Os pensamentos negativos estão arruinando a sua vida? Saiba o que fazer
Psicologia Positiva 22/09/2016

Os pensamentos negativos estão arruinando a sua vida? Saiba o que fazer

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Inevitavelmente quando passamos por acontecimentos que classificamos como negativos, é natural que paralelamente também sejamos invadidos por pensamentos negativos, pelo menos por um curto período. No entanto, ainda que o abalo, perda ou incómodo da situação seja real, muitas das vezes o sofrimento emocional está muito mais relacionado como a pessoa pensa acerca do que lhe aconteceu, do que propriamente com a natureza do acontecimento. Alguns estudos como os realizados na University of Liverpool que relacionam o risco de problemas psicológicos com acontecimentos de vida, indicam-nos que não é exatamente o que acontece conosco que mais importa, mas a forma como pensamos sobre isso que influencia o nosso bem-estar psicológico.

Pensamentos negativos e ruminação arruinam a vida

É um fato, que a predisposição genética de uma pessoa e as suas circunstâncias de vida e acontecimentos, contribuem em grande parte para os problemas psicológicos (como os transtornos de ansiedade e depressão) ou sofrimento emocional. No entanto, a forma como a pessoa pensa sobre os acontecimentos e a forma como lida com isso é igualmente um indicador do nível de ansiedade e stress que sente. Em muitos dos artigos que escrevo, afirmo que a autorreflexão e autoconsciência jogam um papel importante para uma vida satisfatória e feliz. Reforço isso, dizendo que a autorreflexão importa estar orientada sempre de forma construtiva, compassiva e assertiva. Se este processo não estiver assegurado, a autorreflexão pode encaminhar-se para a sua versão prejudicial, que é a ruminação.

Quando perante determinados acontecimentos de natureza dolorosa ou angustiante, a pessoa começa a ruminar demasiado, acionando a autocrítica negativa, e consequentemente entrando numa cascata de pensamentos negativos, fica à mercê de um raciocino incapacitante que pode piorar ainda mais a situação em que se encontra. A voz interior crítica funciona como a voz de um inimigo.

É um diálogo interno autocrítico que impulsiona a ruminação, autoculpa e auto-aversão. É um diálogo interno autocrítico que materializa os pensamentos negativos. Que coloca em dúvida as capacidades e habilidades da pessoa, que envergonha, que bota abaixo, que amedronta, e incentiva a comportamentos desviantes e destrutivos. Esses pensamentos negativos que chegam à pessoa através da voz silenciosa podem encorajar à desistência dos objetivos e sonhos. A voz crítica subjuga, mantendo a pessoa aparentemente segura dentro de uma concha miserável, ainda que familiar.

Para aprofundar o assunto, leia: Pensamentos intrusivos, o que são e como superá-los?

Cada um de nós possui essa voz, de uma forma ou de outra. Talvez a sua possa ser mais focada na sua carreira. “Não vás atrás de promoções, aceita onde estás, nunca serás capaz de chegar mais longe.” Talvez essa voz fale sobre a sua vida amorosa. “Não te preocupes com o namoro. É inútil. Ninguém irá amar-te. Estás condenado a ficar sozinho.” Quando os pensamentos negativos entram num processo de ruminação, a voz autocrítica vai endurecendo e enraizando-se, construindo uma forma negativa de olhar a você mesmo e ao mundo. Como resultado, você trava uma batalha entre os momentos em que gostaria de ver-se livre da sua negatividade e os momentos em que é dominado pela descrença dos seus pensamentos negativos. O seu verdadeiro eu luta (ingloriamente) contra a sua voz interior crítica.

A boa notícia é que você pode sair vencedor desta suposta luta. Digo suposta luta, porque quando você aprender algumas estratégias para lidar com os seus pensamentos negativos e diálogo interno crítico, irá perceber que na verdade não necessita lutar. Precisa apenas aceitar e reorientar a sua atenção e esforços para criar pensamentos positivos.

Você pode não conseguir mudar o que lhe aconteceu ou as suas experiências de vida, mas é possível ajudar a si mesmo a mudar a sua maneira de pensar e aprender estratégias construtivas de enfrentamento que podem reduzir os níveis de stress e mal-estar.

pensamento negativo

Tolerância Zero

Você pode iniciar este processo através da adoção de uma política de tolerância zero para as suas “vozes críticas” ou pensamentos autodestrutivos. O que acontece, é que o padrão de pensamento negativo que suporta a voz crítica, na grande maioria das vezes, foi sendo profundamente enraizado desde a infância. Se você se identifica com este processo, certamente sente dificuldade em distinguir as vozes interiores críticas das suas observações reais ou senso de si mesmo.

A “voz” pode ser enganosa e afetar o seu humor de maneiras que parecem sutis. Os pensamentos negativos conjuntamente com o seu diálogo interno crítico podem tornar-se castradores. Por exemplo, se você é uma pessoa tímida, pode lembrá-lo: “Não vás à festa, só te irás sentir estranho e deslocado“. Muitas vezes, ouvimos estes pensamentos negativos sem realmente estarmos conscientes de que estamos a tê-los.

Assim, o primeiro passo para enfraquecer e extinguir a sua voz crítica interior, é reconhecer quando ela se manifesta. Quando você começa a atacar a si mesmo? O que desencadeia? Faz com que você evite tomar ações? Trata-se de ir a um evento social? Falar em uma reunião? Combinar um encontro com alguém? Assim que você comece a tomar consciência dos cenários que desencadeiam a negatividade e as vozes que a suportam, você pode identificar padrões nos seus pensamentos e tornar-se mais consciente deles. Você pode realmente reconhecer quando está atacando ou prejudicando a si mesmo, ficando assim melhor equipado para resistir e não dar “ouvidos” a esses pensamentos negativos.

O segundo passo é o mais simples, mas pode ser o mais desafiador. Assim que você perceber que uma voz começa a ecoar na sua mente, pare com isso! Pare com essa maneira de pensar. Tenha tolerância zero com qualquer coisa que esse inimigo interno lhe está dizendo.

Por exemplo, uma estratégia no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo envolve a pessoa dizer a si mesmo que o cérebro está enviando mensagens enganosas para ela. Seguindo este exemplo, quando você começar a repetir um pensamento negativo pode lembrar-se, “Não sou eu, é a minha voz crítica. Esses pensamentos não são a minha consciência a orientar-me, eles são a minha voz interna construída no passado, tentando orientar-me para afastar-me dos meus interesses e objetivos

A voz crítica interna pode desenvolver-se de muitas formas, um exemplo disso é quando alguém começa a olhar-se ao espelho e procura algo que não lhe agrada. Olhando fixamente no espelho, começa a catalogar pequenas imperfeições na sua aparência. Começa a ter pensamentos como “Meus braços são muito magros” ou “Ugh, eu odeio as minhas coxas.” Muito em breve, os pensamentos escalam para. “És tão feio. Não trabalhas o suficiente. Nunca te irão achar atraente. És mesmo nojento!”

Com esta crítica enraizada a pessoa tem tendência para diminuir o seu humor, deixar de cuidar-se, de socializar, e passa a sentir-se deprimida e desmoralizada. Como resultado a pessoa sente-se menos confiante consigo mesmo e na sua vida em geral.

Cuidado com a voz crítica “amistosa”

Esta é a razão pela qual você precisa implementar a política de tolerância zero ao primeiro sinal de que a sua negatividade e a sua voz critica interna ficaram ao volante das suas ações.  Não se lamente sobre o seu estado de negatividade ou sobre os seus pensamentos negativos. Não há nada para refletir sobre, nenhuma declaração a considerar, do ponto de vista de poderem ser válidos.

Tudo isso é apenas a ruminação em ação. Uma ruminação enraizada num padrão mental de negatividade. Nada tem a ver com o seu momento atual. Desconfie dos pensamentos de evitamento que soam amigáveis ou sedutores. “Está tudo bem, é melhor ficares sozinho. Não precisas de ninguém.” Tenha cuidado com as vozes que soam paranóicas em relação aos outros e aos benefícios do isolamento. “Ninguém vê o teu potencial. Eles não gostam de ti. Eles apenas têm ciúmes de ti.

Embora esses processos de pensamento possam parecer simpáticos ou até mesmo de cortesia, eles fazem com que você se sinta vazio e muitas vezes indo na direção oposta dos seus objetivos. Além disso, uma vez que você tome ações sobre esses pensamentos que identificou como prejudiciais, o seu velho mecanismo de negatividade irá criar mais pensamentos críticos para se certificar que ganha essa batalha. “Aí estás tu de novo, sempre sozinho. És um perdedor.

Quando você se encontrar a cismar, e perceba que os seus pensamentos se tornaram negativos, importa parar de ruminar neles, não seguir as suas indicações e tomar medidas suportadas pela positividade. Ao aplicar a tolerância zero você está impedindo que essas vozes influenciem as suas ações. Se elas estão dizendo para você ficar sozinho, convide um amigo para café. Se elas estão repreendendo o seu sucesso profissional, solicite uma promoção.

Tome ações que possam ir ao encontro daquilo que você pretende e não daquilo que você teme. Oriente os seus pensamentos pela sua consciência, ao invés de ser pelos seus pensamentos negativos.

Mantenha-se firme nas ações positivas

Chamo a atenção, que no inicio, quando você começar a praticar a tolerância zero com os seus pensamentos negativos e voz crítica, a sua negatividade vai reagir em força, criando ainda mais pensamentos negativos. Não se deixe abater com isso, pois será temporário. Quanto mais tempo você perseverar nas suas ações, e deixar de seguir os caminhos da negatividade, os seus pensamentos negativos irão enfraquecer.

É difícil atacar a si mesmo por ser preguiçoso quando você se exercita regularmente, ou prejudicar os seus objetivos quando você os está perseguindo ativamente. Esta é a forma de você vencer sobre os seus pensamentos negativos: Agir, e os resultados das suas ações irão confrontar positivamente os seus pensamentos negativos.

Ao iniciar a tolerância zero, você está a expulsar da sua cabeça o seu “companheiro de quarto detestável”. A maneira de fazer isso é tornar-se consciente e não seguir os pensamentos negativos, cultivando a autocompaixão e não agir de acordo com as diretrizes da sua voz crítica, não permitindo que esse inimigo interno controle a sua vida.

Se você você acha que alguns dos seus pensamentos intrusivos estão a deprimi-lo e pretende superá-los de vez, confira a minha Palestra em vídeo – Como lidar com os pensamentos e sentimentos depressivos =>> CLIQUE AQUI

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo Nunes

Excelente dica !!
Vou começar a praticá-la !!
Sem saltos imaginários perdemos a empolgação da possibilidade !!!!

Avatar for Miguel Lucas
Irini Medeiros

Muito bom! e so se esforçar pra por em pratica!!

Avatar for Miguel Lucas
Raimunda oliveira

Excelente.Um grande motivador para começar o dia lutando para vencer essa voz interior que interfere em nossas vidas muitas vezes nos deixando paralisado e angustiado Muito grata pela orientação.

Avatar for Miguel Lucas
vicente

Excelente, sobretudo para quem convive com pessoas diferentes. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
David

É um post muito interessante. É necessário colocar em prática tais ensinamentos. Muito obrigado, Miguel Lucas pelo seu incansável trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá David,

Fico esperançado que a prática das técnicas disponibilizadas surtam efeito na sua vida.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
João David

Obrigado, vc novamente me fez enxergar onde devo mudar minhas atitudes!

Avatar for Miguel Lucas
jessica

Muito bom esse post , vou comecar a praticar nao deixar esse inimigo de quarto tomar conta de mim 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Rooger

Excelente post! Você fala bem a verdade sobre os pensamentos negativos que nos assombram sem que notamos! Obrigado por ajudar a vencer esses pensamentos que nos destroem por dentro!

Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Ótimo ensinamento Professor!

Na pior fase dessa vida, onde a saúde mental estava deteriorando, minha salvação foi a tolerância zero mencionada no texto. Desde então, passei alimentar o melhor de mim. Passei consumir informações que tenha valor para mim. Passei a priorizar o convívio com pessoas boas, valorosas. Na minha nova postura perante a vida, os pensamentos negativos não encontram vaga, pois todos os espaços estão preenchidos com o que há de melhor.

Viva aos bons pensamentos!

Avatar for Miguel Lucas
jese

Muito bom….. são trabalhos como esse ,que realmente pode mudar a vida das pessoas para melhor.

Avatar for Miguel Lucas
vALFREDO FERREIRA

A dica foi excelente,realmente precisamos deletar da mente o pensamento negativo.

Avatar for Miguel Lucas
Luiza Helena

Miguel, boa tarde!

Li o artigo e achei muito bom! Estou no meio de "uma batalha" inexistente com minha voz crítica! Saber que posso fazer alguma coisa em relação à isso é muito bom!

Muito obrigada!

Um abraço,

Luiza Helena

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Lima

Miguel adorei o artigo, parabéns. Super bem estruturado e com dicas fantásticas. Ou são coisas do universo ou de SEO LOL que dei com este artigo. Já está com um marcador de SEGUIR :). O interessante é que hoje escreve um post no meu Blog que foca um aspecto que foi retratado que diz o seguinte

"As emoções e os comportamentos podem circular através das redes sociais em padrões semelhantes ao que é visto em modelos epidemiológicos do vírus da gripe. Cada pessoa positiva que tu deixas entrar na tua vida aumenta as tuas chances de seres positivo em 11%, estima um estudo publicado em 2010 na revista Proceedings of the Royal Society." permita-me que deixe aqui o link do artigo. Obrigado http://brunopatricialima.com/e/10-Pessoas-Que-Vao-Destruir-o-Teu-Negocio

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Cara seus textos são simplesmente fantásticos e me ajudam bastante!

ÓTIMO trabalho!Ótimo site!!!

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Dr.Miguel,

So tenho a agradecer!! Esse artigo e realmente fantástico e meu ajudou bastante!!
Obrigada e um grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Kassia Fernandes

Muito interessante abordar isso Miguel Lucas! A negatividade é um hábito comum porém muito persistente no ser humano que acostuma-se a focar na escassez, no que lhe falta e não no que ele conquistou sejam quais forem suas vitórias. Este sentimento de escassez são as portas abertas para vários males da psique. É preciso aprender a exercitar a gratidão, o perdão a si mesmo e a aceitação.

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Muito obrigado! Vou me policiar para eliminar todos os pensamentos negativos, acredito que pensamentos positivos atraem coisas boas!

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

Artigo muito útil e verdadeiro. O pior inimigo está dentro de nós mesmo.
Por experiência própria sei que quando pensas positivo consegue superar obstáculos e ir muito além dos objetivos. Aos vinte e poucos anos foi exatamente isso que aconteceu na minha vida. Depois me acomodei na carreira, casei, e os pensamentos negativos tomaram conta.
Há uns 3 anos resolvi que tenho outros objetivos na vida, mas o padrão e os hábitos estão tão enraizados que essa voz crítica interior diz que tudo vai dar errado. E pra piorar, há uma "voz exterior" (de um apessoa que diz me querer bem) dizendo que as coisas vão dar errado, que sou incapaz, qu eestou errado., etc, etc.

Mas estou fazendo o que o texto sugere e tendo ótimos avanços. Agora vou implementar essa tolerância zero com o negativo e tenho certeza que passarei esta fase conturbada.
Obrigado pelo texto.

Avatar for Miguel Lucas
joao

obrigado meu amigo , estou me tratando. espero de encontrar um dia abraços joão

Avatar for Miguel Lucas
Marcia

Texto simplesmente sensacional !

Avatar for Miguel Lucas
Gonçalo Amarante

Extremamnte bom o seu artigo. Gostei.

Avatar for Miguel Lucas
f.miranda200979@hotmail.com

Oi, Professora gostei muito da tua messange assim vou a luta para , então cumprir com ela..

Avatar for Miguel Lucas
Isabelle

Estou justamente passando por esse momento, vou começar a aplicar a tolerância zero a tudo aquilo que é negativo. Obrigada por liberar as pessoas suas indicações pois é de grande valia.
Precisamos exatamente fazer o bem todas as vezes que pensarmos fazer o mal, desejar o bem todas as vezes que a voz critica te diz que vc é mal. A voz crítica tem que perder as forças , se ela vier de encontro ao amor dentro de nós , com certeza o amor será mais forte.

Avatar for Miguel Lucas
Mauricio Dellani

eu essa matéria, e senti o seguinte, que mexeu completamente com algo que eu sentia muito. eu sentia a necessidade de mudar meus pensamentos negativos, o que eu sentia era a necessidade de fazer alguma coisa, e sentia-me desepsionado por não saber que fazer e por não entender isso. queria agradecer por ter publicado essa matéria, resolveu algo que eu não entendia também, algo que tinha a ver com minha convivência com meus amigos. por eu ter pensamentos negativos, eu sempre pensava que eles tinham ago contra mim, e sempre senta-me inferior as pessoas a quem eu conversava diariamente, e com isso eu sentia também que eles sempre estavam contra mim, sempre querendo me controlar em algo, mas entendendo essa matéria, comecei analisar toda a minha convivência que tive com meus amigos tudo oque eu pensava a cerca deles e de mim mesmo, tudo o que eu sentia quando falava com eles, e todos os assuntos que eu já havia conversando com eles, e comecei a me entender. comecei a ver muitos pensamentos errôneos, pois eu comecei a tentar analisar melhor meus pensamentos negativos, e vi que muitos não tinham nada a ver com meus amigos, e si apenas com que eu sentia. pois meus pensamentos me faziam acreditar coisas absurdas, tano de meus amigos quanto de mim mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Evandro Martins

Ótimo artigo, ponto fundamental do assunto negatividade, que ultimamente tem deixado pessoas depressivas por achar que não tem capacidade de enfrentar, encontrando estimulos que traga positividade e levantando seu ego, e deixando confortável com sua felicidade. E esses dois passos e fundamental pra começar a trabalhar pra jogar tristeza de lado.

Avatar for Miguel Lucas
Magalhães

Muito bom! Gostei!
Seu comentário e ensinamentos, dizem bastante nos sintomas que tem me ocorrido na vida que venho levando. Preciso por o positivismo em prática e eliminar de vez o negativismo. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Lina

Gostei muito este artigo, agora quero praticar na minha vida quotidiano. Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
MArjorie Crawford.

Sem palavras para o Miguel,ele e maravilhoso!!!!! talento e competencia nata,adoro poder ver tuas materias,fico fixada em todas.Em meu caminho evoluindo lentamente,vc surte um efeito magnifico em minha mente,nas minhas escolhas…Um dia eu vou crescer,kkk,quero ser igual a vc!
Total gratidao por tudo querido Miguel.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *