Como dar apoio a alguém com Depressão?
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Como dar apoio a alguém com Depressão?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Se um amigo, um familiar ou seu parceiro está a sofrer com a depressão, você pode sentir-se confuso e frustrado na forma de lidar com essa pessoa. Eventualmente, por vezes você sente-se também afetado pelo fato de perceber que o seu apoio não está a ter os resultados pretendidos. Instala-se uma sensação como se estivesse pisando em ovos, porque você fica com receio de piorar ainda mais a situação.

A probabilidade de você sentir-se perdido é enorme, sem saber que postura adotar. Talvez você já tenha passado pela experiência de dar algum conselho que não foi bem aceite.

A depressão é uma perturbação do humor muito insidiosa, que pouco a pouco pode conduzir a pessoa a afastar-se das coisas e das pessoas que mais gosta. E isso pode fazer com que você fique confuso, sem saber como ajudar. Mas, se você quer mesmo ajudar, o seu apoio pode ser muito significativo.

O seu apoio não pode substituir a ajuda profissional, nem deve. No entanto, se você aprender formas eficazes de comunicar e dar apoio à pessoa que enfrenta um momento de depressão, certamente facilitará a recuperação desejada.

Apresento em seguida algumas formas e estratégias que o ajudarão a dar apoio a quem enfrenta o problema da depressão:

ajuda depressão

Esteja lá

A melhor coisa que você pode fazer por alguém com depressão é estar lá. É ficar com a pessoa, ao seu lado, reconfortando-a, ouvindo-a. Você pode simplesmente sentar-se junto à pessoa que enfrenta o problema da depressão e fazer-lhe companhia, não dizer nada ou segurar na sua mão. Pode também em momento oportuno, calorosamente dizer algumas frases do género:

“Você é tão importante para mim. Estou aqui para ajudá-lo em algo que necessite.  Vamos encontrar uma maneira de ajudá-lo a sentir-se melhor. “

Dê apoio através de pequenos gestos

Se você está desconfortável com a expressão emocional, se não se sente à vontade com as palavras, pode mostrar o apoio de outras maneiras. Poder deixar um mensagem de apoio no voice mail, ou mesmo enviar um email motivacional. Pode convidar a sair para um jantar. Se for um amigo, pode convidá-lo para ir ao futebol, ao cinema ou a um concerto. Pode ajudar numa tarefa difícil, ou ao invés, colaborar e promover alguma atividade que a pessoa goste de realizar.

Não julgue nem critique

O que você diz pode ter um impacto poderoso sobre a pessoa que sofre com a depressão. Você pode ser levado a pensar que tudo não passa de frescura por parte da outra pessoa. E que se ela quisesse só por ação da vontade iria melhorar.

A recuperação da depressão está muito para lá de apenas ter-se vontade. É necessário uma intervenção suportada por conhecimento técnico-prático e fundamentado por um profissional qualificado.

Evite dizer frases como:

  • “Você só precisa ver as coisas pelo lado positivo”
  • “Há pessoas que estão bem pior que você”
  • “Eu acho que tudo isso é apenas da sua cabeça.”
  • “Se você se levantasse da cama e fizesse alguma coisa, ficava mais animado. “

Estas palavras usualmente têm um significado depreciativo para a pessoa que sofre. A leitura e o entendimento que é feito de frases como as anteriores é que a pessoa tem uma escolha na forma como se sente, e que por livre vontade fica deprimido. Isto pode levar a que a pessoa que está a lidar com a depressão, se isole ainda mais.

Não minimize a dor do sofredor

Não dar a verdadeira importância à natureza da dor infligida pela depressão, é o mesmo que alguém ter uma perna partida, ignorar esse fato e dizer à pessoa que caminhe naturalmente, que a dor não é impeditivo que caminhe.

Deve levar-se em consideração que a pessoa que está a enfrentar a depressão, efetivamente sofre com isso, a sua dor é grande, e impossibilita-a de perspectivar uma melhoria por si mesma.

Evite dizer frases como:

  • “Você é muito sensível”
  • “Porque cada pequena coisa te incomoda?”
  • “Deixa-te de frescura, bola para a frente.”
  • “Não é só você que tem problemas.”

Frases deste tipo, invalidam e desaprovam a dor que a pessoa está sentindo e  escamoteia completamente o fato de que está a enfrentar um transtorno psicológico grave. Minimizar a dor da pessoa que sofre, não olhando de frente a sua condição psicológica como um transtorno mental, aponta e transmite que ela tem alguma fraqueza ou falha de personalidade.

Evite dar conselhos

É muito provável que em algumas conversas com a pessoa que sofre com a depressão você possa ter impulso para dar conselhos, para que ela tente isto ou aquilo. Mas quero dizer-lhe que cada caso é um caso e que cada pessoa é diferente, reage e entende as coisas da forma como olha o mundo.

Quando a pessoa está a lidar com a depressão, a visão dela mesmo, dos outros e do mundo fica alterada. Essa alteração é um sintoma da depressão, e como tal os conselhos podem não ser vistos com bons olhos. Não pretenda resolver o problema por si mesmo, não queira corrigir a mágoa da outra pessoa.

Sempre que alguém com quem nos preocupamos está tendo um momento difícil, ansiamos para corrigir a sua mágoa, e este ato benevolente pode ser prejudicial.

Embora possa ser verdade que a pessoa deprimida precisa de orientação, afirmá-lo e oferecer-lhe deliberadamente essa ajuda, pode fazer com que a pessoa se sinta ofendida, ou até mesmo sentir-se ainda mais incapacitada.

O que é mais funcional e assertivo, ao invés dos conselhos, é perguntar:

  • “O que posso fazer para ajudá-lo a sentir-se melhor?”
  • “Se necessitar de algo que eu possa ajudar, estarei disponível para colaborar.”

Isso dá a oportunidade à pessoa que está deprimida de pedir ajuda. Quando uma pessoa pede ajuda, está mais receptiva a receber orientação sem sentir-se insultado ou melindrado.

Evite fazer comparações

A menos que você tenha experimentado um episódio depressivo mesmo, dizer que você sabe como uma pessoa com depressão se sente não é útil. Embora a sua intenção possa ser, provavelmente, para ajudar o seu amigo, familiar ou parceiro no sentido de sentir-se mais acompanhado no seu desespero, isso pode interromper a conversa, inibindo o seu apoio.

Mas atenção, mesmo que você tenha superado a depressão e possa entender melhor o sofrimento da outra pessoa, lembro-o que as dores são diferentes, assim como as causas e a forma de lidar com os problemas. Por isso, descreva a sua dor, mas respeite sempre a magnitude da dor do outro.

Saiba o máximo que puder sobre a depressão

Você pode evitar os erros acima descritos e mal-entendidos simplesmente procurando informação sobre a depressão. Uma vez que você entenda claramente os sintomas da depressão, e as consequências, fica numa posição mais sustentada para apoiar melhor a pessoa que sofre.

Por exemplo, algumas pessoas assumem que se uma pessoa com depressão tem um bom dia, ela está curada. A depressão não é um transtorno estático. Há um fluxo e refluxo dos sintomas da depressão que muitas pessoas não deprimidas não entendem.

Um adulto que está deprimido ainda pode rir-se de uma piada, e uma criança que está em desespero ainda pode assistir às aulas, tirar boas notas e até parecer alegre.

A verdade é que os sintomas depressivos estão ancorados noutro lugar, escondidos, por isso é importante saber que a depressão tem muitas vezes uma gama de sintomas imperceptíveis. São sintomas mascarados.

Leia: Olhe a depressão como ela é: Mitos sobre a depressão

Seja paciente

A paciência é uma parte fundamental de apoiar a pessoa com depressão. Quando você é paciente com a pessoa deprimida deixa que ela perceba que não importa quanto tempo isso vai levar, ou quão difícil será o período em que predominam os sintomas debilitantes, porque você vai estar lá. E essa paciência tem um resultado poderoso. Com a paciência, vem a esperança. E quando alguém enfrenta a depressão, a esperança pode ser difícil de encontrar.

Às vezes, apoiar alguém com depressão pode levar ao sentimento de estar caminhando numa corda bamba. O que posso dizer? O que não digo? O que eu faço? O que não devo fazer? Mas lembre-se que apenas o fato de estar lá com a pessoa, mostrar o seu apoio e perguntar como você pode ajudar, pode ser uma dádiva incrível.

deprimida

Coisas que você pode dizer a alguém com depressão

Então o que pode ser dito a uma pessoa com depressão? Evidentemente, que o que apresento são sugestões baseadas na minha experiência e nos procedimentos terapêuticos que surtem efeito no tratamento da depressão. De maneira nenhuma, as sugestões que apresento substituem a terapia, nem podem ser consideradas terapia.

10 sugestões:

1. POSSO ALIVIAR O SEU STRESS DE ALGUMA FORMA?

Não verbalize apenas o seu interesse, mostre-o. As palavras não são tudo o que uma pessoa que sofre com a depressão necessita. Porque, umas das grandes frustrações sentidas por quem dá apoio, é perceber que a grande maioria das palavras proferidas, caiem em saco roto, ou têm o efeito inverso.

A pessoa que presta apoio à pessoa deprimida, está numa situação vulnerável e muito ingrata, pois grande parte das coisas que sugere podem ser mal interpretadas.

Se você ajudaria um amigo com uma perna partida a subir um lance de escadas, porque razão não pode ajudar um amigo deprimido a fazer o almoço?  Por que não aliviar e facilitar um pouco o dia-a-dia da pessoa que enfrenta um sério transtorno de humor? Materialize o seu apoio.

2. O QUE VOCÊ ACHA QUE PODE AJUDÁ-LO A SENTIR-SE MELHOR?

Esta é uma pergunta muito poderosa, você parte do principio que pode ser possível a melhoria. No entanto, se a resposta for displicente, se a pessoa responder de forma negativa: “Nada me fará sentir  melhor.” Não insista, não contraponha. Reformule a pergunta: “Mas queres sentir-te melhor?” Se a resposta for afirmativa, confirme com um: “Ótimo, pouco a pouco irás sentir-te melhor.”

3. EXISTE ALGO QUE EU POSSA FAZER POR VOCÊ?

Novamente, como o número um, este é um momento de ação, de fazer e não de dizer, e isto é muito eficaz na comunicação de compaixão. Compaixão é ter empatia adicionada de ação. Provavelmente a pessoa deprimida só vai balançar a cabeça enquanto chora, mas certamente ela irá registrar a sua dádiva. Na mente dela irá ecoar: “Esta pessoa preocupa-se comigo.”

4. NECESSITA QUE LEVE VOCÊ A ALGUM LUGAR?

Numa situação mais crítica dos momentos depressivos a pessoa pode estar numa situação bastante incapacitante. No entanto pode necessitar de deslocar-se, de ter de ir a algum local, e certamente não estará em condições de dirigir sozinha, ou andar sozinha.

A má condução pode ser uma manifestação de um transtorno de humor. Esta sugestão não é apenas para ajudar seus amigos, familiares ou parceiro deprimidos que talvez precisam de ajuda nas compras, mas também todas as outras pessoas que conduzem na estrada.

5. VOCÊ ESTÁ RECEBENDO ALGUM TIPO DE APOIO?

Se a resposta for positiva, ótimo. Você pode reforçar essa decisão, e tentar perceber se existe progresso e o que tem melhorado com o suporte profissional. Se a resposta for pela negativa, você pode voltar a fazer nova pergunta:

“Você acha que necessita de algum tipo de apoio profissional?”

Se a resposta for afirmativa, você pode continuar e incentivar:

“Vamos descobrir uma maneira de obtê-lo. “

Se a pessoa não pretender qualquer tipode ajuda profissional. Nesse exato momento não insista nesse assunto. Pondere voltar ao assunto mais tarde, descobrindo perguntas alternativas, do género:

“Como acha que você vai superar este período menos bom da sua vida?”

6. VOCÊ NÃO VAI SENTIR-SE ASSIM PARA SEMPRE.

Esta é uma afirmação de esperança, de não crítica e muito poderosa. Transmitir esperança é extremamente importante, é a primeira linha de apoio à pessoa deprimida. A esperança permite criar algum impulso, permite ativar a motivação e quebrar a paralisia da vontade, tão característico das pessoas deprimidas. 

7. EXISTE ALGO QUE VOCÊ JULGUE ESTAR A CONTRIBUIR PARA A SUA DEPRESSÃO?

Esta é uma forma simpática e não ofensiva de conduzir a pessoa para aquilo que à partida ela sabe que está a acontecer para o seu baixo humor. Atenção que saber algumas das causas ou coisas que contribuem para a pessoa ter entrado num estado de humor diminuído, não quer dizer que apenas isso irá resolver o problema. Longe disso.

No entanto, permite à pessoa perceber que o seu estado abatido relaciona-se com a sua vida. E assim sendo, a pessoa pode assumir fazer algo para melhorar o seu estado, e que acima de tudo é possível melhorar.

Quando a pessoa perceber o que está acontecendo na sua vida que a impede de ter prazer, que lhe retira energia e vontade, pode lidar com a situação de um forma mais prática.

8. QUE ALTURAS DO DIA OU QUE SITUAÇÕES SÃO MAIS DIFÍCEIS PARA VOCÊ?

Esta pergunta é muito capacitadora. Indiretamente, você está transmitindo à pessoa que sofre de depressão uma mensagem inequívoca: “

“Você não está mal o tempo todo, nem em todas as situações.”

Provavelmente a pessoa deprimida tem extrema dificuldade pela manhã, na hora de levantar-se da cama. Ou ao final do dia quando o cansaço se instala. Estes podem ser períodos mais críticos e a pessoa necessitar de mais apoio.

Perceba conjuntamente com ela o que pode ser feito para aliviar o sofrimento nessa alturas mais difíceis. Por vezes, associado à depressão a pessoa sofre de ansiedade. Nessas alturas críticas a ansiedade aumenta. Conseguir descobrir algumas estratégias para diminuir a ansiedade, pode ser muito satisfatório.

Leia: 5 estratégias para aliviar a ansiedade

9. EU ESTOU AQUI PARA VOCÊ.

É simples. É reconfortante. Esta frase comunica tudo o que você precisa dizer:

“Eu importo-me, eu estou com você, eu realmente não entendo isso, mas eu gosto de você, e torço por você.

10. NÃO FAÇA NADA.

Isso é o mais desconfortável, porque sempre queremos preencher o silêncio com alguma coisa, mesmo que seja falar sobre o tempo. Mas sem dizer nada, e apenas ouvir, às vezes é a melhor resposta, e o mais apropriado.

Tal como nos diz, Rachel Naomi Remen no livro, Histórias que curam – Conversas sabias ao pé do fogão:

Eu suspeito que a forma mais básica e poderosa para conectar-se a outra pessoa está em ouvir. Basta ouvir. Talvez a coisa mais importante que tem de dar-se ao outro é a nossa atenção. E especialmente se for dado de coração. Quando as pessoas estão falando, não há necessidade de fazer nada, mas recebê-las. Ouça o que elas estão dizendo. Preocupe-se com isso. Na maioria das vezes levar a outra pessoa em consideração é ainda mais importante do que entendê-la.

Tratar a depressão é possível

Se conhece alguém que sofre com a depressão ou pretende adquirir mais conhecimento acerca desta problemática que já é considerada a “doença” do século, pondere adquirir o meu livro: Diga Não à Depressão – Programa Inovador para Superar a Depressão.

Estou certo que irá conseguir ficar munido com informação bastante útil e como isso melhorar a vida de quem sofre ou a sua própria vida.

Clique na imagem em baixo para ter acesso ao livro e recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida:

depressão

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
mestre dos sites

A depressão é um problema grave e que poucos realmente sabem enfrent-alo de frente.O artigo ficou excelente

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mestre dos sites, obrigado pelo comentário

Obrigado pelas suas palavras. Espero ter contribuído para o esclarecimento de quem pretende ajudar que sofre com o problema da depressão.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Elizane

Olá doutor, vc merece o nome de doutor , pois seu site é de alto nivel, consistente, lúcido; dá pra ver que aquela sábia frase de Jesus: "médico, cura-te a ti mesmo" lhe cae bem como uma luva, pois pela maturidade dos seus comentários profissionais , tú estás apto a tratar alguém com algum transtorno mental, pois alguns psicólogos estão mais perdidos do que cego em tiroteio e chegam a ter inveja dos pacientes quando percebem que os mesmos possam ter alguma habilidade que eles não têm. Já aconteceu comigo, percebí que a psicóloga estava quase a me bater de tanta inveja , então, nunca mais a procurei; eu sentí uma negatividade muito grande naquela suposta profissional, que atendia voluntária numa casa espírita , mas estava era ela , precisando de tratamento. Há uma frase de Raul Seixas, que nesse caso, cae bem como uma luva a esta citada psicóloga: "o auge do meu égo-ísmo é querer ajudar" vejo muita lucidez nessa frase daquele roqueiro alcoólatra; apesar das fragilidades emocionais dele, algumas frases dele, chegam a ter um teor de sabedoria.

Avatar for Miguel Lucas
joselia

Eu preciso de ajuda a depressão esta acabando comigo

Avatar for Miguel Lucas
Elizane

….O que vejo ainda de positivo em sua postura profissional é que você não banaliza a palavra depressão, porque hoje em dia, impera tanta ignorância e burrice ,que as maioria das pessoas, acham que depressão é sinônimo de tristeza e no meu entender, sentir uma tristeza natural é até saudável, porque se alguém começasse a dar gargalhadas no velório do próprio pai ou mãe, e a fazer uma cara de felicidade, iam pensar que essa pessoa teria algum distúrbio mental; nem o iluminado Buda sorriria num velório e o próprio Jesus chorou por saber que o seu melhor amigo tinha morrido, havia quatro dias; mas tem pessoas, que não têm o bom senso e você o tem nitidamente. Há uma outra questão em saúde mental pelo menos no sus, é o nivelamento: ou seja: eles tratam o grupo todo de pessoas de um caps por exemplo, como se todos tivessem depressão; e não é bem assim: há particularidades, como bordeline, transtorno bipolar, toc, esquizofrenia, pânico; (suspiro) e alguns "profissionais" de saúde mental , chegam a ver transtorno mental, como se isso fosse um glamour, um charme; acho que é porque hoje em dia todas as pesssoas estão muito saturadas e carentes de individualidade; então a gente cheia de dores e sofrimento da nossa depressão e no meu caso toc, a pessoa, fria, nos diz o seguinte: " eu também tomo amitriptilina," ou então: "eu também ando tomando tarja preta" como se isso fosse mesmo um glamour e aí, no caso eu que estou a 18 anos prisioneira do toc e depressão, passo invisibilizada minha enorme dor, e minha evidentíssima necessidade de ajuda; outra questão que lhe servirá de acervo profissional é a religião: "ah isso é falta de Deus" começe a frequentar uma igreja que você se cura disso num piscar de olhos" ; essa ditadura do otimismo de nosssos dias, criou pesssoas que veem coisas problemáticas que requerem uma virtude muito arquetípica e rara hoje em dia de tantos individualismos: o comprometimento. Fica mais fácil, pro nosso familiar dizer: "é só frequentar uma igreja" é mais cômodo, porque daí esta pessoa não cumpre com o seu dever moral de se envolver com o tratamento de seu membro familiar. Mas o fato de ter me expressado aqui, já me alivia pois me sinto menos invisibilizada e sinto que tens maturidade. E fica de presente uma frase que eu mesma fiz, adaptada de Leonardo da Vinci: " a maturidade é o grau máximo de felicidade". Espero que tenha gostado do presente. Grata pela oportunidade e grata pelos idealizadores e inventores da internet.

Avatar for Miguel Lucas
everson

Lucas bom dia. O meu filho tem 29 anos e está com depressão há bastante tempo (uns 04 anos), tem ajuda profissional desde os 16 anos de idade porém não toma o remédio corretamente (fluoxetina) na verdade não tem tomado o remédio, e isto faz com que sempre tenha recaídas. Gostaria da sua ajuda dizendo o que devo fazer para conscientizá-lo à tomar o remédio?

Avatar for Miguel Lucas
Angelica

Ola Everson..acho q uma boa dica para seu filho tomar o remeduoremdio seria vc colocar o remedio na comida dele..num suco talvez..mas sem que ele perceba.amasse deixe o em po, para ele nao perceber..pq muita das vezes,os depressivos sentem uma pressao psicologica pelo fato de ser dependetes de remedio para viverem bem. Tendo essa obrigacao eles se sentem mais mais frustrados. Dependentes como si fossem inuteis na vida. Acho q essa seria uma boa opcao para ajuda-lo sem eles sinta assim. 😉

Avatar for Miguel Lucas
Renata

Lendo esse artigo eu vi como estou agindo completamente errada, minha mãe sofre dessa doença horrivel que acabou com nossa familia
=(
sempre disse frases de incentivo, conhelhos, cobranças e faço comparações achando que isso vai ajudar, mas to vendo que essa não é a maneira certa, vou tentar seguir os conselhos do artigo, obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
renato

sim ficou sim, tento repassar exatamente as pessoas isso.
só que as pessoas continuam achando que a depre é frscura
e que dizendo que “vc tem que agir” é sinal de fazer a pessoa se socorrer e no entanto, com isso, pioram a situação pq quem tem depre sabe que tem que reagir, so não consegue.

precisamos que o governo repasse este material, tão bem feito, acima, as pessoas, isso poderia ate evitar m,ais alguns suicidios.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Miguel, boa tarde!!
Gostaria imensamente de agradecê-lo pelo “presente”, é o que considero este post: “um presente”.
Deus lhe abençoe cada vez mais.
Atenciosamente,
Adriana

Obs: coloco o endereço de seu site em todos meus contatos.Pois, considero seu trabalho como suporte para quem busca uma melhor qualidade de vida!:-)

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriano obrigado pelo comentário.

Fico lisonjeado com as suas palavras. E agradeço imenso o compartilhamento que faz dos artigos.

Tudo de bom para você

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

EU CONSEGUI ME SALVAR DA DEPRESSÃO E ANSIEDADE!

Foram duas coisas que me ajudaram:

Primeiro: eu consegui eliminar o tédio e ocupar bastante a minha mente simplesmente através do computador: A maioria das pessoas nem sequer percebem o grande potencial do computador e da internet: Você pode usar o computador pra qualquer coisa! Você usa todo dia pra ver os mais diversos assuntos que te interessam, você usa quando quer aprender fazer qualquer coisa, você usa quando tem qualquer problema, usa quando quer conhecer o mundo, usa quando quer comprar qualquer coisa, quando quer dar sua opinião em algo, você usa quando tem curiosidade de qualquer coisa (esse site é muito bom: http://www.megacurioso.com.br/ ), usa quando quer jogar, usa quando quer melhorar alguma coisa, usa quando quer dar risada, usa quando quer aprender a história das coisas, você usa pra qualquer coisa que você quiser, por isso que eu nunca mais fiquei com tédio na minha vida, qualquer assunto simples do dia-a-dia que eu vejo na TV ou que simplesmente surge na minha cabeça, eu vou lá e pesquiso na internet e isso sempre ajuda bastante, sempre vejo tudo, nunca mais fiquei com tédio e minha cabeça sempre fica ocupada fazendo tudo isso, graças ao computador!

Segundo: Eu sempre lembro que devemos estar aliviados por não termos nascidos escravos como infelizmente outros seres humanos nasceram. Tente imaginar se você tivesse nascido escravo: Você não ia poder estar aí tranquilo agora, ia ser obrigado a estar trabalhando duro, até o ultimo dia da sua própria vida, é um horror imenso que não consigo nem descrever! por isso agente sempre tem que se sentir aliviado por não ter nascido escravo, eu sempre me lembro disso!

E pra quem ta precisando, pode também ligar pro Centro de Valorização da Vida – CVV: ligue no 141

Avatar for Miguel Lucas
Roberto Lins

Caramba, tem uma pessoa próxima a mim que está passando por este transtorno. Com esse artigo me sinto mais seguro e à vontade para lidar com isso e ajuda-la da melhor maneira possível. Obrigado pelo bom trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Roberto, obrigado pelo comentário

É com grande contentamento que leio as suas palavras. Transmitir linhas de orientação que possam guiar quem pretende ajudar quem sofre com o problema da depressão é o nosso grande objetivo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
ana

agradeço muito suas palavras , vc foi excelente, adorei!!!, isso vai mim ajudar muito , pq estava sem saber o que dizer a uma pessoa que estar com depressao, muiiiiiiiito obrigado!!! que vc seja sempre abençoado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário

Agradeço igualmente as sua palavras de reconhecimento do valor do artigo. É sempre muito reconfortante perceber que os conteúdos dos artigos vão ao encontro da necessidade dos leitores.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sandra Santos

Um forte abraço daqui do Brasil!
Não sou profissional da área, mas adoro tudo que se refere a ela. Daí procuro ler e entender tudo que encontro a respeito.
Encontrei vocês, e tenho muito prazer em ler seus artigos.
Tenho fibromialgia e depressão recorrente.
Tomo medicamentos receitados pela minha psiquiatra, e já fiz psicoterapia cognitiva. Essa terapia sem dúvida, foi o divisor de águas em minha vida. Por isso atesto o valor do bom psicólogo e de sua técnica.
Como paciente, posso dizer que esse artigo foi muito instrutor. Como aficionada pela psicologia… não poderia tratar o assunto de maneira mais objetiva, realista e de fácil compreensão para qualquer pessoa. Muitas vezes o desconhecimento do cuidador pode ajudar ou atrapalhar todo um tratamento. Esse conhecimento é importante para a família, amigos e no trabalho. Infelizmente, a realidade é outra. Mas enquanto houverem pessoas, que como eu, acreditam na psicologia é possível melhorar a situação.
Parabéns pelo site, parabéns pelos artigos!
Infelizmente aqui no Brasil não há quem queira se dispor a transmitir conhecimento, sem que esteja atrelada a ganhos financeiros. Aqui também é proibida a consulta on line. Tudo é pago, e os profissionais que atendem através de serviços públicos gratuitos, não são suficientes para atender a demanda de pacientes. Ou seja, muitos sequer um dia saberão o que é psicoterapia.
Parabéns mais uma vez a todos vocês que fazem esse site!
Abraços,

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sandra, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso o testemunho da sua experiência com a terapia psicológica. Fico lisonjeado com as suas palavras de apreço sobre os nossos artigos e a forma como ajudamos milhares de pessoas.

Na verdade a psicologia ao serviço das pessoas podia ajudar e aliviar grandemente o sofrimento das pessoas. Mas, também potenciar o desenvolvimento pessoal de todos nós.

Tudo de bom para si.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio Henrique

Sei com é, pois tenho uma familiar há dois anos com depressão. Tomou vários remédios e nada. É cansativo para a pessoa depressiva e para os que ficam ao lado dela.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sérgio, obrigado pelo comentário.

Fico contente por puder levar até si informação que possa ajudar outros que necessitam da sua ajuda.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Dimi Ramos

Boa tarde, Miguel. Valeu pelas dicas. Extremamente valiosas. Grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dimi, obrigado pelo comentário.

Agradeço as suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
maria

sim e muinto bom ver alguem se preocupando com outras pessoas ja tive depresao eestou agora enfrentando ador de uma morte de meue esposo .. obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria, obrigado pelo comentário.

Lamento a sua perda. Força e coragem para ultrapassar este momento de provação.

Tudo de bom para você

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ani

Miguel, boa tarde!
E quando não estamos perto fisicamente para ajudar? Como ficar junto se estamos longe?
Como lidar com um amigo VIRTUAL que volta e meia entra em estado de depressão e fala em se matar?
Hoje ele me disse que se sente um medroso e covarde por não ter tido a coragem ainda de fazer o que é preciso para por um fim nessa vida sem sentido que ele leva. Passou-me algumas senhas, fez-me agradecimentos.. Estou apavorada.
Não sei como agir ou o que dizer.
Enquanto ele está online eu o mantenho falando comigo mas quando ele fica off meu desespero se instala. Fico ligando exageradamente para saber se ele está bem. Quando ele está assim tenho vontade de falar com a mãe ou a irmã dele para alertá-las, mas fico pensando que se eu contar para elas ele não confiará mais em mim e na próxima vez que entrar em depressão não me contará como está se sentindo.
Hoje eu pedi para ele contar para a mãe dele, para dizer a ela como se sente para ela ajudá-lo a procurar ajuda. Ele não quis. Disse-me que não queria falar sobre isso com ninguém.
Sinto-me inútil quando ele está triste assim e eu tão longe sem poder ajudar.. sinto-me insegura, imprestável e com muito medo de que ele realmente faça alguma bobagem. O que eu faço? Preciso de ajuda para ajudá-lo, por favor..
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ani, obrigado pelo comentário

A sua tarefa é extremamente ingrata. Lidar com alguém que está desligado da vida é um tormento. Não existe nenhuma formula mágica para ajudar uma pessoa nessa situação. É importante que não se sinta mal consigo mesma pela possível ineficácia da sua dedicação.

Tente que o seu colega pondere procurar ajuda profissional.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
francisca moreira.saionara

Sou enfermeira formada recentemente, mas, sofro quando vou fazer algum procedimentos no paciente sinto vontade de fugir como se o mundo fosse acabar fico tremula . Percebo q a minha auto confiança é pouca bem como autonomia. como fazer para encontrar essa segurança dentro de mimAbraços

Avatar for Miguel Lucas
francisca moreira.saionara

Olá , miguel, comprei o seu livro estou adorando¹ com certeza me ajudará muito. Porém, sofro turbul~encia emocional quando é preciso apresentar seminários ou falar em público. Fico bloqueada esqueço quase tudo. ou melhor me enrolo toda.Gostaria muito de ter uma desenvoltura melhor pq muitas vezes dá impressão para as pessoas q não sei de nada. sofro muito com isso. Sou muito responsavél e pontual e generosa com tudo q faço mas, infelizmente sofro com isso. na faculdade não tiro notas melhores devido a isso. Q ue eu faço me ajude… abraços

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Francisca, obrigado pelo comentário.

Agradeço-lhe a aquisição do meu livro. Fico esperançado que possa transmitir-lhe informação útil. Se não for incómodo, e assim desejar, pedia-lhe que pudesse dar a sua opinião na página de compra do livro: Obrigado

Deixo 2 links que talvez possa ajudá-la: http://www.escolapsicologia.com/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/
http://www.escolapsicologia.com/como-superar-a-timidez/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Oi, caí aqui através do Google e gostei muito do texto. Eu namoro há um ano e meio um cara maravilhoso que tem depressão. Isso tem feito com que eu procure conhecer mais sobre esse assunto sempre, mas principalmente quando vem alguma crise mais forte e eu fico sem saber como lidar. Para quem está na mesma situação que eu, acredito que o mais difícil seja convencer o outro a procurar ajuda profissional e também enfrentar o preconceito aliado à ignorância das maioria das pessoas sobre esse tema. Já ouvi muitas críticas por causa do comportamento do meu namorado e isso realmente me machuca. Obrigado pelo texto!

Avatar for Miguel Lucas
wesley mathias

ola gente . eu tenho 15 anos e minha mãe tem depressão só que eu não sabia o que fazer com ela .
Então procurei um site que fala como fazer para se comunicar com pessoas que tem esse problema com depressão , então veio esse site maravilhoso explicando como fazer para comunicar com essas pessoas que sofre de depressão .
Gente e muito difícil para mim e para muitas outras pessoas que tem auguem da família que tenha depressão , quando eu fico triste eu evito demonstra para minha mãe que tem depressão eu vou para meu quarto e começo a chorar por que nós seres humanos não somos de ferro! .
Quem não iria querer que uma pessoas proximo a você melhore ? ainda mas uma mãe ? eu só queria saber o que eu poderia fazer para mim ajudar a ela ? por que ela pensa que eu não a amo mais .. E eu daria minha vida a ela
BRIGADO MEU NOME E WESLEY MATHIAS DE SOUZA E SOU DE MINAS GERAIS E GOSTEI MUITO DO SITE OBRIGADO MESMO ME AJUDOU E MUITO PARABÉNS

Avatar for Miguel Lucas
Camila Nogueira

Wesley, estou passando por um problema similar ao seu, e pelo que minha mãe diz, só a minha presença já deixa ela melhor. Procure falar de outros assuntos com ela, que façam ela esquecer um pouco do problema. Sei que não é fácil, mas tenha certeza de que Deus está no controle de tudo e que ela vai se curar. Fique bem!

Avatar for Miguel Lucas
Camila Nogueira

Boa tarde! Pelos sintomas que minha mãe vem apresentando, tudo leva a crer que seja depressão. Procurei na internet como lidar com pessoas depressivas e me deparei com o artigo de vocês. Devo dizer que para mim foi de grande importância. Ajudo minha mãe da maneira que posso e agora com todas essas dicas sei que ficará mais fácil. Ter uma pessoa tão próxima com problemas psicológicos é muito difícil, mas eu creio em Deus e nos estudos relacionados ao assunto que ela vai ficar bem. Sofro junto com ela, porém na frente dela me ponho forte como rocha, porque se eu cair, quem levanta ela? Parabéns pela iniciativa e saibam que, assim como vocês estão me ajudando, tenho certeza que muitas outras pessoas também estão sendo ajudadas. Deus os abençoe!

Avatar for Miguel Lucas
Naimara Serrão

Parabéns! Artigo perfeito!!!! Passei por uma depressão gravíssima que durou aproximadamente 3 anos. Meu casamento acabou, fui aposentada aos 50 anos por invalidez, em função da doença, porém estou curada porque encontrei apoio profissional e uma filha maravilhosa, que intuitivamente, agiu exatamente (passo a passo) como está descrito nesse excelente artigo! Reencontrei o meu eu, que me parecia perdido e, aos pouquinhos, voltei a acreditar na vida. Perdi muita coisa, mas ganhei outras, talvez bem mais importantes para seguir adiante com coragem e fé. O amor me salvou e eu desejo lhe parabenizar por orientar pessoas a canalizar esse sentimento para a ajuda ao próximo, num momento em que tudo lhe parece perdido. Um grande abraço! Naimara

Avatar for Miguel Lucas
Luciane dos Santos Costa

Gostei muito do arquivo,me tirou muitas dúvidas sobre a depressão. Meu marido e meu filho sofrem de depressão, e sinceramente não sei como lhe dar com isso. Estou lendo e estudando muito sobre esse problema, e esse arquivo me ajudou muito, pois me explicou de uma maneira muito objetiva de como conviver com pessoas que sofrem de depressão.

Avatar for Miguel Lucas
Lucyana

O artigo é muito bom! Parabéns mesmo! Me ajudou bastante a saber como lidar adequadamente com uma pessoa depressiva. Vai ajudar muito! Obrigado, de coração!

Avatar for Miguel Lucas
Liliane

Muito obrigada me ajudou muito. Eu realmente não sabia o que fazer e estava fazendo tudo errado. Agora sei o que fazer para ajudar essas pessoas. Mais uma vez muito obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
andresa

EU TENHO UMA AMIGA QUE É DEPRESSIVA POR ISSO PROCUREI AJUDA NA INTERNET E EM MUITAS OUTRAS REDES SOCIAIS ! ESTOU ENLOUQUECENDO JUNTO COM ELA , POIS EU NAO SEI O QUE FAZER , MAIS ISSO IRÁ ME AJUDAR UM POUCO .. REALMENTE COM DEPRESSÃO NÃO SE BRINCA E O PIOR É Q EU DESCOBRIR QUE ELA NUNCA ACABA ASSIM !!!

Avatar for Miguel Lucas
karen

olá
eu tenho uma amiga que esta passando pelo mesmo, e eu ouço-a, mas depois ela fica sem conversa, e eu nao vou continuar a dizer estas frases vezes e vezes sem conta, o que é que eu faço? é que por vezes o silencio pode ser constrangedor e nao saudável, e ela pode-se sentir pressionada a fazer conversa e fica ainda mais deprimida.
levo-a a um sitio fora da cidade para respirar, assim do nada, ou é melhor nao o fazer?

Avatar for Miguel Lucas
meri

OLá ,estou passando por um momento muito dificil ,meu namorado esta apresentando sinais de depressão ,ele já teve uma vez …..e omtem ele me pediu pa deixar ele só um tempo ..estou muito triste ,ñ sei o que fazer ?

Avatar for Miguel Lucas
Stefani

Ola, tenho uma amiga, que ja esta a 6 meses sem ir mais a seu trabalho, esta em uma depressão bem seria. Não quer sair de casa e eu não posso a ver, pois tenho apenas 14 anos, e ela tem filhas e as filhas dela não gostam de mim, mais eu me preocupo muito com ela. Pois ela é como se fosse uma segunda mãe para mim. Queria poder ajudar, mais não tenho a minima ideia de como fazer isso!! Estou aceitando ideias!! Adorei as sugestões, do seu site!!
Obrigada.
Atenciosamente: Stefani Ribeiro

Avatar for Miguel Lucas
Anónima

Tenho 16 anos e tenho uma professora muito minha amiga com depressão. Como a posso ajudar? Responda por favor…

Avatar for Miguel Lucas
Christiane

Olá, infelizmente não li seu artigo a tempo, faz apenas 2 meses que perdi minha irmã para essa doença terrível que é a depressão, ela sempre foi muito feliz e tinha tudo na vida, tinha cabado de fazer 30 anos, mas em uma situação de ambivalência que ela se encontrava, desencadeou a depressão, surgiu muito silenciosamente q qdo demos conta vimos que o estado dela era grave,3 dias depois do diagnóstico por uma profissional ela cometeu o suicídio,nós percebemos que ela tava depressiva 1 semana antes dela partir, durante esse tempo não soube o que fazer, o que dizer direito, pois achava que ela não tinha razões pra estar com depressão, pq pra mim ela tinha a vida perfeita…e a verdade é que eu não me preocupei pq eu pensei: ela tem um filhinho lindo, tem pais que a amam, tem um marido que a ama, está tomando remédios para depressão, e o mais importante, ela tem Deus no coração. E infelizmente um indecisão que surgiu na vida dela, tirou a vida d aminha irmã, pq eu sempre digo, não foi ela que tirou a propria vida, foi a maldita depressão que não deixou mais ela ver o mundo colorido que ela via antes. E hoje eu me sinto culpada por não ter feito e ter dito coisas á minha irmã, minha única irmã, que eu amo tanto!!!

Avatar for Miguel Lucas
Christiane

Esqueci de comentar uma coisa, minha irmã tinha hipotireodismo, ela tomava todo dia o PURAN T4, mas qdo ela faleceu fui procurar esse remédio e não achei, acho que ela tava tomando apenas o anti-depresivo e deixou de tomar o outro que ela tinha que tomar pro resto da vida. Eu andei pesquisando sobre o hipotireoidismo e vi que ela pode causar a depressão e pensamentos suicidas.Pq a profissional que atendeu ela não perguntou se ela tinha doenças que afetam a tireóide, já que problemas na tireóide pode estar relacionada a depressão??!! O que eu realmente acho é que tem muitos profissionais da área que não estão preparados, então se os próprios especialistas não detectaram que minha irmã estava com uma depressão grave, imagine a gente que nunca esteve preparado para esta situação!!!

Avatar for Miguel Lucas
neuleci

Como lidou com uma pessoa que esta fazendo tratamento , tendo uso de remédio mas dorme muito é na maioria das vezes e calado nunca se queixa de nada , já não sei o que fazer não toma atitude e quando toma não cumpri ,ele não bebe bebida alcoólica e nem fuma , mas esta ajudas eu já fis e propus lhe ajudar !

Avatar for Miguel Lucas
janaina

ola…. me chamo janaina,e estou lhe dando com uma situacao muito dificio! meu marido tem depresao toma pastilhas e qualquer assunto desagradavel lhe encomoda e fica deprimido,,,,e muiotas vezes nao sei o que fazer, as vezes quando estou tentando ajuda-lo e como se estivesse encomodando de verdade preciso de ajuda para saber lhe dar com tudo isso e a primeira vez que enfrento essa situacao,,,e me sinto perdida!!!! ele e muito novo tem apenas 32 anos e nao posso deixar que se perca nesse mundo tao triste e escuro,,,,,sou mas nova que ele tenho 23 anos e muitas vezes me sinto uma crianca ao lado dele,,,,sinto que meus argumentos nao estao ao alcance de ajuda-lo nao sei o que fazer…..obrigado!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
edison lopes

Por favor, tenho depressão há mais ou menos 4 anos…faço tratamento, mas no mês passado o meu médico faleceu! Então me partiu a idéia de saber se existe alguem, médico, psicólogo, porque na verdade ninguem dá atenção para nós que sofremos este tipo de situação, que ao meu entender, seria a parte que mais atenção ajudaria no tratamento. Tudo controlado até surgir um problema familiar, brigas e tudo mais…meu filho que era casado e morava nos fundo da minha casa foi embora morar na casa de um tio da esposa dele e diz que não me perdoa jamais…decisão tomada mesmo antes de saber o motivo da briga, pque ele não estava no momento, e qdo chegou, me alvejou com tijolos. Confesso que se a dor da perda de um filho, como ele já prometeu que não quer mais me ver, doesse tanto…garanto que deixaria que aquele tijolo me atingisse numa região fatal, pelo menos não sofreria o que sofro hoje! Venho aqui pedir um auxílio, tanto de sua parte profissional, ou me indicar alguem que vc acha capacitado em poder me ajudar…não estou aguentando mais !! Obrigado e desculpe por tudo !!

Avatar for Miguel Lucas
Anónima

Oi. Li o seu comentário e fiquei espantada. Em primeiro lugar, parabéns pela sua coragem! escreveu o que lhe aconteceu e ainda pediu ajuda. Não é qualquer um que faz isso. Em segundo lugar, vou transcrever algumas citações do seu comentário: "garanto que deixaria que aquele tijolo me atingisse numa região fatal, pelo menos não sofreria o que sofro hoje!", "não estou aguentando mais !!". Por favor, não se mate. Somos imortais, pois quando um humano morre, a alma continua a viver! Não o conheço, porém espero que o tenha conseguido ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Olá Miguel minha esposa sofre de depressão e preciso fazer alguma coisa pra poder vê-la melhor livre desta doença. Por favor me ajuda!!

Avatar for Miguel Lucas
Lenira

Olá!!!! O artigo é excelente e foi de grande ajuda para mim. OBRIGADA e parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Dolke

Adorei o texto, excelente.

Avatar for Miguel Lucas
nilcileia f.do c.silva

tenho depressao cronica acho que dez dos meus 18 anos venho lutando levando a vida empurrando com a barriga hoje ja com os meus 60 anos estou passando por situaçao que eu ja mais esperava e isso me deixa doida passa tanta coisa pela minha cabeça eu sei que tenho filhos que tb estao com depressao um bem pior que o outro eu e oque me faz ficar vigilante a ele e me deixo de tratar para eu ficar alerta a ele ,mais todo tipo de ajuda que eu vou oferecer ele se explode sendo que eu nao posso receber engratidao que minha alto estima vai ao chao e logo me da vontade de sumir ou me matar ainda não o fiz por falta de coragem de ficar doente em cim de um cama e nao ter ninguém oara cuidadar dee mim eu ja fiquei assim inultil num cama e sofrendo humilhaçoes pessoas que eu confiava e amava falava que estava fazendo caridade amim o tempo foi se passando ate a pessoa foi bruta eu pedir para que retirasse da minha casa e eu disse vc nunca deveria ter dito isso fiz por vc oque sua mae nunca fez mais tudo bem vc va se embora se precisar de mim estou pronta a ajudar mais lonje daqui assim fiz e quando me procura eu ajudo eu sou meia besta que ainda sinto saudades das pessoas que sempre me maltratou ate mesmo da minha santa mae acho que meu coraçoao e bandido,cheio de amor e na esperança que as pessoas me vejam de outra forma eu gostaria muito de ser tratada do jeito que eu trato as pessoas mais em fim sou uma pessoa doente ja me falaram que lugar de pessoas como eu e no hospital.eu so sei que nao tenho animo para nada a minha casa e uma bagunça só começo a querer organizar e derrepente paro e vou dormir e so me levanto no outro dia isso sem falar que sei tanta coisa para eu fazer antes de morre e ainda vou deixar coisas para traz as coisas que gosto de fazer eu deixo de lado pois quando chego em algum lugar e vejo as pessoas me olhando de um jeito que mexe com meu instinto eu vou embora e saio sem ninguém me ver e venho para casa dormir e chorar como estou fazendo agora chorando eu preciso de ajuda no modo gera não e ir la na doutora e tome comprimido e só isso que fazem comigo dopada e dopada eu ja comessei a parar com esses comprimido não aguento mais viver por viver atravez de remedio eu fico so vegetando saio volto tiro temporada de ficar infurnada dentro de casa sem querer ver ninguém e nem comer nao bebo nem agua fico assim a dias e so eu ser criticada ou ouvier coisa que as vezes não sao para eu mais eu tomo para mim porque sao gente que sabe do meu caso e faz isso eu acho que e sucato paro o burro enteder ha me perdoe se deixar eu fico o tempo todo mais posso confessar nao sei quem vc e mais estou me aliviando ob

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Olá, eu posso dizer para vocês, que esse depoimento da sr. nilcileia f.do c.silva, é um caso espiritual e que ela precisa ser liberta desse mal que há persegue desde os seus 16 anos, não existe depressão crônica! depressão é uma doença maligna que tem origens satânicas, não aceitem esse mal na vida de vocês.. pois procure uma igreja mais perto de sua casa! SE VOCÊ ENTRAR NA IGREJA PEDIR ORAÇÃO COM IMPOSIÇÃO DE MÃOS, E VOCÊ SAI DA IGREJA DO MESMO JEITO QUE ENTROU NÃO PRECISA IR MAIS.. FAÇO ESSE DESAFIO COM VOCÊ!

Avatar for Miguel Lucas
Ruan pierre

Olá bom dia a minha esposa esta passando um momento muito dificil , o q mais atingiu ela nessa depressao foi a perca do libido , ela nao sente mais vontade . Como eu posso ajuda lá nessa situacao ? Nao agüento mais isso nao por mim mais sim por ela porq ela se sente muito mal com isso e pensa q vou separar . Muito obrigado se puder me responder ficarei feliz gostei muito do seu trabalho fica com deus ..

Avatar for Miguel Lucas
Sabrina

Oláa Dr.!

Venho lehe agradecer por nos presentiar de tamanha forma, com esses artigos, pois apesar de todos comentarios e elogios, ressalto aqui a importância, o valor que essas informações, artigos, textos, enfim, tem para nós leitores! Minha mãe sofre constantemente de Depressão por motivos já conhecidos, devido a fatos trágicos em nossa familia, e por sua história de vida. Sendo assim táis informações como estas são de extrema importância para nós leigos do aasunto, e com isso mudei muito meus pensamentos e mudadrei algumas atitudes também em relação a apoia-lá. Também acredito que sofro ou já sofri de depressão, mas é como se fosse diferente, sei lá é como se pudesse controlar, tenho varios sintomas que caracterizam, mas sou consciente, é como se não saisse fora da realidade e aprendesse aconviver com esses altos e baixos. Mas o caso da minha mãe é diferente, de descreve bem nesse artigo acredito que seja um estágio avançado e profundo o qual dura bastante tempo, apesar das veses parecer bem, mas em alguns momentos desmoronar. Enfim, sou grata por nos prestigiar com seu bélisso trabaho e parabenizar por ser um Profissional Dedicado e solidário com o próximo. Amo o site, os artigos sempre que posso estou lendo sobre o assunto já que minha escolha é a Psicologia também!

Obrigada!

Sabrina.

Avatar for Miguel Lucas
jama

muito bom nossa tirei muitas duvidas obrigada

Avatar for Miguel Lucas
jama

Eu me me acho meio complicada sou uma pessoa muito bem humorada gosto de brincar de contar piadas e fazer muitas pessoas sorrirem e por incrível que pareça tenho ajudado a amiga que esta passando por um momento deprecivo,, mas lá no fundo sou uma pessoa depreciva dirrepente do nada me vem uma tristeza interior muito grande de dentro entende? e choro me sinto desestimulada para viver começo a char que ñ vale apena viver e me sinto muito cansada de minha própria vida. Isso ñ é da gora na verdade esses conflitos se é qui posso assim falar me companham por basante tempo. vc na sua sapiência me der uma resposta para que eu possa me entender melhor ficarei e grata obrig.

Avatar for Miguel Lucas
Suelen Alves

Olá Miguel,

Minha mãe sofre de depressão, faz tratamento médico a mais de 8 anos.Nesse período ela também sofreu AVC que fez "piorar" esse lado da depressão, pois vira e mexe ela tem suas ‘crises’ …
A Minha situação não está nada fácil, alias ,pra ninguém que convive com uma pessoa assim em casa, tem dias em que agente se sente meio perdido, com raiva, com pena e até se sentindo culpado, enfim tudo o que você colocou aqui nesse artigo é de grande utilidade. Pra mim tem sido muito dolorido pois é a minha mãe e muita das vezes ela não aceita o fato de que ela precisa de ajuda.Uma coisa que ela faz que me chateia muito : mentira , muita das vezes isso me tira do serio!! Ai é nessas horas de briga e discussões, que tínhamos antes, eu comecei a ver que eu estava errada agindo assim,percebi graças ao seu artigo que eu achei por um acaso…
Queria deixa esse comentário e agradecer a você pois está sendo de grande utilidade para mim.

Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
josiana

me ajude tenho uma amiga que nao quer sair de casa,nao tem vontade de faer nada!como posso ajudar ela?

Avatar for Miguel Lucas
elis

boa tarde peso ajuda como fasso meu esposo esta com dempesão não sei como agi o que devo fazer para ajudar ele a sai dessa situasão

Avatar for Miguel Lucas
Aline

por favor eu preciso de ajuda para meu irmão.ele está com depressão e acho que o dele já está avançado.ele trocou a feichadura quarto ,porta e colocou grade na janela.bom só vive trancado.perdeu o trabalho e noiva lig71- 82722498

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

só posso dizer muito OBRIGADO!!!
pois suas dicas antes mesmo de começar a botar em pratica, eu já tenho esperança de poder ajudar minha esposa que está passando por este triste momento,e eu tenho me sentindo muito imponente diante dessa situação, OBRIGADO NOVAMENTE!!!
abraço

Avatar for Miguel Lucas
solange

Parabéns pelo artigo, vc se mostra seguro nas palavras, estou passando por este momento com meu marido e suas dicas são valiozíssimas para que eu possa conforta-lo e entender melhor sobre este transtorno chamado depressão. Obrigada e um forte abraço

Avatar for Miguel Lucas
laine

Oi gente,
Sofro de depressão e sindrome do pânico há 5 anos. é muito dificil, perdi 11,5quilos em 1 mês no começo desses problemas. moro em lugar pequeno e tinha q sair para fazer tratamento em outra cidade, mas tive que parar, os médicamentos q tomava eram caros e todo meu salario ia para os medicamentos e a dieta de recuperação de peso, tenho 1,68 e peso 68kg. bom essa semana foi horrivel, tive varias crises de pânico e fiquei o fim de semana no meu quarto, é muita angustia, um sentimento sem explicação. Confesso a vcs q já tentei me matar tomei um vidro de rivotril cheio de uma vez, se tivesse chegado 5min + tarde no hospital teria morrido, " dei q fui errada", gente é horrivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! o homem com quem me casei entendia durante o namoro todo essse processo q eu passo, sempre o q eu quis foi "atenção" é muito importante qndo estamos deprimidos, mas meu marido começou a não entender mais qndo casamos, então eu tinha q ir para o banheiro q é o pior lugar para um depressivo ir nesse momento e ficava lá até as crises de pânico passar. ele chegou a me chamar de mendinga no hospital depois de 5 crises de pânico, ele diz q não compreende mais, ai eu fico confusa porque eu trabalho fora cuido da casa, não me escondo atras desses problemas e ele não entendi.
Escrevo neste momento para vcs porque estou muito mal, nada me alegra e essa falta de apoio só me intristece, ta dificil d+, tem varios dias q só consigo me alimentar liquido, fora a tristeza enorme a anustia, é muito dificil.Me ajudem eu peço por favor, eu to desmoronando e eu não quero q isso aconteça. se alguém querer ser meu amigo meu msn é gisa_lic@hotmail.com.
obrigada

Avatar for Miguel Lucas
anderson mello da silva

muito obrigado pelo artigo, a minha namorada está com problemas e não sabia como ajuda-la, ela passou por muita coisa ruim na vida e ainda passa na casa dela e isso deve ser o problema mas agora sei como posso conforta-la um pouco e começar a ajuda-la

Avatar for Miguel Lucas
edinaldo

estou tentando ajudar minha esposa que passa por momento dificil com a morte de sua mãe e inicialmente não estava fazendo nada para ajuda-la agora estava tentando ajuda-la mas acredito que de maneira errada.Fico muito grato com as palavras escritas por vc, pode ter certeza que agora tenho uma maneira de ajuda-la e indiretamente meus filhos que são pequenos e não entendem por a mãe esta tão triste

Avatar for Miguel Lucas
Larissa Mendonça

Obrigada,seu texto me ajudou muito,pois tenho um amigo que está com depressão,ele muda de humor muito rápido,ele vive dizendo que quem acredita em esperança é tolo.Bom,antes de ler esse texto eu estava fazendo coisas erradas,como comparação e dar conselho.Hoje mesmo já Disse para ele que estou com ele,pro que der e vier.Ou seja : Muito obrigado mesmo !

Avatar for Miguel Lucas
francine

olá, como vai?gostei muito do seu texto o meu marido tem 41 anos e esta no começo da depressão pois ele se nega em receber ajuda esta bastante deprimido mas ainda trabalha e faz sua atividades normais gostaria de receber alguma orientação no que devo fazer pois estou muito perdida em saber como ajuda-lo. atenciosamente

Avatar for Miguel Lucas
gehan fortunato

minha esposa vem d uma carga do passado no qual, eu observo que a depressao dela ja criou uma barreira, que eu m sinto impotente. tentei completa_la sendo totalmente o oposto do que ela viveu.,mas ela abituou-se a essa forma de vida ou a depressao ., ela ja faz uso d certralina. meus erros nao foram entender o que pra mim nao tem comprencao. a vida da minha esposa desde a infancia, mae alcoolatra 34 anos, ex maridos. sem trabalho, outro parasita, outro viciado., creio eu muito sofrimento, mas a convivencia muitas vezes transformam em habitos ,no qual tentei explicar, mudar,mostrar que a vida nao se vive essa forma. enfim errei tentando acertar. neguei coisas que achava certo praticar no dia a dia.carater,honestidade, personalidade,coisas que ela muito pouco viveu.tudo isso levou ela a ser uma pessoa bruta enfim. como devo agir:

Avatar for Miguel Lucas
fatima

estou com uma depressao horrivel so penso em coisa ruim como suicido matar algum pricipalmente q esta perto de mim estou com raiva de todo eles mais comecei a fazer o tratamento agara eles estao caindo depois que foram chamado mais lutar para me liberta para sai disso pois me sinto cmo e estivesse em transe e horrivel minha no comeco nao me dava apoio so depois que agressva e tentei matar todo e por ultima eu comento isso pq quem se sentindo assim procure ajuda tanto de Deus com de familiares estou melhorando mais q aainda vou enfrenta muito desafios.

Avatar for Miguel Lucas
Angelica

Acho q é mais do q depressão o que estou sentindo neste momento, Dr Miguel Lucas me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Muito honestamente Lucas, acho de muito mau tom fazer cópias integrais de outros artigos e muito menos não colocar as fontes! Imagino como foi feita a licenciatura, nada de admirar portanto! Feio feio

http://psychcentral.com/blog/archives/2011/10/20/10-things-you-should-say-to-a-depressed-loved-one/

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Paulo, obrigado pelo comentário.

É fácil julgar, e querer denegrir o trabalho aqui realizado. O blog fala por si mesmo, pela sua transparência e possibilidade de comentários dos leitores. Certamente não sou um génio, leio, documento-me, uso informação de outros autores, da minha experiência e dos testemunhos dos leitores. E, acima de tudo, escrevo para quem julgue que os conteúdos disponibilizados na Escola Psicologia são de valor para as suas vidas. Não é um site académico, não pretende sê-lo.

Quero ainda dizer-lhe, que se ler com um atenção profunda, o artigo não foi traduzido, foi adaptado, acrescentado e contém conteúdo original.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Miguel peço desculpa se fui demasiado crítico ou até brusco…simplesmente fez-me confusão… mas de facto tem razão , o que interessa é proporcionar neste site (e noutros) matéria útil para ajudar as pessoas e nisso você está de Parabéns!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Emerson

Boa tarde!

Primeiramente gostaria de parabenizar ao Dr. Lucas pelo trabalho a pró da sociedade. Não tenho a intenção de tomar partido sobre quem esta certo ou quem esta errado, porem os comentarios que li nesse blog, falam por si só. Pessoas em depressão precisam de toda a juda e experiencia possivel e são iniciativas como a do Dr. Lucas que permitem pessoas com doenças como essa, encontrar conforto em palavras, instruções e ver que existe luz no fim do tunel.
Não tenho a doença, porem como todo ser humano sou engolido pela rotina e potencialmente submetido a um alto nivel de stress.

Gostaria de deixar registrado minha grata satisfação em poder compartilhar de materiais de alto nivel como a desse blog.

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Joana

Ajuda de um psicólogo é muito importante.
Eu estava com sindrome do pânico e consegui ajuda pela webcam daqui de casa neste site:

http://www.imediatto.com

Recomendo para quem sofre de algo assim.

Avatar for Miguel Lucas
Júlia

Minha amiga tem depressao e ela vive se cortando quer até morrer!Já flei com ela !Não sei mais o que faço,pq ela pode se matar!E os familiares dela não sabem e nem podem saber pq ela não quer deixar que eles saibamm…Ela se sente mal com o corpo dela por ser ”gorda”…Ela chora…Dê uma olhada se possivel: http://perfectsadsmile.tumblr.com/ o tumblr é dela…é meio tudo que ela sente…Me ajuda Doutor!!!!Pelo amor de Deus…

Avatar for Miguel Lucas
SILVANE

OI AMIGA DIZ PRA ELA QUE ELA É MUITO ESPECIAL ELA NÃO SE MATOU PORQUE DECISTIU ELA NÃO CONCEGUIU PORQUE DEUS NÃO DEIXOU ISSO CONCRETIZAR PODE GRANDES SÃO OS PLANOS DEUS PRA ELA ELA É DIFERENTE ELA NÃO PRECISA SER IGUAL TODO MUNDO ,EU POR SER DESPREZADA PERDI MEU PAI E MINHA MÃE FOI EMBORA FIQUEI COM MINHA VÓ ERA BEM POBREZINHA PASSEI MUITAS SITUAÇÕES ONDE A TRISTEZA AS HUMILHAÇÕES ME FAZIAM DESISTIR DE TUDO ,MAIS HOJE VEJO ACEITEI JESUS E FUI EXALTADA POR DEUS ,ONDE NO COLÉGIO NO TRABALHO E TBM EM CASA ME CRITICAVAM E DAVAM APELIDOS ,MAIS HOJE ME PROCURAM SOU ESPECIAL ELES VIRAM MEU VALOR ,DIZ NA BÍBLIA OS EXALTADOS SERÃO HUMILHADOS . E OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS ,ELA É LINDA DO JEITO QUE É ,E UMA MULHER GORDINHA É BEM MAIS LINDA QUE UMA MAGRINHA ,DIZ PRA ELA NÃO DAR MAIS BOLA PROS OUTROS ,TIRE A TRISTEZA DO ROSTO ,A APARÊ NCIA É BOBAGEM TEM COISAS MAIS IMPORTANTES PRA SE PREOCUPAR POR EXEMPLO MELHOR TERAPIA AJUDAR É SAIR DE CASA AJUDAR ALGUÉM TANTAS CRIANÇAS QUE PASSAM FOME QUE SOFREM E NOS MUITAS VEZES FICAMOS TRISTES POR BOBAGEM AJUDE UMA CRIANÇA ELA VAI TE ABRAÇAR TE DAR UM SORRISO VAI VER QUE VC É MUITO IMPORTANTE OU VAI NUM ORFANATO VISITAR ESTES LUGARES VC TIRA A TRISTEZA EM AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISA MAIS QUE A GENTE ,BEIJOOOS QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO .

Avatar for Miguel Lucas
Corali

Olá Miguel Lucas, boa noite!
Venho acompanhando seus artigos há algum tempo e tenho apreciado bastante.
Hoje estava lendo as propostas de ajuda à depressão e mesmo crendo que não é uma regra e sim uma orientação, gostaria de lhe fazer duas perguntas.

– Considerando que as menções estão direcionadas aos amigos, familiares ou outras pessoas de convívio próximo, você acredita que o impacto que a "doença" causa na relação permite que essas pessoas tenham estrutura emocional para agirem constantemente com esse senso de retidão? Não seria um tanto quanto utópico acreditar que essa ajuda permanecesse por um período satisfatório ou até mesmo que o deprimido aceite ajuda profissional?

– Uma pessoa com vasto conhecimento sobre transtornos psicológicos, que por questões diversas perde as rédeas da própria vida e começa a desenvolver um quadro depressivo… Você acredita que essa mesma pessoa vai conseguir superar a situação ou ter alguma evolução positiva apenas com a condescendência das pessoas próximas?

Esse universo é demasiadamente complexo e assim como qualquer outra dor, cada qual sente de um jeito.
Sinto um enorme prazer em ler, debater, conhecer e ampliar conhecimentos sobre psicologia e seus trabalhos tem um conteúdo muito bom. PARABÉNS!

Avatar for Miguel Lucas
Rosana

Obrigado pelas dicas, tenho um filho de 28 anos e esta depressivo, estava fazendo tudo errado, com a sua ajuda de dicas creio que vou poder ajuda-lo, mais uma vez obrigado e que DEUS lhe de muita sabedoria para ajudar a nós que sofremos também com eles.

Avatar for Miguel Lucas
Aline

amei esse artigo mim ajudou bastante

Avatar for Miguel Lucas
arthur

Olá doutor, muito bom seu artigo sobre a depressão, as dicas são realmente de muita importância e vou começar agora mesmo praticar as dicas para ajudar minha mãe porém eu estou com um pouco de medo em começar, ela recentemente descobriu que é soro positivo e logo caiu em depressão, eu sou filho dela e estou com ela desde o momento que descobriu, até então o medico falou para mim ai eu tive que contar, logo eu deixei bem claro, ”estou com você até o fim” só que isso não adiantou. Hoje ela parece não ter vontade de nada, não fala quase nada, fica mandando eu deixar ela para lá e isso tem me doido muito mais eu sou muito insistente e não ligo. Eu só queria q ela volta-se logo as atividades.

Avatar for Miguel Lucas
SILVANE

OI DEANE CONHECI UM RAPAZ COMPROVADO QUE TINHA AIDS ERA HOMOSSEXUAL E FOI NA IGREJA ACEITOU JESUS E DEUS CUROU ELE FEZ EXAMES DEU TUDO NEGATIVO A AIDS HOJE É CASADO TEM UM FILHO TUDO COMPROVADO EM EXAMES PELA FÉ DELE DEUS TEVE MISERICÓRDIA E CURROU ELE ,TBM JÁ VI VARIOS TESTEMUNHOS A MEDICINA NÃO TEM CURRA MIS DEUS TEM CURRA ,NADA ESTÁ ACABADO SE EU ME TRATAVA NA CLINICA DE CANCER ONDE SÓ TINHA MULHER DE IDADE EU ERA A MAIS NOVA LÁ E MEU SONHO DE TER FILHOS ERA IMPOSSIVEL CHOREI PEDI MUITO GANHEI A MINHA FILHA TRATAMENTO O MÉDICO RIU NEM ACREDITOU OS QUE TRATARAM RIRAM JUNTO , QUEM PODE EXPLICA ISSO CREIA NÃO ACABO AINDA TEM UMA SAÍDA ,SE DEUS FEZ O CÉU E A TERRA NÃO PODE TIRAR UMA DOENÇA PRA DEUS ISSO NÃO É NADA

Avatar for Miguel Lucas
Deane

Oi meu nome é Deane, é super depressivo e bipolar…eu preciso saber como lidar quando ele não quer me ver ou até mesmo atender minhas ligações, perguntei a ele o que posso fazer para que ele se sinta melhor, e ele responder "nada" …alguém pode me responder, o que fazer nessa situação ?

Avatar for Miguel Lucas
Deane

Oi meu nome é Deane, meu namorado é super depressivo e bipolar…eu preciso saber como lidar quando ele não quer me ver ou até mesmo atender minhas ligações, perguntei a ele o que posso fazer para que ele se sinta melhor, e ele respondeu: "nada" …
eu retornei a mensagem assim:
”Ta bom amor, saiba que você é muito especial pra mim, e que eu estou sempre aqui’ precisando é só chamar. te amo”
gente eu fiz errado ?
alguém pode me responde , o que fazer nessa situação ? quando isso ocorre, é melhor deixar ele queto ? o que? me ajudem..:( não quero perde ele para a depressão 🙁 porque isso não é a primeira vez que acontece.

Avatar for Miguel Lucas
Débora

adorei o texto muito interessante e através dele vou conseguir ajuda o meu tio que Infelizmente está com esse problema mais que se deus quiser irá sai dessa e continuar a sua vida como nos velhos tempos ……..

Avatar for Miguel Lucas
ALEXANDRE

Nossa seu artigo me ajudou muito, minha mãe esta enfrentando um período muito difícil, fala que os seus vizinhos, vizinhos de minha irmã e meus vizinhos querem mata-la, acorda na madrugada chorando com sonhos que teve e acreditando que os mesmos se tornaram realidade. Ultimamente esta difícil sair para trabalhar pois a todo momento tenho que deixar meu trabalho e ir até a casa dela para conforta-la. O maior problema é que percebi que meu chefe não compreende o problema e estou com medo de perder o emprego, se não for eu minha mãe não tem com quem ficar pode me dar alguma dica do que fazer. Já procurei ajuda profissional mas estou aguardando o agendamento do atendimento.

Avatar for Miguel Lucas
Therezinha Dias de Oliveira

Olá tudo bem?
Olha estou com minha filha de 23 anos, muito quieta, não quer saber de conversa, so fica em casa no quarto, parou de trabalhar, estudar no ultimo ano de direito, este perido nao fez matricula, nao sei como lidar, trabalho , comecei fazer faculdade de direito agora, nao sei se continuo ou paro para ficar em casa, mesmo ela ficando no quarto mais sabe q estou em casa, so tenho aula de terça a sexta-feiras, 2 , 3 aulas por dia, ela so fica no quarto, mexendo no cp dela, deitada, nem cama arruma, peço ajuda para ir comigo pro escritorio, ela nao vai. Já levei ao psiquiatra, ele deu atestado medico de 30 dias, esta fazendo agora. Não sei como fazer. Só conversa comigo para pedir uma roupa nova, alguma coisa assim. Devo dar, ou não? Não estou sabendo como agir. Dr. Lucas se o sr. puder me orientar, agradeço muito.

Avatar for Miguel Lucas
Penha

Parabéns!…o conteúdo é rico, valioso..de grande ajuda, meu irmão esta com depressão…fico pensando em como ajuda-lo, é de cortar o coração….e esse conteúdo tem me ajudado muito! obrigada…pela ajuda..!

Avatar for Miguel Lucas
Anonima

Olá, eu ja sofri/sofro de depreção e agora tem uma amiga minha que está dofrendo também, o seu post/artigo foi muito util menos na parte que você fala de apoio proficional, nem todas as pessoas deprimidas encaram o apoio proficional como uma coisa tão boa assim, ok adimito que já quis/quero apoio proficional mas quando li a #5 me senti meio… Sei lá, como se eu foce um erro, depreção é uma doença (acho) mas não precisa ser tão indelicado assim, ela também faz parte de bem ok? Não quis ser groça e não sei se fui mas de qualquer modo só passei aqui para previnir vocês: tomem cuidado quando forem falar de apoio proficional.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Guimarães

Miguel,

Parabéns pelo artigo!
Eu estava me sentindo perdido diante dessa situação (depressão) que minha namorada está vivendo. Com o seu artigo pude ver q sou uma das formas de apoio pra ela. De impotente, diante da situação, me tornei uma potencia diante da melhora que ela vai ter. Hoje mesmo ela me falou em buscar uma ajuda profissional e se Deus quiser, muito em breve ela sairá dessa.

Avatar for Miguel Lucas
jorge

ola, adorei o artigo… to pasando por isso neste momento, minha namorada esta com depressao, mais nao sei como ajudala, ela nao conversa, quer sempre ficar sozinha. mais acredito que foi pelo fato de quando ela era criança tentaram abusar sexualmente dela, ai eu nao sei o que fazer, nao sei se pergunto, nao sei como agir.

Avatar for Miguel Lucas
nana

Eu tenho uma prima de apenas 16 anos, ela é linda, tem olhos e cabelos lindos e as vezes é muito cobiçada, existem muitos meninos querendo namorar ela, só que as pessoas não sabem é que ela por dentro é uma pessoa totalmente amargurada, que tem muito medo da vida. quando ela fez 14 anos os problemas dela começaram, ela ficou aéria muito distante, já não prestava atenção no que as pessoas falavam com ela, e começou a se isolar do mundo, isso aconteceu com ela porque ela tinha se mudado pra um lugar horrível, onde ela ficou com a família dela totalmente isolada, ela foi tirada da escola e foi afastada dos amigos.quando ela fez 15 anos ela parecia ter deixado de ser mimada e ter aceitado a vida dela, só que ela começou a tomar nojo do mundo e das pessoas, ainda mais que ela sempre conviveu com brigas dos pais que eram horríveis, então em julho do ano passado, eu que sou da mesma idade dela me sentei com ela em uma varanda e pedi pra que ela se abrisse comigo, ela disse que desde aos 13 anos dela ela estava sombria, por causa das brigas dela com os pais.o pior é que ela se isolou tanto que agora não sai mais de casa, não tem nenhum amigo, pois todos se afastaram dela, e ela era uma pessoa tão carismática e sempre ia em festas e vivia cercada de amigos, ela agora está totalmente depressiva, ela até contou que se segurou por muito tempo e sofreu calada, e só no ano passado ela começou a escapar suas dores para sua família, porém ela está com muitos problemas com todos os familiares dela, a mãe e o pai dela estão com o casamento em crise, o pai dela traiu a mãe dela, e estão vivendo cheios de problemas, o meu tio que o pai dela, já até chegou estrupar a mãe dela enquanto estava bêbado, e já tacou um bujão na porta querendo tacar em cima da mãe dela e o pai dela já chingou ela de muitos nomes horriveis, isso tudo deixou ela ainda pior.e a pior parte é que a mãe dela agora sai de casa vai em salão de beleza e em clinicas de estética, ela é toda bonitona sempre foi assim. enquanto minha prima esta acabada com olheiras, o cabelo maltratado a pele manchada, e está até meia gordinha e ela sempre foi magra e linda.AGORA VEM A PARTE PIOR.

nesse sexta domiu todas as crianças na casa minha avó e ela também, ela demostrou estar feliz e muito bem e feliz só ao mesmo tempo ela estava preucupada com a mãe dela que estava em casa com o pai dela,pois eles ainda moram em casa juntos mais não vivem como casal, durante a noite estava eu, ela e meu primo de 6 anos dormindo no chão, ela parecia estar apavorada no escuro virava a noite toda, e acho que nem dormiu a noite.então acordamos estava tudo bem, ela disse que não tinha conseguido dormir por causa que meu primo não deixou e reamente ele atrapalhou um pouquinho.então a mãe dela chegou linda como sempre e pediu conselhos a nossa avó e foram conversa e claro a gente não ouviu, então quando estávamos todos bem, na sala ela e a mãe dela se desentenderam e a mãe dela falou um monte de coisa dela para todo mundo, falou que ela odeia a vida dela, e que ela já havia dito que queria ter nascido em outra família, e a mãe dela faz uma cara de santa que parece que nunca errou e todos sabemos que ela comete muitos erros com a propia filha.e então minha tia de 25 anos que gosta de dar lições de morais nas pessoas, chegou e deu muitos foras nela na frente de todo mundo, e derrepente a família toda estava criticando ela, e ela nem se quer chorou mais saiu dali, vc tinha que ter visto como foi a hora do almoço minha prima estava com os olhos vermelhos, e a família toda criticando ela e olhando de cara feia pra ela.
já umas 5 horas da tarde, eu fiquei observando minha prima sentada no mato sozinha e quando me aproximei, ela estava falando de se suicidar já que estavam todos pensando mal dela. e ela também dizia que ela iria morrer de qualquer jeito pois se ela se matasse ela não iria se sentir dor mais se ela ficar a vida iria mata ela com dor.e tem mais uma coisa ela está consumindo remédios. e eu fui contar pra minhas tias e ninguém me deu atenção, eles apenas disseram que ela é doida e que so vive falando besteiras. ela está consumindo pílulas de valiun, só que eu já avisei a família dela e ninguém me deu atenção.NESSAS HORAS EU VI QUE ELES SÃO INCOMPRIENSIVOS COM ELA.

por favor me ajude, ela vai morrer, o que eu devo fazer, tem jeito pra ela.ELA ESTÁ DESESPERADA POIS ESTA´COM MEDO DE IR PRA ESCOLA.por favor me de umas dicas, pois se não minha prima vai morrer, eu sei que pode parecer mentira ninguém acreditar nela mais eu já vi casos de pessoas que a família não dava atenção e se mataram.

no sábado ela dormiu na casa minha vó junto com todas as crianças

Avatar for Miguel Lucas
Celso Martino

Boa Tarde , meu nome é Celso , minha esposa esta com depressão e não sei como posso ajuda-la , não tenho dinheiro e preciso da sua ajuda , nós temos dois filhos e até com eles ela esta sem paciencia alguma . Falo muito sério preciso de ajuda URGENTE !!

Avatar for Miguel Lucas
Terezinha Moreira

BOm dia meu nome é Terezinha de jesus ´´´gostaria muito de ajudar o meu filho de 13 anos. primeiro eu não sei o que está acontecendo com ele ´´não sai de casa só que ele quer ficar o dia no computador e video game isolou do mundo ..e vai pra escola todos os dias ,,,,será que é depresão?
por favor seja o que for me ajudem ,,,socorrro!

Avatar for Miguel Lucas
Lurdes

Boa tarde, dizer desde já que gostei muito do seu artigo e vejo que é um profissional, a doente não sou eu mas sim o meu marido, faz hoje dezanove anos que casámos e temos tido uma vida um pouco dificil, eu já vou para a 13 operação nas ancas, mas sou daquelas pessoas que sabe reconhecer que há gente bem pior, e é esse pensamento que tento que o meu marido tenha, mas não sou capaz, ele é uma pessoa muuiiito perfeccionista e acaba por ter sempre problemas no trabalho,já que é serralheiro civil e gosta das coisas bem feitas, mas hoje em dia os patrões tem é que se despachar.
Agora está com uma depressão terrivel anda a ser medicado, e eu gostaria de saber o que posso fazer para ajudá-lo, já que neste tempo todo não tem conseguido estar muito tempo em nenhum trabalho. Como o posso ajudar? Atentamente Lurdes.e Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
reinilda s marques

Ola eu tenho uma filha de 15 anos com depressão, ela já faz acompanhamento com a psicologa e toma ante depressivo confesso que as vezes eu não sei como ajudar ela, não é fácil ver a minha filha falar que queria esta morta. Sofro junto com ela depois que eu tive certeza da gravidade do problema eu comecei fazer pesquisa para eu entender melhor como eu posso ajuda la , Sou pedagoga estou fazendo pós em psicopedagogia estou estudando as causas da dificuldades de aprendizagem das crianças, e uma delas é a depressão, O rendimento da minha filha caio consideravelmente , eu tenho muita fé que ela vai vencer este problema. Eu agradeço poe este maravilhoso trabalho me ajudou em muitas duvidas sobre esta doença silenciosa mas tão "perversa’ com o ser humano. Parabenas

Avatar for Miguel Lucas
Madalena

Tenho minha filha de 32 anos, casada, com 2 filhos um de 13 e outro de 4, ela está numa depressão, não quer saber mais do marido, os filhos diz que dão muito trabalho, chora muito, se sente muito mal, tem dia que não se levanta da cama, os filhos dela estão desorientado o marido irritado, não sei como ajudar minha filha, meu coração de mae está em pedaços. Gostaria muito de ajudar, e hoje abri nessa pagina da internet e gostei muito , me ajudou muito, vou tentar ajuda-la com todas as informações que obtive aqui. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Liliane

Olá realmente o artigo é muito bom, e foi muito esclarecedor, mais eu me sinto tão triste de não poder fazer nada sabe e ter paciência é difícil muito difícil, igual você disse parece que estamos na corda bamba e realmente é assim que eu me sinto vendo a pessoa que amo assim, se isolando, nem carinhoso mais ele é, e eu entendo deve ser difícil para ele estar vivendo isso tudo, só queria saber uma coisa já que você é profissional, a pessoa tem como se curar sozinha, tipo sem ajuda de um profissional?

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

O artigo é muito bom, meu namorado esta passando por um periodo de tristeza muito grande, antes de conhece-lo ele foi diagnosticado com depressão, e passou por um tratamento, hoje após 2 anos de relacionamento estamos muito abalados, ele pensa em se separar de mim, confesso que já pensei em fazer o mesmo, pois essa situação também me afeta muito, gosto muito dele, quero ajudar, ele disse que ira procurar ajuda profissional, mas como posso me comportar?

Avatar for Miguel Lucas
Valdir Aparecido Valenti

Doutor, boa tarde !
A 01 ano e 04 meses conheci uma mulher muito especial e começamos um namoro. Porém moramos a 600 km de distancia, mas mesmo assim conseguimos manter um relacionamento muito bacana mesmo nos vendo alguns dias apenas por mês. Porém, a cerca de uns 03 meses atras ela começou a entrar num processo de depressão por conta de problemas de relacionamentos que ela tem com o ex marido visto que o mesmo usa de seu filho para atingi-la. As coisas foram piorando até que a cerca de 15 dias atrás ela terminou o relacionamento alegando não conseguir manter mais o relacionamento a distancia e por querer que eu estivesse mais vezes ao lado dela. Neste período ainda mantivemos contato por mensagens de celular onde ela se diz com muitas saudades mas evita declarar se ainda me ama ou não. Como posso fazer para ajuda-la e ter de volta essa pessoa a quem tanto amo ?
Agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Olá! Para alguns pode parecer brincadeira, pois as vezes eu mesmo acho que é "frescura" minha. Sou casado, tenho dois filhos lindos e uma carreira profissional muito consistente.
Há alguns anos, ainda mais jovem, eu sentia uma certa diferença de comportamento entre eu e os demais jovens, ou seja, eu me sentia triste. Porém esse sentimento passou quando eu entrei na faculdade… tudo parecia ter mudado, me relacionava fácil com a pessoas, me dava bem no trabalho e progredia na vida pessoal e profissional.
Entretanto, de alguns anos para cá um sentimento enorme de tristeza tomou conta de mim… pensei que fosse por estar estagnado e voltei a estudar, nada mudou… mudei de trabalho e só piorou…
Hoje, não tenho mais prazer nenhum nas coisas básicas da vida… saio do trabalho e fico rodando pelas ruas, pois não quero estar em casa…aumentei significativamente o consumo de alcool… por diversas vezes penso que não deveria mais viver…
Há alguns meses antes eu nem sonharia que eu poderia ter depressão, mas hoje acredito que essa doença sempre fez parte da minha vida, entretanto não sei por onde começar a me curar…. procurar um médico seria dificil, pois eu não tenho coragem de admitir aos familiares que estou passando por isso… venho sofrendo calado!
Me ajudem…

Avatar for Miguel Lucas
Rosângela

Olá. Sou uma depressiva assumida, não sofra calado, procure um médico, não tenha vergonha em ter depressão, é uma doença e não uma frescura. Sabe, vc me ajudou muito com seu depoimento, tenho muitos problemas financeiros e achei que esse era o principal motivo da minha depressão, mas vi que esse não é seu caso e você também sofre com essa doença. Procure ajuda, dizer pra vc que todos vão entender, estaria mentindo, mas faça isso por vc. Boa sorte!

Avatar for Miguel Lucas
fglau

Meu cunhado ta sofrendo com essa depressao’ vou tentar ajida ‘ com essa fase da vida dele q vai passar , se Deus quiser.

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Meu marido tem depressão, li as dicas e são interessantíssimas, o problema é que estou com pânico e não sei como ajudá-lo, eu tento me levantar mas ele parece que não quer, dai também caio. Não sei como agir.

Avatar for Miguel Lucas
elizangela

ola boa tarde….meu nome é Elizangela eu tenho depressão e a momentos que eu fico na quela vontade de matar e as vezes parece tudo estar desmoronando tudo a minha volta..!
Passo por consultas de psiquiatria e psicologo todo mes e tudo começou por por um trauma bem grave que aconteceu comigo e aind parece só alimentar meus centimendo de desgosto da vida ainda mais com tantos remédios que tenho que tomar até parece não é realidade eu dependo de calmante; sertralina; quetiapina; entre outros até para ganhar apetite por que eu em uma semana consegui perde 4 klg e chego a desmaiar por que apoio na minha casa parece até ja não ter despossição em me apoiar etc….
Como eu poderia mudar essa situação se tudo que eu fasço só me levão as sensação de desprezo novamente me ajude por favor

Avatar for Miguel Lucas
eldi maria ruaro

temho uma filha de 17 anos algum tempo ela ta muito triste mais do que costume ela estuda eu tambem tenho depresao estou bem melhor tomo anti depresivo sera que aminha filha tamben ta com deprecao oque eu fasoooo

Avatar for Miguel Lucas
JULIANA

DISCUTI COM MEU NAMORADO E ELE TENTOU SUICÍDIO. POR POUCO NÃO CONSEGUIU SE MATAR (GRAÇAS A DEUS). FOI A PARTIR DESSE MOMENTO QUE DESCOBRIMOS ( EU E A FAMÍLIA DELE) QUE ELE TINHA DEPRESSÃO PROFUNDA. O QUE POSSO FAZER PARA AJUDÁ -LO? ESTOU MUITO PERDIDA. AINDA ESTOU EM ESTADO DE CHOQUE. ELE JA ESTÁ TOMANDO OS REMÉDIOS PESCRITOS PELO PSIQUIATRA.

Avatar for Miguel Lucas
Cyrt

LEIA SOZINHO porque no passadoeu também não acreditava que iadar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eucopiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre NO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que NO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele NO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misteriosopoder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amo

Avatar for Miguel Lucas
Victória

Há 03 anos meu pai teve frustrações muito pesadas e uma mudança radical na vida que o lavoua entrar em depressão, ele tinha dado uma melhorada, mas últimamente teve outra decepção e só fala em suicídio, eu e minhas irmãs não sabemos mais o que fazer, estamos tentando ocupar o dia a dia, mas ele não aceita nada. Ele já tem 70 anos, sempre foi uma pessoa alegre, disposta, de bem com a vida, e gostaria de ver ele recuperado. Não sei como lidar muito com a depressão mas ainda preciso de um norte para poder agir da forma correta… Tentarei utilizar as dicas, mas sei que como se trata de uma depressão mt intensa preciso de outros caminhos. Nesses últimos dias ele reconheceu que precisa de ajuda e que está mal, ele não bebia e agora todos os dias fica bebo. Ele é médico e vem se automedicando, mas sei que ele precisa aprender a reviver, porque sempre viveu em favor do trabalho. Não posso perder meu pai, ele é tudo o que tenho, realmente preciso fazer algo por ele.

Avatar for Miguel Lucas
patricia

me encantó! estoy menos perdida para ayudar,muchísimas gracias,que
dios te bendiga!

Avatar for Miguel Lucas
marilene

Precioso!…tudo o que eu precisava saber!…estou passando por uma depressão!…interessante!…só ouço críticas como:
…tem muita gente passando fome, morrendo de câncer, etc…
…só Deus sabe!…as pessoas são egoístas e gostam muito de julgar!….TENHA DEPRESSÃO!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Andreza

ola,sinceramnete estou desesperada! proximo sabado completa 2 meses que meu namorado terminou comigo! a gente se ama e nao tenho duvida do amor dele por mim pelo forma como tudo aconteceu! ele teve depressao no passado e tenho certeza que este e o real motivo! esse foi um ano muito dificil pra ele,muitas perdas e por varias vezes ele me disse que se sentia fracassado! terminou comigo dizendo que me amava,que seria impossivel me esquecer,disse que eu fiz tudo certo,que ele estava confuso,que queria ficar sozinho,se senti incapaz de estar em um relacionamento! depois disso ele ainda me escreveu e nos declaramos novamente atraves de mensagem! eu sinto que ele precisa de mim,mas nao sei muito o que fazer ,ele nao atende minhas ligacoes mas quando escrevo ele responde e sempre muito carinhoso mas quer ficar sozinho…por favor alguem me ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
MANUELLA

olá,sou manu,não tenho muita especialidade nisso,mas gostaria de te ajudar! a melhor forma de ajudar seu namorado da depressão,é levando ele em diversos lugares para conhecer novos mundos,leve ele ao parque,ao cinema,pra jantar,uma coisa muito importante que muitos saem da depressão é assistir vídeo de youtubers(pessoas que gravam vídeos super engraçasdos e com conteudo para as pessoas)aposto que se você mandar ele assistir alguns vídeos no youtube ele vai amar vejo muita gente que se salvou da depressão com vídeos,meu amigo é um exemplo!não fique triste! faça tudo que eu te falei! CORRA ATRÁS DELE ENDEPENDENTE DELE ÃO QUERER se vc ama mesmo ele vai atras dele procure ele, mesmo se ele não quiser te acompanhar,e nesse momento faça o papel de mãe grite com ele e faça ele te obedecer! chame ele para jantar contigo,aposto que ee vai aceitar,depois disso faça que ele assista muitos vídeo no youtube,espero ter te ajudado Bom tardeee!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Dias

Bom dia!
Quero agradecer ao Dr. Miguel por ter postado essas dicas aqui, pois me foram muito úteis, tenho um namorada q já teve depressão antes d me conhecer, quando a conheci, ainda estava pra baixo, conseguir conquista-la, mas eu via q tinha algo d errado… e quando li este post, tinha um dia q eu tinha terminado mesmo gostando dela, nessa noite ela me chamou no bate papo e começamos a conversar e ela falando q nunca iria ser feliz, q não pensava mais em namorar pois sabia q não seria feliz entre outras coisas negativas, acabei ficando quieto pq sabia q isso não era normal pra uma garota d 20 anos. Ela terminou o papo pedindo pra deixa-la sozinha. Parei pra pensar e procurei no google como ajudar alguem com depressão e encontrei esta pagina, quando li a parte
9. EU ESTOU AQUI PARA VOCÊ.
É simples. É reconfortante. Esta frase comunica tudo o que você precisa dizer:
“Eu me importo com vc, eu estou com você, mas eu gosto de você, e torço por você e por nos 2.
e aproveitei a ideia e coloquei outras coisas…. nossa!!!! como isso ajudou, ela me respondeu no whats upp com outra conversa e consegui até arrancar risos dela…
Muito obrigado… me foi muito útil…
Agora vou ler d novo pra entender melhor pq acho q vou conseguir ter exito com ela lendo este teu post Muito Obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
kelly

to passando por uma situacão muito dificil pois tenho uma amiga maravilhos.so que ela esta passando por um perioldo de depresão muito forte ,,,,so fica falando que ta tendo pensamentos de morrer nossa fico louca quando ela me fala isso ,,,não sei o que faço para ajuda-la

por favor me ajudem a ajuda-la

Avatar for Miguel Lucas
MANUELLA

Olá,quero muito te ajudar! pois meu irmão também teve uma fase que pensava que ele iria morrer,a melhor forma de ajudar sua amiga é levando ela para conhecer o mundo,aposto que ela ama compras coisas assistir cimemas,jantar fora é uma ótima opção,você fazendo isso só faltava que ela assista vídeos no youtube,pois muitas pessoas saíram da depressão com vídeos da internet,assista o canal da Camila Cabral,Thalitha Ferraz,Luccas lirio,entre outros youtubers, te prometo que ela vai amar,espero ter te ajudado tenha uma boa tarde!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Alan

Olá,

Acho que como a maioria que está neste post, também tenho um amigo que está passando por uma terrível depressão. As dicas são muito boas, embora o caso desse amigo é complicado. A depressão dele vem junto com crises de ansiedades e fico com dificuldade de lidar com isso porque quando ele pede ajuda e pergunto no que ele precisa, ele fala coisas contraditórias: ele quer largar o emprego em que não se adaptou, mas não quer passar necessidades financeiras. E ajuda profissional ele faz, mas ele não consegue ser totalmente sincero, sou a única pessoa em que ele consegue se abrir. Realmente, não sei o que fazer quando ele começa a fazer isso…

Avatar for Miguel Lucas
Gloria

sofro muito com a minha filha com depressão a 20 anos,ela tem 35.As vezes fico perdida e não sei o q dizer,gostei das orientações vou começar a aplica-las

Avatar for Miguel Lucas
Edna

Foi muito importante eu achar a sua página… eu estava aflita procurando orientacoes de como poderia ajudar o meu esposo e descobri a tempo que estou fazendo tudo errado… as frases proibidas são as que mais falo, achando que estavam corretas como incentivo: isso vai passar… vamos lá levanta daí… etc….
Como é triste ver quem amamos com esse sofrimento. Dói muito! Precisamos ter força para poder ajudá-los!
Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Bárbara

Eu sofro de depressão há muito tempo, já tenho 40 anos, e na minha família tem um histórico grande de depressão, inclusive meu primo irmão se suicidou. O que eu percebo é que a única forma que a família acha melhor e mandar para o médico e tomar remédios, e eu não aguento mais isso, e acabam se afastando, e também fazendo comparações do tipo que tem gente pior, passando fome, mal tratados, e eu sei de tudo isso e nunca reclamo de nada da parte material e familiar que tenho , eu só queria que entendessem que é mais algo de alma, é coisa de dentro de mim, eu não consigo me concentrar em nada, eu não consigo me organizar, eu olho tudo ao meu redor e não consigo achar mais sentindo em nada, eu choro o tempo todo, eu não consigo ficar no meio de muita gente e muito barulho, eu me sinto pior que todo mundo, não tenho auto-estima nenhuma, e sempre fui assim, desde pequena. O que me faz piorar é que tenho um filho maravilhoso de 19 anos, mas ele está com a mesma mentalidade da minha família e tá se afastando de mim. Tem horas que sinto vontade de fazer uma besteira comigo, mas ainda tô conseguindo me segurar. Já fui a muitos psiquiatras, psicólogos mas não me dou bem com nenhum. Já fiz minha segunda faculdade, mas mesmo assim me sinto fracassada, porque não consigo me concentrar, desenvolver o que preciso, me estruturar. Sinceramente, quem acha que isso é frescura, tá muito enganado, se fosse assim, meu irmão não tinha se suicidado, a filha de um colega do meu pai também , pois tava com uma depressão muito forte, e por aí vai. Desculpa, mas precisava de um lugar para desabafar.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Olá Barbara, tudo bem?
Me identifiquei muito com a sua descrição. Muito do que você colocou aqui é exatamente o que eu sinto, o que venho passando… infelizmente não sei a quem recorrer. Tenho Medo de procurar um médico e não falo nem para a minha família. Desculpe não poder oferecer uma palavra de apoio, mas saiba que tem gente igual a vc e isso de fato não é frescura!

Avatar for Miguel Lucas
bàrbara

Oi Anderson, espero que ainda encontremos muita força para nos curarmos, pois nem todo mundo é igual, cada um tem seus limites, né!! Para uns será mais fácil sair dessa, mas para outros pode demorar até anos. Eu realmente desejo muita sorte para você, que você consiga se curar. um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Frederico

Barbara e Anderson, minha namorada tem os mesmos sintomas, está com depressão há uns 6 meses já, eu já estou com muito medo, mas creio que acharemos uma solução. A depressão é algo, que quando não se conhece, se fala muita besteira por não saber do que se trata, o famoso preconceito. Mas eu não desisto de minha namorada, e mesmo que ela perca as forças eu vou estar lá, pq eu a amo demais pra largar a mão dela, mesmo que às vezes eu pegue um pouco pesado, gostaria de saber de vcs o que posso fazer pra amenizar a dor dela e aproveito pra dizer pra vcs que há um sentido sim! A vida de todos tem um sentido e não é diferente com a vida de vocês. Apostem em si, pq vcs são importantes pra muitas pessoas, o que vcs estão passando não é frescura, não é besteira, mas vcs nunca estarão sozinhos, podem apostar. Deus abençoe vcs, e façam valer a pena, vcs estarão em minhas orações!

Avatar for Miguel Lucas
Bárbara

Oi Frederico, a única coisa no momento que eu posso dizer, porque eu também não to conseguindo sair dessa, é que nunca desista de dua namorada, continue apoiando mesmo que venha a ter dias insuportáveis, e também tem que ir no médico psiquiatra. Porém, nem sempre é o primeiro que ela vai se adaptar, eu já fui a tantos e até agora não consegui me encontrar com nenhum, mas não pode desistir, o seu apoio é muito importante, principalmente, por ser um momento que as pessoas acabam se afastando. Gostaria de ajudar mais, mas eu também não to bem, mas conversar com alguém que entenda a gente é bom. um abraço e desejo que ela consiga encontrar o tratamento que ela se adapte logo.
´~

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela Lourenço

Boa Tarde, Doutor:

Lí o seu artigo e achei de grande valia. Meu esposo ( Sou recém casada com um homem maravilhoso), é professor de filosofia da rede publica de ensino, aqui no estado de São Paulo, e recentemente comecei a perceber nele, sintomas da Sindrome de Burn Out, que é uma enfermidade muito comum ( por incrível que pareça) em professores, bombeiros e profissionais que tem, no exercício de sua função, que lidar com uma grande demanda de pessoas. Ele dá aulas á oito anos, e é bem novo, tem apenas 32 anos, e vem sofrendo desse mal já á algum tempo, no entanto, só bem recentemente, veio falar comigo a respeito. Tive uma irmã que passou pelo horror da depressão, e comecei a perceber sinais dessa doença também em meu esposo, ou seja, além do quadro de Sindrome de Burn Out, percebi que há sintomas da depressão que o acometem. Eu só quero saber como lidar com isso. Acompanhei o caso da minha irmã muito de perto, e hoje ela está bem, está " curada" e aparentemente não há mais resquicios da depressão nela. É uma mulher linda, bem resolvida emocionalmente e profissionalmente. Não deixou que a depressão a vencesse. No entanto, com o meu esposo, sinto uma certa dificuldade, pois parece que o gênero masculino tem mais dificuldade em assumir e aceitar que precisa de ajuda. Eu sei que é grave, e acredito que uma enfermidade junto da outra, deixa questão ainda mais complicada. Eu preciso fazer com que ele entenda que sozinhos, não vamos conseguir e que estou do lado dele. Tenho receio dele achar que estou exagerando, e ele até já mencionou isso. No entanto, deixou todas as aulas ( Tanto do estado, quanto as particulares) e está com um semblante triste e taciturno, passa muito tempo no computador, se alimenta mal e parece que está sempre em outra atmosfera. As vezes se torna agressivo e grosseiro, e de repente muda de humor, dando uma conotação de bipolaridade em suas atitudes. Estou disposta a entender e ajuda-lo. Fico no aguardo de orientações, tanto para depressão quanto para a Sindrome de Burn Out.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Olá Dr. !
Um familiar meu está com depressão profunda. Não sei o que fazer, pois ele não faz terapia, toma remédios e dorme muito. Estou muito preocupada com essa situação que ele se encontra. Quero ajuda-lo de alguma forma. Fiz alguma dessas coisas que o Sr. disse no texto, mais acho que não foi o suficiente. Por favor me ajude a ajuda-lo, não posso mais deixa-lo nesse estado. O que deve fazer? Deve aconselha-lo a procurar um profissional ? Ele deve parar de tomar remédios? Na minha opinião os remédios parecem ter um efeito ruim, pois ele fica desligado e quando volta o problema continua ali. Quero lhe agradecer pelas informações contidas no texto, com certeza me ensinaram bastante.
Por favor me dê um "Help" o caso é grave. Obrigada !

Avatar for Miguel Lucas
Silvia Depolo

Nossa li e adorei o seu artigo…sabe vai ajudar-me bastante …pois estou com o meu marido passando por isso…então vai ficar mais facil de lidar com a situação…obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Rosângela

Olá. Tenho depressão à muitos anos, faço tratamento com medicamentos, mas sempre tenho recaída. Tudo que eu li, foi uma grande ajuda para que eu não me sentisse tão sozinha em meus sentimentos. Estou de cama à vários dias, não tenho forças, não tenho esperança, parece que isso nunca vai acabar. Como eu gostaria de ter minha família mais próxima, a única coisa que recebo são ligações, nunca a presença. Muitas vezes me peguei pensando de como eu gostaria que alguém viesse cozinhar um feijão, lavar uma roupa, mas isso nunca aconteceu. Minha filha, mesmo sem saber muita coisa, ela se tornou a dona da casa, na medida do possível. Não gostaria que essa doença existisse, mas fico aliviada de ler tudo isso e saber que não sou louca, que muitas pessoas passam por isso. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Lu

LEIA SOZINHO porque no passadoeu também não acreditava que iadar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eucopiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre NO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que NO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele NO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misteriosopoder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor.

Avatar for Miguel Lucas
Lais

Boa tarde,
Meu namorado acho q está tendo crise de depressão, ele me disse que quer ficar um pouco sozinho e simplesmente isso…
Eu achei q era uma boa deixar ele sozinho por um tempo. Porém não estou aguentando mais essa situação. Ele estava sem vontade de nada. Sem vontade de me ver, de sair, de correr como ele sempre fazia. Do nada quis ficar sozinho. Não entendo. Mas respeitei.
Será que quando acontecem essas crises dura muito tempo?? Estou triste também.
Não sei como agir, não sei se devo ir atras ou o que devo fazer.
Gostaria de alguma resposta para me acalmar, porque tá complicado!

Avatar for Miguel Lucas
leonardo

Oi, desculpa estar aqui publicando um blog, mas publico este blog para ajudar pessoas.
Tenho depressão também, e sei como é difícil e complicado estar com ela. Mas, de um tempo pra cá, comecei a aprender coisas que acabaram me deixando melhor, coisas que estava em minha volta e que eu nem percebia e via que a morte era a única solução.
Estou trazendo tudo que aprendo par a um blog, com intuito de ajudar mais pessoas e mostra-las que a vida é bela, que ela é feliz se olhar para ela de outra forma, de uma nova maneira. Só basta persistir, para que sejamos felizes!

Avatar for Miguel Lucas
Anônimo

Boa tarde.

Estou no seu site porque estou muito preocupado. Algumas coisas que li aqui me deram uma luz, mas ainda não consigo me tranquilizar. Preciso de ajuda para ajudar minha namorada!
Ela é uma menina de 24 anos muito inteligente, esperta e engraçada. Eu sou apaixonado por ela.
O problema é que em decorrência de uma série de coisas que ocorreram na vida dela, ela demonstra um estado completamente depressivo. Gostaria de ilustrar essas situações para que possa me dar a orientação mais conveniente.

Ela é filha de pais separados, tem uma forte ligação com o pai e não consegue evitar que este o cause bastante sofrimento. O pai abandonou sua mãe para viver com outra mulher e minha namorada se vê constantemente obrigada a conviver com a pessoa responsável pelo fim de sua família.

Quando jovem, e sua família vivia unida, não existiam grandes problemas financeiros e ela conseguia ser feliz, pelo que me conta. Depois da separação de seus pais, grandes dificuldades surgiram e sua vida precisou mudar completamente. Tudo se tornou difícil e isso dificultou muito seu desenvolvimento.

Apesar de brilhante, não conseguiu concluir seus estudos, não teve o apoio prometido por seu pai para iniciar o ensino superior tão sonhado. Ela não consegue se conformar que lhe tenha sido negado de maneira tão despreocupada a oportunidade de construir uma carreira. De “ser alguém” como ela mesma me diz sempre. Me corta o coração ouvir ela dizer isso.

Passou por muitas mágoas familiares, com seu pai e sua mãe, que também enfrentou sérias dificuldades para se estabelecer emocionalmente após o fim do casamento.

Antes de mim, ela namorava um rapaz que a fez sofrer muito. Acredito que até hoje ela não tenha sido capaz de superar tudo que aconteceu.

Nós também tivemos problemas, mas pra minha felicidade, estamos juntos já a quase 4 anos.

Fazem cerca de 3 anos descobrimos que ela tem uma doença ocular chamada ceratocone, que faz com que ele tenha apenas 10% da visão no olho esquerdo e cerca de 25% da visão do olho direito. Imagine o que é receber essa notícia para alguém cujas maiores paixões e aptidões são cinema e fotografia. Para esta doença é recomendado transplante de córnea e uso de lentes de contato rígidas. As lentes machucam muito e podem ser utilizadas por no máximo meio período do dia. Depois disso ela não sai mais de casa sozinha, e reluta ainda em sair comigo.

Estamos passando por problemas financeiros e ela se sente muito mal por não trabalhar e não contribuir regularmente nas despesas da casa. Diz constantemente que está atrasando minha vida e que eu deveria deixa-la. Eu faço de tudo para ela entenda que estou com ela por amor, que não
importa o que aconteça ela nunca será um peso, mas muitas vezes é inútil.

Por causa da falta de dinheiro, coisas básicas que melhorariam seu estado de espírito estão sendo negligenciadas, como cuidados com a beleza. Isso faz com que ela tenha uma grande baixa de auto-estima, o que faz com que não queira sair de casa, por vergonha de si mesma.

Ela é atéia então ajuda espiritual acaba não sendo uma opção. Ela é muito racional e eu não consigo persuadi-la a procurar qualquer ajuda deste tipo.

A esperança dela no futuro já se esvaiu completamente. Só consegue sonhar com um prêmio em dinheiro para que possa mudar completamente nossas vidas e deixar essa que vivemos para trás. Isso me assusta, porque a chance disso acontecer é muito pequena! Não posso deixar que ela pense que essa é sua única esperança de felicidade!

Pessoas que se diziam amigas, se afastaram, o que também a magoou profundamente. E eu não sei se oriento essas pessoas, ou se deixo que se afastem.

Ela sempre diz que já não tem mais porque viver, fala em suicídio em momentos de crise, e mesmo quando lúcida se alguém fala sobre suicídio, ela sempre se diz a favor, alegando que a vida deve ser vivida com felicidade e que se não é possível ser feliz, que o suicídio é um direito.

Não temos dinheiro para um tratamento psicológico e o sistema público daqui não oferece esse suporte.

As vezes, me sinto sem esperanças como ela, e isso é perigoso, porque sei que preciso ser forte por nós dois para poder ajudar.

As dicas desta página me ajudaram muito, percebi algumas coisas erradas que tenho feito, mas sei que preciso fazer algo mais efetivo e esse é meu apelo. Preciso de orientação para poder salvar minha namorada! Por favor não deixe de me responder!

Grato pela atenção.

Avatar for Miguel Lucas
Amiga

Doutor Miguel Lucas,muito obrigada pelo Site sobre:Depressão.Nossa,como me senti compreendida…
Deus te abençoe!!

Avatar for Miguel Lucas
Amiga

PARA TODOS QUE SOFREM OU CONHECEM ALGUÉM COM DEPRESSÃO E QUEREM AJUDAR

Ouvi falar que em Universidades públicas tem tratamento de graça.Procurem faculdades principalmente que tenham o curso de Psicologia.
Silas Malafaia é Psicólogo e Pastor e aborda o tema brilhantemente.Assistam o Dvd dele chamado:Vencendo a Depressão.Independente se vc tem ou não religião esse Dvd com certeza irá ajudar muito!!!Abraços!!

Avatar for Miguel Lucas
Leiliane

Estava tão perdida tentando ajudar uma pessoa que amo que está passando por uma depressão profunda, mas agora através desse post tudo se esclareceu pra mim , agora eu posso dar o apoio que essa pessoa merece , é tão ruim ver uma pessoa que você tanto ama sofrer ainda mais de uma doença como essa que deixa o ser humano tão angustiado e abatido , mais tenho fé que a partir de tudo que apreendi atraavés desse post vou poder ajudar quem amo da maneira correta.

OBRIGADO !

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

eu senpre fis a maioria desses passos, mais num sabia que usavan esses metodos na terapia.
as pessoas senpre falam quando ficam comigo a sós parece que aliviaram um pezo das costas.
tauves eu possa ser um bom terapeuta no futuro

Avatar for Miguel Lucas
rakelle

o a minha amiga tem depressão o artigo me ajudou muito no que fazer ou dizer , mas eu queria ajuda com a questão que a minha amiga ela quando tem depressão ela quer se corta ou já se cortou o que eu deveria fazer como posso ajuda la com isso ?

Avatar for Miguel Lucas
ANDREA SOUZA

BOA TARDE À TODOS,
GOSTEI MUITO DESSA MATÉRIA, ME AJUDARÁ MUITO, QUERO APOIAR UMA PESSOA QUE ESTÁ CONVIVENDO NESSE MOMENTO, COM ESSA DOENÇA…COMO O AUTOR DESSA MATÉRIA CITOU, "NÃO VIVERÁS PARA SEMPRE COM ESSA DOENÇA"…ATÉ MESMO PORQUE DEUS NÃO NOS FEZ ASSIM…UM DOS PRINCIPAIS PONTOS PARA INICIARMOS O TRATAMENTO CREIO EU, É PENSARMOS NISSO, DEUS É UM DEUS DE AMOR, ELE JAMAIS QUER A NOSSA INFELICIDADE, ELE CUIDA DO SEU FILHO E QUER TAMBÉM QUE SEU FILHO CONFIE NELE, PARA QUE POSSAMOS RECEBER SUA PROTEÇÃO CONSTANTE." Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30). DEUS NOS AMA TANTO QUE PARA CADA SITUAÇÃO, NOS COLOCA PESSOAS ABENÇOADAS E PREPARADAS PARA NOS AJUDAR TAMBÉM, COMO O MIGUEL LUCAS PSICOLOGO, ELE FOI ABENÇOADO COM ESSE DOM.
QUERO DESEJAR À PESSOA QUE PASSA POR ESSE MOMENTO, UMA ÓTIMA RECUPERAÇÃO, POIS DEUS ESTÁ COM VOCÊS E NADA DE MAL IRÁ ACONTECER, ACREDITE DEUS ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS E FARÁ UM MILAGRE NA VIDA DE CADA UM, ACREDITE, AMÉM!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rita frança

Parabéns e muito obrigada Miguel Lucas, pois tenho duas irmãs que estão com depressão e eu não sabia o que fazer. Agradeço à DEUS por eu ter chegado a esse site tão esclarecedor.
DEUS continue lhe usando para ajudar tantas pessoa.
Um FELIZ ANO NOVO!

Avatar for Miguel Lucas
Jefferson

Boa tarde, primeiramente gostaria de agradecer pois agora tenho capacidade orientar bem melhor minha mãe, pois ela passa por um momento dificil!

Agora, gostaria de saber se alguém pode me indicar um livro, que eu possa dar de presente a ela(minha mãe) e que não tenha o como nome de capa "DEPRESSÃO", quero algo motivador!!!

Obrigado,

Feliz 2014!

Jefferson

Avatar for Miguel Lucas
Clarice

Boa noite,

Fiquei muito feliz em encontrar este site, pois estou vivendo um momento muito delicado com o meu filho de 23 anos que tem apresentado sinais de depressão. Os artigos e os depoimentos tem me ajudado a lidar com esta situação que não é fácil e que exige muita paciência e amor..

Muito obrigada e um Feliz 2014!!!!

Clarice

Avatar for Miguel Lucas
Lilian

Tenho uma amiga com depressão, preciso muito saber como ajudar pq não tenho paciência com isso, mas vejo que é mais sério do que uma frescura, eu fico muito triste pq quero que ela fique bem. Mas, as vezes nao ajo correto e nós sempre brigamos. Agora estou pesquisando sobre tudo de depressão pq vou fazer de tudo pra ela sair dessa, e esse site esclareceu muita coisa, Muito obrigada! Que Deus abençoe!

Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Obrigada pelo artigo, espero poder fazer algo por aqueles que precisam. Mas tenho uma grande dúvida: o que um depressivo pode fazer por si mesmo?

Avatar for Miguel Lucas
Elizabeth Galvão

Muito bom suas dicas e sugestões, isso vai me ajudar muito a lidar com a pessoa que amo que neste momento está atravessando uma fase depressiva. Obrigada pelo artigo e que Deus ilumine sempre sua mente e ações para continuar ajudando as pessoas. Você não imagina o presente que foi para mim ler seu comentário sobre essa doença da alma. Obrigada! Elizabeth

Avatar for Miguel Lucas
patricia

boa tarde!
estou com uma amiga,que acabou de se separar,esta com a ideia fixa de voltar o ex nao quer nem
ver ela,mas ela insiste em falar com ele,pede para que eu fale com ele,mas eu acho que para ela
nao e o ideal,mas eu tambem sei que nao sou eu quem vai decidir isto,entao fico sem saber o que
dizer a ela,ou o que fazer por ela,depressao acho que ela esta,quero muito que ela fique boa pois e
uma grande amiga,entao pesso sues conselhos no que devo fazer para ajuda-la.

Avatar for Miguel Lucas
Luciene

Pedi por favor que me ajudassem, mas disseram que a frase estava repetida…então deixa para lá.

Avatar for Miguel Lucas
Wallas Ribeiro

Obrigado pelas dicas. Tenho uma pessoa próxima a mim que sofre com esse transtorno e agora vejo que falei e fiz muitas coisas que desequilibravam por tantas vezes a situação mesmo que a intenção fosse sempre a melhor possível.

Avatar for Miguel Lucas
LUCILIA REIS

ESTAVA ANSIOSA PROCURANDO ALGUM ARTIGO QUE REALMENTE TIVESSE PROPRIEDADE E SANASSE AS MINHAS DÚVIDAS A RESPEITO DO TEMA E APÓS PASSAR HORAS LENDO ARTIGOS ( MEIA BOCA ) , ACHEI O SEU QUE SIMPLESMENTE FEZ A DIFERENÇA.
PARABENS PELO SEU CONHECIMENTO. NOTA 10!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Taga

Eu li mto rápido e talvez penha passado desapercebido. Mas algo q faz bem a QUALQUER ser humano, é faze-lo RIR. Se vc tem essa capacidade, de ser engraçado, com ctz é um dos melhores remédios; claro junto com tudo isso q foi escrito. Ótima matéria.

Avatar for Miguel Lucas
Rosivan

Dr. Lucas teu site é realmente interessante, pois estou com passando por uma dificuldade com uma pessoa próxima que tem as características de uma pessoa depressiva. já orientei a mesma a procurar um profissional, mas de forma errada. gostaria de uma forma de fazer algumas preliminares com ela no sentido de encaminha – la para um profissional. quais perguntas fazer e como agir diante dessa situação.

Avatar for Miguel Lucas
Elaine Sodré

Olá dr Lucas, boa noite! Gostei muito do seu artigo e vi muito de mim nele. Meu namorado é depressivo e não tem condições financeiras para o tratamento. Faço tudo oque posso pra ajudá-lo mas não sei oque fazer. Procuro sempre ouvi-lo e evito dar conselhos por medo de piorar a situação. Ele diz que eu faço muito bem a ele e sei disso mas tenho certeza que é insuficiente pois ele está sempre mal. Minha família e amigos dizem pra eu deixa-lo pois já tenho muitos problemas, eu jamais faria isso! Gosto de mais dele e quero vê-lo bem mas não sei oque fazer. Por favor me ajude a ajudá-lo. Espero sua resposta. Desde já, obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
preciso de ajuda

Alguém sabe como distinguir uma crise de meia idade de uma depressão? É que a minha mãe está a passar por uma delas e quero ajudá-la mas não sei como. Ajudem-me!

Avatar for Miguel Lucas
Rosana Reis

Meu namorado estar depressivo,preciso ajuda-lo.O que eu faço?

Avatar for Miguel Lucas
monique

Tem um homem que eu amo muito ,tento entender o seu comportamento , mas e muito complicado .
Ele tem mudança de humor, e aparentemente não é feliz, tem de tudo , uma família, dinheiro, um bom carro, um lindo apartamento, fora outras coisas, e ele é lindo..
Ele é usuário de cocaína
Mas tem sete meses que nos conhecemos e ele falou que eu era a maior alegria da vida ,fé acho que não existe mas ou melhor perdoou a esperança de ser feliz.
Ele fala que vai parar e tenta mas parece faltar alguma coisa.
Ele fala que usa há vinte anos, mas piorou de uns anos pra cá.
Eu conseguia controlar um pouco a ansiedade dele, mas agora, ele não consegue usa na minha frente.
Não sei o que fazer!
O que falar!
Está difícil!
Ele sem as drogas eu o amo de mais, mas quanto usa me deixa frustrada.
Me ajuda.
Eu já pensei em parar com ele, mas ele bom me faz deletar tudo de ruim.
Eu acredito que ele gosta de mim pois me trata muito bem, mas não sei o quanto pra enfrentar a família.
Ele confia em mim , e me liga todos os dias, também fala que sente minha falta, ele mora sozinho, ou melhor com uma governanta , uma espécie de babá para controlar.
Um apartamento enorme, ele tem uma filha linda, que quase não vê por causa do problema com a droga.
E a nossa diferença financeira, que ele não parece ligar mas a família sim, eles o interna e o crítica o tempo todo, mas dinheiro é dele tudo fruto do trabalho dele, ele é um grande empresário, muito inteligente, mas quando se depara com as drogas não consegue parar.
Medo de chegar em casa , fica dias na rua , motel..
Ele é muito ansioso , só vai dormir com um Monte de remédio. Ele mesmo reclama , se sente mal, fica triste.
Eu quero muito fazer uma faculdade de psicologia, pois tenho um interesse muito grande em entender a mente humana, queria pôde ajuda-lo, de algum jeito , eu o elogio sempre , costumo falar que nunca vou abandona-lo, ele parece feliz quando está comigo, mas acho que tenho uma sensibilidade muito a flor da pele pois consigo vê nos olhos dele nos movimentos e na fala.
E consigo sentir toda tristeza dele…
Não sei o que fazer, será que vocês podem me ajudar?
Preciso urgente…
Obs: tenho 24 anos e ele 40 anos, mas é divorciado.

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana

Eu estou na fase final de minha depressão. Não há mais jeito. Cansei de fingir ser normal, ouvir cobranças e que sou fraca e acomodada.
Só meu marido sabe que tenho depressão mas ele não me compreende. Como eu gostaria q ele lesse esse artigo. Mas ele não se interessa,ele acha q se eu quiser, eu saio dessa.
E me julga o tempo todo, diz q sou preguiçosa, fraca, chata e sinto q sou um fardo pra ele. Ele não aguenta mais me ver chorar e sinto q está comigo por pena.
Não estou conseguindo mais fazer nada em casa, as pessoas me ligam e eu não quero atender e fecho a casa e fico quita pra não receber visitas e meu marido me envergonha e me obriga a atender as ligações eaí me sinto pior q tenho q ficar inventando desculpas pra justificar o pq não atendi, o pq nao fiz isso ou aquilo.
Não tenho com quem conversar sobre isso pois tenho vergonha de está nessa condição, o único q sabe,não quer me ouvir, só sabe me criticar.
Deve ser dificil pra ele, to sendo um fardo pesado nao to aguentando mais, não deixei e-mail pq sei q ninguém vai poder me ajudar,já é tarde demais. Mas obrigado pelo artigo, gostei de saber q vc entende o q sinto. Só cansei de viver sem utilidade, sem vontade de nada, cansei de me esconder, de ter fracassado, só penso em acabar logo com isso.

Avatar for Miguel Lucas
Anonimo

Tatiana, minha mulher se sente exatamente igual a você! Eu posso dizer que com a minha experiência entendo a situação que você e seu marido passam. Já me equivoquei muitas vezes achando que sabia o que estava fazendo pra ajudar minha mulher mas na maioria das vezes só fiz bobagem.

A pouco tempo tomei uma atitude e marquei com uma psiquiatra uma consulta pra minha mulher porque eu quero que ela se sinta melhor com ela mesma, e eu acredito que também é o que você quer.

Nós leigos amamos, queremos o bem, mas não sabemos como agir. Somos fracos e impacientes muitas vezes, por isso precisamos pedir ajuda! E creio que ninguém melhor que um profissional para ajudar.

Infelizmente carinho e amor não são suficientes durante uma crise de ansiedade ou pânico por exemplo. Além disso precisamos pensar nos momentos em que não estamos presentes.

Acredito que como minha mulher, você quer mais do que tudo ser independente, autossuficiente e não que seu marido perca aula ou dias no trabalho pra estar com você. Aposto que na hora é reconfortante, mas depois você se sente culpada! Não se sinta! Você esta doente e não está tendo tratamento, então não pode esperar melhoras! Por favor, faça com que te consigam um acompanhamento psicológico, porque eu creio que pode fazer toda a diferença.

Se você responder por aqui, eu vou receber e vou responder. Você não está só.

Avatar for Miguel Lucas
Flavio

Mestre, estou conhecendo um garota que tem depressão assim ela é mais velha do que eu ela tem 27 anos e eu 21 e eu sei que ela já passou por varios problemas na vida dela e sempre quando ela conversa comigo ela melhora um pouco mais quando não estou com ela, ela fica mal, chora.Eu quero ficar com ela mesmo com esses problemas ja li e reli suas dicas..teria mais alguma em especial…

Avatar for Miguel Lucas
Cássia Salgado de Lima

Adorei seu artigo, tenho um parceiro há quase três anos e desde que o conheci ele já era depressivo, toma remédios há dez anos, mas se recusa a fazer terapia. Cada vez que vai no psiquiatra e conta que está pior ele muda de remédio, mas o que vejo é que ele piora a cada dia. Tem casos de depressão na família, inclusive com suicídio, as vezes penso em deixa-lo, pq é muito desgastante, nem sei se o amo, mas tenho um carinho muito gde e gostaria muito que ele melhorasse.
Percebi que sou impotente com essa doença e não sei mais o que fazer, no começo ainda tínhamos relação sexual, mas nunca foi muito bom, mas faz 1 ano é meio que somos namorados que dão selinho, entendi finalmente que se ele não tem ânimo pq nada o sexo tb está incluído nisso, mas é difícil.
Me desculpe o desabafo, mas estou sem nenhuma luz.

Avatar for Miguel Lucas
sofia rodrigues

Boa Tarde

Tenho um familiar que teve uma hernia discal na coluna lombar, andou tres anos com muitas dores e sintoma de picadelas nas pernas e pes. Foi operado a 4 meses e ele sente na mesma as picadelas mas diz que esta a chegar ao limite que se sente sem forças que não tem posiçao para estar porque estao sempre constantemente as pernas e pés a picar anda ansioso… Acha que pode ser uma depressão? E se é, acha que está num estado muito grave? Por favor diga-me preciso de uma luz ao fundo do tunel para puder ajuda-lo. Estas picadelas que ele sente pode ser tudo da sua mente?
Por Favor Ajude-me…

Avatar for Miguel Lucas
Max

parabéns pelo seu trabalho. muito boa sua atitude de compartilhar seu conhecimento

Avatar for Miguel Lucas
tacila

Tenho algumas pessoas ao meu redor com princípios de depressão, e me dói muito não poder ajudar, e dói mais ainda quando acabo falando besteira e atrapalhando ainda mais. Essas pessoas são extremamente importantes pra mim. Obg pelo ótimo artigo,espero acerta dessa vez.

Avatar for Miguel Lucas
Roberto

Doutor eu sofro de depressão! To tomando medicamento já uma semana, mais msm assim minha falta de vontade por tudo sumio! Parei com minha academia quaci não saio de casa e minha vida social for para o ar! To com 38 anos e não quero me sentir assim mais não sei como sair e parar de me sentir assim! Quero voltar a ter desejos por tudo que fazia antes voltar a minha vida e infelismente me falta forças para tudo, que devo fzr? Que posso estar fazendo para me sentir melhor e que tudo volte ao normal? Desde já fico grato ao seus conselhos!

Avatar for Miguel Lucas
pamelacamposfraton

hola roberto estou passando por isto, gostaria de conversar,como vc esta?

Avatar for Miguel Lucas
Cecilia Darolt

Olá Miguel! meu nome é Cecillia e moro no estado de SC, será vc pode me ajudar? é o seguinte, não estamos sabendo como lidar com uma situação de depressão. Meu cunhado bebia muito, penso que estava com dependência alcoólica e em consequência disso, desenvolveu problemas no pâncreas o que fez com que fosse obrigado a parar de beber, isto por si só ja é muito bom, mas o problema é que neste meio tempo ele acabou ficando desempregado e agora, esta se trancando no mundo dele, não quer ver nem falar com ninguém. Estamos muito preocupados com esta situação, pois ele esta fazendo uso de anti depressivo e mesmo assim não sai desse quadro depressivo e que esta evoluindo. Como se lida com alguém neste caso em que não quer falar nem ver ninguém e fica o dia inteiro trancado no quarto. Então Miguel! será que vc pode nos dar algumas dicas de como lidar com isso?
Gratidão
Cecilia

Avatar for Miguel Lucas
ESTER DALL AGNOL

Menino Deus

Avatar for Miguel Lucas
ESTER DALL AGNOL

A melhor orientação para poder iniciar um processo de ajuda! Muito bom! Obrigada1

Avatar for Miguel Lucas
Lusdyane

Tenho uma prima de 17 anos ela é linda e tem depressão ,queria muito ajudar ela anima_lá sabe mas nunca conseguia então resolvi pesquisar e vc me deu várias ideias Deus te ajude pois vc me ajudou com uma pessoa que tanto amoo!!obrigado Miguel 😉

Avatar for Miguel Lucas
Apoliêne Sousa

minha irmã está com começo de depressão, e sinceramente não sei como lidar com isso.. estou angustiada.. tudo começou 6 anos atrás, quando minha mãe faleceu. minhas duas irmãs moravam na capital, e uma delas (no caso a que está doente) teve que vim para o interior cuidar de mim e de outra irmã minha mais nova.. Ela tinha fibromialgia, e quando veio embora parou o tratamento. agora (6 anos depois) tudo voltou de novo. E além disso os médicos constataram que ela ta com começo de depressão. Eu sei que ela passou a encarar uma responsabilidade enorme.. casa, família.. ela literalmente assumiu o lugar da minha mãe.. ela abandonou a vida dela, de trabalho, amigos.. para se dedicar em cuidar da gente.. Por isso a minha angustia se torna maior, me sinto culpada por isso.. não se o que fazer para ajudá-la, motivá-la.. Por isso peço que ajude-me, me mostre um caminho..

Avatar for Miguel Lucas
val

bom dia,li seu artigo e me interessei.Tenho um primo q esta no inicio de sua juventude q ha 4 anos esta c um quadro depressivo,e a cd dia parece q tem piorado,não estuda, n trabalha,nao conversa c as pessoas…porem ele nao aceita que esta com depressao,e nao quer procurar ajuda,diz q ele ja aceitou a vida dele como esta,que ele fez a escolha dele…uma vez me contou que por vezes tentou suicidio mas na hr h desistiu…de q forma devo agir?o q fazr?a familia dele não se pronuncia sobre o caso.Comigo ele conversa,porem diz p eu n me preocupar q ele n merece q me interesse p ele.obrigado desde ja

Avatar for Miguel Lucas
J.

Só tenho uma coisa a dizer:é uma solidão tremenda.Fui diagnosticada na primeira consulta com depressão e ansiedade. Na segunda ele me disse o que eu já sabia: dismorfofobia corporal e TOC. O quanto menos pessoas souberem dessa sua condição, melhor a sua chance de não se culpar, e não ficar de paranóia achando q todos estão te reparando.As pessoas são leigas nesse assunto. Não teem o menor preparo. Isso evita de você se entregar de vez. O meu namorado por exemplo não sabe. Ele é o tipo de pessoa que é mais pragmática, objetiva…eu amo ele demais e não quero correr o risco de perdê-lo. Mas apesar disso ser preciso, é doloroso. Uma espécie de armadura. Te protege, mas o peso fere tanto quanto um punhal.Arma – dura. Eu só quero me encontrar de novo. Voltar a ser o que eu era. Parar de procurar conforto e solução pra tudo na internet. Casos similares confortam, mas na real é vc com vc mesmo. A pior solidão é essa, ter saudade de si próprio.

Avatar for Miguel Lucas
Vera

Olá, antes de tudo, gostaria de saber qual profissional diagnostica a Depressão. Procurei um clinico para q me encaminhasse ao profissional certo, mas antes ela solicitou exames da tireoide, não deu nada, mas ainda vou nela dia 04 de junho com os resultados. Há bastante tempo me sinto triste, desmotivada, vontade de ficar na cama, não ver ninguém, nem falar.
O mais difícil é fazer com q as pessoas próxima, q nunca tiveram um sintoma parecido entenda isso. Meu esposo, na tentativa de ajudar, quer sair e encontrar pessoas. Eu não quero ver ninguém, conversar sobre nada, não tenho vontade de sorrir, estou triste, abatida, qualquer coisa me irrita e tenho vontade de dá um coice gigante, mas ninguém tem culpa do meu problema. Nessas horas o melhor é ficar só, eu acho. Me sinto culpada por não ser o q meu esposo quer, sei q ele acha q só depende de mim. Mas sei q não é assim, e neste momento alimento a esperança de q posso ficar boa, se eu for corretamente medicada. Me digam, psicólogo ou psiquiatra? Grata.

Avatar for Miguel Lucas
silene

Dr. Depois de quatro anos convivendo com minha irmã . Tantas idas e vindaa no médico com problemas de saúde tipo palpitações, pressão alta, gastrite. …enfim foi diagnosticado depressão. Ao ler neste site descobri q eu estava só piorando fazendo o inverso d q vc explicou. E apartir de hoje tomarei mais cuidado com quem quer q seja. Que Deus ilumine vc. Só Deus para retribuir o q vc passou, essa oportunidade . Muito obrigada! Silene

Avatar for Miguel Lucas
Paula Franco

Excelente artigo!! Me ajudou bastante a entender essa doença. Meu namorado esta com depressáo e estou fazendo o possível para ajuda-lo. Ele se irrita fácil e por vezes fica sem falar comigo sem razão. Tento mensagens, ligações, mas não adianta. Devo ir até ele?

Avatar for Miguel Lucas
Maria Souza

Olá tudo bem ?
Estou namorando a sete meses e passei muito tranquilo e muito feliz esses meses, nesse ultimo mês meu namorado que sempre teve depressão apresentou a doença a mim se trancou no quarto durante 2 semanas e por lá ficou sem comer e não quer saber de nada sem trabalhar sem tomar banho.
Eu fui lá por tentativas tira-lo do quarto, como eu não quis sair fiquei com ele dentro da escuridão quieta e esperando ele falar algo, assim desabafou me contou o motivo que o atormentava dei algumas alternativas de saída, ele se sentiu bem e saiu do quarto passeamos ao shopping.
No dia seguinte não levantou novamente, ai eu não o procurei mais, passaram 3 dias ele se levantou foi em meu trabalho me pedir desculpas e o abracei e se entendemos no dia seguinte ele trabalhou e voltou a vida normal.
Passamos mais um mês e meio bem, pois ele é uma pessoa maravilhosa, e ele decidiu se trancar novamente esta no quarto … nessa ultima quinta feira fui vê-lo e quando entrei no quarto estava jogando video-game eu fiquei muito chateada pois me perguntei (PORQUE ele não esta entre nós, será preguiça de trabalhar).
Ele toma Cymbalta todos os dias e vai no psicologo toda semana e no psiquiatra de seis em seis meses.
Não sei oque fazer não quero abandona-lo … não estou vendo alternativas para me aproximar dele ele não quer me ver desligou telefones quer ficar sozinho o dia inteiro, não quer a familia dele dentro do quarto … não quer nada e nimguém.
Não sei como reagir estou sem ligar pra ele e sem ir velo …

Avatar for Miguel Lucas
Déborah

Oi, tudo bem?

Primeiramente amei o que você escreveu. Me ajudou a entender mais sobre o assunto. Parabéns!!

Preciso da sua ajuda, tenho um amigo que está com os sintomas de depressão a uns 9 meses. E estou do lado dele sempre, as vezes até mais que deveria, e por diversas vezes já falei para procurarmos ajuda, só que ele não aceita de jeito nenhum, ele não admite que tem depressão. E está cada vez pior. E eu não sei mais o que fazer. Como eu faço para convencê-lo a procurar ajuda!?

Me ajuda, por favor!!

Obrigada!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ronaldo

Obrigado por me ajudar. Tenho um ente querido que está com depressão preciso de muita ajuda e seu assunto foi de grande valia as vezesztenho insegurança, mas estou procurando fazer o necessáio. Que Deus te abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Monique Steffany

Oii! Eu adorei o post, eu tenho um amigo diagnosticado com depressão, ele ta toma remédio e já esta em tratamento, mas percebi através do que você disse que eu estava agindo totalmente errado, e tenho medo que o que eu falei mesmo que tenha sido com a intenção de ajuda-lo tenha piorado um pouco as coisas. É doloroso ver uma pessoa querida numa situação como essa, um dia esta rindo comigo e outro nem se quer me responde, fico extremamente incomodada com o fato de não poder fazer nada, mas percebi que estar ao lado dele já faz toda a diferença e quero muito ajudar.
Obrigado por publicar os seus conhecimentos neste blogue, me ajudou muito. Deus te abençoe ^^

Avatar for Miguel Lucas
diego

Por Favor, Meu Irmão Esta Com Depressão, Nao Sai Da Cama A Dias, Pois Terminou Com A Namorada E Não Aceita, Fala Que Só Vai Voltar Ao Normal Se Ela Voltar, Fica Com Ameaças De Se Matar, Não Sei Mais O Que Fazer Pois Ele Não Aceita Ir Ao Médico, Pode Me Dar Um Conselho Pois Isso Está Acabando Com Todos Na Minha Família. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Flávia

Olá.. eu gostei muito dessas informações, tenho amigas que ta sofrendo com isso, e devido a depressão, acabou recorrendo a outros métodos. Quero mais informações. Por favor me ajudem! e obrigada pela matéria me ajudou mais.

Avatar for Miguel Lucas
Aguida Galdino

Olá, sou de são paulo e tenho um amigo, que mora em fortaleza, e esta sofrendo muito com depressão. Porém ele não tem apoio da família ou de amigos. E diz que os profissionais não ajudam. Ele pensa em se matar toda hora e diz chegar ao limite muitas vezes. Como faço para ajuda-lo? Espero resposta. Desde já muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
edna delgado

Ola sempre adorei psicologia…..
adorei ler um pouco sobre o seu trabalho…. porque tenho 3 pessoas que estão nessa situação sinto me muito triste 1º porque os critiquei….. fiquei mal admito que chorei de arrependimento, não sei uke fazer, eles afastam se das pessoas e já dizem que a vida não tem sentido….. vou seguir seus conselhos e ajudar os meu amigos…. o problema que eu não suporto ver a dor e pioro quando faço uma cara de tristeza, pena e acabo por encher os meu olhos de lágrimas…. mas a partir de hoje irei mudar essa atitude…. e parabéns belo trabalho

Avatar for Miguel Lucas
Maria Aparecida

Gostei imensamente deste artigo.

Você foi muito feliz nestas explicações.

Não temos noção nenhuma de como ajudar.
Agora ficou mais fácil auxiliar.
Meus sinceros agradecimentos.
Aparecida

Avatar for Miguel Lucas
ana faria

meu esposo faz tempo anda em depressao tento ajudar mais parece que nada faz efeito, so fala em morrer, o chefe dele e um insuportavel arrogante so sabe humilhar o meu marido, a situaçao assim so fica pior, ja falei pra ele procurar um medico pra ajudar mais ele se nega a fazer, o que eu posso fazer pra ajudar? temo pelo pior !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rosângela

Obrigada pela preciosa matéria, meu noivo esta depressivo, isolado no quarto dele, isso tem me deixado triste, mas agora você me deu o caminho das pedras, irá me ajudar muito. Não é fácil, mas irei tentar, fiquei animada com essas dicas, obrigada mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Obrigada pelas sabias palavras.
Meu pai é alcoolatra e agora tambem desecadeou a depresão!
Moramos em Estados diferentes,mas falo diariamente com ele.
Não aceita tratamento,dificultando ainda mais sua recuperacão.
Mas sei que ele é um guerreiro,e eu mesmo distante vou conseguir ajuda-lo!
Muito sucesso….

Avatar for Miguel Lucas
Odilene Santos

Obrigada pelas valiosas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
Ananda

Você me ajudou tanto. Eu tenho uma amiga que precisa muito de ajuda, eu não sei se ela tem depressão, mas acredito que sim ou está muito perto disso. E acredito que suas dicas vão ajudar muito, tanto à mim, quanto à ela. Eu tenho apenas doze anos, mas pretendo me formar em Psicologia e depois fazer uma especialização em Psicologia Jurídica. Beijos, muito obrigada mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
Ananda

Eu tenho apenas uma pequena dúvida: o que posso fazer quando essa minha amiga não mora perto de mim? Sabe, quando a amizade é virtual… Tenho tentado dizer que sempre estarei com ela para o que der e vier, mas acredito que seja um tanto difícil para ela acreditar nisso, uma vez que eu não posso nem visitá-la ou abraçá-la. O que pode me dizer (ajudar) em relação a isso?

Avatar for Miguel Lucas
Toni

Bom dia a todos, o artigo é muito bom mesmo e muito rico de conteúdo, assim como quase todos aqui também preciso de ajuda, estou a 6 meses tentando recuperar alguém que amo muito e gostaria que fosse a mãe dos meus filhos, de todas as dicas e conselhos já usei e foram de um resultado extremo, em 6 meses já dei outro sentido de vida, já dei outra qualidade de vida a pessoa que tanto estimo, porem , a cada etapa vencida, a cada cabeça de cobra cortada dessa "Medusa" aparecem outras duas, já livrei minha noiva de todos os males que a rodeavam e a sugava para esse poço , porem infelizmente ela se transporta para dentro do passado e tem pesadelos, lembranças e memorias dos sofrimentos que as causou a depressão, os motivos foram o ex marido que ela afirma não ter escolhido e que foi obrigada pelas as circunstâncias a casar com a promoessa da vida de uma rainha e se tornou uma doméstica para ajudar a sustentar a casa e a convivência do pai muito rígido, dono da razão, porem pai presente. Ela já está em tratamento, mas não está adiantando, e por mais que eu siga os conselhos e tente ao maximo não irritar , mas ela acaba sempre irritada e sempre acaba tendo as crises de desanimo, dor de cabeça e começa a desferir palavas como se eu fosse o total responsável por tudo, deixo de fazer as minhas atividades para ficar mais com ela, por alega que isso ajuda, porem nesse momento em que fico com ela , é nesse momento em que ela fica mais depressiva e entra em desanimo, e as palavras dela me machucam e nessa hora perco total paciência e chego a entrar em crise também, por não saber mais o que fazer , o que dizer , se faço o que pede não melhora, se faço minha atividades físicas simples quando volto encontro uma pessoa irritada. Socorro! Socorro! Se eu continuar eu vou me afundar junto! Se eu não continuar ela pode afundar sozinha!

Avatar for Miguel Lucas
Luciano Gomes de Assis

Olá Miguel, Conheci uma família que está numa situação muito complicada devido a essa terrível doença ‘Depressão’. A pessoa que tem a depressão é o meu cunhado, mais não só ele sofre, a mãe dele chora muito porque não consegue ajudar. Eu estou correndo atrás de conhecimentos e de ajuda, eu quero de uma certa forma tentar ajudar meu cunhado. Ele era uma pessoa normal, muito prestativo em casa, atencioso com a família, mais há 16 anos atrás ele se fechou pra vida, vive trancado no quarto, não tem contato com ninguém além da sua mãe. Não se sabe o fato, ou motivo que fez com que ele ficasse nessa situação. É doloroso ver a família dele sofrer. Eu frequento a casa dele a 1 ano, e nunca vi ele, só sei dele porque a família conversa comigo. Hoje ele tem 40 anos de idade, sofre com depressão pouco mais que 16 anos. O que fazer nessa situação?

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz sousa

Tenho uma Amiga que está com Depressão moderada! ela diz para mim q ¨mais ninguem pode ajudar ela¨!
ela quer Desistir do COlegio que é integral! Tenho dúvidas q ela com um trauma por causa de um de um acidente d carro no ano passado!
oq devo falar a ela?

Avatar for Miguel Lucas
CONCEIÇ?O APARECIDA DOS SANTOS

Minha filha de 33 anos está com depressão e eu não sei como ajudá-la ,eu estava buscando por orientação na internet e encontrei seu artigo , lendo-o percebi que estou agindo de maneira errada,tem hora que eu dou bronca outra hora eu fico tentando fazer ela ver a suas qualidades não sei o que fazer ela chora muito e só ve defeitos em si mesma. Estou precisando de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Alex Aley

A minha namorada que acabou de ganahar Nené entrou em Depressão e resolveu me entregar para justiça com muita acusação. O juiz deu indeferido as acusações mas ainda ela não me deixa ver a minha filha e me trata muito mal. Ela está cuidando da menina bem mas ela não está lidando comigo bem e nem com ela mesma.

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Oi , suas dicas são incríveis meu namorado está com inicio , me sinto confusa porque ja tive depressão você pode me dizer s com quanto tempo leva para se curar ? Ele esta se corroendo por um passadi ruim com a ex dele

Avatar for Miguel Lucas
Alcidro Bertan Estevam Dos Santos

Gostei muito de que acaber de ler minha esposa estar saindo de uma depressao muito forte tem que ter muita paciençai.

Avatar for Miguel Lucas
jefte fonseca

olá! preciso de ajuda!!
tenho um amigo que o seu casamento está acabando pois sua esposa está com sintomas de depressão. eu gostaria muito de ajuda-los, mas ela não aceita e não acredita que está doente. como eu posso ajuda-los? como convence-la a procurar um psiquiatra?

Avatar for Miguel Lucas
Alana

Olá preciso de ajuda, sou jovem e n tenho muito discernimento sobre isso… Meu namorado está com depressão, bipolaridade tbm! Estou sendo paciente, entendo q isso n é uma doença fácil de lidar. Mas a gente resolveu dar um tempo pq ele está confuso e diz ele q sua "psicóloga" pediu p ele se afastar de algumas pessoas, e eu estava incluinda. Quero entender se isso é certo dentro da psicologia afastar pessoas dele sabe? Fico triste com essa situação de nao poder ajudá-lo, não gosto de falar com ele sobre essa depressão sinto q ele n se sente bem. Me explica um pouco isso e tira minha dúvida! Agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Taiza

minha amiga ta depressiva .. só q eu estou longe dela ( em outro estado ) e mesmo assim estou tentando ajuda-la mas ta difícil .. eu digo a ela q estou aqui para ouvir .. q ela pode ser abrir cmg … mas ela preferi sofrer sozinha até com alto mutilações … ja pensei em falar isso para os pais dela .. so que pelo fato dos pais dela serem rigorosos … acho q seja pior … por favor .. me diz como posso ajuda-la

Avatar for Miguel Lucas
André

Ola, primeiramente venho agradecer as informações fornecidas neste e em outros artigos, estão sendo esclarecedoras e se mostram muito úteis para a situação que estou lidando.
Uma pessoa bem próxima esta passando por este estado e me encontro um tanto quanto deslocado para lidar com ela, como dito "meio que pisando em ovos", sendo assim surge uma duvida: até qual ponto eu posso prestar apoio?, a pessoa a quem me refiro sempre foi muito mimada por seus familiares e tenho medo de estar mais atrapalhando do que ajudando em alguns casos, muitos dizem que eu estou "passando a mão na cabeça dele e que isso seria pior".

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

Minha amiga está com depressão pela segunda vez, e o pior é que muitas pessoas acham que é frescura, com este texto talvez posso faze-lás entender melhor, eu mesma fiquei muito melhor para lidar com ela após ler, muito obrigada!

Muito difícil ver alguém que está sempre sorridente e feliz, agora neste estado, tão triste 🙁

Avatar for Miguel Lucas
laudinete lima

th f 32;2,faço tratamento a 5 anos .tomo medicamentos.estava melhorando um pouco qd meu próprio pai me enviou,a seguinte mensagem, ;faça o favor de não aparecer n mh cs nem converse com sua mãe não dê uma de santinha dizendo q vai voltar pra igreja ,vc é uma odiosa assassina odiosa mentirosa,fique no seu lugar não tente contato com nenhum irmão porque vc odeia eles e odeia seu próprio pai,n vá na cs de nenhum deles ,tome vergonha na sua cara não indo na mh casa ; -isso foi dia 23 do mês novembro 2014, e o pior é que no outro dia ele mandou outra pior,td por que eu n to indo na igreja ,eu não consigo realizar o q fazia antes ,eles sabem q th depressão é isso que doí a falta de amor é absurda ,por causa disso eu mais de 1 vez tentei me matar ,eu não qr morrer ,th um filho de 8 anos q precisa de mim,eu o pai dele somos uma família!me ajude,embora eu saiba o q th q fazer ,ficar distante então eu melhoro ,já fiz isso cm experiencia e deu certo!n adianta conversa c ele q tá sendo um monstro p mim e as outras filhas dele mhs irmas estão dizendo coisas do tipo vc tem q deixar o passado etc…tô c trauma de lê mhs mensagens…to muito mal.

Avatar for Miguel Lucas
Elisa Aurélio

Boa tarde doutor,

Eu já sofro de depressão alguns anos, tenho vindo a ser tratada por médicos de clínica geral ,em Portugal.
Antes de continuar ,quero-lhe dizer que sou portuguesa e estou aqui há seis meses e meio. Sinto -me muito infeliz, desanimada, que as pessoas não gostam de mim, e poe vezes penso em suicídio, mas logo depois lembro-me dos meus filhos que estão em Portugal.
Neste, momento ando a tratar-me com uma psiquiatra em João Pessoa. Tomo : Rivotril 2 mg ( 0,5 x 3 d) e Venlaxin 150mg ( 2 por dia= 1 de manhã e outro à noite). Já vou em três consultas ,desde agosto a próxima é em fevereiro 2015. Sinto um pouco melhor ,mas ainda tenho algumas crises de choro e de desespero . O meu maior desejo era ir para Portugal, mas o meu marido decidiu só em junho e eu não estou com grande confiança e colabora muito para eu andar neste estado. AJUDE-ME DA MELHOR FORMA QUE ACHAR. Obrigado!
Com os meus agradecimentos,
Elisa

Avatar for Miguel Lucas
Debora

Oi.

Ja vim aqui uma vez, e nunca obtive respostas.

Eu preciso de ajuda PELO AMOR DE DEUS.

Meu amigo, está muito mal, falando toda hora q chegou no fundo do poço.. q ele não quer mais viver.. e q eu sou a unica pessoa q ainda faz ele se acalmar.
Só que eu sinto q toda hora ele faz algum tipo de despedida. É como se ele quisesse realmente partir.. ou me tirar da minha vida dele pra eu nao sofrer mais. Ele esta assim a 1 ano e 2 meses… e eu SEMPRE estive ao lado dele… e eu NÃO posso abandona-lo agora…
só sei q eu to mal..
não tenho pra qm pedir ajuda pra conseguir tirar ele dessa.
e estou desesperada com medo q ele faça alguma coisa, por mais q ele me prometeu q não faria.. mas sabemos como é um depressivo qdo explode.

Falei q iria marcar psiquiatra pra ele.. e dessa vez ele finalmente permitiu.. mas ainda acho q esta indo só porque eu imploro a todo esse tempo..

Me ajudem. Por favor!!!!
Dê opiniões com oq é o melhor a se fazer nessas horas.

Obrigada …

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Ferreira

Gostei das informações, site muito objetivo! Se me permite uma sugestão, verificar erros de digitação irão passar mais confiança para quem visita o site.

Avatar for Miguel Lucas
Marcus

Eu fiz tudo que não devia fazer.
🙁

Avatar for Miguel Lucas
Sabrina

Bem eu tenho uma amiga que esta com depressão ha mais ou menos 6 anos, e sei que neste tempo ajudei pouco, mas depois que procurei conhecimento estou mudando meu jeito de agir com ela, mas
tem dias que acho que vou enlouquecer junto com ela, porque eu não posso ter vida própria, tenho que viver so pra ela ser amiga so dela, se eu saio com outras amigas ela me xinga tudo, fala cada coisa que me deixa muito triste, afinal eu tento ajuda-la mas infelizmente ela não me deixa viver, as vezes tenho vontade de nunca mais ve-la, mas sei que ela ira piorar, pois ja tentou o suicidio, 2 vezes, o que devo fazer neste caso antes que eu fique na pior também. Ela toma medicamentos, mas tem dias que fica bem pior, e não procura ir no psiquiatra, não gosta de ir no medico, o que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Elaine

Olá! Apesar de estar triste com o quadro depressivo de minha mãe, sinto uma esperança após ler esta matéria. Moro em estado diferente e no momento, o mais difícil é ter paciência. Eu realmente achava que pessoas que tem tantas coisas boas na vida n teriam direito a esta doença. Obrigada por me ajudar a perceber meu erro. Que Deus lhe abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
Danielly Silva

O meu caso é complicado, é o meu pai.Tenho 25 anos lembro-me desde meus 8 anos, ele deitado emburrado na cama, sem tomar banho, so reclamava e com cara feia e eu tinha que "animar ele".Tive depressão com de uns 10 a 14 anos tambem e sinceramente, até hj tenho problemas, mas não depressão em si.

Eu cresci vendo meu pai não trabalhar, ficar em casa emburrado, td mal humorado e tb com transtorno bipolar, quando ele estpa na fase "boa" fica insuportável parecendo um louco, achando que pode tudo e isso irrita.

Em casa, quem trabalha sou eu, minha irma e minha mae.Quem arruma a casa somos nós, ou seja, tudo é a gente e meu pai fica o dia todo em casa sem fazer nada, não da pra falar que nao revolta.

Ele faz tratamento a anos, toma uma porrada de remédios mas parece q nao faz efeito.Eu fui criada de forma a não expressar sentimentos e sou bem afastada dele, o que desanima é que vc ve que ele nao tem força de vontade, tudo reclama, tudo é ruim, nada dá certo, nada é possível, tudo é uma b.o.s.t.a,e eu também tenho traços de depressão, se eu fosse seguir a linha dele, eu seria a pessoa mais deprimida do mundo.

Por eu não receber amor e atenção, eu nao consigo ter esse afeto com ele, mas gostaria de ajuda-lo, se alguem puder dar uma luz

Meu e-mail é ds44729702@outlook.com

Avatar for Miguel Lucas
margarete

sim, deve haver pessoas depressivas q são até conscientes de que o são.
Mas infelizmente no caso do meu pai depressivo, a "saída " foi ficar longe dele, pq ele é muito agressivo, com palavras, xinga todos o tempo todo, e me parece que especialmente xinga quem quer ajudá-lo.
Aliás, jamais aceitaria que ele tem depressão ou qq problema, o mundo todo é que tem problemas, todos enchem o saco.
Há esses casos também…

Avatar for Miguel Lucas
lucio sant anna

Tenho passado maus momentos com meu irmão que sofre de depressao, pois ele fala tanta coisa desagradável para machucar a mim que procuro sempre estar a seu lado. Já faz tempo que tento ajuda-lo, mas ele insiste em me chamar de egoista e falso com ele. Chego a ficar decepcionado e magoado com as coisas que ele diz. Já afastou todos os amigos que tínhamos em comum e ele nunca admite estar errado em nada. Tá muito dificil, nao sei mais o que fazer. Ele diz que vai embora morar sozinho. Me ajudem por favor. Tem hora wue penso em desistir e sumir.

Avatar for Miguel Lucas
lucio sant anna

Oi Margarete, é exatamente isso que eu passo com meu irmao. Xinga, me ofende me diz tantas barbaridades como se eu fosse um inimigo. Sinceramente, passo por isso a um bom tempo e nao aprendi a lidar com isso. Conforme disse tem horas que penso em largar tudo pois minha saude tambem está prejudicada e isso me tem feito muito mal. Acho ate que tambem estou depressivo, mas nao penso em mim so nele. Se mostra ingrato, egoista e parece que nada disso toca seu coracao, pois nunca admite erros.

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANA FERREIRA DE SENA

ADOREI TUDO QUE EU LI E O QUE ESTOU PASSADO, PRECISO DE AJUDA, JA TOMEI TANTO REMÉDIO PARA MORRE NADA ACONTECE,PARABÉNS
.

Avatar for Miguel Lucas
Ester Rodrigues

Adorei esse artigo! Sinceramente,isso vai me ajudar muito com um colega depressivo.

Avatar for Miguel Lucas
Bianca

Obrigada !
Me ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
kelly

olha na verdade eu procuro ajuda tenho uma amiga e ela ta muito ruim ela s corta toda vez que se sente ruim ela se corta POR QUE ISSO E UM ALIVIO PRA ELA
O QUE FAZER?

Avatar for Miguel Lucas
Gisleine

Olá,moro no Japão e minha família está passando por uma fase difícil de um divórcio muito sofridoEles estão no Brasil,meu irmão está mu depressivo.Nao sei como ajudá-lo

Avatar for Miguel Lucas
Português

Vou tentar seguir lguns conselhos com a minha namorada que há dias que eu sinto que não consigo fazer nada ficando frustrado

Avatar for Miguel Lucas
manuela

Bom dia Dr. Miguel Lucas,

Obrigada pelo seu artigo sobre a depressão. Muito certo e ilucidativo.
Constudo, pergunto:
– " Como lidar com uma pessoa que vive em depressão desde jovem, neste momento tem 76 anos, e toma antidepressivos há mais de 40 anos? "

Tudo o que dmenciona já foi feito e dito. Sempre apoiei e estive presente, inclusivé também por outros motivos, já estive internada com uma depressão e tal como diz cada um reage de forma diferente.
Como ajudar alguém que tudo o que se sugere para a ajudar, cria obstaculos. Quando se pergunta o que gostaria ou lhe apetece fazer, a resposta é "nada"! Vive de utopias que não transforma em realidade, simplesmente porque não!… Tendo em conta que muitas vezes os desejos de fazer algo, são tão simples como: " Apetecia-me sentar à beira mar " " Apeticia-me apanhar sol sentada aqui na minha varanda", coisas básicas, que se lhe apetece porque não o faz?
Até arrisco a dizer porque não o faz : " porque vive e sempre viveu em função do que o conjuge quer, ou não fazer, e mesmo quando elel a convida para sair, jantar, ir ao cinema, ou outra coisa, arranja sempre uma argumento para não ir. "

É muito complexo e não é só isto.
Desde sempre tentou chamar a atenção, chorando, e de alguma forma até parece que se faz sempre de vitima. Umas vezes tinha razão, outras nem por isso. penso que este estado constante de deprimência, se tornou num ciclo vicioso.
Depois altera, ajusta ou simplesmente pára a medicação conforme lhe apetece. Mesmo que sinta que não vê melhoras, tipo, estar constantemente com sono, comtédio, sem vontade de fazer nada, tudo a faz chorar, etc… em vez de voltar a consultar o médico, não quer e deixa arrastar a situação.

Vive sempre numa tristeza sem causa aparente, embora a causa maior seja desde sempre o facto de ter casado com alguém que ela idealizou e queria que fosse afectuoso sempre com mimos, palavras bonitas etc, etc, coisa que não é nem nunca foi de todo, a personalidade dele, e ao invés, houve alturas em que a menosprezou e teve uma vida um tanto boémia, nunca faltando em casa com nada nem com a presença à hora das refeições e passeios em família.

Contudo, vive sempre ou quase sempre a reviver o passado, naquilo que ainda é presente, embora com a idade o conjuge até tenha muita paciência, e mesmo sendo uma pessoa de poucas palavras, e passar muito tempo calado, adoptou a posição de concordar em quase tudo que a esposa diz ou pergunta se não é verdade, para que ela não fique chorosa etc, etc, etc.

E eu pergunto: " Como ajudar alguém com estado de depressão latente e permanente, destas? Sem causa aparente, e já sem motivos para tal, só porque vive e revive e repisa, sempre a mesma coisa e o mesmo assunto, mas nunca se quis separar do que a fazia sofrer? "

Dr. Miguel Lucas, Agradeço resposta para o meu email .

Avatar for Miguel Lucas
Nela

Bom dia tanho minha sogra que está com uma depressão perfunda não sei como ajudar porqu tanho meus cunhados que reprovam tudo que eu e meu marido dizemos isto tudo me faz mal porque eu tabem tomo medicamentos da depressão gostava de ter uma ajuda

Avatar for Miguel Lucas
taissa

Bom meu melhor amigo tem depressão a 8 anos, hoje ele tem 16 anos e é prisioneiro da própria mente, ele chora e sofre todos os dias o tempo todo exceto quando a família e alguns amigos procuram formas para ajuda-lo esta sempre em um mundo que considera so dele. Passou por muitos traumas na família, uso de drogas lícitas e Ilícitas, desencontros amorosos, sabemos que uma pessoa sem a doença chora, sofre mas sempre encontra uma maneira de superar os problemas mas uma pessoa cm a depressão a tristeza não deixa em paz mesmo q não haja um motivo concreto para seu sofrimento. Eu me sinto perdida sem saber como ajuda-lo pois é difícil saber o q deve ou não ser dito para essas pessoas pois são pessoas como nós mas q simplesmente passaram a ver a vida de um outro jeito e não acham podem ser felizes mas espero q meu amigo fique bom logo e tenho esperança pois ele esta reagindo bem ao tratamento, eu tenho 14 anos e a única certeza q eu tenho é q viverei tentando ajudar as pessoas a não fugirem de si mesmas e espero q todos q passam por essa doença se curem logo…

Avatar for Miguel Lucas
sil

Eu tenho um amigo da internet, conheço ele a anos, ele sofre de depressão…eu já perguntei se ele já procurou ajuda especializada para isso, mas ele se recusa… eu tento ajudar mas me parece muito dificil ajudar pelo computador… (claro que eu não irei desistir) Obrigado pelas dicas.

Avatar for Miguel Lucas
miqueias mauricio da costa

e realmente tenho que admitir sempre tive deprecao e sinceramente as veses nao sei o que faser…ficar longe de familia se tornou facil quando me lembrava das regeicoes que pasei vindo deles.casei e sonceramente achei que isso podese ter fim mais vejo que nao.amo minha esposa mais que tudo na vida e tudo que eu gostaria e senti o mesmo vindo da parte dela…sei que nao e facil pois ela talves nao me entenda e nem se preocupe em entender que nao sou igual a maioria das pessoas que ela conhece…alguem puder me ajuda fico grato.

Avatar for Miguel Lucas
rita

Encontrei um amigo que não via há mais de 20 anos e me deparei com outra pessoa totalmente diferente do que tinha deixado. Ele se encontra com depressão toma remédios e faz tratamento com psicóloga, mas me senti mal e gostaria de ajuajudá – lo. A depressão tem cura ou apenas uma melhora? Tenno medo de querer ajuda – lo e não ver resultados. Anotei tudo q pude para tenta – lo ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Adilson mariano

Dr gostaria de uns conselhos descubri recentemente que minha esposa está com depressão como devo ajuda lá como devo apóia lá e assim deixa lá mais calma pois tudo que faço se torna como uma forma negativa pra ela … Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Túlio Vininícius

Essas dicas vão me ajudar muito, minha namorada tem depressão quero muito ajudar ela, vou juntar dinheiro para comprar seu livro que eu sei que vai ajudar ela muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
mMs

MEU Companheiro luta a 6 anos, mas parece q cada vez está mais difícil, parece q eu estou mais a atrapalhar por ser algem muito feliz do a Q ajuda a

Avatar for Miguel Lucas
preciso de ajuda

Preciso de ajuda. Meu nome Ari de sp com 43 anos,tenho 190 kg, bronquite. Tendinite. Erisipela, e nada feliz, to desempregado, prestes a ser jogado na rua. To criando coragem pra tirar a minha vida, so choro, fico trancado por causa da minha aparência.
Não estou aqui para ficar se lamentando. E muito menos pedindo dinheiro. Preciso de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
mari

Oi Ari , eu só tenho 16 anos então talvez não tenha experiência e nem te passe confiança em minhas palavras, porém eu gostaria muito de te ajudar. Não sei se vc tem alguma religião e nem mesmo se vc acredita em Deus , mas tenho certeza de que é Nele q você irá encontrar forças pra continuar. (Vá até uma igreja , converse com um Padre ou pastor )
Em relação a aparência qro te dizer um frase q pode suar um pouco cliche : " O que realmente importa é a beleza interior." Pra te ajudar sugiro q leia exemplos de superação de algumas pessoas que passaram pelo msmo que você (vai lá no GOOGLE e pesquisa sobre o assunto ) … Bom espero ter ajudado de alguma forma 🙂

Avatar for Miguel Lucas
ANA

Olá Miguel
Minha filha tem apenas 19 anos e sofre de depressão. Alíás percebi que era realmente depressão e não uma tristeza passageira a poucos meses. Minha filha sempre foi alegre , falante. É uma moça estudiosa e tudo para ela tem dado certo . Portanto, motivos aparentes para estar nesse estado … nenhum.
Minhas dúvidas são : É possível ficar livre da depressão para sempre ou a pessoa vai ter que tomar remédio para o resto da vida ?
A depressão é hereditária ? Pois o pai da minha filha também sofre deste mal.
A depressão da minha filha pode ter motivos emocionais mal resolvidos da infância?Como ter assistido muitas brigas dos pais e ter sido bem traumático para ela e para mim a separação, o divórcio. E ela ainda me consolava e tinha apenas 10 anos! Fico pensando se não foram estes os motivos que a deixaram com depressão atualmente.
Ouço falar que a depressão é uma deficiência química do cérebro, isso procede em qualquer pessoa com depressão?
Não sei como lidar com ela, minha filha está se tornando cada vez mais distante de mim. Só queria que isso desaparecesse da vida dela, é desesperador!!!
Se puder me ajudar respondendo as minhas perguntas fico muito grata.
ANA

Avatar for Miguel Lucas
Anônimo

Mas as vezes a pessoa insiste nisso de ter depressão, minha mãe por exemplo, ela usa como desculpa a doença pra evitar fazer muitas coisas que ninguém quer fazer mas tem que fazer, arrumar a casa, fazer almoço, educar minha irmã, e o médico já disse que não é depressão, isso é o que ela inventou, ela é hipocondríaca, inventa até que está tendo avc. Uma pessoa assim é muito mais difícil de lidar do que uma pessoa depressiva, tenho uma tia depressiva diagnosticada pelo piscicologo e eu sei muito bem lidar com ela porque sei que não é desculpa, mas eu queria dicas pra lidar com a minha mãe, porque ela afasta as pessoas dela, e eu queria saber lidar com isso

Avatar for Miguel Lucas
angelica luz

ola Miguel
obrigado pelo sua ajuda, adorei as suas palavras e que tenho uma amiga , quase irmã que esta sofrendo dessa doença ela e eu só temos 14 anos e não sabia bem o que fazer para ajudar-lhe e agora já sei mas ou menos o que fazer obrigado

Avatar for Miguel Lucas
elizangela

ola Miguel

minha mãe tem 69 anos e tem depressão, não tem ânimo para nada, já foi ao psicologo mas não melhorou, toma fluoxetina parece que não surte efeito, fico muito preocupada pois moro em outro estado, porem meus irmãos que cuidam dela acham que ela é uma pessoa negativa, sofro muito por não poder ajudar, me sinto inútil, queria muito pode ajudar de alguma forma.

Avatar for Miguel Lucas
ED

Minha namorada esta com depressão, eu estou com as mãos atatas sem saber o que fazer. Obtive o básico de como devo proceder e vejo o quão errei. Quero muito ajuda-la e as vezes vejo que não darei conta. Ela não da espaço a ninguém para ajudar, já recusou profissional e a cada dia se isola.

Avatar for Miguel Lucas
Luize

eu estou aqui neste site, procurando alguma forma de fazer minha amiga/irmã se sentir melhor… ela tem baixa auto estima…. e sofre de depressao… eu quero muito ajuda-la… mas ela é cabeça dura…. é preciso muita paciencia para n explodir com ela… Eu faço isso pq amo muito ela… E me preocupo muito com ela…. estou procurando ajuda, ja que ela n qr ser ajudada….

Avatar for Miguel Lucas
vania rocha

Adorei o texto.
Tenho um filho de 14 anos comdepressão só Deus sabe o que passo e eu estava comduvidas decomo ajuda-lo o artigo meajudou muito.obrigada

Avatar for Miguel Lucas
maria helena

Preciso de ajuda para minha que esta com depressão.

Avatar for Miguel Lucas
Tânia Maria

Boa noite. Parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor. Confesso que venho cometendo vários erros com meu esposo porque já passei por isso e acho que posso dar conselhos. O problema com ele é que, embora apresente os sintomas já há alguns anos, não admite que pode estar com depressão e consequentemente não aceita buscar ajuda e tem piorado a cada dia. O que se pode fazer bnesses

Avatar for Miguel Lucas
Danilo Jovino

Muito obrigado por me ajudar a entender essa doença, e como lidar com ela. Eu já tive depressão e hoje não sei como lidar com minha companheira com a mesma. Tudo de bom e muita saúde a todos.

Avatar for Miguel Lucas
Kah Macedo

Adoreei as dicas, e muito bom obter conhecimento sobre esse assunto tão delicado! Queria saber se recomenda dar seu livro como presente para uma pessoa que sofre depressão, como forma de ajudá-la a superar!

Avatar for Miguel Lucas
Camila da Silva

Se creres no Senhor Jesus Cristo vereis vossas vidas mudar para melhor amigos.
Está escrito o SENHOR JESUS CRISTO levou sobre SI , as nossas dores, nossas enfermidades e o castigo que nos TRÁS A PAZ ESTAVA SOBRE ELE.
ESTÁ ESCRITO VINDE A MIM TODOS OS CANSADOS OPRIMIDOS E EU VOS ALIVAREI- DISSE O SENHOR JESUS CRISTO.
APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA VOSSAS ALMAS.
CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SALVA TU E TUA CASA.
leia A BÍBLIA TESTAMENTO , SALMOS, e tente perdoar quem vos tem ofendido e orar por eles..

Avatar for Miguel Lucas
Elaine

Minha filha está em depressão, ela tem 15 anos. Está sendo muito difícil pra mim ver tanto o sofrimento dela, não consegue durmir , fala que o mundo não gosta dela , as vezes fala coisas fantasiosa, eu a levei em um profissional que é Formado em psiquiatria e Psicólogia. E infelizmente ela tem que tomar remédio pois está sofrendo muito, já não dorme e nem come. Sabemos a causa desse problema, ela dois meses se acidentou, e ficou com um braço queimado. Ela ficou muito deprimida , pois como foi 3 dias depois de seu niver de 15 anos. Peço a Deus e conto com ajuda do profissional , que minha filha vai voltar a ser a linda menina alegre como antes. Estou sofrendo muito e toda a família tbm. Ei tenho fé que ela vai sair dessa.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana Cicera - São paulo

Excelente essa matéria tenho um irmão depressivo e falei tudo isso que estar nessa matéria que não era pra falar para um depressivo já não tinha mais palavra e sinceramente essa matéria me ajudou pois agora sei que não preciso falar que a minha companhia já é suficiente e ele fala isso mesmo, fica feliz quando apareço.

Avatar for Miguel Lucas
magda

Gostei muito!!
Me ajudou a ajudar minhaa filha nosmomentos de crise.

Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
fran

olá, gostei bastante do artigo, vc é um grande profissional, parabéns!
estou muito triste porque minha irmã está passando por um sério ploblema de saúde.tudo indica que seja depressão, ela tem um rancor muito grande da familia, acha que na nossa familia ninguem gosta dela.
já fazem varios dias que ela não dorme, mesmo tomando os medicamentos.
chora por tudo e não consegue ficar parada, fica andando e pulando dentro da casa, quer sair na rua, mas minha mãe não a deixa porque tem medo que ela suma. ela disse que não consegue ficar dentro de casa porque sente logo uma sencação ruim.
essa minha irmã fugiu de casa com 15 anos. foi para outra cidade. nós não sabiamos noticias dela. o meu irmão foi atras dela e a encontrou em outra cidade, trouxe para casa, porém, depois ela fugiu para bem mais longe. mas, faz muito tempo que ela , distante, matinha contato com a familia, trabalhava, estudava e morava sozinha em um apartamento.
agora ela esta desse jeito, anciosa, correndo dentro de casa e disse que já tentou suicidio tres vezes.
nós estamos muito preocupados, o que voce acha que está acontecendo com ela, o que podemos fazer para ajudá-la, qual o melhor tratamento?

Avatar for Miguel Lucas
Humberto

Cara, depois de ler seu artigo dirigido a seres almais,(sim porque os desalmados dão receitinhas e não cumprem com o dever de ajudar), não tenho escolha. Vou ajudar um amigo que já falou em suicídio. Obrigado, e por favor, continue escrevendo. Aos interessados, vamos comprar e divulgar o livro

Avatar for Miguel Lucas
Me ajuda!

Boa tarde, preciso de ajuda, minha mãe tem depressão a 3 anos e sofre recaídas sempre, nesse momento está a dois messes sem reagir, e nessa última segunda tentou se matar tomando muitos remédios, já não sei mais o que fazer. Estou desesperada, me ajuda!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Margarida

EU acho que tenho uma depressao… mas eu nao tenho a quem pedir ajuda o que devo fazer??

Avatar for Miguel Lucas
Sonia

Ola doutor preciso de ajuda pra o meu marido acho que esta com depressao ,diz que nao sabe o que sente nao gosta deninguem nao sei q fazer
.

Avatar for Miguel Lucas
eu

boa tarde minha mae esta com depressao muito forte ela diz q houve uma voz dizendo pra ela se matar nao tem forças pra nada e só chora ela ja tentou se matar outras vezes.o q eu faço?ela acredita muito q é macumbaria

Avatar for Miguel Lucas
José

Só acho que se a mídia e as escolas incentivassem todas as pessoas do mundo (Independentemente se for depressivo ou não) tratar umas as outras dessa forma, o mundo seria bem diferente. Deveríamos tratar sempre bem as pessoas, ser tolerante com as diferenças, tentar entender os defeitos, e nunca colocar uma pessoa para baixo ou menosprezar seus sentimentos. Lembrando que tolerar as diferenças não significa que você tem o dever de concordar com essas pessoas, e deve sim impor limite quando pessoas de certos pequenos/grandes grupos tentam impor alguma opinião pra você, porém não trata-los mau pelo simples fato de pensarem ou agirem diferente de você. Acredito que se tiver que resumir todas as dicas que foram citadas pelo dono do site em poucas palavras, poderíamos resumir dizendo, que a maneira certa de tratar uma pessoa é ser gentil, tolerante, empático e questionar sempre a maneira como interagimos com as pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Rosalial

Ola doutor adorei seu artigo
Mas tenho uma pergunta. Meu filho esta passando por esta depressão. Por causa q sua namorada o deixou ja repetiu de ano por falta pq. Na crise ele não ia no curso e agora quer deixar o emprego e eu falo não ele diz q eu não o amo. Por favor o q fazer

Avatar for Miguel Lucas
Brendon

Olá
Eu li todos os post sobre a depressão e me ajudou MT. Na vdd n sou eu q estou, mas sim minha namorada. Vim a descobrir a pouco tempo e fiz muita merda antes, praticamente tudo o que n podia, então vim procurar ajuda de pessoas q entendem do assunto, e mudei a maneira como falava como ela, como tentar ajudar, parei de culpa-la por n se comunicar, de julga-la por ser tão negativa, e os resultados já foram visíveis. Graças a vcs consegui reformar meus conceitos de como ajuda-la e me interessei pelo seu livro. Gostaria de saber qual a melhor ideia, comprar e ler, dar de presente, ou ler junto a ela?
Obg por tudo

Avatar for Miguel Lucas
walison alves

ola Miguel
minha mãe sofre de depressão ela fica so deitada as vezes ela levanta e fica chorando o dia todo
ela toma remedios a muito tempo mas a depressão de fato começou a 4 anos e muito dificil pra min porque sou filho unico queria saber o que eu posso fazer para ajudar ela ?

Avatar for Miguel Lucas
Silveira

Muito bom o artigo, gosto de uma pessoa que tem depressão e por ela saber disso não consigo ser tão presente pois vejo que ela tem receio de que eu possa me machucar…
Mas tento conversar por mensagens e dar meu apoio … Infelizmente as pessoas ao invés de ajudarem acabam.agravando a dor…. Quero entender mais do assunto pra poder ajudá-la a se sentir melhor …. Pois somos amigos e poder ajudar a pessoal da qual gostamos e uma das maiores dádivas que podemos alcançar….

Avatar for Miguel Lucas
Douglas Carvalho

Bom dia Miguel, tudo bem?
Gostei muito deste artigo, mudou minha visão de como deve ser minha postura, ao lidar com o problema em questão.
Mas gostaria de fazer umas perguntas, se não se importar.
A pessoa em depressão é instável, alterna em dias bons e ruins. Oq acontece nesses dias bons? Oq faz ela "esquecer" temporariamente oq lhe faz mal

Avatar for Miguel Lucas
Paula oliveira

O que fazer quando a pessoas não quer ser ajudado ? O meu filho deixou de falar com a família toda não atende o telefone a esposa não faz nada para o ajudar estou preocupada quero muito ajuda lo mas ele não aceita o que posso fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Ontem mesmo ouvi do meu pai que eu não tenho força de vontade alguma, só que dentro de mim tenho certeza que estou doente.
Todos me deixaram porque me tornei uma pessoa difícil e ninguém vê motivo em mim pra ajudar, é mais fácil todo mundo sair me criticando.
Por dentro de mim me sinto morto.
Segundo a psicóloga tenho depressao, síndrome do pânico e ansiedade generalizada.
Todo mundo acha que é frescura. Quer saber? Até eu mesmo acharia isso de mim se eu não passasse por isso, chego a sentir dor no peito física e muita solidão.
Nunca vou desistir de viver, Deus tá vendo!

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

É gratificante saber que existem pessoas que dedicam um pouco do seu tempo para dizer algo necessário e fundamental a alguém em momentos difíceis,parabéns aqueles que com suas palavras transmitem solidariedade ao próximo e aos que necessitam ouvir que seja imenso o poder de uma palavra no âmbito da dor e aflição do próximo,sim pode ser acredite que foi dado a todos capacidade de viver e superar os tormentos dessa vida,que todos que precisam de apoio aceite como presente cada gesto de amor e carinho dado sem cobrança ou interesse,é importante reconhecer em tempos onde tudo se compra se mede pelo poder financeiro e aquisitivo,fiel mesmo são os que desejam verdadeiramente seu bem seja grato por ter o que muitos não conseguem ter por arrogância,ignorância ,maldade e não ser uma boa pessoa.
Superação é possível !!

Avatar for Miguel Lucas
Danillo

Bom Dia Dr…
Minha Namorada foi diagnosticada com depressão…
E ela disse q perdeu o interesse em mim…
Como lidar com isso?
É normal diante dessa doença?
Qual deve ser meu comportamento?

Avatar for Miguel Lucas
francielle

Como ficou a situação de vcs? Estou passando por isso atualmente. Estamos a 16 anos juntos e temos um filho de 2 anos

Avatar for Miguel Lucas
Brenda Almeida

Bom dia!

Minha mãe está com depressão, e está sendo muito dificil pra mim lidar com isso. Porque ela sempre foi super astral, feliz e agora só a vejo calada, com o semblante triste.
A cura da depressão demora muito?
Ela já está fazendo tratamento com psicologa e medicamentos, mas até o momento não houve melhora.
Estou ficando muito triste e decepcionada com essa situação. Não sei mais o que fazer… está me afetando muito!
Se puder me ajudar com conselhos…

"Parabéns pelo artigo… Otimo!"

Avatar for Miguel Lucas
FábioBrasilOurique

Olá, fiz um video simples sobre depressão que pode ajudar quem tem depresão https://www.youtube.com/watch?v=4TUm4IvAW5M

amor infinito

Avatar for Miguel Lucas
eliane

Oi, Boa Noite! meu nome é Eliane e tenho depressão, já tive várias depressões no decorrer da minha vida, já tratei com psiquiatra, ele chegou a me passar uns 5 tipos de remédios diferentes, mais meu organismo tem algum problema que não aceita nenhum tipo de remédio, então eu até pensei que o problema de repente poderia ser o médico, várias pessoas me disseram para eu trocar de médico, foi o que fiz, passei por mais dois médicos diferentes e vi que o problema não são os médicos, e sim meu organismo que não aceita as medicações, ou os remédios fazem efeito contrário ou não fazem diferença nenhuma, e eu sei que os remédios ajudam e muito, quando sei que alguém está com depressão, eu sempre aconselho essa pessoa a procurar um médico e tomar os remédios direitinho, porque dá resultados, e essas pessoas vão realmente, tomam os remédios e ficam bem, e eu continuo na mesma, já até tentei olhar o que meu organismo tem, mais os médicos parecem não se interessar pelo meu caso, me mandam para um para outro e ninguém descobre nada, não é só com remédios de depressão que isso acontece comigo é com qualquer remédio em geral, até mesmo quando vou ao dentista a anestesia não pega, então tudo que faço é sem anestesia, já fiz canal, tratamento de gengivite e etc… enfim até os remédios para dormir que o psiquiatra me passou, que também chegou a ser vários me deixaram mais acordada ainda, já tentei remédios naturais nada, atividade física não posso fazer , tenho um problema no fêmur e o meu médico ortopedista não me libera nem para fazer caminhada, porque vi que faz bem para quem tem depressão, não posso fazer uma natação e nem mesmo uma hidroginástica, meu osso do fêmur é colado fiz cirurgia, e o médico fala que não me libera porque pode descolar, e eu teria que fazer cirurgia novamente, já fui em igrejas também nada funciona, não sei o que fazer, cada dia que passa estou pior, me sinto um nada, sinto sozinha e um vazio muito grande dentro de mim, as pessoas ao meu redor não entendem, e fazem comentários que me deixam pior ainda, tento explicar não adianta e são pessoas da família, tem 3 anos que não trabalho fora mais, porque não tenho condições de voltar ao mercado de trabalho por conta disso, e estou com problemas de nervos sérios, que estão afetando até minha pressão que fica oxilando, fico cheia de manchas rochas pelo corpo, minha pálpebra fica pulando, e para mim estou calma não sinto que estou nervosa, e agora engordei muito o que piorou mais ainda essa depressão, por conta desse nervo parei até de menstruar, fui ao médico e fiz vários exames, não deu nada, a médica me falou que estou gorda, inchada por não menstruar mais, porque estou retendo liquido, e que tudo isso é por conta dos nervos, daí isso me deprime mais ainda, porque agora que estou gordinha, vejo como as pessoas que são cheinhas sofrem, ás vezes as pessoas não são gordas por comerem muito, a maioria das pessoas, pensa isso, no meu caso mesmo, eu não como muito, sou chata para comer, não gosto de quase nada, e estou com esse problema de saúde também, e daí as pessoas quando me veem dizem nossa como você engordou, está comendo muito né? isso me revolta tanto que não tenho nem vontade de sair na rua mais, e ainda por cima sinto que um saco de lixo vale mais do que eu mesma.

Avatar for Miguel Lucas
Estevao Augusto

Parabéns Dr Lucas ecelente materiaal de apoio este, continue publicando, está me ajudando a enterder melhor o depressivo e o ansioso tão presente em vários locais, antes da leittura somente encontrei material em espanhol e mesmo assim não entendi muito, seu material está me ajudando a entender meu filho e ajudar também sua mãe e meu outro filho que julga ser frescura o que o irmão mais novo sente, antes sofria sem saber como ajudar em casa, hoje consigo dizer as frases corretas que estimulam a mâe e meu filho deressivo a continuarem o tratamento. MUITO OBRIGADO E TE DESEJOMAIS SUCESSO.

Avatar for Miguel Lucas
Célia

Olá bom dia! Quando uma pessoa é depressiva à muito tempo e com a rotina diária começa a ter atitudes que prejudique sua imagem não aceitando opiniões ou qualquer tipo de ajuda fica ainda mais difícil, estou vivendo esse dilema será que consigo ajudar essa pessoa…..

Avatar for Miguel Lucas
maria amelia neres

realmente gostei muito ,estudo psicologia e tenho um amigo que esta com depressao e nao sei como ajuda-lo pois ele mora distante de mim so nos falamos por telefone e email e agora nem atender o telefone ele atente diz que quer dormir e nao acordar mais ou quer desaparecer nao posso estar do lado dele pra segurar sua mao o que devo fazer ?por favor me ajude a ajudar meu amigo tenho medo que ele faça alguma besteira

Avatar for Miguel Lucas
mari

Ola Miguel, eu tive uma depressao psicossomática, mais ou mesnos 2anos e meio atras fiz um tratamento por 2 anos, tive ajuda de um otimo professional em Sao Paulo, nesses ultimos 2anos eu me sinto bem, e nao tem mais episodios, mas sei que a depressao nao se foi por complete, porque acho que isso nao tem cura, voce aprende a lidar e controlar para que ela nao venha a te derrubar novamente…. o importante e que agora eu cuido de mim e tomo todas as precaucoes para ela nao voltar..
encontrei o seu documentario, porque tenho um amigo aqui nos EUA que esta com depressao bipolar o seu documentario foi de grande ajuda para mim.. meu amigo vai procurar ajuda professional e vou me manter firme e pedir a Deus sabedoria para ajuda lo nesse momento, porque eu bem sei como e estar depressivo..

muito obrigada e espero que seu documentario possa ajudar outras pessoas..

Deus esteja sempre conosco.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Olá,eu tenho um amigo com depressão e não sei como ajuda-lo. Ele mora em outro estado. Estou pensando em passar uns dias com ele. Estou fazendo certo? Ou não?

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela

Olá, Dr. Minha mãe tem depressão a quase dois anos. É muito difícil lidar com esta situação, pois às vezes, por não saber como agir, sinto que estou me afastando do problema. De forma alguma quero que ela pense que eu não me importe, porque ela é a pessoa que eu mais amo na vida, mas tenho medo de piorar a situação. Tento fazer as coisas certas e não dar trabalho para ela, mas eu sinto que isso não vale de muita, coisa, já que pessoas depressivas não conseguem levar em conta ou sequer enxergar as coisas boas como coisas boas. Digo isso pelo motivo de achar que os meus irmãos e o meu pai não se importam com isso. Eles agem da mesma forma. Posso dizer que tenho ódio do meu irmão, já que ele diz que é frescura e que há pessoas com problemas piores, como já dito no texto, essas coisas não ajudam! Só quem sente, sabe. É mais fácil quando você quebra uma perna e sabe que uma cirurgia e recuperação vai te curar. Você SABE que a dor é passageira. Agora quando se tem depressão, é uma coisa de dentro, algo que você acha que nunca vai passar.
Eu tentava levar ela para sair, mas ela não ficava animada. Eu sinto que isso é uma prova de amor, porque ela queria que eu pensasse que eu estava ajudando. Mas eu sabia que ela não queria. Falar dela e desse problema é extremamente difícil pra mim, porque ela sempre foi tão feliz, divertida, engraçada e protetora, que parecia que nunca ia ter essa sensação terrível de tristeza. Eu sei que não é um processo repentino. Eu sei que é algo que leva um tempo pra ocorrer e eu também sei que há coisas que talvez melhorassem a saúde dela, mas seria difícil demais. A questão é que o meu pai nunca foi presente e nem o melhor pai do mundo. Ela sempre fez o papel de mãe, pai, amiga, irmã, conselheira… acho que isso pode ter influenciado muito na depressão. Ela faz tratamento, toma remédios e sinto que ela piora muito às vezes. Sinto medo o tempo todo de chegar e de repente não encontra-lá. Esse é o maior medo da minha vida, porque eu sei que as pessoas com depressão pensam isso.
Eu já passei por momentos difíceis na minha vida e ela sempre esteve comigo. Queria poder transmitir a segurança que ela sempre me transmite nesses momentos. Queria poder ajudar de alguma forma. Queria que nós voltássemos a sorrir juntas e compartilhar momento uma com a outra. Sempre fomos muito unidas, então eu me sinto muito mal por ver como ela está sofrendo. Não desejo isso pra ninguém.
O artigo me ajudou bastante. Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Olimpia de Carvalho

Muito bom, vou ajudar uma amiga. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Livia

Tão dificil quanto estar deprimido é estar casado com um. Pq tem as responsabilidade do dia a dia e vc não pode contar com a pessoa para nada. Não tem como realizar planos, pq vc não sabe nem se a pessoa vai sair da cama. Tem q aguentar grosserias, falta de desejo sexual. Viver na esperança q um dia o inferno termine.

Avatar for Miguel Lucas
Gisleide

Concordo porém com um adendo! Na primeira frase entenda que é preciso evitar falar esse tipo de frases do tipo "Olhe pelo lado bom" e a descrita no texto,porém nessa fase da vida da pessoa ela não consegue "ver" nada positivo e ai é fundamental que você ajude a pessoa a ver esse lado positivo das coisas. Mantenha a conversa o mais positiva possível. Não force, mas procure mostrar a seu amigo um ângulo melhor da vida! Evite falar as frases mas mantenha-se positivo e mostre positividade sem forçar a barra!

Avatar for Miguel Lucas
Natália

Olá, parabéns pelo texto! Estou pesquisando e lendo tudo o que posso sobre depressão. Aqui encontrei muita informação útil. Meu noivo aparentemente sofre de depressão mas não admite, demorei para entender o que acontecia com ele. O que posso fazer para ele aceitar isso ou pelo menos fazer uma consulta com um profissional? Tenho me sentido inútil por não conseguir ajudá-lo e por ver nosso tempo passar e nossos planos continuarem parados.

Avatar for Miguel Lucas
Adalberto de Aguiar

Boa noite
Minha esposa está com depressão, ela não pode ver filmes ou novelas ou algo semelhante com cenas triste, que ela logo começa a chorar, até mesmo sair na rua, ela Fica co medo das pessoas, o que posso está fazendo para ajudar ela.

Avatar for Miguel Lucas
Edna Eggert Butzke

Realmente verdade tudo que está escrito aí, tenho depressão, tomo remédio a 18 anos, e como é dificil a familia fazer tudo errado, tudo que te deixa ainda pior. Já implorei pro meu marido ir comigo ao médico, ler esse artigo, aprender sobre a doença, mas ele se nega, estou sozinha nessa luta.

Avatar for Miguel Lucas
Edna Eggert Butzke

Vejo maridos perguntando em como ajudar sua esposa, fico muito triste em não poder contar com meu marido, tenho que lutar sozinha.

Avatar for Miguel Lucas
Vanessa

Oi Miguel, bom dia!

Meu namorido, encontra-se numa fase muito ruim; desemprego, filho longe…
Digo que está num pior momento, pois até se afastar de mim ele achou melhor! Infelizmente ele está preferindo me poupar como ele diz. Mas na verdade, eu não me importo e estou disposta a enfrentar junto dele!
Acredito que essas orientações, serão de grande valia…pois ele ainda não aceita a depressão!
Aos poucos, e ao lado dele o incentivarei a procurar um professional. Espero encontrar um grande assim como vc! rs
Parabéns pela material!

Abraços!

Vanessa

Avatar for Miguel Lucas
Lívia

Olá,
meu nome e Lívia, tenho 20 anos, e namoro um rapaz maravilhoso de 27. A cerca de 3 anos, após ficar desempregado, seu avô falecer em seus braços ele veio a desenvolver síndrome do pânico. Um tempo depois a antiga namorada terminou com ele, foi aí que ele ficou muito pior. Com o tratamento conseguiu melhorar, arrumou um novo emprego e nos conhecemos. A cerca de 7 meses ele perdeu o emprego, e não consegue arrumar nada.. enfim, essa situação financeira está acabando com ele, logo com nosso relacionamento, eu não sei como ajuda-lo, já ofereci ajuda medica, mas ele não aceita. Eu o amo muito, mas também penso no meu futuro, não posso ficar o tempo todo oferecendo ajuda a quem não quer. Me ajudem, pois não e fácil lidar com essa situação.

Avatar for Miguel Lucas
Núbia

Agradeço de coração o artigo, sou psicologa e tenho minha mãe que tem esse transtorno. Sempre tentei olhar pela ótica técnica, e hoje percebo que tenho que assumir que existe um transtorno e que precisa ser tratado humanamente, ou seja, preciso ter mais paciência e discernimento para ajuda-la.
Com mais amor e menos julgamento.
Agradeço de verdade, esse instrumento irei transmitir para os meus familiares.

Avatar for Miguel Lucas
juscelino

Esta doença dói mais quando nossos parentes namorados ou amigos, nos tratam como se fossemos o problema da situação ruim deles, que pelo fato de estarmos doentes estamos atrapalhando o seu lado emocional e para piorar certamente eles completarão com frases que nos faz pensar em se jogar no primeiro carro que ver a frente para que não sejamos um problema para eles….

Avatar for Miguel Lucas
Selma

Excelente artigo! Minha filha está com depressão, e sofro com ela todas as manhãs, até tenho medo de uma hora dessas entrar em estado depressivo também, mas me ajudou muito a lidar com a situação. Ela é uma menina forte e se cobra muito, começou a fazer terapia e está gostando, mas os altos e baixos a deixam muito mal.

Avatar for Miguel Lucas
MARIA VIEIRA

EU ESTOU AQUI NÃO E PARA COMENTA MAS PARA PEDIR AJUDA NÃO ESTOU AGUENTANDO MAS MINHA FILHA ESTA DIFÍCIL ELA ESTA SI CORTANDO EU FALO MAS ELA FICA COM RAIVA RECLAMA PORQUE FICO DE OLHO NELA ,ELA SABE QUE NÃO PÔDE BEBE MAS BEBE MEU CORAÇÃO ESTA DOENDO QUERO POR FAVOR ME FALA QUALQUER COISA HORE POR ELA DESCULPA POR O MEU DESABAFO MAS COMO EU QUERIA QUE TEMPO VOLTA-SE AS UNS 10 ANOS COM ELA DO TIPO QUE ERA MAS PESO ADEUS QUE VAI PASSAR DESCULPA ME

Avatar for Miguel Lucas
giseli scheneider

Gostaria de saber se pessoas com depressão so ficam fazendo mal para os outros??

Avatar for Miguel Lucas
MANUELLA

LEIA SOZINHO porque no passadoeu também não acreditava que iadar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eucopiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre NO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que NO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele NO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misteriosopoder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor.

Avatar for Miguel Lucas
MANUELLA

LEIA SOZINHO porque no passadoeu também não acreditava que iadar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eucopiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre NO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que NO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele NO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misteriosopoder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor.amém!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

Olá! Meu namorado sofre de depressão há muitos anos, desde antes de eu conhecê-lo, e fui eu que o ajudei a descobrir o que era esse frequente desânimo, pessimismo, visão caótica do futuro, sensação de ser um fracasso, entre outras coisas. Sempre tento ajuda-lo, mas ele não quer buscar ajuda médica. Ele não aceita de jeito nenhum. A irmã dele também já tentou mas sem sucesso. Ele acha que apenas fazer exercícios físicos vai curar mas ele já está há 3 anos tentando e ainda não se livrou disso. Eu não sei mais o que fazer, está começando a me afetar também. Quero ver ele livre disso. Ele é uma pessoa maravilhosa e merece viver a vida sem o monstro dá depressão nos ombros dele. O que faço para convencê-lo a procurar ajuda médica?

Avatar for Miguel Lucas
mariel valenzuela

oi boa noite , gostaria de sua ajuda se for possível, tenho uma irmã de 27 anos , a mais ou menos 3 anos começou com crísis de panico porem já tinha depresão , o problema é que os tratamentos não estao fazendo efeito nem um , ela é maniaco depresivo e neste dias tentou mais uma vez tirar a vida , ela tem dois filhos uma menina de 7 anos e um bebe de 6 meses.agora eu te pergunto que tratamento é adequado para esse tipo de depresao , ao que eu sei os remedios que ela esta tomando nao sao adequados , ela toma venlafaxina de 75 mg ,e bromazepam de 6 mg, eu sei que tem outros tratamentos para isso porque minha mae tambem sofre da mesma doença. por favor me ajude ela esta no fundo do poço e eu estou aqui para ajudar . muito obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Andrea Trivelato

Boa tarde. Estou em mais 1 crise depressiva!!! Está está sendo mais extensa! A qual não suporto mais! Sinto que não melhor o!!! Perdi a Vontade de viver! Sinto me só. Sem nenhum APOIO. Não vejo mais possibilidades nada!.

Avatar for Miguel Lucas
BARBARA

Olá, conheço uma pessoa que aparenta sofrer com depressão. Mas eu tenho uma dúvida. Essa pessoa gosta de se martirizar com coisas que já a fez sofrer, isso também é característica de depressão? Tipo, fica remoendo aquilo que ja passou.

Avatar for Miguel Lucas
Bianca Siqueira

Adorei o artigo, muito bem estruturado. Não fazia ideia de que alguns comportamentos pudessem piorar o estado da pessoa com depressão, mesmo que com boas intenções. Muito bom!

Avatar for Miguel Lucas
jefferson a de frança

Eu tenho meu cunhado com forte sintoma de depressão le nao sai de casa, permanece no quarto a maior parte do dia,se irritado com as pessoas sem motivo.
Li o artigo e pretendo colocar em prática. Porém tenho receio de não. Ser entendido e ele ficar com mais raiva de mim.
Ele tem atitudes que em certos momentos sao parecidos com uma atitude esquizofrenia .
Este estado dele piorou depois da morte da mae se fechando definitivamente
queremos entender como fazer a pessoa que esta neste estado a ais de 10 anos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *