16 Sugestões para construir autoconfiança e autoestima
Psicologia Comportamental 22/09/2016

16 Sugestões para construir autoconfiança e autoestima

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A nossa autoestima é um conceito ou noção do valor de nós mesmos que pode ser afetada por fatores como a saúde física e psicológica, eventos negativos da vida, como perder o emprego ou relacionamentos mal sucedidos, disfuncionais ou frustrantes, e um senso geral de falta de controle. Este sentimento de falta de controle é, muitas vezes particularmente acentuado em pessoas que são vítimas de abuso emocional, físico ou sexual, ou de discriminação relativamente à religião, cultura, raça, sexo ou orientação sexual.

Na grande maioria das vezes, para melhorar a autoconfiança ou autoestima é necessário resolver alguns problemas relacionados com o passado que minam o bem-estar e a paz de espirito no presente.

Baixa autoestima, uma ponte com o passado

Às vezes, a baixa autoestima pode ter sido profundamente enraizada ou ter as suas origens em experiências infantis traumáticas, como a separação prolongada de figuras parentais, negligência ou abuso emocional, físico ou sexual. Se você acha que isso é um problema particular para você, fale com um profissional de saúde mental.

A terapia ou aconselhamento pode permitir-lhe falar sobre essas experiências, aceitá-las e deixarem de ser um impeditivo ao seu bem-estar e valorização pessoal. Infelizmente, a terapia ou aconselhamento pode ser difícil de obter, e pode provar-se não ser eficaz e adequada para todas as pessoas. Evidentemente que a eficácia da terapia está relacionada com a gravidade da situação vivida e igualmente com a abordagem e profissionalismo praticado pelo profissional.

Uma técnica que tenho vindo a verificar ser eficaz, em alguns cenários considerados traumáticos ou angustiantes por parte de quem sofre, é a ressignificação dos acontecimentos passados. A pessoa é conduzida às memórias negativas do seu passado, sendo orientada a dar um novo significado ao impacto do seu sofrimento, curando alguns dos seus sentimentos e pensamentos negativos.

Descrevi este processo no artigo: Curar o passado, ressignifique os acontecimentos traumáticos numa história capacitadora.

confiança

Não deixe arrastar o seu problema

Se você sofre ou tem vindo a sofrer de baixa autoconfiança e/ou baixa autoestima, e percebe que isso pode estar relacionado com alguns acontecimentos passados, resultando em sofrimento prolongado e infelicidade, aqui mesmo na Escola Psicologia pode ter acesso a consultas de psicologia online onde pode usufruir de uma terapia que tem-se comprovado eficaz com as pessoas que sofrem com este tipo de problemas. Se pretender mais informação, siga o link =>> Consultas de Psicologia Online.

A baixa autoestima por períodos prolongados pode predispor ao desenvolvimento de um transtorno mental, e uma vez desenvolvido um transtorno mental pode, por sua vez fazê-lo entrar num ciclo descendente da sua autoestima, prejudicando drasticamente a sua vida.

Não pretendo estar a colocar um cenário negativista, mas sim alertá-lo para os perigos que pode enfrentar ao não dar atenção à propagação de uma autoestima diminuída por longos períodos da sua vida. Em alguns casos, a baixa autoestima é em si uma característica central do transtorno mental, por exemplo, na depressão ou transtorno de pânico.

As pessoas com uma baixa autoestima e uma baixa autoconfiança prolongada, geralmente vêem o mundo como um lugar hostil e percepcionam-se como vítimas. Como resultado, elas sentem-se relutantes em expressar e afirmar-se, fazendo com que percam algumas experiências e oportunidades significativas, podendo ainda sentirem-se impotentes para mudar as coisas que atrapalham a sua vida. Tudo isto contribui para a construção de uma espiral descendente da autoconfiança e autoestima.

Ações benéficas para a autoconfiança e autoestima

Felizmente, há uma série de ações simples que qualquer pessoa pode fazer para aumentar a sua autoestima e, esperançosamente, romper com esse círculo vicioso. Você pode praticar algumas das coisas sugeridas na lista que se segue, e certamente não precisa fazê-las todas. Basta fazer aquelas em que se sinta mais confortável:

1. Faça três listas. Numa folha de papel escreva as suas forças, uma das suas conquistas mais importantes para si, e uma das coisas que você admira mais em si mesmo. Tente a colaboração de um amigo ou parente para ajudá-lo com essas listas. Mantenha as listas  num lugar seguro e leia-as regularmente.

2. Pense positivamente acerca de si mesmo. Lembre-se que, apesar dos seus problemas, você é uma pessoa única, especial e valiosa, e que você merece e pode vir a sentir-se bem acerca de si mesmo, se fizer coisas nesse sentido. Identifique e conteste os pensamentos negativos que tem acerca de si mesmo, como “Eu sou um perdedor”, “Eu nunca faço nada certo”, ou “Ninguém gosta de mim”.

Certamente estas crenças acerca de si mesmo estão distorcidas por erros de pensamento devido à sua baixa autoconfiança e autoestima. Faça um acordo consigo mesmo, sendo o seu principal aliado. Sempre que sirgam na sua mente pensamentos depreciativos acerca de si mesmo, não os siga. Crie outros pensamentos que possam puxar por si, que possam orientá-lo para as coisas que quer alcançar e que o ajudem a transmitir-lhe confiança. A confiança em si mesmo pode ser construída.

Para aprofundar o assunto, leia: Como implementar o pensamento positivo na sua vida?

3. Preste especial atenção à sua higiene pessoal e aparência. Por exemplo, cuidar do estilo do seu cabelo, aparar as unhas, usar fio dental nos dentes. Vestir roupas que façam você sentir-se bem consigo mesmo. Cuidar de nós mesmos representa o valor que damos a nós mesmos, mas igualmente à preservação da nossa imagem junto dos outros.

4. Coma boa comida como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Faça refeições a pensar em si mesmo, torne isso um momento especial, mesmo se você estiver comendo sozinho. Desligue a TV ou rádio, ponha a mesa, e prime na disposição da comida no prato para que pareça atraente. Você também merece mimar-se a si mesmo. Se você não cuidar bem de si, quem cuidará? Pense nisso.

5. Exercite-se regularmente. Sair para uma caminhada todos os dias, e fazer exercícios mais vigorosos (exercícios que façam você suar) três vezes por semana é uma prática de enorme retorno e satisfação. A prática do exercício físico regular é um propulsor da autoestima, eleva os níveis de energia, promove o humor, faz libertar na corrente sanguínea endorfina (vulgarmente conhecida por hormona do bem-estar).

Para saber mais acerca deste assunto leia: 11 Formas de promover a sua saúde e capacidade física.

auto confiança

6. Verifique se você está dormindo o suficiente. Após um dia de trabalho a nossa energia diminui, é importante repormos os nossos níveis de energia. Para isso, o descanso conseguido através de uma noite bem dormida é um dos principais restauradores do corpo e mente.

Para mais informações acerca do assunto, leia: 6 Dicas para melhorar os seus problemas de insónia.

7. Aprenda a gerir os seus níveis de stress. Na vida, as exigências por vezes são mais que muitas. Exercem uma enorme pressão sobre os nossos recursos e a nossa capacidade de resposta. É importante perceber a exigência das tarefas que tem de realizar e entender se está preparado para responder-lhes ou resolvê-las de forma eficaz. Caso verifique que a sua ansiedade e irritabilidade estejam a aumentar e consequentemente a sentir uma diminuição no seu humor, provavelmente está a sofrer de stress. O stress faz-se sentir sempre que a sua capacidade de resposta seja inferior às exigência que enfrenta. Se você não é capaz de responder de forma funcional e eficaz às exigências do seu dia-a-dia, a sua autoestima pode sofrer abalos.

Para aprofundar este assunto, leia: 6 estratégias para combater os stress.

8. Organize o seu espaço pessoal e profissional,  mantenha-o limpo, confortável e atraente. Sentirmo-nos bem nos espaços onde passamos a grande maioria do nosso tempo é essencial para que possamos receber estímulos de bem-estar. Organize as coisas de forma a que possa ter a maior satisfação possível.

9. Faça coisas que você gosta de fazer. Por vezes, quando andamos mais em baixo, com preocupações a ocuparem-nos a cabeça e na presença de alguns sentimentos negativos, fundimo-nos a isso e deixamos de fazer coisas que nos fazem sentir bem. Este é um problema acrescido para a autoestima. É importante promover atividades que possam ter um retorno positivo, que promovam sentimentos positivos. Ao experienciar boas sensações, certamente isso fará com que todo o seu ser fique mais animado, mais positivo e mais esperançado. Promova aquilo que o faz sentir-se bem, mesmo que esteja a sentir-se mal.

10. Envolva-se em atividades lúdicas como música, pintura, poesia ou dança. Este tipo de atividades lúdicas e artísticas permitem que você possa expressar-se, e adquirir um senso de domínio, levando-o a interagir positivamente com os outros. Procure uma destas atividades ou outras na sua localidade. Invista em si mesmo e na promoção do seu bem-estar.

11. Estabeleça um desafio que você possa realmente conseguir, e não para até alcançá-lo. Por exemplo, fazer yoga, aprender a cantar, ou cozinhar um jantar para um pequeno grupo de pessoas em sua casa.

Para aprofundar o assunto, leia: Espere o melhor e alcance-o.

12. Faça algumas das coisas que você tem adiado constantemente. O sentimento de eficácia e de dever cumprido ao realizarmos algo que nos custa ou que não gostamos muito, mas que é necessário ser feito, produz um retorno de satisfação e de valor de nós mesmos. Por este motivo é um excelente promotor da autoestima. Proponha-se igualmente a fazer algo que lhe gera medo, receio ou dúvida, sobretudo acerca das suas habilidades ou competências necessárias à boa realização. Ao enfrentar o que teme, pode vir a ser bem sucedido, tendo como retorno o aumento e o reforço da confiança em si mesmo.

Para aprofundar o assunto, leia: Aproveite o seu medo para atingir os objetivos desejados.

13. Faça algo que beneficie os outros. A prática da compaixão ou do reconhecimento do valor humano é algo que promove a satisfação geral, que nos permite olharmo-nos como benevolentes.  Por exemplo, visitar um amigo que está doente, ou envolver-se com uma instituição de caridade local. Este tipo de ações podem fazê-lo sentir-te bem consigo mesmo só pelo fato de sentir que está a valorizar e a ajudar outras pessoas.

14. Envolva os outros no seu objetivo. Informe alguns dos seus amigos e familiares de confiança pelo que você está passando e peça o seu conselho e apoio. Talvez eles também tenham problemas semelhantes. Passar por momentos difíceis sozinho é algo terrível e pode comprovar-se como destrutivo e traumático.

15. Tente passar mais tempo com as pessoas que você gosta. Não se afaste das pessoas que gostam de si, não restrinja a sua vida social. Afastar-se das as pessoas que lhe são queridas poderia conduzi-lo ao isolamento e piorar ainda mais o estado que possa estar a passar neste momento. Esforce-se por promover ações sociais com os seus amigos, ou conhecer pessoas novas.

16. Por outro lado, evite as pessoas ou lugares que o façam sentir-se mal acerca de si mesmo. Não recomendo que faça isto durante toda a sua vida, mas se está a travessar por um período de baixa autoconfiança e baixa autoestima, este é o momento de fazê-lo. É importante que se proteja no sentido de não piorar o seu estado, nem comprovar algumas das dúvidas que possa ter acerca de si mesmo.

“A saúde é a maior posse. O contentamento é o maior tesouro. A confiança é o maior amigo”. -Lao Tzu

Se até aos dias de hoje, e apesar de todos os seus esforços não tem vindo a conseguir melhorar a sua autoestima e autoconfiança, e gostaria de ter acesso a informação mais aprofundada e orientada, passo a passo, quero dar-lhe a conhecer a minha palestra em vídeo: Como Melhorar a Autoestima e Autoconfiança. Para ficar a conhecer a minha palestra =>> Clique Aqui

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniele, obrigado pelo comentário.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nelson Morgado

só tenho uma coisa a dizer
Simplesmente genial…

Grande Trabalho. vocês são os melhores

já não passo sem vocês
faz muito bem uma leitura neste blog

Parabéns e não parem de escrever porque eu irei sempre ler os vossos artigos

Abraço 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Nelson, obrigado pelo comentário

Fico muito agradecido pelas suas palavras de reconhecimento e de incentivo. Vamos continuar a levar até você conteúdos para o seu enriquecimento.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Rojas Sierban

Simplesmente fantástico, todos os artigos de todos os blogs da equipe são de altíssima qualidade, espero que continuem por muitos e muitos anos,

Ricardo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso as suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Dione

Todo dia estou lendo um artigo do blog, e é interessante o que sinto. Pois a sensação é que, Ufa! alguém se preocupa comigo, Vivo tentando superar meus conflitos, e esses artigos me ajudam muito! Será que vocês tem ideia, do quanto isso ajuda as pessoas!? deixo meu muito Obrigado!!!

Avatar for Miguel Lucas
Kamila Dias

Olá, Miguel !

É maravilhoso acordar e ler bons textos, tenho feito da Escola de Psicologia uma rotina, vale a pena ser compartilhado, pois pessoas necessitam adquirir conhecimentos e espalha-los também.

Magnífico,

Congratulations.

Avatar for Miguel Lucas
Uilson Ferreira Dos Santos

Boa noite Miguel Lucas.
Obrigado.
Aprisionado, dias sem cor, um vazio
ou melhor um rombo no peito.
Por quase toda minha existência foi assim.
Numa busca de autoconhecimento, tenho vasculhado varios sites,
mas o teu texto foi muito terapêutico.
Vou aplicar os seus direcionamentos.

Avatar for Miguel Lucas
Aloisio

Caro Miguel, tenho passado por uma fase de ansiedade muito forte e seus artigos tem contribuido para a minha recuperação. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Iraides

Tenho feito da Escola de Psicologia, um amigo que estimula o meu raciocinio…
Obrigada pele companhia diária!

Avatar for Miguel Lucas
Lily

Bastou um clique pra que me sentisse revigorada! Obrigada por compartilhar coisas tão boas!

Avatar for Miguel Lucas
Marcia Maria

Identifiquei-me com tantas coisas que li nesse texto!!! vcs não imaginam como fui ajudada com esse blog!!! parabéns!! continuem postando, digo: nos ajudando!! um forte abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Davison Cavalheiro

Parabéns, lembrei-me de uma importante frase, "não derrube ajude a levantar" é isso que vcs estão fazendo, continuem assim.

Avatar for Miguel Lucas
soraia

ola..
sera possível uma criança não ter auto confiança ao ponto de não se comunicar na escola????ou não sera esse o motivo do silencio 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Flavia

Puxa, cada vez que leio um artigo de vocês penso – Que fantástico é realmente de ficar sem palavras!!!! Parabéns DEUS abençoe vocês!!! obrigado por nos ajudar. BJS

Avatar for Miguel Lucas
sandra

Texto muito bom! Parabéns! Estou passando por momentos de baixíssima auto-estima devido uma separação e o texto me ajudou muito a abrir os olhos! Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Rosa

Mto bom! Traz informações enriquecedoras para nossa vida!

Avatar for Miguel Lucas
Laura

Olá Dr. Miguel, gostaria de agradecer pelo texto.
Sempre tive problemas de relacionamento com outras pessoas, entendi que antes disso é preciso me relacionar bem comigo mesma
Me ajudou muito

Avatar for Miguel Lucas
Miriam

Olá, tenho 20 anos sou muito insegura! comecei a ler o texto e ao mesmo tempo sentia algo mt forte dentro de mim, sem exagero como se fosse um incômodo, porque estava tocando na ferida, não contive minhas lágrimas.. Sou mt ciumenta e mt insegura, não me contenho as vezes e só pioro tudo! TUDO! TUUUUDO msm que foi dito me tocou mt, sou tão anciosa que desde criança 8 anos arranco meus cabelos em crises de ansiedade, e depois delas me sinto pior do que antes.
não consigo terminar nada que começo me sinto de vdd uma fraca! Esse meu jeito está afastando as pessoas que amo do meu lado, meu namoro vai de mal a pior, acho que a qualquer momento ele me trocará por outra e sinto que ele só está cmg pra não me deixar mais triste com a separação. Não quero me afundar mais nesse poço! Dá uma agonia de verdade admitir isso mais preciso de ajuda :'(.

Avatar for Miguel Lucas
Rubi

Oi Mirian, hj é minha primeira vez por aqui, vi seu comentário e eu não estou passando pelas mesmas situações mas o que eu tenho a te dizer é que tudo na vida passa. Só depende de nós querermos que isso passe logo ou não. Gostei muito deste blog e vou ficar lendo sempre. Estou meio sem confiança em mim mesmo, mas neste caso é aqui no trabalho. Conto com ajuda de meu marido e familiares mas vi que esta blog se encaixou em mim. Tenha pensamento positivo! (embora as vezes seja difícil) Bjs lindona!

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline C

Oi Mirian, conheci o site hoje, li vários depoimentos e me identifiquei muito com o seu …Já passei por relacionamento desgastado por eu sentir ciúme demais, estou tratando ansiedade depois de 26 anos sofrendo com isso, sou filha de pessoa que trata depressão ha anos, sou de um lar disfuncional, me senti rejeitada a vida toda pelo meu pai qdo achei um namorado legal quis inconscientemente suprir a falta do meu pai no meu namoro querendo ficar o tempo td com ele, saber oq ele fazia a toda hr, ficar distante dele sempre tinha tempo cronometrado e isso nos fez sofrer mto.
Cheguei até aqui pq hoje me peguei com uma dúvida no meio da aula de inglês: Como construir auto estima, e agora na internet resolvi pesquisar….Fiquei muito feliz de logo de cara ter achado esse site, e vou assistir os vídeos e sugar toda informação que puder aqui…vendo vc falar de ansiedade a ponto de arrancar os cabelos eu notei um tique eu eu tenho parecido, de raspar com as unhas o tempo td o couro cabeludo, isso me incomoda, as x o braço doi de tanto tempo que estou fazendo mas mesmo assim tem dias que eu nao tenho muito controle sobre isso. Também tenho muita dificuldade de terminar as coisas que eu começo, ja desisti de muitos cursos que iniciei, projetos, planos, por desanimo e as vezes por auto sabotagem de acreditar que eu nao era boa o bastante pra consegui….nap sei pq estou expondo minha vida resumida mas e isso….pronto falei!!

Avatar for Miguel Lucas
maria eduarda

Ola, eu sou uma pessoa que nao tem auto estima e confiança em mim mesmo, porque as vezes faço coisas olho para elas e vejo que as coisas dos outros sao melhores que as minhas e é isto que me deixa ficar sem auto estima, e quanto á confiança eu as vezes tenho medo de fazer as coisas, porque penso que vou falhar ou fazer mal essa coisa tudo isso porque eu nao confio em mim propria e tenho a mania que nao presto e que nao sei nada… E as vezes as pessoas dizem que isso é mentira e que é para eu pensar positivo, mas isso nao me ajuda nada e eu preciso mesmo de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Klebsoon Webster

Como sempre, seus textos NOS FORTALECENDO E NOS ENGRADECENDO ainda mais Miguel. Deus o abençoe!

Quero ler toooodos!

Avatar for Miguel Lucas
Eugenia

Esse comentario chegou numa ótima hora, mais para ser sincera, preciso de mais conselho pois estou com minha altoestima super pra baixo, por favor socorro.

Avatar for Miguel Lucas
ray

Eu sou gorda e me acho horrível,me olho no espelho e não me acho bonita
minha família sempre diz que sou bonita oque devo fazer para me achar linda??? eu li esse texto mais ele não me ajudou.

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Me ajudou muito! Muito grata!

Avatar for Miguel Lucas
Normacy Sacramento

Texto muito maravilhoso,muito contribui para as minhas inseguranças

Avatar for Miguel Lucas
ser invisível, é impossível

Estou frustrada eu com no começo dos meu 16 anos vivo recebendo piadinhas a respeito da minha aparencia tem horas em qui eu Não tenho vontade de " viver".

Avatar for Miguel Lucas
claudia

nossa! eu vim procurando ajuda e encontrei algo por onde começar. muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
José Pereira

Adorei. Sou Licenciado em Comunicação e Relações Públicas, e estou agora a terminar o Mestrado em Comunicação e Marketing. Ultimamente fiquei sem emprego e tenho reduzido a minha autoconfiança e também a falta de autoestima têm me feito afastar das pessoas que mais gosto. Adoro psicologia e o meu maior sonho é ser psicólogo, para ajudar pessoas como eu e principalmente a mim mesmo. Só que a falta de confiança e autoestima paralisaram-me e perdi a vontade de lutar por este sonho.
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
cairo

Excelentes explicações ta d Parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Tábata

Adorei o texto, os seus textos tem me ajudado muito, seu site está fazendo parte da minha vida.
Parabéns por seu trabalho…

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Está sendo de grande ajuda tais leituras. São atitudes simples e de grande valor.Creio que o conhecimento pode libertar qualquer um que queira de verdade uma mudança. Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Eu não me acho um cara seguro de mim mesmo!
Na mesma hora que me acho um cara apito para as coisas, na mesma, ja me vejo como um qualquer que não conseguirá alcançar seus objetivos.
Auto estime e Auto confiança são coisas extintas de mim, eu ate ajudo pessoas a se sentir bem,faço coisas para deixa-las bem e se sentir bem consigo mesmas, mas quando se volta pra mim, não consigo fazer algo para que eu me sinta seguro e confiante. Eu não sou difícil de criar amizades, pelo contrario, por onde passo faço amizades novas, porem não as cultivo a ponto de estende-las a longo prazo, acabo deixando um lado frio e inseguro de mim afastar as pessoas, por achar que elas não gostam de mim ou que so são meus amigos/amigas por pena ou interesse.
Mesmo no meu ultimo relacionamento, eu não era seguro de que estava com a menina por merecimento e sim por algum outro motivo, pois não me acho bonito nem atraente. Mesmo namorando uma menina linda. E sempre coloco obstáculos quando se trata em procurar uma nova pessoa para de me relacionar,por achar tais coisas de mim mesmo.
As outras coisas são integradas junto as que acabei de citar.
Gostaria muito de ajuda para controlar a mim mesmo, ter mais confiança em tudo que vou fazer e melhorar minha auto-estima, pois sei que não me faz bem, e nem para as pessoas que convivem comigo.

Avatar for Miguel Lucas
Gustavo

Sou extremamente complexado,só saio de casa de jaqueta de couro pelo fato de ser magro demais e branco, nada me agrada em minha aparência porém nunca falo dos problemas para os outros, guardo tudo para mim, além do mais sou tímido e devido à experiências passadas virei uma pessoa anti-social,não me relaciono,quase não tenho amigos, sinto que essas coisas que citei estão me prejudicando,tenho pensamentos muitas vezes horríveis,esse post está até me ajudando.

Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Simony

Eu sei como é que você se sente, parece que ninguém vai ser capaz de nos amar, você não está sozinho.

Avatar for Miguel Lucas
Mariana

Só agradeço a imensa ajuda que seus textos nos proporciona. Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Demostenes Monteiro

P/ Gustavo , que se diz muito tímido e foge do mundo . Tenho 67 anos , sou violonista popular
(autodidata) , musico profissional . Atualmente sem emprego e desmotivado . Minha vida toda
fugi de encarar essas mesmas coisas que vc fala que tem e te deixa pra baixo ( timidez , medo
de gente etc…) . Agora tenho que encarar essas situações e não é fácil p/ mim nem pra vc .
Não se permita ficar parado e fugindo dos problemas como eu fiquei um bom tempo ( 67 anos ) .
Estou lendo e pesquisando tudo que encontro na internet p/ me ajudar a sair um pouco disso
( PNL , TFT , palestras motivacionais , Lucas Miguel , Lair Ribeiro , Cristina Cairo e outros ) .
Começa usar tua energia inteligente p/ começar sair disso ; senão o bicho pega .

Avatar for Miguel Lucas
aline Rodrigues

oi muito bom…. mais eu preciso muito de ajuda 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Amaranta

Parabéns pelo artigo! Essas dicas sao verdadeiras preciosidades para a vida das pessoas que sofrem de baixa autoestima. Realmente confortante saber que existe soluçao para este problema que acomete tantas pessoas. Gratidao por compartilhar seu trabalho conosco.

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline C

Esse artigo fez com que um filme sobre a minha própria vida passasse diante dos meus olhos porém de modo transparente….muitas angústias, frustrações, erros, respostas que eu busquei em mim mesma a vida toda e não tinha sacado antes…muito se encaixou ao decorrer dessa leitura…pena que eu demorei muito pra chegar até aqui, mas espero conseguir usar a receita desse "bolo" sem desistir na metade do caminho como venho fazendo a minha vida toda…Excelente trabalho, linda iniciativa, um dia gostaria de saber como nasceu a ideia que fez com que chegasse até aqui… Sucesso!!!

Avatar for Miguel Lucas
Cm

Esta difícil, não vejo a hora que tudo isso passe ou melhore.
Namoro a 1 ano e meio e a 5 meses o meu namorado me contou de uma traição logo que nos conhecemos, saiu com a moça e a engravidou, no momento que me contou a criança já estava com 1 mês, ele me disse que a mãe da criança o procurou depois que ele nasceu. Foi difícil encarar tudo, o nosso sentimento foi crescendo aos poucos e hje somos muito apaixonados. Disse que queria ficar comigo e não tinha nenhuma intencão em ficar com ela. Eu o amo muito e sempre disse que estaria ao lado dele independente do que acontecesse. Então perdoei e estamos juntos.
Namoramos a distância, ele mora em outra cidade e nos vemos no fds. Durante a semana, fico péssima, não tenho vontade de fazer absolutamente nada, tudo é sem graça, fico mal humorada e pensando nele o tempo todo.
Quando estamos juntos, tento ser a melhor em tudo, cozinha, afeto e no sexo. E é sempre maravilhoso quando estamos juntos. Tenho um medo enorme de perde-lo, sei que é uma bobagem e não posso pensar assim.
Acho que preciso urgente de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Silvia Martins dr Paula alves

Estou passando por um desafio…tirando minha CNH…nesta situação me peguei novamente com minha auto estima lá embaixo,porque ja fui reprovada a anos atrás…
Enfim dessa vez estou a encarar o Leão de novo,e me peguei agora a poucos dias do exame me sentindo péssima,incapaz…e sei que como sempre o problema esta em mim na minha falta de confiança .
Obrigado pela ajuda, pois algumas coisas ja tenho colocado em pratica…se puder mande mais exercícios pra que eu possa superar essa mania que tenho de me achar inferior…

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Junqueira

Sofro de baixa autoestima há mais de cinquenta anos…. é uma luta inglória e solitária…

Avatar for Miguel Lucas
Nara Dupret

Oi tudo bem estou a autoestima muito baixa preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Jose David Nunes

Muito bom e esclarecedor!

Avatar for Miguel Lucas
Adalberto

Muito obrigado Miguel Lucas, so de ler essas palavras ja me sinto muito melhor (y)
obrigado msm 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Jo

Parabéns pelo artigo!!! Parabéns pela atitude de compartilhar!!! Esse artigo é de suma importância na vida das pessoas que se diminuíram por acreditar em pessoas das quais muitas das vezes é da própria família onde tudo começa…ou decepção por ter confiado cegamente e amado da mesma maneira de modo a não se valorizar na tentativa de querer agradar muito aos outros anulando a si mesmo. Os anos passam e quando é deixado, fica perdido, sem rumo, sem vontade de viver. Muito obrigada e Deus abençoe infinitamente a sua vida e dos seus.

Avatar for Miguel Lucas
Elivan

Muito bom o conteúdo que li aqui

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Boa tarde a todos que leram e comentaram sobre auto estima autoconfiança e tambem ao autor do blog. Gente e terrivel se sentir assim mas no momento e exatamente assim que me sinto como se na minha vida amorosa desse certo as vezes acho que estou nesse mundo sem proposito algum pois vejo tantas pessoas sendo felizes em seus relacionamentos pessoas comuns e sem nada de especial eu sei que sou uma mulher bonita porem com autoestima la em baixo e como se minha alma denunciasse a todos quem sou de verdade uma pessoa triste, infeliz e totalmente negativa no quesito relacionamento e por isso percebo que os homens se afastam de mim talvez pela carencia que tenho de atençao nao sei mais o que fazer ta tudo vazio dentro de mim acabei de perder mais um relacionamento que considerava ser o ultimo e mais lindo da minha vida estou totalmente desmotivada e em total desalento. Por favor me ajudem nao quero continuar assim…..

Avatar for Miguel Lucas
Eliane

Excelente este artigo nos ensina como devemos ser positivos não só no pensamento mas como a emoção, nos relacionando com pessoas otimistas.
Parabéns esclarecedor.

Avatar for Miguel Lucas
Aquelaine

Ola, adorei este artigo, era tudo que estava procurando, acredito que ira ajudar muitas pessoas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *