Esclarecimentos sobre a Depressão - Miguel Lucas
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Esclarecimentos sobre a Depressão

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A depressão é um transtorno de humor no qual uma pessoa tem pensamentos de extrema tristeza, desesperança e/ou desespero, e esses sentimentos costumam interferir com a vida diária, tais como trabalhar, comer ou dormir. Estes sintomas devem persistir durante pelo menos duas semanas, para satisfazer o diagnóstico para a depressão. As causas da depressão são variadas e vão desde acontecimentos de vida negativos a fatores biológicos.

A depressão também pode acontecer simplesmente devido à forma como uma pessoa pensa. Em grande parte, a depressão deve-se a erros de raciocínio que a pessoa comete acerca dos problemas que vai enfrentado na sua vida.

A depressão clínica pode ser leve, moderada ou severa . Mas tudo isso contém coisas comuns: sentimento de tristeza profunda e  um estado deprimido por semanas ou meses a fio (e não apenas humor diminuído ou passageiro), acompanhada por sentimentos de desesperança, falta de energia, e tendo pouco ou nenhum prazer em coisas que lhe deram alegria no passado.

Uma pessoa que está deprimida tem imensa dificuldade em ser ativa,  sentindo-se totalmente desmotivada para fazer qualquer coisa. Mesmo coisas simples como vestir-se de manhã ou comer torna-se um enorme obstáculo.

Estou simplesmente abatido ou tenho algo mais?

Senti-se em baixo ou abatido é bastante comum na sociedade de hoje em que vivemos num ritmo acelerado. As pessoas estão mais stressadas do que nunca, trabalham mais horas do que nunca. É natural, portanto que não se sintam a 100% em alguns dias. Isso é completamente normal.

O que diferencia a depressão de meramente sentir-se ocasionalmente para baixo por alguns dias, é a gravidade dos sintomas descritos anteriormente, e durante quanto tempo você teve ou tem os sintomas.

Normalmente, para a maioria dos transtornos depressivos, você precisa ter sentido alguns desses sintomas por mais de duas semanas. Esses sintomas têm de causar-lhe uma certa quantidade de sofrimento na sua vida, e interferir com a sua capacidade de exercer a sua rotina diária normal.

A depressão é um transtorno grave, e que muitas vezes pode passar despercebido na vida de algumas pessoas, porque pode instalar-se silenciosamente. A depressão pode não aparecer repentinamente, pode instituir-se quase de forma imperceptível na sua vida ativa e ir retirando-lhe o prazer de viver. Ou pode ser causada por um acontecimento específico, como o rompimento de um relacionamento de longo prazo, um divórcio, problemas familiares, etc.

Encontrar e compreender as causas da depressão não é tão importante como a obtenção de tratamento adequado e eficaz.

depressão

O que é um transtorno depressivo?

Os transtornos depressivos têm sido verificados na humanidade desde o início da história. Na Bíblia, o rei Davi, bem como Job, sofreu desta aflição. Hipócrates refere-se à depressão como melancolia, que literalmente significa bílis negra. Bílis negra, junto com catarro, sangue e bílis amarela foram os quatro humores (fluidos) que descreveu a teoria fisiológica da época.

A depressão, também chamada de depressão clínica, foi retratado na literatura e nas artes por centenas de anos, mas o que queremos dizer hoje, quando nos referimos a um transtorno depressivo? No século 19, a depressão foi vista como uma fraqueza hereditária do temperamento. Na primeira metade do século 20, Freud atribuía o desenvolvimento da depressão à culpa e conflito.

Nos anos de 1950 a 1960, a depressão foi dividida em dois tipos, endógenos e neurótico. Endógeno, significa que a depressão vem de dentro do corpo, talvez de origem genética, ou vem do nada. Depressão neurótica ou reativa tem um fator ambiental de precipitação, como a morte de um dos cônjuges, ou a perda de algo significativo, tais como a perda de um emprego.

Nos anos 1970 a 1980, o foco de atenção passou da causa da depressão aos seus efeitos sobre as pessoas atingidas. Isso quer dizer que, qualquer que seja a causa de um caso particular, quais são os sintomas e as funções prejudicadas que os especialistas podem concordar para diagnosticar um transtorno depressivo?

Embora ainda hoje existam alguns argumentos distintos (como em todos os ramos da medicina), a maioria dos especialistas concordam com o seguinte:

1 – Um transtorno depressivo é uma síndrome (conjunto de sintomas), que reflete um humor triste e/ou irritável excedendo a tristeza normal. Mais especificamente, a tristeza da depressão é caracterizada por uma maior intensidade e duração e por sintomas mais graves e incapacidades funcionais do que o normal.

2 – Os sinais e sintomas da depressão são caracterizados não só por pensamentos negativos, humores e comportamentos, mas também por mudanças específicas nas funções corporais (por exemplo, crises de choro, dores no corpo, baixa energia ou libido, assim como problemas com a alimentação, peso, ou sono). As alterações funcionais da depressão clínica são muitas vezes chamadas de sinais neurovegetativos. Isto significa que as alterações do sistema nervoso no cérebro causam muitos sintomas físicos que levam à diminuição da participação e um nível de actividade diminuída ou aumentada.

3 –  Algumas pessoas com transtorno depressivo, especialmente depressão bipolar (psicose maníaco-depressiva), parecem ter herdado uma vulnerabilidade a esta condição.

4 – Os transtornos depressivos  são um enorme problema de saúde pública, devido aos milhares de pessoas que são afetadas. Cerca de 10% dos adultos, 8% de adolescentes e 2% das crianças pré-adolescentes experimentam algum tipo de transtorno depressivo. Os adolescentes que sofrem de depressão têm maior risco de desenvolvimento e manutenção da obesidade.

Num importante estudo médico, a depressão causou grandes problemas no funcionamento de pessoas influenciando negativamente e com mais frequência que sofria de artrite, hipertensão, doença pulmonar crônica e diabetes.A depressão pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doença arterial coronariana, HIV, asma e muitas outras doenças médicas.

A depressão pode coexistir com praticamente todas as outras doenças de saúde mental, agravando a situação daqueles que sofrem a combinação de ambas, depressão e outras doenças mentais.

5 – A depressão é geralmente identificada pela primeira vez num ambiente de cuidados primários, e não num consultório de um terapeuta de saúde mental. Além disso, muitas vezes assume vários disfarces, o leva a depressão a ser sub-diagnosticada.

6 – Apesar de evidências das pesquisas e das orientação clínicas sobre a terapia, a depressão muitas das vezes não é tratada. Esperemos que esta situação possa mudar para melhor. A depressão pode ser tratada com taxas elevadas de sucesso quando devidamente enquadrada num programa terapêutico.

Aqui mesmo no meu site pode ter acesso a terapia eficaz para uma recuperação total. Tenho ajudado centenas de pessoas por todo o mundo a superar a depressão. Você também será capaz.

Para mais informações visite a página =>> Consultas de Psicologia Online

O que o impede de iniciar um tratamento para a depressão?

Se você for diagnosticado com depressão, é hora de começar a tratá-la. Existem duas formas de conseguir ter êxito na sua melhoria. Tratamento com medicamentos, tratamento com psicoterapia, ou ambos. Preferencialmente, aconselho a uma conjunção da toma de medicamentos com o tratamento psicológico.

Ainda que você possa estar hesitante.  Talvez você não tenha a certeza se realmente tem depressão, ou não saiba que a depressão é diferente de tristeza. A ideia de tratamento, eventualmente com a necessidade de temporariamente tomar medicação diária, e falar sobre a sua vida pessoal para um terapeuta, pode afastá-lo da possibilidade de aderir a um tratamento ministrado por profissionais.

Talvez você possa sentir que é capaz de superar a depressão por conta própria, ou esperar que a melhoria aconteça com o passar do tempo. Pode eventualmente, em casos extraordinários a pessoa ser capaz de superar a depressão, sobretudo se for uma depressão leve. No entanto, se for uma depressão severa, com grave transtorno da funcionalidade da pessoa, é primordial a ajuda profissional.

A depressão é um transtorno demasiado sério para adiar-se o tratamento.  Sem tratamento, as pessoas podem lutar por meses ou anos, sentindo-se para baixo ou simplesmente miseráveis. Consequentemente as famílias sofrem e são igualmente afetadas, assim como as carreiras profissionais. Isso não tem que acontecer.

Com ajuda, você pode vencer a depressão. Quanto mais você adiar o tratamento, mais difícil pode ser para reverter a situação. Com o tratamento adequado, você conseguirá superar a depressão e voltar a sentir-se tão bem como antigamente.

Como escolher o melhor tratamento?

Atualmente, há tratamentos mais eficazes e comprovados para a depressão como nunca existiu. Provavelmente, o seu médico irá recomendar a toma de antidepressivos. Em estudos descobriu-se que a combinação de terapia com medicamentos normalmente funciona melhor do que apenas medicamentos, dependendo dos seus sintomas.

Alerto no entanto, para o fato de se passado três meses da toma de medicação, os seus sintomas iniciais não melhorarem ou piorarem, deverá colocar em causa o respetivo tratamento, o mesmo é viável para a terapia psicológica.

O seu médico também pode sugerir algumas mudanças de estilo de vida para ajudar que o seu tratamento funcione melhor. Encontrar formas de gerir o stress, dormir o suficiente, e exercitar-se são tudo atividades que se comprovam como sendo muito eficazes. Aborde estes assuntos com o seu médico ou terapeuta.

O importante a ser retido é que existem opções. Se um medicamento ou método de tratamento não funciona para você, há sempre outros que você pode experimentar. Não abandone a possibilidade de melhorar o seu problema, existe sempre alternativas para a superação da depressão.

O que causa a depressão?

Talvez você se questione: Porquê eu? Não se culpe. A depressão, como muitos transtornos, deriva de uma combinação de causas biológicas, ambientais e pessoais. Genética, alterações hormonais, género e doença ou problemas recorrentes de longo prazo podem desempenhar um papel na depressão. Assim como as grandes mudanças na sua vida, como um divórcio, a perda de um ente querido, ou mesmo coisas positivas, como começar um novo trabalho.

Algumas pessoas podem apontar para um gatilho específico para a sua depressão. Mas outras nem sempre encontram. Seja qual for a causa, a depressão é um transtorno de humor muito real.

O que você pode fazer?

Adotar hábitos saudáveis é uma ótima iniciativa, mas geralmente não é suficiente para curar a depressão por conta própria. Mas eles podem reduzir o stress e ajudá-lo a sentir-se melhor, enquanto o seu tratamento começa a surtir efeito. Encontrar novas formas de cuidar de si mesmo é importante.

Ter a quantidade certa de sono é importante. Tente exercitar-se pelo menos três vezes por semana. Estudos mostram que a atividade física regular, mesmo andar a pé, pode melhorar o seu humor, construir a resistência física  e aumentar a autoestima.

Começar um programa diário e estabelecer metas modestas vai aliviar alguns dos seus sintomas e retomar o seu ritmo de vida. Aprender a relaxar com exercícios de yoga, meditação, ou  respiração também ajudará.

Para aprofundar este assunto, leia: Depressão, benefícios do exercício físico

Falar sobre o problema

Quando você está deprimido, pode ter tendência de voltar-se para dentro e afastar-se da família e dos amigos. Mas é muito importante manter a ligação com as pessoas da sua confiança. Você precisa dos seus entes queridos neste momento, não só de apoio, mas, para aliviar a sua mente, falando um pouco acerca dos seus problemas. Romper com o seu isolamento é essencial para a obtenção da melhoria.

Escolha alguns familiares e amigos de confiança e diga-lhes como você se está sentindo. Dê-lhes algumas informações sobre a depressão, isso irá ajudá-los a entender o que é a depressão e como ela é tratada. Há também grupos de apoio para pessoas em recuperação da depressão, que podem ajudar as pessoas a sentirem-se menos isoladas e sozinhas.

E, se algumas pessoas não acreditarem em você? Se elas acharem que você deve apenas “sair dessa”. Eles estão errados. Não deixe que essas pessoas minem você, ou influenciem no sentido de você evitar receber o tratamento de que necessita.

Para aprofundar o assunto, leia: Depressão, como aceitar que precisa de ajuda psicológica?

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Karen

ola, tenho um blog que esta apenas começando, um espaço aberto para quem quiser se abrir , se caso desejarem e isso lhe fizer melhor sintam-se a vonatde entrem em http://relatodepressao.blogspot.com.br/ e enviem um email para mim, logo estarei postando seus relatos, abrçs

Avatar for Miguel Lucas
JLS

Não encontrei seu blog, mas de qq forma é uma ótima iniciativa. Sou escritor meio a tudo… de repente enviaria algo interessante.

Avatar for Miguel Lucas
Sonia Oliveira

OLA, fiz um comentario e gostaria mt que me respondesse. E tb vi o seu video sobre como mudar os sentimentos dos acontecimentos negativos.Mas não sei fazer isso. Tou com um esgotamento severo e nao tenho familia nem amigos nem colegas de trabalho e sou acompanhada por psicologas e psiquiatra mas nada mudou pq so propoe coisas irreais. Impossiveis para mim. Procurei outros psiquiatras que me iam levando a cometer loucura com a minha vida. Cada um pior que o outro e paguei mt caro. Dinheiro que naão tenho para viver. Tou desesperada, sou do porto e preciso de ajuda. Só tenho dois filhos de 8 e 11 anos. Eu poderia telefonar lhe e falar consigo. Por favor

Avatar for Miguel Lucas
JLS

Td bem Sônia? Encontrei esse site, li seu conteúdo e vi sua publicação. Não sei se posso ajudar, mas posso te dizer q devido algumas porradas q tive na vida profissional, no amor e nas amizades, somando a uma cirurgia de Hérnia, q me complicou p me exercitar, acabei entrando em depressão. Literalmente sem estímulo p voltar ao q chamam de vida, mas tenho visto q não somos culpados pelas coisas de repente não saírem da forma q gostaríamos, mas qro te indicar uma coisa muito boa q sempre me fez bem e q estou louco p poder voltar a fazer, q é um esporte. Seja pedalar, caminhar ou mesmo se exercitar em casa, mas fazer o corpo suar. Claro q isso não nos libera totalmente dessa coisa toda, mas pode ser uma porta. Abraço e luz…

Avatar for Miguel Lucas
veronica

oi tenho 20 anos e as vezes fico um mes trancada em casa sem sair no portao fiz um teste e deu depressao severa o q faco??

Avatar for Miguel Lucas
JLS

Verônica, malhar é uma forma muito legal de colocar p fora um pouco das nossas tristezas, se posso dizer assim. Pedalar, caminhar ou mesmo malhar em casa, mas colocar o corpo p suar. Procure pelo menos fazer isso, de repente os exercícios possam abrir alguma porta. Eu tenho q esperar mais um mês p voltar a malhar, ou melhor, pratico jiujitsu, não me libera de toda ansiedade, mas ajuda muito. Abraços e boa corrida. Aliás, lembrei de um filme q mostra muito isso e tem tudo a ver, procure em uma locadora e assista FORREST GUMP.

Avatar for Miguel Lucas
alexandra

a baixa auto estima pode causar depressão?

Avatar for Miguel Lucas
cleonice

ppreciso de ajuda pois sofro muito com a depresao

Avatar for Miguel Lucas
maykon

sofro de depresso a muito tempo e nao nunca conseguir ter esito no tratamento porque eu bebo muita bebida alcolica bebida alcoolica atrapalha no tratamento

Avatar for Miguel Lucas
JLS

Maykon, te falar uma coisa, não tem como superar a depressão com álcool. Nessa batalha nos encontramos, pq tive q parar de beber p ela não voltar e qdo vc para de beber, q é muito difícil p quem gosta, mas consegue a substituir por um esporte e por um novo grupo de amizade q não bebe, q é essencial, ai sim vc não terá mais depressão. O problema da depressão é q ficamos bem e qdo estamos bem achamos q vai ficar assim e bebemos p relaxar, comemorar ou qq motivo q arrumemos, mas isso é falso. A ideia é beber nunca mais bebida alcoolica, tem q substitui-la por ESPORTE, NOVAS AMIZADES E COSTUMES, sem isso, não tem como… falando de experiência própria, mas interessante é q depois q vencemos os velhos costumes e pertimos p uma vida saudável, q não entendemos como perdemos tanto tempo tristes com coisas q não somam, pq a verdade é q nos faz bem o q é bom p gente, e não p os outros.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Eduarda

sofro de depressão desde 3 anos de idade tenho 57 e nunca consegui sarar. PORQUE DEUS NÄO AJUDA SEMPRE ACONTECE O PIOR COMIGO…TENHO MEDO ATÉ DE SOBHAR PORQUR ELE VAU NE TIRAR ,,,

Avatar for Miguel Lucas
fabileide

ola eu sou muito ciumenta ,tenho ciumes de tudo do meu marido ja não sei o que fazer ,não tenho vontade de fazer nada minha autoestima é muito baixa, tenho vontade de morrer

Avatar for Miguel Lucas
Aurea Maria Santos

Olá, gostei muito da abordagem como profissional tenho participado de um grupo interativo cujo tema em pauta é depressão por isso me interessei; e agradeço o contato

Atenciosamente

Aurea

Avatar for Miguel Lucas
JLS

Achei legal a matéria, os dados passado a cima, vi os comentários e até fiz um teste p ver se tenho depressão. Deu moderada, q é algo q não significa muito p mim, já q não entendo uma coisa, pois minha depressão, moderada ou não, surgiu de coisas, como projetos, amizades e amores, irem como em cascata batendo-me a tal ponto q me encontrei desmotivado. Acreditava no amor, na amizade e no trabalho, amava os três, mas ai… a vida foi-me batendo e perdi o tesão nos três, pois todas as reações q tive deram novamente errado. Tirando q tenho encontrado, ou melhor, me deparado com a vivência de pessoas de baixa estima desde minha adolescência. Creio estar sem potência de reação, mas algo me diz q no fundo ainda acredito no amor, no trabalho e na amizade, pois oq está doendo, me martirizando, foram as desilusões nos campos, q vem me levando a TENTAR ignorá-los. Q Deus nos abra as portas da oportunidades…

Avatar for Miguel Lucas
Amanda zoé

Boa tarde!

Olha, tenho um problema seríssimo. Quando estou entre pessoas, família e amigos, eu tenho medo/ fobia de falar, e quando eu falo as palavras são inseguras e pela metade. Dá vontade de correr, gritar e fugir de pessoas, e ficar só.

Muito grata a sua atenção !

Avatar for Miguel Lucas
Giovanna

OIeee queria saber o que é uma Depressao severa ??

Avatar for Miguel Lucas
Lilian

Olá tenho 19 anos estou numa fase onde nada da certo pra mim acho que Deus esqueceu de mim me separei do pai da minha filha depois de quatro anos com brigas constante e agressão achei que ia me libertar de tudo mais a cada dia que passa vou me sentindo mais sozinha e poucos momentos me alegram queria voltar a sorrir e parar de chorar quando penso em tudo que já passei volto a ficar mal e não queria mais me apaixonar por ninguém é apareceu alguém na minha vida e acabou que me sinto mais mal ainda as vezes sinto vontade de sair mais ai eu vou perdendo o ânimo e Não consigo sair de casa as vezes tentar dormir ou fucar sozinha acaba sendo a melhor solução é mais fácil assim

Avatar for Miguel Lucas
Alana ferreira

Ola,me casei aos 16 anos, tem 7 meses que estamos morando juntos. E nesses 7 meses meu marido nunca saiu comigo,eu vivo dentro de casa,ele sempre sai mais nunca me leva,as vezes me sinto a empregada da casa.
Nao tenho vontade nenhuma de sair,e ate no ano novo eu nao sai fiquei deitada e so fiz chorar nao senti nenhuma vontade de sair. E assim é meus dias dentro dd casa no maior calor.
Eu fiz o teste e deu Depressao Severa. O que eu faço agora ?

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Já q whats agora o povo faz grupo de tudo, pensei em criar esse agora!
"Depressão nunca mais" nesse grupo podemos ajudar quem está passando por esse momento q é horrível, só quem passa sabe! Vms tentar ajudar um ao outro dessa doença desgraçada que vem acabando com a vida de muitos..
Lá vms poder falar com pessoas que passam por isso… A pessoa q sofre dessa doença é muito fechada por muitas das vezes n gosta de conversar com seus familiares, aqui poderíamos ser uma família de amigas pra ajudar uns aos outros, um grande abraço a todos! Se quiser entrar no grupo só chamar lá no 98 98823-0586

Avatar for Miguel Lucas
Renata

vms lá Rodrigo, to dentro!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ariani

Eu acho que tenho depressão severa , passo tristeza com facilidade , as vezes pego a faca e fico a olhando, penso que minha vida daqui pra frente vai ser inutiu.

Avatar for Miguel Lucas
MARLETE

ESTOU COM DEPRESSAO E SINDROME DO PANICO, ME SEPAREI A 11 MESES, UMA RELAÇÃO 12 ANOS, O EX JA FORMOU OUTRA FAMILIA E ESTA POUCO SE IMPORTANDO PELO QUE ESTOU PASSANDO, NA VERDADE ELE ME DEIXOU NO FUNDO DO POÇO, TENHO LUTADO MUITO CONTRA ESTAS DOENÇAS, E AGORA EM DEZEMBRO MINHA IRMA MUITO AMADA, AMIGA, DE TODO CORAÇÃO VEIO A FALECER DE REPENTE.apareceram ALERGIAS NAS MAOS DEPOIS NOS OLHOS, FOI HOSPITALIZADA E NAO DESCOBRIRAM O QUE OCASIONOU A MORTE DELA.EU NEM PUDE ME DESPEDIR.hOJE ME VEJO SOZINHA, EM UMA CIDADE ONDE E SO EU E MEU FILHO.mINHA FAMILIA MORA EM OUTRO ESTADO, NAO TENHO AMIGOS E NEM TRABALHO. AS pessoas acham que e frescura minha, falta do que fazer, que e puro fricote, falta de fe em Deus.Realmente e uma doença muito triste e dificil de curar.SOLIDAO PURA.

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

Olá tenho 25 anos e nao ando em uma fase muito boa, nao sei ao certo como começou mas acredito que foi com o tempo, a meses sinto muita tristeza e um vazio, parece que nada mais faz sentido, agora pra piorar tenho vontade de ficar chorando, praticamente por qualquer coisa, so de ficar pensando em como eu era alegre e feliz isso ja me dar vontade de chorar, nao saio so trabalho e trabalho todos duas, muitas das vezes coloco o trabalho cono culpado da minha tristeza pois nao tenho tempo para nada, a nao ser dormir pra trabaçhar e dornie para descandar, fora isso renho um cansaço enorme, nos dias da minha folga fico o dia inteiro deitada, ate penso em fazer algo porem isso fica so no pensamento a coragem de levantar mesmo e fazereu nao tenho, nao e por preguiça e porq eu nao sei, nao da vontade. Nao sei se depressao so sei que eu so queria voltar a ser como eu antes.

Avatar for Miguel Lucas
Daiane de Paula

Olá tenho 28 anos…e não consigo mais ficar me olhando no espelho…meu peso esta cada vez pior …me sinto das piores especies…uma profunda tristeza na alma …preciso muito de ajuda ..por favor..

Avatar for Miguel Lucas
Jaine

Oi meu nome é jaine tenho 21 anos moro m meus pais na minha casa todos sao triste e brigam muito palavrao que minha familia fala e eu tive depressao com 13 anos por causa da situacao que a gente morava e por causa que meu pai me chingava de muitos palavrao ele me chingava de prostituta pra baixo , sendo que eu era uma crianca nunca tinha saido de casa nem pra passear
imagina sair como homem, realmente ele me humilhava ele bebia, fiquei tao triste que fiquei 3 meses sem sai no portao . Mas o tempo passo eu comecei fala com ele tinha horaa que agente brigava e ate hj agente briga . em casa tem muitos problemas agora eu to com 21 anos to desempregada e moro com minha familia ainda e vira e meche essa depressao ataca choro muito ja pranegei minha morte varias vezes vezes tem hora que entro no banheiro tento me enforca mas falta força pra termina o serviço nao sei oque fase com minha familia nao posso conta todos sao abalados por causa dos problemas que ja passamos preciso de um conselho pois tem hora que acho que vou me matar msm..

Avatar for Miguel Lucas
Aline

oii meu nome é Aline, tenho 16 anos e nao sei se ja sofri ou continuo sofrendo de depressão. quando eu tinha 9 anos um homem amigo da familia tento me estrupar, meu pai viu e nunca falou nada *nao chegou a acontecer. minha mae nunca se importo comigo, mas quando tinha 10 anos ela adoto a minha iarma, uma pessoas maravilhosa e bem diferente de mim, eu sou fechada, previnida, timida, muito solitaria e triste. ela nao, e brigona, faladeira, incriverlmente forte e sempre me joga pra cima. quando fiz 12 anos meu pai me abandonou entao o juiz tirou ela de mim. minha depressao foi tao severa q eu me automitilava e ja tentei me mata. ainda tenho contato com ela mais nunca sera como antes.
hj a unic coisa q me ajuda sao as amigas q fiz mas q eu sei q um dia me abandoraram.

Avatar for Miguel Lucas
Anônimo

Olá. Sofro muito com depressão e gostaria dá alguém que me entendesse para conversar sobre isso.

Avatar for Miguel Lucas
silvia

Ha muito tempo estudo para concurso , mas não gosto de estudar. E ando deprimida porque não mudo de objetivo e também não gosto desse objetivo que me impus.Acho que o fato de não mudar esta me deixando mau.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *