Capacite-se e lidere-se para mudar os maus hábitos
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Capacite-se e lidere-se para mudar os maus hábitos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Quando ouvimos falar de capacitação ou liderança, a nossa mente imagina alguém muito competente a dar indicações aos outros para obtenção de resultados satisfatórios. Mas no que diz respeito aos nossos hábitos, às particularidades que vamos adquirindo que nos dificultam a adaptação à mudança, a alguns comportamentos indesejados que temos, como vícios, formas de pensar indadequadas, imaginar capacitar-nos e liderar-nos para alcançar o que pretendemos por vezes pode parecer pura ficção científica. Na verdade, todos nós estamos equipados com a capacidade de liderança. Um cérebro capaz de processar milhões de dados, memorizar, categorizar, refletir, planejar, aprender, evoluir, atualizar-se e acima de tudo ter consciência do que é, produz uma mente que permite sermos lideres de nós mesmos.

A forma como nos programamos, como rescrevemos novos dados, como apagamos outros, como atualizamos a informação, como redesenhamos formas antigas de lidar com as situações, como nos projetamos no futuro, como simulamos ações e atitudes permite-nos percebermos que essa capacidade extraordinária vive em nós. Acompanha-nos para todo o lado. Mas, é preciso fazermos um tremendo exercício de desapego de nós mesmos, daquilo que nos constitui enquanto indivíduos para que consigamos olhar para as nossa partes constituintes, tomar consciência delas e utilizá-las como ferramentas úteis. Essa tecnologia de ponta necessita apenas da nossa consciência, conhecimento de como utilizá-las e depois uma voz de comando, um processo executivo que aciona, atualiza e informa essas ferramentas mentais com novos dados. Você mesmo!

fumar

VOCÊ PRECISA DE SUPERAR UM MAU HÁBITO?

Para mudar um mau hábito, um passo precisa acontecer. Você tem de ganhar consciência que tem esse mau hábito e depois pretender mudá-lo ou eliminá-lo. Mas, muitas das vezes e para a grande maioria de nós esses maus hábitos são resistentes, têm vida própria, e apesar de muitos esforços nossos somos vencidos pela sua tremenda força, vivenciando o fracasso. Isto pode tornar-se muito angustiante e terrível na nossa vida. Talvez, você também se debata com este cenário, ou já tenha no passado tentado ultrapassar o tormento de substituir ou eliminar um mau hábito.

Os maus hábitos, como pensar recorrentemente de forma negativa, fumar em excesso, mentalidade de vítima, comer em excesso, criticar-se negativamente, consumo excessivo de álcool, comportamentos desajustados, sendentarismo, excesso de preocupação, entre outros, podem impedir-nos de viver uma vida melhor. Se você já tentou de diversas formas eliminar ou substituir algum mau hábito, e ainda não conseguiu, em seguida irei apresentar algumas formas baseadas na capacidade que você possuí para liderar-se (a sua mente) e que podem comprovar-se como eficazes, quando devidamente aplicadas.

Caso pretenda adquirir mais informação complementar no sentido de ficar melhor equipado para superar os seus maus hábitos, leia: Caixa de ferramentas psicológicas para a vida

TENTE ALGO NOVO

“Insanidade: Fazer a mesma coisa uma e outra vez e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein

Muitas vezes chapinhamos nas mesmas atitudes, comportamentos, pensamentos e estratégias que se comprovam como ineficazes na obtenção dos resultados desejados. Tentar mudar um hábito enraizado, por vezes é altamente frustrante. Usualmente experimentamos o fracasso uma e outra vez. Digamos que você quer fazer uma das seguintes opções:

  • Parar de comer de forma excessiva
  • Parar de fumar
  • Pare de fazer gastos excessivos
  • Parar de ter comportamentos indesejados
  • Parar o diálogo autocrítico negativo

A maioria das pessoas parecem tentar as mesmas técnicas antigas, uma e outra vez para quebrar essas compulsões, obsessões, vícios ou hábitos destrutivos. Infelizmente, muitos de nós não conseguimos produzir resultados duradouros.

Aqui estão algumas das formas típicas e ineficazes para mudar ou eliminar maus hábitos:

  • Propor-se à mudança, sem preparação e conhecimento de como fazê-lo
  • Usar um lembrete para lembrá-lo de periodicamente verificar o seu comportamento
  • Confiar apenas  na sua força de vontade
  • Pedir a alguém para responsabilizá-lo
  • Criar uma uma lista das consequências do seu mau hábito

Provavelmente você já usou algumas destas técnicas ou estratégias, mas provavelmente teimam em não funcionar. Este tipo de sentimento de fracasso e sentimento de culpa produzem uma ideia de incapacidade face aos esforços a que se propôs. Vai construindo uma ideia que independentemente do que faça, o hábito que pretende superar é mais forte do que você. Com esta ideia em mente, o próximo passo é a desistência de se propor a novas tentativas. A sua ansiedade vai crescendo e com isso o seu problema aumenta. A incapacidade de gerir ou diminuir a ansiedade na presença do mau hábito vinca ainda mais a noção de incapacidade de superação. O que lhe proponho desta vez é uma nova tentativa com uma nova estratégia e abordagem, utilizando a sua capacidade de autoregulação para mudar os seus maus hábitos.

NOVAS FORMAS DE SUPERAR VELHOS HÁBITOS

Tentar uma e outra vez, mesmo que com mais determinação e noção da dificuldade, pode não ser suficiente. Você simplesmente não pode continuar a repetir as velhas formas de quebrar os seus maus hábitos. As estratégias utilizadas têm-se comprovados inúteis? Se sim, você precisa de algumas ideias novas para mudar os seus comportamentos.

VOCÊ NÃO É AQUILO QUE PENSA

Deixe de seguir tudo o que pensa. Ou seja, nem tudo o que pensamos representa aquilo que somos, a nossa vontade ou querer. Nem tudo o que pensamos é útil como orientador das nossas ações. Alguns pensamentos invadem a nossa mente sem qualquer intervenção ou decisão intencional. Se você se deixa enganar, não conseguindo distinguir que alguns dos seus pensamentos são “truques” do seu cérebro. São mensagens enganosas do seu cérebro no sentido de você voltar a fazer aquilo que sempre fez. O cérebro induz a que você continue a ter os mesmos comportamentos que supostamente no passado o fizeram sentir-se bem, mesmo que esse comportamento seja prejudicial para si. Se esse mau hábito libertou na sua corrente sanguínea algum tipo de químico que o fez sentir-se bem, aumentará a probabilidade de ter um novo impulso para repetir esse tipo de comportamento que o conduzirá ao reforço positivo que ficou registado no seu cérebro.

Ao tentar superar um mau hábito, a nossa mente pode criar pensamentos do género:


  • Eu não tenho escolha. Eu precisa disso.
  • Não há problema em fazer apenas desta vez. Eu posso lidar com isso.
  • Não há mal nisso. Eu mereço este alívio.
  • Não é possível parar. Não vou perder tempo tentando.
  • O meu hábito é mais forte do que eu.
  • Eu bem tento, mas não consigo deixar.
  • Já são muitos anos a fazer o mesmo.

Pela força do hábito o que passa a executar-se sem a necessidade da nossa consciência, passa a estar sobre a autoridade do nosso corpo. O nosso corpo passa a ser a nossa “mente” para alguns dos comportamentos automáticos, fortemente aprendidos ou aditivos. O Corpo envia estímulos de mal-estar para o seu cérebro, e este por sua vez  irá criar um determinado pensamento para racionalizar o seu mau comportamento. Em desespero, o seu cérebro fica extremamente criativo ao justificar a razão pela qual você deve cumprir com as suas exigências. Normalmente sentimos isso através de fortes sensações de necessidade ou de incontrolabilidade dos estímulos ou desejos.

“Eu não consigo deixar de fazer isto. Eu sei que me é prejudicial, mas eu não sou capaz”

Ao ganhar consciência que você não é os seus pensamentos, não é as suas más sensações, não é as suas necessidades urgentes, nem é os seus sentimentos, consegue fazer o exercício de colocar-se no comando de si mesmo. Ao desapegar-se das suas incapacidades, dos seus pensamentos e sentimentos negativos, você ganha vantagem sobre os seus maus hábitos.

A frase a utilizar é: Eu estou no comando das operações.

Ao perceber que você possui um conjunto de ferramentas que pode utilizar a seu favor, que dependem da sua intenção, capacidade de foco e decisão, grande parte da mudança de hábitos passa a ser uma escolha intencional e consciente.

compras excessivas

Por exemplo, quando você deteta uma mensagem enganosa do seu cérebro, pode dizer a si mesmo:

  • Eu não preciso comer mais . Eu já comi o suficiente.
  • Eu não preciso de um cigarro. Fumar está arruinando a minha saúde.
  • Eu não preciso de comprar isto. Não me vai fazer mais feliz.

Atenção, estas afirmações positivas e de orientação intencional não vão parar os estímulos de mal-estar que o seu cérebro e corpo irão continuar a enviar para você. Pelo contrário, a angústia irá disparar e aumentar. Mas se você perceber que o mal-estar provocado pela inibição do mau hábito, é apenas isso mesmo, mal-estar, e não a sua vontade e querer, você ficará no controle. Isso dar-lhe-á  a clareza necessária para você controlar-se e seguir em frente.

Quando a urgência da execução do mau hábito surgir, mantenha-se firme no seu querer. Diga a si mesmo que essa não é a sua vontade. Que o que está a acontecer é um conjunto de estímulos químicos que o seu cérebro está enviando para você no sentido de executar o mau hábito, para ter como retorno uma libertação no seu corpo de outros químicos que o irão fazer sentir-se bem. Pelo menos irão fazê-lo sentir-se aliviado, ainda que isso seja prejudicial para si e para a sua vida em geral.

Para aprofundar este assunto, leia:

APLIQUE A TECNOLOGIA DE PONTA DA SUA MENTE, ESTANDO NO CONTROLE

Ao perceber que os seus maus hábitos ganharam vida própria, que eles sobrepuseram-se à utilização deliberada daquilo que você mais quer para si, fica com a possibilidade de passar a não responder em piloto automático. Se atuar em tempo útil, se não seguir de forma automática os sinais de urgência enviados pelos seus maus hábitos enraizados, pode conseguir superar o que tanto deseja.

Liderarmo-nos é a capacidade que todos nós temos para deliberadamente seguirmos aquilo em que focamos a nossa atenção. É a capacidade de monitorizar o ambiente envolvente procurando formas que facilitem a obtenção dos resultados pretendidos. É a capacidade de regular os nossos estados internos (por exemplo acalmar a nós mesmos) para que possamos criar pensamentos positivos que nos sirvam. É a capacidade de percebermos que os nossos pensamentos são eventos mentais e não acontecimentos em si. É a capacidade de dizer não àquilo que sabemos que nos prejudica. É eliminar a ilusão acerca da ideia que existe algo em nós superior à capacidade de conscientemente construirmos pensamentos que facilitem a obtenção do que queremos realizar. Você possui autoliderança para regular-se a si mesmo em prol da sua melhoria de vida e do seu desenvolvimento pessoal.

Passos:

  1. Identifique os hábitos a mudar ou a superar
  2. Identifique as mensagens enganosas do seu cérebro (como exemplificado anteriormente)
  3. Tome consciência que você não é as suas incapacidades, pensamentos e sentimentos negativos, mal-estar e angústia
  4. Deliberadamente, verbalize afirmações de comando das ações que quer ou não quer fazer (como exemplificado anteriormente)
  5. Siga as suas próprias indicações, focalizando a sua atenção nos processos
  6. Prepare-se para o incómodo gerado pelo seu corpo ao inibir os maus hábitos
  7. Siga o que quer fazer, fazendo
  8. Implemente hábitos saudáveis de substituição

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Miguel, bom dia!
Mais uma vez enfatizo a importancia de seus artigos e a excelencia de qualidade, parabéns.
Por gentileza, gostaria muito, se possível, que você direcionasse um artigo para quem convive com pessoas com depressão, pois, muitas vezes querendo ajudar, tentando motivar, acabamos por indicar situações negativas, reforçando e não amenizando.
Atenciosamente,
Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriana, obrigado pelo comentário.

Obrigado pelas suas palavras e pela sua sugestão. Sem dúvida que é valorativo escrever sobre o tema proposto. Em breve postarei sobre o assunto solicitado, certamente pode ajudar muitos familiares de pessoas que sofrem de depressão.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Leandro Pereira

Prezado Miguel para a mente (funcionamento) do cérebro há diferença em dizer:

Eu não preciso comer mais . EU PRECISO COMER MENOS
Eu não preciso de um cigarro. EU PRECISO DE “X”
Eu não preciso de comprar isto. EU PRECISO “ECONOMIZAR” ?

Ou é tudo igual? Outra coisa:

Associar dor ao hábito antigo e prazer ao novo, ajuda em alguma coisa?

Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leandro, obrigado pelo comentário

Ambas as formas de diálogo e instrução podem ser utilizadas. Sendo que a que se coloca pela negativa (não) acontece quando se está a efetivar o ato. A afirmação pela positiva, deve fazer-se de forma antecipativa (eu ….)

Relativamente à dor e ao prezer associados ao mau hábito e ao novo hábito respetivamente (isso tem de ser feito sobre orientação de quem tem formação para isso)

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

EU TENHO 32 ANOS ME SINTO MUITO VELHO PARA TRABALHAR ESTUDAR E FAZER QUALQUER COISAS COMO SE EU NAO TIVESSE MAIS IDADE PARA ISSO E PARA QUALQUER COISAS, TENHO MELDO DE ENVELHECER, ME SINTO INCAPACITADO DE MUDAR ISSO O QUE FAÇO PARA EU SENTIR MOTIVAÇÃO PELA VIDA NOVAMENTE?
PERDI O ANIMO POR ACHAR QUE É TARDE PARA MIM, FAZER QUALQUER COISAS COMO TRABALHAR E ESTUDAR?

POR FAVOR ME AJUDEM

Avatar for Miguel Lucas
Marilza

Oi Paulo! Com 32 anos e vc se acha velho para voltar a estudar??? Vou te falar da minha experiencia de vida. Tenho 43 anos e senti a necessidade de entrar em uma faculdade aos 37 anos, pois estava me sentindo uma “inútil” apenas trabalhando e voltando pra casa. Mesmo assim pensei muito, achando que também era velha e que não ia conseguir voltar a estudar pra provas, fazer trabalhos e demais coisas… E agora, aos 43 anos, sou formada e fui além, sou também pós-graduada. Um conselho: se vc tem vontade, aja! Vc só tem a ganhar.
Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Mary Mayumi

Olá,Paulo!!!!
Estudar é construção.Em qualquer idade,ou não???Penso que devemos seguir exemplos na vida,e talvez vc os tenha até mesmo perto de você…
Muitos falam de um Sistema que nem sei se existe…Até que ponto eu cobicei desenfreadamente
o que meus pais severos não me deram?Sei que Nunca…Faço meu caminho guerreando ,com muita dignidade e Amor… Ah,e humildade…
Abraços,Anjo de Jah

Avatar for Miguel Lucas
Carina

Olá Miguel,
No site eu ñ vi endereços da clinica que você atende gostaria de saber endereços e telefones para marcar consulta.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Torres

Muito bom o texto do seu livro e dos seus arquivos Dr Miguel.. Me parece que quando queremos a mudança, acabamos mudando mais do que imaginamos, pois no meu caso, pra diminuir a ansiedade, tive de perceber que ela estava na verdade era me impulsionando a tomar as decisoes mais importantes que eu congelei no tempo. Ou seja, comecei a dar uma guinada na minha vida profissional, acreditando mais em mim e detalhe! Fiquei admirado ao perceber que a todo instante meu subconsciente trazia ideias que me freiam “voce nao vai conseguir…” “desiste Eduardo”. Ao tomar consciencia dessas crenças eu vejo que desafiar o que limita é o que nos liberta dos medos. A atitude mental positiva eu so estou conseguindo por meio da crença que todos nós devemos amar a sí e ao próximo e a Deus antes disso tudo. É impressionante a positividade que surge quando me vejo amado e ao mesmo tempo amando os outros. 5 minutos com as pessoas valem mais do que qualquer compensação material “vicios”. Continue sempre Miguel. A paz! Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Rose

Amei…valeuuuuuuuuuuuuu

Avatar for Miguel Lucas
Rubens

Oi Miguel. Muito bom textro mesmo hein.

Então sobre aquela conhecida frase "Você é o que acredita ser", não parece ter tanto sentido, não?
Até.

Avatar for Miguel Lucas
Caio

Bom dia Miguel!

Excelente artigo me ajudou muito, posso utilizar essa ferramenta no controle da ejaculacao precoce? responda por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Marcia

Fantástico, estava em busca de uma resposta e ela veio através desse texto, muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
CARLA

Miguel, eu estou apaixonada pela leitura deste artigo. Tenho lutado pela libertação de vícios como o cigarro e a cerveja e sempre acabo caindo no conto do vigário do meu cérebro. Já pensei que é algo de ruim que é alguém fez prá mim. Também penso que é hereditário, porque meu pai fumava muito e era alcoólatra. Mas, também sei que somos capazes de estar no comando de nós mesmos, afinal, temos vários exemplos de superação. Taí a solução: "Ao ganhar consciência que você não é os seus pensamentos, não é as suas más sensações, não é as suas necessidades urgentes". Escrevi algumas partes do seu texto em lugares bastante visuais prá mim. Consegui compreender o que é que desencadeia a repetitividade dos maus hábitos. Você conseguiu me esclarecer muito bem. Você deve imaginar a loucura que é prá uma pessoa tentar vencer a si mesmo todos os dias. Estou sempre em luta constante comigo mesma e, a cada fracasso, fico pior. Depois de ler o seu artigo eu jamais vou desistir. Ainda bem que encontrei o seu artigo.
Um abraço e muito obrigado por ajudar uma pessoa que se encontrava já desanimada e sem rumo.
Me indique leituras sobre este tema, se possível.
Depois te conto como está o processo.

Avatar for Miguel Lucas
Igor

Bom dia Miguel.

Que frases de auto ajuda vc me indicaria para alguém que sofre de ejaculação precoce?

Avatar for Miguel Lucas
Erika

Amei encontrar este blog/site pois tem me ajudado demais. Eu sofria de uma ansiedade terrível e as orientações aqui encontradas têm sido ótimas pra mim. O fato é que eu tenho um namoro que tornou-se apenas um hábito, sinto que não há amor da minha parte. Acho que mantenho o relacionamento apenas para evitar "o incômodo gerado pelo meu corpo ao inibir os maus hábitos". O que tem me feito sofrer muito mesmo, com preocupação, ansiedade, criação de novos maus hábitos. Grata, Erika

Avatar for Miguel Lucas
Tati

Meu aniversário de 30 anos é em 2 dias e sinto uma vontade imensa de mudar. Controlei a depressão há alguns meses com medicamentos mas agora preciso trabalhar nos meus hábitos. Parar de fumar, emagrecer, comer mais saudável, fazer mais exercícios, economizar mais, diminuir o consumo de alcool, dormir mais, cuidar mais de mim. O meu cerebro fica bagunçando o meu querer a todo momento. E junto vem a culpa por não ser forte, por não conseguir ser uma pessoa diferente e também a culpa por querer ser uma pessoa diferente (eu deveria me amar?). Culpa por ser preguiçosa e não enfrentar o esforço e as consequencias da mudança. É muito difícil!
Buscando textos sobre o assunto eu achei o seu. Muito esclarecedor. Pela primeira vez entendi o jogo (sujo) do nosso cérebro. Vou manter o link para ler sempre que preciso….

Avatar for Miguel Lucas
flavia

ola meu nome e Flavia tenho grandes problemas de convivencia com pessoas e estou em crise no meu casamento quero controlar tudo etodos oque faço?

Avatar for Miguel Lucas
Luis

Tenho problema para manter o sucesso, atinjo objetivos com certa facilidade, mas quando estou no auge, sempre faço algo para estragar tudo, aí vou ao fundo do poço, mas quando estou no fundo do poço, dou um jeito de dar a volta por cima, nunca consigo manter a estabilidade, ou estou ótimo ou péssimo, profissional e nos relacionamentos, por que pessoalmente eu pareço manter um equilíbrio, uma frieza como as pessoas que se relacionam comigo afirmam, e realmente, dificilmente me abalo emocionalmente, nem de forma negativa, nem positiva.
Meus dias parecem todos iguais, mas me sinto bem!
Ah! As vezes me isolo de tudo e todos e fico tipo Cherlock Holmes, lendo, escrevendo e criando teorias, poemas, desenhos, freneticamente!
Cheguei a pensar em depredação, mas nunca me senti mal, tudo q sinto e satisfação e euforia.
Não sinto que tenho problemas, mas partindo de um ponto de vista lógico, eu tenho.
Bom se poder me dar um Conselho.
Desde já agradeço!

Avatar for Miguel Lucas
Washington Santos

Bom dia Pessoal,

Meu nome é Washington, tenho 35 anos, estou estudando farmácia e bioquímica.
Tenho um questionário para um trabalho universitário sobre distúrbio do sono que aborda também hábitos em geral e em uma ultima questão gostaria de uma opinião para concluir. Esse questionário irá servir também para que as pessoas se sinta um pouco preocupado com seus hábitos e assim muda-los para uma vida mais saudável.

Idade:
0 18 – 25 0 26 – 33 0 34 – 41 0 42 – 50

1) Quais são suas atividades diária? Qual função você exerce?
0 Estuda 0 Trabalha e estuda

2) Possui dificuldades para dormir?
0 Sim 0 Não

3) Quantas horas por dia costuma dormir?
0 02 horas 0 04 horas 0 06 horas 0 08 horas

4) Com que frequência você se sente sonolento, cansado e/ou indisposto?
Segunda – feira 0 Manhã
0 Tarde
0 Noite

Terça – feira 0 Manhã
0 Tarde
0 Noite

Quarta – feira 0 Manhã
0 Tarde
0 Noite

Quinta – feira 0 Manhã
0 Tarde
0 Noite

Sexta – feira 0 Manhã
0 Tarde
0 Noite

5) Apresenta alguns dos sintomas abaixo?
0 Depressão
0 Ansiedade
0 Dor crônica

0 Dor de cabeça
0 Dor na face
0 Dor no pescoço

0 Ronco intenso
0 Cansaço
0 Estresse

0 Bulimia
0 Pesadelos
0 Gastura nas pernas

0 Alteração de humor
0 Sonolência excessiva
0 Perda de memória
0 Nenhuma

6) Os sintomas começaram a partir do início do curso?
0 Sim 0 Não

7) Pratica alguma atividade física? Qual (Quais)?
0 Sim 0 Não

8) Como você classifica atualmente sua alimentação?
0 Excelente 0 Boa 0 Regular 0 Ruim

9) Você se automedica? Foi indicado por alguém?
0 Sim 0 Não

10) Como pretende mudar seus hábitos para ter uma vida mais saudável?
Organizar-se melhor
Praticar esportes
Mudar os hábitos alimentares
Atividades sociais e prazerosas
Praticar exercícios físicos
Abandono de vícios
Fazer check-up semestral

Avatar for Miguel Lucas
Fagner

Olá Miguel,

Eu tinha um vicio mental de um mau hábito , e estas lições estão me ajudando a superar .
obrigado
Fagner

Avatar for Miguel Lucas
bernadete

Gostei, tenho hábitos para serem mudados e vou aplicar isso…"eu estou no comando" não os meus sentimentos, e vontades…posso fazer que e certo.

Avatar for Miguel Lucas
Regis Moura

Oi. Tem dois anos e meio que me separei e me divorciei. Minha vida esta cheia de altos e baixos. Morei 8 anos nos EUA e o sistema de vida brasileiro não me agrada nem um pouco, mais a forma cultural. Então retornei a casa de meus pais sem nada tive que pagar muitas dividas do meu ex relacionamtento que eu tinha me afastado de familiares por causa de meu relacionamento e amigos que eu tinha no exfterior. passei por um descontrole emocional com estouro conversas que nao era verdade sobre o que sentiamos um pelo outro em varias redes sociais, enfim acabou meu casamento uma vida que eu estava construindo e meus sonhos que planejava com essa pessoa. Mudei muito meu sistema nervoso, emocional e profissional. Meu novo recomeco tem sido com muita calma. pois varias pessoas se afastaram de mim. Eu era um cristao, minha fe na vida quase morreu por isso. Mas estou com serios problemas de identidade e trasntorno emocional fortissimo que luto todo santo dia. Me agarrei a minha fé que sei ser tao forte em minha vida. mas deixei de ser eu mesmo. Preciso de me renovar, recomecar de novo do zero. estou cheio de sonhos que eram tao grandes mas se tornaram como tempestade. Por favor me ajude. moro em Ap. de Goiania. (62) 35795140.

Avatar for Miguel Lucas
marcelotrindade

alo meu amigo miguel . tudo bém. o negocio é seguinte amigo eu sou uma pessoa muito timida. tenho vergonhá de tudo nem namorada eu tenho

Avatar for Miguel Lucas
HELDER MOREIRA

Muitos grandes nomes da musica das artes da ciencia e da historia foram timidos e descobriram que aqueles aos quais eles achavam o maximo em beleza , inteligencia, fortuna e poder , tinham muitas dificuldades em várias áreas, e logo descobriram que nào havia motivo para nào se relacionar e mais, descobriram que eles podiam ser muito uteis como conselheiros e que fazer amigos é extremamente prazeiroso e importante para fazer negócios e conhecer pessoas interessantes e encontrar seu amor. Nao se preocupe e nao se cobre, é comum a todos errar, os outros tambem erram como nos todos, entao vá firme e de risada de seus erros, errou? ria, continue firme ate acertar, é como aprender a andar cai levanta, logo voce vai vencer é preciso apenas insistir de cara limpa e voce vai ganhar o mundo! Boa sorte!

Avatar for Miguel Lucas
LENICE

Amei este artigo, terminei de ler tudo o que estar acontecendo comigo hoje. Vou praticar o que li, vai me ajudar e muito. Obg

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

É muito difícil quando nos conhecemos.

A verdade sobre nós mesmos traz insegurança: "Como posso ser assim, fazer de tudo para agradar opiniões enquanto não sou capaz de agradar a mim mesma?".

Autodestruição, uma vida linda, com tantas possibilidades .. porque o Eu interior busca se ferir, se magoar. .. e muitas vezes sem nenhuma satisfação por isso. Somente prejuízos.
Por que nossos pensamentos nos traem? Porque somos induzidos fortemente por pensamentos traidores?

Sou uma mulher de 25 anos, tenho um filho lindo, muito inteligente e carinhoso, sou alegre, esperta, canto, toco violão, acredito em Deus, amo o Sol e toda a natureza, amo a vida.
No entanto pelas traições da minha mente cometo erros fatais. Tenho um vício que pode me levar a morte. Digo não. . Meus pensamentos dizem sim. Quando vejo estou vencida.

Se penso em matar e não mato tudo bem; Nao sou os meus pensamentos só preciso muda-los. Mas se o faço, então acabo de me tornar estes pensamentos, sou uma assassina.Como mudar fatos?

É um exemplo. ..mas se aplica afinal me mato um pouco a cada dia. E olha que acredito em eternidade.

Precisamos perdoar nossos próprios pecados. Uma pena que seja tão difícil perdoar. E quando aquele que te causa sofrimento e também as pessoas que ama é você mesmo?

DIFÍCIL! Só quero ser a vencedora desta batalha contra mim mesma. Espero não enlouquecer ou me tornar bipolar.

Desculpem o desabafo!!

Obrigada pelas receitas .. certamente irão me ajudar!!

Avatar for Miguel Lucas
Lisangela

Amei o texto, de grande ajuda tbm!

Avatar for Miguel Lucas
Igor

Ola Miguel.

Que frases de auto ajuda vc me indicaria para alguém que sofre de ejaculação precoce?

Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Parabéns pelo trabalho adorei, vou colocar em pratica e daqui uns dias vou comentar o meu resultado.
Andava desanimada, quero fazer as coisas na hora certa e acabo não fazendo nada. Ficando atolada de coisas para fazer é como disse no artigo, quando quero fazer o cérebro passa uma sensação de desconforto e acabo deixando para depois e acabo não conseguindo fazer. Muito Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Fabio

Ola, excelente artigo sobre a mudança de hábitos, acredito muito que nosso sucesso esta ligado a eliminação de maus hábitos e a construção de novos.. Toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos”, escreveu William James em 1892.
Falo bastante sobre isso no artigo que escrevi sobre Eliminação de Maus Hábitos ~> http://alinhamentomental.com.br/maus-habitos-como-elimina-los/

Avatar for Miguel Lucas
Carlos P. Braz

Já fazem cinco anos que vc postou esse artigo e agora, pesquisando no google, tive a sorte e ler, sorte porque veio de encontro ao que procurava. Sou pessoa feliz comigo, tenho família maravilhosa vivo o amor com a esposa e família. Vou fazer 70 anos daqui 30 dias e pretendo aproveitar essa data para mudar alguns maus hábitos e pensamentos . Tenho encontrado alguma leitura mas no fim elas se direcionam para religião , o que detesto, estou ficando agnóstico. Enfim gostei muito desse seu texto. Já me decidi, acendeu uma luz… valeu… parabéns e bom trabalho….

Avatar for Miguel Lucas
cristiane

Boa tarde!

Hoje depois de 13 anos de escravidão resolvi abandonar velhos hábitos e adotar novos… o seu texto foi de fundamental relevância para mim. Com certeza esse texto vai me ajudar e muito.

Obrigado

Abraços.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *