Pensamentos intrusivos: O que são e como superá-los?
Psicologia Positiva 22/09/2016

Pensamentos intrusivos: O que são e como superá-los?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Somos seres pensantes, conscientemente ou inconscientemente a nossa mente pode fabricar entre doze mil a sessenta mil pensamentos por dia. Muitos pensamentos são intrusivos, negativos, depreciativos, ansiosos, preocupantes. Evidentemente que todos nós temos estes tipos de pensamentos e, em alguns momentos podem fazer sentido e até serem benéficos.

Mas quando são recorrentes, incisivos e em retorno temos consciência que nos afetam negativamente, lidar com eles pode ser um tormento. Muitos de nós usamos o nosso pensamento como munições contra nós mesmos, muitas vezes por dia, mesmo sem estarmos cientes.

Construímos cenários catastróficos e ensaiamos mentalmente problemas, preocupações e os resultados que podem ou não virem a manifestar-se. Dedicamo-nos a especulações negativas e imaginamos os mais diversos motivos para o comportamento dos outros.

Todo este processo em si mesmo não representa problema nenhum, pode até ser frutífero. Perde o seu valor e prejudica-nos o nosso bem estar e estabilidade emocional, porque na grande maioria das vezes repetimo-lo incessantemente e continuamos a acrescentar mais negatividade ao cenário catastrófico. Entramos numa espiral ascendente negativa que nos conduz ao sofrimento emocional.

O QUE SÃO PENSAMENTOS INTRUSIVOS?

Pensamentos intrusivos são pensamentos que entram constantemente na sua mente contra a sua vontade. Eles são considerados intrusivos, porque você simplesmente não consegue afastá-los para fora da sua mente, e muitas vezes aparecem em momentos impróprios. Os pensamentos intrusivos também podem ocorrer em flashes, causando ansiedade significativa quando entram na sua mente.

Muitos dos pensamentos intrusivos estão relacionados com a ansiedade, pelo que pode senti-los como assustadores sobre o que pode acontecer consigo ou alguém que você gosta, ou o que você pode fazer para si mesmo ou para outra pessoa. Eles parecem estar fora do seu controle, e o seu conteúdo pode ser estranho e ameaçador. Nestes tipos de pensamentos intrusivos, parece que os pensamentos surgem como resultado da ansiedade, e incrementando mais medo sobre os sintomas da ansiedade que já está experimentando.

Os pensamentos intrusivos aumentam a ansiedade, e alimentam a espiral de produção de medo. Assim, por exemplo, no meio de um disparo de ansiedade você pode pensar: “Se eu tiver um ataque cardíaco?” Você fica num estado recorrente de pensamento ansioso, sentindo que é provável que aconteça o que está a pensar.

pensamento indesejado

Os pensamentos ruins, obsessivos ou intrusivos acontecem a todos nós e podem assumir muitas formas. Talvez você tenha de repente a imagem de empurrar alguém para fora de uma plataforma de trem, chutar um cachorro, gritar na igreja, saltar de um carro em movimento, ou esfaquear alguém que você ama.

Ao fazer ou querer fazer qualquer uma dessas coisas não é normal, mas ter pensamentos intrusivos como esses é normal em algum momento na nossa vida.

Às vezes, pensamentos como estes vêm até nós precisamente porque não queremos agir desta forma, pois eles são simplesmente a coisa mais inadequada que a nossa mente pode imaginar. O que dificulta todo o processo de superar ou eliminar este tipo de pensamentos é fazer esforços para não ter tais pensamentos, ao tentar empurrá-los para fora da sua mente, pode realmente fazê-los ficar.

Muitos dos pensamentos intrusivos podem estar associados a algum tipo de transtorno de ansiedade, como:

No entanto, existem muitos pensamentos intrusivos comuns que podem estar associados a uma preocupação particular ou relacionados com uma situação específica que a pessoa esteja a viver. Apesar de estarem  contextualizados, aparecem em momentos inoportunos, causando algum tipo de problema.

Usualmente esses pensamentos intrusivos comuns aparecem  na forma de pensamentos negativos ou até mesmo como pensamentos autodepreciativos. Por exemplo, quando você está prestes a desempenhar uma determinada tarefa importante e surge o pensamento: “Tu não és bom o suficiente para conseguires.” ou “Achas que uma pessoa como tu vai ser capaz de conseguir?”

Apresento algumas estratégias que facilitam a superação dos pensamentos intrusivos:

PERCEBER QUE É APENAS UM PENSAMENTO

Em primeiro lugar, é importante perceber que é apenas um pensamento. Nem tudo o que pensamos é real, aconteceu ou tem de vir a acontecer. Ainda que muitas vezes possamos sentir que um determinado pensamento é real, esse pensamento não é a realidade, especialmente aqueles pensamentos sobre o que vai acontecer no futuro. Podemos ter um forte sentimento sobre o que poderá acontecer, mas não sabemos com toda a certeza.


Não há nenhuma maneira de saber o que o futuro nos reserva. Isto significa que o que estamos pensando não é com base em conhecimento, mas sim em ideias ou projeções, não podemos prever o futuro. E essas ideias são influenciadas principalmente pelos nossos sentimentos, que muitas vezes estão alienados (especialmente diante de uma situação stressante).

Como resultado, o primeiro e mais importante passo a ser dado para não ser prejudicado por um pensamento intrusivo é reconhecer esses pensamentos pelo que eles são: apenas pensamentos, não a realidade.

ACEITAR OS SEUS PENSAMENTOS INTRUSIVOS

Nós não conseguimos evitar que um determinado pensamento nos chegue à mente. Por isso lamentarmo-nos ou começarmos a tecer comentários autodepreciativos sobre as razões pelas quais estamos a ter determinado pensamento, faz com que nos coloque num estado incapacitante, promovendo mais pensamentos intrusivos ou reforçando os existentes.

Importa perceber este princípio, nós não podemos não pensar. Pelo que devemos aceitar esse fato, devemos aceitar que em alguns momentos da nossa vida irão aparecer na nossa mente alguns pensamentos indesejados que nos atrapalham. O que devemos é aceitar esse fato.

Mas aceitar não é ficarmos à mercê desses pensamentos, e muito menos não fazer nada. Devemos aceitar sim, mas sempre percebendo que temos a capacidade para retomar o controle da nossa mente. E, para que isso seja feito de forma eficaz, importa não nos debatermos com os pensamentos intrusivos, mas sim deixar que se manifestem sem que possamos ficar demasiado desesperados ou perturbados. Em seguida temos de ficar cientes que podemos focar a nossa atenção noutros pensamentos criados por nós e encaminharmos a nossa mente para onde pretendemos que ela se foque.

DESENVOLVER UM GATILHO NEUTRALIZADOR

Agora que você já não fica desesperado por estarem a passar na sua mente alguns pensamentos intrusivos, importa neutralizá-los na hora que disparam. Uma ótima maneira de impedir que um pensamento intrusivo tome o controle da sua mente é acionando um gatilho neutralizador. A forma mais simples de fazê-lo é através de uma ordem de comando, utilizando as palavras, “Para” ou Não”.

Estas palavras podem ser verbalizadas silenciosamente. Ou você pode usar algo como: “Eu não vou permitir que os meus pensamentos me botem abaixo.” ou “Os meus pensamentos não são a minha realidade.” Quando você tem um gatilho neutralizador previamente escolhido, pode usá-lo para impedir que os pensamentos indesejados se propaguem, evitando entrar numa espiral de negatividade.

DESAFIAR OS SEUS PENSAMENTOS INTRUSIVOS

Agora que você já não tem problema em aceitar os seus pensamentos intrusivos, que também já interiorizou que os seus pensamentos não são fatos, que você não é os seus pensamentos, que nem tudo que passa na sua mente é verdade ou tem de ser realizado, é hora de desafiar os seus pensamentos intrusivos.

No momento que perceber que está a ser invadido por pensamentos ruins, obsessivos ou intrusivos, utilize o seu gatilho neutralizador para evitar que se propaguem, em seguida olhe para eles a partir de uma perspectiva objetiva (difícil, eu sei, mas tente) e questione-os.

Pergunte a si mesmo:Isto definitivamente vai acontecer? Como é que eu sei com toda a certeza?” e “Mesmo se isso acontecer, eu estou 100% certo que as repercussões são exatamente como estou imaginando?

Uma vez que você faça a si mesmo estas perguntas, provavelmente vai perceber que alguns dos pensamentos que passam na sua cabeça não fazem sentido. Se não fazem sentido, você pode decidir não os seguir. Você pode descartá-los. Pode contestar esse pensamento intrusivo e vetá-lo. O veredito final pode ser contra o pensamento intrusivo, pelo que você pode condená-lo ao abandono.

Se você pretende livrar-se de vez dos pensamentos preocupantes e intrusivos, assista à minha palestra: Como Libertar-se da Preocupação Excessiva.

Clique na imagem em baixo para adquirir, resultados 100% eficazes:

palestra em video

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Débora Feliciano

Todos seus artigos tem me ajudado muito.Mas esse mais ainda.Pois tenho muitos pensamentos intrusivos.Minha vida está passando por uma mudança.Tenho 40 anos,e ainda não consegui um trabalho de carteira assinada.Parei de estudar com 16,para trabalhar de doméstica,fui criada em meios a brigas de meus pais e a situação financeira era péssima.Me casei,criei duas filhas.Corri atrás de muitos empregos,mas nunca consegui.Hoje tive a oportunidade de fazer um curso de cabeleireiro,estou montando meu salão,sei que preciso aprender muito ainda, mas já está dando certo.Tenho lidado muito com pessoas invejosas e pensamentos intrusivos,mas seus artigos estão me ajudando muito.Gostaria de receber uma resposta sua.Um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Débora obrigado pelo comentário

Para mim é muito enriquecedor saber que os meus artigos estão a cumprir o meu objetivo principal – AJUDAR QUEM PRECISA

Todos nós, apesar do nosso passado, podemos abandonar determinados comportamentos e crenças que nos prendem ao passado e nos impedem de caminharmos para os nossos objetivos e sonhos. Com dedicação, informação e prática estou certo que a Débora irá conseguir ser bem sucedida naquilo a que se propõe.

Força e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paloma de Souza

Eu descobri totalmente o meu problema que é o pensamento intrusivo que causa em mim ansiedade,nervosismo,sofro por antecedência,mal humor,baixo astral e as vezes problemas psicológicos em determinados momentos de preocupação com as pessoas negativas quando vem esses pensamentos eu me pergunto O causa isso? Por que esses pensamentos passam e voltam de novo?Será que vou enlouquecer?Não sei é porque eu fico pensando dois ou três pensamentos ao mesmo que perturbam a minha cabeça?Eu fico preocupada quando as pessoas mudam pra pior e fico chateada e aflita com é por causa eu vi um vídeo que me deixou chocada no passado na internet que é não recomendado para menores e pessoas sensíveis eu acho que deve ser isso que eu não era assim antigamente eu vi esse vídeo por causa que eu estava escutando vozes e passando por situações difíceis até hoje eu fiquei me impressionado com isso e preciso de ajuda.
Mais já fui para psiquiatra e a psicóloga eu conversei com elas e fui até pro médico(psiquiatra)mais também sou católica sempre frequento as missas aos domingos e até participo nas leituras da igreja e eu não sei o que é isso desde dos 12 anos que eu faço tratamento mais nunca atrapalhou meus estudos graças a Deus só quero a solução pra isso?

Avatar for Miguel Lucas
Paloma de Souza

Me desculpe eu me esqueci de dar um Bom dia Miguel

Avatar for Miguel Lucas
josé

Olá Paloma, bom dia!!!!
minha estória se parece muito com a sua. Fui coroinha na igreja e, também, por volta dos 12/13 anos comecei a perceber esses pensamentos intrusivos, que me incomodam muito até hoje, com 50 anos. De tudo o que percebi na vida é que esses pensamentos me afetam mais quando estou ansioso com algo. Então acredito que essa – a ansiedade – é a fonte de todo esse problema. Creio que com uma boa ajuda médica, como há aqui, vc vai ter uma qualidade de vida bem melhor e saber separar o problema …, da pessoa, que no caso é vc, com todas as suas qualidades e valores. Paz e bem!

Avatar for Miguel Lucas
Luis

Paloma, de onde você éw

Avatar for Miguel Lucas
Cristiana

É normal esses pensamentos surgirem do nada e mesmo quando de repente nos vem ao pensamento fazer mal a quem amamos? Sofro de ansiedade e tenho ataques de panico ? Fico assustada com esses pensamentos mas sei como que ñ sou eu!

O que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Luta e Fé

Diversos caminhos a seguir, normal é a paz, que perdemos com esta invasão, mas somos donos de nós, e Deus o guia, não se assuste, depois de 17 anos, fui ler e me informar sobre esta patologia, é triste, incomoda, mas existem vários caminhos para termos uma vida normal e amorosa. Quando voltarmos a ser seguros, nosso inconsciente reconhece e seguimos a vida…incomoda por sermos de Deus, mas Deus está conosco.

Avatar for Miguel Lucas
Douglas

Olá Miguel , obrigado de coração por esse artigo , me aliviou bastante o peso em
minha mente , estou passando por uma fase difícil no meu casamento , e dou superdimensão a quase tudo, minha mente viaja em o que aconteceu o que acontece e o que vai acontecer. tenho um pensamento de que quando algo de muito bom acontece em minha vida logo atras virá algo bem ruim ou vise-versa . gostaria de uma dica sua ou uma indicação de algum artigo.

Um grande Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Douglas obrigado pelo comentário.

O seu pensamento insere-se no grupo das crenças irracionais e distorções cognitivas (cartomancia) que é a ideia de que sabe prever o futuro. Você não sabe o que virá a seguir, aquilo que faz é uma projeção baseada no seu medo ou naquilo que não quer que aconteça. Certamente porque já passou por experiências de a seguir a algo bom vir algo mau. Mas as coisas não acontecem da mesma forma. Pensamento não é fato, e nem tudo o que pensamos é real ou se torna real.

Tudo de bom.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANA

BOA NOITE, DR. MIGUEL,
MUITO OBRIGADO PELO ARTIGO, QUE MUITO ME AJUDOU . TENHO TIDO PENSAMENTOS RUINS QUE ME CAUSAM MEDO. MEDO DE FICAR DOENTE E PERDER O CONTROLE SOBRE MEUS ATOS. COMECEI COM ISTO DEPOIS DE UM SONHO QUE TIVE E LOGO ASSOCIEI QUE ALGO DE RUIM ME PUDESSE ACONTECER. TODAS AS VEZES QUE TENHO ESSES PENSAMENTOS ( DOENÇA, MORTE, DESIQUILÍBRIO) EU IMEDIATAMENTE COMEÇO A ORAR , REZO MUITO, MAS A ANSIEDADE É INEVITÁVEL. HOJE RESOLVI PROCURAR ALGO PELA INTERNET E CHEGUEI AQUI. QUE BENÇÃO! AGORA TENHO UM NOVO MODO DE VER O QUE ACONTECE COMIGO E COM CERTEZA MINHA ATITUDE VAI MUDAR. NÃO VOU DEIXAR MINHAS ORAÇÕES, MAS AGORA COM MAIS CONHECIMENTO VOU CONSEGUIR LIDAR MELHOR COM ESTES PENSAMENTOS. OBRIGADO MAIS UMA VEZ. QUE DEUS LHE ABENÇOE.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciana, obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo lhe tenha transmitido esperança e feito perceber que pode fazer um conjunto de ações e estratégias para melhorar o seu estado de medo incapacitante.

Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
João

Caro Dr. Miguel, seus textos foram para mim uma fonte de CURA, quando perigrinava entre terapias ineficientes. Se eu pudesse expressar o quanto lhe sou grato. Hoje sou feliz! E creio que aplicar as estratégias ditas aqui foi fundamental para isso. Vc é o cara. Força para continuar seu belissimo trabalho! Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João, obrigado pelo comentário.

Fico muito agradecido pelo seu feedback e imensamente satisfeito por saber que o meu artigo lhe transmitiu força e estratégias que consegue aplicar na sua vida e melhorar. É fantástico receber a notícia da eficácia da informação transmitida nos artigos.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Henrique M.Silva

O mais estranho que é na igreja que isto mais ocorre.
Minha avó diz que é o ‘diabo’ querendo atrapalhar.
Não acredito que seja isto,até por que sou agnóstico.
Acredito no que o sehnor Miguel relatou.

Avatar for Miguel Lucas
weber

Agnóstico. Como assim anjo Miguel? Agnóstico apenas abre a possibilidade da existência ou não de DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Anabela

Olá boa tarde.

Gostei de tudo o que li, sou grata por estas palavras, obrigado pela sua existência.
Bem aja.

Avatar for Miguel Lucas
Layla Alves

Boa noite! É a primeira vez que leio um artigo seu e quero lhe parabenizar e agradecer. Tenho inúmeros pensamentos intrusos que dificultam minhas atividades e ajudam a manter minha auto estima baixa. Tenho feito terapia, mas é algo que depende totalmente de mim e das minhas iniciativas. Seu texto foi muito esclarecedor sobre o assunto. A partir de agora vou lidar com esse tipo de pensamento de forma mais objetiva, como sugeriu e sempre lembrando que são apenas pensamentos. Agradeço muito novamente!

Avatar for Miguel Lucas
Paula

Boa noite , achei mto interessante suas publicações, tenho mto pensamentos intrusos, mas o Problema , e que minha mente , fica pensando coisas muito chatas que me paralisam , vou dar um exemplo. Sempre fico pensando , tenho um cerebro na cabeça , que bom que tenho, mas sao coisas que me deixam inquietas e ansiosa, pensamentos como, estou carregando meu cérebro na cabeça, e sao coisas que me incomodam d +++, ai dali a pouco vem de novo, estou carregando meus orgaos dentro do corpo. Doutor como faço diblar esses pensamentos? Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Julieta Pereira

Obrigada por ser tão sucinto e esclarecedor nos temas que aborda e me têem ajudado imenso a refletir e impensadamente a atuar de forma mais positiva.De fato,minha mente absorve milhares de pensamentos negativos,a todo o momento.Sou muito ansiosa ,daí a razão…Confronto-me com conflitos ,que por vezes não consigo ultrapassar…Faço medicação há muitos anos…mas não resolve.Quando alguém me diz ,que vem tudo da minha cabeça fico irritada.Depois penso:-será? lá no fundo acredito que é como o Doutor diz.Mas torna-se tão difícil!…Qual será a melhor terapia?Neste momento penso em acupuntura.Ajudará?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Julieta, obrigado pelo comentário.

Difícil não quer dizer impossível. Relativamente à questão da melhor terapia, a que eu recomendo é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Informo que acupuntura não é terapia mas sim uma técnica que pode auxiliar na redução da ansiedade.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Tomate Roto

Tive o prazer de descobrir este site fabuloso, e numa leitura rápida por alguns artigos, fiquei muito impressionado. Daqueles casos em que seria impossível escrever algo tão bem, ainda mais eu que não tenho qualquer formação na área. Acredito mesmo que suas palavras podem ajudar as pessoas.

Não hesitei em transcrever um dos seus artigos no meu blog.

Os meus sinceros parabéns de um irmão vosso de Portugal.

Avatar for Miguel Lucas
Mila

Caro Miguel,
Não tenho por hábito deixar comentários em blogs, mas depois de ler este artigo, e outros do seu site, não podia deixar de o felicitar. Muito do que li aqui, já tinha ouvido ou lido noutros livros, mas nunca de uma forma tão clara e acessível. A maneira como escreve, o vocabulário que utiliza, os exemplos que dá, são de uma clareza exímia. Os meus parabéns e muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
gustavo

Já tive oportunidade de falar consigo a propósito do sentimento de culpa, e, observando as coisas de um modo radicalmente diferente, gostaria de confrontá-lo mais uma vez com a minha perspectiva.
1º- Ninguém produz um único pensamento. Todo o pensamento ou emoção é fabricado pela maquinaria complexíssima que é o nosso cérebro, e, "apenas" acontece algo, ainda hoje considerado um tanto misterioso, que é "ter" consciência deles.
2º- Portanto não há pensamentos ou emoções voluntários e involuntárias.
3º-Neste sentido, e em rigor, todos os pensamentos e emoções são intrusivos.
4º- As perturbações psíquicas, segundo o que é usual em psicologia, ligadas ao que é correntemente definido como pensamentos intrusivos, são pois indevidamente explicadas.
5º-A questão e o problema, no meu ponto de vista, assentarão no pressuposto de que será determinante a aprendizagem que cada um tiver adquirido sobre como encarar os pensamentos e emoções que lhe surjam à consciência.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Gustavo, obrigado pelo comentário.

Discordo em absoluto com os ponto 1,2,3 e 4.

1. Influenciamos e somos influenciados pelo funcionamento do cérebro.
2. As emoções são produto das nossas ações e pensamentos
3. Expliquei a definição do que se entende por pensamentos intrusivos. Do seu ponto de vista, era o mesmo que dizer que todas as pessoas que estão em sua casa, eram pessoa intrusivas.
4. Tudo o que é considerado perturbação psicológica, está definido a sua forma de diagnóstico.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
gustavo

Vamos por partes.
Fiquemos por agora, para facilitar, por um comentário à sua discordância nº1.
Comente por favor o que quis dizer o filósofo, e com o qual estou de acordo.

In Beyond Good & Evil, published in 1886, Nietzsche writes:
I shall never tire of emphasizing a small, terse fact…namely, that a thought comes when "it" wishes, and not when "I" wish; so that it is a perversion of the facts of the case to say that the subject "I" is the condition of the predicate "think."

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Caro Gustavo,

As opiniões podem ser discutidas.

Relativamente ao excerto de texto que colocou, não vou comentar, dado que não sei qual o raciocínio anterior nem o posterior. Excertos de textos, quando descontextualizados podem deturpar a mensagem. No entanto, é importante que perceba que eu escrevo com fundamentos psicológicos atuais e não filosóficos.

Obrigado pela troca de ideias.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
gustavo

Antes de mais, obrigado pelas suas respostas.
Não é concretamente à sua pessoa que me dirijo, apenas conheço aquilo que escreveu, mas aos pressupostos base da psicologia de uma forma geral, da qual o Miguel é um normal e bom seguidor.
Não tenho a pretensão de que vá ler “Para além do bem e do mal”
para contextualizar o excerto que lhe enviei.
Pretendi apenas ir buscar o depoimento de um autor do século 19
que, já nessa altura, questionava que houvesse um “eu” que produzisse as nossas emoções ou pensamentos.
Há em background um cérebro a funcionar, e há uma estranha e maravilhosa ferramenta, um estranho e maravilhoso processo a que chamamos consciência.
Sem entrar em mais desenvolvimentos, fiquei curioso com o facto de não ter apreciado a 5º questão, supostamente no meu ponto de vista, uma decorrência das 4 anteriores ou pelo menos a elas ligadas de algum modo.
Tenho a noção de que o assunto por mim levantado não é nada fácil pois está assente em pressupostos que a serem adotados levarão a uma mudança radical do paradigma vigente.
Trata-se da possibilidade, já encarada por muito boa gente, da reviravolta profunda do velho problema do livre arbítrio, do self e da consciência.
Mais uma vez, obrigado pela sua atenção

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Gustavo,

Não me referi à 5ª alínea porque era a que eu concordava.

Mas pegando na questão daquilo que afirmou: Não haver pensamentos e emoções voluntárias. No que diz respeito aos pensamentos não pode concordar de forma taxativa. Claro que existem pensamentos que são disparados por estímulos inconscientes, os quais eu num outro artigo chamei de mensagens enganosas do cérebro, mas isso não quer dizer que não tenhamos pensamentos deliberados, conscientes e construídos em vontade própria. Se assim não fosse porque razão faria escolhas na vida? Ou porque razão tinha preferências, ou porque razão conseguiria desenvolver um raciocínio sem antes ter a intenção deliberada do que pretende atingir?

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eloisa Lima

Prezado Miguel,

Sua colocação profissional e sua segurança ao abordar este assunto tão importante creio que podem ajudar a muitos que passam por situações tão angustiantes, os quais são atormentados por pensamentos indesejados e não tem uma ferramente para se defender. Achei ótimo e preciso!!
Continue, não pare, por favor. você é de grande ajuda !!

Grande abraço do Rio de Janeiro !!

Eloisa

Avatar for Miguel Lucas
Tatiane

Olá!!!
Hoje foi pra mim, um alívio saber que tudo que escreveste faz parte da doença, e não da minha personalidade, tenho sofrido muito nesses últimos dias por não saber o que estava acontecendo, essa sensação de perder o controle, de que poderia ficar louca….é horrível….procurei ajuda, o médico indicou medicação, e após um mês uma terapia…vamos lá, preciso me livrar disso!!! mesmo quase sem forças, tenho esperança de que isso pode acabar ou pelo menos aliviar….o artigo foi uma descrição exata do que me encontro!!!
Boa tarde!!!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Fernanda

Muito obrigada pela ajuda ! Agora sei controlar meus pensamentos e ser FELIZ !!!!!!!! Obrigada mesmo de coração 😀

Avatar for Miguel Lucas
Alda

Sr.miguel Lucas, tenho encontrado em seus artigos tudo oque preciso para me resolver,
muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Eu penso a todos os instantes que as pessoas ao meu redor vão me machucar! Poderia ser pensansamentos intrusivos? E se estou numa calçada me imaginado pulando nos carros, e meu corpo dilacerado. Pode me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
MANUELA COELHO

OBRIGADA DR. MIGUEL .
OS SEUS TEXTOS SÃO UMA PRECIOSA AJUDA PARA MIM.
BEM HAJA PELO SEU TRABALHO.

Avatar for Miguel Lucas
João Francisco

Dr. Miguel Lucas

Leio à algum tempo os seus artigos e bem haja por partilhar muita informação com tanto conteúdo.
Com as todas as dificuldades que o país atravessa, eu como funcionário público tenho sido um dos alvos a abater tendo-me já sido retirada uma parte importante do meu salário líquido mensal e embora esteja a trabalhar tenho cada vez mais mês e menos dinheiro e chegar ao fim de muitos meses com saldo negativo está-me a desanimar e a desmotivar imenso e estou sem saber como dar a volta.
Há cada vez mais oferta no mercado de uma infinidade de técnicas sobre desenvolvimento pessoal que uma pessoa fica confusa e eu pessoalmente acho que quanto mais leio sobre o assunto mais baralhado fico e aumenta a minha sensação de incapacidade.
Conheço a teoria toda mas o meu problema, que penso que será comum à maioria das pessoas, é saber como aplicar esses conhecimentos em nosso benefício no nosso dia a dia para poder tirar partido da teoria.

Avatar for Miguel Lucas
marciovallini

Bom dia, suas matérias são se excelente importância para mim, pois me clareiam algumas duvidas e me ajudam em situações mas tenho um pensamento intrusivo que a muito tempo tem andado comigo é em relação a minha ex-mulher, que sempre tenho a imagem dela em mente hoje em dia isso não mais me incomoda mas gostaria de ter uma opinião sobre o assunto, obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Eduardo

Oi, cara. Seu artigo é ótimo. Tá me ajudando um pouco a contrlar o que eu tô pensando. Só que não demora muito e volta novamente. E o pior é que eu não tenho nenhum motivo pra que isso aconteça. É como se na minha mente viesse a todo momento um pensamento que não sai de jeito nenhum. É Tipo assim, quando tento me concentrar em alguma coisa seja um livro, um artigo na internet, estudar, uma simples conversa com um amigo ou um famíliar e até escrever esse comentário a minha mente simplesmente não deixa que eu foque no que tô fazendo. Eu fico pensando a todo momento que eu não vou consegir raciocinar pra executar a tarefa. E o mais impressionante é que eu nunca senti isso antes. Pode até parecer loucura, mas foi depois que percebi que se eu pensar, por exemplo, na exato momento que eu tô tentanto repirar fundo eu não o faço, eu não consigo. Aí depois eu pensei comigo mesmo "Já pensou se a todo momento eu não tirasse esse pensamento da cabeça, só que eu outras ocasiões como: estudar, conversar e etc, eu não conseguiria me concentrar em nada!" desde então eu fico pensando nisso 24hrs por dia. Eu tô quase pirando. E também fico pensando que eu vou precisar tomar remedios e tudo mais. Eu não sei o que fazer. Você pode me aconselhar como tirar esse pensamento da mente?

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Eduardo

Ah e esqueci de dizer, eu tenho 16 anos. E também até quando eu vô dormir, esse pensamento também não vai embora, e assim não consigo dormir. Por favor me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Bom dia, li seu texto e fiquei muito assustada, não sabia que isso era um tipo de doença, tenho ansiedade ,mas tive que parar de tomar o remédio por outros motivos de saúde…e de uns tempos pra ca , tenho tido pensamentos horríveis que as vezes até me paralisam… tipo , vou descer uma escada e já imagino eu errar os degraus e descer de cabeça…. ai eu paro e desço a escada bem devagar. Imagino a casa desabando comigo e minha filha dentro, dai eu pego o celular e deixo perto pra poder me comunicar caso isso ocorra , já quase sai de casa de madrugada por causa de um barulho estranho..
Quando saio na rua já imagino um carro invadindo a calçada e me atropelando, ou a minha filha sendo levada por alguém. Ou então pede-la na multidão.
Quando ando de onibus, procuro sentar em lugares, que supostamente segundo os pensamentos seriam mais seguros em caso de um acidente(já pensando em uma batida, um assalto ou qualquer tipo de ataquei)
Fico o tempo todo imaginando como seria a vida da minha filha se eu morresse, como seria nossa vida se eu marido morresse. isso sempre acontece quando sinto alguma dor. Penso sempre na minha filha morrendo, e chega me dar calafrios e frio na barriga de tanto medo que isso aconteça. Mas ao mesmo tempo que essas ideias me assustam, as vezes me vem o pensamento de eu esguelando, ou esfaqueando minha filha, ou me jogando de algum lugar alto.
Esses pensamentos me deixam muito triste, porque parece que sem querer eu passo isso pra ela, e dai vem o medo de ela estar com o mesmo problema que eu. e acaba se tornado um circulo. Medo do medo de sentir medo, que acontece com um simples pensamento.
A partir de agora vou tentar neutralizar esses pensamentos. Você acha que eu deveria procurar ajuda? Por favor me dê uma luz!!!

Avatar for Miguel Lucas
Victor

Adriana, saiba que você não é a única. Olha, passo por isso a algum tempo e, por vezes, perco até qualidade de vida. Afinal, pensar que você pode surtar e esfaquear um filho ou a família toda não é nada a gradável. Hoje encontrei esse artigo e também o seu depoimento, vejo que o seu problema é identico ao meu. Sabe, ainda que não tenha alcançado a cura, uma coisa eu aprendi nesses anos de convivência com esses pensamentos ruins: São só pensamentos e a escolha é sua, o controle é seu, você, assim como eu, não vai fazer nada que você não queira fazer. Sinto-me muito bem, agora, em compartinhar meus problemas com você e poder te afirmar, com convicção, que tudo vai ficar bem. Somos seres racionais, criados por Deus para fazer o bem e proteger os nossos familiares. Grande Abraço !!!! LEMBRE-SE VOCÊ NÃO É A ÚNICA, SÃO SÓ PENSAMENTOS E TUDO VAI ACABAR BEM.

Avatar for Miguel Lucas
Adriano

Victor, concordo com o que escreveu !

Avatar for Miguel Lucas
silvia

Olá Dr. Miguel.
Primeiramente quero te parabenizar pelos artigos; são muitíssimos bem escritos.
Acabei de ser diagnosticada com TGA e estava me sentindo mto mal, pior q o normal, por ter este transtorno e o fato de ter iniciado a Sertralina a 2 dias acho q tem colaborado tbém, mas qdo encontrei seus artigos me senti aliviada e imediatamente coloquei em práticas suas dicas, o q tbém de imediato me acalmou.
Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Priscila

obrigado, ler isso me tranquilizou muito. Achei que estava ficando realmente louca.
Acha viável buscar ajuda profissional se eu não me afastar deles?

Avatar for Miguel Lucas
fernando

Caro Dr. Miguel, desde já agradeço a sua atenção e disposição para ajudar as pessoas através desse espaço. Tenho 50 anos, 27 de casado com uma mulher maravilhosa. Acontece quando jovem ela teve outros relacionamentos e a muito tempo eu fico me torturando imaginando, vendo cenas dela com outros homens que ela teve. Preciso me livrar disso, ela realmente não merece isso. casamos jovens, eu 21 e ela 18. Ela sempre me foi fiel e sei que sempre me amou. O problema são esses pensamentos que me martirizam. Começa com uma lembrança de alguém que ela teve e aí desencadeia em eu questiona-la sobre tal fato. isso machuca ela, as vezes ela está bem alegre e quando falo nesse assunto ela se fecha e fica triste. Sei que isso é meio machista tb mas os tais pensamentos inoportunos parece que são autônomos, vem e só vão depois de questiona-la. Preciso de sua ajuda, Obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
Larissa

Oi, Miguel encontrei seu blog em boa hora, esta me ajudando bastante, pois tenho muuitos problemas com esses "pensamentos intrusivos" que alem de me auto-depreciar ainda tenho muita desconfiança e pensamentos infundados em relaçao ao meu parceiro atual, pois no começo do namoro ele teve muitas atitudes erradas, mas agora eu nao vejo essas atitudes nele mais pois ja conversamos muito sobre o assunto e ele mudou realmente pelo oque eu vejo, e mesmo assim ainda me surgem muuuitos pensamentos sufocantes do tipo "se ele fez tal coisa uma vez, com certeza continua a fazer" enfim, voce me deu uma grande esperança de melhora, pois ja nao sabia oque fazer com meu ciume exagerado e minhas "deduçoes" Obrigado de coraçao e continue com este trabalho de imensa importancia … 🙂 fke com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
pedro

ola Miguel tenho muitos pensamentos intrusivos do passado.
de quando eu ara criança. o que eu devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
lu

Pessoas, ajuda muito tomar cloreto de magnesio. Veja a reportagem e videos no YouTube se nao acreditar. Vamos compartilhar para ajudar uns aos outros.http://solucaoperfeita.com/magnesio/magnesio-de-a-a-z/depressao-sindrome-panico-ansiedade

Avatar for Miguel Lucas
jacqueline santos

Nossa Dr Miguel como me sente melhor ao ler seu artigo!!! foi como um socorro,sou muito religiosa oro muito tenho fé mas ja tava achando que minha fe tava morta! porque n tava achando soluçao para meu problema,to sendo acompanhada por uma psicologo e ela me falou sobre o meu problema que era pensamentos intrusivos,mas ate entao n tava me sntindo sgura,com relaçao as explicaçoes que ela tava me dando!e vc abordou o temade forma direta,clara e bem solucionavel,pois ja estava tendo desespero estou gravida e estou sendo atormentada por pensamentos horriveis que me fazem sentir culpada com muiiito medo pois é o sonho da minha vida um menino!Mas agora vou saber como me controlar e aceitar esses pensamentos que n sao meus e viver uma gestaçao feliz!!!Muiiito obrigado mesmo por suas explicações!! Se vc puder me responda vai me dixar mais aliviada!!!

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Ola Jacqueline. É a primeira vez, ao fim de 7 anos a sofrer com estes pensamentos horriveis, que falo sobre este assunto com alguem sem ser o meu marido que coitado me atura com muita paciencia. O teu texto tocou-me pois fui mae agora em Agosto, do meu segundo filho, e tenho outro menino de 2 anos, que são a luz da minha vida. Sempre sonhei ser mãe desde muito nova, sempre adorei crianças e amo os meus filhos acima de tudo, so quero o melhor para eles e luto muito para que eles sejam felizes e não sofram com este meu problema, contudo eu sofro muitissimo com estes pensamentos horriveis, tanto que as vezes chega a ser insuportavel andar neste mundo, mas o amor aos meus filhos e ao meu marido fazem-me ter vontade de continuar. Não sei qual é o teor dos teus pensamentos e prefiro nao revelar o teor dos meus porque para mim são tão horriveis que me é dificil expor, no entanto posso te dizer que nestes 7 anos passei por varias etapas mas neste momento consigo ter algumas conclusoes que me ajudam a seguir em frente e que espero que te possam ajudar a ti tambem, são elas:

1º- Nós sentimo-nos más pessoas por ter estes pensamentos mas na verdade nós so temos estes pensamentos porque somos boas pessoas, porque somos sensiveis e porque amamos porque so quem ama, é sensivel e bondoso sofre por ter tais pensamentos, se fossemos más pessoas não nos sentiamos mal por pensarmos tais coisas.

2º- Estes pensamentos afetam aquilo ou quem mais amamos e são as coisas que mais repudiamos ou tememos no mundo, é se repudiamos tal coisa como poderiamos nos faze-la? Não fazemos nem nunca vamos fazer, o nosso cerebro apenas vai buscar essas imagens porque é o que nos faz sofrer mais, é que nos transtorna mais, dai o nome da doença (transtorno).

Sabendo que não sou má pessoa e que não sou capaz de tais coisas, que são apenas fruto da minha imaginação e que vem à minha cabeça por causa deste transtorno que eu não sei porquê nem como apareceu na minha vida mas que me acompanha todos os dias a toda a hora e contra o que eu luto em todos os minutos desde à 7 anos.

Como disse tenho passado por varias etapas, neste momento sofro por ter estes pensamentos mas consigo ter a lucidez de perceber que não sou má pessoa e que não sou capaz de fazer o que penso e que pelo contrario nunca irei faze-lo pois trata-se do que eu mais amo neste mundo. Contudo passar por isto tudo e fazer esta ginastica mental nao é facil e para aliviar o meu stress neste momento ando a comer compulsivamente, como estou em casa com o meu bebe é dificil controlar esta compulsao pela comida porque tenho tempo e tenho sempre comida ao dispor mas é mais uma etapa de que tenho consciencia e que vou ultrapassar.

O mais surreal é que apesar de termos este transtorno somos pessoas muito lucidas e eu diria ate que muito inteligentes, so pessoas com muita consciencia de si é que conseguem levar a vida (embora com sofrimento) tendo estas coisas na mente.

Lembra-te que és uma boa pessoa e que nao és capaz dessas coisas, que isso são imagens fruto da tua imaginação mas nunca passarão disso mesmo, imaginação.

Muitas felicidades para ti e para o teu bebe.

Avatar for Miguel Lucas
elsa

Ola Claudia. Ao ler o teu texto,revejo-me a mim. é de facto uma luta muito grande e há dias que penso não aguentar mais. Estou a ser seguida por uma psicóloga que tem sido excelente e por muito que ela me ajude,existem pensamentos que são tão dolorosos que não os consigo aceitar.isso causa-me ansiedade de tal forma que é pior. Quando estou "bem", levo o tempo com medo de voltarem a aparecer. Isso leva a que voltem mesmo…e o pior é quando se trata de pessoas que amamos.não sei como começou, mas sonho com o dia em que não voltem mais.

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Olá Elsa. É como disseste uma luta muito grande e o pior é que estamos a lutar contra nós mesmas e isso é desgastante. As vezes dou por mim numa luta entre "dois eus", o "eu mau" que tem esses pensamentos e o "eu bom" que sabe que tudo isso não passam de invenções da minha cabeça e o "eu bom" como que discute com o "eu mau" para deixar esses pensamentos. Não sei se me fiz entender e se te acontece o mesmo.
Felizmente encontrei este site e pessoas como tu que me compreendem, apesar de ter o apoio do meu marido muitas vezes sinto-me sozinha nesta luta porque so quem sente o mesmo consegue perceber a dimensão que esta perturbação pode tomar na nossa vida e que nos persegue a todo o momento.
Espero que as historias que as pessoas aqui partilharam te ajudem tanto como me ajudaram a mim e se eu te puder ajudar também é so dizeres.

Avatar for Miguel Lucas
Ingrid

Cláudia Vc tbm tem passado por isso? Preciso muito conversar com vc .eu li seu texto .eu sou uma mãe desesperada e muito triste e envergonhada. Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Ingrid o meu email é patricia_brito333@hotmail.com. Se quiseres conversar sobre o assunto manda um email. Força.

Avatar for Miguel Lucas
Jakeline

Muito bom seu comentario exatamente o que sinto .tenho muito medo de o que eu possa fazer algum mau aos meus filhos que eu tanto amo .Fico ansiosa angústiada sabe ,como e bom saber que não estou sozinha antes pensava que ninguém pensava essas coisas que eu penso.mas agora eu vi que não do "louca" como eu achava que eu era .mas sim tenho toc .muito legal ter encontrado se comentario .abraços

Avatar for Miguel Lucas
Luta e Fé

Claúdia, concordo com seu texto. Nossas fraquezas, traumas , medos, inconsciente trazem ideias estúpidas, exatamente como disse, o cérebro busca pois é o que mais nos faz sofrer, revela fraquezas, medos, traumas, e denota transtorno, tenho há 17 anos, e somente este ano fui me informar na psicologia, tenho certeza que Deus é importante demais neste processo, nosso eu voltará a ser o que somos nos pensamentos totais, precisamos calma, muita aliás, remédios vai de cada um, a mente é individual, busquem forças, nós somos capazes, retome sua direção , não da mente, ela pensa o que quer, mas de suas forças inconscientes, NÃO MEDO, NÃO CULPA, NÃO REMORSOS, SIM AMOR, SIM BEM, SIM VIDA, não tomo medicamentos há 2 meses, é cedo, mas tenho certeza que podemos ser muito, muito felizes.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Doutor Miguel, eu tenho exatamente esses pensamentos intrusivos, de morte, e matar alguém que eu Amo, que não fazem sentido algum…que coisa de louco, eu rezo mto, às vezes me vem um desespero, um medo de perder o controle…Queria muito que isso parasse…Mas fiquei mais tranquilo depois de saber que não sou só eu que tenho esses pensamentos, e que existem técnicas para controla-los.

obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana Oliveira

Olá,

Muito obrigada pelo artigo. Muito esclarecedor.
Me ajudará muito. Estou em um processo difícil no momento, com muitos pensamentos intrusivos.
Abraços,
Tatiana

Avatar for Miguel Lucas
Mário

Caro Miguel muito bom este artigo! Essa sacada que voçê nos repassou sobre o gatilho neutralizador é realmente muito eficaz para o controle da situação. Meus pensamentos intrusivos são demasiadamente envergonhantes pois ocorrem em situações improprias.

Muito Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Nathan

Só lembrando, isso é uma doença chamada T.O.C, procurem um psiquiatra também, pois passo pelos mesmos problemas e é muito difícil lidar com esses pensamentos.

Avatar for Miguel Lucas
Alain dos Santos Batista

Boa tarde!

Eu tenho muitos pensamentos intrusivos, alguns deles me incomodam bastante pois se repetem muitas vezes ao dia. As vezes estou em um diálogo e antes da pessoa terminar a fala vem em minha mente: "você não vai entender o que ele vai falar"…aí as vezes acabo não entendendo. Dizem que tenho um raciocinio muito rápido e não sei se minha preocupação em me livrar desses pensamentos tem me ajudado. Muitas vezes vem pensamentos do tipo: "você não vai ser feliz assim", "nao concordo", e isto se repete muitas vezes quando estou sozinho. Isto é normal? Aguardo uma resposta sua.

Alain

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

olá acho que tenho algo parecido, quando converso com alguem parace que repito o que ela escuta dentro da minha mente, ou ja sei o que vai falar… gostaria de saber se se livrou disso e se descobriou o que era.. obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Meg

Hoje cheguei a pensar que estava enlouquecendo, pois uns pensamentos me tiravam a paz desde um pesadelo que tive… Como faço tratamento de ansiedade e depressão, qualquer sentimento estranho me coloca alarmada. E esse pensamento não saía da minha cabeça, quanto mais eu queria para de pensar, ele parecia ganhar mais força, e eu cada vez mais ansiosa à ponto de querer largar tudo e sair correndo ou tomar um alprazolam e apagar, só para me ver livre dele, mas decidi não fazer nem uma coisa e nem outra, pensei em me acalmar e concluir a tarefa que estava fazendo, mas resolvi buscar orientação, procurei na internet, e milagrosamente entrei nesse site, li a matéria e achei fantástica, confesso que me confrontar com o pensamento intrusivo me causou um certo receio, mas já estou conseguindo pensar com mais clareza, já enviei o link para pessoas que como eu, sofrem de tais transtornos.
Deixo aqui o meu agradecimento, por me orientar num momento desesperador.
Que Deus continue te abençoando, para você ajudar a mais pessoas.
@bçs !

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Eu já passei por muitas fases de pensamentos intrusivos…
ja passei por uma fase em que achei que estava doente e realmente eu estava ficando, timha medo de um derrame e ja estav sentindo formigamento no rosto e tal, fiz exames de rotina e estava tudo absolutamente normal. Depois que a minha mente não me convencia mais que eu estava doente comecei a sentir que eu enlouqueceria, achava que ia perder totalmente o controle mas isso passou. Depois fui para um estágio que morria de medo de ficar sozinho, que ninguém ia gostar de mim mas isso foi rápido pq eu tenho absoluta certeza que minha familia e meus amigos me amam.
mas depois de todas essas fases 100% superadas, agora estou com medo da morte. Não exatamente um medo, mas uma preocupação. Seu que não vou morrer agora, estou na flor da idade, tenho 23 anos. Mas me preocupo com a velhice e que vou morrer um dia. Daí tudo perde o sentido. O que estou fazendo aqui na Terra pra onde eu vou depois… e por ser uma coisa sem resposta fico mais preocupado ainda. Esta fase ra sendo a mais dificil de todas e esses pensamentos estão na minha cabeça todo santo dia… queria algumas palavras de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Daniel, entre em contato no meu e-mail carlos.santijunior@ig.com.br, tenho algo a lhe dizer sobre o assunto que escreveu.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Um excelente trabalho. Digo o quanto é importante conhecer certas coisas do desconhecido.
Vou continuar lendo seus artigos. Me esclareceu algo que a mais de 30 anos eu precisava conhecer.
Por esta razão,também, é que quero cursar mais esta matéria tão importante.
Parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Eliete Ambrósio de Oliveira

Que bom esse artigo, eu tido muitos pensamentos negativos e estou tentando tirar da minha mente.Muito obrigado pelas dicas.Deus abençõe!

Avatar for Miguel Lucas
Igor

Parabéns pelo artigo, me identifiquei muito com o que escrito aqui e irei tentar por em prática o aqui está escrito, apenas lendo já fui fazendo isso aos poucos na minha cabeça e já surtiu resultado, obrigado meu amigo por partilhar seu conhecimento, vou me inscrever nos feeds deste site, valeu abraço.

Avatar for Miguel Lucas
marta

Parabéns pelo artigo! Gosto imenso de ler os seus artigos pois sou portadora de toc há já muitos anos e eles ajudam-me a encarar o toc com mais clareza. Já passei por varias formas de toc em varias intensidades. Agora estou com pensamentos intrusos recorrentes relacionados com a minha filha ké tem 4 anos. Penso que alguém poderá ter abusado ou ir abusar dela. Mesmo pessoas da minha família. Estes pensamentos deixam-me bastante ansiosa pois sei ké são irreais mas não consigo elimina-los da minha mente. Sou seguida por uma psicóloga mas não vejo muitos resultados. Não sei se devo procurar outra ajuda. Gostaria ké me desse alguma dica de ajuda. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
tarso

Parabens, sao explicaçoes que vem de acordo, vou pratica-los.
e vou vencer. valeu

Avatar for Miguel Lucas
nidia

ola.eu não sei o k se passa comigo. há cerca de 2 anos perdi minha mae c um cancro.
agora cada x q sinto uma dor vem logo a cabeça que é cancro.levo o dia a pensar o k sera dos meus filhos.vem logo a cabeça os tratamentos q terei de fazer e tudo o k minha mae passou.ultimamente sinto uma dor nas costas e umas picadas na barriga em vários sítios.mas parece q qd penso k não sinto a picada já a algumas horas parece q a picada vem.ja fui ao medico pedir exames mas enquanto não fizer e souber os resultados não fico bem.é um desespero k fico sem fome e emagreço.que sera que se passa comigo?

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

É normal meu cérebro pensar o tempo todo ? Eu passei pela fase dos pensamentos intrusivos (ainda tenho algumas "sequelas"; volta e meia tenho umas crises rápidas), já tive crises de hipocondria e agora estou tendo outras crises. No momento, fico irritado porque não consigo me concentrar, pensamentos simples e aleatórios bombardeiam minha mente quando não estou focado em uma coisa só, exemplo: não consigo fechar meus olhos por 30 segundos e esvaziar minha mente, sempre tenho flashes de pensamentos que começam a aparecer na minha mente, trechos de músicas que não gosto, imagens de pessoas desconhecidas, pessoas conhecidas, coisas normais que vejo na internet, na televisão, paisagens, tudo , até mesmo o planejamento de procurar na internet o porquê disso acontecer comigo, a formulação do texto e do questionamento que eu viria a fazer para algum profissional online, "discuto comigo mesmo" como teria que ser esse questionamento, e tudo isso estando no meu trabalho. Sempre estou pensando em alguma coisa, muitas delas involuntariamente e isso me incomoda muito porque cansa minha mente, sinto minha cabeça pesada, penso que isso me levará a loucura daqui a um tempo. Quando vou dormir também acontece isso: só quero deitar, relaxar, esvaziar a mente, ouvir os sons da natureza e cair no sono, mas isso não acontece. Quando deito e fecho os olhos o bombardeio involuntário de pensamentos inúteis começa e acaba atrapalhando meu sono. Às vezes, tenho que tentar focar em um pensamento longo (tipo eu jogando uma partida de futebol com meus amigos e, para prolongar mais ainda a imaginação, eu me imagino tomando uma cerveja depois do futebol) só assim para eu conseguir pegar no sono. Tudo isso gera uma ansiedade enorme em mim, causa irritação, desconforto, desvio de foco, falta de atenção e diminuição do meu desempenho em qualquer setor. Isso é normal ? Por favor, gostaria de receber uma resposta para que eu posso me acalmar. Não estou passando por nenhum sofrimento emocional e não consigo encontrar uma razão plausível para essas coisas estarem acontecendo comigo. Gostaria muito de uma ajuda aqui, já que onde moro é muito difícil encontrar esse amparo. Precisando de mais detalhes é só entrar em contato. Desde já, agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Sandoval

Olá amigo, tenho 17 anos, sinto a mesma coisa que você sente, já tive algumas dessas crises quando pequeno tbm … cara isso estraga totalmente meu dia .. poderia me chamar para conversarmos melhor?

Avatar for Miguel Lucas
jam

eu tô passando por isso,minha cabeça é bombardeada por lembranças ruins,isso me derruba na hora,as vezes tô distraída ai vem um lembrança ruim,eu fico lutando contra a minha mente, não consigo me concentrar em nada. Eu postei uns comentários inapropriados no facebook,configurei achando que ninguém ia ler,mas apareceu no feed de notícias,acabou que muita gente me excluiu,e eu estou morrendo de vergonha agora,eu tenho fobia social só pra piorar mais ainda a situação,não sei onde eu enfio a minha cara,estou me sentindo uma foragida da lei,toda vez que me lembro das coisas que eu escrevi,fico mal,não sei mais o que faço,tenho dor de barriga,meu coração parece que ferve,uma sensação horrível,imagino que todos estão pensando mal de mim,acabei virando o centro das atenções,coisa que um fóbico social abomina,não sei o que faço,quero esquecer mas não consigo.

Avatar for Miguel Lucas
Maria Eduarda

Tiago, tenho as mesmas coisas que você. Fecho os olhos e vem um bombardeio de pensamentos como músicas ou flashes de pessoas conversando ou fazendo alguma atividade, mas no meu caso, pessoas que conheço. Entro em panico e tenho medo de perder a sanidade. Entre em contato comigo: keptsecrets_@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Michael

Ótimo texto e comentários, estamos expostos a resgates, traumas, influências conscientes e inconscientes. O verbo dominar-se torna-se difícil em alguns casos e quantos casos que desconhecemos e são tratados por medicação, reclusão, doenças psicossomáticas e suicídios. Parabens ao autor e aos que vivenciam e expõem suas agonias.

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Olá Dr Miguel, conheci seu blog hoje e este foi o primeiro artigo que li, achei ótimo, vou procurar outros textos. Me formei em uma área de completamente diferente da psicologia (Ciências Agrárias) e após ter enfrentado problemas num momento muito delicado da vida, com a ajuda da terapia, me apaixonei ainda mais pelo funcionamento da mente humana. Gosto de ler textos que expliquem o funcionamento da mente e que nos disponibilizem ferramentas para superar as armadilhas criadas por ela. Seu texto foi muito útil para mim, obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
luiz max

parabens, pela sus instruções a respeito dos pensamentos intrusivos. eu apredir muito mesmo meu muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
marileide

ola, eu tenho esses pensamentos deste criança eles invadem a minha mente.
eu nao tenho controle sobre eles isso atrapalha muito a minha vida pois tenho dificuldade de concentração. isto durante a minha vida toda atrapalhou os meus estudos e trabalho.
eles fazem parte da minha vida o tempo todo e como se o tempo todo eu ficassem entre o mundo da fantasia e a realidade. Não tenho um unico dia nem minuto que eu figue sozinha sem eles. são fantasias que eu tenho um namoro com uma pessoa famosa. ou então são imagens que eu estou esfaqueando alguem da minha familia. imagens fora da realidade que minha boca esta cheia de bicho e a minha vagina esta sendo pisada com um pé. ou então imagens sexuais de sadomasoquismo. o que eu preciso fazer para ter uma melhor qualidade de vida. as vezes eu fico tão fora de mim que fico andado pela casa.

Avatar for Miguel Lucas
Michelle

Amigo gostaria que me ajudasse em relação aos medos que tenho dos pensamentos.Uma vez estava eu,minha mãe e meu namorado num lugar abandonado,num lugar longe,e cheio de lendas.Nessa casa que ficamos havia um rastelo,um cotador de grama e uma foice .Eu não dormi direito pois achava que meu namorado e minha mãe iriam me matar com a foice.Depois meus pensamentos mudavam e falavam q eu iria mata los .Mas eu nunca fiz mal a uma mosca.Sei que jamais faria, e nem eles me machucariam.Mas esses pensamentos me fazem querer morrer.Vc pode me ajudar?? por favor

Avatar for Miguel Lucas
Michelle

preciso de ajuda por favor doutor Miguel.me responda,minha vida é um inferno e cada dia mais quero morrer por conta disso,me ajudemmm

Avatar for Miguel Lucas
Matheus Augusto Pires

Amigo to com alguns pensamentos ruins, só pensando como seria depois da morte, sei lá, acho que foi depois de uma reportagem que eu vi na Rede Record, na TV, eles estavam falando sobre as pessoas, brasileiras, que estão sendo ortas lá fora, e eu fiquei pensando nisso, desde então não consigo parar, porque está acontecendo isso comigo? Será que é porque eu to com ansiedade? Eu tenho 15 anos e fiquei vendo alguns carros de controle na internet e fiquei com muita vontade, será que é isso? E depois meu pai me falou que daqui alguns dias ele vai me dar então eu tô muito ansioso, poderia ser isso mesmo, hoje eu comecei a sentir uma dor no peito, mal estar, não tô conseguindo jogar futebol futebol, porque minhas pernas estão meia bambas e não consigo comer direito, então decidi ir pesquisar sobre, e vi que a dor no peito pode ser de ansiedade, também, amanhã dia 03/02/15, vou passar no médico pra fazer um check-up, pra ver se eu estou com alguma coisa. O que poderia ser isso? Será que é ansiedade mesmo?

Avatar for Miguel Lucas
Natacha

Oi , a todos, eu tenho 13 aninhos, e eu tenho vontade só de chorar por causa destes pensamentos, por favor alguém me ajude, DEUS, me ajuda sempre, mas as vezes eu não consigo parar de pensar, e eu queria saber como parar com isto eu cuase não vivo assim é muito ruim me ajudem por favor!

Avatar for Miguel Lucas
Beatrice Sadeh

Gostei muito da matéria! Moro em Israel e minha filha tem dois pensamentos obsessivos há dez anos."tenho câncer e tenho aids" . Uma vez pensou ter contaminado os filhos e fugiu com eles para bem longe da cidade em que morava…. E… Foi internada pela primeira vez e depois mais algumas vezes nos anos que se seguiram… Ela até pulou da janela em 2009 e deu muito trabalho…. Bem… Foi diagnosticada com o transtorno bipolar já na primeira internação e está tomando Leponex depois de muito mas muito sofrimento… E até hoje todos os dias ela me pergunta "tenho aids? Tenho câncer?" Depois complementa: " sei que não tenho é só um pensamento, eu fiz os exames de sangue para tomar o Leponex e deu tudo na norma….mas se eu tiver? Será que ela tem TOC e não bipolar? Ou é possível ter os dois transtornos? Existe algum remédio ou exercício para esses malvados pensamentos que maltratam toda a família?

Avatar for Miguel Lucas
silin

Olá Miguel, sou uma tremenda de uma pessimista sem vergonha, pois já é a terceira/quarta vez que recorro à ajuda da internet para meus problemas com pensamentos intrusivos… sempre venho parar aqui… mas tenho um mecanismo de sabotagem, pois sempre volto a fazer tudo errado.
Eu sei todos os meus defeitos, tudo que me corrói e corrói oq esta a minha volta… e mesmo assim acabo por repetir os mesmo erros… afundando cada vez mais minha relação.
Algumas noites da semana, na hora de dormir, começo a ter pensamentos intrusivos, e pior, começo a falar e brigar com meu parceiro. Acabo achando que está tudo horrivel, q sou um lixo… e todo aquele combo que vem com esses tipos de pensamentos. Estou desesperada, fico o resto da noite tentando achar uma solução…já nem sei mais oq fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Adao

Ola Miguel muito obrigado pelo seu trabalho,esta me ajudar muito bem.
Ha 2 anos abandonei a minha esposa com tres filhos.Ela ja tem um novo e eu tambem.
Mas o problema esta em mim,porque eu e que enganei ela com um outra mulher e por isso me Sinto muito envergonhado,isolado e ate perdi a alegria e amigos.
Por favor me responde

Avatar for Miguel Lucas
Leandro Nunes

Olá Dr Miguel
Buscando uma cura achei seu artigo e muitos relatos próximos ao meu.
Não sei ao certo se meu caso é intrusivo ,mais com certeza é muito complexo e vem pouco a pouco me enlouquecendo.
Tentarei explicar:
Sempre que penso em alguém com saudade ou admiração pensamentos negativos e destrutivos invadem no mesmo momento dizendo q tal pessoa ñ presta ou vem ressaltar desavenças passadas.
Ex. Quando sinto saudade de meu pai lembro com carinho e na mesma hora me pego pensando q ele é má influencia e q devo me afastar dele.Sempre ressaltando pontos negativos.
Isso acontece com frequência e com todos aqles com qm me preocupo.
Outro exemplo completamente estranho, é o fato de tentar algo e logo em seguida me vem a cabeça q ñ sou capaz.Ex; Fumava um maço de cigarro por dia o q vinha me fazendo muito mal,decidi então comprar um remédio e logo após o uso dobrei a quantidade do cigarro me fazendo ter a vontade de acender um cigarro com a bituca do outro.
Sei q esse remédio é psicotrópico e q talvez causa-se isso,mais ñ já ocorria antes,
Outra coisa estranha: Já se passou quase um mês q ñ consigo dormir direito,durmo meia hora e acordo assustado e suado .levo em media 1 hora p voltar a dormir e logo em seguida acordo novamente e assim suscetivelmente ate a hora de ir trabalhar,estimo estar dormindo aproximadamente 2 horas por dia e sempre seguido de pesadelos horríveis com imagens e ações terríveis.
Sinto q devido a isso despertei um medo terrível de ir p cama qdo sinto sono tento evitar ao máximo pois sei q terei pesadelos e ficarei me revirando na cama ate a hora de ir trabalhar tomo remédio p dormir pois tenho medo de me viciar assim como minha mãe e irmãs.
Pessoas afirmam ser “possessões“ e me recomendam uma igreja. Nunca acreditei nisso pois me considero viver uma vida real, tenho medo q isso seja problema psiquiátrico e q acabe internado.
Por favor Dr me ajudade ,será q é hora de buscar psicólogo , psiquiatra , pai de santo, ou exorcista?
Me ajude doutor pois isso interfere em minha vida por completo me impedindo de seguir.
Moro só e essas ações acabam por me fazer imaginar q ouço ruídos estranhos em meu lar,sei q isso tem um nome especifico ao ql ñ me recordo agora.
Me ajude por favor

Avatar for Miguel Lucas
Renan

Valeu me ajudou bastante, pensei que eu estava ficando doido, eu nunca sai do controle, mais ja estava com medo de sair, agora vou ter mais força para controlar.
obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Renan

Valeu aprende muito, pensei que eu estava ficando doido, eu nunca sai do controle, mais ja estava com medo de sair, agora vou ter mais força para controlar.
obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
monique

Olá Dr Miguel o seu artigo foi de grande valor para mim,estou a passar por esse problema há 5 anos e esses pensamentos não parecem ter fim,estou fazendo terapia mas tenho tido pouco resultado,esses pensamentos invasivos dos mais diversos conteúdos já me fizeram parar com a minha vida,estou tentando supera los ,não tem sido fácil viver assim ,mas eu sei que um dia eu vou ser livre dos meus próprios pensamentos.

Avatar for Miguel Lucas
joao

Cara isso me ajudou demais, pois estou passando por isso, pois veio na minha cabeça assim? sera que sou gay? e não consigo tirar isso da minha cabeça, quanto mais me esforço pra tirar, ai que vem com mais força e frequencia na cabeça, isso estava acabando com minha vida, pois eu sei que não sou, mas quando vem a cabeça me da um medo de ser.. depois que li isso, que entendi oque é realmente,, muito obrigado e espero que possa me ajudar mais ainda com isso.. pois como vc disse a gente não se concentra em nada, vem um medo,,,

Avatar for Miguel Lucas
Ingrid

Oi dr.eu tenho sofrido com isso há uma semana. Tenho uma bebebe que eu ano demais. Foi desejada e eu amo ela mais que tudo nesse mundo. Eu estava feliz com tudo na munha vida até isso começar. Eu me sinto um lixo .um verme pelas coisas que eu penso .são tão horríveis que eu não tenho coragem de falar .as vezes fico pensando em dar minha filha pra minha sogra cuidar .pois eu não posso admitir pensar coisas tão horríveis. Aí as vezes passa e eu sinto uma paz .e falo pra mim mesma .vc não quer fazer nada disso .eu sinto um amor tão grande por ela .e muita dor no meu coração. Eu estou muito triste. Obrigado pelo seu texto quando leio me da um certo alívio passageiro. Eu tenho certeza que no mundo mão existe nenhuma mamãe assim.

Avatar for Miguel Lucas
ingrid

Eu nunca pensei em passar por isso na minha vida .eu sofro .eu rezo e não passa .as vezes sinto uma angústia tão forte que até evito pegar ela na hora que estou pensando. Eu me crucifico pensando pq Deus deu ela pra mim.eu não mereço ser mãe .eu nunca vou deixar nada acontecer a ela .mas a dor e a culpa que eu sinto. As vezes Vem um pensamento como se eu Xingasse minha filha .eu nunca faria isso
eu amo ela incondicionalmente. Ou as vezes como se eu quisesse a sua morte.meu Deus eu não mereço ser mae .eu estou muito triste .minha vida tem sido um tormento. eu procuro ser forte pra que ela não sinta. Eu amo muito minha filha.quero que tudo volte a ser como antes

Avatar for Miguel Lucas
Katia

Olá Ingrid, passo pelo mesmo problema há 8 meses. Posso te dizer que agora a situacao está 70% mais tranquila. Li bastante sobre transtornos da ansiedade, aqui mesmo no blog do Dr. Miguel. Voce deve ter passado ou estar passado por sitiuacoes de alto estresse, que aumentam a incidencia de pensamentos intrusivos. O que revolta é que os pensamentos tocam exatamente no seu ponto fraco (que é o mesmo meu). Isso nos trás uma angústia terrível e passados a não acreditar que somos pessoas boas. Eu estou tomando florais de bach e me consultando com uma psicologa e estou me sentindo melhor. Estou tentando nao dar importancia para os pensamentos intrusivos, que hoje ocorrem com menos frequencia, mas raramente nao tenho pelo menos um por dia. De toda forma, percebo que nao me afligir por causa do pensamento ajudar a diminuir a sua frequencia. É como o artigo do Dr. Miguel diz que é preciso deixar de "lamentarmo-nos ou começarmos a tecer comentários autodepreciativos sobre as razões pelas quais estamos a ter determinado pensamento", porque isso " faz com que nos coloque num estado incapacitante, promovendo mais pensamentos intrusivos ou reforçando os existentes." Assim, perceba que quando surgirem esses pensamentos, voce diz algo como "esse pensamento nao é nada" e deixe ele passar. Nao fique pensando nisso (eu sei que é dificil, mas é um trabalho diario). Voce tem o direito de ser feliz com sua filha. Lute por isso. Combata essa situacao seguindo o que esse artigo diz. Os florais de bach tambem ajudam a harmonizar nossas energias e tirar a angustia que nos esmaga, nos dando forcas para seguir as recomendacoes desse artigo. Rezar para o anjo da guarda tambem ajuda muito para pedir protecao.

Avatar for Miguel Lucas
Ingrid

Katia vc tem um email? Acho que seria bom trocarmos algumas idéias. Bjim

Avatar for Miguel Lucas
Adelice

bom…tenho comigo muitos medos desde criança…muito deles envolvem questoes religiosas…como nao conseguir a igrejas…nao consigo controlar pensamentos que muitas vezes parecem tao reais como se uma voz saisse de dentro de mom…

Avatar for Miguel Lucas
val

Me ajudou muito, faço uso de medicamento antidepressivo tenho depressão desde 2001 mas agora stou tendo muitos pensamentos intrusos não quero pensa mas sta muito difícil e fico com medo de acabar fazendo oq vem a cabeça ou acabar enlouquecendo me ajude por favor

Avatar for Miguel Lucas
Renata Terra

Dr. Miguel,

Lendo seu artigo pude me ver em várias situações mencionadas. Por exemplo, Tenho muito medo do que pode acontecer com minha filha de 03 anos, tenho um medo enorme de quando ela vai dormir, de ter uma febre que eu não vou ver ou não vou conseguir socorrê-la. Até hoje não consigo deixá-la dormir no quarto dela. Tenho orado muito e minha fé tem aumentado e tenho aos poucos, conseguido vencer certos medos, porque sei que o meu Senhor me guarda e a minha filha também. Faço terapia e meu terapeuta pediu para eu ler esse artigo e tenho certeza que irá me ajudar a combater esses pensamentos. Já até escolhi meu gatilho neutralizador.
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Maurício Dellani

para mim foi importantíssimo essa postagem, quero agradecer, porque eu não tinha visto essa ainda, você mandou-me por email, fico feliz por ter me ajudado, gostei muito de suas dicas, realmente sinto que tem funcionado muito muito muito mesmo em minha mente, eu fico aliviado por vários motivos, por ter resolvido meus problemas emocionais, pois eu tenho muitos pensamentos negativos, muitos vem por bobagens coisas absurdamente inúteis e tenho pensamentos intrusos vem para atrapalhar muito minha vida de forma imunda, suja, sem motivo algum, já cheguei a ter quase uma depressão por causa deles, afinal de contas eu nunca fiz muito para acaba com eles, e mais um motivo que me deixa muito feliz é o fato de eu esta conhecendo essas formas de combater esses pensamentos, de destruí-los, colocar essa negatividade toda pra fora de minha mente, e no fundo, de meu corpo todo, porque quando deixamos nossa mente ficar doentia nosso corpo acaba padecendo também. quero agradecer muito mesmo, gostei muito desse post.

Avatar for Miguel Lucas
Christopher

Doutor, já estou em uma fase muito desesperadora com respeito aos pensamentos acre ditos em todos eles por mais absurdos que pareçam não consigo mudar ,eles estão acabando com a minha saúde mental e física pois sei que pensamentos mentirosos mais eles parecem se alimentar quanto mais eu tento mudar o pensamento o que eu faço para mudar?
Sou jovem tenho apenas 20 anos e estou em desespero, quero muito mudar.

Avatar for Miguel Lucas
Junior

Olá Dr. foi ler essa postagem e descobrir realmente o nome certo para as causas dos meus pensamentos descentralizados, intrusivos… tudo si torna uma bagunça na minha vida, não consigo ler direito pq fico pensando em coisas banais,bobas, sem sentidos, isso mi tira da concentração por mais ambiente calmo que seja, mas meus pensamentos ficam a mi perturbar. Fora ser uma pessoa procrastinada ainda tenho esses tipos de pensamentos que ficam a todo momento. hoje tenho 21 anos e mesmo assim mi deparo com essa realidade, fico a mi julgar,martirizar é mto ruim.

Avatar for Miguel Lucas
Carla Pires

Olá,

Eu tenho muitos pensamentos intrusivos acerca de Deus e Jesus. Quanto mais me sinto próxima de Deus ou Jesus, mais tenho esses pensamentos. Fico muito angustiada a não compreendo porque é que tenho tais pensamentos. Por exemplo quando obtenho respostas de Deus ou quando sinto que Deus me faz tudo o que eu quero, penso que consegui "enganar" Deus, ou penso em nomes feios contra Jesus, etc… Mas eu não quero ter tais pensamentos mas depois fico com medo e penso será que eu sou má e quero mesmo ter estes pensamentos?
Pode ajudar-me por favor?
Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Theo Junior

DR.
Eu to com um problema que está me matando. To com "mania" de engolir saliva, ou seja,meu cérebro fica me lembrando todo hora quando engulo saliva. Não esta sendo mais automático, isto é, sem o corpo perceber. Me ajude

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Theo junior, você já conseguiu resolver seu problema. Pois estou com o mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
Quelen

Ola também sofro do mesmo problema …. e até engraçado achar alguém assim como eu …. entrem em contato pelo meu e-mail pra trocar ideias e alto ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Dernier

Doutor Miguel,eu tenho transtorno obsessivo compulsivo e desde de dezembro do ano passado estou tendo pensamentos intrusivos de blasfêmia e de coisas ruins que vão contra as minhas crenças religiosas e que realmente tiram a minha concentração e que eu já tentei eliminar,mas até agora não consegui.Noto que isso está estragando minha qualidade de vida.Costumo fazer caminhada todas as tardes e sempre quando estou caminhando aparecem esses pensamentos intrusivos relativos à blasfêmias e fatos desagradáveis que fico com medo que aconteçam,sei que são pensamentos que na grande maioria são infundados e até sem sentido,mas não consigo eliminá-los,e por serem pensamentos que vão contra a minha fé eu começo logo à rezar e pedir perdão á Deus por ter tido tais pensamentos.Perco a conta de quantas vezes eu tenho esses pensamentos intrusivos durante o dia e de quantas vezes rezo durante o dia logo após ter tido os tais pensamentos.Também fico muito apegado à ideia de que o ser humano é aquilo que pensa.Gostaria de saber o que o senhor me aconselha para combater isso.Desde já lhe agradeço a atenção.U grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Virginia Elias

Olá Miguel, tenho muitos pensamentos intrusivos, nos ultimos tempos passei por uma decepção em um relacionamento, vejo que eu tenho dificuldade em seguir em frente, ate porque ainda convivo com as pessoas que me decepcionaram, no meio de tudo que aconteceu parece que a culpa foi minha, a culpa foi minha por ter esperado demais das pessoas pensando que elas eram sinceras comigo, culpa minha por ter me envolvido demais, entre outros fatores, nao consigo seguir em frente e pensamentos como ; ela é melhor que eu, porque ele preferiu a ela e me enganou?faz as coisas melhores que eu, eu nao sou tao boa quanto ela e nem tao bonita.isso me domina, e eu acabo entrando em um tipo de crise,pareço uma criança buscando por atenção…
Li seu texto é achei interessante, gostaria muito de poder ler outros textos que possam me ajudar a nao ter mais essa grande insegurança que eu tenho hoje.
se puder me encaminhar e dar sua opinao sobre o que tenho que fazer para melhorar neste ponto de insegurança eu lhe agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Danilo

Bom dia, este texto esta me fazendo muito bem, sempre que penso algo ruim leio e releio este texto.

PARABENS.

Avatar for Miguel Lucas
Alessandra

Muito interessante. Devo dizer que esse texto eu já havia lido em outro ano aqui e me aliviou muito. Hoje, após ter um pensamento intrusivo com o meu pobre gatinho, tive que vir aqui e ler de novo, pois mesmo já sabendo disso, eu me senti tão mal que tive que ler e saber que não sou maluca.

Infelizmente sou bem ansiosa, inclusive não posso tomar café, energético, guaraná, mate.. etc etc etc, foi uma benção quando um psicólogo desconfiou que meus problemas na verdade estavam vindo de uma alta sensibilidade a esses produtos e me encaminhou a um psiquiatra que me receitou ansiolitico até eu voltar ao normal. Eu tinha sintomas de depressão, sindrome de pânico e muuitos pensamentos intrusivos. Cheguei a pensar em me matar pensando que eu era capaz de concretizar algum desses pensamentos e machucar alguém. Depois que parei de tomar tudo isso minha vida melhorou muito, só parando de utilizar esses produtos. Por isso peço muita atenção ao analisar os pacientes, as vezes médicos podem diagnosticar pacientes com remédios pra depressão e etc e no fim pode ser apenas uma ""alergia"" a cafeína. Rsrs!

O único lado chateação é que até hoje tenho medo de voltar a ser como antes. Inclusive teve um dia que comi muito chocolate, o dia inteiro, e fui a uma festa a noite. Chegando na festa, SABE-SE LÁ PQ, comecei a me repreender pelos chocolates, pois aquilo poderia desencadear a minha ansiedade (ou meu lado agressivo) e pasme, foi só pensar nisso que comecei a ter palpitações (iguais as que eu tinha quando utilizava os produtos) e isso me fez acreditar que eu estava ficando ansiosa (mais que o normal) como antigamente e fiquei com tanto medo de estar acontecendo isso, que desmaiei de tanto medo. Fui carregada pra fora pelos seguranças e quando acordei na rua eles me deram um sermão de "essa juventude bebe demais" e eu ainda nem tinha bebido nada. Na hora pensei que tudo tinha acontecido devido ao chocolate, mas depois analisei melhor e acho que quem causou tudo, dessa vez, não foram os produtos e sim minha mente. Meu coração deve ter começado a palpitar pelas coisas que eu estava pensando, pelo medo.. até que 5 minutos depois, com o medo cada vez mais crescente, acabei desmaiando huahuahua! Ser humano é um bichinho estranho né..

Enfim, obrigada por esse texto. Leio ele pelo menos uma vez por ano. Hahaha!

Avatar for Miguel Lucas
gilz

Olá, boa noite! Tbm estou com uns pensamentos q me atormentam quero me livrar deles. Esta atrapalhando a minha vida. Fico com muito medo. Quando chego no local onde me deixa com pânico. Fico me tremendo. Como faço p lhe dá com essa situação? Me ajuda por favor.

Avatar for Miguel Lucas
ricardo

Oi td bem. eu tenho TOC. E a uns meses atras fui em centro de umbanda aqui na minha cidade e comecei a achar q tava com exu um espirito do mal.ae veio pensamentos na cabeça de matar a minha sobrinha. ae td bem. um dia sair pra ir na praça e achava q tava edomonhado aqui em minha cidade e ficava uma coisa falando pra eu matar a sobrinha e n parava ae eu falei q iria matar. ae penso q fiz um pacto com diabo de matar minha sobrinha.
Ae passei numa medica e ela disse q tenho toc por isso tenho esses pensamentos e misturei com religião.
Gostaria de saber se o setralina 50 mg tomo 2 comprimidos e o rivotril tomo 5 contas a noite.
vao combater esse pensamentos.
Fico e espero a resposta. Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Solange Lono

Dr. Miguel,

Obrigada pelo artigo. Estou passando por uma fase muito difícil de minha vida. E estou com pensamento fixo de que tenho uma doença grave, vivo fazendo exames, e aí pego o resultado e "jogo" no google pra saber o que é e se não entendo fico pensando as piores coisas. Tõ quase enlouquecendo de tanto medo de morrer, de ter uma doença grave tipo "câncer", enfim. Tô fazendo acompanhamento médico, mas no dia-a-dia, tá sendo difícil…

Avatar for Miguel Lucas
Adriano Wlisses

Meu amigo… eu pensei q não havia nenhum tipo de diagnostico pra isso, mais quando li este artigo percebi q não estou sozinho com esse SINTOMAS VERÍDICOS relatados aqui, amigo muito obrigado, vo tentar praticar tudo o q foi escrito aqui pra conter estes INFELIZES PENSAMENTO INTRUSIVOS. obg.

Avatar for Miguel Lucas
laurea

Olá
Eu chamei Laurea. Tenho 26 anos e sou professora de uma escola no sul de paris.
depois que dei à luz o meu primeiro filho, meu marido tem dado o espírito e m"tem deixado grande parte do custo.
Após essa é a sua família que veio para me enviar de volta para o apartamento
meu ex-marido me a sensação de que eu não estou no meu lugar.
Completamente confuso, eu tenho a rua com o meu filho.Sob a influência do medo que eu tenho feito
em um centro, que concordou em me ajudar.Isso é como eu me tornei uma garçonete de um Café-Bar.
Não foi fácil para mim, porque muitas pessoas querem dormir comigo
ouro eu amo meu filho e quero ter um futuro melhor.Abalado pelo que aconteceu, estou determinado
o contacto com um sacerdote, para que ele pudesse ajudar-me a sair deste mau aventura.Depois de muitos passos
realizado com o sumo sacerdote Fa posso encontrar um sorriso de 7 dias após a consulta e rituais.
Eu sou completamente a alegria. Eu não sei o que acontece comigo. Mesmo que eu não sou rico
Eu estou no reino de França, o meu super-mercados e prontos para uso, e que funciona bem para mim
por causa do grande sacerdote, que Fa. Ele salvou a minha vida.você que está lendo esta mensagem, sua vida pode mudar se você pensa
ele pode mudar, deve mudar, se você deixá-lo adresse:grandpretrefa@gmail.com
boa sorte para você.

Avatar for Miguel Lucas
silva

Miguel, belo artigo!!!!!
Tenho problema quanto a este assunto, o que me perturba são pensamentos de constrangimentos que tive no passado que aparecem em minha mente sempre e pensamentos onde nunca consigo ter sucesso em nada que projeto, pois no meio de minha projeção, algo se manifesta para dar errado, como se não quisesse que eu tenha sucesso. Pensamentos aparecem sem que eu queira. Isso é um fato que me causa muito desconforto cheguei a pensar que estava ficando desequilibrado mentalmente, e vendo sua publicação me propus a exercitar o que você descreveu. Obrigado pelas dicas e que você tenha muito sucesso e possa ajudar ainda mais pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Junior

Muito obrigado pelas dicas, me ajudaram muito, e vou utilizar essas técnicas sempre. Achava que apenas eu tinha pensamentos invasivos, mas agora vi que isso é normal, depois de ler esse artigo minha mente se abriu. Muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane Gomes Rangel

Tenho muitos desses pensamentos negativos e sinto-me paralisada por eles.Vivi em um lar sofrido e com muita negatividade, por parte da minha mãe, e acho que isso me afetou muito, pois não esqueço o passado triste em que vivi.Hoje, sou bem casada e tenho uma família bonita, mas meu filho mais velho também é muito negativo.O aconselho sobre o lado negativo dos pensamentos ruins e procuro não demonstra-los aos meus filhos.Gostei da sua dica e vou pratica-la em conjunto com a minha crença em Deus.Obrigada pela dica e que Deus o abençoe!!

Avatar for Miguel Lucas
Nathalia Rezende

Tenho 15 anos estou com pensamento ruins como ( vou morrer ) mais hj quando li isso , vi que e uma bobagem da minha cabeça . estero que contudo isso que li , esses pensamentos saíam da minha cabeça. Muito obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Tammy Demarchi Benato

Bom dia Dr Miguel, sempre tive esses pensamentos desde pequena, mas antes era 1 vez ao ano e consegui associar ao final de ano, ansiedade e tal, quado meu segundo filho nasceu à 4 anos,tornou mais recorrente e a alguns meses está ainda mais recorrente. Percebi nitidamente que quando ingiro coca cola e no mesmo dia como chocolate, de noite fico muito mal. Chego à ter crises e só melhoro depois de tomar um calmante natural. Mas nunca tinha procurado ajuda, esta noite tive a pior crise e resolvi procurar na internet se isso era só comigo e achei sua matéria. Obrigada, agora tenho certeza que não estou sozinha no mundo e que são só pensamentos intrusivos que vou me armar com suas dicas para enfrentá-los. Gostaria de um retorno seu para saber se há algum livro sobre esse assunto e se vou lidar com isso a vida toda e se realmente a alimentação influencia. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
jonathan ciro

obrigado irmão isso vai me ajudar muito salvar aqui como favorito
muito obigado abraços ..

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Rodrigo Silva

Estou com alguns pensamentos intrusivos e que estao me deixando ansioso. Como faço para obter seu artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Francisco Rodrigo Silva

Gostaria de obter seu artigo Dr. Miguel

Avatar for Miguel Lucas
Lilian

Tenho a sensação de que estou verbalizando meus pensamentos intrusos de alguma forma, que outros conseguem notar, não sei como. Parece que eu os pronuncio em voz baixa, não sei.
isto me angustia muito.
Estou tentando lidar com isto, que é novo para mim. Desde pequena tenho sintomas do TOC, mas estes pensamentos de agora eu tinha.
Li dois artigos seus e gostei muito. Porém ainda está sendo difícil para mim. Agradeço pelos artigos. Percebi que alguém entende o que estou passando e que há saída disto.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Gibran

Bom, objetivo e esclarecedor. Parabéns pelo trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Aline Michele

Esse artigo me ajudou muito. Estava quase enlouquecendo, vem vários pensamentos malucos na cabeça que estão me atormentando, estou sem conseguir dormir direito, mais agora vejo que é só coisa da minha mente, vou trabalhar isso
muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
BIBIANA Terra

Olá Dr. Miguel.
Adorei seus esclarecimentos, simples e diretos. Vou lhe dizer que os meus pensamentos intrusivos até não são nada de grave, posso considerar perto do que li, que são até, com perdão da expressão, "abobrinhas", mas, existem e estão lá ( na minha mente) e às vezes me perturbam. Li suas explicações e vou seguir a risca.

Avatar for Miguel Lucas
Diogo

Olá Dr. Miguel, sou o Diogo, 20 anos e já estou a muito tempo com esses pensamentos, antes não tinha controle algum entre eles, quase mim convenceram que eu era louco e quase cai ( eles não desiste ),hoje tenho 20 anos e tenho bastantes experiências em suas artimanhas, eles ainda mim encomodam, não consigo ficar feliz por muito tempo, pois por azar do nada meus pensamentos começam a ficar negativos. A minha vida inteira passo tentando ser um homem bom e honesto, os pensamentos intrusivos ( percebi ), só mim deixam em pais quando faço besteiras ! Será que sou bipolar ? Perdi meu pai muito cedo, isso tem alguma influência, li informações psicologicas sobre a presença dos pais no desenvolvimento dos filhos são extremamentes importamtes.

Avatar for Miguel Lucas
Marcia

Olá, boa noite! Muito bom mesmo, está me ajudando bastante. Tenho muitas dúvidas sobre espiritualidade. Tive momentos muitos tensos devido a isso,preciso de ajuda para talvez desenvolvê-la….. Minha tia faleceu a alguns anos , eu e ela éramos muito amigas, e sempre brincávamos que quando uma morre-se viesse avisar como era do outro lado, dias antes de sua morte perçebi algo estranho onde eu passava via imagens de nossa senhora de Fátima e não endendia o pq … No dia que ela faleceu tive as 10:35 da manhã uma dor imensa no peito passado 2 horas veio a notícia que ela tinha sofrido um infarto as 10:35, ex-agente no mesmo horário que tive esse mal estar….passado uns dias de sua morte senti a presença dela enquanto estava dormindo acordei e não quis abrir meus olhos, comecei a horar é pedir perdão a ela dizendo que eu não tinha coragem para vê la, e comecei a ouvir o choro dela… E sua tristeza Fiquei muito triste também por não poder ajudar uma pessoa que tanto me ajudou em vida…..e depois de vários anos vi a foto de uma pessoa famosa que eu sou muito fã e a pessoa postou uma foto na academia super de bem com a vida esbanjando saúde e veio do nada a morte dele …. Pensei como seria triste se ele morrese…. E aconteceu 1mes após não sei se foi coincidência mas ele sofreu um acidente de carro….e sinto que preciso ajudar ele não explicar o pq…. Mas ta difícil pra mim o que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Brena Oliveira

Sofro com esses malditos pensamentos 24horas por dia, e sempre vai embora um pensamento e chega outro ainda pior, fico tão cansada de mim mesma que corro pra cama depois que termino meu trabalho e procuro dormir pra não ter que pensar em mais nada, a minha tática é sempre dormir. Muito raro eu está sem pensar alguma coisa, quando percebo que estou bem chega um pensamento horrível e sem sentido algum, parece que vem pra mim enlouquecer, tenho ódio disso! Tudo começou quando eu era criança com as manias de repetições, depois os pensamentos intrusivos horrorosos sobre mim, minha existência, quem eu sou? O que faço na terra? Coisas desse tipo, as vezes tenho a sensação que pirei de vez, da vontade as vezes ate de dormir por décadas. Mas estou me apegando a Jesus Cristo meu salvador, porque os psicólogos e psiquiatras deixam os pacientes ainda pior, e remédios não ajudam em nada, apenas aliviam a ansiedade, mas graças a Deus a ansiedade está controlada, pois ja tive crises de ansiedade de eu pedir pra morrer. Só sei de uma coisa que não sou a única nesse barco e é bom saber que não estamos sozinhos nessa luta, mas remédios não tiram pensamentos, porque os pensamentos são na nossa cabeça e só nos mesmos podemos transformar para positivos, o segredo não é afastar e sim transformar o pensamento. Tenho sofrido tanto que nem sei como estou escrevendo esse comentário pois as minhas forças são muito pouca, tem dias que é de cortar coração. Só sei que se agente não buscar um alívio em Deus e em orações agente está ferrado, terapia mental buscando mais pessoas como nós e religião são essenciais nessa luta. Fiquem com Deus.

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANO

Boa tarde, podemos falar por e-mail ?

Avatar for Miguel Lucas
marina

Olá, quem quiser conversar sobre o assunto e sentimentos por favor enviem um email: revisoramarina@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Kleber

Olá.. tenho pensamentos constantes de mortes de familiares, tragédias e acidentes.. quando algum familiar sai de viagem, ja penso em acidentes, ate consigo por um instante me livrar do pensamento, mas logo volta a tona…

Avatar for Miguel Lucas
gil

Olá,
Fiquei pensando se reviver situações acontecidas tb seria um caso desses pensamentos intrusivos. Tipo qdo alguém que confiamos muito nos desaponta de uma forma que não sabemos como lidar. Imagino que o ideal seria tentar elaborar a coisa e seguir, mas é muito difícil fazer isso qdo diz respeito a temas que estão cristalizados em nós como maneiras de ser e de viver adequadas. Digo adequadas e não corretas pq penso que cada um de nós elege caminhos a seguir e que esses caminhos geralmente são os mais próximos do que a sociedade que fazemos parte prega. Sei que na privacidade de cada um existem quebras desses modelos, mas existem quebras que não somos capazes de entender ou de aceitar. São situações que fogem completamente a tudo que vc se preparou para viver. Então isso fica martelando o tempo inteiro e atrapalha o restante da nossa vida. O que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
ALEXANDRE

A sua abordagem nos títulos DESENVOLVER UM GATILHO NEUTRALIZADOR e DESAFIAR OS SEUS PENSAMENTOS INTRUSIVOS é ,data venia, mais do que falha. Portadores de pensamentos intrusivos como eu(toc diagnosticado) não têm o mínimo controle de sua mente, ademais, o que realmente incomoda são os pensamentos em si e não o seu conteúdo; ora, sei que nunca mataria uma criancinha linda filha de um amigo que vem me abraçar com um sorriso de um anjo que confia em mim como se eu fosse seu próprio pai, mas o que incomoda é o pensamento, embora seja sem sentido , ‘mágico’ ou qualquer outro termo que se possa utilizar para definí-lo, ele está lá , não me abandona e quanto mais eu luto para tirá-lo de lá , mais ele se fortalece.
Lembre-se de o’ Homem dos ratos'(creio que já tenha no mínimo assistido ao filme).Se fosse tão fácil tirar esses pensamentos da mente, os mesmos jamais seriam objeto de estudo de Freud e da ciência moderna.Com todo respeito e agradecimento a sua boa vontade amigo(embora talvez sua visão seja apenas dinheiro, como disse, talvez)você não têm conhecimento e muito menos vivência; percebe-se por trechos como :"Você pode descartá-los. Pode contestar esse pensamento intrusivo e vetá-lo. O veredito final pode ser contra o pensamento intrusivo, pelo que você pode condená-lo ao abandono."Desculpe-me , mas é ridículo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alexandre,

A sua deselegância na forma como opina acerca daquilo que escrevi é enorme. No entanto respondo-lhe que foi você que partiu do principio em catalogar aquilo a que me refiro como "pensamentos intrusivos" como sendo "TOC" nada disso. TOC é um transtorno que necessita de uma abordagem psicológica aplicada por um psicólogo para tratamento do transtorno. Já os pensamentos intrusivos, refere-se a qualquer pensamento que a pessoa identifica como incómodo ou indesejado, mas que no que respeita à sua frequência, intensidade e duração, não cumpre os critérios para transtorno de ansiedade.

Quando se refere a que não tenho conhecimento. Pergunto-lhe o que você conhece acerca de mim e do meu conhecimento? Já agora, informo que sou psicólogo e que todos os artigos deste blog foram escritos por mim.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Oi Lucas, obrigado pelo texto. Sou brasileiro, nasci em uma família que é um caos, minha mãe saiu de casa eu tinha 9 anos e meu pai era muito violento, minha mãe saiu de casa por isso. Meu pai sempre me criou nos trancos e barrancos e me parece que sempre descarregava sua ira em mim. Enfim, ele me criou como ele podia e no que ele achava que me faria de certa forma obedecer. Seu texto me ajudou muito, estou mais aliviado, quando trabalho muito e estudo muito vem muita coisa ruim em minha mente, coisas passadas que me machucam. Hoje tenho pessoas especiais em minha vida, tento segurar como posso e estou conseguindo. Peço que escreva mais, sei que existem pessoas como eu que precisam de ajuda, obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
janaíme

Boa tarde!!! Gostei muito do texto, bem esclarecedor. Estou em uma fase de desafios, escolhas e mudanças na minha vida e minha ansiedade que sempre me ajudou a seguir em frente e realizar, vem sendo em alguns momentos um tormento, pois tem sido destrutiva em relação a minha mente que se reflete também no meu corpo. Tenho tido muitos pensamentos intrusivos que atrapalham minha concentração e rendimento. Gostaria de saber se o fato de tocar trechos de músicas na cabeca repetidamente se são pensamentos intrusivos. Obrigada!!!

Avatar for Miguel Lucas
Regina

Obrigada por você existir e ter a boa vontade de escrever coisas tão esclarecedoras, gostei muito do texto.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Miguel, muito bom artigo, espero que isso me ajude.
Me considero muito ansioso e isso me faz transpirar nas axilas em momentos de tensão e quando esses pensamentos vem contra a minha vontade. Quando mais eu penso que vou transpirar, mais eu transpiro. Espero que agora eu mude esses meus pensamentos e possa conviver normal.

Avatar for Miguel Lucas
Elaine alves

Eu estou desesperada porque sinto um medo desesperado que doe minha cabeça, o coração dispara e tenho a sensação que vou me matar ou matar alguem. Não consigo entender e nem controlar os pensamentos assustadores que me fazem paralisar, o coração acelera, sinto um taquicardia, os pensamentos tornam-se um desejo. Tenho pavor pq nao sei mais o que fazer. Tomei diazepan por 5 meses mas parei de usar pq nao quero ficar viciada. Tive ou tenho depressao e sindrome do panico. Me ajude por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Elaine alves

Eu estou desesperada porque sinto um pânico que doe minha cabeça, o coração dispara e tenho a sensação que vou me matar ou matar alguem. Não consigo entender e nem controlar os pensamentos assustadores que me fazem paralisar, o coração acelera, sinto um taquicardia, os pensamentos tornam-se um desejo. Tenho pavor pq nao sei mais o que fazer. Tomei diazepan por 5 meses mas parei de usar pq nao quero ficar viciada. Tenho depressao e sindrome do panico. Me ajude por favor.

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz

Olá Dr Miguel Lucas, muito bom artigo. Ultimamente estou passando por algumas ansiedades que parecem não terem motivos, pois quando vou colocar para fora não consigo explicar, é como se eu tivesse inventando algum problema a todo momento e desse modo se tornando ansiosa , com a sensação de nervosismo constante . Sabe aquela sensação que dá quando se tem que apresentar um seminário ou algo assim , então há momentos em que fico o tempo todo assim . Fico vigiando meus próprios pensamentos , imaginando como eles são formados, e isso de certa forma acaba me irritando , isso tudo se desencadeou pelo fato de ter iniciado uma leve depressão , desse modo fiquei muito nervosa querendo a todo custo melhorar logo e querendo a todo tempo controlar meus pensamentos negativos. Por fim , fiquei tanto virada para o que devo e o que não devo pensar, que a impressão que dá é que virou um costume. Em muitos momentos me pego pensando em outras coisas , e ai penso : Ah, que bom, meus pensamentos estão fluindo naturalmente ! . pois é , esse corte que eu mesma faço , me deixa um pouco irritada.O que acha disso ?

Agradeço a atenção

Avatar for Miguel Lucas
Aline

Poxa … com me senti aliviada ao ler esses artigos … comecei a ter uns pensamentos assustadores através de um sonho que coincidiu com um filme que assisti … e desde então pensamentos vem me atormentando quando vou deitar … não são constantes mas as vezes aparecem e me deixa muito assustada e com medo e ainda com um sentimento horrível , e nem sempre conseguia bloquear … até mesmo quando vou viajar, não fico pensando o quanto pode ser divertido o passeio, mas sim o mal que poderia acontecer é horrível ter pensamentos negativos. Me sentia até culpada por tais pensamentos dava agonia uma mistura de tudo que mexia tanto com o meu sistema nervoso, que me descontrolava! Muito obrigada pela ajuda !

Avatar for Miguel Lucas
amanda

Olá, eu tenho 17 anos e eu tenho mts pensamentos de matar alguem, ou me machucar e tbm pensamentos de coisas q poderiam acontecer dps da minha morte, coisas ruins, estou tentando controlar, eu queria saber se isso n tem influência na vida real tipo, chegar uma hr ate eu acabar esfaqueando alguém, eu tive um trauma com uma pessoa e de repente vieram pensamentos terríveis com essa pessoa, foi o pior de tds então desesperada pesquisei e achei esse artigo, eu tbm n consigo mais durmir, tem uns três dias q n durmo e q tbm n sinto sono por causa disso, tem algum remédio ou tenho q ir a uma consulta? Pq controlar e dizer q n é real n funcionou cmg…

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Oi Amanda.. Estou passando por isso também. Tenho ansiedade generalizada! Será que poderíamos conversar, uma ajudando a outra. Vamos vencer! Deus nos abençõe e nos cure desse mal.

Avatar for Miguel Lucas
adriano

Fé , força e muita paciência, resignação….reforma íntima, vidas passadas , débitos presentes, o fardo é proporcional a nossa capacidade, e Deus é justo e amoroso

Avatar for Miguel Lucas
Ra

Ola, tenho 16 anos e comecei cedo a ser uma pessoa ansiosa/nervosa com qualquer situação. E muitas vezes, esses pensamentos intrusivos chegam a controlar minha mente e castigar meu emocional. E, caramba, esse texto foi um banho de água morna pra mim, me fez perceber tanta coisa, e principalmente, me fez sentir de certa forma aliviada por saber q esse problema n é exclusivamente meu.
Psicologia é uma profissão linda, iluminada, que leva conforto e paz a quem precisa. Agradeço imensamente ao autor desse texto que plantou uma semente de calma e esperança na minha mente e no meu coração ?

Avatar for Miguel Lucas
Lecka

Já faz muito tempo que tenho pensamentos intrusivos, algumas vezes me prejudiquei pois, por causa deles acabei ficando paranoica, as vezes ate discuti com pessoas por causa de coisas que só existiam na minha mente. No entanto, agora, vou colocar em pratica suas dicas todas as vezes que esses pensamentos aparecerem… Muito Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
MARI VIANNA

SHOW. TUDO QUE PUDER ME ORIENTAR SOBRE CRENÇAS, PODE ENVIAR, OK?

SUCESSO!

MARI

Avatar for Miguel Lucas
Brenda

Primeira vez que eu vejo seu trabalho e tudo que você escreveu é exatamente o que acontece comigo, e me ajudou a ver o lado que eu queria ver, parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Laianne

Que ótimo artigo! me ajudou muito! Sou acadêmica de arquitetura e estou passando por um momento exatamente assim, tem me atrapalhado muito na faculdade, agora vou colocar em pratica tudo que está escrito aqui, obrigada

Avatar for Miguel Lucas
AB

Tenho pensamento intrusivo, na verdade acho que minha situação se encaixa no que foi dito. O que acontece é que quando ouço algo, incorporo o que ouvi como meu e aquilo se torna motivo de aflição e angustia. Há algum tempo ouvi que uma colega de trabalho é lésbica e agora comecei a achar que também sou, isso é perturbador pq desde que ouvi isso assumi como meu. Não sei o que eu faço, você pode me aconselhar?
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Roberto

Olá Miguel, ultimamente estou tendo pensamento INTRUSIVOS, me separei da minha esposa passei por um momento muito difícil e sofrido. dai não moro mais com ela, tenho uma vida totalmente diferente agora, moro com meus país mais esses pensamentos INTRUSIVOS ficão martelando minha mente o dia inteiro, o tempo todo, já aceitei a separação e vivo mina vida, mais esses pensamento, Não sai da minha mente como se fosse uma doença. me deixando triste e para baixo. agradeço desde já pela resposta!

Avatar for Miguel Lucas
josue araujo

olá doutor. tenho pensamento intrusivo em forma de musicas.não consigo tirá-las da cabeça.até dormindo elas me atormentam,é uma repetição continua de refrãos ou versos musicais.por favor me fale sobre isso.é grave?atrapalha muito o meu raciocinio,pois é contra minha vontade……… obg.

Avatar for Miguel Lucas
Zípora Sá

Boa Tarde,
Gostei muito do seu artigo pois este confirma a maneira como tenho agido para superar meus "pensamento intrusivos". Porém o que me aborrece é essa luta constante. Percebo que há situações em minha vida que têm servido de gatilho para esse tipo de pensamento. E, o problema é que quando me dou conta já estou ansiosa, o que me impede de ter várias noites de sono tranquilo. Seria bom se conhecêssemos todos os segredos do vento para nos preparamos para a chuva iminente.
Agradeço a atenção,
Zípora Sá

Avatar for Miguel Lucas
thamires

Boa tarde meu nome e thamires e tenho pensMentos horrives como se eu foce fazer mal pra criancas tenho muito medo mais agora to tomando remedio minha vida mudou completamente sofri de mais pensava que eu ia jogar as criancas do carro em movimento nao podia ver faca e ja pensava e se eu enfiar a a faca nao dava mais banho nas meninas tinha medo um pavor….

Avatar for Miguel Lucas
Roberta

Olá Thamires, tbm tenho esses pensamentos intrusivos, como se fosse fazer mal as crianças, ou as pessoas da minha família ou a mim mesmo, é horrível a gente se achka um monstro, já vai fazer dois anos isso , gostaria de conversa mais com vc é saber como vc melhorou e qual foi esse remédio? ?

Meu email é robertamoreira99@hotmail.com!

Avatar for Miguel Lucas
Gilmara souza dos santos

tenho pensamentos intrusiveis faço de tudo para controlar rezo bastante entrego sempre nas mãos de Deus, tento q aceitar eles tento convidar eles para ficar pra ver se eles sai mais fico dezesperada pq acho um abisurdo esses pensamentos mesmo sabendo q eu tenho q conviver com eles para eles sairem de ves da minha mente mas nao consigo mim ajuda .

Avatar for Miguel Lucas
Gilmara souza dos santos

mas o q mais mim conforta e a minha fé q e muito grande, eu sei q Deus vai mim ajudar sinto o tempo todo a presença dele a meu lado sei q nada pra ele e impossivel nada . tenho q agradecer
pelo seu artigo q vai mim ajudar bastante . vou fazer o q vc endicou e em nome de jesus eu vou conseguir .Amém…

Avatar for Miguel Lucas
Leticia

Olá a todos! 🙂 Gostei mto de ler esse artigo porque na verdade tal como vós me revejo me neste problema! Sempre fui uma pessoa muito ansiosa mas sempre consegui até há algum tempo conviver com ele até pq sempre fui determinada e conseguia ultrapassar as situações de panico e ansiedade bem. Umas vezes mais facil, outras mais dificil. O Problema é que nunca tinha sentido esse spensamentos intrusivos ate ha algum tempo atrás. tenho passado por situações mto complicadas (falta de emprego, instabilidade emocional etc) e tenho andado com menos apetite (sempre tive uma estatura perfeitamente normal e adoro comer). Mas ha poucos dias pesei e reparei que tinha 2 kg a menos (perfeitamente normal), o problema é q meti na cabeça q estava com falta de apetite e agora bão tenho fome!! Já aconteceu a alguem? tipo quero afastar o pensamento mas ele n desaparece e as hs das refeições tornam se mto complicadas. Por favor, digam algo! Obrigada a todos!

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Ola leio bastante esse texto, embora mesmo sendo um momento dificil ate eu escrever.Mas ele ja me ajudou muito.Comecou com pensamentos horriveis inclusive conta minha Filha de apenas 7 meses.Meu Deus como eu que queria tanto ter uma filha e fico vindo pensamentos que jamais eu fazeria pois eu a amo muito . É minha esposa me ajuda muito

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Ola leio bastante esse texto, embora mesmo sendo um momento dificil ate eu escrever.Mas ele ja me ajudou muito.Comecou com pensamentos horriveis inclusive conta minha Filha de apenas 7 meses.Meu Deus como eu que queria tanto ter uma filha e fico vindo pensamento que jamais eu fazeria pois eu a amo muito.Minha esposa me ajuda muito.Nao consigo jamais olha pra ela e pensar em fazer algo de mal.Sinto uma dor muito grande em meu peito e forte.Sou muito Ansioso.Obrigado!! Preciso de Ajuda

Avatar for Miguel Lucas
adriano

diego, podemos nos falar ?

Avatar for Miguel Lucas
gleydiane

Eu tenho todos os pensamentos da minha vida inteira que eu me lembre.
Por exemplo. Tenho 25 anos e parece que meu pensamento e todo as as
minhas lembranças da minha vida em um so pensamento
as vezes quando algum fala comigo simplesmente lembro de coisas que não tem
nada A ver. Que eu tenha vivido.
Todos de uma so vez isso é normal?

Avatar for Miguel Lucas
gabriel pereira

Jesus cura salva e liberta

Avatar for Miguel Lucas
cassia

Bom dia Miguel
Obrigada por esse texto sobre pensamentos intrusivos.
Me ajudou demais e eu nunca tinha lido sobre ele.
Eu nao posso assistir tv porque é fatal minha mente fica a mil e nao consigo dormir. Realmente fico muito ansiosa e tento varios gatilhos e relaxamento, mas sem muito sucesso. Mas lendo teu texto me deu uma nova visao, nao vou brigar com os pensamentos, vou acalma-los para depois usar o gatilho. Obrigada e otimo dia. Sucessos

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Preciso de ajuda
Usei LCD (psilocibina) duas vezes, depois descobrir algo de errado com meu cérebro. As vezes vem um pensamento que posso controlar a minha mente, isso mim joga em um estado de pânico terrível, parece que estou em um mundo muito diferente, uma sensação estranha de mim mesmo. Uma coisa que parece que só eu descobrir
Como se eu perguntasse pra mim mesmo, quem sou eu, uma sensação real de outro jeito.
Tenho medo de entrar em uma área do meu cérebro do medo, e não conseguir sair desse sentimento.
Aí vem o medo dele ativar a área do cérebro onde estão as pessoas com demência ou com esquizofrenia e não conseguir voltar.
Quando estou em estado de pânico ele mim faz sentir que qualquer área do cérebro pode ser ativada basta eu querer.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Comentei no lugar errado, me desculpe

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Preciso de ajuda
Usei LCD (psilocibina) duas vezes, depois descobrir algo de errado com meu cérebro. As vezes vem um pensamento que posso controlar a minha mente, isso mim joga em um estado de pânico terrível, parece que estou em um mundo muito diferente, uma sensação estranha de mim mesmo. Uma coisa que parece que só eu descobrir
Como se eu perguntasse pra mim mesmo, quem sou eu, uma sensação real de outro jeito.
Tenho medo de entrar em uma área do meu cérebro do medo, e não conseguir sair desse sentimento.
Aí vem o medo dele ativar a área do cérebro onde estão as pessoas com demência ou com esquizofrenia e não conseguir voltar.
Quando estou em estado de pânico ele mim faz sentir que qualquer área do cérebro pode ser ativada basta eu querer.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Durante o dia tenho um humor muito bom, não preocupo com nada, ja a noite começa as merda dos pensamento, sou um pouco tímido, inteligente e tbm comunicativo, quem quiser mim ajudar com conselhos mim envia email :
Matoc_m@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Rosane

oi foi bom aprender um pouco sobre tudo isso, pois tenho passado por muita dificuldades com meus pensamentos, eles entram em minha mente como se eu quisesse esta pensando aquilo. mas na verdade, são pensamentos que me botam pra baixo e me faz sentir-me uma pecadora sem perdão. eu fico me perguntando como Deus irá me perdoar por esses pensamentos porque na maioria das vezes tenho pensamentos impuro até com com a imagens Dele. eu não sou vulgar, sou muito reservada e as vezes até muito ringida com a imoralidade, então porque isso comigo. se vcs poderem me ajudar mais ficarei grata amigos

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Não fica preocupada com isso Rosane, também já passei por isso, coloca uma coisa na sua cabeça, Deus conhece você mais do que você pensa, você tem pensamento contra ele talvez porque você tem medo dele não ti perdoar, mais ele ti ama ele conhece todos os seus medos seus sentimentos, conhece muito mais do que você. Volta pra ele
Abraço tenha um bom dia

Avatar for Miguel Lucas
theo

muito obrigado pelo esclarecimento estou vivendo isso nesta faze difícil da minha vida, também sou um tipo de pessoa muito respeitosa isso são coisas que agente teme muito e acaba pensado o medo impedi que agente se controle e acaba se tornando uma coisa degenerativa mais Deus reconhece nossos medo e nossos sentimentos como nosso amigo lucas falou . fiquem com Deus abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ozeias

Eu tenho esses tipo de pensamento que vem na minha mente sem que eu desejo e vozes também mas isso acontece só quando estou trabalhando as vezes faço de tudo pra não vim mas sempre vem as vezes tira minha concentração no serviço penso que estou ficando louco por vim essas imagens ,eu acho estranho quando eu chego em casa não vem esses tipo de pensamento

Avatar for Miguel Lucas
Joaquim Junior

Muito Bom esse artigo Miguel, me fez entender um pouco esses pensamentos que tenho varias vezes, diariamente na minha vida e fico desperado para retira-los da minha mente, e tipo assim, quando alguem me fala algo sobre a minha pessoa ou que aconteceu com outra pessoa eu fico preocupado que aconteça comigo também, mas lendo esse seu texto, me fez observa muito os pontos interressantes e me ajudou bastante aqui, muito Obrigado e que Deus continue te abençoando com muita Sabedoria.

Avatar for Miguel Lucas
Allana

Minha cachorrinha morreu envenenada domingo. E apos a morte dela comecei a ter pensamentos assim. Penso que não cuidei bem dela enquanto estava viva. Mas eu cuidei sim. E também pensei em mim tentando machucar minha mãe com a faca. Mas eu nunca faria isso. Eu amo minha mãe e nunca teria coragem de machuca-lá. Agora fico pensando nisso e fico bem mal. Me culpando por ter pensado isso. Como se eu fosse uma pessoa má por ter esse pensamento em minha cabeça. Nunca teria coragem de machucar ninguém, nem um animal. Estou bem triste, angústia, tristeza dentro de mim. Tenho 19 anos e sou super tímida, tenho baixa autoestima e não tenho um bom convívio social. Cheguei aqui buscando sobre o que pensava no google. E vejo que não estou sozinha nisso. Quando tenho esses pensamentos falo a mim mesma na minha mente que sou uma boa pessoa e isto é apenas um pensamento. Mas depois me culpo por ter pensando em mim machucando minha mãe. Mas espero que passe. Sempre rezo, faço um pequeno pedido a Deus. Leio um trecho da bíblia e acho que isto está ajudando.

Avatar for Miguel Lucas
Nilsinho

Doutor , estou com os piores pensamentos intrusivos da minha vida , só fica vindo coisas ruins nomes ruins diabo tipo essas coisas , e ainda sim estou passando por um problema amoroso e social , por exemplo eu saio pra beber com Meus amigos a noite é massa é muito boa , mas no outro dia quando acordo não consigo dormir direito , nomes ruins vem na cabeça , fico com mal estar pior do mundo , começo a tremer , a soar frio é horrível me ajude doutor não sei mais o que fazer

Avatar for Miguel Lucas
Elaine

Ola doutor sofro de toc sempre me fez muito mal isto ate chegar a ponto de me isolar os pensamentos começaram quando eu tinha uns sete anos tinha medo que qualquer coisa erreda que eu fizeste algo de ruim aconteceria para minha mãe .Depois comecei a namorar dai os pensamentos. Ruim erram com meu marido se não colocaria um objeto no lugar certo algo ruim meu pai faria ao meu marido mas ate ai fui contornando. Agora sou mãe. E tenho medo pensamentos de perder meu filho para doença isso me destrói. Por dentro não quero pensar mas os pensamentos são mais forte que eu as vezes sei que e so pensamento mas quando o toc ataca eu fico confusa e os pensamentos tomam conta de mim ate tal ponto de me isolar preciso de ajuda.já fiz terapia mas não. Me ajudou .por favor

Avatar for Miguel Lucas
Jose

Tenho toc a anos nunca me tratei agora que sou mãe. Meus pensamentos obssesivos aumentaram tenho muito medo de perder meu filho para doença. Sei que e so um pensamento não quero pensar mas entra muito forte na cabeça não aguento mais o toc preciso de ajuda.leio muitos artigos sobre toc me alivia mas daqui a pouco vem outro pensamento. Intrusivo que me da medo dai mudo ate meu humor .o toc toca nas pessoas que mais amamos .como faço para conviver melhor com esse medo do futuro de sempre pensar em perder alguém .Me ajude obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Flor

Olá, fui uma criança que fez xixi na cama até uns 11 anos, sei que pode ter a ver com ansiedade.
Lembro que minha mente jogava cenas que me causavam agonia e aflição, como por exemplo, eu ou alguém enfiando um dedo em espinhos e puxando até rasgar o dedo todo… Essa cena causava um transtorno na minha mente, eu não queria estar "vendo" aquilo. Anos se passaram, começou uma época em que se eu sentava no colo do meu pai, imaginava se ele poderia estar excitado e ao mesmo tempo eu rejeitava esse pensamento pela imoralidade, nesse caso já não me causava aflição e agonia, mas não deixava de ser um tipo de pensamento q a minha mente jogava aleatoriamente. Um tempao depois, nada disso acontecia mais, cresci e por volta dos meus 18 anos comecei a usar LSD, muitas vezes. Até que um dia, passei uns 3 dias sem dormir direito, só tomando a droga, foi quando as agonias voltaram a acontecer, comecei a ver imagens de coisas mt agoniantes, como abelhas pousando no meu olho, logo dps em outros dias e ocasiões amaginava a parte de dentro do corpo das pessoas, oq me causava muita aflição , realmente agoniante, transtornava minha mente . Atualmente não uso mais LSD, só que estou tendo sonhos recorrentes com imagens assim, o último foi que eu tinha levado corte no meio da testa. Hoje qnd lembrei desse sonho,me senti tão desconfortável que me deu dor de cabeça e pequenas partes do meu corpo começaram a coçar, causando novamente agonias…. O que pode ser isso?

Avatar for Miguel Lucas
Lara

Boa tarde! Vou casar no ano que vem! Quis ver tudo só mesmo tempo! Agora está me dando crise de ansiedade e fica na minha cabeça que queria terminar com meu noivo mas eu não quero isso! Meu coração acelera fico até sem ar! Sei que não pensamentos da minha cabeça pois não existe nada!

Avatar for Miguel Lucas
Julia

Boa noite Dr, gostaria de um conselho….
Namoro um rapaz há 3 anos e há +- 6 meses descobri em seu computador imagens pornográficas, desde então desenvolvi uma obsessão com isto. Comecei a lhe fazer constantemente perguntas sobre tudo a respeito da pronografia e masturbação, queria saber como acontecia, quando acontecia, milhares de coisas e ele me respondia tudo com sinceridade. Guardei em meu cérebro todas essas informações negativas que até hoje não consigo me livrar e elas voltam como se fossem flashes.
Cheguei ao ponto da crise em que eu peguei meu celular e gravava nossas conversas para ouvir depois.. e isto gerava mais perguntas…. Detalhe que quando eu faço a pergunta que meu cérebro quer eu meio que me tranquilizo, mas logo em seguida tem outra pergunta. Isto está acabando comigo, me sinto mal a cada dia… o que faço doutor? 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Camila'

Obrigada, muito obrigada, agora eu sei que o que eu tenho é pela minha ansiedade o artigo me ajudou muito, achei que tinha tendências psicopatas

Avatar for Miguel Lucas
Mateus

Oi pessoal tambem passo por isso a 3 a 4 meses penso que vou matar alguem da minha familia ou que vai aconteçe com alguem da minha familia estou escrevendo agora chorando de medo mais por um istante me senti confortavel pos nao sou o onico a passar por isso voçes podem achar estranho eu ter isso em minha idade eu tenho 13 anos meu nome e Mateus Bernardes e quero muito me livrar desses pensamentos mandem emails para min pos gosto de ficar junto sofro de muitas manias como toque e tambem quando aguem fala que aconteceu coisa com uma pessoa tipo meu irmao fala que sua namorada encasgo e fico sem respirar mesmo sabendo que ela nao morreu penso que vai acontecer e começo a sintir com falta de ar mas depois que choro um pouco e falo com meu pai e minha mae me sinto encentivado e ganho esses pensamentos mas depois volta tudo eu leio a biblia e me pergunt a deus sou uma pessoa boa oque tenho mais que fazer nao entendo vou a igreja por que isso aconteçe tem horas que sei que e da minha cabeça pos na horas que estou destraido jogando bola ou jogando video game com um jogo novo e animado para jogar nao penso nisso mas quando eu tou quando a cabeça vazio ou vou na conzinha e vejo uma faca penso em besteiras na minha cabeça mas estou ainda tentando superar esses peensmentos.gostei muita de saber que nao sou o unico a passar ppor esses poblemas. Que Deus Os abençoe Amem

Avatar for Miguel Lucas
Williams

Dr, tem como aliviar os pensamentos intrusivos com o uso de medicamentos ?ou não funcionam?

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Ola Dr . Eu tenho muitos pensamentos ao mesmo tempo parece que minha mente ta cem contole tenho varias manias umas dela e fica olhando po um objeto po muitos tempo ou fica tocano ou repeti o mesmo gesto varias vezes iso mim incomoda tento controla mas e muito deficio os colega quando ver faz mangacão e muito chato mim diz Dr o que eu posso faze pa fica tranquilo

Avatar for Miguel Lucas
leandro

ola , bom dia !
estou com depressao , tenho 42 anos e duas filhas de 3 e 6 anos , mais tenho muitos pensamentos negativos com a de 6 anos , esses pensamentos vem e vao , e me deixa muito triste e apavorado , esta fazendo com eu me distancie da minha menina , por favor me ajude , estou desesperado por ela ja percebeu esses medos ki tenho .
um forte abraço e ki deus nos abençoe .

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANO

Pode me mandar e-mail…

Avatar for Miguel Lucas
anonimo

ola eu fiz uso de drogas desde o 14 anos ate ai eu era uma pessoa normal adolescente como qualquer outro que fazia merda com o passar dos tempos fui me livrando disso com 18 anos parei total de usar drogas so que fiquei com algumas cequelas minha famiília sempe foi espirita e eu acreditava em certas coisas que nao exestia falava sozinho pensava alto acreditava q existia uma "entidade que andava do meu lado " eu conversa com ela me isolei durante muito tempo eu ficava na minha laja sozinho durante uns 2 anos usando cheirinho da lolo e maconha e pra mim tava normal so q com o tempo eu nao falava direito com as pessoas preferia sempre ficar sozinho e isso me prejudicou … hj estou mas velho e nao tenho muito controle sobre meus pensamentos eu andava sempre no meio de bandidos pessoas assim barra pesada e ate hj sempre falo mas me afastei so q meus pensamento chega ate o ponto de eu achar q estou conversando em pensamento e vem sem pensamentos constragendor eu fico pensando eu ja roubei eu ja metei eu uso drogas so certas coisas eu nunca fiz e fica sempre na minha cabeca eu nao consigo parar eu acho q isso ocasionou por causa de drogas mas pode ser que nao hj fica meio dificil conversa pos eu fico falando na minha cabeca por exemplo eu vou conversa com uma pessoa q e crente na minha cabeca eu fico falando eu so ladrao so bandido eu tenho arma uso drogas e eu penso q pessoa esta entendo o q eu estou pensando so q as vezes mas tem vezes q as pessoa entendem e fico constrangido isso me deixa muito pra baixo ja senti ate vontade de me matar por causa de varios pensamentos assim … hj estou mas velho luto com meus pensamentos mas nunca ganhei parece que eles me dominam as vezes estou bem em um lugar ai comeco a pensar essas coisas me da vonta de sumiu nao sei o q faço para controlalos e o pior e que nunca vem um pensamento bom sempre coisas ruins e eu fico repetindo na minha cabeca como se estivesse falando varias vezes e e muito ruim alguem pode me ajuadar se alguem puder obg.

Avatar for Miguel Lucas
Camila

Olá!! Nao recebi os videos..quero continuar vendo..

Avatar for Miguel Lucas
Graça

Boa noite! Passei muito tempo procurando descobrir algo sobre esse tipo de pensamento, que tem me assustado ao ponto de achar que estava ficando louca. Procurei um otorrino no qual faço tratamento de labiritite e ela apenas me passou medicamento para tratar a doença de menier. Hoje ao ler esse artigo fiquei feliz em saber que a meios como me tratar. Vou colocar em prática quando acontecer esse pensamento e depois enviar o que resultou. Espero como os demais atingir algum sucesso. Abraços

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANO

Olá,estou exatamente por isso,pensamentos ruins,começou tem uns 2 anos e, aos poucos foi piorando.Bom no caso começei a ter medo de sair com mulher e,falhar na hora H.No início pensava mas quando arranjava uma parceira logo esse pensamento sumia ,pois bem só q agora sinto medo até sozinho começei a ter ansiedade só de pensar fico desesperado mais,venho enfrentando ,só q escorando em medicamentos mais até isso ja nao esta fazendo efeito ,antes passava segurança ,maie esta tão forte…e esses pensamentos de q vai acontecer acidente eu com meus filhos,exatamente como descreveu no artigo uns pensamentos nada haver até me assusto só coisa ruim,bom sei q vou colocar em pratica suas dicas e,espero q eu melhore porque nao estou aguentando mais é ,24h por dia nesse sufoco…fica aqui meu desabafo.ufa….

Avatar for Miguel Lucas
Raian

Cara eu tenho 18 anos e comecei a notar algumas coisas estranhas ná minha mente eu não estava mais conseguindo dormi, meus pensamento estavam tomando conta de mim todas as noites eu chegava a suar tinha perdido totalmente o controle dos meus pensamentos. As vezes demorava de 30 a 60 minutos e eu começavam a ficar angustiado. Não são pensamentos concretos, são coisas confusa que não fazem sentido nenhum. Aí hoje eu acordei as 3:10 PM e fui pesquisar se isso que eu estava sentindo tinha nome. Até que achei isso e comecei a ler, foi impressionante o quanto eu me endentifiquei, e agora eu sei que isso que eu sinto tem nome ! E pude conhecer um pouco sobre esses pensamentos, só quem já passou por oque eu estou passando sabe o quanto é ruim e desesperador. Então eu agradeço muito ao mentor desse trabalho !!!!! Muito obrigado de coração !!!!

Avatar for Miguel Lucas
Deivid Neres

Ola
Boa madrugada rs.
Tenho 28 anos e fui diagnosticado com transtorno de ansiedade / panico a mais ou menos um mes atrás, antes disso, quando sentia os sintomas, achava que era um ayaque do coração

Avatar for Miguel Lucas
Deivid Neres

Continuando….na empolgação acho que apertei enviat sem querer…
Pois então, cheguei até a ficar internado com arritmia cardíaca, depois que melhorei de um tempo pra cá é que fui diagnosticado com transtorno de ansiedade / panico.
Desde então venho fazendo tratamento com psicólogo e psiquiatra, esse último me receitou antidepressivo e diazepan, porém meu psicólogo vem me ensinando técnicas de relaxamento respiração essas coisas.
Mas hoje de noite neste momento, eu nao estava conseguindo dormir justamente por causa desses pensamentos, mas lendo o seu site, me identifiquei muito com tudo que você escreveu. Vou tentar utilizar essas técnicas tais quais, as palavras "para" "não" e ja chega
Muito obrigado, creio que isso va me ajudar muito.

Avatar for Miguel Lucas
B

Boa tarde. Namoro há cerca de um ano e antes disso já tinha tido outro relacionamento do qual o meu namorado nunca teve conhecimento. Agora, ao fim de um ano de namoro, resolvi contar-lhe o meu passado, "desenterrar" tudo. Desde o início do mês de janeiro que ando com muita ansiedade, durmo mal, não consigo comer quase nada e chego até a ter ataques de choro e ansiedade, sinto o meu coração muito forte e não consigo estar parada ou sozinha. Ao início pensei que era o peso de esconder o meu passado ao meu namorado, mas depois de lhe contar nada mudou. Depois comecei a pensar que talvez faltasse alguma coisa mas fui contando tudo até já não haver mais. Mesmo depois disso não conseguia parar de pensar no passado e os meus sintomas mantiveram-se. Isto já dura à um mês e eu começo ate a ter o pensamento que secalhar ainda sinto algo pelo meu ex e aí a ansiedade aumenta. Mas este pensamento, quando estou racional, é logo afastado porque estou com p meu namorado há 1 ano e nunca estive tão feliz como com ele, nunca gostei assi
De ninguém. Mas depois tudo volta e eu fico com medo de os meus pensamentos se tornarem realidade. Penso que tudo isto se pode dever ao facto de ainda não ter estado com o meu namorado depois de lhe revelar o meu passado, mas tenho medo de estar com ele e continuar a pensar em tudo isto ou que não melhore após estar com ele.
Já não aguento mais esta ansiedade e andar neste estado….
Penso que talvez possam ser tudo pensamentos intrusivos mas não consigo controlar.

Avatar for Miguel Lucas
B

E eu começo ate a ter o pensamento que secalhar sinto algo pelo meu ex e aí a ansiedade aumenta.
(É de salientar que agora que olho para trás percebo que o meu antigo namoro não foi real, p sentimento não era verdadeiro, principalmente quando se compara com o meu namoro actual.)

Avatar for Miguel Lucas
fabio

MUITO OBRIGADO DOUTOR, SOU DO BRASIL, TINHA ESTES PENSAMENTOS , NÃO PODIA VER UM OBJETO PONTIAGUDO QUE PENSAVA QUE EU PROPRIO IA ME FERIR COM ESTE OBJETO, ERA UM TORMENTO NA MINHA ESCOLA POIS TINHA QUE USAR CANETAS, E PARA MIM UMA CANETA ERA UM OBJETO PONTIAGUDO, ESSES PENSAMENTO ME ATORMENTAVAM,
PIOR NA MINHA CASA ONDE NÃO PODIA VER UMA FACA, QUE IMAGINAVA ESFAQUIANDO A MINHA PROPRIA MÃE OU FAMILIARES,E PARECE QUE SENTIA VONTADE DE FAZER ISSO, QUANDO VIA UMA FACA ISSO ME ATORMENTAVA, POIS DEPOIS QUE EU NÃO VIA MAIS A FACA ESSES PENSAMENTO SAIAM, DA MINHA MENTE MAIS EM SEGUIDA VINHA OUTROS PENSAMENTO QUE QUE DIZIAM," E SE VOCÊ EM ALGUM DIA FAZER O QUE VEM EM SUA MENTE JÁ QUE VOCÊ SENTE VONTADE, IMAGINE VOCÊ ESFAQUIANDO SUA MÃE OU FAMILIARES EM QUE VOCÊ AMA TANTO ", E ISSO ME ATORMENTAVA, ME DEIXAVA EM ESTADO DE PANICO, CHORAVA SENTIA UMA TRISTEZA MUITO GRANDE, ME AJUDE DOUTOR QUERO ARRANCAR ESTES PENSAMENTO DE VEZ DA MINHA MENTE

Avatar for Miguel Lucas
adriano

Fábio, tenha calma e fé

Avatar for Miguel Lucas
Baptistutas

Boa tarde Dr. Peço desculpa estar a incomodar mas estou completamente desesperado. De um momento para o outro veio me à cabeça q era homossexual e n mais me saiu da cabeça! N estou um minuto acordado sem q isso me venha ã cabeça. "Ando" assim desde o dia 4 de maio de 2014! Recorri a psiquiatras e diagnosticaram me todos com toc homo! Era tão feliz com a minha namorada e de um momento tudo se transformou um inferno! A minha vida é horrível! Não consigo entrar em balneários masculinos, não consigo ir à praia, se vejo um homem q ache q tem pinta já me vem à cabeça q sou gay! Não me posso dobrar para apanhar qualquer coisa do chão q já me vem à cabeça que me estão a "enrabar" ( peço desculpa pelo vocabulário). Parece q nada faz sentido na minha vida. Deixei de ter vontade de viver. Sempre fiz desportos colectivos e nunca me veio isto à cabeça e de um momento para o outro instalasse esta ideia na minha cabeça e a minha vida tornasse um inferno. Será q me pode ajudar com umas palavras da Dr sff?Tenho 27 anos e sempre fui heterossexual. Já tive desgostos amorosos inclusive

Avatar for Miguel Lucas
ellio

Aí. Boa tarde passando nos comentarios não pude deixar de ler esse comentario, olha tenho pensamentos terríveis, eles vem e vão, aprendi q se um pensamento ruim te vier na cabeça, não fique remoendo ele, por assim como ele veio ele também sai. Apenas não pensa porque he assim cada vez q você pensar ele entra pró seseu subconsciente se tornando cada vez mais dificil de apagalo. Portanto não pense apenas vier deixe ele não fique remoendo por o próprio cérebro vai apagalo, e isso de que você e gay kkkkk cara se tu gosta de mulher isso não existe. Segui tua vida com tua namorada nessa idade sempre tem pensamentos como esse. Mas o tempo apaga. Ok

Avatar for Miguel Lucas
ana paula

tenho passado pela mesma coisa, ja tive antes e agora esta voltando e horrível, nos tira a vontade de viver, não durmo direito, coração acelera, sou mulher e tenho namorado, tipo n e questão da idade, e um problema da mente mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
ana paula

tenho passado pela mesma coisa, ja tive antes e agora esta voltando e horrível, nos tira a vontade de viver, não durmo direito, coração acelera, sou mulher e tenho namorado, tipo n e questão da idade, e um problema da mente mesmo.
so a do comentario de cima. tem como o autor da pagina apagar? tenho medo q alguem veja , tem minha foto hahaha kkkkk

Avatar for Miguel Lucas
adriano

tem ajudado a nos conhecer melhor, esta patologia. podemos falar por e-mail…?

Avatar for Miguel Lucas
leandro diniz

meu caso se parece muito com o do baptistuta me ajude doutor

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Olá. Me ajudou bastante lendo o seu antigo, que aliás é excepcional tudo detalhado e tudo real.
Mas vamos no que interessa, então… Eu tenho pânico social, distorções cognetias, toda vez que eu sou escolhido para orar diante das pessoas as palavras foge do meu pensamento, e no meu interior fica queimado e meu coração fica acelerado e eu não consigo orar perfeitamente, quais são as soluções para parar isso e conseguir orar perfeitamente?

Avatar for Miguel Lucas
Thiago Carmo

Olá .. agora entendi tudo isso , bom tipo eu namoro e tals sempre tive a mente aberta sempre fui de boa ja cheguei a mim ter esses pensamentos quando era menor , e agora voltou , eu namoro a 7 meses e fico tendo uns pensamentos ruins da minha namorada 🙁 pensamentos negativos do passado dela , eu sei do passado dela e nao tem nda de mais , só que eu fico pensando besteira dela , como ela ja ficou com algum pia estranho, tipo é horrível isso eu acabo ficando mal , por eu sei que minha namo sempre foi de boa e tals nao sei por penso isso e quando esqueco volta do nda , eu acabo ficando mal e acreditando sabe , eu sei q sao pensamentos mais poxa nunca pensei isso dela , tenho medo de falar por medo de magoar ela .. SERA QUE PODE ME AJUDAR? .. MUITO OBRIGADO MESMO..

Avatar for Miguel Lucas
Michelle

Adorei o site, os comentários e as ajudas!

Não consigo nem dormir de tanto que eu penso! Credo!
Devo ter uns 500mil pensamentos por dia, variável!
Mente inquieta, agitada, concentrada! O dia e a noite toda!
Meditação ajuda nos poucos minutos sagrados, mas pra mim não funciona sempre!
Cria-se teorias e mais teorias, respostas sem perguntas. Sempre acho que as pessoas querem só prejudicar tudo!
Atualmente, conformei e deixo todos eles como parte de mim, uma pessoa que conversa comigo e eu com ela!
Me atrapalha algumas vezes, mas não morreria por isso!
Busca incessante por conhecimento!
Mas um rivotril (dose cavalar) de vez em quando cairia bem! Kkkkkkk
Tchau

Avatar for Miguel Lucas
RAMON

Olha meu caro, tenho tido frequentemente problemas com a ereção, desde a minha primeira vez que não conseguir( há uns 13 anos), ate os dias de hoje convivo com esses pensamentos que não vou conseguir ter uma boa ereção. Com o tempo esqueço, mas uma vez ou outra esses pensamentos negativos vem a tona e como uma descarga de adrenalina, não consigo ter uma boa ereção. Preciso de uma ajuda para eliminar esses pensamentos de uma vez por toda e ter uma vida tranquila. Tenho 28 anos.
Desde já, grato.

Ramon

Avatar for Miguel Lucas
Vitor Leonardo

Eu toda vez que tento dormir.. Independente do horário, quando fecho meus olhos começo a pensar em coisas que nao tem nada a ver com o momento… Nem sempre coisas ruins… Exemplo: eu saindo com uma pessoa na rua e ir comprar pão…. Ou coisa sem nexo algum.. Hoje vou sair pela manhã… Essas coisas.. Queria saber o que é isso… Agradeceria se respondesse 😀

Avatar for Miguel Lucas
leandro diniz

boa noite pessoal sempre gostei de mulheres mais ando confuso depois que cometi um ato com travesti ate enTao nunk tive duvidas que eu sou hetero desde a infancia eu gosto de mulheres ficava excitado olhando uma ai hj com 27 anos transei con um travesti e chupei ele ali na hora sem pensar e nao fui la na intençao dw fazer isso fui na inteNçao dele me chupar agora to em depressao achando que virei gay sera possivel o psicologo me disse que e toc e me passo rivotril o problema que entrei em depressao pelo ato que fiz chupar a travesti depois disso pus na cabeça que sou gay e nao sai acho que preciso de um psicologo sou casado sempre senti atraçao por mulher por meninas novinhas eu fazia faces falsos e enchia de mulheres trai minha esposa varias vezes com mulheres e travestis estou em depressao nunca tinha parado pra pensar se sou hetero bi ou gay ai veio do nada ja tive sindrome do panico depressao e agora olho um travesti e nao sinto mais vontade de transar com ela e nem com a minha esposa fica o dia todo passando na minha cabeça que virei gay sendo que a meses atras nao podia ver uma mulher que fikava doido agora olha pra uma e e como nao sentisse nada sera que e psicologico?

Avatar for Miguel Lucas
LEONARDO

PARABENS EXELENTE

Avatar for Miguel Lucas
Fabiana

Gente do céu, descobri que eu tenho esses pensamentos intrusivos. Eu achava que eu era louca por pensar coisas que eu não queria pensar, imaginar coisas absurdamente idiotas. Chego a criar histórias com inicio, meio e fim horríveis e que não consigo me livrar, quando vejo já estou pensando… Vou ver se procuro um médico para saber a causa e poder tratar! Pra quem acha que isso é frescura, eu adoraria que fosse mesmo. É horrível ter que lidar com isso todo dia, toda hora!

Avatar for Miguel Lucas
Afonso

Olá Dr. Miguel Lucas, quero agradecer pelas dicas que foram citadas no seu post, com certeza vai ajudar muitas pessoas assim como esta me ajudando… estou passando por momentos difíceis em que minha mente tem compussão por se preocupar com coisas geralmente sem sentido, me deixando ansioso e me causando um tipo de pãnico que atrapalha até mesmo nas minhas relações pessoais, pois quando estou, nervoso e ansioso ( geralmente) tenho medo de ter contato com as pessoas e ser jugado como louco… então, me sinto extremamente preoculpado em olhar nos olhos das outras pessoas, ou de falar com elas, e tenho medo de passar por constrangimentos… outra coisa que me encomoda muito é a falta de foco nas coisas ao meu redor, minha mente está sempre pensando, e esquece do que realmente tenho que me focar que é na realidade… acho difícil me concentrar nos problemas diários… tenho uma paranoia grande de duvidar que o mundo e as coisas nao são reais, como se fosse um tipo de ilusão… então como vejo coisas sem sentido, tento procurar entende-las para diminuir esse medo… como se minha mente tivesse um padrão de que se nao faz sentido é por que não é real… Dr. gostaria que me falasse sobre o que o senhor acha que venho passando… e se o senhor faz consultas via skype ou do tipo… Obrigado pela atenção… aguardo respostas…

Avatar for Miguel Lucas
leandro diniz

meu caso e parecido com o do baptistuta ate na hora de pegar uma coisa vem a cabeça que to com a mao meio leve se vo andar depois vem a cabeça que to andando igual gay

Avatar for Miguel Lucas
leandro diniz

nem to assistindo tv com medo de ver os caras boa pinta e achar que to sentindo atraçao por eles isso fica na minha cabeça o dia todo vejo roupa de mulher e fico com medo de que vou querer usar maquiagem essas coisas nunca gostei nem reparei nisso me ajude doutor ta certo que ja transei com um travesti mais nao deixava ele nem me encostar direito

Avatar for Miguel Lucas
Nerci Sainz

Me acontece algo estranho, todo instante me pego pensando algo em forma de musica, meu pensamento é cantante, passa-me uma musica qualquer pela cabeça e os.meus pensamentos

Avatar for Miguel Lucas
Deise

Bom dia.
E quando esses pensamentos distorcem o que vc acredita?
As vezes tenho pensamentos ridículos, me assustam.

Avatar for Miguel Lucas
amanda

Boa Noite Miguel, eu sofro muito com isso, tenho muitos pensamentos ruins, as vezes vem pensamentos do nada, eu batendo em alguém, brigando , esses pensamentos me perturbam,fico com medo de fazer algo ruim com alguém, as vezes pra mim a vida não tem sentido,já não se oque fazer .

Avatar for Miguel Lucas
Maria Rafaela

Dr. nao sabia q nome dar a esses ripos de pensamento agr sei q é intrusivo pois ha 2 anos tive meu filho e de la p xa venho a noite twnso amciedade so q fazer no dia seguinte porem ao msm tmp vem um pensamento de panico em relacao ao andar com meu filho na rua vem derrepente um pensamento negativo a qual me vejo desesperada perdida dele ou se nao ele acidentado ..fico desesperada qnd mw vem esses pensamento e acabo nao dormindo com tanto medo oq devo fazer ?

Avatar for Miguel Lucas
monique

Boa tarde

ha um mês tive uma infecção urinaria que descontrolou todo meu organismo. A dor que senti foi tão grande e estressou tanto meu corpo que, descompensou minha pressão.
Depois disso, já ”recuperada” e teno o diagnostico de não ser hipertensa, comecei a desenvolver uns pensamentos muitos ruins em relação a minha bebe. Pensamentos de fazer mal a ela. Mas não são coisas que acontece a todo instante. Mas quando acontece, fico desesperada, pq como posso pensar isso da minha filha, que amo. Fico tão estressada que meu corpo todo doi. E nunca fui assim. Sempre fui uma pessoa calma. Até para falar sou calma. Claro que tenho meus estresses. Reconheço que sou estressada por dentro, mas nunca achei que isso um dia, fosse me fazer tão mal a esse ponto.
Eu identifiquei o inicio desses pensamentos num dia, ainda me recuperando. Eu estava assistindo a novela e o personagem tem esquizofrenia. Comecei a ficar sufocada e irritada. Alguns dias depois esses pensamentos começaram.
Não contei para ninguém, pois se eu disser vão pensar que sou louca e não sou.
Quando isso acontece rezo, oro, choro, e passa. Mas o medo de pensar de novo é tão grande que fico alerta e acabo pensando novamente. Acaba se tornando um ciclo vicioso.
Não sei o que fazer. Ajude me por favor!

Avatar for Miguel Lucas
Pat

Meu receio é que confundo os pensamentos negativos com intuição. Por exemplo, minha mãe está com um problema de saúde reversível, mas que está me tirando o sono. Tenho muito medo de perde-la, com isso hoje venho um pensamento na minha cabeça: Eu recebendo a notícia, as pessoas vindo me consolar etc.

Meu medo é: Será que isso é intuição ou premonição ou só um pensamento negativo originário do meu medo?

Avatar for Miguel Lucas
Bruna Cavalcanti

Ola, estou passando por um momento muito difícil em minha vida, pensamentos ruins em relação a minha mãe, como se de repente eu fosse mata-la pegar uma faca ou qualquer outra coisa pra cometer isso, e o pior de tudo é que muitas vezes fico com duvidas me perguntando se eu fizesse isso se seria certo ou errado, em 2013, tive ataques de pânico achava toda hora que ela (minha mãe) ia morrer , dai isso passou. Mas agora fico com esse pensamentos horríveis. E isso me tortura muito.

Avatar for Miguel Lucas
adriano

se desejar , segue meu e-mail para ajudarmos…

Avatar for Miguel Lucas
Anônimo

Olá eu sou uma jovem adulta de 19 anos que teve uma infância um tanto quanto traumática em quanto estava em tratamento no hospital do câncer… estou no controle à mais ou menos dois anos, mas as lembranças do tratamento que eu tive que fazer ainda me perseguem. Terminei o terceiro ano do ensino médio e estou me sentindo deprimida e sem perspectiva do que fazer… eu tinha um hobbie de ler mangás colecionar coisas de animês e assistir animações vindas do Japão. Basicamente uma otaku mas eu percebi que isso estava saindo do controle porque eu comecei a "Amar demais" personagens de animações como essas. Então decidi me afastar disso e dar todas as coisas relacionadas à cultura pop japonesa pra quem quisesse. Mas se a lacuna já era grande pra mim depois que eu terminei o ensino médio agora ela ficou muito maior, pois meu hobbie era o que me movia ou eu achava que me movia…. mas como decidi abrir mão disso, disso que eu comecei a achar que era um vício eu comecei a me sentir um tanto quanto sedentária e ansiosa e com muito mais pensamentos intrusivos… eu já fui diagnosticada com pânico, com ansiedade e até mesmo com hiperatividade cerebral… eu não durmo à noite porque desenvolvi uma nova fobia o medo da noite… eu sempre fico achando que algo que não está no meu controle pode me acontecer… me debato na cama gritando: NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO QUERO! EU NÃO FIZ ISSO EU NÃO FIZ ISSO EU NÃO FIZ ISSO! Moro com meus pais e nao tenho muito dialogo com eles…. meu pai é aposentado e só fica em casa vendo televisão e minha mãe cuida dele porque ele esta doente então me sinto um pouco meio que deixada de lado pelos meus pais principalmente pela minha mãe porque quando eu fazia tratamento no inca as atenções eram mais pra mim do que pro resto da familia. Também tenho um irmão mas ele nunca está em casa pois ele é militar e trabalha o dia todo e quando chega em casa é só para dormir então passo os dias sem muita interação com seres humanos. Tenho baixa auto estima também e fico tendo pensamentos intrusivos com pessoas próximas e da minha familia e algumas vezes acho que eu virei uma psicopata que seria capaz de fazer muitas atrocidades com qualquer pessoa mas eu não quero isso! eu estou tentando achar um novo hobbie mas está sendo dificil porque eu mesma desenho mangá e acho que isso acabaria me levando de volta ao vicio na cultura pop japonesa… me sinto uma pessoa fraca que não pode fazer nada pra sair dessa situação… queria voltar a jogar rpg e comprar um videogame mas eu sei que se eu fizer isso vou me viciar com toda a certeza… eu quero me consultar com a psicologa mas minha mãe diz que isso nao vai adiantar nada pra mim pois eu já fui muitas consultas e não sinto nenhuma melhora… estou perdendo a vontade de sair na rua de ver gente e também mesmo tendo idade pra namorar eu não tenho a menor vontade pra isso… na verdade nao consigo achar que alguém como eu uma otaku de 19 anos que está tentando deixar de ser otaku e que tem a perna amputada seja capaz de arranjar um namorado. Eu não passei na faculdade que eu queria então me sinto mais incapaz ainda de fazer alguma coisa que seja de fato produtiva… escrevo no meu computador um livro mas nao tenho inspiração nem motivação pra continuar escrevendo… me livrei de boa parte das minhas coisas ontem e as vezes tenho vontade de sair correndo atrás delas mas me lembro que aquilo não estava me fazendo bem ( Eu não estou falando sobre gostar de yaoi! eu nunca gostei dessas coisas) Sei que eu corro o risco de algum otaku vir aqui pegar esse comentário e fazer talvez um meme que vá parar no facebook mas eu realmente não podia mais conviver com esse vicio e estou tentando me livrar! mas junto com essa situação vem a depressão e eu sinto cada vez menos vontade de conviver em sociedade eu não vejo os dias passando eu não durmo antes das cinco e meia da manhã e fico dormindo durante o dia todo e quando eu acordo já é bem tarde por isso dificulta ainda mais as chances de eu arranjar um emprego. (Eu não sou japonesa eu sou brasileira mesmo) todos os meus amigos conseguem viver normais mesmo gostando de cultura japonesa mas… eu nao consigo mais eu sinto uma grande aflição só de pensar nessas coisas. em fim…. eu preciso de ajuda medica mas nao consigo convencer meus pais.

Avatar for Miguel Lucas
Lídia

Olá Dr. Miguel, tudo bom?
Tenho tentado entender o porquê de ter pensamentos intrusivos em alguns momentos da minha vida, claro que são pensamentos de situações que me põe medo, por isso sinto tanta dificuldade em Confronta-los. São pensamentos de certeza de um futuro que todos teremos: a inevitável morte. Não, não hoje, nem amanhã, mas a certeza de que ela virá para meus pais e depois para mim. Agora, se sabemos que a morte é inevitável e que muito provavelmente ela virá em sequência (pais, irmãos depois eu) porque que tenho medo disso? Fico imaginando que possa ser o sentimento ou o medo do vazio depois…do sentimento de ficar sozinha (claro que tem meu marido e futuramente filhos quem sabe) mas fica essa pulga atrás da orelha. Se eu sei que vou morrer, pq vou fazer algo da vida? E o que fazer? Pra que? Acho que pode ser o momento em que se decide ter filhos. Primeiro pra ter um objetivo de vida de verdade, segundo é pra ter a sensação de continuar a vida. Não é estranho? Eu acho. Gostaria muito de poder "desligar" esses pensamentos (que sabemos que eh inevitável, portanto, é fato e ponto final) pra poder voltar a viver normalmente, a vidinha tosca que criamos com valores, morais e objetivos terrenos por assim dizer, para, um dia não estarmos mais aqui. Simples assim.

Avatar for Miguel Lucas
Marli

Eu tenho muitos pensamentos ruins fico pensando que o que aconteceu de ruim comigo irá acontecer com minha filha.. Ou as vezes me passas cenas fortes na cabeça como se já tivesse acontecendo . isso é trauma?
Eu sei q depois que li esse artigo estou me sentindo melhor sem culpa.. As vezes fico me julgando me acusando de uma coisa q eu não fiz por causa de uma reação de uma pessoa que foi igual a de outra pessoa que de fato aconteceu.

Avatar for Miguel Lucas
Nessa

Oii..quando eu tinha 16 anos lembro que eu estava em meu quarto e do nada surgiram pensamentos de que eu havia feito algo terrível à alguém, na hora me deu uma angústia tão grande que eu corri e contei aos meus pais, mas como eles me conheciam muito bem sabiam que aquilo era fruto da minja mente. Antes dissi eu já apresentava sintomas de TOC, mas não fazia idéia que aquilo era una doença, eu tinha medo de passar pela cozinha a noite e perder o controle de mim mesma e fazer alguma coisa pra minha família. Eu tinha pesamentos estranhos e contava eles pra minha mãe pq só assim eles passavam. Daí a gota d’água foi quando tive esse pensamento de me culpar por algo que nunca fiz e que antea nunca havia passado pela minha mente. Hoje tenho 28 anos, já convivo com esse maldito Toc a 12 anos, as vezes me odeio. Descobri que era TOC a dois anos atrás quando fui a uma psicóloga e contei tudo a ela, foi difícil mas eu não aguentava mais, então descobri o que realmente eu tinha, faço tratamento tbm com o psiquiatra, mas as vezes ainda tenho recaídas. Quando paro pra pensar me sinto profundamente triste por ter que suportar ter TOC, queira muito poder lembrar como eu era antes de tudo isso acontecer na minha mente.

Avatar for Miguel Lucas
caroline

Ola Miguel, eu tenho lido seus artigos e tenho descobrido o porque de muitas coisas que acontecem comigo. Leio sempre o que você escreve. Gostaria de fazer só uma pergunta, eu me sinto muito mal porque na minha mente vem muitos pensamentos ruins a respeito de Deus, sinto-me frequente cheia de culpa e pra falar a verdade não sei como explicar. Isso seris um TOC?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Caroline,

O fato de ter pensamentos intrusivos não é o suficiente para se diagnosticar TOC. Ainda assim deixe-me dizer-lhe que o mais importante de saber que transtorno mental possa ter, é saber como lidar de forma eficaz com esses pensamentos. E, para isso importa reestruturar um conjunto de crenças (certamente infundadas) que possam estar a prejudicá-la.

Acredito que possa necessitar de ajuda profissional.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas

Olá , caroline , faz um mês que me encontro com uma psicologa, fui diagnosticada com stress pos traumatico, que na vdd foi ocasionado por um ataque de panico , nas ultimas semanas por passar por dias dificieis comecei a ter pensamentos iguais aos seus, pois me mandaram rezar para melhorar e agr ele saem da cabeça não é. Mas o melhor a fazer é conversar vai ver isso ajuda bastante e sim procure alguem especializado pois sabemos que quando estavamos normal podiamos falar sobre tudo e não nos afetava e agr não é assim não é , abraços e melhoras.

Avatar for Miguel Lucas
matilde

me identifiquei muito com o artigo, acho q e o q esta acontecendo comigo minha cabeça não para não consigo dormi , não consigo acreditar em ninguém e penso um monte de , acabo imaginando coisas e tomando atitudes erradas meu relacionamento acabou por conta disso, e isso me deixou muito mal não consigo focar no trabalho e não tenho vontade de sair de casa nem de ver ninguém , cheguei a um ponto onde eu mesmo já não me conheço mas , tenho uma filha e só com ela consigo ser normal mas quando ela não esta dai sinto tudo de novo..como faço p melhorar pois desse jeito ninguém vai querer ficar perto de mim..

Avatar for Miguel Lucas
danilo

Eu penso e todo mundo sabe oque estou pensando

Avatar for Miguel Lucas
Maicon

Muito obrigado mais uma vez que Deus nós abençoe!

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Essas palavras que disse estão me ajudando com os pensamentos que tenho, na minha cabeça surge muitos pensamentos quando vou dormi assim não consigo ai tenho que recorrer ao remédio par ajudar occérebro a relaxar e pegar no sono, mais estou dormindo so 4 a 5 hrs por dia e sinto que isso está me prejudicando , tenho psiquiatra marcado so para semana que vem mais as vezes penso que não vou aguentar até lá com esses pensamentos Intrusivos.

Avatar for Miguel Lucas
Luan

Tenho esses tipos de pensamentos , porem acho que tenho um trauma de infância não sei não consigo distinguir se foi um sonho ou se aconteceu e verdade :/ tenho medo doque as pessoas pensam sobre mim e me procupo muito com oque as pessoas pensam não quero decepcionar ninguém , acho que preciso e uma namorada rs . Agora eu sei oque é isso rs meio chato isso não ? Mesmo com esse problema como é possível o consciente da pessoa perceber isso ? A mente humana é perfeita ?

Avatar for Miguel Lucas
raquel

boa tarde, estou com problemas com meu filho, ele tem 19 anos muito carinho ,estudioso, ótimo filho,mas de uns meses pra cá ele vem dizendo que tem pertubações, que uma voz fala pra ele nos fazer o mal, a mim e seu pai ,ele chora e diz que não aguenta isso. ele diz que nos ama muito que jamais faria algo assim , que preferia morrer do que fazer algo. da primeira vez teve crise de choro, medo de ficar sozinho em casa, nós conversamos com ele tentando tranquiliza-lo, dizendo que é uma pressão, por causa dos estudos, cursinho vestibular, que esta sobrecarregado, mas quando viesse estes pensamento ele pensasse em coisas boas, mas está muito difícil . Como podemos ajuda-lo?

Avatar for Miguel Lucas
Renato

Tenho esses pensamentos que são horríveis, mas eram bem mais fortes e as vezes quase que irresistíveis, um mal esta muito ruim eu parava o que estava fazendo e saia para dar uma volta e etc …

Hoje melhorei 75%, mas estou agendado para uma consulta com um psiquiatra não pretendo tomar medicamentos, mas que vai dizer isso é ele, se ele indicar eu tomo sem problemas. É melhor tratar logo e logo se livrar de vez desses intrusos pensamentos.

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

Também tenho pensamentos intrusivos, que me deixa totalmente perdido e angustiado. Já não sei o que fazer. Já faz mais de 1 ano que me separei de uma namorada, e sempre aparecem imagens na minha cabeça no que ela esta fazendo, com quem ela está, se está transando com alguém, saindo com alguém… pessoas imaginárias saindo com ela. Não sei o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
JJS

Caros Amigos, olhando todos os comentários anteriores, percebi quanto estamos sofrendo, cada um do seu jeito, cada um com seus pensamentos, porém todos sofrendo. O que está acontecendo???
Pelo que entendo e até onde eu sei, todos os seres humanos têm problemas, uns físicos, outros emocionais, etc. Não sei se vai ajudar, porém, recentemente li um livro e vi uma palestra do Dr. Augusto Cury, muito bons. O que é interessante é que ele elaborou uma teoria sobre a formação do pensamento, como ele se forma na mente e como ele se mantêm por, praticamente, toda vida. E outro aspecto que achei interessante é que ele era um médico-cientista ateu e após ou durante a elaboração de sua teoria, entre as leituras para suas pesquisas, ele teve que ler os evangelhos de cristo e aí o Dr/Médico/Cientista passa a acreditar em Jesus Cristo. Relacionando a teoria citada com os relatos acima expostos e os evangelhos, vejo que as teorias e os relatos informam que não há como fugir/escapar ou se livrar desses pensamentos (intrusivos, negativos, angustiantes e incapacitante), porém lendo os evangelhos, acho que eles apontam uma saída, pois analise essas máximas escritas nos evangelhos: 1- Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (vai libertar de quê??? só pode ser desse determinismo, ou seja, se vc acredita nas promessas de Cristo, procure conhecer a verdade e ela vai te libertar dessa opressão do pensamento obsessivo.
2- Orai ou vigiai sempre e nunca deixe de orar, talvez Ele esteja dizendo para nos mantermos ocupado com a oração, para não cairmos em tentação dos pensamentos obsessivos. Pensem, reflitam, lutem. Lutem sempre e nunca deixem de lutar. Nada de jogar a toalha. Lembrem-se que sempre estaremos aqui para ajudar. Confiem, todos vcs são muito fortes e vão conseguir. Eu confio em cada um dos Senhores e Senhoras.

Avatar for Miguel Lucas
cathy

Muito bom o que você escreveu…!

Avatar for Miguel Lucas
Nomeleonardo

Tenho esse pensamentos horríveis.É uma verdadeira tortura psicológica.Fique feliz com esse blog mim trouxe um alivel imediato.Sou grato ao dr Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
Fernando

Bom dia, eu tenho ficado meio perturbado após ter sonhos e pensamentos de ter cancêr e de ver meus últimos meses de vida com minha família, não sei se isso se encaixa exatamente nesse título, mas, foi o mais próximo que achei. O problema maior é que tenho 12 anos, e ter esses pensamentos realmente é muito assustador. Eu fiz algumas coisas que na hora achei que não iam funcionar e até achei bobo da minha parte, eu disse pra mim mesmo: seu essas questões tiverem algum ”sinal”, comece a se preocupar, eu pensei em algumas questões tipo: um número qualquer e uma data. No outro dia, meu amigo mencionou o número 200.000, que é o nnúmero em que pensei e a data 24/07/1995, que também era a data que pensei. Ai depois disso vim pesquisar um pouco mais. Acho que é só um pensamento intrusivo. Obrigado Pela Ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Boa Tarde…

Gostaria de Parabenizar o Dr, pelo artigo, e dizer que também sofro desses pensamentos, dessas Perturbaçoes, isso é uma tortura, faço tratamento psiquiátrico, mas muitas vezes, nao adianta, quero saber o que fazer…

Obrigado…

Avatar for Miguel Lucas
Pablo

Olá Miguel, Boa noite!

Já faz uns 4 anos que comecei a ter pensamentos negativos e imaginar coisas horríveis e nojentas, coisas que eu jamais teria coragem de fazer exatamente como você descreveu no texto! É incrível como tudo que eu li acima é exatamente como acontece comigo e de certa forma cheguei até a fazer os métodos que você usou para lidar com tais pensamentos, mas de tantos esses ”pensamentos” me prejudicarem eu parava de tentar e continuava sofrendo. Tudo começou simplesmente quando em uma noite eu pensei: ” Será que isso que eu vi poderia me prejudicar?.” Pronto! A partir de então esses pensamentos horríveis não saem mais da minha mente, e foi só piorando um depois do outro até fugir de controle! Eu de lá para cá tenho sofrido muito com isso, ninguém vê, ninguém nota o quanto tenho sofrido 🙁 . Quando esses pensamentos nojentos aparecem, principalmente em momentos inapropriados eu me sinto a pior pessoa do mundo. As vezes chego a me bater, me esmurrar e até me arranhar de tanta raiva e repulsa por tais pensamentos. Houve uma época atrás que minhas mãos estavam com varias marcas de arranhões que eu mesmo fazia por conta da frustração que eu sentia quando tais pensamentos me vinham a mente. Hoje procurei algo na internet que pudesse me ajudar e encontrei seu site com esse texto que para mim foi como um bálsamo para confirmar algo que eu já havia tentado mais tinha falhado mas agora vou tentar novamente a usar os métodos que você nos passou para tentarmos lidar com isso da melhor maneira possível e se Deus ajudar até ficar curado disso pois para mim isso se tornou quase uma doença. Muito obrigado pelas dicas e pela ajuda! Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Tevez

Gostaria de saber se quando uma pessoa que não é gay, que tem sua esposa e que passa a ter pensamentos sexuais intrusivos com outro homem ao ver qualquer homem gordo e isso fica causando desejos sexuais indesejáveis na mente a ponto de deixar a pessoa a enlouquecer por não saber do que se trata esses pensamentos intrusivos indesejáveis… Onde isso se enquadra ?

Avatar for Miguel Lucas
EDINEY

Olá , atualmente quando estou fazendo alguma atividade, me acontece algo que me da medo, quando estou pilotando a motocicleta pensamentos invadem a minha cabeça e fazem me sentir como se eu estivesse em um sonho, me fez sentir que eu não estou ali pilotando a motocicleta, isso também vem acontecendo quando estou na academia treinando supino, com toda a carga na barra de supino no momento que estou executando as séries me vem novamente a sensação de não estar ali, logo volto a realidade. Tenho medo de sofrer um acidente por causa dessas sensações que me tiram da realidade e me fazem viajar em pensamentos.

Avatar for Miguel Lucas
ANA MARIA DA SILVA

EU li foi muito bom pra mim quanto estava com 20 anos fiquei com depressao esses pensamentos me pertubava muito hoje estou com 56 mais os pensamentos me acompanha mais leve mais tomo ante_depressivo mais essa materia creio que vai me ajudar muito agora consegui entender eu achava que so eu tinha pensamentos assim me atraplha muito obrigada por essa materia vai ajudar muita gente como eu

Avatar for Miguel Lucas
Letícia

Olá,Miguel.Tenho tido muitos problemas a respeito de certos pensamentos.Hoje,parece que esse problema explodiu de vez.Estava fazendo prova,numa sala cheia de pessoas desconhecidas.Nessas situações,tenho medo de perder o controle.É um medo irracional,mas que me perturba muito.Hoje,entrei e desespero extremo:comecei a morder os lábios fortemente para não gritar ou dizer algo embaraçoso em público,Claro que nada disso aconteceu,mas não consegui concentrar em minha prova.Depois que entro em extrema ansiedade,com sintomas de panico,esse pensamento alivia um pouco. Você consegue identificar aqui algum transtorno?Seria um TOC?Por favor,responda.Preciso muito de ajuda.Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
guilherme

Ola miguel, o meu problema é também um pensamento intrusivo, um pensamento de ta conversando com uma pessoa e ela não falar nada comigo e isso me atrapalha muito porque agora fico pensando nisso o tempo inteiro e até me impede de falar com as pessoas queria saber se essas técnicas sao eficaz nesse tipo de pensamento ?

Avatar for Miguel Lucas
eduardo oliveira

Gostei bastante das dicas e conhecimento q passou nessa página foi d grande ajuda pq recentemente tenho tido pensamentos intrusivos q n fazem sentido mas acabam mexendo com nosso emocional agora com essas dicas concerteza irei controla los melhor ! Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
El

Os artigos deste site são muito bons, mas também é incrível poder ler os comentários e ver que tem tanta gente que passa coisas semelhantes às minhas, que eu não sou o único que pensa e sente certas coisas.
É que são coisas muito íntimas, tanto que muitas vezes se acha que acontece apenas consigo.

Avatar for Miguel Lucas
Gab

a alguns anos depois de uma depressão tralmca , me deixa cabisbaixa , estou caminhando melhorei omuito de comoestava mas as vezes eles ainda vem, mas creio que esse método irar ajudar muito!

Avatar for Miguel Lucas
adriano

trocar informações e ajudar ao proximo…se desejar…e-mail

Avatar for Miguel Lucas
Giselle

Vivo um terror faz anos. Sempre quando meu celular toca penso ser má notícia, ou quando alguém está fora de casa fico a imaginar que algo de ruim possa acontecer a ele como assaltos, acidente etc. Esses pensamentos são recorrentes e todos os dias, é um martírio viver a espera de algo de ruim com alguém que gosto vá acontecer. Não sei como mudar essa situação, mas é algo que me impede de ser feliz, pois basta as pessoas que gosto não está ao meu lado para eu imaginar várias situações que possam vir a acontecer com elas.

Avatar for Miguel Lucas
gabriel Rodrigues

olá Miguel,meu nome é Gabriel e eu sofro de ansiedade,sou atleta especificamente jogador de futebol e estou tentado me profissionalizar,tenho taleto,mas…por eu ser ansioso as vezes tenho problemas com isso que me atrapalham muito no meu rendimento em campo,o seu artigo me ajudou bastante a entender direito o que se passa comigo e na minha mente,eu ate tenho a pouco tempo acompanhamento psicológico mas os resultados são de longa data,vou usar esses métodos citados no seu artigo, mas queria saber se tem mais alguma outra estrategia para superar os medos de maneiras mais dinâmicas,pois minha profissão alem de exigir muito esforço físico exige um esforço mental maior ainda e pra isso e preciso uma mente boa no minimo para ter o bom rendimento, o que você me indica?

Avatar for Miguel Lucas
Flávio

Tenho 18 anos e não consigo dormir, pois sem querer, fico pensando no meu dia, mas são pensamentos negativos, tenho também muita ansiedade, me estresso com muita facilidade e do nado tenho raiva, mas não acho uma maneira de me livrar desse fardo que carrego. Não entendo o porque disso, pois apesar de não conseguir manter amizade com ninguem e ser fechado pra minha familia, sou um bom ser humano, enfim, acho que só um psicólogo ou um psiquiatra poderia me ajudar, mas para isso ele tambem precisa conversar com minha familia, e com eles envolvidos no meio disso eu não consigo ir em frente, acho que a unica saida é a morte, mas isso eu não vou fazer, pois não quero, o jeito é aturar, quem sabe um dia passe..

Avatar for Miguel Lucas
adriano

tudo passa….só Deus não muda,

Avatar for Miguel Lucas
adriano

Dr Miguel, obrigado por este espaço, nós precisamos destas descobertas…vida segue.

Avatar for Miguel Lucas
Anny

Sei como é ter esses pensamentos ruins.Tenho 20 anos e sofro com isso principalmente nos momentos que estou sem fazer nada e vem isso na mente mesmo não querendo.Me sinto a pior pessoa, me sinto fraca, incapaz quando vem na cabeça me sinto completamente desanimada parece que não sou capaz de amar de verdade. Meus pensamentos são "Se meus pais morrer, o que vai ser de mim? (quando caio na real estou até chorando) "Vou sair e algum carro vai me atropelar, ou vou levar um tiro e morrer" isso é horrivel até mesmo parece que estou desejando isso pra quem eu amo.Ja pensei em desistir de tudo tento com todas as minhas forças porém é complicado só quem tem sabe. Mas está tudo nas mãos do glorioso Pai e seja o que ele quiser.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Olá… preciso de saber como eliminar este tipo de pensamentos pois eu não consigo evitar discutir com o meu namorado porcausa deles . Imagino que tem outra pessoa e torna-se real mas tudo não passa da minha cabeça o pior é que o meu sofrimento psicológico está a começar a ser físico. Quero ser feliz mas a minha mente não permite.

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANO

MARIA, SE DESEJAR : adrianomartins94@yahoo.com , conversar e se ajudar é muito bom

Avatar for Miguel Lucas
Kaisy Ferreira Sa

Ola , Me chamo Kaisy e tenho 14 anos . A pelo menos 2 anos tenho pensamentos em que minha mãe morre (ocorre de vez em quando com outras pessoas mas com ela sempre) , e ao pensar nessa cena em que descubro que ela morre eu me imagino tendo um surto , em que eu choro sem parar , grito , arranco meus cabelos e tento me auto-mutilar.
Antigamente , eu imaginava eu apenas tendo um surto , mas ultimamente eu me imagino arrancando os meus cabelos e tentando me cortar para aliviar tudo oque eu estava sentindo ( acho q o fato de eu me imaginar me cortando é consequecia de eu ter feito isso , mas eu parei ja faz um mes , e a vontade de continuar fazendo isso é quase insaciável e é muito dificil de controlar essa vontade ).
Quando me vem esses pensamentos eu nao consigo me segurar , eu choro muito e peço pra isso acabar , eu ja cheguei a ficar quase 2 hrs sentada chorando com todos esses pensamentos me matando por dentro .
È a primeira vez que pesquiso sobre isso , eu preciso de mais respostas porque eu tenho a sensaçao que isso só vai piorar , e realmente só está piorando , estou ficando cada vez mais preocupada com esses meus pensamentos e tenho medo de me fazer ficar depressiva , pois minha familia por parte de pai a maioria sofre ou ja sofreu por depressao .
Espero que voce tenha alguma resposta pra isso , eu preciso de ajuda pra entender oque está se passando …
Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Lane

Quando li sua matéria me identifiquei muito. Tenho pensamentos assim coisas que eu não quero pensar. O pior é que são com pessoas que gosto fico tão ansiosa e com medo que se eu tiver fazendo qualquer coisa, lavando um prato,lavo varias vezes por que o pensamento me deixa com medo e fico com medo daquilo acontecer, as vezes até fazendo mal a uma pessoa que eu gosto.Sou muito ansiosa e com qualquer coisa que eu vejo de ruim tipo algum acidente,alguma reportagem algo de muito ruim que aconteceu com outra pessoa fico sismada e impressionada e aquilo n sai da minha cabeça,fico com medo de acontecer aquilo comigo quando eu sair de casa,fico com medo de acontecer alguma coisa com as pessoas que amo muito medo isso me deixa triste por estar pensando uma coisa que não quero pensar.Eu sou evangélica e quando acontece isso eu repreendo em nome de Jesus e quando tou pensando muito eu oro para Deus tirar isso e tenho pensamentos positivos dizenno que eu sou mais forte que isso, e isso são só pensamentos e Deus me protege…

Avatar for Miguel Lucas
Yasmin

Vc me ajudou muito eu tenho 13 anos e tenho MUITO MEDO de trovoadas chego quase a desmaiar, quando vejo q ta ficando nublado o céu eu faço exatamente oque vc escreveu eu me perguntou "será que vai vir mesmo com trovoada?" , "como tem tanta certeza?" ou "e se vir? Será que vem do jeito q vc ta pensando?"
Obrigada pelas dicas

Avatar for Miguel Lucas
ciccero klima

Eu passei por momentos terríveis no passado, nunca recorri a nada nem a ninguém por medo do desvio da funcionalidade do processo o qual eu estava propenso a trilhar mesmo sabendo que se fosse verdade correria riscos, mas no fundo percebo que enfrentar não resolve, conhecer sim; Procurei artigos e percebi que muitas pessoas eram igual a mim com sintomas múltiplos ou simples mas todos dentro da coletânea característica patológica, a síndrome do pânico. Minha expectativa era alta e não aceitava o fato, o mundo dentro do meu psique era o ápice do caos mas mesmo lá haveria de existir um caminho para sair do inferno constante, sem remédios, sem terapias. Tinha um foco, sair, e quem quer sair disso não pode empreender velocidade à fuga, fuja passo a passo assim sua autoestima e confiança progride a cada dia e pontuar progressos é importante mas estruturalmente deve pontuar e conhecer aquilo que você não é; não sou doente, não vou enlouquecer, isso aconteceu antes e não me matou e vai me fortalecer, vibre a cada resultado e nunca deixe de fazer as suas atividades mesmo que a fraqueza tenha consumido você, tenha forças e faça caminhadas todos os dias crendo que você é forte, seu coração é forte e aguenta muito mais que isso, que sua saúde está intacta e que a sua cabeça apenas mente para você, lembre-se da fuga, fuja devagar e tenha um horizonte, uma meta objetiva, pontue tudo e siga. Sei que tem casos que precisa de medicamento, mas sou contra o uso de qualquer medicamento e infelizmente todas as vezes que tentei me aproximar de um profissional de saúde eles foram um desastre, totalmente desinformados e ignoravam certos fatores; penso que a verdadeira medicina é aquela onde você houve o indivíduo e a melhor ajuda que eu tive foi da psicanálise, uma analista me mostrou a placa de saída da loucura em que eu estava em apenas uma sessão; mas tem uma coisa, como diz a matéria o pensamento intruso nunca irá abandoná-lo(a) e tentará puxar você de novo mas você saberá se defender e mesmo que seu humor fique danificado por um momento vai ver com muita nitidez e rapidez que você venceu e ele perdeu. Boa sorte a todos e espero ter ajudado.

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANO

Dr Miguel , obrigado por este blog, Cícero, acredito no que escreveu.

Avatar for Miguel Lucas
Lucas Pollini

Muito obrigado! Vc me ajudou demais, muito bom mesmo. Você descreveu exatamente como são esses pensamentos, e agora sei que oque são de verdade!
Sucesso!

Avatar for Miguel Lucas
Pablo

Sabe , a 2 anos atrás comecei a ter estes pensamentos intrusivos , não sei como eles vieram , mais q hoje me perturba muito e eu fico muito chateado e magoado com isso . Determinadas horas do dia me sinto pensando em como a vida é boa e que eu não quero morrer , e de como será a vida depois da morte ! Sinto q estou enlouquecendo pois estes pensamentos vem pelo menos 3 vezes ao dia ! Quando estou com pessoas q eu amo (Ex: família , amigos … ) fico pensando de como vou viver sem eles e que eu não poderei viver sem eles e as vezes sinto vontade de machucar eles ! Ainda não procurei ajuda com profissionais da saúde , mais vou procurar pq acho q tenho problemas psicológicos grave ! Enfim deixei este comentário pq precisava muito dizer isso e gostaria que vcs dessem alguma opinião pra que eu possa melhorar , pois viver assim não dá !

Avatar for Miguel Lucas
Michel

Dr. Miguel, Boa tarde! Meu nome é Michel Bruno, a três dias venho passando por uma situação muito incomoda, tendo pensamentos horríveis, acho que as pessoas vão me olhar com caras horríveis, que vou escutar vozes, que vou enlouquecer e ficar delirando sozinho, que vou fazer mal a alguém. Ja tive algumas crises anteriores mais essa veio muito forte, não consigo me desvencilhar e estou muito preocupado.
Tenho síndrome do panico a muito tempo, nunca recorri a um especialista achei que sozinho seria capaz de neutraliza-la, porem estou percebendo que não.
De alguma maneira acho que pode me ajudar, e me tranquilizar de alguma forma?!
Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Vitor

meu problema é mim preucupo muito com meu futuro, estou no 8°ano, não sou um aluno muito inteligente, mas nesse 3°bimestre melhores bastante, mesmo assim não consigo aproveitar direito meus dias.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Machado

Boa noite, pessoal!

Também sofro dessa doença e peço-lhe que a encare não como uma doença, mas como uma possibilidade de uma mudança qualitativa em nossas vidas: conhecer nós mesmos. Aqui deixo algumas dicas para serem postas em prática que melhorará em muito nossa qualidade de vida no que tange à superação desse obstáculo:

1. Mudança no estilo de vida: comer alimentos saudáveis e que provocam a sensação de bem estar e reduzem a ansiedade (ir aos poucos diminuindo a cafeína, por exemplo);
2. Praticar atenção plena; viver o agora (deixar o futuro e o passado de lado);
3. Atividade física que lhe agrade;
4. Praticar meditação;
5. Sair um pouco ir ao cinema, parque, conversar com os amigos, etc.
6. Praticar exercícios de respiração profunda (diafragmática) – excelente para controlar a ansiedade naturalmente;
7. Não se deixar tomar somente por notícias ruins. Sem catastrofização e sem tomar conclusões precipitadas.
8. Focar em coisas boas.

Espero que essas dicas lhes ajudem, pois elas me ajudam muito. Hoje me sinto mais feliz e resiliente lidando com esse desafio. Ponham em prática e depois vejam se melhoraram ou não. Mas, tenho certeza que vai ter uma boa mudança em vcs com essas boas práticas.

Obrigado a todos pela atenção!

Avatar for Miguel Lucas
Leo

Pessoal, sei o quanto é duro quando passamos por esses tipos de pensamentos, mas acreditem, são realmente só pensamentos, com toda certeza ninguém que aqui comentou chegou a gritar no meio da igreja, a ferir os próprios pais ou fazer qualquer coisa nesse tipo de temática e jamais fará, principalmente pelo fato de ter medo de o faze.. Já tive diversos tipos de pensamentos intrusivos desde os 15 anos de idade, bom não é, nunca e nem um pouco, mas também não é a pior coisa desse mundo quando os enxergamos na perspectiva certa. Como diz o nosso grande mestre, aceitar que eles não nos pertencem nos tira o peso da culpa, esses tipos de pensamentos ao meu ver passa na cabeça de todas as pessoas do mundo, a diferença está no quanto nós focamos e nos preocupamos com eles antes deles irem "embora", por isso eles são na maioria dos casos totalmente ao contrario do que realmente gostaríamos de fazer ou pensar. É fato que em situações stressantes de vida eles tendem a piorar (devido ao aumento da ansiedade) e quando isso acontecer é hora de lembrar "opa, isso é fruto da minha ansiedade e não tem poder sobre mim, quando esse stress passar eles também passarão". Procurem ajuda profissional, eu aconselho a princípio um psicólogo, muitos dos Noss problemas podem ser solucionados ou diminuídos com métodos naturais e com o que carregamos dentro de nós, fiquem tranquilos e não se sintam culpados, por questões religiosas muitas vezes nos sentimos piores ainda mas Deus não nos deixa de amar nem um pouco por causa desses pensamentos intrusivos, ele sabe que são involuntários apartir do momento que não sentimos o que pensamos. Força e fé a todos, procurem um profissional e podem acreditar que é possível sim levar uma vida maravilhosa mesmo tendo em alguns períodos esses tipos de pensamentos, aos poucos eles vão perdendo o poder, diminuindo as temáticas envolvidas e com isso vamos aprendendo a controlar nossa ansiedade. Um grande abraço e que Deus nos ilumine sempre, fiquem em paz.

obs : Dr Miguel, perdão se em algum momento me equivoquei em alguma colocação, comentei apenas para ajudar os que aqui comentam, obrigado pelo seus textos maravilhosos, que Deus lhe abençoe sempre. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANO

Muito bom seu comentário.

Avatar for Miguel Lucas
Graciela

Eu gostaria de saber algo relacionado a isso , so que e diferente , uma pessoa que imagina isso de alguem (me imagina) caindo da escada,por ela ou sei la , e o que?tem coragem de fazer isso? Queria saber,nao acho pesquisas sobre isso,porque eu tenho medo porq nao sei o que pode fazer :’#

Avatar for Miguel Lucas
Graciela

Preciso urgentemente saber se uma pessoa que me imagina ,caindo da escada,ou me empurrando,se ela e capaz de fazer isso? O que e isso?pq isso ta me assustando . Preciso de ajuda .

Avatar for Miguel Lucas
Michael

Muito obrigado cara!! Me ajudou muito de verdade!

Avatar for Miguel Lucas
patricia de oliveira borges

Doutor, uma duvida, o que o senhor acha de remedios para a ansiedade? São validos? Eu do nada, fico deprimida, pensando em querer morrer, desanimando da vida, com vontade chorar, com medo de tudo, com medo de ficar doente, com medo do que vai me acontecer se isso, se aquilo… o que o senhor acha destes sintomas?

Avatar for Miguel Lucas
jardel

Doutor eu tenho pensamentos muito ruins como matar ou empurrar algjauém tipo como o exemplo que você deu no texto la em cima ,mais eu não quero fazer isso mais esses pensamentos me deixam agustiado e triste , e não falo pra ninguém pensando que eles vão acha que eu tô ficando maluco o que devo fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Joyce pantoja

Dr estou com muitos pensamentos ruim n consigo fica sozinha com meu irmão pq penso q vou fazer algo com ele pq e ele n pode se defende ,isso está mi atormentando muito n consigo para de chora pois amo meu irmao mais q tudo na minha vida

Avatar for Miguel Lucas
carlos rogerio campos

tenho esses pensamentos, exatamente como foi relatado, ha anos sofro disso as pessoas dizem que sou muito negativo, mas discordo, pois tive há 18 anos transtorno do pânico, hoje é "sindrome" , ainda hoje esses pensamentos me dominam na maior parte da minha vida, mas tento levar minha vida da melhor maneira possível. Na verdade eu, no meu ponto de vista, eu não acredito em pesamento positivo e negativo, pois quando a gente quer fazer algo pra mudar, a gente consegue, o que nos impede de realizar algo é a ansiedade, pois ela veda, todas a possiblidades de resolvermos nossos problemas e buscar as respostas que precisamos.

Avatar for Miguel Lucas
bruce

Ontem já no meio da noite, me veio esse pensamento intrusivo no qual eu deveria fazer muito mal a quem eu mais amo "minha filha" . Meu Deus, fiquei louco, meu pensamento estava querendo me induzir a fazer o mal. Meus desespero foi tão grande que comecei a chorar e liguei pra várias pessoas até que uma amiga me atendeu e conversamos e ela me acalmou. E com o que eu li neste artigo foi exatamente o que ela me disse. Ainda sim, tenho tenho muito medo.

Avatar for Miguel Lucas
ADRIANO

Bruce, calma, acredite na sua essência, quanto mais quer parar de pensar, não adianta….aceite os pensamentos, pois não são atitudes, pensamento não é ação, busque seu auto-conhecimento, tenha fé, e acredite que pode amar e superar tudo, inclusive doutrinando seus pensamentos com paciência para o caminho do amor.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriel Ângelo

Olá a todos, Bom eu sempre fui uma pessoa "normal" estudioso, fazia bastante exercício físico me considerava uma pessoa bastante inteligente, Daí então certo dia me envolvi com uma coisa chamada ecatasy, usava nas baladas/rave de músicas eletrônicas (isso está uma febre nos últimos anos), mas usava de vez enquanto uma ou até duas vezes por mês, agora faz um mês que eu estou tendo essas crises de pânico, como mtos falaram a gente pensa que vai fazer algum mal ou alguma coisa que possa nos causar algum constrangimento, cheguei a pensar coisas horríveis que jamais faria como matar alguém ou atacar de certa forma uma pessoa, teve uma vez que cheguei a achar que eu estava morto, passei a noite toda com esse pensamento foi uma coisa horrível parecia que eu estava no inferno ou algo parecido, geralmente eu tenho essas crises quando estou num lugar com várias pessoas como indo pro trabalho dentro de um ônibus é onde sempre acontece isso, quando estou trabalhando consigo sempre manter a calma até gosto de ir trabalhar passo o dia todo alegre por que conheço todos ali, estou indo num psiquiatra e tomando medicação (deciprax) e tbm to tomando florais (S.O.S e de ansiedade), tem dias que é estranho eu fico me fazendo perguntas o que é o qual é a razão da vida tem dias que parece que eu estou super inteligente como as vezes fico tentando memorizar coisas é uma coisa incrível até, mais tem dias ruins é claro, eu queria saber se alguém mais já passou por isso ou está passando, se isso vai piorar, por que eu acho que estou passando por algo mais grave, tenho acordado no meio da noite várias vezes com vários pensamentos/delírios, e tbm todo dia eu sonho é consigo me lembrar do sonho. queria saber a opinião de alguém sobre isso

Obrigado(a) pela atenção, É só ter fé e orar para Deus que você vai ficar bem,

Avatar for Miguel Lucas
suleir

Tenho muito esses pensamento intrusivos.
Fico muito nervosa e triste, o mundo desaba.
Pensei estar ficando louca ou psicopata, tento mudar
muitas vezes consigo.Mas se ver na televisão notícias ruim aí fico imaginado como um ser huAgoramano pode tirar sua vida e dos familiares.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Nossa depois desse artigo eu entendi o meu sofrimento !
Desse mês pra cá comecei a ter pensamentos que vinham do nada alguém abusando do meu bebe, o pai da própria criança, me sentia um lixo por pensar numa coisas dessas pq é o que mais abomino, eu pensava meu Deus o que é isso ? Passei por um stress muito grande nos últimos tempos e dias… Meu pai é um pedófilo gosta de pessoas menores de idade, mocinhas… mais nova do que eu ! e ele sempre se relacionava com meninas mais novas ou igual a minha idade a partir do que eu ia crescendo … Nesses últimos dias descobri mais e mais coisas sobre ele, brigamos, ai por esses dias resolvi virar a cara pra ele e desejar nunca mais vê-lo> Pronto parece que foi o gatilho tive muitos pensamentos ruins que se ele falecesse eu não ia no velório e nem nada, tive uma conversa com uma amiga minha de umas semanas pra cá que ela tinha dito que a filha da amiga dela andou fazendo gestos obscenos pra filha dela fazendo todas as posições de sexo e falando pra menina sobre pênis, eu fiquei abismada pq essa menina tem tanto conteúdo assim ??? Pronto foi o gatilho pra eu ter medo sobre o meu filho pensamentos que ele pode ser abusado pro alguém da família, alguém mexendo nele ou ele nu perto de alguém ruim fiquei até paranoica pra não deixar ele nem de cueca perto de ninguém!!! E isso esta infernizando minha vida e acabando com o meu relacionamento com pai e filho ! Meu filho tem quase 4 anos e já diz que estou muito chata e briguenta com ele ( eu tenho vontade de morrer ) por eu ser assim que minha mãe foi rude a vida inteira comigo… minha infância, adolescência foi conturbada pq ela fazia inferno na minha vida e meu pai ausente e pedófilo, e pior sempre deixou eu e minha irmã ferradas na vida, mas a menina que ele tivesse tinha do bom e melhor ! Sei que preciso perdoa-loe desejar o bem pra ele pq talvez assim minha vida volte ao normal ou quase, já tive esse pensamento em determinada situação a qual estava namorando o meu marido, e foi a primeira vez na vida que ele disse que eu estava seca e sem animo ou seja esta afetando tudo !!!!!!!!!!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Thiago

Boa tarde. Estou com depressão tem quase 1 mês, já iniciei o tratamento com clomipramina. Tomei 10 mg por 10 dias, e já tomo 25 mg por 14 dias, totalizando 24 dias no total. Notei uma pequena melhora. Ainda sinto muita dificuldade de fazer as coisas, até para tomar banho. Não me concentro direito. Toda hora me vem a palavra "hipocondria" na cabeça. Não vai embora de jeito nenhum. Isso é sintoma da depressão? TOC sei que não é, porque não sinto ansiedade, nem faço rituais ou qualquer outra coisa. A palavra só vem do nada e sem
motivo. Fiquei com essa palavra pq recentemente fraturei o pé e achava que ia ficar com alguma coisa na perna (acho que pode ter sido a partir daí que veio minha depressão, porque fiquei um mês direto em casa). Já li que pessoas com depressão podem ter pensamentos obsessivos e repetidos. Devo esperar o medicamento agir? Essa dose é baixa?

Avatar for Miguel Lucas
Orlando

ola dr, boa noite… venho ha um tempo, não muito, mas em media ha 1ano e meio desenvolvendo sentimentos estranhos, sentimento estes a qual tenho sofrido demais, sempre que vou viajar sinto um medo enorme, começo a imaginar possiveis acidentes no percurso, o negocio é tão fora da realidade que começo a ter dor de barriga, cala frios e etc… isto quando não consigo dormir e começo a tremer, ir ao banheiro, ter pesadelos, um sentimento de medo, mas um medo indefinido as vezes, sinto medo, uma ansiedade, porem se me perguntar do que, não sei responder e isto tudo so passa quando estou novamente em casa, se puder me orientar sobre o que fazer, desde ja agreço!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Paula

Boa tarde…eu precisava de uma definição do que eu estou passando pois realmente imaginei que era a única pessoa que sofria de pensamentos incontroláveis! Foi um alívio saber que agora posso ser compreendida e tratada deste problema que me aflige. Desde os 17 anos (hoje tenho 30) sofro com um tipo de pensamento incontrolável, que aparece constantemente e em momentos mais adversos da minha vida. Eu não entendo o que é e o porquê de ter este descontrole mental. Até pensei que tivesse surgido de algum trauma ou alguma maldição hereditária da minha família, pois nunca busquei adquirir este tipo de ideia. Muitas vezes estou no meio de uma conversa tranquila e sem nenhum motivo, surge um pensamento malicioso ou sexual terrível. Vejo alguma cena na minha mente ou até insinuo alguma coisa com a pessoa que está conversando comigo! É repugnante, depravado e indigno…sofro muito com isto e realmente não é o que eu quero pensar. Sou muito bem casada e amo ao meu marido. Não preciso me satisfazer com nada mais e nem com outra pessoa. Não estimulo a minha imaginação com pornografia e nem com a masturbacao. Então por quê tenho que pensar assim? Sofro muito, choro, me preocupo, me envergonho, me sinto suja e a última pessoa decente desta Terra. Me culpo demais! Gostaria de saber por que passo por isso? Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Matheus

Olá , você ajudou bastante , obrigado . Mas ainda me resta uma dúvida que n sei se eh possível responder mas lá vai: eu sempre fui romântico , carinhoso e tudo isso , mas as vezes chegavam pensamentos imorais e logo eu cortava eles falando que era errado , mas eu gostaria de saber se isso tem algo a ver com a masturbação (n sou viciado)poderia me ajudar? Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
leonardo

Ola tenho 17 anos e ando muito preocupado com meu futuro e planos porem sou muito ansioso e daí q vem me causando um tormento pois so de pensar que algo vai dar errado ja me irrita bastante q confunde minha cabeça acho q pode ser esse pensamento intrusivo ou alguma coisa ruim tentando deixar eu abalado atrves de minha fraquesa

Avatar for Miguel Lucas
Fran

Boa tarde! Há 6 anos entrou um pensamento na minha mente q até hoje sou escrava dele. Minha mãe era evangélica da Igreja universal, daí eu de vez em quando eu ia. Certo dia ao me deitar falei com Deus que no dia seguinte iria fazer um curriculum p levar a igreja para ungi pois eu estava desempregada, então me veio um pensamento q eu iria cair endemoninhada e o mesmo ia falar o q iria fazer na minha vida, eu sempre tive muito medo de cair pois lá sempre acontecia isso é o pastor fazia perguntas: tipo, o que vc está fazendo na vida dela? E o diabo respondia. Então eu me imaginei naquela situação, e o relato era q eu (diabo) ia me fazer da em cima dos meus irmãos, então a partir daquela noite não dormi mais fiquei quase louca, já fui a psicologo, e só a 2 anos atrás um psiquiatra me passou remédio nas confesso não estou boa.

Avatar for Miguel Lucas
carlos

cara vc ajudo demais ate muitoo obrigado.tenho apenas 13 e esses pensamentos vieram do nada.mas graças a Deus eu achei ajuda que precisava,deus abencoe

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo Christian

Cara nem sei como agradecer, isso estava tomando conta de mim faz anos e agora simplesmente desapareceu . vlwww

Avatar for Miguel Lucas
Karina

Oi meu nome é Karina, tenho 22 anos! Já tem uns 4 dias que esses pensamentos intrusivos como você explicou vem me afetando, me deixando pra baixo, sem animo, até fraca eu me sinto, e pareçe ser uma eternidade! As vezes penso que vou enlouquecer tenho muito medo, e até choro as vezes não sei o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
renatho

ola, eu tenho 20, anos e desde muito cedo tenho esses pensamentos, minha infância foi muito conturbada por brigas dos meus pais envolvendo violência domestica, acho que isso me tornou uma pessoa muito tímida e quieta mais ao mesmo tempo minha mente eh muito agitada fico pensando/ imaginando varias coisas ao mesmo tempo crio cenários hipotéticos pra tudo, imagino todos os cenários possíveis pra cada situação e sinto as emoções que isso iria causar, e quando executo a tarefa por exemplo ocorre tudo diferente e eu me sinto frustrado como se eu realmente quisesse que aquilo acontecesse do jeito que eu imaginei mesmo sabendo toda a dor que aquilo ia me causar, recentemente me descobrir ser bissexual e isso piorou muito as coisar pois não tenho coragem de contar pra ninguém, pois sei que isso afastaria pessoas importantes pra mim da minha vida e sei também que minha família jamais me aceitaria passo horas do meu dia pensando nisso e fico emocionalmente muito esgotado, tenho medo que isso esteja se tornando uma depressão!

Avatar for Miguel Lucas
bruno

olá ! venho há tempos sofrendo com pensamentos e tentações de tal espécie , tenho alguns problemas psicológicos derivados da ansiedade , há 10 anos perdi meu pai e me perdi ali( meu pai era alcoolatra batia em minha mãe , mas era bom para os filhos, já minha mãe n , ela descontava suas frustraçoes em nossos corpos) , eu tinha 9 anos , me reclusei da familia e jurei me tornar alguem , sai de casa aos 14 anos para estudar ,perdi todo o meu resto de infancia e adolescencia trabalhando e estudando , pois tenho 7 irmãos , esse tempo todo desde a morte do meu pai, pensamentos intrusivos me assombraram até q eu os fazia , ja dei uma facada na perna de um de meus irmãos , tentei envenenar meu padrasto e cansei de aprontar maldades por diversão , depois eu me sentia mal q tinha feito algo errado , mas quando fazia algo errado, na hora ali , eu me sentia demais , comecei a fumar maconha aos 16 , me ajudava controlar a ansiedade , porem sem a droga me tornei pior, há um tempo uma pessoa me fizera mal ,e venho desde então atormentado pela compulsão de vingança , desta vez tem sido pior eu me sinto frustado o tempo todo , comecei a rondar (disfarçado) a casa da possivel futura vitima todos os finais de semana e sempre colho informaçoes de seus habitos e sempre planejo coisas maldosas q sei q jamais seria descoberto pois é impossivel deduzir qlqer ligação entre nós, é isso q eu temo eu sei q uma hora o farei , ja tentei de tudo pra tirar esse tipo de ideia , eu só queria conseguir controlar isso tudo

Avatar for Miguel Lucas
José Milagre

Olá, não sou de comentar texto algum mas esse merece! Tive justamente um pensamento intrusivo que de repente surrupiou meu ânimo, fui pesquisar sobre o tema e me deparo com esta brilhante explicação! Sensacional, seguem meus contatos, ficaria muito feliz em divulgar seu trabalho e cursos! Deus abençoe!

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Olá Miguel Lucas,
Seu artigo ajudou-me entender o porque de tantos pensamentos paralelos aparecerem quando vou dormir. Ás vezes, estou totalmente relaxado e com sono, quando menos imagino, aparece um turbilhão de pensamentos se que eu queira. São variados, coisas corriqueiras, fatos passados há muitos tempo, e outros até idiotas. Aí quando venho voltar a dormir, já madrugada, isto tem mim prejudicado bastante porque não consigo estabelecer minha rotina e sempre acordo por volta das 10hs. Parece-me que durante a noite, fico ativo, quando chega a madruga para a manhã aí é que o sono vem. Poderia ajudar-me a contornar essa situação, porque por um bom tempo sempre dormir bem e acordava com uma certa regularidade às 5hs da manhã para correr.

Avatar for Miguel Lucas
Leo

Boa tarde!
Sou do sexo masculino, e tenho 35 anos.
Aos meus 29 anos tinha um foco muito grande de ser uma pessoa bem sucedida, venho trabalhando desde dos meus 14 anos de idade, com foco de ter uma profissão e uma estabilidade financeiramente.
Minha família é de baixa renda, leiga, sem cultura; não gostaria de ser igual a eles, além disso, meus pais viviam brigando violentamente.
Aos meus 29 anos já tinha conseguido alcançar a metade do meu objetivo, que seria: trabalho pela CLT, a minha independência, aos 33 anos, o meu carro e a minha alegria juntamente com o meu ego altíssimo!
Com esta idade de 29 anos, conheci uma pessoa que na minha visão era uma pessoa ideal para vivermos juntos, então o acolhi na minha casa, até porque para mim fazer a companhia " antes só do que mal acompanhado" pois as perturbações começaram; ele, meu companheiro, me apresentou à: possessão; o egoísmo; a agressão; a traição; a inveja, e situações que me deixou completamente perturbado, desequilibrado e sem foco mais para nada.
Aos meus 31 anos, descobri que fui traído! ( Colocando a mão dentro da calça dele, antes de lavar, encontrei uma nota de motel, me desesperei!) me separei, e após 16 dias, senti falta e resolvi da mais uma chance, afinal " quem ama perdoa".
Após esses 16 dias, vim observando o comportamento dele, que após um mês descobrir que fui traído mais uma vez, foi a gota d’água da minha infelicidade, e tentativa de homicidio. Ele, o meu ex companheiro, ao chegar do trabalho e ao avistarlo, vi que fui traído mais uma vez! Ao da um ponto final no relacionamento, chamei-o; e disse:
– Vou te dar todo o conforto, vá dormir na cama e eu vou dormir no chão, amanhã vamos conversar para por um fim definitivamente no nosso relacionamento.
Quando deu 23:30 hrs, estava com o meu corpo relaxado para dormir, foi no momento em que recebi vários chutes na barriga, vários socos no rosto deixando com várias fraturas na minha mandíbula, face, com deslocamento facial, ele mesmo me socorreu para não deixar pista de que ele foi a vítima. Perdi o meu amor próprio à partir do momento que me permitir e omitir essa tentativa de crime passional.
Hoje tenho 35 anos, solteiro, desempregado e morando na casa de uma amiga, 2 platinas no rosto, traumas, ansiedades, transtornos compulsivo, e com a famosa PENSAMENTOS INTRUSIVOS. Agora, não tenho mais força para recuperar o meu foco, ego,e fora que após esses acontecimentos venho encarando várias situações complicadíssimos como perseguição e assédio moral no trabalho, surtei! ao ser chamado para tomar uma suspensão não justa, isso quando estava trabalhando.

Avatar for Miguel Lucas
Daniele

Olá Miguel Lucas,
Gostei muito do seu artigo, pois nos esclarece bastante sobre o assunto.
Desde a minha infância tenho crises de ansiedade e pânico, aos 11 anos a minha mente começou a ser invadida por pensamentos de que minha mãe iria morrer e na época não consegui lhe dar muito bem com a situação, até porque era uma criança de 11 anos, sofri muito com estas sensações e emoções ruins, porém com o tempo isso foi passando. No entanto, depois que tive a minha filha aos 31 anos, começaram a vir uns pensamentos de que eu faria mau a minha filha que é a pessoa que mais amo neste mundo. Fiz tratamento com paroxetina durante 01 ano e quando tentamos tirar o medicamento, voltou tudo de novo, então fiquei mais 01 ano tomando paroxetina, porem a minha médica sugeriu de trocar pela fluoxetina, pois a paroxetina estava me engordando e aí deu td errado de novo, depois de 02 meses e meio tomando a fluoxetina, os sintomas da ansiedade parece que aumentaram e eu fiquei completamente em desequilíbrio. Hoje está fazendo 15 dias que estou tomando o escitalopram e bromazepam, porém estes pensamentos são terríveis, me sinto triste, angustiada, sem vontade de viver. Como pode uma mãe ter estes pensamentos tão ruins referente a filha amada? tenho medo de ficar com ela sozinha. Gostaria muito de receber uma orientação e me livrar de uma vez por todas destes sintomas que só nos trazem sofrimento!

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Meus pensentos intrusivos são cenas do meu passado. Milhares delas por dia. Tive um surto psicótico a 1 ano e meio. Desde entao estou em depressão já tive umas 5 durante a vida. Meu dia a dia é aguentar centenas de cenas do meu passado na minha mente. Não controlo. Eu só suporto viver não é uma simples depressão. As merdas eu já fiz. Tem q se conformar com o tormento diário. Só não dou cabo pq quem tira vida é Deus. Vivo por obrigação. Mas é um tormento diário

Avatar for Miguel Lucas
patricia

tudo que aconteceu com vc , aconteceu exatamente comigo! E com a mesma idade. A unica diferença é que eu achava que fosse fazer mal para meus irmãos menores que eu. A medida que fui crescendo os pensamentos foram amenizando. Mas quando tive meu segundo filho, Deus sabe meu sofrimento! Pois não queria ficar sozinha com eles de maneira alguma. Só me sentia bem com meu marido do meu lado e sempre acordado. A hora de dormir era um sofrimento !E o pior :não podia falar isso pra ninguém,por medo que me internassem ! Hoje aos 46 anos tento aceitar todo esse pensamento ,pois se não fiz nenhuma loucura nesses anos todos, não iria fazer agora. Tudo isso Graças ao BOM DEUS que nos dá força e está conosco o tempo todo!
Seja Feliz e que Deus Abençoe

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

Oi Boa Tarde
Meu Deus ! Que alivio! Sofro com esses pensamentos desde meus 12 anos , hoje tenho 46! Não me lembro exatamente o porque disso ter começado. Imagino que esteja relacionado da morte súbita de meu pai. Mas não tenho certeza se começou antes ou depois da sua morte…Tinha muito medo de ficar com meus irmãos menores que cuidava pra minha mãe trabalhar. Me lembro que quando vinha esses pensamentos ( achava que ia matar meus irmãos), corria pra casa de meus avós que eram nossos
vizinhos. Me sentia um monstro! como poderia e porque fazer mal a seres tão indefesos! a medida que fui crescendo foi amenizando, mas que me casei e tive o segundo filho, ai a coisa ficou pior! Só me sentia um pouco mais segura quando meu marido estava comigo. Mas nunca disse pra ninguém, porque eles iriam me internar . e ai o que seria dos meus filhos que na época eram bem pequeninos!
Me questionava o porque desses pensamentos , olhava pra pessoas todas felizes , com seus problemas , e eu tão diferente: uma louca entre as pessoas normais!
Muito Obrigada DR. Miguel, vc é um anjo que apareceu em minha vida…

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANE

BOM DIA MIGUEL
Bom meu marido tem síndrome do pânico e faz tratamento,mais reparei que com passar do tempo ele ta agrecivo e com tolerância zero,ninguém pode discordar dele,já brigou com os vizinhos,de discutir,mais faz ameaça.isso que tenho medo dele fazer mal a alguém,e me confessou que passam pensamentos negativos na cabeça dele,que inclusive já teve pensamentos que fazia mal pra mim e a mãe dele,diz que escuta vozes falando com eles.
o que eu faço,meu marido era normal,agora vive assim,não sei o que fazer.
Me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
lana

Olá, boa tarde!
lendo este artigo, pude me identificar.
Queria uma ajuda..e acho que você pode fazer isso por mim.
Venho tendo um problema há tempos… em relacionamentos diferentes, e atualmente, começou novamente com meu atual namorado.
É o seguinte: Citando um exemplo que aconteceu essa semana… Sábado eu e meu namorado tivemos um dia ótimo…saímos a noite e tal..e amei tudo! inclusive ELE. domingo de manha acordei bem, fomos tomar acai etc.. segunda feira, do nada comecei a ter pensamentos do tipo: Acho que não goto do meu namorado..acho que não vamos dar certo… aí penso em vê-lo e meu estomago embrulha, de ansiedade e pânico de na hora que eu o ver achar que realmente não gosto mais dele, de não conseguir estar com ele..se me sentir mal. Isso do nada…de um dia pro outro. Sendo que no sábado, estava tudo ótimo!!!! Aí me sinto abatida, triste, vontade de chorar e medo de perdê-lo..de realmente não dar conta mais de ficar com ele..por achar que não o gosto mais. Muito ruim a sensação… o que devo fazer..?

Avatar for Miguel Lucas
Thamiris

Olá!!!eu sofri tentativa de abuso sexual com 6 anos, foi muito violento mais conseguir escapar, depois disso me tornei uma criança violenta, qualquer motivo eu brigava com meus coleguinhas e ficava com raiva, depois perdoava e esquecia..eu era uma pessoa pessimista por natureza, tudo eu achava que ia dar errado, por isso desistia de tentar, desisti da minha faculdade de Publicidade, comecei a trabalhar como fotógrafa e desisti também, eu achava que um dia um cliente ia marcar de fazer fotos e iria me estuprar e me matar, sou musicista e quando tenho crises de ansiedade não consigo cantar, a voz não sai, não tenho mais redes sociais e me afastei de todos meus amigos, tenho dificuldade com relacionamentos afetivos, não consigo confiar nas pessoas, e sempre me afasto. Faz 6 meses que estou sofrendo de pensamentos intrusivos, antes eu sentia apenas o medo de morrer, imaginava eu morrendo meu velório, as pessoas me esquecendo enfim e eu em outro plano vendo meu corpo apodrecendo, hoje tenho medo de fazer mal a minha família as pessoas que mais amo, sofro muito por ter pensamentos tão horríveis, me sinto um lixo de ser humano, as vezes tenho medo de perder o controle sair fazendo loucuras em lugares públicos, ja pensei até em
suicido, mais mais achei esse lugar com esses depoimentos e descobri que é um transtorno que tem cura, e hoje me sinto mais aliviada por não estar sozinha, estou indo para a igreja e esse pensamentos estão mais fracos, mais ainda estão akie…agora eles tem um intervalo de tempo maior…fico distraindo minha mente vendo coisas sobre gastronomia, literatura, música e historia da arte, tudo que me da prazer videos motivacionais, estou estudando psicologia e tentando entender esse transtorno e como funciona e como posso lutar contra isso, lembre-se sempre tem uma saída, não desista acredite, eu ja procurei ajuda de um profissional da área de psicologia, estou no aguardo para começar um tratamento pq minha vida vale muito, e existe pessoas que precisam de mim, não vou desisti de mim, não desista de vc…..eu acho que pela primeira vez na minha vida estou sendo otimista….eu desejo a todos melhoras de vdd que deus nos ajude nessa batalha e seremos mais que vencedores….e lembre-se é só um pensamento…vc é dono das suas ações, escolhas….eu digo isso pra mim mesmo todos os dias quando os intrusivos chegam…e eles vão embora e sinto eles mais fracos…..eu quero o bem, amor paz e alegria…e luz.

um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Jaqueline

Olá Miguel, tudo bem? sempre estive a procura de nomes/classificações para o que sinto e nunca encontrava, agora encontrei aqui, no seu artigo.
Estou estudando para concursos, tenho 32 anos, e larguei 2 concursos que tinha, de professora(na Bahia), por não gostar da área, agora moro em Brasília, estudo, mas tenho a impressão de que não estou aprendendo nada, ou muito pouco ainda, sempre que vou estudar aparecem pensamentos assim, desde medo de não passar em nada, ficar sem emprego, morar na rua, sem teto…até aqueles mais severos, daqueles que temos até receio de relatar. Então, tomam meu tempo de estudo, minhas horas destinadas às disciplinas e quando se encerra o tempo destinado aquela matéria, me sinto inútil por não ter aprendido e cansada pois afinal, fiquei 1h, 2 ou 8h sentada numa cadeira desconfortável com livros na mão, jus a uma estudante, mas não tão produtiva quanto desejo e preciso. O que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Anônimo

As vezes, eu tenho alguns pensamentos aleatórios que chegam em qualquer momento, como quando estou em algo como uma roda social, do nada eu imagino alguem morrendo, ou eu falando algo que não costumo falar, e recentemente eu ando preocupado com esses pensamentos que eu tenho frequentemente, visto que podem ser relacionados a fobia social,

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

Cara , nem sei por onde começar ! Mas assim acho que você me salvou me tirou de um fundo do poço emocional e me deu armamentos pra submergir e vir mais forte !!!!!! Sei que não é fácil, mas tenho que vencer pensamentos catrasteoficos que tenho geralmente com coisas que temo que aconteçam que possam me causar sofrimento em relação ao futuro, amor e a vida em geral . Quando penso que esses pensamentos ruins possam se concretizar meio que sou uma pirada. Eu hoje mesmo sem te conhecer queria te agradecer e dar um forte abraço porque passo hoje a ver as coisas de outra forma.
Muito obrigado você não sabe como me ajudou !!
Alexandre Ferreira

Avatar for Miguel Lucas
Luis

Olá, gostaria de saber se uma oscilação do pensamento abrupta é de certa forma um pensamento intrusivo, por exemplo: estou deitado na cama, penso sobre algo simples ( a chuva ), logo do nada passo a pensar em algo fora do padrão, desenho animado, passado, buraco negro, vida, pessoas, livros, etc. É possível que na minha rede neural, de alguma forma que não sei explicar, pela mesma conexão neural esteja passando as mesmas informações divergentes, e, ou a rede desliga-se e passa a ligar uma nova que é totalmente distinta? Observação: quando os pensamentos começam, sinto-me inconsciente, ao término vejo que pensei sobre tudo aquilo sem nem ao mesmo querer, então me pergunto: ”por quê pensei?”, então esqueço oque pensei depois de outro pensamento.

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Bom dia vim procurar ajuda para entender o que se passa com minha filha de apenas 10 anos, ela diz ter pensamentos horríveis , e diz que não quer pensar nisso mas o corpo pensa tadinha esta sofrendo muito, agora resolveu se abrir comigo então é um tipo de desabafo me fala sobre esses pensamento s e muitas vezes me assusta mas tento mostrar que é possivel pensar assim como por exemplo que ja pensou em me matar mas chora poirque um dia eu vou morrer e tem medo que no céu não vamos ficar juntas, ha 7 anos me separei e ela sofreu muito , ja teve algumas crises de pânico, tem medo de de certas coisas , mas é extremamente inteligente e educada , tudo que pensa acha que é errado e faz ela ficar triste a ponto de chorar, não gosta muito de muita gente e barulho decidi levar a um médico, mas ja esteve em piscologo, ja chegou a me dizer que ja pensou em estar fazerdo sexo comigo, mas mal sabe ela o que é isso, deve ter visto coisas na internete, as penso que me vai falar absurdos ate me preparo ai não e absurdo mas para ela parece ser , estou muito confusa com td isso, tenho medo que minha menina possa fazer alguma coisa contra ela mesma, ela diz que ja pensou em se matar , mas que não vai fazer isso eu fico em pânico , então vim saber mais sobre isso e encontrei exatamente em suas explicações o que minha filha veem sofrendo, mas por ser uma criança fica dificil eu ajuda-la não sei se me entende, estou tentando mostrar que estarei sempre com ela e que nada de mal vai acontecer mas vou procurar um medico urgente para ajudar minha filha obrigada .

Avatar for Miguel Lucas
Eduarda

Ola estou passando por esses pensamentos, quando nao é uma coisa é outra. Como se fosse umas fases que so depois de uns meses passa e logo vem outra
No momento estou numa fase que pegou o meu namoro
So vem pensamentos que tenho que terminar, que deixei de gostar
E esqueço das coisas boas que vivemos e do lado para as negativas
Vem que seria melhor sem meu conpanheiro
Mais as vezes eu fico melhor
É crises que dao as cezes mais mexe comigo muito
Estou tomando antidepressivo e quero que passe logo esse tormento em minha vida quando vem esses pensamentos me causa ancia fico choron nao sei oque fazer
Espero que seja fases mesmo e que passe, irei no psicologo

Avatar for Miguel Lucas
Antonia

Olá, Eduarda!
Espero q n tenha terminado. Sofro com "sintomas" bastante semelhantes aos seus e isso já tem mais de 2 meses. Sofro muiti com esses pensamentos e vejo q meu namorado tbm sente a interferência disso em nossas vidas. Chorar passou a ser uma constante nos meus dias. Lamento toda essa situação. Quero que passe logo e desejo o mesmo pra você.

Avatar for Miguel Lucas
vinicius

mano eu ja tentei tirar esse pensamentos mais eles sao mais fortes me fais ver coisa que nao fais sentindo e nao e so isso eles tam bem domina meu sonho por causa de um trauma da minha infancia que nao consigo superar teve um ia que tentei me livra desse pensamentos mais quando dei por ci eles ja me dominaram nao consigo fazer nada que tenho vontade pq meus pensamentos imagina coisas que nunca vai acontecer precisso de ajuda estou pensado num suicidio meus pensamentos muito forte as vezes me sinto um pouco piscopata

Avatar for Miguel Lucas
jose

tenho tanto medo dos meus pensamentos, pois eles são do mal, muito macabro, ninguém ao meu redor sabe, mais eu tenho vergonha de mim mesmo, por pensar tal coisas!

Avatar for Miguel Lucas
Lourenço Martins

Bom dia,
Estes seus artigos têm-me ajudado muito. Especialmente este. Mas, tenho um problema, será que me podia ajudar?
Ultimamente tenho desenvolvido um projeto de mecatrónica e, de repente, sempre que pego nos materiais fico muito nervoso e com muita ansiedade. Eu acho que e porque eu tenho posto demasiado peso em mim para acabar isto, sendo um hobby, exagerei, e também penso que a minha mente esteja-me a pregar partidas, pois, sendo uma coisa de muita importância, tentando incapacitá-la será um desafio/partida pregado por ela. O que você acha?
Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
MARCIA

Boa tarde!!
Meu problema é relacionado a relacionamento. Qualquer coisa que saia do eixo normal, que saia do que minha cabeça acha que deve ser, eu já imagino que meu marido está saindo com outra; e crio muitas coisas. Por exemplo, ontem foi a uma feira de equipamentos para veículos, que é com o que ele trabalha; porém voltou pra casa sem o carro. Segundo ele, ficou com os funcionários dele. Pra mim, eu já criei que , ele não foi a feira nenhuma, saiu com outra mulher, voltou com ela e deixou o carro na empresa. E eu estou enlouquecendo com isso.Tem como me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
Andre

Oi boa tarde tenho 31 anos sou obeso mas to qu sou erendo melhora isso emagrecer sou muito ancioso tive depressao. Um periodo de tempo melhorei e volto do tipo pensamentos suicidas etc e comecei a tomar remedio novamente e estou no tratamento nunca tentei e nem quero tentar agora fiquei com medo com que vc posto pq as vezes da vontade de. Fazer. Cousa ruim da. Minha familia pessoa que mais amo ontem. Mesmo o dia todo estava bem pensando em.nada , hj ja to. Com pensamentos ruins enforca minha mae nossa eu odeio pensa oq me conforta. Q meu subcociente me travsa e fala pra nao fazer isso , eu quero muito melhora e v
olta a ter minha saude mental , ta eu sei nao e normal mas tem cura isso ? Pensamento e vontade sao mesma coisa ??? E por motivos de pensa nisso da medo e eu fico lutando contra do tipo sai da minha mente ! Poxa pessoa q eu amo vim isso na minha mente nao sou asssassino pscopata ! E me perguntio
Pra Deus pq isso ! E pensamentos suicidas ta frequencia menor ou seja pensamentos ruins e intercalados ! Eu so quero pensa qualquequalquer coisa que seja !

Avatar for Miguel Lucas
Débora da silva machado

Olá..ultimamente este tipo de pensamento me atormenta dia após dia,tenho lido e procurado respostas e como li em vários relatos ,também acredito estar ficando louca.Parece que sou estranha de outro mundo ,outra realidade.Me sinto em total fora de sintonia com as pessoas ,principalmente familiares á 32 anos convivo com as criticas de meus pais e até hoje estudo ,estudo e ainda não me encontrei me sentindo péssima filha,mãe,tia,prima etc.

Avatar for Miguel Lucas
pamela

Acho que estou doente e preciso de ajuda, tudo o que eu li se parece com o que eu seinto e penso, mas na pratica é bem diferente da teoria. Penso várias vezes ao dia em morte, não só a minha quando acontecer, mas sofro pensando em morte de pessoas queridas. Eu choro muito, não consigo me sentir bem como eu era antes, tenho muitas dores de cabeça, e quando me sinto mais fraca é quando fico inquieta e com muitos pensamentos

Avatar for Miguel Lucas
Lilian Carla Pereira

Olá Dr. Miguel,
Sou psicóloga e hoje no consultório me senti incapaz, precisei tanto de algo que clareasse minhas idéias para ajudar uma paciente. Eu ja tinha usado todo o meu repertório, mas não estava conseguindo me fazer entender… resolvi procurar algo na net e para a minha alegria, me deparo com seus textos… quanta sabedoria, quanta clareza! Feliz de ter te encontrado! Deus ilumine o seu trabalho! Sucesso!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *