Olhe a Depressão como ela é: paralisia da vontade! (Parte V)
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Olhe a Depressão como ela é: paralisia da vontade! (Parte V)

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Se você sofre de depressão ou conhece alguém que sofre, provavelmente sabe que quando as pessoas estão realmente deprimidas, elas têm um forte desejo de ficar na cama, de não ouvir ninguém, de não fazerem nada, como se existisse uma paralisia da vontade. A força de vontade para fazer o quer que seja fica “congelada”. Então é usual as pessoas deprimidas terem um forte impulso para ficarem durante períodos muito longos deitadas na cama. Isto acontece porque qualquer atividade ou tarefa torna-se uma provação dolorosa, mesmo coisas tão simples como tomar banho ou vestir-se são alvo de grande esforço. O quarto, e mais especificamente a cama são a localização na casa mais associado com a inatividade.

Mas porque razão uma pessoa aparentemente saudável fisicamente não consegue tirar o seu corpo da cama? Porque razão isso acontece?

depressão

A VONTADE PARALISA

A resposta intuitiva é que a falta de motivação é a responsável. As pessoas deprimidas estão sem rumo porque estão descomprometidas com os objetivos. Sem objetivos para dirigir o seu comportamento futuro, o comportamento presente torna-se congelado por longos períodos. A pessoa deixa de perspectivar soluções, pois pouco a pouco foi comprovando que as suas ações não surtiram o efeito desejado. Pouco a pouco a vontade vai-se esfumando, vai-se cristalizando. Na verdade a vontade não desaparece, mas paralisa.

A falta de motivação enquadra o problema até certa medida, mas não esclarece na totalidade. Temos de levantar a questão de como uma pessoa perde o desejo de perseguir ou atingir objetivos. A resposta envolve uma teoria surpreendente que nos leva mais perto de compreender como é que o humor diminuído intensifica os episódios de depressão.

O PAPEL DO HUMOR

Primeiro, temos de levar em consideração a psicologia evolutiva contemporânea, que nos diz que o humor tem uma função: O humor ajuda-nos a buscar objetivos de forma eficiente. O humor elevado, aumenta-nos os níveis de energia promovendo a busca vigorosa de recompensas. O humor baixo, transmite-nos a informação de que o nosso progresso em direção às metas é pobre.

Muitas vezes, o humor diminuído emerge quando nós enfrentamos um obstáculo, ou quando uma meta importante é ameaçada. Usualmente a  nossa primeira reação  ao baixo humor é  redobrar os esforços para ultrapassar o objetivo bloqueado.

Se o objetivo desejado for-se revelando como inacessível, o mau humor vai escalar. Usualmente a pessoa desiste, ou dá um passo atrás nos seus objetivos ou pode optar por mudar para uma outra atividade que possa vir a ter uma melhor recompensa. Num mundo onde o tempo, recursos e esforço  são um bem precioso e finito, possuirmos um mecanismo  que evoluiu para apressar a retirada de um objetivo falhado é muito importante para a sobrevivência e prosperidade.

Estas relações entre os estados de humor, objetivo, e esforço estão presente numa variedade de espécies. Um urso que tenta pescar salmão, se não estiver a ter sorte numa determinada zona do rio, pode usar o mau humor como um sinal para mudar para outro local. Para melhor ou pior, a auto-regulação nos seres humanos é mais complicada porque podemos optar por agir ou não agir de acordo com os nossos estados de humor.

BAIXO HUMOR E PARALISIA DA VONTADE

Eu acredito que os seres humanos são a única espécie que pode decidir ignorar o mau humor, e continuar a perseguição de uma meta dificilmente alcançável. Em certo sentido, isso cria um impasse entre a pessoa que quer continuar a perseguição e o seu sistema de humor antigo que de forma automática e por vezes inconscientemente lhe diz para parar (STOP).

Para levar a pessoa a parar, nesta fase, o sistema de humor deve fazer algo mais drástico: diminui o ímpeto motivacional face ao objetivo e igualmente face ao esforço necessário para alcançar o objetivo desejado.  Eventualmente, o resultado é a paralisação da vontade que pode conduzir a pessoa à depressão, com todas as consequências dai inerentes.

Portanto, este argumento realmente transforma a explicação da razão porque as pessoas com depressão têm uma forte tendência para a inatividade e consequentemente um forte impulso para fazerem da cama o seu local preferido. As pessoas deprimidas não optam estar deitadas na cama, porque elas estão simplesmente descomprometidas com os seus objetivos.

O verdadeiro problema é que as pessoas deprimidas estão altamente comprometidas e focadas, mas para um objetivo que repetidamente fracassa.

A ideia de que as pessoas deprimidas não conseguem descomprometer-se e desligar-se de uma meta que emergiu em consequência de um antigo programa de resposta ao seu humor diminuído, é uma teoria relativamente nova que não foi muito testada em estudos de investigação.

No entanto, a ideia vale bem a pena ser testada, porque se encaixa bem clinicamente com os tipos de situações que muitas vezes precipitam a depressão grave. A mulher espancada que não consegue deixar o seu casamento conturbado, o atleta gravemente ferido que não pode abandonar a sua carreira esportiva.

Acreditar que a superação da depressão é possível

Se tem vindo a sofrer com a depressão e apesar das tentativas de superação e de todos os esforços que tem vindo a realizar para melhorar, não tem conseguido resultados positivos, pondere adquirir o meu livro: Diga Não à Depressão – Programa Inovador para Superar a Depressão.

Se gostou do artigo e conseguiu tirar algum proveito para a sua vida, estou certo que com a aquisição do meu livro você irá conseguir aplicar a informação disponibilizada e com isso voltar a sentir-se bem.

Clique na imagem em baixo para ter acesso ao livro e recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida:

depressão

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
byClaudioCHS

Medo…

Vontade de dar um grito,
ou calar-se para sempre
De ficar parado, ou correr
De não ter existido
ou deixar de existir (morrer)
Não há razão quando a mente não funciona
(redundante, não?)
Vão extinguindo-se as questões
mesmo sem respostas
Perde-se, neste estágio,
a vontade de saber.
O futuro é como o presente:
É coisa nenhuma, é lugar nenhum.
Morreu a curiosidade
Morreu o sabor
Morreu o paladar
parece que a vida está vencida
Tenho medo de não ter mais medo.
Queria encontrar minhas convicções…
Deus está em um lugar firme, inabalável,
não pode ser tocado pela nossa falta de confiança
Até porque, na verdade, confio nele
O problema é que já não confio em mim mesmo
Não existe equilíbrio para mentes sem governo
A química disfarça, retarda a degradação
mas não cura a mente completamente
E não existem, em Deus, obrigações:
já nos deu a vida, o que não é pouco,
a chuva, o ar, os dias e noites
Curar está nele, mas, apenas retardaria a morte
já que seremos vencidos pelo tempo
(este é o destino dos homens)
e seremos ceifados num dia que não sabemos
num instante que mira nossa vida
e corre rápido ao nosso encontro lentamente
(ou rasteja lento ao nosso encontro rapidamente?)
Sei lá…
Mas não sei se quero estar aqui
para assistir o meu fim
Queria estar enclausurado, escondido…
As amizades que restam vão se extinguindo
e os que insistem na proximidade
são os mesmos que insistirão na distância,
o máximo de distância possível.
A vida continua o seu ciclo
É necessário bom senso
não caia uma árvore velha, podre, sobre as que ainda estão nascendo.
Os que querem morrer deixem em paz os que vão vivendo
Os que querem viver deixem em paz os que vão morrendo
Eu disse bom senso?
Ora, em estado de pânico não se encontra bom senso
nem princípios, nem razão, nem discernimento,
nem força alguma
Torna-se um alvo fácil
condenável pelos que estão em são juízo
E questionam: onde está sua fé?
e respondo: ela estava aqui agora mesmo…
ela não se extingui, mas parece que as vezes se esconde de mim…
o problema é que, quando a mente está sem governo
(falo de um homem enfermo)
é como um caminhão que perde o freio
descendo a serra do mar…
perde-se o contato com a fé e com tudo o que há…
e por alguns instantes (angustiantes)
não encontramos apoio, nem arrimo, nem chão, nem parede, nem mão…
ah… quem dera, quem dera…
que a mão de Deus me sustente neste instante…
em que viver é tão ou mais difícil que conjulgar todos os verbos…
porque sou, neste momento
a pessoa menos confiável para cuidar de mim mesmo…
tenho medo, medo…
medo de perder o medo
de sair da vida pela porta de saída…
medo de perder o medo
de apertar o botão “Desliga”…

http://progcomdoisneuronios.blogspot.com

.

Avatar for Miguel Lucas
Jones Barros

Caramba!
Que precisão e profundidade.
Sei o que é isto; já vivi. Às vezes ainda vivo pra ser sincero…
Oras se acrescenta o medo de acordar por causa do medo de viver. Outras vezes o medo de ir pra cama e ficar lutando com meus pensamentos que me esgotam e me enchem de mais medo e não me deixam dormir. As vezes me canso de tanto ter medo e tenho vontade de fugir, sumir ou então me entrego pensando deixa meu medo acontecer; talvez isto acabe comigo e com o sofrimento e fico esperando, conformado. É quando ele começa a diminuir e vou perdendo o respeito por ele…

Avatar for Miguel Lucas
lidiane castro

boa noite, Estou me tratando da depressão, vai fazer dois anos que estou com esse problema, eu estava em um nível de estresse muito elevado no trabalho, pedi férias para descansar , acabei sofrendo um acidente , esse acidente me deixou 6 meses fazendo fisioterapia e me deixou com depressão, e não consigo dormir, só com medicação, é muito triste a depressão, pois você tenta sair, e quando você pensa que está tudo bem, lá vem tudo de novo, tem horas que teu corpo parece que não vai mais aguentar, de tanto que sofre interiormente, de tanto remédio que toma, de tanto que treme, tonturas, angustias, parece que nunca vai acabar, fora o constrangimento que temos que passar de ter que ir no inss fazer perícia, sabe, eu tenho vontade mesmo é de estar sozinha na minha casa, eu, meus dois gatos e meu piano, e nada mais, qualquer pessoa que venha na minha casa, é como se tivesse invadindo meu espaço, estou em tratamento, e não tenho previsão de volta.

abraços

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Oi Lidiane!!! Não sei se vc vai receber essa mensagem mas quando estamos mal e triste isso é verdade,nos recolhemos e queremos ficar onde nosso mundo faz sentido.Pelo menos por um tempo eu acho que vc deve respeitar essa sua vontade até que vc sinta uma natural vontade de por alguma coisa,por alguma novidade sair.Lamentável que vc tenha sofrido esse acidente.Mas mesmo que sejam ruins, essas coisas todas são aprendizados pra você.Tipo,que vc talvez tivesse trabalhando demais ou estivesse se envolvendo demais com o trabalho e que não estivesse tirando um dia de lazer por semana,um dia para estar longe,para não fazer nada,não pensar em nada.Você pode achar que é perda de tempo mas o ser humano precisa disso.Não somos máquinas,não somos de ferro. Precisamos estar bem,apenas sentir um prazer em estar vivo.E descansar,viver coisas novas e diferentes faz bem a alma.

Eu espero de todo o coração que essa mensagem chegue até vc.

Vc pode reconstruir sua vida.Pode acertar em tudo o que errou.Pode aprender com tudo e pode ser ainda mais feliz do que já foi.

Pessoal do site se lerem esse recado informe a Lidiane essa mensagem.É uma mensagem importante do qual ela precisa saber!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Vivian

Achei que o artigo caiu como uma luva no meu caso. Tive alta da minha psicóloga em janeiro, mas depois de um período estável, me vejo nova2 sem objetivos, desmotivada e ficando o dia todo na cama. Na minha cabeça só passa um filme: minha carreira. O quanto estudei (2 faculdades 1 pós e 4 línguas) e o quanto me decepcionei. Desempregada, nunca consegui um emprego bom e fixo em 10 anos de carreira. Vontade de sumir. Me sinto um fracasso.

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Vivian,por que vc não se informa com algum consultor da Catho ? Sabe a Catho ? É mais que uma agência de empregos,uma vez eu contratei eles e recebi um telefonema deles me perguntando minhas experiências profissionais e as áreas que eu tinha interesse e as coisas que eu gostava de fazer.Acho que é isso que vc precisa,de um consultor.De uma pessoa que tenha conhecimento sobre em qual emprego vc vai ser valorizada,vão te pagar o que vc merece e que vc goste.Por que vc não tenta ? Liga direto pra eles,e diz que se vc se interessa por um consultor para te ajudar na sua carreira,mas não aceita atendente,diz que vc se interessa por um consultor por que mas do que arranjar um emprego vc quer ter sucesso e ser valorizada na sua carreira!!

Avatar for Miguel Lucas
Danilo

A depressão é uma das piores doenças psicológicas que existem, infelizmente pessoas próximas não acabam levando muito a sério este tipo de doença, pensam que são pensamentos inúteis, quando na verdade se trata de um problema extremamente sério, as pessoas que tem depressão geralmente moram em grandes cidades, devido a todo o estresse que existe, transito, trabalho e com isso tendo uma péssima qualidade de vida, veja aqui as melhores dicas para sair da depressão: infelizmente a depressão é uma doença que afeta muitas pessoas em todo mundo, seja por motivos pessoais ou profissionais, quando uma pessoa está nesse estado é preciso ter muita atenção, ois quando se trata de depressão a coisa é muita séria e de fato pode piorar,confira aqui as melhores dicas para sair da depressão:http://dicasparasaudeebemestar.com.br/como-sair-da-depressao/, tenho como objetivo ajudar diversas pessoas que se encontram neste problema, só quem sabe quem esta dentro desse inferno que é a depressão. excelente matéria.

Avatar for Miguel Lucas
tonho da lua

A psicologia existe para resolver o que mesmo? A depressão tem causas orgânicas, certo? Digo, ainda que o início da depressão seja um evento traumático, são as alterações neuroquímicas no cérebro, motivadas talvez por situações difíceis, que geram a depressão. Não sei que tipo de ajuda presta quem culpa os indivíduos por sua inatividade que é decorrente de uma alteração química no cérebro. Quanto ao que motivou a alteração, desculpa, mas realmente interessa? Porque o que eu vejo é que existe uma indústria farmacêutica alinhada com a indústria do aconselhamento psicológico e que essa indústria farmacêutica tem várias linhas de tratamento que não curam nada, assim como os conselhos dos psicólogos. Eu tenho transtorno bipolar, faço tratamento há 10 anos e infelizmente, sou obrigado a contar com os medicamentos para ajudar um pouco a equilibrar as coisas, mas só um pouco, porque a indústria farmacêutica não quer curar ninguém, pois isso seria um prejuízo incalculável no mercado. E para isso, eles contam com a ajuda dos psicólogos, na medida em que também não curam ninguém.

Avatar for Miguel Lucas
Carina

A depressão tem causas orgânicas sim! Mas não é só orgânico,é da alma também,é da mente também.É um conjunto de muito,do que vc vive e de como vc se relaciona com as coisas que vc vive,com as coisas que vc passa.

"Não sei que tipo de ajuda presta quem culpa os indivíduos por sua inatividade que é decorrente de uma alteração química no cérebro."Sobre esse questionamento,pessoas ignorantes só acordam quando acontece com elas,por que não adianta falar,falar que é orgânico,que é de alma,não diz nada pra elas,elas vão dizer que é qualquer coisa..falta do que fazer,ou frescura…coisas assim.Coisas que só cabem na cabeça de gente ignorante.

Então..como eu te falei,não adianta só remédio,remédios não curam conflitos internos do ser humano.Essas coisas se tentam resolver conversando uma pessoa experiente,sábia e com conhecimento de vida.Um BOM psicólogo pode ajudar sim.Mas um BOM psicólogo e não alguns que não tem experiência de vida ou que só querem seu dinheiro.

No seu caso que vc tem transtorno bipolar acho que realmente vc precisa dos medicamentos,mas eu acredito em Deus e acredito que muitas coisas são possíveis inclusive Ele te curar e vc ficar bem das suas questões pessoais também.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel

Concordo, Carina. É possível nos curarmos de tudo.Os remédios, médicos e especialistas nos ajudam, mas a força maior vem de Deus e para ele nada é impossível; nós, os humanos, somos limitados, mas Deus não, ele transpassa o entendimento de todos !

Avatar for Miguel Lucas
Dora

Tenho 49 anos. Sofro de depressão desde os 5 mas só entendi o que tinha aos 28. Fui diagnosticada com depressão severa. Já passei por alguns médicos, tomei e tomo muitos remédios e fiz muita psicoterapia. Fiz eletroconvulsoterapia, o ECT, conhecido como eletrochoque. Um tratamento radical e difícil. Ele conseguiu me tirar do fundo do abismo mas continuo a lutar com essa doença terrível. Digo que há um monstro morando no fundo da minha piscina. Quando ocorre um fato estressante, ou do nada mesmo, o monstro acorda e tenta me puxar para o fundo. Essa luta cansa, a gente vai se desanimando, desistindo de procurar ajuda, tendo como único sentido para viver os filhos, o marido e os outros familiares. O depressivo não vive por causa de si mesmo, vive por causa dos outros. Só entende quem passa por essa dor. Desculpem o desabafo. Não estou desestimulando ninguém a se tratar. Pelo contrário, corra para o médico quando os sintomas forem brandos para que você não chegue ao ponto onde estou. Força para todos.

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Nossa Dora,vc me ensinou uma coisa muito importante agora.Que os depressivos vivem por causa dos outros e isso é verdade.Mas vc vai aprender a ser forte Dora!! Se eu consegui por que vc não pode também?!! Não sei de vc, e das suas coisas, ou da sua vida,mas se eu consegui vc também pode.Não sei por que mas acredito que sim.Acho que é por que eu já estive no seu lugar.E é triste não viver por si mesmo.Mas um dia vc vai estar com o emocional linear.Estabilizado.Vai estar bem.Eu acredito.Mas não foram remédios que me ajudaram a mudar,foram pessoas pregando,foi o humor delas,foi a verdade que elas disseram,foi o que elas tinham para dizer.Mas acho que a gente sempre vai ter coisas para resolver.Mas com o humor estabilizado não pesa.Thau.

Avatar for Miguel Lucas
Iara Souza

Essa frase "o depressivo só vive por causa dos outros e não por ele mesmo" é uma definição do que penso tb. Vc ainda tem filhos eu não tive filhos nem tenh9 marido…então nesse caso não tenho a que me apegar nem justificar minha existência. Muito difícil.

Avatar for Miguel Lucas
Anonimo

Eu tenho 19 anos, to desempregado e não consigo sair da frente do computador, parar de jogar… Eu vivo pra minha namorada e família, mas sei que ela tem objetivos e não titubearia em me trocar por eles, no caso, ela é resolvida, tem amor próprio e não vive pra mim. Tem alguma dica do que fazer? Eu sinceramente perdi as esperanças.

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

tenho depre ,passei em concurso e saí não aguentei a pressão e pedi demissão.
as vezes, fico sem tomar banho, não consigo dormir á noite.É terrível essa doença.
Ñ saio de casa a não por urgência.
Todos os dias eu peço para jesus vim me buscar.
Desde de criança ”quero morrer”
Eu não vejo graça em viver.

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Anônimo,vc está fazendo o pedido errado a Deus.Deus não quer tirar sua vida,se não nem teria te dado.Se eu pusesse faria vc ficar bem,mas eu não posso.Um dia vc vai conseguir mudar isso.Reverter essa história.Eu tenho esperança,esperança que veio dEle.Por que não pede esperança ? Pede pra Ele te ajudar. Me lembro do tempo em que eu estava muito mal também,e eu estou bem agora.Não só eu,outras pessoas também,então é possível.Um dia vc vai ser um exemplo como eu sou.Pode ser ruim,mas se esforce,olhe lá fora e veja que Sol lindo existe para ser sentido!! Se esforce para tomar banho nem que vc tome banho sentado,mas não desista.Se vc tem depressão,deve ser uma pessoa especial,uma pessoa legal,uma pessoa sensível e o mundo precisa de pessoas como vc.Deus venceu o mundo e venceu para ser o seu exemplo.Sei que Ele era um ser forte.Mas ainda sim foi de carne e osso para te mostrar que é possível.Thau.

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Quero lhes contar uma coisa…Depressão é coisa de gente especial.Depressão é coisa de gente sensível.De gente profunda.De gente quieta ( não que ser quieta seja uma coisa especial rsrsr ) .Depressão não é coisa de gente chata,pentelha.

Vocês podem não saber,mas vocês são pessoas especiais.Vocês estão procurando por vocês mesmos.Vocês estão procurando por vocês mesmos.Vocês precisam achar vocês dentro de vocês mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Miriã Aguiar

Que mensagem linda que vc deixou!!! Pelo menos foi ótima pra mim.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Tais

Carina, gostei muito das suas palavras, achei muito sensíveis e sensatas. Eu tenho 29 anos e passo por esse problema desde os 16, com altos e baixos. Como o artigo fala, acho que falhei constantemente em buscar meus objetivos, e hoje me sinto sem eles. Vc já passou por isso também? Gostaria, se possível, de saber mais da sua experiência, quem sabe trocarmos "figurinhas". Meu email é taisdearaujomoura@gmail.com, e tenho um blog de poesias, coisasdetats.blogspot.com. Abraços

Avatar for Miguel Lucas
evelyn

Eu nao tenho vontade de fazer mais nada evento desculpas pra nao ir a escola estou muito atrasada e n sinto vontade pra nada so de morrer

Avatar for Miguel Lucas
Anm

Eu desconfio que esteja com depressão, eu tenho vergonha de falar sobre isso com outras pessoas porque acho que não vão acreditar em mim, mas eu ando me sentindo tão pra baixo, sem ânimo, sem vontade de comer, andar, conversar, tomar banho, qualquer coisa normal, não tenho mais vontade, fiquei 4 dias sem comer comida e sem sair do quarto, só sai quando todos estavam dormindo, eu sei que preciso de ajuda e fui atrás, mas está cada vez mais difícil, coisas simples e fáceis de fazer pra mim são um sacrifício, eu tenho apenas 17 anos, mas sei que preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Angelica

Bom, nem sei direito por onde começar! Procurei ajuda de um clinico geral a alguns anos. Eu chorava muito! Não conseguia ficar sem chorar. Então ele me deu alguns remédios e pediu para ir em um psiquiatra. De cara o psiquiatra me "tirou pra boba" perguntando se o que eu tinha era clinico ou existencial, pq se fosse existencial a ajuda seria com um psicólogo. De cara desanimei (mais ainda!), pq se eu soubesse o que tinha, não procuraria ajuda errada. Logo, estou a anos tomando antidepressivo e não sinto nenhuma melhora a não ser no choro. Não choro mais por qualquer coisa, mas o restante…. Ahh o restante! A falta de desafios, de interesse dos administradores da empresa acaba comigo. Sou gorda desde a infância e não consigo forças de nenhum lugar para emagrecer. E o pior: não me sinto mal por ser gorda a não ser na hora de comprar algo. Venho trabalhar normalmente, sem ver sentido nisso, mas venho. Não saiu de casa aos finais de semana, somente por obrigação. Passo dormindo… dia, tarde e noite! Hoje especialmente é um dia que não faz sentido pra mim. Preciso buscar ajuda, porque só depende de mim… e isso é assustador!

Avatar for Miguel Lucas
Renan

Bom… nem sei realmente por onde começar, mas enfim, tenho apenas 19 anos e minha história é a seguinte: Até ao ano de 2015 aproximadamente no mês de Setembro eu estava bem, vivia bem, cada momento, cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo. Sempre fui uma pessoa bastante ativa com uma personalidade bastante forte, fazia de tudo durante o dia, estava sempre bastante ocupado e dedicado em tudo que fazia, era basicamente o tipo de pessoa que nao deixava nada por dizer, fosse pra quem fosse, magoasse quem magoasse, eu falava a verdade dos factos, a verdade nua e crua sem qualquer restriçoes. O que eu tinha pra falar falava no momento e na hora exata, vivia cada momento intensamente e ao mesmo tempo era uma pessoa bastante sensível ao sentimento dos outros(familiares, amigos proximos e eventualmente colegas).
Mas derrepente de um dia pro outro, da noite pro dia eu fui mudando gradualmente, no primeiro dia estava apenas confuso mas tudo ainda fazia sentido etc etc… Com o tempo a coisa foi ficando pior, so sei que meu desinteresse pelas coisas foi começando a aparecer, no começo ainda conseguia controlar e eu ainda dormia bem e fazia ainda algumas das atividades do quotidiano, as coisas simples como tomar banho, vestir, comer, conversar e todas essas coisinhas basicas. Eu passei a nao ter vontade nem empenho pra nada, durante esses 8 meses assim foi, ja fiquei semanas sem tomar banho, dias sem sair da cama, ficar olhando fixamente para um ponto durante horas, ficar sentado nu, sofá sem qualquer reaçao, alguns dias depois de voce estar assim sem causa aparente consegue se soltar e volta a fazer qualquer coisa durante o dia pois se sente ridiculo pois sabe que voce nao é aquilo(sim eu consegui ficar uma semana dormindo bem, comendo, me levantando pra ir pra escola, estando atento, concentrado e empenhado na escola… achando que finalmente estava ficando bem, e alias pensando ate em coisas pra fazer no dia seguinte, perspetivando o dia seguinte… e.. bom… ainda mesmo nesse dia voce consegue dormir bem assim como o fez durante sua semana, mas no dia seguinte voce acorda e volta tudo novamente). Volta tudo e a pessoa fica denovo sem querer fazer nada, sem vontade de nada. Aconteceu comigo na semana seguinte ter prova, e durante esse sabado e domingo é como se voce tivesse esquecido tudo que fez durante a semana, nao se lembrando de NADA de matérias que aprendeu e que ficou estudando que serao essenciais pra prova e voce chega na prova e nao sabe nada e é como se o portugues nao fizesse sentido na sua cabeça.
Eu nao sei quando vou estar bem, ou se vou voltar a estar mais prs baixo, e vi o assim nessa instabilidade, quando voce pensa que realmente esta ficando melhor e conseguindo viver normalmente, volta tudo num ápice… Nada faz sentido, inclusive hoje nao faz sentido, o dia nao faz sentido nem mesmo agora eu estar aqui escrevendo isso nao faz sentido, como se nem estivesse vivo, é muito complicado… Meus amigos me chamam pra sair e eu nao sei nem o que falar… colocam coisinhas no facebook ou outras redes sociais e eu nao sei nem o que responder, o que deveria ser instantaneo… inclusive escrevendo isso agora, ja estou a 2 horas. O que eu possa ter dito a qualquer pessoa hoje, amanha eu ja nao lembro.. Isso é horrível, eu nao sei se isso é depressao, se é coisa pior ou nao, nao sei que problema é esse, so sei que esta destruindo completamente minha vida…
Nao entendo piadas/gracinhas, fico indiferente a tudo e nao tenho reajo a nada, me sinto completamente só, apesar de estar em uma casa que sempre tem movimento, sempre gente entrando e saindo, telefones tocando, etc… Chega até em momentos que eu deixo de ouvir e estou completamente a parte… Isso é horrível, ah e tem mais… muitas vezes eu fico sem sentir a dor e sem sencibilidade no meu corpo, corpo fica mole e pesado e deixo de sentir o que seja.. mas naqueles dias em que parece tudo voltar ao normal volto a sentir dor… é muito complicado, eu nao quis nunca falar disso pois sempre pensei que as pessoas iam achar que sou louco, doido, maluco, que tudo isso é bobeira… mas é bem real e causa bastante sofrimento. Nao consigo dormir/descansar de maneira alguma, fico dia todo pensando em nada e olhando pra algum lugar durante horas, esqueço a letra de muitas das musicas que gosto e que me inspiravam, fico dias sem responder a mensagens de meus amigos, fico olhando pra tv mas nao estou nem entendendo o que estao falando, enquanto tem gente no mesmo sofá assistindo a novela bastante concentrada e rindo e eu paralisado olhando só porque sim…

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Olá Renan,
assim como você, eu também comecei nesse mesmo período de 2015 a ter sintomas que foram se agravando. Eu não pedi ajuda de início. Veio 2016 e aí tudo se agravou: tranquei meu curso totalmente porque me senti paralisada, sem conseguir raciocinar, uma lentidão em tudo. Depois quw tranquei, a minha rotina era dormir infinatamente e acordar

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Olá Renan,
assim como você, eu também comecei nesse mesmo período de 2015 a ter sintomas que foram se agravando. Eu não pedi ajuda de início. Veio 2016 e aí tudo se agravou: tranquei meu curso totalmente porque me senti paralisada, sem conseguir raciocinar, uma lentidão em tudo. Depois quw tranquei, a minha rotina era dormir infinitamente e acordar só pra ir trabalhar( era telemarketing) e, ainda assim, sempre me arrastando e reclamamdo do mundo. E as coisas foram só piorando. Agora em 2017,mais de 1 ano e meio com essas dificuldades juntamente com outros sintomas da depressao( que prefiri resumi), eu procurei ajuda médica pelo SUS. Fui diagnósticada com Depressão. Daí em diante começou minha luta , que agora é para conseguir tratamento( estao sem vagas). Por enquanto que nao consigo vaga para a psicoterapia, busquei ajuda nps centros que ofertam terapias alternativas e continup tomando medicamento orientado pelo medico clinico geral. Então, Renan, pelo tempo que você vem passando por isso espero que ja tenha buscado ajuda. Ainda que nao dê um resultado imediato, mas é possível você sentir melhoras. Conte para alguém de sua família. Eu só tive força pra pedir ajuda médica quando desabei em lagrimas e contei o que acontecia comigo a minha mãe. A partir daí, temos lutado juntas.
Luz e paz!

Avatar for Miguel Lucas
fatima brito

Eu fiz por muito tempo tratamento de depressão, mas bastava sofrer alguma decepção que la voltava a depressão, mas há tês anos conheci o medico dos médicos nosso grande Deus que me curou desse mal, motivo esse para eu dar glorias a Deus, aliás, não só por isso, mas por tudo que Deus tem feito para mim em toda minha vida, porque há algum tempo pensava que erra méritos meus as coisas que aconteciam hoje eu sei que tudo é por Deus, nos somos apenas instrumentos usados por Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Eu sempre tive uma predisposição a desânimos repentinos, tudo parecia que acontecia só para me mostrar que as coisas nunca dão certo para mim. Sempre fui uma pessoa muito agitada e, aparentemente, bem humorada para os que estão de fora. Mas um dia aconteceu algo que desestruturou tudo o que já estava desestruturado dentro de mim. Minha mãe que sofria de depressão se suicidou. A partir daquele dia tudo e qualquer coisa parou de fazer sentido para mim, tudo não passava de um filme que acontecia em volta de mim e eu só estava ali pra ocupar espaço. Chegou um momento que eu desisti de ir para a escola, por que nada me motivava, parecia que cada passo que eu dava era um fracasso, então simplesmente deixei tudo para lá. Depois de um tempo resolvi voltar para a escola, sempre com "bom humor" mas por dentro é sempre aquele vazio, aquela vontade de nao existir naquele momento. Tem dias que acordo bem, fazendo planos, em outros só penso na maneira mais rápida de acabar com essa angústia… O pior de tudo é a falta de compreensão das pessoas que deveriam nos ajudar…

Avatar for Miguel Lucas
Magali

A pior parte da depressão é quando pessoas ao seu redor não entende que isso é uma doença e quem passa por isso não consegue sair sozinha, é como estar no meio de uma multidão de pessoas e ninguém te enxerga, eu nunca pensei que passaria por isso, apesar de uma parte de mim acreditar no amanhã, que tudo irá melhorar e que irá se resolver, a maior parte de mim diz pra ficar ali parada, esperando…. só não sei o que tanto espero…. =/

Avatar for Miguel Lucas
Jose

Tenho 23 anos tenho depressão desde 11 anos eu sempre fui quieta e timida a excluída da família minha mãe preferiu ficar do lado do homem q tentou me molestar ( meu ex padrasto) quando eu tinha 10 anos ela simplesmente n acredito em mim e ainda pediu pra eu mentir pro meu pai e foi aí q essa coisa horrível começou e até hoje continua sugando minha vida . Eu nunca trabalhei não estudo não faço nada na minha vida e quero fazer porém não tenho menor ânimo sinto que qualquer coisa que eu fizer eu vou estragar tudo . Eu já pedi tanto a deus para tirar essa coisa de mim eu não aguento mais viver e acordar todo dia e só desejar não acordar nunca mais , de.me sintir inútil o tempo todo e de tentar entender o que tem de tão errado comigo que todo mundo odeia .
Se alguém puder me ajudar por favor me ajude !! Eu já fui em piscatra já tomei remédios mas nada disso funcionou .

Avatar for Miguel Lucas
Aline

Oi Magali. Muitas pessoas hoje em dia possuem esse sentimento horrível de vazio dentro de si, eu já tentei de diversas formas melhorar, busco minha melhoria sempre. Mas o que realmente me faz bem é buscar a Deus. Como se fosse um colo, ele limpa minha mente, acalma meu coração, peça a Deus que a ajude, só ele tem poder para cura-la. Você pode buscar diversos tratamentos, mas nada será melhor do que sentir o amor de Deus. Não volte sua vida para ninguém, não queira melhorar para agradar os outros, melhore para si mesma. Descubra coisas que goste de fazer, a faça feliz, projete sobre elas um recurso para trabalhar, sinta-se bem com aquilo que faz. Uma boa dica é fazer um artesanato, acredite não é só para pessoas mais velhas. Também tenho 23 anos, e quando estou triste sinto vontade de fazer algo para me orgulhar de mim mesma, faço um artesanato e me sinto melhor. Há sempre um periodo do ano em que ela insiste em bater novamente a minha porta! Ja passei muitos anos triste em casa, pois todos meus empregos não deram certo, e ainda por cima sofro com a minha ansiedade! Mas hoje descobri o que realmente gosto de fazer, montei meu próprio negócio, com a força que Deus me deu, e estou feliz pelo resultado, ele tem me abençoado!!! Ainda sinto dentro de mim os sinais, cicatrizes que ainda insistem em sangrar as vezes. Mas oro todos os dias, pedindo mais força, e tenho fé que na hora certa Deus me libertará! Nada nessa vida é em vão, tudo tem um porque, e lá na frente entenderemos. Fique com Deus Magali, nao deixe a depressão te dizer que sua vida nao tem sentido, dê você um sentido a ela, e uma rasteira nessa maldita! :*

Avatar for Miguel Lucas
Anon

Eu tô com 26 anos, não trabalho e nem estudo. Sofro com depressão/fobia social então dependo dos meus pais pra tudo. Não consigo nem conversar pelo telefone. Não sei me relacionar com pessoas, nunca sei como conversar com estranhos. Sempre pensam que sou autista.(já perguntaram a minha mãe… muitas vezes :c )

Já pensei em me matar, massss é difícil conseguir a ‘coragem’ para isso. acho que todos que já pensaram nisso sabem como é. Parece que sempre me senti assim. Não me lembro de como era minha vida antes da depressão. (;c ela começou aos 10 anos… ou antes disso. fobia social eu acho que começou bem cedo, sempre fui o garoto tímido que se esconde atrás da mamãe. haha =c)

O que eu posso fazer, em casa, para sair da depressão??

sem remédios
sem ajuda de ninguém

em casa

é possível?

quero dicas novas.

Avatar for Miguel Lucas
gonçalo

Tenho 20 anos e, estou neste buraco sem fundo desde que me conheço, tudo começou na escola, era um miudo calado e sempre á espera que os outros nao reparassem em mim, em casa sou super-protegido pelos pais, agora estou na idade adulta, passa a vida a sonhar acordado sem sair do quarto, quero ter uma namorada e um grupo de amigos, não tenho nada e o pior é que nao consigo arranjar motivação para ir atras do que quero.

O poço nao tem fundo, de que serve viver se nao temos ninguem?

Avatar for Miguel Lucas
Thamires

Gente estou sofrendo do mesmo jeito. Eu sou um tipo de pessoa que me dou bem com todo mundo, faço amizades rápido de mais, adorava sair com amigos.. mas de um tempo pra ca so quero viver sozinha, tenho vergonha das pessoas na rua, estou louca pra arrumar um emprego, mas, sou tão fracassada que não consigo. Não tenho vontade de comer ás vezes, de tomar banho, o meu dia todo é deitada na cama… quanto mais eu durmo mais sono eu tenho. Choro por tudo! Planejo o futuro, mas depois perco as esperanças… já tentei me matar tomando vários tipos de remédio e nada nunca me aconteceu. Tenho medo das coisas, e durante o meu dia so peço à DEUS pra morrer.

Gente, nós que estamos nessa triste situação vamos nos ajudar a sair dessa?!
Vamos criar um grupo no whatsapp pra sendo assim a gente falar como foi o nosso dia, e se caso foi negativo vamos procurar nos fortalecer.

Quem quiser falar comigo este é o meu contato de whatsapp (81) 9 8664-9082

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Olá Thamires, não sei se ta rolando o grupo no whats até pq to sem cel mas vou deixar o e-mail manda msg se tiver grupo no face, estou na mesma luta rafazionn@gmail.com, obrigado

Avatar for Miguel Lucas
segredo

Porque eu quero me esconder em lugares apertados/pequenos e ficar la chorando?

Avatar for Miguel Lucas
carioca

Bom , desde o ano de 2012 me encontro nese estado de depressao .. Nao tenho vontade de fazer nada, ir trabalhar, estudar, ir na faculdade, sair, conversar , tomar banho, comer .. A minha unica vontade e de ficar deitada 🙁
Obs: E por mais que o corpo fique cansado de estar deitado é desse jeito que permaneço.
Sei lá sinto que a vida nao tem mais sentido e nao mais fará .

Eu sempre gostei de sair com os amigos, dançar e beber e desde 2012 pra cá nao consigo mais fazer as coisas que fazia anteriormente .

Estou em tratamento com a psiquitra desde o Ano de 2015 que foi quando eu vi que nem mais forças pra andar eu tinha e ai entao procurei ajuda .
Agora estou no segundo remedio preescrito pela médica e nao sei parece nao fazer efeito 🙁

EU SÓ QUERIA VOLTAR A VIVER, VOLTAR A SER QUEM EU ERA !

Avatar for Miguel Lucas
Leandro

boa tarde
então agora sei o que sinto, sem vontade de sair, ou ate mesmo ir na esquina de casa é um terror, canso de ficar cansado, mas nao tenho forças pra melhorar e sempre passo horas sozinho e isso me faz mais mal ainda pois nao ter ninguem por perto fico mais preocupado, eu nao era assim queria voltar a ser feliz como era antes, peço a DEus todos os dias que ele nos ajude quem passa por isso, só nao podemos perder as esperanças fiquem com Deus…

Avatar for Miguel Lucas
Naiane

Sabe, eu farei 32 anos. Aos 19 comecei a ter síndrome do panico e depois de tantos medicamentos veio a depressão. Hoje com 32 anos e depois de ter usado todos os medicamentos possíveis, eu continuo do mesmo jeito… se uso um medicamento para depressão este mesmo medicamento piora minha situação com o pânico. Se tomo remédio para o pânico, esse por sua vez me dopa e me faz entrar em depressão. Me digam isso é vida? O que eu fiz? Sem falar que quando a Psiquiatra percebe que medicamento não está causando os efeitos desejados, ela passa a usar outro… Como como se fosse simples… Vc vai sentir ânsia, dor de cabeça, mais tristeza, mais vontade de só dormir… até que ele faça algum efeito e quando não é o desejados, vc sentirá todos os sintomas horríveis novamente para abandona-lo e começar tudo de novo. Eu desisti de medicamentos. E estou desistindo da vida. Durante 13 anos da minha vida, eu não durmo, perdi o emprego, nao consigo terminar a faculdade, sou um peso para meus pais, um peso maior para meu marido. Sou a preguiçosapreguiçosa, a doente, a inútil. Me levaram para o pastor, para o padre e até para centro espírita, mas nada adiantou. Eu sou alguém que não vive, que vive trancada na sua casa no escuro. Alguém que não existe. Que morreu e que Deus esqueceu de levar. Simples assim…
Eu que não acredito na sorte
Que vivo brincando com o azar
Nunca conheci nenhum Deus
Mas tem dias que eu quero rezar
Confesso que às vezes acho
Que já é hora de ir
Qual o sentido da vida, não tenho saída, preciso dormir

Avatar for Miguel Lucas
Adalberto

Alguém aqui conseguiu se curar da depressão com esse livro?
Estou desacreditado com os tratamentos, fui no psiquiatra o ano passado que tinha uma fila de umas 100 pessoas pra atender. Na minha vez ele nem olhou na minha cara, me passou uns comprimidos e disse que meu problema era falta de serotonina.
Eu tomei os remédios por uns 3 meses e tive uma melhora, mas perdi a namorada por falta de libido.
Indignado com minha situação, me sentindo castrado comecei a estudar na internet como poderia produzir a tal serotonina, comecei a fazer uma dieta e entrei na academia, melhorei bastante, meu humor e vontade voltaram e eu comecei a sair novamente.
Mas acabei parando durante 1 mês e agora regredi tudo. Voltei a ficar na cama e só saio arrastado para o trabalho. Não consigo me socializar com as pessoas, pois só ando de mau humor e muito agressivo. Me ofendo com qualquer coisa e não vejo mais graça nem mesmo nas coisas que eu gostava. Ainda não estou pensando em me matar como antes de ir no psiquiatra, mas já estou próximo, já comecei a me questionar pq eu sou obrigado a viver em um mundo tão injusto. Se eu não tivesse tanto medo das consequências do suicídio, com certeza já teria cometido.
Me sinto um lixo por ter quase 40 anos e não ter conquistado nada na vida a não ser dividas.
Ter perdido tudo e sempre dar um passo pra frente e 3 pra trás.
Não dá nem pra acreditar que consegui emagrecer 10 kg, pq no momento só consigo engordar. Não da pra imaginar que comecei a sair, pq agora não consigo nem levantar da cama.
Eu realmente perdi a vontade de viver e só queria me curar dessa doença maldita.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *