Olhe a Depressão como ela é: Um problema com várias saídas (Parte IV)
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Olhe a Depressão como ela é: Um problema com várias saídas (Parte IV)

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Esta é a quarta parte da série sobre os equívocos acerca da depressão. Uma das consequências mais comuns para quem sofre de depressão é a desesperança, não só relativamente à vida, mas igualmente face à possibilidade de recuperação. A desesperança será tanto maior, quanto mais vezes tenha tentado ultrapassar a depressão sem obter êxito. Escrevo este artigo com o objetivo de lhe mostrar que apesar das dificuldades que possa estar a enfrentar, é possível reverter a situação e encontrar um caminho bem sucedido.

Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre, Olhe a Depressão como ela é:

Se você está deprimido, e acha que já fez tudo para melhorar, já não vislumbra outras escolhas, ou como retomar o seu caminho de bem-estar. Você é levado a pensar: “voltei a não conseguir encontrar um caminho para o êxito” ou “Perdi a última oportunidade para a minha única chance de ter sucesso, estou condenado a não ter sucesso”. Esta forma de raciocinar leva-o a realizar poucos esforços para conseguir o que deseja, consequentemente piorando a sua depressão

Uma mente deprimida não só é negativa, mas rígida, o que dificulta a resolução de problemas que contribui para o próprio estado deprimido. Em vez de perceber que pode ter outras opções (apesar de não ter tido sucesso nas anteriores), o mais provável é que você continue fazendo o que tem feito o tempo todo, reclamando que você não tem escolhido o caminho certo a seguir. Por exemplo, você escolheu a empresa errada para trabalhar, está envolvido com a pessoa errada, dirigindo o carro errado, investindo o seu dinheiro no negócio errado, etc.

Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos:

ESCOLHA UMA DAS MÚLTIPLAS SAÍDAS

Porque é que você não consegue melhorar a sua situação? Provavelmente fica preso no seu “se eu tivesse …” Constrói uma inclinação mental que o dirige para baixas expectativas face a uma escolha melhor ou ter um melhor resultado. É difícil para você ampliar a sua perspectiva, é difícil perceber que mesmo que não tenha obtido êxito nas tentativas anteriores, há outras opções disponíveis.

Comece por acreditar nisso: Não importa qual a direção que você está indo, você pode ir por outro caminho. Tal como expliquei no artigo: Tenho um problema: Devo tomar medicação ou fazer algo para resolvê-lo? Existe sempre uma opção de escolha.  Você não tem que continuar a fazer o que tem vindo a fazer.  Os empreendedores bem sucedidos não são pessoas que tiveram sorte numa das suas escolhas. Em geral, os empresários bem sucedidos cometem mais erros do que a maioria de nós. O que eles tendem a fazer melhor do que a maioria dos outros é corrigir os seus erros. Se verificarem que alguma coisa não está funcionando como deveria ou que tenham escolhido de forma errada, eles param de se mover na direção errada, olham ao seu redor e tentam outra coisa.

Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e muitas outras invenções surpreendentes (como o projetor de cinema) tentou obter sucesso com 1.000 filamentos diferentes para a lâmpada antes de encontrar o que estava certo. (Coloque uma imagem de Thomas Edison na sua mente para lembrar-se de mudar os rumos da sua vida e continuar tentando). Sei que para quem está em sofrimento e desesperançado com a vida, a ideia de múltiplas tentativas para melhorar a sua condição incapacitante e angustiante pode ser equivalente a um trabalho de hércules. No entanto, a mensagem que quero transmitir, é que se você se sente em baixo, deprimido e pretende superar o seu problema psicológico deve manter em mente a possibilidade de melhoria e de ir tentando até conseguir.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Força de vontade, uma decisão que depende de nós


POSSIBILIDADE = ESPERANÇA

Tenho ouvido dizer que a sorte é o que acontece no cruzamento da preparação com a oportunidade. Para mim esta frase faz todo o sentido, podendo ser uma mais-valia se a implementarmos na mente. Com isso em mente, informe o seu cérebro deprimido que você está expandindo o seu foco estreito e olhando ao seu redor.

Responda às seguintes perguntas:

  • O que você está esperando? Você tem um objetivo ou algumas metas para sua vida? Se não, comece a falar com outras pessoas sobre os seus interesses, ideias, desejos e sonhos. Em seguida, escolha algo pequeno (não comece com o seu maior sonho,  Ainda) para trabalhar.
  • Você está a preparar-se para o quê? – Você está fazendo algum esforço para desenvolver habilidades no seu trabalho e relacionamentos, ao invés de apenas esperando que algo de bom apareça  no seu caminho?
  • Você está pronto para atingir o seu objetivo? Às vezes, a depressão é complicada por não perspetivar um futuro com sucesso.
  • Quem pode ajudar você a manter-se atento para as oportunidade? Ao viajar, podemos tirar proveito de termos um navegador. Procure um amigo.

A intenção principal deste artigo é transmitir-lhe a ideia de que se sofreu com algumas das tentativas de superar a sua depressão, ou se não obteve sucesso na ajuda que procurou, existe sempre a possibilidade de encontrar outro caminho. Passo-lhe esta esperança baseado na minha experiência, mas igualmente baseado em dados estatísticos e abordagens cientificas. Ou seja, existe possibilidade de encontrar uma solução de êxito para o seu problema através da terapia cognitivo-comportamental. Esta abordagem é a que pratico e preconizo aqui na Escola Psicologia. Pode ter acesso a este tipo de terapia através das nossas consultas de psicologia online.

A depressão tem tratamento. É possível recuperar a sua depressão

Se tem vindo a sofrer com a depressão e apesar das tentativas de superação e de todos os esforços que tem vindo a realizar para melhorar, não tem conseguido resultados positivos, pondere adquirir o meu livro: Diga Não à Depressão – Programa Inovador para Superar a Depressão. Estou certo que irá conseguir aplicar na sua vida o conhecimento que apresento no livro e com isso voltar a sentir-se bem.

Clique na imagem em baixo para ter acesso ao livro e recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida:

depressão

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Rúben M.

Para quem não acredita que é possivel superar uma depressão, eu estou a superar uma depressao, o meu médio deu me cypralex, ataraz e adt, e sinto me melhor do que nunca, até consegui tirar a carta, coisa que andava a engonhar há 2 anos, com os remédios consegui estudar concentrar e passar já tenho a licença de conducao há 3 dias e ja conduzo o meu carro!!!

Claro que antes tive 1 ano num psicologo ajudou me a começar a minha melhora mas tive que finalizar com um psiquiatra sem remédios nunca iria conseguir superar a minha depressão 😉

Mas antes de tudo têm de ter força de vontade e pensar no que andam a fazer, não basta os remédios, eles demoram perto de 15 dias a começar a faze rume feito real, mas na primeira semana sentia me um pouco melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rúben, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que o seu testemunho é ilucidativo da eficácia da aplicação das duas terapias para a depressão (medicamentos e terapia psicológica).

Concordo ainda que sem dúvida que apenas os medicamentos por si não resolvem o problema, é necessário força de vontade e implementar um conjunto de estratégias com o objetivo de capacitar a pessoa a enfrentar de forma adequada aquilo que anteriormente contribuiu para o agravamento do estado deprimido.

Deixo o alerta que para quem opta pela toma de medicamentos, estes devem ser utilizados por um período reduzido e deve existir um plano de desmame.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rúben M.

Boa tarde, no total irá ser 12 meses a tomar os medicamentos e o desmame poderá levar até 6 meses

continuação de um bom trabalho 😉

Avatar for Miguel Lucas
Teresa Coutinho

Uma vez um psiquiatra disse que quando se está em depressão não se vê alternativa de vida por isso deve procurar ajuda médica.

Deixo a indicação deste livro sobre o tema:

http://www.registostc.com/2011/03/as-logicas-da-depressao/

Avatar for Miguel Lucas
luzia

ola miguel lucas bom dia passo por uma depressao anciosa ha uns 3 anos faço tratamento pisquiatrico com fluoxetina e bromazepam pois ia parar em pronto socorro parecendo que ia morrer chegava la me davam um remedio um monte de furadas e passava logo ia de novo ate que me passaram para um profissional mas um dia nao me lembro como foi olhando na internet vi uma mensagem muito linda falando sobre o assunto me enteressei muito. vc nem imagina como seus conselhos esta me ajudando me dando forças para continuar a viver ja passei seu endereço a varias pessoas tambem porque eu odiava pisicologos nunca me ajudaram me deixavam mais irritadas tentando fazer eu achar palavras para os problemas mas vc fala de uma maneira que consigo parar e pensar obrigado meu querido muito obrigado bjs

Avatar for Miguel Lucas
Wagner

Olá, sou Wagner, tenho 30 anos de idade e depressão desde os 13 anos, aos 16 comecei a tomar medicamentos, onde boa parte tomei sem psicoterapia, sempre continuei o mesmo, pois não havia um plano conjunto entre psiquiatra e psicoterapeuta, os dois não faziam contato. Eles me diziam que o tratamento não teria fim, a medicação somente aumentava, porém os sintomas sempre os mesmos, sonolência, tristeza, baixa auto-estima, solidão, angústia, até que aos 30 anos parei o tratamento e estou vagando, sem emprego, fazendo uma faculdade sem rumo, perspectivas, dependendo dos meus pais já idosos e consciente de que se não houver um milagre meu destino será morar na rua.

Avatar for Miguel Lucas
Viviane

Olá me chamo Viviane tenho enfrentado problemas na minha vida pessoal e profissional. Estou muito acima do peso sem ânimo pra me cuidar não tenho ânimo nem pra trabalhar. Estou muito desanimada pra tudo e ao mesmo tempo ansiosa quase em pânico pq não consigo sair dessa situação. Estou sem dinheiro pra pagar um tratamento. Não consigo ver saída não tenho forças. Não sei como cheguei nessa situação. Sempre fui bonita vaidosa e trabalhadora.
Preciso de ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Cris

Rubén M. eu estou me tratando, faz 11 anos e fiquei motivada com seu depoimento de que está melhor e TB Feliz pq a pior coisa do mundo e passar mal do nada e as pessoas não nos compreenderem. Além de passar mal, ainda somos taxados de pessoas sem fé, coragem e preguiçosos. Que Deus olhe por nos!

Avatar for Miguel Lucas
Araici

Tenho problemas em decidir as coisas, sempre acho que escolhi errado e sofro pelo que não escolhi.
Tenho passado noites sem dormir e não tenho ninguem pra quem eu possa contar isso, pois então conto pra vocês.
Não durmo mais com meu parceiro e não temos uma conversa tranquila, ando temperamental demais, e não sei se tenho como salvar minha relação.
Queria me dedicar ao que eu amo, mas me sinto sem forças, engordei deixei de me arrumar e dificilmente me reconheço nas minhas atitudes e aparência.
Mas tanto faz a minha vida agora, sei que estão aqui como eu precisando de ajuda.
Então quero dizer primeiro que a culpa não é de sua por se sentir assim!
Que as pessoas te amam sim, você que temporariamente não pode sentir.
Pedir ajuda é coragem, e não fraqueza!
Tudo pode e vai mudar na sua vida, temos que respeitar o ritmo das coisas.
Abrace mais, chore se sentir vontade, desligue o celular e vá dormir.
Sua historia merece uma reviravolta, um final feliz!
Veja por tudo que passou….
Você é uma pessoa forte!
Tenha fé em você, tenha fé no amor, seja bondoso com quem ama.
Olha, de onde eu estou torço por nós!
Fé, esperança, e luz

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *