Capacite-se: Acredite no seu potencial de adaptação para o sucesso
Motivação 22/09/2016

Capacite-se: Acredite no seu potencial de adaptação para o sucesso

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A capacidade de adaptação dos seres humanos é notável. De uma perspetiva generalista, isso permitiu-nos evoluir até aos dias de hoje. De uma perspetiva específica, essa extraordinária capacidade permite-nos adequarmo-nos às mudanças que a vida nos impõe e igualmente preparar-nos para os desafios a que nos propomos. Quando vimos a nossa capacidade de adaptação diminuir drasticamente, como por exemplo através de um evento positivo, como um casamento ou a compra de uma nova casa ou também por um evento negativo, como a morte de um membro da família, o rompimento de um relacionamento importante, ou a perda de um emprego, tendemos a sofrer.

Alguma vez já se questionou porque algumas pessoas parecem tão fortalecidas e no controle das suas vidas, enquanto outras ficam convencidas que são vítimas dos acontecimentos? Como é que algumas pessoas têm os recursos internos para superar adversidades, conseguindo posteriormente realizar coisas notáveis contra todas as probabilidades?

PARALISAÇÃO DA AÇÃO

Quando nos sentimos paralisados na nossa vida podemos criar um forte sentimento de desamparo e desesperança. A partir desse estado, pode ser muito difícil de acreditar que há coisas que podemos fazer para mudar a nossa situação. Quando instituímos este tipo de perceção negativa, diminuímos drasticamente a nossa capacidade de adaptação às circunstâncias, fazendo com que seja extremamente difícil chegar a um plano de ação ou criar motivação para seguir adiante.

Assim, quando se trata de lidar com a negatividade na sua vida, o que pode fazer para iniciar uma mudança positiva? O que você pode fazer na presença da perda, deceção ou quando parece que tudo deu errado? O que você pode fazer quando os seus relacionamentos mais importantes entram numa espiral descendente ou quando os seus esforços não produzem os resultados pretendidos? O que você pode fazer?

acreditar

LEMBRE-SE DAS SUAS CAPACIDADES EXTRAORDINÁRIAS INEXPLORADAS

Todos nós possuímos imensas qualidades e capacidades que por vezes não são exploradas ou não potenciamos, ao invés, por força das circunstâncias tornamo-nos no nosso maior obstáculo. Mas você pode melhorar-se continuamente. É isso mesmo, você pode fazer coisas incríveis, coisas inacreditáveis, apesar das circunstâncias mais impossíveis ou desastrosas. Eventualmente você pode contestar a minha afirmação. Mas, eu, você e a grande maioria das pessoas possuem a capacidade e os recursos para a superação. Baseio esta constatação devido à enorme capacidade de adaptação que cada um de nós é dotado. Todos temos um incrível potencial inexplorado à espera de ser despertado.

Para isso, é necessário acreditar que é possível acionar essas capacidades na presença da dor emocional. Se você perceber que, mesmo com algumas feridas emocionais, angústias do passado, problemas pessoais ou problemas psicológicos, possui a capacidade para explorar novas formas que o façam voltar a sentir-se bem, foi dado um passo importante para a sua capacitação.

Para aprofundar o assunto, leia: O que está prendendo o seu potencial?


CONFIE NA SUA CAPACIDADE  DE CRIAÇÃO

Somos inerentemente seres criativos. Por vezes, esquecemos o caminho da criação consciente. Por força do hábito fazemos mais do mesmo, entramos em modo automático e enfraquecemos a nossa capacidade de criar soluções para os problemas com que nos vamos deparando. Mas esquecer não é perder. Essa capacidade extraordinária faz parte de nós. Criar, permite adaptar-nos. A capacidade de imaginarmos, de planejarmos, de estruturarmos novos cenários, expressa a nossa imensa capacidade de simularmos hipóteses para a concretização dos nossos objetivos.

Resgate a sua confiança, avive a sua memória, e tome consciência que possuí em si mesmo a divindade da criação. Os seres humanos podem transformar o nada em algo, uma fortuna em moedas de um cêntimo, e do desastre um sucesso. Há apenas uma razão pela qual eles podem fazer esse fenómeno transformacional, é porque cada pessoa tem a capacidade de expressar a sua criatividade através da criação de algo.

Para aprofundar o assunto, leia: Coloque todas as suas habilidades em jogo

VOCÊ POSSUI O PODER DA MUDANÇA

Muitas coisas são possíveis de serem mudadas por você. O mais notável é que você pode mudar muitas coisas em si mesmo, caso esteja decidido a isso. Se não gosta de algo que está acontecendo com você, certifique-se se pode fazer alguma coisa, se sim, proceda à mudança. Se houver uma falta ou vazio na sua vida, coloque em ação uma estratégia para mudar a situação para melhor. Se alguma coisa sobre a sua situação atual, nível de habilidade, ou de personalidade não combina com você, em seguida, utilize os seus recursos e mude.

A boa notícia, é que você possui uma incrível capacidade de fazer o que precisa de ser feito para mudar a sua vida para melhor. Comece perguntando a si mesmo esta simples pergunta: O que posso fazer, a partir de hoje, que irá fazer a diferença? Depois de obter a sua resposta, parta para a ação e continue a fazer coisas até atingir o seu objetivo. Se no caminho da sua mudança deparar-se com dificuldades que estão para lá do seu controle, mude o que é possível e aceite o resto. Faça uma escolha sábia agarrando-se à sua capacidade de adaptação e mudança. Com isso em mente, perceba que não tem de ficar agarrado ao seu passado castrador ou à dor emocional, você pode criar a sua própria solução de melhoria. Sim, você tem esse poder, utilize-o a seu favor.

Para aprofundar o assunto, leia: Guia completo para implementar qualquer mudança na sua vida

CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DE VIDA

O blog da Escola Psicologia tem por objetivo contribuir com conteúdos que possam ajudar quem necessita. Compartilhamos técnicas, estratégias, dicas e conceitos baseados na teoria psicológica e na experiência do contato direto com os leitores e clientes. A ajuda está ainda disponível através das Consultas de Psicologia Online, do livro: Como Mudar a Sua Vida Para Melhor, e da Palestra Motivacional: Motivação, Equilíbrio Emocional e Felicidade. O objetivo principal é ajudá-lo a viver uma vida extraordinária e proporcionar-lhe possibilidades que facilitem a obtenção dos resultados desejados. Os recursos para a melhoria estão-lhe acessíveis, não sofra desnecessariamente.

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Lya

”Os recursos para a melhoria estão-lhe acessíveis, não sofra desnecessariamente”. Esses recursos me fizeram toda a diferença. 😀

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lya, obrigado pelo comentário.

Fico agradecido pelo seu feedback. É sempre bom saber que os conteúdos estão a ser de grande utilidade.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
RICARDO RJ

Nosso extraordinário instinto de conservação e nossa inteligência adaptativa,nos capacitam a superar todas as crises emocionais.Parabéns pelo artigo Miguel!Continue assim!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que a nossa capacidade de adaptação, quando utilizada de forma consciente, é uma ferramenta extraordinária ao nosso serviço.

Tudo de bom para você.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
William

A beleza da Vida está em viver!
E viver sem objetivos faz o silêncio ficar ensurdecedor.
Já pequenas mudanças diárias, gera grandes transformações.
Boas Escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Palestrante Giézi Schneider

Muito bom, nos ensina a acreditar que podemos fazer, superar obstáculos.

Avatar for Miguel Lucas
Danielle

Boa tarde Miguel.

Estou recebendo seus artigos por emails, estou adorando, e este em especial me tocou muito.
Parece que é exatamente o que eu venho passando,
Aconteceram algumas mudanças em minha vida, e estou demorando muito a adaptar-me a essa mudança, mais por outro lado eu teria que fazer essa mudança, ou seja, tive que fazer uma escolha, entende…
A mais ou menos uns nove meses eu era muito feliz, com o trabalho que eu fazia, e com minha família, mais o trabalho era um pouco desgastante, eu tinha que trabalhar muitas horas por dia, ou seja precisava me dedicar muito na empresa e como sou mãe de duas crianças lindas e que eu amo muito, não sobrava muito tempo para elas , quando chegava em casa estava muito cansada , mal conseguia ver a lição de casa com um deles o menor de seis anos, a outra nem precisa falar, como é mais velha seis anos eu nem me preocupava, sempre foi uma filha maravilhosa, desde muito cedo responsável , assim como eu fui quando tinha a idade dela , porem com uma diferença, eu venho de uma família muito humilde, mais muito mesmo, somo quatro irmãos, então já viu NE, eu sendo o mais velha ajudava muito a minha mãe em casa e com meus irmãos, assim fiz com a (T), sempre contei com a ajuda dela em casa, às vezes também para me ajudar com o Miguel meu filho mais novo.Pois nunca tive ajudante em casa , pois é, pensa na minha jornada diária ,trabalho , casa,filhos ,marido eu estava era pirando RS…
Hoje tenho 33 anos e você nem imagina o que eu já passei nessa minha vida, para conseguir o temos hoje, sou casada Graças a Deus tenho um ótimo marido, nos casamos muito cedo , na epoca eu tinha 16 anos e ele 21 anos , quase uma criança , imagina hoje uma mocinha de 16 anos se casando é ate um pecado , eu não quero isso para minha filha , mais por outro lado eu não me arrependo de jeito nenhum , eu amo meu esposo ele também me ama tenho certeza, somos muito feliz, só que como eu estava dizendo… quando eu trabalhava no meu antigo trabalho eu estava sendo muito cobrada , pelos meus filhos , meu esposo , e também na empresa , acabei optando por sair ……….
Hoje trabalho como funcionária publica, faço menos horas por dia, e tenho a oportunidade de estudar que sempre foi meu grande sonho, fazer Faculdade de Administração, mesmo que seja à distância, eu vou uma vez por semana na faculdade , estou adorando , foi o que sempre quis, e quero, e se Deus quiser eu vou conseguir.
O Trabalho que eu faço não é ruim, e sei que tem varias pessoas que gostaria de fazer o que faço rsrsrs, mais não sei eu não gosto rsrs
Não sei mais o que fazer, o fato é que dependo do trabalho para conseguir pagar a faculdade, e também ajudar nas despesas de casa.

Avatar for Miguel Lucas
Regina

Ola Miguel passei por períodos muitos de altos e baixos mas de momentos de contristo por assim dizer uma vida muito desgastante perdas e expectativas frustantes coisas que a vida sempre nos colocas ao desafio brusca perda de um filho quando mais precisei de apoio ñ obtive de meu esposo depressão então me pegou , marido sempre controlado ppor sua mãe colocando a sempre em primeiro lugar deixando a nossa família a estar sempre com a sogra se voce entende nos momentos que mais preciso la esta ele com ela , como pai ele é otmo mas deixa a deseja como esposo somos casados a vinte e seis anos , consegui sim graças a Deus com ajuda de pessoas AMIGAS E IRMÃOS e muita fé em Deus superar sentimentos sempre fui tímida confesso e uma pessoa nervosa a ponto de guardar o sentimento comigo sem me abrir com ninguém ao longo de minha vida sempre me senti excluída incapaz meus irmãos tinham a atenção de meus pais eu me sentia so por ser uma pessoa muito nervosa e tímida , sempre gostei de ajudar as pessoas e as ouvi las sou muito familia perdi meus pais cedo me tornei responsável pela família sobrinhos e irmãos pai doente enfim casei me mas meu marido muito apegado com a mãe dele e ela sempre se me tento em nosso relacionamento não respeita até hj mas parei o estudos ele machista porem sempre submetido a sua mãe faz tudo que ele manda meus familiar os respeitam em resumo ele ja me agrediu varias vezes minha filha sempre do lado dele motivo religião porem sempre fiz tudo para agrada los mas ele implicão com a minha escolha mesmo com a perda de meu filho ele não me respeitaram fique com com depressaõ mas estou me sentindo melhor graças a Deus como ja te disse eu os respeito e eles não tem respeito aos outros tenho dois filhos por isso é que aguento tudo isso mas doi muito ele sou solidaria prestativa sempre gostei de ouvir e praticar bons conselhos tivemos firmas sou flexivél porem sou humana vejo que ao longo dos anos ele tem compromisso somente com a mãe e os filhos meu erro foi de não me abrir com esm mas agora estou tento voltar estou estudando ja trabalhei fora fiz uma serie de cursos começamos ja a muito reformar a casa porem ele não se importa pois sempre continua a fazer o que a mãe fala até minha filha esta vendo isso e meu filho também isso gera um conflito pois tento motiva los e ser motivada mas as vezes penso é desnecessário vou em busca de novos conhecimento mas de adianta com a influencia de minha sogra , dediquei a minha família e o faço mas tenho fé se Deus quiser vou consegui mesmo que com meus sonhos adormecidos ; pois amo meus filhos . ajudo a todos quando preciso de ajuda …sinto me so mesmo. vou conseguir . Agradeço Boa noite

Avatar for Miguel Lucas
GONÇALO (BR)

Bom dia Miguel,
Gostaria de saber como me cadastrar para receber todos os seus artigos por E-mail.
Iniciei a pouco a leitura dos mesmos e me está sendo muito útil.
Muito obrigado,

Gonçalo

Avatar for Miguel Lucas
Hamilton Sebastião ( Angola)

Boa tarde Dr. Miguel
Tenho lido a tua informações e gostaria que continuar a receber no meu email pessoal

Avatar for Miguel Lucas
Cleber Brito

Gostei muito desse site, que vc possa seguir adiante por muito tempo, tem me ajudado muito seus artigos. Parabéns vc me ajudou a sair de momento péssimos da minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Filipe

O site possui ótimos textos.Continue escrevendo.Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
rosineide bertoldo da silva

amei este site era tudo que eu estava precisando ler gostaria de receber alguns texto pelo meu
e-meil pessoal .

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *