer para si. O que é que pretende trazer para a existência? Não interessa o que é essa visão, e quantas vezes você a muda. Apenas interessa o que é que essa visão faz em você. Que impacto têm em si a sua visão? Que tipo de coisas você sente quando visualiza a realização da sua visão?

Se a sua visão não o faz levantar-se da cama energizado e bem disposto, então arranje outra, certamente essa não está alinhada com o seu poder criativo, com os seus interesses, necessidades e gostos. Procure até encontrar ou até desenvolver uma visão clara que o coloque no caminho da acção, só por pensar nela.


Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Descubra o génio dentro de si

Especificar e esclarecer a sua visão

Você tem um objectivo? Ótimo. Você tem uma ideia? Ótimo.Você está a trabalhar em algo novo? Ótimo. Você consegue explicar isso? Você tem uma ideia brilhante que sonha com clareza, visualiza a imagem mental na sua mente, sinta-a em todos as células do seu corpo, mas ainda assim você não consegue ser capaz de explicar claramente aos outros?

Alguma vez você já tentou explicar algo a alguém e percebeu que não estava entendendo o que estava falando? Cada vez que você tenta explicar a sua ideia ou objectivo, você não pode deixar de notar os olhares de confusão no rosto das pessoas, os olhares em branco, as sobrancelhas levantadas, de quem não tem a menor ideia sobre o que está falando.

Explicar a sua ideia de meta, ou a visão não é apenas sobre a explicação de quem você é e o que você faz. Trata-se de ter uma conversa mais profunda, para expor a ideia, o objetivo do projeto, ou visão. Você consegue articular claramente a sua ideia, objetivos ou visão e senti-lo com sendo seu, como mexendo com você?

A seguir apresento três dicas que vão ajudá-lo a verbalizar o que você pode ver de forma clara com a imagem mental criada pelo seu cérebro:

  • Mantenha a visão simples

A sua ideia ou o objetivo não tem de ser complicado para ser válido. Deve subdividi-lo, parti-lo em pequenas partes ou fases. Evite o uso de chavões demasiados técnicos.  Uma maneira fácil de fazer a sua explicação de forma simples é respondendo a perguntas sobre questões de perceber o que você está fazendo, onde você está fazendo isso, para quem está fazendo isso, como você está fazendo isso.

  • Use os seus próprios termos

Estabeleça a sua explicação em consonância com a sua essência. A sua personalidade ou seu “Eu” não deve estar em conflito com o que você está dizendo ou então corre o risco de não acreditar naquilo que diz ou pretende fazer. Quanto mais você acreditar no que está dizendo, mais confiante você estará para iniciar acções alinhadas com a sua visão ou objetivo, e mais coisas positivas sentirá.

  • Faca-o de forma natural

Deixe a sua explicação ser natural, expresse-a nas  suas próprias palavras e no seu próprio estilo. Evite copiar o estilo de outras pessoas e evite pensar que as acções ou ideias dos outros são melhores que a sua. Ninguém pode explicar a sua visão ou objetivo melhor do que você, portanto seja natural. Articulando a sua ideia de uma forma natural será sempre inspirador e autêntico para você mesmo.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Bom Gosto Sites

Muito bom termos isso em mente.
Uma meta e um caminho. o demais não importa.
Opiniões contrárias sempre virão, mas a nossa
é a que conta no fim. 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bom Gosto Sites, obrigado pelo comentário

É isso mesmo, devemos seguir a nossa visão, aquela que nos alimenta e nos transmite energia e esperança.

Boa Visão, seguindo em frente.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Teresa Coutinho

Realmente não há meio termo, ou se quer ou não se quer. Gostei do artigo pois exclarece bem essa visão dúbia que nos confunde todos os dias. Penso que a solução está em definir bem o que se quer e seguir esse rumo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Teresa Coutinho, obrigado pelo comentário.

Fico contente pelo reforço da mensagem do artigo 🙂

É mesmo os meio termo pode tornar-se enimigo da alcance dos objetivos. Devemos manter a nossa visão bem na nossa frente,sabendo e comprometendo-se com ela.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
blog nacional

a verdadeira visão da felicidade, é o presente momento (agora), afinal é tudo que temos. não acho que a ilusão seja ruim, de fato não é! o problema é quando ela acaba, quando vc compra o carro, e vê q nada mudou, e agora? por isso não espere ficar aleijado para saber o quanto é bom andar… aproveite a vida, fazendo aquilo que você quer que as pessoas façam pra vc! quem planta sementes de paz, logo terá uma arvore de dando frutos da paz! e se quer um livro de auto ajuda use a Bíblia!

um dia de negativo todo mundo tem!

mas nada como um dia apos o outro!

aproveite a vida !

por que ela escapa entre os dedos, e logo você dirá “eu era feliz e não sabia”

não varra a sujeira para baixo do tapete!

resolva o seu problema agora!

seja temente a DEUS!
pois só Ele preencherá o grande vazio do SEU Coração!

….

Avatar for Miguel Lucas
principe afonso joao

ola Miguel Lucas.

sem palavras , muito obrigado pelas dicas.

De principe

Avatar for Miguel Lucas
SOCORRO

ola! passei meu domigo lendo seus artigos e estou encantada com sua "terapia virtual" nossa estou fazendo bom uso pra colocar em pratica, voce esta me guiando. Gratidão em compartilhar tanta luz! beijo na sua alma

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *